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Rio de Janeiro (2/3) – A Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro promoveu no dia 27 de fevereiro, em sua sede, reunião do Conselho Federativo. O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, compareceu ao encontro. Durante sua participação foram discutidos assuntos diversos, dentre eles o Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC) e a realização de fóruns permanentes de cooperativas do Ramo Saúde.
Fazendo as honras da casa, Euclides Carpi, presidente da Federação das Unimeds do Rio de Janeiro, comentou que nos últimos meses há uma aproximação importante entre as Unimeds e o Sistema OCB/RJ. “A parceria estabelecida está proporcionando o desenvolvimento das cooperativas singulares, por exemplo, por meio do apoio à realização de cursos de capacitação”, disse o dirigente.
Em seguida, foi a vez do presidente Marcos Diaz comentar sobre a força do cooperativismo fluminense. Ele também citou a possibilidade de projetos. “O Aprendiz Cooperativo está prestes a ser iniciado. A Unimed Leste Fluminense será a primeira a participar desta iniciativa. No entanto, o Rio de Janeiro, em comparação aos outros estados, precisa aumentar este projeto”, disse.
“O objetivo do Sistema é trazer cooperativas como as Unimeds para mais perto de nós”, acrescentou Marcos Diaz. O presidente também comentou sobre o PDGC e a importância da adesão à iniciativa. “O programa de gestão é utilizado em grandes empresas e as cooperativas precisam entender que precisam aperfeiçoar a governança. No Brasil, muitas instituições já aderiram e aqui no Rio de Janeiro estamos trabalhando fortemente na adesão ao projeto”, comentou.
O PDGC é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop e tem como objetivo promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade das organizações.
Ao participar do PDGC, a cooperativa obterá como benefícios a verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71, o conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão, do Modelo de Excelência da Gestão e acompanhamento por meio de relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de suas práticas, possibilitando a construção de planos para o aumento da competitividade.
O representante do Escritório Regional do Cooperativismo/Norte Fluminense, William Azevedo, presente ao encontro, acrescentou mais informações. “O PDGC proporciona em tempo real a visualização da qualidade de gestão, identificando os pontos que precisam ser aprimorados. Nas cooperativas que já aderiram ao programa, o resultado tem sido satisfatório e a mentalidade na gestão mudou completamente”, afirmou.
FÓRUNS PERMANENTES – Os fóruns permanentes, desde quando foram criados, têm contribuído de forma ímpar no desenvolvimento dos ramos, como Educacional, Infraestrutura, Táxi, Crédito e Trabalho. Em virtude disso, o Sistema OCB/Sescoop-RJ apresentou a proposta de realizar fóruns do segmento Saúde, indo de acordo com as peculiaridades deste tipo de cooperativas. O assessor Jurídico da OCB/RJ, Abdul Nasser, comentou que o fórum é a oportunidade para que as demandas do segmento sejam ouvidas e levadas à frente. “No ramo Táxi conseguimos muitos avanços, como o fim do PIS e da Confins para taxistas, entre outros temas. O fórum possibilitará o avanço em questões que há anos estão paradas”, disse, acrescentando que tanto o formato quanto a periodicidade precisam ser previamente definidos. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (27/2) – Ao longo desta semana 120 representantes de todos os estados brasileiros e outros 20 profissionais, oriundos da unidade nacional, participaram da I Semana Nacional de Capacitação das Áreas Finalísticas do Sistema OCB, realizada em Brasília. A intenção foi capacita-los para atuar na aplicação dos programas de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC) e de Acompanhamento da Gestão de Cooperativas (PAGC) e, também, da campanha do Dia de Cooperar (Dia C). Clique aqui para acessar o Megafone com a cobertura completa.
"Florianópolis (27/2) – “Gestão rural” é o tema do sétimo módulo do Programa Juventude Cooperativista – Jovemcoop, ministrado neste mês, às turmas do oeste e do planalto norte catarinense. O Projeto Educacional teve início no segundo semestre de 2014 e é desenvolvido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop), em parceria com o Instituto Caminhare, de Florianópolis.
No oeste, a formação conta com a participação de jovens filhos de associados da Cooper A1 (Iporã do Oeste), Auriverde (Cunha Porã) e Cooperitaipu (Pinhalzinho). No planalto norte, participam jovens de Canoinhas e Porto União, filhos de associados da Cooperalfa.
O Programa Jovemcoop tem como principal objetivo desenvolver nos participantes as habilidades de gestão, liderança e cooperativismo para despertar o interesse pelo negócio e auxiliar no processo sucessório, contribuindo para o crescimento do movimento cooperativista no País. O tema “Gestão rural”, que faz parte do sétimo módulo do programa, é ministrado pelo instrutor Ivan Brustolin e visa aprofundar a discussão do planejamento estratégico e da gestão por projetos em organizações cooperativistas.
Para o superintendente do Sescoop/SC, Geci Pungan, o Jovemcoop vai além de repassar a doutrina do cooperativismo aos jovens, filhos de cooperados. “Tem função dupla: se o jovem escolher seguir na cooperativa em que a família está inserida, ele terá as informações necessárias para assumir esse papel. Mas também receberá lições que o ajudarão a lidar com os desafios do futuro, independente do caminho que ele escolher”, revela.
Durante os 12 módulos, são trabalhados os seguintes temas: cooperativismo; sistemas de informações cooperativistas, redes sociais e criação de blog; desenvolvimento interpessoal e oratória; empreendedorismo e inovação; desenvolvimento de equipe e liderança; planejamento estratégico e gestão por projetos; gestão de pessoas e gestão de carreira; gerações e impacto na propriedade rural e análise de resultados e indicadores de desempenho em organizações cooperativistas; legislação e assembleia cooperativista.
Criado pelo Sescoop Nacional, o programa é desenvolvido em Santa Catarina com 196 horas de formação com a supervisão da coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza. O conteúdo dos módulos foi planejado pelas cooperativas envolvidas, com 16 horas cada, sendo duas aulas de 8 horas, realizadas quinzenalmente. (Assimp Sistema Ocesc)
Intenção é desenvolver cursos de educação financeira e oferecê-los a cooperados, seus familiares e funcionários de cooperativas
Brasília (26/2) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, assinaram hoje, em Brasília, um acordo de cooperação técnico-institucional de quatro anos, visando à realização conjunta de cursos nas áreas de educação e inclusão financeiras, bem como seu material didático.
