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Curitiba (10/5) – O Plano de Metas 2016 do Sistema Ocepar, alinhado com o PRC 100, planejamento estratégico das cooperativas do Paraná que visa alcançar R$ 100 bilhões de faturamento até 2020, será um dos temas em debate na primeira rodada de 2016 dos Encontros de Núcleos Cooperativos. As atividades que vão direcionar as ações da entidade ao longo do ano serão apresentadas pelo presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, e pelos superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, e Nelson Costa, da Fecoopar. A implantação e o monitoramento do PRC 100 também serão discutidos por meio de grupos de trabalho que serão formados entre os participantes.
Os eventos começam dia 16 de maio, em Laranjeiras do Sul, reunindo cooperativistas do Sudoeste do Paraná. Os debates prosseguem no dia 17 de maio, em Cafelândia, com representantes do Oeste; no dia 18, em Mandaguari, com os participantes das cooperativas do Norte e Noroeste, encerrando no dia 19, em Curitiba, com a presença dos cooperativistas do Centro-Sul. Os Encontros de Núcleos Cooperativos são realizados pelo Sistema Ocepar duas vezes por ano, com objetivo de discutir temas de interesse do cooperativismo paranaense com as lideranças e levantar as demandas do setor.
Nesta etapa, a programação contempla ainda uma palestra sobre os impactos da crise política na economia brasileira, ministrada pelo professor doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Curado. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Natal (10/5) – As cooperativas do Rio Grande do Norte já estão em plena campanha do Dia de Cooperar 2016. E a Cooperativa de Produção Artesanal do Seridó (Coase) deu o pontapé inicial da campanha. Em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), Colégio Diocesano de Caicó e o Núcleo de Representação Cooperativista do Seridó, a cooperativa realizou atividade em apoio ao Projeto “Amigo do Idoso”, iniciativa do Clube das Samaritanas Severina Abigail.
A atividade foi realizada em comemoração ao Dia das Mães e os voluntários proporcionaram um dia de alegria e lazer para os idosos do projeto. A iniciativa contou com a música do grupo de flautistas do Colégio Diocesano de Caicó, sob a regência do Professor Jaeder Araújo.
Com o objetivo de aproximar e conscientizar crianças e jovens para os cuidados e respeito aos idosos, a iniciativa desenvolveu oficinas lúdicas entre os participantes. “O idoso é a fonte de sabedoria de vida mais próxima de qualquer um e sua experiência contribui para construção de valores sociais”, explicou Maria Lis, representante mirim do Projeto Amigo do Idoso. São as cooperativas de todo o Rio Grande do Norte mostrando a força do voluntariado e da cooperação em ações que constroem e transformam vidas. (Fonte: Assimp Sescoop/RN)
Salvador (9/5) – Foi realizada na manhã do dia 5 de maio, a Assembleia Geral Ordinária da Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop/Sulene), entidade sindical de segundo grau fundadora e filiada à Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Estiveram presentes 20 participantes, dentre presidentes, superintendentes e assessores jurídicos dos sindicatos que compõem a Federação.
Dentre os assuntos discutidos na AGO, esteve a indicação dos delegados representantes (titulares e suplentes) da Fecoop/Sulene junto à CNCoop, seguindo os princípios de participação democrática, integração e representação sindical.
A Fecoop/Sulene tem, como atribuições precípuas, a defesa e coordenação das ações, direitos e interesses dos seus cinco sindicatos filiados, notadamente em matéria sindical e de relações de trabalho, e os representa junto à entidade de grau superior, a CNCoop.
ANFITRIÃ – O Sistema OCEB participou da AGO por meio da presença do presidente Cergio Tecchio, do superintendente Alberto Batista, além do coordenador administrativo Márcio Santos, e da assessora jurídica Ângela Gédéon.
O presidente da Fecoop/Sulene, e também do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, deu início às atividades do dia agradecendo aos participantes; passando a palavra em seguida para o superintendente da federação, Carlos André Santos.
Na oportunidade, foram apresentados o relatório de atividades, balanço patrimonial e a prestação de contas da diretoria referentes ao exercício de 2015, previamente examinados pelo Conselho Fiscal, que tem como coordenador o superintendente da OCEB, José Alberto Batista. Além disso, foram decididas a proposta orçamentária de receita e despesas apresentadas pela diretoria para 2016, além do plano de trabalho para o exercício de 2016 e a tabela sindical.
A Fecoop/Sulene defende e coordena as ações dos sindicatos filiados nas matérias de âmbito jurídico-sindical e os representa junto à confederação. Estamos muitos felizes em realizar a assembleia da Federação na Bahia. A participação da OCEB é muito importante para a federação, que funciona graças a participação de todos, sendo a maior federação do sistema confederativo cooperativo sindicalizado, e contribui expressivamente para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro”, afirmou Scucato. (Com informações da Ascom OCEB)
Brasília (9/5) - O Sicredi inaugurou hoje a primeira agência de uma instituição cooperativa na Avenida Paulista, coração financeiro do Brasil. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participa da solenidade que se estende até hoje à noite. Presente em 11 estados com 1.400 agências, o Sicredi, por meio da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, investiu R$ 5 milhões – em um espaço de 780m² – na criação de um ambiente interativo de promoção do cooperativismo e dos benefícios de tornar-se um associado, como é chamado o cliente, e da ampla gama de produtos e serviços a ele oferecidos.
Com a inauguração da agência na Avenida Paulista, o Sicredi aposta na ampliação do público dos grandes centros urbanos. A meta é que somente esta agência agregue mais cinco mil associados aos atuais 3,2 milhões em todo o país.
