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Educação une os estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul

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Cuiabá (17/3) – Mato Grosso conta uma grande participação do povo gaúcho no desenvolvimento do estado, principalmente no campo, onde ocupa o primeiro lugar na produção de grãos e carne do Brasil. Esse laço vem se tornando mais forte entre os dois estados por meio da educação especializada em cooperativismo. O Sistema OCB/MT promoveu uma parceria com o Sistema Ocergs, por meio da Escoop, com o apoio da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FACCAT), para a realização de cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas.

“Já estamos na 14ª turma do MBA, sendo que os sete primeiros com a FGV, e os demais com a parceria da Ocergs. Quando foi tomada a decisão de oferecer uma educação especializada por meio da Escoop e da FACCAT muitos ficaram em dúvida, por serem instituições desconhecidas”, lembra o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, durante visita à sede FACCAT, na cidade gaúcha Taquara. Ele ressaltou que “visitando as instalações físicas e conhecendo os diretores e mantenedores da Fundação, vimos que tomamos a decisão certa, pois encontramos muito comprometimento de todos em oferecer uma educação que forma cidadãos felizes e competentes”.

O Diretor da Faccat, Delmar Dackes, se disse satisfeito com a parceria com o Sistema OCB/MT e a Escoop, e acredita que “o cooperativismo é uma excelente saída em todos os setores”. Ele apresentou a Faculdade aos 35 alunos da 8ª Turma do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas do Sistema cooperativista de Mato Grosso e a primeira executada pela Escoop e FACCAT, que estavam acompanhados do presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho e o superintendente Adair Mazzotti.

O Presidente da mantenedora da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste, Nicolau Rodrigues da Silveira, disse que “nesse momento em que o governo brasileiro não sabe que rumo tomar, nós do setor educacional e do cooperativismo precisamos saber, pois só a partir dessa cultura, que vai ser capaz de conduzir o nosso Brasil para o rumo do desenvolvimento”.  Silveira ponderou que “esse curso de pós-graduação vai prepara os cooperativistas à ajudar a todos a construir um Brasil melhor”.

Para o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, a parceria com a Escoop aconteceu em função de a instituição ter uma proposta voltada para o modelo de negócio cooperativo, sem desvalorizar o trabalho e parceria que temos com a Fundação Getúlio Vargas. Porém, transmitir conhecimento com vivência é fator preponderante para que possamos trabalhar as deficiências na governança e gestão das nossas cooperativas”.

Mazzotti disse, que “precisamos dos conhecimentos avançados de outras instituições e por isso pretendemos manter essas parcerias. A Faccat com sua experiência e a sua estrutura como instituição de ensino, com o apoio da Escoop, que é do Sistema Orcegs, que detém esse conhecimento especifico e transfere esse conhecimento via Faccat. Essa parceria será de longo prazo. Somado a isso, a Escoop, sendo a primeira faculdade do cooperativismo, e almejamos ter a segunda faculdade em Mato Grosso, o compartilhamento dessas experiências será permanente. Na minha visão, essa integração será para sempre, enquanto persistir esse modelo de organização, que é a sociedade cooperativa”.

A visita a Faccat é parte do roteiro da ‘Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo’ dos alunos da 8ª Turma de MBA, que tem como objetivo proporcionar aos alunos, conhecimento e experiências do mundo cooperativo no estado que é considerado o ‘berço do cooperativismo’. A vista técnica acontece de 15 a 19 de março, e a programação conta com visitas à Escoop, FACCAT, Sicredi Pioneira, Cooperativa Aurora, Cooperativa Pia, entre outros. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Técnicos de cooperativas e Ocepar discutem fase final do PRC 100

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Curitiba (17/3) – Noventa representantes de cooperativas do Paraná participaram, na manhã desta terça-feira (15/3), na sede do Sistema Ocepar em Curitiba, de reunião sobre o PRC 100 (Paraná Cooperativo 100), o planejamento estratégico do cooperativismo do estado, visando dobrar o desempenho do setor no estado, alcançando os R$ 100 bilhões em faturamento.

O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e pelo superintendente José Roberto Ricken. O objetivo dos cooperativistas é fazer os últimos ajustes e concluir o PRC 100, que será apresentado na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Ocepar, no próximo dia 1º de abril.

 “Se tivermos a capacidade de fazer com que as propostas aqui alinhavadas possam ser colocadas em prática, com certeza teremos bons resultados. Esse time de profissionais das cooperativas vai contribuir para transformar tudo que foi debatido e discutido nos encontros realizados ao longo dos últimos meses, numa proposta que pode fortalecer ainda mais o cooperativismo do Paraná. Costumo dizer que o nosso diferencial está exatamente na capacidade que temos de fazer as coisas acontecerem”, afirmou Koslovski.

TRABALHO - A formatação do PRC 100 foi aprovada pela AGO da Ocepar em 2015. Depois disso, o planejamento foi discutido nos Encontros de Núcleo e Fórum de Presidentes, para identificar os direcionadores estratégicos das lideranças para o plano. Em setembro, foram iniciadas as reuniões com profissionais das cooperativas do Paraná em sete ramos de atuação do setor, com estudos e análises sobre ambiente de negócios, relacionando os cinco vetores estratégicos para o cooperativismo do estado: financeiro, mercado, infraestrutura, governança e gestão e cooperação.

“Nunca tantos profissionais foram envolvidos num processo contínuo de discussão sobre um planejamento estratégico estruturado para o cooperativismo. O trabalho tem sido muito gratificante e os resultados serão apresentados na próxima AGO da Ocepar, na qual a aprovação do PRC 100 será discutida e votada pelos cooperativistas”, explica Robson Mafioletti, coordenador da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar.

