Notícias negócios
Brasília (15/6) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de iniciar novo processo seletivo visando a contratação de profissional para o cargo de Técnico de Apoio Administrativo. Clique aqui para acessar o Comunicado de Abertura da seleção.
"Representantes das três regiões disseram que governança, capacitação, comunicação e intercooperação, dentre outros, são demandas urgentes
Brasília (12/6) – Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB definiram as ações prioritárias para este ano, durante fórum realizado na sede do Sistema Ocesp, em São Paulo, com a participação das unidades estaduais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os objetivos da iniciativa foram promover um alinhamento com o grupo, baseadas no Plano Estratégico 2015-2020, com vistas à superação dos desafios do cooperativismo.
O presidente do sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, enfatizou que o Fórum é uma oportunidade de revisão e atualização do planejamento estratégico-sistêmico. Durante a abertura do evento, a liderança cooperativista reforçou a necessidade de defender os interesses do setor, diante do cenário político e econômico atual.
Ao apresentar e comentar os sete desafios nacionais do cooperativismo, Márcio Freitas evidenciou a dificuldade de obter dados e informações consistentes por parte das cooperativas, o que, para ele, é fundamental para transpor qualquer desafio. “Precisamos conhecer melhor a base, ter números que sustentem nossas decisões e deem maior legitimidade a nossos discursos”, disse.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, e a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, também participam do evento em São Paulo.
DESAFIOS – A partir da apresentação de dados, informações e relatos feitos pelos representantes dos estados foram discutidas as prioridades para a superação dos desafios elencados. Os presidentes também detalharam a situação de cada organização estadual, bem como as iniciativas realizadas e as conquistas já obtidas por meio de projetos estruturadores.
SUDESTE - O diretor da OCB na região Sudeste e presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, enfatizou a diversidade do cooperativismo presente nos quatro estados da região. “Percebo que os desafios são enormes, como problemas de governança, capacitação, falta de alianças estratégicas, comunicação tímida e dificuldade de relacionamento e reconhecimento por parte dos poderes públicos. Por isso, a maioria dos nossos projetos estruturadores trabalha a gestão, a governança, a qualificação de mão de obra e, principalmente, a capacitação de dirigentes e gestores”, explica o anfitrião.
SUL - Já o diretor da OCB na região Sul e presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, entende que o maior desafio é buscar mais integração entre a OCB e suas unidades. “Em função das diferenças entre os estados, há questões que poderiam ser objeto de ação conjunta. Por meio de uma sistematização nacional, considerando as particularidades regionais, podemos fortalecer a integração e a intercooperação, o que permitiria à OCB auxiliar na reestruturação das entidades estaduais”, concluiu Koslovski.
CENTRO-OESTE - Na opinião do presidente do Sistema OCB/MT e conselheiro do Sescoop Nacional, Onofre Cezário Filho, dentre os grandes desafios da região Centro-Oeste estão trabalhar a educação corporativa com foco no cooperativismo. “Nosso objetivo é formar executivos e dirigentes para os empreendimentos cooperativos. Outro desafio do Sistema em todo o Brasil é sistematizar a marca, a comunicação e a intercooperação em todos os processos em que as cooperativas atuam”, afirma.
DESDOBRAMENTO – A partir do debate e das sugestões dos participantes do Fórum Regional, o Sistema OCB formatará uma agenda de compromissos. Para isso, os presidentes e conselheiros das unidades estaduais trabalharam durante o encontro no alinhamento político-estratégico.
Já os superintendentes e equipes técnicas se dividiram em grupos de trabalho para relatar o andamento dos projetos estruturadores em execução, visando à indicação daqueles que serão adensados, descontinuados e outros a serem eventualmente propostos. (Com informação do Sistema Ocesp)
Belém (12/6) – O cooperativismo paraense cresce em ritmo acelerado. Para potencializa-lo, o Sistema OCB/PA reuniu sua equipe e sua Diretoria Executiva nesta sexta-feira, para estabelecer o Planejamento Estratégico do Cooperativismo paraense no período 2015-2020. No final do ano passado, líderes cooperativistas de todo Brasil se reuniram em Brasília para traçar as metas do cooperativismo brasileiro até 2025.
De acordo com a gerente geral da OCB/PA, Maria Rosinete Dias, todas as atividades a serem elencadas na reunião interna serão definidas conforme as diretrizes do Planejamento Estratégico nacional.
“Tendo por base o que foi acordado pelas lideranças nacionais, iremos estabelecer nossas ações estaduais, levando em consideração as demandas e as peculiaridades da nossa região. A intenção é alinhar nossas atividades com a referência nacional, adequando à realidade de nossas cooperativas”, com Maria Rosinete.
