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Notícias negócios

 

Sistema Ocemg lança catálogo de produtos de cooperativas mineiras

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Belo Horizonte (14/10) – Acaba de ser publicado pelo Sistema Ocemg a segunda edição do Catálogo de Produtos de Cooperativas do Estado de Minas Gerais. Nele são destacados os serviços de cooperativas que comercializam produtos com valor agregado, artesanais e que consideram critérios de certificação, indicação geográfica, dentre outras informações.

O material contém um portfólio dos diversos segmentos do setor cooperativista, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos produtos elaborados por 37 cooperativas dos ramos agropecuário, mineral e de produção, que encaminharam as informações para a publicação.

De acordo com Marco Túlio Borgati, gerente técnico do Sistema Ocemg, a produção do catálogo é de grande importância para a divulgação do trabalho realizado pelas cooperativas. "Por ele é possível reconhecer os produtos das cooperativas, neles são agregados uma responsabilidade social", comenta.

Com o catálogo é possível encontrar as especificações técnicas, informações sobre capacidade, produção, instalação e contatos das cooperativas. Além de conhecer as marcas, as embalagens, os ingredientes, e outras descrições que traduzem não apenas o potencial do setor como também sua força produtiva, que fomenta o desenvolvimento a partir da gestão profissional focada na competividade sustentável. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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ACI oferece Programa Internacional de Alta Gerência Cooperativa

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Brasília (13/10) – A ACI Américas, em parceria com a Universidade Fundepos, desenvolveu um programa de atualização gerencial voltado a gerentes gerais, financeiros e executivos ligados às áreas de desenvolvimento e crédito. O curso ocorrerá em novembro, na Costa Rica. O objetivo é que os participantes adquiram novos conhecimentos e habilidades para fortalecer a construção de estratégias, visando a melhoria da competitividade, por meio de ferramentas financeiras, utilizadas ao redor do mundo.

O curso tem 45 horas e está dividido em cinco módulos: modelos financeiros internacionais, gestão de risco, planejamento estratégico e governança, liderança de corpo e mente e liderança sistêmica. O valor do investimento é de US$ 2,5 mil. A inscrição inclui material didático, certificado e hospedagem. Para obter mais informações, os interessados podem enviar e-mail para:  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

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Cooperativismo e associativismo agregam valor à produção

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Goiânia (13/10) – A importância de se investir em sistemas associativos e de cooperação, e sobre como essas organizações podem agregar valor à produção de frutas, foram os destaques da palestra proferida pela doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cleonice Borges e fechou o primeiro dia do 1º Encontro Goiano de Fruticultura, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e teve apoio da OCB-GO. O evento, foi encerrado na quinta-feira (8), contou com a presença de produtores rurais de várias regiões do estado, além de profissionais da área de fruticultura, acadêmicos e técnicos das Ciências Agronômicas.

Cleonice iniciou a exposição falando sobre as principais características dos sistemas de cooperação e de associação que, segundo ela, em um momento de crise como o que se tem atualmente, são muito importantes que sejam valorizados.

“É preciso que se dê atenção a esses tipos de atuações coletivas junto ao mercado, pois é uma forma de se agregar valor ao seu produto. Às vezes o pequeno produtor tem qualidade, mas pelo fato de ter pouca produção, não consegue ter uma renda satisfatória, ou às vezes entregar seus produtos para um grande consumidor”.

A doutora aproveitou ainda para falar sobre a necessidade de organizações, sejam de cooperativismo ou associativismo, mais hábeis. “Nós temos uma grande população mundial em franco desenvolvimento e com carência de recursos. Quem vai alimentar essas pessoas? É preciso que os produtores de frutas se unam em cooperativas e associações para terem mais forças e buscar meios que maximizem suas atividades junto ao mercado, como incentivos e fomentos financeiros e tecnológicos. Em contrapartida, nossa organização tem que ser mais hábil para mudar esse quadro, melhorando a renda e a qualidade nos aspectos sociais do cooperado”, explicou a professora da UFG. (Fonte: Ascom Faeg)

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Sistema OCB/MT apresenta processo integrado à Ocepar

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Cuiabá (9/10) – O Sistema OCB/MT já está executando seus processos eletronicamente, registrando toda operação e documentação digitalizada, com o uso de assinatura eletrônica. Foi para conhecer as ferramentas utilizadas pela unidade mato-grossense, que o gerente de Desenvolvimento de Autogestão da Ocepar, Gerson José Lauermann, e o coordenador de Planejamento e Controle, Anderson Lucas Helpa, estiveram em Mato Grosso, no dia 2 de outubro.
 
“Eles conheceram o processo de planejamento e execução integrada que estamos trabalhando, que nos possibilita evitar erros no planejamento, na execução e garantir a conformidade até a prestação de contas”, explica o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.

Além disso, hoje a OCB/MT já está com 50% de seus processos com assinatura eletrônica, e o Instituto de Educação Cooperativista – I.COOP – que está em fase de implantação, começou seu planejamento e execução com assinatura eletrônica, com cem por cento de seus processos digitalizados.

“A proposta é reduzir custos, reduzir o uso do papel, agilizar processos cm ganhos de produtividade e ter a segurança de que estamos trabalhando em conformidade com o que foi planejado, normas vigentes e total transparência”, pondera Mazzotti. 
 
O gerente de Desenvolvimento de Autogestão da Ocepar, Gerson José Lauermann avaliou como “muito proveitosa a visita”. Ele ressaltou que “dentro dos nossos propósitos de busca por melhorias, ouvimos que a OCB de Mato Grosso estava com um sistema que funcionava muito bem e viemos conhecer. Gostamos muito do que vimos e apesar de termos outra realidade no Paraná, vamos analisar o que nos foi mostrado e provavelmente voltar a Mato Grosso para conhecermos mais profundamente o sistema de planejamento e gestão eletrônica”.
 
