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Brasília (29/7) – A cooperativa Comigo realiza no próximo dia 7 de agosto, em seu Centro Tecnológico, localizado em Rio Verde (GO), o 14º Seminário de Desenvolvimento da Pecuária. O evento contará com três estações: alimentação de vacas no período de transição, comparativo para implementação de um confinamento em sistema de free stall x compost barn e eficiência em reprodução de vacas leiteiras.
Na parte da tarde, ocorre a palestra Gestão em Fazenda de Leite – Como administrar à distância com acompanhamento bem próximo, a ser ministrada pela zootecnista, Maria Thereza Rezende, especialista em Nutrição e Bovinos Leiteiros.
Belém (29/7) – Diante de um período em que é imperioso ser cada vez mais responsável como os recursos alheios, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop/PA) realiza desde ontem o curso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para os colaboradores da Unicred Belém. Segundo o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PA, Júnior Serra, as cooperativas podem e devem solicitar capacitações para a unidade.
“O nosso trabalho é estimular o crescimento do setor por meio da qualificação profissional. As cooperativas devem nos informar quais os cursos elas precisam para que juntos possamos organizá-los e leva-los aos cooperados e colaboradores”, comenta Júnior Serra.
Gabriela Gouveia, assistente de Gestão de Pessoas da Unicred Central Norte/Nordeste, explica que a capacitação é uma exigência do Banco Central. “Buscamos oferecer o curso anualmente a todos os colaboradores e cooperados da Unicred Belém como forma de manter o nosso quadro sempre qualificado e preparado para receber qualquer auditoria interna ou externa”, afirma.
Para esse segundo semestre, já estão previstos os cursos:
- Grafodocumentoescopia;
- Planejamento Estratégico;
- Desenvolvimento Gerencial;
- Matemática Financeira;
- Avaliação de Desempenho;
- Cobrança e Recuperação de Crédito;
- Seguro e Consórcio
(Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)
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Brasília (28/7) – O governo federal lançou hoje o Dialoga Brasil, espaço de participação digital aberto ao público, cujo objetivo é colher sugestões para melhorar as ações e programas governamentais. Serão disponibilizados 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal e os usuários poderão conhecer detalhes das políticas públicas, apresentar e curtir propostas de outros participantes e acompanhar bate-papos virtuais com os ministros de cada uma das áreas envolvidas.
Esta é uma oportunidade para que o cooperativismo brasileiro possa contribuir para o aprimoramento de políticas públicas de interesse do setor, além de ampliar a interlocução com o poder público e fortalecer, ainda mais, o papel do cooperativismo na agenda de desenvolvimento econômico e social do país.
Atualmente, estão disponíveis para envio de contribuições os seguintes temas: saúde, educação, segurança pública e redução da pobreza. Até o final de agosto de 2015, o governo se comprometeu em inserir os demais temas: cultura, meio ambiente, cidades, esporte, desenvolvimento produtivo, agricultura, igualdade, infraestrutura, gestão pública e trabalho, emprego e renda.
Para acessar a plataforma, clique aqui.
Vitória (28/7) – Na última quinta-feira (23), presidentes, dirigentes, executivos e gerentes das cooperativas capixabas, estiveram reunidos no hotel Golden Tulip, em Vitória, para o “Seminário de Tendências e Perspectivas de Gestão – Economia / Gestão / Pessoas”, promovido pelo Sistema OCB/ES.
Mais de 80 participantes tiveram o privilégio de ouvir e aprender com os palestrantes: Paulo Vicente dos Santos Alves, professor da Fundação Dom Cabral; Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional de Qualidade (FQN); e Maria Eugênia Ruiz, gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sescoop Nacional. Profissionais que agregam profundamente na vida profissional dos líderes cooperativistas e que foram altamente referendados por aqueles que já tiveram a oportunidade de vê-los.
A primeira palestra, proferida pelo Prof. Paulo Vicente, trouxe uma palestra sobre os “Cenários 2015-2030”; a segunda foi sobre o “Modelo de Excelência de Gestão”, ministrada por Jairo Martins; e a terceira e última foi uma “Apresentação do FIC – Felicidade Interna do Cooperativismo”, por Maria Eugênia Ruiz Barbosa, do Sescoop Nacional.
Clique aqui para conferir algumas falas dos palestrantes e de quem esteve presente como participante. (Fonte: Assimp Sistema OCB/ES)
Chapecó (28/7) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop) promove entre os dias 13 e 14 de agosto, em Chapecó (SC), o curso sobre ICMS/IPI/ISS e Sped Fiscal. O objetivo é atualizar e preparar os profissionais da área para o correto cumprimento das obrigações em relação a estes tributos.
O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, explica que serão abordados temas como aspectos básicos do ICMS/IPI/ISS - Base de Cálculo, inclusões e exclusões, não cumulatividade, apuração e recolhimento do imposto, obrigações acessórias e análise das principais operações de ICMS/IPI, retenção e substituição tributária do ISS.
Com relação ao SPED FISCAL serão aprofundados temas em substituição a escrituração do livro de entradas, saídas dos tributos e todas as suas implicações - preenchimento, validação etc. As aulas serão ministradas pelo técnico do ITC Consultores, Augusto Pitz Schelesting.
