Notícias negócios
Diretores da Coplana receberam, na Unidade de Grãos de Jaboticabal, na última quarta-feira (12/8), a visita do vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil (BB), Luís Carlos Guedes Pinto. O objetivo foi apresentar a estrutura da Coplana, já que o Banco liberou R$ 19,5 milhões para o Ato Cooperativo do Amendoim, sistema que integra os produtores cooperados. O dinheiro foi adiantado aos produtores, enquanto a cooperativa comercializa o grão ao longo do ano.
Guedes ficou impressionado com a estrutura de beneficiamento e armazenamento de amendoim. “Realmente é uma surpresa. Eu já tinha ouvido falar, mas nada como a gente conhecer. Estou nesse momento nesse imenso armazém, um dos maiores do mundo, que dá essa opção para o nosso produtor da região”.
O executivo falou também dos benefícios da rotação de culturas, sistema em que a Coplana é pioneira no Brasil. “Além de produzir cana, [o produtor] tem uma renda adicional no momento da renovação [do canavial]. É importante para a conservação do solo, para a conservação ambiental.
Fortalece a região, porque cria empregos. Eu acho que é uma iniciativa extremamente louvável. Saio daqui muito bem impressionado”, afirmou.
Guedes destacou a relevância do cooperativismo por sua capacidade de alavancar a economia. “Nós, do Banco do Brasil, estamos convencidos que o sistema cooperativista é essencial para o desenvolvimento não só da agricultura, mas da sociedade em geral. Um sistema que estimula a produção de forma democrática. E no caso da agricultura, pelas peculiaridades da produção agrícola, isso é muito mais importante.
Precisamos aumentar o poder de barganha de negociação da agricultura e eu acho que uma das maneiras de fazer isso, talvez aquela mais importante, seja a atuação de forma associativa: a cooperação. Essa é uma razão pela qual achamos fundamental apoiar as cooperativas”, conclui.
O Banco do Brasil hoje financia 70% da agricultura familiar, com atuação em custeio, investimento e comercialização. Na safra 2008/09, 62% dos contratos de custeio de atividades de produção agrícola foram cobertas com seguro rural, equivalendo a 40% do financiado no país.
Alavancagem internacional – O vice-presidente da cooperativa, Roberto Cestari, disse que a saúde financeira, que garante credibilidade no mercado, mesmo em período de retração econômica, é fruto da profissionalização dos processos. “Hoje, na Coplana, temos um sistema de avaliação de riscos comparado ao dos bancos e todas as iniciativas passam por um preciso estudo da viabilidade”. Um dos exemplos da governança cooperativa, que confere transparência à gestão, foi a contratação, no ano passado, da empresa de auditoria Deloitte, uma das quatro maiores do mundo no segmento.
Em relação ao amendoim, a Coplana já é reconhecida internacionalmente por seus processos de alta qualidade. Comercializa o amendoim blancheado (sem a película), no Brasil e exterior, com destaque para a União Europeia, um dos mercados mais exigentes do mundo. Ignorando a crise mundial, que reduziu negócios no início de 2009, a cooperativa conseguirá ampliar suas exportações em, pelo menos, 30% este ano.
A qualidade do produto foi comprovada inclusive com uma iniciativa recente do Ministério da Agricultura, que enviou 60 fiscais à Unidade de Grãos da Coplana em Jaboticabal, no mês de abril, para que fizessem um treinamento relacionado aos processos do amendoim.
Dados 2008 - Recebimento da Coplana em 2008 - 52.000 toneladas de amendoim limpo em casca.
O volume corresponde a 17% da produção nacional, que foi de 303.000 toneladas. E corresponde a 24,5% da produção do Estado de São Paulo, que foi de 212.000 toneladas.
O volume exportado da Coplana em 2008 foi de 10.870 toneladas de amendoim em grão (sem casca), de janeiro a dezembro, o que representa 24,5 % das exportações brasileiras que chegaram a 44.360 toneladas.