As próximas etapas consistirão no acionamento de ferramentas de relacionamento com as cooperativas, alunos, professores, parceiros, fornecedores, colaboradores, conselhos, órgãos de registro, Unidade Nacional, entre outros. Com isso, consolida-se o processo de construção do Sistema de apoio à Governança e Gestão Eletrônica, bem como do planejamento plurianual. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Coapa inicia projeto-piloto para formação de jovens cooperativistas

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Pedro Afonso (9/10) - Quinta-feira, 8/10 de 2015 é mais um dia importante na história da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins). Ontem foi iniciado o trabalho de implantação da Comissão Juvenil da Coapa, formada por filhos e filhas de cooperados. Para marcar esse importante momento, foi realizado um encontro de sensibilização mediado pelo especialista em cooperativismo, Ney Guimarães, responsável pela formação e criação de 20 turmas de jovens em cooperativas de todo o Brasil.
 
Com intensa participação de 15 jovens foi definido que em 2016, em datas a serem agendadas, será realizado um projeto-piloto no Tocantins que visa a formação de jovens cooperativistas. A ação conta com apoio do Sescoop/TO e pretende atender, inicialmente, a 30 jovens.

Dividido em seis módulos, o programa busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. A iniciativa ainda busca inserir as novas gerações no dia a dia da cooperativa, para que no futuro o jovem possa se associar e até mesmo se tornar dirigente.

INVESTINDO NO FUTURO – O estudante Eduardo Vieira dos Santos, de 19 anos, vive com a família no distrito de Anajanópolis (Porto Real), na zona rural de Pedro Afonso, onde trabalham com a produção de grãos. Ele participou do encontro e ao final afirmou que pretende integrar a Comissão Juvenil da Coapa. “Gostei muito do que ouvi, quero conhecer mais a cooperativa e fazer parte do grupo de jovens que pode fazer muito pelo futuro da cooperativa”, comentou Eduardo.

Com a experiência de trabalhar com a formação de grupos jovens há 12 anos, o professor Ney Guimarães avaliou positivamente o encontro. “Saio feliz, percebi que a moçada entendeu o recado, os olhos estavam brilhando. Vamos ter uma boa turma para ano que vem começar o projeto-piloto no Tocantins, com a Coapa saindo na frente para que outras cooperativas sigam o modelo e invistam na formação da juventude”, analisou, complementando: “Quando formamos nossos jovens, estamos trabalhando a sucessão e a perpetuidade da cooperativa. Esse tipo de formação é um investimento que vamos colher os frutos no futuro”.

Ney Guimarães ainda destacou que a participação dos jovens nas atividades cooperativistas traz uma nova percepção, pois eles passam a entender o que é uma cooperativa na sua essência, que ela não é apenas balcão de compra e venda. “Uma cooperativa também tem quem olhar para as pessoas. Quando o jovem assimila isso, ele passa a respeitar a cooperativa, a se associar, a se envolver. Com esse envolvimento teremos bons candidatos e candidatas a assumir os Conselhos de Administração e Fiscal e, porque não, no futuro, a presidência da Coapa”, disse o especialista.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, acredita que o trabalho com os jovens contribuíra para solidificar a relação cooperativa/cooperado e suas respectivas famílias, além de difundir de forma sustentável a doutrina cooperativista e sua perpetuação.

Responsável pelo projeto de criação da Comissão Juvenil na Coapa, a assessora de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos comemorou a adesão dos jovens e acredita no surgimento de uma nova geração de cooperativistas.

Além do presidente Ricardo Khouri, também prestigiaram o encontro o vice-presidente Moacir Catabriga; os conselheiros José Edgar de Castro Andrade e Evanis Roberto Lopes, e o analista do Sescoop/TO, Diogo Couto.  (Fonte: Assimp da cooperativa)

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Cooperativistas discutem gestão como instrumento de superação da crise

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Presidentes e executivos de cerca de 300 cooperativas gaúchas participam do evento, que também conta com a gerente geral da OCB

Brasília (8/10) – Cerca de 300 presidentes e executivos de cooperativas gaúchas iniciaram hoje, na cidade de Lajeado (RS), as discussões sobre os cenários econômicos atuais e as alternativas para minimizar os efeitos da crise. O grupo participa da quarta edição do Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop) realizada pelo Sistema Ocergs e que contou com a participação da gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella. As atividades seguem até amanhã.

A intenção do Sistema Ocergs ao promover o evento é proporcionar um ambiente no qual as lideranças cooperativistas do Rio Grande do Sul troquem informações e debatam sobre a gestão de cooperativas como principal instrumento de superação das dificuldades econômicas pelas quais passa o Brasil.

A gerente geral da OCB avaliou o primeiro dia do Epecoop como sendo uma grande oportunidade de buscar mecanismos que mantenham o desenvolvimento sustentável das cooperativas. “A visualização de cenários futuros, cuidadosamente elaborados com base na realidade econômica e política do país, é uma das estratégias que poderão garantir que as cooperativas brasileiras consigam, novamente, passar pelas dificuldades atuais, minimizando os efeitos negativos da crise”, ressalta Tânia Zanella.

O presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius, enfatizou a importância das cooperativas para as regiões onde estão inseridas.  “Podemos afirmar que nossas cooperativas propiciam o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Elas não se apropriam das riquezas geradas, pelo contrário, tudo as deixam na comunidade onde o movimento cooperativista se enraizou. As cooperativas não se afastam e nem excluem pessoas”, comenta o presidente.

Sobre o evento, Vergílio foi categórico: “Neste encontro, vamos conhecer e analisar os cenários econômicos do nosso estado, do país e do mundo, para então, com mais sabedoria, melhor gestão e governança, com ética e responsabilidade social, desvendar os caminhos que levam a superação das crises que nos afetam.”
 
