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Notícias negócios

 

Maiores e melhores cooperativas serão premiadas na AveSui 2016

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Florianópolis (26/4) – Idealizado pela Gessulli Agribusiness e realizado pela FGV, o estudo “Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos” tem como objetivo radiografar e ressaltar a crescente importância do cooperativismo na produção avícola e suinícola do Brasil. Premiação será realizada na abertura da AveSui.

A solenidade será palco da premiação “Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos” e vai reunir os principais líderes do cooperativismo agropecuário brasileiro. O estudo faz uma análise comparativa do desempenho das principais cooperativas brasileiras sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança.

O estudo tem como objetivo radiografar e ressaltar a crescente importância do cooperativismo na produção avícola e suinícola do Brasil. “O cooperativismo fixa e capacita os produtores no campo. Sua atuação não traz apenas desenvolvimento econômico para a região onde ela está instalada, mas também e principalmente desenvolvimento social”, afirma Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness.

“O cooperativismo agropecuário brasileiro é um modelo admirado no mundo inteiro. Nada mais natural do que reconhecer e premiar um exemplo como esse”, conclui. As cooperativas serão premiadas em quatro categorias: Desempenho Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. A partir de criteriosa avaliação dos dados das principais cooperativas brasileiras, o estudo elabora rankings destacando sua performance nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental.

O ranking “Econômico”, por exemplo, foi elaborado com base em informações econômico-financeiras e análise dos balanços anuais das cooperativas. Já os rankings “Ambiental”, “Social” e “Desenvolvimento Sustentável” foram obtidos a partir da análise das respostas de questionários qualitativos orientados pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

As cooperativas sempre desempenharam um papel fundamental no agronegócio brasileiro. Apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais, o cooperativismo agropecuário possui grande relevância para a economia do País. A cerimônia de premiação das “Maiores e Melhores” cooperativas brasileiras vai ser realizada na abertura oficial da AveSui, no dia 3/5, em Florianópolis (SC).

Com o tema “Transformar, uma forma inteligente de produzir”, o evento vai reunir as melhores cabeças do setor e apresentar as últimas soluções e tecnologias para a produção de aves, ovos e suínos. (Fonte: Gessulli Agribusiness)

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Sistema OCB/ES lança 10º Prêmio de Jornalismo Cooperativista

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Vitória (26/4) – O Sistema OCB/ES lança amanhã a 10ª edição de seu Prêmio de Jornalismo Cooperativista. Após uma década de realização, a premiação é hoje a mais tradicional entregue a jornalistas do ES, além de ocupar uma posição de destaque dentre as principais premiações realizadas para comunicadores capixabas, o que comprova a seriedade do trabalho realizado na última década.

Para a organização, o trabalho de se aproximar da imprensa do estado, valorizar seu trabalho e estimular a produção de matérias bem desenvolvidas e ricas em detalhes sobre o cooperativismo, deu certo. E, a cada ano, tem contribuído diretamente para que toda a população capixaba entenda o que realmente é o sistema cooperativista e quem são as cooperativas, que estão em crescimento contínuo, se tornando cada vez mais importantes para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.

RECORDES DE 2015 – No último ano houve recorde de inscrições e de participantes durante a festa de premiação, e em 2016 a meta é bater mais recordes e atingir um público ainda maior. Ao todo foram 131 materiais inscritos por profissionais de diversos veículos e regiões do Estado, além dos mais de 20 mil votos na categoria “Voto Popular”.

NOVA CATEGORIA – E em 2016 para atingir um público ainda maior e valorizar o trabalho dos profissionais que ainda estão se formando, além de criar uma cultura cooperativista nos novos jornalistas, foi inserida uma nova categoria: de estudantes! A categoria irá premiar o estudante de jornalismo que fizer o melhor material sobre cooperativismo na visão do júri técnico, que em sua décima edição continua sob coordenação do Prof. Dr. José Antônio Martinuzzo.

COORDENAÇÃO – Desde sua criação, o Prêmio de Jornalismo Cooperativista é coordenado pelo jornalista Professor Dr. José Antônio Martinuzzo, que colabora desde a formatação das edições e participa de todo o processo durante o ano até o fechamento, na festa de premiação. Martinuzzo é também o responsável pela escolha do júri técnico, sempre composto por profissionais de grande prestígio na área jornalística.

