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Sistema Ocesp e ICA fazem parceria para capacitação de técnicos

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O Sistema Ocesp-Sescoop/SP firmou parceria com o Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA) para promoção de capacitação sobre cooperativismo. O projeto iniciou em setembro e tem ações marcadas para acontecer até novembro. órgão da Coordenadoria de Desenvolvimento de Agronegócios (Codeagro), ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo.

Nos dias 21 e 22 de setembro, o Sistema promoveu a primeira capacitação para técnicos recém-contratados pelo ICA. Além deles, participaram da turma quatro integrantes do Projeto Café, que presta assessoria a cafeicultores da região de Serra Negra. Em 16 horas de capacitação, foram abordados aspectos práticos relacionados à autogestão de um empreendimento cooperativo.

“A parceria é importante para as duas instituições, que poderão contar com técnicos bem preparados e alinhados com as necessidades das cooperativas de nosso Estado”, observa Andrea Pinheiro, coordenadora do núcleo de Constituição e Registro do Sistema Ocesp-Sescoop/SP. “Com a integração e troca de experiências entre os profissionais do Sistema Ocesp e do ICA, os produtores rurais e pequenos empreendedores do Estado só têm a ganhar”, enfatiza Yuri Costa, diretor do ICA.

Próximas capacitações - Em outubro e novembro serão realizados dois outros módulos: um para tratar especificamente dos 13 ramos do cooperativismo e outro específico sobre contabilidade e legislação cooperativista. Os três módulos somam 40 horas de capacitação. “As pessoas envolvidas na constituição de cooperativas sempre enfrentam grandes desafios práticos e teóricos. A falta de conhecimentos a respeito do funcionamento do empreendimento é um deles. Com os técnicos do Sistema e do ICA trabalhando em sintonia, mais pessoas poderão contar com orientações corretas”, observa Andrea.

O diretor do ICA ressalta que o conhecimento a respeito do cooperativismo qualificará o trabalho dos técnicos da instituição, que possuem formação em agronomia, zootecnia, veterinária e ciências sociais. Os técnicos do ICA atuam em 13 células no interior do Estado, nas unidades da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, também ligada à Secretaria de Agricultura. “A busca por parcerias é uma preocupação constante do ICA, com entidades privadas ou públicas”, disse o diretor. (Fonte: Ocesp)

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Sistema Ocergs-Sescoop/RS propõem projeto de reestruturação das cooperativas agropecuárias

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Safras frustradas, oscilação nos preços de commodities, excesso de custos operacionais e escala de produção insuficiente para competir no mercado são alguns dos fatores que afetam negativamente as cooperativas Agropecuárias. “É fundamental reestruturar o cooperativismo Agropecuário. Isso significa ter mais eficiência e trazer mais benefícios aos produtores rurais e consumidores brasileiros” – acredita o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. Com base neste pensamento, a entidade elaborou um projeto de reestruturação das cooperativas Agropecuárias.

As principais diretrizes do plano foram apresentadas no dia 15 de setembro aos membros do Conselho Deliberativo da Ocergs. O gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto, foi quem coordenou a apresentação. “Nosso objetivo é criar um projeto que, a partir de um determinado orçamento, possa auxiliar as cooperativas na execução destas diretrizes” – explicou De Conto.
As principais diretrizes do projeto, que foi aprovado pelo Conselho, são:

1. Definição de modelo de gestão política e profissional
 Dirigentes, técnicos e gerentes precisam de formação, especialização e capacitação. Para tal, os cursos realizados pelo Sescoop/RS estão disponíveis a todas as cooperativas gaúchas, que também podem realizar cursos descentralizados com recursos do Sescoop/RS. Além disso, ocorrerão seminários exclusivos do ramo Agropecuário ao longo do ano.

2. Definição das áreas de ação
 Será formulado um mapa estadual com a indicação das áreas de ação para efeitos de admissão de associados. O desenho do mapa será tarefa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS; as informações serão analisadas e discutidas pelos dirigentes e associados das cooperativas envolvidas.

3. Revitalização dos núcleos buscando a transparência e o comprometimento dos associados com o empreendimento cooperativo
 A pouca participação e integração dos associados têm como consequência o baixo comprometimento destes com a cooperativa, gerando dificuldades de gerenciamento econômico. Por isso, pretende-se organizar os associados em Núcleos de Desenvolvimento Cooperativo e formar um Conselho Central de Representantes, visando a viabilização econômica de suas atividades através da formação de comitês por produto e capacitação profissional.

4. Projeto de viabilidade de modelos de integração cooperativa. 
 “A palavra-chave para este projeto de reestruturação é “união”. Aplicaremos o princípio Rochdaleano de que irmão ajuda irmão; neste caso, cooperativa coopera com cooperativa. Atingiremos, com esse processo, melhor escala no mercado e redução de custos operacionais” – explica Perius. 
 O projeto de integração entre cooperativas visa alcançar melhores escalas operacionais. O cooperativismo tem se pulverizado nos últimos anos, dando origem à criação de centenas de cooperativas de pequeno porte, sem estruturas comerciais e industriais capazes de garantir operações em escala e compatíveis com os custos. Desta forma, devem ser estabelecidos níveis de operações eficientes e capazes de gerar bons preços e sobras.
 Os três principais modelos de integração são a parceria, integração ou criação de centrais. Qualquer um deles demanda uma cuidadosa análise econômica e financeira da organização que será criada. “Cada caso é um caso” – explica de Conto. “Em alguns, a incorporação é viável e recomendada. Em outros, a cooperativa incorporada não tem viabilidade econômico-financeira. Em cada caso haverá análise sobre o procedimento adequado”.