TRANSFORMAÇÃO - Segundo o presidente, muitos dirigentes de cooperativas já afirmaram que pretendem aprofundar os processos de planejamento em suas cooperativas. “Esse é um dos objetivos, porque o PRC 100 não é para a Ocepar, é um planejamento voltado para o cooperativismo paranaense. É fundamental que as cooperativas direcionem esse trabalho, indicando o que o Sistema deve fazer com relação a políticas públicas, infraestrutura a ser desenvolvida e o que precisamos fazer, nos mais diferentes ramos, para que ocorra um desenvolvimento sustentável do setor”, disse.

“É com essa filosofia e ideia positiva, que transformaremos o PRC 100 em bons resultados práticos para nossos cooperados. Como planejamento, vamos continuar mostrando ao Brasil que, por meio da cooperação, é possível realmente transformar a sociedade”, concluiu Koslovski. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Proposições do setor não impactam os cofres da União

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Brasília (16/3) – Um dos pontos do discurso do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a cerimônia de lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2016, ocorrida hoje, em Brasília, foi o fato de que boa parte das proposições contidas no documento não oneram os cofres da União, e mesmo assim são capazes de promover o desenvolvimento tanto de cooperativas como das comunidades onde elas estão localizadas.

No âmbito do Congresso Nacional, por exemplo, foram listadas 40 proposições prioritárias ao setor. Dentre elas, diversas dizem respeito a ajustes em leis ou decretos que não envolvem gastos ou impactos financeiros aos cofres da União.

Um bom exemplo é o PLP 100/2011, que possibilita aos municípios com disponibilidade de caixa depositarem seus recursos nas cooperativas de crédito. O projeto visa fortalecer a economia local, com o uso dos recursos municipais na própria comunidade, de forma a evitar distorções, capilarizar o crédito cooperativo e aprimorar o desenvolvimento regional. Atualmente as cooperativas de crédito são excluídas deste processo. 

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, é inconcebível que existam reservas de mercado para o desenvolvimento do Brasil, como é o caso da impossibilidade das prefeituras depositarem seus recursos nas instituições financeiras que de fato estão localizadas em seus municípios e que neles promovem o desenvolvimento e o fortalecimento da economia por meio da oferta de crédito, da geração de emprego e renda, da inclusão financeira, da formação de poupança e da melhoria da qualidade de vida da população.

“O cooperativismo de crédito, com suas características peculiares de gestão profissional e governança voltadas para os reais interesses locais, pode contribuir substancialmente desenvolvendo, fomentando, fortalecendo e potencializando a economia local, uma vez que, podendo administrar as disponibilidades de caixa dos entes públicos municipais, terá maior capacidade de ofertar o crédito orientado produtivo local”, argumenta Márcio Freitas.
 
EXECUTIVO – Nesta edição, a Agenda Institucional do Cooperativismo contempla 17 temas prioritários junto ao Poder Executivo, os quais têm como objetivo contribuir para que os marcos regulatórios e as políticas públicas implementadas no país reflitam os anseios e respeitem as peculiaridades do movimento cooperativista, além de possibilitarem um desenvolvimento justo e sustentável para o Brasil.
 
JUDICIÁRIO – Dentre os grandes temas acompanhados nos tribunais superiores estão o ato cooperativo, o novo código florestal, a não equiparação do empregado de cooperativa de crédito a bancário e a contribuição previdenciária do tomador de serviços de cooperativas. Estas ações são focadas na disseminação do modelo societário e da filosofia cooperativista junto a magistrados, desembargadores, ministros e procuradores.

Para acessar a Agenda Institucional do Cooperativismo, clique aqui.

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Ministério do Desenvolvimento Agrário apoiará participação de cooperativas em feira internacional

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Interessadas em participar devem se inscrever para participar da SAITEX 2016, na África do Sul

Brasília (15/3) – As cooperativas agropecuárias têm diante de si uma oportunidade ímpar de mostrar seus produtos no cenário internacional. É que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acaba de abrir uma chamada pública visando selecionar os participantes para o pavilhão do Brasil na Feira Internacional da África do Sul (SAITEX 2016), que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de junho, em Johanesburgo. A intenção do Ministério é valorizar e promover bebidas e produtos alimentícios exportados pela agricultura familiar no Brasil.

Para participar, as cooperativas interessadas deverão se inscrever (basta clicar aqui). As inscrições começaram ontem e prosseguem até o dia 3 de abril. Os selecionados, a serem conhecidos no dia 15/4, terão todas as despesas pagas para exposição de seus produtos no Pavilhão do Brasil.

A Organização da Missão Comercial à África do Sul, por ocasião da participação do Brasil na feira Saitex 2016, é uma iniciativa do MDA, em parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a FAO.

SAIBA MAIS – A feira é mais importante do continente africano e foca nos mercados emergentes da África Austral. A SAITEX é uma feira multi-setorial que facilita o comércio internacional com a África. O Brasil já levou mais de 580 empresas para expor seus produtos. Composta por 54 países, a estratégia comercial é dificultada pelos diversos mercados e as peculiares formas de distribuição que nem sempre seguem os padrões internacionais.

Isto faz com que as feiras multissetoriais ainda sejam uma importante ferramenta para atingir boa parte dos 54 países que compõe o continente africano. Em sua 23ª edição, a feira se especializou na área de trade fairs e obteve resultados surpreendentes em relação ao ano anterior.

Começa pelo ingresso de 14 novos países, totalizando 49 países participantes e 856 expositores que receberam 17,5 mil visitantes. A feira teve a visitação de 72 delegações oficiais e, do total do público, 58% são gerentes, diretores, presidentes ou proprietários de empresas, sendo, que 31% vem em busca de negócios, 36% procuram contatos internacionais ou estabelecer novas parcerias, 23% querem gerar negócios e ver o que a há de novo no mercado e, por fim, 9% vêm iniciar novas transações comerciais.