INSCRIÇÕES – O curso não tem taxa de participação e as inscrições podem ser feitas até o dia 5/8. Informações e inscrições pelos telefones 48-3878-8803 e 3878-8810. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
Comitiva foi organizada pelo Sescoop/PI, com o objetivo de ampliar o conhecimento das lideranças sobre a forma de representação política do setor
Brasília (27/7) – Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o cooperativismo, a estrutura e o funcionamento das três entidades do Sistema OCB (Sescoop, CNCoop e OCB), um grupo com representantes de cooperativas do Piauí esteve hoje na Casa do Cooperativismo, em Brasília. A comitiva, organizada pelo Sescoop/PI, reúne participantes de quatro ramos: Saúde, Educacional, Transporte e Agropecuário.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de dar as boas-vindas à comitiva. “É com muita alegria que recebo a todos, por meio do programa Portas Abertas. Aqui, representamos as cooperativas brasileiras, sem distinção de ramo ou de tamanho. Aliás, nossa missão é utilizar a ampla diversidade do movimento cooperativista para assegurar que teremos força e voz para alcançarmos segurança jurídica e um ambiente no qual todas as cooperativas do país se desenvolvam”, comenta o presidente.
Márcio Freitas também elogiou a iniciava do assessor especial do Sescoop no Piauí, Flodoaldo Alves de Alencar. “Desde que que cheguei aqui, há 14 anos, esta é a primeira vez que recebemos um grupo que represente com tamanha expressão a amplitude do movimento cooperativista piauiense. O trabalho de representação não é feito sozinho. Tanto aqui quanto na unidade do Sescoop no Piauí, precisamos do apoio da nossa base: as cooperativas. Por isso, parabéns por buscarem conhecer com mais profundidade o nosso movimento”, conclui o presidente.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e as gerentes Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB), também participaram da programação do Portas Abertas, elaborado sob medida para os representantes do movimento cooperativista do estado do Piauí.
O presidente da Cootrap, cooperativa agropecuária, Erinaldo José de Andrade, expressou sua satisfação em conhecer a rotina do Sistema OCB. “Estamos aqui para buscar conhecimento e nos impressionou bastante a quantidade de trabalho e a forma de representação. É muita satisfação, pois aqui é possível observar formas de prestar um serviço de mais qualidade ao nosso cooperado”, observa o cooperativista.
PARTICIPANTES – Do programa participaram representantes das seguintes cooperativas: Ceapi (Educacional), Coenv (Educacional), Unimed (Saúde), Casa Apis (Agropecuário), Coeb (Educacional), Cootrap (Agropecuário), Biofruta (Agropecuário), Coopedab (Educacional), Coocavepi (Transporte), Unimed (Saúde), Cooperagro (Agropecuário), Teletáxi (Transporte), Cootáxi Litoral (Transporte), CEB (Educacional) e Coocais (Agropecuário).
PROGRAMAÇÃO – Na parte da manhã o grupo de cooperativistas do Piauí participou de um curso que envolveu os valores, os princípios do cooperativismo, a história e as características que tornam o setor um modelo alternativo de desenvolvimento econômico e social. À tarde, a comitiva assistiu a uma palestra sobre organização, operação e atuação do Sistema OCB. À noite a equipe embarca para Mato Grosso do Sul, onde terá uma programação bem extensa que inclui palestras, visitas, reuniões e rodadas de intercooperação.
SAIBA MAIS – O Portas Abertas, é uma realização do Sistema OCB e já trouxe à Capital Federal cerca de 200 cooperativistas – de outubro (2013) até agora. O objetivo é aproximar a Casa do Cooperativismo de sua base. A programação é elaborada de acordo com o perfil da turma. Com isso, Congresso Nacional, Banco Central do Brasil, Sicoob, Sicred, Sebrae, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, e agências de regulação como ANEEL e ANTT estão sempre na lista. No caso da comitiva do Piauí, a programação incluiu uma visita guiada ao Congresso Nacional.
Brasília (27/7) – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, lançaram, hoje (27/7), em solenidade realizada em Brasília, edital para selecionar instituições interessadas em apoiar a inscrição de pequenas propriedades posses rurais de nove estados do Semiárido Brasileiro no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Serão disponibilizados R$ 10 milhões para a iniciativa e a expectativa é que cerca de 50 mil imóveis rurais sejam cadastrados.
O edital, resultado de uma parceria entre o Fundo Socioambiental Caixa, o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), os dois últimos geridos respectivamente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), busca integrar esforços para viabilizar o cadastramento no Semiárido.
PARCERIA ESTRATÉGICA
Segundo a ministra Izabella Teixeira, o edital é uma parceria estratégica para a região e com a própria Caixa. “O CAR é um instrumento que vai mudar a gestão ambiental pública desse País, incorporando a proteção dos nossos recursos naturais”, destacou. “Se não oferecermos meios para assegurar a produção de alimentos de forma sustentável não conseguiremos proteger o meio ambiente. Não dá para dissociar produção de alimentos de proteção ambiental. Os vários Brasis dentro do Brasil foram acolhidos pelo Código Florestal e politicamente pelo CAR.”
Enquanto a região Norte, já atingiu 76,52% da área cadastrável, a região Nordeste cobriu apenas 23%. Estados como Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, por exemplo, ainda não atingiram nem 10% da área a ser cadastrada. Devido às características fundiárias e ao perfil socioeconômico, a região do Semiárido é uma das que apresenta menor adesão ao CAR.