“O momento é marcante para o cooperativismo brasileiro. Com esta agência, no maior centro financeiro do Brasil, daremos mais visibilidade ao Sicredi, reforçando os diferenciais competitivos do empreendimento cooperativo, bem como disponibilizando essa experiência a um número maior de pessoas”, afirma Jaime Basso, presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, à qual está ligada a unidade da Avenida Paulista.
“Com esta agência, a visão do Sicredi de presença nacional e atuação regional está se consolidando também nos grandes centros urbanos”, acrescenta.
Segundo Basso, o Sicredi detectou que – além de informações sobre produtos e serviços e dos benefícios de tornar-se associado à instituição financeira –, havia espaço para convidar o público paulistano que mora, trabalha ou frequenta a região da Avenida Paulista a conhecer melhor a relevância do cooperativismo no Brasil e no mundo, tendo em vista a proximidade da atuação das Cooperativas.
De acordo com dados de 2014 do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - Woccu), 57 mil cooperativas, presentes em 105 países nos seis continentes, reúnem 217 milhões de associados. No Brasil, 8,3 milhões de pessoas escolheram as cooperativas de crédito como a sua instituição financeira, de acordo com informações da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
As origens do Sicredi estão no surgimento da primeira cooperativa de crédito brasileira, em 1902. A instituição financeira cooperativa tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os associados votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa, tendo direito a uma parcela das chamadas ‘sobras’, como é chamado o resultado positivo de uma cooperativa. Além disso, as cooperativas desenvolvem soluções de acordo com as necessidades dos associados. Como um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, os ativos dessas instituições são usados financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas regiões nas quais eles foram gerados.
“Com o ‘Espaço Experiência’, a agência Avenida Paulista inaugura no Sicredi o conceito de acolhimento e autoatendimento interativo, por meio de um painel externo touch em formato de ‘L’ e também via mesas digitais, também touch. Inclusive, trata-se da primeira agência do gênero nesta região da capital paulista a fazer amplo uso da interatividade”, explica Basso.
Assim como o atendimento pessoal, estes recursos tecnológicos interativos estarão disponíveis para amplo público – não somente aos associados – 9h às 21h nos dias úteis e das 9h às 13h aos sábados, tendo em vista o perfil de público da região, que poderá ter acesso a mais de 300 produtos e serviços de natureza bancária, com destaque para investimentos, depósitos e crédito.
EXPANSÃO - Em todo o estado de São Paulo, o Sicredi já está presente na Grande São Paulo e também em 8 municípios do interior. São 14 Cooperativas, que mantêm 110 agências no total. A maioria das Cooperativas contemplou, em seu plano de ação para 2016, a expansão da rede com a inauguração de ao menos uma nova unidade de atendimento em seu raio de atuação. “O estado de São Paulo é o mais rico do País e tem diversos polos industriais em sua extensão”, prossegue Basso. “São áreas com grande densidade populacional e, por isso, estratégicas para o Sicredi”, conclui.
O Sicredi tem 11 agências na Região Metropolitana de São Paulo. Além da Avenida Paulista, tem agências em Diadema, São Bernardo do Campo, Santana, Vila Maria, Santo André, Mauá, São Caetano e Ribeirão Pires. A instituição atua na Grande São Paulo desde 2004, quando foi criada a Cooperativa Sicredi ABCD, ligada ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Na época, ela era segmentada para o ramo da indústria. Em 2013, ao formar-se a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, o Sicredi passou a atuar na região aberto a todos os públicos.
EXPANSÃO NACIONAL - O Sicredi aposta na expansão em todo o Brasil. Em todo o sistema, serão investidos ao longo de 2016 cerca de R$ 150 milhões na abertura de 106 novas agências, um aumento de 20% comparado a 2015, quando foram abertas 88 unidades. Além disso, mais 102 unidades vão compor a rede de atendimento do Sicredi, advindas da filiação da quinta Central, a Central Norte/Nordeste, expandindo a atuação do Sicredi dos atuais 11 para 20 estados brasileiros.
NOVA MARCA - Aproveitando o bom momento do Sicredi, que encerrou 2015 com um resultado financeiro combinado recorde de R$ 1,4 bilhão, a instituição anuncia a reformulação da sua marca. Mais moderno, o novo logo poderá ser visto na fachada da nova agência da Avenida Paulista. O processo de renovação de todas as demais agências do Sicredi no país deve se estender por dois anos, a partir de 2017. A nova marca leva a assinatura da agência Interbrand.
SOBRE O SICREDI - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 agências, em 11 estados do país*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Ao todo são mais 19,3 mil colaboradores, R$ 54,9 bilhões em ativos e patrimônio líquido de R$ 8,3 bilhões. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Ao longo desta semana, software de gestão está sendo implantado na organização estadual de Mato Grosso do Sul; até agora, nove unidades já contam com a ferramenta
Brasília (9/5) – Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). E, para isso, a entidade conta com uma ferramenta capaz de administrar, acompanhar, organizar e consolidar as ações de treinamentos e de programas de formação e desenvolvimento social.
Trata-se do Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), um software que permite realizar o planejamento das ações tanto de organizações estaduais quanto de cooperativas. E, ao longo desta semana, representantes da unidade nacional do Sescoop coordenam a implantação do GDH em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, durante toda esta semana será realizada uma capacitação focada nas pessoas responsáveis pela utilização do software no âmbito da organização estadual sul-mato-grossense.
