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Até o final do primeiro semestre deste ano, o Sicredi pretende implementar uma ampla reforma estatutária em todas as cooperativas de crédito que integram o Sistema. "Essa reforma vai contemplar os princípios de governança cooperativa, sugeridos pelo próprio Banco Central, e também as melhores práticas de mercado em termos do sistema financeiro para que possamos estar atualizados neste contexto", afirmou o presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Alfonso Dasenbrock. Segundo ele são mudanças baseadas nas principais aspirações do quadro de associados do Sicredi, buscando unificar o sistema e fortalecê-lo cada vez mais. Ele esteve reunido, nesta quarta-feira (4/2), em Curitiba, com o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.
Melhoria de práticas - No Paraná, o Sicredi mantém 27 cooperativas, com 300 mil associados e mais de 300 pontos de atendimento. De acordo com Manfred, os termos da reforma estatutária foram discutidos no ano passado com as cooperativas e seus associados, autoridades do Banco Central e demais organizações envolvidas na questão legal do processo. "Todas as cooperativas do Sicredi estarão nesse primeiro semestre fazendo essa adequação estatutária, visando a melhoria de práticas para enfrentar os desafios que nos aguardam no mercado como um todo", informa.
Oportunidade - Na avaliação do presidente da Central Sicredi PR/SC, a crise financeira mundial certamente vai afetar o cooperativismo de crédito, devido à redução da atividade econômica e, conseqüentemente, a uma menor movimentação financeira. Entretanto, também pode representar uma boa oportunidade para o setor. "Entendemos que o cooperativismo pode se fortalecer nesse cenário porque ele está focado em oferecer soluções aos seus associados. Como a nossa preocupação é com o associado, a assertiva do nosso sistema é maior em comparação com outras organizações do sistema financeiro, que precisam auferir lucros", afirma. Ainda de acordo com ele, o cooperativismo está baseado em outros princípios. "O nosso princípio básico é preencher as necessidades do associado. O Sicredi está orientado nessa direção", afirma. Manfredi acredita que o a cooperação entre as partes é fundamental nesse momento. "É importante que todos se mantenham muito unidos. Essa ajuda mútua vai fazer com que possamos superar as adversidades", completa. (Fonte: Ocepar)
""O estado precisa de um Código Ambiental para estabelecer por Lei um conjunto de princípios, critérios, conceitos e regras que traduzam uma política de gestão ambiental com uma visão moderna de desenvolvimento, inclusão social, renda e principalmente justiça para com o homem do campo", explica Zordan. Segundo ele a flexibilização da legislação trará medidas ainda mais incisivas relacionadas à implantação de tecnologias não poluentes.
O que o setor produtivo busca é implantar uma nova Lei que esteja adequada à realidade minifundiária do produtor rural catarinense. “Por exemplo, uma distância de 30 metros entre uma instalação (pocilga, aviário ou tambo de leite) dos córregos de água pode ser adequada a uma grande propriedade do Cerrado brasileiro, mas, inviável e injusto para uma pequena propriedade, característica em SC. São conceitos equivocados como este que estamos procurando corrigir com a revisão do Código.”
A Ocesc, a Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), a Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), a Federação dos Trabalhadores (Fetaesc) e outras instituições credenciaram o cooperativista Décio Sonaglio – presidente da Coperio de Joaçaba – a promover uma ampla articulação interinstitucional para a aprovação do Código Ambiental. Sonaglio lamenta que muitos ambientalistas não têm consciência dos prejuízos e penalizações injustas que a atual Lei está ocasionando junto aos produtores.
Sonaglio mostra que a aplicação da Lei ambiental da forma que está colocará na ilegalidade 40% dos produtores de suínos e aves, e 60% dos produtores de leite do estado. Esses segmentos representam as três mais importantes cadeias produtivas e a base do agronegócio catarinense, responsáveis pela renda de mais de 30% das propriedades rurais do estado e a sustentação de um dos melhores modelos de organização de cadeia produtiva de agronegócio baseado na pequena propriedade familiar rural. “Cumprindo-se o rigor da atual Lei, mais de 30.000 pequenas propriedades familiares rurais estarão inviabilizadas e, as pessoas, arruinadas”, prevê. (Fonte: Ocesc)
A Cooperativa de Energia, de Ibirubá (Coprel), no Rio Grande do Sul está investindo em projetos de geração. Com três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em funcionamento, hoje, a cooperativa participa, juntamente com outros empreendedores, da construção de mais dois projetos.
