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Notícias negócios

 

Sistema Ocemg divulga calendário de eventos para 2016

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Belo Horizonte (20/1) – O calendário de cursos e eventos do Sistema Ocemg para 2016 já está disponível no Portal do Cooperativismo Mineiro. De acordo com a gerente de capacitação do Sistema, Andréa Sayar, todas as atividades da Casa estão organizadas em eixos temáticos como Gestão e Governança, Organização do Quadro Social (OQS), Educação Cooperativista, Promoção Social, além de Estudos e Pesquisas.

Entre as atividades de Gestão e Governança das Cooperativas, os cooperativistas têm à disposição o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Programa de Formação de Dirigentes e Gestores das Cooperativas Mineiras (Formacoop), o Programa de Formação de Conselheiros das Cooperativas de Crédito (Formacred) e o Programa de Gestão Avançada para Líderes (Lidercoop).

Em breve, as programações detalhadas dos Encontros Profissionais, além das propostas para os de Jovens e de Mulheres, serão divulgadas. O ciclo de palestras quinzenais de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo já foi retomado em janeiro.

As atividades ligadas à Promoção Social abrangem ações de Educação, Lazer e Cultura, Reponsabilidade Social e Qualidade de Vida. Acompanhe no Portal do Cooperativismo Mineiro as agendas do Sábado Cooperativo, Coop Encena, Corrida da Cooperação, Coopsportes e Dia C.

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Capacitação pelos telefones (31) 3025-7112 e 3025.7110 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Programa Educação Cooperativa terá novidades em 2016

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Belo Horizonte (20/1) – Uma das principais ações do pilar de Promoção Social do Sistema Ocemg, o Programa de Educação Cooperativa, cresce a cada ano. O sucesso da iniciativa reflete números expressivos. De 2011 até o final de 2015, 9.178 alunos foram contemplados pelo programa, vindos de mais de 150 escolas mineiras. Cerca de 500 educadores foram envolvidos no projeto, que contou com a colaboração de 21 cooperativas locais como apoiadoras. 

Para 2016, as visitas do programa terão início na segunda quinzena de março e existem ainda novidades entre as atividades a serem trabalhadas com os estudantes. "Dentre as temáticas e as atividades a serem desenvolvidas, destacamos a elaboração de um Plano de Negócio Cooperativo, a partir da visão e da prática do empreendedorismo coletivo. Esse plano de ação servirá de suporte metodológico e de inspiração na estrutura, organização e gestão para que os estudantes escolham e definam o tipo de negócio cooperativo que querem desenvolver", explica a analista da Gerência de Capacitação, Thaís Leite.

Desde o início do programa, o número de cidades também aumentou de três para 21. E este ano o número de cidades contempladas pelo projeto será ainda maior, com seis novas adesões: Cataguases, Itabira, Guapé, Lajinha, Campos Altos e Pimenta. Além desses municípios, Alpinópolis, Araguari, Caetanópolis, Canápolis, Capinópolis, Carmo do Rio Claro, Carmópolis de Minas, Chapada Gaúcha, Curvelo, Esmeraldas, Frutal, Guanhães, Guaxupé, Gurinhatã, Ituiutaba, João Monlevade, Luz, Machado,  Morada Nova de Minas, Paraopeba, Três Marias estão entre as cidades que já recebem o programa.

O Programa de Educação Cooperativa é um a iniciativa do Sistema Ocemg, com objetivo de disseminar a consciência e a cultura da cooperação para os professores e estudantes no ambiente da escola, na família, na comunidade e na cidade. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Sescoop comunica resultado de seleção de analista de pessoal

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Brasília (19/1) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) comunicou hoje o resultado da terceira etapa do processo seletivo para o cargo de analista de pessoal. Clique aqui para conhecer o documento.

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Sescoop divulga lista de habilitados em fase de processo seletivo

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Brasília (19/1) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje o resultado do processo seletivo destinado à contratação de profissional para o cargo de analista de sistemas (desenvolvedor). Clique aqui para conhecer a relação dos habilitados e, também, para relembrar as próximas etapas do processo seletivo.

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OCEB promove Workshop sobre realização e condução de assembleias

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Salvador (19/1) – Buscando atender à uma das demandas mais destacadas durante os Encontros de Presidentes das Cooperativas Baianas, realizados ao longo do ano passado, o Sistema OCEB promoverá uma série de workshops sobre a Realização e a Condução de Assembleias, em seis regiões do estado da Bahia. O primeiro deles está marcado para o dia 29 deste mês e ocorrerá em Salvador.

