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Empregados de cooperativas conhecem normas contábeis internacionais

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Florianópolis (23/4) – Trinta e cinco profissionais de cooperativas do oeste catarinense participaram, na última semana, do curso sobre International Financial Reporting Standards (IFRS), Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), em Chapecó (SC).

A iniciativa foi uma promoção do Sescoop/SC. O curso foi ministrado pelo contador, pós-graduado em Direito Tributário, Diego Booni e pela contadora, pós-graduada em Controladoria e com MBA em Tributos (ICMS), Luciane Cristina Lagemann.

A primeira abordagem da capacitação incluiu o tema Escrituração Contábil Digital. A ECD é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e trouxe a substituição da escrituração em papel pela transmitida via arquivo ao Fisco Federal, correspondendo aos livros: Diário, Razão e seus auxiliares.

“A ECD deve ser transmitida ao SPED pelas pessoas jurídicas obrigadas a adotá-las, é considerada válida após confirmação de recebimento do arquivo que a contém e, quando for o caso, após a autenticação pelos órgãos de registro”, explica Luciane.

O conteúdo aprofundou ainda a obrigatoriedades e penalidades, obrigações acessórias dispensadas, blocos de escrituração, subcontas correlatas, demonstrativo das diferenças na adoção inicial (Vínculo com ECD e FCONT), balanço patrimonial e DRE x Plano de Contas Referencial, relacionamento com a contabilidade, informações econômicas, entre outros.

O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, ressalta que o objetivo foi atualizar sobre os procedimentos resultantes dessas normas e os impactos na cooperativa. “Mensalmente, promovemos capacitações para colaboradores de cooperativas em várias áreas e em todas as regiões do Estado, o que possibilita tanto o crescimento profissional dos participantes, quanto o fortalecimento de nossas cooperativas”. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

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Estande do Sistema Ocesp na Agrishow deve receber dois mil associados

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São Paulo (23/4) – A Casa do Cooperativismo Paulista terá um posto avançado de atendimento na Agrishow 2015 – 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação –, que será realizada em Ribeirão Preto, de 27 de abril a 1º de maio. A expectativa é receber dois mil associados de 30 cooperativas paulistas. O número supera em mais de 50% a edição do ano passado, que registrou 1.300 agricultores cooperados.

A Casa do Cooperativismo, com sede em São Paulo, é formada pela Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e pelo Sescoop/SP (Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo), instituições que prestam serviços de representação, de formação profissional, promoção social e de acompanhamento da gestão das cooperativas.

Na Agrishow, a Casa do Cooperativismo será montada num estande de 200 metros quadrados e abrigará, também, a Central Sicoob SP (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil). O local será um ponto de encontro das caravanas de dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas agropecuárias e também um espaço de orientação ao público.

Durante os cinco dias da feira, técnicos do Sescoop/SP vão atender os visitantes, de forma individual ou em grupos, com orientações gerais de cooperativismo e constituição de uma cooperativa. Já a Central Sicoob SP vai divulgar os seus produtos, como crédito agrícola, empréstimo consignado e consórcio.

O objetivo das entidades que defendem o cooperativismo é proporcionar às delegações a oportunidade de conhecer novas tecnologias de pequenos, médios e grandes fabricantes. Além de compartilhar um ambiente de discussão de negócios e atualização profissional.

 “Montamos um posto avançado da Casa do Cooperativismo, onde vamos receber cooperados, autoridades, empresários e o público geral. Eles terão a oportunidade de conhecer os nossos serviços para melhorar a gestão e os resultados das cooperativas”, explica o presidente da Ocesp e do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande.

CRÉDITO AGRÍCOLA – Del Grande reforça a importância da participação do Sicoob na feira como um agente de fomento à agropecuária. O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do País, com 2,9 milhões de cooperados, e faturou no ano passado R$ 2 bilhões, representando um crescimento de 42,7% em relação a 2013. Na Agrishow, a Central Sicoob SP representará as 15 cooperativas de crédito, com 173.717 associados. 

Del Grande afirma que as cooperativas de crédito praticam juros mais baixos em relação ao mercado. Por isso, são importantes agentes para os empreendimentos do setor agropecuário.

“No momento em que o governo está anunciando que aumentará as taxas de juros para o setor agrícola, as cooperativas de crédito constituem uma alternativa para quem precisa reduzir o seu custeio sem prejudicar os investimentos”, diz o presidente Del Grande.

O estande vai exibir também um vídeo sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. O programa foi produzido pela Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), entidade que representa as indústrias que atuam em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas no País.

NEGÓCIOS E INFORMAÇÃO – A Agrishow é considerada a principal vitrine de lançamentos e palco de tendências e tecnologias do agronegócio para melhorar a produtividade no campo. A exposição agrícola de Ribeirão Preto é também uma das mais importantes do mundo no segmento. No ano passado, reuniu cerca de 800 marcas e um público de 160 mil pessoas, do Brasil e exterior.

De acordo com os coordenadores das caravanas, o “gigantismo” da feira, por reunir num só local grandes fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, caminhões, insumos e softwares, é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada.

O presidente da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Arnaldo Antonio Bortoletto, salienta que a iniciativa da Ocesp e do Sescoop/SP é “oportunidade única” de conhecer os lançamentos do mercado e estreitar relações comerciais com a cadeia produtiva do setor agropecuário.

“Há um grande aprendizado durante a Agrishow. No ano passado, por exemplo, houve interesse de vários cooperados em conhecer a enfardadeira de palha, que permite a produção de energia e o aumento da renda do produtor”, reforça Bortoletto.

A Casul (Cooperativa Agrícola dos Cafeicultores do Sul do Estado de São Paulo) conseguiu na Agrishow 2014 um financiamento de R$ 600 mil no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para adquirir um trator e uma colhedora de café.

De acordo com o presidente da cooperativa, Olavo Morales Garcia, com o apoio da Ocesp e do Sescoop/SP, o acesso aos agentes públicos de crédito foi rápido e eficiente. “A Ocesp e o Sescoop/SP são referências no mercado e a Casul soube fazer o negócio certo na hora certa. Financiamos os equipamentos em dez anos, com dois anos de carência, com juro de 4,5%”, diz o presidente da cooperativa com sede em Parapuã.

Participante da cadeia agropecuária, a Coopercar (Cooperativa dos Prestadores de Serviço na Área de Transportes em São Paulo), que atua na área de locações e carga, tem dois objetivos na feira: conhecer os lançamentos e fechar negócios.