Para o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, a construção de PCHs representa o verdadeiro desenvolvimento sustentável, pois leva benefícios para a região. "O conselho consultivo é formado por membros dos municípios da nossa área de atuação, e levá-los até as obras das PCH’s reforça a transparência dos nossos serviços, além de permitir uma integração nas atividades desenvolvidas pela Coprel.”
A visita, na última quinta-feira (29/2), proporcionou aos conselheiros um amplo conhecimento da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas, pois tiveram conhecimento do andamento das obras, e também, do cronograma de atividades, e conclusão das mesmas. (Fonte: Coprel)
"A Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu) dará continuidade ao Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), e pretende atender, este ano, dez propriedades rurais e 20 pessoas, entre eles produtores, gerentes e trabalhadores rurais. As atividades têm início no dia 9 de fevereiro e seguem até o dia 13 de maio. As aulas práticas e teóricas serão distribuídas ao longo desse período. Essa será a quinta turma a participar dessa ação. “Nesse Programa, o produtor rural tem a oportunidade de aperfeiçoar a gestão com qualidade dos processos, nas propriedades, para atender às exigências do mercado”, ressalta Robin Rodrigues, coordenador de projetos na área técnica da Cooperativa.
O objetivo do treinamento é estimular uma mudança cultural, transformando o produtor em “empresário rural”. “O GQC amplia conhecimentos das variáveis, difundi conhecimentos de gestão e qualidade para o produtor e sua aplicabilidade na fazenda, além de fomentar a importância de gerenciar processos e implementações de indicadores de desempenho. Ele dissemina ainda ferramentas da qualidade para solucionar problemas, promover melhorias contínuas e estimula a adoção de técnicas que permitam a rastreabilidade dos produtos, segurança alimentar e certificação”, completa Rodrigues.
Cronograma das aulas:
09/02 e 10/2 - Teoria Gestão
18/02 a 03/03 - Consultoria na Fazenda
09/03 e 10/03 - Teoria Gestão
16/03 a 24/03 - Consultoria na Fazenda
30/03 e 31/03 - Teoria Qualidade
06/04 a 15/04 - Consultoria na Fazenda
27/04 e 28/04 - Teoria da Qualidade
04/05 a 13/05 - Consultoria na Fazenda
(Fonte: Asssessoria Calu)
O produtor rural João Paulo Felício, cooperado da Cooperativa Nacional Agro Industrial (Coonai), de Patrocínio Paulista (SP), recebeu nesta sexta-feira (30/1), na sede da concessionária Oimasa em Franca (SP) o primeiro trator da região financiado por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimento. “Agradecemos o empenho do Banco do Brasil e da Oimasa que não pouparam esforços para liberar este financiamento que vai proporcionar muitos benefícios ao nosso cooperado”, afirma Marcelo Barbosa Avelar, vice-presidente da Coonai.
A linha de crédito Mais Alimentos, criada no Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/09, permite aos produtores o financiamento entre R$ 7 mil e R$ 100 mil para investir na infra-estrutura produtiva da agricultura familiar, como compra de máquinas e equipamentos, correção de solo, irrigação, plasticultura, armazenagem, formação de pomares, sistemas agroflorestais e melhoria genética. Na safra 2008/09, o Pronaf Mais Alimentos terá R$ 6 bilhões dos R$ 13 bilhões do Plano Safra. O prazo para pagamento é de até dez anos, com carência de três anos e juros de 2% ao ano.
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realiza processo seletivo para preenchimento de vaga para a função de Analista de Gestão de Pessoas. O profissional irá trabalhar em Brasília (DF).
Para conhecer os detalhes sobre o processo seletivo, clique aqui.