PROGRAMAÇÃO – As atividades de hoje giraram em torno das discussões sobre os cenários econômicos, sucessão familiar e empresarial e demonstração do valor adicionado como instrumento de evidenciação do impacto econômico e social das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Amanhã, os participantes debaterão sobre os modelos de gestão em cooperativas e liderança.

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Sistema OCB/GO promove 7º Encontro Goiano de Mulheres Cooperativas

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Goiânia (8/10) – O número de mulheres cooperadas ou que participam de alguma forma nas cooperativas goianas, aumenta a cada ano. Essa informação é comprovada no Censo do Cooperativismo Goiano, que apresenta um aumento gradativo do número de cooperadas nos diversos ramos presentes no estado. Porém, o número de mulheres presidentes de cooperativas ainda é pequeno se comparado ao de homens.

É para mostrar o potencial e apoiar a participação das mulheres no cooperativismo goiano, o Sistema OCB/GO, iniciou hoje o 7º Encontro Goiano de Mulheres Cooperativas, em Caldas Novas. O evento termina amanhã e conta com a participação de cerca de 160 participantes entre cooperadas, mulher e filhas de cooperados. A gerente sindical da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Jucélia Ferreira.

As palestras estão sendo ministradas pela administradora e especialista em gestão de pessoas, Icledes Maria Matté, que fala sobre “Mulheres Cooperativistas: Entendendo a diversidade de Gerações e os Novos Desafios”.

O administrador e especialista em Educação Não Formal e Liderança de equipe, João Carlos de Oliveira vai falar sobre os aspectos da liderança feminina. E para arrematar o segundo dia de encontro o jornalista, publicitário, autor e palestrante José Luiz Tejon Megido, vai inspirar as mulheres com a palestra “O Brasil terá o Tamanho do seu Cooperativismo. O Cooperativismo será do Tamanho da Liderança Feminina”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/GO)

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Líderes do Paraná participam de capacitação nos EUA

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Curitiba (8/10) – Um grupo de 20 representantes de instituições públicas e empresariais do Paraná, entre os quais o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, esteve em Washington, nos Estados Unidos, de 28/9 a 4/10, participando de uma missão organizada pelo Sebrae/PR. A viagem integra o Programa Internacional de Capacitação de Lideranças, que tem como foco propiciar experiências inspiradoras aos líderes engajados com o desenvolvimento do Paraná, a partir de visitas a organizações internacionais, além de estimular o pensamento estratégico e a capacidade de análise, com a troca de experiências em ações direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico, em especial às pequenas empresas.

“Foi uma oportunidade muito importante para conhecer as teorias e técnicas de liderança pesquisadas e aplicadas no âmbito da Universidade de Washington. Isso nos permitiu avaliar a forma como cada executivo está atuando. Nossa expectativa é de que a capacitação tenha continuidade”, avaliou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Durante o programa, a comitiva paranaense discutiu temas como as características e desafios frente às diferentes categorias de tomada de decisão da liderança. O Programa é constituído por um curso profissional e visitas técnicas em instituições sem fins lucrativos e órgãos governamentais dedicados ao desenvolvimento socioeconômico e aos pequenos negócios. As atividades foram realizadas com a American University, instituição fundada em 1893, que tem mais de 12 mil alunos e é reconhecida nos Estados Unidos como a escola mais dinâmica na área política da atualidade.

Os temas desta edição da capacitação foram “O descompasso entre o que a Ciência conhece e o que as organizações fazem: os líderes que necessitamos”, “Liderança Baseada em Valores”, “Liberando o Poder da Liderança Resiliente” e “Mude Suas Perguntas, Mude Sua Vida”.

Uma das visitas feitas pelos líderes paranaenses foi ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, quando o grupo foi recebido pela diretora do escritório para América Latina e Caribe, Anne Driscoll. Na oportunidade, foram abordados temas relacionados às políticas norte-americanas nas relações comerciais com outros países. Eles também estiveram na Biblioteca do Congresso, onde puderam compreender as raízes e valores da cultura norte-americana, sobretudo os valores do estado democrático, da liberdade, do conhecimento e do papel do governo como o agente que deve trabalhar para o bem-comum do seu povo. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR)

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Sistema Ocergs inicia amanhã, em Lajeado, 4º Epecoop

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Porto Alegre (7/10) – O Sistema Ocergs promove, amanhã e sexta-feira, em Lajeado, o 4º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop). Em 2015, o evento integra presidentes e executivos das cooperativas do Rio Grande do Sul com o objetivo de discutir os cenários econômicos e apresentar modelos de gestão cooperativa. O governador José Ivo Sartori deve participar da abertura do encontro, na quinta-feira às 14h.

O 4º Epecoop é o principal evento do cooperativismo gaúcho no segundo semestre e em 2015 será realizado no Vale do Taquari, importante polo do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Dentre as pautas que serão abordadas por especialistas em suas áreas de atuação, destacam-se a Sucessão Familiar e Empresarial, o Modelo de Gestão em Cooperativas e a Liderança e Gestão. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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MT recebe unidades do Centro-Oeste e Tocantins

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Cuiabá (7/10) – Mato Grosso foi o primeiro estado do Centro-Oeste a realizar o encontro das unidades estaduais do Sistema OCB. A ação faz parte das ações do Fórum Permanente do CO (e que também engloba o Tocantins), criado em agosto com o propósito de compartilhar as ações técnicas e boas práticas desenvolvidas na região. O encontro ocorreu entre os dias 5 e 6 de outubro, na sede do Sistema OCB/MT, com representantes das organizações de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, os gerentes Sirley Jesus Ferreira, de Desenvolvimento, e Edson Dahmer, de Operações, disponibilizaram aos representantes das demais organizações, as práticas de gestão das áreas ‘meio’ e ‘fim’ no que tange o modelo de governança, sistema integrado de gestão, cadastro e registros, sistema de cobrança, áreas estratégicas, orçamento, receitas, contratação, monitoramento, programas, licitações, PCCS, comunicação e outros setores de interesse dos participantes.
 
