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Curitiba (3/9) – Paraná vai sediar seis Seminários Regionais sobre a eficiência de fungicidas para controle da ferrugem asiática da soja, promovidos pela Adapar, Embrapa Soja, Faep e Ocepar. Os eventos serão em Maringá, Pato Branco, Cascavel, Londrina, Guarapuava e Castro, entre os dias 10 e 17 de setembro.
O público-alvo são produtores rurais, técnicos de cooperativas, empresas de planejamento, assistência técnica e defesa sanitária vegetal, lideranças sindicais e jornalistas. A programação dos Seminários começa sempre às 9h. Às 9h20, será apresentada palestra da Embrapa Soja sobre “Resistência de ferrugem asiática aos fungicidas”; às 10h palestra da Adapar com o tema “Proposta para evitar a perda de resistência dos fungicidas”. Os eventos serão finalizados com debate entre os participantes. (Assessoria Faep)
Veja os locais e datas dos seminários, sempre no horário das 9h às 11h30:
MARINGÁ - 10/9 (quinta)
Associação dos Funcionários da Cocamar (junto à sede da cooperativa)
Estrada Oswaldo de Moraes Correa, 1.000 - Parque Industrial
PATO BRANCO - 15/9 (terça)
Auditório do Centro Regional de Eventos de Pato Branco
Rua Benjamim Borges dos Santos s/n – Bairro Fraron
CASCAVEL - 15/9 (terça)
Anfiteatro do Sindicato Rural de Cascavel
Rua Paraná, nº 3937 – Centro
LONDRINA - 16/9 (quarta)
Auditório Milton Alcover - Parque de Exposições Governador Ney Braga
Av. Tiradentes, nº 6275 – Jardim Rosicler
GUARAPUAVA - 17/9 (quinta)
Auditório do Sindicato Rural
Rua Afonso Botelho, 58 – Trianon
CASTRO - 17/9 (quinta)
Fundação ABC
Rodovia PR 151, Km 288
Salvador (3/9) – A terceira edição do Encontro de Presidentes das Cooperativas Baianas promovido pelo Sistema OCEB completou seu ciclo com sucesso em 2015. O evento teve como objetivo propiciar aos presentes participarem da execução das estratégias do cooperativismo baiano e integrar o sistema cooperativista para o desenvolvimento regional e sustentável.
Além de apresentar as ações desenvolvida pelo Sistema OCEB. Foram no total 240 participantes, dentre eles presidentes, dirigentes, conselheiros e cooperados representando 105 cooperativas do estado da Bahia.
“É muito importante para nós sabermos como a nossa cooperativa se encontra em relação a outras. Saber os anseios, não só para e explicitar nossos anseios, como saber os das cooperativas pares e companheiros que trabalham conosco na mesma atividade e outras cooperativas de outro ramo, mas que são cooperativas da região”, relatou o Gerente da Codeagro, Renato Hatoshi.
O evento passou por seis regiões do estado: Oeste (Luis Eduardo Magalhães), Capital e Região Metropolitana (Salvador), Piemonte e Chapada (Irecê), Sudoeste (Vitória da Conquista), Extremo Sul (Eunápolis) e Portal e Sertão (Feira de Santana). Para o palestrante do evento, Aldir Parisi, foi uma oportunidade muito importante a participação dele, pois teve a oportunidade de conhecer as diversas cooperativas da Bahia.
O debate sobre o tema “Acesso a mercados para cooperativas” foi um dos postos-chave nesta edição, pois provocou e instigou a reflexão quanto ao posicionamento das cooperativas atualmente e se elas estão preparadas para o futuro de acordo com o contexto socioeconômico atual.
“Apesar das cooperativas serem de diversas regiões e segmentos diferentes, percebemos que as expectativas e necessidades são similares. A interação entre os participantes com a troca de ideias e experiências foi bastante positiva”, disse Marília Falcão, palestrante do encontro.
Para Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, os encontros foram de extrema importância para uma maior reaproximação das cooperativas e oportunizou o levantamento das necessidades relacionadas à gestão e desenvolvimento das cooperativas que deverão constar do Plano de Trabalho do Sistema.
“De 2014 para cá, o Sistema tem superado todas as nossas expectativas, porque tudo que foi planejado no ano passado vem sendo realizado em 2015, bem como outras demandas que não estavam no planejamento. Então, estamos muito felizes e satisfeitos com tudo que o Sistema OCEB vem construindo”, relatou Jaymilton Gusmão, Presidente da COOPMAC.
Para Cergio Tecchio, este evento é um forte e eficiente instrumento para que as cooperativas participem da construção do cooperativismo na Bahia. “Neste ano, com o tema voltado a acesso a mercado, tivemos a oportunidade de discutir e buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento das cooperativas. À participação delas é fundamental para que o Sistema OCEB possa refletir em suas ações as reais aspirações das cooperativas baianas. Ó cooperativismo se fortalece a medida que todos participam no processo de construção de seus objetivos, estratégias e das execuções do que foi definido”, completou Tecchio.
EVENTO – O Encontro de Presidentes das Cooperativas Baianas é um evento anual, no qual busca desenvolver essas cooperativas de forma participativa. Este evento tem sido de essencial importância para compreensão das realidades regionais das cooperativas do Estado, além de ser uma das principais ferramentas para o planejamento de estratégias e ações do Sistema OCEB dirigidas para o crescimento do cooperativismo baiano. De acordo com os resultados deste ano os que tiveram maior solicitação foi referente à “Acesso aos mercados” com 32,16%, o qual foi tema nesta edição, e “Gestão Cooperativista” com 36,49%, o qual será o tema para 2016. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, participará do evento, que discutirá as estratégias para questões dos mercados de Saúde e Crédito
Brasília (2/9) – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, participa logo mais da abertura da 27ª Convenção das Unimeds das regiões Norte e Nordeste. O evento também marca o início do 20º Encontro de Cooperativismo de Crédito Unicred e do 24º Encontro da Mulher Unimediana. Os três ocorrem, ao mesmo tempo, em João Pessoa (PB), e são realizados pela Unimed Norte/Nordeste, Unicred Central Norte/Nordeste e Associação da Mulher Unimediana.