Para preencher o formulário de inscrição, clique aqui.
O formulário de inscrição, devidamente preenchido, deverá ser salvo com o nome completo do candidato e encaminhado ao e-mail
O período das inscrição é de 26 a 31 de janeiro de 2009.
"Os associados de cooperativas podem contar com um novo apoio do governo do Estado. Esta semana foi aprovada a Lei Estadual do Cooperativismo que beneficia as cooperativas do Estado da Bahia. A Lei Estadual do Cooperativismo foi assinada pelo governador Jaques Wagner, no dia 26, na Fundação Luís Eduardo Magalhães. Para o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), foi uma grande conquista: “É um marco relevante para a promoção do cooperativismo no Estado da Bahia e, seguramente, contribuirá para o desenvolvimento econômico e social de nossas Cooperativas”, avalia o presidente da Oceb, Orlando Colavolpe.
A nova lei estabelece as obrigações do Estado para com as cooperativas, como apoio técnico e financeiro, além de organização e manutenção das mesmas. A lei cria um conselho com 12 membros para analisar projetos de cooperativas, sendo sete do governo do Estado e cinco cooperativistas.
Contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo no Estado da Bahia, assegurando a constituição, consolidação e expansão das cooperativas baianas será a principal função da lei. Orlando Colavolpe disse ainda, que as 776 Cooperativas registradas na Oceb, sentem-se contempladas pela iniciativa e dedicarão tempo e esforço ao sucesso da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Clique aqui e acesse a íntegra da Lei.
A Unimed Maringá vem investindo em ações ligadas a educação, acreditando na importância do estudo para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. A cooperativa, com sede no município de Maringá (PR), contribui com o aperfeiçoamento de seus profissionais e dependentes por meio de benefícios como o Programa de Apoio e Incentivo ao Estudo (PAIE). Com isso, oferece aos colaboradores ajuda de custo em cursos de graduação e pós-graduação, relacionados à suas áreas de atuação na cooperativa.
Além disso, a cooperativa realiza parcerias com as principais instituições de ensino da cidade, entre elas, Cesumar, Faculdade Maringá, Instituto Paranaense de Educação, Faculdade Cidade Verde e Colégio Paraná, o que garante aos colaboradores descontos especiais de até 50% nos cursos oferecidos.
Benefício - A Unimed Maringá também promove a entrega de materiais escolares, como cadernos, estojos, entre outros, aos seus colaboradores e dependentes. O auxílio tem sido recebido como uma forma de reconhecimento e respeito da empresa.
"Vejo o benefício como um investimento em nosso conhecimento e me sinto feliz por saber que a empresa apóia os colaboradores que estão em busca de capacitação. O incentivo da empresa, seja ele com a entrega de materiais escolares ou com programas de apoio ao estudo, é muito importante pois o aprendizado nos permite evoluir, enxergar novas possibilidades, proporciona um ambiente estimulante para a inovação e nos transfere para uma esfera de auto-desenvolvimento", afirma Tiago Dezoti, do setor da Qualidade, da Unimed Maringá.
Complementação - Neste ano, a entrega dos materiais escolares se realiza entre os dias 5 de janeiro e 20 de fevereiro. Segundo o departamento de Recursos Humanos, esta é uma ação que busca complementar a política de benefícios focada no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e também na melhoria da qualidade de vida dos profissionais que atuam na cooperativa. "É um auxilio destinado a cobrir parte das despesas com o material escolar e um incentivo para o desenvolvimento do profissional dos nossos colaboradores", afirma Angelia Miranda, gestora de Recursos Humanos da cooperativa. (Fonte: Unimed Maringá)
Em 2008, as cooperativas paranaenses lideraram as exportações brasileiras do setor. Estudo realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) mostra que, no ano passado, as exportações das cooperativas do Paraná aumentaram 37%, atingindo o montante de US$ 1,44 bilhão, superando o patamar de crescimento das cooperativas brasileiras, que atingiu 21 % em 2008, somando US$ 4,01 bilhões.