“Essa primeira visita técnica dos profissionais das áreas ‘meio’ e ‘fim’ está permitindo a troca de experiência. A proposta é de que vejam as boas práticas, a forma como são geridos os processos e se compartilhe essas experiências. O encontro foi muito produtivo e o compartilhamento de programas irá contribuir com a melhoria dos serviços que nós oferecemos às nossas cooperativas”, ponderou Adair Mazzotti.

O Sistema OCB/GO, participou do Fórum com três representantes: as Gerentes de Operações, Sebastiana Rodrigues de Carvalho e Robercy Alves Oliveira e o Coordenador de Monitoramento, Jubrair Gomes Caiado Júnior. O Coordenador Jubrair Júnior avaliou como muito positiva a iniciativa da criação do Fórum ponderando que “podemos conhecer as potencialidades de cada Estado e as oportunidades de melhorias que poderemos implantar em nossos Estados, sempre objetivando a melhor prestação de serviços às cooperativas”.

Para ele, entre as ações desenvolvidas pelo Sistema de Mato Grosso, chamou a atenção o programa Supravizio “que você reduz papeis, otimiza tempo e analisa até mesmo o desempenho dos funcionários. Já estávamos pensando em implantar um sistema desse porte em Goiás e esse é um bom exemplo. Este é o primeiro encontro, mas já vimos o quanto importante é essa troca de experiência”.

Mato Grosso do Sul, contou com a participação do Gerente de Operações, Ivanildo de Jesus Silva, o Gerente de Desenvolvimento Juarez Pereira e o Analista Financeiro, Rogério Alexandre J. N. Piva. O Gerente Juarez Teixeira, também ponderou como muito importante a criação do Fórum “para podermos alinhar ações em conjunto com todos Estados do Centro Oeste e Tocantins, principalmente pelas características das cooperativas da nossa região. Hoje os trabalhos são feitos isoladamente, e nós podemos, perfeitamente trabalhar em conjunto e com isso economizar recursos e ter resultados muito melhores”.

Quanto a visita técnica à Unidade de Mato Grosso disse que “vimos muito profissionalismo e que o cooperativismo realmente está se mostrando como uma força e com grande potencial, e tenho certeza, que através desta parceria,  vamos conseguir vislumbrar mais possibilidades e maiores avanços para o cooperativismo da nossa região”.
 
O Sistema OCB/DF foi representando pelo Gerente de Operações, Paulo Cesar Barbosa, a Gerente Adm/Financeiro, Sônia Rodrigues de Miranda Silva e a Gerente de Desenvolvimento, Carla de Castro Gomes Madeira.  Para o Gerente Paulo Cesar Barbosa, o primeiro encontro superou as expectativas.

“Essa é uma ação muito importantes, onde conseguimos visualizar as boas práticas das outras unidades e tirar bons exemplos para poder aplicar nos demais Estados também. Isso vai significar o alinhamento e uma força maior junto a Unidade Nacional. Com esse alinhamento a região vai falar a mesma língua e juntos lutar pelos nossos pleitos”.

Quanto a visita à Unidade de Mato grosso, Barbosa disse que “a disponibilidade dos sistemas de Mato Grosso para nós é muito importante, pois o custo de se implantar esse processo é   elevado e nosso orçamento do DF é curto. Já vamos sair daqui com os fluxos do processo que está implantado em Mato Grosso de uma forma muito positiva. Vai ser muito válido para nós e com isso quem ganha é o sistema cooperativista e os cooperados”.

Do sistema OCB/TO participaram do evento a Superintendente, Maria José Andrade Leão de Oliveira, a Gerente de Operações, Selma dos Reis Silva e a Analista Operacional, Sanaira Fernandes C. Faquini. A superintendente Maria José de Oliveira, foi enfática em avaliar como superimportante a criação do Fórum e que “infelizmente começamos tarde”.

Ela ponderou que “estamos vendo que a maioria das dificuldades que um Estado tem o outro já está avançado. Não precisamos inventar a roda, talvez precise azeitar para adaptar à nossa realidade. Eu penso que o Tocantins será o Estado que mais vai ganhar com esse Fórum, tanto que não vamos esperar 2016 para implantar algumas coisas que vimos em Mato Grosso. Vamos sair daqui e adotar as boas práticas que conhecemos, principalmente porque já foram disponibilizados todos os processos, modelos e ações. Para nós está sendo riquíssimos e percebemos que Mato Grosso é um Sistema que está lá na frente, principalmente na parte de gestão de processo, pois todas as áreas se conversam, conseguindo ver todo fluxo. Não é à toa que Mato Grosso tem a referência que tem”.

Serão realizados mais quatro encontros até o final do ano de 2015: dias 19 e 20 de outubro em Goiás; 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul; 23 e 24 de novembro no Distrito Federal; e 30 de novembro e 1º de dezembro em Tocantins. Uma avaliação final está prevista para o início do próximo ano onde serão deliberadas algumas providencias de integração e adotar ações que possam contribuir com o desenvolvimento das cinco Unidades.

A Fecoop CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins – custeou a participação de três representantes de cada Unidade. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Profissionais de TI participam de encontro nacional realizado pelo Sistema OCB

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Representantes de todas as unidades estaduais estão sendo aguardados para discutirem aspectos ligados à prestação de serviços e legislação; evento será transmitido por meio de videoconferência

Brasília (6/10) – O Sistema OCB realiza amanhã e quinta-feira, em Brasília, a terceira edição do Encontro dos Profissionais de Tecnologia da Informação. Analistas e técnicos de todas as unidades estaduais estarão presentes no evento, cujo objetivo é proporcionar um alinhamento sobre as questões relacionadas à área e os serviços e projetos desenvolvidos, além, é claro de questões vinculadas à legislação pertinente ao setor.

