Notícias negócios

 

Cursistas terminam disciplina do Formacoop

"

Rio de Janeiro (10/3) – O Sistema OCB/RJ realizou nos dias 3 e 4 de março, em Nova Friburgo (RJ), a disciplina Aspectos Econômico-Financeiros de Cooperativas. A capacitação faz parte do curso de Formação em Gestão de Cooperativas (Formacoop) – que termina em abril deste ano – e reúne representantes de 13 cooperativas do segmento agropecuário e alguns integrantes do setor de monitoramento do Sescoop/RJ.

O encontro foi conduzido pelo professor Carlos Claro de Oliveira Junior, graduado em Administração e especialista em Gestão de Cooperativas. Na disciplina, foram abordados os objetivos e funções da gestão financeira; o Ciclo de crescimento das empresas – dinâmica financeira; a estrutura do balanço e a análise da rentabilidade.

Também estavam na pauta a Análise de custo volume e lucro; Políticas financeiras; Políticas operacionais – administração da necessidade de giro; Políticas estruturais – formação do capital de giro; Autofinanciamento; Insolvência – efeito tesoura; Crescimento equilibrado e expansão contínua; Análise econômico-financeira; Estrutura dinâmica do balanço-modelo para análise; Análise dinâmica e tradicional do balanço; Fluxo de fontes e aplicações de recursos; Análise do ciclo financeiro; Análise – índices tradicionais de liquidez e endividamento e a Administração da função financeira.

FORMACOOP – A capacitação tem sua metodologia atualizada constantemente, sendo composto por nove módulos, com carga horária de 144 h/aula. As disciplinas abordaram o comportamento organizacional e as estratégias de negociação: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.

O objetivo do curso é Capacitar Dirigentes, Conselheiros, Gerentes e Cooperados para o exercício da função diretiva e gerencial nos diversos níveis da estrutura de poder da Cooperativa, além de oportunizar a discussão de mecanismos de reconhecimento e participação no mercado, de modo a ampliar o grau de competitividade das cooperativas e cooperados. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

"

Sistema Ocemg será sede de dois grandes eventos nacionais

"

Belo Horizonte (9/3) – Sempre pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema Ocemg sediará dois grandes encontros nacionais nos próximos meses. O primeiro será o Treinamento Nacional do Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), nos dias 29 e 30 de março. São esperados na Casa do Cooperativismo mineiro, 60 técnicos de monitoramento.

O PDGC tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas, e toda a sua metodologia está pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

INTERCÂMBIO – O segundo será o Intercâmbio de Superintendentes das 27 Unidades Estaduais da OCB, a ser realizado no dia 30 de maio, com o objetivo de fortalecer o processo de gestão do Sistema OCB, por meio da participação estruturada dos atores envolvidos, propondo ainda mais integração entre o grupo de superintendentes.

Vale lembrar que no dia 1° de abril, o Sistema Ocemg realizará o Lançamento do 4° Ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC, no Centro de Evento da Unimed-BH. As inscrições para o evento já estão esgotadas. Cerca de 350 dirigentes cooperativistas são aguardados para o evento que objetiva contribuir para a adoção de boas práticas de gestão e governança no empreendimento cooperativo e estimular as cooperativas a aderirem ao PDGC em 2016. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

"

Ocemg integra rede de instituições do Programa Minas Pecuária

"

Belo Horizonte (9/4) – O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e o gerente técnico Marco Túlio Borgatti, participaram no dia 24 de fevereiro, na Cidade Administrativa, da apresentação do Programa Minas Pecuária do Governo do Estado de Minas Gerais, lançado pelo governador, Fernando Pimentel. O vice-governador, Antônio Andrade, e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz, também participaram da solenidade que contou com a presença de várias instituições ligadas ao setor pecuário.

O objetivo do programa é proporcionar aos produtores rurais meios e condições para apropriarem-se de tecnologias e de estratégias de gestão para que possam estabelecer um sistema de produção sustentável e competitivo, com ampliação de renda.

O Sistema Ocemg e outras instituições públicas e privadas integram o Programa por meio de diretrizes transversais e temáticas que serão trabalhadas de forma integrada e coordenada, com vistas à consecução do seu objetivo geral e ao incremento da competividade da pecuária bovina do Estado, promovendo ações estratégicas que viabilizem o compartilhamento de informações técnicas e conjunturais ao produtor rural. A perspectiva é de que haja ganho em eficiência produtiva, competitividade econômica da pecuária e preservação ambiental.

De acordo com o gerente técnico do Sistema, Marco Túlio Borgatti, o Sistema Ocemg indicará as cooperativas que irão participar do Programa, e elas enviarão seus técnicos para o treinamento com o software (em desenvolvimento). Após esse treinamento o técnico que participou da capacitação prestará assistência para os produtores das cooperativas.

"Para o Sistema Ocemg, é importante participar do Programa, pois por meio dele também acompanharemos a evolução da propriedade rural, e isso proporciona aos cooperados do ramo agropecuário o acesso a mais uma tecnologia que será benéfica para o negócio", completou Marco Túlio Borgatti.

SAIBA MAIS – O Minas Pecuária foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E para o desenvolvimento do Programa, o Governo do Estado fez alianças com diversas instituições, ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sistema Ocemg e outras instituições de representatividade do setor pecuário.

O programa pauta nove diretrizes: assistência técnica e extensão rural, pesquisa e inovação tecnológica, gestão da atividade, boas práticas de produção, qualidade dos produtos, sanidade animal, melhoramento genético, infraestrutura e logística, políticas setoriais e marcos regulatórios.  Cada diretriz possui objetivos estratégicos e ações prioritárias que buscam atender as necessidades dos produtores rurais para que estabeleçam um sistema de produção eficiente do ponto de visto técnico, econômico e ambiental.

