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Encontro de cooperativas do Ramo Educacional do Sistema OCEB

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Salvador (24/3) - O Sescoop/BA promoverá o Encontro de Alinhamento para Aperfeiçoamento da Gestão das Cooperativas do Ramo Educacional, em Eunápolis/BA, nos dias 17 e 18 de abril (confira a programação). Os objetivos são estimular as cooperativas a aprimorarem sua gestão para viabilizar a ampliação do seu acesso ao mercado, o que ensejará o fortalecimento do Ramo e criará meios de fortalecer o segmento, unificando-o e padronizando seus serviços por meio da discussão de aspectos e procedimentos necessários para adequação das cooperativas.

A expectativa da organização é de que pelo menos o presidente e um diretor ou coordenador administrativo/financeiro participem do evento. (Assimp Sistema OCEB)

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Turmas do Jovemcoop discutem gestão eficiente em propriedades rurais

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Florianópolis (23/3) – As turmas do Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop) do oeste e planalto norte catarinense participam, neste mês, do 8º módulo da formação, que abordará o tema “Análise de Resultado na Gestão Rural”. O programa teve início no segundo semestre de 2014 e é desenvolvido pelo Sescoop/SC, em parceria com o Instituto Caminhare, de Florianópolis.

No oeste, a formação conta com a participação de filhos de associados da Cooper A1 (Iporã do Oeste), Auriverde (Cunha Porã) e Cooperitaipu (Pinhalzinho). No planalto norte, as turmas são formadas por jovens de Canoinhas e Porto União, filhos de associados da Cooperalfa.

O objetivo desta etapa é transmitir conceitos e técnicas de gestão para racionalizar tempo, investimentos, mão de obra e aumentar os lucros e a qualidade de vida.

“Nesta fase, os jovens aprendem que colocar em prática as técnicas de gestão rural são determinantes para o sucesso de um empreendimento. Geralmente, o que ocorre na agricultura é que os empresários rurais trabalham muito e, na maioria das vezes, com pouco êxito. São necessárias algumas atitudes que, aliadas ao esforço físico, sejam traduzidas em resultados econômicos”, destaca o instrutor Ivan Brustolin.

Para conferir na prática os resultados da gestão dos empreendimentos rurais, os jovens vinculados à Cooper A1, foram até duas propriedades associadas à cooperativa. As visitas foram realizadas nas propriedades dos irmãos Roberto e Eduardo Rossa e do associado Lécio Orth, em Iporã do Oeste.

O trabalho prático foi acompanhado pelos coordenadores do programa na Cooper A1, Luisa Jaehn Kollmann e Lucinei Rodrigo Bohn, além do representante do Sescoop/SC, Nerivaldo de Assis Silva, do Instituto Caminhare, Ivonez Xavier e do instrutor, Ivan Brustolin.

Criado pelo Sescoop Nacional, o programa é desenvolvido em Santa Catarina com 196 horas de formação e finalizará no mês de julho de 2015. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

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Sistema OCB/MT organiza V Fórum das Cooperativas de Agronegócio

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Cuiabá (23/3) – A proposta de se construir uma rede de negócios para as cooperativas do Ramo Agropecuário continua na ordem do dia do cooperativismo mato-grossense. O objetivo de o Sistema OCB/MT desenvolver um trabalho em rede é identificar possibilidades de as cooperativas operarem entre si, aumentando o nível de cooperação e, assim, formarem uma corrente de negócio, visando melhorar sua eficiência e a renda do cooperado.
 
O processo de construção da rede de negócio começou em 2011 quando foi feito o diagnóstico para entender a situação das cooperativas naquele momento. A partir desse diagnóstico foi criado o Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio realizado duas vezes ao ano desde 2002.

Nesse período de quatro anos, treinamentos e visita a outros países, como os Estados Unidos e Canadá foram realizados, visando melhorar a gestão e a governança das cooperativas, como base importante na construção da rede.
 
Ficou definido que em 2015 serão realizados dois fóruns com o propósito de se formatar a rede de negócios. O V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio será realizado nos dias 15 e 16 de maio, em Cuiabá, onde será discutido o acompanhamento do andamento da rede e outros assuntos pertinentes. O outro evento, o VI Fórum, ocorrerá em novembro.
 
“A tarefa de formatar a rede para trabalhar pontos comuns das cooperativas como as questões de controle interno e contabilidade, por exemplo, é árdua de cheia de grandes desafios, mas sem a tomada de decisão que alinha procedimentos de gestão e governança em todos os aspectos, não é possível construir uma rede de negócios”, ponderou o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.
 
O professor pesquisador na Universidade de Missori, localizada em Culumbia (EUA), Fábio Ribas Chaddad, que acompanha todo o processo de criação da rede e a organização do Ramo Agropecuário em Mato Grosso, disse que “existe uma distância enorme” entre os resultados do cooperativismo no Brasil, em relação ao mundo.