Um dos pontos-altos do evento será a palestra “Segurança da Informação dentro do Sistema Cooperativista Brasileiro” a ser ministrada pelo advogado especialista Leandro Bissoli, marcada para ocorrer ao longo de toda a tarde de amanhã. “Esta palestra tem por finalidade esclarecer os participantes sobre as questões legais relacionadas à segurança da informação especialmente do ponto de vista digital”, esclarece o gerente de TI do Sistema OCB, Mozart Gomes de Sousa Júnior.

Segundo o gerente, dentre os assuntos a serem abordados estão: a importância da proteção da reputação das instituições, o surgimento do “cidadão 3.0”, aquele que vive na era das redes sociais, tablets e celulares, oportunidades e impactos das redes sociais; a questão da identidade digital – prova de autoria; como liderar em segurança da informação; como praticar compartilhamento de conteúdo e colaboração sem riscos; cuidados a serem tomadas em um ambiente virtual, etc.

BREVE CURRÍCULO – Leandro Bissoli é advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Especialista em Direito Digital; Sócio do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados; Pós-graduado em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas. É especialista em Política Comercial Internacional pela Fundação Getúlio Vargas e Cooperação Internacional ao Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo. Coautor do audiolivro “Eleições Digitais”, pela Editora Saraiva, e do livro Direito Digital Aplicado, pela Intelligence. Recebeu o Prêmio “Excelência Acadêmica – Melhor Docente da Faculdade FIT Impacta” em 2010, 2011 e 2012. É certificado pela Sun Microsystems nos cursos SL-110, SL-275, OO-226, SL-285 e SL-314, também certificado em ICS Professional através da Impacta Certified Specialist Cutting Edge Hacking Techniques (GHTQ) e certificado pelo Global Information Assurance Certification (GIAC).

PROGRAMAÇÃO – Além desta palestra, o evento também abordará temas como: a realidade da TI na unidade nacional, bem como seu catálogo de serviços; Sistema Nacional de Autogestão de Cooperativas (Sinac); Tendências Tecnológicas; contratação de bens e serviços de TI e sua terceirização. As unidades estaduais de Minas Gerais e do Paraná apresentarão alguns casos de sucesso. Clique aqui para acessar a programação detalhada.

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Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito celebra intercooperação

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Wocco define Pessoas ajudando Pessoas como tema para comemorar a data

Brasília (2/10) – Estamos há 13 dias da celebração mais importante para o Ramo Crédito, um dos mais estruturados ao redor do mundo. É o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), comemorado por milhares de pessoas, em diversos países, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro. Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ter um dia para celebrar o cooperativismo de crédito é fundamental para mostrar à sociedade a importância deste segmento do movimento cooperativista, considerando seu alcance social.

“Atualmente, o cooperativismo de crédito brasileiro responde por 2,9% do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mas vale ressaltar que, em algumas praças, essa participação já chega aos 10%. Em mais de 500 cidades brasileiras, a única instituição financeira é uma cooperativa. E a perspectiva é de um crescimento constante, principalmente no total de associados, conforme comportamento registrado nos últimos seis anos e refletido em indicadores divulgados oficialmente pelo Banco Central do Brasil (BCB)”, comenta.

O tema do DICC de 2015 – Pessoas ajudando Pessoas – relembra a importância de ajudar o próximo, reforçando assim os valores da cooperação, destacando a força da união e da intercooperação para o sistema. O mote foi definido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Wocco). Sendo assim, nada mais justo que celebrar a data com essa ênfase: a melhor maneira de fazer bons negócios para os consumidores e alcançar representatividade, respeito e desenvolvimento é por meio da união entre cooperativas de crédito, pessoas e sistemas.

NÚMEROS – As cooperativas de crédito ao redor do mundo possuem mais de 217 milhões de associados, estão presentes em 106 países, distribuídos nos seis continentes e em 57 mil cooperativas. No Brasil, mais de 7,5 milhões de pessoas escolhem cooperativas de crédito como sua instituição financeira.

COMEMORAÇÃO – Em todo o Brasil serão realizadas diversas ações. No Distrito Federal, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) realiza o CooperaCriança, com o apoio do Sistema OCB. O evento proporciona a crianças carentes e portadores de necessidades especiais uma programação recreativa, recheada de experiências e valores de cooperação. O projeto redesenhado especialmente para esta edição, proporcionará, além de lazer, aprendizado, cidadania, reflexão, interação social e educação cooperativista, ambiental e financeira.

As crianças poderão participar de vários circuitos que oferecerão filmes educativos sobre o movimento cooperativista, teatro, oficinas de educação financeira, concurso de desenho, palestras de pequena duração sobre preservação dos recursos naturais, com entrega de mudas e sementes ao final. Os participantes receberão lanche, materiais didáticos sobre educação financeira, além de um cofrinho, para estimular o hábito de poupar. 

A ação comemorará, de forma integrada, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito e o Dia das Crianças. Esta será a 12ª edição do projeto que já contemplou mais de 15 mil crianças do Distrito Federal e do entorno.

SERVIÇO

O que: Celebração do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito
Ação: CooperaCriança
Quando: 23/10, das 13h às 17h
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF
Realização: Confebras
Apoio: Sistema OCDF e Sicoop Planalto Central

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Presidente da Uniodonto recebe Medalha Dalton Nunes da Silva

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Itapiraca (2/10) – Em uma cerimônia marcada pela emoção, a Uniodonto do Brasil fez ontem a entrega da Comenda Dalton Nunes da Silva ao seu presidente, José Alves de Souza Neto, como parte da programação da XXV Convenção Nacional que a Uniodonto realiza até amanhã, em Itaparica (BA).