Jornalista e professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, é mestre e doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Comunicação, Novas Tecnologias e Gestão da Informação, tem 20 anos de experiência em Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa, nos setores público, privado e não governamental. Sua trajetória inclui atuações como ghostwriter, consultor de imagem e de planejamento estratégico, gestor de comunicação institucional, escritor, autor e editor de custom publishing e assessor de imprensa, entre outros.

CATEGORIAS

- Telejornalismo;
- Jornalismo Impresso;
- Radiojornalismo;
- Webjornalismo;
- Fotografia;
- Cinegrafia;
- Voto Popular;
- Estudante.

PREMIAÇÃO – Os valores da premiação foram ajustados e estão mais atrativos, o que aumenta o interesse dos jornalistas de escreverem sobre o cooperativismo e inscreverem-se no Prêmio.

1º lugar – R$ 6.500,00
2º lugar – R$ 4.600,00
3º lugar – R$ 3.100,00
Voto Popular – R$ 6.500,00
Estudante - R$ 3.100,00

PREMIAÇÃO – A festa de entrega das premiações da 10ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba, será realizada no dia 9/12 (sexta-feira), no Ilha Acústico, à Alameda Ponta Formosa, nº 350, Praia do Canto, em Vitória/ES. (Fonte: Ascom Sistema OCB/ES)

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Sistema OCB e Banco Central realizam programa de finanças pessoais

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Fortaleza (26/4) – No mundo do consumo e com um mercado instável, se torna cada vez mais difícil controlar as finanças pessoais diante de um cenário econômico inseguro. E, pensando nessa questão o Sistema OCB, em parceria com o Banco Central do Brasil, realiza durante toda esta semana, em Fortaleza (CE), o curso para formar facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais. O público-alvo é formado por multiplicadores e pessoas que trabalham com desenvolvimento comportamental e financeiro.

A gerente de Formação Profissional do Sistema OCB/CE, Ilana Oliveira, ressalta a importância da realização do curso para o incentivo à cultura de uma educação financeira dentro das cooperativas. “Nós viemos aproveitar o conhecimento que o Banco Central tem quando o assunto é finança pessoal, pois eles têm um material bastante desenvolvido nesse assunto. O objetivo deste curso é formar multiplicadores no assunto para que, após adquirir o conhecimento, possam retransmitir aos cooperados”, argumenta Ilana.

Para o Banco Central do Brasil, o encontro é uma oportunidade que a instituição está aproveitando para repassar seu conhecimento no assunto, já que dispõe de um grande material voltado para o tema. “O Banco Central passou a reconhecer a importância de um curso de gestão de finanças pessoais. Neste momento estamos com essa parceria com o Sistema OCB/CE para difundir essa cultura da educação financeira junto às cooperativas, que são muito fortes em todo o Brasil. Essa parceria vai ajudar a difundir a cultura de uma gestão de finanças aos cooperados”, afirma o analista do Banco, Joaquim Brasileiro.

A metodologia está sendo desenvolvida de acordo com o público do curso. Neste caso, líderes de cooperativas e pessoas ligadas à área financeira dessas instituições. Os facilitadores terão uma oportunidade de preparar a própria gestão financeira e, por isso, poderão dar exemplo a tantos outros que queiram saber mais sobre a gestão de finanças pessoais.

“Cabe a nós incentivar os facilitadores para que se coloquem no lugar de quem irá receber a informação para que tenham o máximo de proveito dos conhecimentos que estão sendo abordados aqui”, disse Evaristo Araújo, analista do Banco Central do Brasil.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Maria Eugênia Ruiz, responsável pelo programa de Educação Financeira, os estados do Paraná e do Ceará foram escolhidos visando a validação dos ajustes na metodologia, apontados pelos dois grupos quando foram público-alvo da primeira capacitação no projeto-piloto.

“Com a atualização proposta pelos dois estados, foi possível enriquecer ainda mais os aspectos do programa. Acredito que, a partir de agora, os facilitadores terão condições de ter um olhar mais profundo sobre os vieses social e econômico que envolvem a educação financeira”, explica a gerente.