O Sistema OCB/MT, por meio de um diagnóstico feito junto às 30 maiores cooperativas do agronegócio atuantes em Mato Grosso, constatou que em 2013, juntas, produziram 2,4 milhões de hectares, tiveram um faturamento direto de R$ 4,48 bilhões e um ativo total de R$ 1,68 bilhão. Segundo o estudo, elas possuem 1.546 associados e empregam 1.262 pessoas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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ONU celebra o Dia Internacional da Felicidade

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Intenção é estimular a reflexão sobre o fato de pessoas felizes produzirem mais; aqui no Brasil, o Sistema OCB desenvolve o índice Felicidade Interna do Cooperativismo

Brasília (20/3) – “Desejo a todos um Dia Internacional da Felicidade muito feliz! Felicidade para toda a família humana é um dos principais objetivos das Nações Unidas”. Com essa declaração o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon saudou os mais de 190 países que, hoje, celebram as iniciativas que estimulam a felicidade de seus habitantes.

A data, criada pela própria Organização das Nações Unidas (ONU), tem por objetivo fazer com que as pessoas percebam a importância de serem felizes para conviver em paz, lembrando aos povos do mundo que evitem guerras sociais e conflitos, diferenças étnicas ou comportamentos adversos que comprometam a paz e o bem estar dos povos.

A assembleia geral das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional da Felicidade em 2012, inspirando-se para isso numa reunião ocorrida em abril do mesmo ano que teve como tema "Felicidade e Bem Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico".

De acordo com a ONU, a criação da data é o reconhecimento da importância da felicidade para o ser humano, acima dos interesses econômicos e visa a demonstrar que o bem estar deve ser a meta universal para o homem e servir para a condução política dos povos.

BUTÃO – Em sua origem mais aprofundada, a felicidade serviu como tema tanto à reunião quanto à instituição da data dedicada à felicidade por Butão, um minúsculo país da região Tibetana, vizinho da Índia e da China, cujo povo é de maioria budista, que reconheceu publicamente a importância e supremacia da felicidade nacional sobre a renda monetária. Isso ocorre em Butão desde a década de 1970, quando o país adotou uma meta denominada "Felicidade Nacional Bruta", considerando-a mais importante do que o Produto Interno Bruto (PIB).

COOPERATIVISMO – Aqui no Brasil, os exemplos de organizações que já perceberam que um colaborador feliz está sempre motivado e, por isso, traz mais resultados diretos e indiretos à empresa, têm crescido bastante. E nesse pool, está o Sistema OCB que tem atuado fortemente para concluir o desenvolvimento do derivado do FIB: o Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), que deverá ser implantado nas cooperativas brasileiras em breve.

A edição nº 15 da revista Saber Cooperar também aborda a questão da Felicidade aplicada ao movimento cooperativista brasileiro. A reportagem afirma que, para especialistas em gestão, a felicidade é uma poderosa ferramenta de inovação e competitividade no mundo corporativo. Segundo os estudiosos, aponta a revista, “um indivíduo saudável, satisfeito com seus objetivos e socialmente ativo é feliz e tende a ser mais produtivo.”

IMPLANTAÇÃO – O FIC foi moldado pelo Comitê Nacional de Promoção Social, composto por representantes da unidade nacional do Sescoop e das cinco regiões brasileiras. Maria Eugênia Ruiz, gerente de Desenvolvimento Social do Sescoop, explica que o instrumento foi construído para mensurar o bem-estar e a qualidade de vida dos cooperados, dirigentes e funcionários das cooperativas, assim como da comunidade onde está inserida.

O ponto de partida é um questionário, composto por 97 itens que abrangem as nove dimensões do FIC, nas quais se incluem, entre outras, padrão de vida, educação, saúde, meio ambiente e vitalidade comunitária.

O objetivo do diagnóstico é levantar e interpretar os dados apurados junto ao grupo, propondo alternativas para se estabelecer um equilíbrio, a fim de gerar impactos positivos nos campos pessoal e profissional e, por consequência, nos resultados da cooperativa.

PÚBLICO-ALVO – O indicador Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) é aplicável a qualquer ramo de cooperativa, independentemente da região, do tipo de negócio ou do público-alvo – dirigentes, cooperados, funcionários e comunidade. A participação no piloto é voluntária, sendo todo o processo coordenado pelas próprias cooperativas, com suporte das unidades estaduais do Sistema OCB. Leia a reportagem completa da Revista Saber Cooperar, CLICANDO AQUI.

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Sicredi garante inclusão bancária a índios de Ortigueira

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Curitiba (20/3) – A Sicredi Agroempresarial PR/SP associou, em janeiro deste ano, 130 índios da Aldeia Queimadas, em Ortigueira, município a cerca de 215 quilômetros de Curitiba (PR). A participação dos novos associados na cooperativa de crédito e investimento soluciona um problema que afetava parte da tribo, composta por nove mil índios: a Associação Comunitária Indígenas Queimadas (Aciq), representada por dois integrantes, recebia benefício de compensação, repassado à comunidade. Desde janeiro, o valor foi dividido entre 130 famílias, com a criação de contas individuais e a oferta de cartão da instituição.

De acordo com a gerente da unidade de atendimento de Ortigueira, Lucimare Acacio Peixoto Carlesse, o acordo com os índios era desejo antigo do Sicredi, que apoia a comunidade como um todo. "Como instituição financeira cooperativa e sabendo da situação, decidimos mais uma vez oferecer uma solução prática e objetiva", afirma.

As negociações contaram com a participação das lideranças indígenas, a comunidade e a intermediação do Ministério Público. "Em vez de repasse único, o valor será dividido entre 130 famílias, evitando os problemas de transferir a verba a representantes", revela.

