Notícias negócios
Belo Horizonte (15/12) – Um evento para celebrar e motivar o voluntariado cooperativista. Essas foram algumas das características presentes no IX Seminário de Responsabilidade Social realizado no início deste mês, no Espaço de Eventos da Unimed BH. O seminário promovido pelo Sistema Ocemg, reuniu cerca de 190 cooperativistas para celebrar os resultados consolidados do Dia C 2015 em nível estadual e nacional, além de apresentar cases de sucesso de outras instituições.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, fez a abertura do evento e falou sobre o ato de ajudar o próximo. "O voluntariado é o símbolo de povos e nações evoluídas". Andrea Sayar, gerente de capacitação do Sistema, apresentou os resultados da campanha 2015 do Dia De Cooperar em nível estadual e nacional.
"A sociedade evolui em saltos. O cooperativismo é o salto por excelência". Foi com essa frase que Rodrigo Starling, presidente do Minas Voluntário, deu início ao painel "A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social no contexto da estratégia organizacional", formado também por Leonardo Gloor, diretor superintendente da Fundação ArcellorMittal e Maike Rothenburg Mohr, gerente das áreas de desenvolvimento humano e sustentabilidade da Unimed do Brasil.
A segunda parte do Seminário foi iniciada com a apresentação do Batuque Salubre, grupo de percussão do Instituto Unimed-BH. Os jovens animaram a plateia, que apreciou o ritmo do grupo. Logo em seguida foi a vez do consultor Marco Zanqueta subir ao palco e realizar uma apresentação de mágica que fazia analogia com o cooperativismo. "Responsabilidade social é como a mágica: todo mundo pode fazer, basta ter vontade de aprender".
De acordo com Zanqueta, para que se tenha um grande resultado é preciso haver o envolvimento das pessoas. "Agradeço a vocês, cooperativistas, por acreditarem na mudança e se mobilizara para que ela aconteça", finalizou.
Logo em seguida, foi realizada a entrega das placas de agradecimento às cooperativas que participaram do Dia C e o sorteio da viagem internacional para conhecer o berço do cooperativismo, em Rochdale. Foram contempladas as cooperativas Sicoob Credinor, de Montes Claros; Cooperserro, do Serro; além da Coapa, de Paraopeba, contemplada no quesito intercooperação. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
"Cordeiro (15/12) – O Sistema OCB/RJ assinou na segunda-feira (10/12) o Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Prefeitura de Cordeiro. De acordo com o documento, serão desenvolvidas ações para o fomento do cooperativismo no município, promovendo, assim, a geração de renda à população, assim como o desenvolvimento local.
O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, e o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, foram recebidos pelo prefeito Leandro Monteiro e pelo secretário de Indústria e Comércio Local, Vitor Garcia.
De acordo com Diaz, o Sistema OCB/RJ trabalha para o desenvolvimento do cooperativismo fluminense e, para isso, está se articulando. “Um dos pontos para o crescimento do nosso segmento são estas parcerias com prefeituras. O nosso objetivo é estar inserido nas 92 cidades fluminenses. Estamos batalhando para isso. O cooperativismo é importante porque mantém a economia do local aquecida e atua para o desenvolvimento econômico e social”, destacou.
Também participaram do encontro o presidente da Cooperativa Agropecuária de Duas Barras, Roberto Araújo, e o analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Márcio Fernandes.
CORDEIRO – Localizado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, Cordeiro tem aproximadamente 20 mil habitantes e fica a 186 km da cidade do Rio de Janeiro. Um dos seus pontos fortes é o turismo e o segmento agropecuário. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)
"Teresina (15/12) – O Sescoop/PI realizou na sexta (11/12) um evento para marcar o encerramento das atividades de 2015, desenvolvidas pela unidade estadual. A solenidade reuniu, em Teresina, lideranças cooperativistas de todo o estado, representantes de instituições públicas e privadas, além de jornalistas.
A programação começou com a entrega de troféus às cooperativas e parceiros que realizaram ações no Dia de Cooperar 2015, que ocorreu, simultaneamente, em todo o Brasil, no segundo sábado de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.
“Esta não é uma ação pontual, como demonstram nossas cooperativas ao longo do ano, por meio de diversas campanhas de saúde, beleza, educação, cidadania, meio ambiente, bem-estar social e valorização do cooperativismo. É uma prática diária de quem já é cooperativista, faz parte do seu dia a dia. O Dia de Cooperar surgiu para amplificar essa corrente de solidariedade, que começou em Minas e hoje já está em todo o Brasil. E a participação dos parceiros é de fundamental importância”, explica o gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alencar.
Em seguida, ocorreu a formatura da 1ª turma do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas do Piauí (Prodelcoop 2015), composta por 30 representantes do cooperativista piauiense. O Prodelcoop tem o objetivo de proporcionar aos participantes a experiência de aperfeiçoamento técnico, gestão, governança, por meio de visitas, encontros, seminários, intercâmbios e aulas.