Uma das metas do Programa é prestar assistência técnica em oito mil unidades de referência até 2018 na pecuária leiteira, com projeção de atingir 80 mil propriedades. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

"

Sistema OCB/AL lança Programa Profissionalizante

"

Maceió (9/3) – O Projeto Estruturador: Profissionalizar e Gerir foi desenvolvido pelo Sistema OCB/AL com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar sócios cooperados e empregados das cooperativas de Crédito alagoanas em práticas gerenciais necessárias a uma gestão estratégica eficiente. O programa profissionalizante tem o apoio do Sistema OCB Nacional.

As primeiras etapas do projeto compõem a apresentação do programa às cooperativas, inscrição das interessadas e aplicação do primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Ao participar do PDGC, a cooperativa obtém os benefícios de uma análise técnica quanto à sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71 e quanto ao grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em conjunto com o Sistema OCB.

Após as análises, as cooperativas recebem relatórios listando pontos fortes e oportunidades para melhoria, o que possibilita a construção de planos de aperfeiçoamento, objetivando o aumento da competitividade. As próximas etapas do projeto são ofertas de capacitações, cursos e oficinas profissionalizantes, missões técnicas e aplicação do segundo ciclo do PDGC.

Com os resultados do primeiro e do segundo ciclo, um novo relatório comparativo será elaborado. O projeto é encerrado com uma avaliação que identificará o grau de satisfação dos participantes e demonstrará a importância do aperfeiçoamento contínuo para gerar resultados satisfatórios.

Para o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, é uma oportunidade ímpar para as cooperativas de Crédito de Alagoas. “Esse trabalho foi planejado e constituído por um conjunto de ações inter-relacionadas e coordenadas, orientadas para o alcance de um resultado exclusivo que é a promoção da profissionalização da gestão cooperativista e de sua competitividade”, explicou.

IMPLANTAÇÃO - Já acataram a implantação do programa profissionalizante a Cooperativa de Crédito dos Membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, de Órgãos Jurídicos e de Servidores Públicos Estaduais e Municipais em Alagoas (Juriscred), a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais de Saúde de Nível Superior, dos Servidores Públicos Federais e dos Empresários do Estado de Alagoas (Unicred), a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários do Ministério da Saúde em Maceió (Saudecred) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos nos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Empresários da Região Metropolitana do Agreste Alagoano (Sicoob Leste).

Nos próximos dias, a diretoria do Sistema OCB/AL vai apresentar o Projeto Estruturador: Profissionalizar e Gerir para a Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana de Alagoas (Coplan). (Fonte: Assimp Sistema OCB/AL)

"

Tudo pronto para o início da 12ª turma de MBA em Cooperativismo

"

Cuiabá (8/3) – As aulas da 12ª turma do Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas terão início na próxima sexta-feira, 11/8, a partir das 8h, na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá. O primeiro módulo será ‘Tendências na Gestão de Cooperativas’, com o professor Roberto Morais. As atividades desta etapa terminam no sábado, às 17h. Serão realizados 17 módulos e o curso segue até novembro do ano que vem. A pós-graduação é promovida pelo Sistema OCB/MT.
 
A aula inaugural vai contar com a presença do presidente do Sistema Cooperativista de Mato Grosso, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele pondera que “a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento do cooperativismo e em Mato Grosso levamos esta meta a sério, tanto que realizamos cursos de pós-graduação em cooperativismo, desde o ano 2.000”. O presidente ressalta que “a XIII Turma, começa no dia 18 de março no município de Canarana, localizado a mais de 800 quilômetros de Cuiabá; e a XIV Turma, no dia 22 de abril na cidade de Juína, que fica a mais de 700 quilômetros da capital mato-grossense”.
 
Os Cursos de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas contam com o apoio da ESCOOP (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara / RS).  São 35 vagas para cada turma e participam do curso os dirigentes, empregados ou cooperados indicados pela direção da cooperativa registrada e adimplente com o Sistema OCB/MT.
 
A cooperativa é responsável contratual e financeira sobre o valor não subsidiado do curso (25%). Os 75% restantes são de responsabilidade do Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O participante deverá obrigatoriamente ter concluído curso Superior de Graduação. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

"

Encontro promovido pelo Sistema OCEB reunirá mulheres cooperativistas

"

Salvador (8/3) – O Sistema OCEB promoverá no dia 11/3 o 5º Encontro de Mulheres Cooperativistas com o tema: “A essência do cooperativismo no contexto atual da sociedade”. Realizado na semana em que se comemora o dia internacional da mulher, o encontro tem o objetivo de discutir de forma lúdica e criativa o papel da mulher no desenvolvimento do cooperativismo, o acesso delas ao mercado de trabalho e outras questões de gênero, além de estimular a integração entre as participantes e a troca de experiências.

A abertura do Encontro será feita com uma palestra do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que abordará a profissionalização das cooperativas como instrumento para a sustentabilidade econômica. Além desta, outras palestras serão desenvolvidas especialmente para as mulheres cooperativistas e contará com palestrantes renomados como: Roberto Belotti, professor, palestrante e conferencista em temas motivacionais, educação, cooperativismo e voltados ao desenvolvimento humano; Vera Lúcia Oliveira, diretora substituta do Denacoop/SPRC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Marília Valença Falcão, consultora em marketing, administração organizacional, associativismo e cooperativismo.

Jussiara Lessa, gerente do Sescoop/BA – entidade de formação cooperativista e promoção social – acredita que realizar um evento onde somente mulheres participam, colabora para a promoção da igualdade de gêneros e oportuniza melhores condições de trabalho para as mesmas.

O 5º Encontro de Mulheres Cooperativistas irá destacar a profissionalização das mulheres no cooperativismo e principalmente na estrutura de governança nas cooperativas.