A indígena Zinha Garigsânh Lourenço, de 24 anos, conta que o Sicredi chegou até aldeia e se tornou, na prática, a primeira instituição financeira da maioria dos associados indígenas, realizando a inclusão socioeconômica.

"Há vários outros indígenas se associando os quais estavam com algum problema de documentação no período de abertura das contas", conta. Por meio da inclusão financeira, Zinha pretende mudar de vida, especialmente com a melhora de sua moradia. "Meu objetivo é fazer um empréstimo para a construção de uma nova casa na aldeia", afirma.

Atualmente, conforme dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), o Brasil conta com 817 mil indígenas - o equivalente a 0,3% do total de pessoas do país. Essa população necessita de apoio governamental e de outras instituições para se incluir de forma social e econômica.

Em 2011, a Funai estimou que 62% dos índios viviam em condições de extrema pobreza. Em todo o mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), um terço das mais de 900 milhões de pessoas ao redor do globo nesta mesma situação é indígena.

INCLUSÃO – A inclusão socioeconômica dos indígenas vai ao encontro da política institucional do Sicredi, que visa gerar benefícios à comunidade nas quais está inserido. "Ficamos muito contentes em conseguir a associação, já que estamos atuando em uma questão que envolve toda a comunidade de Ortigueira", afirma Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ.

"Associar a comunidade indígena de Ortigueira era um sonho antigo e agora só foi possível graças ao comprometimento dos colaboradores e, acima de tudo, pela confiança dessa comunidade no Sicredi", afirma o presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves. "Na cooperativa, há respeito mútuo e tratamento humano para todos os associados. Isso fez a diferença", ressalta.

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Cotrijal promove 4º Fórum Internacional do Jovem Cooperativista

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Porto Alegre (20/3) – O Sistema Ocergs, representado pelo gerente de Promoção Social, José Zigomar Vieira dos Santos, esteve presente no 4º Fórum Internacional do Jovem Cooperativista, na manhã de sexta-feira (13/3), no Auditório Central do Parque de Exposições da Expodireto Cotrijal 2015. Promovido pela Cotrijal, em parceria com o Grupo Diário da Manhã, o evento propôs discussões sobre as oportunidades para o jovem no meio rural e questionamentos como: quais as alternativas dentro e fora da porteira da propriedade, suas infinitas possibilidades de empreendedorismo e sucesso profissional, as exigências que devem ser atendidas pelo jovem profissional rural, como ser competitivo e fazer a diferença, qual o papel da família e da cooperativa.

Na abertura do evento, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, falou sobre o objetivo inicial do evento que ocorre desde 2012 de valorização e reconhecimento do jovem. "Queremos levantar discussões para que o jovem esteja preparado para assumir a propriedade, mas também para assumir outras áreas, como lideranças na cooperativa, na área política, sindical, comércio, indústria, imprensa, entre outros. Ele ainda incentivou os jovens presentes a irem atrás de seus sonhos.

"O jovem tem que sonhar em ser uma autoridade, empresário, ser uma pessoa de sucesso e ir em busca da informação. Sabemos que ocorreu uma mudança tecnológica e até comportamental em todo o mundo, por isso, estamos nos reciclando para poder compreender o novo jovem”, comentou.

O diretor executivo do Grupo Diário da Manhã, Rogel Mello, comentou sobre a importância do jovem no agronegócio, da Expodireto e de fomentar eventos como esse para transformar as informações em conhecimento. "A parceria com a Cotrijal vem de encontro com o que acreditamos para o futuro e o futuro são os jovens. Toda essa informação que temos hoje, tem que ser convertida em conhecimento", destacou.

O secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, comentou sobre as dificuldades da agricultura e da falta de recursos para a permanência do jovem no campo, que, segundo ele, é o futuro do agronegócio brasileiro. "Que bom poder bater no peito e dizer 'eu sou agricultor', porque ser produtor não é para quem quer, mas sim para quem tem o dom e a vocação", apontou.

Estiveram presentes também a prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lutkmeyer, o vereador Gilson Santos, representando o legislativo municipal, o gerente de Agronegócio do Banco do Brasil, João Paulo Camerlatto, vice-reitora de extensão e assuntos comunitários da UPF, Bernardete Maria Dalmolin, e o chefe do departamento de administração e ciências econômicas da UFSM, Luiz Carlos Zucatto.

PAINÉIS – O primeiro painel do Fórum foi da engenheira agrônoma, mestre em Extensão Rural, doutora em Desenvolvimento Rural e professora adjunta da UFSM/Cesnors, Rosani Marisa Spanevello, que palestrou sobre Sucessão Geracional na Agricultura.

Rosani falou sobre as dúvidas do produtor sobre o tema, a importância dos jovens para tocar as tecnologias nas propriedades, os problemas da sucessão rural atualmente e suas perspectivas. “Sucessão não é uma questão regional, mas motivada pelas condições socioeconômicas dos filhos, das famílias e das propriedades, além do ambiente externo. Ou seja, cada caso é um caso”, afirmou.

Após, os jovens presentes participaram de um debate, mediado pelo vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, e pela jornalista Nadja Hartmannm, com a presença do engenheiro agrônomo, Dirceu Gassen, a professora da UPF e mestre em agronegócio, Andrea Polidori Celia, o doutorando em Educação e também professor da UPF, Ivan Penteado Dourado.