Logo depois, houve a premiação dos vencedores do 1º Prêmio Cooperativista de Jornalismo Piauiense. O prêmio, com patrocínio e apoio institucional de cooperativas do estado, tem por objetivo reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a agenda do desenvolvimento do país, além de contribuir e estimular a educação cooperativista, divulgando projetos e ações econômicas e sociais realizadas pelas cooperativas piauienses.
O gestor explica que, a exemplo do que já vem sendo realizado pelo Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Amazonas, o Sescoop do Piauí decidiu incluir em suas atividades uma ação que estimule e valorize a produção de trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa estadual relativos ao cooperativismo do Piauí.
PREMIAÇÃO – Além de troféu personalizado e certificado, os vencedores de cada categoria levam R$ 4 mil; os segundos colocados, R$ 2 mil; e os terceiros, R$ 1 mil. (Fonte: Assimp Sescoop/PI)
"Salvador (14/12) – O Sescoop/BA participou nesta quinta-feira, 10/12, da I Feira de Aprendizagem da Bahia, em Salvador/BA. O evento reuniu representantes de cerca de 500 empresas privadas e órgãos públicos, que foram incentivadas a contratar os aprendizes e promover o trabalho decente, por meio de um diálogo entre mercado de trabalho, instituições formadoras e jovens aptos a ingressar no mercado de trabalho.
Chapecó (14/12) – Representantes do Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Pinhalzinho, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi participam a partir de hoje do 3º módulo do curso de Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred).
Brasília (11/12) – A fim de promover o fortalecimento de organizações econômicas da agricultura familiar, o Programa Nacional de Fomento e Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cooperaf) abre edital para a seleção de mil empreendimentos interessados em ter atendimento pelo Programa Ater Mais Gestão, de 2016 a 2018.
Podem participar do edital, cooperativas e associações portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica). Os interessados precisam preencher o formulário e enviar até dia 20 de janeiro de 2016 pelo correio ou pelo e-mail: editalmaisgestã
O programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar, com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados.
Segundo o coordenador-geral de Cooperativismo e Organização Econômica do MDA, Jurandi Gugel, o objetivo do edital é localizar os empreendimentos interessados nos serviços do programa e identificá-los. “Desde 2012, o Mais Gestão já atendeu a 471 cooperativas, beneficiando cem mil famílias. A previsão é para atender mil organizações, em 2016, aumentar para 1,5 mil em 2017, e chegar a duas mil, em 2018. Portanto, precisamos localizar e quantificar os interessados”.
Entre os serviços ofertados aos empreendimentos estão: ferramentas de gestão, diagnóstico e plano de qualificação do empreendimento; orientação nas áreas contábil, financeira, comercial, organizacional, ambiental, marketing, agroindustrial; elaboração de projetos e prospecção de fontes de financiamentos/crédito; promoção comercial; ações de pesquisa e inovação nas áreas de gestão; articulação com outras organizações da agricultura familiar e representantes de governos, para participação em programas de compras institucionais de alimentos, mercados privados e diferenciados; metodologias de trabalho; e profissionais para apoio na execução de ações de aprimoramento nas unidades atendidas.
Os empreendimentos selecionados terão oferta imediata de serviços de formação em cooperativismo e capacitação técnica nas áreas de planejamento, gestão, organização social e comercialização.
INFORMAÇÕES – Para obter mais informações envie e-mails para
Belém (11/12) – Essa foi a aposta do X Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paraense realizado pelo Sistema OCB/PA, entre os dias 2 e 4 de dezembro em Salinópolis. A intercooperação é a relação mercantil de cooperativa para cooperativa, sendo o fortalecimento da cadeia produtiva e a redução de tributária as maiores vantagens. Ainda no tocante ao fortalecimento do cooperativismo no Pará, as políticas públicas também foram valorizadas no evento, que reuniu representantes do governo do Estado e órgãos do governo federal. Cerca de 120 representantes de cooperativas de várias regiões do estado prestigiaram o encontro.
Durante os três dias de programações, os representantes de cooperativas puderam identificar as principais demandas por ramo, avanços, o que esperam do Sescoop/PA e de que forma o próprio segmento cooperativista pode ajudá-los. Eles presenciaram palestras da Fundação Banco do Brasil, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e dos quatro sistemas de crédito do cooperativismo em atividade no Pará: Sicredi, Sicoob, CredISIS e Unicred, e a palestra de um dos mais requisitados nomes da atualidade, Jussier Ramalho.