Atualmente, o GDH está sendo utilizado por nove unidades estaduais (GO, SP, RJ, ES, PB, BA, CE, TO e PR). Vale ressaltar que o Paraná é o grande responsável pelo desenvolvimento do software. Além destas unidades, até julho deste ano, outras quatro organizações estaduais serão contempladas com a implantação da ferramenta. São elas:
Organização estadual | Data |
Rondônia | 16 a 20/5 |
Pernambuco | 30/5 a 03/6 |
Rio Grande do Norte | 13 a 17/6 |
Amapá | 4 a 8/7 |
SAIBA MAIS – Por meio do software Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), é possível gerar relatórios gerenciais e operacionais de ações realizadas tanto por cooperativas quanto por organizações estaduais. Além disso, o GDH também possibilita:
- Maior segurança nas informações;
- Inserção e acesso ao Banco Nacional de Empresas e Instrutores;
- Cadastro dos beneficiários das ações desenvolvidas pelo Sescoop;
- Emitir relatórios de planejamento, execução, acompanhamento e controle;
- Maior agilidade na troca de informações entre Sescoop e cooperativa;
- Facilitar as atividades do dia a dia, tais como emissão de lista de presença e avaliação, lançamento de presença, tabulação de avaliações, etc.
ACOMPANHAMENTO – Além de implantar o GDH, a unidade nacional do Sescoop também realiza um intenso trabalho de acompanhamento da utilização do software junto às organizações estaduais. Desta forma, tem a oportunidade de dirimir dúvidas e de orientar sobre a forma mais adequada de uso da ferramenta, objetivando explorar todo o potencial dos dados contidos nela."
App BNDES está disponível para smartphones e tablets nos sistemas Android e Apple
Brasília (6/5) – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, de forma pioneira, um aplicativo para empresas e pessoas físicas interessadas em linhas de financiamento agropecuárias e microcrédito. O BNDES Agro está disponível para smartphones e tablets, nos sistemas Android e Apple. O app foi lançado na Agrishow, feira de tecnologia agrícola realizada na cidade paulista de Ribeirão Preto, e que está entre os três principais eventos mundiais do setor. O Sistema OCB é um dos apoiadores da iniciativa.
O novo aplicativo possui inúmeras funções para auxiliar os interessados em realizar operações com o Banco, trazendo informações sobre as linhas e programas oferecidos ao agronegócio e microcrédito, consulta ao Credenciamento Informatizado de Fabricantes (CFI) para máquinas e equipamentos agrícolas cadastrados, calendário de feiras importantes para o setor, além do contato direto com o BNDES, através de seus canais institucionais e redes sociais.
Outra importante função oferecida pelo BNDES Agro é o simulador financeiro, que ajuda o usuário na avaliação prospectiva de suas prestações, considerando as condições financeiras dos respectivos programas operacionalizados pelo BNDES, entre eles Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) e Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC).
DESEMPENHO – O BNDES desembolsou R$ 3,1 bilhões para projetos do setor agropecuário no primeiro trimestre deste ano. As aprovações de novos financiamentos neste período somaram R$ 3,3 bilhões, com crescimento de 31% em relação ao primeiro trimestre de 2015. Nos últimos 12 meses encerrados em março, o valor desembolsado pelo BNDES para o setor agropecuário foi de R$ 13,3 bilhões. (Com informações do BNDES)
Salvador (6/5) – Com 30 participantes, representando 12 cooperativas, foi iniciada a primeira turma do Workshop de Sensibilização para Adesão ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), em Salvador. O evento foi promovido pelo Sescoop/BA, em parceria com a OCEB, e orientou os participantes sobre a participação no Ciclo 2016 PDGC, instruindo-os no preenchimento do instrumento de avaliação.
O PDGC é uma iniciativa do Sescoop e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição que incentiva as empresas a buscarem a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.
O workshop foi ministrado por Genia Angélica Porto, mestra em administração com 15 anos de experiência em consultoria em Gestão Empresarial e avaliação da gestão (MEG). Para Genia, o workshop ajudará as cooperativas a conhecerem as ferramentas de gestão utilizadas no PDGC, que podem ser aplicadas independente do ramo em que elas fazem parte. “O programa é uma oportunidade de auto-avaliação e melhoria da gestão, através de uma orientação qualificada, com material didático disponível, gratuito; que não se encontra em nenhum outro lugar”, afirma a consultora.
Durante todo o dia, os participantes tiveram a explicação passo a passo sobre o programa, seus critérios de avaliação de gestão, tirando dúvidas e trocando experiências. Paulo Ribeiro, presidente da Cooperativa Educacional de Central, chamou a atenção dos presentes para o Programa de Acompanhamento à Gestão Cooperativista (PAGC), oferecido pelo Sescoop/BA, que tem como propósito a manutenção das características da Sociedade Cooperativa e o desenvolvimento da qualidade da sua gestão, preservando sua credibilidade e transparência por meio de mecanismos de Governança.
Desta forma, as cooperativas que participarem dos dois programas, apresentarão um maior desenvolvimento em sua gestão, além de terem mais chances de conquistarem o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.
O workshop será realizado em seis cidades baianas, durante um dia inteiro, das 8h às 18h. Para saber mais informações sobre locais e datas de realização das outras turmas, acesse o portal Bahia Cooperativo. (Fonte: Ascom OCEB)
Florianópolis (6/5) – O cooperativismo catarinense – estruturado no campo e na cidade – continua em ascensão e cresceu 12,96% no ano passado, de acordo com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). A expressão do setor é reconhecida nacionalmente: as 260 cooperativas catarinenses reúnem 1,908 milhão de famílias associadas e mantêm 56.311 empregos diretos, faturam mais de R$ 27 bi por ano e representam 11% do PIB catarinense.
Ao apresentar avaliações e projeções, o presidente da OCESC, Marcos Antônio Zordan, que acaba de encerrar sua gestão e o sucessor Luiz Vicente Suzin destacaram que, em 2015, o setor voltou a investir na base produtiva, na diversificação de produtos e serviços e na qualificação de colaboradores, dirigentes e associados.