De acordo com Maria Eugênia, até o fim deste ano, a unidade nacional do Sescoop estima ter 100 facilitadores formados pelo Banco Central do Brasil. A intenção é que o programa seja disponibilizado às cooperativas no ano que vem. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)

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Abertas inscrições a Programa de Formação de Conselheiros Fiscais

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Porto Alegre (26/4) – Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que realizará nos meses de maio e junho a segunda edição do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais. Durante o período, serão realizados cursos em dez municípios do Estado, voltados aos conselheiros fiscais efetivos das cooperativas gaúchas.

O programa abordará, de forma integrada, as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.

Os cursos terão carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrangerá Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS até o dia 5 de maio.

Confira abaixo as datas e locais de cada curso:

Turma 1: Santa Rosa - 10/5/2016 – Santa Rosa
Turma 2: Cruz Alta - 11/5/2016 – Cruz Alta
Turma 3: Não-Me-Toque - 12/5/2016 – Não-Me-Toque
Turma 4: Alegrete - 17/5/2016 – Alegrete
Turma 5: São Sepé - 18/5/2016 – São Sepé
Turma 6: Pelotas - 19/5/2016 – Pelotas
Turma 7: Nova Petrópolis - 24/5/2016 – Nova Petrópolis
Turma 8: Erechim - 31/5/2016 – Erechim
Turma 9: Ibiraiaras - 01/6/2016 – Ibiraiaras
Turma 10: Porto Alegre - 08/6/2016 – Porto Alegre

(Fonte: Assimp Sescoop/RS)

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Exportações de cooperativas crescem 12% e são destaque no Valor

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Brasília (25/4) – Apesar da instabilidade econômica do país, percebida por praticamente todos os setores desde 2015, as cooperativas mostram mais uma vez sua capacidade de organização e competividade, conquistando mais espaço no mercado internacional. As exportações diretas do setor (operações realizadas sem o intermédio de tradings e operadores) cresceram 12,06% nos três primeiros meses de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo o ministério, os principais destinos das exportações das cooperativas entre janeiro e março foram China, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Japão e Vietnã. Houve um salto na quantidade de toneladas exportadas nos três meses. O volume total embarcado pelas cooperativas brasileiras cresceu 66%, passando de 1,8 milhões de toneladas em 2015 para 3 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano.

O assunto foi um dos destaques da edição de sexta-feira, do Jornal Valor Econômico. Para acessar o material, clique aqui.

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Unimed discute boas práticas de gestão hospitalar

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São Paulo (25/4) – A Unimed do Brasil – que representa o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil – promoveu a 11ª edição do Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios. O evento, realizado em São Paulo, de 13 a 15 de abril, reuniu mais de 800 profissionais de todo o País para debater o tema Sustentabilidade no atual Cenário da Saúde Privada.
 
Investir em hospitais, laboratórios, centros de atenção domiciliar e de imagem, entre outros recursos, é uma tendência no segmento de planos de saúde. Um estudo realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indica que 40% das operadoras brasileiras possuem laboratórios e hospitais próprios.

Para entender os desafios e impactos deste movimento, conhecido como verticalização, os temas Recursos Próprios, Enfermagem e Atenção Domiciliar foram abordados na ocasião por meio de palestras com especialistas do setor, como Cláudio Lottenberg, presidente do hospital Israelita Albert Einstein.

No evento, gestores das áreas de Recursos Próprios das operadoras expuseram trabalhos implementados regionalmente, como no Hospital Unimed Volta Redonda, apresentado pela gerente médica Elizabeth Carolina Mathias de Araújo. A instituição foi inaugurada há cinco anos e já é apta a atender casos de alta complexidade, com prontuário 100% eletrônico.

Denominado como hospital verde, todos os resíduos da instituição são devidamente tratados para serem destinados ao meio ambiente, e o sistema automatizado de captação de água da chuva resultou na economia de mais de 1 milhão de litros de água em cinco meses.

Para o diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior, a troca de experiência entre as Unimeds “é imprescindível para desenvolver projetos que busquem equilibrar a garantia de qualidade de atendimento oferecida aos clientes e a racionalização de custos”.