O objetivo é estimular o aprimoramento da gestão das cooperativas para viabilizar o processo de realização e condução das assembleias, diminuindo significativamente as devoluções de processos no ato de arquivamento na Junta Comercial do Estado da Bahia. Além disso, visa a padronizar e aprimorar os processos de realizações de assembleias para atender aos dispositivos legais e as normas do Departamento Nacional de Registro e Comercio (DNRC), melhorando a qualidade dos registros e processos internos das cooperativas no que tange aos procedimentos realizados durante as assembleias.

“Este workshop é extremamente importante para o desenvolvimento das cooperativas em que, a assembleia seja organizada para que todos os cooperados possam exercer seus direitos na cooperativa”, analisa Cergio Tecchio, presidente da OCEB. A atividade é voltada para dirigentes, assessores, gestores e secretários de cooperativas dos diversos ramos do Estado, limitado a três participantes por cooperativa. As inscrições deverão ser realizadas por meio do Portal Bahia Cooperativo.

Confira abaixo o cronograma de realização do Workshop:

- 29/1: Salvador
- 17/2: Itabuna
- 19/2: Vitoria da Conquista
- 24/2: Irecê
- 26/2: Feira de Santana
- 3/3: Barreiras

(Fonte: Assimp Sistema OCEB)

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Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop)

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O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado, de abrangência nacional. Tem como associadas as cooperativas singulares de crédito que captam depósitos e os dois bancos cooperativos: Bancoob e Banco Sicredi.



OBJETIVOS – O FGCoop tem por objeto prestar garantia sobre instrumentos financeiros emitidos ou captados pelas instituições associadas
, nas situações de decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial. Também, no futuro, poderá contratar operações de assistência e de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de central ou confederação.

SUPORTE - As operações de assistência e de suporte financeiro, de acordo com o estatuto do FGCoop, somente serão realizadas quando o patrimônio do Fundo for suficiente para garantir, no mínimo, 1,5% dos depósitos das instituições associadas.



COBERTURA
- O limite de cobertura ordinária de créditos de cada pessoa  contra a mesma instituição associada ao Fundo será garantido até o valor de R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais), limitado ao saldo existente.

CONTRIBUIÇÃO - Fixada em 0,0125% ao mês do montante dos saldos das contas correspondentes às obrigações objeto de garantia ordinária, não devendo o recolhimento mínimo mensal ser inferior a R$ 100,00.

 

O FGCoop tem sede em Brasília/DF, no Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul – SAUS - Qd. 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202.





Contatos:



Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

61 3224-0449

 

Para informações completas, acesse: www.fgcoop.coop.br

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Setor cooperativista tem oportunidade de participar da elaboração do Plano Plurianual

Brasília (19/5) – As unidades estaduais do Sistema OCB e suas cooperativas poderão participar, a partir desta quinta-feira (21/5) da série de fóruns regionais da iniciativa Dialoga Brasil, com objetivo de discutir e auxiliar na elaboração do Plano Plurianual 2016/2019 do governo federal. O Fórum Dialoga Brasil foi instituído por representantes da União, dos movimentos sociais e das entidades sindicais e empresariais no dia 14/4, marcando o início do processo de discussão do PPA.

A intenção é contribuir com a definição e o planejamento das políticas públicas prioritárias para os próximos quatro anos. As discussões terão início nesta semana, com representantes de estados da região Nordeste.

A programação tem sequência da seguinte forma:

Dia 22/5: Salvador – região Nordeste 2 (Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco)
Dia 28/5: Porto Alegre – região Sul;
Dia 29/5: Belo Horizonte – região Sudeste;
Dia 2/6: Goiânia – região Centro-Oeste;
Dia 10/6: Belém – região Norte.
Dia 11/6: Fortaleza – região Nordeste 1 (Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba)

PARTICIPAÇÃO – A expectativa é que o governo federal esteja representado pelos Ministros Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência, e Nelson Barbosa, do Planejamento. Além deles, espera-se, ainda, representantes da sociedade civil – conselhos estaduais e municipais, movimentos sociais, entidades sindicais e empresariais dos estados de cada região. Para cada fórum é esperada uma participação de 500 pessoas. O prazo final para a presidenta Dilma Rousseff enviar o Plano Plurianual ao Congresso Nacional é no mês de agosto.

COOPERATIVISMO – O Sistema OCB tem acompanhado as discussões que se passam em nível nacional contribuindo com a construção das políticas nacionais, contudo, nesta etapa de discussão, caberá aos estados manter a contribuição do cooperativismo ao PPA.

Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, a participação dos estados é fundamental para evidenciar a força das cooperativas como agentes de desenvolvimento socioeconômico. “É muito importante que as nossas unidades estaduais participem das discussões, pois, desta forma, poderão consolidar a imagem do movimento cooperativista, chamando a atenção do governo às nossas demandas”, argumenta a superintendente.

SAIBA MAIS – O PPA é o instrumento constitucional de planejamento governamental que reflete as diretrizes do governo para um período de quatro anos. Previsto na Constituição Federal de 1988, o PPA estabelecerá de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e às relativas aos programas de duração continuada. Desta forma, todos os investimentos realizados pelo governo devem estar previstos no PPA.

Assim, a proposta do governo federal para os Eixos Estratégicos do próximo PPA é:

– Acesso universal à educação de qualidade para garantir a cidadania e ampliar as capacidades da população;
– Inclusão social para além da renda, com melhor distribuição das oportunidades de acesso a bens e serviços públicos, com foco na qualidade;
– Ampliação da produtividade e da competitividade da economia, com fundamentos macroeconômicos sólidos e ênfase nos investimentos públicos e privados, especialmente em infraestrutura.

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A partir desses eixos, as Diretrizes Estratégicas orientarão a construção dos Programas Temáticos que devem identificar o que será feito, considerando os compromissos assumidos pelo governo que indicam as principais agendas para os próximos quatro anos.

Mato Grosso inicia 2016 com mais três turmas de MBA

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Cuiabá (17/12) – O ano de 2016 no Sistema OCB/MT vai começar com muitas oportunidades na área de educação coorporativa, onde serão oferecidos mais três cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas. “A educação continua sendo nosso propósito maior e estamos investindo em conhecimento voltado a atender às demandas das nossas cooperativas, preparando profissionais para trabalharem com os nossos diferenciais”, ponderou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
 
A XII Turma do curso de Especialização em Gestão de Cooperativas terá início em março e as aulas serão realizadas em Cuiabá; a XIII Turma, com início também no mês de março, será para a região do município de Canarana, localizado a mais de 800 km de Cuiabá; e a XIV Turma, começa em abril de 2016 na cidade de Juína, que fica a mais de 700 quilômetros da capital mato-grossense. Os Cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas contam com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a Faculdades Integradas de Taquara/RS. 
 
“Estamos cumprindo a nossa meta de ampliar a oferta de cursos de especialização voltado pra o cooperativismo e descentralizando as ofertas de vagas para o interior para atender a alta demanda por conhecimento específico das nossas cooperativas. Temos demandas reprimidas e a necessidade urgente de formar seus dirigentes e executivos, aprimorando assim o processo de governança e a profissionalização da gestão em suas cooperativas”, explica o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.
 
As pré-inscrições para as três turmas já estão abertas e são oferecidas 35 vagas para cada uma. Para participar é necessário ser dirigente, empregado ou cooperado indicado pela direção da cooperativa registrada e adimplente com o Sistema OCB/MT. A cooperativa deverá assumir as responsabilidades contratuais e financeiras sobre o valor não subsidiado do curso (25%). O participante deverá obrigatoriamente ter concluído curso Superior de Graduação.
 
Vale ressaltar que a pré-inscrição não constitui a efetivação da matrícula e sim levantamento de demanda para que seja na sequência negociado com a cooperativa o número de vagas que poderão ser disponibilizadas. Para maiores esclarecimentos entrar em contato com Karla Verônica Silva pelo telefone (65) 3648-2431 ou clicando aqui. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Sescoop/SC promove seminário sobre arquivamento de atos

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Chapecó (16/12) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) promove, no dia 18, das 8h às 12h, em Chapecó, o seminário de arquivamento de atos. O objetivo, segundo o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, é orientar sobre a correta confecção de editais, atas e encaminhamento para registro na Junta Comercial.

Serão abordados assuntos como requisitos para publicação de edital, requisitos para elaboração da ata de AGO/AGE e rerratificação e requisitos para arquivamento de atos. A capacitação é isenta de taxa de participação e será ministrada pelo assessor jurídico da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e vogal na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), Gilson Flores. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

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Formação acadêmica gera oportunidades e fortalece o cooperativismo

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Cuiabá (16/12) – A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB/MT), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop/MT), promoveu seu primeiro curso de MBA – Especialização em Gestão de Cooperativas, no ano 2000, e a Organização fecha o ano de 2015 com sua XI turma. Nos últimos 15 anos mais de 400 pessoas foram capacitadas para atender as especificidades das cooperativas.

