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Curitiba (9/6) – Cooperativistas de São Paulo visitaram a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na tarde desta segunda-feira (08/06). O grupo, composto por dirigentes e representantes de 17 cooperativas paulistas, iniciou viagem de intercâmbio técnico para conhecer o cooperativismo do ramo agropecuário no Paraná.
A programação inclui visitas às cooperativas Castrolanda, Batavo, Lar, C.Vale e Copagril. Os cooperativistas foram recebidos pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelos gerentes de Autogestão e Desenvolvimento Humano, Gerson Lauermann e Leonardo Boesche, que explicaram o trabalho desenvolvido pela entidade e os modelos de gestão, treinamento e planejamento do Sistema.
Promovido pelo Sescoop/SP com o apoio da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), o intercâmbio reúne cooperativas que correspondem por mais de 85% do faturamento do ramo agropecuário de São Paulo. A atividade é realizada em continuidade a um trabalho iniciado em 2010, visando ao aperfeiçoamento da gestão das cooperativas agropecuárias paulistas e à formação de alianças estratégicas para o compartilhamento de informações e tecnologia entre elas.
Acompanham o grupo de cooperativistas, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, e os gerentes de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas e de Marketing do Sescoop/SP, Luis Antônio Schmidt e Cristiane Gonçalves.
INTERCOOPERAÇÃO – Segundo o presidente do Sistema Ocesp, a viagem de imersão atende às demandas apontadas pelas próprias cooperativas no planejamento estratégico do Sistema Ocesp, em que se identificou a necessidade de investimentos na gestão das cooperativas, no que diz respeito a inovações na forma de gestão, negócios e organização.
“O sexto princípio do cooperativismo é a intercooperação, por isso o intercâmbio entre os sistemas de São Paulo e Paraná é importante, pois contribui para o fortalecimento do movimento cooperativista. Somos estados vizinhos e entendo que temos grandes oportunidades conjuntas de crescer. Precisamos nos integrar e construir um cooperativismo diferenciado”, afirmou Del Grande. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Porto Alegre (9/6) – Na manhã de ontem o presidente do Sistema Ocergs foi um dos painelistas de evento que debateu vocações econômicas e saídas para o Rio Grande do Sul no enfrentamento da crise estrutural do estado. O evento foi aberto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum e pelo governador, José Ivo Sartori. O evento ocorreu durante todo o dia no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edson Brum, saudou e agradeceu a presença do governador José Ivo Sartori, de parlamentares, de autoridades do Poder Judiciário e de representantes de entidades da sociedade civil.
Ele destacou que o Fórum é mais um esforço da Assembleia Legislativa no sentido de chamar a si a corresponsabilidade pelas questões fundamentais dos gaúchos, não somente dos temas da administração pública, mas também das questões de Estado em seu conjunto, salientou.
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, saudou a todos os parlamentares, autoridades e demais entidades presentes no encontro e agradeceu a Assembleia Legislativa pela realização dos debates.
"O Rio Grande do Sul está como nunca diante de uma imperiosa necessidade de enfrentar grandes debates. Debates de futuro, debates de solidariedade e debates de soluções", sublinhou o governador ao destacar que é primordial colocar em primeiro plano "o conteúdo que mais importa lá na ponta, que é o atendimento às pessoas, especialmente àquelas que mais precisam daqueles que possuem a responsabilidade, seja ela política, econômica ou social".
Painelistas apontaram os gargalos da economia gaúcha
O cooperativismo e o empresariado alcançaram sugestões para o enfrentamento à crise estrutural do Estado ao apontar os gargalos da economia do Rio Grande do Sul, no painel da manhã desta segunda edição do Fórum dos Grandes Debates. O encontro discute a situação econômica e as potencialidades do estado.
Tanto Vergilio Perius, da Ocergs, quanto Walter Lídio Nunes, da Celulose Riograndense, e o jornalista Eugênio Esber, da Revista Amanhã, concordam que é preciso derrubar velhos conceitos para entrar no mundo moderno e através de gestão estratégica alcançar a convergência para a recuperação do Estado.
O cenário econômico nacional e a necessidade de refederalizar o país não deixam o Rio Grande do Sul numa ilha, iniciou o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, apontando para seis impedimentos que comprometem o desenvolvimento do Estado: a burocracia, a educação, a questão energética, logística, financeira e tributária.
Ele mostrou a contribuição do cooperativismo, que registra crescimento de 10,2% diante da estagnação do estado, promove a inclusão econômica, financeira, mercadológica e social, como é o caso das Unimeds, que entregaram sete hospitais próprios e desafogaram o SUS em 1.200 leitos, conforme relatou aos participantes do Fórum.
Presente nos municípios, em 2014 o cooperativismo distribuiu R$ 300 milhões aos seus associados, resumiu Perius, que apontou fontes de ressarcimento ao Estado, como é o caso da Lei Kandir que, atualizada, resultaria em R$ 30 bilhões de crédito. Mas o entusiasta do cooperativismo não acredita em mudança imediata de comportamento diante do esgotamento financeiro e da crise estrutural que paralisa do Rio Grande do Sul. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Vitória (9/6) – Lideranças do cooperativismo capixaba estiveram presentes no Encontro IBEF-ES, realizado sob o comando do diretor-presidente Luciano Machado, em Pedra Azul. O presidente do Sistema OCB/ES e, também presidente da Agrocoop, Esthério Sebastião Colnago, foi conferir o evento juntamente com o superintendente do Sistema, Carlos André Santos de Oliveira e o assessor jurídico, Haynner Capettini. Os presidentes Bento Venturim (Sicoob/ES) e Wellington Pompermayer (Coopttec), também estiveram presentes.