A chefe do departamento de Educação Financeira do Banco Central, Elvira Cruvinel Ferreira, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e as gerentes Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB), também participaram do evento, que contou com a apresentação dos programas Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) e Dia de Cooperar (Dia C), realizada pela gerente de Desenvolvimento Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz.
Segundo Márcio Freitas, o programa de Educação e Inclusão Financeira está completamente alinhado à filosofia do FIC e do Dia C. “Nosso grande capital são as pessoas. É preciso destacar o rosto humano que atua nos setores da economia brasileira e é por isso estamos aqui: para assegurar que essas pessoas – cooperados, familiares e empregados de cooperativas – tenham bem estar e qualidade de vida, por meio de um processo de educação cada vez melhor”, frisa o presidente do Sistema OCB.
DESAFIO – O diretor de Relacionalmento Institucional e Cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, disse que um dos grandes desafios da instituição é, de fato, a inclusão financeira. Para ele, um dos mecanismos mais eficazes e capazes de assegurar que todos tenham acesso à serviços e produtos vinculados às instituições bancárias é a educação.
“Acreditamos muito na viabilidade deste projeto, considerando a capilaridade das cooperativas brasileiras, presentes em todas as partes do país. Com a execução dos cursos, pretendemos evidenciar o olhar do Banco Central sobre as pessoas”, comenta Feltrim.
PARCERIA – A chefe do departamento de Educação Financeira do Banco Central, Elvira Cruvinel Ferreira, agradeceu o empenho da equipe do Sistema OCB em atender ao convite da entidade. “Nós sabíamos que seria um desafio muito grande e que nos demandaria muitas horas de trabalho, mas a OCB e o Sescoop sempre estiveram ao nosso lado e dispostos. Hoje, temos um material consolidado inigualável no país”, enfatiza a executiva.
SAIBA MAIS – O programa de Educação Financeira é um anseio antigo das duas entidades. As tratativas para esta parceria começaram há alguns anos e culminaram com a realização de turmas-piloto, cujos participantes receberam informações que os auxiliarão em seus processos de gestão financeira e desenvolvimento econômico.
As equipes do Banco Central e do Sescoop estão desenvolvendo conjuntamente o conteúdo e a metodologia das aulas. Estima-se que o curso de educação financeira a ser lançado no segundo semestre deste ano tenha 40 horas. A ideia é que as unidades estaduais promovam os cursos regionalmente, tendo como público-alvo: cooperados, empregados de cooperativas e familiares, contemplando todos os ramos.
Belém (26/2) – O cooperativismo de crédito ganhou um forte aliado para a expansão do setor no estado do Pará. A Sicoob Central Amazônia se uniu oficialmente à Central Sicoob do Paraná, formando a Unicoob (União das Cooperativas do Brasil). A parceria já representa mais força para as 27 cooperativas e 214 agências distribuídas nos estados do Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Amapá.
Até amanhã, as cooperativas paraenses reúnem-se para as ações com a Unicoob, que irá fornecer serviços de rotina, supervisão, centralização e auditorias às cooperativas filiadas, assim como ajudar na execução das determinações do Sicoob Confederação e as do Banco Central.
De acordo com Paulo de Lima, Diretor Financeiro da antiga Sicoob Central Amazônia, a incorporação à Central paranaense representa uma vitória para o setor de crédito.
“Sentíamos a necessidade de uma união em grande escala com uma Central que apoiasse os nossos planos de crescimento dentro da região amazônica. Nós estávamos atuando sozinhos em uma área de enormes dimensões e, agora, temos o apoio de uma Central fortíssima, com cooperativas muito bem estruturadas e ativos de R$ 3 bilhões. Isso serve de exemplo para as cooperativas de todo o Brasil. Afinal, em um curto espaço de tempo, firmamos uma parceria fundamental que irá contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro”, comenta Lima.
O Sicoob Central Unicoob trabalha sob um planejamento estratégico que prevê o crescimento do Sistema até 2020, com metas estratégicas a serem cumpridas por todas as cooperativas. Segundo o presidente regional da Unicoob, Carlos Edilson dos Santos, o objetivo é continuar a expansão do Sistema dentro do Pará.
“Queremos ter representatividade da Sicoob Central Unicoob em todos os municípios. Nosso objetivo é realizar a ocupação de todo o território estadual criando novas cooperativas e incentivando cooperativas que atuam dentro de Belém a ampliarem suas ações para outras regiões. Precisamos povoar nossa terra de cooperativas de crédito, trazendo benefícios para nossa população de uma forma geral”, argumenta.
Uma das pautas a serem discutidas no planejamento estratégico é a abertura das cooperativas de crédito a novos negócios. De acordo com Paulo Lima, algumas já são de Livre Admissão. “A partir de agora, todas as cooperativas irão incorporar a tendência nacional de abertura. A população, de uma forma geral, terá acesso a todos os serviços prestados por uma cooperativa de crédito, tais como conta corrente, poupança, financiamentos, convênios (arrecadações), consórcios, seguros, câmbio, cartões de crédito, caixas eletrônicos”.
Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a união confirma o momento de expansão do cooperativismo no Pará. “Isso representa o crescimento das cooperativas pequenas, com incremento de recursos e investimentos, assim como o crescimento das regiões que receberão a atuação da Unicoob. A população paraense terá mais possibilidades de usufruir de todos os serviços que um Banco normal disponibiliza, mas com a vantagem de um atendimento diferenciado e preços bem mais acessíveis. Tudo isso comprova o quanto o cooperativismo paraense está em pleno desenvolvimento”. (Assimp Sistema OCB/PA)
Belo Horizonte (26/2) – O Lidercoop foi apresentado ao público no dia 9 de fevereiro e reuniu 38 conselheiros e presidentes de cooperativas na sede do Sistema Ocemg. A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que ressaltou a importância da capacitação de gestores. "Os dirigentes devem estar preparados para passar pela atual economia mundial, e a educação é a única vacina universal", ressalta.