Jussier Ramalho é autor do best seller “Você é a sua marca” e é um dos palestrantes mais requisitados do mundo. Para Waldemar Rodrigues, presidente da Central de Cooperativas de Transporte do Estado do Pará, a palestra de Ramalho foi um dos pontos altos do Encontro. “É uma renovação de ideias, de energias e de esperança. Às vezes, não sabemos que estamos paralisados no tempo, no automático, é preciso sim sacudir, renovar tudo e obter melhores resultados”, disse.
O titular da Sedap (Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca), Hildegardo Nunes, representou o Governo do Estado, reuniu como algumas lideranças dos ramos crédito, agropecuário, trabalho e transporte e foi enfático em afirmar que “o Estado acredita do cooperativismo”. “O cooperativismo é uma alternativa real e viável para o desenvolvimento do Pará. Precisamos e vamos fortalecê-lo”, ressaltou.
E como o cenário das políticas públicas é favorável para o cooperativismo, a organização do evento promoveu em parceria com o Sebrae-PA a 1ª Rodada de Negócios do Cooperativismo Paraense. “Esse é um projeto piloto em que vamos acompanhar para poder implantar nas demais regiões onde o Sebrae-PA atua. No Feirão de Crédito, em que duas cooperativas de crédito participaram, os resultados foram muito promissores. Cerca de 80% dos atendimentos já procuram os agentes financeiros. Com as cooperativas de crédito, será ainda melhor, pelas condições que elas oferecem”, explicou o diretor técnico do Sebrae-PA, Hugo Suenaga.
“Esse Encontro é um marco para nós. Por todo o nosso trabalho de incentivo, qualifição e representação política das cooperativas junto aos governos municipais, estadual e federal, é que conseguimos chegar a intercooperação de fato por meio desse grande catalisador que é o cooperativismo de crédito”, afirmou o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)
Salvador (10/12) – A Cooperativa Educacional de Eunápolis (Cooeduc) ganhou a etapa estadual do Prêmio de Competitividade à Micro e Pequenas Empresas Brasil 2015, na categoria de serviços de educação. O MPE promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das MPEs brasileiras, disseminando os conceitos e práticas de gestão, por meio de um processo de reconhecimento estadual e nacional. Em fevereiro a cooperativa irá disputar, junto a vencedores de todo o Brasil, a etapa nacional.
Da Educação infantil ao ensino médio, a Cooeduc tem 23 anos de história, com a missão de orientar para a formação de cidadãos conscientes, transformadores e comprometidos com os princípios éticos. A primeira participação da cooperativa no MPE Brasil foi em 2009, quando a empresa foi vencedora na etapa estadual na categoria Serviços de Educação. Desde então, melhora a sua gestão com o apoio do Sebrae e promove a capacitação continuada de professores por meio do Sescoop/BA.
No ano de 2015, a Cooeduc se destacou na etapa estadual em sua categoria, competindo e se classificando para a etapa nacional. Para o diretor da cooperativa educacional, Adilson Correia, este prêmio ressalta o comprometimento que a cooperativa tem com a educação de seus alunos, e a qualidade do ensino prestada.
"A conquista do MPE 2015 é um reconhecimento de todo um trabalho pautado na busca incessante pela qualidade, resultado e, acima de tudo, pela excelência nos serviços que prestamos. Agradecemos a todos os colaboradores, clientes, parceiros e em especial ao Sescoop/BA pelo apoio em todos os projetos realizados pela Cooeduc”, afirma Adilson.
Para participarem do prêmio, as empresas devem preencher o questionário de auto avaliação, onde serão avaliados e receberão um relatório sobre sua gestão, a fim de preparar as empresas para alcançar seus objetivos. Caso a empresa vença a etapa em seu Estado, pode ganhar a etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
Intenção é fortalecer a economia local, com o uso dos recursos municipais na própria comunidade
Brasília (9/12) – A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã de hoje, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, que possibilita que os municípios que tenham disponibilidade de caixa depositem os recursos nas cooperativas de crédito. O projeto visa fortalecer a economia local, com o uso dos recursos municipais na própria comunidade, de forma a evitar distorções, capilarizar o crédito cooperativo e aprimorar o desenvolvimento regional.
De acordo com o relator do PLP 100/2011 na CFT, deputado Luiz Carlos Hauly (PR), a possibilidade de as cooperativas de crédito poderem gerir as disponibilidades de caixa dos entes públicos municipais, certamente, consiste em uma das mais democráticas, inovadoras e eficazes ações para potencializar inclusão financeira e desenvolvimento regional.
Segundo Hauly, que faz parte da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o projeto será fundamental para que as cooperativas de crédito possam aumentar sua participação no Sistema Financeiro Nacional (SFN), que em outros países, como a França, chega a ser de mais de 40% do total.
Já o deputado Domingos Sávio (MG), autor do projeto e coordenador do Ramo Crédito da Frencoop, destacou que o PLP 100/2011 irá consolidar a imagem do cooperativismo como agente de inclusão financeira e fortalecer o movimento municipalista.
