Notícias negócios
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) iniciou, na sexta-feira (18/9), mais uma turma do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas na região. Trata-se da quarta turma catarinense, desta vez formada por 30 jovens que freqüentarão aulas quinzenais na Cooperalfa, em Chapecó (SC).
A aula inaugural foi ministrada no auditório I da Cooperalfa pelo professor Argemiro Brum, professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui), doutor em economia internacional pela EHESS de Paris-França, coordenador, pesquisador e analista de mercado da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário. O tema abordado foi “O agronegócio no cenário nacional e mundial”.
A metodologia de ensino do programa está organizada em quatro etapas: abordagem teórico-cognitiva, abordagem vivencial, estratégia de saída e acompanhamento. O conteúdo programático inclui doutrina e filosofia cooperativista, organização, gestão de pessoas, gestão de processos e projetos e projeto aplicativo. Esses conteúdos serão desenvolvidos em três módulos – básico com 80 horas/aulas, intermediário com 90 horas/aulas e avançado com 120 horas/aulas. Três apostilas, um livro do professor e um livro de exercícios constituem o material didático. O curso terá duração de 290 horas/aula.
O programa iniciou em SC com três turmas, atualmente em fase de conclusão: na Cooperitaipu de Pinhalzinho, Cooper Auriverde de Cunhaporã e Cooper A1 de Palmitos.
Sobre o Jovens Lideranças - Papel do líder na era dos resultados vai além de gerir os recursos de uma organização. Ele deve ser responsável por inspirar, desenvolver e integrar pessoas e equipes para que todos conquistem seus objetivos. Pensando nisto, o Sescoop investe na formação de jovens, não somente para fins de sucessão, como também para o crescimento do movimento cooperativista brasileiro. Para desenvolver este jovem, criou o Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas, destinado a quem está na faixa etária de 16 a 24 anos. (Fonte: Sescoop/SC)
Encerrou na sexta-feira (18/9), em Caeté (MG), o XI Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Minas Gerais. O evento foi promovido pelo Sistema Ocemg-Sescoop/SP e reuniu mais de 70 profissionais de todo estado. Teve o objetivo de promover a troca de experiências e a difusão de conhecimento entre os participantes.
A palestra de abertura foi do conselheiro do Sistema, Geraldo Magela da Silva, que também é vice-presidente de Marketing e Relações Institucionais da Fetrabalho-MG. “É importante que profissionais de comunicação das cooperativas saibam das respostas que o setor pode dar aos desafios da humanidade nos aspectos econômicos e sociais, que resultam em políticas de desenvolvimento econômico sustentável”, defendeu.
No segundo dia de atividades, Eloi Zanetti, consultor de marketing e comunicação corporativa, contextualizou o surgimento e a importância da endocomunicação e do marketing de relacionamento para o sucesso das organizações. Ressaltou a necessidade de os comunicadores estarem sempre atentos às mudanças que acontecem ao seu redor para tirar proveito. Zanetti também coordenou uma atividade em grupo em que os participantes apontaram medidas, propostas e dificuldades relativas à área de comunicação no segmento cooperativista mineiro, além de discutirem e apresentarem cases que envolviam a participação desse setor.
No último dia do Encontro, Flávia Rios, especialista em Gestão de Marketing, conversou sobre “Gerenciamento de Crise e o Papel da Comunicação para Antecipar Soluções”. Em sua fala, ela citou que uma crise pode ser originada por diversos fatores, mas que a comunicação tem papel efetivo nesses momentos. “A solução é sempre a prevenção”, enfatizou.
Para encerrar a programação, Leila Ferreira, jornalista e ex-apresentadora do programa “Leila Entrevista” da Rede Minas de Televisão, ministrou palestra sobre o relacionamento interpessoal. Para ela, apesar das novas tecnologias e possibilidades de interação, nunca as pessoas se comunicaram tão pouco e tão mal. “Não adianta falar em qualidade de vida, fazer exercícios regularmente e dormir oito horas por dia se nossas relações pessoais são um desastre”, afirmou. Entre outros assuntos, ela reforçou a necessidade de haver paciência, calor humano, senso crítico e bom humor ao lidar com o outro.
Resultados - Os participantes do XI Encontro de Profissionais de Comunicação se mostraram satisfeitos com as atividades e reconheceram a utilidade do conteúdo apresentado para suas cooperativas. “Não se aplica apenas à vida profissional, mas também na pessoal”, disse Maria Mercedes Castro, da Ginecoop, da cidade de São Tiago.