Dados 2009 - Recebimento da Coplana em 2009 - 52.500 toneladas de amendoim limpo em casca. O volume exportado pela Coplana em 2009 crescerá 30%, em relação a 2008, alcançando 14.130 toneladas de amendoim em grão (sem casca), o que deve representar 31% das exportações nacionais. Exportações brasileiras devem repetir o volume do ano passado.
"O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás (Sescoop/GO) entregou à Cooperativa de Cirurgiões Dentistas de Goiânia (Uniodonto Goiânia) um boneco do Dontinho, personagem principal do Projeto Sorriso, de educação sócio-educacional para a saúde bucal de crianças e adultos. Com o boneco de vestir é possível incrementar as ações do Projeto principalmente junto ao público infantil.
A entrega foi feita pela técnica em capacitação do Sescoop/GO, Tays Almeida, à gerência de marketing da Uniodonto, na sexta-feira (14/8). O boneco do Dontinho é mais uma ação conjunta do Sescoop/GO com a Uniodonto Goiânia em prol do Projeto Sorriso.
Em dezembro, outra parceria foi celebrada para a criação do filme "Dontinho – A Missão", um curta em animação sobre o personagem. O curta, exibido durante as ações do projeto, mostra a luta de Dontinho para derrotar o General Bactéria, um vilão que comanda uma tropa de bactérias que causa cárie e outros males da boca.
Resultados - Em 2008, o Projeto Sorriso beneficiou 3.341 pessoas entre crianças e adultos, em 25 ações em diversas regiões da cidade. Dentre as atividades realizadas estão palestras sobre prevenção de câncer bucal, teatro de fantoches sobre saúde bucal, técnicas de escovação e a doação de kits contendo escova, creme e fio dental. (Fonte: Sescoop/GO)
Dezenas de dirigentes cooperativistas mineiros estiveram reunidos em Belo Horizonte nesta quinta (13/8) e sexta-feira (14/8), na sede do Sistema Ocemg-Sescoop/MG, para alinhar procedimentos e definir estratégias para o desenvolvimento do cooperativismo. Este foi o segundo Encontro de Dirigentes promovido pelo Sistema neste ano, desta vez para as regiões Leste, Sul e Zona da Mata.
A abertura oficial foi feita pelo presidente do Sistema, Ronaldo Scucato, que destacou a relevância do Encontro como forma de aprimoramento constante. “A capacitação é fundamental no atual mercado de trabalho, por isto tem sido uma das prioridades da Entidade. A doutrina cooperativista tem que ser difundida, compreendida e vivenciada no segmento para que possamos nos fortalecer cada vez mais”, ressaltou.
O economista e vice-diretor da Universidade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo, Sigismundo Bialoskorski Neto, foi um dos palestrantes. Na oportunidade, ele ressaltou a educação cooperativa como ferramenta nos processos de governança, de transparência, de legitimidade e de sustentabilidade das cooperativas. “Acredito que o segmento vem cumprindo com maestria seu papel neste contexto. Exemplo disso é o reconhecimento do cooperativismo brasileiro não só no país, mas em toda a América Latina”, frisou.
Destacou ainda como principal desafio do setor a busca de um sistema de governança cooperativa transparente, legítima e que possa oferecer flexibilidade de gestão e eficiência para as cooperativas.
O mediador do evento, José Gabriel Pesce Júnior, destacou a evolução no contexto desses profissionais. “Observo com clareza a evolução neste processo construtivo em busca da gestão coorporativa, pautada na educação social. Num primeiro momento, enfocamos o planejamento do Sistema. Agora, buscamos nivelar alguns conceitos a respeito de questões como a economia social, a educação cooperativa e a cooperativista – estas são marcas que diferenciam o cooperativismo de outros segmentos econômicos”, explicou.