A medalha de mérito Dalton Nunes da Silva, condecoração instituída pela Uniodonto do Brasil em 2004, é conferida pelos membros do Conselho Técnico da cooperativa a pessoas ou instituições que prestaram relevantes serviços à Uniodonto do Brasil. É a mais alta condecoração da cooperativa.

A homenagem ressaltou as características marcantes na trajetória de José Alves de Souza Neto no mundo cooperativista, como liderança, capacidade de antever o futuro, de forma visionária, e sobretudo a valorização das pessoas.

HOMENAGEADO – José Alves de Souza Neto é cirurgião dentista formado em 1983, pela Faculdade Integrada de Marília, São Paulo. Em 1994 fundou a Uniodonto de Jaboticabal, cooperativa que preside. Presidiu a Federação Paulista da Uniodonto de 2004 a 2007. Preside a Uniodonto do Brasil desde 2007. É conselheiro do Sescoop/SP e membro do Conselho Curador da Fundação Unimed. Integra o Conselho de Administração da Aliança Cooperativista Internacional, ACI – Américas. Especializou-se em gestão da saúde pela FGV e em gestão negocial pela Universidade da Califórnia – Irvine. (Fonte: Assessoria de imprensa da Uniodonto do Brasil)

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Lideranças do cooperativismo do PR participam de missão na Europa

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Curitiba (2/10) – Um grupo de 13 presidentes de cooperativas do Paraná embarcou hoje para o leste europeu, com o propósito de participar da etapa internacional da Missão Prospectiva de Boas Práticas e Oportunidades Comerciais em diferentes países da região. Eles estarão acompanhados pelos assessores Gilson Martins, da Ocepar, e João Marcos Silva Martins, do Sistema OCB, e vão ficar lá até o dia 15 de outubro.

No roteiro, estão países onde o cooperativismo tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento agrícola, incluindo a Polônia, Hungria, Eslovênia, Croácia e Rússia. O objetivo é fazer um intercâmbio de experiências para identificar e replicar as ações bem sucedidas existentes no Leste Europeu, além de buscar oportunidades comerciais.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Presidentes, criado pelo Sistema Ocepar em atendimento a uma demanda apresentada pelas lideranças do cooperativismo paranaense.

“Os novos tempos trazem muitos desafios e a necessidade constante de aprimorar conhecimentos técnicos que possam, ao lado da experiência, trazer maior assertividade aos líderes cooperativistas. Assim, nós elaboramos uma programação técnica qualificada em ferramentas de gestão, para contribuir com os líderes na difusão dos mais avançados conhecimentos de administração e economia. Além de cursos em parceria com instituições internacionais de ensino e a participação em eventos importantes, o programa contempla viagens de imersão a outros países para que nossos líderes possam conhecer outros modelos de cooperativismo em diversas partes do mundo e, ainda, prospectar novos negócios”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

VISITAS – Enquanto estiverem no leste europeu, os presidentes das cooperativas do Paraná vão conhecer entidades de representação do cooperativismo nos países visitados, como o Conselho Nacional de Cooperativas da Polônia, a Federação de Cooperativas Agrícolas da Hungria, a Associação de Cooperativas da Croácia, propriedades rurais, cooperativas, a Câmara de Agricultura da Eslovênia, entre outras. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Livro sobre cooperativismo de crédito é lançado no Sistema OCB/GO

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Goiânia (1º/10) – Abelardo Duarte e Mardem Soares, ex-servidores do Banco Central do Brasil (BCB), lançaram ontem, em Goiânia (GO), o livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”. Em suas 178 páginas, a obra aborda estudos, alicerçados na experiência dos autores e em dados disponibilizados pelo BCB, sobre os principais movimentos do cooperativismo financeiro nos últimos cinco anos e suas consequências.

Além disso, faz análises estruturais e regionais que convergem para o diagnóstico, as perspectivas e os desafios para o setor. “É um manual bastante útil para quem quer conhecer e quem pensa estrategicamente o cooperativismo financeiro”, analisa Abelardo Duarte.

Entre os dados apresentados, Goiás aparece em posição favorável. Em 2014, o cooperativismo financeiro no estado apresentava um grau de penetração no mercado local maior que 5%, superior à média nacional. Mais de um quarto dos depósitos e empréstimos cursados pele sistema cooperativista na região Centro-Oeste ocorrem em território goiano.

O evento foi realizado na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO). Lideranças vinculadas às cooperativas Sicredi, Sicoob UNI, Sicoob Goiás Central e OCB-GO participaram da solenidade.

COOPERATIVISMO FINANCEIRO – O cooperativismo financeiro, presente em todo o País, cresceu substancialmente nos últimos 15 anos, praticamente imune a crises. Em cinco estados brasileiros já representa mais de 10% do que é cursado no mercado financeiro local.

Além disso, é de singular importância para a sociedade, na medida em que promove a aplicação de recursos privados e assume os correspondentes riscos em favor da própria comunidade onde se desenvolve. Por representar iniciativas dos próprios cidadãos, contribui de forma relevante para o desenvolvimento local sustentável, especialmente nos aspectos de formação de poupança e de financiamento de iniciativas empresariais que trazem benefícios evidentes em termos de geração de empregos e de distribuição de renda.

AUTORES - Duarte e Soares foram servidores do Banco Central do Brasil durante 33 anos, dos quais 15 dedicados às microfinanças e ao cooperativismo de crédito em particular. Participaram das discussões normativas que culminaram nos vários aprimoramentos da década 2000 a 2010.