Hoje o Brasil é um importante parceiro da África do Sul, suas empresas inspiram confiança e credibilidade, possuindo uma preferência na hora da aquisição de produtos e serviços.

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Graduação gera oportunidades e fortalece o cooperativismo em MT

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Cuiabá (15/3) – Pela primeira vez, o município de Canarana, localizado a mais de 800 quilômetros de Cuiabá, recebe o Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas. A 13ª turma da pós-graduação, inicia no dia 18 de março, com a apresentação do primeiro módulo: ‘Cenários Econômicos e Contabilidade Cooperativa’, ministrado pelo professor Roberto Morais. A capacitação é promovida pelo Sistema OCB/MT.

A aula inaugural contará com a presença do presidente do Sistema Cooperativista de Mato Grosso, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele pondera que “a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento do cooperativismo e em Mato Grosso levamos esta meta a sério, tanto que realizamos cursos de pós-graduação em cooperativismo, desde o ano 2.000 e além da 13ª turma de Canarana, o início da 14ª turma, será realizado no dia 22 de abril na cidade de Juína, que fica a mais de 700 quilômetros da capital mato-grossense”.

Na programação das atividades de 2016 a 2017, o curso dispõe de 17 módulos, que abordarão os temas: Cenários Econômicos e Contabilidade Cooperativa; Gestão Financeira e Controladoria nas Sociedades Cooperativas; Cooperativismo Contemporâneo; Planejamento Estratégico de Cooperativas; Tendências na Gestão de Cooperativas; Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança; Tributação das Sociedades Contemporâneas; Direito Cooperativo; Marketing Para Cooperativas; Metodologia de Pesquisa e TCC; Relações Públicas e Comunicação Empresarial; Situação Atual e Tendências da Economia Regional; Governança em Cooperativas: Experiências Cooperativistas Locais e Regionais; Planejamento Estratégico de Cooperativas; Responsabilidade Sócio Empresarial; Fundamentos de Didática no Cooperativismo; Seminário de Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Os diferenciais do curso são a programação inovadora e customizada para a realidade das cooperativas no Estado de MT e a ampliação os conhecimentos nas modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas, o que contribuirá diretamente para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro. A Metodologia participativa do curso une o conhecimento especializado de seu corpo docente de mestres e doutores em cooperativismo a recursos didáticos que potencializam o aprendizado, além do material didático digital.

Os cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas contam com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS). São 35 vagas para cada turma e participam do curso os dirigentes, empregados ou cooperados indicados pela direção da cooperativa registrada no Sistema OCB/MT. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Sistema OCB/CE inicia nova turma do programa Formacoop

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Fortaleza (15/3) – Foi iniciada, na última semana, mais uma turma do programa de Formação de Gestores no Cooperativismo. O curso tem carga horária de 128h e, neste ano, tem como públicos-alvo representantes do Ramo Agropecuário. Para o primeiro módulo, os alunos participaram da disciplina de Comportamento Organizacional, com o facilitador Jack Schaumann Junior. Nos últimos dias 11 e 12 de março, o autoconhecimento foi um dos temas mais abordados.

“Neste módulo nós falamos pouco sobre cooperativas. É claro que todo o estudo do curso sempre faz referência à empresa cooperativa, mas nesse primeiro módulo o que quero é que cada um identifique suas virtudes e defeitos para que possa, reconhecendo quem realmente o é, crescer dentro da cooperativa, aumentando seu rendimento”, disse o facilitador.

Para o gerente de Monitoramento do Sistema OCB/CE, Rubenildo Mélo, o curso é uma excelente oportunidade das cooperativas do Ramo Agropecuário se atualizarem e fomentarem o crescimento. “A realização de uma turma específica do Formacoop com líderes de cooperativas agropecuárias é decorrente da estratégia do Sistema OCB/CE em contribuir com o desenvolvimento deste ramo. O que se pretende é reforçar o conhecimento em cooperativismo pelos líderes das cooperativas agropecuárias, especialmente aquelas que digam respeito ao Projeto Agro, de modo a potencializar o cumprimento de suas funções nos negócios da cooperativa. Os participantes do Formacoop são pessoas que exercem liderança junto ao quadro social, independentemente de ocuparem cargo eletivo no presente.”

O FORMACOOP será concluído no mês de outubro. Todos os participantes que atingirem a frequência exigida pela Formação Profissional do Sistema OCB/CE receberão certificado. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)

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Inscrições abertas para MBA Executivo em Administração: Setor Elétrico

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Brasília (11/3) – As aulas do MBA Executivo em Administração: Setor Elétrico, um curso de pós graduação presencial, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas, estão previstas para começar no próximo dia 18 e as inscrições ainda estão abertas. As aulas ocorrerão na cidade de Lages, em Santa Catarina. O curso tem sido visto pelo movimento cooperativista como uma oportunidade para o aprimoramento profissional dos colaboradores das cooperativas de energia elétrica.

O MBA é voltado a profissionais com formação superior que desempenham ou aspirem funções de direção, gestão, supervisão e gerência. Empreendedores que lideram equipes de negócios; profissionais em busca de atualização e qualificação; empresários que tenham como objetivo maximizar o crescimento e a lucratividade de suas organizações.

O objetivo do curso é agregar, em um único MBA, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico, de forma a gerar valor aos profissionais dos diferentes departamentos de concessionárias, permissionárias e autorizadas tanto de geração quanto de transmissão e distribuição.