Dessa forma, o Paraná retomou a liderança no País, ultrapassando as cooperativas paulistas, que encolheram 11,3% no mesmo período. "O excelente resultado alcançado pelas cooperativas paranaenses é consequência do amplo investimento feito por nossas unidades, com destaque para os setores da soja e carnes, que são os que mais exportam. Além disso, as cooperativas do Paraná estão fornecendo produtos de qualidade que atendem às exigências dos países importadores", afirma o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
O total de exportações do Paraná em 2008 foi de US$ 15,25 bilhões, com aumento de 23,43% na comparação com 2007 que fechou em US$ 12,35 bilhões. As cooperativas dos estados do Sul foram as que mais ampliaram as exportações em 2008. "Isso ocorreu devido à recuperação dos preços internacionais do complexo soja, bem como, à abertura de novos mercados e à ampliação de demanda para os mercados de suínos e aves no ano passado", explica o analista econômico da Ocepar e coordenador do levantamento, Robson Mafioletti. Segundo ele, o complexo sucroalcooleiro, que representa mais de 80% das exportações das cooperativas paulistas, ainda não apresentou recuperação de preços e mercados.
Destinos - Em percentual de crescimento, os países que mais importaram produtos das cooperativas brasileiras no ano de 2008 foram Cuba, Tunísia e Paquistão, com aumentos de importação superiores a 2.000%. Turquia, Iêmen e Uruguai apresentaram aumento superior a 200%. Já os países da União Européia e Ásia foram os que mais importaram das cooperativas brasileiras no ano passado em termos monetários.
Os principais itens exportados pelas cooperativas paranaenses foram os produtos do complexo soja, cuja venda para outros países cresceu 40% em 2008, em relação ao ano anterior. Em seguida, vêm as carnes, com uma variação de 31,5% nas exportações, em comparação com 2007, e os produtos do setor sucroalcooleiro, que expandiram 85% em 2008.
Cooperativas -Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (Mdic/Secex), dentre as 40 maiores empresas exportadoras do Paraná em 2008 há seis cooperativas com as seguintes participações e posições em relação às exportações totais do Estado: Coamo (6º colocação com 3,23%), C.Vale (18º colocação com 1,06%), Lar (21º colocação com 0,97%), Copacol (22º colocação com 0,79%), Cocamar (37º colocação com 0,46%) e Coopcana (40º lugar com 0,39%). (Fonte:Ocepar)
"Os programas desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estarão em pauta na reunião marcada para esta quinta-feira (29/1), na unidade estadual da Bahia (Sescoop/BA). Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas e Cooperjovem, ambos implantados na região, serão analisados pelo coordenador de Promoção Social do Sescoop, Jorge Toledo, e pelo técnico da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG), Raphael Matos.
Entre os temas tratados estarão o monitoramento e acompanhamento dos programas, as informações cadastrais, o sistema de avaliação periódica e o Seminário Nacional de Jovens Lideranças Cooperativistas.
Primeira aula - Na sexta-feira (30/1), Jorge Toledo participará da aula inaugural do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas, no muniípio de Nazaré (BA). Será a segunda turma atendida na região, desde que o programa foi implantado, em 2008.
Participam desta turma alunos apoiados pela Cooperativa de Crédito Rural do Recôncavo Sul (Sicoob Cocresul) e pela Cooperativa Educacional de Nazaré (Coopenasa). Serão 70 jovens provenientes das cidades de Nazaré e Salinas da Margarida, conforme explica Marina Barros de Acácio, coordenadora da capacitação do Sescoop/BA.
Por dentro dos números - Na Bahia, o Cooperjovem atendeu, na primeira fase, 929 alunos dos municípios de Eunápolis e Caetité, com o apoio das cooperativas educacionais dos respectivos municípios. Já o projeto-piloto do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas teve a participação de 98 alunos no processo seletivo, sendo que 36 foram aprovados. O Sicoob-Coopemar foi parceiro da iniciativa que teve como foco quatro projetos aplicativos: Tecendo Sonhos; Jornada Cooperativista de Pintadas; Arte e Vida: Cooperando para o futuro e Faça sua parte.