Para a presidente da Caixa, o edital tem relação com a própria missão da instituição, que se orgulha de atuar como parceira na produção da riqueza com bases sustentáveis para o Brasil. “É importante reafirmarmos a importância do CAR, que vai ser um catalizador da preservação de recursos naturais, mas também de promoção do desenvolvimento local e inclusão social em geral no país, especialmente dos agricultores familiares”, afirmou.
CRITÉRIOS
Podem participar da concorrência instituições privadas sem fins lucrativos com experiência na realização do CAR e em trabalhos com agricultores familiares e comunidades tradicionais do Semiárido. O valor mínimo para os projetos é R$ 1,5 milhão e o máximo R$ 2 milhões. Os projetos poderão ter até oito meses de duração e deverão, cada um, cadastrar ao menos 10 mil imóveis.
As propostas deverão ser enviadas até o dia 30 de outubro, conforme instruções disponíveis no site www.florestal.gov.br/fndf. Maiores esclarecimentos pelo Fale Conosco do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal – 20287240 -
Durante o lançamento, o secretário de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antonino Rovaris, afirmou que a agricultura familiar e as comunidades tradicionais não têm a capacidade estrutural para, sozinhos, fazer o Car. “Temos um logo caminho pela frente e um prazo bem próximo, o que exige o esforço e o envolvimento de todos nós”, afirmou. “Mas temos condições de ultrapassar a meta de 50 mil.”
O Cadastro Ambiental Rural é um registo público eletrônico das características ambientais dos imóveis rurais do País. Foi instituído pelo Novo Código Florestal (Lei N°12.651/2012) e deverá ser feito por todas as propriedades e posses rurais até maio de 2016. O diretor de Serviço Florestal Brasileiros do MMA, Raimundo Deusdará, lembrou que a busca é por um cadastro de qualidade e não apenas de quantidade. (Fonte: Ascom MMA)
Brasília (27/7) - O reconhecimento do status livre de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), até maio de 2016, é um dos objetivos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O assunto foi abordado durante a coletiva de imprensa da ministra da Agricultura, Kátia Abreu e secretários do Mapa, na manhã desta segunda-feira (27).
“Estamos trabalhando para que possamos levar o pedido de reconhecimento internacional à OIE até dezembro deste ano”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Décio Coutinho. A intenção é que até dezembro de 2015 o Brasil seja reconhecido nacionalmente como livre da doença.
AVANÇOS – Com relação à peste suína clássica, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram reconhecidos pela OIE como livres da doença, em maio deste ano. Até maio de 2016, o Ministério da Agricultura buscará o reconhecimento de mais 13 estados e do Distrito Federal. São eles: Sergipe, Bahia, Roraima, Acre, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Distrito Federal.
Sobre a gripe aviária, o Mapa está trabalhando para a compartimentalização regional. “O Brasil é o primeiro país que propôs esse processo, o que garantirá uma melhor qualidade do rebanho avícola”, disse o secretário.
Ele falou ainda sobre o Plano Nacional de Vigilância Sanitária em Fronteiras, que visa a aperfeiçoar a segurança na região das fronteiras e evitar que pragas e doenças cheguem às plantações e rebanhos do Brasil. Também citou os eixos do Plano Nacional de Defesa Agropecuária: modernização e desburocratização, marco regulatório, conhecimento e suporte estratégico, sustentabilidade econômica, programas e projetos técnicos e avaliação e monitoramento.
SUASA – Além disso, o secretário destacou a reorganização da Secretaria de Defesa Agropecuária, que criou novas coordenações-gerais, fundamentais para melhorar a eficácia e eficiência nas respostas aos usuários.
Entre as coordenações estão as de Suporte Estratégico, Gestão de Operações e Articulação. Na coordenação-geral de Articulação, será estabelecida uma área específica para tratar e fortalecer o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O Ministério da Agricultura busca o fortalecimento da ação conjunta em nível federal, estadual e local para o pleno funcionamento do sistema.
O Suasa é um sistema unificado e descentralizado que tem o objetivo de garantir a sanidade agropecuária, desde a produção primária até a colocação do produto final no mercado interno ou externo.
INFORMATIZAÇÃO – O secretário assinalou ainda que o Departamento de Sanidade Vegetal, a Coordenação-Geral de Apoio laboratorial (CGAL) e a Coordenação de Biossegurança (CBIO) já concluíram a revisão de processos e procedimentos, o que contribui para uma das metas da ministra Kátia Abreu, que é acabar com o uso de papel e transformar os processos informatizados. (Fonte: Assimp Mapa)
Rio de Janeiro (27/7) – Colaboradores, diretores, conselheiros e representantes de ramos do Sistema OCB/RJ participaram no dia 24/7 do 1º Fórum de Desdobramento do Planejamento Estratégico. O evento teve como objetivo apresentar e debater projetos estruturantes da Unidade Estadual para o período 2015-2020, com vistas à superação dos desafios do cooperativismo no estado do Rio de Janeiro.
Durante o evento, foram apresentados projetos estruturantes das áreas de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas (Trajetória histórica atrelada ao desenvolvimento dos processos de gestão das cooperativas), Promoção Social (A cooperação no cooperativismo), Formação Profissional (Unidade certificadora na formação cooperativista com notório saber – Uncoop) e da OCB/RJ (intercooperação sustentável).