Logo em seguida, o gerente de projetos da Fundação Dom Cabral, Carlos Eduardo Ávila Borges, contou como se deu a criação do Lidercoop. O gerente caracterizou o programa como um "mini MBA" em função do seu tempo de duração. "O programa foi desenvolvido para colocar em prática os diagnósticos detectados nos relatórios das cooperativas participantes do PDGC. Esse é um dos primeiros passos para as cooperativas se desenvolverem em termos de ação para melhorar a gestão", disse.
O ex-ministro de Planejamento e Orçamento, Paulo Tarso Almeida de Paiva foi convidado para abrir o programa e falar sobre o atual cenário econômico brasileiro e o papel da cooperativa.
Segundo ele, para estimular a economia é necessário investir em três G's: governabilidade, governança e gestão. "A capacitação continuada das cooperativas é importante em qualquer circunstância, mas nos momentos de desafio, é que é possível perceber a sua diferença. Por fortalecer as lideranças e aprimorar os conhecimentos estratégicos, os programas de capacitação auxiliam os gestores a encontrarem o melhor caminho para explorar as oportunidades e minimizar as ameaças", revela.
Para o ex-ministro, o cooperativismo tem papel transformador. "O trabalho cooperativo é muito interessante porque tem a solidariedade em sua base e isso ajuda muito a mudar a realidade das pessoas".
Para Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop Nacional, o Lidercoop é peça importante para desenvolvimento de competências de lideranças, fator decisivo para acelerar o desenvolvimento social e econômico das cooperativas. "O aprimoramento continuado é essencial para que as lideranças possam atuar cada vez melhor dentro das cooperativas", declara. A gerente também elogiou o novo projeto.
"É uma inciativa muito alinhada e conectada com o que está sendo trabalhado no PDGC e o que se propõe aqui é navegar por todos os critérios de gestão, resultando numa liderança qualificada".
O Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop) marca uma nova era no que se refere às atividades de capacitação do Sistema Ocemg. A iniciativa reflete uma demanda antiga e específica, com uma proposta diferenciada para a capacitação de gestores.
De acordo com o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti, o curso teve uma aceitação imediata e foi muito elogiado pelos dirigentes do cooperativismo mineiro em função da moderna programação, com palestrantes conceituados e conteúdo primordial para a gestão assertiva do setor.
"Assim que disponibilizamos as vagas para o programa, foram preenchidas praticamente no mesmo dia. Iniciamos com conselheiros da Casa do Cooperativismo Mineiro, mas, já a partir de 2016, vamos fechar uma nova turma para outros presidentes de cooperativas e gestores. Ao que tudo indica, estamos no caminho certo dada a aceitação inicial e elogios ao conteúdo do primeiro módulo", avalia Gatti.
O superintendente avalia ainda que a parceria com a Fundação Dom Cabral corroborou com o êxito da iniciativa idealizada pelo Sistema Ocemg, tendo em vista que a FDC se destaca no cenário nacional por desenvolver, com excelência, programas de gestão que efetivamente contribuem para o sucesso das organizações.
De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o curso será continuado e terá novas turmas a cada ano. O presidente da Unimed BH, Samuel Flam, aprovou o Lidercoop. "O projeto é excelente e traz uma visão realista do cenário político e econômico e das expectativas para os setores. A ideia é que outros colegas de diretoria e outras pessoas da administração da Unimed venham fazer esse curso a fim de ampliar o conhecimento do nosso grupo de gestores", afirma. O próximo módulo será em abril, nos dias 14 e 15. (Assimp Sistema Ocemg)
Programa de Qualificação da Unimed terá participação do Sescoop
Brasília (25/2) – O Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) aprovou ontem a celebração de um convênio com a Fundação Unimed para a execução do Programa de Gestão Integrada da Qualidade para Operadoras de Planos de Saúde Unimed, baseado na Resolução Normativa nº 277, da Agência de Saúde Suplementar, e na ISO 9001, e para unidades hospitalares com vistas na obtenção de certificações junto à Organização Nacional de Acreditação, nos níveis I, II e III.
Seu objetivo é a capacitação de colaboradores e gestores no processo de gestão da qualidade dos serviços do sistema Unimed, buscando incentivar a avaliação contínua, como medida estratégica de correção das imperfeições nos processos organizacionais, a diminuição da assimetria de informação e aumento na qualidade da assistência prestada.
O presidente da Fundação Unimed, João Batista Caetano, afirmou que, “este é um grande passo rumo à qualidade, que oferece a melhoria do tratamento do cliente, que é a figura mais importante, hoje, no universo cooperativo”, afirma.
Confira abaixo a entrevista!
Como o Qualifica Unimed deverá funcionar?
João Batista Caetano – Esse é um grande projeto do Sistema Unimed que a parceria com o Sescoop veio viabilizar. O programa capacitará os colaboradores e gestores das Unimeds na implementação de boas práticas de gestão, de liderança, da melhoria dos processos, preparando-os para qualificar as cooperativas e suas unidades hospitalares a obterem a certificação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (na RN nº 277), na ISO 9001:2008, e as da Organização Nacional de Acreditação, destinadas a hospitais, nos níveis I, II e III.
Este é um grande passo rumo à qualidade. É ela quem oferece a melhoria do tratamento do cliente, que é a figura mais importante, hoje, no universo cooperativo. A participação do Sescoop no Programa Qualifica é fundamental e contribuirá para ampliar a competitividade e sustentabilidade do Sistema Unimed.
Há uma previsão para que Qualifica Unimed comece a ser executado?
João Batista Caetano – Como o programa acabou de ser aprovado pelo Conselho Nacional do Sescoop, temos agora de buscar parceiros. Faremos uma concorrência pública, objetivando encontrar quem irá trabalhar conosco nesse programa de qualificação. É importante ressaltar que este programa está alinhado ao mapa estratégico da Unimed do Brasil, pois com ele almeja-se alcançar a sustentabilidade do Sistema, por intermédio da uniformização de ferramentas e soluções para ampliar a sua competitividade.
O que os participantes poderão esperar do programa?