A receita operacional bruta atingiu 27 bilhões de reais, com incremento de 12,96%. Foi o sétimo ano consecutivo de crescimento, após a crise financeira internacional de 2008/2009 que atingiu todos os continentes. Para 2016, a previsão é uma taxa de crescimento de 6%.
O quadro social teve uma expansão de 8,7%, alcançando 1,9 milhão de pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo.
Zordan e Suzin destacaram que também cresceu em 6,8% a participação da mulher no quadro social das cooperativas de SC. Atualmente, 36,65% dos associados são do sexo feminino, índice que representa 699 mil pessoas. O quadro geral do desempenho das cooperativas revela que, em 2015, o número total de empregados aumentou 8%, passando a 56.311 colaboradores.
Em 2015, as cooperativas catarinenses recolheram R$ 1,63 bilhão em tributos, sendo R$ 1,122 bilhão de geração de impostos sobre a receita bruta (crescimento de 13,4%) e R$ 510,2 milhões de geração de contribuições sobre a folha de pagamento de salários (aumento de 7,6%).
As cooperativas dos ramos Agropecuário, Saúde, Crédito, Consumo, Infraestrutura e Transporte registraram o movimento econômico mais expressivo. As 51 cooperativas agropecuárias representam 64% do movimento econômico de todo o sistema cooperativista catarinense. No conjunto, essas cooperativas mantêm um quadro social de 69.518 cooperados e um quadro funcional de 38.076 empregados. O faturamento anual do Ramo Agropecuário totalizou R$ 17,27 bilhões. (Fonte: Assimp Ocesc)
Brasília (5/5) – O Sistema Unicred, conjunto de instituições financeiras cooperativas, acaba de anunciar os resultados de 2015. A instituição conseguiu aumentar em 21% os depósitos totais, que tiveram um saldo médio acima de R$ 7,4 bilhões. Já o patrimônio líquido mostrou expansão de 14%, atingindo R$ 1,516 bilhão em dezembro de 2015.
Os ativos totais cresceram 20% ante 2014, enquanto as operações de crédito tiveram um aumento de 14%, com um saldo médio de mais de R$ 5 bilhões. De acordo com o Dr. Leo Trombka, presidente da Unicred do Brasil, apesar da grande volatilidade do mercado, o ano de 2015 foi positivo para o sistema.
“Os números mostram que superamos as dificuldades e continuamos no caminho certo. Tenho certeza que, focados na governança, vamos conseguir cumprir nossa meta para 2016: crescer 20%, assim como foi em 2015 e 2014”, afirma Trombka.
O presidente ressalta que o capital social da Unicred subiu 16% e alcançou um saldo de R$ 1,234 bilhão. “Nossa estratégia de crescimento é baseada no planejamento. Este ano já voltamos para o estado do Paraná, inaugurando nossa unidade em Curitiba, e outras unidades de negócios estão por vir”, completa Leo Trombka.
Para 2016, outras iniciativas visam garantir o bom desempenho do Sistema Unicred. “A centralização da gestão da liquidez do Sistema é um objetivo a ser alcançado em 2016, a exemplo do que já ocorre com a Conta Liquidação. Outra iniciativa em desenvolvimento é o centro de serviços compartilhado, que centralizará o processamento da folha de pagamento, contabilidade e contas a pagar de todo o Sistema e permitirá que as nossas Cooperativas se preocupem menos com o operacional e mais em propiciar negócios ao nosso associado”, finaliza Trombka.
Atualmente a Unicred é formada por 5 centrais, 44 cooperativas, 279 unidades de negócios e está presente em nove estados, reunindo 210 mil cooperados. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Porto Alegre (5/5) – Os sete projetos vencedores do Programa Começar foram divulgados pela Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul (Banricoop), que completa 70 anos em maio de 2016. A iniciativa da instituição faz parte das suas comemorações de aniversário. “O objetivo é estimular o desenvolvimento das comunidades com ideias simples de serem implementadas, mas importantes para a qualidade de vida e sustentabilidade”, afirmou o diretor-presidente da Banricoop, Cirilo Augusto Thomas. Concorreram 37 propostas, abrangendo quase todas as regiões do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.
Os selecionados receberão apoio técnico, por meio de consultoria específica, e financeiro – até 70% do valor do projeto, com limite máximo de R$ 7 mil. Serão oferecidos ainda 60 dias de crowdfunding para que as ideias possam complementar os recursos. São eles: Alimentando com Saúde na Telha (Rio Grande/RS), Alegrete que te quero verde (Alegrete/RS), Mandalas Decorativas (Ibirubá/RS), Cascata do Rio Santo Cristo (Santa Rosa/RS), Doutores Palhaços (Porto Alegre/RS), Abelink (Porto Alegre/RS) e Horta Sustentável Dona Tecla (Porto Alegre/RS). A maioria das propostas possui foco socioambiental, ou seja, busca melhorar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, o aprendizado do indivíduo nessa área. As demais estão divididas nos temas educação, cultura, saúde e assistencial.
A Banricoop, com sede em Porto Alegre e criada em 1946, foi a primeira cooperativa a trabalhar com crédito mútuo no Brasil. Hoje atende as necessidades financeiras, culturais e educacionais dos 7,5 mil cooperados, propiciando sua melhor qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades.
OS VENCEDORES
Alimentando com Saúde na Telha (Rio Grande/RS) – A proposta é implantar uma horta comunitária no Asylo de Pobres do Rio Grande, fundado em 1886, e onde residem 68 idosos. A maioria é carente financeiramente e em situação de abandono familiar. O projeto de Eduardo Feijó da Silva visa a oferecer aos internos uma alimentação mais saudável, baseada no consumo de legumes e verduras orgânicos cultivados na própria entidade, além de atividade física e recreativa, através do envolvimento das pessoas no plantio, cultivo e colheita das hortaliças produzidas.