O presidente da cooperativa, Murilo Karapetcov Silva, afirma que na edição passada, além de conhecer as novidades, a cooperativa faturou R$ 400 mil operando transporte da fábrica até o produtor, o que representou 57% do faturamento mensal (R$ 700 mil).

“Com a parceria da Ocesp e do Sescoop/SP, visitamos os estandes e conversamos com os fabricantes oferecendo os nossos serviços. A estratégia deu certo e vamos repetir agora em 2015”, diz o presidente da cooperativa de transportes, com sede na capital. (Fonte: Assimp Sistema Ocesp)

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Assembleia da Ocergs aprova prestação de contas e plano de trabalho 2015

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Porto Alegre (22/4) – O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou na manhã de quinta-feira (16/4), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, sua Assembleia Geral Ordinária, que apreciou a prestação de contas do exercício de 2014 e deliberou sobre o plano de trabalho 2015, entre outras pautas, todas aprovadas pela unanimidade dos presentes.

Participaram da AGO da Ocergs 52 cooperativas, representando 228 votos. “Estamos aqui reunidos para mostrar o que se fez e o nosso planejamento para o próximo exercício, sempre em respeito às normativas e leis, com total transparência e participação”, destacou em sua fala aos cooperativistas presentes, o presidente do Sistema Ocergs/RS, Vergilio Perius.

O diretor secretário, Paulo Pires, que falou em nome de toda a diretoria, lembrou o novo modelo de governança implementado desde o ano passado e dos avanços já conquistados, bem como das iniciativas que ainda precisam ser tomadas em virtude da nova forma de gestão e ressaltou também a transparência e participação de toda a diretoria da Ocergs nas decisões até aqui tomadas.

Em seu pronunciamento, Vergilio Perius demonstrou dados que confirmam a evolução do cooperativismo gaúcho, com o crescimento do número de associados, empregados nas cooperativas, evolução do faturamento, entre outros índices positivos, e destacou algumas ações de representação institucional e política da entidade.

O diretor técnico sindical, Irno Pretto, fez uma explanação sobre o relatório de atividades do Sindicato e suas atribuições, bem como as conquistas alcançadas e a segurança jurídica para as ações que dizem respeito às cooperativas gaúchas no âmbito sindical. Já o superintendente, Norberto Tomasini, apresentou as demonstrações contábeis da Ocergs. Na sequência, o auditor independente, Erni Dickel, leu o relatório sobre as demonstrações contábeis em que julga que as mesmas representam adequadamente as posições patrimoniais e financeiras da Ocergs.

Também integrante da pauta, o presidente Vergilio Perius e o diretor técnico sindical Irno Pretto, explanaram sobre o termo, firmado com o Estado do Rio Grande do Sul, de permissão de uso de área no Parque Assis Brasil, pelo prazo de 25 (vinte e cinco anos) para a construção de sede da entidade, onde anualmente é realizada a Expointer.

A Assembleia foi dirigida pelo presidente do Sistema Ocergs/RS, Vergilio Perius e acompanhada pela diretoria da Ocergs, formada por Paulo Cézar Vieira Pires, Irno Augusto Pretto, Jânio Vital Stefanello, Margaret Garcia Cunha, Orlando Borges Müller, Valdir Bernardo Feller e o suplente do Ramo Transporte, Adelar Steffler, além do gerente jurídico do Sistema Ocergs/RS e do superintendente, Norberto Tomasini. O secretário estadual do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, participou da AGO e apresentou sua plataforma de atuação na Secretaria. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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PDGC é bem recebido pelas cooperativas da Unicoob

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Belém (22/4) – As cooperativas de crédito filiadas à Sicoob Central Unicoob ganharam um importante aliado: o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), uma ferramenta do Sescoop que promove a adoção de boas práticas de gestão. A apresentação do Programa ocorreu no dia 7/4, na sede da Central, com representantes das 11 cooperativas paraenses filiadas à Unicoob.

De acordo com Vanderlande Rodrigues, analista de Desenvolvimento de Cooperativas, o objetivo do PDGC é aprimorar os processos de administração. “As metas primárias traçadas são a potencialização dos processos de produção, redução de custos, aumento da produtividade e da competitividade das cooperativas”, comenta.

A partir dessa ferramenta, será verificado o que é preciso melhorar e, desta forma, os procedimentos de melhoria serão aplicados e posteriormente avaliados. Novas ações devem ser aplicadas para que a ação não volte a cair em descrédito ou causar danos operacionais na cooperativa. Com esse ciclo de revisão, poderá se atingir a excelência na gestão.

Cláudia Silva, sócia fundadora da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Empresa e Processamento de Dados do Estado do Pará (Cooperdados) conta que a cooperativa já aderiu ao Programa. “Realmente é uma ferramenta que vai ajudar nesse processo em todos os aspectos da gestão. Vamos ganhar muito com os processos administrativos e mais qualidade nas ações em sua governança”.

Para Karlene Mota Vasconcelos, diretora da Cooperativa de Crédito dos Empregados da Eletronorte - Sicoob Eletrocred, o programa irá aperfeiçoar as ações de sua cooperativa. “Somos impulsionados a profissionalizar e manter a satisfação principalmente dos empregados. Sabemos que é preciso fidelizar o cliente, mas os empregados precisam perceber que fazem parte de um grande empreendimento de desenvolvimento. Precisam focar nas metas, definir rotinas e melhorar nosso suporte tecnológico. Tudo isso irá manter os nossos cooperados mais satisfeitos com uma esquipe capaz de suportar qualquer dificuldade”.

O Sescoop/PA, como entidade responsável pela capacitação e fomentação do sistema cooperativista, irá auxiliar as cooperativas em suas demandas, promovendo capacitações, seminários e palestras complementares.

Para o Diretor Regional do Sicoob Unicoob Amazônia, Elisberto Torrecich, a iniciativa das cooperativas em aderir o PDGC mostra o comprometimento com a expansão do sistema. “Nós vamos participar dessa transformação juntos. Quando falamos de gestão, falamos de desafios. O desafio da gestão contemporânea vai além de números e planilhas. É um conceito filosófico que precisa ser aplicado”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)

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Assembleia Geral aprova contas da Ocemg por unanimidade

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Belo Horizonte (17/4) – Mais uma vez, as contas do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) foram aprovadas, por unanimidade, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada ontem de manhã, na sede da entidade.

Durante a abertura, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falou sobre o trabalho da organização, citando a aquisição recente do imóvel que abrigará o Centro de Treinamento do cooperativismo mineiro; o Dia de Cooperar como maior projeto social do país, com origem em Minas, e ainda sobre o grande evento de gestão que será realizado em maio para o lançamento do 3° Ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), em Belo Horizonte.