5. Definir o foco 
 As cooperativas Agropecuárias costumam adotar funções de instituições financeiras junto a seus associados. A busca por recursos financeiros para a aquisição de insumos, bens de consumo, máquinas, equipamentos, entre outros, tem feito com que as cooperativas concedam crédito via conta-corrente aos associados. Isto, somado a fatores como safras frustradas devido ao clima, por exemplo, faz com que as cooperativas não consigam fechar suas contas. “Precisamos visualizar o foco fundamental das cooperativas Agropecuárias. Se elas deixarem de ser o banco dos produtores, seu crescimento econômico será muito mais expressivo” – diz Perius.

6. Contratualização das relações entre associados e cooperativas
 Inseridas em um mercado extremamente competitivo e com uma economia globalizada de preços cada vez mais concorrentes, as cooperativas têm visto enfraquecer a relação de fidelidade entre si e seus associados. Com o objetivo de reduzir este perfil, cada vez comum, muitos países da Europa passaram a adotar o sistema de contratualização de negócios.
 O projeto do Sistema"

Adamantina terá três apresentações do Mosaico Teatral

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Pela segundo ano, a cidade de Adamantina receberá o programa Mosaico Teatral, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo  (Sescoop/SP), em parceria com as cooperativas Camda, Cocrealpa e Crédi-Camda.
 
A peça “Precisa-se de um Mané”, da La Cascata Cia. Cômica foi a escolhida pelos promotores culturais de Adamantina e será apresentada nos dias 4 e 5 de outubro, no Adamantina Tênis Clube (ATC). O objetivo principal do Mosaico Teatral é orientar os representantes de cooperativas para a produção cultural, tornando-os promotores de cultura do cooperativismo, e oferecer espetáculos de qualidade para comunidades do interior paulista.

Parcerias - O Mosaico Teatral 2009 conta com o apoio do ATC, Buffet WM, Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Adamantina, Restaurante Ipê, Gráfica Moreti como também dos novos parceiros: Supermercado Ravazi e Tropical Fotocolor. “Aproveitamos este espaço para novamente agradecer a confiança e a ajuda de nossos apoiadores no desenvolvimento desta ação”, comentou a equipe de promotores. 

Doações - Como proposta do Mosaico e adesão dos promotores de cultura de Adamantina, a apresentação teatral é disponibilizada de forma gratuita aos munícipes, onde existe a sugestão de troca por itens que beneficiem entidades carentes. Em 2009, através de um levantamento realizado junto a estas instituições, as cooperativas definiram como itens de troca  para o convite a doação de 1 kg de arroz, 1 kg de feijão ou um frasco de óleo. “Para isso, realizamos uma pesquisa de preço e sugerimos alimentos que se equivalessem nos valores. Acreditamos que será possível arrecadarmos um ótima quantia, como no ano passado”, disse a equipe. 

Postos de troca - Para facilitar o acesso aos convites, os promotores lançaram mais postos de troca na cidade. Conforme disponibilidade de ingressos, as pessoas poderão entregar suas doações e retirar convites nos seguintes locais: Camda, Biblioteca Municipal, ATC, Restaurante Ipê, Tropical Fotocolor e Supermercado Ravazi. Neste ano, as doações novamente serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Adamantina que fará o repasse às entidades assistidas. Mais informações sobre o Mosaico através do telefone (18) 3502 3047 com Roberta Marchioti.

 Workshop - O Mosaico Teatral de Adamantina oferece ainda workshop realizado pelo grupo teatral aos interessados em aprender sobre a técnica da cia. artística. As inscrições estão abertas; vagas limitadas. Informações através do telefone (18) 3502 3099 com Larissa Benito. Este projeto ocorre em demais cidades do Estado de São Paulo, sendo que em outras 3, a Camda também participa da ação. Confira abaixo o calendário das apresentações: (Fonte: Ocesp)

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OCB/AL capacita professores para atuarem no programa Jovens Lideranças

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O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no estado realiza, até amanhã (2/10), uma oficina voltada para o Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas 2009, na Faculdade Integrada Tiradentes.

O objetivo é capacitar os professores que ministrarão as aulas do Programa. A iniciativa visa atender a nova portaria da unidade nacional do Sescoop, que aponta a importância de um profissional qualificado e atualizado nas diretrizes do serviço cooperativista.

A técnica da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop, Sheila Reis, está à frente da capacitação que teve início nesta quarta-feira (30/9). Ela tem como meta esclarecer dúvidas e abordar a metodologia e os tipos de avaliações utilizadas no Programa. A capacitação acontece das 8h às 18h, na Fits, avenida Comendador Gustavo Paiva, 5017, bairro de Cruz das Almas, em Maceió (AL).
 

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Salvador sedia II Intercâmbio Nacional do programa Jovens Lideranças

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/BA) realizará, no período de 13 a 15 de outubro, o II Intercâmbio Nacional do Programa de Formação de Jovens Lideranças. As metas do intercâmbio são: proporcionar aos envolvidos a troca de informações, debates, a identificação de melhores práticas de engajamento dos jovens, e o planejamento de estratégias para fortalecimento da juventude cooperativista e do programa Jovens Lideranças. O evento será no Portobello Ondina Praia, em Salvador (BA). 

“A troca é o diferencial. A obtenção de mais conhecimento sobre as culturas cooperativistas é uma das estratégias para garantir a integração. A outra é por meio da consciência que o cooperativismo tem uma história”, avalia o coordenador nacional do Programa, Jorge Toledo.

Na Bahia, o Programa de Formação de Jovens Lideranças foi implantado em 2007 com uma turma de 36 alunos. Hoje conta com 142 alunos originários das cooperativas baianas Sicoob Cocresul, Ascoob, Cooperativa de Crédito Rural do Recôncavo Sul e Sicoob Sertão.
 