Buscando tornar-se uma referência de especialização no Setor, foi elaborada uma ementa abrangente que apresenta assuntos pertinentes e práticos, expondo as dificuldades reais do dia-a-dia das elétricas. Os professores têm formação acadêmica de ponta, porém são profissionais de mercado que lidam diretamente com as situações do Setor.

Clique aqui para obter mais informações e se inscrever.

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Cúpula Internacional das Cooperativas recebe inscrição de brasileiros

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Brasília (11/3) – O Sistema Desjardins e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) realizarão entre os dias 11 e 13 de outubro, deste ano, em Quebec, no Canadá, a III Cúpula Internacional de Cooperativas, principal evento global destinado ao desenvolvimento de negócios entre os diversos integrantes da comunidade cooperativa mundial. A Cúpula ocorre a cada dois anos. Na última edição, em 2014, contou com a participação de mais de duas mil pessoas, oriundas de 90 países.

Um dos momentos alto do evento é a apresentação de trabalhos que retratem a realidade do cooperativismo nos mais diversos países onde o movimento se faz presente. Para isso, a organização está recebendo a inscrição de trabalhos que enfoquem o tema do evento que discutirá os impactos do cooperativismo na sociedade.

Os interessados em submeter seus trabalhos à análise da comissão têm até a próxima terça-feira (15/3) para enviar seus papers. Os estudos aceitos serão apresentados ao público durante a conferência. Para isto, os autores terão inscrição gratuita para todo o evento. O resultado da análise dos trabalhos que farão parte da Cúpula deve ser divulgado no dia 9/5.

CLIQUE AQUI para mais informações e inscrições.

SAIBA MAIS – O público da Cúpula Internacional das Cooperativas é formado por gestores, diretores, além de líderes de cooperativas de todos os lugares, ramos e portes. Além disso, nas edições anteriores também houve a participação de um número expressivo de empresários de diversos setores da economia global. Na última edição, realizada em 2014, o evento contou com a participação do governador geral do Canadá.

A intenção da III Cúpula Internacional de Cooperativas é demonstrar os verdadeiros benefícios do modelo cooperativista nas economias em nível local, nacional e internacional, de maneira a evidenciar a importância decisiva dessas instituições como parte da solução para enfrentar os desafios socioeconômicos do século XXI.
 
Os temas da conferência são divididos em cinco principais interesses das cooperativas. O objetivo é tanto frisar o impacto das cooperativas sobre suas partes interessadas, como mostrar as influências recíprocas e, principalmente, a capacidade com que contam as partes interessadas para transformar as cooperativas. Assim, serão abordados os impactos das cooperativas sobre os consumidores, empregados, produtores, investidores e comunidades.
 
O aspecto da diversidade e multidisciplinaridade dos participantes e colaboradores aporta qualidade às trocas de experiência. Por isso, a organização da conferência receberá estudos de variados perfis: profissionais ligados a cooperativas, representantes de comunidades locais, bem como pesquisadores de variados campos de estudo, tais como administração e gestão, economia, sociologia, ciências políticas, pesquisa operacional, geografia, dentre outras.

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Inscrições ao prêmio de Economia e Finanças do BCB começam dia 15

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Brasília (11/3) – Como parte das comemorações dos seus 50 anos, o Banco Central do Brasil lançou o “Prêmio Banco Central de Economia e Finanças”, cuja finalidade é estimular a pesquisa nos campos da ciência econômica e dos temas relacionados à sua missão. Nesta primeira edição, as monografias, que poderão ser escritas em português ou inglês, deverão versar sobre o tema “Política Monetária” e ter enfoque atual, com aplicabilidade para o caso brasileiro.

INSCRIÇÃO – As inscrições ocorrerão de 15 de março a 15 de abril de 2016. O resultado será publicado em 1º de agosto de 2016.

PREMIAÇÃO – O resultado do concurso será divulgado em 1º.8.2016. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá durante o “XI Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária do Banco Central do Brasil”. O primeiro lugar receberá R$ 20 mil; o segundo, R$ 10 mil; e o terceiro, R$ 5 mil.

REGULAMENTO – O regulamento do Prêmio Banco Central de Economia e Finanças encontra-se disponível na Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Eventuais dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser esclarecidas pelo endereço eletrônico: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Informações divulgadas pelo Banco Central)

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Sescoop promove capacitação sobre eSocial no estado do Espírito Santo

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Brasília (10/3) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com apoio do Sistema OCB/ES, iniciou hoje o curso sobre Legislação Previdenciária com foco no eSocial. Até amanhã, profissionais de cooperativas do estado do Espírito Santo, responsáveis por lidarem diariamente com a legislação trabalhista e previdenciária, passam pela capacitação. As atividades ocorrem em Vitória.
 
O treinamento tem por objetivo capacitar os profissionais sobre os pontos críticos da nova obrigação eletrônica, trazida por este Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais.

Segundo o gerente de Finanças da unidade Nacional do Sescoop, Carlos Roberto Baena, é fundamental que a alta administração das cooperativas saiba a relevância desse projeto e busque o comprometimento de todas as áreas envolvidas.

“Acreditamos que o grande desafio da adaptação ao novo modelo é a centralização das informações a serem repassadas ao fisco. Os dados que hoje estão em diferentes departamentos terão de ser centralizados num único setor. Portanto, o eSocial alterará os fluxos de trabalhos e criar novos procedimentos nas rotinas internas, considerando que a maior parte de suas informações será alimentada com os dados da folha de pagamentos, faturamento, segurança e medicina do trabalho, financeiro e jurídico”, orienta, Carlos Baena.