Clique aqui para conhecer o Cooperjovem
Uma comitiva mineira esteve em Curitiba (PR), na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), para a troca de experiências bem-sucedidas em gestão. "Nessa visita, os dois estados discutiram as suas ações. Tanto o Paraná quanto Minas Gerais têm bons trabalhos. Cabe a nós aproveitar o que cada um tem de melhor", afirmou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que recepcionou o grupo.
Fizeram parte da visita superintendente da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Ocemg-Sescoop/MG), Willian Bicalho, o gerente geral, Francisco Gonçalves, a gerente geral técnica, Fabíola Toscano, e o gerente de informática, Alexandre Gatti, todos do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, foram recepcionados pelo superintendente José Roberto Ricken.
De acordo com o superintendente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, William Bicalho, o intercâmbio entre as unidades foi bastante produtivo e integrador. “Iniciativas como essa têm sido cada vez mais frequentes no sistema cooperativista brasileiro e são fundamentais para o aperfeiçoamento dos procedimentos adotados em cada estado. É uma troca de aprendizado importante para o aprimoramento do nosso trabalho", concluiu. Bicalho adiantou que uma comitiva do Paraná deve vir a Minas ainda em fevereiro para conferir de perto as ações desenvolvidas pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG. (Fonte: Ocemg)
Dois fundos de investimento do Sicredi figuram no ranking "Os 300 melhores fundos para aplicar seu dinheiro", publicado em dezembro pela revista Você S/A, e elaborado pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. O ranking selecionou apenas fundos de varejo abertos a pessoas físicas, com patrimônio líquido superior a R$ 5 milhões e mais de cinco cotistas.
O Sicredi FI Invest Plus CP conquistou o primeiro lugar entre os fundos de investimento de renda fixa de curto prazo, com classificação máxima de cinco estrelas. O Sicredi FI RF Premium LP destacou-se por apresentar a maior rentabilidade da lista e a menor exigência de aplicação inicial por parte dos investidores.
Profissionalismo e seriedade - "Este reconhecimento reflete o ótimo desempenho dos produtos de investimento do Sicredi no mercado brasileiro e sua boa rentabilidade, mesmo durante a crise internacional, resultado do profissionalismo e seriedade com que a equipe administra os recursos dos associados, respeitando, sempre, o perfil do produto", destaca Marcos Fritzen, gerente de Fundos e Carteiras do Banco Cooperativo Sicredi.
Portfólio completo - O Sicredi dispõe de um portfólio completo de fundos de investimento com liquidez diária e adequados à capacidade financeira de cada investidor. Em 2008, os fundos também tiveram destaque nos rankings da Gazeta Investe (Gazeta Mercantil) e Guia Exame - Investimentos Pessoais. (Imprensa Sicredi-PR)
"Já estão disponíveis dois volumes do estudo intitulado "Competitividade da Cadeia Produtiva do Leite no Estado do Ceará". A publicação explica o desenvolvimento do setor lácteo no estado e faz um levantamento das vantagens da cadeia produtiva do leite cearense, em comparação com outras regiões brasileiras. O trabalho divulga ainda, a importância que o leite possui na economia do Estado. A iniciativa tem a coordenação do Sistema OCB-Sescoop/CE e conta com o patrocínio Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
O estudo revela que é preciso maior pró-atividade no segmento, com a definição de prioridades capazes de conferir competitividade ao sistema agroindustrial do leite, tais como: melhoria da qualidade da matéria-prima e dos produtos processados; tecnologia de processamento; desenvolvimento de novos produtos; modernização e ampliação do parque industrial; gestão dos empreendimentos e distribuição mais eficiente dos produtos. Desta forma, a cadeia produtiva do leite do Ceará conseguirá imprimir um crescimento local em bases sustentáveis.
