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Com o objetivo de verificar ações e resultados do projeto OCB/DGRV, de capacitação para as cooperativas de crédito, representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Alemã das Cooperativas (DRGV) estiveram reunidos nessa terça-feira (4/8), na sede da OCB, em Brasília (DF). Estavam presentes o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, Matthias Arzbach, da DGRV, o secretário executivo, o gerente e o técnico de Mercados da OCB, respectivamente, Renato Nobile, Evandro Ninaut e Sílvio Giusti.
Além das ações voltadas ao Projeto OCB/DGRV que tem atuação no Norte e Nordeste do país, foi discutida a intenção de potencializar o mercado de microcrédito no Brasil, com foco nessas regiões, onde há três anos acontece o projeto OCB/DGRV. A ação, a princípio, terá início na Bahia e contará com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que faz parte do Sistema OCB. O conhecimento será repassado por um profissional destacado pela Confederação Alemã das Cooperativas.
Um processo de cooperação técnica entre Brasil, Alemanha e Moçambique, país africano, também fez parte da pauta. A idéia é levar a experiência do cooperativismo de crédito brasileiro para Moçambique, com o apoio da DGRV e OCB. O processo incluiria visitas técnicas, trocas de tecnologias, de conhecimento, ações de capacitação, entre outras atividades.
Projeto OCB/DGRV – O projeto tem como objetivos capacitar e fortalecer as boas práticas de gestão e governança, visando ao desenvolvimento e à expansão do cooperativismo de crédito regional. As ações são voltadas para dirigentes, gerentes e colaboradores das cooperativas de crédito e contam com o apoio das organizações estaduais da Bahia, Paraíba, Ceará, Pará, Amazonas, Rondôna e Tocantins. Este ano já foram abordados temas sobre microfinanças e governança e os próximos serão educação financeira e cooperativista e planejamento estratégico. Em 2008 o projeto atingiu a marca de 1200 pessoas capacitadas.
Vinte e dois profissionais que atuam com auditoria interna e controlada em cooperativas paranaenses estão participando na sede do SIndicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) , em Curitiba, de um curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR). O evento, iniciado nesta quarta-feira (5/8), tem o objetivo de mostrar como realizar auditorias e monitorar riscos empresariais, além de apresentar elementos que promovam o entendimento sobre a realidade dos negócios, incluindo questões éticas e práticas profissionais. A capacitação se estende até esta quinta-feira (6/8).
Nesta quarta, estão sendo discutidos os temas auditoria interna dos recursos humanos e folha de pagamento; fraudes nas entradas e saídas de cereais e frota própria versus fretes de terceiros (vantagens, desvantagens e controles). No segundo dia, o curso vai tratar de auditoria gestional; inteligência, conhecimento e experiências; cenários; modelos; inovação, capacidade de se antecipar e visualizar futuros; padrões e ações.
Instrutores - Marise Krieck da Silveira é uma das instrutoras da capacitação. Ela é contadora e administradora de empresas, pós-graduada em Gestão de Pessoas. Atua como auditora desde 1989. Os participantes também serão orientados por José Reinaldo Theiss, que é contador e administrador de empresas, pós-graduado em Contabilidade e mestre em Administração moderna de negócios. (Fonte: Sescoop/PR)
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Com o objetivo de capacitar técnicos, dirigentes e conselheiros de cooperativas, o Sistema OCB-Sescoop/CE dá início nesta sexta-feira (7/8) ao curso de Gestão Empresarial Cooperativista (Formacoop) para representantes do Ramo Transporte.
O facilitador será o professor do curso de Especialização em Gestão de Cooperativas da Organização das Cooperativas do Estado do Ceárá (OCB/CE), Luiz Gonzaga Rebouças, que falará sobre Estratégias de Negociação. As aulas vão até o sábado (8/8).
O Formacoop será realizado também para cooperativistas do Ramo Saúde, nos dias 28 e 29 de agosto, com o módulo Comportamento Organizacional, ministrado pelo professor Federico Zappi.