Este curso será oferecido pelo Sescoop ao longo deste ano nas unidades estaduais. Com isso, as cooperativas interessadas deverão buscar informações na sede do Sistema OCB em seu estado. Abaixo, o Sescoop divulga o cronograma de realização das próximas capacitações e informa que ele pode sofrer algum tipo de alteração. Confira:

- João Pessoa/PB: 6 e 7/4
- Fortaleza/CE: 18 e 19/4
- Recife/PE: 9 e 10/5
- Palmas/TO: 23 e 24/5
- Belém/PA: 30 e 31/5
- Campo Grande/MS: 20 e 21/6
- Maceió/AL: 6 e 7/7
- Rio de Janeiro/RJ: 4 e 5/8
- Natal/RN: 15 e 16/8

Quem deve aderir ao eSocial?

Com a publicação do manual de orientação do eSocial, versão 2.1, em julho/2015, ficou mais claro para as cooperativas as dificuldades que elas terão para atender às exigências do novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), previsto para entrar em vigor em setembro de 2016 nas empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Já as demais empresas deverão integrar ao sistema a partir de janeiro de 2017.

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Cursistas terminam disciplina do Formacoop

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Rio de Janeiro (10/3) – O Sistema OCB/RJ realizou nos dias 3 e 4 de março, em Nova Friburgo (RJ), a disciplina Aspectos Econômico-Financeiros de Cooperativas. A capacitação faz parte do curso de Formação em Gestão de Cooperativas (Formacoop) – que termina em abril deste ano – e reúne representantes de 13 cooperativas do segmento agropecuário e alguns integrantes do setor de monitoramento do Sescoop/RJ.

O encontro foi conduzido pelo professor Carlos Claro de Oliveira Junior, graduado em Administração e especialista em Gestão de Cooperativas. Na disciplina, foram abordados os objetivos e funções da gestão financeira; o Ciclo de crescimento das empresas – dinâmica financeira; a estrutura do balanço e a análise da rentabilidade.

Também estavam na pauta a Análise de custo volume e lucro; Políticas financeiras; Políticas operacionais – administração da necessidade de giro; Políticas estruturais – formação do capital de giro; Autofinanciamento; Insolvência – efeito tesoura; Crescimento equilibrado e expansão contínua; Análise econômico-financeira; Estrutura dinâmica do balanço-modelo para análise; Análise dinâmica e tradicional do balanço; Fluxo de fontes e aplicações de recursos; Análise do ciclo financeiro; Análise – índices tradicionais de liquidez e endividamento e a Administração da função financeira.

FORMACOOP – A capacitação tem sua metodologia atualizada constantemente, sendo composto por nove módulos, com carga horária de 144 h/aula. As disciplinas abordaram o comportamento organizacional e as estratégias de negociação: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.

O objetivo do curso é Capacitar Dirigentes, Conselheiros, Gerentes e Cooperados para o exercício da função diretiva e gerencial nos diversos níveis da estrutura de poder da Cooperativa, além de oportunizar a discussão de mecanismos de reconhecimento e participação no mercado, de modo a ampliar o grau de competitividade das cooperativas e cooperados. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

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Sistema Ocemg será sede de dois grandes eventos nacionais

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Belo Horizonte (9/3) – Sempre pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema Ocemg sediará dois grandes encontros nacionais nos próximos meses. O primeiro será o Treinamento Nacional do Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), nos dias 29 e 30 de março. São esperados na Casa do Cooperativismo mineiro, 60 técnicos de monitoramento.

O PDGC tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas, e toda a sua metodologia está pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

INTERCÂMBIO – O segundo será o Intercâmbio de Superintendentes das 27 Unidades Estaduais da OCB, a ser realizado no dia 30 de maio, com o objetivo de fortalecer o processo de gestão do Sistema OCB, por meio da participação estruturada dos atores envolvidos, propondo ainda mais integração entre o grupo de superintendentes.

Vale lembrar que no dia 1° de abril, o Sistema Ocemg realizará o Lançamento do 4° Ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC, no Centro de Evento da Unimed-BH. As inscrições para o evento já estão esgotadas. Cerca de 350 dirigentes cooperativistas são aguardados para o evento que objetiva contribuir para a adoção de boas práticas de gestão e governança no empreendimento cooperativo e estimular as cooperativas a aderirem ao PDGC em 2016. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Ocemg integra rede de instituições do Programa Minas Pecuária

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Belo Horizonte (9/4) – O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e o gerente técnico Marco Túlio Borgatti, participaram no dia 24 de fevereiro, na Cidade Administrativa, da apresentação do Programa Minas Pecuária do Governo do Estado de Minas Gerais, lançado pelo governador, Fernando Pimentel. O vice-governador, Antônio Andrade, e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz, também participaram da solenidade que contou com a presença de várias instituições ligadas ao setor pecuário.

O objetivo do programa é proporcionar aos produtores rurais meios e condições para apropriarem-se de tecnologias e de estratégias de gestão para que possam estabelecer um sistema de produção sustentável e competitivo, com ampliação de renda.

O Sistema Ocemg e outras instituições públicas e privadas integram o Programa por meio de diretrizes transversais e temáticas que serão trabalhadas de forma integrada e coordenada, com vistas à consecução do seu objetivo geral e ao incremento da competividade da pecuária bovina do Estado, promovendo ações estratégicas que viabilizem o compartilhamento de informações técnicas e conjunturais ao produtor rural. A perspectiva é de que haja ganho em eficiência produtiva, competitividade econômica da pecuária e preservação ambiental.

De acordo com o gerente técnico do Sistema, Marco Túlio Borgatti, o Sistema Ocemg indicará as cooperativas que irão participar do Programa, e elas enviarão seus técnicos para o treinamento com o software (em desenvolvimento). Após esse treinamento o técnico que participou da capacitação prestará assistência para os produtores das cooperativas.