O evento contará com palestrantes de renome nacional, a exemplo do CEO do Sicredi, Edson Nassar, o escritor best seller, Augusto Cury, e do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Anualmente, os três eventos reúnem um grande público, constituído por dirigentes e demais lideranças cooperativistas, médicos cooperados, autoridades e demais personalidades políticas e sociais.
O tradicional encontro das Unimeds e Unirdes das regiões Norte/Nordeste é um dos mais importantes e representativos acontecimentos do cooperativismo nacional. Em sua vigésima sétima edição, a confraternização anual das cooperativas médicas e de crédito prepara uma diversificada programação, com espaços para debate de ideias e propostas, entretenimento, lazer e manifestação da fé.
O evento celebra a união entre as cooperativas e representa um momento propício para a discussão em torno das estratégias das Unimeds e Unirdes diante de questões cruciais ao mercado de saúde suplementar e ao segmento crédito. Para os parceiros, a Convenção das Unimeds e Unirdes das regiões Norte/Nordeste é uma excelente oportunidade para geração de novos negócios e a agregação de valor à marca.
Convencionais e demais participantes terão a oportunidade de conferir grandes apresentações realizadas por renomados profissionais de diferentes áreas que, além do tema central, abordarão questões atinentes à economia, política, comportamento, justiça, marketing e sustentabilidade. Ainda serão discutidos assuntos como gestão de saúde, crédito, tecnologia, seguros, dentre outros.
“O encontro das Unimeds e Unicreds das regiões Norte e Nordeste pretende, mais uma vez, trazer à baila importantes temas e reflexões acerca de questões contemporâneas ao cooperativismo e ao futuro do próprio país, além, claro, de reservar momentos para o descanso, lazer e entretenimento dos participantes”, comenta a organização do evento.
Rio de Janeiro (2/9) – A intercooperação como oportunidade para geração de negócios e de fomento de ações para o desenvolvimento do cooperativismo fluminense foram o mote do Fórum Permanente do Ramo Crédito, realizado no auditório da Unimed Federação Rio, no dia 27/9. O encontro reuniu mais de 90 pessoas do segmento, além de representantes dos ramos Saúde e Trabalho.
O vice-presidente do Sistema OCB/RJ e presidente da Federação das Cooperativas de Crédito do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Meneses, iniciou os trabalhos falando sobre a importância do envolvimento dos diversos ramos cooperativistas. “No cooperativismo, nada acontece por acaso. Não podemos pregar ações isoladas. Acredito que a é essencial para que consigamos ter projetos que beneficiem às cooperativas e cooperados”, disse.
Em seguida, como convidado especial, o presidente da Federação das Uniodontos do estado do Rio de Janeiro e diretor da OCB/RJ, Carlos Pêgo, apresentou o Sistema Nacional da Uniodonto, que contempla 130 unidades no país (13 no estado do Rio de Janeiro) com 20 mil cooperados e mais de dois milhões de usuários.
Outro tema debatido foi a Resolução nº 4.434 do Banco Central, que dispõe sobre a constituição, autorização para funcionamento e alterações estatutárias das cooperativas de crédito. A palestra foi ministrada pelo gerente do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central do Brasil, Alexandre Martins Bastos.
Segundo a Resolução, as cooperativas serão enquadradas nas categorias plena (que podem praticar todas as operações), clássicas (que não podem ter moeda estrangeira, operar com variação cambial e nem com derivativos – instrumentos do mercado futuro – entre outros) e as de capital e empréstimo (que não poderão captar depósitos, sendo seu "funding" apenas o capital próprio integralizado pelos associados).
“O teor da Resolução colabora para que o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo continue em seu crescimento exponencial com a solidez e segurança necessárias para atingir a meta de, em dois anos, ter 10 milhões de cooperados”, disse Alexandre Martins.
SINAC – Uma parte do Fórum foi destinada ao Sistema Nacional de Autogestão das Cooperativas (SINAC). A ferramenta foi apresentada pelo setor de Monitoramento do Sescoop-RJ e visa a contribuir para a criação de um banco de dados completo sobre as cooperativas, gerando rapidez e controle nos atendimentos.
ENCONTRO DE INTERCOOPERAÇÃO - Por fim, o Sescoop/RJ, através do setor de Promoção Social, convidou as cooperativas para o Encontro de Intercooperação – Demandas 2016, a ser realizado no dia 17 de setembro, no Hotel São Francisco, Centro do Rio de Janeiro. As inscrições já podem ser feitas através do e-mail
Cuiabá (2/9) – A educação cooperativista em Mato Grosso chega ao município de Sinop com o curso de Pós-graduação em Gestão de Cooperativas. O Sistema OCB/MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop/MT) dará início à 10ª Turma do Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas, nos dias 4 e 5/9, no Hotel Ucayali, localizado na Avenida das Figueiras, nº 180, Centro.
A procura pelo curso foi acima da expectativa da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT - com 52 pré-inscritos para 35 vagas oferecidas. Dirigentes e funcionários de oito cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Educacional e Saúde se inscreveram. Os participantes são das cooperativas Coodeagri, Coacen, Sicredi Norte, Sicredi Celeiro do MT, Sicredi Ouro Verde, Unicred, Coopersino e Unimed Norte.
“A educação cooperativista tem como proposta provocar transformações e ser alicerce de desenvolvimento sustentável econômico e social”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, que participa da aula inaugural nessa sexta-feira, no município de Sinop. Ele ressalta que “o verbo de Mato Grosso é cooperar e isso não se faz sem uma educação”.