Além disso, o jovem Leonardo Rosso, de Santa Gema, interior de Passo Fundo, apresentou um case da agroindústria expondo sua experiência com a agroindústria familiar e contou como é o funcionamento da propriedade de sua família para incentivar os jovens cooperativistas.

MOTIVAÇÃO – Os jovens assistiram à fala motivacional do atleta olímpico e embaixador do esporte, Nalbert Bitencourt, da seleção brasileira de voleibol. Ele relatou aos jovens sua trajetória profissional e os estimulou a correr atrás dos seus sonhos. "Meus pais me deram tudo o que precisava para correr atrás do meu futuro, educação, princípios e apoio", palestrou.

Prêmio Destaque Jovem Revelação

Ao final do encontro, Nei César Mânica, anunciou uma novidade para a próxima edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista. O prêmio Destaque Jovem Revelação. "A partir de 30 de abril, estará nos sites da Cotrijal e Diário da Manhã a ficha para inscrição dos jovens, juntamente com o regulamento", explicou.

O presidente da Cotrijal adiantou o prêmio para o associado ou filho de associado que receber esse destaque, acompanhar a comitiva da cooperativa em uma missão de estudos no exterior, aos Estados Unidos, iniciando em Chicago até Las Vegas, durante 10 dias, com tudo pago. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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Sescoop convoca candidata aprovada ao cargo de analista contador

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Brasília (19/3) – A unidade nacional do Sescoop acaba de divulgar um comunicado convocando a candidata aprovada Silmara Bonfim Nunes a apresentar seus documentos, objetivando sua contratação para o cargo de analista/contador. O material deve ser entregue, impreterivelmente, no dia 25/3, às 14h, Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop, localizada no Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul – SAUS – Quadra 06, Bloco K, Edifício Belvedere, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.

Clique aqui para acessar o documento.

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Africanos buscam apoio de cooperativas do PR para expandir agricultura

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Curitiba (19/3) – Buscar o apoio dos brasileiros e das cooperativas paranaenses para desenvolver a agricultura e a agroindústria da República Democrática do Congo, localizada na África Central. Foi com esse propósito que um grupo de representantes daquele país visitou a sede do Sistema Ocepar, na tarde desta terça-feira (17/3), em Curitiba. Eles foram recebidos pelo superintendente adjunto da entidade, Nelson Costa, e pelo assessor da Gerência Técnica e Econômica, Gilson Martins. Entre os visitantes, estava o presidente da empresa africana Bamen-Infosat, Jean Pierre Kamba, acompanhado de membros do Standard Bank.

A República Democrática do Congo tem a economia baseada na agricultura de subsistência e alcançou, em 2013, PIB de US$ 32,7 bilhões. Possui ao todo 75 milhões de habitantes, sendo que 20 milhões vivem na região metropolitana da capital Kinchasa. De acordo com os visitantes, lá há imensas áreas agrícolas ainda não exploradas, com condições de clima, solo e disponibilidade de água semelhantes às da região centro-oeste brasileira.

Apresenta ainda boas possibilidades de desenvolvimento da agricultura e infraestrutura preparada para escoamento da produção agrícola e transporte de insumos, como fertilizantes, por exemplo. Os africanos têm interesse em aumentar a produção de milho, soja e carne de frango - atualmente em pequena escala -, para atender à demanda da população congolesa.

Durante a visita, o assessor Gilson Martins fez uma explanação sobre o trabalho realizado pela Ocepar e pelas cooperativas paranaenses, que respondem por 56% do PIB agropecuário do Paraná. Ele também discorreu sobre a produção agrícola nacional e paranaense. 

MISSÃO – No segundo semestre, a Ocepar deverá organizar uma missão técnica à África para Angola e Moçambique, podendo incluir no roteiro visita à República Democrática do Congo. (Assimp Sistema Ocepar)

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ENTREVISTA DA SEMANA Luiza Helena Trajano

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Presidente do Magazine Luiza afirma que cooperativismo e varejo formam o Brasil

Brasília (18/3) – Quando o assunto é empreendedorismo, uma das referências brasileiras é, sem dúvida alguma, Luiza Helena Trajano, presidente da rede de lojas Magazine Luiza. A executiva é a entrevistada da edição nº 15 da Revista Unimed BR, produzida pela Unimed do Brasil, e destaca o papel do cooperativismo e do varejo no desenvolvimento do País, enfatizando que ousar e enfrentar os medos são fundamentais para o sucesso. Confira alguns destaques da entrevista.

Como a senhora encara o cooperativismo?


Luiza Helena Trajano – O cooperativismo é uma grande oportunidade para os empreendedores porque eles se unem e conseguem diminuir custos. Tenho uma fazenda no interior de Minas Gerais e vejo o quanto esse modelo os ajuda, principalmente aos pequenos. Sou totalmente a favor.

Como o cooperativismo e o varejo podem colaborar um com o outro?

Luiza Helena Trajano –
Os dois modelos devem entender que são eles que formam o Brasil. Que o nosso país não é só dos políticos e cabe a nós ajudar a construí-lo. E, claro, temos que sempre gerar empregos.

Quais são as características fundamentais de um empreendedor?