“Hoje vivemos em um cenário de injustiça, em que cidades e prefeituras de todo o país têm uma cooperativa de crédito, vigorosa e eficiente, absolutamente legalizada, empregando na cidade, financiando a economia da cidade, mas que sofre com a situação em que entes públicos acabam tendo que depositar suas disponibilidades de caixa em cidades vizinhas, não movimentando a economia local. Não se trata de um projeto bom apenas para cooperativas de crédito ou gestores públicos municipais. O PLP 100/2011 é fundamentalmente positivo para o país, evitando distorções de acesso ao crédito”.
INCLUSÃO DO SESCOOP – Durante a votação do projeto na CFT, o deputado Evair de Melo (ES), que também faz parte da Diretoria da Frencoop, apresentou emenda com o intuito de permitir, tal e qual está se pleiteando em relação aos municípios, que as disponibilidades financeiras do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) sejam movimentadas por meio de cooperativas de crédito e bancos por elas controlados.
“Entendemos que esse pleito evita uma distorção evidente, permitindo que os recursos do cooperativismo sejam devidamente operacionalizados pelo próprio setor”.
TRAMITAÇÃO – Um dos principais projetos de interesse do Sistema OCB em tramitação no Congresso Nacional, estando entre as prioridades da Agenda Institucional do Cooperativismo – 2015, o PLP 100/2011 segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) e, em seguida, para análise dos plenários da Câmara e do Senado Federal.
Brasília (9/12) – As perspectivas tanto do agronegócio quanto do cooperativismo brasileiro para 2016 são os assuntos da palestra a ser ministrada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante o Fórum de Lideranças Cooperativistas na Paraíba. O evento é promovido pela unidade paraibana, deve reunir 100 lideranças e ocorrerá na cidade de Campina Grande, distante da capital – João Pessoa – cerca de 130 km.
A intenção do Sistema OCB/PB ao realizar o evento é reunir dirigentes e conselheiros cooperativistas, entidades institucionais parceiras e autoridades para discutir temas de interesse do cooperativismo, com destaque para o cenário econômico atual.
Além de Márcio Freitas, os participantes também poderão discutir sobre Gestão de Pessoas e Resultados de Líderes durante a palestra que será ministrada por Gonçalo Pontes Júnior, conferencista, consultor e palestrante, graduado em Economia e Direito, Master Business Administration em Gestão Empresarial, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho.
FEEDBACK – Como parte da programação, haverá ainda o compartilhamento das experiências obtidas pelas cooperativas paraibanas Copresta, Coapecal, COOP.ABC e Cooparaíso que participaram de um intercâmbio de boas práticas no estado do Paraná.
Brasília (9/12) – O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) acaba de publicar o primeiro relatório trimestral do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O objetivo, segundo o diretor do Fundo, Cláudio Weber, é consolidar os números do sistema para trazer maior transparência às informações e dados estatísticos, ampliando, assim, o conhecimento do segmento de crédito cooperativo.
O relatório trimestral é composto por três tópicos: 1) Estrutura do SNCC; 2) Depósitos; 3) Operações de crédito. Segundo o documento, a participação dos depósitos totais do SNCC no Sistema Financeiro Nacional (SFN) em junho 2015 era de 4,40%, sendo esta incrementada em 0,35 pontos percentuais em relação à participação de dez-2014, sendo os depósitos à vista nas cooperativas singulares e a captação de poupança dos bancos cooperativos os principais responsáveis por esse aumento observado.
Outro dado importante diz respeito ao volume de depósitos por regiões. Os gráficos disponíveis no relatório demonstram a participação das cooperativas no SFN por região. Seis estados superam ou igualam a marca de 10% de participação no SFN: Santa Catarina (23%); Mato Grosso (20%); Rondônia (13%); Rio Grande do Sul (10%); Paraná (10%) e Mato Grosso do Sul (10%).
CONFIRA – Clique aqui para acessar a íntegra no relatório.
Salvador (9/12) – O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) promove neste mês a I Feira de Aprendizagem Profissional, que ocorrerá em diversos estados. Na Bahia, a feira será realizada amanhã, das 8h às 18h, no Senai, em Salvador/BA. A OCEB participará do evento divulgando no seu stand o programa “Aprendiz Cooperativo” do Sescoop.
A Feira de Aprendizagem tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre aprendizagem profissional e incentivar a sua implantação nos mais diversos municípios do Estado da Bahia, na administração pública e nas empresas e cooperativas, incentivando por meio de palestras e stands das instituições habilitadas para formação profissional de aprendizes o trabalho decente, por meio de um diálogo entre as instituições formadoras e jovens aptos a ingressar no mercado de trabalho.