Segundo informações do setor de capacitação da OCB/CE, a metodologia será baseada em atividades que liguem teoria e prática. Ao todo, serão seis módulos para cada ramo, iniciando as atividades neste mês, com término previsto para dezembro deste ano. (Fonte:OCB-CE)
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A Cooperaliança, cooperativa de energia elétrica com sede em Içara, recebeu a recomendação ISO 9001:2000, por meio da consultoria do Senai/SC, unidade de Criciúma. É a primeira cooperativa nesse ramo a receber essa certificação, que atende exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para distribuidoras de energia em todo o Brasil.
Segundo o consultor do Senai/SC, Márcio Tavares, a Resolução 024/2000, da Aneel, exige que as concessionárias e/ou permissionárias prestadoras de serviço de distribuição de energia elétrica no Brasil atendam aos requisitos da ISO 9001. Ele destaca que, com a certificação, a empresa conseguiu estruturar seu sistema de gestão e montar indicadores de desempenho. Consultorias semelhantes serão aplicadas pelo Senai/SC em unidades de apoio da Cooperaliança.
A cooperativa atende hoje mais de 30 mil associados e consumidores nos municípios de Içara, Jaguaruna, Araranguá e Sangão. Para a coordenadora da gestão da qualidade ISO/9000 e gerente financeira, Valdirene Teixeira Cardoso, "a certificação vem ao encontro do objetivo maior da Cooperaliança, que é a busca da satisfação total de nosso associado e consumidor. Este sistema contribui de maneira significativa no controle e gerenciamento dos processos funcionais da empresa. Através deste diagnóstico sabemos o que deveremos fazer para alcançar o resultado esperado".
Definição de processos, controle de resultados, identificação de processos e definição de custos, integração, comunicação mais ativa e presente, envolvimento de todos os colaboradores na implantação do sistema são alguns dos resultados positivos conquistados pela Cooperaliança com a consultoria.
Veículo: A Tribuna - Criciúma
Publicado em: 5/8/2009
A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu divulga a programação do 1º Encontro da Pecuária Leiteira nos Trópicos. Representantes do cenário da pecuária leiteira já confirmaram presença no evento, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, no Center Convention, em Uberlândia (MG).
Adaptabilidade das raças leiteiras aos trópicos; sistema de produção de leite em países tropicais; trabalho de assistência técnica direcionados a fazendas produtoras de leite e visão macroeconômica do agronegócio leite serão os temas discutidos no Encontro.
“Procuramos abordar assuntos que estão dentro e fora ‘da porteira’ para dar uma visão geral da agropecuária leiteira em terras tropicais”, comenta o coordenador do evento, Marcelo Nogueira Reis, gerente da Área de Desenvolvimento e Assistência Técnica da Calu (DAT).
Inscrições e informações pelo telefone 0800 -940 8899. Clique aqui para acessar a programação
"A missão brasileira na Ásia, comandada pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), participou nesta segunda-feira (3/8), em Hong Kong, de seis reuniões com empresas importadoras chinesas nos setores de carnes, grãos, café, leite, açúcar, sucos, entre outros. O objetivo da viagem é abrir mercado para os produtos brasileiros na Ásia.
"De acordo com os representantes das cooperativas paranaenses, os resultados estão sendo interessantes pois contribuem para aumentar o entendimento sobre o mercado local e também conhecer os importadores que já trabalham com as cooperativas e os futuros parceiros", afirma o analista da Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar-Sescoop/PR, Robson Mafioletti, que acompanha a delegação brasileira na Ásia.
"O sistema de reuniões organizado pela embaixada brasileira em Hong Kong colocou importadores locais diretamente com as cooperativas para discussão de interesse de produtos e especificações das negociações, como prazo, logística, formas de pagamento, entre outras informações relevantes para os negócios", conta Mafioletti.