Luiza Helena Trajano –
O empreendedor é uma pessoa que tem ousadia. Não que ele não tenha medo, mas ele o vence e faz acontecer. O medo em nossa cabeça sempre é maior do que quando o enfrentamos. Não existe uma fórmula. Temos de juntar as pessoas e colocar planos em prática.

Por fim, quais são os seus conselhos para os futuros empreendedores?

Luiza Helena Trajano –
Não gosto muito de falar em conselhos, mas, primeiro, é preciso ter muita paixão pelo que se faz. Só assim o empreendedor aperfeiçoa constantemente o que faz. Segundo, entender que você não ganha em todos os âmbitos e vai perder muita coisa. Terceiro, saber lidar com as dificuldades e sempre mudar de ciclo, fazer diferente e com foco no consumidor, independentemente do setor.

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Coopram realiza Dia de Cooperar para atender comunidades rurais da estrada AM 010

Com a Ação Social intitulada “Projeto voluntario para atender a comunidade dos produtores rurais da AM 010” a Cooperativa dos Produtores Rurais da AM 010 (Coopram), localizada no quilômetro 138 da estrada que liga Manaus ao município de Itacoatiara realizou no dia 12 de junho o seu Dia de Cooperar, focada no atendimento aos moradores das comunidades instaladas no entorno da cooperativa. A ação social iniciou as 8 e se estendeu até as 17h

Segundo o presidente Fausto Amorim, a cooperativa, em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-AM e a prefeitura de Itacoatiara disponibilizaram serviços de atendimentos aos comunitários como: Corte de Cabelo, emissão de documentos, consultas médicas, tratamento odontológico, cadastro do Cartão do Sus, cadastro do Programa Brasil Sem Miséria e Bolsa Família, palestras educativas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente com a participação de representantes do Conselho Tutelar, além de um dia de lazer com música, danças e poesia.

“Precisamos estimular o desenvolvimento social dentro das comunidades, e com isso promover o crescimento do cooperativismo através de ações voluntárias como a que estamos proporcionando durante todo este Dia de Cooperar para atender as pessoas que necessitam de ajuda”, argumentou o presidente.

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini declarou que a Coopram realiza um grande trabalho social na comunidade participando da gestão da Escola Municipal e da Unidade Básica de Saúde (UBS), e por esse motivo, segundo Adriano possui uma intensa vida social dentro da comunidade onde está instalada, trabalhando de forma organizada com o objetivo de proporcionar oportunidades aos moradores de usufruir dos serviços oferecidos pela cooperativa e parceiros durante todo ano.

 

“A cooperativa realizou uma Ação Social bonita com a participação de muitas pessoas comprometidas com o voluntariado que é um dos princípios do cooperativismo. Os serviços foram oferecidos á moradores das comunidades que precisam verdadeiramente de ajuda”, finalizou o superintendente.

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e Coopram.

Pós-Graduação é ferramenta para melhorar melhorar a gestão do setor

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São Paulo (17/3) – Na busca de excelência, sustentabilidade e melhores resultados para o cooperativismo paulista, o Sescoop/SP, em conjunto com as cooperativas, desenvolveu o projeto de Pós-Graduação do Cooperativismo. O foco da iniciativa está na melhoria da qualificação de associados e funcionários, com vistas a melhorar a gestão e os resultados dos negócios dos empreendimentos. Atualmente participam 53 cooperativas.

Estão envolvidas diversas instituições de ensino superior, como a Fundação Unimed /Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, o Inepar – Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São 300 alunos matriculados no projeto, desde 2013.

Os alunos são indicados pelas próprias cooperativas, passando por processos seletivos organizados pelas instituições de ensino superior, e são beneficiários de bolsas de estudo no valor de um terço das mensalidades. Os cursos oferecidos são de pós – graduação “lato sensu”, de especialização ou MBA, com duração entre18 e 24 meses e estão direcionados para os diversos ramos do cooperativismo.

A Fundação Unimed e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais são parceiras do Sescoop/SP nos cursos: “MBA em Gestão de Negócios em Saúde”, “Atenção Primária à Saúde” e “Urgências, Emergências Médicas e Terapia Intensiva”.

A Cooperativa de Consumo (Coop), com sede em Santo André, no ABC Paulista, é parceira no MBA em Gestão de Cooperativas de Consumo, ministrado pela Universidade de São Caetano do Sula. Já a Cooperativa Aurora organizou um MBA em Gestão de Negócios, executado pela Fundação Getúlio Vargas, na unidade de Guarulhos.

Outra iniciativa em andamento é o MBA Banking para Cooperativas de Crédito, curso à distância em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepar).

O gestor do projeto Pós Graduação do Sescoop/SP, Sergio Dias, explica que o Sescoop/SP formou um comitê especializado para examinar as grades dos cursos. Entre as exigências para montagem dos cursos estão a abordagem da doutrina cooperativista e o trabalho de conclusão vinculado à gestão e melhoria das cooperativas.

O objetivo do projeto, além de capacitar cooperados e funcionários, é fazer com que eles utilizem os conhecimentos e habilidades adquiridos nos cursos para elaborar e implementar projetos de melhoria em suas cooperativas que serão, ao final, descritos em trabalhos de conclusão de curso, os quais serão incorporados ao acervo do Sescoop/SP.