“O objetivo do MBA é formar executivos nos diferentes ramos das cooperativas, com visão direcionada para o dia a dia da gestão e governança das cooperativas e a proposta é abrir novas turmas de especialização em cooperativismo para outros polos regionais de Mato Grosso”, explica o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, que também estará presente na aula inaugural do MBA. Ele ressalta que a tomada de decisão de levar o curso para o interior do Estado foi para “atender a alta demanda de um sistema que abrange quase 50% da população mato-grossense, pois hoje o cooperativismo é um modelo importante para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e principalmente de Mato Grosso”.
Alunos inscritos na 10ª Turma de Sinop vivem nas cidades de Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Terra Nova do Norte, Vera.
O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas conta com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara / RS). Os cursos têm valor subsidiado pelo Sescoop/MT por meio de bolsa auxílio, que compreende a 75% do custo total, cabendo a cooperativa a contrapartida de 25%, divididos em 16 parcelas. Os participantes do MBA são dirigente, empregado ou cooperado em cooperativa registrada e adimplente com o Sistema OCB/MT.
SERVIÇO
Evento: MBA em Gestão de Cooperativas
Data: 4 e 5 de setembro (sexta-feira e sábado)
Hora: 8h
Local: Hotel Ucayali – Av. das Figueiras, nº 180 - Centro
Brasília (2/9) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da terceira etapa do processo seletivo que visa à contratação de profissional para o cargo de Analista/Auditor. Com isto, o candidato aprovado deverá apresentar a documentação original e cópia, prevista no Edital, à Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop, localizada no Edifício Belvedere, situado no Setor de Autarquias Sul, quadra 6, bloco K, 12º andar, sala 1202.
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Porto Alegre (1º/9) – O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, recebe logo mais, a partir das 20h, durante a 38ª Expointer, em Esteio, na Casa da RBS no Parque de Exposições Assis Brasil, o Troféu Guri 2015, entregue pela Rádio Gaúcha e Grupo RBS a personalidades do estado que fazem a diferença e se destacam nas suas áreas de atuação, promovendo o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo.
Consagrado como uma das principais atrações culturais da exposição, o Troféu Guri reúne autoridades e personalidades ligadas ao agronegócio e à área cultural do RS. A homenagem foi criada pela Rádio Gaúcha em 1998 e já reconheceu mais de 180 gaúchos que tiveram suas histórias destacadas no estado. A cerimônia, apresentada por Pedro Ernesto Denardin, destacará 10 guris em 2015 e leva este nome em homenagem à canção Guri, composta por João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho e eternizada na voz de César Passarinho.
CURRÍCULO – Vergilio Frederico Perius é presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Seu primeiro mandato foi no período de 2006 a 2010 e, em abril de 2010, foi reeleito por unanimidade na Assembleia Geral da Ocergs, Gestão 2010/2014. Em abril de 2014, foi contratado pela diretoria da Ocergs, como presidente, exercendo atualmente a presidência da Ocergs e do Sescoop/RS.
Vergilio Perius é graduado em Direito, Filosofia e Pedagogia e pós-graduado em Cooperativismo pela Unisinos e pela Universidade de Münster (Alemanha). Possui cursos de Extensão em Gestão Cooperativa, Marketing Cooperativo, Legislação Cooperativa, Doutrina Cooperativa e Administração Cooperativa.
Juiz do Tribunal Administrativo Recursos Fiscais de 1992-1996 e auditor substituto de Conselheiro no Tribunal de Contas/RS de 1996 a 2001. Professor em diversas Universidades, entre elas a Unisinos.
Autor das publicações Cooperativismo e Lei; Cooperativas de Trabalho - Manual de Organização; Relatórios Finais das Comissões de Cooperativismo da AL/RS (1981 e 2005); Problemas Estruturais do Cooperativismo; Cooperativismo na Constituinte; Cooperativas Escolares - "A União faz a Vida" (Organizador); Manual do Conselheiro Fiscal de Cooperativa; Anais do X Congresso Brasileiro de Cooperativismo (Organizador) e Manifesto Cooperativo.
Homenageados 2015:
- Gedeão Silveira Pereira (produtor rural)
- Arri Coser (empresário e fundador da Rede de Churrascarias Fogo de Chão)
- Vergilio Frederico Perius (presidente do Sistema Ocergs)
- César Oliveira & Rogério Melo (músicos)
- Bolivar Moura (produtor rural da Estância do Sossego)
- Daniel Randon (vice-presidente de administração e finanças da Randon)
- Dody Sirena (empresário)
- Jair Kobe (humorista, criador do Guri de Uruguaiana)
- Roberto Kovalick (jornalista da Rede Globo)
- Cardeal Dom Cláudio Hummes
(Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Belém (1º/9) – Como desdobramento do Programa de Acompanhamento e Gestão de Cooperativas (PAGC), o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA) iniciou hoje o curso de primeiras lições sobre cooperativismo para a Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe). O curso ocorre no Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua e prossegue até quarta.
A capacitação foi um dos pontos do Plano de Melhorias sugerido pelo Sistema OCB/PA após o monitoramento realizado na cooperativa, por meio do PAGC. Foram detectados os principais aspectos que precisam ser aprimorados. “O treinamento é importante porque trata dos princípios basilares do cooperativismo e sobre os elementos de constituição normativa de uma cooperativa. É preciso estar em conformidade com todas as obrigações documentais para facilitar os processos de gestão e, claro, para se prevenir de futuras consequências”, afirma o analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Vanderlande Rodrigues.
O Programa de Acompanhamento e Gestão de Cooperativas é um dos mecanismos da OCB/PA para estimular o crescimento dos empreendimentos cooperativos do Estado. “Nós estamos cumprindo a Lei Nº 7.780 – 26/12/2013, que estabelece a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo do Pará e prevê o acompanhamento técnico da gestão das cooperativas. Com o PAGC, elas têm uma ferramenta gratuita para o próprio desenvolvimento, por meio de um agente externo, no caso a OCB que detalha todas as informações vitais e direciona quais ações elas devem tomar. Esse acompanhamento técnico está disponível gratuitamente para todas as cooperativas paraenses”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Outros cursos de capacitação já estão programados para a Coostafe em setembro. Nos dias 8 e 9, será ministrado o treinamento de Conselho Administrativo. Nos dias 15 e 16, o de Conselho Fiscal e no dia 22 o de Governança Cooperativista. Duas outras cooperativas ainda estão em fase de análise do PAGC: A Coopaben (Cooperativa Agropecuária de Benevides) e a Cootralbe-tur (Cooperativa de Transporte Alternativo de Belém e Turismo).