João Batista Caetano – O programa já tem uma estrutura bem definida. Uma parte dele terá aulas ministradas in loco e outra parte do conteúdo poderá ser compartilhada por meio de plataformas de Ensino à Distância. Os processos envolvem a adoção de um modelo único de gestão, implementação de ferramentas que melhorem a qualidade dos serviços, a redução dos riscos gerenciais, diminuição de custos com a eliminação da redundância e do desperdício.
Em relação às cooperativas, como elas podem participar?
João Batista Caetano – Inicialmente dividimos o programa em etapas. Na primeira delas, já temos um grupo de 36 cooperativas inscritas por meio de um termo de adesão. Serão executadas duas frentes de trabalho integradas e complementares:
FRENTE 1 – O curso tem como objetivo realizar a qualificação das equipes gerenciais administrativas e assistencial na metodologia desses assuntos (RN 277, ISO 9001 e ONA), proporcionando condições teóricas para o desenvolvimento e implantação da Frente 2 (Consultoria Gerencial).
Durante a realização das disciplinas virtuais, o aluno será acompanhado de maneira personalizada e contará com o suporte de tutores. Seu aprendizado será facilitado por meio de atividades interativas, tais como: material de apoio eletrônico, chat e fórum, conforme o projeto pedagógico, que detalha o conteúdo e a metodologia.
FRENTE 2 – As atividades serão realizadas nas sedes das cooperativas participantes do programa, na modalidade presencial. A equipe de consultores será responsável por proporcionar as orientações sobre a realização de tarefas e entregas das atividades.
Manaus (25/2) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AM) está com inscrições abertas para o Curso Prático de Gestão Financeira para Cooperativas, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de março, voltado a gestores financeiros e pessoas envolvidas no processo financeiro de cooperativas. As inscrições são gratuitas
O curso oferecerá conteúdo para capacitar o público-alvo, que passará a ter um diferencial competitivo perante o mercado financeiro. Uma das intenções é nortear o gestor no processo de elaboração do planejamento da cooperativa, com modernos conceitos de gestão financeira e gerenciamento de riscos.
Além disso, o conteúdo deverá ampliar os conhecimentos dos participantes acerca de modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas, contribuindo para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro na organização.
Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para os endereços:
PICOS (25/2) – O Sescoop/PI promove nesta sexta e sábado, 27 e 28, o Encontro Estadual de Cooperativas Agropecuárias. O evento será realizado no Centro Tecnológico em Agronegócios Regionais do Piauí (Centapi), em Picos, com a presença de cooperados do Ramo Agropecuário de todo o estado. Mais de 70 representantes já confirmaram presença.
Este é o segundo encontro por ramo cooperativista no estado e segue as definições do Encontro de Intercooperação, ocorrido em dezembro/2014. “Estamos em fase de fortalecimento do sistema cooperativista piauiense, daí a diretriz de realizar encontros com os maiores ramos no estado, que são o Educacional, Agropecuário, Transporte e Saúde”, informa Flodoaldo Alencar, gestor do Sescoop/PI.
Ele explica que a iniciativa tem os objetivos de traçar um panorama da realidade das cooperativas, buscar formas de intercooperação dentro do próprio ramo e com os demais e propor ações pontuais e continuadas que fortaleçam as cooperativas.
PROGRAMAÇÃO – O encontro será aberto às 9h30 do dia 27 com apresentação da proposta do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas. Em seguida, haverá a palestra O Novo Código Florestal/Cadastro Ambiental Rural (CAR). Às 11h30, os participantes discutirão estratégicas e ações de fortalecimento das cooperativas agropecuárias. À tarde, às 14h, haverá uma reflexão conjunta sobre os desafios para esse fortalecimento e, no sábado, 28, ocorrerá a apresentação e discussão das propostas dos grupos de trabalho, os encaminhamentos, a avaliação final e um almoço de confraternização.
EDUCACIONAL – Este foi o primeiro ramo a realizar o encontro de fortalecimento do cooperativismo piauiense. O evento, realizado em janeiro, exatamente antes do início do período letivo, promoveu uma reflexão coletiva que definiu como principais avanços das cooperativas educacionais, a realização do I Encontro Estadual, a conquista de bolsas do Prouni, a credibilidade junto às suas comunidades, atuação dos alunos egressos, aprovação dos alunos no Enem, longevidade das cooperativas, a maioria com mais de 10 anos, formação dos cooperados e ser o ramo mais forte do estado.
Os participantes construíram um plano de trabalho para ser executado ao longo de 2015 pelas cooperativas que inicia com a elaboração do planejamento estratégico e de gestão das cooperativas e vai até o desenvolvimento de ações conjuntas como a implantação de uma gráfica e construção da Casa do Cooperativismo Piauiense.
O plano passa por ações de intercooperação, intercâmbio com outros estados, formação continuada com elaboração de agenda de cursos, bolsas de mestrado, reinício de novos grupos de Cooperjovem e Jovemcoop, cursos de formação de jovens cooperativistas e ações sociais e de comunicação. (Assimp Sistema OCB/PI)
Teresina (24/2) – Nos últimos 30 dias, 11 cooperativas e uma cooperativa central, assessoradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI), protocolaram solicitação de registro provisório por meio do Programa de Orientação Cooperativista (POC). A Central Casa Apis reúne mais de dez cooperativas exportadoras de mel para Estados Unidos e Europa, além de atender ao crescente mercado interno.
O registro das cooperativas piauienses é emitido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Piauí (Ocepi). Ao inserir mais cooperativas no mercado de forma legalizada, a Ocepi contribui com o desenvolvimento econômico e social do estado.
Desde dezembro, duas cooperativas já estão com seus registros provisórios – a Cooperativa dos Profissionais da Música do Piauí (Capivara) e a Cooperativa Social dos Deficientes Físicos, Sensoriais, Mentais e Outros de Picos (Coodesfis). Esta cooperativa visa ao trabalho de capacitação de seus cooperados para o mercado de trabalho. Somente na região de Picos, há cerca de 17 mil pessoas com necessidades especiais.