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Inscrições para o 6ª Prêmio Ocepar prosseguem até 1º de novembro

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As inscrições para o 6ª Prêmio Ocepar de Jornalismo prosseguem até o dia 1º de novembro. Serão premiadas as melhores reportagens relacionadas aos diversos ramos do cooperativismo: agropecuário, crédito, saúde, transporte, turismo, habitacional, educacional, infraestrutura (eletrificação rural), consumo, mineral e trabalho. Podem ser inscritos trabalhos publicados ou veiculados entre 1.º de janeiro a 31 de outubro de 2009, nas categorias jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, mídia cooperativa, especial ramo crédito e especial ramo saúde.

Tema - Nesta edição, o concurso tem como tema: "Cooperativas: desenvolvimento sustentável com produtos e serviços de origem garantida". Segundo o coordenador de Comunicação da Ocepar, Samuel Milléo Filho, esse tema visa mostrar as principais iniciativas realizadas pelas cooperativas em seus diversos ramos que dão sustentação à economia, gerando emprego e renda e com produtos e serviços de qualidade garantida, além de serem genuinamente paranaenses.

Os três melhores trabalhos receberão como prêmio: 1º lugar R$ 6 mil; 2º lugar R$ 3 mil e 3º lugar: R$ 2 mil. Os prêmios especiais serão de R$ 3.500 para o ramo crédito e R$ 3.500 para o ramo saúde. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de novembro de 2009 durante o Encontro Estadual de Cooperativista, que será realizado em Curitiba. O regulamento está disponível no site: http://www.ocepar.org.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3200-11150. (Fonte: Ocepar)
 

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30/9/2009 - Empresas do Paraná lideram ganhos no Sul

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Publicado em 30/9/2009 | Marisa Boroni Valério

Porto Alegre - As empresas paranaenses demonstraram fôlego e vitalidade em 2008 e ganharam espaço entre os melhores desempenhos da elite empresarial da Região Sul. As 100 maiores companhias do Paraná ostentam indicadores superiores aos das empresas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, segundo o ranking 500 Maiores do Sul, divulgado ontem em Porto Alegre, na edição Grandes&Líderes da Revista Amanhã. O levantamento é feito há 19 anos pela revista gaúcha, com o respaldo técnico da consultoria Pricewater­house­Coopers (PwC).

Pelo quarto ano consecutivo, o grupo das maiores do Paraná fecha o ano com as maiores somas de patrimônio líquido, lucro e Valor Ponderado de Grandeza (leia nesta página), além da melhor média de rentabilidade e o menor prejuízo acumulado. “O estado vai consolidando uma posição de crescente liderança na região, com desempenho extraordinário”, observou Carlos Biedermann, sócio da PwC em Porto Alegre.

O setor de serviços tem papel importante nesse desempenho. A maior empresa paranaense, e a segunda maior do ranking regional – atrás apenas do Grupo Gerdau, disparado a maior companhia entre os três estados do Sul –, é a Vivo, cuja sede fica em Londrina. Em seguida, vêm o HSBC e a Copel.

O setor de alimentos e bebidas, com destaque para o agronegócio, continua sendo o dínamo da Região Sul, registra o jornalista Eugênio Esber, diretor da redação da Amanhã. Com safra recorde em 2008, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul responderam por 44% da produção brasileira de grãos. Combinada com a explosão dos preços das comodities agrícolas, a performance do setor resultou em um dado novo: pela primeira vez as cooperativas de produção, somadas, ultrapassaram o setor financeiro no ranking das maiores receitas.

Essa conjuntura foi especialmente favorável no Paraná. Entre as 100 maiores empresas, 17 são cooperativas ligadas ao agronegócio e reúnem receitas de R$ 18,8 bilhões. Com um processo crescente de industrialização, algumas delas aumentaram o faturamento de forma expressiva, caso de Castrolanda (45%), Cooperativa Mista Entre Rios (43,2%), Corol (43%) e Coamo (36,4%).

Menos fôlego

A crise econômica mundial, que oficialmente completou um ano, deve reduzir o fôlego das empresas paranaenses. Um estudo divulgado pelo escritório da PwC em Curitiba mostrou que as companhias tendem a perder rentabilidade. A análise dos balancetes de 21 empresas com ações na Bovespa aponta queda de 14% no lucro somado, no primeiro semestre.

O efeito não é, no entanto, exclusividade local. A maioria das 500 Maiores do Sul, nesse período, já abriu mão de lucro para não perder vendas e participação no mercado. Dos 31 setores listados, 23 tiveram queda de rentabilidade, o que inclui o setor financeiro. Outros seis tiveram rentabilidade negativa. O pior desempenho coube a açúcar e álcool, com margem negativa média próxima de 13%.

Comunicação

No setor Comunicação, Editorial e Gráfica, duas empresas lideram na Região Sul. O grupo gaúcho RBS Comunicações apresentou a maior receita bruta em 2008 (R$ 1,05 bilhão), com uma expansão de 9,04% sobre o resultado anterior. A Sociedade Rádio Emissora Paranaense, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), da qual faz parte o jornal Gazeta do Povo, teve a maior rentabilidade sobre a receita (34,66%). O jornal também aparece no ranking, na posição 445 de Grandes&Líderes.

A jornalista viajou a convite da Revista Amanhã

Critério
Índice avalia lucro, receita e patrimônio

O ranking das 500 maiores empresas da Região Sul, divulgado anualmente pela Revista Amanhã, é elaborado a partir de um indicador próprio, chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice é elaborado para medir de forma equilibrada o desempenho da receita, do patrimônio e do lucro líquido das empresas. Os dados são obtidos nos balanços formais das companhias, e excluem filiais de multinacionais em operação nos três estados do Sul.