Nesta terça-feira (4/8), a missão vai visitar o Supermecado Great Food Hall. Também haverá uma reunião com representantes do Conselho de Desenvolvimento do Comércio de Hong Kong. Na quarta-feira (5/8) serão realizadas mais duas reuniões com setor de carnes e de comércio em geral, encerrando a programação dos brasileiros na Ásia.
Missão - A missão brasileira é formada por 18 pessoas, entre as quais representantes do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e das cooperativas agropecuárias Lar, C. Vale e Carol. Liderado pelo Mapa, o grupo também participou de visitas e rodadas de negócio na China Continental na semana passada. (Fonte: Ocepar)
Renovado pela reestruturação operacional e administrativa concluída no primeiro semestre e pelo reforço da equipe com a contratação de dois novos executivos, o Banco Cooperativo Sicredi resolveu partir para a briga por mais espaço no mercado financeiro com um portfólio ampliado de produtos e serviços. A intenção é triplicar o volume de ativos, que em junho totalizavam R$ 14,5 bilhões, e operações financeiras em três anos e multiplicar também por três, para 4,5 milhões, o número de associados - equivalentes à figura dos clientes nos demais bancos - num prazo de cinco anos, revela o presidente-executivo da instituição, Ademar Schardong.
O primeiro passo foi a criação de uma holding para consolidar os números de 133 cooperativas de crédito em dez Estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, do banco e das empresas vinculadas (administradora de cartões, de consórcios e corretora de seguros), da confederação e da fundação Sicredi. Na holding, um conselho de administração com cinco representantes das cooperativas, cinco das centrais regionais e dois externos (ainda não escolhidos) toma as decisões estratégicas do sistema, que antes operava com um conselho no banco e outro na confederação, instância administrativa acima das centrais e das cooperativas individuais.
Segundo Schardong, o Sicredi está negociando com o Banco Central para publicar o primeiro balanço consolidado do sistema já no ano que vem. Até agora, o banco, a confederação, as cinco centrais regionais e as 133 cooperativas apresentam seus próprios números, o que compromete em muito a transparência das informações. Com o novo modelo, o banco pretende ainda obter enquadramento em agências de classificação de risco para fazer operações de captação mais sofisticadas e ampliar sua capacidade de financiamento, assim como os limites de empréstimos das cooperativas individuais.
Recém contratado, o novo diretor de produtos e negócios, Edson Nassar, ex-Citibank, explica que além de aumentar o número de associados (para abrir uma conta em uma cooperativa de crédito é preciso se associar a ela), a ideia é fazer com que eles concentrem o máximo de suas operações financeiras com o banco. Constituída em 1995 como um instrumento das cooperativas para acessar o mercado financeiro e os programas oficiais de financiamento, a instituição já opera com praticamente todos os produtos disponíveis no mercado, incluindo depósitos à vista e a prazo, poupança, fundos de varejo e atacado com ativos de R$ 6 bilhões, seguros e consórcios, mas a meta de expansão exige uma oferta ainda maior, reconhece o executivo.
De acordo com ele, para o fim de agosto já está prevista a oferta de um consórcio imobiliário. Depois, no "médio prazo", serão abertas linhas de crédito imobiliário e leasing e em outubro será concluído o piloto para o lançamento do cartão múltiplo com bandeira própria, que já soma 110 mil plásticos em teste aceitos em 11 mil pontos de venda (POS). O produto tem potencial para atingir, nas bases atuais, 1 milhão de associados, acredita Nassar. O banco já emitiu 1,1 milhão de cartões com a bandeira Visa, que permanecerá como parceira da instituição.
Com o foco voltado para pessoas físicas e micro e pequenas empresas rurais e urbanas, o banco pretende ampliar a relação com o segmento corporativo a partir de operações conveniadas como o gerenciamento de fluxo de caixa em troca de financiamentos para fornecedores ou produtores integrados, no caso das agroindústrias. "Não temos uma área de corporate e não vamos, por exemplo, fazer operações de câmbio para grandes empresas", explica o diretor. "Vamos atender a esse segmento apenas sob demanda".