Cooperativismo - O Encontro contou ainda com uma palestra sobre “Comportamento Cooperativista”, ministrada pelo advogado de Direito Tributário João Caetano Muzzi Filho, que falou sobre o que é ser cooperativo, do ponto de vista do direito – questão relevante e que às vezes, segundo ele, é negligenciada na compreensão deste modelo cooperativista.
Os dirigentes ainda participaram de atividades em grupo e, ao final do evento, consolidaram propostas regionais para o desenvolvimento e maior integração no ambiente cooperativo. O 3° e último Encontro de Dirigentes Cooperativistas Mineiros de 2009 acontece em outubro, nos dias 7, 8 e 9, para as regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Norte. (Fonte: Sistema Ocemg-Sescoop/MG)
A Coamo Agroindustrial Cooperativa recebe nesta quinta-feira (13/8), às 19h30, em São Paulo, o prêmio de melhor empresa do segmento agronegócio do País. O troféu será concedido pela revista IstoÉ Dinheiro ao presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. No ranking publicado pela revista, a cooperativa aparece com destaque nas gestões Financeira, de Recursos Humanos e de Qualidade e Inovação; além de Responsabilidade Social e Ambiental e Governança Corporativa.
O evento reunirá autoridades, lideranças e empresários de 27 segmentos da economia brasileira "Na cerimônia iremos premiar as empresas dos principais setores da nossa economia e os cinco melhores na categoria de Gestão, além da Empresa do Ano", informa os anfitriões da Editora Três, Domingo Alzugaray e Carlos Alzugaray, que respondem pela publicação da revista. Segundo os editores, "o prêmio à Coamo é resultado da excelente performance da cooperativa no exercíciio de 2008 e da sua posição de destaque nos vários quesitos pesquisados".
Sobre a Coamo - Com sede em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, a Coamo apoia o desenvolvimento administrativo e tecnológico de seus mais de 21 mi associados. A área de atuação da cooperativa abrange 103 unidades localizadas em 60 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Em 2008, as receitas globais atingidas pela cooperativa foram de R$ 4,71 bilhões. O crescimento, em relação ao ano anterior, foi de 35,9%. O resultado alcançado gerou sobras de R$ 315,7 milhões, uma evolução de 25% na comparação com 2007.
No ano passado a Coamo alcançou um recebimento recorde de 5,01 milhões de toneladas de produtos, o que corresponde 3,5% da produção nacional de grãos e fibras, garantindo a sua liderança no mercado. E através do seu terminal portuário, em Paranaguá, no Paraná; pelo Porto de Santos, em São Paulo e pelo Porto de São Francisco, em Santa Catarina, a Coamo exportou o montante de US$ 523,83 milhões e contribuiu para o saldo positivo na balança comercial do agronegócio brasileiro. ((Fonte: Ocepar)
Na terça-feira (18/8), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural, da editora Globo, com patrocínio do Banco do Brasil, entregam os troféus as 18 cooperativas vencedoras do Prêmio Cooperativa do Ano edição 2009. A cerimônia será no Espaço Contemporâneo, em Brasília (DF) e contará com a presença de lideranças cooperativistas de todo o País. O secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e integrante do Conselho Nacional do Sescoop, José Gerardo Fontelles, será homenageado por serviços prestados nos 10 anos de existência do Sescoop.
As cooperativas vencedoras passaram os últimos dias participando de gravação de vídeo sobre os projetos vencedores, que será apresentado na cerimônia de premiação. “Mais uma etapa de um trabalho árduo e que vale todo o esforço pelo sucesso e bons frutos que estas idéias geram para as comunidades onde as cooperativas estão inseridas. A cada ano conhecemos mais experiências de nossas unidades, em todo o País e que trazem desenvolvimento em todos os campos como a educação, a gestão, meio ambiente e responsabilidade social”, pontua Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB.
A edição 2009 contou com um número recorde de participações. Foram 151 cooperativas dos ramos Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte, originárias de 18 estados, que inscreveram 197 projetos.