O evento reuniu seleto grupo de empresários e executivos capixabas, acompanhados de seus familiares, e durante três dias promoveu um raro encontro onde o debate de temas atuais no mundo econômico e político, associados a momentos qualificados de lazer e relacionamento, pautaram todo o final de semana.
Os convidados foram recepcionados no dia, 29/5. Na manhã do sábado, foram realizadas palestras com profissionais de destaque nacional, como o jurista e presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE), Fábio Medina Osório; o Secretário de Estado de Controle e Transparência do ES, Marcelo Barbosa de Castro Zenkner; o Gerente Geral de Controladoria e Presidente do Fundo de Pensão da ArcelorMittal Brasil, Paulo Henrique Wanick Mattos; o Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Mansueto Almeida; O professor adjunto da banca internacional da Escola de Assuntos Públicos Internacionais (SIPA), da Universidade de Columbia e ex-CEO do Unibanco, Fernando Sotelino e o Vice-Presidente da Symantec para América Latina e Caribe, Alejandro Raposo.
A programação cultural do dia incluiu caminhada ecológica, Feira de Agroturismo e oficina de fotografia e a diversão da noite ficou por conta da festa de confraternização no belíssimo Salão do Lago, no Hotel Pedra Azul, com Saulo Simonassi e banda.
Para o presidente do Sistema, o evento foi uma grande oportunidade de a OCBE/ES se posicionar como entidade que representa as cooperativas e o cooperativismo para a sociedade e que se preocupa em representa-las cada vez melhor. “Foi um evento muito bom, com grandes oportunidades de aprendizado e interação. Além disso foi conduzido de forma leve e bastante agradável”, concluiu ele. (Fonte: Assimp Sistema OCB/ES)
Teresina (9/6) – O aprimoramento profissional é um desafio constante na vida de quem representa uma cooperativa no Brasil e no mundo. Por isso, o Sescoop/PI deu início nesta sexta-feira (5/6), ao seu mais novo projeto de qualificação e aperfeiçoamento técnico: o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas do Piauí. O público-alvo são dirigentes, conselheiros e executivos das cooperativas piauienses.
Na sexta-feira e no sábado (6/6), os 30 gestores de cooperativas piauienses da primeira turma qualificaram-se em Marketing Pessoal e Oratória com o consultor Célio Hoegen, de Santa Catarina. A disciplina foi ministrada no auditório da cooperativa Unimed Teresina. Cooperativismo Contemporâneo é a segunda disciplina do módulo Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e ocorrerá entre os dias 26 e 27 de junho, em Teresina (PI).
O gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alencar, explica que este é um programa do Sistema OCB, cujo objetivo é proporcionar aos participantes a experiência de aperfeiçoamento técnico, gestão, governança, entre outros, por meio de visitas, encontros, seminários, intercâmbios e aulas. “Este programa foi desenvolvido para atender à demanda que os dirigentes, conselheiros e executivos dos mais diversos segmentos de cooperativas possuem sobre gestão de pessoas e liderança. Atende aos anseios desse público, que possui imediata necessidade de se atualizar nas modernas técnicas administrativas e estilos de liderança, preparando-os para os desafios diários que o mercado cada vez mais competitivo os impõe”, informa.
Ele explica, ainda, que o programa aborda uma grande diversidade de conceitos e práticas, essenciais para a atualização dos conceitos, instrumentos e métodos usados na moderna administração de empresas e que se aplicam à gestão de pessoas nas cooperativas e ao exercício da liderança, e acrescenta que as disciplinas serão ministradas por profissionais de grande conhecimento e que atuam em diversos estados brasileiros. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PI)
Brasília (9/6) – A unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da terceira etapa do processo seletivo nº 1/2014 que visa a contratação de profissional para o cargo de técnico de apoio administrativo. Clique aqui para conhecer o resultado.
"Brasília (8/6) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, está em Belo Horizonte (MG), onde participa do terceiro módulo do Programa de Gestão Avançada para Lideranças do Sistema Ocemg (Lidercoop), cujo enfoque é gestão estratégica. O módulo termina amanhã.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressalta a importância da capacitação de gestores. "Os dirigentes devem estar preparados para passar pela atual economia mundial, e a educação é a única vacina universal", comenta o líder cooperativista.
A gerente geral do Sescoop elogia o projeto. "É uma inciativa muito alinhada e conectada com o que está sendo trabalhado no PDGC e o que se propõe aqui é navegar por todos os critérios de gestão, resultando numa liderança qualificada", comenta Karla Oliveira.
SAIBA MAIS – O Lidercoop é desenvolvido pelo Sistema Ocemg, com apoio da Fundação Dom Cabral. Funciona como um mini MBA, considerando o seu tempo de duração, e foi pensado para colocar em prática os diagnósticos detectados nos relatórios das cooperativas participantes do PDGC.