“Nossa meta, no início de nossa gestão, foi preparar dirigentes, funcionários e associados das cooperativas, para uma gestão profissional e voltada para nossas demandas. Deu certo, tanto, que nos preparamos para fundarmos nossa própria faculdade voltada para educação cooperativista”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

Este ano, o Sistema OCB/MT, com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS), conta com quatro turmas simultâneas de pós-graduação, sendo a turma VII e IX em Cuiabá, a X na cidade de Sinop, e a XI no município de Primavera do Leste. 

A turma VIII já encerrou as atividades didáticas nos dias 11 e 12 de dezembro, com o   professor Gilberto Pinzetta, que ministrou o último módulo “Marketing para Cooperativas”. A conclusão do curso será em abril de 2016, com a apresentação do Seminário de Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e uma viagem de estudos “Vivência em Cooperativismo”, que será realizada no Rio Grande do Sul, berço do cooperativismo no Brasil. As outras três turmas ainda estão em andamento, a IX finaliza suas as tarefas em 2016; a turma X, em Sinop e a turma XI em Primavera do Leste, concluem a Pós Graduação em 2017.

Para o estudante Ernesto Faria da Uniodonto (Cooperativa de Planos Odontológicos), um dos participantes da IX turma em Cuiabá, destaca a importância de participar do curso de Pós Graduação. “Cursos como este agregam muito conhecimento na questão gerencial, amplia os conceitos de gestão, aprendemos como administrar melhor uma cooperativa o que gera oportunidades profissionais e fortalece o cooperativismo”.

Já Liciane Mallmann, da cooperativa Sicredi Sudoeste, unidade Sapezal, enfatiza que o curso é de extrema importância para o crescimento profissional. “O curso nos abre um leque de novos conhecimentos, associados ao conceito de cooperativismo, aponta o diferencial de uma cooperativa de crédito para um banco financeiro e traz a qualificação para os alunos. O que aperfeiçoa a gestão nas cooperativas e proporciona o crescimento profissional dos colaboradores dentro das cooperativas”.

O ano de 2016 começa com mais três novas turmas do curso de Especialização em Gestão de Cooperativas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Seminário de Responsabilidade Social celebra os resultados do Dia C 2015

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Belo Horizonte (15/12) – Um evento para celebrar e motivar o voluntariado cooperativista. Essas foram algumas das características presentes no IX Seminário de Responsabilidade Social realizado no início deste mês, no Espaço de Eventos da Unimed BH. O seminário promovido pelo Sistema Ocemg, reuniu cerca de 190 cooperativistas para celebrar os resultados consolidados do Dia C 2015 em nível estadual e nacional, além de apresentar cases de sucesso de outras instituições.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, fez a abertura do evento e falou sobre o ato de ajudar o próximo. "O voluntariado é o símbolo de povos e nações evoluídas". Andrea Sayar, gerente de capacitação do Sistema, apresentou os resultados da campanha 2015 do Dia De Cooperar em nível estadual e nacional. 

"A sociedade evolui em saltos. O cooperativismo é o salto por excelência". Foi com essa frase que Rodrigo Starling, presidente do Minas Voluntário, deu início ao painel "A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social no contexto da estratégia organizacional", formado também por Leonardo Gloor, diretor superintendente da Fundação ArcellorMittal e Maike Rothenburg Mohr, gerente das áreas de desenvolvimento humano e sustentabilidade da Unimed do Brasil.

A segunda parte do Seminário foi iniciada com a apresentação do Batuque Salubre, grupo de percussão do Instituto Unimed-BH. Os jovens animaram a plateia, que apreciou o ritmo do grupo. Logo em seguida foi a vez do consultor Marco Zanqueta subir ao palco e realizar uma apresentação de mágica que fazia analogia com o cooperativismo. "Responsabilidade social é como a mágica: todo mundo pode fazer, basta ter vontade de aprender".

De acordo com Zanqueta, para que se tenha um grande resultado é preciso haver o envolvimento das pessoas. "Agradeço a vocês, cooperativistas, por acreditarem na mudança e se mobilizara para que ela aconteça", finalizou.