Durante todo o dia, as cooperativas poderão ser orientadas em relação ao Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop, que proporciona condições para cumprimento da Lei de Aprendizagem que exige dos estabelecimentos de qualquer natureza a contratação em seu quadro de empregados entre 5% e 15% de jovens aprendizes. Este programa tem por objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho, garantindo a sua formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.
A Lei de Aprendizagem foi instituída pela Lei nº 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005, que determina a todas as empresas de médio e grande porte contratarem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. O aprendiz é um jovem inserido no ambiente de trabalho, com registro na carteira de trabalho em regime especial e por tempo determinado, que frequenta curso de aprendizagem simultaneamente ao trabalho.
A cota de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional. Cabe ao empregador, dentro dos limites fixados, contratar o número de aprendizes que melhor atender às suas necessidades. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
São Paulo (9/12) – Na última quinta-feira, 26/11, o Sistema Ocesp recebeu a visita do presidente da Federlavoro e Servizi ConfCooperative, Massimo Stronati, acompanhado por Leandro Paoletti e Marco Regini. Eles foram recebidos pelo assessor especial Américo Utumi e pelo superintendente Nelson Claro. Também estavam presentes o gerente de Monitoramento Luis Antônio Schmidt e o analista de Gestão de Cooperativas, Luís Fernando dos Santos.
Durante o encontro, os convidados assistiram a uma apresentação sobre o sistema de representação do cooperativismo paulista e compartilharam informações sobre a estrutura de organização do cooperativismo na Itália. Também foram discutidas oportunidades de negócios, relações comerciais e intercâmbio técnico entre cooperativas paulistas e empresas italianas. (Fonte: Assimp Sistema Ocesp)
Pedro Afonso (8/12) – Há 17 anos, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região de Pedro Afonso (TO), que abrange também os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Miracema, Santa Maria do Tocantins, Guaraí, Tocantínia, Itacajá, Itapiratins, Goiatins, Recursolândia e Centenário.
Atualmente, a cooperativa conta com 209 cooperados, de vários portes (da agricultura familiar à empresarial), e atua fomentando pesquisas, fornecendo insumos e serviços técnicos de alta qualidade, prestando serviços na área de armazenamento e comercialização de grãos, além de dar assessoramento e assistência técnica ao produtor rural.
Neste ano, a Coapa recebeu 23 novos cooperados que estão instalados nos municípios de Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins, Bom Jesus do Tocantins, Guaraí e Rio Sono.
O produtor Armando Schulz veio do município de Astorga (PR), chegando no Tocantins em 2008. Mexia apenas com gado e resolveu trabalhar também com a produção de soja. Por causa dessa nova visão do seu empreendimento, o produtor procurou a Coapa para tornar-se um cooperado e há cerca de dois meses entrou para o quadro social.
“Achei melhor estar cooperado, pois na hora de comprar algum produto para o meu negócio, estando em uma cooperativa, facilita na aquisição; além de ajudar a gente, prestando assistência técnica e com orientações para nós produtores”, explicou. Armando tem a expectativa de aumentar a área de plantio da soja, que hoje conta com 220 hectares.
Outro produtor da região é Walter de Oliveira, do município de Tupirama, que faz parte do Conselho de Administração da Coapa. Walter também veio do Paraná e, há dois anos, está integrando o Conselho. “No Paraná também fazia parte da cooperativa e quando vim pra cá, também busquei a cooperativa para me associar. É uma forma de ajudar os produtores e a gente”, explicou. O produtor planta soja e outros grãos, e veio para o Tocantins porque viu a oportunidade de expandir a sua produção.
FORTALECIMENTO – Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, os cooperados fortalecem a instituição e também a economia da região. “A adesão de novos cooperados está sendo sensacional para nós. Vejo por duas vertentes. Primeiro a econômica, pois fortalece os nossos negócios. A entrada de novos produtores de grãos agrega à cooperativa e ajuda na diminuição de custos do armazém”, destacou.
Khouri também comentou sobre o lado social da instituição. “A outra vertente é a social. Muitos destes novos cooperados já eram associados às cooperativas no Sul do Brasil e tem uma visão avançada da importância do cooperativismo moderno. Eles vem somar forças com quem já está na Coapa nestes quase 20 anos de história”, explicou.
“Buscamos não só o fortalecimento econômico, mas também o social. Que os novos cooperados participem de nossos projetos, como o Núcleo Feminino e a Comissão Juvenil, que visam fortalecer o quadro social da Coapa”, finalizou o presidente.
Já para o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, a credibilidade nos aspectos técnicos (recepção, armazenamento e comercialização de grãos), bem como a profissionalização dos processos da cooperativa, tem atraído novos associados, de todos os portes. “Os novos cooperados que já participavam de ações cooperativas em seus estados de origem vão somar muito às nossas ações e crescer conosco”, destacou.