Segundo Lopes de Freitas, além do crescimento de 67% no número de projetos e de 72% de cooperativas em relação a 2008, esta edição divulga experiências de estados que ainda não haviam chegado à grande final: Goiás, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.
O Prêmio Cooperativa do Ano 2009 conta com o patrocínio do Banco do Brasil. Clique aqui para conhecer as vencedoras
O anúncio de ampliação da unidade da Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora (Aurora Alimentos) está mobilizado os criadores de suínos de São Gabriel do Oeste, município a 130 quilômetros de Campo Grande (MS), onde a indústria está instalada. Com produção diária de 1.700 suínos por dia, a Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (Cooasgo), que hoje reúne 40 suinocultores, garantiu que possui condições de elevar a produção para 2.500 cabeças/dia como forma de atender a expansão da Aurora. A afirmação é do médico veterinário da Cooasgo, João Antônio Rodrigues de Almeida.
A Aurora Alimentos informou, na última semana, que já começou a aplicar parte dos R$ 90 milhões previstos para investimentos na planta instalada em São Gabriel do Oeste. Os recursos permitirão que a unidade amplie capacidade de abate dos atuais 1.200 suínos por dia para 2.500 já no próximo ano. A indústria contará com recurso do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Hoje, a Aurora de São Gabriel do Oeste tem capacidade de produção de 32 toneladas de hambúrgueres por dia, mas produz somente 14,5 toneladas diárias, totalizando pouco mais 305 toneladas por mês. Com a ampliação a indústria, a unidade poderá processar 1.000 toneladas de hambúrgueres por mês.
Na outra ponta da cadeia produtiva, segundo João de Almeida, a engorda de um suíno demora cerca de 180 dias que, acrescidos do período de gestação, pode ampliar o período completo - desde a preparação até a entrega nos animais – para 12 meses. “Temos como ampliar a produção dos cooperados ou ainda captar mais produtores cooperados, caso a Aurora tenha um cronograma de ampliação dos abates”, disse o médico veterinário da Cooasgo.
Hoje, a Cooasgo termina 1.700 suínos por dia, sendo cerca de 1.200 direcionados para a Aurora e outros 500 momentaneamente comercializados com indústria do município Rondonópolis (MT). “A crise Econômica mundial afetou em cheio o setor de carnes, principalmente de suínos, causando superoferta interna com a diminuição das exportações”, salientou João de Almeida. Segundo ele, a crise forçou a Cooasgo a redirecionar parte da produção para Rondonópolis uma vez que a Aurora absorveu apenas 1.200 animais por dia. “Mas toda crise acaba e podemos voltar a fornecer toda a produção para a Aurora e ainda ampliar o número de animais”, frisou o representante da Cooasgo ao acrescentar que há produtores interessados em entrar na atividade, já vista hoje como alternativa boa de diversificação. (Fonte: Correio do Estado)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) promove, nos dias 27 e 28, o curso Gestão dos Riscos e Controles Internos em Cooperativas. O evento será no Hotel Porto da Ilha, em Florianópolis (SC).
O coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, explica que o curso objetiva debater os riscos, controles internos, gestão do monitoramento e prevenção, forma de atingir seus objetivos através do planejamento e estruturação de suas principais atividades. O treinamento será desenvolvido de forma prática, com exposições seguidas de debates, análise de cenários e estudos de casos.
O programa envolve discussão de temas como ações que possam destruir as atividades das cooperativas ou prejudicar seu potencial de gerar receitas com resultados favoráveis; habilidade para prever riscos; planejar o enfrentamento dos riscos; controles internos administrativos e contábeis; procedimentos de avaliação; entre outros.
Mais informações no site www.ocesc.org.br . (Fonte: Sistema Ocesc-Sescoop/SC)
Aprender a utilizar o Sistema de Gestão Educacional do Sescoop (Siges). Este é o objetivo do encontro que acontece desta terça-feira (11/8) até quinta-feira (13/8), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Paraíba (Sescoop/PB), em João Pessoa.