Para Juliana Araújo, do Sicoob Central Crediminas, a troca de experiências foi um diferencial: “Conhecemos outras realidades e vamos levá-las a nossa cooperativa e diretoria. O Encontro foi válido para termos uma visão mais particular das cooperativas, porque temos uma percepção diferenciada por representarmos uma Central”. (Fonte: Sistema Ocemg-Sescoop/MG)
Realizar três mil eventos, sendo 700 na área de promoção social e 2.300 na área de formação profissional cooperativista, beneficiando um público total de 100 mil pessoas em mais de 40 mil horas de atividades. Esta é a meta da Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH) do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR) para o ano de 2009.
"Acreditamos que com o apoio das cooperativas, cujos agentes de Desenvolvimento Humano contribuem de forma significativa para o planejamento e execução das atividades do Sescoop, vamos superar o número de eventos do ano passado, atingindo ou até mesmo ultrapassando a meta proposta para 2009", projeta o gerente de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche.
Responsável pela operacionalização das ações de capacitação profissional e promoção social de empregados, cooperados, dirigentes e familiares das cooperativas, a gerência de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR também atua em programas promovidos pelo próprio Sistema, entre os quais, o Cooperjovem, Jovem Aprendiz, Intercâmbio Cultural entre Cooperativas, Jovemcoop, entre outros.
Os nove profissionais que compõem a equipe da GDH têm ainda como atribuição auxiliar as cooperativas na elaboração e execução de programas de treinamento e na realização da aprendizagem metódica e contínua de colaboradores e cooperados. "Mais de 70% dos recursos do Sescoop/PR são investidos em ações de qualificação profissional e de promoção social", afirma o gerente Leonardo Boesche, que desde 2001 atua no Sescoop/PR.
Números - No ano de 2008, completa Boesche, o trabalho da GDH teve como foco a profissionalização da gestão das cooperativas. Dos 2.946 eventos realizados, 327 foram na área de gestão, específicos para dirigentes e profissionais de comando. São ações como o Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas do Paraná, desenvolvido em parceria com o Sebrae, governo federal e Universidade de Bologna, da Itália, com o objetivo de capacitar executivos com uma visão internacional de negócios.
O Programa, que este ano reúne 22 dirigentes e executivos de cooperativas paranaenses, é dividido em quatro, dois teóricos e duas missões técnicas para que os participantes possam fazer uma análise comparativa do ambiente institucional de cooperativas do Brasil e da Itália, Alemanha e Argentina.
Objetivos - Para este ano, o objetivo do Sescoop/PR é destinar um terço dos recursos de formação profissional cooperativista para programas de profissionalização da gestão. "Além de dar continuidade ao trabalho com os dirigentes e executivos, a finalidade é atuar também com o público interno das cooperativas, com a finalidade de preparar os profissionais para administrar as cooperativas em momentos de adversidades", diz.
Planejamento
As atividades de capacitação profissional e promoção social desenvolvidas pelo Sescoop/PR, e operacionalizadas pela GDA, são planejadas em conjunto com as cooperativas. O ponto de partida é o plano de desenvolvimento humano, elaborado a partir de um diagnóstico das necessidades de treinamento e de desenvolvimento humano de cada cooperativa.
Os eventos programados são divididos em duas categorias: centralizados - ações desenvolvidas juntamente para duas ou mais cooperativas, promovendo-se a integração e a interação entre estas; e descentralizados - desenvolvidos para uma única cooperativa, atendendo às suas necessidades individuais.
Para ajudar na operacionalização dos eventos, a GDH conta com o Sistema de Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH), programa desenvolvido pelo Sescoop/PR e que vem servindo de modelo para outros estados. Construído em linguagem de rede (internet), o programa dinamiza a relação do Sescoop/PR com as cooperativas no cadastramento e acompanhamento das atividades realizadas anualmente.
O sistema permite o acompanhamento de todas as fases do processo, desde o orçamento, planejamento e projetos, até a execução e o fechamento do evento, passando por diversas funcionalidades e com possibilidade de gerenciamento e consulta em tempo real. "Com isso, podemos acompanhar de maneira efetiva as atividades propostas e executadas anualmente no Estado", avalia Leonardo Boesche. (Fonte: Sescoop/PR)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), desenvolve desde 2008 o Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas. Destinado a jovens agricultores, visa fomentar estratégias de gestão de cooperativas e viabilizar alternativas de sucessão nessas organizações. O programa teve início com três turmas, atualmente em fase de conclusão; na Cooperitaipu de Pinhalzinho; Cooper Auriverde de Cunhaporã e Cooper A1 de Palmitos.