O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, destaca que a participação de todos os entes envolvidos é indispensável para o sucesso cooperativista. “A nossa proposta é fazer uma gestão participativa. Por isso definimos essa reunião, para que todos possam se envolver e colaborar com o crescimento do cooperativismo. Dentro do estado, ainda temos muitos desafios a serem superados e temos certeza que, nesse espírito de cooperação e unidade, conseguiremos vencer todos”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)
Porto Alegre (12/6) – O Sistema Ocergs realizou na última terça-feira (9/6), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, o segundo Workshop de Desenvolvimento da Auditoria Interna – Fator Chave para Melhoria na Gestão das Cooperativas Agropecuárias, destinado aos atuais e futuros auditores internos. O evento é fruto do convênio firmado com a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV).
Com o objetivo de apresentar casos práticos de aplicação da auditoria interna, bem como possibilitar momentos de troca de experiências da sua atividade, no contexto das cooperativas agropecuárias, o programa trouxe a apresentação de cases das cooperativas Coopermil, Piá e Central Sicredi Sul.
O evento contou com a presença do diretor de Projetos Internacionais da DGRV, Christoph Plessow; diretor do Projeto de Cooperação da DGRV com o Sistema Ocergs, Arno Boerger; gerente de Monitoramento do Sistema, José Máximo Daronco; analistas técnicos do Sistema e representantes das cooperativas Central Sicredi Sul, Piá, Santa Clara, Cotrirosa, Coopermil, Coagrisol, Cotrisel, Languiru e Cotripal.
O programa integra uma das linhas de ação do Projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias/RS, que contempla uma das submetas do convênio firmado entre o Sistema Ocergs e a DGRV. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Brasília (12/6) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de publicar o resultado final do processo seletivo para a contratação de profissional na função de técnico de patrimônio e suprimento de materiais. Para acessar o documento, clique aqui.
"Curitiba (11/6) – Mais duas turmas de especialização tiveram início no dia 29 de maio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Na Coamo, em Campo Mourão, na região Noroeste do Estado, 45 profissionais estão participando da pós-graduação em “Gestão estratégica e o agronegócio”, cuja abertura contou com a presença do presidente da cooperativa, José Aroldo Galassini, do gerente de Recursos Humanos, Jorge Carrozza, e do analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Marcelo B. Martins.
A instituição de ensino responsável pelo curso é o Isae – Instituto Superior de Administração e Economia, representado na oportunidade pelo analista de Gestão do Desenvolvimento de Soluções, Thiago Martins Diogo.
Trata-se da terceira turma de pós-graduação em "Gestão estratégica e o agronegócio" promovida pelo Sescoop/PR e Isae na Coamo. A carga horária soma um total de 432 horas, distribuídas em 18 módulos que deverão ser encerrados em 2017, sendo que o primeiro abordou o tema “Comunicação Empresarial”, com o professor Adelmo Freire.
O objetivo do curso é facilitar o desenvolvimento de um novo profissional, consciente da amplitude dos aspectos associados à sua carreira, em função da demanda por maior qualidade, produtividade e competitividade.
O conteúdo é focado em duas linhas: gerenciamento com ênfase interna das empresas do agronegócio e o gerenciamento das relações interpessoais e institucionais nos mercados interno e internacional, a partir da interação entre a teoria e a prática.
Já no Sudoeste do Paraná, começou o curso de especialização em “Planejamento e gerenciamento estratégico”, com 40 profissionais do Sicoob Integrado, com módulos acontecendo alternadamente nas cidades de Coronel Vivida e Pato Branco.
A aula inaugural, em Coronel Vivida, teve a presença do presidente do Conselho Administrativo da cooperativa, Lindonês Antonio Colferai, da especialista em Recursos Humanos do Sicoob Unicoob Central, Vera Regina de Paula e Silva, do analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Marcelo B. Martins, e do professor Lourival Scheidweiler, da Escola de Negócios da PUCPR, parceira na realização da formação.
DETALHES - Os participantes devem concluir o curso em 2016, após cumprirem carga horária de 435 horas e 18 módulos, divididos em 30 encontros. A especialização visa promover o treinamento e o desenvolvimento de técnicos e gestores, focando de forma destacada a visão estratégica na gestão de cooperativas, com ênfase nos fatores internos e externos que afetam o setor e que demandam a busca continuada de novas ações.
Nesse sentido, o planejamento estratégico é a base e elemento norteador, levando principalmente em consideração principalmente o atual momento econômico e o crescimento constante do agronegócio. O primeiro módulo tratou de estratégia empresarial, com o professor June A.W. Cruz. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Brasília (10/6) – Especialistas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG®), da rede da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), encontram-se hoje em Brasília, para o curso de formação dos avaliadores do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão – edição 2015. A capacitação termina amanhã e é conduzida pela própria FNQ, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, participou da abertura da capacitação. Após dar as boas-vindas aos especialistas ela fez questão de destacar que a participação de especialistas com expertises tão diversas contribuirá, significativamente, para qualificar, ainda mais, o Prêmio Sescoop Excelência em Gestão.
Esta é a segunda turma a passar pela qualificação. O primeiro grupo foi constituído por representantes das unidades estaduais e as aulas foram ministradas entre segunda e terça-feira.