COOSTAFE – A Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora é a primeira cooperativa do país formada exclusivamente por mulheres presas. A iniciativa, apoiada pelo Sistema OCB/PA foi criada como uma forma de reintegrar as detentas à economia do Estado, por meio da produção de artesanatos como pelúcias, crochê, vassouras ecológicas, sandálias e bijuterias. Os produtos são comercializados em feiras e praças públicas de Belém. Recentemente, o projeto da Coostafe recebeu reconhecimento nacional, sendo um dos finalistas ao Prêmio Innovare na categoria “Prêmio Especial”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)
Brasília (31/8) – O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) publicou, na última sexta-feira, uma resolução que regulamenta as linhas de crédito dos Programas de Geração de Emprego e Renda na área Urbana (PROGER) Urbano Investimento. Entre as linhas de crédito disponibilizadas, existe a “PROGER Urbano Investimento - Cooperativas e Associações”, cuja finalidade é o apoio financeiro para financiamento de projetos de investimento de cooperativas e associações urbanas, ou de cooperados, para a geração ou manutenção de trabalho, emprego e renda.
Segundo a resolução, o público-alvo dessa linha de crédito são cooperativas e associações formalmente constituídas, e seus cooperados e associados, exceto as cooperativas de crédito. Poderão ser beneficiários as cooperativas e associações classificados como pessoas jurídicas, com faturamento bruto anual de até R$ 10 milhões, e as pessoas físicas que se dediquem a atividades produtivas.
A Linha de Crédito tem teto de financiamento no montante de R$ 2 milhões para projetos coletivos de Cooperativas e Associações e de R$ 100 mil para projetos individuais de cooperados e associados destas, que somados não ultrapasse o teto de financiamento de R$ 2 milhões; prazo máximo de financiamento de até 96 meses; e limite financiável de até 100% do valor do projeto.
Os financiamentos contratados no âmbito dessa Linha de Crédito terão encargos financeiros calculados pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) (hoje em 6,5% a. a) ou outro índice que venha legalmente substituí-la, acrescida de taxa efetiva de juros de até 5% ao ano.
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Porto Alegre (31/8) – O Sistema Ocergs realizou na última semana, no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, o Curso de Formação de Agente de Desenvolvimento Cooperativo (ADC), que integra ao Programa de Autogestão das Cooperativas Agropecuárias.
“O projeto visa a melhorar a vida das cooperativas, a gestão para que possam ser mais eficientes, mais democráticas, mais preparadas para agirem no mercado nos produtos que elas atendem e melhorarem suas escalas em nível operacional”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que conversou com o grupo durante a manhã dessa terça-feira.
O presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, também esteve presente no segundo dia do curso e destacou a importância da sistematização do ramo Agropecuário e da implantação do Programa no Estado
O Programa de Autogestão das Cooperativas Agropecuárias visa ser um instrumento de melhoria empresarial e agregação dos associados na cooperativa, além de tornar transparente a administração da cooperativa aos associados, fazendo com que estes, além dos líderes e dirigentes assumam a responsabilidade plena da gestão cooperativa.
O projeto piloto conta com a participação de 11 cooperativas do ramo Agropecuário do estado: Coagrisol, Cotriel, Cotrisoja, Cotrijal, Coagril, Cotrisal, Cotripal, Cotrirosa, Coopermil, Camnpal e Cotrisel. A ação segue o planejamento estratégico da entidade, que contou com visita técnica em todas as cooperativas envolvidas.
Nesse processo, o ADC é responsável, principalmente, por alimentar o sistema GDA com informações contábeis, econômicas e sociais. Além disso, o ADC tem a responsabilidade de estabelecer a comunicação dessas informações entre a cooperativa e o Sescoop.
Com as informações e os indicadores gerados pelas cooperativas, elas possuem subsídios para análise de desempenho e cenários por ramo, por região e por grupos específicos de cooperativas, com ampla gama de informações para tomada de decisões internas e para negociação com parceiros.
ORIGEM – Desenvolvido e utilizado desde 1991 no Paraná, onde 100% das cooperativas são autogeridas com informações que permitem análise de desempenho e cenários, o Programa de Autogestão das Cooperativas Brasileiras foi aprovado na Assembleia Geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no dia 28 de abril do ano 2000.
O projeto segue a Diretriz Nacional de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, que envolve programas que apresentam resultados relevantes, na forma de indicadores que permitem avaliar, no conjunto, a melhoria de resultados e possibilitam traçar perspectivas futuras para a melhoria da gestão e governança das cooperativas, propiciando o desenvolvimento da sua autogestão. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
São Paulo (31/8) – A cooperativa de crédito Sicoob Credicitrus desenvolveu o Guia Prático de Educação Financeira e Cooperativista para estudantes do nono ano do ensino fundamental, finalistas do EPTV na Escola – Ribeirão Preto, um concurso de redações realizado pela Emissora Pioneira de Televisão (EPTV), filiada à Rede Globo.
O projeto, que conta com o patrocínio da cooperativa, está em sua 16ª edição e trouxe como tema "A educação que tenho é a que eu deveria ter?". Ao todo, o EPTV na Escola atingiu mais de 25 mil alunos. O projeto está na fase de visitação da emissora pelos dois mil finalistas da primeira seleção. Há ainda mais duas fases até chegar ao vencedor do concurso.