COMO SE ASSOCIAR – O interessado em se associar na Coapa poder preencher uma proposta fornecida pela própria instituição, apresentando os documentos solicitados. Em seguida é feita uma criteriosa avaliação e dado um parecer pela aceitação do interessado. Depois de ser aceito na cooperativa, o cooperado deverá frequentar o primeiro curso básico de cooperativismo e/ou associativismo que é oferecido aos novos associados. (Fonte: Assimp da cooperativa)
"Curitiba (8/12) – Está em circulação a edição nº 127 da revista Paraná Cooperativo, produzida pela assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar, com uma reportagem especial sobre o desenvolvimento integrado promovido pelo cooperativismo paranaense. A matéria traz exemplos de cooperados que estão obtendo maior qualidade de vida e melhoria de renda com apoio das cooperativas do Paraná.
Mostra ainda que o planejamento das atividades é uma das características fortes do setor, juntamente com a gestão moderna e investimentos em formação, que tem demonstrado resultados, especialmente neste cenário econômico pouco favorável que atualmente atravessa o país.
Agora, a meta do setor é dobrar a movimentação econômica nos próximos anos e chegar aos R$ 100 bilhões, por meio do Paraná Cooperativo 100 (PRC 100), o plano estratégico que está sendo elaborado com apoio de todas as cooperativas paranaenses. Esse foi o tema principal discutido no segundo Fórum dos Presidentes promovido pelo Sistema Ocepar, em Cafelândia, no Oeste do Paraná, nos dias 28 e 29 de setembro.
ENTREVISTA – Nesta edição, o entrevistado é o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Paulo Roberto Vasconcelos, que fala sobre cooperativismo, o trabalho da Justiça, o momento político do país e as metas de sua gestão no TJPR.
MAIS – Há ainda outras matérias sobre a viagem realizada por presidentes das cooperativas do Paraná ao Leste Europeu, os cursos de pós-graduação promovidos pelo Sescoop/PR, as inaugurações das agroindústrias da Integrada e da Frísia, Castrolanda e Capal e muito mais. Clique aqui para ler
"Brasília (7/12) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar um comunicado sobre a abertura de processo seletivo para contratação de profissional de nível superior para o cargo de analista de sistemas (desenvolvedor). Para conhecer todos os detalhes do processo, clique nos links abaixo:
1 – Comunicado
2 – Cronograma
3 – Conteúdo programático
4 – Perfil
Honraria visa a reconhecer o trabalho de personalidades de diversos setores por seu trabalho, realizado em prol do desenvolvimento da economia nacional
Brasília (7/12) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, é o homenageado da Associação Brasileira de Criadores (ABC), na categoria Associativismo, do 14º Prêmio Personalidades do Ano. A cerimônia ocorre logo mais, às 18h, em São Paulo (SP). Ao ser comunicado oficialmente sobre o a honraria, Márcio Freitas disse que o ato é um reconhecimento que vai além de nomes, pessoas ou instituições, refletindo aquilo que o cooperativismo tem de mais essencial: unir forças e compartilhar resultados.
“O movimento cooperativista abre novos caminhos de inserção na sociedade pela prática do empreendedorismo e do trabalho conjunto. E esses resultados não ficam concentrados apenas nos cooperados, eles se espalham, beneficiando um universo infinitamente maior de pessoas. Um reconhecimento deste nível, vindo de uma entidade tão importante para a economia brasileira, nos dá a certeza de estarmos no caminho certo, buscando a melhoria contínua de políticas públicas que contribuam para que o cooperativismo continue fazendo muito mais”, avalia o cooperativista.
SAIBA MAIS – O Prêmio Personalidades do Ano reconhece personalidades técnicas, políticas, acadêmicas, pesquisadores e produtores ligados à pecuária brasileira, cujo desempenho em 2015 foi notável. A honraria é concedida pela Associação Brasileira de Criados que, em 2016, completará 90 anos de existência e uma jornada importante na organização de empresários e profissionais do setor. Além de Márcio Freitas, também serão agraciados:
- Categoria: Personalidade do Ano
Eng. Agr. Fernando Penteado Cardoso
Pres. Honorário da Fundação Agrisus
- Categoria: Pecuária Corte
Bento Abreu Sodré de Carvalho Mineiro
Diretor das Fazendas Sant´Anna - Rancharia - SP
- Categoria: Pecuária Leite
Carlos Alberto Pasetti de Souza
Fazenda Colorado - Araras - SP
- Categoria: Mídia
Bruno Blecher
Revista Globo Rural - Diretor de Redação
- Categoria: Ensino/Pesquisa
Prof. Dr. Moacyr Corsi
Prof. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP
- Categoria: Sócio Emérito
Prof. Dr. Antonio Roque Dechen
Prof. ESALQ / Pres. da Fundação Agrisus
LANÇAMENTO – Além da honraria, a entidade lançará um livro comemorativo com toda sua história, “quase exemplar”, como define o presidente do seu Conselho de Administração, Luiz Alberto Moreira Ferreira. O livro comemorativo dos 90 anos procura mostrar essa condição única, essencial para que a entidade sempre pudesse se colocar na vanguarda das melhores ideias e propostas de soluções de crises, além de formulação de políticas públicas em defesa da agropecuária nacional, ao mesmo tempo informando seus associados, autoridades e todo o público sobre inovações tecnológicas que favorecessem a competitividade e o avanço sustentado de criadores e produtores rurais em geral.