Projeto da Certel já neutralizou mais de 25 mil toneladas de carbono
Brasília (10/9) – Desde 2007, por meio do Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, a cooperativa Certel concede o Selo Carbono Neutro a empresas e entidades públicas que neutralizarem suas emissões de gases de efeito estufa, principais causadores do aquecimento global. Esta neutralização é efetuada por meio do plantio de mudas de árvores produzidas pelo Viveiro de Essências Florestais. Sobre este assunto, o entrevistado da semana é o presidente da cooperativa, Erineo José Hennemann.
SOBRE A COOPERATIVA – Fundada em 19 de fevereiro de 1956, a Certel é a maior e a mais antiga cooperativa de eletrificação do país. Desde o dia 1º de maio de 2009, atendendo à legislação do Poder Concedente, a Certel desmembrou-se em duas novas cooperativas: a Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) e a Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel).
A primeira contempla a distribuição de energia elétrica. Já a segunda, envolve os demais negócios, compreendidos pelas Lojas Certel, CertelNet, Certel Geração, Certel Artefatos de Cimento e empresas controladas.
ENTREVISTA
- O que é, quando foi criado e como funciona o programa Energia Verde em Harmonia Ambiental?
Erineo José Hennemann – O Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental foi criado em 2007, num pioneirismo da Certel de estimular os empresários da área abrangida pela cooperativa a reduzirem os gases causadores do efeito estufa. Com atuação em programas ambientais desde 1985, ratificamos a importância da conscientização ambiental com esta nova campanha.
Como funciona:
Considerando que nas últimas décadas o meio científico e a mídia começaram a veicular e repercutir assuntos relacionados ao Efeito Estufa e Aquecimento Global em função da grande quantidade de gases emanados concentrarem-se na atmosfera terrestre, pensou-se em um projeto que pudesse desenvolver conceitos de atividades neutras para o clima no ambiente interno das empresas, além de capacitá-las voluntariamente a iniciarem a quantificação de Gases de Efeito Estufa de suas operações e realizarem seus inventários de emissões e desenvolverem atividades ambientais neutras.
Além disso, as empresas podem implementar estratégias de redução de suas emissões e ações de neutralização por meio de uma análise dos dados levantados a cada ano. Além da certificação pela concessão do Selo Carbono Neutro, as empresas podem verificar nas etapas produtivas e administrativas os meios de melhorarem sua gestão, reduzindo custos, o que reflete em ganho econômico para a empresa.
A captação inicial de parceiros foi feita durante um evento de apresentação do projeto à empresas e entidades associadas à Certel em 2007, as quais foram convidadas pela cooperativa a participar da iniciativa.
Posteriormente empresas e entidades aderiram voluntariamente ao programa por meio de contato com o Setor de Meio Ambiente da cooperativa. Após o inventário de emissões, confere-se o selo à empresa e entidade por meio de um evento de entrega desta certificação.
Confecciona-se também um modelo de contrato de patrocínio a ser firmado com cada empresa participante, sendo uma renovação anual de contrato para cada empresa. Posteriormente define-se os detalhes relacionados às áreas para plantios, épocas propícias e logística relacionada ao projeto.
- Qual o objetivo do projeto?
Hennemann - Promover a neutralização das emissões de gases de efeito estufa principais causadores do aquecimento global, de entidades privadas e públicas que sejam associadas à cooperativa, por meio do plantio de árvores nativas doadas pelo viveiro da cooperativa.
- Em que consiste o selo Carbono Neutro e quem pode obtê-lo? Quem já o recebeu?
Hennemann – O Selo Carbono Neutro é um certificado de neutralização das emissões de gases de efeito estufa, sendo que essas emissões são inventariadas por meio de um levantamento das atividades passíveis de emitirem gases de efeito estufa, de empresas e entidades que desejam obter a certificação.
O Selo Carbono Neutro não é de posse da Certel, mas sim de uma empresa que possui a patente do selo. Por meio do Projeto Energia Verde 69 empresas e entidades associadas à Certel já adquiriram o selo, no entanto, empresas do Brasil inteiro podem certificar-se diretamente com a detentora da patente do selo.
- Quais os números do programa? [(Entidades públicas, privadas, cooperativas, ONGS, quantas mudas já foram plantadas e quanto já foi possível neutralizar (em tCO2)]
- 25.818 toneladas de CO2 equivalente neutralizadas
- 130.124 mudas plantadas
- 69 empresas beneficiadas
- Já recebeu algum prêmio? Qual(is)?
Hennemann – Sim, o Prêmio Cooperativa do Ano de 2010, concedido pelo Sistema OCB, um importante reconhecimento de âmbito nacional que valoriza a iniciativa pioneira de nossa cooperativa em benefício da atual e futuras gerações.