Logo em seguida, foi realizada a entrega das placas de agradecimento às cooperativas que participaram do Dia C e o sorteio da viagem internacional para conhecer o berço do cooperativismo, em Rochdale. Foram contempladas as cooperativas Sicoob Credinor, de Montes Claros; Cooperserro, do Serro; além da Coapa, de Paraopeba, contemplada no quesito intercooperação. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Sistema OCB/RJ e Prefeitura de Cordeiro assinam acordo de cooperação

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Cordeiro (15/12) – O Sistema OCB/RJ assinou na segunda-feira (10/12) o Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Prefeitura de Cordeiro. De acordo com o documento, serão desenvolvidas ações para o fomento do cooperativismo no município, promovendo, assim, a geração de renda à população, assim como o desenvolvimento local.

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, e o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, foram recebidos pelo prefeito Leandro Monteiro e pelo secretário de Indústria e Comércio Local, Vitor Garcia.

De acordo com Diaz, o Sistema OCB/RJ trabalha para o desenvolvimento do cooperativismo fluminense e, para isso, está se articulando. “Um dos pontos para o crescimento do nosso segmento são estas parcerias com prefeituras. O nosso objetivo é estar inserido nas 92 cidades fluminenses. Estamos batalhando para isso. O cooperativismo é importante porque mantém a economia do local aquecida e atua para o desenvolvimento econômico e social”, destacou.

Também participaram do encontro o presidente da Cooperativa Agropecuária de Duas Barras, Roberto Araújo, e o analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Márcio Fernandes.

CORDEIRO – Localizado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, Cordeiro tem aproximadamente 20 mil habitantes e fica a 186 km da cidade do Rio de Janeiro. Um dos seus pontos fortes é o turismo e o segmento agropecuário. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

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Sescoop/PI comemora resultados de 2015

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Teresina (15/12) – O Sescoop/PI realizou na sexta (11/12) um evento para marcar o encerramento das atividades de 2015, desenvolvidas pela unidade estadual. A solenidade reuniu, em Teresina, lideranças cooperativistas de todo o estado, representantes de instituições públicas e privadas, além de jornalistas.

A programação começou com a entrega de troféus às cooperativas e parceiros que realizaram ações no Dia de Cooperar 2015, que ocorreu, simultaneamente, em todo o Brasil, no segundo sábado de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

“Esta não é uma ação pontual, como demonstram nossas cooperativas ao longo do ano, por meio de diversas campanhas de saúde, beleza, educação, cidadania, meio ambiente, bem-estar social e valorização do cooperativismo. É uma prática diária de quem já é cooperativista, faz parte do seu dia a dia. O Dia de Cooperar surgiu para amplificar essa corrente de solidariedade, que começou em Minas e hoje já está em todo o Brasil. E a participação dos parceiros é de fundamental importância”, explica o gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alencar.

Em seguida, ocorreu a formatura da 1ª turma do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas do Piauí (Prodelcoop 2015), composta por 30 representantes do cooperativista piauiense. O Prodelcoop tem o objetivo de proporcionar aos participantes a experiência de aperfeiçoamento técnico, gestão, governança, por meio de visitas, encontros, seminários, intercâmbios e aulas.

Logo depois, houve a premiação dos vencedores do 1º Prêmio Cooperativista de Jornalismo Piauiense. O prêmio, com patrocínio e apoio institucional de cooperativas do estado, tem por objetivo reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a agenda do desenvolvimento do país, além de contribuir e estimular a educação cooperativista, divulgando projetos e ações econômicas e sociais realizadas pelas cooperativas piauienses.

O gestor explica que, a exemplo do que já vem sendo realizado pelo Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Amazonas, o Sescoop do Piauí decidiu incluir em suas atividades uma ação que estimule e valorize a produção de trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa estadual relativos ao cooperativismo do Piauí.

PREMIAÇÃO – Além de troféu personalizado e certificado, os vencedores de cada categoria levam R$ 4 mil; os segundos colocados, R$ 2 mil; e os terceiros, R$ 1 mil. (Fonte: Assimp Sescoop/PI)

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Feira na Bahia dissemina prática da Lei de Aprendizagem

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Salvador (14/12) – O Sescoop/BA participou nesta quinta-feira, 10/12, da I Feira de Aprendizagem da Bahia, em Salvador/BA. O evento reuniu representantes de cerca de 500 empresas privadas e órgãos públicos, que foram incentivadas a contratar os aprendizes e promover o trabalho decente, por meio de um diálogo entre mercado de trabalho, instituições formadoras e jovens aptos a ingressar no mercado de trabalho. 