O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, abriu os trabalhos e comentou a importância da realização do Fórum. “Este encontro fortalecerá a ligação do Sistema com a base. Para chegarmos a esse resultado, precisamos podermos afinar as nossas ações e ideias, para que, assim, possamos contribuir para a razão da nossa existência, que é apoiar e difundir o cooperativismo”, disse.
Seguindo a fala do presidente, o superintendente do Sescoop/RJ, Jorge Lobo, complementa afirmando que o Fórum se propôs a fazer uma troca de conhecimento e nivelamento de informações para o planejamento estratégico, que segue a metodologia do Sistema OCB.
“Planejamento estratégico é uma metodologia que o Sistema OCB já utiliza há bastante tempo. A partir desse encontro, ajustamos as metas e ações de acordo com todas as demandas apresentadas pelos diversos atores que fazem parte da nossa estrutura. Em novembro, homologaremos o nosso planejamento junto ao Sistema OCB”, finalizou.
PROGRAMAÇÃO – No período da manhã, os participantes assistiram à palestra ministrada pelo coordenador de TI, Sérgio Gran, sobre a necessidade de se discutir as estratégias para os próximos anos. Gran foi um dos representantes do Rio de Janeiro que participaram da discussão implantação do planejamento estratégico-sistêmico do Sistema OCB, realizado em 2014, em Brasília. “Os projetos estruturantes foram pensados através da visualização de fatores internos e externos”, falou.
Em seguida, o coordenador do setor de Projetos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, abordou o mapa estratégico da OCB e do Sescoop para o período 2015-2020. Ele também esteve presente nas discussões do planejamento estratégico-sistêmico. “Queremos tornar cada vez mais claros os objetivos da Unidade Nacional para que possamos seguir no nosso Estado”, disse.
Já à tarde, foram realizadas “Rodas de Cooperação”, com discussões pontuais sobre os objetivos estratégicos de cada setor. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)
Curitiba (27/7) – Dois cursos de especialização estão com inscrições abertas até o dia 14 de agosto: um deles em Gestão de Varejo e outro em Gestão de Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Já os interessados em fazer o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade devem se inscrever entre 14/8 e 11/9. Todos têm como público-alvo os profissionais das cooperativas paranaenses e são promovidos pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), em conjunto com renomadas instituições de ensino.
ESPECIALIZAÇÕES – O Curso de Especialização em Gestão de Varejo é uma iniciativa que conta com a parceria da Universidade Positivo e o Curso de Especialização em Gestão e Tecnologia de Produtos de Origem Animal está sendo organizado com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Em ambos os casos, as aulas devem começar em setembro e vão acontecer uma vez por mês (sexta-feira tarde/noite, e sábado manhã/tarde).
Os interessados devem enviar ficha de pré-inscrição preenchida e assinada por via eletrônica para
MESTRADO - O Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade será realizado em parceria com o Isae (Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul). O início das aulas está previsto para o mês de setembro e o curso tem duração de 24 meses. São necessários 15 inscritos para fechar uma turma.
CUSTOS – Em todos os cursos, o Sescoop/PR subsidia os custos das mensalidades em 65% para os profissionais das cooperativas paranaenses.
Clique aqui para conferir os links
Cumprindo o que determina o sétimo princípio cooperativista, que é o interesse pela comunidade, o superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, os colaboradores Gleison Oliveira e Maurício entregaram nesta quinta feira, 25 de junho aproximadamente meia tonelada de alimentos não perecíveis à Casa do Idoso São Vicente de Paula, localizado na Rua Jeronimo Ribeiro, bairro de São Raimundo, zona Oeste de Manaus.
Os alimentos são resultados da arrecadação de apenas um ponto de coleta, instalado na sede da Uniodonto Manaus onde estão sendo recebidas as inscrições dos atletas que vão participar da II Corrida da Cooperação do Amazonas, que será realizada no dia 27 de junho, sábado às 17h na Avenida das Torres, zona Norte de Manaus, em um percurso de 5 quilômetros. A prova é uma ação da Campanha do Dia de Cooperar, que tem como objetivo principal oferecer serviços que beneficie pessoas das comunidades. A ação voluntária será realizada no Clube do Trabalhador/Sesi – Serviço Social da Indústria, localizado no bairro de São José I, zona Leste de Manaus no dia 4 de julho.
Como é o abrigo – A Casa do Idoso é um complexo de três pavilhões com 10 apartamentos cada, cozinha com despensa, refeitório, salão social, enfermaria, secretaria e a capela de São Vicente de Paulo. Com esse espaço, o asilo abriga 21 idosos carentes, alguns abandonados. O local é cuidado por aproximadamente 20 funcionários – boa parte dos quais são voluntários.
História – Antes de se tornar Casa do Idoso, o abrigo teve origem no ano de 1950, na Rua Ramos Ferreira, localizado no bairro Aparecida, e era conhecido como Vila Vicentina ou Vila das Viúvas. No ano de 1979 foi transferido para o local onde funciona até hoje. Desde 1980, a Casa do Idoso vem se adequando a uma estrutura organizacional para que esteja em conformidade com o Código Civil e Estatuto Nacional do Idoso
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Florianópolis (24/7) – A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro) completa amanhã 40 anos de fundação. Para comemorar a data a entidade oferecerá, logo mais, um jantar festivo às cooperativas filiadas, lideranças e convidados. O evento ocorre em Florianópolis. Na oportunidade a Feoagro homenageará diversas pessoas que contribuíram com o sucesso de suas ações nestas quatro décadas de trabalho em prol do desenvolvimento de suas filiadas. Serão homenageados oito ex-presidentes da entidade; 24 ex-secretários de agricultura do estado e oito funcionários que, há mais de 10 anos, colaboram com a instituição.