“Na Bahia, são 45 presidentes de cooperativas, do sexo feminino, correspondendo a 16,5% do sistema cooperativista baiano. Nós temos um crescente aumento de mulheres como cooperadas e funcionárias, e precisamos oportunizar condição na governança das cooperativas.  Este trabalho vem sendo desenvolvido pelo Sistema OCEB nos últimos cinco anos, com um crescente aumento da participação das mulheres em cargos relevantes das cooperativas”, conclui a gerente do Sescoop/BA. (Fonte: Sistema OCEB)

"

Sescoop promoverá curso sobre eSocial voltado a cooperativas

"

Objetivo é capacitar os profissionais sobre os pontos críticos da nova obrigação eletrônica, especialmente no que se refere à legislação trabalhista e previdenciária

Brasília (7/3) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realizará ao longo deste ano, o curso de Legislação Previdenciária com foco no eSocial em suas unidades estaduais. O primeiro ocorrerá nas próximas quinta e sexta-feira, em Vitória (ES). O público-alvo são profissionais de cooperativas responsáveis por lidarem diariamente com a legislação trabalhista e previdenciária.

O treinamento tem por objetivo capacitar os profissionais sobre os pontos críticos da nova obrigação eletrônica, trazida por este Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais. As cooperativas interessadas deverão procurar sua unidade estadual. Abaixo, o Sescoop divulga o cronograma de realização do curso e informa que ele pode sofrer algum tipo de alteração. Confira:

- Vitória/ES: 10 e 11/3;
- João Pessoa/PB: 6 e 7/4
- Fortaleza/CE: 18 e 19/4
- Recife/PE: 9 e 10/5
- Palmas/TO: 23 e 24/5
- Belém/PA: 30 e 31/5
- Campo Grande/MS: 20 e 21/6
- Maceió/AL: 6 e 7/7
- Rio de Janeiro/RJ: 4 e 5/8
- Natal/RN: 15 e 16/8

Quem deve aderir ao eSocial?

Com a publicação do manual de orientação do eSocial, versão 2.1, em julho/2015, ficou mais claro para as cooperativas as dificuldades que elas terão para atender às exigências do novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), previsto para entrar em vigor em setembro de 2016 nas empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Já as demais empresas deverão integrar ao sistema a partir de janeiro de 2017.

Segundo o gerente de Finanças do Sescoop, Carlos Roberto Baena, é fundamental que a alta administração das cooperativas saiba a relevância desse projeto e busque o comprometimento de todas as áreas envolvidas. “Acreditamos que o grande desafio da adaptação ao novo modelo é a centralização das informações a serem repassadas ao fisco. Os dados que hoje estão em diferentes departamentos terão de ser centralizados num único setor. Portanto, o eSocial alterará os fluxos de trabalhos e criar novos procedimentos nas rotinas internas, considerando que a maior parte de suas informações será alimentada com os dados da folha de pagamentos, faturamento, segurança e medicina do trabalho, financeiro e jurídico”, orienta, Carlos Baena.

SAIBA MAIS – O eSocial é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, ele tem o objetivo de informatizar a relação entre Fisco e contribuintes, aperfeiçoar os trâmites de envio das informações e centralizar todos os dados relativos às obrigações trabalhistas.

É considerado o mais complexo dos sistemas do SPED por exigir diversos tipos de transmissões que incluem o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS, Informações à Previdência Social (Sefip/GFIP), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Arquivos eletrônicos entregues à fiscalização (Manad),
O e-Social impactará 100% das empresas atuantes no Brasil – exige uma mudança de cultura e paradigma das cooperativas, envolvendo todas as áreas e profissionais das cooperativas.

Adequar processos nas cooperativas para atender as diversas exigências do eSocial é o maior desafio, como por exemplo:

- Criação de estruturas internas dedicadas a implementação do eSocial;
- Identificação dos impactos sobre a gestão de risco e garantir que as informações serão enviadas a tempo e corretas;
- Integração das áreas financeira, jurídica, RH e de TI na adequação do software da folha de pagamento que atendam às exigências do eSocial;
- Conscientização da participação da alta gestão das cooperativas;
- Treinamento dos técnicos para o devido enquadramento das cooperativas e evitar problemas futuros.

"

Sescoop/RS I Seminário Regional de Mulheres Cooperativistas

"

Torres (7/3) – Mulheres Cooperativistas é um programa de formação com vistas a promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo, através da disseminação da doutrina cooperativista e do desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências necessárias à melhor atuação das mulheres no quadro social das cooperativas.

O evento foi realizado no dia 3/3, no Encantos Torres Hotel em Torres Estado do Rio Grande do Sul. Estavam presentes mulheres dos núcleos femininos das cooperativas:  Coopersulca de Turvo, Cooperja de Jacinto Machado e Coopera de Forquilhinha. O encontro teve por objetivo a troca de experiências entre os diversos núcleos através da apresentação das experiências de cada grupo e posteriormente perguntas e uma roda de conversas.

Iniciando o encontro Ney Guimarães instrutor do Sescoop acompanhado por Alessandra Colaboradora do Sescoop que estava representando Patricia de Souza coordenadora do Sescoop deram as boas-vindas, em seguida cada coordenadora dos núcleos também fez uma explanação com breve histórico do programa Mulheres Cooperativistas que teve início em 2013 realizado na Coopersulca e Coopera como projeto piloto. Finalizando a abertura do evento, o Sr.  Arlindo Manenti, presidente da Coopersulca deu as boas-vindas para as mulheres, representando os demais presidentes das cooperativas participantes.