Alegrete que te quero verde (Alegrete/RS) – O projeto de Cláudio Romario Munhoz da Silveira tem como foco arborizar o conjunto habitacional Nilo Soares Gonçalves, bairro inaugurado pela prefeitura de Alegrete há dois anos, o qual faz parte do projeto Minha Casa Minha Vida. Foram construídas 450 casas com infraestrutura, mas o local é pouco arborizado.
Mandalas Decorativas (Ibirubá/RS) - Realização de curso por meio de artesanato com madeiras descartadas por empresas de móveis sob medida e marcenaria. É destinado às famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ibirubá. O objetivo do projeto de Tiago Schneider de Jesus é gerar renda extra, passar noções de produção, comercialização, formatação do plano de negócio e apresentação do produto final, oportunizando maior autonomia e dignidade às pessoas com deficiência intelectual e aos seus familiares.
Cascata do Rio Santo Cristo (Santa Rosa/RS) - Oferecer à comunidade da região formas de renda extra através do trabalho de conscientização para preservação da Cascata do Rio Santo Cristo. Ações a serem promovidas pelo projeto de Keila Guberovich: cursos aos moradores, aquisição de utensílios domésticos para realização dos cursos, além da realização de reparos na rede elétrica do local.
Doutores Palhaços (Porto Alegre/RS) - Esquete teatral em hospitais junto a crianças e adultos. O objetivo é facilitar o processo de recuperação dessas pessoas. Convida-se os pacientes a transformarem aquele momento, muitas vezes difícil e regrado, em uma situação mais humana e descontraída. O projeto de Marcelo Dallalba prevê a atuação de três doutores (as) palhaços (as) em hospitais de duas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Abelink (Porto Alegre/RS) - Conscientizar sobre a necessidade de preservação das abelhas, pois a redução na quantidade deste inseto afeta a produção de alimentos no mundo. Mais de 70% dos alimentos dependem da polinização realizada pelas abelhas. O projeto de Iamara de Oliveira Zambrano propõe realizar ações de conscientização por meio de contação de histórias, oficinas temáticas, esquetes teatrais, entre outros.
Horta Sustentável Dona Tecla (Porto Alegre/RS) - O projeto Dona Tecla, de Tatiana Cortes Gomes, tem como propósito a construção de uma horta sustentável no Colégio Estadual de Ensino Médio José do Patrocínio, no bairro Restinga, em Porto Alegre. O projeto prevê o fornecimento de hortaliças e verduras para compor parte da merenda escolar dos 1.200 alunos, professores e funcionários. Dessa forma, promover uma maior integração entre todos os envolvidos no processo por meio da cultura sustentável orgânica. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Brasília (5/5) – Balanço feito pelo Ministério da Agricultura mostra que a fusão da pasta com o extinto Ministério da Pesca gerou uma economia total de R$ 287,3 milhões. Além disso, 300 mil registros irregulares de pescadores, que faziam uso do benefício do seguro defeso, foram suspensos. "Não é porque é público que pode ser de qualquer jeito. A gestão pública pode sim se aproximar da gestão privada", afirmou a ministra Kátia Abreu.
A maior economia ocorreu no ajuste feito em convênios, cujos cortes foram de 52%, o equivalente a R$ 135,9 milhões. Também foram feitos ajustes em contratos (corte de R$ 44,2 milhões), pessoal (corte de R$ 41,7 milhões) e despesas administrativas, a exemplo de aluguel (R$ 65,7 milhões). O balanço indica ainda que 2.976 certificados de embarcações foram renovados, restando ainda 951.
Os números apresentados pela ministra e por seus secretários sugere, ainda, que o crédito para pesca e aquicultura tem avançado. Entre outubro do ano passado e março, acumulou R$ 191,6 milhões em financiamentos, totalizando 4.322 contratos. Entre fevereiro e março, o volume de recursos tomados pelos produtores cresceu 84,83%, passando de R$ 20 milhões para R$ 36,9 milhões.
O secretário de Aquicultura e Pesca, Marlon Cambraia, explicou que um estudo está sendo preparado para dar ocupação para terminais pesqueiros espalhados pelo País e que tem custo anual de R$ 9 milhões para o Ministério da Agricultura. Segundo ele, será sugerida a concessão dos terminais para a iniciativa privada. "Claro que dentro de critérios estabelecidos pelo ministério e que garantam a função social dessa estrutura", explicou o secretário. (Fonte: Exame.com)
Cuiabá (5/5) – Analistas de monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso estão recebendo treinamento e auxílio da unidade nacional do Sescoop no processo de migração dos dados do Programa de Acompanhamento a Gestão Cooperativista (PACG) para o Sistema Nacional de Autogestão das Cooperativas (Sinac).
“Nós já aplicamos o PAGC em todas as cooperativas de Mato Grosso, porém os dados estavam em formato Excel e agora vamos migrar todas as informações para o para uma plataforma digital. Isso vai permitir a nossa Unidade a trabalhar de forma mais estratégica as necessidades de cada cooperativa e também por ramo”, disse a analista de Monitoramento do Sistema OCB/MT, Georgeana Caldas Siles.
“A contribuição nesse processo de migração por parte do Sescoop é muito bem-vinda, pois são 195 formulários com 73 perguntas, o que corresponde a mais de 14 mil questões para serem cadastradas”, disse o analista de Monitoramento do Sistema OCB/MT, Tiago Gomes de Assis. O trabalho prossegue até amanhã.