O banco tem hoje um caixa livre de R$ 6,2 bilhões entre títulos do governo federal e aplicações interfinanceiras de liquidez, mas a ampliação do volume de operações nos próximos anos será acompanhada pelo uso de novas fontes de captação, diz o diretor de administração e finanças, Fernando Marchet, executivo da casa desde 1996. "Estamos analisando os instrumentos mais convenientes e as melhores janelas para utilizá-los", explica. Uma abertura de capital com venda de ações está descartada devido ao caráter cooperativo da instituição. "Isso é inegociável", afirma Schardong.
Conforme Marchet, os ativos totais do banco fecharam junho 11% acima do estoque registrado no mesmo mês de 2008 e devem encerrar o ano em R$ 17,4 bilhões. As operações de crédito cresceram 22% nos últimos 12 meses até junho, para R$ 7,2 bilhões, a maior parte direcionada para o setor do agronegócio, e a estimativa para dezembro é chegar a R$ 9,2 bilhões. No mesmo período, os depósitos totais avançaram 9,5%, para R$ 9,9 bilhões, com previsão de R$ 12,8 bilhões até o fim do ano. Só a caderneta de poupança cresceu 54,4%, para R$ 941,2 milh"
Planejar a realização de três fóruns regionais de educação cooperativa. Este é o objetivo das reuniões que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está promovendo no Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (31/8) é a coordenação da área, em Fortaleza (CE), que se reúne com representante do Sescoop visando tratar do evento para as regiões Norte e Nordeste. A previsão é que os fóruns aconteçam entre agosto e setembro.
Segundo o técnico da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão do Sescoop (GEADG), Jesse Ferreira, nos fóruns regionais serão estudadas as demandas de cooperativas e cooperados na área de formação. Este levantamento subsidiará o planejamento nacional do Sescoop.
O próximo encontro será na terça-feira (4/8), em Porto Alegre, para planejar o fórum que vai abarcar os estados do Sul. A reunião no Rio de Janeiro, cujo fórum vai abranger as regiões Centro-Oeste e Sudeste, foi realizada no dia 27 de julho.
A Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora - Aurora Alimentos -, está investindo R$ 90 milhões na ampliação da capacidade de abate da unidade de São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul. O aporte permitirá elevar a produção dos atuais 1,2 mil suínos por dia para 2,5 animais por dia a partir de 2010 e expandir a participação da empresa no segmento de hambúrgueres.
Os recursos serão destinados, ainda, a uma nova área de industrializados para produção de linguiças cozidas e defumados. O projeto empregará recursos próprios da cooperativa e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O aumento na produção de suínos faz parte da segunda fase de um projeto em andamento desde 2007. Na primeira etapa, executada entre setembro de 2007 e novembro de 2008, foram investidos R$ 26,4 milhões na construção da fábrica de hambúrguer da Aurora e das áreas de apoio da unidade.
A incorporação da nova área irá incrementar significativamente a produção de hambúrgueres da Aurora como um todo. A unidade sul-matogrosensse, que atualmente tem capacidade para produzir 32 toneladas por dia de hambúrguer, mas está operando em apenas um turno, produzindo 14,5 toneladas por dia, resultando em um volume mensal de 305 toneladas, poderá dar um salto de produção para 1 mil toneladas por mês, segundo projeção da empresa. A produção será inteiramente destinada ao abastecimento do mercado interno."Trata-se de uma moderna linha industrial que permitiu lançar no primeiro trimestre dez novos itens", disse Mário Lanznaster, presidente da Aurora. "Com isso, vamos conquistar uma presença mais expressiva no mercado brasileiro de hambúrgueres", afirmou. A Aurora atua no mercado de hambúrgueres desde 1998, mas apenas com o produto feito de carne bovina que era vendido em caixa e a granel.