O Programa marca uma nova era no que se refere às atividades de capacitação do Sistema Ocemg. A iniciativa reflete uma demanda antiga e específica, com uma proposta diferenciada para a capacitação de gestores. De acordo com o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti, o curso teve uma aceitação imediata e foi muito elogiado pelos dirigentes do cooperativismo mineiro em função da moderna programação, com palestrantes conceituados e conteúdo primordial para a gestão assertiva do setor.
"Assim que disponibilizamos as vagas para o programa, foram preenchidas praticamente no mesmo dia. Iniciamos com conselheiros da Casa do Cooperativismo Mineiro, mas, já a partir de 2016, vamos fechar uma nova turma para outros presidentes de cooperativas e gestores. Ao que tudo indica, estamos no caminho certo dada a aceitação inicial e elogios ao conteúdo do primeiro módulo", avalia Gatti. (Com informações do Sistema Ocemg)
Brasília (8/6) – O engenheiro, professor universitário e analista financeiro brasileiro, Mauro Halfeld, comentarista econômico da rádio CBN, alertou, hoje de manhã, sobre a importância de as cooperativas de crédito serem uma alternativa econômica em meio ao momento de crise econômica pela qual passa o país. Segundo ele, “em momentos de crise, as cooperativas de crédito são ainda mais interessantes. Algumas oferecem cartão de crédito, crédito consignado, crédito rural e até linhas para capital de giro de pequenas empresas.” Ouça o áudio clicando aqui
"Brasília (8/6) – Representantes das unidades estaduais encontram-se hoje em Brasília, para o curso de formação dos avaliadores do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão. A capacitação termina amanhã e é feita pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Esta é a primeira turma. O segundo grupo será formado por especialistas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG®), da rede de avaliação da própria FNQ. O conteúdo será oferecido entre quarta e quinta-feira, desta semana.
"Recife (8/6) – Entre os dias 1º e 3/6, o analista de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas da Unidade Nacional do Sescoop, Breno Paradelo, realizou uma capacitação na sede da Cooperativa de Trabalho em Consultoria, Assessoria e Projetos Técnicos de Pernambuco (Coosepe), localizada no Bairro da Várzea, no Recife.
O colaborador apresentou orientações para uso do Sistema Nacional de Autogestão de Cooperativas (Sinac) e cadastro das informações necessárias para o desempenho das atividades, além da conceituação sobre o Programa de Orientação às Cooperativas (POC) e detalhamento de aspectos do Programa de Acompanhamento à Gestão Cooperativista (PAGC) e Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC).
O encontro contou com a participação do presidente da cooperativa, Emicles Souza, do conselheiro fiscal, Advaldo Campelo, do conselheiro, Djalma Marques; e do diretor da Coosepe, Fernando Chalegre. A finalidade da reunião foi preparar os integrantes da cooperativa, dentro de um paradigma de programação de diretrizes de monitoramento e desenvolvimento em gestão.
A Coosepe foi contratada por meio de processo licitatório do Sescoop/PE, em janeiro deste ano, para atuar no monitoramento das cooperativas do estado e o sistema melhorará o processo de análise das atividades da administração em outras cooperativas espalhadas pelo estado.
As diretrizes têm o poder de diagnosticar pontos falhos a serem corrigidos dentro do órgão e encaminhar formas positivas de transformação das debilidades administrativas. De acordo com o planejamento da Coosepe, a meta – até o final de 2015 - é praticar as lições aprendidas na capacitação em 60 outras cooperativas do interior pernambucano.
“Nosso desafio aqui é replicar o conhecimento e viabilizar um serviço de excelência em monitoria das cooperativas. Cada entidade precisa saber como se organizar bem administrativamente, ter conhecimento da importância de uma boa produção de uma ata e uma formalização das atividades praticadas cotidianamente”, salientou o analista do Sescoop, Bruno Paradelo.
O presidente da Coosepe lembra que esse modo de analisar uma cooperativa não é uma auditoria, mas um meio de potencializar oportunidades e esclarecer pontos que prejudiquem o bom desempenho. “Com o que foi aprendido, podemos levar uma só linguagem aos locais que iremos visitar - a do progresso – em todas as cooperativas. Em seguida, podemos fazer análises minuciosas de documentos e orientações de como potencializar a estrutura da gestão”, pontuou Emicles.
Os métodos apresentados aos membros da Coosepe foram baseados no modelo de excelência de governança apresentados dentro do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). “Esse programa nos oferece um questionário que possibilita uma análise minuciosa da maturidade de uma gestão dentro da cooperativa. É através dele que teremos uma visão sistêmica da organização”, afirma Breno.
Em cada análise que a Coosepe realizar nas cooperativas, documentos serão solicitados e, a partir deles, um relatório de sugestões será elaborado. Nele constará tudo que precisa ser feito para que a entidade melhore a parte burocrática. Porém, para o conselheiro Djalma Marques, a monitoria vai além do elemento burocrático.
“Esse relatório será entregue nas mãos de cada presidente da cooperativa, mas para que o órgão dirigido por ele possa melhorar cada vez mais, temos que falar das boas práticas de convivência com os cooperados. Pois sem eles, não existe a cooperativa”, enfatiza o conselheiro. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PE)
Rio de Janeiro (8/6) – A Presidência Itinerante do Sistema OCB/RJ esteve na região Serrana do estado, no dia 3 de junho, para a terceira etapa de visitas às cooperativas agropecuárias. Após passar pelas cidades do Norte/Noroeste fluminense, a comitiva, liderada pelo presidente Marcos Diaz e o diretor Vinícius Mesquita, esteve em Macuco, Duas Barras e Sumidouro, onde se reuniu com representantes locais.