Florianópolis (10/6) – Para reconhecer o desempenho de empresários rurais que adotaram práticas diferenciadas, melhorando a qualidade de vida e a renda da empresa rural, aumentando a produtividade, com redução de custos e respeitando a natureza será entregue no dia 4 de julho, às 10 horas, o Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista – Troféu Aury Luiz Bodanese, no Centro de Convenções Tabajara, em Chapecó (SC).
A promoção é da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) e Fundação Aury Luiz Bodanese, com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional do Cooperativismo (Sescoop/SC) e Sicoob.
O prêmio será concedido ao empresário rural que ingressou na atividade até dezembro de 2012, tenha domicílio fiscal na área de abrangência da cooperativa, comprove regularidade fiscal, faça parte da cooperativa filiada à Coopercentral e tenha participado integralmente do Programa Qualidade Total Rural.
“A qualidade deve estar presente em todas as etapas da produção agropecuária e na vida da família rural como um atributo do qual não se abre mão”, observa o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mário Lanznaster.
O coordenador de treinamento da Aurora Joel José Pinto mostra que o prêmio instituído leva as famílias rurais a prosseguirem nos esforços de qualificação e requalificação profissional-empresarial.
O coordenador regional do Sebrae no oeste, Enio Albérto Parmeggiani, realça que o Prêmio comprova a evolução nos empreendimentos rurais com os investimentos realizados através do Programa de Encadeamento Produtivo Aurora e Sebrae/SC, que conta com a destacada parceria com o Sescoop, Senar e Sicoob. As cooperativas do sistema Aurora há vários anos promovem acesso aos seus cooperados às capacitações para o desenvolvimento de produtores rurais integrados nas cadeias de suínos, aves e leite.
RECONHECIMENTO - O reconhecimento ocorre em três etapas: empresários vencedores da cooperativa, empresários vencedores do Troféu Aury Luiz Bodanese e cooperativas singulares.
Na primeira fase, os três empresários rurais de cada cooperativa singular participante que obtiveram o melhor desempenho no processo de avaliação serão reconhecidos como vencedores em sua cooperativa nas categorias bronze, prata e ouro.
Na segunda etapa, os empresários que obtiveram o melhor desempenho entre os vencedores de cada cooperativa serão reconhecidos como vencedores do Troféu Aury Luiz Bodanese. Nesta fase, serão reconhecidos até três empresários.
As cooperativas que apresentaram o maior número de propriedades inscritas com desempenho próximo à linha de corte definida e com baixa dispersão entre os desempenhos serão reconhecidas pela Cooperativa Central Oeste Catarinense.
As cooperativas entregarão os seguintes prêmios: na categoria bronze televisor de 32 polegadas, na categoria prata, um lava jato e na ouro um climatizador 9.000 BTUs instalado. Os empresários considerados como vencedores do Troféu Aury Luiz Bodadese receberão certificado de reconhecimento e premiação em dinheiro, sendo R$ 2.500 para o 3º lugar, R$ 5 mil para o 2º lugar e R$ 10 mil para o 1º lugar.
AVALIAÇÃO – A avaliação dos empresários candidatos ocorre com a adoção de um instrumento que analisa a gestão pela qualidade praticada pelo empresário rural e dos resultados de sua propriedade, levando em consideração critérios de liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade (relacionamento com o meio ambiente e com os demais empresários rurais na prática do cooperativismo), conhecimento, relacionamento com as pessoas e resultados.
As etapas do concurso incluem inscrições, autoavaliação, seleção daqueles que serão visitados, visita à propriedade rural pelo Comitê Gestor, decisão sobre os vencedores e relatório de avaliação. (Fonte: Informativo FAESC)
Belo Horizonte (10/6) – Para promover reflexões sobre a função do setor de Recursos Humanos nos desafios do desenvolvimento organizacional do setor cooperativista, o Sistema Ocemg promoveu, no dia 2 de junho, o V Encontro Estadual dos Profissionais de RH. O evento foi realizado na Casa do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte, e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas.
A abertura foi feita pelo presidente do Sistema, Ronaldo Scucato, que falou sobre a importância desses profissionais na retenção de talentos para o cooperativismo mineiro.
A primeira atividade do dia, uma oficina sobre a construção das competências essenciais de RH para as cooperativas, foi conduzida por Kátia de Cássia Andrade, pedagoga empresarial, e Dulce Cristina Carvalho de Vasconcellos, especialista em psicologia organizacional e do trabalho.
Troca de conhecimento, desenvolvimento e aprendizado foram as palavras mais destacadas entre os participantes. Após mostrar o trecho de uma animação, com uma mensagem sobre a temática, foram formados grupos de discussão para analisar os vários papéis desempenhados pelas pessoas ao longo da vida, bem como o do profissional de RH nas entidades.
"Esse departamento deve falar para os trabalhadores sobre a importância da função desempenhada por eles. Além de motivá-lo, esse ato pode ajudá-los a reconhecer e valorizar as tarefas de cada um na cooperativa", afirmou Kátia.