Em seguida Ney Guimarães realizou uma dinâmica de integração das mulheres. Com relação aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo da Coopersulca, a Coordenadora Eliete Marques Giusti, juntamente com Lucir, Rita, Marli, Solange e Jucinéia apresentaram o case da Coopersulca, destacando algumas atividades desenvolvidas no decorrer dos anos de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

Feita a apresentação o espaço ficou aberto para as perguntas sobre as atividades, e da mesma forma foram apresentados o cases da Cooperja e Coopera no mesmo formato, encerrada cada apresentação e depois espaço aberto para as perguntas.

O coral do núcleo feminino da Coopersulca fez uma apresentação especial para o evento. O ponto alto do encontro foi a conversa, a troca de experiências as vivencias de cada núcleo. Ao final Ney fez um apanhado geral do encontro, falou sobre as dimensões que o núcleo tem que abordar nas ações que são: o grupo, individualismo, cooperativismo, social empreendedorismo, e a família. (Fonte: Assimp Coopersulca)

"

Grupo discute detalhes de Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola

"

Pedro Afonso (7/3) – Diretores e técnicos da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), localizada na cidade de Pedro Afonso (TO), representantes da Embrapa e da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária se reuniram na última sexta-feira, 4/3, na sede da cooperativa para organizar a II Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola.

O evento técnico será realizado no próximo dia 14 de maio, na Fazenda São João em Pedro Afonso, e contará com palestras e visita técnica à área experimental implantada na propriedade. A expectativa é receber 200 participantes. O objetivo é mostrar o potencial da região para a diversificação de culturas agrícolas – com destaque para a produção de frutas e mandioca – por meio da apresentação de novas tecnologias e manejos.

Garantia de sanidade – No local onde será realizada a II Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola, a Coapa, Embrapa e a Seagro, com apoio de outros parceiros, implantaram em 2014, uma área experimental dos projetos Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas – semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) e Produção Integrada de Frutas (PIF). A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura em Pedro Afonso e região, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção.

Na área de dois hectares na Fazenda São João, a 50 quilômetros de Pedro Afonso, cedida pelo agricultor Evanis Roberto Lopes, atualmente são cultivadas variedades de mandioca, banana, maracujá, mamão, abacaxi, café e uma coleção de citros.

Os materiais são melhorados geneticamente por pesquisadores da Embrapa Cruz das Almas (BA). Depois que ficam livres de pragas e doenças, as mudas são enviadas para Pedro Afonso, onde se testa a adaptação à região na área experimental. O passo seguinte será a entrega gratuita das mudas aos agricultores cadastrados, que também terão assistência técnica sem nenhum custo. (Fonte: Assimp da cooperativa)

"

OCB participa da reunião do Conselho de Administração da ACI

"

Sidnei (4/3) – A OCB participou da primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional, ao lado do presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, integrante do Conselho. O evento ocorrido em Sidnei, na Austrália, começou no dia 1º de março e terminou hoje.
 
A reunião foi a primeira sob a presidência de Monique Leroux, presidente do Sistema Desjardins, do Canadá. Leroux foi eleita durante a Assembleia Geral da ACI de 2015, após a aposentadoria de Pauline Green, da Inglaterra. Monique comandará a principal organização internacional cooperativista do mundo até o final do próximo ano.

Durante os dias de reunião, o Conselho deliberou sobre a redefinição da estratégia da ACI. A organização busca ampliar o número de membros em regiões como a África e o Oriente Médio. O grupo também tratou do orçamento da Aliança para os anos de 2016 e 2017, além de analisar os resultados obtidos na Assembleia Geral de 2015.

A presidente da ACI anunciou ao Conselho a aprovação de um fundo da União Europeia para o financiamento de projetos de promoção do cooperativismo em todo o mundo. O sucesso do projeto garantirá um financiamento de 10 milhões de euros à ACI, que serão repassados às iniciativas das organizações-membro em diversos países.

Segundo Eudes Aquino, o projeto trará recursos que serão revertidos para a formação e treinamento: “O sucesso na concessão dos recursos da União Europeia mostra o reconhecimento internacional à importância do fortalecimento do cooperativismo como alternativa às crises econômicas e promoção do desenvolvimento social. No Brasil, encaminharemos à ACI uma carteira de projetos que incluem a criação de um centro de treinamento em cooperativismo no Nordeste, além do empoderamento de lideranças na Amazônia e a criação de um banco de dados de políticas públicas voltadas para o setor no país”, avalia.

Chamado de “Cooperativas e Desenvolvimento: Foco nas Pessoas, Negócios Ativos”, o projeto tem previsão de duração inicial de quatro anos e objetiva o empoderamento do setor cooperativo em países em desenvolvimento. As primeiras iniciativas serão apresentadas durante a próxima reunião do Conselho que acontecerá no mês de junho.

O Conselho da ACI é formado por 15 membros eleitos nas assembleias gerais. A OCB tem sido representada no Conselho desde a sua filiação à ACI e acompanha regularmente as reuniões.

"

Cooperativismo perde professora Diva Benevides

"

Brasília (4/3) – Ocorreu agora há pouco, em São Paulo, o funeral de Diva Benevides Pinho, professora doutora em Economia da Universidade de São Paulo (USP) e uma das primeiras brasileiras a publicar pesquisas e estudos acadêmicos sobre o Cooperativismo, com destaque para os ramos Agropecuário e Crédito. Sua contribuição para o desenvolvimento acadêmico do assunto e, também, para o dia-a-dia cooperativista é incalculável. Sua tese de doutorado em economia foi a primeira sobre cooperativismo na Universidade de São Paulo. Diva também foi uma das personagens apresentadas pela revista Saber Cooperar. Para conhecer um pouco mais sobre sua trajetória, clique aqui.