A pesquisa foi realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite (CNPGL), da Embrapa de Juiz de Fora (MG), por meio da Fundação de Desenvolvimento Regional (Funder), sob a responsabilidade técnica do economista Paulo do Carmo Martins, então chefe geral da Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais. Contou ainda com a participação de diversas instituições parceiras. As publicações encontram-se na sede da Organização, à Rua Ildefonso Albano, 1585 – Aldeota, fone (85) 3535.3670. (Fonte: OCB/CE)
"A Federação das Cooperativas Odontológicas do Estado de São Paulo (Uniodonto Paulista), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP), desenvolve, desde setembro, o projeto Academia de Vendas e Líderes Uniodonto, um abrangente programa de capacitação de vendedores e dirigentes da cooperativa. Nesta quarta-feira (21/1), foi realizado o 4º módulo do projeto, na sede do Sescoop/SP, em São Paulo, que abordou a elaboração de propostas confiáveis, desejáveis e marcantes para os clientes. Dividido em 12 módulos, com 8 horas cada, o projeto conta com 68 participantes, de 24 cooperativas singulares da Uniodonto.
“O programa reforça atitudes e comportamentos fundamentais para o sucesso em vendas. Trazemos para a discussão as últimas tendências da área e com isso proporcionamos aos participantes uma constante reciclagem nos métodos de atuação”, salienta o consultor Marcelo Ortega, contratado para desenvolver as aulas.
Para incentivar a interação entre os alunos, foi criada uma página na Internet. “Procuramos utilizar sempre os exemplos do dia-a-dia em nossas aulas e criar um ambiente participativo no programa”, afirma Ortega. De acordo com os colaboradores da Uniodonto, os resultados já começam a aparecer. “Além de reciclar conceitos, é muito interessante poder trocar experiências com profissionais de outras regiões do Estado. Esse processo, sem dúvida, contribui para melhorar minha atuação no dia-a-dia”, diz Roberta Cristiane Zanqueta, supervisora de vendas da Uniodonto Catanduva.
Para Sônia Regina Ferreira, diretora-superintendente da Uniodonto Limeira, o programa contribui para o relacionamento com os profissionais da área de vendas. da cooperativa “Posso qualificar meu relacionamento com os vendedores e compreender melhor as estratégias da área de vendas. Portanto, os conhecimentos adquiridos contribuem para melhorar minha participação na gestão da cooperativa”, observa Sônia. O próximo módulo do projeto será no dia 18 de fevereiro.
Saiba mais: http://academiauniodonto.com.br/index.php?pagina=agenda e www.marceloortega.com (Fonte: Ocesp)
Dois mil questionários foram enviados para as cooperativas agropecuárias, na primeira fase de uma pesquisa realizada pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (
A pesquisa é focada na aplicação de tecnologia da informação (TI) no agronegócio brasileiro, junto aos órgãos representativos dos produtores rurais, como cooperativas, associações, sindicatos e federações. Para participar da pesquisa, é preciso preencher o questionário impresso e enviá-lo, pelo correio, até 20 de fevereiro de
A coordenadora do projeto Cássia Isabel Costa Mendes informa que todas as cooperativas que responderem o questionário terão acesso a uma publicação com os produtos e serviços da Embrapa, tanto na área de TI como em outros segmentos do agronegócio, além da lista de empresas que desenvolvem software para o setor agropecuário e seus principais produtos. Os resultados dos questionários serão consolidados em um relatório que ficará à disposição das empresas desenvolvedoras de software.
O Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio já identificou mais de 400 produtos disponíveis para o setor, como software de bases de dados e sistemas de informação, aplicativos para gerenciamento e controle de rebanhos e para gestão administrativa e controle agropecuário, entre outros. Além de analisar o mercado de software agropecuário nacional, o projeto busca construir cenários sobre adoção de TI na agricultura e priorizar ações de pesquisa e desenvolvimento nessa área.
Quatro temas foram definidos para o Projeto de Governança e Gestão dirigido às Cooperativas de Crédito das Regiões Norte Nordeste em 2009: Microcrédito e microfinanças nas cooperativas de crédito; Como trabalhar com o planejamento estratégico visando resultados; Governança cooperativa e seus impactos na gestão e Educação cooperativista e financeira como base de crescimento. A iniciativa é da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em conjunto com a Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e prevê a capacitação de técnicos que atuam nas cooperativas de crédito. A reunião com as duas instituições para a elaboração do planejamento de 2009 e 2010 aconteceu nesta segunda-feira (19/1), em João Pessoa (PB).