VANTAGENS – Dentre as vantagens do registro de uma cooperativa, estão a inserção no sistema cooperativista nacional, juntamente com as demais organizações estaduais, contar com orientações pertinentes às áreas técnica, jurídica, administrativa, financeira e contábil, promover a intercooperação, ou seja, a troca de tecnologias, produtos e serviços entre as cooperativas registradas, além de participar de treinamentos e capacitação para dirigentes, cooperados e empregados.
POC - é um programa voltado a grupos interessados em constituir cooperativas. Sua proposta é garantir conhecimento a grupos interessados em saber mais sobre a doutrina, princípios, valores e características de uma sociedade cooperativista. O programa também atende a grupos organizados em forma de cooperativa com o intuito de trazê-las para o sistema cooperativista. (Fonte: GP1 - Teresina/PI)
Cuiabá (24/2) – O Sistema OCB/MT, por meio do Sescoop/MT, com apoio da Escola Superior de Cooperativismo (Escoop), abre inscrição para a IX Turma do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas. A aula inaugural será realiza no dia 12 de junho. O curso foi planejado em parceria com as Faculdades Integradas de Taquara/RS (FACCAT) e Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) com o objetivo de formar executivos nos diferentes ramos das cooperativas, mantendo um núcleo comum de disciplinas com 360 horas/aula.
“Um dos principais diferenciais da nossa pós-graduação é que a programação foi pensada para a realidade das cooperativas de Mato Grosso e não para o mercado em geral”, disse o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti. A proposta do MBA é ampliar os conhecimentos dos participantes com nas modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas, contribuindo para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro.
Além das aulas na sede do Sistema OCB/MT em Cuiabá, os alunos terão atividades de campo, material didático digital e viagem de estudos. O curso tem valor subsidiado pelo Sescoop/MT, por meio de bolsa auxílio, que compreende a 75% do custo total, cabendo a cooperativa a contrapartida de 25%, divididos em 16 parcelas.
Os interessados poderão fazer o download do conteúdo programático e da ficha de inscrição, clicando aqui, e enviá-la até o dia 30 de março. Ressalta-se que este procedimento não constitui a efetivação da matrícula e sim levantamento de demanda para que seja na sequência negociado com a cooperativa o número de vagas que poderá ser disponibilizado. Para obter mais esclarecimentos, entre em contato com Karla Verônica pelo telefone (65) 3648-2431. (Assimp Sistema OCB/MT)
Evento tem a intenção de capacitar profissionais dos estados a colocarem em prática programas como o PDGC, PAGC e Dia de Cooperar
Brasília (23/2) – Começou hoje, em Brasília, a I Semana Nacional de Capacitação das Áreas Finalísticas do Sistema OCB. O evento reúne 120 representantes de todos os estados brasileiros e outros 20 profissionais, oriundos da unidade nacional. A intenção é capacitá-los para atuar na aplicação dos programas de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC) e de Acompanhamento da Gestão de Cooperativas (PAGC) e, também, da campanha do Dia de Cooperar (Dia C). O encontro prossegue até sexta-feira.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, conduziu a abertura do evento dando as boas-vindas a todos os participantes e falando do orgulho em desenvolver esta função. Segundo Nobile, o sistema cooperativista trabalha de forma constante na busca pelo aperfeiçoamento do atendimento às cooperativas e às unidades estaduais.
“É um trabalho extremamente nobre e de grande importância. O capital humano é o nosso grande diferencial e o que nos move. Este é o primeiro evento que realizamos com esta magnitude – uma semana reunindo técnicos e gestores de todos os estados do país, e representa uma alegria muito grande para todos nós”, comentou Nobile.
Segundo Renato Nobile, o que o Sistema OCB busca com este evento é uma forma mais precisa e completa para chegar e atender aos seus públicos por meio das ferramentas que já existem e as que estão em desenvolvimento. E completou: “a questão dos dados é fundamental. Quem vem da base sabe disso. É importante para que a cooperativa tenha condições de atender seus cooperados com qualidade. Nosso foco em 2015 está bastante voltado para isso, pois na medida em que avançamos na melhoria do conhecimento de nossas cooperativas, melhor conseguiremos trabalhar na defesa dos interesses do segmento”.
A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, também prestigiou o evento. Equipes das gerências de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas (Gedeg) e de Desenvolvimento Social (Gedes) estão trabalhando simultaneamente para capacitar o público do encontro.
Os representantes das unidades estaduais foram divididos por área de atuação. Com isso, haverá turmas sendo capacitadas em PDGC e PAGC, ao mesmo tempo em que outro grupo receberá informações sobre o Dia C, participando da oficina de voluntariado. Isso possibilitará mais eficiência no aproveitamento do conteúdo da capacitação, cuja carga horária é de 32 horas.
Campo Grande (23/2) – Os resultados gerados pela Coamo a seus cooperados durante o exercício de 2014 foram motivos da entrevista divulgada na sexta-feira (20/3) no programa Informativo Coamo com os presidentes das Organizações das Cooperativas dos estados do Paraná (João Paulo Koslovski) e do Mato Grosso do Sul (Celso Ramos Régis). O programa que está no ar há mais de 30 anos trouxe a participação dos líderes cooperativistas em uma rede de 28 emissoras de rádio espalhadas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e pode ser acessado pelo site www.coamo.com.br.
Eles participaram da Assembleia Geral da Coamo realizada no dia 10/2, em Campo Mourão, cujos resultados somaram receitas globais de R$ 8,6 bilhões e distribuição de sobras de R$ 258 milhões aos cooperados. Os dirigentes analisaram o trabalho de resultados positivos realizado pela Coamo e o cooperativismo.
UM BRASIL QUE DÁ CERTO – Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o cooperativismo é um sistema que gera, agrega e desenvolve milhares de pessoas em diversas áreas. “O trabalho e os resultados conquistados pela Coamo são motivos de orgulho, em face do profissionalismo, gestão, tecnologia e investimento na educação e capacitação de cooperados e colaboradores. Estamos orgulhosos em testemunhar o bom exemplo da Coamo, que é um Brasil que deu certo”, afirma Koslovski.