Assim como nas demais visitas, Marcos Diaz reforçou a importância do Ramo Agropecuário. "O Sistema OCB/RJ abriu um canal de comunicação direto e objetivo com o setor produtivo da agricultura no Rio de Janeiro. Para isso, criamos há dois anos o fórum permanente do ramo, a fim de fortalecer as cooperativas e estreitar a relação com os produtores. Desde então passamos a ter um ambiente de congregação dos vários atores do segmento, visando ao fortalecimento do setor no Estado", explicou Diaz.
Tanto o curso Formacoop – Gestão Empresarial de Cooperativas, quanto o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC) foram temas abordados. “Nosso foco é ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional, além de promover a profissionalização da governança cooperativista. Acreditamos que através desta modalidade possamos atingir o nível de excelência em gestão cooperativista, uma vez que os discentes já possuem conhecimentos técnicos-profissionais que possam dar continuidade às ações já implementadas”, disse o coordenador interino de Monitoramento do Sescoop/RJ, Jorge Pecly.
A analista de projetos, Sabrina Oliveira, uma das responsáveis pelo ramo agropecuário no Sistema OCB/RJ, falou sobre o Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). “Para garantir um bom desempenho produtivo e reprodutivo, há a necessidade da redução do intervalo entre partos através da inseminação ou monta natural de vacas, favorecendo a gestação o mais cedo possível com a redução do período voluntário de espera no pós-parto”, disse Sabrina, explicando que esta técnica permite que toda a reprodução fique sob controle do produtor.
AGENDA – A Presidência Itinerante do Sistema OCB/RJ retornará às atividades nos dias 15 e 16 de junho, período em que visitará as cooperativas agropecuárias das regiões dos Lagos, Sul Fluminense e Metropolitana. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)
Florianópolis (3/6) – O Sescoop/SC promoveu um curso inédito para funcionários de cooperativas na última sexta-feira (29/5). Com intuito de auxiliar as cooperativas a elaborarem uma importante ferramenta de comunicação com seu público e de planejamento de gestão, mais de 20 pessoas participaram, em Florianópolis, do curso para elaboração do Relatório Socioambiental.
As instrutoras Adelita Adiers e Camile Rebeca Bruns apresentaram indicadores que podem nortear a elaboração dos relatórios e as suas vantagens. De acordo com Adelita, especialista em Responsabilidade Social e Gestão do 3º Setor, existem muitos conceitos soltos sobre responsabilidade social e sobre a própria sustentabilidade, que acabam sendo um empecilho para as empresa e instituições que querem iniciar um trabalho ou ter um outro olhar para as ações que já realizam.
“O foco principal do curso é tratar dos relatórios. Como demonstrar essas boas práticas, as ações que são desenvolvidas, através de um relatório. Falamos sobre alguns indicadores que são norteadores, mas nós não temos uma receita pronta, um modelo oficial de um balanço socioambiental”, salienta.
Apesar das dificuldades na elaboração, Camile, especialista em Gestão e Responsabilidade Social Empresarial, responsável pela área de Responsabilidade Social na Unimed Brusque, afirma que os benefícios que o relatório pode trazer para as cooperativas são inúmeros.
“O grande benefício é de conseguir se comunicar com seu público estratégico, o stakeholder. Inclusive, uma das ideias do curso é auxiliar o pessoal das cooperativas a definir quem são os stakeholders e, a partir disso, saber o que terá que comunicar a esse público. Esse relatório pode ser levado para o planejamento estratégico da cooperativa, possibilitando a identificação de caminhos a seguir a médio e longo prazo. Além disso, haverá maior integração entre os setores, porque com o relatório é construído em conjunto”, revela.
RESPONSABILIDADE – Na parte da tarde, os participantes conheceram um pouco do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Socioambiental, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O Sindicato e Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc) participa da comissão do prêmio, a qual tem como presidente uma das palestrantes do dia, Adelita Adiers. Segundo ela, algumas cooperativas encaminharam relatório e ganharam troféus.
“As cooperativas entram na categoria de empresas na certificação. Santa Catarina tem mais de 700 mil empresas e ainda é pequeno o número de relatórios que recebemos. Não é porque elas não desenvolvem atividades, é porque muitas não têm o relatório e a avaliação é o relatório. A iniciativa do Sescoop em qualificar as cooperativas é muito positiva, porque isso será replicado lá na ponta, não vai parar na cooperativa, mas também será repassado à sua cadeia de fornecedores, por exemplo”, complementa. (Fonte: Ascom do Sescoop/SC)
Brasília (2/6) – Terminam nesta sexta-feira, dia 5/6, as inscrições ao Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Para participar, a interessada deve fazer sua adesão ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) que, em 2015, encontra-se em sua terceira edição. O PDGC é uma ferramenta baseada no Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a participação no prêmio é apenas uma das vantagens da adesão da cooperativa ao PDGC. “As cooperativas, ao aderirem, têm muito a ganhar, pois o programa oferece um valioso diagnóstico da gestão da organização, além de orientações para a promoção de melhorias, por meio de relatórios gerados automaticamente pelo sistema”, comenta o presidente.
