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Brasília (20/10) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje o resultado da terceira etapa do processo seletivo, visando à contratação de profissional para o cargo de analista tributário. Diante disto, fica o candidato Luis Fernando Ferreira Costa convocado a apresentar a documentação prevista no edital e necessária para sua assunção na função citada. O candidato habilitado deverá se apresentar no dia 21/10, às 14h, na Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop, localizada no Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul – SAUS – Quadra 06, Bloco K, Edifício Belvedere, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.
Para obter mais informações, clique aqui.
Brasília (16/10) – Promover o reconhecimento da atividade de mineração em Arranjos Produtivos. Este é o objetivo do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2015, iniciativa da RedeAPLmineral. Além de cooperativas do Ramo Mineral, também podem participar do concurso agentes da mineração de pequeno e médio portes, sob a forma de APLs que tiveram êxito na realização de métodos e técnicas que envolvam procedimentos gerenciais e tecnológicos.
Segundo o edital, os resultados das técnicas inscritas devem apresentar ganhos ambientais, financeiros e de mercado ou contribuições à sustentabilidade de seus negócios, refletindo toda a cadeia produtiva. Os interessados têm até o dia 6 de novembro para assegurar sua participação por meio de inscrição. Para acessar o regulamento basta clicar aqui.
Evento é realizado pela Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP) e Bancoob, e reúne cerca de 400 pessoas
Brasília (19/10) – Inovação para fortalecimento dos sistemas cooperativos. Este é o tema da 29ª edição do Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP), que ocorre desde ontem, no Rio de Janeiro. Representantes do Sistema OCB acompanham as discussões, visando ao aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, por meio das discussões de temas importantes para o fortalecimento do modelo cooperativista brasileiro.
O evento é uma realização da CIBP em parceria com o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). Esta é a primeira vez que o Brasil recebe o congresso. O evento termina amanhã.
Para o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, é vital que os bancos cooperativos incorporem a inovação em seu modelo de negócios tanto em novas tecnologias quanto em governança corporativa, ao mesmo tempo em que fortalecem seus valores e identidade própria.
Segundo ele, o evento é muito importante, pois é possível discutir assuntos como: novas tecnologias, a pujança de uma nova geração de clientes e a inovação em serviços financeiros. “Por meio destas discussões, podemos conhecer, juntos, as formas de desenvolver nossos países por meio dos sistemas financeiros cooperativos”, enfatiza Almada.
Durante fala na abertura do evento, o CEO do Banco Cooperativo Sicredi, Edson Nassar, lembrou o papel fundamental da colaboração enquanto associação de pessoas com os mesmos interesses e reforçou a relevância de uma atuação integrada entre as cooperativas de crédito brasileiras para que possamos avançar na representatividade do setor perante o sistema financeiro nacional.
O EVENTO – O congresso ocorre a cada três anos e reúne representantes do cooperativismo dos quatro continentes para discutir assuntos que possam contribuir para o desenvolvimento dos sistemas cooperativos. A última edição foi realizada em 2012, no Marrocos, e teve como tema “Os desafios do setor para o futuro”. Clique aqui, para saber mais.
Neste ano, a expectativa é de que, aproximadamente, 400 pessoas, entre elas presidentes, diretores e altos executivos do cooperativismo internacional, além de autoridades governamentais e palestrantes nacionais e internacionais, prestigiem a programação do CIBP.
OBJETIVO – A 29ª edição tem como objetivo promover a capacitação, reflexão, motivação e atualização dos participantes, gerando conhecimento técnico e mercadológico, além de ser um fórum para network internacional.
REPRESENTAÇÃO – A CIBP é uma organização não governamental que representa internacionalmente as instituições cooperativas. Com sede em Bruxelas (Bélgica), a CIBP conta com membros em 10 países, sendo eles: Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Marrocos e Espanha.
Brasília (19/10) – A Unimed é o melhor convênio de assistência médica, pelos votos dos profissionais de RH. Foi a 16ª conquista da marca nesta premiação. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (dia 14 de outubro), na 18ª edição do Top of Mind de RH. A marca foi representada pela Central Nacional Unimed, operadora nacional dos planos de saúde empresariais.
"Esta premiação é importante, pois foi dada pelos responsáveis pela administração dos planos de saúde nas empresas”, avalia Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed. Ele foi um dos cinco indicados a “Empresário de Destaque – Fornecedor”, distinção recebida em 2010 e 2013.
O dirigente explica que o cooperativismo e o mercado de planos de saúde não são bem compreendidos pela maioria das pessoas. “As cooperativas Unimed partilham valores e o próprio cooperativismo, mas são independentes em termos operacionais, financeiros, de rede credenciada e de mercados. No caso da Central Nacional Unimed, por exemplo, somos uma operadora de planos de saúde empresariais com abrangência nacional, mas participamos do esforço para salvaguardar os clientes individuais e de planos coletivos com até 30 vidas na cidade de São Paulo.”
Recentemente, a publicação “As Melhores da IstoÉ Dinheiro” considerou a Central Nacional Unimed a segunda melhor operadora do país. Também a destacou, dentre as operadoras de planos de saúde, em recursos humanos, inovação e qualidade, sustentabilidade financeira e governança corporativa. Em julho, a operadora inaugurou sua sede própria em Brasília, na qual foram investidos dez milhões de reais, na aquisição e reforma do prédio.