Seguindo a pauta da AGO, o gerente de Controladoria do Sistema Ocemg, Francisco Gonçalves, detalhou as contas referentes ao exercício de 2014 e orçamento de 2015. A coordenadora do Conselho Fiscal, Tatiana Campos Sales, que também compôs a mesa, junto com o presidente Ronaldo Scucato e o vice-presidente Luiz Gonzaga Viana Lage, fez a leitura do parecer em relação às contas do exercício de 2014, recomendando a aprovação.

A Assembleia, que reuniu representantes de 60 cooperativas, aprovou não apenas as contas, mas o orçamento da entidade para 2015 de maneira unânime, deliberando positivamente ainda sobre a concessão de poderes para celebrar convenções coletivas de trabalho. As sobras do exercício foram destinadas ao Fundo Social da Ocemg.

Na ocasião, houve a recomposição de membros suplentes do Conselho Diretor e Fiscal da entidade, empossando os seguintes dirigentes Garibalde Mortoza Júnior - Sicoob Credicom, Ricardo Ferreira da Silva - Sicoob Credisudeste e Antônio Cláudio dos Santos Rosa - Sicoob Coopjus. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Primeiro Fórum de Presidentes de 2015 será realizado em Entre Rios

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Brasília (17/4) – O Centro Cultural Mathias Leh, localizado na Colônia Vitória, em Entre Rios, Distrito de Guarapuava, na região Centro-Sul, vai sediar o 1º Fórum de Presidentes das Cooperativas Paranaenses de 2015, nos dias 27 e 28 de abril. Será a primeira vez que o Sistema Ocepar promove o evento no interior do Estado. São aguardados 60 participantes. Os presidentes do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, abrem a programação, às 17h30.

Na sequência, haverá a apresentação do convidado especial, Alexandre Schwartsman, que fará uma análise da realidade política e econômica do Brasil. Colunista do site da Folha de São Paulo, “Folha Press”, Schwartsman já foi economista-chefe do grupo Santander Brasil e diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC).

Ele é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou doutorado em economia na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Em sua carreira também constam passagens pelo Unibanco e pelo Bankers’Association (BBA).

Gestão – O segundo dia do fórum será dedicado à apresentação da Cooperativa Agrária, cuja forma de atuação e modelo de gestão tem se destacado no cooperativismo paranaense. Ao final do evento, será feita uma análise do plano especial de formação para presidentes de cooperativas que será realizado durante o ano de 2015. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Ocepar promove Encontro da Juventude Cooperativista no Paraná

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Lapa (16/4) – O Sistema Ocepar promove hoje e amanhã, no município da Lapa, interior do Paraná, o Encontro da Liderança Cooperativista Jovem – Elicoop Jovem, na Cooperativa Bom Jesus, anfitriã do evento. Na oportunidade, a juventude cooperativista paranaense estará reunida para debater e refletir sobre as atividades voltadas ao público jovem e sobre o cooperativismo em geral, estruturar as ações para 2015, além de formatar o 24º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense (Jovemcoop), que ocorrerá no mês de julho.

“A ideia é reunir jovens cooperados e filhos de cooperados das cooperativas paranaenses que participaram do Jovemcoop em 2014, para que possamos avaliar o trabalho que vem sendo feito para os jovens no estado. Isto significa que não iremos debater apenas o Encontro Estadual, que também ocorrerá em Bom Jesus, mas tudo o que se refere ao público jovem cooperativista, como as ações já realizadas, os resultados já obtidos, o que pode ser aprimorado e o que pode ser implantado de novo”, explica a coordenadora estadual do Jovemcoop, Cristina Moreira.

Segundo ela, durante o Elicoop também ocorrerão oficinas pedagógicas, mediadas por instrutores, e que terão como eixo norteador a articulação, mediação e conflito, finalizando com a realização de um debate referente à formulação e construção do Jovemcoop. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Mato Grosso do Sul forma Agentes de Desenvolvimento Cooperativo

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Campo Grande (16/4) – O Sistema OCB/MS, com apoio da unidade nacional do Sescoop, promoveu o Curso de Formação de Agente de Desenvolvimento Cooperativo (ADC). O público-alvo foram os contadores das cooperativas do Ramo Agropecuário. A capacitação teve por objetivo trazer aos participantes o conhecimento da Diretriz Nacional do Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas e o papel do Agente de Desenvolvimento Cooperativo, além do domínio da ferramenta “GDA”, versão Web.

O curso teve como instrutores Neiva Marisa John Birk e Heliane Cápua Dallapícula, ambas analistas de Monitoramento e Desenvolvimentos de Cooperativas da unidade nacional do Sescoop. O evento contou, ainda, com a participação do contador e Coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola Neto.

Gogola destacou que o principal item de implantação do programa é a confiança estabelecida entre a unidade estadual e as cooperativas, pois nenhuma informação é divulgada individualmente sem a autorização da cooperativa.

Durante estes três dias, os participantes conhecerão a Diretriz Nacional do Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas; o papel do Agente de Desenvolvimento Cooperativo; Case de sucesso no Paraná; apresentação do Sistema GDA* via Web; aplicação prática: conhecendo o GDA versão Web; Análise documental da cooperativa (ano 2014) e preenchimento das informações no GDA – versão Web; geração do relatório e como construir cenários; e avaliação.

É o programa que atende ao eixo econômico-financeiro da Diretriz de Monitoramento, desenvolvido com base no Programa de Autogestão e aprovado pelo Conselho Nacional em 2011. Com o GDA, são obtidas informações econômico-financeiras, com base na contabilidade gerencial. A informação gerencial é essencial para a tomada de decisões dos dirigentes das cooperativas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MS)

*Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro das Cooperativas (GDA)

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Sistema OCB/CE marca presença na edição 2015 do Ceará RH

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Fortaleza (16/4) - O Sistema OCB/CE participou, nos dias 13 e 14 de abril, de um dos maiores eventos voltados à área de Recursos Humanos: o III Congresso de Gestão de Pessoas – CearáRH 2015, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Ceará (ABRH-CE) com o tema RH & Negócios: uma causa e grandes efeitos.

O Sistema OCB/CE foi um dos temas abordados durante os dois dias. Para representar a unidade local, a Gerente de Formação Profissional, Ilana Oliveira falou durante palestra sobre a história do cooperativismo no Mundo e no Brasil e forneceu dados da evolução do cooperativismo no Ceará.

Falando para diretores e empregados de diversas empresas presentes, Ilana Oliveira falou da importância do cooperativismo para a economia e responsabilidade social.