A intenção do PDGC é estimular a adoção de boas práticas de gestão e governança, com vistas à sustentabilidade das cooperativas e do movimento cooperativista. Independentemente do ramo, porte ou localização, as interessadas poderão acessar a ferramenta, basta clicar aqui.
METODOLOGIA – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão utiliza o mesmo instrumento de avaliação do PDGC para analisar as cooperativas inscritas. Este prêmio bienal tem por objetivo reconhecer as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança.
NÚMEROS – Em sua primeira edição, em 2013, foram reconhecidas 28 cooperativas, sendo 18 na Faixa Bronze, sete na Faixa Prata e três na Faixa Ouro. Dentre as três da Faixa Ouro, a Unimed Vitória (ES) foi declarada a Grande Vencedora, e a C.Vale (PR) recebeu o Destaque Governança.
INSCRIÇÕES – Para obter mais informações sobre o prêmio, clique aqui.
VINCULAÇÃO – Estas duas iniciativas, PDGC e Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, estão vinculadas à promoção da profissionalização da gestão das cooperativas, colocada tanto como um dos sete desafios do cooperativismo para esta década quanto como um dos objetivos estratégicos do Sescoop.
"Pedro Afonso (2/6) – Com foco no aprimoramento da gestão de cooperativas por meio da evolução comportamental e da qualificação dos dirigentes, gerentes, conselheiros fiscais, cooperados e colaboradores, foi realizado no sábado, 29 de junho, o primeiro módulo do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop). A capacitação é oferecida pelo Sescoop/TO. Todos os módulos serão ministrados no auditório da Coapa, em Pedro Afonso (TO). Participaram 40 alunos membros da Coapa, Coed e do Sicredi.
Com carga horária total de 48 horas, o curso é dividido em seis módulos e pretende, também, fazer com que os participantes compreendam melhor as suas funções e, assim, entendam a importância do seu papel dentro da cooperativa. Será emitida certificação para os alunos que concluírem o curso. O primeiro módulo teve o tema “Fundamentos Básicos do Cooperativismo” e foi ministrado pelo consultor Leoney Miranda.
Colaboradora da Coapa há dois anos, Adriele Rodrigues avaliou positivamente o início do curso e gostou das orientações transmitidas pelo instrutor. “Chamou atenção os exemplos práticos que o professor passou e que podem ser aplicados no nosso ambiente de trabalho. Destaque para a necessidade de sermos parceiros de nossos colegas e trabalharmos em equipe”, relatou a assistente de recursos humanos.
O próximo módulo será realizado no próximo dia 20 de junho
Cronograma do curso:
Módulo 1 – 30/5 - Fundamentos Básicos do Cooperativismo
Módulo 2 – 20/6 - Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe
Módulo 3 – 22/8 - Ética, Etiqueta e Marketing Profissional
Módulo 4 – 19/9 - Mediação e Gestão de Conflitos
Módulo 5 – 17/10 - Comunicação Organizacional
Módulo 6 – 21/11 - Administração do Tempo
Brasília (1º/6) – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de iniciar a aplicação dos questionários referentes à 16ª edição da pesquisa anual que apura o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC). Os questionários serão aplicados até 20 de agosto de 2015 para avaliar, a partir da percepção do consumidor, o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica.
Em 2014, das 101 empresas (permissionárias e concessionárias) pesquisadas, 38 delas eram cooperativas. O cooperativismo obteve destaque, conquistando as 15 maiores notas, dentre todos os agentes, na avaliação dos consumidores. Clique aqui para conferir o resultado do ano passado.
Serão entrevistados 25.186 consumidores residenciais de 550 municípios, abrangendo a área de atuação das 63 concessionárias e das 38 permissionárias de distribuição de energia elétrica do país. Os resultados da pesquisa serão divulgados em conjunto com a entrega do Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”.
As distribuidoras concessionárias e permissionárias melhor avaliadas por seus consumidores recebem o referido Prêmio. As 101 concorrentes são agrupadas por tipo (concessionária ou permissionária), por critérios regionais e por número de unidades consumidoras. As distribuidoras melhor avaliadas em cada categoria recebem, além do troféu e do certificado, o SELO IASC – marca que pode ser utilizada nas faturas de energia e no material institucional da empresa – um estímulo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos consumidores.
O IASC é um indicador de qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras sob a perspectiva dos consumidores e auxilia a ANEEL nas atividades de fiscalização, no aperfeiçoamento do processo regulatório e, recentemente, contribuiu para o diagnóstico de 16 distribuidoras de energia elétrica que foram convocadas pela Agência para discutir a qualidade do serviço prestado.
O resultado da pesquisa permite às empresas buscarem o aprimoramento contínuo dos serviços prestados aos consumidores em suas respectivas áreas de atuação. Para auxiliar na gestão dessa melhoria contínua, a Agência disponibilizou, em 30/3/15, simuladores baseados no modelo do IASC. (Com informações da Aneel e da Infracoop)
Curitiba (1º/6) – As medidas de ajuste fiscal implementadas pelo governo do estado com objetivo de reduzir gastos e equilibrar as finanças foram tema de reunião ocorrida, na quinta-feira (28/5), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, entre as lideranças do G7, grupo formado pelas entidades representativas do setor produtivo paranaense, e o governador Beto Richa. O secretário da Fazenda, Maurício Ricardo Costa, também participou do encontro.