Nesta sexta-feira (18/9), terá inicio a 4ª turma, formada por 30 jovens que freqüentarão aulas quinzenais na Cooperalfa em Chapecó. O processo seletivo ocorreu nos dias 10 e 11 deste mês na Cooperalfa, com a participação de 51 candidatos.
A aula inaugural será ministrada no auditório I da Cooperalfa pelo professor Argemiro Brum, professor da Unijui, doutor em economia internacional pela EHESS de Paris-França, coordenador, pesquisador e analista de mercado da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário. O tema abordado será “O agronegócio no cenário nacional e mundial”.
A metodologia de ensino do programa está organizada em quatro etapas: abordagem teórico-cognitiva, abordagem vivencial, estratégia de saída e acompanhamento. O conteúdo programático inclui doutrina e filosofia cooperativista, organização, gestão de pessoas, gestão de processos e projetos e projeto aplicativo. Esses conteúdos serão desenvolvidos em três módulos – básico com 80 horas/aulas, intermediário com 90 horas/aulas e avançado com 120 horas/aulas. Três apostilas, um livro do professor e um livro de exercícios constituem o material didático. O curso terá duração de 290 horas/aula. (Fonte: Ocesc)
"Começa neste mês de setembro o “Censo do Cooperativismo Rondoniense”, iniciativa do Sistema OCB-Sescoop/RO, que vai apurar todas as estatísticas e números contidos em cada cooperativa registrada no estado, tais como organização, produção, serviços, volume de comercialização, componentes do quadro social. Segundo o presidente do Sistema, Salatiel Rodrigues, o objetivo é aproximar mais as cooperativas com vistas a um eficaz processo de comunicação entre ambos.
"Seu objetivo é estimular a integração de toda a sociedade cooperativa do estado de Rondônia para a cooperação com vistas ao desenvolvimento regional”, disse Paulo Tadeu Siqueira Júnior, coordenador do Censo do Cooperativismo Rondoniense.
Para dar o primeiro passo no serviço do recenseamento foram distribuídos questionários com o intuito de conhecer a realidade das cooperativas, e, conforme explica Paulo Siqueira, as respostas fornecerão dados para atender melhor as demandas originadas de cada uma, além de atualizar o banco de dados.
Dentro de alguns dias, técnico do Sistema visitará as cooperativas, e recolhendo os dados e prestando esclarecidas eventuais dúvidas. O censo iniciará na região de Porto Velho nesta quinta-feira (17/9). No dia 21/9 iniciará no Cone Sul do estado. A partir do dia 23, na região de Ji-Paraná. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/RO)
Governança cooperativa e o sistema de crédito cooperativo brasileiro foram temas apresentados pelo professor Sigismundo Bialoskorski Neto, titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), na Universidade em Oxford, na Inglaterra. Ele participou de uma reunião internacional entre os dias 2 e 4 deste mês, com o apoio Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Na ocasião, Bialoskorski, que também é coordenador do Observatório do Cooperativismo Convênio USP/OCB, apresentou dois temas distintos: "Sistemas gerenciais e governança cooperativa" e "Uma comparação dos 10 anos de performance das cooperativas de crédito e dos bancos no Brasil".O evento, que acontece anualmente foi organizado pelo Comitê de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional, integrado pelo professor.
Sobre governança, ele destacou as sociedades cooperativas apresentam uma estrutura particular de distribuição de direitos de propriedade e de decisão que implicam desafios relacionados ao agenciamento e, portanto, custos de transação. “Essa situação implica direitos residuais e transferências de risco que interferem diretamente na eficiência da autogestão dessas organizações”, disse.
Segundo Bialoskorski, o trabalho apresentado por ele envolve uma análise dessas fontes de custos e ineficiências, com o objetivo de explicar essas questões de duas formas diferentes e complementares. “A primeira discorre sobre os aspectos de governança corporativa que poderiam gerar conflitos de agenciamento, e a segunda sobre as características de sistemas gerenciais que poderiam contribuir para gerar assimetrias de informação e problemas de monitoramento”, explica o professor.
A análise da distribuição dos direitos de propriedade dos cooperados e de decisão tanto dos associados eleitos como dos profissionais contratados indica que os direitos ao resíduo e a distribuição de riscos nas relações contratuais das organizações cooperativas permitem uma tipificação das características de governança corporativa e dos sistemas de informação, complementa Bialoskorski.