A gestora de seguros da Crediparaopeba, Cintia Gomes de Sousa, participou pela primeira vez e ficou surpresa com a troca de experiências proporcionadas pelo encontro. "Os cases apresentados nos dão uma noção de como atuar no dia a dia e como lidar com algumas situações. E é isso que vou levar para a cooperativa", disse.
Vicente Gomes, especialista em Transformação Organizacional e Gestão de Pessoas, falou sobre a felicidade na gestão de pessoas e ressaltou a importância da valorização dos profissionais, independente de qual setor atuam, nas organizações. "Se conseguirmos fazer as pessoas se sentirem bem no ambiente de trabalho, teremos um aumento na produtividade", disse.
O especialista em Gestão Estratégica de Organizações do Terceiro Setor, Benedito Nunes, abordou o tema Felicidade Interna das Cooperativas (FIC). Além de explicar como a ferramenta funciona, ele ressaltou a importância do profissional de RH na implantação do FIC nas entidades.
"O RH é o farol e o multiplicador desse processo. Na medida em que ele reconhece o FIC como uma ferramenta para colocar à disposição da equipe no sentido de capacitá-la e potencializá-la, ele chegará mais rápido ao resultado que se espera. Por isso, o profissional de RH é estrategicamente vital para o processo", declarou.
De acordo com Andrea Mol, assessora de Gestão de Pessoas do Sistema Ocemg, o Encontro busca fortalecer o setor pessoal nas cooperativas. "Ele também serve para alinhar o que será aplicado nas cooperativas de modo que todas sigam a mesma linha de pensamento", disse.
Maria Eugênia Ruis Borba, gerente de Promoção Social do Sescoop Nacional, também esteve presente. "O Sistema Ocemg é pioneiro em muitas ações e, mais uma vez, eu só tenho a parabenizá-lo por essa iniciativa. Com certeza, irei replicá-la para outros Estados", revelou. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Curitiba (9/6) – Cooperativistas de São Paulo visitaram a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na tarde desta segunda-feira (08/06). O grupo, composto por dirigentes e representantes de 17 cooperativas paulistas, iniciou viagem de intercâmbio técnico para conhecer o cooperativismo do ramo agropecuário no Paraná.
A programação inclui visitas às cooperativas Castrolanda, Batavo, Lar, C.Vale e Copagril. Os cooperativistas foram recebidos pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelos gerentes de Autogestão e Desenvolvimento Humano, Gerson Lauermann e Leonardo Boesche, que explicaram o trabalho desenvolvido pela entidade e os modelos de gestão, treinamento e planejamento do Sistema.
Promovido pelo Sescoop/SP com o apoio da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), o intercâmbio reúne cooperativas que correspondem por mais de 85% do faturamento do ramo agropecuário de São Paulo. A atividade é realizada em continuidade a um trabalho iniciado em 2010, visando ao aperfeiçoamento da gestão das cooperativas agropecuárias paulistas e à formação de alianças estratégicas para o compartilhamento de informações e tecnologia entre elas.
Acompanham o grupo de cooperativistas, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, e os gerentes de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas e de Marketing do Sescoop/SP, Luis Antônio Schmidt e Cristiane Gonçalves.
INTERCOOPERAÇÃO – Segundo o presidente do Sistema Ocesp, a viagem de imersão atende às demandas apontadas pelas próprias cooperativas no planejamento estratégico do Sistema Ocesp, em que se identificou a necessidade de investimentos na gestão das cooperativas, no que diz respeito a inovações na forma de gestão, negócios e organização.
“O sexto princípio do cooperativismo é a intercooperação, por isso o intercâmbio entre os sistemas de São Paulo e Paraná é importante, pois contribui para o fortalecimento do movimento cooperativista. Somos estados vizinhos e entendo que temos grandes oportunidades conjuntas de crescer. Precisamos nos integrar e construir um cooperativismo diferenciado”, afirmou Del Grande. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Porto Alegre (9/6) – Na manhã de ontem o presidente do Sistema Ocergs foi um dos painelistas de evento que debateu vocações econômicas e saídas para o Rio Grande do Sul no enfrentamento da crise estrutural do estado. O evento foi aberto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum e pelo governador, José Ivo Sartori. O evento ocorreu durante todo o dia no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edson Brum, saudou e agradeceu a presença do governador José Ivo Sartori, de parlamentares, de autoridades do Poder Judiciário e de representantes de entidades da sociedade civil.
Ele destacou que o Fórum é mais um esforço da Assembleia Legislativa no sentido de chamar a si a corresponsabilidade pelas questões fundamentais dos gaúchos, não somente dos temas da administração pública, mas também das questões de Estado em seu conjunto, salientou.
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, saudou a todos os parlamentares, autoridades e demais entidades presentes no encontro e agradeceu a Assembleia Legislativa pela realização dos debates.