Ainda este ano, vão participar da capacitação os colaboradores e gerentes de cooperativas de crédito das Unidades de Capacitação do Projeto (UCPs) de João Pessoa, Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Palmas (TO). Para o próximo ano estão programadas capacitações em Vendas e prospecção de negócios e Estruturas centralizadas e verticalizadas.
Os blocos foram organizados por Matthias Arzbach, representando a DGRV, e pelo gerente de Mercados, Evandro Ninaut, e o técnico Sílvio Giusti, representando a OCB. "A dedicação de um profissional específico para trabalhar no Projeto de Governança e Gestão para as Cooperativas de Crédito das Regiões Norte Nordeste deverá ser um grande avanço no desenvolvimentos das atividades". A avaliação é do gerente de Mercados Evandro Ninaut. O novo profissional será contratado pela OCB e ficará alocado na sede da Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB-PB).
Os representantes da OCB e DGRV aproveitaram a segunda-feira para informar à Unicred Central Norte/ Nordeste os detalhes da nova fase do projeto. O presidente da Central Unicred Norte/Nordeste, Wilson Ribeiro de Moraes Filho, solicitou que além das capacitações decorrentes dessa ação, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) poderia oferecer cursos de Gestão de cooperativa de crédito e Concessão de crédito. Essa mesma informação foi repassada hoje (20/1) ao Sicoob Central Nordeste. Amanhã (21/1) será a vez do Sicoob Bahia. Neste estado, os técnicos da OCB e DGRV conhecerão as experiências positivas de microcrédito.
Ainda ficou acertada com a DGRV a continuidade da capacitação nas ferramentas de Planejamento (Sistema de Planificação), Microcrédito (MicroScore) e Alerta Temprana (Risco de Crédito) e a participação no Seminário Internacional de Microfinanças, que ocorrerá no México.
Está em execução no oeste de Santa Catarina projeto de desenvolvimento dos empreendedores rurais cooperativistas sustentado pela Coopercentral Aurora e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC). São ainda parceiras do programa as cooperativas agropecuárias CooperAlfa, Cooperitaipu, CooperAuriverde, Cooper A1, Copérdia, Colacer, Caslo, Coperio, Coopervil e Copercampos, o Sebrae e o Senar. O programa absorverá cerca de R$ 1 milhão durante o ano de 2009 e envolver mais de cinco mil pessoas.
Segundo o diretor da Aurora, Neivor Canton, essa é uma das mais antigas e promissoras parcerias orientadas para a profissionalização de produtores rurais do País.
Estão programados 20 Seminários da Qualidade para 2.000 participantes e um treinamento especial para qualificação de 30 técnicos das cooperativas agropecuárias no acompanhamento do programa. Prevê ainda consultoria ao sistema de rastreabilidade para as cadeias produtivas do leite, da avicultura e da suinocultura que a Coopercentral Aurora implanta desde 2007, envolvendo 17 cooperativas agropecuárias e 77.500 produtores rurais. (Fonte: Sescoop/PR)
A palestra "Cooperativismo ao Alcance de Todos", oferecida gratuitamente pelo Sistema Ocesp-Sescoop/SP à comunidade, atendeu 721 pessoas em 2008. Ao longo do ano foram realizadas 23 palestras, a maior parte em São Paulo, e também em Mogi Mirim, Marília e Presidente Prudente, de acordo com informações do núcleo de Eventos do Sistema.
O número de atendimentos neste projeto é 62% superior em relação a 2007, quando foram atendidas 444 pessoas. A iniciativa cumpre a função de difundir informações sobre o cooperativismo, abordando desde conceitos e fundamentos teóricos até questões práticas e esclarecimentos de dúvidas sobre o funcionamento de uma cooperativa.