Os gestores da unidade estão recebendo orientações da técnica da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop, Sheila Reis.
O Siges é uma ferramenta que auxilia na gestão das atividades desenvolvidas pelas unidades estaduais por meio do registro, acompanhamento e avaliação dos dados de execução. Além disso, com o sistema, é possível gerar informação das ações do Sescoop em suas três áreas de atuação: formação profissional, promoção social e monitoramento.
Os próximos encontros serão nos dias 19 e 20 de agosto, em Porto Velho (RO), dias 26 e 27 também deste mês em Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC) e em Campo Grande (MS) nos dias 3 e 4 de setembro.
Avaliar a implementação do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas na Bahia e planejar o II Intercâmbio do Programa de Formação de Jovens Lideranças. Estes são os objetivos da reunião de coordenação desta quarta-feira (12/8), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia, em Salvador (BA). Participam a coordenação nacional do Jovens Lideranças, coordenadores estaduais e das cooperativas locais e instrutores do Programa.
A primeira etapa da reunião servirá para os coordenadores fazerem uma revisão dos planos de aula, cronograma de trabalho e projetos aplicativos do Jovens Lideranças na Bahia, entre outros pontos. No Estado o Programa foi implantado em 2007 com uma turma de 36 alunos. Hoje conta com 142 alunos originários das cooperativas baianas Sicoob Cocresul, Ascoob, Cooperativa de Crédito Rural do Recôncavo Sul e Sicoob Sertão.
O coordenador nacional do Programa, Jorge Toledo, explica que, após a avaliação estadual será feito o planejamento do II Intercâmbio destinado a todos os envolvidos no Jovens Lideranças. “O evento será de 13 a 15 de outubro, em Salvador. Esperamos 200 participantes entre coordenadores e jovens alunos”, pontua. Segundo ele, as metas do intercâmbio são proporcionar aos envolvidos a troca de informações, debates, a identificação de melhores práticas de engajamento dos jovens, e planejar estratégias para fortalecimento da juventude cooperativista e do Programa Jovens Lideranças.
” A troca é o diferencial. A obtenção de mais conhecimento sobre as culturas cooperativistas é uma das estratégias para garantir a integração. A outra é por meio da consciência que o cooperativismo tem uma história”, conclui Toledo.
"Nesta segunda-feira (10/8), uma delegação de cooperativistas do Chile esteve na sede do Sistema Ocesp-Sescoop/SP, em São Paulo (SP). O grupo, que busca conhecimentos a respeito de energias renováveis, está no Brasil a convite do Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.
O assessor especial da Ocesp, Américo Utumi, apresentou um breve panorama sobre o cooperativismo paulista, ressaltando a importante contribuição das cooperativas de eletrificação rural para o desenvolvimento do interior do Estado. Logo após a reunião, a delegação chilena seguiu para a Universidade de São Paulo, onde visitou o Instituto de Eletrotécnica e Energia e ouviu explanação sobre aplicações da energia solar fotovoltáica.
Os chilenos ficarão no Brasil até sexta-feira e conhecerão cooperativas de eletrificação e experiências de produção de energia renovável no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O grupo que visitou o Sistema Ocesp foi composto por Luciano Achurra, coordenador da Unidade de Supervisão e Fiscalização do Departamento de Cooperativas (Decoop), órgão do Ministério de Economia do Chile; Alberto Saiz, do Decoop; Jose Luis Neira, gerente geral da Cooperativa Eléctrica de Los Ángeles; Juan García, gerente geral da Cooperativa Eléctrica de San Pedro de Atacama; Jorge Beals, representante da Embaixada Chilena no Brasil; Rodolfo Osório de Oliveira, coordenador geral de apoio ao Agronegócio Cooperativo do Denacoop; e Roberto Meira, cordenador geral de fontes alternativas do Ministério de Minas e Energia do Brasil. (Fonte: Sistema Ocesp-Sescoop/SP)
O Sicredi União Paraná, sediado em Maringá (PR), está disponibilizando R$ 200 milhões para o custeio da safra de verão 2009/10. A cooperativa conta com 50 unidades de atendimento que cobrem 75 municípios na região Noroeste do Estado.