Educação – O Guia Prático está sendo entregue a todos os alunos que participam das visitas à EPTV Ribeirão Preto. Traz informações sobre como administrar o dinheiro e também conceitos do cooperativismo. O patrocínio desse projeto e o desenvolvimento de ações específicas são parte dos objetivos da cooperativa em relação à reponsabilidade social e à formação cooperativista.
Para Adriano Avanço, diretor administrativo da Sicoob Credicitrus, a parceria no EPTV na Escola é uma oportunidade de apresentar o modelo de negócios a esses adolescentes que podem, ainda, levar a mensagem a seus familiares e outros colegas. “Além de inserirmos esse público no universo cooperativista, fornecemos informações importantes para o bom relacionamento com o dinheiro. O apoio das instituições financeiras no fomento da Educação Financeira é, inclusive, um pedido do Banco Central do Brasil para esse ano de reajustes econômicos que afetam toda a população. E sabemos que esse aprendizado deve começar cedo na vida das pessoas”. (Fonte: Sicoob Credicitrus)
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Salvador (31/8) – Uma aliança para fortalecer o cooperativismo na Bahia. Assim pode ser traduzida a assinatura do Protocolo de Intenções, realizada no dia 26 de agosto de 2015 pelo Sebrae/BA (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia), OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia) e pelo Sescoop/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia).
O protocolo abre espaço para ações de integração e de cooperação das entidades, no sentido de fortalecer os empreendimentos cooperativos de todos os ramos e de todas as regiões da Bahia, seja em seus aspectos de gestão e capacitação cooperativista (papel do Sescoop), seja no campo da representação (papel da OCEB), seja no âmbito da capacitação para o negócio (papel do Sebrae).
De acordo com o protocolo, um grupo de trabalho será criado para traçar as linhas de ação conjunta, visando a sinergia que favorecerá tanto os empreendimentos cooperativistas em formação quanto os que já existem e apresentam demandas relacionadas à sua legalização, organização, competitividade, acesso a mercados e capacitação técnica e gerencial. Assinaram o protocolo Adhvan Furtado e Franklin Santos, respectivamente Superintendente e diretor de Atendimento do Sebrae/BA; e Cergio Tecchio e Alberto Batista, Presidente e Superintendente da OCEB e do Sescoop/BA. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
Florianópolis (28/8) – Responsáveis pela geração de mais de 90% dos empregos formais no setor privado, as micro e pequenas empresas vêm enfrentando algumas dificuldades em função do atual cenário econômico, entre elas, os entraves no acesso ao crédito. O problema não está na falta de recursos, mas em sua efetiva concessão. Neste contexto, cooperação e associativismo vêm se destacando como métodos capazes de promover o desenvolvimento e aumentar a competitividade dos pequenos negócios.
O assunto foi amplamente debatido durante palestra que abordou o tema “Associativismo e cooperativismo: a força dos pequenos negócios no acesso ao crédito”, conduzida pelo consultor do Sebrae Nacional e ex-diretor técnico da entidade, Carlos Alberto dos Santos, nessa semana, em São Lourenço do Oeste. O evento reuniu mais de 300 pessoas entre empresários, futuros empreendedores, colaboradores do sistema cooperativista e estudantes.
De acordo com o palestrante, as empresas que se mantiverem isoladas terão maiores dificuldades em enfrentar os desafios do mercado. “Estamos vivendo momentos de incertezas econômicas. Se, por um lado, os pequenos negócios são a maioria, por outro, ao trabalhar individualmente tornam-se frágeis. Estes percalços podem ser superados a partir da associação/cooperação, pois ao manter relações de parcerias, os empreendimentos terão enorme força econômica, social e política”, destacou.
Carlos Alberto enfatizou, ainda, que o desafio é identificar a sinergia em termos de interesses comuns. “Empresas cooperam para resolver o que não conseguem fazer sozinhas. Nos últimos anos desenvolveu-se uma solução financeira que prevê contratos de garantias aos pequenos negócios”, mencionou ao falar sobre a criação das Sociedades de Garantias de Crédito (SGCs).
Caracterizadas como iniciativas de caráter privado que visam complementar as garantias exigidas aos associados nas operações de crédito junto ao sistema financeiro, as SGCs também fornecem aval técnico, comercial e assessoria financeira. Elas não realizam empréstimos ou financiamentos, mas prestam garantias (aval ou fiança) nas operações de suas associadas com as instituições financeiras.
Segundo Carlos Alberto, existem sociedades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, entre outras iniciativas em fase pré-operacional. Criada em 2014, a SGC do oeste catarinense foi consolidada por meio da participação do Sebrae com aporte de recursos e apoio técnico, da Facisc, associações comerciais e Grupo Sicoob. “São diferentes experiências, no entanto, todas têm em comum o fato de oferecer aos associados garantias para acessar crédito de forma mais barata. Após entrar em operação, de modo geral, passam por processo vertiginoso de crescimento”, afirmou.
A Garanteoeste/SC, na visão do consultor do Sebrae, tem grande potencial para oferecer aval de operação de crédito, o que facilita o acesso a serviço financeiro e, com redução de custos. Os resultados, em apenas sete meses, mostram indicadores que superaram as expectativas.
Até o último dia 24, de acordo com o presidente Sérgio Perondi foram aprovadas 88 cartas de crédito com valores que representam R$ 2,6 milhões de garantia da Garanteoeste/SC, juntamente com as instituições cooperativas do Sicoob.
“Estas 88 cartas, que representam R$ 2,6 milhões de garantia, viabilizaram a liberação de recursos no montante de R$ 3,9 milhões de crédito aos empresários”, completou o diretor executivo do Sicoob Noroeste e membro do Conselho de Administração da entidade, representando a Associação comercial de SLO (Acislo), Gilmar Aristeu Bazzo.
Carlos Alberto destacou que embora seja uma das mais novas, a Garanteoeste já demonstrou neste curto período o potencial da proposta, o que reflete o dinamismo da cultura local e, principalmente, o engajamento, seriedade e profissionalismo das lideranças envolvidas com a SGC.