A Cooperativa Aurora é um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, com 16 cooperativas filiadas, mais de 77 mil associados e mais de 11 mil funcionários. A empresa exporta hoje cerca de 3 mil toneladas de carne suína, dos quais 1,8 mil toneladas para a Rússia. Apesar de ainda ser bastante significativo o volume vendido aos russos vem caindo anualmente. Até 2005, a Aurora chegava a exportar para a Rússia mais de 4 mil toneladas por ano.
No último dia 20, Lanznaster esteve em Moscou participando de uma missão brasileira que negocia a ampliação das cotas de exportação da carne suína para o país e a redução de tarifas. Apesar de não ter saído otimista do encontro com os russos, essa semana foi feito o anúncio de que mais dois frigoríficos de Santa Catarina estão habilitados a exportar carne suína in natura para a Rússia. O comunicado foi feito à Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa), esta semana, pelo Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária daquele país.
Este ano o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou ao russos uma lista de nove frigoríficos auditados, dos quais cinco já foram habilitados."Espera-se, para as próximas semanas, que o processo desta modalidade de habilitação continue e que, cada vez mais, se intensifique", afirmou na ocasião, Inácio Kroetz, secretário de Defesa Agropecuária.
A Rússia é o principal destino das exportações da carne suína no Brasil. No primeiro semestre o País embarcou 135,5 mil toneladas aos russos, gerando uma receita de US$ 283,8 milhões. No entanto, a Rússia busca a autossuficiência e no período de janeiro a junho de 2009 aumentou em 15% sua produção interna de suínos. Além das razões comerciais, a gripe H1N1, popularmente chamada de gripe suína, aumentou as restrições às importações de carne suína de outros países.
No Brasil, a gripe também está agitando o mercado de suínos, colocando produtores e exportadores em lados opostos. A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) solicitou ao Mapa que proibisse a entrada de porcos na Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), principal feira agrícola que acontece no Sul do País.Os criadores, a princípio, são contra a decisão. (Fonte: DCI)
A intercooperação levou representantes das cooperativas paranaenses Coasul e Lar a se encontrarem nesta terça-feira (28/7). Trinta e cinco pessoas, entre membros da diretoria, conselheiros fiscais e colaboradores da Coasul, foram recebidos no Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) da Lar, em Medianeira (PR). Em um dia de trocas de experiências, os visitantes buscaram conhecer melhor alguns trabalhos desenvolvidos pela outra cooperativa, que é uma das referências no trabalho de Organização do Quadro Social (OQS).
Segundo o gerente Técnico da Coasul, Paulo Roberto Fachin, "este foi o principal objeto das conversas na visita". Para o diretor presidente da Coasul, Paulino Capelin Fachin, a visita é de suma importância para o projeto de industrialização da cooperativa. "A Lar passou por dificuldades, mas conseguiu superá-las. A Coasul quer levar para casa idéias e exemplos para utilizarmos na cooperativa, especialmente no fomento avícola. Esta integração é importante para o crescimento de ambas as cooperativas", destacou o presidente.
Programação - Durante a manhã, o vice presidente da Lar, Lauro Soethe, apresentou a história da cooperativa, destacando alguns dados atuais como os mais de 8 mil cooperados e 4.500 colaboradores. Na parte da tarde, as apresentações foram da área Agronômica, do projeto da Lar "Economize na Crise" e ainda o sistema de OQS da cooperativa. Os participantes sanaram diversas dúvidas e puderam aprofundar o conhecimento e trocar idéias com relação à organização social das duas cooperativas. (Fonte: Ocepar)
As cooperativas podem optar pela formação de consórcios para acessar novos mercados. É uma ferramenta jurídica que aproxima as cooperativas da produção, indústria e distribuição, permite que cada uma mantenha identidade, mas atuando conjuntamente no mercado.
Para o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Daniel Amin Ferraz, o ministério estabelece as regras para cooperativas formarem um consórcio. “Apoiamos para que possam acessar mercado, gerar escala e padronizar o produto, e assim concorrer no mundo globalizado”, explica.