"

Cooper Une recebe visita técnica do PAGC

"

Recife (4/3) – Representantes do Sescoop/PE e da Cooperativa de Trabalho em Consultoria, Instrutoria, Assessoria e Projetos Técnicos (Coosepe) foram até Aldeia, no município de Camaragibe, nesta última quinta-feira (3/3), para uma reunião com a direção da Cooperativa da União dos Profissionais do Ramo de Transporte Complementar (Cooper Une). O encontro teve como objetivo a definição das ações de melhoria a serem implementadas em 2016, no âmbito do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), incluindo capacitações para associados e empregados da cooperativa. 

Desde o ano passado, a cooperativa passa por um momento de grandes transformações. A renovação de sua frota, retirando de circulação as kombis tem garantido maior conforto e segurança à população do município. Junto à meta de reduzir os veículos desse tipo de 70 para apenas oito, ainda em 2016, há também o processo de aquisição de novos veículos.

A ideia é que a cooperativa conte com 50 ônibus em 2016. E, para melhor gerir a nova frota, os 108 cooperados passaram a contar com uma nova sede, inaugurada em dezembro de 2015, que possui 16 salas, estrutura administrativa e espaço para a guarda de 14 veículos. Além disso, a transição da cooperativa do caixa misto para caixa único representará maior controle dos recursos disponíveis.

Com a expansão, surge a necessidade de ampliação do controle referente à documentação, organização dos processos internos, bem como da qualificação dos associados e colaboradores, que passarão a atender um público maior. Nesse contexto, para que haja êxito, o Sescoop/PE e a Coosepe, parceira da instituição nas ações de monitoramento, ofereceram total apoio técnico na busca dos ajustes necessários à regularidade processual. Na reunião, a superintendente do Sescoop/PE, Cleonice Pedrosa, foi a primeira que ratificou o apoio à cooperativa nos assuntos relacionados à gestão da cooperativa e sua organização documental.

“Nós fazemos parte do cooperativismo e queremos, cada vez, mais o crescimento das cooperativas. Então, estamos aqui para, juntos, elaborarmos um plano organizacional que deixe a Cooper Une em evidência quando o assunto for a gestão dos processos”, explicou Cleonice. O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Emanuel Sampaio, completou as palavras da superintendente: "Sem uma estrutura organizacional muito bem montada, futuros projetos de crescimento almejados pela Cooper Une, dentro do município de Camaragibe, podem ser limitados por questões relacionadas aos processos internos”, frisou.

Na oportunidade, o presidente da Cooper Une, Arnaldo Vieira Júnior, agradeceu pelo auxílio disponibilizado pelo Sescoop/PE e se comprometeu a revisar, juntamente com os outros dirigentes da cooperativa, onde a instituição pode melhorar.

“Esse diálogo é muito importante, pois eu sei que o Sescoop/PE e a Coosepe querem nos ver bem. E, para chegar a isso, a primeira coisa é ver como está nossa organização e mudar o que não seja condizente com as orientações do monitoramento”, disse Arnaldo.

Para ajudar nos ajustes práticos dos processos internos, o Sescoop/PE irá disponibilizar assessoria jurídica para mostrar o caminho da transparência e da legalidade, fato que pode elevar a gestão da Cooper Une e transformar a realidade da cooperativa no momento da aplicação do questionário de avaliação do PAGC.

Outras ações a serem implementadas incluem capacitações na área de qualidade no atendimento e condução de veículos para os colaboradores e cooperados respectivamente.

“Isso é uma coisa que buscamos. Queremos uma cooperativa de primeira. E isso não é possível sem a ajuda dos parceiros. O Sescoop/PE está de parabéns pela preocupação com as cooperativas. São ações pequenas, mas que fazem uma grande diferença na gestão interna”, exaltou o diretor executivo da Cooper Une, Gilson Roberto da Silva. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PE)

"

OCDF prepara 4° Encontro de Mulheres Cooperativistas

"

Brasília (3/3) – O Sistema OCDF está preparando uma surpresa que vai envolver a face feminina das cooperativas do Distrito Federal. Este ano, o Encontro de Mulheres Cooperativistas do DF será realizado amanhã e, também, nos dias 11 e 18 de março, nas cooperativas Coopa/DF, Catamare e Rede Alternativa, respectivamente.

O objetivo é envolver mulheres de cooperativas para discutir, propor ideias e ações, com vistas a estimular e desenvolver o potencial delas. O presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, ressalta que a intenção é promover ações para o desenvolvimento do espírito de liderança e estimular uma maior participação feminina no movimento cooperativista. O Encontro é direcionado a dirigentes de cooperativas, conselheiras, cooperadas e funcionárias de cooperativas.

Serviço

4° Encontro de Mulheres Cooperativistas do DF
- Dia: 4/3 – Coopa/DF, das 14h às 17h
- Dia: 11/3 – Catamare, das 14h às 17h
- Dia: 18/3 – Rede Alternativa, das 14h às 17h

(Fonte: Assimp Sistema OCDF)

"

Cooperativas participam de formação no PAGC

"

Recife (3/3) – Representantes de 10 cooperativas estiveram hoje (3/3), na sede do Sescoop/PE, participando da capacitação em Procedimentos Assembleares, ministrada pelo assessor jurídico Arinaldo Crispim e pela bacharel em Direito, Poliana Cardoso. O evento integra o conjunto de ações do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) e teve como objetivo esclarecer dúvidas acerca de instrumentos comuns às assembleias ordinárias e extraordinárias, bem como sobre as etapas que precisam ser observadas na preparação e publicação de editais. 

Tendo em vista que, em março, encerra o prazo legal para a realização das assembleias ordinárias, excetuando-se o Ramo Crédito, cujo prazo se estende até abril, a formação pôde garantir que as últimas dúvidas das cooperativas fossem esclarecidas. O assessor jurídico abordou os principais pontos da Lei nº 5.764/71, a exemplo do quórum mínimo exigido para a realização das AGOs, as atribuições e renovação dos conselhos, as informações imprescindíveis ao instrumento convocatório, bem como a legalidade do processo de votação.  Para as cooperativas do Ramo Trabalho, a Lei nº 12.690/2012 também integrou os debates.