No segundo tema apresentado, ele analisou comparativamente o desempenho financeiro das cooperativas de crédito nos últimos dez anos, frente ao de outras instituições do setor bancário. A análise foi baseada na evolução monetária e percentual do ativo, patrimônio líquido e das contas depósitos e operações de crédito.
“Essas são as contas mais representativas no balanço de uma instituição financeira e em índices financeiros, tais como rentabilidade líquida dos investimentos, custo total do financiamento, Taxa de Retorno sobre o Ativo e Auto-sustentabilidade”, destacou Bialoskorski. Ele fez uma leitura das condições macroeconômicas do Brasil nesse período para mostrar com mais fidelidade se o crescimento das instituições financeiras foi significativo perante o cenário econômico.
O professor da USP de Ribeirão Preto participou também de um painel sobre os efeitos da crise financeira internacional nas cooperativas brasileiras, e de uma reunião do Comitê de Pesquisa que decidiu sobre a orientação geral de coordenação das atividades acadêmicas no âmbito da ACI, como novos encontros e a edição da revista da ACI.
A superintendência do Sistema OCB-Sescoop/GO convida os agentes de Desenvolvimento Humano das cooperativas para o segundo módulo do curso iniciado com as operações do GDH, o Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano. A capacitação será realizada nos dias 23 e 24 de setembro, na sede do Sistema.
A ideia é continuar o processo de formação dos agentes que vão gerar o desenvolvimento humano nas cooperativas. Para este novo módulo foi convidado o instrutor Eliseu Felipe Hoffmann, consultor paranaense.
O curso Formação de agentes de Desenvolvimento Humano do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás (Sescoop/GO) tem quatro módulos neste ano. Será um módulo por mês até novembro, sempre com a participação de instrutores experientes nesse programa implantado no Paraná.
Sobre o sistema - O GDH é uma ferramenta integrante do processo de modernização da gestão cooperativista que vem sendo implantado em Goiás desde o início do ano com o Sistema AG. “Acreditamos que uma formação desse nível exige uma programação especial e que tenha um conceito de continuidade. Por isso reforçamos o convite aos agentes que já iniciaram esse processo para não deixem de participar de todos os módulos previstos. Eles [os agentes] são peças fundamentais no aprimoramento da gestão de treinamentos que queremos ver implantado com sucesso no cooperativismo goiano”, afirmou a superintendente Valéria Mendes. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/GO)
Salários dos colaboradores acima do que é pago no mercado, preocupação com a capacitação e benefícios como auxílio-fralda são alguns dos itens que fizeram com que três empresas capixabas ficassem entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. São elas: Unimed Sul Capixaba, São Bernardo Saúde Apart Hospital e Casa de Saúde São Bernardo Saúde.
A 13ª edição do Guia Você S/A - Exame divulgou o ranking das 10 melhores empresas do país em gestão de talentos e práticas de Recursos Humanos, por ordem de classificação. A primeira colocada na pesquisa deste ano foi a Caterpillar, de máquinas industriais e agrícolas, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo. Também fazem parte da listagem as empresas Masa da Amazônia, Volvo, Laboratório Sabin, Eurofarma, BV Financeira, Chemtech, CPFL Energia, Plascar e Landis + Gyr.
Outras 140 empresas integram a relação e aparecem no guia apenas na ordem alfabética. A listagem pode ser conferida no endereço eletrônico www.vocesa.com.br/melhoresempresas. (Fonte: Gazeta Online)
"Conhecer hábitos, costumes, história, trejeitos e, claro, ter um bom planejamento estratégico para aportar no mercado externo. Esses foram alguns dos pontos importantes para exportar ao mercado árabe apresentados ontem (10/9) no workshop ‘Conheça o Mercado Árabe’, ministrado por Rodrigo Solano, gerente de Desenvolvimento de Mercados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e Francisca Barros, coordenadora de Comércio Exterior da entidade. O evento aconteceu na sede da Câmara, em São Paulo. Até dezembro será realizado um encontro por mês. As inscrições são gratuitas.
Segundo Solano, a intenção da entidade é despertar a percepção dos empreendedores, principalmente, os de médio porte para o mercado árabe. Durante a apresentação, Solano apresentou ao grupo, formado por um representante do setor têxtil, advogados e consultores, os números do comércio exterior dos países árabes, bloco que tem ganhado, cada vez mais, participação no mercado externo.