A solenidade será transmitida ao vivo pela TV COOP a partir das 19 horas de hoje. Todos os ex-secretários de Agricultura de SC no período de existência da Fecoagro estarão representados por eles próprios ou seus familiares. O primeiro secretário na fundação da Fecoagro foi Glauco Olinger. O último e atual é Moacir Sopelsa. O primeiro ex-presidente a ser homenageado será Aury Luiz Bodanese, por meio da sua esposa, Zelinda Bodanese; na sequência Luiz Carlos Chiocca; Odacir Zonta; Erico Frederico Gebler, através da sua esposa, Rute Gebler; José Zeferino Pedrozo; Luiz Hilton Temp; Neivor Canton e Marcos Antonio Zordan.
SORTEIO – Também está programado o sorteio final dos prêmios da promoção Fecoagro - 40 anos, para saber quem será o 1º, 2º e 3º classificados. Já foram sorteados os três finalistas no último dia 20. O primeiro prêmio será um trator Massey Ferguson; o segundo, uma moto, e, o terceiro, 40 sacos de adubos Ferticooper.
Para os associados que não acertaram todas as respostas, houve um prêmio de participação já assegurado. O sorteado foi Marcos André Schultz, associado da Cooperauriverde de Cunha Porã. Ele ganhou 10 sacos de adubo Cooperpasto e poderá retirar na sua cooperativa. Os prêmios serão entregues na festa pelos seus patrocinadores: a empresa Pipi Máquinas, representante da Massey Ferguson, em Chapecó, a Secretaria da Agricultura do Estado e a Fecoagro. (Fonte: Assimp Fecoagro)
Belém (24/7) – Dados do Banco Central indicam que a falta de participação dos cooperados na governança das cooperativas de crédito ainda é o principal obstáculo para o crescimento do setor no país. Apesar desse índice, as cooperativas de crédito ocupam 3% do PIB nacional e estão em franca expansão. No Pará, é o segmento cooperativista que mais cresce.
No total, são quatro sistemas que atuam em segmentos distintos: a Unicred Belém, o Sicredi, o CrediSis e o Sicoob, que este mês inaugurou uma agência da Sicoob Cooesa no bairro de Nazaré em Belém e tem previsão de inaugurar mais 8 unidades até o final do ano. Em nível nacional, o setor já cresceu 20,5%, enquanto o Sistema Financeiro Nacional (SFN) apenas 2,6%. Em operações de crédito, as cooperativas se destacaram com crescimento de 12,9% contra 7,9% do SFN.
Neste cenário, o Sistema OCB/PA e a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) retomaram o Projeto “OCB-DGRV Norte/Nordeste” para fortalecer a gestão e a governança das cooperativas de crédito no Estado, por meio de cursos de capacitação. No Brasil, a DGRV tem o papel de suporte, aporte e investimento no cooperativismo de crédito, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.
Em Belém, o primeiro curso do Projeto encerra nesta quinta-feira (23) sobre o tema “Governança cooperativa e os desafios: papel e prática”, na sede do Sicoob Unicoob. “É um trabalho de troca de expertise e de informações. O berço do cooperativismo de crédito no mundo é a Alemanha. Nesse curso, trouxemos questões práticas e discutimos sobre o que está sendo feito que está dando certo ou não e, o mais importante, como trabalhar possíveis soluções. A governança não é algo estático. Ela se constrói na medida da necessidade e de realidade de cada cooperativa”, explica o consultor do projeto, Sílvio Giusti.
Segundo o assessor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Romeu de Lima, além da participação dos cooperados é preciso que os conselhos e a diretoria executiva saibam os seus respectivos papeis.
“O Banco Central é um órgão normativo e de fiscalização, mas ao mesmo tempo sugere para as cooperativas boas práticas para orientá-las sobre as melhores soluções dentro do sistema financeiro. As cooperativas de crédito têm uma característica muito particular que é a autogestão. Por isso, apresentamos às cooperativas as informações levantadas pela pesquisa e refletimos juntos. Porém, a decisão em última instância é do associado”, ressalta.
Georgete Costa, conselheira fiscal da Sicoob Unidas, explica que o cenário mudou muito e que é hora de se renovar e ampliar os conhecimentos. “A nossa cooperativa surgiu da incorporação de 7 cooperativas. Eu era de uma pequena e hoje sou conselheira fiscal de uma grande cooperativa. Precisamos alinhar e conhecer hoje esse nosso novo momento, ampliar as estratégias e socializar tudo. Este curso, nos dará um aparato para crescermos juntos”.
Para o presidente da Unicred Belém, Amaury Dantas, o curso deixou sementes para uma nova fase do cooperativismo de crédito paraense. “É um novo passo. É uma necessidade imposta pelo contexto atual que virá independente da vontade de cada um.
É um processo irreversível no sentido de aperfeiçoar e aumentar a nossa eficiência nos processos de trabalho para que possamos oferecer ao cooperado melhores condições de acompanhamento técnico, econômico e financeiro. Essa é a principal tarefa das cooperativas de crédito”, enfatiza.