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e coordenador do G7, Edson Campagnolo, afirmou que o setor produtivo está passando por um momento complicado de queda de vendas e de produção e ressaltou que uma das maiores preocupações é com o desemprego, se a crise não for resolvida. “Temos conhecimento da situação atual. “Não estamos com pauta de reivindicações, mas sim para declarar nosso apoio e contribuir com sugestões para melhoria do governo”, disse Campagnolo.
Ele propôs aos representantes do setor produtivo a formulação de um pacto para apoiar as medidas tomadas pelo governo para sanear as finanças estaduais. “Entendemos o momento da economia, que exige ajustes para retomada do crescimento”, acrescentou.
REPASSE - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, falou que o aumento da tributação, tanto em âmbito estadual como nacional, está sendo repassado para os setores produtivos. Ele frisou ainda que a redução de investimentos, a queda do emprego, a inflação alta e o dólar valorizado estão determinando o aumento de custos e menor crescimento econômico em 2015.
SUGESTÃO - Em função da exposição do secretário da Fazenda sobre as dificuldades de caixa e investimentos, Koslovski sugeriu que fosse realizado um trabalho junto ao governo federal com objetivo de buscar recursos de convênios para fins de investimentos no Paraná. “Neste sentido, o G7, em conjunto com a bancada federal do Paraná no Congresso Nacional e o próprio governo do Estado, poderia trabalhar de forma integrada para viabilizar os pleitos”, afirmou.
ESCLARECIMENTO - Na avaliação do presidente da Ocepar, é preciso que o governo do Estado mantenha contato com lideranças de todas as regiões paranaenses para esclarecer os problemas enfrentados pelo Estado e apresentar propostas para o futuro do Paraná.
ENTIDADES - Participaram da reunião, além do presidente da Fiep e da Ocepar, os presidentes da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguetti; da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Espolador Neto; da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli, e representantes da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) e da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap). (Fonte: Sistema Ocepar com informações da Agência de Notícias do Paraná)
Cuiabá (1º/6) – O Sistema OCB/MT, por meio Sescoop/MT, está com três novas turmas em andamento do curso de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas. Essa nova fase dos cursos de MBA segue com duas turmas para o interior do estado, com inscrições abertas em Sinop e Primavera do Leste. Nos dias 19 e 20 de junho tem aula inaugural da 9ª Turma em, Cuiabá, a 10ª Turma será em Sinop, com a primeira aula nos dias 4 e 5 de setembro, e a 11ª Turma na cidade de Primavera do Leste nos dias 24 e 25 de setembro.
“Estamos ampliando e descentralizando o atendimento em virtude do alto índice de demanda. Para se ter uma ideia, a 8ª turma que está em andamento contou com 150 candidatos para 35 vagas, portanto ficaram mais de 120 pessoas sem serem atendidas”, salienta o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.
A proposta do Sistema OCB/MT, segundo Mazzotti “é potencializar a formação junto às cooperativas que tem demanda reprimidas e necessidade urgente de formar seus dirigentes e executivos, aprimorando assim o processo de governança e gestão em suas cooperativas”.
O superintendente anunciou que estão sendo planejadas novas turmas para outras regiões ainda não beneficiadas e “temos uma nova turma em Cuiabá a partir de janeiro de 2016 em andamento”.
O curso de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas conta com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a Faccat (Faculdades Integradas de Taquara/RS).
Com a abertura das turmas em Sinop e Primavera do Leste, as cooperativas que encaminharam pré-inscrições para a Turma IX que será realizada em Cuiabá a partir do dia 19 de junho, tiveram suas inscrições remanejadas conforme, considerando a proximidade do município.
Assim a Turma IX, de Cuiabá, vai atender os alunos de Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Campos de Júlio, Cuiabá, Curvelândia, Diamantino, Nova Olímpia, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Várzea Grande.
A Turma X, de Sinop, vai abranger as cidades de Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Terra Nova do Norte, Vera. A Turma XI, de Primavera do Leste, atenderá os municípios de Barra das Garças, Campo Verde, Paranatinga, dos Parecis, Campos Verde, Marcelândia, Primavera do Leste, Rondonópolis.
Os cursos têm valor subsidiado pelo Sescoop/MT por meio de bolsa auxílio, que compreende a 75% do custo total, cabendo a cooperativa a contrapartida de 25%, divididos em 16 parcelas. O interessado em participar dos MBA precisa ser dirigente, empregado ou cooperado em cooperativa registrada no Sistema OCB/MT. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Recife (1º/6) – O Brasil passa atualmente por uma forte crise financeira. Mesmo com o cenário adverso, as cooperativas de crédito têm se tornado uma alternativa mais acessível, como, por exemplo na concessão de empréstimos, considerando as altas taxas praticadas por bancos privados. O resultado é o crescimento forte do segmento em todo o Brasil nos últimos meses. E em Pernambuco não é diferente.