Ainda no Banco Central, escreveram o livro "Microfinanças o Papel do Banco Central e a Importância do Cooperativismo de Crédito" e participaram também de capítulos do livro "Governança Cooperativa". Foram também diretores do Sicoob Confederação entre 2010 e 2014, o que agregou ainda mais conhecimentos à sua vivência no cooperativismo financeiro.  (Com informações do Sistema OCB/GO)

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Estados do Sudeste discutem estratégias e projetos estruturadores

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Rio de Janeiro (1º/10) – Superintendentes e representantes das unidades estaduais da região Sudeste (exceto Minas Gerais) iniciaram ontem, no Rio de Janeiro, na sede do Sistema OCB/RJ, o encontro “Formulação de Estratégias e Estruturação de Projetos”. A capacitação tem como objetivo aperfeiçoar a gestão para o desenvolvimento das cooperativas dos estados. A atividade é coordenada pela Gerência de Planejamento do Sistema OCB e prossegue até amanhã.

O intuito da capacitação, que também contou com a presença de técnicos e analistas que atuam diretamente na área de planejamento e orçamento, é estabelecer prioridades para melhorar o rendimento do trabalho e desenvolver melhor o planejamento para atingir bons resultados. O curso tem carga horária de 24 horas e é ministrado pelo Gerente de planejamento do Geplan, Emanuel Malta.

Segundo Malta, os dias de trabalho significarão um importante salto qualitativo para o Sistema, bem como para os gestores e técnicos do movimento cooperativista do Sudeste brasileiro, visto o forte potencial que precisa ser explorado.

“As 2.564 cooperativas da região representam 36% do Brasil, temos 5,74 milhões de cooperados que significa 45% do total do país. As equipes devem realizar análises integradas para melhorar o rendimento do trabalho e, assim, atender, cada vez melhor, às cooperativas”, disse o gerente de Planejamento. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

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Márcio Freitas enfatiza grandeza econômica do setor em evento da Unimed

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Brasília (30/9) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou hoje da 45ª edição da Convenção Nacional Unimed, na Costa do Sauípe, na Bahia, discursando para um público formado por dirigentes, médicos cooperados, líderes, técnicos, fornecedores, parceiros e expositores que debaterão, até o próximo dia 2/10, as principais demandas do Ramo Saúde, visando assegurar seu crescimento e, ainda, do setor de saúde privada.

O evento conta com o apoio do Sistema OCB e é realizado por uma comissão formada pela Federação das Unimeds do Estado da Bahia, Seguros Unimed, Central Nacional Unimed, Fundação Unimed e Unimed Participações. Além do aspecto político, a convenção tem ainda a missão de proporcionar as condições ideais ao compartilhamento de experiências de profissionais de diversas regiões do país, assim como para o levantamento de oportunidades e novidades de produtos e serviços relevantes para as Federações, Singulares e empresas parceiras.

Durante seu discurso, o presidente do Sistema OCB disse que o cooperativismo de saúde no Brasil possui uma importância substancial para a nação brasileira, especialmente o Sistema Unimed, que tem sido um dos maiores responsáveis por cobrir a grande lacuna existente nas estruturas de saúde pública, onde há falta de atenção básica. “O sistema Unimed tem sido, realmente, um diferencial muito grande.”

Além disso, sobre os aspectos políticos e socioeconômicos, Márcio Freitas reforçou a importância do setor para o país. “O movimento cooperativista é econômica e socialmente fundamental para o Brasil e os números só provam essa afirmação. No ano passado, a movimentação financeira de todas as cooperativas brasileiras passou de R$ 350 milhões. O número de empregos gerados foi mais de 360 mil. É bom lembrar que as cooperativas trabalham para pessoas e o percentual da população brasileira vinculadas ao cooperativismo equivale a 25%. O cooperativismo tem uma expressividade grandiosa para o país!”, avalia a liderança.

NO PAÍS – O presidente Márcio Freitas, durante sua fala, fez questão de enfatizar outros números que refletem a importância do cooperativismo para o Brasil.

- O modelo cooperativista representa aproximadamente 48% do total da produção de alimentos do país;
- Cerca de 10% dos municípios brasileiros são atendidos exclusivamente pelo cooperativismo de crédito;
- As cooperativas de transporte são responsáveis pela circulação de 330 milhões de toneladas de cargas/ano;
- Responsáveis por fornecer distribuição e geração de energia elétrica, de telefonia e de abastecimento de água a mais de 800 municípios brasileiros;
- As cooperativas do Ramo Saúde estão presentes em 85% do território brasileiro, as cooperativas contribuem para a interiorização de médicos e odontólogos;
- Das 10 maiores notas do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2015 – ano base 2014, 6 são de cooperativas: 3 Unimeds e 3 Uniodontos
- A Unimed e a Uniodonto são, respectivamente, os maiores sistemas de cooperativismo médico e odontológico do mundo;
- O Ramo Saúde possui 818 cooperativas, 245,9 mil associados e gera mais 92 mil empregos diretos.

DESAFIOS – Por fim, o presidente Márcio Freitas discorreu sobre os desafios do sistema cooperativista:

- Profissionalizar a gestão e aprimorar sua governança
- Fortalecer sua representatividade
- Qualificar mão de obra para o cooperativismo
- Fortalecer sua imagem
- Estimular a intercooperação
- Promover segurança jurídica e regulatória
- Fortalecer a cultura cooperativista

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Copacol sedia Fórum dos Presidentes de cooperativas do Paraná

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Curitiba (30/9) – Com a presença de 65 presidentes e lideranças do cooperativismo paranaense, acontece na sede da cooperativa Copacol, em Cafelândia, Oeste do Estado, o Fórum dos Presidentes organizado pelo Sistema Ocepar. Reunidos desde a tarde desta segunda-feira (28/9), os participantes assistiram palestra sobre o cenário econômico brasileiro, perspectivas futuras e também sobre o modelo de gestão da cooperativa anfitriã, a Copacol.