A descrição traz com muito orgulho toda essa história sobre o início da pecuária de leite e, logo em seguida, da pecuária de corte. A obra também é uma forma de homenagear inúmeros paulistas e brasileiros, agradecendo por esse passado notável, sempre olhando para o futuro. O trabalho é produto de pesquisa e se baseou em 829 edições da “Revista dos Criadores”, publicação regular que a ABC lançou em 1930, e tornou-se um patrimônio da pecuária nacional.
ASSOCIAÇÃO – A ABC foi fundada em 1926, com o nome Federação Paulista dos Criadores de Bovinos, quando um grupo de brasileiros, cafeicultores e produtores de leite, tomou a iniciativa de organizar-se em uma associação para desenvolver suas atividades em prol da sociedade. Trata-se de uma das mais antigas instituições de representação do agronegócio brasileiro e esteve durante toda a sua história reunindo sob suas asas republicanas e democráticas as principais lideranças e os mais lúcidos pensadores do setor.
Para manter sua tradição e representatividade, a ABC passa por um processo de revitalização administrativa e institucional. O atual Conselho de Administração, que tomou posse em janeiro de 2013 para um mandato de três anos, coloca em prática propostas que visam modernizar e dinamizar a entidade. Presidente desde 2001, o engenheiro agrônomo Luiz Alberto Moreira Ferreira, que está em seu quinto mandato, tem como meta ampliar a prestação de serviços aos associados e, para tanto, engaja-se no desenvolvimento de diferentes projetos.
O mais importante, em fase final de elaboração, é o Portal do Conhecimento, que entrará em atividade no início do próximo ano. Este site, extremamente bem recebido pela comunidade científica divulgará pesquisas, estudos, teses, dentre outros, publicando o que de melhor é produzido nos institutos de pesquisa. (Com informações da Assessoria de Imprensa ABC)
O
O Sistema OCB/Sescoop-AM oferece este mês de maio dois cursos de capacitação para cooperativistas do Amazonas. O primeiro é o Curso de Qualidade para Atendimento de Cooperativa, que será realizado no dia 12 das 8 às 18h no auditório da Uniodonto Manaus, localizado na Rua Leonardo Malcher, 598 – Centro.
O curso abordará temas como: Definição de atendimento, a importância do processo de comunicação para o atendimento de qualidade, a comunicação eficaz no atendimento do cliente interno e externo, processo de excelência no atendimento, atendimento presencial, via telefone e outros, performance do comunicador atendente, percepção e empatia e os dez passos para o atendimento um de qualidade.
E-Social – O outro curso que está sendo oferecido pelo Sistema OCB/Sescoop-AM é o E-Social para Cooperativas, que será realizado nos dias 18 das 8 às 18h e 19 das 8 às 12h, no auditório da Casa do Cooperativismo, localizado na Avenida Japurá, 241 – Centro. O curso é direcionado a auxiliares coordenadores de departamentos pessoais/RH, departamento financeiro, advogados, contadores e técnicos de contabilidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelas cooperativas através dos telefones: (92) 3611-2226 – (92) 99198-9086 ou pelo email:
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
E
Em clima de festa e integração entre cooperados, colaboradores, clientes e convidados, o Sistema OCB/Sescoop-AM e o Sicoob Uniam realizaram nesta sexta feira, 4 de junho, na agência central da cooperativa, localizada na Rua Afonso Pena, bairro da Praça 14, em Manaus a sua Ação Social referente a Campanha do Dia C – Dia de Cooperar 2015. A Ação Social começou às 8h com um café da manhã, servido aos presentes e se estendeu até o final da tarde. A Ação Social foi focada no atendimento a população e aos clientes.
O Sicoob Uniam, dentro da sua programação disponibilizada à população durante o ano já contribui com atendimentos a quatro instituições que cuida de pessoas idosas, crianças com deficiências físicas e mentais e em situação de risco.
O presidente do Sicoob Uniam, Asdrúbal Melo declarou que a Ação Social é realizada como forma de agradecer a sociedade pela aceitação disponibilizada às cooperativas, e também de atender pessoas que realmente necessitam de ajuda. O presidente acrescentou que a realização da Ação Social do Dia C oferece um ‘produto’ que é bastante interessante para o cooperativismo, o retorno com a visibilidade ao sistema cooperativista de tudo que está sendo feito em prol da sociedade.