Das 1.100 cooperativas de crédito no Brasil, 10% localizam-se no Nordeste do país, sendo que Pernambuco conta com as duas maiores da região, ambas filiadas ao Sistema Unicred Norte/Nordeste: a Pernambucred (voltada para todos os servidores públicos do estado) e a Unicred Recife (com foco nos profissionais na área de saúde). Cada vez mais profissionalizados, os gestores têm identificado inúmeras oportunidades no processo de fusões e incorporações, proporcionando ganho estrutural e visando o aumento de escala em seus negócios.
De acordo com o presidente da Pernambucred, Giovanni Prado, o aumento e a qualidade das incorporações vem promovendo "uma economia administrativa, um crescimento no número de pontos de atendimento, além de maiores resultados para os cooperados, que são usuários e, ao mesmo tempo, donos do empreendimento", declara.
Giovanni explica, também, que outro fator para o crescimento do Cooperativismo de Crédito é a credibilidade que transmite. Ele ressalta ainda que os resultados anuais e as crescentes vantagens nos produtos e serviços em relação ao mercado financeiro tradicional são inegáveis. "O mercado financeiro é um mundo de oportunidades. As cooperativas de crédito, hoje mais apropriadamente denominadas de cooperativismo financeiro, quando bem administradas e fiscalizadas, são excelentes instrumentos de educação, de inclusão e de saúde financeira do cidadão", destaca.
PERFIL DIVERSIFICADO – O perfil do cooperado financeiro é diversificado. Segundo pesquisa divulgada em 2013 pelo Banco Central do Brasil (BACEN), 80% dos cooperados pessoas físicas são homens e 20% mulheres. Quanto à faixa etária dos tomadores de crédito, os dados mostram que 47,1% têm entre 31 e 50 anos e 42,5% têm mais de 51 anos, e os pouco mais de 10% restantes têm menos de 30 anos de idade.
O vice-presidente da OCB/PE para o Ramo Crédito, Ruy Araújo Lima, comenta que o crescimento do cooperativismo financeiro é resultado do constante investimento em capacitação de dirigentes e colaboradores, das incorporações de cooperativas menores a outras maiores, bem como da filiação das cooperativas a uma grande central, por exemplo, o Sistema de Cooperativas de Crédito Brasileiro (SICOOB).
"Existem no Brasil inúmeros sistemas de cooperativas de crédito. Se houvesse a junção desses sistemas, o cooperativismo financeiro brasileiro cresceria espetacularmente. Ainda assim, a expectativa de um desenvolvimento mais intenso para os próximos anos baseia-se na transformação para cooperativas de livre admissão de associados, as quais funcionam com as mesmas características de um banco, porém mantém os mesmos princípios e regras do cooperativismo de crédito", diz o vice-presidente.
FISCALIZAÇÃO – O trabalho bem estruturado tem sido bem visto pelo Banco Central, que acompanha de perto o desenvolvimento das entidades. O monitoramento das cooperativas de crédito por parte do BACEN foi instituído ano de 1967 por meio do Decreto 60.597/67. Embora tenha sido um instrumento legal da ditadura militar, a decisão proporcionou maior credibilidade e segurança aos associados.
"Para além do trabalho de monitoramento efetuado semestralmente, o BACEN tem exercido um excelente papel educacional de esclarecimento ao cidadão e nas exigências de qualificações dos gestores", acrescenta o presidente da Pernambucred, Giovanni Prado. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PE)
Representantes do Incoop conheceram um pouco mais sobre a operacionalização do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito do Brasil
Brasília (29/5) – O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) tem despertado o interesse de organismos ligados ao cooperativismo mundial. Hoje, o diretor executivo do Fundo, Lúcio Faria, recebeu o presidente interino do Instituto Nacional de Cooperativismo do Paraguai (Incoop), Humberto González, e o conselheiro, Andreas Ens. O intuito da visita foi conhecer a estrutura do FGCoop, considerando que, no Paraguai, está em processo a criação de um fundo garantidor que cubra os depósitos feitos pelos cooperados.
Segundo informações dos paraguaios, de acordo com o projeto de lei, será criado o Instituto Administrador do Sistema de Proteção de Depósitos das Cooperativas do Paraguai (Inprodecoop), cujo objetivo será administrar o Fundo de Seguro de Depósitos das cooperativas, a fim de garantir a estabilidade do sistema financeiro cooperativo, protegendo os depósitos dos associados e evitando a possível quebra de entidades.
O Inprodecoop será estruturado como entidade pública de natureza especial, de caráter financeiro. Seu órgão máximo de governança será o Conselho Diretivo, composto pelo presidente do Incoop, que acumulará, também, sua presidência, o vice-ministro de Economia e o Diretor do Fundo de Garantia do Banco Central do Paraguai.
O Incoop foi criado por lei em 2003, para ser a autoridade de aplicação da legislação cooperativa e controlar os entes cooperativos. Atualmente, encontram-se registradas no Incoop 1.047 cooperativas de diferentes classes e tipos (especializadas e multiativas). O movimento cooperativista paraguaio tem uma participação de 21% sobre os créditos do Sistema Financeiro no Paraguai, que conta com mais de 1,3 milhão de associados.
ETIÓPIA – O Paraguai é o segundo país a demandar ao FGCoop. Há dois meses, uma comitiva da Etiópia, composta pelo diretor do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidades naquele país, Samuel Bwalya, e quatro representantes do Ministério Etíope da Fazenda, se reuniu com o diretor executivo do FGCoop, Lúcio Faria, com a intenção de conhecer os mecanismos de fundos de garantia de depósitos e sociedades de garantia de crédito.