Para o diretor secretário da Cootec, Adriano Nascimento, o curso foi esclarecedor. “Como secretário da cooperativa, tenho a responsabilidade de elaborar a ata e vim aqui, exatamente, buscar subsídios para aperfeiçoar meu trabalho e diminuir a possibilidade de erros”. A Cootec integra o PAGC e sempre tem obtido destaque em suas pontuações, a cada avaliação, com índice de conformidade superior a 80%.

“A importância do Monitoramento está em despertar na cooperativa um maior interesse em manter sua conformidade. Isso faz com que tenhamos maior consciência de nossa responsabilidade em pôr em dia as atas, os livros, fichas de matrícula, entre outros”, frisou.

Sete associados da Coopervasf, do município de Santa Maria da Boa Vista, viajaram mais de 600 km até Recife para participar do curso.  Com assembleia ordinária agendada para o dia 13/3, essa foi a oportunidade de esclarecer as últimas dúvidas e de oportunizar o acesso ao conhecimento.

“Sugeri que os associados participassem para que pudessem entender um pouco do trabalho que é realizado pela diretoria e os procedimentos necessários à manutenção de uma cooperativa”, frisou o presidente Gilvan Gomes. Sobre a participação no programa de monitoramento do Sescoop/PE, a Coopervasf ainda está na fase inicial, mas já percebe as vantagens.

“É um aprendizado. Às vezes, podemos esquecer um documento e expor a cooperativa. Uma falha da diretoria pode afetar todos os sócios. Monitoramento não é fiscalização, é uma iniciativa que visa a aumentar a nossa segurança”, concluiu Gilvan.

A participação no curso do PAGC envolveu não apenas associados, mas também colaboradores de cooperativa. Foi o caso da Coopestar, do Ramo Trabalho, que marcou presença com três representantes, sendo um deles funcionário da área de Recursos Humanos da cooperativa. Trata-se da preocupação cada vez maior da gestão em incluir e difundir o conhecimento acerca dos procedimentos corretos nos mais diversos setores.

“É muito importante o conhecimento sobre como funciona a elaboração de atas, editais e a tramitação jurídica junto à Jucepe. Isso é importante não apenas para os dirigentes, mas para os demais também”, afirmou o presidente Augusto Cabral.

Com AGO marcada para o dia 26/3, as orientações jurídicas ajudaram nos últimos ajustes a serem feitos, e também nortearão assembleias extraordinárias que se fizerem necessárias ao longo do ano. Isso porque, a cooperativa pretende iniciar, ainda este mês, um novo projeto de construção de uma geriatria em sua sede. Trata-se de uma unidade de internamento para idosos que serão atendidos por uma equipe multidisciplinar com capacidade inicial para 20 pacientes. Frente a esse momento de expansão das cooperativas, o presidente da Coopestar, que conta hoje com mais de 300 associados, falou sobre o PAGC.

“É muito importante para nos adequarmos à lei e as regras do segmento, pois a adequação transmite credibilidade ao mercado. Se a cooperativa quer se destacar, ela precisa cuidar para que cada passo seja feito dentro das normas, garantindo um crescimento ordenado e bem acompanhado”, frisou.

Na parte da tarde, a bacharel em Direito e especialista em Cooperativismo, Poliana Cardoso, falou aos presentes sobre as tramitações na Jucepe, esclarecendo dúvidas sobre os documentos apresentados pelas cooperativas e os procedimentos adequados para resolução de pendências. A bacharel tem experiência de nove anos de atuação no órgão e viu o curso como uma oportunidade de estabelecer um relacionamento maior com os associados.

“No momento em que se paga uma taxa à Jucepe, os clientes esperam um serviço de qualidade.  Hoje aqui tentamos esclarecer as dúvidas e os procedimentos para minimizar alguns erros verificados. Este evento foi uma forma de aproximar o cliente e o prestador de serviço, de forma que possamos ter um contato mais pessoal. É importante ressaltar que sugestões de melhoria podem ser sempre apresentadas à ouvidoria da Jucepe”, concluiu. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PE)

"

Paraná realiza lançamentos regionais do Dia C

"

Curitiba (3/3) – A campanha nacional de estímulo ao voluntariado no meio cooperativista já teve início no Paraná. O Dia de Cooperar (Dia C), como a ação foi batizada, foi lançada regionalmente no dia 23 de fevereiro, em Maringá, no noroeste do estado, e dia 25, em Carambeí, na sede da Frísia, região centro sul. “Este ano, optamos por lançar a ação nas reuniões dos Agentes Desenvolvimento Humano porque desta forma abrangemos um número maior de cooperativas”, explica a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Fabianne Ratzke.

Em Maringá, a reunião aconteceu no Sicoob Central Unicoob, e reuniu 33 agentes de cooperativas da região norte e noroeste do Paraná. As atividades foram conduzidas pelos analistas do Sescoop/PR Carlos Eduardo de Souza Nunes, Jessé Rodrigues, Ketlyn Zipperer Mali e Marcelo Martins.

Em Carambeí participaram, na sede da Frísia, 11 agentes de cooperativas da região centro sul, sendo que as atividades foram coordenadas pelos analistas do Sescoop/PR Carla Jeane Lampe, Camila Yoshie Hamasaki, Edson Luis Carvalho de Souza e Emerson Barcik, e pela assistente Janaína Rosário.

Além desses, estão programados mais dois lançamentos, no dia 14 de março, na Coasul, em São João, no sudoeste, e dia 17, na Lar, no Oeste do estado. Em ambas as ocasiões, as atividades serão conduzidas pelos analistas Fernando Mendes e Eliane Goulart, e pela assistente Francine Danielli.