"Para o Sistema Ocemg, é importante participar do Programa, pois por meio dele também acompanharemos a evolução da propriedade rural, e isso proporciona aos cooperados do ramo agropecuário o acesso a mais uma tecnologia que será benéfica para o negócio", completou Marco Túlio Borgatti.

SAIBA MAIS – O Minas Pecuária foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E para o desenvolvimento do Programa, o Governo do Estado fez alianças com diversas instituições, ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sistema Ocemg e outras instituições de representatividade do setor pecuário.

O programa pauta nove diretrizes: assistência técnica e extensão rural, pesquisa e inovação tecnológica, gestão da atividade, boas práticas de produção, qualidade dos produtos, sanidade animal, melhoramento genético, infraestrutura e logística, políticas setoriais e marcos regulatórios.  Cada diretriz possui objetivos estratégicos e ações prioritárias que buscam atender as necessidades dos produtores rurais para que estabeleçam um sistema de produção eficiente do ponto de visto técnico, econômico e ambiental.

Uma das metas do Programa é prestar assistência técnica em oito mil unidades de referência até 2018 na pecuária leiteira, com projeção de atingir 80 mil propriedades. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Sistema OCB/AL lança Programa Profissionalizante

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Maceió (9/3) – O Projeto Estruturador: Profissionalizar e Gerir foi desenvolvido pelo Sistema OCB/AL com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar sócios cooperados e empregados das cooperativas de Crédito alagoanas em práticas gerenciais necessárias a uma gestão estratégica eficiente. O programa profissionalizante tem o apoio do Sistema OCB Nacional.

As primeiras etapas do projeto compõem a apresentação do programa às cooperativas, inscrição das interessadas e aplicação do primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Ao participar do PDGC, a cooperativa obtém os benefícios de uma análise técnica quanto à sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71 e quanto ao grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em conjunto com o Sistema OCB.

Após as análises, as cooperativas recebem relatórios listando pontos fortes e oportunidades para melhoria, o que possibilita a construção de planos de aperfeiçoamento, objetivando o aumento da competitividade. As próximas etapas do projeto são ofertas de capacitações, cursos e oficinas profissionalizantes, missões técnicas e aplicação do segundo ciclo do PDGC.

Com os resultados do primeiro e do segundo ciclo, um novo relatório comparativo será elaborado. O projeto é encerrado com uma avaliação que identificará o grau de satisfação dos participantes e demonstrará a importância do aperfeiçoamento contínuo para gerar resultados satisfatórios.

Para o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, é uma oportunidade ímpar para as cooperativas de Crédito de Alagoas. “Esse trabalho foi planejado e constituído por um conjunto de ações inter-relacionadas e coordenadas, orientadas para o alcance de um resultado exclusivo que é a promoção da profissionalização da gestão cooperativista e de sua competitividade”, explicou.

IMPLANTAÇÃO - Já acataram a implantação do programa profissionalizante a Cooperativa de Crédito dos Membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, de Órgãos Jurídicos e de Servidores Públicos Estaduais e Municipais em Alagoas (Juriscred), a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais de Saúde de Nível Superior, dos Servidores Públicos Federais e dos Empresários do Estado de Alagoas (Unicred), a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários do Ministério da Saúde em Maceió (Saudecred) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos nos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Empresários da Região Metropolitana do Agreste Alagoano (Sicoob Leste).

Nos próximos dias, a diretoria do Sistema OCB/AL vai apresentar o Projeto Estruturador: Profissionalizar e Gerir para a Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana de Alagoas (Coplan). (Fonte: Assimp Sistema OCB/AL)

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Tudo pronto para o início da 12ª turma de MBA em Cooperativismo

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Cuiabá (8/3) – As aulas da 12ª turma do Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas terão início na próxima sexta-feira, 11/8, a partir das 8h, na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá. O primeiro módulo será ‘Tendências na Gestão de Cooperativas’, com o professor Roberto Morais. As atividades desta etapa terminam no sábado, às 17h. Serão realizados 17 módulos e o curso segue até novembro do ano que vem. A pós-graduação é promovida pelo Sistema OCB/MT.
 
A aula inaugural vai contar com a presença do presidente do Sistema Cooperativista de Mato Grosso, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele pondera que “a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento do cooperativismo e em Mato Grosso levamos esta meta a sério, tanto que realizamos cursos de pós-graduação em cooperativismo, desde o ano 2.000”. O presidente ressalta que “a XIII Turma, começa no dia 18 de março no município de Canarana, localizado a mais de 800 quilômetros de Cuiabá; e a XIV Turma, no dia 22 de abril na cidade de Juína, que fica a mais de 700 quilômetros da capital mato-grossense”.
 
Os Cursos de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas contam com o apoio da ESCOOP (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara / RS).  São 35 vagas para cada turma e participam do curso os dirigentes, empregados ou cooperados indicados pela direção da cooperativa registrada e adimplente com o Sistema OCB/MT.
 
A cooperativa é responsável contratual e financeira sobre o valor não subsidiado do curso (25%). Os 75% restantes são de responsabilidade do Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O participante deverá obrigatoriamente ter concluído curso Superior de Graduação. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Encontro promovido pelo Sistema OCEB reunirá mulheres cooperativistas

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Salvador (8/3) – O Sistema OCEB promoverá no dia 11/3 o 5º Encontro de Mulheres Cooperativistas com o tema: “A essência do cooperativismo no contexto atual da sociedade”. Realizado na semana em que se comemora o dia internacional da mulher, o encontro tem o objetivo de discutir de forma lúdica e criativa o papel da mulher no desenvolvimento do cooperativismo, o acesso delas ao mercado de trabalho e outras questões de gênero, além de estimular a integração entre as participantes e a troca de experiências.