Breno Garcia, da unidade nacional do Sescoop, explica que o SINAC é uma plataforma web do Sistema OCB que insere todos os programas de melhoria da gestão cooperativista, não só o PAGC, mas o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e diversos outros. “O sistema é um banco de dados, em que são cadastradas todas as informações das cooperativas”. Ele ainda ressalta que por meio da ferramenta “poderão ser trabalhados relatórios comparativos, com possibilidade de análise da situação de cada cooperativa, de cada ramo e de cada estado”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Brasília (5/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de convocar o candidato aprovado na terceira etapa do processo seletivo que visa o provimento do cargo de analista de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas. Desta forma, fica, o mesmo, convocado a apresentar, no dia 6/5 às 9h, os documentos de contratação, descritos no capítulo 22 do Comunicado de Abertura da seleção, no seguinte endereço: Gerência de Pessoas da Unidade Nacional do Sescoop, localizada no Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul – SAUS – Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202, em Brasília-DF. Para saber mais, clique aqui.
"Brasília (4/5) – O movimento cooperativista brasileiro foi um dos grandes destaques durante a abertura da AveSui 2016, maior evento de aves e suínos da América Latina, aberto ontem à noite em Florianópolis (SC). Lideranças do agronegócio, dentre elas o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, cooperativas, pesquisadores e técnicos que ajudaram a desenvolver os setores de avicultura e suinocultura no Brasil foram homenageados com a premiação "Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras".
Para Márcio Freitas, receber uma premiação tão significativa no âmbito do agronegócio brasileiro é motivo de muita honra. “Esta homenagem reconhece tanto o papel das cooperativas no processo de produção quanto o do cooperativismo por sua capacidade de resposta à economia nacional, neste momento de dificuldade pelo qual o país passa. Este prêmio, portanto, é dedicado à família cooperativista que tem compromisso com a sociedade brasileira”, agradece o presidente do Sistema OCB.
RECONHECIMENTO – As cooperativas foram premiadas em quatro categorias: Desempenho Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. Os rankings foram elaborados com base em informações econômico-financeiras e análise dos balanços anuais das cooperativas e de respostas a questionários qualitativos orientados pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial e pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Também foram reconhecidas as personalidades empresariais e técnicas da avicultura e da suinocultura, além de um prêmio especial homenageando a "personalidade do agronegócio" brasileiro.
Confira os vencedores:
Prêmio Cooperativas
Desempenho Financeiro:
1o. lugar: Cooperativa Central Aurora Alimentos
2o. lugar: Frísia Cooperativa Agroindustrial
Responsabilidade Social
1o. lugar: Frimesa
2o. lugar: Copacol
Responsabilidade Ambiental:
1o. lugar: C. Vale
2o. lugar: CoaSul
Desenvolvimento Sustentável:
1o. lugar: Frimesa
2o. lugar: Frísia Cooperativa Agroindustrial
Personalidades
- Personalidade Empresarial da Suinocultura: Losivânio de Lorenzi (presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos - ACCS)
- Personalidade Empresarial da Avicultura: Cesar Jeremias (Zheng Cheng)
- Personalidade Técnica da Avicultura): Eva Hunka (Merial)
- Personalidade Técnica da Suinocultura: Everton Kraabbe (Embrapa Suínos e Aves)
- Personalidade do Agronegócio Brasileiro: Márcio Lopes de Freitas (presidente do Sistema OCB)
ANÁLISE - Idealizado pela Gessulli Agribusiness e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estudo faz uma análise comparativa do desempenho das principais cooperativas brasileiras sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança. “O cooperativismo agropecuário brasileiro é um modelo admirado no mundo inteiro. Nada mais natural do que reconhecer e premiar um exemplo com o esse”, conclui. O prêmio teve o patrocínio da Agroceres Pic e da Zheng Chang. (Com informações da redação do portal Avicultura Industrial)
Ranking faz parte de um estudo que analisa comparativamente o desempenho das principais cooperativas brasileiras sob o aspecto da sustentabilidade corporativa
Brasília (3/5) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, entrega logo mais a partir das 19h, as placas de homenagem às cooperativas do Ramo Agropecuário, vencedoras do prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores. Idealizado pela Gessulli Agribusiness e executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estudo faz uma análise comparativa do desempenho das principais cooperativas brasileiras sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança.
A premiação ocorre como parte da cerimônia de abertura da edição 2016 da Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AveSui), realizada entre hoje e quinta-feira, em Florianópolis (SC). Com o tema “Transformar, uma forma inteligente de produzir”, o evento reúne os grandes nomes do setor e apresenta as últimas soluções e tecnologias à produção de aves, ovos e suínos.
“As cooperativas brasileiras, de maneira geral, se empenham diariamente para melhorar seus processos, ampliar sua participação no mercado e ganhar competitividade, por meio da economia de escala. Quando nos referimos às cooperativas agropecuárias falamos de um universo responsável por quase metade de tudo que é produzido pelo segmento, no país. Além disso, dizemos que sua forma de organização demonstra a confiança mútua entre seus cooperados. E é isso que o cooperativismo oferece à economia brasileira: confiança", analisa Márcio Freitas.
MODELO DE SUCESSO – O estudo tem como objetivo radiografar e ressaltar a crescente importância do cooperativismo na produção avícola e suinícola do Brasil. “O cooperativismo fixa e capacita os produtores no campo. Sua atuação não traz apenas desenvolvimento econômico para a região onde ela está instalada, mas também e principalmente desenvolvimento social”, afirma Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness. “O cooperativismo agropecuário brasileiro é um modelo admirado no mundo inteiro. Nada mais natural do que reconhecer e premiar um exemplo com o esse”, conclui.
CATEGORIAS – As cooperativas serão premiadas em quatro categorias: Desempenho Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
RANKING – Conduzido pela Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas (EJFGV), a partir de criteriosa avaliação dos dados das principais cooperativas brasileiras, o estudo elabora rankings destacando sua performance nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental.