 
Na oportunidade, o Sescoop/BA esteve presente durante todo o dia com um stand no evento, e orientou as cooperativas em relação ao Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop, que proporciona condições para cumprimento da Lei de Aprendizagem que exige dos estabelecimentos de qualquer natureza a contratação em seu quadro de empregados entre 5% e 15% de jovens aprendizes. 
 
Alice Naiana Assis, supervisora de Pessoal da Cooperativa de Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA), esteve presente durante todo o dia da feira, e ressaltou que não conhecia o programa Aprendiz Cooperativo, enfatizando a importância da presença do Sescoop/BA em um evento como este. “Estamos num processo seletivo para captar dois jovens aprendizes para nossa cooperativa, e vim à Feira para me familiarizar mais com este público. O Sescoop/BA pôde me orientar sobre o programa, e pretendemos estreitar este laço com o Sistema, e encaminhar os jovens ao programa”, destaca Naiana. 
 
De acordo com o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, o Sescoop/BA auxilia as cooperativas na formação profissional dos aprendizes, favorecendo o desenvolvimento de competências básicas para o trabalho, a cidadania e a educação cooperativista.
 
“Durante a fase de aprendizagem, os jovens terão a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento de uma cooperativa, vivenciar a sua doutrina e ter acesso a conhecimentos complementares ao seu estudo básico, ampliando perspectivas de vida pessoal e profissional”, ressalta Batista. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
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Sescoop promove 3º módulo do Formacred em Santa Catarina

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Chapecó (14/12) – Representantes do Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Pinhalzinho, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi participam a partir de hoje do 3º módulo do curso de Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred).

 
A capacitação segue até quinta-feira (17/12) e é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC). As aulas serão realizadas das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs, em Chapecó. 
 
Denominada Abordagem Organizacional, a 3ª e última etapa detalha assuntos como governança (organização e estrutura cooperativa de crédito), riscos do negócio (análise dos apontamentos de auditoria, análise econômica financeira), interpretação de relatórios, visão gerencial, além de conhecimentos específicos para o Conselho de Administração e Fiscal. 
 
O Formacred, segundo o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, tem por objetivo capacitar os membros do Conselho de Administração e Fiscal das Cooperativas de Crédito da região oeste. Com total de 96 horas/aula, o treinamento é dividido em três módulos: abordagem comportamental (24 horas/aula), abordagem legal (36 horas/aula), e abordagem organizacional (36 horas/aula). (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
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Governo Federal abre inscrições para o Ater Mais Gestão

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Brasília (11/12) – A fim de promover o fortalecimento de organizações econômicas da agricultura familiar, o Programa Nacional de Fomento e Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cooperaf) abre edital para a seleção de mil empreendimentos interessados em ter atendimento pelo Programa Ater Mais Gestão, de 2016 a 2018.

Podem participar do edital, cooperativas e associações portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica). Os interessados precisam preencher o formulário e enviar até dia 20 de janeiro de 2016 pelo correio ou pelo e-mail: editalmaisgestãEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Vale ressaltar que os empreendimentos habilitados nesse edital terão prioridade nos futuros editais de atendimento de ATER.
 
O programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar, com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados.

Segundo o coordenador-geral de Cooperativismo e Organização Econômica do MDA, Jurandi Gugel, o objetivo do edital é localizar os empreendimentos interessados nos serviços do programa e identificá-los. “Desde 2012, o Mais Gestão já atendeu a 471 cooperativas, beneficiando cem mil famílias. A previsão é para atender mil organizações, em 2016, aumentar para 1,5 mil em 2017, e chegar a duas mil, em 2018. Portanto, precisamos localizar e quantificar os interessados”.

Entre os serviços ofertados aos empreendimentos estão: ferramentas de gestão, diagnóstico e plano de qualificação do empreendimento; orientação nas áreas contábil, financeira, comercial, organizacional, ambiental, marketing, agroindustrial; elaboração de projetos e prospecção de fontes de financiamentos/crédito; promoção comercial; ações de pesquisa e inovação nas áreas de gestão; articulação com outras organizações da agricultura familiar e representantes de governos, para participação em programas de compras institucionais de alimentos, mercados privados e diferenciados; metodologias de trabalho; e profissionais para apoio na execução de ações de aprimoramento nas unidades atendidas.

Os empreendimentos selecionados terão oferta imediata de serviços de formação em cooperativismo e capacitação técnica nas áreas de planejamento, gestão, organização social e comercialização.

INFORMAÇÕES – Para obter mais informações envie e-mails para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (61) 2020-0949 e 2020-0513.