“Poder palestrar num evento como esse nos traz uma responsabilidade imensa. Aqui estamos aproveitando para, além de aprender mais, poder compartilhar com as pessoas o que é o cooperativismo e como ele pode ser uma alternativa para a economia no mundo, além de ser um dos maiores incentivadores da responsabilidade socioambiental”, disse a gerente. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)

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Comissão inicia trabalhos para Certificação de Responsabilidade Social

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Florianópolis (15/4) – A primeira reunião da Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizada na tarde desta segunda-feira (13/4), deu início aos trabalhos que vão definir todos os detalhes para o Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social de 2015. Em sua 5ª edição, o prêmio, instituído com base na Lei 12.918/04, visa reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos, que tenham a responsabilidade social como uma das bases de gestão.

Representantes do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) participam da Comissão e ajudarão na elaboração do novo edital, previsto para ficar pronto em três meses. O grupo de trabalho do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque Santa Catarina é formado por servidores da Casa e representantes de federações e entidades.

A Ocesc vai divulgar o edital e auxiliar as cooperativas na inscrição. As interessadas em participar desta edição terão 90 dias para realizar suas inscrições pela internet logo após o lançamento do edital.

Ao acreditar que este será um ano de trabalho intenso, mas recompensador para a sociedade, a presidente da comissão, Adelita Adiers, destaca que o foco é avaliar o trabalho voluntário constituído por empresas e instituições que possuem atuação em toda Santa Catarina.

"A certificação é o reconhecimento de todo um planejamento, uma execução e o comprometimento de uma empresa ou instituição com as boas práticas que servem de exemplo", explica. (Fonte: Informações da Alesc)

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Lançamento do PDGC terá palestrantes renomados

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Belo Horizonte (15/4) – O Lançamento do 3º Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gestão da Cooperativa (PDGC), que será realizado no dia 5 de maio, no Centro de Convenções da Unimed-BH, e contará com a participação de renomadas personalidades do cooperativismo como Roberto Rodrigues e Márcio Lopes de Freitas, além de profissionais como Jairo Martins da Silva, superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade, Davi Rogério de Moura Costa, professor doutor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), e Rivadávia Correa, pós-doutor na Faculty of Information Studies, da Universidade de Toronto.

O projeto, criado em 2013, busca estimular a adoção de boas práticas de gestão e governança, com vistas à sustentabilidade das cooperativas e do movimento. Voltado para presidentes, dirigentes e gestores de cooperativas, a programação do evento de Lançamento do PDGC é composta por palestras e workshops que abordam temas relevantes para o setor, como governança corporativa e planejamento estratégico nas organizações.

As inscrições para o evento já estão abertas e devem ser feitas hotsite do Lançamento clicando aqui. Foram disponibilizadas 300 vagas, que serão preenchidas de acordo com a chegada dos formulários.

PRÊMIO – Outra importante vantagem da adesão da cooperativa ao PDGC é sua participação na edição 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Utilizando o mesmo instrumento de avaliação do PDGC, esse prêmio bienal tem por objetivo reconhecer as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Brasileiros conhecem cooperativas que lideram a agropecuária da Austrália

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Comitiva é formada por representantes do Sistema OCB, do Sistema Ocepar e do Sebrae/PR

Brasília (14/4) – A comitiva cooperativista cujos integrantes participam do novo módulo do curso de Formação de Líderes Cooperativistas, oferecido pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Sebrae, visitou hoje em Melbourne, na Austrália, a Genetics Australia e a Co-Operative Bulk Handiling. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, é um dos participantes da delegação brasileira.

A visita faz parte da programação técnica que teve início ontem e que visa o intercâmbio de experiências, por meio do aprendizado de um modelo diferente de movimento cooperativista, atualmente desenvolvido na Austrália e na Nova Zelândia, próximo destino do grupo, a partir do dia 19/4.

O grupo composto por representantes de cooperativas dos ramos Crédito e Agropecuário do Paraná, bem como do Sistema Ocepar e Sebrae/PR, tem tido a oportunidade de conhecer os modelos cooperativistas da Austrália e da Nova Zelândia.

Genetics Australia – A cooperativa é especializada no desenvolvimento genético e maior fornecedora de inseminação artificial daquele país. Ela fornece tanto aos cooperados quanto ao mercado não somente embriões para matrizes produtoras de leite e de gado de corte, mas também equipamentos utilizados nas técnicas de inseminação genética. A cooperativa, em menor escala, atua no mercado de equipamentos para a produção de leite. www.genaust.com.au

Co-operative Bulk Handiling – O chamado Grupo CBH é uma cooperativa de produtores de grão. A organização possui mil empregados diretos e uma movimentação anual na ordem de US$ 2,7 bilhões. Foi fundada em 1933 e se consolidou como grande provedora da logística de escoamento da Austrália. Pertence à cooperativa uma das maiores redes férreas do país que passou a oferecer serviço ao mercado em geral em 1999. Em 2014, a cooperativa comercializou 15,8 milhões de toneladas de diferentes tipos de grãos, sendo a maior do setor no mercado australiano. www.cbh.com.au

Economia da Austrália – Atualmente é a 13ª maior economia do mundo por Produto Interno Bruto (PIB) nominal. A Austrália possui uma economia de mercado altamente desenvolvida, sendo que ultrapassa US$ 1,5 trilhão (2013). Seu PIB per capita está em US$ 67.458 (2013). O setor industrial, que corresponde por cerca de 25% do PIB australiano, tem boa parte de sua escala voltada ao setor primário, com a larga produção de alimentos, vinhos, tabaco e a exploração mineral, bem como as atividades que exigem maior tecnologia, como a indústria de máquinas e equipamentos, a indústria química, metalúrgica, siderúrgica e petroquímica.

As exportações australianas também incluem gênero alimentícios, como carne e trigo, além de lã e minérios, como bauxita, chumbo, níquel, manganês, além de ouro, prata e diamante, sendo a Austrália um dos maiores exportadores mundiais deste último.

A Austrália faz parte do tratado internacional chamado Asia-Pacific Economic Cooperation (Cooperação Económica da Ásia-Pacífico), a APEC, um bloco econômico que tem por objetivo transformar o oceano pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

Brasil e Austrália – Considerando o progresso alcançado nos últimos anos no fortalecimento das relações bilaterais, a presidente Dilma Rousseff e a primeira-ministra Julia Gillard concordaram em elevar as relações entre Brasil e Austrália ao nível de parceria estratégica em junho de 2012.