LEMA - Quem esteve presente teve a oportunidade de conhecer a nova campanha que em 2016 tem como lema “Ações que constroem e transformam vidas”.  “Foram apresentados os resultados das ações realizadas pelas cooperativas da região no ano passado com o intuito de estimular o desenvolvimento de ações contínuas e práticas de voluntariado por um maior número de cooperativas”, ressaltou a analista Ketlyn Zipperer Mali. “A receptividade foi bastante positiva, o que reforça nossa expectativa de que as mobilizações em torno do Dia C vem ganhando força no Paraná”, completa Carla Jeane Lampe.

CONTINUIDADE - “Um dos objetivos deste ano é o incentivo para que as ações sejam contínuas”, explica Fabianne Ratzke, lembrando ainda que, além das ações ao longo do ano, a proposta é que no dia 02 de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, os estados participantes promovam uma grande ação conjunta, ofertando à comunidade atendimentos e serviços voluntários, e atividades com temas ligados a cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer etc. Ao realizar uma ação simultânea em todo o país, espera-se evidenciar à comunidade e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas, cooperados e empregados, no campo da Responsabilidade Social.

A CAMPANHA – O Dia C - Dia de Cooperar - é uma campanha nacional do cooperativismo de incentivo à prática ao voluntariado. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema Ocepar, em âmbito estadual, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes.

No ano passado, houve o engajamento de 99 cooperativas paranaenses, além do Sistema Ocepar. Foram realizadas 52 iniciativas, em 57 municípios. As ações mobilizaram cerca de 4 mil voluntários e beneficiaram mais de 35 mil pessoas. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

"

Coopeducar irá gerar eletricidade para consumo próprio

"

Vitória (2/3) – A Cooperativa Regional de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante (Coopeducar), irá consolidar um projeto de instalação de uma unidade de microgeração de energia fotovoltaica, que através da captação da energia solar, irá produzir eletricidade necessária para o consumo da instituição escolar. E a sobra dessa energia poderá ser direcionada para a rede convencional, gerando créditos para a escola. Atualmente, 263 alunos estão matriculados na escola, desde o Grupo 2 da educação Infantil até a terceira série do Ensino Médio.

A ideia da produção de energia tem raiz na sustentabilidade, item presente na base de formação integral do cidadão, adotada desde a origem da Coopeducar. O projeto ganhou forma com a atual crise hídrica dos últimos anos, visto que a maior parte da energia elétrica do país é oriunda de usinas hidrelétricas. Com o déficit de recursos hídricos, as ameaças à produção de eletricidade são muito grandes.

O consultor técnico do projeto, Angelo Coutinho, é aluno do último período de Engenharia Elétrica e contou com a orientação do engenheiro eletricista, James William Laranja Ribeiro, para o desenvolvimento da unidade de microgeração de energia.

Angelo esteve na feira das ciências da Coopeducar, onde apresentou o projeto junto com alunos da instituição.  “A partir dos resultados obtidos em simulação, espera-se que este sistema gere em torno de 11.141 MWh (megawatt-hora) anualmente. No caso da unidade de geração da Coopeducar, a instalação fotovoltaica será composta por 28 placas solares”, explica. O mecanismo será suficiente para fornecer 90% da energia consumida na instituição de ensino.

O diretor da instituição, José Adelso Viçosi, diz que a escola considera o projeto como um ganho na área de responsabilidade ambiental. “A ideia foi desenvolvida no ano passado e, nos próximos dias, faremos a instalação da unidade de geração de energia. Esse é um trabalho pioneiro em nossa região e esperamos que se multiplique para outras instituições”, afirma José Adelso.

Os benefícios da energia fotovoltaica são muitos, entre eles: impacta investimentos em sistemas de transmissão e distribuição, baixo impacto ambiental, redução de sobrecargas na rede, diminuição de perdas e economia dos recursos da Coopeducar. A estimativa é que em cinco anos a economia na conta de energia pague os gastos com compra dos equipamentos.

A resolução nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulou os aspectos técnicos da microgeração de energia e criou a possiblidade de compensação, pois permite ao microgerador se conectar à rede de distribuição. A energia injetada na rede poderá ser compensada com a energia captada. Quando for gerada mais energia do que for consumida, o que for lançado na rede convencional será revertido em créditos.

ENERGIA FOTOVOLTAICA - Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.

O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica. As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. (Fonte: Jornal Coopeducar)

"

Sescoop convoca novo analista de sistemas

"

Brasília (1º/3) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) concluiu, ontem, o processo de análise curricular e documental do candidato à vaga de analista de sistemas (desenvolvedor). Com isso o candidato aprovado deverá apresentar os documentos requisitados no edital a fim de dar andamento em sua contratação. Clique aqui para acessar o comunicado e obter mais detalhes.

"

Sescoop/ES consegue registro de entidade capacitadora do CRC

"

Vitória (1º/3) – O Sescoop/ES tem acaba de obter o credenciamento junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC/ES) para pontuar os profissionais contábeis em seus cursos cadastrados. A pontuação faz parte da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), de 2014, que obriga os profissionais responsáveis pelas demonstrações contábeis de empresas reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários, pelo Banco Central do Brasil e pela Superintendência de Seguros Privados, ou que sejam consideradas de grande porte, a participarem do programa de Educação Profissional Continuada. O objetivo desta norma é promover a atualização profissional quanto as alterações na legislação ou em normas gerais.

De acordo com o analista Contábil do Sistema OCB/ES, Gustavo Antonio Faleiro Bernardes, ser reconhecido como “Entidade Capacitadora de Educação Profissional Continuada” (EPC) foi de grande importância para todos os profissionais que são responsáveis pela contabilidade das Cooperativas do Estado do Espírito Santo.