TRABALHO FANTÁSTICO - Para Koslovski, a Coamo e todas as cooperativas paranaenses são motivo de orgulho para o país. “Nossas cooperativas têm realizado um trabalho fantástico especialmente em relação a treinamentos, capacitação de pessoas. Nesse ano foram mais de 160 mil pessoas capacitadas, mais de 2,4 bilhões de dólares de exportações, mais de 2,8 bilhões de reais investidos, propiciando melhores condições para os três milhões de brasileiros que fazem parte do cooperativismo. Esse é nosso objetivo, fazer com que as pessoas melhorem de vida, sejam felizes e possam ter uma convivência melhor junto a família e a comunidade, e o cooperativismo está propiciando isso a milhares e milhares de pessoas. E no caso a Coamo propicia isso a um universo de mais de cem mil pessoas”, destaca.
FORÇA NO MS - Quem também esteve presente na AGO da Coamo foi o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis. Ele ressalta a forma de trabalho da Coamo e o quanto agrega para o seu Estado. “É importantíssimo o processo que a Coamo adota há 44 anos desde sua fundação e há dez no MS. A forma de distribuir os resultados auferidos no exercício, ou seja, provendo cada vez mais o desenvolvimento local e a distribuição de renda. Essa forma de trabalho é fundamental para as pessoas se fixarem no campo e todo produtor, sendo ele pequeno, médio ou grande obter mais vantagem com seu negócio. Por este motivo a Coamo consegue promover o desenvolvimento local”, pondera.
AGREGAÇÃO – O presidente ainda salienta a força cooperativista que a Coamo trouxe para o Estado. “Nos municípios do Mato Grosso do Sul, a Coamo tem aglutinado as pessoas em seu entorno, pois o crescimento e os resultados são visíveis. Um exemplo está aí com a distribuição das sobras, e nós temos a satisfação de ter grandes produtores que realmente enxergaram na Coamo uma forma de lucrar, e o que não é errado, e se for por meio de uma solução cooperativa, com certeza, é muito mais saudável, pois promove acima de tudo a distribuição da renda, a solidariedade, ajuda mutua e promove a felicidade das pessoas”, comemora Celso Ramos. (Fonte: Ilivaldo Duarte/Assim Coamo)
Pedro Afonso (23/2) – Trezentas pessoas, a maioria produtores de soja e profissionais ligados ao setor agrícola, participaram da V Jornada Técnica da Pedro Afonso e Região, realizada na sexta-feira, 20/2, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso (TO). O evento é uma iniciativa da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em parceria com 12 empresas do setor agropecuário. O objetivo foi demonstrar o desenvolvimento de 25 variedades de soja cultivadas em um campo experimental de 22 hectares.
Ao longo da Jornada, grupos de até 20 pessoas percorreram um trecho de 250 metros, onde técnicos da Coapa e de empresas dos ramos de pesquisa e comercialização de grãos prestaram informações sobre o ciclo produtivo das variedades, manejo correto, resistência a pragas e expectativas de produtividade das sementes.
Ainda durante o percurso, os participantes conheceram novas tecnologias voltadas ao produtor rural e conferiram uma exposição de máquinas (trator, plantadeira e colheitadeira) de última geração.
AVALIAÇÃO POSITIVA – O presidente d Coapa, Ricardo Khouri, fez um balanço positivo da V Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, ressaltando o papel da equipe da cooperativa na realização do evento e a participação das empresas parceiras. O dirigente cooperativista ainda destacou a expressiva participação dos sojicultores e demais membros da cadeia produtiva.
“Já alguns anos não realizávamos uma jornada tecnológica, voltamos com toda garra. Cumprimos um de nossos objetivos que é levar conhecimento não só aos nossos cooperados, mas também aos demais produtores de nossa região. O produtor precisa de informação, assim produz mais e gasta menos”, pontuou Khouri.
Produtor de grãos em Pedro Afonso há 18 anos e que nesta Safra 2014/2015 plantou 480 hectares de soja, Luciano Calegaro Nusso afirma que a jornada foi uma excelente oportunidade para conhecer novas tecnologias que podem resultar em maior produtividade da lavoura e, consequentemente, mais ganhos financeiros.
Anfitrião do evento técnico, o proprietário da Fazenda Uruçu, Luiz Gilberto Ramos, comemorou o sucesso da jornada e lembrou que a adoção de novas tecnologias, bem como a busca por novos conhecimentos por parte dos produtores, contribui para o aumento da produtividade de soja na região de Pedro Afonso. (Assimp Coapa)
João Pessoa (20/2) – O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, visitou várias cooperativas, nos últimos dias, para divulgar a campanha de valorização dos produtos e serviços oferecidos pelo setor. A campanha contemplou ações de comunicação de massa – veiculações em rádio e TV – e de marketing direto – confecção de kits com produtos de cooperativas paraibanas. Durante as visitas, o presidente tem apresentando o kit cooperativo para estimular a intercooperação e fortalecer o setor.
“É muito importante que as cooperativas conheçam e deem preferência aos produtos e serviços oferecidos por outras cooperativas do nosso estado. A intercooperação é um dos princípios mais importantes do cooperativismo e é uma prática a ser estimulada no ambiente interno do setor juntos aos cooperados, colaboradores e gestores”, destacou.
O presidente também aproveitou as visitas para discutir com os diretores as estratégias de atuação conjunta do Sistema OCB/PB com as cooperativas. Até o momento, foram visitadas as cooperativas dos Sistemas Unimed, Unicred e Sicoob, além da Uniodonto João Pessoa, Codisma e Cooped.
O kit cooperativo foi apresentado, ainda, a órgãos parceiros do setor como Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), Interpa, Emater, Projeto Cooperar, Secretarias da Agricultura Familiar e a da Agropecuária e Pesca. Na próxima semana, Pacelli pretende visitar cooperativas de Campina Grande. (Assimp Sistema OCB/PB)
Pedro Afonso (19/2) – Para demonstrar o desenvolvimento de 25 variedades de soja cultivadas em um campo experimental de 22 hectares, no município de Pedro Afonso (TO), a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e empresas parceiras realizam no próximo dia 20 de fevereiro, a V Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região.
O evento aberto a produtores de soja, técnicos, pesquisadores, estudantes e demais interessados no assunto, será realizado na Fazenda Uruçu, a partir das 8 horas da manhã. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia Jornada Tecnológica.