Os recursos oferecidos atendem todas as linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa para Geração de Emprego e Renda Rural (Proger). Conforme explica o gerente regional de desenvolvimento do Sicredi União, Henrique Baggio, nestas modalidades as taxas de juros são calculadas de acordo com as normas do Manual de Crédito Rural (MCR) e variam de 1,5% a 6,75% ao ano.
Além de custear a safra, o Sicredi União Paraná coloca também a disposição dos associados, a partir de meados de setembro, outros R$ 50 milhões para investimento. Nesta modalidade a taxa de juros é cobrada com base nas normas do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) e varia de 9% a 14% ao ano, mais taxa de referência (TR).
O prazo de pagamento vai de 180 dias a cinco anos, podendo, em alguns casos, chegar a oito. O dinheiro poderá ser aplicado na compra de máquinas, construção de aviários e diversos outros tipos de investimento na propriedade rural. (Fonte: Ocepar)
Uma nova turma do treinamento sobre o Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH) será montada para a terça-feira (18/8), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás (Sescoop/GO). A sala atende a uma demanda das cooperativas que não puderem participar da turma anterior.
O GDH é um portal que tem objetivo de facilitar a relação das cooperativas com o Sescoop/GO na gestão e controle dos cursos e eventos realizados anualmente. Pelo site, os agentes de Desenvolvimento Humano nomeados pelas cooperativas poderão inscrever as propostas de projetos e acompanhar seu desenvolvimento. Prestadores de serviços das cooperativas, como instrutores e palestrantes contratados, também poderão disponibilizar currículos no sistema.
O primeiro treinamento contou com a participação de Leonardo Boech, gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema Ocepar-Sescoop/PR. Os participantes avaliaram que o Sistema GDH vai melhorar os processos internos de controle das cooperativas.
Projetos - A superintendente do Sistema OCB-Sescoop/GO, Valéria Mendes da Silva, disse que as inscrições de projetos para 2010, cujo prazo final é dois de setembro, já estão sendo realizadas pelo novo sistema. “As cooperativas que desejam enviar seus agentes para o novo treinamento devem se apressar, pois as vagas são limitadas”, comentou Valéria.
No treinamento é explicado como funciona o GDH dando exemplos práticos de preenchimento de inscrição de projeto. Ao final, os participantes levam um manual com o passo a passo de operação do Sistema GDH.
Inscrições e informações pelos telefones (62) 3240-8909 e 3240-8911 e 3240-8912. (Fonte: Sescoop/GO)
Em sua terceira edição, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), realizado, pela primeira vez, em uma parceria do Sistema OCB-Sescoop/CE com a Unimed Fortaleza encerrou as atividades que ocorreram por quase um ano para os gerentes e gestores da cooperativa. O PDL iniciou em setembro de 2008 e concluiu suas atividades em julho.
Com um total de onze módulos, o PDL objetivou a formação de líderes na Unimed, com ênfase no desenvolvimento da gestão de pessoas e de negócios.
O coordenador de Educação Cooperativista da Unimed Fortaleza, Francisco de Assis Ximenes, ressalta que o PDL mudou sua visão diante da empresa cooperativa, principalmente quando, durante os módulos, os participantes puderam vivenciar, na prática os estudos de alguns dos economistas mais famosos do mundo. “Hoje considero o PDL uma ferramenta fundamental para qualquer gestor que tenha compromisso com a sua empresa, e uma visão voltada para o futuro”, finaliza.