Superintendente de Recursos Próprios, Rodolfo Pinto Machado de Araujo, reforça que “a marca Unimed é referência na gestão de recursos próprios com 23 hospitais acreditados”. Nove deles possuem acreditação máxima de qualidade realizada por organismos externos reconhecidos no segmento de saúde suplementar. Essas acreditações, de nível III, estão associadas aos hospitais listados abaixo:

MINAS GERAIS
•    Maternidade Unimed - Unidade Grajaú (Operadora Unimed Belo Horizonte)

CEARÁ
•    Hospital Unimed Fortaleza (Operadora Unimed Fortaleza)

SÃO PAULO
•    Hospital e Maternidade São Joaquim (Operadora Unimed Franca)
•    Hospital Dr. Miguel Villa Nova Soeiro (Operadora Unimed Sorocaba)
•    Hospital Unimed Limeira (Operadora Unimed Limeira)

SANTA CATARINA
•    Centro Hospitalar Unimed (Operadora Unimed Joiville)

RIO GRANDE DO SUL
•    Hospital Unimed Caxias do Sul (Operadora Unimed Nordeste/RS)

ESPÍRITO SANTO
•    Hospital Unimed Vitória (CIAS) (Operadora Unimed Vitória)
•    Hospital Unimed Sul Capixaba (Operadora Unimed Sul Capixaba)

SOBRE A UNIMED - O Sistema Unimed nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composto por 349 cooperativas médicas, que prestam assistência para aproximadamente 19 milhões de beneficiários em todo País. Clientes Unimed contam com 112.673 mil médicos ativos, 112 hospitais gerais, 2.810 hospitais credenciados e 14 hospitais-dia, além de 208 pronto-atendimentos, 94 laboratórios, ambulâncias e hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar. (Fonte: Assimp Unimed do Brasil)

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Comitiva da OCB/RJ visita Cooperativa de Consumo do interior paulista

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Rio de Janeiro (25/4) – O estado de São Paulo possui uma das maiores cooperativas do Ramo Consumo na América Latina: a Cooperativa de Consumo (Coop). Em seus mais de 60 anos de atividade, inúmeros objetivos foram alcançados e, atualmente, existem mais de 1,5 milhão de associados. E para conhecer a trajetória e a experiência da cooperativa uma comitiva da OCB/RJ visitou as instalações da Coop, no Grande ABC, entre os dias 18 e 19 de abril.

Para se ter uma ideia da importância da Coop, a cooperativa teve, em 2015, um faturamento de R$ 1,98 milhão. Ao todo, são 29 unidades espalhadas pela região do Grande ABC, e nas cidades de Piracicaba, Sorocaba, Tatuí e São Vicente. A Coop também investe em produtos exclusivos e de marca própria. São 315 itens, no total, 300 da linha Delícias da Coop e 157 exclusivos. Em 2015, essas linhas específicas contribuíram com 5,2% do faturamento, em 2014 a participação era de 4,8%.

No entanto, apesar de seu crescimento, a Coop não perdeu a essência cooperativista. “Não se pode perder de vista a cultura e a filosofia cooperativista em nenhuma das etapas do processo. Para conseguirmos a eficiência operacional é fundamental termos profissionais especializados”, comentou Marcos Valle, presidente da Coop.

Para o entendimento completo da filosofia e do funcionamento da Coop, durante visita ao Centro Administrativo, em Santo André, a comitiva participou de Grupos de Trabalho (GT). Foram debatidas a “Política de Governança e Gestão”, “Estrutura de Compras e Vendas (Estoque)”, “Estrutura Administrativo-Financeira e de RH”, “Gestão da Cadeia de Suprimentos (Logística)” e “Marketing e Propaganda de Supermercado”.

A comitiva também passou no Centro de Distribuição da Coop, Panificação, Drogaria e Supermercado localizado na cidade de São Bernardo do Campo. Ao final das visitas, o sentimento foi a de que foi dado o primeiro passo para o desenvolvimento do ramo Consumo. “Não podemos sonhar sozinhos, é importante sonharmos juntos. Nosso projeto dessa visita institucional nasceu em 2013 e desde então estamos gerando vontade de iniciar os estudos para começar uma cooperativa de consumo no Rio de Janeiro”, disse o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz.