A abertura do Encontro será feita com uma palestra do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que abordará a profissionalização das cooperativas como instrumento para a sustentabilidade econômica. Além desta, outras palestras serão desenvolvidas especialmente para as mulheres cooperativistas e contará com palestrantes renomados como: Roberto Belotti, professor, palestrante e conferencista em temas motivacionais, educação, cooperativismo e voltados ao desenvolvimento humano; Vera Lúcia Oliveira, diretora substituta do Denacoop/SPRC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Marília Valença Falcão, consultora em marketing, administração organizacional, associativismo e cooperativismo.

Jussiara Lessa, gerente do Sescoop/BA – entidade de formação cooperativista e promoção social – acredita que realizar um evento onde somente mulheres participam, colabora para a promoção da igualdade de gêneros e oportuniza melhores condições de trabalho para as mesmas.

O 5º Encontro de Mulheres Cooperativistas irá destacar a profissionalização das mulheres no cooperativismo e principalmente na estrutura de governança nas cooperativas.

“Na Bahia, são 45 presidentes de cooperativas, do sexo feminino, correspondendo a 16,5% do sistema cooperativista baiano. Nós temos um crescente aumento de mulheres como cooperadas e funcionárias, e precisamos oportunizar condição na governança das cooperativas.  Este trabalho vem sendo desenvolvido pelo Sistema OCEB nos últimos cinco anos, com um crescente aumento da participação das mulheres em cargos relevantes das cooperativas”, conclui a gerente do Sescoop/BA. (Fonte: Sistema OCEB)

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Sescoop promoverá curso sobre eSocial voltado a cooperativas

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Objetivo é capacitar os profissionais sobre os pontos críticos da nova obrigação eletrônica, especialmente no que se refere à legislação trabalhista e previdenciária

Brasília (7/3) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realizará ao longo deste ano, o curso de Legislação Previdenciária com foco no eSocial em suas unidades estaduais. O primeiro ocorrerá nas próximas quinta e sexta-feira, em Vitória (ES). O público-alvo são profissionais de cooperativas responsáveis por lidarem diariamente com a legislação trabalhista e previdenciária.

O treinamento tem por objetivo capacitar os profissionais sobre os pontos críticos da nova obrigação eletrônica, trazida por este Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais. As cooperativas interessadas deverão procurar sua unidade estadual. Abaixo, o Sescoop divulga o cronograma de realização do curso e informa que ele pode sofrer algum tipo de alteração. Confira:

- Vitória/ES: 10 e 11/3;
- João Pessoa/PB: 6 e 7/4
- Fortaleza/CE: 18 e 19/4
- Recife/PE: 9 e 10/5
- Palmas/TO: 23 e 24/5
- Belém/PA: 30 e 31/5
- Campo Grande/MS: 20 e 21/6
- Maceió/AL: 6 e 7/7
- Rio de Janeiro/RJ: 4 e 5/8
- Natal/RN: 15 e 16/8

Quem deve aderir ao eSocial?

Com a publicação do manual de orientação do eSocial, versão 2.1, em julho/2015, ficou mais claro para as cooperativas as dificuldades que elas terão para atender às exigências do novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), previsto para entrar em vigor em setembro de 2016 nas empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Já as demais empresas deverão integrar ao sistema a partir de janeiro de 2017.

Segundo o gerente de Finanças do Sescoop, Carlos Roberto Baena, é fundamental que a alta administração das cooperativas saiba a relevância desse projeto e busque o comprometimento de todas as áreas envolvidas. “Acreditamos que o grande desafio da adaptação ao novo modelo é a centralização das informações a serem repassadas ao fisco. Os dados que hoje estão em diferentes departamentos terão de ser centralizados num único setor. Portanto, o eSocial alterará os fluxos de trabalhos e criar novos procedimentos nas rotinas internas, considerando que a maior parte de suas informações será alimentada com os dados da folha de pagamentos, faturamento, segurança e medicina do trabalho, financeiro e jurídico”, orienta, Carlos Baena.

SAIBA MAIS – O eSocial é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, ele tem o objetivo de informatizar a relação entre Fisco e contribuintes, aperfeiçoar os trâmites de envio das informações e centralizar todos os dados relativos às obrigações trabalhistas.

É considerado o mais complexo dos sistemas do SPED por exigir diversos tipos de transmissões que incluem o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS, Informações à Previdência Social (Sefip/GFIP), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Arquivos eletrônicos entregues à fiscalização (Manad),
O e-Social impactará 100% das empresas atuantes no Brasil – exige uma mudança de cultura e paradigma das cooperativas, envolvendo todas as áreas e profissionais das cooperativas.

Adequar processos nas cooperativas para atender as diversas exigências do eSocial é o maior desafio, como por exemplo:

- Criação de estruturas internas dedicadas a implementação do eSocial;
- Identificação dos impactos sobre a gestão de risco e garantir que as informações serão enviadas a tempo e corretas;
- Integração das áreas financeira, jurídica, RH e de TI na adequação do software da folha de pagamento que atendam às exigências do eSocial;
- Conscientização da participação da alta gestão das cooperativas;
- Treinamento dos técnicos para o devido enquadramento das cooperativas e evitar problemas futuros.

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Sescoop/RS I Seminário Regional de Mulheres Cooperativistas

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Torres (7/3) – Mulheres Cooperativistas é um programa de formação com vistas a promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo, através da disseminação da doutrina cooperativista e do desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências necessárias à melhor atuação das mulheres no quadro social das cooperativas.

O evento foi realizado no dia 3/3, no Encantos Torres Hotel em Torres Estado do Rio Grande do Sul. Estavam presentes mulheres dos núcleos femininos das cooperativas:  Coopersulca de Turvo, Cooperja de Jacinto Machado e Coopera de Forquilhinha. O encontro teve por objetivo a troca de experiências entre os diversos núcleos através da apresentação das experiências de cada grupo e posteriormente perguntas e uma roda de conversas.