Outro aspecto importante abordado destacado pelo consultor do Sebrae foi a questão da regulamentação das SGCs como cooperativas de Garantias de Crédito. Definidas legalmente como Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), as SGCs deverão ser incluídas no Sistema Financeiro Nacional para serem regulamentadas pelo Banco Central. Dessa forma, uma resolução do Conselho Monetário Nacional desencadeará no processo de transição de SGCs para Cooperativas.
EVOLUÇÃO – Conforme Bazzo, a Garanteoeste/SC representa o segundo maior fundo de garantia formado por R$ 7,5 milhões do Sebrae e Sicoob. “Isso proporciona uma alavancagem de garantia para operações de crédito no primeiro ano de R$ 15 milhões e, até cinco anos, de R$ 75 milhões, o que viabilizará mais de R$ 100 milhões de crédito para as empresas.
Em números de cartas e valores, somos a quarta no país, com somente sete meses de operação. Hoje, temos 12 instituições financeiras recebendo a Carta de Garantia conveniada com a SGC. Operamos com garantia para cartão BNDES e outras operações com recursos do BNDES via instituições financeiras conveniadas do sistema Sicoob”, explicou.
São beneficiadas empresas das seguintes categorias jurídicas: empreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, do ramo do comércio, serviço e indústria.
O presidente da Facisc, Ernesto João Reck, disse que o evento mostrou que as pessoas estão dispostas a fazer o diferente e parabenizou a grande participação do público. “Nós menores temos uma saída: somar para sobreviver”, enfatizou Reck explicando que as microempresas precisam estar unidas para terem força e vencerem no mercado.
O coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, assinalou que a palestra representou mais uma iniciativa para consolidar o empreendedorismo e auxiliar no desenvolvimento dos pequenos negócios do oeste. “Carlos Alberto dos Santos trouxe contribuições significativas para promover o associativismo e o cooperativismo, apresentando uma abordagem importante sobre acesso ao crédito”.
Para o presidente do conselho de administração do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, “não somos somente uma instituição financeira de crédito que vende dinheiro. Temos princípios e um deles rege sobre a educação, formação e informação”. Destacou ainda outras parcerias que estão sendo feitas com o Sebrae nos municípios da região Noroeste de Santa Catarina e também no Sudoeste do Paraná.
O evento foi promovido pelo Sebrae/SC, Sicoob Noroeste, Sociedade de Garantia de Crédito (Garanteoeste), Facisc, com apoio de entidades empresariais, Associações de Micro e Pequenas Empresas e núcleos setoriais como o do Micro Empreendedor Individual, do Jovem Empreendedor e da Mulher Empresária de toda a região oeste catarinense.
ENCADEAMENTO – Durante o evento, duas cartas de garantia de crédito foram assinadas, uma para um empresário de Abelardo Luz e outra para São Lourenço do Oeste, sendo que esta foi para uma empresa que participa do Encadeamento Produtivo. Com a assinatura de uma carta para Abelardo Luz, o Sicoob Noroeste atinge todos os municípios de sua abrangência.
Considerado o maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil, o Encadeamento Produtivo visa desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. A iniciativa é do Sebrae/SC em parceria com a Aurora Alimentos, Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese e oito cooperativas agropecuárias – Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil.
Goiânia (28/8) – A Unimed Goiânia firmou uma parceria com o Projeto Bebê Canguru, para divulgar informações para futuras mães a respeito dos benefícios e vantagens de se manter o bebê próximo ao corpo por meio da "bolsa-canguru". A 2ª oficina Bebê Canguru, que está com as inscrições abertas para beneficiárias gestantes, será realizada no dia 2 de setembro, das 18h45 às 21h, no auditório do Programa de Atenção à Saúde (PAS) da Unimed Goiânia. As interessadas podem se inscrever pelo telefone (62) 3216-8226.
"O projeto dissemina de maneira simples, clara e útil informações ligadas à necessidade que o bebê humano tem do corpo materno nos primeiros seis meses de vida. Queremos veicular informações sobre os imensos ganhos que têm os bebês cuidados dessa forma. Também, e surpreendentemente, os incomensuráveis ganhos das mães que praticam o método Canguru", explica a psicanalista, fundadora e presidente da ONG Projeto Bebê Canguru, Luciene Godoy.
Nas próximas edições do Curso para Gestantes, serão sorteadas 100 bolsas-canguru entre as participantes. As futuras mães, beneficiárias da Unimed Goiânia, não contempladas no sorteio terão um desconto exclusivo e poderão adquirir as bolsas a preço de custo (R$ 20,00), desde que apresentem o comprovante de conclusão do curso.
"Queremos proporcionar para nossas beneficiárias gestantes os melhores métodos para que desfrutem ao máximo da experiência da maternidade, contribuindo, de forma segura e saudável, para uma maior aproximação entre mãe e filho e compreensão da importância dessa fase única em suas vidas", afirmam o diretor de Mercado da Unimed Goiânia, Sérgio Baiocchi Carneiro, e o diretor de Recursos e Serviços Próprios, Pedro Jorge Gayoso.
MÉTODO – Em sua pesquisa sobre o processo de maternagem (termo usado para definir o cuidado dedicado à criança nos primeiros meses de vida), a psicanalista Luciene Godoy faz um estudo comparativo entre três culturas: uma que recebe o bebê colado ao corpo materno (os esquimós Netsilik), uma que recebe o bebê de forma bruta e agressiva (os Mundugumor de Nova Guiné) e a nossa própria cultura.
"Vamos ver que tipo de cultura cada tipo de maternagem produz. Este projeto só chegará ao seu objetivo final quando conseguir demonstrar a ligação direta entre a angústia, sofrimento intenso, persistente e generalizado, em nossa cultura com a perda do corpo da mãe", diz ela.