“Estamos trabalhando para potencializar as oportunidades para o desenvolvimento das cooperativas no Estado. É preciso darmos a mãos para que, em breve, o cooperativismo paraense alcance a força que pode ter e isso resulte em empregos diretos e indiretos, em qualidade de vida e renda digna para a nossa sociedade. O Ramo Crédito é apenas um braço dessa grande estrutura que pode ser ainda mais ramificada através da intercooperação”, arremata o superintendente OCB/PA, Luiz Carlos dos Santos.
Fortaleza (24/7) – Um dos grandes investimentos que o cooperativismo tem feito nos últimos anos é apostar na capacidade e desempenho dos jovens, principalmente quando o assunto é empreendedorismo. O cooperativismo no Ceará tem contribuído com esse processo há alguns anos. Prova disso foi a capacitação que a Unidade Estadual (CE) realizou, ontem para 30 representantes do projeto Jovens Empreendedores Rurais do Vale do Curu.
O grupo é assistido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), com sua sede no município de Pentecoste-CE e um Centro de Formação na Área Rural de São Gonçalo-CE. “A parceria surgiu quando a Adel, por meio de seu representante Wagner Gomes, solicitou uma palestra de esclarecimento para a constituição de uma cooperativa”, disse a gerente de Formação Profissional, Ilana Oliveira.
Depois de demandado, o setor de capacitação foi até os jovens para dar palestra sobre as principais exigências para se constituir uma cooperativa. Os jovens passaram por uma formação de 300 horas. O grupo participa de um programa da Adel, com duração de dois anos, na área de assistência técnica em Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais, além de receberem uma linha de financiamento denominada Microcrédito da Adel.
“Atualmente o grupo aguarda aprovação de um pleito junto ao Projeto São José na Secretaria de Agricultura do Estado. Os objetivos são a construção de um abatedouro de aves caipiras e a aquisição de veículos de transporte para escoar a produção”, disse o coordenador do grupo, Wagner Gomes. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)
Brasília (23/7) – Cooperativas ou associações familiares têm até 31 de julho para participar da seleção pública lançada pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A iniciativa irá apoiar projetos que visam estruturar empreendimentos econômicos coletivos de grupos de jovens rurais de 15 a 29 anos. O investimento social total será de R$ 5 milhões.
Serão selecionados projetos que privilegiem o protagonismo da juventude rural, a promoção da igualdade de gênero, o fortalecimento de práticas sustentáveis e de cultivo agroecológico. Os projetos inscritos devem ter valor entre R$ 70 mil e R$ 200 mil e ter como atividade a produção, o beneficiamento ou a comercialização de produtos extrativistas, agrícolas e não agrícolas; o turismo rural; e a prestação de serviços. O prazo máximo para execução dos projetos é de 18 meses.
Entre os itens e atividades que poderão receber os recursos do edital estão máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional; equipamentos de informática, comunicação e software; caminhões e veículos utilitários novos; implantação de lavoura permanente em área coletiva; construção e reparo de imóveis; capacitação e serviços técnicos, de beneficiamento e de comercialização relacionados à atividade produtiva.
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar cooperativas ou associações com mais de dois anos de existência, formadas por agricultores familiares e empreendedores familiares rurais; silvicultores; extrativistas artesanais; aquicultores; pescadores artesanais; povos indígenas; e comunidades quilombolas localizadas no campo. Com o novo prazo, as propostas devem ser encaminhadas à Fundação BB até as 18h do dia 31 de julho, como consta no edital.
Florianópolis (23/7) – Trinta e sete profissionais de cooperativas do oeste catarinense participaram, nessa semana, do curso “Bloco K e integração com contabilidades de custos”, promovido pelo Sescoop/SC, em Chapecó (SC). O objetivo foi atualizar sobre a geração das informações e o correto preenchimento do Bloco K e aprofundar aspectos da medição dos custos dos processos produtivos para avaliação de estoques, de forma integrada com a contabilidade.
A capacitação foi ministrada consultora em tributos Luciane Cristina Lagemann (contadora, pós-graduada em controladoria, Contabilidade e Direito Tributário) e pelo consultor de custos Dalvio José Bertó (bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Contabilidade, professor universitário, autor de várias obras na área de custos).
Durante as aulas, Luciane abordou o tema Bloco K e a integração com a contabilidade de custos, destacando assuntos como cadastros, enquadramentos conceituais, consumo específico padronização, registros, estoque escriturado, composição de custo para IRPJ/CSLL, produção própria, itens produzidos, entre outros.
Bertó falou sobre Custos nas cooperativas, detalhando a importância do trabalho de custos, a gestão dos custos setoriais, avaliação do desempenho setorial, avaliação do desempenho dos vários segmentos de clientes, bem como da performance do fornecedor, dos custos utilitários de bens e serviços, entre outros aspectos.
Segundo o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, entre as prioridades da entidade está oferecer, anualmente, cursos de capacitação, em diversas áreas, aos colaboradores das cooperativas catarinenses. “Neste ano, focamos em uma programação antecipada com temas planejados de acordo com as principais demandas das cooperativas. Disponibilizamos cursos técnicos e obrigatórios, bem como outros de crescimento profissional e de desenvolvimento de habilidades e a participação têm sido expressiva”, comenta.