O ranking Econômico, por exemplo, foi elaborado com base em informações econômico-financeiras e análise dos balanços anuais das cooperativas. Já os rankings Ambiental, Social e Desenvolvimento Sustentável foram obtidos a partir da análise das respostas de questionários qualitativos orientados pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
O ranking Desenvolvimento Sustentável foi definido a partir do chamado triple bottom line (ou People, Planet, Profit), que corresponde aos resultados da organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.
EXEMPLO – As cooperativas sempre desempenharam um papel fundamental no agronegócio brasileiro. Apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais, as cooperativas agropecuárias possuem grande relevância para a economia do país.
IMPORTÂNCIA – Nos últimos anos tem sido crescente a importância das cooperativas na produção de aves e suínos no Brasil. Com o encarecimento dos grãos, as cooperativas – grandes produtoras de commodities agrícolas – vêm ocupando o espaço deixado pelos produtores que não conseguem se manter competitivos na atividade e hoje são grandes indutoras do desenvolvimento da avicultura e suinocultura brasileiras. Cada vez mais pujantes, as cooperativas são hoje grandes transformadoras de proteína vegetal em proteína animal, agregando tecnologia e valor à produção do agronegócio brasileiro.
Serviço
Evento: AveSui 2016
Data: 3 a 5 de maio de 2016
Local: CentroSul - Florianópolis (SC)
E-mail:
Site: www.avesui.com
Florianópolis (3/5) – Dia 29 de abril de 2016 é um daqueles dias que ficará na história do cooperativismo de Santa Catarina. Cumpriu seu mandato de oito anos Marcos Antônio Zordan. A simplicidade, seriedade, responsabilidade e o compromisso com resultados efetivos marcaram a sua gestão. Com ele, o cooperativismo deu passos importantes na consolidação da Ocesc como órgão de representação do cooperativismo catarinense.
Inúmeras realizações ocorreram neste período, dentre outras, as mais importantes foram:
1. O código ambiental de Santa Catarina: Depois de inúmeras discussões com a sociedade, o código ambiental de Santa Catarina foi aprovado e acabou influenciando decisões a nível nacional.
2. A nova sede administrativa: Em local privilegiado e com todas as condições para atender as demandas das cooperativas e da Ocesc e Sescoop/SC.
3. A lei estadual do cooperativismo: Também depois de muitas discussões a lei, foi aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em dezembro de 2015, fortalecendo o sistema legal. A lei estadual abre as portas para as cooperativas realizarem projetos com o Estado de Santa Catarina.
4. Função sindical: Também a função sindical patronal da Ocesc foi fortalecida, com ação direta nas negociações coletivas de trabalho envolvendo as cooperativas filiadas.
O cooperativismo catarinense será eternamente grato e marcará na sua história o reconhecimento pelo trabalho de todos os conselheiros e do apoio das cooperativas para que a gestão de Marcos Zordan pudesse produzir tão relevantes resultados.
Neivo Luiz Panho – Diretor Superintendente da Ocesc
(Fonte: OCESC)
Brasília (3/5) – Reunindo 80 profissionais lotados na área de contabilidade de cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Saúde e Transporte, o curso sobre Escrituração Contábil Digital e Fiscal (ECD e ECF), ministrado pelo especialista em direito tributário, Diego Booni, proporciona a atualização sobre alterações na legislação tributária em relação ao ECD e ECF. A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), ontem e hoje.
EXPECTATIVA – Ao abrir o evento, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, comentou sobre as alterações promovidas na estrutura administrativa do Sistema Ocepar, após a saída de João Paulo Koslovski da presidência, que passou a ser ocupada por José Roberto Ricken. E, ao falar sobre a atual conjuntura econômica e política, que tem comprometido o desenvolvimento do país, disse que “já vivemos e passamos por outras crises. Esperamos que esta esteja próxima do fim para que possamos, o quanto antes, reencontrar o caminho do desenvolvimento”.
OBJETIVOS – Devair Antonio Mem, analista econômico e financeiro da Gerência de Desenvolvimento em Autogestão (GDA) do Sistema Ocepar, destacou que o treinamento pretende atualizar o conhecimento dos profissionais de contabilidade das cooperativas sobre as alterações que tratam principalmente da composição da base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), além de informar como as cooperativas podem ser preparar para gerar o arquivo digital a ser transmitido à Receita Federal, por meio da nova ECF.
ADEQUAÇÃO – O consultor Diego Booni acrescentou que o curso visa dar segurança aos profissionais na elaboração das informações que serão transmitidas eletronicamente, uma vez que o cruzamento de dados pela Receita Federal tem aumentado significativamente. Além disso, para as cooperativas que adotam o Livro Razão Auxiliar das Subcontas, este é o momento para discutir e entender as informações que devem ser entregues no novo formato. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Teresina (3/5) – Trinta cooperativistas do Piauí participaram, no último fim de semana, da disciplina Relacionamento e Desenvolvimento Interpessoal, ministrada por Maura Gabínio, Coach e Consultora em Desenvolvimento de Pessoas. Os alunos compõem a Turma 2016 do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas do Piauí (Prodelcoop).
O programa é promovido pelo Sescoop/PI e beneficia representantes de cooperativas do estado com capacitação e aperfeiçoamento técnico em gestão e governança. “Até 2020, 150 líderes cooperativistas terão recebido essa formação profissional. Com o Prodelcoop, o Formacoop e outras ações, estamos num processo incessante de fortalecimento do cooperativismo piauiense”, explica o gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alencar.