O Brasil é o maior parceiro comercial da Austrália na América do Sul, com um comércio bilateral de mercadorias que totalizou R$ 1,63 bilhões em 2012. As principais exportações da Austrália para o Brasil são: carvão, petróleo bruto, ferro e aço. As principais exportações do Brasil para a Austrália são: equipamentos de engenharia civil, medicamentos, café e sucos. O investimento australiano no Brasil totalizou R$ 14,349 bilhões em 2012.

COMÉRCIO – As exportações de cooperativas brasileiras para a Austrália em 2014 cresceram 35% chegando a US$ 6,5 milhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Cooperativismo na Austrália – O país possui um cooperativismo pujante. Um em cada sete australianos está ligado a pelo menos uma cooperativa. Os ramos de destaque no país são o crédito e o agropecuário. Também se destacam os ramos consumo e habitacional. As cerca de 100 instituições financeiras cooperativas, quando somadas, ocupam a 5ª posição no mercado financeiro local, logo após os 4 maiores bancos mercantis.

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Sistema Ocemg inicia novo módulo do programa Lidercoop

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Brasília (14/4) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, está em Belo Horizonte (MG), onde participa do segundo módulo do Programa de Gestão Avançada para Lideranças do Sistema Ocemg (Lidercoop), cujo enfoque é gestão estratégica. O curso termina amanhã.

Serão discutidas, ainda, a gestão de riscos do negócio e a orientação para mercados e clientes. O trabalho tem sido conduzido pelos professores Luiz Carlos Ferreira de Carvalho e Leonardo Araújo.

Para Karla Oliveira, o Lidercoop é peça importante para desenvolvimento de competências de lideranças, fator decisivo para acelerar o desenvolvimento social e econômico das cooperativas.  "O aprimoramento continuado é essencial para que as lideranças atuem cada vez melhor dentro das cooperativas", declara.

A gerente também elogia o projeto. "É uma inciativa muito alinhada e conectada com o que está sendo trabalhado no PDGC e o que se propõe aqui é navegar por todos os critérios de gestão, resultando numa liderança qualificada".

SAIBA MAIS – O Lidercoop é desenvolvido pelo Sistema Ocemg, com apoio da Fundação Dom Cabral. Funciona como um mini MBA, considerando o seu tempo de duração, e foi pensado para colocar em prática os diagnósticos detectados nos relatórios das cooperativas participantes do PDGC. O primeiro módulo foi ocorreu entre os dias 9 e 10 de fevereiro. (Com informações do Sistema Ocemg)

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Aurora aos 46 anos: uma comunidade com 100 mil famílias

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Chapecó (14/4) – A Cooperativa Central Aurora Alimentos – o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes do Brasil – chega aos 46 anos de fundação com uma marca formidável: tornou-se uma comunidade produtiva formada por mais de 100 mil famílias espalhada por 500 municípios brasileiros. Nesse cálculo estão os 25.652 colaboradores diretos da Aurora, as 70.670 famílias rurais cooperadas que formam a base produtiva no campo e os 8.951 colaboradores das 13 cooperativas agropecuárias que a constituem, totalizando 105.279 famílias.

Crescimento e expansão marcam as últimas décadas da cooperativa que obteve, em 2014, o maior faturamento e o melhor resultado líquido de seus 45 anos de história: com crescimento de 18%, a receita operacional bruta chegou a 6,7 bilhões de reais, enquanto as sobras inflaram 38% e atingiram 417,9 milhões de reais. Com uma margem líquida de 6,83%, a cooperativa respondeu por um dos melhores desempenhos do mercado brasileiro de proteína animal. A receita total foi 80% dela obtida no mercado doméstico e 20% no mercado internacional.

Em março deste ano, a Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari (PR) passou a integrar o quadro social da Aurora que conta, agora, com 13 cooperativas filiadas. A Aurora assumiu o frigorífico/abatedouro de aves e a fábrica de rações da Cocari, localizados no município paranaense de Mandaguari. A unidade industrial de frango de corte abate 140 mil cabeças/dia, mas tem capacidade instalada de 180 mil/dia que será atingida, ainda neste ano, pela nova operadora. A unidade de nutrição animal, por outro lado, processa 60 toneladas/hora de rações.

O presidente Mário Lanznaster, reeleito neste ano para mais um mandato de quatro anos, ao lado de Neivor Canton (vice-presidente) e Marcos Antonio Zordan (secretário do Conselho e diretor de agropecuária), destaca que a orientação “é prosseguir investindo no aumento da produção e no desenvolvimento de novos produtos para permanecer entre as melhores companhias de alimentos do mundo.”

Em 2014, a cooperativa completou 45 anos de atividade e foi distinguida com os prêmios de Melhor empresa do setor de aves e suínos pelo ranking Melhores & Maiores da revista Exame; uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A; prêmio Top Ser Humano pela ABRH/SC na categoria gestão de pessoas; prêmio Ética nos Negócios, categoria agronegócios; Prêmio LIDE de agronegócio da indústria de alimentos do Fórum Nacional do Agronegócio; prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC na categoria ação comunitária; prêmio Outback de fornecedor do ano e prêmio responsabilidade social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Lanznaster assinala que, em razão de sua natureza cooperativista, a Aurora, ao tempo em que busca a eficiência produtiva e o sucesso econômico, cumpre importante papel social. A Fundação Aury Luiz Bodanese, seu braço social-assistencial, atende a missão de valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania.

Em 2014, atendeu mais de 167 mil pessoas por meio de 1.215 atividades desenvolvidas em todo o território nacional por nove programas: Amigo Energia, Atitude Agora, Canto Coral, Centro de Memória, Roda de Leitura/Contação de história, Dança, Família é Tudo, Turminha da Reciclagem e Vivendo Saúde. As atividades sociais e educativas são viabilizadas com recursos oferecidos pela Cooperativa Central, mantenedora da Fundação, e parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de cooperativas e outras instituições.

UNIDADES

A Coopercentral Aurora Alimentos é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 13 cooperativas agropecuárias, sustenta 25.000 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 18 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dia e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia. Mantém 42 estabelecimentos: oito unidades industriais de suínos, sete unidades industriais de aves, seis fábricas de ração, 13 unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de gens), oito unidades de vendas e a sede central (matriz).

As unidades indústrias de suínos são: Indústria Aurora Chapecó (SC), Frigorífico Aurora Chapecó (SC), Frigorífico Aurora São Miguel do Oeste (SC), Frigorífico Aurora São Gabriel do Oeste (MS), Frigorífico Aurora Sarandi (RS), Frigorífico Aurora Chapecó II (SC), Frigorífico Aurora Erechim (RS) e Frigorífico Aurora Joaçaba (SC).