No site do projeto podem ser encontrados vários artigos de especialistas a respeito dos benefícios do método Canguru para o sistema respiratório e o desenvolvimento sensorial dos bebês. (Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed Goiânia)
Brasília (27/8) – O Sistema OCB participou hoje da 1ª reunião do Grupo de Trabalho – GT Leite, que discutirá questões relacionadas à produção de leite por agricultores familiares. Criado em julho pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o grupo tem a função de diagnosticar as principais dificuldades de cada segmento da cadeia produtiva do leite, bem como propor possíveis soluções.
Durante o primeiro encontro, foi discutido entre as entidades o panorama atual do setor nos mercados nacional e internacional e foram apontados alguns dos principais problemas enfrentados, dentre eles: preços pagos ao produtor, qualidade dos produtos, assistência técnica, políticas públicas voltadas ao segmento e comercialização.
Os representantes do movimento cooperativista, Paulo Cesar Dias do Nascimento Junior, coordenador do Ramo Agropecuário da OCB, e Leonardo Meira Reis, analista de Relações Institucionais, defenderam a importância das cooperativas na cadeia de lácteos e apresentaram alguns números do setor.
Segundo eles, as cooperativas de leite, vinculadas à OCB, respondem pela captação de cerca de 40% do leite formal produzido no país, atendendo principalmente aos pequenos produtores rurais. A Organização representa 360 cooperativas que trabalham com leite em 22 estados do Brasil. “Neste contexto, podemos afirmar que as cooperativas são responsáveis por um significativo percentual de captação brasileira no setor, além de proporcionarem inclusão produtiva e social para milhares de cooperados e suas famílias”, argumenta Paulo César.
Além disso, os cooperativistas apresentaram uma sugestão de organização dos trabalhos por temas-chave para a produção e comercialização do leite no país e colocaram a OCB à disposição para corroborar com os trabalhos e soluções.
O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor, Marcelo Piccini, ressaltou a importância da participação da OCB no grupo de trabalho, que possibilitará ao GT conhecer em detalhes a realidade das cooperativas brasileiras no setor de lácteos. O Departamento é vinculado à Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Também participaram da reunião, representantes das seguintes instituições:
- Secretaria de Agricultura Familiar;
- Secretaria Geral da Presidência da República;
- Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
- Embrapa Gado de Leite;
- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG);
- Movimento dos Pequenos Agricultores;
- Movimento do Sem Terra;
- Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf);
- União Nacional das Organizações Cooperativadas Solidárias (Unicopas);
- Representações do Setor Industrial Lácteo - Viva Lácteos;
- Banco do Brasil.
Belo Horizonte (27/8) - Nos dias 18 e 19 de agosto, o Sistema Ocemg realizou o quarto módulo do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop). A partir dos temas "Inovação em Modelo de Negócios" e "Finanças e Gestão de Risco Financeiro", a iniciativa buscou desenvolver nos participantes as competências essenciais de gestão, com visão e conhecimento das várias funções empresariais e de negócios aplicáveis às cooperativas. Ao todo, 27 lideranças do setor cooperativista mineiro participaram da iniciativa, que foi orientada pelos professores Mércio Rosa, mestre em Mercadologia e Administração Estratégica pela UFMG, e Carlos Bartiotti, MBA em Finanças pelo IBMEC Business School.
O Lidercoop foi criado para apoiar as cooperativas na implementação de melhorias apontadas no diagnóstico do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). Voltado para diretores e conselheiros, o curso preza pela capacitação com foco específico na gestão das organizações e desenvolvimento de reflexões sobre temas atuais como gestão de risco, inovação, gestão de mudança, liderança, mercado e clientes. Além disso, marca uma nova era no que se refere às atividades de capacitação do Sistema Ocemg e reflete uma demanda antiga e específica, com uma proposta diferenciada para a capacitação de gestores.
O curso tem carga horária total de 96 horas, divididas em seis módulos de 16 horas. Durante as aulas, os participantes discutem sobre temas variados como gestão estratégica, finanças, gestão de pessoas, marketing e vendas e gestão de projetos. O próximo módulo será realizado nos dias 20 e 21 de outubro e abordará a "Governança Corporativa em Cooperativa e Gestão Estratégica de Pessoas". (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Brasília (25/8) – O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, confirmou ontem sua participação no 2º Encontro Pan-americano de Jovens Produtores de Leite, realizado pelo Sistema OCB, Federação Pan-americana do Leite (Fepale) e Embrapa Gado de Leite. O evento está programado para ocorrer entre os dias 15 e 17 de setembro em Juiz de Fora (MG). Maurício Lopes, participará da abertura do encontro, juntamente com os presidentes Márcio Freitas (Sistema OCB) e Bernardo Macaya (Fepale).
A expectativa é de que 250 jovens, oriundos de 10 países latino-americanos, participem da programação que envolve diversas atividades, como o Dia de Campo, voltado ao conhecimento de tecnologias e produção sustentável. A ação ocorrerá no Campo Experimental José Henrique Bruschi da Embrapa, localizado no município mineiro de Coronel Pacheco.
No segundo dia, ocorrerão as discussões sobre o futuro do mercado internacional, valorização dos produtos lácteos, gestão e sucessão na empresa familiar e liderança, dentre outros temas.
Na quinta-feira, dia 17/9, os jovens terão oportunidade de assistir a duas palestras de primeira grandeza e muito conhecimento. A primeira será “Empreender na Produção de Leite”, a ser ministrada pelo pesquisador da Embrapa e coordenador do projeto Balde Cheio, Artur Chinelato de Camargo; e, para encerrar, o produtor Nivaldo Michetti contará sua história e sobre o “Orgulho de ser produtor de leite”.
Clique aqui para conferir a programação detalhada
INSCRIÇÕES – Ainda há tempo para participar do encontro, os interessados deverão realizar sua inscrição pelo site: http://encontro.brasilcooperativo.coop.br
SAIBA MAIS – A primeira edição do Encontro de Jovens Produtores de Leite ocorreu no Uruguai, há dois anos. Quando além das trocas de experiência se discutiu assuntos como a permanência do jovem no processo produtivo e acesso à terra, trocar experiências e realizar visitas técnicas.