Destaques
Entre as 100 maiores do PR:

Vivo - Primeira colocada em VPG e líder em receita bruta

Copel - Maior patrimônio líquido

Agro Pastoril Novo Horizonte - Maior crescimento de receita e maior liquidez

Inepar - Maior rentabilidade sobre a receita e maior capital de giro próprio

Itaipu Binacional - Maior lucro líquido e maior rentabilidade de patrimônio

Ferroeste - Menor endividamento

Veículo: Gazeta do Povo - Paraná
Publicado em: 30/9/2009

 

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Dirigentes de Cooperativas se reúnem em Belo Horizonte

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O Sistema Ocemg-Sescoop/MG realiza, nos dias 8 e 9 de outubro, o 3º e último Encontro Regional de Dirigentes de Cooperativas de 2009. Participam presidentes, diretores e conselheiros de administração e fiscal. A proposta do evento é discutir com os dirigentes as principais demandas regionais, bem como as tendências do cooperativismo contemporâneo, promovendo a efetiva integração no ambiente cooperativo, em um contexto democrático e de consolidação de propostas.

O Encontro acontece na sede do Sistema Ocemg-Sescoop/MG. São esperados cerca 80 participantes. Os temas a serem abordados são “Comportamento Cooperativista”, ministrado pelo Dr. João Caetano Muzzi, e “Economia Social - Governança e Educação Cooperativa”, apresentado pelo palestrante Sigismundo Bialoskorski Neto.

Mais informações pelos telefones (31) 3025-7109 / 1711 ou clique aqui. (Fonte: Sistema Ocemg-Sescoop/MG)

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Sescoop/RJ e FGV promovem MBA para cooperativas de saúde

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) deu início ao MBA Gestão Empresarial de Cooperativas de Saúde Suplementar. A iniciativa tem parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo é ampliar o conhecimento dos participantes nas modernas técnicas de gestão empresarial. O curso está focado nas peculiaridades e desafios que envolvem o incremento da atividade econômica dentro dos parâmetros de gestão das cooperativas de saúde. As aulas começaram no último dia 18 e têm a coordenação de José Horta Valadares.

O vice-presidente do Sistema OCB-Sescoop/RJ, Armido Mastrogiovanni, ressalta a importância da atuação dos sistemas Unimed e Uniodonto no Ramo Saúde. “O que se pretende com esse curso é promover a união de todas as cooperativas”, disse Mastrogiovanni.

O coordenador do MBA e professor do primeiro módulo, José Horta Valadares, lembra que a novidade é a participação de singulares do Sistema Uniodonto, além de cooperativas da área médica. “No curso, serão discutidas as perspectivas de gestão e direção dessa modalidade de cooperativa, de maneira que os gestores possam ter mais aprimoramento de técnicas de administração e uma visão ampla das tendências do cooperativismo”, disse Valadares, que é administrador e possui doutorado em Instituições Estratégicas e mestrado em Administração.

O presidente da Federação das Uniodontos do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Pêgo, foi uma das lideranças do setor que contribuiu para a realização do MBA. “Este curso era um sonho antigo das Uniodontos. As singulares do nosso Sistema participam em peso da iniciativa, o que muito nos orgulha, mostrando que é preciso adquirir novos conhecimentos para superar as dificuldades no gerenciamento das cooperativas”, diz.

Para Pêgo, a capacitação técnica nesta área é muito específica. “Com a regulamentação da ANS e a concorrência acirrada, temos que capacitar não somente os dirigentes, como também nossos técnicos”, disse o cirurgião-dentista que preside a Uniodonto Rio, pontuando que falta uma capacitação de qualidade no mercado. “Trazer a gerência e a área técnica das cooperativas é fundamental, porque os técnicos atuam na operacionalização dos serviços. Essa ação do Sescoop/RJ e da FGV é muito importante.”

O curso tem o modelo da prática no ensino. “Além da teoria abordada, será desenvolvido um projeto final, que poderá ser um plano de negócios a ser utilizado na prática”, disse Valadares. No primeiro módulo, serão abordadas as principais características da economia cooperativista. Técnicas de planejamento, controle financeiro, marketing, gestão cooperativista, análise e administração do negócio cooperativo são algumas das matérias a serem estudadas.

As aulas do MBA serão no Hotel Guanabara, no centro do Rio. No total, serão 492 horas, com encontros quinzenais.
 

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Financiamento agrícola é o maior já registrado em início de safra

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Em julho e agosto, a tomada de crédito pelos produtores rurais atingiu R$ 15,3 bilhões - até agora o maior valor liberado nos dois primeiros meses de uma safra da agricultura empresarial. Levantamento realizado pelo Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Deagri/Mapa) mostra que o montante equivale ao triplo do liberado na safra 2005/2006 e mais de 50% do aplicado no mesmo período da safra passada.

“O Mapa sempre se empenhou para que a liberação do crédito ocorresse no início do plantio e os resultados desse esforço agora surtiram efeito. Este ano, fechamos as medidas com antecedência e os bancos começaram a operar um mês antes do que normalmente ocorre”, aponta o secretário de Política Agrícola do Mapa, Edilson Guimarães.

Proger - Nesse período, em que a maior parte das despesas se concentra na aquisição de insumos, preparo do solo e plantio da safra, 85,2% do total financiado corresponde a custeio e comercialização. O volume de recursos aplicado em custeio pelo Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger Rural) é, nesses dois primeiros meses da safra, dez vezes superior ao desembolsado na safra passada. O programa contabilizou aplicações de R$ 455,4 milhões nessa modalidade, nos meses de julho e agosto. No mesmo período do ano passado foram desembolsados R$ 44,2 milhões.