Conforme o engenheiro agrônomo da Coapa, Fernando Coelho, grupos organizados de até 30 pessoas vão percorrer um trecho de 250 metros, e ao longo do percurso técnicos da cooperativa e de empresas envolvidas no experimento vão dá detalhes sobre o ciclo de cada variedade, resistência a pragas e expectativas de produtividade das sementes. Os participantes também vão conhecer novas tecnologias voltadas ao homem do campo e conferir uma exposição de máquinas agrícolas.
EXPERIMENTO – A implantação do campo experimental foi coordenada pela equipe do departamento técnico da Coapa. A área fica na Fazenda Uruçu, do produtor Luiz Gilberto Ramos, em Pedro Afonso, e foi cultivada em novembro de 2014. As variedades plantadas têm ciclos de 90 a 130 dias. A colheita está prevista para começar ainda neste mês e dever ser concluída em março de 2015.
Segundo o engenheiro agrônomo da Coapa, Eduarte Bonafede, que orientou o plantio, a intenção é avaliar o desenvolvimento da cultura e a produtividade.
Todas as variedades de sementes utilizadas são comerciais, sendo que oito são resistentes a lagartas. As cultivares foram cedidas pelas empresas Talismã, Seed Corp, Uniggel, Nidera, Monsanto, Pioneer e Agroest. Outras empresas também são parceiras no experimento, entre elas, a Bayer Cropscience, Fertilizantes Tocantins, Nortox, e Microquímica e John Deere.
Para o produtor Gilberto Ramos, foi importante ceder a área para o experimento, pois os resultados serão úteis a todos os produtores de soja, que poderão saber quais cultivares tem maior produtividade e melhor se adéquam à região. (Assimp Coapa)
Curitiba (19/2) – O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski recebeu na sexta-feira (13/2), a visita do embaixador da República Socialista do Vietnã, Nguyen Van Kien. A finalidade do contato foi conhecer melhor o trabalho realizado pela entidade e como atuam as cooperativas paranaenses, especialmente do Ramo Agropecuário.
Segundo Van Kien, o Vietnã já é um grande comprador de produtos paranaenses. “Em 2013, os negócios realizados com o Paraná chegaram a U$ 2,4 bilhões e a expectativa é chegarmos a US$ 3 bilhões”. O embaixador disse que os principais produtos negociados são soja e frango, e que, em contrapartida, o Vietnã pode negociar com o Paraná eletroeletrônicos, roupas e calçados. Ele informou que o Vietnã é o primeiro produtor de pimenta e o segundo de café e arroz e que com muita conversa é possível fazer uma maior cooperação.
CONVITE – Koslovski formalizou ao embaixador convite para visitar algumas cooperativas paranaenses. “Seria uma oportunidade de conhecer de perto todo o trabalho realizado pelo setor e como atuam junto aos produtores e também na agroindustrialização de produtos. Atualmente nossas cooperativas exportam para mais de 100 países, entre os quais a China, Japão e Coréia do Sul. No ano de 2014 as exportações totais das nossas cooperativas atingiram US$ 2,4 bilhões em divisas para o Paraná”, lembrou.
Koslovski também lembrou que as 223 cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar, alcançaram uma movimentação econômica superior a R$ 50 bilhões. “Este valor é maior que o orçamento de 23 estados brasileiros. Temos mais de 11 cooperativas com um faturamento superior a R$ 1 bilhão”, disse.
RELACIONAMENTO – Nguyen Van Kien disse que ficou muito surpreso com os números apresentados e que pretende estreitar ainda mais esta relação com as cooperativas paranaenses. “Num contato anterior aqui mesmo na Ocepar, em novembro de 2014, pudemos perceber a força das cooperativas. Pretendemos fazer negócios e também conhecer a forma de gestão das cooperativas, como é que elas atuam.
Temos plena convicção de que muitos negócios poderão ser realizados com o Paraná e com as cooperativas”, frisou. O embaixador disse que o Vietnã é um país pequeno e com uma população enorme e que precisa ser alimentada. “Somos 90 milhões de habitantes que vivem numa área 26 vezes menor que o Brasil, ou seja, possui uma área total de 331.210 km², o que o torna o 66º maior país do mundo em área, com território menor do que países próximos, como Indonésia e Tailândia, e na mesma proporção que a Malásia e Filipinas”. (Assimp Sistema Ocepar)
Porto Alegre (13/2) – Na tarde de ontem o cooperativismo gaúcho, representado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Vergilio Perius, foi recebido na Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, em audiência com o secretário Gerson Burmann. No encontro, foram tratadas possibilidade de projetos em que as cooperativas habitacionais possam ser parceiras do Estado na construção de moradias.
Perius apresentou ainda projeto de construção de moradias populares, através de cooperativas habitacionais, onde os associados trabalhem meio turno diário na construção das casas e outro turno fazem o aperfeiçoamento profissional, propiciado pelo Sistema S. Segundo Burmann, os projetos serão analisados pela assessoria técnica da Secretaria para análise da viabilidade da proposta. O assessor Fernando Dávila acompanhou a audiência. (Assimp Sistema Ocergs)
O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês) anunciou ontem, 10 de abril, em Cracóvia, Polônia, os vencedores do Prêmio “Distinguished Service Award”, considerado a mais alta honraria concedida pelo movimento mundial das cooperativas de crédito. Entre os premiados está o cooperativista Roberto Rodrigues que soma, dentre seus inúmeros títulos, os de ex-ministro da Agricultura e ex-presidente do Sistema OCB.