Durante a palestra os participantes são orientados sobre constituição legal do empreendimento, direitos e deveres ao ingressar em uma cooperativa, formas de gestão e incidência de tributos. Oferecida mensalmente, a atividade também arrecada alimentos não perecíveis para o Instituto de Apoio à Criança e ao Adolescente com Doenças Renais (Icrim).
Para mais informações o Sistema Ocesp-Sescoop/SP disponibiliza os telefones (11) 3146-6256/6258/6260. (Fonte: Sistema Ocesp-Sescoop/SP)
A organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) assinaram um convênio no qual permitirá que a OCB/RJ seja o ponto de partida para as cooperativas que forem se registrar na Jucerja ou que quiserem informações sobre processos antigos. Com a isso, a Organização passará a atuar como um posto avançado da Jucerja, sendo o primeiro de uma instituição de classe no estado. O convênio foi assinado no último dia 7, e passará a vigorar no mês de fevereiro.
"Este será um elo facilitador para todas as cooperativas adimplentes ou em constituição, que agora poderão levar suas atas para OCB/RJ, que se encarregará de dar continuidade na Jucerja. Vamos verificar toda a documentação necessária em cada caso, evitando que a cooperativa perca tempo na Jucerja, por motivo de falta de algum documento para encaminhar o processo. Essas informações serão sanadas antes de chegar à Junta Comercial", frisou o presidente da OCB/RJ, Wagner Guerra.
Na sede da OCB/RJ - localizada à Av. Presidente Vargas, 583, 12º andar, centro do Rio de Janeiro -, será possível protocolar processos de constituição de cooperativas, alterações de estatuto social e pedidos de certidões de documentos já arquivados na Junta Comercial. O serviço não terá custo para as cooperativas, sendo repassados apenas os custos relativos à Jucerja.
A OCB/RJ analisará toda a documentação e verificará se está tudo em ordem. Em caso positivo, o pedido será protocolado e encaminhado para homologação na Junta Comercial. O pedido entrará no sistema na manhã do dia seguinte, e o retorno de cada caso será de acordo com os prazos legais, que variam entre três dias (para processos) e cinco dias úteis (para certidões).
"Será um ganho muito grande para nós e para a sociedade, porque pessoas capacitadas verificarão os detalhes burocráticos da categoria, agilizando os processos na Junta Comercial", disse o presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque. O presidente Guerra lembra que este é um anseio antigo do setor. "Estamos felizes por termos assinado este acordo. Foi uma promessa de campanha, que está saindo do papel antes do previsto. E é importante que órgãos públicos abracem nossas propostas para unir o setor. Sem dúvida, é mais um grande marco da nossa gestão", finalizou Guerra.
Estiveram presentes na assinatura do convênio, além dos presidentes Wagner Guerra e Carlos de La Rocque, o secretário financeiro da OCB/RJ, Gilberto de Araújo Motta, a superintendente do Sescoop/RJ, Maria de Fatima Moraes Rodrigues, a secretária geral da Jucerja, Valéria Gaspar Massena Serra e a chefe do gabinete, Regina Célia Veira. (Assessoria de Comunicação OCB/RJ)
Uma das metas do Sistema Ocemg/Sescoop-MG é investir na capacitação permanente de sua base cooperada, visando atender às exigências de um mercado cada vez mais globalizado. “Com iniciativas dessa natureza, investimos no conhecimento do quadro funcional das cooperativas, aprimorando tarefas e serviços em busca da excelência das atividades oferecidas por meio da profissionalização da gestão”, afirma o presidente do Sistema, Ronaldo Scucato.
De 2001 a 2008, mais de 600 mil pessoas foram capacitadas em Minas, por meio de cursos, treinamentos, congressos e eventos de promoção social. As ações de capacitação oferecidas pelo Sescoop-MG abrangem desde demandas das áreas fiscal, tributária, administrativa e contábil, até segurança da informação, formação de dirigentes e área comportamental.
Informações sobre a agenda 2009 e ações na área de capacitação do Sistema, acesse o site www.ocemg.org.br ou entre em contato pelos telefones (31) 3025-7109 / 3025-7110. (Fonte: Ocemg)
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