Para o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, a visita foi determinante para o aprimoramento dos conhecimentos. Ele participou do GT “Estrutura de Compra e Venda (Estoque)” e conheceu as noções fundamentais de compras: os custos de aquisição, manutenção, estoque, material certo, preço certo, quantidade certa, fonte certa, a função da compra, fluxo sintético de compras, tipos de compras, compras locais, compras por importação, compras formais/informais, entre outros assuntos. “A visita foi importante para conhecermos vários detalhes que transformaram a Coop em uma das maiores cooperativas de consumo do mundo”, comentou Vinícius.

O assessor da OCB/RJ, Adelson Novaes, e a representante do ramo Educacional, Adelina Salles, acompanharam, respectivamente, os GTs “Política de Governança e Gestão” e “Marketing e Propaganda de Supermercado. Para ambos, a ida à Coop abre um novo campo de estudo no cooperativismo fluminense e agregará valores para o desenvolvimento do ramo Consumo.

A OCB/RJ, ao longo de 2016, realizará novas visitas com o intuito de promover o crescimento dos ramos cooperativistas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

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MT dá inicia a 14ª Turma de MBA em Gestão de Cooperativas

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Cuiabá (25/4) – O Sistema OCB/MT, por meio do Sescoop/MT realizou nos últimos dias 22 e 23 a primeira aula da 14ª turma do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas. O primeiro módulo do curso ocorreu na sede da Cooperativa Sicredi Univales, na cidade de Juína. “Só neste ano demos início a três novas turmas do curso de especialização em cooperativismo: uma em Canarana, outra em Cuiabá e, agora, essa, em Juína. Isso significa que acreditamos que a educação seja o principal pilar para o desenvolvimento do cooperativismo de resultado”, salientou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

O primeiro módulo foi ‘Tendências na Gestão de Cooperativas’, ministrado pelo professor Roberto Moraes. São 37 alunos de três cooperativas da região Norte de Mato Grosso, distantes de Cuiabá 700 km: alunos da cooperativa Sicredi Univales, de Juína, da Cooperarinos, de Juara, e Coprodia, de Campo Novo do Parecis.

“Estamos cumprindo o nosso compromisso de descentralizar o conhecimento, levando nosso curso de especialização em gestão de cooperativas para o interior do estado. A demanda é grande e acreditamos que este ano vamos necessitar de uma nova turma”, admitiu o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, que também irá participar da aula inaugural.
 
Os cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas contam com o apoio da ESCOOP (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS). Participam do curso os dirigentes, empregados ou cooperados indicados pela direção das cooperativas registradas no Sistema OCB/MT.

Os diferenciais do curso são a programação inovadora e customizada para a realidade das cooperativas no estado de MT e a ampliação os conhecimentos nas modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas, o que contribuirá diretamente para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Primeiro módulo do Educa OQS reúne 40 pessoas no Sistema Ocemg

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Belo Horizonte (19/4) – "O Educa OQS é um dos programas mais importantes para o desenvolvimento das cooperativas, pois o foco dele é o cooperado". Foi assim que o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, definiu a nova edição do Programa de Formação Técnica e Acompanhamento da Organização do Quadro Social das Cooperativas Mineiras (Educa OQS), iniciada nos dias 12 e 13 de abril, em Belo Horizonte.

Na abertura do evento, Scucato ressaltou a importância dos cooperados para o desenvolvimento da cooperativa. "A diretoria é só o telhado. O quadro social/cooperados são o pilar principal". O presidente também apresentou os preceitos do bom e do mau cooperativista, a fim de mostrar os fatores que prejudicam o desenvolvimento da cooperativa e o que o cooperado deve fazer para ajudar no fortalecimento da entidade.

Em um clima aconchegante, o Sistema Ocemg recebeu 40 cooperativistas de várias partes do Estado para participar do primeiro módulo do Educa OQS. O encontro teve como objetivo apresentar o Programa, com orientações sobre como a iniciativa deve ser replicada aos cooperados.

Para apresentar a história do surgimento do cooperativismo, foi exibido o filme "Os Pioneiros de Rochdale". Antes, a gerente de capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, aconselhou os participantes: "Tentem repassar para os cooperados da cooperativa de vocês o que será vivenciado aqui. Sejam esse canal de multiplicação de conhecimento", solicitou.