De acordo com o gerente, a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos árabes para este ano é de 2,5%, uma variação que espanta a crise econômica e mostra aos brasileiros um importante mercado para explorar. Nos últimos cinco anos, a corrente comercial do Brasil com os árabes teve um aumento de 262%. No primeiro semestre deste ano, as vendas externas brasileiras para a região cresceram 4,1%, enquanto que as exportações do Brasil para o mundo caíram 23%.
Para Solano, os números mostram que a participação brasileira nos mercados árabes é crescente, mas ainda tem muito espaço para expandir. “Eles ainda não foram apresentados à potência que é o Brasil, por isso o trabalho de promoção comercial é tão importante, ainda mais neste momento em que concorrentes como China e Índia, mais próximos fisicamente, já estão por lá. O Brasil precisa se fazer conhecido”, diz. Mas Solano alerta para a qualidade e os diferenciais do produto na hora da venda, principalmente por conta da política de preços dos chineses e indianos, que levam vantagem nesse ponto. Como exemplo, Solano citou a moda brasileira. “Uma das estratégias é apostar no desenvolvimento de produtos com conceito”.
Formato -Durante o encontro, os participantes também tiveram uma aula rápida sobre como se comportarem em situações como a primeira reunião com o futuro cliente árabe, acompanhamento da evolução do contato, feiras de negócios, viagens de prospecção e etc. "Quem começa uma negociação com o árabe, por exemplo, deve ser mantido na função, a não ser que se desligue da empresa. Tal postura gera confiança para o comprador", afirma. Se a mudança for inevitável, o novo negociador brasileiro deve ser devidamente apresentado ao árabe para não haver quebra na relação construída. “Os árabes valorizam muito mais a pessoa do que a empresa, por exemplo”, completa Solano.
Solano também deu dicas para uma boa conversa e quais assuntos fazem mais sucesso entre os árabes. Futebol, é claro, aponta como o primeiro da lista. A presença árabe no Brasil e sua influência na cultura brasileira são outros pontos que devem ser lembrados. O executivo lembrou, por exemplo, do sucesso feito pela história da rede Habib´s durante uma conversa. “O interlocutor ficou impressionado ao saber que o Brasil tem uma rede de fast food árabe, e que o dono é português”, disse.
Planejamento -Da parte mais descontraída, o workshop evoluiu para o planejamento estratégico da empresa que deseja exportar, regras sanitárias, tratados e acordos internacionais que precisam ser entendidos durante uma negociação de comércio exterior com representantes árabes. "A empresa precisa chegar para a venda bem preparada, tem de conhecer bem as regras para se lançar no mercado", diz Francisca.
Os profissionais da Câmara também apresentaram aos participantes todos os serviços que a entidade oferece ao exportador brasileiro, como consultas comerciais, dados dos países árabes, de empresas compradoras, rodadas de negócios, certificações de produtos e traduções de documentos - os dois últimos são cobrados.
Informações sobre as datas dos próximos eventos no site da Câmara Árabe (www.ccab.org.br)
"Faltando pouco mais de um mês para o evento da solidariedade cooperativista em Minas Gerais promovido pelo Sistema Ocemg-Sescoop/MG, foram registradas 95 inscrições de cooperativas de todo o Estado. Somente essas entidades, possuem um contingente de 145.719 cooperados e 4.911 empregados. No Dia C, grande parte dessas pessoas serão voluntárias em atividades diversas em benefício dos cidadãos.
O dia 17 de outubro foi escolhido em Minas Gerais para que o cooperativismo demonstre sua força quanto às propostas de responsabilidade social. O Dia de Cooperar (Dia C) tem o objetivo de sistematizar e incentivar o trabalho voluntário e as ações sociais do cooperativismo mineiro.
A proposta é ampliar o alcance das atividades já existentes, focando o desenvolvimento social e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. A idéia é que, no mesmo dia, equipes de voluntários realizem em todo o estado uma atividade, de escolha da cooperativa, que ajude a transformar para melhor a vida das pessoas.
De acordo com a coordenadora do projeto e responsável pela área de promoção social do Sistema, Cláudia Mello, “iniciativas assim fazem a diferença na vida das pessoas nas mais diferentes camadas sociais, uma vez que o trabalho voluntário é hoje um grande braço para a construção de uma sociedade melhor”.