“A EPC, reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) conforme Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12, de 21 de novembro de 2014, visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil. Desta forma, temos certeza que seremos mais um canal para atendimento desta Norma Brasileira de Contabilidade, para profissionais que já cumprem anualmente, inúmeras outras obrigações que a profissão exige”, confirmou Gustavo.

Quem também falou sobre a conquista foi a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, e afirmou que o credenciamento como entidade capacitadora do CRC, quer dizer é estar preparado para atender ao público formado por contadores de cooperativas, considerando as futuras exigências do Conselho Federal de Contabilidade.

“Esta é uma grande conquista para a unidade estadual do Espírito Santo, comprovando, assim, sua visão estratégica. Atualmente somente os contadores que atuam como auditores independentes são obrigados a uma capacitação mínima anual (pontuações) junto às entidades capacitadoras credenciadas, mas já ouvimos que existe a possibilidade de se estender essa obrigatoriedade a todos os contadores. Cada unidade estadual pode obter o credenciamento junto ao CRC local, mas para isto precisa preencher um rol de requisitos do CFC. Os contadores das cooperativas do estado do Espírito Santo além de atualizados nos assuntos contábeis, terão seus certificados emitidos pelo Sescoop/ES com a chancela do CRC/ES”, conclui. (Fonte: Ascom OCB/ES)

"

Cúpula Internacional das Cooperativas prorroga inscrição de brasileiros

"

Brasília (29/2) – O Sistema Desjardins e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) realizarão entre os dias 11 e 13 de outubro, deste ano, em Quebec, no Canadá, a III Cúpula Internacional de Cooperativas, principal evento global destinado ao desenvolvimento de negócios entre os diversos integrantes da comunidade cooperativa mundial. A Cúpula ocorre a cada dois anos. Na última edição, em 2014, contou com a participação de mais de duas mil pessoas, oriundas de 90 países.

Um dos momentos alto do evento é a apresentação de trabalhos que retratem a realidade do cooperativismo nos mais diversos países onde o movimento se faz presente. Para isso, a organização está recebendo a inscrição de trabalhos que enfoquem o tema do evento que discutirá os impactos do cooperativismo na sociedade.

Os interessados em submeter seus trabalhos à análise da comissão têm agora, um prazo maior para enviar seus papers. É que a organização prorrogou o prazo de envio para o dia 15/3. Os estudos aceitos serão apresentados ao público durante a conferência. Para isto, os autores terão inscrição gratuita para todo o evento. O resultado da análise dos trabalhos que farão parte da Cúpula deve ser divulgado no dia 9/5.

CLIQUE AQUI para mais informações e inscrições.

SAIBA MAIS – O público da Cúpula Internacional das Cooperativas é formado por gestores, diretores, além de líderes de cooperativas de todos os lugares, ramos e portes. Além disso, nas edições anteriores também houve a participação de um número expressivo de empresários de diversos setores da economia global. Na última edição, realizada em 2014, o evento contou com a participação do governador geral do Canadá.

A intenção da III Cúpula Internacional de Cooperativas é demonstrar os verdadeiros benefícios do modelo cooperativista nas economias em nível local, nacional e internacional, de maneira a evidenciar a importância decisiva dessas instituições como parte da solução para enfrentar os desafios socioeconômicos do século XXI.
 
Os temas da conferência são divididos em cinco principais interesses das cooperativas. O objetivo é tanto frisar o impacto das cooperativas sobre suas partes interessadas, como mostrar as influências recíprocas e, principalmente, a capacidade com que contam as partes interessadas para transformar as cooperativas. Assim, serão abordados os impactos das cooperativas sobre os consumidores, empregados, produtores, investidores e comunidades.
 
O aspecto da diversidade e multidisciplinaridade dos participantes e colaboradores aporta qualidade às trocas de experiência. Por isso, a organização da conferência receberá estudos de variados perfis: profissionais ligados a cooperativas, representantes de comunidades locais, bem como pesquisadores de variados campos de estudo, tais como administração e gestão, economia, sociologia, ciências políticas, pesquisa operacional, geografia, dentre outras.

"

Mapa e CNPq vão financiar pesquisa em agroecologia e produção orgânica

"

Brasília (29/2) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram chamada pública para conceder apoio financeiro a atividades de extensão, pesquisa e educação relacionadas à agroecologia e a sistemas orgânicos de produção. Os interessados devem enviar suas propostas até 12 de maio deste ano. Clique aqui para acessar o site do CNPq.

A chamada pública tem como alvo estudantes do ensino básico, técnico e tecnológico; agricultores familiares; produtores em transição agroecológica ou envolvidos com a produção orgânica ou de base agroecológica; professores de instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Os projetos inscritos devem integrar atividades de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional para construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção. O edital prevê também a implantação ou manutenção de núcleos de estudo em agroecologia e produção orgânica.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 4,07 milhões, sendo R$ 2,6 milhões destinados ao pagamento de bolsas e R$ 1,4 milhão ao custeio das pesquisas. Cada projeto terá valor máximo de financiamento de R$ 100 mil. O resultado da seleção deverá ser divulgado a partir de 12 de julho, no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet.

A última chamada pública do Mapa e do CNPq ocorreu em 2014, voltada para pesquisa em sementes, adubos verdes e boas práticas de extrativismo. Com investimento de R$ 6,8 milhões, o edital selecionou 23 projetos, que resultaram no apoio a 119 núcleos.

O Mapa estima que, até o momento, os estudos beneficiaram mais de 125 mil pessoas (técnicos, agricultores e estudantes) e viabilizaram mais de 1.700 produções acadêmicas. (Fonte: Assimp do Mapa)

"