Até o final de 2015, cerca de 800 pessoas participarão dos cursos de capacitação e atualização profissional do Sescoop/SC. Somente nos meses de maio e junho, 380 colaboradores de cooperativas foram capacitados no Estado. “Nosso objetivo é oferecer treinamento de qualidade. Levamos a sério os indicadores de avaliação de conteúdo, material didático e instrutores e o retorno tem sido muito positivo”, concluiu Élvio. Informações sobre os cursos do Sescoop/SC pelos fones 48 3878-8803 e 3878-8810. (Fonte: Assimp Sescoop/SC)
Brasília (22/7) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado preliminar da Entrevista Técnica, segunda etapa do processo seletivo que visa à contratação de profissional para o cargo de técnico de apoio administrativo. Clique aqui para acessar a lista. Caso algum candidato decida recorrer, tem até o dia 24/7, próxima sexta-feira, para apresentar a contestação, feita em formulário específico e cujo link se encontra no comunicado.
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Salvador (20/7) – O município de Luis Eduardo Magalhães, localizado a 942 km de Salvador, foi sede do Encontro das Cooperativas do Ramo Agropecuário na Bahia, evento que reuniu 25 representantes de 15 cooperativas, para debater assuntos importantes para o mercado agropecuário na Bahia. O encontro abordou o financiamento do agronegócio, desafios à competitividade, caminhos para o desenvolvimento do setor rural na Bahia e a importância da criação do Fórum de Dirigentes do Ramo Agropecuário da Bahia.
A abertura do encontro foi feita pelo diretor do Ramo Agropecuário da OCEB, Carlos Meurer, juntamente com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. O Presidente apresentou a situação atual e propostas do Sistema, além de dados inéditos sobre o ramo. “O Encontro do Ramo é uma oportunidade das cooperativas discutirem ações estratégicas do Ramo Agropecuário na Bahia”, disse o Tecchio.
Logo após, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), José Lamartine Távora Junior, e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Helder Falk, apresentaram as propostas das instituições representadas para as cooperativas do ramo agropecuário. Para Falk, o encontro foi um bom começo para iniciar boas parcerias em negócios, entre as cooperativas e a Desenbahia.
No decorrer do evento, foi acordada a criação de um Fórum de Dirigentes do Ramo Agropecuário da Bahia com o objetivo de promover um intercâmbio para conhecer as diversas realidades das cooperativas do estado, bem como discutir assuntos de interesse em comum. Durante a discussão os representantes de cooperativas que estiveram presentes já se prontificaram a mobilizar outras cooperativas do ramo.
No segundo momento do Encontro as cooperativas COOPROESTE e COOPERFARMS abriram as portas e receberam os participantes em suas sedes para um intercâmbio de experiências que enriqueceu ainda mais o evento. “Hoje nós tivemos uma aula de cooperativismo na prática com as experiências destas duas cooperativas”, concluiu Cergio Tecchio.
“Hoje nós tivemos um grande crescimento na doutrina do cooperativismo. Nada mais humano e sustentável do que ele. Passei por quatro tipos de biomas para chegar aqui, na fronteira agrícola, para essa incrível troca de experiências, aprendizado e colher mais cooperativismo” relatou Jaymilton Gusmão Filho, Presidente da COOPMAC. “Agora é hora de colher os acertos para a COOPMAC, pois no cooperativismo não tem receita bolo, mas sim um foco, onde quem vai nos guiando são os nossos cooperados. Parabéns para o Sistema OCEB por essa atenção que nos fez colher bons frutos”, finalizou. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
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Curitiba (17/7) – Aumento nos limites de financiamentos, menos burocracia nos procedimentos internos para liberação dos pedidos de financiamentos e a criação de uma linha de crédito específica para projetos de investimentos das cooperativas de saúde. Estes foram alguns apontamentos feitos pelas cooperativas do Paraná ao presidente em exercício do Banco do Brasil, Osmar Dias, em reunião ocorrida ontem, na sede da Ocepar, em Curitiba.
Estiveram presentes representantes das cooperativas Coasul, Coopertradição, Codepa, Bom Jesus, Coprossel, Federação Unimed, Unimed Curitiba, Cocamar, C.Vale, Copacol, Capal, Castrolanda, Batavo, Agrária e Lar. “Nossa intenção é ouvir mais as cooperativas para errar menos. Solicitamos, portanto, este encontro para saber quais são as principais demandas e discutir em conjunto o que podemos fazer para ampliar o apoio ao setor. É uma reunião importante para nós, do Banco do Brasil, e espero que também seja para vocês, cooperativistas”, disse Osmar Dias.
COOPERATIVISMO - Ele estava acompanhado de diretores do banco, entre os quais, Maurício Maurano (vice-presidente de Negócios de Atacado), Márcio Luiz Moral (diretor executivo), Edson da Costa (diretor de Crédito), Álvaro Tosseto (gerente executivo), Maurício Machiori Ono (superintendente de atacado da região Centro-Sul), Carlos Cafareli (diretor de reestruturação de ativos operacionais) e Diogenes Cespedes Crivelaro (superintendente regional empresarial).
Osmar Dias assistiu a uma apresentação do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, sobre o cooperativismo do Paraná. “Num ano em que o país enfrenta dificuldades em sua economia, as cooperativas Paraná planejam investir R$ 2,8 bilhões. Este montante demonstra a importância do governo apoiar o cooperativismo que, por sua vez, responde rapidamente, criando mais empregos, elevando a arrecadação de tributos e gerando mais divisas para o estado e para o país”, ressaltou Koslovski.