As sete plantas para processamento de aves são: Frigorífico Aurora Maravilha (SC), Frigorífico Aurora Quilombo (SC), Frigorífico Aurora Erechim (RS), Frigorífico Aurora Abelardo Luz (SC), Frigorífico Aurora Guatambu (SC), Frigorífico Aurora Xaxim (SC) e Frigorífico Aurora Mandaguari (PR).
As seis fábricas de rações são: Fábrica de Rações Chapecó, Fábrica de rações de Quilombo – Nutri III, Fábrica de Rações Nutricooper VI e Fábrica de Rações Nutricooper VII, Fábrica de Rações Erechim, Fábrica de Rações Cunha Porã e Fábrica de Rações Xanxerê.

COOPERATIVAS – A Coopercentral Aurora é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 13 cooperativas agropecuárias: Cooperalfa (Chapecó/SC), CooperA1 (Palmitos/SC), Coopercampos (Campos Novos/SC), Copérdia (Concórdia/SC), Cotrel (Erechim/RS), Auriverde (Cunha Porã/SC), Cooperitaipu (Pinhalzinho/SC), Camisc (Mariópolis/PR), Coasgo (São Gabriel do Oeste/MS), Coopervil (Videira/SC), Cocari (Mandaguari/PR), Colacer (Lacerdópolis/SC) e Caslo (São Lourenço do Oeste/SC).

(Fonte: Assimp da cooperativa)

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DF se prepara para lançamento do ciclo 2015 do PDGC

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Brasília (14/4) – Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhorar o desempenho e aumentar a competitividade das cooperativas no mercado, o Sistema OCDF lançará no próximo dia 28/4, no Centro Corporativo do Sicoob, o ciclo 2015 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Toda metodologia do Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

TAXISTAS – Na manhã de quarta-feira (8/4), o presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, juntamente com a presidente do Sindicato dos Permissionários de Taxi e Motoristas Auxiliares (Sinpetaxi), Maria do Bonfim de Santana, e o presidente da Cooperativa Coobras e representante da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas dos Motoristas de Taxi, Leopoldo Rodrigues, entregaram ao secretário de Mobilidade do Distrito Federal, Carlos Tomé, um documento com reivindicações da categoria para combater o aplicativo norte-americano UBER. (Fonte: Assimp Sistema OCDF)

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Transformação foi a tônica do debate sobre educação cooperativista

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Cuiabá (9/4) - A Mesa Redonda Internacional: Educação Corporativa – Experiências Transformadoras e de Sustentação dos Empreendimentos Cooperativos – realizada pelo Sistema OCB/MT, contou com a participação de mais de 500 pessoas vindas de diversas regiões do Brasil e de representantes dos EUA, Canadá e Espanha. O evento faz parte da programação do XXI SUECO - Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins - e do 2º Simpósio Internacional de Integração Cooperativista de Mato Grosso em Cuiabá – MT. 
 
“A educação cooperativista tem como proposta provocar transformações e ser alicerce de desenvolvimento sustentável econômico e social”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, em seu discurso de abertura. Ele ressalta que “o verbo de Mato Grosso é cooperar e isso não se faz sem uma educação”.

A transformação foi a tônica de toda discussão dos debatedores convidados para falar das experiências de educação desenvolvidas em seus países e que fizeram a diferença no processo de desenvolvimento do cooperativismo. O debate foi moderado pelo especialista em cooperativismo, mestre e professor Derli Schmidt, que é Diretor da ESCOOP – Escola Superior do Cooperativismo – RS, a primeira faculdade especializada no assunto do Brasil.
 
“A educação cooperativista faz a diferencia e tem a capacidade de transformar”, ponderou Derli Schmidt. Ele ressaltou que “um traço comum do painel de todas as entidades aqui apresentadas valorizaram a questão do ensino acadêmico cooperativista, ou seja, estamos passando da fase do ensino meramente de princípios cooperativos, que são importantes, mas indo para o mundo acadêmico da pesquisa, do novo, da produção de conhecimentos novos, traços comuns muito importantes”. Schmidt disse conhecer o projeto de Mato Grosso para a fundação de um instituto de educação acadêmico do cooperativismo, e “penso que isso é muito importante para nós consolidarmos o cooperativismo como uma ciência, produzir um novo conhecimento, pois o conhecimento do Século XX não vai conduzir as cooperativas do Século XXI”.
 
Claude-André Guillotte, formado em direito, é diretor do Instituto de Pesquisa e Educação para as cooperativas e mutualidades da Universidade de Sherbrooke (IRECUS) – Quebéc, Canadá, mestrado em gestão e governança das cooperativas e sociedades mútuas. A tese de seu projeto de doutorado foi a criação de riqueza e valor pela cooperativa. “Trabalhamos com o propósito de formação e educação para promover transformação, visando um futuro mais humanizado, pois temos que pensar no futuro, no bem-estar dos funcionários, da nossa comunidade. Formar é a parte técnica e educar é dar conhecimentos dos valores, são muito diferentes”.  Claude é enfático ao dizer que “uma cooperativa não pode pensar em ser apenas um produto, mas em  ser um modelo de negócio de transformação”. 
  
Outro debatedor, brasileiro, mas que reside nos Estados Unidos foi Fábio Ribas Chaddad, Doutor em economia aplicada com título Financial Constraints in U.S Agricultural Cooperatives: Theory and Panel pela University Of Missori Columbia e atual, professor pesquisador na University Of Missori-Culumbia EUA. Chaddad falou do Instituto de Educação Executiva para Lideranças Cooperativistas em que trabalha nos Estados Unidos, “que é fundamentado em pesquisas acadêmicas, com foco na complexidade de dirigir, administrar e governar cooperativas de agronegócio”. Ponderou que “não há sustentabilidade e desenvolvimento sem um forte investimento em educação”.  
 
Da Espanha, a mesa foi composta por dois representantes. Mikel Lezamiz, que é diretor de difusão cooperativista da Mondragón Corporación Cooperativa – MCC e formado em Ciências Políticas e Sociologia, também enfatizou o papel da educação nos negócios cooperativistas. São 15 centros tecnológicos em Mondragén, sendo 4 faculdades. “Temos grandes desafios e um deles é manter os valores do cooperativismo e transformar as plantas de nossas cooperativas em outros países em cooperativas como as que temos aqui no Brasil, por exemplo, e só através da educação e pesquisa é que vamos encontrar soluções para esses desafios”.  
 
O também espanhol Jose Pérez, da Fundación Espriu, de Barcelona, também foi enfático ao eleger a educação como “base para assegurarmos a cultura do cooperativismo”.  A Fundação Espriu é uma entidade privada sem fins lucrativos e tem como principal objetivo promover, difundir e desenvolver a saúde mais abrangente. Para ele, a “cooperativa tem sempre que trabalhar, visando um mundo melhor”.  
 