Investimento - Os recursos aplicados em investimentos, nos dois primeiros meses da safra 2009/2010, atingiram R$ 1,97 bilhão, o que corresponde a um aumento de 8,6% em relação ao registrado na safra anterior. No conjunto dos programas de investimento com recursos do BNDES, foram desembolsados R$ 916,6 milhões (aumento de 31,5%).

Destacam-se o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) com R$ 420,8 milhões em julho e agosto (aumento de 259,5%), o Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) com R$ 81,5 milhões aplicados, (incremento de 105,9%). Também nos dois primeiros meses desta safra, o Proger Investimento contabilizou R$ 60,5 milhões contra R$ 4,6 milhões aplicados no mesmo período da safra passada.

Outra medida que contribuiu para um melhor resultado do financiamento foi a autorização de tomada de crédito pelos produtores rurais para após a data limite de encerramento do ano safra (30 de junho de 2009). “Com essa medida, tomada em abril de 2009, a interrupção dos financiamentos dos programas de investimento foi evitada”, observa Guimarães. (Débora Pinheiro)
 

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Cooperativismo é representado em desfile Farroupilha no RS

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O sistema cooperativista do Rio Grande do Sul esteve presente no Desfile Farroupilha, que ocorreu no dia 20 de setembro, em Porto Alegre (RS). Sete cavaleiros representaram os princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática pelos membros; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; compromisso com a comunidade.

Entre os cavaleiros, uma mulher simbolizou a presença feminina no cooperativismo. A participação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no Desfile foi coordenada pelo agente administrativo da Ocergs Luiz Ferdinando Aguiar. Durante a festividade, Aguiar presenteou a governadora Yeda Crusius com um chapéu do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), uma cuia e uma mateira do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. (Fonte: Site Ocergs)

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Ocesc/Sescoop promove Oficina Jogos Cooperativos em Florianópolis

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), vinculado a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), desenvolverá, no período de 29 de setembro a 2 de outubro, das 8 às 18 horas, no Hotel Porto do Sol, na Praia dos Ingleses em Florianópolis, o programa Oficina de Jogos Cooperativos. O objetivo é proporcionar conhecimento sobre Jogos Cooperativos, visando incentivar a prática da cooperação no cotidiano das instituições.

A atividade é destinada a presidentes, profissionais do setor de comunicação, educadores e gerentes de recursos humanos de cooperativas catarinenses filiadas à Ocesc. “É fundamental a participação de profissionais que atuam como instrutores e educadores para vivenciarem os Jogos Cooperativos como uma pedagogia da cooperação. Portanto, recomenda-se a participação das equipes gestoras do Programa Cooperjovem”, reforça o coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel.

O programa faz parte do Projeto Cooperação que, desde 1990, vem desenvolvendo um conjunto de atividades que visam apresentar diferentes maneiras de realizar uma pedagogia da cooperação. A oficina estimulará a aprendizagem compartilhada, considerando o processo como um ciclo permanente de convivência, tomada de consciência e transformação através de abordagem dos temas Competir ou cooperar, qual a melhor jogada? Se o importante é competir o fundamental é cooperar e  Aplicação de jogos cooperativos.

A oficina será ministrada pelo coordenador do curso de pós-graduação em jogos cooperativos da Unimonte, Fábio Otuzi Brotto, que também atua como facilitador credenciado do “Jogo da Transformação” – InnerLinks (EUA) e replacehorn Foundation (Escócia) é mestre em educação física pela FEF-Unicamp; licenciado em educação física e bacharel em psicologia e autor do livro “Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, Jogos Cooperativos: o jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência. Mais informações serão prestadas através do telefone (48) 3878 8800 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .  (Fonte: Ocesc)
 

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Cooperativas mineiras participam de trabalho voluntário

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Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil tem hoje cerca de 40 milhões de voluntários. Com o objetivo de aumentar essa estatística, sistematizar e incentivar o trabalho voluntário e as ações sociais do cooperativismo mineiro, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG lançou o Dia de Cooperar (Dia C). No dia 17 de outubro, o segmento realizará por todo o estado diversas ações simultâneas que vão transformar para melhor a vida das pessoas.
 
“A data foi escolhida em Minas Gerais para que o cooperativismo demonstre sua força quanto às propostas de responsabilidade social. A proposta é ampliar o alcance das atividades já existentes, focando o desenvolvimento social e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma o presidente do Sistema, Ronaldo Scucato. 

Até o momento, 138 cooperativas mineiras, que reúnem um contingente aproximado de 200 mil pessoas entre cooperados e empregados, confirmaram participação no Dia C. Os projetos a serem realizados são variados, de acordo com o contexto regional de cada cooperativa. A intenção é atender instituições, comunidades e pessoas, equacionando problemas e confirmando o potencial transformador do cooperativismo mineiro.

De acordo com os registros do Sistema, serão realizadas desde campanhas ligadas à doação de alimentos, roupas e produtos de higiene, coleta e reciclagem de lixo, até projetos de re-inserção de dependentes químicos, composição de bancos de medula óssea e divulgação dos Objetivos do Milênio propostos pela ONU. (Fonte: Sistema Ocemg/Sescoop-MG)

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Uma saída para o lixo orgânico

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“Aqui, transformamos sobras de alimentos, cascas de verduras e frutas, restos de madeira e grama em fertilizante orgânico. Pode ser a solução para o problema do lixo nas cidades e no campo, além de ser mais simples eficaz e barato. É também uma opção ao uso dos adubos minerais”, diz o pesquisador Caio Inácio Tevês, da Embrapa Solos, no Rio de Janeiro/RJ, ao mostrar o local escolhido para instalar os recipientes construídos, e adequados, para depositar o lixo orgânico. Uma parceria entre a Embrapa e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) utiliza os restos de alimentos produzidos pelos restaurantes e lanchonetes do Aeroporto do Galeão.