A Central Nacional Unimed foi fundada em 1998, para garantir a competitividade do Sistema Unimed diante das exigências do mercado e da legislação. Quinta maior operadora do Brasil, fechou 2014 com faturamento de R$ 3,3 bilhões (+39% em relação a 2013). Hoje, tem 1,7 milhão de clientes, distribuídos nas cinco regiões do país. A receita da operadora este ano deverá ser superior a R$ 4 bilhões. Website: http://www.centralnacionalunimed.com.br
(Fonte: Portal R7)
Curitiba (19/10) – Cerca de 50 lideranças de 15 cooperativas da região Centro-Sul do Paraná, dos ramos agropecuário, crédito, saúde e turismo, participaram, na manhã desta segunda-feira (19/10), na Lapa, região metropolitana de Curitiba, do primeiro de uma série de quatro Encontros de Núcleos Cooperativos que o Sistema Ocepar promove nesta semana. O Paraná Cooperativo 100 (PRC 100), planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, é o principal tema em debate nos eventos.
“Este será o melhor planejamento estratégico já feito no sistema cooperativista do Paraná”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, na abertura do Encontro. Ele destacou ainda que o PRC 100 está sendo elaborado com base em todos os ramos representados pela Ocepar.
A programação dos Encontros de Núcleos contempla ainda a participação do superintendente José Roberto Ricken, do coordenador do PRC-100, Robson Mafioletti, e de Rui Rocha e Pedro Gonçalves, da Partner Consulting, empresa que está prestando consultoria na elaboração do planejamento.
PRC 100 – Lançado em maio pelo Sistema Ocepar, o PRC 100 visa dobrar o faturamento das cooperativas do Paraná e chegar aos R$ 100 bilhões nos próximos anos. Nos Encontros de Núcleos estão sendo realizados trabalhos em grupos para que os participantes possam apresentar suas sugestões ao PRC 100. O plano está em elaboração e deve ser submetido à apreciação dos dirigentes das cooperativas em Assembleia Geral da Ocepar, em abril de 2016.
“Nós verificamos que as cooperativas realmente adotaram o PRC 100 como um instrumento importante, utilizado na definição de diretrizes para o futuro do cooperativismo do Estado do Paraná. É uma oportunidade ímpar, nesse momento de crise que o país atravessa. O fundamental é que estamos tendo a participação efetiva de todos os ramos do cooperativismo, com sugestões, ideias e propostas que, certamente, fortalecerão a elaboração desse planejamento, para que a gente possa realmente conseguir melhores resultados para os cooperados que representamos”, disse.
“Praticamente 100% dos assuntos tratados nessa rodada dos Encontros de Núcleos são relacionados ao PRC 100 e isso é fundamental para que nós possamos continuar evoluindo”, acrescentou.
BOM JESUS – Luiz Roberto Baggio, o coordenador do Núcleo Centro-Sul e presidente da Bom Jesus, anfitriã da reunião ocorrida na Lapa, fez uma apresentação sobre a cooperativa, destacando as parcerias realizadas com outras cooperativas, no passado com a Clac, de São José dos Pinhais, na região de Curitiba, depois com a Frimesa, de Medianeira, no Oeste do Estado, e atualmente com a Frísia e Castrolanda, da região dos Campos Gerais, na área do leite.
Baggio também destacou os principais projetos em desenvolvimento, entre eles, o que contempla a cevada, e o trabalho com os jovens, que tem contribuído para a implantação de novas iniciativas junto aos cooperados. O presidente da Bom Jesus discorreu ainda sobre as ações ligadas ao marketing, como o lançamento da nova marca para seus produtos, chamada Fibra, e todo trabalho de posicionamento desta marca junto aos cooperados.
ALINHAMENTO – Em entrevista ao Informe PR Cooperativo, Baggio também destacou a realização dos debates sobre o PRC 100 promovida pelo Sistema Ocepar nos Encontros de Núcleos. “É uma iniciativa muito importante pois reúne várias cooperativas para alinhar o planejamento do setor. Além disso, a liderança da Ocepar nesse processo é fundamental porque nós estamos tratando de um segmento que representa uma parte significativa da economia do Paraná, que responde por quase 20% do PIB geral do Estado”, afirmou.
CONVERGÊNCIA – Também presente ao Encontro do Núcleo Centro-Sul, o gerente geral da Federação Unimed Paraná, Rodolfo Maritano, ressaltou a importância do cooperativismo do Paraná manter a convergência num mesmo objetivo. “O desafio do PRC 100 é muito grande e só poderá ser conquistado desde que exista uma convergência de objetivos, de visões e também integração. Todo esse trabalho que a Ocepar está desempenhando é fundamental porque é o verdadeiro alicerce para que esse projeto cresça forte e com grandíssima possibilidade que se realize num prazo breve, com resultado concreto e evidente”, disse.
TROCA DE INFORMAÇÕES – O presidente da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), Dick de Geus, avaliou positivamente a realização do evento e as discussões sobre o planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná.
“É um debate bem oportuno pois nas reuniões de Núcleo o que mais se aproveita é esse contato com os outros presidentes, colegas de outras cooperativas, para discutir em conjunto estratégias comuns à região e ao Estado como um todo”, destacou. O presidente da Coopesf (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados do Sistema Financeiro em Curitiba e em Municípios da Região Metropolitana), Jair Capristo, também ressaltou a importância do intercâmbio propiciado pelos Encontros de Núcleos.
“O setor cooperativista é uma alternativa muito boa ao sistema econômico. A gente vê o problema da nossa economia e as cooperativas, por outro lado, têm se mostrado eficientes. Qual é a razão dessa eficiência? É a troca de informações. Seja dentro das próprias cooperativas ou entre os cooperados. O Sistema Ocepar, por meio da intercooperação, faz com que as cooperativas também troquem informações entre si. O ponto forte desse planejamento é essa troca de experiências, que faz com que todas as cooperativas melhorem”, completou.