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Intercooperação é a estratégia para novos negócios

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Belém (11/12) – Essa foi a aposta do X Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paraense realizado pelo Sistema OCB/PA, entre os dias 2 e 4 de dezembro em Salinópolis. A intercooperação é a relação mercantil de cooperativa para cooperativa, sendo o fortalecimento da cadeia produtiva e a redução de tributária as maiores vantagens. Ainda no tocante ao fortalecimento do cooperativismo no Pará, as políticas públicas também foram valorizadas no evento, que reuniu representantes do governo do Estado e órgãos do governo federal. Cerca de 120 representantes de cooperativas de várias regiões do estado prestigiaram o encontro.

Durante os três dias de programações, os representantes de cooperativas puderam identificar as principais demandas por ramo, avanços, o que esperam do Sescoop/PA e de que forma o próprio segmento cooperativista pode ajudá-los. Eles presenciaram palestras da Fundação Banco do Brasil, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e dos quatro sistemas de crédito do cooperativismo em atividade no Pará: Sicredi, Sicoob, CredISIS e Unicred, e a palestra de um dos mais requisitados nomes da atualidade, Jussier Ramalho.

Jussier Ramalho é autor do best seller “Você é a sua marca” e é um dos palestrantes mais requisitados do mundo. Para Waldemar Rodrigues, presidente da Central de Cooperativas de Transporte do Estado do Pará, a palestra de Ramalho foi um dos pontos altos do Encontro. “É uma renovação de ideias, de energias e de esperança. Às vezes, não sabemos que estamos paralisados no tempo, no automático, é preciso sim sacudir, renovar tudo e obter melhores resultados”, disse.

O titular da Sedap (Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca), Hildegardo Nunes, representou o Governo do Estado, reuniu como algumas lideranças dos ramos crédito, agropecuário, trabalho e transporte e foi enfático em afirmar que “o Estado acredita do cooperativismo”. “O cooperativismo é uma alternativa real e viável para o desenvolvimento do Pará. Precisamos e vamos fortalecê-lo”, ressaltou.

E como o cenário das políticas públicas é favorável para o cooperativismo, a organização do evento promoveu em parceria com o Sebrae-PA a 1ª Rodada de Negócios do Cooperativismo Paraense. “Esse é um projeto piloto em que vamos acompanhar para poder implantar nas demais regiões onde o Sebrae-PA atua. No Feirão de Crédito, em que duas cooperativas de crédito participaram, os resultados foram muito promissores. Cerca de 80% dos atendimentos já procuram os agentes financeiros. Com as cooperativas de crédito, será ainda melhor, pelas condições que elas oferecem”, explicou o diretor técnico do Sebrae-PA, Hugo Suenaga.

“Esse Encontro é um marco para nós. Por todo o nosso trabalho de incentivo, qualifição e representação política das cooperativas junto aos governos municipais, estadual e federal, é que conseguimos chegar a intercooperação de fato por meio desse grande catalisador que é o cooperativismo de crédito”, afirmou o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)

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Cooperativa educacional baiana ganha Prêmio de Competitividade

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Salvador (10/12) – A Cooperativa Educacional de Eunápolis (Cooeduc) ganhou a etapa estadual do Prêmio de Competitividade à Micro e Pequenas Empresas Brasil 2015, na categoria de serviços de educação. O MPE promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das MPEs brasileiras, disseminando os conceitos e práticas de gestão, por meio de um processo de reconhecimento estadual e nacional. Em fevereiro a cooperativa irá disputar, junto a vencedores de todo o Brasil, a etapa nacional.

Da Educação infantil ao ensino médio, a Cooeduc tem 23 anos de história, com a missão de orientar para a formação de cidadãos conscientes, transformadores e comprometidos com os princípios éticos. A primeira participação da cooperativa no MPE Brasil foi em 2009, quando a empresa foi vencedora na etapa estadual na categoria Serviços de Educação. Desde então, melhora a sua gestão com o apoio do Sebrae e promove a capacitação continuada de professores por meio do Sescoop/BA.

No ano de 2015, a Cooeduc se destacou na etapa estadual em sua categoria, competindo e se classificando para a etapa nacional. Para o diretor da cooperativa educacional, Adilson Correia, este prêmio ressalta o comprometimento que a cooperativa tem com a educação de seus alunos, e a qualidade do ensino prestada.

"A conquista do MPE 2015 é um reconhecimento de todo um trabalho pautado na busca incessante pela qualidade, resultado e, acima de tudo, pela excelência nos serviços que prestamos. Agradecemos a todos os colaboradores, clientes, parceiros e em especial ao Sescoop/BA pelo apoio em todos os projetos realizados pela Cooeduc”, afirma Adilson.