A pesquisa de Caio Inácio Teves com fertilizantes orgânicos começou quando estudava Agronomia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na ocasião, ele, colegas e professores buscaram um destino para cinco toneladas de lixo gerado diariamente pela entidade. O lixo, não tratado, pode causar doenças e prejudicar a saúde, além de trazer danos ambientais. O desafio era transformá-lo em adubo orgânico. Os testes começaram a ser feitos em composteiras, próximas à universidade.

O projeto da UFSC deu certo e foi adotado pela prefeitura de Garopaba, a 80 quilômetros da capital catarinense. Hoje, a cidade turística recolhe, em recipientes chamados bombonas, o lixo orgânico produzido nos restaurantes, lanchonetes, hotéis e peixarias. Todos os dias, o caminhão da coleta seletiva recolhe as “bombonas”.

Caio Inácio Tevês levou essa experiência de sucesso para, no Rio de Janeiro, desenvolver um projeto de fertilizantes orgânicos. “É uma solução simples e que resolve dois problemas comuns em propriedades agrícolas: o lixo e os preços dos fertilizantes minerais”, diz o pesquisador. Ele explica que a quantidade de adubo orgânico utilizada é muito maior que a mineral, mas os preços são muito inferiores. “O ideal é que seja utilizado em produção de hortaliças e frutas, mas nada impede seu emprego pelos produtores de soja. O que precisamos é de produção em maior escala”, define.

A iniciativa, também, resolveu o problema na Escola de Equitação do Exército, no Rio Janeiro, ao eliminar dejetos de animais. A ideia começou nos Jogos Pan-americanos, em 2007. Nas competições, as provas de hipismo reuniram 142 cavalos e mais de três mil toneladas de estrume.

A Embrapa Solos ficou encarregada de fazer a compostagem do material e transformá-lo em fertilizante orgânico, para uso nos parques e jardins da Escola do Exército. O pesquisador da Embrapa e responsável pelo projeto nos jogos, Ricardo Trippia Peixoto, conta que a preocupação da sociedade com o ambiente também é uma forma de propor a utilização de resíduos, antes inúteis, e considerar valor agregado aos dejetos de animais.

Peixoto argumenta que o processo aplicado nos Jogos Pan-americanos pode ser utilizado pelos criadores de cavalo. A técnica permite reciclar resíduos orgânicos com maior eficiência, minimizando os impactos ao meio ambiente. “Não há um número limite de cavalos para fazer a compostagem, pois a técnica permite reciclar o resíduo orgânico com muita eficiência”, esclarece o pesquisador. Nos jogos, adotou-se o procedimento de pilha com manejo dinâmico intensivo. Um pátio de compostagem, com piso de concreto, foi formado com pilhas de 4,5 metros de comprimento, três metros de largura e 1,5 metros de altura. “A geração de novos conhecimentos e aprimoramento tecnológico vêm resgatando essa técnica antiga que é a compostagem”, finaliza.

Os pesquisadores da Embrapa Solos contribuem para aumentar projetos para desenvolver novos fertilizantes orgânicos. A empresa está investindo em transferência de tecnologia de projetos, já validados, como o de Caio e Ricardo. De acordo com o pesquisador José Carlos Polidoro, a proposta é criar novos produtos para o mercado, com reaproveitamento de resíduos. “O aumento do preço dos fertilizantes químicos, que são importados, é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de tecnologia nacional, com utilização de matéria-prima abundante no País, que é resíduo orgânico”, explica.  (Fonte: Mapa)

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Projeto reciclagem capacita catadores de lixo

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Hoje (25/9) e amanhã (26/9) acontece a formação de mais uma na turma de 30 catadores na área de coleta seletiva de lixo como parte do Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável – Reciclagem, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS). Nesta etapa, cerca de 150 catadores serão capacitados, divididos em cinco turmas.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Piauí  (Sescoop/PI), Organização das Cooperativas do Estado do Piauí (Ocepi), Correios, Caixa Econômica Federal e Associação de Moradores da Vila São Francisco e Parque Dagmar Mazza. Seu objetivo é gerar a inclusão social de 200 pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis.

O treinamento acontece na Escola Municipal Lizandro Tito de Oliveira, no Parque Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina. Segundo a consultora em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Territorial do Sebrae e instrutora da capacitação, Luciana Lima, a meta do treinamento é ajustar as condutas já praticadas pelos catadores com o intuito de melhorar as suas condições de trabalho e de vida.

“Na primeira turma já trabalhamos as técnicas de compostagem de lixo, a diferença entre lixão e aterro sanitário, tipos de materiais que podem ser reciclados e como funciona a coleta seletiva. Com a nova turma pretendemos também realizar o mesmo trabalho e destacar projetos e iniciativas, de pequeno e grande porte, que deram certo na área de coleta seletiva como forma de incentivá-los a trabalhar em grupo, através do associativismo” destaca a consultora.

A secretária da SEMTCAS, Graça Amorim, conta que já se encontra em fase de conclusão a montagem de dois telecentros nas duas comunidades atendidas pelo projeto. “Os telecentros tem o intuito de promover a inclusão digital dos coletadores. O projeto prevê ainda a promoção da alfabetização dos adultos e o acompanhamento de todos os processos que serão desenvolvidos”, acrescenta. (Fonte: Site 45 Graus)

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I Cumbre finaliza com a Declaração de Guadalajara

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Ramón Imperial Zúñiga e Manuel Mariño, presidente e diretor regional, respectivamente, da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI – Américas), leram (24/09) a declaração de Guadalajara no fechamento da I Cumbre Cooperativa para las Américas. Cerca de 200 mil cooperativas nas Américas assinaram a Declaração de Guadalajara, em que revela a posição e o compromisso para a ação das cooperativas, com respeito às crises mundiais.