PROJETO – “Viemos tratar de negócios que interessam às cooperativas e ao banco, e, consequentemente, ao Brasil”, comentou Osmar Dias, ao anunciar que o Banco do Brasil está criando um projeto que tem como foco principal ouvir todas as cadeias produtivas e diagnosticar as necessidades. “Decidimos iniciar este trabalho pelas cooperativas do Paraná justamente pelos dados que o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, apresentou na reunião de hoje, ou seja, pela organização e pelos resultados positivos do setor cooperativo. Fica mais fácil começar com o que já está dando certo. O cooperativismo é importante para o desenvolvimento do estado e do país, pois quando focamos este setor, estamos incentivando a geração de milhares de empregos diretos e distribuição de renda. Por isso, sempre gosto de afirmar que o cooperativismo é um importante aliado para que possamos sair da crise”, ressaltou.
ENCAMINHAMENTO – O presidente em exercício do Banco do Brasil destacou ainda que a reunião com as cooperativas do estado foi bastante válida e produtiva. “Tivemos a oportunidade de ouvir as queixas, as demandas e as sugestões das lideranças que representam o setor. Acreditamos que foi uma iniciativa importante de aproximação e que pode vir a aperfeiçoar o processo de negócios entre o banco e as cooperativas”, frisou. Osmar Dias disse ainda que todas as demandas apresentadas durante a reunião são justas e importantes. “Eu, como representante do banco, vou levar essas demandas até o governo federal e tentar uma solução”, afirmou. (Fonte: Assimp Ocepar)
Custos e preocupação com crédito mantém pessimismo no setor, apesar de melhora em alguns indicadores
Brasília (16/7) – O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), apurou uma queda de 2,7 pontos na comparação com a sondagem anterior, referente ao primeiro trimestre de 2015. Com isso, registra o pior resultado da série histórica da pesquisa, iniciada no último trimestre de 2013.
A confiança do setor entre maio e junho deste ano caiu para 82,8 pontos, o que significa nove pontos a menos quando comparado com o mesmo período do ano passado. O recuo foi puxado, principalmente, pelo Índice da Indústria (antes e depois da porteira), com queda de 3,9 pontos. O Índice do Produtor Agropecuário também recuou (-1,1 pontos), fechando em 86,6 pontos.
A sondagem, divulgada hoje pelas entidades, mostra que depois de iniciar o ano apreensivo com os reflexos negativos causados pela crise econômica do país, o setor agora confirma sua preocupação especialmente em relação ao crédito, mas também quanto ao aumento dos custos de produção e a redução dos preços em dólar das commodities.
A confiança da indústria antes da porteira (insumos agropecuários) caiu 7,6 pontos no segundo trimestre de 2015, em relação ao último levantamento, para 66 pontos. O fraco desempenho das vendas de defensivos agrícolas, fertilizantes e máquinas no início do ano comprometeu a confiança deste elo da cadeia. No caso de fertilizantes, por exemplo, as entregas acumuladas de janeiro a maio de 2015 somaram 9,0 milhões de toneladas, 12% abaixo de igual período do ano passado.
O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, que já havia alertado sobre a retração na oferta do crédito rural no primeiro trimestre deste ano, explica que este tema será decisivo no segundo semestre para a definição do desempenho da próxima safra de verão, já que a decisão de compra do produtor foi adiada e será concentrada em um período relativamente curto.
Se por um lado houve uma sinalização positiva através do novo Plano Agrícola e Pecuário, resta saber como será o comportamento dos agentes financeiros no repasse aos produtores. Essa é a grande questão que paira no ar, gerando um clima de incerteza.
Segundo Mario Sergio Cutait, diretor titular do Departamento do Agronegócio da Fiesp, a falta de confiança, demonstrada especialmente pelo produtor agrícola, torna preocupante o desempenho das indústrias de insumos agropecuários, que de forma geral mostram forte retração nas vendas dos primeiros cinco meses do ano. “É possível que ocorra algum tipo de redução no pacote tecnológico mas, apesar dos indícios, ainda é cedo para afirmar as consequências para a próxima safra”, argumenta.
O IC Agro apurou ainda que a confiança da indústria depois da porteira (alimentos) anotou baixa de 2,3 pontos, indo para 85,8 pontos, em meio ao arrefecimento da economia. Diferente da Indústria Antes da Porteira, a avaliação das empresas em relação à “economia do Brasil” e às “condições do negócio” melhorou no segundo trimestre, o que ajudou a amenizar a queda do índice. Para esses dois quesitos, as empresas sinalizaram um maior otimismo no momento presente, mas, principalmente, em relação à expectativa futura.
Metodologia - Para melhor captar as percepções de todos os elos que envolvem o Agronegócio, a pesquisa de campo consultou agentes que atuam antes, dentro e depois da porteira da fazenda. No primeiro e no último grupo foram realizadas 50 entrevistas com indústrias fornecedoras de insumos e serviços aos agricultores, além de cooperativas e indústrias compradoras de commodities agrícolas e processadora de alimentos.
Já no quadro “dentro da porteira” foram realizadas 1500 entrevistas, sendo 645 válidas, com produtores agrícolas e pecuários. O IC Agro é uma realização da Fiesp e OCB, com o apoio da Anda e Andef. Os dados que compõem o índice são atualizados trimestralmente e a próxima divulgação está prevista para o mês de outubro.
Outros detalhes e o download do estudo completo estão disponíveis no site: www.icagro.com.br