"O Rio Grande do Sul está como nunca diante de uma imperiosa necessidade de enfrentar grandes debates. Debates de futuro, debates de solidariedade e debates de soluções", sublinhou o governador ao destacar que é primordial colocar em primeiro plano "o conteúdo que mais importa lá na ponta, que é o atendimento às pessoas, especialmente àquelas que mais precisam daqueles que possuem a responsabilidade, seja ela política, econômica ou social".
Painelistas apontaram os gargalos da economia gaúcha
O cooperativismo e o empresariado alcançaram sugestões para o enfrentamento à crise estrutural do Estado ao apontar os gargalos da economia do Rio Grande do Sul, no painel da manhã desta segunda edição do Fórum dos Grandes Debates. O encontro discute a situação econômica e as potencialidades do estado.
Tanto Vergilio Perius, da Ocergs, quanto Walter Lídio Nunes, da Celulose Riograndense, e o jornalista Eugênio Esber, da Revista Amanhã, concordam que é preciso derrubar velhos conceitos para entrar no mundo moderno e através de gestão estratégica alcançar a convergência para a recuperação do Estado.
O cenário econômico nacional e a necessidade de refederalizar o país não deixam o Rio Grande do Sul numa ilha, iniciou o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, apontando para seis impedimentos que comprometem o desenvolvimento do Estado: a burocracia, a educação, a questão energética, logística, financeira e tributária.
Ele mostrou a contribuição do cooperativismo, que registra crescimento de 10,2% diante da estagnação do estado, promove a inclusão econômica, financeira, mercadológica e social, como é o caso das Unimeds, que entregaram sete hospitais próprios e desafogaram o SUS em 1.200 leitos, conforme relatou aos participantes do Fórum.
Presente nos municípios, em 2014 o cooperativismo distribuiu R$ 300 milhões aos seus associados, resumiu Perius, que apontou fontes de ressarcimento ao Estado, como é o caso da Lei Kandir que, atualizada, resultaria em R$ 30 bilhões de crédito. Mas o entusiasta do cooperativismo não acredita em mudança imediata de comportamento diante do esgotamento financeiro e da crise estrutural que paralisa do Rio Grande do Sul. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Vitória (9/6) – Lideranças do cooperativismo capixaba estiveram presentes no Encontro IBEF-ES, realizado sob o comando do diretor-presidente Luciano Machado, em Pedra Azul. O presidente do Sistema OCB/ES e, também presidente da Agrocoop, Esthério Sebastião Colnago, foi conferir o evento juntamente com o superintendente do Sistema, Carlos André Santos de Oliveira e o assessor jurídico, Haynner Capettini. Os presidentes Bento Venturim (Sicoob/ES) e Wellington Pompermayer (Coopttec), também estiveram presentes.
O evento reuniu seleto grupo de empresários e executivos capixabas, acompanhados de seus familiares, e durante três dias promoveu um raro encontro onde o debate de temas atuais no mundo econômico e político, associados a momentos qualificados de lazer e relacionamento, pautaram todo o final de semana.
Os convidados foram recepcionados no dia, 29/5. Na manhã do sábado, foram realizadas palestras com profissionais de destaque nacional, como o jurista e presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE), Fábio Medina Osório; o Secretário de Estado de Controle e Transparência do ES, Marcelo Barbosa de Castro Zenkner; o Gerente Geral de Controladoria e Presidente do Fundo de Pensão da ArcelorMittal Brasil, Paulo Henrique Wanick Mattos; o Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Mansueto Almeida; O professor adjunto da banca internacional da Escola de Assuntos Públicos Internacionais (SIPA), da Universidade de Columbia e ex-CEO do Unibanco, Fernando Sotelino e o Vice-Presidente da Symantec para América Latina e Caribe, Alejandro Raposo.
A programação cultural do dia incluiu caminhada ecológica, Feira de Agroturismo e oficina de fotografia e a diversão da noite ficou por conta da festa de confraternização no belíssimo Salão do Lago, no Hotel Pedra Azul, com Saulo Simonassi e banda.
Para o presidente do Sistema, o evento foi uma grande oportunidade de a OCBE/ES se posicionar como entidade que representa as cooperativas e o cooperativismo para a sociedade e que se preocupa em representa-las cada vez melhor. “Foi um evento muito bom, com grandes oportunidades de aprendizado e interação. Além disso foi conduzido de forma leve e bastante agradável”, concluiu ele. (Fonte: Assimp Sistema OCB/ES)
Teresina (9/6) – O aprimoramento profissional é um desafio constante na vida de quem representa uma cooperativa no Brasil e no mundo. Por isso, o Sescoop/PI deu início nesta sexta-feira (5/6), ao seu mais novo projeto de qualificação e aperfeiçoamento técnico: o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas do Piauí. O público-alvo são dirigentes, conselheiros e executivos das cooperativas piauienses.
Na sexta-feira e no sábado (6/6), os 30 gestores de cooperativas piauienses da primeira turma qualificaram-se em Marketing Pessoal e Oratória com o consultor Célio Hoegen, de Santa Catarina. A disciplina foi ministrada no auditório da cooperativa Unimed Teresina. Cooperativismo Contemporâneo é a segunda disciplina do módulo Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e ocorrerá entre os dias 26 e 27 de junho, em Teresina (PI).
O gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alencar, explica que este é um programa do Sistema OCB, cujo objetivo é proporcionar aos participantes a experiência de aperfeiçoamento técnico, gestão, governança, entre outros, por meio de visitas, encontros, seminários, intercâmbios e aulas. “Este programa foi desenvolvido para atender à demanda que os dirigentes, conselheiros e executivos dos mais diversos segmentos de cooperativas possuem sobre gestão de pessoas e liderança. Atende aos anseios desse público, que possui imediata necessidade de se atualizar nas modernas técnicas administrativas e estilos de liderança, preparando-os para os desafios diários que o mercado cada vez mais competitivo os impõe”, informa.
Ele explica, ainda, que o programa aborda uma grande diversidade de conceitos e práticas, essenciais para a atualização dos conceitos, instrumentos e métodos usados na moderna administração de empresas e que se aplicam à gestão de pessoas nas cooperativas e ao exercício da liderança, e acrescenta que as disciplinas serão ministradas por profissionais de grande conhecimento e que atuam em diversos estados brasileiros. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PI)
Brasília (9/6) – A unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da terceira etapa do processo seletivo nº 1/2014 que visa a contratação de profissional para o cargo de técnico de apoio administrativo. Clique aqui para conhecer o resultado.
"Brasília (8/6) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, está em Belo Horizonte (MG), onde participa do terceiro módulo do Programa de Gestão Avançada para Lideranças do Sistema Ocemg (Lidercoop), cujo enfoque é gestão estratégica. O módulo termina amanhã.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressalta a importância da capacitação de gestores. "Os dirigentes devem estar preparados para passar pela atual economia mundial, e a educação é a única vacina universal", comenta o líder cooperativista.
A gerente geral do Sescoop elogia o projeto. "É uma inciativa muito alinhada e conectada com o que está sendo trabalhado no PDGC e o que se propõe aqui é navegar por todos os critérios de gestão, resultando numa liderança qualificada", comenta Karla Oliveira.
SAIBA MAIS – O Lidercoop é desenvolvido pelo Sistema Ocemg, com apoio da Fundação Dom Cabral. Funciona como um mini MBA, considerando o seu tempo de duração, e foi pensado para colocar em prática os diagnósticos detectados nos relatórios das cooperativas participantes do PDGC.
O Programa marca uma nova era no que se refere às atividades de capacitação do Sistema Ocemg. A iniciativa reflete uma demanda antiga e específica, com uma proposta diferenciada para a capacitação de gestores. De acordo com o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti, o curso teve uma aceitação imediata e foi muito elogiado pelos dirigentes do cooperativismo mineiro em função da moderna programação, com palestrantes conceituados e conteúdo primordial para a gestão assertiva do setor.
"Assim que disponibilizamos as vagas para o programa, foram preenchidas praticamente no mesmo dia. Iniciamos com conselheiros da Casa do Cooperativismo Mineiro, mas, já a partir de 2016, vamos fechar uma nova turma para outros presidentes de cooperativas e gestores. Ao que tudo indica, estamos no caminho certo dada a aceitação inicial e elogios ao conteúdo do primeiro módulo", avalia Gatti. (Com informações do Sistema Ocemg)
Brasília (8/6) – O engenheiro, professor universitário e analista financeiro brasileiro, Mauro Halfeld, comentarista econômico da rádio CBN, alertou, hoje de manhã, sobre a importância de as cooperativas de crédito serem uma alternativa econômica em meio ao momento de crise econômica pela qual passa o país. Segundo ele, “em momentos de crise, as cooperativas de crédito são ainda mais interessantes. Algumas oferecem cartão de crédito, crédito consignado, crédito rural e até linhas para capital de giro de pequenas empresas.” Ouça o áudio clicando aqui
"Brasília (8/6) – Representantes das unidades estaduais encontram-se hoje em Brasília, para o curso de formação dos avaliadores do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão. A capacitação termina amanhã e é feita pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Esta é a primeira turma. O segundo grupo será formado por especialistas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG®), da rede de avaliação da própria FNQ. O conteúdo será oferecido entre quarta e quinta-feira, desta semana.
"Recife (8/6) – Entre os dias 1º e 3/6, o analista de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas da Unidade Nacional do Sescoop, Breno Paradelo, realizou uma capacitação na sede da Cooperativa de Trabalho em Consultoria, Assessoria e Projetos Técnicos de Pernambuco (Coosepe), localizada no Bairro da Várzea, no Recife.
O colaborador apresentou orientações para uso do Sistema Nacional de Autogestão de Cooperativas (Sinac) e cadastro das informações necessárias para o desempenho das atividades, além da conceituação sobre o Programa de Orientação às Cooperativas (POC) e detalhamento de aspectos do Programa de Acompanhamento à Gestão Cooperativista (PAGC) e Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC).