No momento, existem iniciativas para a implantação, ao longo de 2015, de novas turmas de pós-graduação, tais como “Gestão em Saúde”, “Gestão de Pessoas em Cooperativas”, “Gestão de Cooperativas aplicada aos Sistemas de Saúde”, “Gestão de Cooperativas de Consumo” e “Gestão Estratégica do Agronegócio”. (Fonte: Assimp Sistema Ocesp)

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Aberta a segunda turma do mestrado em Gestão de Cooperativas

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Curitiba (17/3) – O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, proferiu, na manhã de sábado (14/03), a aula magna da 2ª turma de Mestrado em Gestão de Cooperativas da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Acompanharam a aula inaugural, além de alunos e professores do mestrado, o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, o decano da Escola de Negócios, Eduardo Damião da Silva, o coordenador do Mestrado em Gestão de Cooperativas, Tomas Sparano Martins, e o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

Em sua palestra, Ricken abordou os aspectos conjunturais do cooperativismo, bem como os desafios do setor e os avanços observados na intercooperação entre cooperativas. O dirigente também falou sobre as estratégias de atuação das cooperativas do Paraná, e saudou os alunos presentes, enfatizando a responsabilidade de cada mestrando, incentivando-os a desenvolver pesquisas relacionadas ao cooperativismo paranaense.

“Precisamos cada vez mais capacitar nossos profissionais, e o mestrado em gestão de cooperativas é fundamental ao processo de formação de recursos humanos do cooperativismo. As pesquisas realizadas pelos futuros mestres trarão respostas importantes aplicáveis à realidade das cooperativas”, afirmou. A aula magna foi realizada na Escola de Negócios, no campus do Prado Velho, em Curitiba.

REITOR – De acordo com o reitor da PUCPR, a instituição considera prioritária a parceria com o Sistema Ocepar. “A universidade não pode se fechar às demandas da sociedade. Consideramos o mestrado em gestão de cooperativas um marco para PUCPR, visando produzir ciência e formar recursos humanos de alta qualidade. Por meio da disseminação de conhecimento científico, a universidade cumpre sua missão de contribuir para o desenvolvimento do país”, disse. 

SESCOOP/PR - Após a aula magna, os alunos acompanharam a palestra do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que discorreu sobre os princípios do cooperativismo e as especificidades de uma cooperativa. O Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas é uma iniciativa da Escola de Negócios da PUCPR que conta com o apoio do Sistema Ocepar. A segunda turma conta com 25 alunos.

 Trata-se de uma pós-graduação na modalidade “stricto sensu”. O curso oferece duas linhas de pesquisa: Cooperativismo e Sustentabilidade e Gestão Estratégica de Entidades Cooperativas. O programa contempla 24 créditos, com cinco disciplinas obrigatórias e três eletivas, mais uma dissertação. As aulas são quinzenais.

“A missão do curso é gerar conhecimento que possa contribuir com o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho para o setor cooperativista, capazes de pesquisar, identificar e encontrar soluções para problemas complexos existentes nas cooperativas”, explicou o professor Eduardo Damião da Silva. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Belo Horizonte vai sediar World Coop em setembro

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Belo Horizonte (16/3) – Palestrantes de renome internacional e profissionais de destaque em suas áreas de atuação do Brasil e do exterior estarão reunidos em Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de setembro, no World Coop Management. Ideias inovadoras e novas tendências mundiais sobre liderança e estratégia serão apresentadas por grandes ícones nacionais e internacionais com amplo conhecimento dos temas abordados. Serão apontados os melhores caminhos e estratégias para a realização de bons negócios.

O World Coop Management destaca a importância da aproximação do setor cooperativo com eventos internacionais de grande porte que atualizam e estimulam os seus profissionais. Acesso a conhecimentos inovadores, atualizações e desenvolvimento de métodos e conceitos. Esses são os pré-requisitos básicos para as cooperativas e seus dirigentes alcançarem uma posição de destaque em mercados cada vez mais competitivos.

PÚBLICO - Proporcionar tudo isso e muito mais a esses profissionais é o objetivo do congresso elaborado especialmente para presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas e entidades do setor que buscam a reciclagem profissional, mantendo-se atualizados sobres os novos conceitos e estratégias de atuação em seus negócios e cooperativas.

ERA DO CONHECIMENTO – “Estamos na era do conhecimento, estar sintonizado com as principais tendências mundiais do management é tão importante quanto o relacionamento e o próprio negócio. No World Coop Management, estamos alinhando esses três objetivos”, afirma o Luiz Branco, diretor do Congresso. O evento é uma realização da empresa Wex Business, em parceria com o Sescoop/MG. As atividades ocorrerão no Centro de Inovação Unimed. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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CEAC é a primeira cooperativa a lançar Projeto do Dia C

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Belém (16/3) – O lançamento estadual do Dia de Cooperar ocorre no próximo mês, mas as cooperativas já estão se articulando para essa grande mobilização. A Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) apresentou o projeto “Construindo Caminhos” voltado ao desenvolvimento afetivo, social e profissional de mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos. O evento ocorreu neste sábado (14/3), no salão da Igreja São Cristóvão, no bairro de Jaderlândia, em Belém.

De acordo com a presidente da CEAC, Kátia Santos, o objetivo dos cooperados é alcançar mulheres com poucas oportunidades sociais. “O que nos motivou a escolher essa temática foi a necessidade que percebemos das mulheres em nossa comunidade. Quase todas as ações de cunho social são voltadas às mulheres mais jovens. As de meia idade possuem poucas oportunidades de inclusão social. Muitas não têm expectativa de trabalho. Elas precisam primeiro de confiança e autonomia para, posteriormente, obter o reconhecimento social e profissional”, avalia Kátia.