Conjuntura - No primeiro dia, a principal palestra foi ministrada pelo consultor Juan Pedro Jensen Perdomo, que abordou o tema: “Cenários macroeconômicos na atual conjuntura econômica e política brasileira”. Segundo o especialista, “não faltam problemas para o Brasil e observamos em curto prazo que o governo precisa recuperar a confiança dos empresários e das famílias brasileiras para continuar os investimentos, e também aumentar o consumo”. Outro fator abordado por Jensen é o corte de custos. “Hoje, 90% dos gastos públicos são fixos e não podem ser alterados e governo sem credibilidade, não consegue o apoio do Congresso para alterar esses orçamentos. Para o ano que vem, vamos continuar com dificuldades, principalmente pelo aumento da dívida pública devido a falta de credibilidade do governo”, finaliza o consultor.

Copacol - O anfitrião do evento e presidente da Copacol, Valter Pitol, recepcionou os convidados e destacou a importância do encontro para o fortalecimento das cooperativas do Estado. “Esses eventos são uma oportunidade para atualizamos informações sobre o cenário econômico do Brasil e quais as tendências para os próximos anos, principalmente em relação aos juros para os financiamentos das nossas atividades e também dos produtores associados”, afirma Pitol. “A convite da Ocepar, apresentamos nesta manhã de terça-feira (29/09), um pouco da história da cooperativa desde a sua fundação e os fatos que marcaram a Copacol nestes 52 anos de história, com destaque para o pioneirismo na avicultura e piscicultura e o nosso modelo de gestão”, informou Pitol.

Eficiência - Para o presidente do Sistema Ocepar João Paulo Koslovski, a escolha da Copacol como anfitriã do evento se deve ao excelente trabalho desenvolvido pela cooperativa e atende uma demanda apresentada pelos dirigentes que participaram do primeiro fórum deste ano, na sede da cooperativa Agrária, em Guarapuava. “A Copacol é a cooperativa mais rentável do Paraná, uma oportunidade única para os nossos presidentes e dirigentes conhecer um pouco deste eficiente modelo de gestão que é o diferencial do seu sucesso. Também destacamos os investimentos realizados pela cooperativa ao longo dos anos, especialmente na industrialização, agregando valor à produção dos associados e gerando alimentos de qualidade para o Brasil e para o mundo”, destacou Koslovski. O evento encerra com uma visita a indústria da Copacol. (Com informações e fotos da assessoria de imprensa da Copacol)

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Banca julgadora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015 define vencedoras

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Nomes serão conhecidos na solenidade de entrega, que ocorrerá no dia 17 de novembro, em Brasília

Brasília (29/9) – Os integrantes da banca julgadora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão analisaram hoje as iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras na profissionalização do negócio e apontaram as campeãs desta edição. No dia 17 de novembro, elas serão conhecidas – e reconhecidas – em uma cerimônia de entrega do Prêmio, que será realizada em Brasília (DF), com a presença de diversas autoridades e lideranças do cooperativismo brasileiro.

Todo o processo ocorreu ao longo desta terça-feira. Os juízes analisaram os relatórios enviados pelo Comitê Gestor do Prêmio, sem conhecer a identidade das concorrentes. Cada relatório é identificado apenas por uma série numérica que diferencia as cooperativas inscritas.

A banca julgadora é composta por seis integrantes, representantes das instituições parceiras, quais sejam: Sebrae, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Banco Central do Brasil; Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Segundo a gerente de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, a banca é a instância final da premiação. “Antes de chegar até aqui, as cooperativas inscritas passaram por um longo processo, incluindo visitas in loco e avaliação dos resultados pelo Comitê Gestor”, informa.

PARCERIA – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, fez questão de agradecer aos participantes pelo apoio dado à iniciativa desde a primeira edição do prêmio, ocorrida em 2013. “Assim como as nossas cooperativas, vocês acreditaram no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Sem a expertise de cada um, não teríamos um processo tão consagrado pela lisura e transparência. Vocês são amigos do cooperativismo e isso nos orgulha muito”, ressalta o superintendente.

INOVAÇÃO – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela segunda vez. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras.

Tanto é que, para concorrer ao Prêmio, a cooperativa deve primeiramente aderir ao PDGC.  “O Sescoop é uma entidade que foi criada com os fins e os objetivos muito claros, de capacitar, de formar melhor a nossa gente. Pensando nisso, criamos o PDGC. Trata-se de um caminho para que as cooperativas possam alcançar a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para que elas se firmem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma o superintendente do Sistema OCB.

Segundo ele, a participação da base é fundamental para o sucesso do processo. “Nosso trabalho, nesse sentido, é sensibilizar a todos sobre a importância de se investir constantemente na profissionalização dos negócios. Tenho certeza de que o programa vai contribuir para que milhões de pessoas no Brasil tenham uma condição melhor por meio das suas cooperativas – de serem reconhecidas e terem seus produtos e serviços aceitos no mercado”, declara.

Sobre os resultados que a premiação deve trazer, Renato Nobile acrescenta: “O que eu espero é ver os milhões de associados das cooperativas brasileiras com uma qualidade de vida melhor, uma renda mais adequada, enfim, mais felizes e fazendo crescer o movimento cooperativista no Brasil”.

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Ocergs prorroga prazo de inscrições ao 4º Epecoop

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Porto Alegre (29/9) – Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), o Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop) chega em 2015 à sua quarta edição. E os interessados em participar do evento devem garantir logo a vaga, pois o prazo de inscrições foi prorrogado para a próxima terça-feira (6/10).

O objetivo do encontro é discutir os cenários econômicos, além de apresentar modelos de gestão cooperativa. Neste ano o 4° Epecoop ocorrerá entre os dias 8 e 9 de outubro, no Weiand Hotel, em Lajeado.

INSCRIÇÕES – Preencha a ficha no site www.sescooprs.coop.br e faça o pagamento da taxa por depósito bancário. Envie o comprovante com identificação do participante pelo fax (51) 3323-0026 ou para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. As vagas são limitadas. A inscrição não inclui despesas como deslocamento e hospedagem, que correrão por conta do participante. (Fonte: Assimp Ocergs)

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