"Aprovamos o conteúdo da presente Declaração de Guadalajara e estamos empenhados em aplicar as ações necessárias para o cumprimento por meio de um plano completo e abrangente para desenvolver os acordos assinados aqui", disse o diretor regional, Manuel Mariño, em nome do Comitê Executivo da ACI -Américas.

Os compromissos da presente Declaração de Guadalajara, giram em torno de educação e formação cooperativa, governança e ética, sustentabilidade ambiental, da juventude e eqüidade de gênero e finanças e seguros.
A declaração afirma que "as cooperativas contribuem para a criação de empregos, a mobilização de recursos e geração de investimentos, a mitigação dos efeitos da crise, e a contribuição para as economias locais, regionais, nacionais e internacionais”.

A sugestão de um 8º princípio cooperativista também está na Declaração de Guadalajara. O princípio para tratar das questões ambientais. Confira a declaração completa clicando aqui.

O jantar de encerramento, nesta quinta-feira (24/09) serviu para fazer uma homenagem especial às cooperativas mexicanas. Manuel Mariño entregou uma placa ao membro titular do México Sr. Arturo Sánchez Robles, como forma de agradecimento a parceria para a execução da I Cumbre.

Os cooperativistas, nesta sexta-feira (25/09), visitarão cooperativas de crédito e de produção do México, que foram divididas em 04 rotas: Chapala y Ajijic; Colonial de Guadalajara; Tlaquepaque y Tonalá; e Tequila Jalisco. Além de conhecer as cooperativas ainda será possível conhecer artesanatos e seus artistas, pontos históricos  e conhecer a cidade do surgimento da bebida Tequila, tudo nos arredores de Guadalajara. (Com informações da ACI Américas)

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Seguros Unimed crescem 23% no 1º semestre de 2009

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Mais uma vez os números revelam o bom desempenho da Seguros Unimed. O faturamento bruto consolidado da empresa, que representa os negócios da Unimed Seguradora e da sua controlada, a Unimed Seguros Saúde, registrou crescimento de 23,04% no primeiro semestre de 2009, em relação ao mesmo período de 2008. No total, foram R$ 318,758 milhões, quase R$ 60 milhões a mais do que no ano passado, quando o faturamento foi de R$ 259,076 milhões.

Com um resultado inferior ao mesmo período de 2008 (R$ 24,785 milhões), o lucro líquido consolidado chegou a R$ 16,700 milhões. Para o presidente da seguradora, Dalmo Claro de Oliveira, “um dos fatores que influenciaram no resultado inferior foi o aumento da sinistralidade, como ocorreu em grande parte do mercado segurador nesse início de ano. Entretanto, a companhia vem obtendo bons resultados consecutivos, nos últimos cinco anos, e pode reverter essa situação”.

Na Unimed Seguros Saúde, o faturamento saltou para R$ 207,970 milhões, número 27,73% superior ao primeiro semestre de 2008, R$ 162,819 milhões. Já na Unimed Seguradora, o valor conquistado é R$ 110,788 milhões, 15,10% maior que o número apresentado no mesmo período no ano anterior.

Nesse semestre, o valor patrimonial da ação da Unimed Seguradora cresceu 10,56%, comparando-se a dezembro de 2008, com o valor de R$ 109,79.

Seguros Unimed - Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender às demandas do Sistema Unimed, formado pelas 377 cooperativas, 107 mil médicos cooperados e 15 milhões de clientes em todo o Brasil. Atualmente, a empresa conta com 5,6 milhões de segurados, oferece 25 produtos nos segmentos de Vida, Previdência e Saúde e está entre as maiores do setor, ocupando a 30ª posição no ranking, sendo a 6ª em saúde, 14ª em Vida e a 16ª em Previdência Privada.

Com matriz em São Paulo e 26 escritórios regionais distribuídos pelo Brasil, a Seguros Unimed busca continuamente o aprimoramento de processos, o conhecimento das necessidades de seus clientes e o desenvolvimento de produtos conectados com o mercado. (Fonte: Portal Fator Brasil)
 
 

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Cooperativas querem fortalecer o setor no Mercosul

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Colher subsídios para compor o conteúdo programático do Espaço Mercosul de Formação em Economia Social  Solidária (EMFESS) é o objetivo de uma comitiva que fará visitas às cooperativas paranaenses, Nova Produtiva, em Astorga e Cocamar, em Maringá, na próxima quinta e sexta-feira (24 e 25/9). O objetivo do EMFESS é formar pessoas e grupos que queiram impulsionar processos de desenvolvimento solidários e promover a integração da economia social e solidária no Mercosul. O Espaço formativo será integrado por cooperativas dos países do Mercosul que tenham experiências de sucesso e sejam  referência para o desenvolvimento de comunidades e promovam a integração da economia social e solidária.

Participarão da comitiva Juan Pablo Marti e Claudia de Lisio da RECM, Pedro Viana, do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop/SDC), do Ministério da Agricultura, Patricia Medeiros da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Humberto Bridi, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). “Vamos colher subsídios sobre o sistema de gestão e produção das cooperativas, além de obter informações sobre seus projetos de promoção social e desenvolvimento da comunidade local”, diz Patricia Medeiros que atua na área de Mercados da OCB.

O projeto EMFESS é uma iniciativa da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), em conjunto com o Centro de Estudos e Formação para a Integração Regional (CEFIR) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). A formação será realizada em duas fazes: virtual, na qual os alunos poderão estudar os conceitos apresentados e discutir temas sobre governança, integração regional, economia social e solidária. E um segundo momento que será presencial, no qual serão realizadas visitas a cooperativas do Mercosul.