O Brasil tem mais de sete mil cooperativas e 7,8 milhões de associados. Em 2008, o faturamento do setor alcançou cerca de R$ 83 bilhões, o que corresponde um crescimento de 15% em relação a 2007. As regiões Sul e Sudeste se mantiveram na liderança do faturamento bruto. Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina concentraram a maior fatia desse resultado.
Casos de Sucesso - No Paraná, 21 cooperativas criaram o Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário (Coonagro), em 2008, reunindo produções de soja, milho, trigo, cevada e lácteos. A união priorizou a geração de escala na comercialização, aquisição de fertilizantes em conjunto, logística e distribuição. As cooperativas congregadas faturaram R$ 8 bilhões, em um ano de consórcio.
Outro exemplo é do Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB), que agrupou cooperativas de Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Goiás. São mais de 79 mil agricultores que representam 20% da produção nacional de soja, 20% de milho, 15% de café e 70% de algodão. Em 2008, a CCAB investiu R$ 2 bilhões em logística e já possui defensivos agrícolas com marca própria, importa e distribui genéricos, tornando-se um balizador de preços.
Serviço - As cooperativas interessadas em receber mais informações sobre consórcios podem entrar em contato com o Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) no Ministério da Agricultura, pelo telefone (61) 3218-2787. (Fonte: Mapa)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da segunda etapa do processo seletivo nº 07/2009 para preencher a vaga de analista de Administração de Pessoal. Os candidatos selecionados nesta fase estão convocados para participar de entrevista técnica com a Assessoria de Gestão de Pessoas.
A terceira etapa está marcada para ocorrer na sexta-feira (31/7), na sede do Sescoop, em Brasília (DF).
Clique aqu para acessar a publicação com o resultado da 2ª etapa e convocação da 3ª fase.
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O Sistema OCB-Sescoop/RJ, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), lança os MBAs Planejamento Financeiro em Cooperativas de Crédito e Gestão Empresarial de Cooperativas de Saúde Suplementar. Cada cooperativa registrada no Sistema tem direito a uma vaga. As aulas acontecem no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ).
As aulas do MBA Planejamento Financeiro em Cooperativas de Crédito iniciaram na sexta-feira (24/7). A pós-graduação lato sensu em nível de especialização tem por objetivo capacitar dirigentes, gerentes e cooperados no planejamento e gestão da cooperativa de crédito, proporcionando um diferencial competitivo no mercado.
Já o MBA Gestão Empresarial de Cooperativas de Saúde Suplementar permanece com inscrições abertas. As aulas iniciam em agosto. Tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas, contribuindo para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro.
A cooperativa interessada fica responsável com a contrapartida de R$ 1.440,00 em cota única ou em até seis parcelas iguais. As aulas serão a cada 15 dias, às sextas-feiras, das 8h às 20h, com duração de 21 meses. Mais informações pelo telefone (21) 2232-0133 e pelo e-mail
O Sistema Ocemg-Sescoop/MG é parceiro do curso MBA em Gestão de Cooperativas 2009/2010, que terá início em agosto e é promovido pela Faculdade Pedro Leopoldo. As inscrições encerram nesta sexta-feira (31/7). Com base nos valores e princípios cooperativistas, o MBA prepara profissionais para o mercado, com foco na profissionalização da gestão a fim de projetar as cooperativas no cenário nacional.
No conteúdo programático estão “Aspectos Legais nas Sociedades Cooperativistas”, “Autogestão e Empreendedorismo”, “Organização do Quadro Social”, “Responsabilidade Social” e “Marketing nas Cooperativas”, entre outros.
Clique aqui para obter mais informações sobre o curso e inscrições ou ligue para (31) 3662-4000 e 0800-702-1818. A faculdade também disponibiliza o e-mail
Nesta sexta-feira (31/7) encerram os cursos de capacitação para jovens de 17 a 25 anos, filhos de produtores de café e leite do sistema cooperativista mineiro. O Sistema Ocemg-Sescoop/MG estimula a permanência da nova geração de produtores do agronegócio no campo. Esse é o objetivo dos cursos que estão na terceira edição e que acontecem sempre no período das férias escolares.