GRUPOS – No final da manhã, os participantes do Encontro foram divididos em dois grupos, um composto por presidentes e outro de conselheiros da diretoria, cooperados e colaboradores das cooperativas presentes. Os debates foram coordenados por João Paulo Koslovski e José Roberto Ricken, respectivamente. Durante uma hora, eles puderam discutir diversos temas que irão contribuir de forma efetiva para que seja construído um planejamento duradouro e aplicável.
LOCAIS E DATAS – Durante esta segunda rodada dos Encontros de Núcleos de 2015 serão percorridos 1.470 quilômetros. A largada teve início na manhã desta segunda-feira (19/10), na Lapa, onde estiveram reunidas cooperativas do Centro-Sul, e prossegue nesta terça-feira (20/10), quando o Sicredi Parque das Araucárias PR/SC recebe os cooperativistas do Sudoeste, em Mariópolis.
Já na quarta-feira (21/10), os representantes do Oeste vão se reunir em Cafelândia, onde a Copacol será a anfitriã. O encontro das regiões Norte e Noroeste será realizado quinta-feira (22/10), em Londrina, com a Integrada como anfitriã. O Sistema Ocepar promove os Encontros de Núcleos duas vezes por ano visando debater assuntos de interesse do cooperativismo e coletar subsídios para o direcionamento de suas ações de representação do setor. A primeira rodada de 2015 ocorreu em maio. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Belém (16/10) – A Certificação Profissional Anbima Série 10 (CPA 10) é um diferencial para os atuantes no mercado financeiro e a comercialização de produtos de investimento exige o documento. Por isso, o Sistema OCB/PA promove um curso preparatório para o exame de CPA 10 voltado às cooperativas de crédito do Pará. Devem participar gestores e colaboradores de 14 cooperativas. A capacitação começa amanhã e continua no dia 24 a partir das 8h, no auditório da cooperativa Unicred.
Com carga horária total de 16h, o curso será facilitado pelo consultor Yoshio Yamaguchi, que é administrador de empresas com especialização em economia e professor de Mercado Financeiro. O CPA-10 é uma certificação da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima), que é a principal entidade certificadora dos profissionais do mercado financeiro brasileiro. O Programa é voltado para profissionais que atuam diretamente junto ao público investidor em agências bancárias e cooperativas de crédito e desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, conforme descrito na Resolução 3.158 do Conselho Monetário Nacional.
No total, 65 pessoas participam do curso. Estarão representadas as cooperativas Unicred, Sicoob Cooesa, CredISIS, Sicoob Unicoob, Sicoob Coimppa e as oito cooperativas da Sicoob Unidas. Serão ministrados módulos sobre o Sistema Financeiro Nacional, Noções de Economia e Finanças, Fundos de Investimentos, Ética e Lavagem de Dinheiro, Renda Fixa e Ações, entre outros.
Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o curso é fundamental para os cooperados. “É importante que eles se preparem antecipadamente. Afinal, o exame para o CPA-10 é difícil. É uma qualificação exigida para a área financeira que os habilita a atuar nas instituições financeiras. O mercado financeiro está cada vez mais competitivo e é necessário estar apto para entrar nele. Os resultados do cooperativismo de crédito mostram que estamos com um alto nível de competitividade.”
O exame para a CPA-10 pode ser agendado individualmente pelo site: www.certificacao.anbid.com.br/cpa10.asp. A taxa de inscrição custa R$ 208,00. São 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas. Para ser aprovado no exame, é preciso ter aproveitamento igual ou superior a 70% das questões.
Belo Horizonte (15/10) – O VIII módulo do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas (Formacoop) foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro, na Casa do Cooperativismo Mineiro. Com o tema Gestão Financeira, 27 pessoas de 12 cooperativas participaram do curso ministrado pelo instrutor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, engenheiro eletrônico com especialização em administração financeira e análise de sistemas pela UFMG.
Nos dois dias de curso, foi possível conhecer um pouco mais sobre análise horizontal e vertical, balanço patrimonial e demonstração de resultados, controle de despesas e custos, capital de giro, indicadores econômico-financeiros, margem de contribuição, entre outros assuntos que fazem parte do dia a dia das cooperativas.
Ministrado em dez módulos, o curso tem por objetivo gerar nos participantes a oportunidade de refletirem sobre o espaço empresarial enquanto um sistema orgânico vivo, campo de ação e de realização do dirigente, a partir de uma visão empreendedora e participativa. O módulo IX será realizado nos dias 12 e 13 de novembro com o tema Habilidades e Técnicas de Negociação.
CAPACITAÇÃO X CONSCIENTIZAÇÃO
Além dos assuntos abordados no curso, outras temáticas também são debatidas pelos participantes nos horários de intervalo. O assunto da vez foi a campanha Outubro Rosa "É preciso falar sobre isso", tema que transformou a sala de capacitação num espaço de discussão sobre o controle do câncer de mama.
No último dia de realização do módulo, homens e mulheres vieram com o lacinho rosa da campanha de modo a alertar sobre a importância da prevenção. De acordo com Mara Cristina Coutinho Coelho Machado, representante do Sicoob Coopemg, em oito meses de convivência a turma é bem integrada, o que facilita o diálogo e, fora das dependências do Sistema Ocemg, foi montado um grupo chamado Formacoop 2015 no aplicativo WhatsApp e, entre uma mensagem e outra, os membros combinaram que iriam colaborar com a campanha. "A motivação é alertar sobre a necessidade de prevenção e estimular que todos levem a ideia para as cooperativas". (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Fortaleza (14/10) – O cooperativismo de crédito celebra a participação ativa de pessoas que buscam no setor, a oportunidade igualitária de promover o crescimento sustentável, humano e participativo. Com foco no ganho social, o cooperativismo de crédito é uma opção salutar ao sistema financeiro tradicional, que oferece aos seus participantes a possibilidade competitiva para o desenvolvimento de atividades empreendedoras, assim como, a concretização de sonhos pessoais e profissionais.
Em 2015, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) apresenta como tema: “Pessoas Ajudando Pessoas”, mote que traduz com maestria o espírito e a essência da missão do cooperativismo, desde seus primórdios.
Para a comemoração desse dia, as cooperativas de crédito do Ceará, uniram forças, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em prol de levar à comunidade um dia de atividades educativas. O objetivo é fazer com que pessoas ajudem pessoas no difícil dilema do equilíbrio financeiro pessoal.
O Shopping Benfica abrirá suas portas para a causa e receberá a todos os interessados em participar das atividades propostas, que vai desde orientação financeira e consultorias até palestras nos mais diversos temas da Educação Financeira. As palestras serão ministradas por Fábio Mesquita Torres, coordenador de Marketing da Unicred Ceará Centro Norte. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)
PROGRAMAÇÃO
15h30 – Palestra & Oficina: Planejamento Financeiro;
17h30 – Palestra: Como Falar de Dinheiro para o Seu Filho;
19h30 – Palestra: Inteligência Financeira;
Pedro Afonso (14/10) – Em tempos de instabilidade econômica, planejar as ações é, ainda mais, imprescindível para qualquer empresa. Pensando nisto, a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), com sede em Pedro Afonso (TO), desenvolve o programa de gestão financeira por indicadores.
A meta é revisar os processos das áreas comercial, financeira, armazém e da loja agroveterinária. Para isso, estão sendo executadas medidas que propiciarão maior integração entre todas as unidades da cooperativa. Com apoio do Sescoop/TO, o trabalho é acompanhado pelo consultor Francisco Damasceno e foi iniciado no início deste mês. Participaram diretores, gerentes e colaboradores.
A primeira etapa contou com mapeamento dos processos, entrevistas com gerentes de unidades e elaboração do fluxograma de cada setor para apontar seus indicadores. Ainda neste mês e na primeira quinzena de novembro serão realizados novos encontros com o consultor Francisco Damasceno.
Conforme o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, que também coordena o programa, todas as medidas serão implantadas até o final deste ano e já fazem parte do trabalho de revisão do planejamento estratégico da cooperativa para 2016. “Vamos identificar e corrigir eventuais falhas. Queremos que todas as unidades trabalhem ainda mais integradas. Com isso, pretendemos reduzir gastos desnecessários e aumentar os resultados da Coapa”, explicou José Rander. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Porto Alegre (14/10) – Após discutir os Cenários Econômicos, a Sucessão Familiar e Empresarial e outros temas importantes ligados ao cooperativismo, o segundo dia do 4° Epecoop reservou um espaço para a apresentação de modelos de gestão cooperativa. Os trabalhos foram abertos pelo coordenador do painel, o presidente da Central Sicredi Sul e diretor da Ocergs, Orlando Borges Müller. O primeiro palestrante do dia foi o presidente da Unimed VTRP, Aldo Pricladnitzki, que explanou sobre os números, a missão, os valores e a estrutura de governança da Cooperativa de Saúde.
Pricladnitzki falou sobre os marcos de gestão da Unimed VTRP e destacou as conquistas e o reconhecimento que a Cooperativa obteve nos últimos anos. Entre as premiações recebidas, o dirigente destacou a certificação da Cooperativa no nível 1, o mais elevado, obtida em 2014 e concedida pela Agência Nacional de Saúde, de acordo com a resolução normativa 277. “Em 2015, a Cooperativa passou por nova auditoria e foi confirmada no nível 1 com uma pontuação ainda maior”, ressaltou o presidente da Unimed VTRP.
O dirigente falou sobre o sistema de gestão da Cooperativa, dividido em Gestão pelas Estratégias, Gestão pela Qualidade e Gestão pelas Competências (Pessoas). No sistema de gestão pela qualidade, o presidente da Unimed VTRP afirmou que a Unimed busca excelência em gestão, sustentabilidade do negócio e modelo.
Pricladnitzki disse que o modelo de gestão da Cooperativa utiliza os fundamentos da qualidade. “O pensamento sistêmico, a atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercado, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentais, orientação por processos e geração de valor”, elencou o dirigente.
Por fim, Pricladnitzki ressaltou que a Unimed VTRP é a primeira operadora de saúde gaúcha e a terceira no Brasil a ser certificada.
VISÃO SISTÊMICA DO SICREDI
Reconhecida no setor cooperativista como case de sucesso empresarial e cooperativo, a visão sistêmica de trabalho do Sicredi foi tema da palestra do diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld.
O dirigente da Cooperativa de Crédito apresentou um panorama das decisões estratégicas que foram implementadas para o sucesso do Sicredi. Dentro desse quadro, Seefeld destacou a formação de parcerias, a organização em forma de Sistema, a instituição de um estatuto padrão para o Sistema, o estabelecimento de um padrão contábil para todas as cooperativas, a criação de mecanismos de transparência, como o Sistema Análise Sicredi (SAS) e o Regimento Interno Sicredi (RIS) e a concepção de um modelo de supervisão e acompanhamento.
“As parcerias se constituem num pila estratégico dentro do Sicredi. E a fortaleza do Sicredi não está em uma ou outra cooperativa, está no conjunto”, explica o diretor executivo da Central Sicredi Sul, ao enfatizar a importância da formação de parcerias e a visão sistêmica que caracterizam o modelo de gestão do Sicredi.
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Belo Horizonte (14/10) – Acaba de ser publicado pelo Sistema Ocemg a segunda edição do Catálogo de Produtos de Cooperativas do Estado de Minas Gerais. Nele são destacados os serviços de cooperativas que comercializam produtos com valor agregado, artesanais e que consideram critérios de certificação, indicação geográfica, dentre outras informações.
O material contém um portfólio dos diversos segmentos do setor cooperativista, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos produtos elaborados por 37 cooperativas dos ramos agropecuário, mineral e de produção, que encaminharam as informações para a publicação.
De acordo com Marco Túlio Borgati, gerente técnico do Sistema Ocemg, a produção do catálogo é de grande importância para a divulgação do trabalho realizado pelas cooperativas. "Por ele é possível reconhecer os produtos das cooperativas, neles são agregados uma responsabilidade social", comenta.
Com o catálogo é possível encontrar as especificações técnicas, informações sobre capacidade, produção, instalação e contatos das cooperativas. Além de conhecer as marcas, as embalagens, os ingredientes, e outras descrições que traduzem não apenas o potencial do setor como também sua força produtiva, que fomenta o desenvolvimento a partir da gestão profissional focada na competividade sustentável. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
"Brasília (13/10) – A ACI Américas, em parceria com a Universidade Fundepos, desenvolveu um programa de atualização gerencial voltado a gerentes gerais, financeiros e executivos ligados às áreas de desenvolvimento e crédito. O curso ocorrerá em novembro, na Costa Rica. O objetivo é que os participantes adquiram novos conhecimentos e habilidades para fortalecer a construção de estratégias, visando a melhoria da competitividade, por meio de ferramentas financeiras, utilizadas ao redor do mundo.
O curso tem 45 horas e está dividido em cinco módulos: modelos financeiros internacionais, gestão de risco, planejamento estratégico e governança, liderança de corpo e mente e liderança sistêmica. O valor do investimento é de US$ 2,5 mil. A inscrição inclui material didático, certificado e hospedagem. Para obter mais informações, os interessados podem enviar e-mail para:
Goiânia (13/10) – A importância de se investir em sistemas associativos e de cooperação, e sobre como essas organizações podem agregar valor à produção de frutas, foram os destaques da palestra proferida pela doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cleonice Borges e fechou o primeiro dia do 1º Encontro Goiano de Fruticultura, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e teve apoio da OCB-GO. O evento, foi encerrado na quinta-feira (8), contou com a presença de produtores rurais de várias regiões do estado, além de profissionais da área de fruticultura, acadêmicos e técnicos das Ciências Agronômicas.
Cleonice iniciou a exposição falando sobre as principais características dos sistemas de cooperação e de associação que, segundo ela, em um momento de crise como o que se tem atualmente, são muito importantes que sejam valorizados.
“É preciso que se dê atenção a esses tipos de atuações coletivas junto ao mercado, pois é uma forma de se agregar valor ao seu produto. Às vezes o pequeno produtor tem qualidade, mas pelo fato de ter pouca produção, não consegue ter uma renda satisfatória, ou às vezes entregar seus produtos para um grande consumidor”.
A doutora aproveitou ainda para falar sobre a necessidade de organizações, sejam de cooperativismo ou associativismo, mais hábeis. “Nós temos uma grande população mundial em franco desenvolvimento e com carência de recursos. Quem vai alimentar essas pessoas? É preciso que os produtores de frutas se unam em cooperativas e associações para terem mais forças e buscar meios que maximizem suas atividades junto ao mercado, como incentivos e fomentos financeiros e tecnológicos. Em contrapartida, nossa organização tem que ser mais hábil para mudar esse quadro, melhorando a renda e a qualidade nos aspectos sociais do cooperado”, explicou a professora da UFG. (Fonte: Ascom Faeg)
Cuiabá (9/10) – O Sistema OCB/MT já está executando seus processos eletronicamente, registrando toda operação e documentação digitalizada, com o uso de assinatura eletrônica. Foi para conhecer as ferramentas utilizadas pela unidade mato-grossense, que o gerente de Desenvolvimento de Autogestão da Ocepar, Gerson José Lauermann, e o coordenador de Planejamento e Controle, Anderson Lucas Helpa, estiveram em Mato Grosso, no dia 2 de outubro.
“Eles conheceram o processo de planejamento e execução integrada que estamos trabalhando, que nos possibilita evitar erros no planejamento, na execução e garantir a conformidade até a prestação de contas”, explica o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.
Além disso, hoje a OCB/MT já está com 50% de seus processos com assinatura eletrônica, e o Instituto de Educação Cooperativista – I.COOP – que está em fase de implantação, começou seu planejamento e execução com assinatura eletrônica, com cem por cento de seus processos digitalizados.
“A proposta é reduzir custos, reduzir o uso do papel, agilizar processos cm ganhos de produtividade e ter a segurança de que estamos trabalhando em conformidade com o que foi planejado, normas vigentes e total transparência”, pondera Mazzotti.