Para participarem do prêmio, as empresas devem preencher o questionário de auto avaliação, onde serão avaliados e receberão um relatório sobre sua gestão, a fim de preparar as empresas para alcançar seus objetivos. Caso a empresa vença a etapa em seu Estado, pode ganhar a etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)

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Projeto que permite gestão financeira de municípios por cooperativas de crédito é aprovado

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Intenção é fortalecer a economia local, com o uso dos recursos municipais na própria comunidade

Brasília (9/12) – A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã de hoje, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, que possibilita que os municípios que tenham disponibilidade de caixa depositem os recursos nas cooperativas de crédito. O projeto visa fortalecer a economia local, com o uso dos recursos municipais na própria comunidade, de forma a evitar distorções, capilarizar o crédito cooperativo e aprimorar o desenvolvimento regional. 

De acordo com o relator do PLP 100/2011 na CFT, deputado Luiz Carlos Hauly (PR), a possibilidade de as cooperativas de crédito poderem gerir as disponibilidades de caixa dos entes públicos municipais, certamente, consiste em uma das mais democráticas, inovadoras e eficazes ações para potencializar inclusão financeira e desenvolvimento regional.

Segundo Hauly, que faz parte da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o projeto será fundamental para que as cooperativas de crédito possam aumentar sua participação no Sistema Financeiro Nacional (SFN), que em outros países, como a França, chega a ser de mais de 40% do total.

Já o deputado Domingos Sávio (MG), autor do projeto e coordenador do Ramo Crédito da Frencoop, destacou que o PLP 100/2011 irá consolidar a imagem do cooperativismo como agente de inclusão financeira e fortalecer o movimento municipalista.

“Hoje vivemos em um cenário de injustiça, em que cidades e prefeituras de todo o país têm uma cooperativa de crédito, vigorosa e eficiente, absolutamente legalizada, empregando na cidade, financiando a economia da cidade, mas que sofre com a situação em que entes públicos acabam tendo que depositar suas disponibilidades de caixa em cidades vizinhas, não movimentando a economia local. Não se trata de um projeto bom apenas para cooperativas de crédito ou gestores públicos municipais. O PLP 100/2011 é fundamentalmente positivo para o país, evitando distorções de acesso ao crédito”.  

INCLUSÃO DO SESCOOP – Durante a votação do projeto na CFT, o deputado Evair de Melo (ES), que também faz parte da Diretoria da Frencoop,  apresentou emenda com o intuito de permitir, tal e qual está se pleiteando em relação aos municípios, que as disponibilidades financeiras do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) sejam movimentadas por meio de cooperativas de crédito e bancos por elas controlados.

 “Entendemos que esse pleito evita uma distorção evidente, permitindo que os recursos do cooperativismo sejam devidamente operacionalizados pelo próprio setor”.

TRAMITAÇÃO – Um dos principais projetos de interesse do Sistema OCB em tramitação no Congresso Nacional, estando entre as prioridades da Agenda Institucional do Cooperativismo – 2015, o PLP 100/2011 segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) e, em seguida, para análise dos plenários da Câmara e do Senado Federal.

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Paraíba realiza Fórum de Lideranças Cooperativistas

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Brasília (9/12) – As perspectivas tanto do agronegócio quanto do cooperativismo brasileiro para 2016 são os assuntos da palestra a ser ministrada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante o Fórum de Lideranças Cooperativistas na Paraíba. O evento é promovido pela unidade paraibana, deve reunir 100 lideranças e ocorrerá na cidade de Campina Grande, distante da capital – João Pessoa – cerca de 130 km.

A intenção do Sistema OCB/PB ao realizar o evento é reunir dirigentes e conselheiros cooperativistas, entidades institucionais parceiras e autoridades para discutir temas de interesse do cooperativismo, com destaque para o cenário econômico atual.

Além de Márcio Freitas, os participantes também poderão discutir sobre Gestão de Pessoas e Resultados de Líderes durante a palestra que será ministrada por Gonçalo Pontes Júnior, conferencista, consultor e palestrante, graduado em Economia e Direito, Master Business Administration em Gestão Empresarial, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho.

FEEDBACK – Como parte da programação, haverá ainda o compartilhamento das experiências obtidas pelas cooperativas paraibanas Copresta, Coapecal, COOP.ABC e Cooparaíso que participaram de um intercâmbio de boas práticas no estado do Paraná.

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