Após o filme, os participantes conversaram sobre o tema abordado e fizeram uma relação com o cooperativismo atual. A Gerência de Acompanhamento de Cooperativas do Sistema conduziu as atividades, cuja programação contou com apresentação do Programa, dinâmica em grupo e debate de ideias.

Danilo dos Santos Matos, gestor de governança corporativa da Unimed Valadares, acredita que o curso será uma boa oportunidade para troca de experiência entre os participantes. "No Educa OQS, teremos contato com outras cooperativas que têm melhores práticas e isso nos auxiliará na troca de informações para aprender com elas".

Para a gerente de desenvolvimento cooperativo da Cooprata, Marilene Rezende Vilela, é muito gratificante trabalhar com OQS. "Para fazer esse trabalho com o quadro social tem que gostar de pessoas, tem que ter amor pelo que faz".

Trabalhando há 16 anos no ramo, Marilene disse que atualmente a participação das mulheres tem sido mais ativa durante as reuniões. "Desde que entrei, as mulheres passaram a ir nos aos encontros e, com isso, tem aproximado toda a família da cooperativa".

A Organização do Quadro Social (OQS) propõe intensificar o relacionamento dos cooperados com suas cooperativas, sendo uma estratégia de educação cooperativista que consiste em compreender e estruturar o Quadro Social da cooperativa, conhecendo suas particularidades, para ampliar a fidelidade e o comprometimento dos cooperados com o negócio.

O Educa OQS, desenvolvido pelo Sistema Ocemg desde 2015, capacita e monitora as cooperativas do Estado no âmbito da organização de seus cooperados, empregados, familiares e comunidade, disseminando conhecimentos sobre a prática da doutrina e os valores do cooperativismo, com o propósito de fortalecer a cultura da cooperação.

A iniciativa inclui cinco módulos de 16 horas e será realizada até novembro, em Belo Horizonte, e visitas de acompanhamento in loco, atendimentos individuais nas cooperativas participantes, contemplando ainda um Fórum de Imersão. Para mais informações sobre o Programa, entre em contato pelo telefone (31) 3025-7112 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Cooperativas aprovam contas da Ocesp de 2015

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São Paulo (18/4) – As contas da Ocesp relativas ao exercício de 2015 foram aprovadas por unanimidade pelos representantes das cooperativas paulistas reunidas em Assembleia Geral Ordinária (AGO) nesta sexta-feira, 15/4. Os delegados também ratificaram a indicação do presidente da Coopercar, Murilo Karapetcov, como representante substituto do ramo Transporte no Conselho Diretor da Ocesp, por conta da vacância do cargo em 2015.

Outro fator marcante da Assembleia foi a apresentação dos resultados quantitativos e qualitativos do trabalho desenvolvido pela Ocesp e o Sescoop/SP no último ano. “Apesar das dificuldades do País, nós, cooperativistas, estamos fazendo nossa parte e contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e comunidades. As cooperativas sempre despontam como um caminho sustentável para solucionar problemas em momentos de crise”, frisou o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande.

Del Grande ressaltou diversas conquistas institucionais nas quais a Ocesp e a OCB estiveram envolvidas no último ano, além de números de atendimento do Sescoop/SP. Todas as informações estão detalhadas no Relatório de Gestão 2015, publicação que será encaminhada a todas as cooperativas nos próximos dias. “Estamos trabalhando muito para oferecer um serviço cada vez mais qualificado para as cooperativas”, salientou o presidente. “Esta é a nossa missão”, completou.

A mesa que conduziu os trabalhos foi composta por Del Grande, Nanci Batista, coordenadora do Conselho Diretor, Marcelo Avelar, coordenador do Conselho Fiscal, Américo Utumi, membro do Conselho Consultivo da Ocesp, além de Aramis Moutinho Jr., superintendente da Ocesp designado para secretariar os trabalhos da AGO.

APROVAÇÃO DAS CONTAS – Antes de submeter as contas para a apreciação dos delegados das cooperativas, Hélio Mazzi Júnior, diretor da Moore Stephens Prisma Auditoria e Consultoria Contábil, detalhou as peças que compõem as demonstrações financeiras do exercício de 2015. O auditor independente enfatizou que os demonstrativos estão adequados, em todos os aspectos relevantes, às práticas contábeis adotadas no Brasil.