Asdrúbal disse ainda que a população precisa tomar conhecimento do trabalho que está sendo realizado em seu benefício, e para ele, ações como está é uma forma importante de divulgar os serviços que as cooperativas promovem dentro das comunidades onde estão localizadas e desenvolvem seus trabalhos.
“No Dia Internacional do Cooperativismo vamos está realizando uma Ação Social intensa para mostrar a população de Manaus que o cooperativismo é uma realidade, e que pode trazer muitos benefícios a todos que aderirem a este movimento”, disse o presidente.
Na opinião da gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/Sescoop-AM, Eliane Craveiro, promover uma ação do Dia C é muito gratificante, pois, para ela, o voluntário precisa ter a convicção de que faz um trabalho solidário e de integração social, com o objetivo de ajudar pessoas, sem esperar receber alguma retribuição em troca do serviço que está sendo realizado para beneficiar a quem verdadeiramente encontra-se necessitado.
“O Dia C, além de ser uma grande Ação Social que mobiliza todo o País por meio do cooperativismo, é também um principio cooperativista que envolve parte da população brasileira. Esta ação voluntária veio pra ficar e principalmente fazer a diferença na história do voluntariado do Brasil”, argumentou a gerente.
Devo solo cercare di vedere posso portare cialis in aereo in che misura le persone guardano in modo più efficace. Mondo
Kamagra Oral Jelly
non vanno a tadalafil citrate time till effectiveness scuola per la prima.
Para o responsável pela portaria do Sicob Uniam, Humberto Batista de Sá, participar de uma Ação Social como a que está sendo realizada pelo Sistema OCB/Sescoop-AM é de fundamental importância para todos que fazem parte do grupo que compõem a cooperativa.
“O que eu posso identificar como diferencial na cooperativa é que, aqui, todos são tratados em nível de igualdade, uns cooperando com os outros para fazer um trabalho de excelência a cada dia, e com isso proporcionar muitos benefícios aos nossos clientes, que são a razão do sucesso deste empreendimento cooperativista. Durante quase dois anos que trabalho aqui, abro e fecho o portão para os cooperados, colaboradores e clientes entrar e sair com o maior prazer, e me sinto feliz por exercer essa função. Me faz muito bem”, assegurou Humberto.
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fotos: Priscilla Torres
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e Sicoob Uniam
Brasília (4/12) – Esta semana foi bastante movimentada para os representantes do Ramo Crédito. Diversas reuniões ocorreram em Brasília para discutir o desenvolvimento do segmento. Na terça (1º/12), foi realizado o primeiro encontro entre os comitês responsáveis pela elaboração do Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
O gerente de Planejamento do Sistema OCB, Emanuel Malta, apresentou uma proposta preliminar do planejamento, envolvendo ainda as responsabilidades e as etapas para a consolidação de um documento que terá o caráter norteador das ações do SNCC. Segundo Emanuel, as três etapas devem ser concluídas em até sete meses. São elas:
a) Avaliação do ambiente externo;
b) Avaliação do ambiente interno;
c) Definição de diretrizes estratégicas.
REPRESENTATIVIDADE – O grupo responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico do SNCC possui representantes de todos os agentes do Sistema Nacional. Após a reunião do GT, os integrantes se comprometeram a avaliar, junto a suas bases, se cabe algum ajuste no material apresentado pelo Sistema OCB; verificar se há alguma consultoria que pode contribuir com o desenvolvido do planejamento e indicar lideranças que participem diretamente do processo de avaliação dos ambientes interno e externo.
MARKET SHARE - “Diante de um documento construído com o apoio dos integrantes do SNCC temos condições de aproveitar as oportunidades que o mercado tem. Atualmente, representamos 3% de todo o Sistema Financeiro Nacional e temos capacidade para ampliar nosso market share com eficiência e competitividade. Este alinhamento é o primeiro passo rumo à construção de um futuro ainda mais sólido para o cooperativismo de crédito”, comenta o Celso Regis, coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB.
DEMAIS ASSUNTOS – O encontro do grupo técnico continuou ao longo de quarta-feira (2/12), quando também ocorreu a reunião da coordenação do Ceco. Da pauta constaram assuntos como a definição da agenda de atividades e prioridades para 2016, tratativas relacionadas às consultas públicas sobre a entidade de auditoria cooperativa e, ainda, sobre as sociedades garantidoras de crédito. Outro assunto discutido foi a atualização do Regimento Interno do Conselho Consultivo do Ceco, que será deliberada na próxima reunião da Diretoria da OCB.
FGCOOP – Na quinta-feira foi a vez do Conselho de Administração do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop) se reunir para deliberar sobre os passos previstos para 2016.