Inicialmente, a cooperativa atenderá a um grupo de 50 pessoas com o perfil descrito. A ação constitui-se de várias ações de valorização da mulher, a partir de cursos profissionalizantes, oficinas e palestras instrutivas sobre educação, saúde, beleza, igualdade de gênero, autonomia, liderança e desenvolvimento econômico. As atividades ocorrerão durante todo ano, contribuindo para o preparo e ingresso das mulheres ao mercado de trabalho.

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, reconhece a relevância do Projeto. “As mulheres já conquistaram muito nos últimos anos. Porém, precisamos reconhecer que ainda falta muito. Ainda hoje, constata-se a participação minoritária da população das mulheres em diversos âmbitos sociais se comparadas aos homens. Parabenizo a iniciativa da CEAC, que nem mesmo esperou o lançamento estadual do Dia C para começar a se mobilizar. A verdade é que os problemas da nossa sociedade não podem mesmo esperar. Esse é um dos princípios do cooperativismo: interesse pela comunidade”. (Fonte: Ascom Sistema OCB/PA)

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Panorama do cooperativismo mundial é tema de encontro na Bélgica

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Brasília (13/3) – A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, participou hoje de uma reunião na sede da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Bruxelas, na Bélgica, para tratar da parceria entre as duas instituições, cujo foco são as iniciativas “World Co-operative Monitor” e “Heritage Project”. Participaram da reunião o diretor de Comunicação da ACI, Jan Schiettecatte, e o coordenador de Marketing da Aliança, Nicola Huckerby.

O “World Co-operative Monitor” é uma publicação anual da ACI em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativismo e Economia Social (EURICSE). O projeto compila dados de cooperativas em todo mundo, divulgando a lista das 300 maiores cooperativas e a participação delas na economia global. A iniciativa confere visibilidade internacional ao movimento cooperativista e tem sido uma ferramenta útil na defesa dos interesses das cooperativas em todo mundo.

Por outro lado, o “Heritage Project” visa restaurar e divulgar o patrimônio histórico e cultural do movimento cooperativista. A ACI trabalha em uma coordenação global de proteção da riqueza cultural gerada pelas cooperativas. Integrante da ACI há 26 anos, a OCB tem se empenhado em apoiar a Aliança bem como seus projetos internacionais.

As duas organizações têm um histórico de cooperação e diálogo permanente. A OCB possui representantes eleitos no Conselho da ACI desde à sua filiação. O ex-presidente da OCB, Roberto Rodrigues, foi o único presidente não- europeu em toda história da Aliança. Essa proximidade entre as duas instituições vem gerando resultados positivos para o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil e no mundo.

Durante a reunião, também foi abordada a questão da adesão de cooperativas brasileiras à marca “coop”. A intenção é que cada vez mais cooperativas possam usar essa identidade.

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Cooperativismo é alternativa para superar economia informal

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Brasília (13/3) – Com intuito de compartilhar os casos de sucesso das cooperativas brasileiras, como agentes de geração de renda e inclusão social, a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, participou, ontem, de uma mesa redonda sobre os “Desafios da economia informal”, durante o 8º Encontro da Sociedade Civil Organizada da União Europeia, América Latina e Caribe.

O encontro, realizado na cidade de Bruxelas, capital da Bélgica, reuniu cerca de 100 lideranças de diversos países na sede do Comitê Econômico e Social Europeu, que discutem a questão da economia informal.

Durante sua apresentação, a representante do Sistema OCB fez questão de frisar que, devido à sua natureza, o cooperativismo é um dos meios mais eficazes para solucionar a dificuldades e até problemas gerados pelos profissionais que ainda vivem na situação de informalidade.

“As cooperativas passam a ter um grande papel neste sentido, pois representam uma coletividade que trabalha com vistas à melhoria da qualidade de vida de seus associados. Além do mais, os cooperados podem negociar coletivamente, o que gera economia de escala e oficializa a atividade do grupo”, enfatiza Fabíola Nader.

O EVENTO – Empresários e trabalhadores de diversos países das regiões estão presentes no evento que prevê a discussão de várias questões, como: o câmbio climático; a dimensão econômica do desenvolvimento sustentável; a economia informal e a interação da sociedade civil com a Assembleia Parlamentar EU-América Latina.

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DF abre contagem regressiva ao 3° Encontro de Mulheres Cooperativistas

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Brasília (13/3) – O Sistema OCDF realizará na próxima sexta-feira, dia 20/3, a terceira edição do Encontro de Mulheres Cooperativistas do DF. A intenção é reunir as mulheres envolvidas com cooperativas para discutir, propor ideias e ações, além de promover a integração entre elas, demonstrando seu papel fundamental ao desenvolvimento da sociedade em que estão inseridas.

O evento é destinado a cooperadas, esposas e filhas de cooperados, e também a funcionárias. Um dos pontos altos do evento será o lançamento do Concurso de Projetos Elas e Elos. As interessadas em participar do encontro devem se inscrever.