As ações a serem desenvolvidas ficarão a critério das próprias cooperativas. Entre algumas atividades programadas, estão coleta e reciclagem de lixo, atividades de prestação de serviço à comunidade (corte de cabelo, expedição de documentos), dia de lazer e arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos. Para saber mais sobre o Dia C, acesse www.ocemg.org.br ou ligue (31) 3025-7110. (Fonte: Sistema Ocemg-Sescoop/MG)
Encerram, nesta sexta-feira (11/9), as inscrições para a seleção cadastro de instrutores do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Pernambuco (Sescoop/PE). Podem participar profissionais com formação superior completa em administração de empresas, pedagogia / educação, psicologia, economia, letras, sociologia ou em qualquer graduação com pós-graduação em Cooperativismo.
O processo será realizado em três etapas: análise curricular, capacitação de 40 horas para os candidatos a instrutor e aula experimental. Os participantes que obtiverem a melhor pontuação no curso de formação de instrutores irão compor cadastro reserva por até 12 meses, prorrogável por igual período.
Mais informações no edital, disponível no site www.sescoop-pe.org.br ou pelos telefones (81) 3271 1478/3454 9264. (Fonte: Sescoop/PE)
"Cooperativismo instrumento para o desenvolvimento" é o tema da palestra que o analista do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR), Fernando José Mendes, realizou nesta quinta-feira (10/9), durante a Semana de Administração de Empresas na Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi), em Santo Antônio da Platina (PR).
Segundo a coordenadora do curso de Administração de Empresas da instituição, Maria das Graças Ferreira de Campos Zurlo, "a Semana de Administração de Empresas é um evento em que os alunos têm oportunidade de presenciar palestras e atividades de personalidades do ambiente da administração e dos negócios". O evento acontece na UPE Clube de Campo, em Santo Antônio da Platina e reúne, além de estudantes da faculdade, pessoas da comunidade regional. (Fonte: Sescoop/PR)
A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São José dos Campos (Cressem) passa a atender os servidores municipais da cidade. Campos do Jordão tem hoje, aproximadamente 2.500 servidores. O serviço foi garantido por meio de convênio assinado entre o presidente da cooperativa, José Roberto Pereira Rodrigues, e a prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado César, no dia dois de setembro.
Há alguns anos, a Cressem ampliou sua área de atuação a várias cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte e agora inicia de fato sua expansão por meio deste convênio.
Durante a assinatura do convênio, o presidente da cooperativa destacou a importância social da chegada do empreendimento para a vida dos servidores municipais. “Agora temos grande responsabilidade para fazer valer as expectativas e a confiança depositada pela Prefeitura de Campos do Jordão”, afirmou Rodrigues.
Já a prefeita Ana Cristina, que é médica da Prefeitura há mais de 20 anos, afirmou que desde o início de sua gestão percebeu que a classe dos servidores precisa de mais atenção e a entrada da Cressem faz parte do projeto de valorização e melhoria das condições de trabalho do funcionalismo público. “Precisamos de parceiros que venham dignificar a administração e a Cressem vem para somar forças para atingirmos essa meta”, disse a prefeita. (Fonte: Ocesp)
Os presidentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), Orlando Colavolpe, participaram do encerramento da terceira rodada do Projeto de Gestão e Governança OCB/DGRV, nesta quarta-feira (9/9), em Salvador (BA). "A sociedade cooperativa precisa dar resultado, pois é um negócio, e a saída é a profissionalização", disse Freitas. Ele falou das principais tendências do cooperativismo: profissionalização da gestão, educação cooperativa intercooperação e responsabilidade social.
O gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, e o diretor regional da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Matthias Arzbach, também participaram do evento, além de mais de 40 dirigentes, gestores e educadores do cooperativismo baiano.
Promovida pela OCB e DRGV, a iniciativa tinha como objetivo capacitar os participantes das regiões Norte e Nordeste sobre educação cooperativista e financeira, sua importância para o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito e perenização do negócio cooperativo.
Nova etapa da terceira rodada do Projeto OCB/DGRV acontecerá ainda nos próximos dias 10 e 11, em João Pessoa (PB); 14, em Fortaleza (CE); 15, em Manaus (AM), e nos dias 21 e 22/9 em Belém (PA).
Com ênfase em estações técnicas que privilegiam a parte prática do conhecimento da produção leiteira, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) realiza, nesta sexta-feira (11/9) o 8º Seminário de Cooperativismo e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira. O evento será no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO) e conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás (Sescoop/GO).
São esperados cerca de 350 produtores de leite cooperados da Comigo. Segundo um dos coordenadores do seminário, Eduardo Hara, os participantes serão separados em grupos e vão percorrer seis estações técnicas da cooperativa. “Está é a novidade do seminário desse ano, a realização do encontro como um dia de campo”, explica Hara.