Por quase 30 anos a WOCCU tem concedido o “Distinguished Service Award” (DSA) a pioneiros que envidaram esforços para o fortalecimento do movimento internacional do cooperativismo de crédito. Pessoas cuja missão em expandir e fortalecer a inclusão financeira para além de seus países merece o mais prestigioso reconhecimento. O DSA não é uma premiação anual; mais que isto, é concedido com base em realizações comprovadas e merecimento dos candidatos de acordo com a avaliação da Comissão Julgadora. Manfred Dasenbrock, presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ – que ocupa hoje o cargo de secretário-geral da Woccu -, fez parte do grupo que coordenou a premiação. “O reconhecimento de Roberto Rodrigues se deve ao grande trabalho que faz para o desenvolvimento do cooperativismo, não só do Brasil, como também do mundo. É um grande interlocutor das cooperativas em outros países, sempre trabalhando como promotor do desenvolvimento do setor”, afirmou Dasenbrock
Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) nos mandatos de 1985 e de 1991; e Presidência da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), de 1997 a 2001. Entre as realizações está a coordenação dos trabalhos que levaram à autogestão do sistema cooperativista, por meio das conquistas obtidas junto à Constituição de 1988, alcançadas pela Frente Parlamentar Cooperativista, estimulada por ele, então presidente da OCB.
Seu destaque não se limita ao cenário cooperativista mundial, estendendo-se, também, às áreas acadêmica e agrícola. Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ USP em 1965, com cursos de aperfeiçoamento em administração rural e título de Doutor Honoris Causa pela UNESP, no campo acadêmico, é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP.
No currículo de Rodrigues estão os títulos de membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP; ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006); presidente da Associação Brasileira de Agribusiness – ABAG e da Sociedade Rural Brasileira – SRB; secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo; e coordenou o setor privado no Fórum Nacional da Agricultura. Além disso, é ex-membro da Fundação de Estudos Agrários
Luiz de Queiroz – FEALQ, do Conselho Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, do Conselho Estadual da Ciência e Tecnologia – CONCITE, do Conselho de Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – medicineoffer.com EAESP FGV, do Alto Conselho Agrícola do Estado de São Paulo, do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, do Centro de Conhecimento em Agronegócios – PENSA e do International Food and Agribusiness Management Association – IAMA, entre outros.
O prêmio será entregue em julho, em cerimônia a ser realizada durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, em Denver, nos Estados Unidos.
Woccu – O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito promove o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito ao redor do mundo. Seus programas de assistência técnica introduzem novas ferramentas e tecnologias para fortalecer o desempenho financeiro das cooperativas de crédito e aumentar o seu alcance. O Conselho Mundial implementou mais de 290 programas de assistência técnica em 71 países. São 57 mil cooperativas de crédito em 103 países, que atendem 208 milhões de pessoas.
Cuiabá (12/2) – O Sicredi MT/PA/RO fechou o ano de 2014 com o patamar de R$ 6,4 bilhões em ativos, 21,4% a mais que o montante atingido em 2013, de R$ 5,3 bilhões. O desempenho positivo se repete nas sobras (lucros de uma instituição financeira), com o recorde de R$ 266 milhões no acumulado do ano passado, alta de 39,2%. Resultados seguem o movimento de ascensão do cooperativismo no país diante de bancos tradicionais em operação no mercado.
No quesito patrimônio líquido, a instituição financeira cooperativa encerrou 2014 com R$ 1,2 bilhão registrados na região, valor 32% superior ao do ano anterior, de R$ 959 milhões. A performance positiva nos principais indicadores é alavancada, entre outros fatores, pela adesão de novos associados à instituição, totalizando 321 mil cooperados ao final de 2014 ante 283 mil no comparativo com 2013.
O presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof, aponta que ganhos de escala, a incorporação de novas tecnologias e investimentos maciços em gestão de pessoas também estão entre os fatores que impulsionam os resultados da instituição. Elementos que se somam ao atendimento personalizado e à reconhecida participação na vida das comunidades como chamariz à adesão e fidelização de associados.
Tudo isso diante de uma conjuntura que chama a atenção do mercado financeiro: dados do Banco Central apontam que as cooperativas de crédito ampliaram o volume de depósitos em 20,5% em 2014. No sistema financeiro convencional, o crescimento foi de 2,6%. Nas operações de crédito o comportamento dos índices se repete, com elevação de 12,9% entre as cooperativas de crédito e 7,9% junto aos bancos.
“Completamos em 2014 uma trajetória de 25 anos de atuação do Sicredi em Mato Grosso e o balanço anual consolidado nos mostra números impactantes. O cooperativismo de crédito segue numa robusta expansão na região e no país. Dentro do Sicredi, melhoramos processos, ampliamos investimentos e incorporamos tecnologias que se traduzem no maior valor agregado ao associado e no ganho efetivo de melhores índices de eficiência e produtividade, mantendo a oferta de taxas e tarifas competitivas no mercado”, afirma Spenthof.
Conforme o balanço, as operações de crédito efetuadas pelo Sicredi nos Estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia somam R$ 5,4 bilhões em 2014, 24% superior ao saldo de R$ 4,3 bilhões apurado em 2013.
O Sicredi atua no mercado financeiro com a oferta de mais de 100 produtos e serviços, da tradicional poupança à variada carteira de investimentos. A instituição financeira cooperativa está presente em 78% dos municípios mato-grossenses, sendo que em 24 deles é o único agente financeiro. Considerando os Estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, reúne 154 pontos de atendimento.
SUSTENTABILIDADE – O tripé da sustentabilidade social, econômica e ambiental rege ações cooperativas do Sicredi. A instituição desenvolve programas como o A União Faz a Vida, que atualmente beneficia mais de 60 mil crianças da rede pública de ensino em Mato Grosso, de 18 diferentes municípios, com a realização de atividades que ensinam os valores da cooperação e cidadania.
No leque de programas também estão Crescer e Pertencer, destinados à inserção de mais pessoas no cooperativismo e à formação de associados mais conscientes de seu papel dentro das cooperativas. Já na área ambiental, o Sicredi é detentor do Selo Floresta Viva, com a neutralização de emissões de carbono graças ao plantio de árvores, contribuição efetiva ao meio ambiente.
SOBRE O SICREDI – O Sicredi está presente em 13 Estados brasileiros e possui 2,7 milhões de associado e 16 mil colaboradores. Em 206 cidades brasileiras, é a única instituição financeira presente. O Sistema Sicredi encerrou o ano de 2014 com R$ 37,8 bilhões em ativos e R$ 6,7 bilhões de patrimônio líquido. (Fonte: Comunicação Central Sicredi MT/PA/RO)