Neste ano, os cursos iniciaram dia 13 de julho. No dia 16, o Superintendente do Sistema, William Bicalho, esteve em Juiz de Fora, na sede da Embrapa Gado de Leite, parceira no desenvolvimento das atividades do leite, para ratificar a importância da continuidade das ações.
Bicalho conversou também com os jovens. “Vocês são o futuro do agronegócio em Minas e nos enchem de orgulho por estarem em uma atividade profissionalizante com tanta dedicação em pleno período de férias”, disse. O superintendente ainda adiantou que a Embrapa Gado de Leite confirmou interesse em desenvolver novos produtos / atividades em parceria com o Sistema Ocemg-Sescoop/MG.
O curso de formação para jovens produtores de café acontece no Centro de Excelência do Café (CEC), em Machado, e o de jovens produtores de leite, no Núcleo de Treinamento em Bovinocultura Leiteira Tropical (Nutre), em Coronel Pacheco. Desde o início da capacitação, eles tem discutido sobre perspectivas para o agronegócio brasileiro, gestão de propriedades, comunicação, entre outros. Ao todo, 54 jovens participam dos cursos. (Fonte: Sistema Ocemg-Sescoop/MG)
Apresentar a certificação orgânica exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aos jovens empreendedores da cooperativa Agrofrut, com sede em Urucará (AM). Este é o objetivo do 3º Encontro de Cooperativismo, que acontecerá em Urucará, nesta sexta-feira (31/7) e sábado (1/8). A certificação é exigida para comercializar e exportar produtos agrícolas. O evento será promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Sescoop/AM).
Estarão presentes, além dos alunos participantes do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas, autoridades locais, convidados da cooperativa e colaboradores das comunidades rurais do município - Marajazinho, Cafezal, Castanhal e localidades vizinhas. Os dois primeiros encontros foram realizados em Manacapuru e Itacoatiara.
“Estamos encerrando duas turmas de jovens com idade entre 16 a 24 anos em Itacoatiara e em Urucará. O objetivo do programa é formar jovens líderes que possam ser protagonistas nos municípios e fazer a diferença”, afirmou o presidente da Sescoop/AM, Petrúcio Magalhães Júnior.
Além da turma da Agrofrut, jovens vinculados à cooperativa Ascope, com sede na Vila do Engenho, em Itacoatiara, estão sendo formados pelo Sescoop/AM. O total de alunos participantes do programa é de 43, sendo 22 na Agrofrut e 21 na Ascope. Tem como coordenador estadual o gerente de capacitação do Sescoop/AM, Ailton Ribeiro e os coordenadores locais Antônio Carlos Fonseca, presidente da Agrofrut, e José Ronildo Pessoa, presidente da Ascope. (Com informações do Sescoop/AM)
"A Cooperativa Central de Crédito de Goiás (Sicoob Goiás Central) completou, nesta segunda-feira (27/7) seu vigésimo aniversário. As comemorações iniciaram no dia 23, com a palestra “Perspectivas do Cenário Econômico”, proferida por Henrique Meirelles, presidente do Banco Central (BC).
Meirelles falou para cerca de 150 pessoas na sede do Sicoob Goiás Central, em Goiânia (GO), contextualizando o papel das cooperativas de crédito no mercado financeiro do País. Participaram do evento, além de funcionários da central, presidentes e dirigentes de cooperativas filiadas. O presidente do Sistema OCB-Sescoop/GO, Antonio Chavaglia, participou do evento.