Maura Gabínio é gestora responsável pelo desenvolvimento e implantação de diversos projetos de qualidade, desenvolvimento gerencial e reestruturação organizacional; desenvolveu sua carreira em instituições que compõem o Sistema “S” e tem significativa representatividade no cenário nacional. Segundo ela, somente as grandes empresas têm acesso a esse tipo de tecnologia. “Um trabalho ousado do Sescoop/PI, com ganhos na vida social e de líderes dos cooperados”, ressalta. (Fonte: Assimp Sescoop/PI)
Belo Horizonte (3/5) – A Casa do Cooperativismo Mineiro realizou hoje o VI Encontro Estadual dos Profissionais de RH. Ao todo, foram disponibilizadas 80 vagas, que foram preenchidas de acordo com a ordem de chegada. O evento teve por objetivo fazer com que os profissionais da área de Recursos Humanos, dirigentes e cooperados das cooperativas mineiras, conhecessem as boas práticas adotadas por cooperativas, instrumentalizando-os para a identificação de necessidades relacionadas à Gestão de Pessoas e implementação de ações nas cooperativas.
A programação contou com um painel para a apresentação de Boas Práticas de Gestão de Pessoas em cooperativas, com a participação de representantes do Sicoob Credicom, Unimed-BH e Sicoob Divicred. A mediação do painel foi feita por Virginia Gherard, que também realizou a palestra "Ampliando a Visão para a Excelência em Gestão de Pessoas", além da oficina "Gestão de crise: ferramentas e oportunidades".
Virginia Gherard é consultora em Gestão de Pessoas, psicóloga, pós-graduada em Gestão de Negócios e Gestão do Capital Humano e doutoranda pela Universidade do Minho, em Portugal. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Representantes da OCB e da Embrapa realizaram, na última semana, cursos de qualificação em gestão, planejamento e pós-colheita de hortaliças a cooperados de Botsuana
Brasília (2/5) – A expertise do cooperativismo brasileiro tem sido cada vez mais reconhecida ao redor do mundo. Na última semana, representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Embrapa Hortaliças estiveram em Botsuana, na África, onde ministraram cursos sobre gestão e planejamento em cooperativas e, também, sobre pós-colheita em hortaliças, com base na experiência das cooperativas do Brasil.
A ação se deu graças a um projeto de cooperação entre os governos do Brasil e de Botsuana. Intitulado “Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Rural em Botsuana”, o projeto é financiado pela Agência Brasileira de Cooperação e executado pela OCB, considerando que expansão do cooperativismo é uma prioridade para o governo daquele país. A partir da primeira experiência, pretende-se replicar o modelo para outras regiões de Botsuana.
O público-alvo da capacitação foram cooperados da Sociedade Cooperativa de Comercialização dos Produtores Hortícolas de Kweneng Norte Ltda. A cooperativa foi registrada em novembro de 2015 e conta com 14 famílias cooperadas. Além da capacitação realizada pelos brasileiros, os cooperados botsuaneses também participaram de uma série de visitas técnicas a ministérios, embaixadas e até propriedades rurais.
Os produtores agora cooperados enfrentavam dificuldades de armazenamento e transporte da produção. Os produtos são vendidos no mercado central da capital do país, que ainda não alcançou a autossuficiência na produção de alimentos. A cooperativa alavancará os ganhos das famílias, que passarão a transportar conjuntamente e armazenar de forma adequada suas colheitas.
Esta é a terceira missão cooperativista brasileira em Botsuana. As trocas de experiência se iniciaram em 2011, com uma missão de estudos avaliativa. Já no ano passado, uma comitiva da OCB esteve em Kweneng com o objetivo de preparar os produtores para a constituição da cooperativa.
Além disso, técnicos e produtores rurais botsuaneses visitaram o país em duas oportunidades ao longo do ano de 2014. Antes da formação da cooperativa, a OCB ofereceu aos parceiros africanos capacitações em legislação, planejamento e gestão de cooperativas. Mais tarde, em parceria com a Embrapa, um curso de formação em manejo de culturas de hortaliça foi também ministrado ao grupo.
O próximo passo dos botsuaneses é encontrar uma local com estrutura para centralizar a coleta da produção dos cooperados. A expectativa é de que este local já esteja funcionando em julho deste ano.
SAIBA MAIS – O acordo de cooperação bilateral foi firmado com a intenção de capacitar lideranças cooperativistas e representantes de órgãos reguladores e promotores do cooperativismo em Botsuana na gestão específica de cooperativas de produtores de hortaliças. Todo o projeto é financiado pela Agência de Cooperação Brasileira.
NÚMEROS – A República da Botsuana está localizada na região sul da África e possui números impressionantes: dois milhões de habitantes, sendo que 39% ainda vivem na zona rural. Do total geral, 81% são alfabetizados e 30% da população estão contaminados com o vírus do HIV. O país tem o tamanho do estado da Bahia, mas 85% de seu território estão cobertos pelo deserto do Kalahari.
ECONOMIA – O país africano possui uma forte pecuária, desenvolvida por meio da cooperação internacional com parceiros estratégicos, e produção de sorgo, milho, feijão, girassol e amendoim. Além disso, a economia também se baseia na extração de diamantes, cobre, níquel, sal, carbonato de potássio, carvão, ferro, prata e produção têxtil.
COOPERATIVISMO – Os ramos mais representativos são: Crédito, Produção e Consumo. Além disso, há dois outros ramos que o Brasil ainda não tem: Multi-porpose, responsável pelo suprimento de commodities e serviços agrícolas; e Marketing, cuja finalidade é realizar prospecção de mercados e liberação de crédito para produção.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – Uma das quatro frentes de atuação internacional da OCB é a cooperação internacional. Seguindo o sexto princípio cooperativista, a OCB busca apoiar projetos que impulsionem e aprimorem o cooperativismo em outros países. Os projetos de cooperação se somam às atividades de promoção, assessoria e representação internacional desenvolvidos pela Organização.