Iniciando o encontro Ney Guimarães instrutor do Sescoop acompanhado por Alessandra Colaboradora do Sescoop que estava representando Patricia de Souza coordenadora do Sescoop deram as boas-vindas, em seguida cada coordenadora dos núcleos também fez uma explanação com breve histórico do programa Mulheres Cooperativistas que teve início em 2013 realizado na Coopersulca e Coopera como projeto piloto. Finalizando a abertura do evento, o Sr.  Arlindo Manenti, presidente da Coopersulca deu as boas-vindas para as mulheres, representando os demais presidentes das cooperativas participantes.

Em seguida Ney Guimarães realizou uma dinâmica de integração das mulheres. Com relação aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo da Coopersulca, a Coordenadora Eliete Marques Giusti, juntamente com Lucir, Rita, Marli, Solange e Jucinéia apresentaram o case da Coopersulca, destacando algumas atividades desenvolvidas no decorrer dos anos de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

Feita a apresentação o espaço ficou aberto para as perguntas sobre as atividades, e da mesma forma foram apresentados o cases da Cooperja e Coopera no mesmo formato, encerrada cada apresentação e depois espaço aberto para as perguntas.

O coral do núcleo feminino da Coopersulca fez uma apresentação especial para o evento. O ponto alto do encontro foi a conversa, a troca de experiências as vivencias de cada núcleo. Ao final Ney fez um apanhado geral do encontro, falou sobre as dimensões que o núcleo tem que abordar nas ações que são: o grupo, individualismo, cooperativismo, social empreendedorismo, e a família. (Fonte: Assimp Coopersulca)

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Grupo discute detalhes de Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola

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Pedro Afonso (7/3) – Diretores e técnicos da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), localizada na cidade de Pedro Afonso (TO), representantes da Embrapa e da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária se reuniram na última sexta-feira, 4/3, na sede da cooperativa para organizar a II Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola.

O evento técnico será realizado no próximo dia 14 de maio, na Fazenda São João em Pedro Afonso, e contará com palestras e visita técnica à área experimental implantada na propriedade. A expectativa é receber 200 participantes. O objetivo é mostrar o potencial da região para a diversificação de culturas agrícolas – com destaque para a produção de frutas e mandioca – por meio da apresentação de novas tecnologias e manejos.

Garantia de sanidade – No local onde será realizada a II Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola, a Coapa, Embrapa e a Seagro, com apoio de outros parceiros, implantaram em 2014, uma área experimental dos projetos Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas – semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) e Produção Integrada de Frutas (PIF). A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura em Pedro Afonso e região, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção.

Na área de dois hectares na Fazenda São João, a 50 quilômetros de Pedro Afonso, cedida pelo agricultor Evanis Roberto Lopes, atualmente são cultivadas variedades de mandioca, banana, maracujá, mamão, abacaxi, café e uma coleção de citros.

Os materiais são melhorados geneticamente por pesquisadores da Embrapa Cruz das Almas (BA). Depois que ficam livres de pragas e doenças, as mudas são enviadas para Pedro Afonso, onde se testa a adaptação à região na área experimental. O passo seguinte será a entrega gratuita das mudas aos agricultores cadastrados, que também terão assistência técnica sem nenhum custo. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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OCB participa da reunião do Conselho de Administração da ACI

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Sidnei (4/3) – A OCB participou da primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional, ao lado do presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, integrante do Conselho. O evento ocorrido em Sidnei, na Austrália, começou no dia 1º de março e terminou hoje.
 
A reunião foi a primeira sob a presidência de Monique Leroux, presidente do Sistema Desjardins, do Canadá. Leroux foi eleita durante a Assembleia Geral da ACI de 2015, após a aposentadoria de Pauline Green, da Inglaterra. Monique comandará a principal organização internacional cooperativista do mundo até o final do próximo ano.

Durante os dias de reunião, o Conselho deliberou sobre a redefinição da estratégia da ACI. A organização busca ampliar o número de membros em regiões como a África e o Oriente Médio. O grupo também tratou do orçamento da Aliança para os anos de 2016 e 2017, além de analisar os resultados obtidos na Assembleia Geral de 2015.

A presidente da ACI anunciou ao Conselho a aprovação de um fundo da União Europeia para o financiamento de projetos de promoção do cooperativismo em todo o mundo. O sucesso do projeto garantirá um financiamento de 10 milhões de euros à ACI, que serão repassados às iniciativas das organizações-membro em diversos países.

Segundo Eudes Aquino, o projeto trará recursos que serão revertidos para a formação e treinamento: “O sucesso na concessão dos recursos da União Europeia mostra o reconhecimento internacional à importância do fortalecimento do cooperativismo como alternativa às crises econômicas e promoção do desenvolvimento social. No Brasil, encaminharemos à ACI uma carteira de projetos que incluem a criação de um centro de treinamento em cooperativismo no Nordeste, além do empoderamento de lideranças na Amazônia e a criação de um banco de dados de políticas públicas voltadas para o setor no país”, avalia.

Chamado de “Cooperativas e Desenvolvimento: Foco nas Pessoas, Negócios Ativos”, o projeto tem previsão de duração inicial de quatro anos e objetiva o empoderamento do setor cooperativo em países em desenvolvimento. As primeiras iniciativas serão apresentadas durante a próxima reunião do Conselho que acontecerá no mês de junho.

O Conselho da ACI é formado por 15 membros eleitos nas assembleias gerais. A OCB tem sido representada no Conselho desde a sua filiação à ACI e acompanha regularmente as reuniões.

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