Brasília (29/5) – Um dos jornais de maior credibilidade e repercussão no país, a Folha de São Paulo, destacou em sua edição de hoje, o aniversário de 90 anos da Batavo Cooperativa Agroindustrial. Com quase um século de atuação em prol do desenvolvimento não só de seus cooperados, mas de sua região, a cooperativa se consolida com uma referência dentro do setor, tornando-se, ainda um caso emblemático de sucesso para empresas de todo o mundo. A prova disso é que o assunto foi um dos mais lidos na edição da Folha desta sexta-feira. Leia abaixo a íntegra da reportagem.
Aos 90 anos, cooperativa Batavo quer avanço na produção
Se parar de crescer, alguém ocupa o lugar. É com essa visão que a Batavo Cooperativa Agroindustrial quer estimular o crescimento da produção de leite nas propriedades de seus cooperados. Localizada em uma das principais bacias leiteiras do país, na região de Campos Gerais do Paraná, a cooperativa consegue um crescimento anual de 8% a 10% na produção.
Com raízes na colonização holandesa, a região tem vocação para o leite, segundo Mauro Sergio Souza, gerente de pecuária da Batavo. Na avaliação dele, os desafios hoje são reduzir custos de produção, preservar a qualidade do leite e elevar a produtividade.
Para que isso seja possível, a cooperativa incentiva a formação de condomínios de pequenos produtores, que poderão obter mais conhecimento, novas tecnologias e reduzir custos, devido ao aumento de escala. Alguns desses condomínios já atingem a produção de 40 mil litros por dia.
Souza diz que é preciso crescer, mas de forma pensada. A produção tem de ser a mais homogênea possível, com avanços nos períodos de demanda maior e redução nos de baixa procura. "É preciso um equilíbrio interno, respeitando a sazonalidade do consumo."
A vantagem do produtor é que a Batavo, junto com as associadas Castrolanda e Capal, faz uma verticalização do processo produtivo, dando vazão à produção de leite. Juntas, as três cooperativas recebem 1,5 milhão de litros por dia.
Na busca desse "crescimento provocativo", a tecnologia é importante, na visão de Souza. A Batavo dispõe de catálogo de touros para a escolha do sêmen, tem uma fazenda de recria das novilhas para os pecuaristas e até promove uma feira -a Expofrísia- para que os produtores tenham maior conhecimento da genética, segundo o gerente de pecuária da cooperativa.
Os próximos passos são o fornecimento de uma alimentação balanceada produzida pela própria Batavo. Souza entende que o produtor terá menos custos e um leite de maior qualidade. Além disso, áreas hoje ocupadas para a produção de insumos para a ração (como milho) poderão ser utilizadas pela pecuária.
O leite tem rentabilidade, mas os custos estão subindo muito, principalmente os com energia elétrica, combustíveis e mão de obra, afirma Souza. "Não se paga abaixo do custo médio de produção", diz Souza. Os produtores mais eficientes e mais próximos dos locais de entrega conseguem margem de até 30%. Já os que estão mais longe, e menos favorecidos, têm margem menor, afirma.
Pressão menor Após ter atingido o pico do ano em fevereiro, com variação de 6,5% no acumulado de 12 meses, os preços no atacado de produtos agropecuários recuaram para 1,2% em maio.
Forte queda O recuo se deve à desaceleração de 1,51% nos preços deste mês. Soja, milho e farelo de soja estiveram entre as quedas. Já leite e tomate subiram, segundo pesquisa do IGP-M.
Suco O primeiro contrato de suco de laranja teve elevação de 3,45% nesta quinta-feira (28) na Bolsa de commodities de Nova York. Parte dos pomares da Flórida está sendo afetada por seca.
Preços Os produtores norte-americanos receberam 2% mais pelos produtos agropecuários no mês passado, em relação a março. Apesar dessa recuperação, os valores atuais ainda são 9,6% inferiores aos de abril de 2014, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.
(Fonte: Folha de S. Paulo)
Fortaleza (29/5) – O Sistema OCB/CE iniciou, hoje à tarde, mais um curso do Formacoop. Durante oito meses, dirigentes e líderes de diversas cooperativas terão aulas que irão contribuir para a melhor gestão de suas cooperativas. O curso é organizado pelo setor de Formação Profissional da Unidade Estadual. “Hoje damos o pontapé inicial de um trabalho que vai agregar bastante a todos esses alunos. O objetivo é fazer com que esse curso dê resultados nas cooperativas, que todos ponham em prática o que está sendo e será dito aqui no curso do Formacoop”, disse a Gerente de Formação Profissional, Ilana Oliveira.
As aulas do Formacoop ocorrerão sempre uma sexta e um sábado de cada mês. Neste primeiro módulo, a Professora Samara Milério falou sobre Comportamento Organizacional. Os alunos terão ainda módulos sobre: Estratégias de Negociação, Gestão Econômica e Financeira, Planejamento Estratégico e BSC, Marketing para Cooperativas, Gestão Jurídica de Cooperativas, Organização do Quadro Social e Contabilidade de Cooperativas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)