Para a gerente de capacitação do Sistema OCB-Sescoop/CE, Ilana Oliveira, o PDL é uma importante ferramenta para o bom desenvolvimento da cooperativa. “É uma importante busca de melhoria profissional desses gestores. Trabalhamos de forma integrada, de modo que cada módulo visto por eles era voltado para aplicação no dia a dia. A liderança na empresa é a imagem e semelhança do seu líder”, complementa. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/CE)
"
Teve início na sexta-feira (7/8), o curso de Gestão Empresarial Cooperativista - Formacoop. Ofertado pelo Sistema OCB-Sescoop/CE, tem como objetivo capacitar os técnicos, dirigentes e conselheiros das empresas cooperativas do Ramo Transporte. O Formacoop será realizado também para cooperativistas do Ramo Saúde, nos dias 28 e 29 de agosto, com o módulo Comportamento Organizacional.
Segundo a área de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Ceará (Sescoop/CE), a metodologia utiliza atividades que aliem teoria e prática. Ao todo, serão seis módulos para cada ramo.
Os demais ramos que tenham interesse em realizar o Formacoop devem procurar a área de capacitação para obter mais informações sobre os procedimentos a serem adotados para a realização do treinamento. (Fonte: Sescoop/CE)
"
A Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) entregou o certificado de registro para a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Ribeirão Preto e Região (Cooperac). A certificação aconteceu durante evento em comemoração aos três anos de atividades da cooperativa, na terça-feira (4/8), em Ribeirão Preto(SP). Representaram a Ocesp o superintendente Aramis Moutinho Jr. e o consultor especializado do Ramo Crédito, Gil Agrela.
Durante o evento foi realizada palestra do chefe do departamento de organização do Sistema Financeiro Nacional do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim. Ele abordou as perspectivas do cooperativismo de crédito a partir da Lei Complementar 130, aprovada recentemente.
A Cooperac é a primeira cooperativa de crédito regional e de empresários do Brasil. Seu objetivo é desenvolver os negócios dos empresários ligados às associações comerciais gerando mais trabalho e renda para a região e cidade onde estiver instalada.
Sobre o registro – Ao se registrar na Ocesp a cooperativa pode utilizar vários serviços, dentre eles consultoria jurídica, contábil e de gestão; cursos, treinamentos e eventos para qualificação e atualização profissional; e uma série de atividades de integração e promoção social. A Ocesp trabalha de forma integrada ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP).
Para se registrar na Ocesp, a cooperativa deve encaminhar sua documentação e, após análise do departamento jurídico, é agendada uma visita ao empreendimento. Se o solicitante do registro for, de fato, uma cooperativa, receberá o certificado e assinará um termo de compromisso, no qual serão apontadas as adequações necessárias. (Fonte: Ocesp)
Nesta sexta-feira (7/8), o Sistema OCB-Sescoop/ES encerrou o programa de visitas à macrorregião da Grande Vitória. Foi durante um encontro de integração com a presença de cerca de 80 pessoas entre dirigentes e representantes das cooperativas locais com o intuito de promover a intercooperação e apresentar breves resultados tabulados com as visitas técnicas realizadas.
O superintendente do Sistema, Carlos André de Oliveira, realizou a abertura do evento apresentando aos presentes os objetivos do programa de visitas às macrorregiões do Espírito Santo e especialmente da Região Metropolitana.
Oliveira apresentou os números que foram apurados nas visitas técnicas e explicou que um estudo mais detalhado com os principais indicadores por ramos e financeiros serão enviados detalhadamente para cada cooperativas em particular. O consultor organizacional Inocêncio Magela ministrou palestra sobre importância da intercooperação no cooperativismo.
Programa de visitas - A diretoria do Sistema OCB-Sescoop/ES vê a apuração de dados e um diagnóstico das cooperativas capixabas como um ponto chave para que seja aprimorada a representação das cooperativas, com números reais do setor. Além disso, por meio desse programa, orientações técnicas podem ser passadas de forma próxima às cooperativas, com foco em suas particularidades trazendo a elas um ganho significativo em gestão e processos mais eficazes.