A abertura do evento será com a palestra “Perspectivas do Mercado de Leite em Goiás”, ministrada pelo presidente da Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite), Haroldo Max de Sousa. Depois da palestra, os produtores vão a campo. Na programação estão previstas apresentações em estações técnicas com temas que vão da silagem de milho ao controle de qualidade do leite. Manejo de pastagem, saúde animal, mineralização de bovinos leiteiros e criação de bezerras também são os outros temas das estações técnicas do seminário.
Mais informações pelo telefone (62) 3240-2600. (Fonte: Sescoop/GO)
A reunião da Unidade de Capacitação (UCP), de Salvador (BA), da terceira rodada do Projeto de Gestão e Governança OCB/DGRV foi aberta hoje (8/9), no Hotel Bahia Mar, localizado na praia do Jardim de Alah. Participaram o diretor regional da Confederação Alemã das Cooperativas (DRGV), Matthias Arzbach, o gerente de Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Evandro Ninaut, e o diretor Operacional do Sicoob Central Bahia, Cergio Techio.
Matthias informou que existe interesse da DGRV intensificar o trabalho na Bahia, com ações mais fortes em microfinanças, tendo em vista a resposta que a UCP tem proporcionado ao Projeto. O evento, que acontece até amanhã, é coordenador por Jorge Peres, que ministra o curso de Educação Cooperativista e Financeira. Estão presentes ao evento mais de 40 cooperativistas. O evento é uma iniciativa da OCB e DGRV com apoio da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e da Sicoob Central Bahia.
Na programação também está prevista a demonstração de ações desenvolvidas pelas cooperativas de crédito na Bahia na área de educação e capacitação, como o programa Jovens Lideranças, em quatro municípios: Nazaré, Salinas das Margaridas, Pintadas e Baixa Grande.
Ainda em Salvador foi feita uma reunião com o presidente do Sicoob Central Bahia, Ivo Azeredo de Brito, para negociar as estratégias do convênio que contará com um profissional da DGRV, atuando dentro da Central para fomentar as ações de microfinanças no região do Nordeste. Participaram desta audiência, além do presidente do Sicoob Central Bahia, os diretores operacional e administrativo da central, o superintendente da OCEB José Alberto Batista, o gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, e o diretor regional da DGRV, Matthias Arzbach.
A 3ª rodada do Projeto OCB/DGRV acontecerá ainda nos dias 10 e 11/09 em João Pessoa (PB), 14/09 em Fortaleza (CE), 15/09 em Manaus (AM), e nos dias 21 e 22/09 em Belém (PA).
A produção nacional de grãos da temporada 2008/2009, encerrada neste mês, é a segunda maior da história do País. De acordo com o 12º levantamento da safra, divulgado, nesta terça-feira (8/9), pela Conab, a colheita total fechou em 134,3 milhões de toneladas, atrás das 144,14 milhões toneladas do período anterior (-6,8%).
Algumas culturas tradicionais, como milho e soja, sofreram com a estiagem ocorrida no Centro-Sul, prejudicando a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A produção da leguminosa alcançou 57,1 milhões de toneladas, sendo cerca de 90% nos estados do Centro-Sul e o restante nas regiões Norte/Nordeste. Já o milho total (1ª e 2ª safras) atingiu 50,1 milhões de toneladas, com destaque para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Bahia e Tocantins.
Por outro lado, a área plantada deste ciclo totalizou 47,7 milhões de hectares, o que representa aumento de 0,6% sobre a da safra passada, de 47,4 milhões hectares. A extensão ocorreu, principalmente, nas lavouras de soja (21,7 milhões hectares) e milho 1ª e 2ª safras (14,1 milhões hectares). Somadas, representam mais de 75% da área cultivada.
A estiagem que prejudicou as culturas de soja e milho, no Mato Grosso, beneficiou, por outro lado, as lavouras de arroz no estado gaúcho, que teve recorde de produtividade ao sair de 6.902 kg/ha para 7.150 kg/ha.
O feijão total também aumentou em área: de 3,99 para 4,18 milhões hectares (+4,7%). Já a produção da leguminosa sofreu pequena redução: de 3,52 para 3,50 milhões de toneladas (-0,5%).