História - O Sicoob Goiás Central foi constituído em 1989 com o objetivo de oferecer uma gestão organizada e integrada às cooperativas de crédito de Goiás e Tocantins filiadas ao Sistema Sicoob. Começou como Cocecrer/GO, passou a se chamar CrediGoiás em 1995 e desde 2005 integra a rede nacional sob a sigla Sicoob. Atualmente conta com 34 cooperativas filiadas, totalizando 80 unidades de atendimento e cerca de 27 mil associados nos estados de Goiás e Tocantins. (Fonte: OCB/GO)
Por solicitação das secretarias do Meio Ambiente e da Indústria, Comércio e Turismo e da Promoção Social da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR), um grupo de 12 pessoas formado por dirigentes das secretarias, diretores de departamentos e cooperados de cooperativa de agentes ambientais esteve na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba (PR), na sexta-feira (24/7). Eles apresentaram dois projetos em desenvolvimento junto a comunidades carentes do município vizinho.
Os interessados foram recebidos pelos assessores cooperativistas da Ocepar, Sigrid Litzinger Ritzmann e Izaías Gonçalves Lopes, responsáveis pela orientação na constituição e acompanhamento de novas cooperativas, respectivamente.
Cooperativa de costura industrial - Dentro do Programa de Economia Solidária, implantado no Departamento do Trabalho da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo na Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, um grupo de cerca de 40 pessoas está considerando a hipótese de, após treinamento e desenvolvimento das habilidades individuais para o bom desenvolvimento da atividade, optar por constituir uma cooperativa de costureiros. Está sendo estudada a possibilidade da colaboração na aquisição de maquinário e disponibilização de local por parte da municipalidade e de empresários interessados na obtenção de produtos de confecção.
Cooperativa de agentes ambientais - Com os documentos já registrados na Junta Comercial do Paraná, uma cooperativa de agentes ambientais que se dedicará à coleta, seleção e prensa de material reciclável está interessada em aprender sobre o funcionamento de cooperativas para apresentar um projeto de prestação de serviços nestas atividades à Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais. Com as informações recebidas pelos profissionais da Ocepar, tanto os dirigentes das secretarias municipais, quanto as pessoas interessadas, poderão decidir se a constituição e desenvolvimento destas cooperativas é a melhor via para obtenção de benefícios econômicos e sociais para os cooperados. (Fonte: Ocepar)
Com crescimento previsto de 12% para este ano, a Coop Cooperativa de Consumo acompanhará a subida do varejo, que deve registrar uma alta de 10% nas vendas em 2009. Projeção indica que a cooperativa atingirá faturamento de R$ 1.379 bilhão em 2009, contra R$ 1.205 bi registrados em 2008. A margem de lucro em setores do varejo atinge até de 2%. Desde 2006, a Coop, que está presente em 11 municípios paulistas, registra crescimento de vendas em suas 28 lojas.
Com o incremento do marketing de relacionamento, a Coop também se vale de parcerias com fornecedores para melhorar a ofertas para grupos específicos de cooperados.
De acordo com Celso Furtado, gerente executivo do marketing da Coop, a ação de relacionamento tem envolvimento de todos os departamentos da cooperativa, desde da área financeira ao pessoal de loja, que tem de se esforçar para proporcionar ao cliente estimulado pela campanha a melhor compra com bom atendimento. (Fonte: Diário do Grande ABC)
"Encerram nesta terça-feira (28/7), as inscrições para o 2º Encontro de Comunicação das Cooperativas Capixabas, que acontece na sexta-feira (31/7) em Vitória (ES). Levar às cooperativas o entendimento do trabalho das informações, com seus públicos de interesse e de marketing, como um elemento fundamental e estratégico para que suas ações se tornem públicas é o objetivo do evento promovido pelo Sistema OCB-Sescoop/ES.
O encontro será no Hotel Britol Century Plaza e é destinado a profissionais de comunicação, dirigentes e executivos das cooperativas. Entre as principais palestras que serão ministradas está "Entendendo a Comunicação Organizacional e obtendo resultados", com Margarida Kunsch, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).
Inscrições no endereço www.ocbes.coop.br. Mas informações pelo telefone (27) 2125-3204 ou e-mail: