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Durante abertura do World Coop Management, em Belo Horizonte (MG), presidente do Sistema OCB garante que movimento deve continuar produzindo, pautado nos valores e princípios do cooperativismo
Brasília (28/9) – O cooperativismo é uma ferramenta de mitigação dos efeitos da crise. A afirmação ficou evidente durante os discursos de abertura da edição 2015 do World Coop Management, ocorrida hoje de manhã, em Belo Horizonte (MG). O evento reúne lideranças do movimento cooperativista de diversos países do mundo, dentre elas o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, com a intenção de discutir ideias inovadoras e as novas tendências mundiais sobre liderança e estratégia. A ideia é apresentar os melhores caminhos e estratégias para a realização de bons negócios.
Márcio Lopes de Freitas foi enfático ao falar sobre a atual situação política do país. “A deterioração do processo político tem reflexos diretos na economia nacional e essa culpa não deve ser assumida por todos. Os resultados das nossas cooperativas, bem como as atividades econômicas do setor privado, vão muito bem. Quem está mal são as contas do governo. Quem errou foi o poder público e, infelizmente, ele é sócio de 40% do negócio chamado Brasil”, analisa o cooperativista.
O presidente do Sistema OCB discorreu longo tempo sobre a crise econômica nacional, mas fez questão de ressaltar que o movimento cooperativista, apesar das dificuldades, tem encontrado caminhos para manter seu crescimento.
“Por outro lado, quando rodamos pelo interior do Brasil, visitando cooperativas dos diversos ramos, notamos que há uma resiliência muito grande. Para se ter uma ideia, segundo dados do Banco Central, até agosto, os depósitos à vista no Sistema Financeiro Nacional caíram 17% em relação ao ano passado, afetando o crédito rural brasileiro. E quando converso com algumas lideranças, vemos o contrário: os depósitos nas cooperativas aumentaram”, informou.
Márcio Freitas, após discursar sobre as saídas contra a crise, encontradas por ramos como Agro e Saúde, destacou a importância de se manter o trabalho nas cooperativas, executando-os com base nos princípios cooperativistas. “O cooperativismo é capaz de lidar com a crise e de sair vitorioso dela. Basta seguir nossos valores, princípios e, sobretudo, nosso coração. O cooperativismo é coração, aliado à razão, ao planejamento e à estratégia. Que voltemos para nossos estados, com a consciência de que podemos fazer um município, um estado e um país melhores, independente da política que aí está!”
APRENDIZADO – Utilizando o aspecto político para dar o tom de seu discurso, o presidente do Sistema OCB, Ronaldo Scucato, fez uma provocação à plateia. “Como conviver em um país onde a maior autoridade não pode aparecer em público? Senhores cooperativistas, calar é comungar com atitudes corruptas. É preciso que todos nós falemos alto e em de bom som que não aceitamos mais o que ocorre neste país”, enfatiza a liderança.
Ele contou que sua história com cooperativismo – que soma mais de seis décadas – evidencia que o movimento é sim capaz de passar pela crise econômica do país de cabeça erguida e com resultados positivos. “De minha jornada no cooperativismo, ficam três certezas: a primeira, é que eu estou sempre começando! E quem começa tem energia; a segunda: é obrigatório continuar; e, a terceira: vamos ser interrompidos antes de terminar nossa tarefa. Por isso, estamos aqui: preparando os que virão em seguida, dar continuidade à obra cooperativista. Porque a cooperação enriquece a nossa vida!”, comenta Ronaldo Scucato.
O EVENTO – O World Coop Management é uma realização da empresa Wex Business, em parceria com o Sistema OCB e Sistema Ocemg. As atividades ocorrerem até amanhã no Centro de Inovação Unimed. O evento destaca a importância da aproximação do setor cooperativo com eventos internacionais de grande porte que atualizam e estimulam os seus profissionais.
Acesso a conhecimentos inovadores, atualizações e desenvolvimento de métodos e conceitos. Esses são os pré-requisitos básicos para as cooperativas e seus dirigentes alcançarem uma posição de destaque em mercados cada vez mais competitivos.
A iniciativa conta com 326 participantes (presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas e entidades do setor) de dentro e fora do Brasil. Deste total, 121 inscritos são oriundos das unidades estaduais do Sistema OCB. Ao todo, 21 estados estão representados.
ERA DO CONHECIMENTO – O diretor do Congresso, Luiz Branco, explicou que o evento é fundamental para atualizar o conhecimento dos participantes, em relação ao cenário econômico global. "Estamos na era do conhecimento, estar sintonizado com as principais tendências mundiais do management é tão importante quanto o relacionamento e o próprio negócio. No World Coop Management, estamos alinhando esses três objetivos", afirma o diretor.
Clique aqui para obter mais informações sobre o evento.
Curitiba (28/9) – O consultor Juan Pedro Jensen Perdomo ministra, logo mais à noite, palestra com o tema “Cenários macroeconômicos na atual conjuntura econômica e política brasileira” a lideranças do cooperativismo paranaense. O evento ocorre no início da noite de hoje, em Cafelândia, oeste do estado, durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná. Será logo após a abertura oficial do evento, prevista para ocorrer às 17h30, com a presença do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e do presidente da Copacol, Valter Pitol.
O evento prossegue nesta terça-feira (29/9), quando representantes da Copacol farão uma apresentação sobre a forma de atuação e o modelo de gestão da cooperativa. Os participantes também vão discutir o andamento do Plano Paraná Cooperativo – PRC 100, que tem como meta elevar em R$ 100 bilhões o faturamento do setor cooperativista paranaense. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Petrolina (28/9) – Nos dias 25 e 26 de setembro, representantes de cooperativas de todo o estado estiveram na cidade de Petrolina durante a 30ª edição do Encontro Estadual das Cooperativas Pernambucanas. O evento teve como tema a Comunicação na Era Digital e contou com a presença da renomada consultora Martha Gabriel para a palestra de abertura.
As boas-vindas foram dadas pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, que compôs a mesa com Ruy Araújo Lima (vice-presidente da OCB/PE para o Ramo Crédito), Ed Cacalvanti Ramos (membro do Conselho Fiscal da OCB/PE), Renato Ordonio (membro do Conselho de Administração do Sescoop/PE), Silvana Delange (membro do Conselho Fiscal do Sescoop/PE), Juscileide Vieira (gerente administrativa da Coopexvale) e Benedyto Sávio de Lima e Silva, diretor presidente da Unicred Vale São Francisco.
Antes da palestra que marcou a abertura oficial do evento, os participantes foram divididos em dois grupos e encaminhados às visitas técnicas programadas. As cooperativas Coana e Coopexvale, do Ramo Agropecuário, recepcionaram os grupos e explicaram as atividades desenvolvidas na exploração da uva na região do Vale do São Francisco. A região é responsável por 95% da produção nacional de uva de mesa, que é destinada não apenas ao mercado interno, mas também à exportação.
O gerente administrativo financeiro da Coana, Marcelo Henrique Reis Castro, falou sobre a experiência de receber um dos grupos. “Foi muito bom, principalmente por se tratar da diversidade de cooperativas que participaram e pela oportunidade de compartilhar um pouco do que vivenciamos no Vale”, avaliou.
A Coana atua no cultivo de uvas de mesa e também nas que são utilizadas para a produção de suco. Em 2014, foram exportadas 2,5 mil toneladas de uva de mesa, enquanto outras 1,9 mil toneladas foram destinadas ao mercado interno. O suco Terra Sol, produzido pela cooperativa para o mercado interno, também conta com números expressivos: em 2014, foram comercializados 250 mil litros e, para 2015, a previsão é de 400 mil litros.
A Coopexvale também recebeu participantes do Encontro e a experiência foi muito bem avaliada pelos cooperativistas. “Ver a organização da Coopexvale e a qualidade da produção de uvas, além do nível de divulgação e marketing foi ótimo”, afirmou Luiz Cristóvão, presidente da Coopcorubas. “Os cooperados e dirigentes estavam ansiosos à espera dos participantes. Todos gostaram da experiência e parabenizaram a cooperativa”, finalizou a gerente administrativa da Coopexvale, Juscileide Vieira.
No jantar de integração, realizado no primeiro dia do evento, as cooperativas que se destacaram em 2015 nos programas de monitoramento (PAGC e PDGC) foram homenageadas. A Pernambucred foi uma das cooperativas que se destacaram no PDGC e, segundo o presidente executivo da cooperativa, Givaldo Macedo, o resultado servirá de estímulo para novas conquistas.
“Respondemos todas as perguntas com fidelidade em consonância com os normativos. Para as questões em que não obtivemos destaque, já criamos uma comissão para avaliar o que pode ser feito na próxima avaliação para conquistarmos a excelência”, frisou.
Para o diretor presidente da Unicred Vale São Francisco, Benedyto Sávio de Lima e Silva, o investimento na formação contribuiu para classificar a cooperativa entre as que se destacaram no monitoramento do Sescoop/PE. “Temos preocupação com a qualificação dos dirigentes, cooperados e colaboradores. A responsabilidade social e a educação cooperativista foram os principais pontos que contribuíram para o bom desempenho no PDGC”, afirmou.
No âmbito do monitoramento, receberam ainda homenagens, as cooperativas Unicred Recife (PDGC) e Coosepe (PAGC). As ações do Dia C também receberam reconhecimento, tendo em vista que contribuíram para pôr em prática o 7º princípio do cooperativismo e ajudaram o estado a atingir a marca de mais de 8 mil beneficiados na campanha.
A palestrante Martha Gabriel, convidada para falar sobre a Comunicação na Era Digital, nos dois dias de evento, abordou exemplos reais veiculados por meio das principais ferramentas utilizadas nas redes sociais, que revelaram a importância de comunicar.
“Não se consegue vender sem conversar. Essa é a premissa essencial de qualquer negócio. A comunicação permeia crises e inovações, e por isso é tão importante”, frisou. Martha acredita que Pernambuco é um estado promissor no que refere à comunicação digital, haja vista o destaque do Porto Digital, no Recife, e das inovações tecnológicas de Petrolina, que tem como base a irrigação. Ela ainda frisou que os participantes levarão consigo muitos pontos discutidos no evento para refletir nas cooperativas.
“Eles entenderam que é necessário continuar adotando novas estratégias porque as plataformas digitais mudam e, assim, elas também precisam mudar. Eles perguntaram bastante sobre gestão de crise e, mesmo que não façam, ficarão bastante atentos”, concluiu a palestrante.
O evento contou ainda com trabalhos em grupo orientados pelo instrutor José Flávio Linhares. O tema das discussões focou as estratégias de comunicação que podem ser adotadas para ajudar na divulgação do sistema cooperativista. Para acessar a galeria do evento, clique AQUI. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PE)
Evento realizado pelo Sistema OCB/GO discutiu o caminho da eficiência, a partir da liderança estratégica na cooperativa
Brasília (25/9) – Como fazer uma cooperativa crescer, mesmo em tempos de adversidades econômicas como o atual? Para responder a esta pergunta, o Sistema OCB/GO realizou hoje, em Goiânia, o 7º Seminário Estadual de Cooperativismo. O evento contou com a participação do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.
A intenção da unidade estadual goiana foi discutir os mecanismos que possibilitem a superação de algumas das principais dificuldades econômicas e analisar estrategicamente os desafios do futuro, visando à captação de novas oportunidades de desenvolvimento do setor.
Em alguns ramos, as cooperativas têm conseguido se fortalecer, driblando os efeitos da crise econômica. Bons exemplos são os Ramos Crédito e Agropecuário. As cooperativas financeiras têm evoluído acima da média dos bancos mercantis, nos últimos meses, enquanto as agropecuárias mantêm sua expansão.
Considerando todo este macro cenário, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, iniciou seu discurso elogiando a Unidade Estadual de Goiás pela escolha do tema, em um momento no qual todos os setores da economia nacional têm vivido muita expectativa em relação ao ajuste fiscal, implementado pelo governo federal.
“O cooperativismo também sofre com a crise econômica, contudo, com a capacidade de organização das pessoas, unidas em prol do mesmo objetivo, é possível minimizar seus efeitos negativos. Isso ocorreu conosco em 2009, com a crise econômica mundial. Não tenho dúvidas de que, se permanecermos unidos conseguiremos passar por este período com segurança e solidez”, comenta Renato Nobile, estimulando os participantes.
A abertura do evento também contou com a participação do presidente do Sistema OCB/GO, Joaquim Guilherme, e do vice-governador de Goiás, José Éliton.
As discussões em torno do tema do seminário – “O Caminho da eficiência, a partir da liderança estratégica” – foram feitas por especialistas convidados pelo Sistema OCB/GO.
O presidente da EleKtro, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, Márcio Fernandes, discorreu sobre as novas filosofias de gestão, enquanto a jornalista Mara Luquet, colunista da CBN e do Jornal da Globo, sobre o papel das cooperativas no longo ajuste brasileiro. Já o tema da apresentação do pedagogo, escritor e contador de histórias Roberto Carlos Ramos foi “O impossível acontece”.
NÚMEROS – As informações do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), formado por 1.109 cooperativas e dois bancos cooperativos, mostram um crescimento de 20% de ativos em junho deste ano e atingiu R$ 221 bilhões, contra 13% no sistema tradicional.
As cooperativas do Ramo Agropecuário, também surpreendem. Em nível nacional, a agropecuária continua sendo um dos poucos setores da economia que não teve prejuízo e sim lucro. Um dos exemplos em Goiás é o da Comigo, que figura na lista das maiores empresas do país, nos rankings dos anuários das revistas Exame Maiores e Melhores, e do Valor 1000.
Vale ressaltar que a renda per capta nos municípios onde há cooperativas é 28% maior do que naqueles que não as possuem, segundo dados do último Censo do Cooperativismo Goiano. Dos 246 municípios, mais de 80 possuem cooperativas. (Com informações do Sistema OCB/GO)
Brasília (24/9) – A possibilidade de as cooperativas de crédito poderem gerir as disponibilidades de caixa dos entes públicos municipais, certamente, consiste em uma das mais democráticas, inovadoras e eficazes ações para potencializar inclusão financeira e desenvolvimento regional. Para que esta ação seja possível, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, de autoria do deputado Domingos Sávio (MG), coordenador do Ramo Crédito da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
Nesta quarta-feira (23/9), o relator do PLP 100/2011 na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), deputado Luiz Carlos Hauly (PR), leu parecer pela não implicação da matéria em aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, e, no mérito, pela aprovação. Ao longo da leitura do relatório, o deputado Hauly destacou que o cooperativismo de crédito brasileiro, mesmo com taxas de crescimento bastante elevadas nos últimos anos, pode contribuir ainda mais para o Brasil, assim como já ocorre como o Japão e em países da Europa.
“Enquanto no Brasil, a participação das cooperativas de crédito no mercado financeiro está perto de 3%, no Japão e em muitos países da Europa esta participação chega a mais de 50%, o que significa que a capilarização e descentralização do desenvolvimento econômico pode e deve passar pelo cooperativismo de crédito. Neste sentido, o PLP 100/2011 é muito bem-vindo, porque além de vitaminar as cooperativas de crédito e as comunidades onde estão inseridas, a matéria facilita a gestão financeira de pequenos municípios, sendo um grande instrumento para o desenvolvimento local”, destacou o deputado Hauly.
Como forma de promover o debate e amadurecer a discussão sobre o PLP 100/2011, os deputados Evair de Melo e Giovani Cherini, que também fazem parte da Diretoria da Frencoop, apresentaram, em reunião da CFT desta quinta-feira (243/9), requerimento de audiência pública, com a participação de representantes do cooperativismo de crédito, de bancos públicos e de municípios.
TRAMITAÇÃO – Aguardando data para a realização de audiência pública na CFT, o PLP 100/2011 é um dos principais projetos de interesse do Sistema OCB em tramitação no Congresso Nacional, estando entre as prioridades da Agenda Institucional do Cooperativismo – 2015. Além da CFT, o projeto deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) e pelo plenário da Câmara, antes de seguir para a análise do Senado Federal.
Cuiabá (24/9) – O município de Primavera do Leste recebe, amanhã e depois, 36 alunos vindos de cooperativas de Barra das Garças, Campo Verde, Paranatinga, dos Parecis, Campo Verde, Marcelândia, Primavera do Leste, Rondonópolis, dos mais diversos segmentos econômicos. Eles participarão de mais um curso de pós-graduação especializado em gestão de cooperativas oferecido pelo Sistema OCB/MT, por meio Sescoop/MT.
“Esta será a 11ª Turma que receberá formação especializada em cooperativismo. Estamos formando profissionais com uma grade curricular voltada para a gestão e governança de nossas cooperativas e isso vai promover o desenvolvimento ainda maior do sistema, que hoje já alcança quase 50% da população de Mato Grosso”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele ainda pondera que sempre acredita que as grandes transformações só ocorrem com investimento pesado em educação. “É o que estamos fazendo”, argumenta.
“Estamos ampliando e descentralizando os cursos de especialização em cooperativismo em virtude do alto índice de demanda. Para se ter uma ideia, 70 pessoas se inscreveram para o MBA de Primavera do Leste, mas tínhamos 36 vagas”, salienta o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.
A proposta da entidade, segundo Mazzotti “é potencializar a formação junto às cooperativas que tem demanda reprimidas e necessidade urgente de formar seus dirigentes e executivos, aprimorando assim o processo de governança e gestão em suas cooperativas”.
O primeiro dos 18 módulos terá como tema “Cenários Econômicos e Contabilidade Cooperativa”, com o professor e escritor José Eduardo Zdanowicz, Doutor em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de León, na Espanha. A programação é inovadora e planejada para a realidade das cooperativas no Estado de Mato Grosso. A proposta é ampliar os conhecimentos nas modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas, contribuindo para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro.
O Curso de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas conta com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS). Tem valor subsidiado pelo Sescoop/MT por meio de bolsa auxílio, que compreende a 75% do custo total, cabendo a cooperativa a contrapartida de 25%, divididos em 16 parcelas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Serviço
Evento: MBA em Gestão de Cooperativas
Data: 25 e 26 setembro (sexta-feira e sábado)
Horário: 8h às 17h
Local: Hotel Agulhon - Rua Frederico Westphaien, 433, centro, Primavera do Leste
Fonte: (66) 3500-2424
Chapecó (24/9) - Colaboradores de cooperativas de crédito da região oeste de Santa Catarina participam até amanhã, em Chapecó, do primeiro módulo do curso de Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred). A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e reúne 25 representantes das seguintes cooperativas: Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Pinhalzinho, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi.
Denominada “Abordagem Comportamental”, a primeira fase do curso foca em temas como: motivação, grupos sociais, competências, autoavaliação, liderança e comunicação, processo de comunicação e apresentação em público, entre outros aspectos. “Trabalhar o comportamento do grupo e sua percepção, bem como questões de liderança, relacionamento, planejamento e organização é de fundamental importância, pois o capital humano é o grande diferencial nas cooperativas”, enfatizou a instrutora que atua como prestadora de serviços ao Sescoop/SC, Ana Lúcia Mentone.
Segundo o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, o curso tem 96 horas/aula e é dividido em três módulos: abordagem comportamental (24 horas/aula), abordagem legal (36 horas/aula) e abordagem organizacional (36 horas/aula).
Anualmente, o Sescoop/SC promove diversos cursos para os mais variados segmentos do cooperativismo destinados aos colaboradores das 253 cooperativas do Estado. “A média de participação tem sido muito representativa e as avaliações demonstram que estamos atendendo as expectativas com relação à qualidade dos conteúdos e dos instrutores”, avaliou Silveira.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e do SESCOOP/SC, Marcos Antônio Zordan, assinala que, somente em 2014, foram aplicados R$ 17,3 milhões em capacitação profissional, promoção social e monitoramento.
Durante reunião que contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, executivos do banco se comprometeram em analisar internamente seus normativos e a estabelecer uma parceria com o setor
Fortaleza (23/9) – Mais um importante passo foi dado, hoje, rumo à consolidação do movimento cooperativista do estado do Ceará. Com a intenção de conhecer os detalhes do cooperativismo nordestino, o Banco do Nordeste (BNB) promoveu uma reunião entre os presidentes das Organizações das Cooperativas dos estados desta região, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e a Diretoria de Produtos e Serviços do BNB. O evento ocorreu na sede da instituição financeira, em Fortaleza.
Esta foi mais uma reunião de aproximação entre o movimento cooperativista e o Banco do Nordeste. A última delas ocorreu no mês de junho. A intenção é elaborar uma agenda positiva, visando a manutenção de canais que garantam o acesso das cooperativas aos recursos do banco.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, disse que a reunião de hoje foi fundamental para estreitar a relação com o BNB. "Nós estamos aqui no Nordeste, na sede do BNB, porque sabemos da importância de estarmos de mãos dadas com as nossas unidades estaduais, especialmente, em um momento tão importante quanto esse. O BNB se mostra interessado em saber o que o cooperativismo tem de bom e para mostrar o potencial das nossas cooperativas precisamos estar bem preparados para atender às demandas do mercado. O que queremos é que o Banco reconheça nosso poder de gestão e de organização. Além disso, queremos gerar qualidade de vida e felicidade aos nossos cooperados. Afinal, estes são os diferenciais do cooperativismo", comenta Márcio Freitas.
RAMO AGRO – O presidente do Sistema OCB/CE e diretor da OCB Nacional, representando a região Nordeste, João Nicédio Alves Nogueira, apresentou os números do cenário cooperativista da região e falou sobre importância de o Ramo Agropecuário ter a oportunidade de estabelecer uma parceria que, caso se consolide, o fará crescer ainda mais.
"Nós precisamos dar a importância que o Ramo Agropecuário merece. O setor tem um potencial enorme e nós estamos aqui para mostrar a nossa organização e, mais, o quanto podemos gerar em termos de importância econômica para o país", disse João Nicédio.
FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO – O presidente do BNB, Marcos Holanda, reafirmou o interesse da instituição financeira em dar total apoio ao cooperativismo agropecuário. “A cooperativa pode ser tratada como um grande cliente do BNB. Queremos é que a cooperativa mostre para nós sua capacidade e merecimento do crédito. Não temos dúvida de que este é o momento de apoiar o cooperativismo. Nós temos total interesse em desenhar uma agenda de conversas que cheguem a um resultado satisfatório para os dois lados. O cooperativismo é uma grande ferramenta de desenvolvimento para o Nordeste”, disse avalia Marcos Holanda.
RENOVAÇÃO – A parceria entre as duas instituições já ocorreu no passado e a diretoria do BNB sinaliza uma reaproximação. Por sua vez, o Sistema OCB tem aproveitado a oportunidade para fortalecer ainda mais o cooperativismo. Para a Instituição Financeira, esse movimento é visto com bons olhos pelo banco.
“Esse momento de hoje não é muito importante apenas para o cooperativismo, mas para o BNB também, porque se trata de uma reaproximação entre parceiros. Além de recebermos informações substanciais do cenário atual do cooperativismo, pudemos mostrar as intenções do banco, bem com as suas limitações. A gente sabe que o sistema cooperativista já evoluiu bastante, que a gestão está organizada e isso conta muito”, disse Carlos Pinto, gerente de Produtos e Serviços do BNB, que lembrou da existência de normativos que favorecem o cooperativismo, mas que precisariam ser revisados e atualizados. “Vamos discutir aqui a melhor maneira de trabalharmos isso”, comprometeu-se Carlos Pinto.
INTERESSE – Para o presidente da Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam), Airton Kern, localizada no município de Maranguape-CE, já era hora de esta reaproximação ocorrer. “Hoje os tempos são outros. Estamos mais organizados, mais unidos. Mesmo assim ainda temos de quebrar muitos paradigmas tanto entre as cooperativas quanto no próprio BNB. O que posso garantir é que as cooperativas agropecuárias são promotoras de desenvolvimento e, com essa discussão de hoje, vamos dar um grande passo rumo à consolidação desta tão importante parceria”, conclui o cooperado. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE, com informações do Sistema OCB)
Brasília (23/9) – Promovido pelo Sescoop/RS, o Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop) chega em 2015 a sua quarta edição. As discussões girarão em torno dos cenários econômicos atuais e da apresentação dos modelos de gestão cooperativa. O evento ocorrerá na cidade de Lajeado (RS), entre os dias 8 e 9 de outubro. Os interessados em participar devem garantir logo sua vaga, pois o prazo de inscrições termina na próxima segunda-feira (28/9).
Para se inscrever, o presidente ou gestor de cooperativa deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site www.ocergs.coop.br, pagar o boleto gerado e enviar o comprovante com a identificação do participante ao fax nº 51 3323-0026. As vagas são limitadas. A inscrição não inclui as despesas com deslocamento e hospedagem. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Vitória (23/9) – Terminou hoje o 10º Simpósio Estadual do Café e VII Feira de Insumos, cujo tema foi “Colheita e Pós-colheita, uma questão de Sobrevivência”. O evento teve início na noite da última segunda-feira (21), em Vitória, e recebeu mais de 100 pessoas, dentre produtores de vários municípios capixabas, pesquisadores e dirigentes de instituições públicas e privadas ligadas à cafeicultura local e nacional.
O encontro bianual é realizado no Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), no Palácio do Café, e coordenado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o CCCV.
O presidente da CCCV, Jorge Luiz Nicchio, lembrou que objetivo do evento foi discutir além das questões de mercado e da competitividade do café brasileiro, todas as nuances que envolvem os processos de colheita e pós-colheita. Nicchio disse que “essa é mais uma oportunidade para aproximar os exportadores dos produtores, uma vez que as tecnologias nos trazem muitos benefícios, mas por outro lado, ela também pode afastar as pessoas”.
O vice-governador do estado, César Colnago, que participou da abertura do evento apresentou-se a todos com uma breve homenagem ao saudoso Dário Martinelli e à sua esposa Célia Martinelli além dos sete filhos do casal. Martinelli, que faleceu recentemente, foi um dos maiores responsáveis por introduzir comercialmente a cultura do café conilon no estado, na década de 1970.
O secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Octaciano Neto, explicou a importância do Pedeag 3, quais são as suas metas mobilizadoras e os desafios para o desenvolvimento do agronegócio capixaba para os próximos 15 anos. “A agricultura do século XXI deve ser pautada em sustentabilidade e na valorização dos seus produtos através da inovação tecnológica”, lembrou.
Para o pesquisador e coordenador do Programa de Cafeicultura do Incaper, Romário Gava Ferrão, o tema do simpósio é atual e vai ao encontro do cenário da cafeicultura do Espírito Santo.
Romário afirmou que quando se pensa na cultura do café é lembrado o custo de produção que é fruto da colheita associada à mão de obra. “Uma das formas de minimizar o custo de produção do manuseio é investir em mecanização”, disse. Para ele, outra questão prioritária é investir nas melhorias da qualidade final dos cafés que estão associadas às boas práticas agrícolas durante a colheita, na secagem, no beneficiamento e armazenamento.
Por fim, o sócio da P&A Marketing Internacional, Carlos Henrique Jorge Brando, ministrou uma conferência sobre a competitividade dos cafés brasileiros, destacando as tendências de consumo e a evolução dos diferentes mercados – em países produtores de café, mercados tradicionais e mercados emergentes - as transições do mercado local, nacional e mundial, os principais desafios a serem superados, bem como a projeção de consumo para os próximos anos. “Há grandes oportunidades para os cafés em todos os mercados, mas com destaque para os cafés especiais e diferenciados”, ressalvou Brando.
Ele também deu destaque às principais oportunidades para a produção cafeeira no Espírito Santo:
Conilon: aumentar a produtividade média, aumentar a exportação usando métodos de melhoria em qualidade, promover sustentabilidade, baixar custos e viabilizar a expansão da indústria brasileira de solúvel.
Arábica: desenvolver-se a partir da renovação dos cafezais, o aumento da produtividade nas áreas não plantadas, a implantação da mecanização nas montanhas, irrigação e sistema de pós-colheita. (Fonte: Assimp Sistema OCB/ES)
Goiânia (23/9) – Cooperativas de vários ramos de atuação conseguiram se adequar à atual crise econômica que o país atravessa e não param de crescer. Um dos exemplos são as cooperativas de crédito, que evoluíram acima da média dos bancos mercantis no primeiro semestre deste ano, assim como as agropecuárias, que mantêm sua expansão.
Mas como fazer uma organização crescer, mesmo em tempos de adversidades e independente do ramo? Para discutir os mecanismos que possibilitem a superação desse cenário e analisar estrategicamente os desafios do futuro para captar novas oportunidades, o Sistema OCB/GO convidou especialistas para debaterem qual é “O Caminho da eficiência, a partir da liderança estratégica”, durante o 7º Seminário Estadual de Cooperativismo.
O evento ocorrerá na sexta-feira (25/9), no Oliveira´s Place, em Goiânia, com abertura marcada para 13h30 e encerramento às 19h30. Três palestras vão embasar as avaliações. O presidente da EleKtro, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, Márcio Fernandes, vai falar sobre a Uma nova filosofia de gestão. A jornalista Mara Luquet, colunista da CBN e do Jornal da Globo, apresentará como tema O papel das cooperativas no longo ajuste brasileiro. Já o tema da apresentação do pedagogo, escritor e contador de histórias Roberto Carlos Ramos será O impossível acontece.
A expectativa é de que 500 pessoas, direta ou indiretamente ligadas ao setor cooperativista, estejam presentes do seminário. Todas as pessoas interessadas no assunto podem participar do evento. A entrada é gratuita, basta que os interessados se inscrevam previamente e façam a doação de uma lata de leite em pó. Todo alimento arrecadado será destinado ao Condomínio Sol Nascente, em Goiânia.
Números – As informações do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), formado por 1.109 cooperativas e dois bancos cooperativos, mostram um crescimento de 20% de ativos em junho deste ano e atingiu R$ 221 bilhões, contra 13% no sistema tradicional.
As cooperativas do ramo agropecuário, também surpreendem. Em nível nacional, o agronegócio continua sendo um dos poucos setores da economia que não teve prejuízo e sim lucro. Um dos exemplos em Goiás é o da Comigo, que figura na lista das maiores empresas do País, nos rankings dos anuários das revistas Exame Maiores e Melhores, e do Valor 1000.
Vale ressaltar que a renda per capta nos municípios onde há cooperativas é 28% maior do que naqueles que não as possuem, segundo dados do último Censo do Cooperativismo Goiano. Dos 246 municípios, mais de 80 possuem cooperativas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/GO)
(Fonte: site Sistema OCB/AM)
Curitiba (21/9) – Nesta segunda-feira (21/9), a unidade paranaense do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) completa 16 anos de existência. Foi no dia 21/9 de 1999 que aconteceu a reunião de constituição da entidade, com a posse do 1º Conselho Administrativo e do 1º Conselho Fiscal. O Sescoop/PR integra o Sistema Ocepar, juntamente com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).
Diferencial - Na avaliação do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, ao longo desse período, o Sescoop/PR vem evoluindo constantemente e contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do cooperativismo paranaense.
“As ações de formação profissional, promoção social e autogestão executadas pelo Sescoop/PR representam o grande diferencial do trabalho que realizamos. Ao longo desse período, mais de um milhão de pessoas já foram beneficiadas com essas atividades que promovem o aprimoramento do nosso público, com reflexos na melhoria da gestão das cooperativas e na qualidade de serviços que são prestados aos nossos cooperados, que são o objeto de todo o nosso trabalho”, disse Koslovski.
EVOLUÇÃO – Somente na área de Desenvolvimento Humano e Promoção Social, por exemplo, o Sescoop/PR já investiu, entre os anos de 2005 e 2014, R$ 130 milhões em programas de capacitação para mais de 1,2 milhão de pessoas, em mais de 37,6 mil eventos realizados. Neste ano, o objetivo é destinar R$ 31,5 milhões para a realização de 6 mil eventos, que devem somar 80 mil horas para um público de 160 mil pessoas. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Curitiba (21/9) – O plano de metas de 2015 foi um dos assuntos tratados na reunião ocorrida na tarde de sexta-feira (18/9), em Curitiba, com a participação dos colaboradores das três entidades que integram o Sistema Ocepar (Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar). Na oportunidade, foi realizada a apresentação do novo modelo de planejamento e acompanhamento das atividades programadas no plano de metas. O encontro foi conduzido pelo superintendente José Roberto Ricken.
HOMENAGEM – Ao final do encontro, foi realizada uma homenagem ao superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, que no mesmo dia estava completando 35 anos de serviços prestados à entidade. Na sequência, Costa realizou o lançamento do livro “Nossas origens – As imigrações italianas no Brasil”, escrito por ele, juntamente com sua esposa Janice e o filho Ericson.
A obra é resultado de pesquisas realizadas por três anos, com o objetivo principal de resgatar a história das famílias Costa, Comin, Collodel e Trevisam, mas que traz ainda informações que mostram a importância da imigração italiana para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. Costa presenteou todos os colaboradores do Sistema Ocepar com um exemplar do livro. No dia 17 de outubro, a publicação será lançada na Livraria Chain, em Curitiba, com a presença dos autores, no horário das 10h às 13h30. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Salvador (18/9) – Palestrantes de renome internacional e profissionais de destaque em suas áreas de atuação do Brasil e do exterior estarão reunidos em Belo Horizonte (MG) nos dias 28 e 29 de setembro de 2015 no World Coop Management. O presidente do Sistema OCEB, Cergio Techio, estará presente no evento acompanhado do superintendente da entidade, José Alberto Batista, de Alexsandro do Carmo Silva, coordenador da comissão de contadores cooperativistas do Conselho Regional de Contabilidade, e de Pedro Euvaldo Cairo Silva, integrante do conselho fiscal do Sescoop/BA.
O objetivo do evento é proporcionar aos profissionais do setor cooperativista o acesso a conhecimentos inovadores, atualizações e desenvolvimento de métodos e conceitos; pré-requisitos básicos para que as cooperativas e seus dirigentes se destaquem no mercado de trabalho.
O World Coop Management irá destacar a importância da aproximação do setor cooperativo com eventos internacionais de grande porte que atualizam e estimulam seus profissionais, apresentando ideias inovadoras e novas tendências mundiais sobre liderança e estratégia para a realização de bons negócios.
Para Cergio Tecchio, a participação da OCEB visa a manter o cooperativismo baiano concatenado com as grandes tendências de gestão no mercado nacional e internacional, para levá-las às cooperativas da Bahia, bem como seus dirigentes. “Desta forma as cooperativas poderão conquistar novos mercados”, avalia.
Clique aqui para saber mais sobre o World Coop Management 2015. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
"Porto Alegre (18/9) – O Sistema Cooperativista Gaúcho recebeu ontem e hoje, a visita do vice-ministro da Agricultura e Alimentação da Alemanha, Robert Kloos. Entre as atividades programadas para a delegação europeia estiveram um encontro com o governador do estado, José Ivo Sartori, visitas ao Sistema Ocergs, na capital, e à Cooperativa Languiru, em Teutônia.
O Sescoop/RS possui um acordo de cooperação bilateral com o país europeu que visa, entre outros, aproximar das propriedades gaúchas as experiências de sucesso das cooperativas Agropecuárias alemãs. Um dos objetivos da visita ao estado é debater o projeto de cooperação bilateral desenvolvido pela Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV) e o Sescoop/RS e conhecê-lo de perto.
Logo que chegou em Porto Alegre, ontem, Robert Kloos, foi recepcionado pela diretoria do Sistema Ocergs e convidados com um almoço. Na ocasião, foi feita a apresentação do projeto financiado pelo Ministério de Agricultura Brasil-Alemanha.
O vice-ministro participou também de uma audiência com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. Receberam a comitiva, os secretários de Agricultura e Pecuária e Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ernani Polo e Tarcísio Minetto, respectivamente.
Ainda ontem, a comitiva participou de uma reunião na Faculdade de Tecnologia de Cooperativismo (Escoop) para conhecer a instituição, bem como as entidades parceiras - Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).
Hoje foi dia de visitar a cooperativa Languiru, em Teutônia, parceira no Projeto de Cooperação Bilateral e ao projeto-piloto de biogás em sua Unidade Produtora de Leitões (UPL) Mundo Novo, em Bom Retiro do Sul.
O projeto de biogás é desenvolvido pela Cooperativa Languiru, por meio do projeto de cooperação bilateral entre a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV) e o Sistema Ocergs. Visa especialmente à identificação das tecnologias de biogás existentes na Alemanha e possibilidades de adaptá-las às condições da região Sul do Brasil, considerando o crescente aumento da demanda energética e a dificuldade para o seu suprimento, fazendo ser necessário o investimento em novas fontes energéticas alternativas para auxiliar no desenvolvimento sustentável.
Integrantes da comitiva alemã:
- Robert Kloss (vice-ministro da Agricultura da Alemanha
- Friedrich Wacker (Ministério de Agricultura da Alemanha)
- Birgit Risch (Ministério de Agricultura da Alemanha)
- Ulrich Kleinwechter (Ministério de Agricultura da Alemanha)
- Michael Hauck (Ministério de Agricultura da Alemanha)
- Eckhard Heuer (Ministério de Agricultura da Alemanha)
- Martin Nissen (Embaixada da Alemanha em Brasília)
- Inge Gaerke (Ministério de Agricultura da Alemanha)
- Christoph Plessow (Confederação das Cooperativas da Alemanha - DGRV)
- Arno Boerger (Confederação das Cooperativas da Alemanha - DGRV)
(Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
"Reunidos desde segunda-feira (14/09) no Hotel Quality, os líderes participam até esta sexta-feira (18/09) de um curso de aprimoramento ministrado por professores do Babson College, instituição norte-americana referência em educação e empreendedorismo, com sedes nos estados de Massachusetts (Wellesley e Boston) e Califórnia (San Francisco).
Curitiba (17/9) - Teve início, na manhã desta segunda-feira (14/09), o Programa de Desenvolvimento de Presidentes, que tem por objetivo ampliar o conhecimento dos dirigentes de cooperativas do Paraná sobre os instrumentos de gestão e liderança estratégica. Desenvolvido pelo Sescoop/PR, em parceria com o Sebrae/PR, o evento reúne 27 líderes cooperativistas no Hotel Quality, em Curitiba. Até sexta-feira (18/09), eles acompanharão uma série de palestras de aprimoramento ministradas por professores do Babson College, instituição norte-americana referência em educação sobre empreendedorismo, com sedes nos estados de Massachusetts (Wellesley e Boston) e Califórnia (San Francisco). A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor RobertoTioqueta.
Aprimoramento - Segundo Koslovski, o início do Programa foi voltado para a análise da economia mundial e brasileira e o papel da liderança nesse processo. “Teremos, no decorrer da semana, além das aulas expositivas, dois painéis de discussões e uma visita à Volvo, onde conheceremos o sistema de gestão da empresa. Reunimos um grupo significativo de dirigentes nesse começo do projeto de aprimoramento. Conforme proposta aprovada em Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar, trouxemos professores de uma universidade internacional que é referência em educação voltada ao empreendedorismo”, explicou.
Atualização - Para o presidente do Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso, o programa de desenvolvimento de líderes é uma “iniciativa fantástica”. “Com esse aprimoramento, trazendo informações e conhecimento, com acesso aos melhores instrumentos de gestão utilizados no mundo, teremos formação que nos capacitará a aperfeiçoar a condução das atividades da cooperativa. O primeiro dia começou muito bem, com excelente palestra sobre a economia mundial e brasileira”, avaliou.
Negócios - Na opinião do presidente do Conselho Administrativo da Cocamar, Luiz Lourenço, é importante para os dirigentes ter informações atualizadas sobre os instrumentos de gestão e estratégia, além das abordagens sobre a economia mundial. “A gestão de um empreendimento cooperativo é um trabalho mais complexo do que dirigir uma empresa convencional, pois o cooperado é cliente, fornecedor e dono da cooperativa. Por isso é fundamental que os líderes estejam preparados para que possamos melhorar os negócios e ampliar nossas exportações e vendas internas. Parabenizo a Ocepar pela excelente iniciativa de promover o Programa de Desenvolvimento”, conclui.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Encontro Pan-americano trouxe integração, discussão e muita novidade aos mais de 200 participantes