Esta última edição da pesquisa foi realizada no período de 17 a 21 de agosto. Os técnicos da Conab entrevistaram agricultores, agrônomos, técnicos de cooperativas, secretarias de agricultura, agentes financeiros e órgãos de assistência técnica e extensão rural dos principais polos produtores do País. (Fonte: Conab)
"A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) subiu sete posições em relação ao ano anterior e figura entre as 1000 maiores e melhores empresas do Brasil, de acordo com levantamento do jornal Valor Econômico, de São Paulo (SP), consolidando-se como 123ª na esfera nacional. No âmbito macrorregional, manteve-se a 15ª maior empresa do Sul.
O levantamento está fundamentado no balanço do exercício 2008 e em base de dados oficiais. As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de receita líquida, origem do capital, lucro líquido, margem líquida, rentabilidade do patrimônio, lucro da atividade, lucro financeiro, lucro não-operacional, ativo total, patrimônio líquido, endividamento, liquidez corrente e crescimento sustentável, entre outros parâmetros.
A Coopercentral Aurora é um dos dez maiores grupos agroindustriais do país e obteve, em 2008, uma receita operacional bruta de R$ 2 bilhões 671,5 milhões, configurando crescimento de 19,66%. O mercado interno respondeu por 83,23% dessas receitas (R$ 2 bilhões 223,6 milhões) e apresentou crescimento de 23,02%. O mercado externo contribuiu com 16,77% (R$ 447,9 milhões) para a composição do faturamento bruto e cresceu, no período, 5,38%.
No segmento de suínos, o abate cresceu 4,7% e atingiu 3 milhões 223 mil cabeças. A produção in natura (274,8 mil toneladas) e a industrialização de carne suína (243,5 mil toneladas) permaneceram estáveis em relação ao ano anterior.
No segmento de aves, foram abatidos 119 milhões 979 mil frangos com incremento de 6,67%. A produção in natura de carne de frango cresceu 8,4% e atingiu 228,2 mil toneladas. A industrialização de aves evoluiu 57% para 36 mil toneladas. A produção de rações cresceu 8,84% (913,4 mil toneladas) e a produção de massas, pizzas, pão de queijo e lasanha, 25% (1,9 mil toneladas).
No segmento de lácteos, a Coopercentral Aurora processou 224,8 milhões de litros de leite em 2008, volume 22,1% maior em relação ao ano anterior, permitindo incremento na produção de leite longa vida, queijos, bebidas lácteas e creme de leite. (Fonte: Ocesc)
Na sexta-feira (11/9), a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás, realiza o 8º Seminário de Cooperativismo e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira. O evento será a partir das 8h30, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO) e acontecerá em estações técnicas (num total de seis), no formato de dia de campo. São esperados cerca de 350 cooperados produtores de leite.
Segundo um dos coordenadores do seminário, Eduardo Hara, os participantes serão separados em grupos e irão percorrer as estações, que darão enfoque a vários temas de interesse do pecuarista leiteiro.
O Seminário terá início com a palestra “Perspectivas do Mercado de Leite em Goiás”, a ser ministrada pelo presidente da Centroleite, Haroldo Max de Sousa. Após a palestra, os participantes vão para o campo.
De acordo com a programação, serão apresentadas as estações técnicas, com os temas: Produção de Silagem de Milho, Manejo de Pastagem, Controle de Mastite, Mineralização de Bovinos Leiteiros, Criação de Bezerras, e Qualidade do Leite. (Fonte: Sescoop/GO)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia (Sescoop/RO) firmou parceria com a Unimed e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero). O objetivo é executar um programa de ação social denominado “Cooperação e Saúde na Escola” destinado a fomentar a cultura da cooperação no ambiente escolar, em contraposição a cultura da competição.
Um técnico em saúde, disponibilizado pelo Sescoop/RO, desenvolverá o programa em várias escolas rondonienses, orientando alunos e professores sobre a importância dos hábitos saudáveis de alimentação, atividades físicas e sobre as conseqüências do sedentarismo, obesidade e fumo.
Também, serão realizados testes de glicemia, verificação de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), e medidas antropométricas dos professores, visando o desenvolvimento de futuras ações de promoção à saúde voltada para os docentes e servidores escolares.
O programa Cooperação e Saúde na Escola já foi aplicado na Escola Marcelo Cândia, e prosseguirá dia 15, na Escola Petrônio Barcelos; dia 17, na Escola Daniel Neri; dia 14 de outubro na Escola da Vila Princesa; e no dia 22 de outubro na Escola Rio Branco – todas localizadas na capital do estado. (Fonte: Sescoop/RO)