Feira de Santana (25/8) – O Encontro Regional de Presidentes das Cooperativas Baianas 2015 chegou ao seu último evento, nesta sexta-feira (21/8), em Feira de Santana – Região Portal e Sertão –, localizada a 116 km da capital. O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, juntamente com o superintendente, José Alberto Batista, e o analista de comunicação da OCEB, André Felipe Oliveira, ouviram atentamente às solicitações e necessidades das cooperativas da região.
A programação contou com a abertura do Presidente do Sistema OCEB dando as boas-vindas aos participantes e apresentando a consultora Marília Falcão, que deu prosseguimento com a palestra “Acesso a mercados para cooperativas”, apresentando a importância do papel das cooperativas no mercado.
Cergio Tecchio apresentou as ações em andamento e já desenvolvidas e o planejamento estratégico do Sistema OCEB, além de também apresentar a situação atual das cooperativas da região. “As cooperativas desta região vem buscando modernizar sua gestão para ficar cada vez mais competitivas e preparadas para o mercado”, disse Tecchio.
Para finalizar a programação, foi realizada uma dinâmica em grupo para discutir e depois apresentar demandas para o Sistema OCEB. “Valeu a pena a participação da cooperativa no evento, pois nós nunca havíamos participado. Além disso, tanto a palestra da consultora quanto a do Cergio foram muito boas e esclarecedoras”, disse Arleide Firmino, Presidente da COOPEX – Cooperativa Educacional de Xingó.
O último Encontro Regional de Presidentes das Cooperativas Baianas 2015 bateu o recorde de participantes, sendo o total de 63 presentes representando 28 cooperativas da região. Para Ana Paula Souza, participar deste encontro com a diversidade de ramos que esteve presente foi de suma importância, pois serviu como motivador para aprimorar o aprendizado, além de sair um pouco da rotina trabalhando a intercooperação. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
Curitiba (25/8) – Foi realizada, na última quinta-feira (20/8), a cerimônia de entrega da 5ª edição do Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) a 187 empresas e instituições paranaenses, entre as quais, onze cooperativas paranaenses: Cocamar, Sicredi Rio Paraná PR/SP, Sicredi União PR/SP, Sicoob Metropolitano, Instituto Sicoob, Unimed Costa Oeste, Unimed Curitiba, Unimed Londrina, Unimed Cascavel, Unimed Maringá e Unimed Paranavaí.
O evento ocorreu no Campus da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, durante o Congresso “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS”. Cerca de 700 pessoas participaram da cerimônia. Na oportunidade, o Sistema Ocepar foi representado pelo superintendente adjunto, Nelson Costa.
Iniciativa – A certificação é uma iniciativa do Sesi no Paraná, com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná. O objetivo do Selo ODM é reconhecer e valorizar os projetos que contribuem para o alcance dos ODM. “É uma satisfação reconhecer o trabalho extraordinário de instituições do nosso Estado para o alcance dos ODM. Temos agora um grande desafio com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas tenho certeza de que teremos grandes comemorações em relação aos ODS também”, salientou o vice-presidente do Sistema Fiep, Hélio Bampi. As empresas e instituições que receberam o Selo ODM podem utilizá-lo nos seus materiais promocionais pelo período de um ano.
Projeto maravilhoso - “O Paraná tem projetos maravilhosos que têm colaborado com o país na conquista dos ODM. O próprio Portal ODM, único no mundo, é essencial para os direcionamentos das metas”, destacou o assessor especial sobre desenvolvimento sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Haroldo Machado Filho.
ODM e ODS - Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema pobreza até este ano. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. A proposta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será aprovada em setembro deste ano, na reunião de Cúpula da ONU, em Nova Iorque. Os ODS irão abranger as áreas de sustentabilidade econômica, ambiental, justiça e paz, parcerias globais, além da geração de renda, educação, saúde e gênero. (Com informações e foto da Agência Fiep de Notícias)
Clique aqui para conferir a lista com as empresas e instituições certificadas na 5ª Edição do Selo ODM
Pedro Afonso (24/8) – Dirigentes e colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) se reuniram em sua sede, na última sexta-feira, dia 21/8, para discutir a continuidade do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A cooperativa de Pedro Afonso (TO) aderiu ao programa em 2013. O encontro serviu para dar mais informações aos conselheiros sobre o programa, avaliar atividades desenvolvidas e mostrar a importâncias de utilizar o PDGC na tomada de decisões estratégicas.
Na ocasião, a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José de Andrade Leão, destacou a importância da ferramenta em todos os processos das cooperativas. “O PDGC é uma ferramenta que pode contribuir na solução de problemas, na avaliação de indicadores, e principalmente na governança e gestão de uma sociedade cooperativa”, explicou.
Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a intenção agora é retomar as ações necessárias para o desenvolvimento do PDGC na Coapa. “Será fundamental a participação de todo os conselheiros, para avaliarmos nossos avanços e pontos a serem melhorados”, ressaltou.
Participantes – Além do presidente Ricardo Khouri e da superintendente Maria José, participaram da reunião o vice-presidente da Coapa, Moacir Catabriga; o diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos; os conselheiros Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e José Francisco Amaral; e os colaboradores da Coapa José Rander Lopes (superintendente), Elizângela Nunes (recursos humanos), Maria Silvana Ramos (organização do quadro social) e João Lopes (jurídico)
Melhoria na gestão – A metodologia do PDGC é baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Dentre os seus objetivos, o programa busca ampliar a competitividade do segmento cooperativista no mercado e melhorar as práticas de gestão.
A iniciativa integra o conjunto de ações da área de monitoramento do Sescoop, que possui metodologia específica voltada ao acompanhamento da gestão das cooperativas. O PDGC contribui para que a cooperativa possa ter um retrato da situação da gestão em diversos aspectos, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, processos, resultados, dentre outros. (Fonte: Assimp da Cooperativa)