O encontro contou com a participação do presidente da cooperativa, Emicles Souza, do conselheiro fiscal, Advaldo Campelo, do conselheiro, Djalma Marques; e do diretor da Coosepe, Fernando Chalegre. A finalidade da reunião foi preparar os integrantes da cooperativa, dentro de um paradigma de programação de diretrizes de monitoramento e desenvolvimento em gestão.
A Coosepe foi contratada por meio de processo licitatório do Sescoop/PE, em janeiro deste ano, para atuar no monitoramento das cooperativas do estado e o sistema melhorará o processo de análise das atividades da administração em outras cooperativas espalhadas pelo estado.
As diretrizes têm o poder de diagnosticar pontos falhos a serem corrigidos dentro do órgão e encaminhar formas positivas de transformação das debilidades administrativas. De acordo com o planejamento da Coosepe, a meta – até o final de 2015 - é praticar as lições aprendidas na capacitação em 60 outras cooperativas do interior pernambucano.
“Nosso desafio aqui é replicar o conhecimento e viabilizar um serviço de excelência em monitoria das cooperativas. Cada entidade precisa saber como se organizar bem administrativamente, ter conhecimento da importância de uma boa produção de uma ata e uma formalização das atividades praticadas cotidianamente”, salientou o analista do Sescoop, Bruno Paradelo.
O presidente da Coosepe lembra que esse modo de analisar uma cooperativa não é uma auditoria, mas um meio de potencializar oportunidades e esclarecer pontos que prejudiquem o bom desempenho. “Com o que foi aprendido, podemos levar uma só linguagem aos locais que iremos visitar - a do progresso – em todas as cooperativas. Em seguida, podemos fazer análises minuciosas de documentos e orientações de como potencializar a estrutura da gestão”, pontuou Emicles.
Os métodos apresentados aos membros da Coosepe foram baseados no modelo de excelência de governança apresentados dentro do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). “Esse programa nos oferece um questionário que possibilita uma análise minuciosa da maturidade de uma gestão dentro da cooperativa. É através dele que teremos uma visão sistêmica da organização”, afirma Breno.
Em cada análise que a Coosepe realizar nas cooperativas, documentos serão solicitados e, a partir deles, um relatório de sugestões será elaborado. Nele constará tudo que precisa ser feito para que a entidade melhore a parte burocrática. Porém, para o conselheiro Djalma Marques, a monitoria vai além do elemento burocrático.
“Esse relatório será entregue nas mãos de cada presidente da cooperativa, mas para que o órgão dirigido por ele possa melhorar cada vez mais, temos que falar das boas práticas de convivência com os cooperados. Pois sem eles, não existe a cooperativa”, enfatiza o conselheiro. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PE)
Rio de Janeiro (8/6) – A Presidência Itinerante do Sistema OCB/RJ esteve na região Serrana do estado, no dia 3 de junho, para a terceira etapa de visitas às cooperativas agropecuárias. Após passar pelas cidades do Norte/Noroeste fluminense, a comitiva, liderada pelo presidente Marcos Diaz e o diretor Vinícius Mesquita, esteve em Macuco, Duas Barras e Sumidouro, onde se reuniu com representantes locais.
Assim como nas demais visitas, Marcos Diaz reforçou a importância do Ramo Agropecuário. "O Sistema OCB/RJ abriu um canal de comunicação direto e objetivo com o setor produtivo da agricultura no Rio de Janeiro. Para isso, criamos há dois anos o fórum permanente do ramo, a fim de fortalecer as cooperativas e estreitar a relação com os produtores. Desde então passamos a ter um ambiente de congregação dos vários atores do segmento, visando ao fortalecimento do setor no Estado", explicou Diaz.
Tanto o curso Formacoop – Gestão Empresarial de Cooperativas, quanto o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC) foram temas abordados. “Nosso foco é ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional, além de promover a profissionalização da governança cooperativista. Acreditamos que através desta modalidade possamos atingir o nível de excelência em gestão cooperativista, uma vez que os discentes já possuem conhecimentos técnicos-profissionais que possam dar continuidade às ações já implementadas”, disse o coordenador interino de Monitoramento do Sescoop/RJ, Jorge Pecly.
A analista de projetos, Sabrina Oliveira, uma das responsáveis pelo ramo agropecuário no Sistema OCB/RJ, falou sobre o Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). “Para garantir um bom desempenho produtivo e reprodutivo, há a necessidade da redução do intervalo entre partos através da inseminação ou monta natural de vacas, favorecendo a gestação o mais cedo possível com a redução do período voluntário de espera no pós-parto”, disse Sabrina, explicando que esta técnica permite que toda a reprodução fique sob controle do produtor.
AGENDA – A Presidência Itinerante do Sistema OCB/RJ retornará às atividades nos dias 15 e 16 de junho, período em que visitará as cooperativas agropecuárias das regiões dos Lagos, Sul Fluminense e Metropolitana. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)