 

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Isae/FGV presta homenagem ao Sescoop Paraná

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O Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (O ISAE/FVG) prestou uma homenagem ao Sescoop/PR nesta terça-feira (22/9), em Curitiba (PR). O superintendente do Instituto, Norman Arruda Filho, entregou um diploma parabenizando pela passagem dos 10 anos de criação do Sistema S do cooperativismo no Paraná, comemorado na segunda-feira, (21/09). "Essa homenagem é um reconhecimento nosso à importância, à seriedade e à competência que marcam o trabalho desenvolvido pelo Sescoop nesses dez anos no Estado, que realmente está fazendo diferença na vida das cooperativas, na sua profissionalização e no seu processo de desenvolvimento. Isso nos dá uma honra muito grande em sermos parceiros desse projeto", afirmou. "Digo isso não como um fornecedor de programas de capacitação.

Nossa visão é de parceria, parceria estratégica, que significa desenharmos juntos os projetos, acompanhar o seu desenvolvimento e ter a coragem de avaliar não apenas os resultados, mas os impactos gerados em termos de benefícios às cooperativas, aos associados, e até mesmo às comunidades onde as cooperativas estão instaladas, inseridas", acrescentou o superintendente do ISAE/FGV que estava acompanhado pelo diretor do ISAE/FGV, Roberto Pazinato, pelo gestor da área de Relações Corporativas, Pedro Gonçalves e pela analista, Danielle Hernandes e foram recebidos pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Parceria - Segundo Ricken, esta homenagem prestada pelo ISAE/FGV tem um significado muito importante para a instituição. "A instituição é uma das nossas principais parceiras, especialmente neste ano de 2009 com especializações, MBA´s e eventos oferecidos às cooperativas e aos profissionais do Sescoop Paraná no plano de capacitação interna. Só temos que agradecer ao ISAE/FGV pela menção nestes 10 anos de história do Sescoop aqui no Paraná". De acordo com Norman, o ISAE/FGV mantém parceria com o Sescoop/PR desde que o Serviço foi criado no Paraná, 1999. "Nós somos parceiros no desenvolvimento de uma série de programas de capacitação e de qualificação e posso dizer que nós temos uma coleção enorme de resultados muito interessantes e inovadores.

São trabalhos desenvolvidos no âmbito de cooperativas que estão no interior e que desenvolvem projetos fantásticos. Os participantes apresentam ao final do curso soluções extremamente avançadas, inovadoras e com impacto muito grande em termos de benefícios para as cooperativas e para seus associados como um todo", avalia.

Modelo para o Brasil - "O Sescoop Paraná é um modelo para o Brasil", ressalta Norman. Ele citou como exemplo o projeto DNA Copacol. "Foi de uma inteligência tão grande esse projeto que, ao fazer um estudo de caso, nós tivermos a oportunidade de apresentá-lo na ONU como modelo de capacitação para estruturas cooperativistas do agronegócio, reconhecido por eles como um trabalho totalmente inovador que pode servir de exemplo para outros países", completou. Na sua opinião, este trabalho realizado pela Ocepar ao longo dos anos e agora, nesta última década com o surgimento do Sescoop, "se traduz não apenas na evolução das cooperativas, mas no seu modelo de gestão, e principalmente o benefício que isso gera aos associados, ao produtor rural, fazendo com que isso realmente traga um benefício individual, coletivo, corporativo no âmbito das cooperativas, ao Estado como um todo". Para Norman, "os exemplos são inúmeros. Os bons resultados são fantásticos. Hoje, o Sescoop possui uma estrutura que por trás você tem um grande processo de formação, de qualificação, de transformação de uma realidade. Eu acho que esse é o grande benefício que o Sescoop traz na sua trajetória nesses dez anos", disse.

Desafios - O superintendente do ISA/FGV fez questão de ressaltar os desafios que deverão vir pela frente. "Indiscutivelmente o Sescoop cumpriu o seu papel, superando as expectativas com relação a isso. Nós vamos ter que repensar a nossa posição como consumidor, como produtor, como usuário de recursos naturais e de modelos energéticos (alguns já superados), fazendo com que a gente cuide um pouquinho melhor do planeta e dos donos temporários dele, que somos nós, não apenas na nossa realidade, já que estamos muito acima da média mundial mas eu acredito que cada vez mais nós vamos experimentar projetos compartilhados com outros países, os chamados projetos focados em metas globais".

Alimentos - Para ele, nesse caso, ganha quem já tem algum tipo de experiência. "Acho que nós vamos sair na frente com relação a isso. Por outro lado, vejo que temos um grande desafio no desenvolvimento de novas tecnologias (de sementes, de plantio, irrigação, manejo), enfim, de todas as etapas de produção. Há uma previsão de que até 2050 nós vamos gerar mais de 2 bilhões e meio de habitantes, hoje somos 6 bilhões e setecentos m"

Sescoop/GO prepara 1º Encontro dos Professores do Cooperjovem

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/GO) prepara o 1º Encontro dos Professores do Programa Cooperjovem de Goiás. O evento será realizado no dia 31 de outubro, na sede da Associação Atlética da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), em Rio Verde (GO).

O encontro tem o objetivo de integrar os professores para a troca de experiências. O Sescoop/GO buscará também realizar um levantamento das necessidades que os professores percebem em sala de aula para o melhor desenvolvimento do programa.

As inscrições são limitadas. Serão 20 participantes por cooperativa integrada ao Cooperjovem em Goiás e as indicações deverão ser feitas de comum acordo entre cooperativas e suas escolas apadrinhadas.

Na programação, constam as palestras “Educação para a Democracia e Liderança Social”, “Educação – o Amor como Caminho” e a oficina “Competências Pessoais e Atitudes Geradoras de Resultados”. Para mais informações, ligue (62) 3240 8911. (Fonte: Sescoop/GO)

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