Para que as visitas fossem otimizadas, o Estado foi dividido em macrorregiões, nas quais os técnicos do Sistema e em alguns casos a diretoria executiva, visitarão em épocas determinadas e datas pré-agendadas todas as cooperativas registradas e em processo de constituição levando essas assessorias “in loco”. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/ES)
Produtores brasileiros de milho e de trigo tem acesso, a partir de agora, a um produto biológico capaz de ampliar a produtividade e reduzir a utilização de fertilizantes químicos. O primeiro inoculante comercial para o milho e para o trigo, disponível no mercado brasileiro, foi desenvolvido pela Embrapa Soja (Londrina-PR) e pela Universidade Federal do Paraná, em parceria com a iniciativa privada.
"Ensaios conduzidos em cinco anos mostraram incrementos médios de 25% a 30% no rendimento do milho e de 8% a 11% no rendimento do trigo", explica a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja.
De acordo com cálculos realizados pela pesquisadora, a adoção da tecnologia de inoculação com Azospirillum, somente para a cultura do milho, pode resultar em uma economia estimada em U$1 bilhão por safra, considerando uma área cultivada de 13 milhões de ha, com um rendimento médio de 3.200 kg/ha.
Pesquisas - Mariangela explica que o novo inoculante é fruto de pesquisas realizadas, nos últimos 10 anos, que envolvem desde a seleção de várias estirpes da bactéria Azospirillum brasilense que promove crescimento em milho e trigo, até o desenvolvimento do produto. "Esta bactéria é capaz de realizar o processo de fixação biológica do nitrogênio e de promover o crescimento das plantas, pela produção de diversos hormônios vegetais que resultam em um maior crescimento das raízes e, consequentemente, em maior absorção de água e nutrientes", explica Mariangela.
Segundo ela, seis estirpes de Azospirillum brasilense foram aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a produção de inoculantes comerciais. Essas estirpes passaram a ser distribuídas para as empresas que tivessem interesse em produzir inoculantes. O produto já está sendo comercializado a R$ 10,00 dose/hectare pela Stoller do Brasil, que tem capacidade para produzir 300 mil doses por mês. (Fonte: Ocepar)
Funcionários de cooperativas do Paraná participam, entre os dias 12 e 13 de agosto, do Curso de Desenvolvimento de Analistas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). A capacitação será promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR), no Hotel Crystal Palace, em Londrina (PR).
Por meio do curso o participante deverá compreender a importância da área de T&D dentro das estratégias da organização, desenvolver as competências necessárias para sustentação ao processo de educação corporativa nas organizações e refletir sobre o papel do analista de T&D nos processos de educação corporativa.
Mais informações pelo telefone (41) 3200-1100. (Fonte: Sescoop/PR)
As inscrições para o Mestrado Profissional em Agroenergia (Impagro), que inicia em 2010, estão abertas. O curso stricto sensu é oferecido pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Tem duração de dois anos.
Com o mestrado, as instituições oferecem o conhecimento da produção agrícola envolvendo genética, nutrição de plantas, química, conservação e manejo de solo, climatologia e biologia. Além disso passa aos mestrandos os processos industriais, sistemas operacionais e softwares de gestão industrial.
Inscrições e informações no site www.fvg.br/eesp/agroenergia
A XXI Convenção das Unimeds do Norte/Nordeste terá como um de seus palestrantes o economista Eduardo Giannetti. O evento será realizado de 8 a 10 de setembro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA). O tema central será “Saúde e Recursos Naturais”.
O evento acontece simultaneamente ao XIV Simpósio de Cooperativismo de Crédito e ao XVIII Encontro da Mulher Unimediana. É promovido pela Confederação das Unimeds do Norte/Nordeste, Unicred Central Norte/Nordeste e Associação da Mulher Unimediana (AMU). São esperadas as principais lideranças regionais e nacionais das Unimeds e Unicreds.
As inscrições podem ser feitas no endereço www.unimednne.com.br/convencao. (Fonte: Confederação das Unimeds do Norte/Nordeste)