O gerente de Desenvolvimento de Autogestão da Ocepar, Gerson José Lauermann avaliou como “muito proveitosa a visita”. Ele ressaltou que “dentro dos nossos propósitos de busca por melhorias, ouvimos que a OCB de Mato Grosso estava com um sistema que funcionava muito bem e viemos conhecer. Gostamos muito do que vimos e apesar de termos outra realidade no Paraná, vamos analisar o que nos foi mostrado e provavelmente voltar a Mato Grosso para conhecermos mais profundamente o sistema de planejamento e gestão eletrônica”.
As próximas etapas consistirão no acionamento de ferramentas de relacionamento com as cooperativas, alunos, professores, parceiros, fornecedores, colaboradores, conselhos, órgãos de registro, Unidade Nacional, entre outros. Com isso, consolida-se o processo de construção do Sistema de apoio à Governança e Gestão Eletrônica, bem como do planejamento plurianual. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Pedro Afonso (9/10) - Quinta-feira, 8/10 de 2015 é mais um dia importante na história da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins). Ontem foi iniciado o trabalho de implantação da Comissão Juvenil da Coapa, formada por filhos e filhas de cooperados. Para marcar esse importante momento, foi realizado um encontro de sensibilização mediado pelo especialista em cooperativismo, Ney Guimarães, responsável pela formação e criação de 20 turmas de jovens em cooperativas de todo o Brasil.
Com intensa participação de 15 jovens foi definido que em 2016, em datas a serem agendadas, será realizado um projeto-piloto no Tocantins que visa a formação de jovens cooperativistas. A ação conta com apoio do Sescoop/TO e pretende atender, inicialmente, a 30 jovens.
Dividido em seis módulos, o programa busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. A iniciativa ainda busca inserir as novas gerações no dia a dia da cooperativa, para que no futuro o jovem possa se associar e até mesmo se tornar dirigente.
INVESTINDO NO FUTURO – O estudante Eduardo Vieira dos Santos, de 19 anos, vive com a família no distrito de Anajanópolis (Porto Real), na zona rural de Pedro Afonso, onde trabalham com a produção de grãos. Ele participou do encontro e ao final afirmou que pretende integrar a Comissão Juvenil da Coapa. “Gostei muito do que ouvi, quero conhecer mais a cooperativa e fazer parte do grupo de jovens que pode fazer muito pelo futuro da cooperativa”, comentou Eduardo.
Com a experiência de trabalhar com a formação de grupos jovens há 12 anos, o professor Ney Guimarães avaliou positivamente o encontro. “Saio feliz, percebi que a moçada entendeu o recado, os olhos estavam brilhando. Vamos ter uma boa turma para ano que vem começar o projeto-piloto no Tocantins, com a Coapa saindo na frente para que outras cooperativas sigam o modelo e invistam na formação da juventude”, analisou, complementando: “Quando formamos nossos jovens, estamos trabalhando a sucessão e a perpetuidade da cooperativa. Esse tipo de formação é um investimento que vamos colher os frutos no futuro”.
Ney Guimarães ainda destacou que a participação dos jovens nas atividades cooperativistas traz uma nova percepção, pois eles passam a entender o que é uma cooperativa na sua essência, que ela não é apenas balcão de compra e venda. “Uma cooperativa também tem quem olhar para as pessoas. Quando o jovem assimila isso, ele passa a respeitar a cooperativa, a se associar, a se envolver. Com esse envolvimento teremos bons candidatos e candidatas a assumir os Conselhos de Administração e Fiscal e, porque não, no futuro, a presidência da Coapa”, disse o especialista.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, acredita que o trabalho com os jovens contribuíra para solidificar a relação cooperativa/cooperado e suas respectivas famílias, além de difundir de forma sustentável a doutrina cooperativista e sua perpetuação.
Responsável pelo projeto de criação da Comissão Juvenil na Coapa, a assessora de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos comemorou a adesão dos jovens e acredita no surgimento de uma nova geração de cooperativistas.
Além do presidente Ricardo Khouri, também prestigiaram o encontro o vice-presidente Moacir Catabriga; os conselheiros José Edgar de Castro Andrade e Evanis Roberto Lopes, e o analista do Sescoop/TO, Diogo Couto. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Presidentes e executivos de cerca de 300 cooperativas gaúchas participam do evento, que também conta com a gerente geral da OCB
Brasília (8/10) – Cerca de 300 presidentes e executivos de cooperativas gaúchas iniciaram hoje, na cidade de Lajeado (RS), as discussões sobre os cenários econômicos atuais e as alternativas para minimizar os efeitos da crise. O grupo participa da quarta edição do Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop) realizada pelo Sistema Ocergs e que contou com a participação da gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella. As atividades seguem até amanhã.
A intenção do Sistema Ocergs ao promover o evento é proporcionar um ambiente no qual as lideranças cooperativistas do Rio Grande do Sul troquem informações e debatam sobre a gestão de cooperativas como principal instrumento de superação das dificuldades econômicas pelas quais passa o Brasil.
A gerente geral da OCB avaliou o primeiro dia do Epecoop como sendo uma grande oportunidade de buscar mecanismos que mantenham o desenvolvimento sustentável das cooperativas. “A visualização de cenários futuros, cuidadosamente elaborados com base na realidade econômica e política do país, é uma das estratégias que poderão garantir que as cooperativas brasileiras consigam, novamente, passar pelas dificuldades atuais, minimizando os efeitos negativos da crise”, ressalta Tânia Zanella.
O presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius, enfatizou a importância das cooperativas para as regiões onde estão inseridas. “Podemos afirmar que nossas cooperativas propiciam o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Elas não se apropriam das riquezas geradas, pelo contrário, tudo as deixam na comunidade onde o movimento cooperativista se enraizou. As cooperativas não se afastam e nem excluem pessoas”, comenta o presidente.
Sobre o evento, Vergílio foi categórico: “Neste encontro, vamos conhecer e analisar os cenários econômicos do nosso estado, do país e do mundo, para então, com mais sabedoria, melhor gestão e governança, com ética e responsabilidade social, desvendar os caminhos que levam a superação das crises que nos afetam.”
PROGRAMAÇÃO – As atividades de hoje giraram em torno das discussões sobre os cenários econômicos, sucessão familiar e empresarial e demonstração do valor adicionado como instrumento de evidenciação do impacto econômico e social das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Amanhã, os participantes debaterão sobre os modelos de gestão em cooperativas e liderança.
Goiânia (8/10) – O número de mulheres cooperadas ou que participam de alguma forma nas cooperativas goianas, aumenta a cada ano. Essa informação é comprovada no Censo do Cooperativismo Goiano, que apresenta um aumento gradativo do número de cooperadas nos diversos ramos presentes no estado. Porém, o número de mulheres presidentes de cooperativas ainda é pequeno se comparado ao de homens.
É para mostrar o potencial e apoiar a participação das mulheres no cooperativismo goiano, o Sistema OCB/GO, iniciou hoje o 7º Encontro Goiano de Mulheres Cooperativas, em Caldas Novas. O evento termina amanhã e conta com a participação de cerca de 160 participantes entre cooperadas, mulher e filhas de cooperados. A gerente sindical da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Jucélia Ferreira.
As palestras estão sendo ministradas pela administradora e especialista em gestão de pessoas, Icledes Maria Matté, que fala sobre “Mulheres Cooperativistas: Entendendo a diversidade de Gerações e os Novos Desafios”.
O administrador e especialista em Educação Não Formal e Liderança de equipe, João Carlos de Oliveira vai falar sobre os aspectos da liderança feminina. E para arrematar o segundo dia de encontro o jornalista, publicitário, autor e palestrante José Luiz Tejon Megido, vai inspirar as mulheres com a palestra “O Brasil terá o Tamanho do seu Cooperativismo. O Cooperativismo será do Tamanho da Liderança Feminina”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/GO)
Curitiba (8/10) – Um grupo de 20 representantes de instituições públicas e empresariais do Paraná, entre os quais o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, esteve em Washington, nos Estados Unidos, de 28/9 a 4/10, participando de uma missão organizada pelo Sebrae/PR. A viagem integra o Programa Internacional de Capacitação de Lideranças, que tem como foco propiciar experiências inspiradoras aos líderes engajados com o desenvolvimento do Paraná, a partir de visitas a organizações internacionais, além de estimular o pensamento estratégico e a capacidade de análise, com a troca de experiências em ações direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico, em especial às pequenas empresas.
“Foi uma oportunidade muito importante para conhecer as teorias e técnicas de liderança pesquisadas e aplicadas no âmbito da Universidade de Washington. Isso nos permitiu avaliar a forma como cada executivo está atuando. Nossa expectativa é de que a capacitação tenha continuidade”, avaliou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
Durante o programa, a comitiva paranaense discutiu temas como as características e desafios frente às diferentes categorias de tomada de decisão da liderança. O Programa é constituído por um curso profissional e visitas técnicas em instituições sem fins lucrativos e órgãos governamentais dedicados ao desenvolvimento socioeconômico e aos pequenos negócios. As atividades foram realizadas com a American University, instituição fundada em 1893, que tem mais de 12 mil alunos e é reconhecida nos Estados Unidos como a escola mais dinâmica na área política da atualidade.
Os temas desta edição da capacitação foram “O descompasso entre o que a Ciência conhece e o que as organizações fazem: os líderes que necessitamos”, “Liderança Baseada em Valores”, “Liberando o Poder da Liderança Resiliente” e “Mude Suas Perguntas, Mude Sua Vida”.
Uma das visitas feitas pelos líderes paranaenses foi ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, quando o grupo foi recebido pela diretora do escritório para América Latina e Caribe, Anne Driscoll. Na oportunidade, foram abordados temas relacionados às políticas norte-americanas nas relações comerciais com outros países. Eles também estiveram na Biblioteca do Congresso, onde puderam compreender as raízes e valores da cultura norte-americana, sobretudo os valores do estado democrático, da liberdade, do conhecimento e do papel do governo como o agente que deve trabalhar para o bem-comum do seu povo. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR)
Porto Alegre (7/10) – O Sistema Ocergs promove, amanhã e sexta-feira, em Lajeado, o 4º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop). Em 2015, o evento integra presidentes e executivos das cooperativas do Rio Grande do Sul com o objetivo de discutir os cenários econômicos e apresentar modelos de gestão cooperativa. O governador José Ivo Sartori deve participar da abertura do encontro, na quinta-feira às 14h.
O 4º Epecoop é o principal evento do cooperativismo gaúcho no segundo semestre e em 2015 será realizado no Vale do Taquari, importante polo do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Dentre as pautas que serão abordadas por especialistas em suas áreas de atuação, destacam-se a Sucessão Familiar e Empresarial, o Modelo de Gestão em Cooperativas e a Liderança e Gestão. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Cuiabá (7/10) – Mato Grosso foi o primeiro estado do Centro-Oeste a realizar o encontro das unidades estaduais do Sistema OCB. A ação faz parte das ações do Fórum Permanente do CO (e que também engloba o Tocantins), criado em agosto com o propósito de compartilhar as ações técnicas e boas práticas desenvolvidas na região. O encontro ocorreu entre os dias 5 e 6 de outubro, na sede do Sistema OCB/MT, com representantes das organizações de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, os gerentes Sirley Jesus Ferreira, de Desenvolvimento, e Edson Dahmer, de Operações, disponibilizaram aos representantes das demais organizações, as práticas de gestão das áreas ‘meio’ e ‘fim’ no que tange o modelo de governança, sistema integrado de gestão, cadastro e registros, sistema de cobrança, áreas estratégicas, orçamento, receitas, contratação, monitoramento, programas, licitações, PCCS, comunicação e outros setores de interesse dos participantes.