O presidente do Sistema OCB/MS e diretor do Sistema OCB Nacional, Celso Ramos Regis, avaliou como positiva a discussão da educação. “Gostei muito dos debates e das experiências que têm cada país, sempre com um foco único que é de fazer a educação e formação das pessoas”. Ele lembra que “um dos debatedores falou sobre o diferencial que existe entre formar e educar. Realmente isso marcou para mim e temos que levar isso para todas as cooperativas, buscar a convergência desses dois temas, formação e educação, e  fazer com que as pessoas entendam mais a parte educacional e formação profissional no empreendimento e o negócio cooperativo”.
 
Para a Gerente do Sescoop, Karla Oliveira, que veio de Brasília para participar do evento, “a grande reflexão que fica dessa mesa redonda é a importância da educação como sendo uma poderosa ferramenta de transformação, nessa transformação tão necessária e importante para que a gente possa cumprir com o grande proposito, que é o de apoiar a promoção e o desenvolvimento das cooperativas”. 
 
O Vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof, também avaliou como “um evento altamente oportuno, principalmente nesse momento em que se discute a criação de nosso Instituto de Educação, e conhecer as experiências internacionais e entender qual é o foco das grandes corporações, como estão organizadas, principalmente na formação de seus executivos, na formação cooperativista é muito bom”. Ele pondera que “realmente nós temos que estudar todos esses modelos para ver como nos vamos estruturar nosso Instituto, como vamos trabalhar a formação aqui dos nossos dirigentes dos nossos executivos, dos nossos técnicos, para que o  cooperativismo de Mato Grosso possa se desenvolver ainda mais”. 
(Fonte: Sistema OCB/MT)
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OCEB promove encontro de comunicadores e Lançamento do dia C

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Salvador (9/4) - A boa comunicação faz a diferença. Esse foi o recado que o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, Cergio Tecchio, deu ao grupo de jornalistas e representantes de cooperativas Baianas, no 3º Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia.Tecchio também falou  da importância de se trabalhar com mais inovação e agilidade para que a sociedade conheça o trabalho desenvolvido pelas cooperativas. E se tratando de inovação, ele destacou a Rede Olá (Ola.coop.br) - criada pela OCEB, com o objetivo de promover a articulação, formação e promoção das cooperativas e a realização de negócios.

A pesquisadora em mídias sociais, Renata Cerqueira, trouxe um olhar mais macro de como podemos potencializar nossas ações de comunicação por meio das redes sociais. Para ela o grande desafio está em encontrar o nosso público em meio ao grande universo da rede mundial.

Na parte da tarde as discussões se ampliaram para a Campanha do Dia C. A grande mobilização  anual realizada pelo Sistema OCB em parceria com as unidades estaduais, foi apresentada pela analista de Desenvolvimento Social, Divani de Souza. Este ano, a data de celebração será no Dia Internacional do Cooperativismo (primeiro sábado de julho). Será um momento oportuno para mostrar a sua força e a sua essência humanitária, por meio de ações que integrem as pessoas e divulguem a cultura da cooperação.































 

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Conselheiros fiscais do Sescoop/PR recebem capacitação

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Curitiba (9/4) - O Sistema Ocepar está promovendo, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), cursos para conselheiros fiscais das cooperativas paranaenses. Nesta quarta-feira (8/4), a formação foi realizada no auditório da Unimed Costa Oeste, em Toledo, Oeste do Paraná, para representantes do ramo saúde. Na manhã desta quinta-feira (9/4), teve início a capacitação para conselheiros de outros ramos do cooperativismo, na Associação dos Funcionários da Primato, também em Toledo. Com duração de 12 horas, as atividades vão se estender até esta sexta-feira (10/4) até às 12h.  
 
Objetivo - O curso para conselheiros fiscais tem o objetivo de apresentar uma visão geral sobre o cooperativismo, entidades de representação e responsabilidades legais inerentes à função. Também propicia conhecimentos gerais de contabilidade e análise de indicadores. A formação tem validade de três anos e é requisito obrigatório para desempenho da atividade.
 
Instrutores – Os conteúdos estão sendo repassados pelo analista técnico especializado, Leandro Macioski, que aborda a filosofia, doutrina e responsabilidade dos conselheiros. Já o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Joao Gogola Neto, é responsável pela parte voltada à contabilidade e gestão através de indicadores.

(Fonte: Sistema Ocepar)
 
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Cooperativismo de berço

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Na edição desta terça-feira (7/4), falamos sobre a importância de disseminar entre crianças e jovens os valores e princípios cooperativistas. Hoje (8/4), apresentamos um exemplo claro de aplicação desse aprendizado. Trata-se do perfil do estudante Leandro Ferreira, da cidade de São Roque de Minas (MG).

PERFIL

Consolidada como orientação da maior importância para o ensino e a profissionalização, a prática cooperativista, quanto mais cedo puder ser compartilhada, melhor. É assim que os fundamentos que levam ao aprendizado do empreendedorismo ganham espaço na vida de jovens como o mineiro Leandro Ferreira, de 12 anos, que destaca: “Depois que conheci o cooperativismo, minha vida mudou e comecei a ver as coisas de forma diferente. Sempre penso sobre o que aprendi e isso aumenta a minha vontade de ajudar”.

Aluno da quinta série do sexto ano do Instituto Ellos de Educação, instituição mantida pela Cooperativa Educacional São Roque de Minas, ele teve o primeiro contato com os fundamentos cooperativistas na sala de aula, por meio do Programa Cultura Empreendedora e Cooperativista, implantado pelos estabelecimentos de ensino da cidade mineira no fim do ano passado. “Quando surgiu o projeto na minha escola, achei muito legal. Li os livros dessas matérias, me interessei e quero aprender cada vez mais”, comenta.

“Assim como outras lideranças de nossa escola, o Leandro apresenta características do comportamento empreendedor que devem ser desenvolvidas ao longo do processo escolar”, valoriza a diretora-presidente da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, Maria José de Faria Leite, que informa estar no cronograma a inclusão da disciplina Educação Financeira nas escolas. “Com isso, almejamos um crescimento pessoal e coletivo. A formação de lideranças cooperativistas e empreendedoras comprometidas com o desenvolvimento da comunidade é um dos objetivos da nossa escola e também do Projeto Cooperar para Empreender.”