SERVIÇO

Data: 20 de março
Horário: 14h às 18h
Local: Brasília Imperial Hotel (SHS Quadra 3 Bloco H)
Informações: (61) 3345-3036 / (61) 3312-8913 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(Fonte: Assimp Sistema OCDF)

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Sescoop/PA oferece capacitação sobre Conselho de Administração

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Belém (13/3) – Qualificação da gestão é uma das maiores necessidades do cooperativismo atualmente. Para suprir essa carência, o Sescoop/PA promoveu uma capacitação sobre Conselho de Administração a 16 cooperados da CrediSIS CredBem (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais da Região Metropolitana de Belém). As aulas ocorreram nos dias 9 e 11 deste mês, na sede do Serviço.

Para o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a necessidade de aprimoramento da gestão é urgente. “O cooperativismo de crédito é um dos setores econômicos que mais crescem no nosso país. Já representa 3% do PIB nacional e todo esse desenvolvimento precisa ser acompanhado do aprimoramento dos profissionais responsáveis por direcionar as ações do setor. No que tange a capacitação, nossas cooperativas têm total apoio do Sistema. Vale ressaltar ainda que o Sescoop/PA realiza os cursos para as cooperativas sem cobrar nada. É um direito da cooperativa. Nosso desejo é promover um desenvolvimento pleno do cooperativismo no Pará”.

De acordo com o analista de Cooperativismo e Monitoramento, Vanderlade Rodrigues, o curso é um pré-requisito para quem almeja se tornar dirigente de cooperativa. “O Banco Central, que é a Instituição responsável por legitimar a atuação das cooperativas de crédito no Brasil, exige que todos os indivíduos pretensos a cargos de gestão tenham cursos de qualificação específicos”, orienta.

“Além disso, o curso é vital para a preparação do gestor. Dirigir uma cooperativa não é uma tarefa fácil. É preciso ter cuidado com a gestão. É essa a exigência do Banco Central”, afirma Jorge Carvalho. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)

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Dirigentes debatem sobre o futuro do cooperativismo

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Porto Alegre (13/3) – O Sistema Ocergs, representado pelo diretor secretário da Ocergs e presidente da Fecoagro, Paulo Pires, participou na terça-feira (10/3) do primeiro debate promovido pelo Correio do Povo Rural sobre os desafios e futuro do cooperativismo. O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o vice-presidente da CCGL, Darci Hartmann, e o presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste De Negri também marcaram presença no evento.

No primeiro debate da série da Expodireto 2015, os dirigentes discutiram sobre os principais desafios do cooperativismo, bem como os motivos de sucesso ou dificuldades das cooperativas. Pires comentou sobre o crescimento das cooperativas agropecuárias gaúchas nos últimos três anos, apresentando dados do faturamento de 2014, e falou também sobre a diferença das cooperativas em relação à iniciativa privada. “Nossa diferenciação é a questão da transparência e participação dos associados. Se tivermos gestão eficiente, foco e participação dos associados, não acredito que haja modelo de desenvolvimento melhor no mundo”, comentou.

Ainda sob esse aspecto, Hartmann destacou a importância da participação do associado para que ele se sinta pertencente à gestão da cooperativa, bem como da industrialização. Da mesma forma, Schroeder e De Negri apontaram a necessidade de assistência técnica, gestão e profissionalização e participação dos associados nas decisões da cooperativa para que o sistema seja transparente. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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Sistema OCB/RJ e UERJ definem calendário estratégico para 2015

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Rio de Janeiro (12/3) – Para disseminar o conhecimento do cooperativismo no âmbito acadêmico e para a comunidade ao redor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Sescoop/RJ possui um termo de cooperação com o Departamento de Inovação da UERJ (InovUerj). Ontem, em reunião realizada com a presença do diretor da OCB/RJ, Ângelo Galatoli, da diretora do InovUerj, Marinilza de Carvalho, e do coordenador do escritório de projetos do InovUerj, Antônio Carlos Ritto, as temáticas de cursos e palestras para o ano de 2015 foram definidas e detalhes sobre a proposta de uma incubadora de cooperativas foram levantados. A reunião contou com a presença do assessor jurídico da OCB/RJ, Ronaldo Gaudio.

Foi lembrado, também, que as cooperativas podem usar as instalações da UERJ para a realização de assembleias e reuniões, como é o caso do Ramo Transporte, em evento programado para o dia 13 de março.

Foram definidos, para a etapa inicial, dois cursos com carga horária de 40 horas/aula cada e duas palestras. As temáticas serão apresentadas em breve, mas a minuta inicial sugere temas como plano de negócios para cooperativas, desenvolvimento de projetos, administração e gestão de cooperativas, o cooperativismo em um novo ambiente de negócios, conceitos e distorções, empreendedorismo e a inovação cooperativista.

“O cooperativismo promove a inclusão social e gera oportunidades à população e o meio acadêmico é o local onde as ideias são colocadas em prática", destacou o professor Antônio Ritto.

Foi comentado, também, a importância da internacionalização do conhecimento. "Este modelo econômico cooperativista precisa ser difundido entre os alunos e a população em geral”, disse a professora Marinilza de Carvalho.

TAXISTAS – A Resolução 456 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) considera importante garantir aos taxistas a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e a segurança no trânsito, como direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos além de treinamento em relações humanas. Esses cursos estão previstos na Lei Federal nº 12.468 (inciso II, artigo 3º). (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

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