“Essa primeira visita técnica dos profissionais das áreas ‘meio’ e ‘fim’ está permitindo a troca de experiência. A proposta é de que vejam as boas práticas, a forma como são geridos os processos e se compartilhe essas experiências. O encontro foi muito produtivo e o compartilhamento de programas irá contribuir com a melhoria dos serviços que nós oferecemos às nossas cooperativas”, ponderou Adair Mazzotti.
O Sistema OCB/GO, participou do Fórum com três representantes: as Gerentes de Operações, Sebastiana Rodrigues de Carvalho e Robercy Alves Oliveira e o Coordenador de Monitoramento, Jubrair Gomes Caiado Júnior. O Coordenador Jubrair Júnior avaliou como muito positiva a iniciativa da criação do Fórum ponderando que “podemos conhecer as potencialidades de cada Estado e as oportunidades de melhorias que poderemos implantar em nossos Estados, sempre objetivando a melhor prestação de serviços às cooperativas”.
Para ele, entre as ações desenvolvidas pelo Sistema de Mato Grosso, chamou a atenção o programa Supravizio “que você reduz papeis, otimiza tempo e analisa até mesmo o desempenho dos funcionários. Já estávamos pensando em implantar um sistema desse porte em Goiás e esse é um bom exemplo. Este é o primeiro encontro, mas já vimos o quanto importante é essa troca de experiência”.
Mato Grosso do Sul, contou com a participação do Gerente de Operações, Ivanildo de Jesus Silva, o Gerente de Desenvolvimento Juarez Pereira e o Analista Financeiro, Rogério Alexandre J. N. Piva. O Gerente Juarez Teixeira, também ponderou como muito importante a criação do Fórum “para podermos alinhar ações em conjunto com todos Estados do Centro Oeste e Tocantins, principalmente pelas características das cooperativas da nossa região. Hoje os trabalhos são feitos isoladamente, e nós podemos, perfeitamente trabalhar em conjunto e com isso economizar recursos e ter resultados muito melhores”.
Quanto a visita técnica à Unidade de Mato Grosso disse que “vimos muito profissionalismo e que o cooperativismo realmente está se mostrando como uma força e com grande potencial, e tenho certeza, que através desta parceria, vamos conseguir vislumbrar mais possibilidades e maiores avanços para o cooperativismo da nossa região”.
O Sistema OCB/DF foi representando pelo Gerente de Operações, Paulo Cesar Barbosa, a Gerente Adm/Financeiro, Sônia Rodrigues de Miranda Silva e a Gerente de Desenvolvimento, Carla de Castro Gomes Madeira. Para o Gerente Paulo Cesar Barbosa, o primeiro encontro superou as expectativas.
“Essa é uma ação muito importantes, onde conseguimos visualizar as boas práticas das outras unidades e tirar bons exemplos para poder aplicar nos demais Estados também. Isso vai significar o alinhamento e uma força maior junto a Unidade Nacional. Com esse alinhamento a região vai falar a mesma língua e juntos lutar pelos nossos pleitos”.
Quanto a visita à Unidade de Mato grosso, Barbosa disse que “a disponibilidade dos sistemas de Mato Grosso para nós é muito importante, pois o custo de se implantar esse processo é elevado e nosso orçamento do DF é curto. Já vamos sair daqui com os fluxos do processo que está implantado em Mato Grosso de uma forma muito positiva. Vai ser muito válido para nós e com isso quem ganha é o sistema cooperativista e os cooperados”.
Do sistema OCB/TO participaram do evento a Superintendente, Maria José Andrade Leão de Oliveira, a Gerente de Operações, Selma dos Reis Silva e a Analista Operacional, Sanaira Fernandes C. Faquini. A superintendente Maria José de Oliveira, foi enfática em avaliar como superimportante a criação do Fórum e que “infelizmente começamos tarde”.
Ela ponderou que “estamos vendo que a maioria das dificuldades que um Estado tem o outro já está avançado. Não precisamos inventar a roda, talvez precise azeitar para adaptar à nossa realidade. Eu penso que o Tocantins será o Estado que mais vai ganhar com esse Fórum, tanto que não vamos esperar 2016 para implantar algumas coisas que vimos em Mato Grosso. Vamos sair daqui e adotar as boas práticas que conhecemos, principalmente porque já foram disponibilizados todos os processos, modelos e ações. Para nós está sendo riquíssimos e percebemos que Mato Grosso é um Sistema que está lá na frente, principalmente na parte de gestão de processo, pois todas as áreas se conversam, conseguindo ver todo fluxo. Não é à toa que Mato Grosso tem a referência que tem”.
Serão realizados mais quatro encontros até o final do ano de 2015: dias 19 e 20 de outubro em Goiás; 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul; 23 e 24 de novembro no Distrito Federal; e 30 de novembro e 1º de dezembro em Tocantins. Uma avaliação final está prevista para o início do próximo ano onde serão deliberadas algumas providencias de integração e adotar ações que possam contribuir com o desenvolvimento das cinco Unidades.
A Fecoop CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins – custeou a participação de três representantes de cada Unidade. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)