O projeto, lembra ela, estimula os alunos a descobrirem seus talentos e conciliarem valores do cooperativismo com uma visão empreendedora. Para Leandro, as aulas ajudaram a desenvolver uma preocupação maior com o bem comum. “Entendi que o importante é pensar em ajudar o próximo e não pensar só em si. Daí, quando começaram as aulas, fui me interessando cada vez mais pelo assunto, que era novo pra mim”, relembra.

Assim como os demais alunos, o adolescente tem a oportunidade de vivenciar os conceitos cooperativistas desde a educação infantil. “Pra falar a verdade, as aulas de cooperativismo são as de que eu mais gosto”, resume. “E eu percebo que os meus colegas também ficam interessados, porque a gente apreende coisas diferentes, novas.”

A experiência do jovem estudante o faz recomendar o estudo sobre o cooperativismo a todos, a partir da comunidade em que vive. O aprendizado, defende, é uma motivação para continuar a explorar o tema. Leandro diz que, quando se tornar adulto, pretende continuar a colocar em prática tudo que o projeto lhe ensinou. “Quero usar isso como exemplo sempre, a fim de ter um mundo melhor não só pra mim, mas para todos”, filosofa.

PARCERIA

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas (Sicoob Saromcredi) acompanha a Cooperativa Educacional desde sua fundação, em 1999. Além de apoiar o funcionamento da instituição por meio do repasse do Fundo de Assistência Técnico Educacional e Social (Fates), a Saromcredi atua com colaboradores que participam de trabalhos voluntários.

A importância da introdução do cooperativismo nas escolas é destacada pelo presidente da Saromcredi, João Carlos Leite: “Entendo como uma oportunidade especial para a construção de nossas futuras gerações, a partir da formação de líderes e sucessores que atuarão nas comunidades de forma consciente, solidária e empreendedora, especialmente na formação do ser humano, através de reflexões e vivências dos valores e princípios cooperativistas. Por isso, nossa preocupação é oferecer a filosofia cooperativista às crianças desde os três anos de idade, pois sabemos que durante a fase infantil é que se forma a base do caráter humano”.

Este ano, o Programa Cultura Empreendedora e Cooperativista será expandido para os demais municípios da área de atuação do Sicoob Saromcredi. Cássia, Delfinópolis, Medeiros, Pratinha, São João Batista do Glória e Vargem Bonita já são cidades que prosperam a partir desse projeto.

AULA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Na casa de Leandro Ferreira, aprendizagem é uma atividade bilateral: os pais educam os filhos, que, muitas vezes, retribuem e levam a eles novos conhecimentos. A prática cooperativista, por exemplo, passou a fazer parte do cotidiano da família por meio de Leandro Ferreira e de seu irmão Rafael Henrique Ferreira, de 5 anos, quando eles começaram a aprender sobre o tema dentro da sala de aula.

Em pouco tempo, os pais dos meninos perceberam as mudanças de postura dos dois. Segundo a mãe, Natália Vanessa Ferreira, as atitudes deles se voltaram para a coletividade. “Meus filhos mudaram para melhor, por isso considero as aulas sobre o cooperativismo extremamente importantes para a formação educacional de qualquer criança”, exalta. “Acredito que esse aprendizado faz e fará toda a diferença na vida deles, como estudantes, profissionais e seres humanos.”

O pai, Edvander Ferreira, fazendeiro e comerciante, conta que sempre estimulou a prática de atividades paralelas à escola, a fim de buscar o desenvolvimento do lado social dos garotos. Diz que passou a se interessar pelo cooperativismo a partir das experiências relatadas pelos filhos.

Assim funciona, na prática, a introdução dos fundamentos cooperativistas no ensino: os alunos atuam como agentes disse¬minadores, ao estimular os pais e a comunidade a participarem das palestras abertas promovidas pela escola. A iniciativa, segundo a mãe de Leandro, levou mudanças significativas a toda a região. A cidade começou a gerar mais renda, o que acarretou em melhorias na saúde, no lazer e na educação de toda a comunidade.
 

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Encontro Regional de Mulheres é realizado em Belo Horizonte

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Belo Horizonte (8/4) - Com o objetivo de expandir o Plano de Desenvolvimento elaborado em 2014 e transformá-lo em ações práticas nas cooperativas, o Sistema Ocemg promoveu o Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas - edição Belo Horizonte e Região Metropolitana. O evento, realizado nos dias 06 e 07 de abril, na sede do Sistema Ocemg, contou com a presença de onze mulheres. Andréa Sayar, gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, realizou a abertura do evento e falou sobre a mudança de formato do projeto. "Optamos por grupos menores para viabilizar a discussão de ideias e a troca de conhecimento entre as participantes", afirmou.
 
A gerente apresentou um plano com todas as ações que foram elaboradas nos Encontros de 2014, como o grupo de contatos pelo aplicativo de celular WhatsApp que mantém as cooperativas informadas sobre tudo o que está acontecendo nas entidades. De acordo com Andréa, as atividades desenvolvidas no ano passado podem ser incorporadas nas estratégias dos empreendimentos cooperativos e gerar novos programas a serem oferecidos pelo Sistema Ocemg. "Nosso objetivo nos Encontros desse ano é colocar em prática tudo o que foi elaborado no ano passado", afirmou.
 
Benedito Nunes, que conduziu as atividades, disse que Minas Gerais tem sido referência no setor cooperativista. "O cooperativismo de Minas está mudando o cooperativismo brasileiro, porque nossas ações servem de base para os trabalhos que são desenvolvidos por cooperativas de outros Estados, como é o caso do Dia de Cooperar", declarou.
 
Letícia Luene Gomes, coordenadora de recursos humanos da Cooperouro, de Ouro Preto, participou do evento pela primeira vez e se mostrou bastante receptiva ao projeto. "Acho válido reunir várias pessoas de funções, visões, cooperativas e ramos diferentes e unir todas as ideias e vivências de cada uma para criar estratégias ao longo do ano".
 
Este ano, os Encontros de Mulheres estão sendo realizados no primeiro semestre e o de Jovens está programado para a segunda metade de 2015. Ao todo, serão quatro encontros de cada e em novembro, representantes de cada encontro regional serão convidados para o fechamento dos trabalhos do ano que deverá ser apresentado em forma de relatório final para cada uma das cooperativas integrantes do Sistema Ocemg.
 
 
Retrospectiva - Ao longo de 2014, cerca 180 mulheres participaram dos encontros regionais realizados em Uberlândia, Ipatinga, Paracatu, Pouso Alegre e Belo Horizonte. Junto com os jovens cooperativistas, foram construídos dez planos regionais de desenvolvimento das cooperativas. (Fonte: Sistema Ocemg)
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