Em seguida, o presidente da Coop – Cooperativa de Consumo, Marcio Valle, foi indicado pelos delegados das cooperativas para conduzir a aprovação das contas. Ao assumir sua posição na mesa, Valle abriu mais uma vez a oportunidade para que todos pudessem sanar dúvidas e, diante da ausência de questões ou comentários, submeteu as demonstrações à aprovação. Por unanimidade, as contas foram aprovadas.

HOMENAGEM – No início da AGO, os participantes respeitaram um minuto de silêncio em memória de dois líderes cooperativistas falecidos recentemente: a professora Diva Benevides Pinho, economista e uma das maiores especialistas em cooperativismo do País, e o médico Raimundo Viana de Macedo, presidente da Unimed Santos e conselheiro da Unimed Fesp, Unimed do Brasil e do Sescoop/SP, entre outros cargos exercidos no meio cooperativista. (Fonte: Assimp Sistema Ocesp)

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Sescoop/SC lança a campanha Dia de Cooperar em Santa Catarina

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Florianópolis (18/4) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC) lançou, na última semana, a campanha Dia de Cooperar (Dia C) 2016 no Estado que será festejado em 2 de julho deste ano. O evento ocorreu em Florianópolis. Cerca de 40 representantes de 31 cooperativas catarinenses participaram do lançamento. O superintendente interino do Sescoop/SC, Neivo Luiz Panho, fez a abertura do evento e salientou que as cooperativas do Estado já realizam ações como as propostas pela campanha.

“Essa campanha é nacional, o Sescoop/SC aderiu, mas são as cooperativas que vão fazer o Dia C. O propósito é o voluntariado, algo que já é feito, mas que agora ganhará uma nova cara. Nós estamos em um momento histórico e espero que ano a ano nós tenhamos uma adesão maior, e que o trabalho seja refletido para outras cooperativas”, comentou.

A gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Maria Eugênia Ruiz Borba, fez a apresentação do Dia C. Na programação também estava previsto um bate-papo, para troca de experiências e solução de dúvidas, além de uma oficina de Responsabilidade Social.

COOPERAR – O Dia C iniciou em 2009 em Minas Gerais e foi ampliado para outros Estados do país em 2013 por meio do Sescoop Nacional. Atualmente, mais de 1.300 cooperativas brasileiras participam de ações voltadas para a saúde, educação, lazer e esporte, bem-estar, cultura, meio ambiente, cidadania e inclusão.

Os projetos das cooperativas parceiras, desenvolvidos durante o ano, já envolveram 280 mil voluntários e beneficiaram mais de 2,5 milhões de pessoas. No dia 2 de julho acontecerá a grande festa da campanha, data em que se comemora também o Dia Internacional do Cooperativismo. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

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Sistema Ocesp visita Cooperativa de trabalho no interior do estado

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Ribeirão Preto (18/4) – O presidente do Sistema Ocesp esteve, pela segunda vez em duas semanas, na região de Ribeirão Preto para participar de reuniões e visitar cooperativas. No dia 7/4 foi a Bebedouro, onde conheceu a Cotram, cooperativa de trabalho que presta serviços técnicos para grandes empresas e cooperativas do agronegócio. Foi recebido pelo presidente Rogerio Antonio Azevedo.

Após breve conversa na sede da cooperativa, que girou em torno da lei nacional do cooperativismo de trabalho, Rogerio conduziu Del Grande ao campus da Unifafibe, universidade local.
 
O presidente do Sistema Ocesp teve a oportunidade de falar com alunos de um curso de gestão de vendas para colaboradores da Coopercitrus (cooperativa agropecuária de Bebedouro), programa bem avaliado que conta com o apoio do Sescoop/SP. O curso está beneficiando mais de 70 gestores da Coopercitrus. (Fonte: Assimp Sistema Ocesp)

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Gestão e governança com foco na competitividade

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Comitiva da OCB e do Sescoop conhece práticas de gestão da companhia de energia paulista Elektro

Brasília (15/4) – Sempre atentos à oportunidade de melhorar os processos de gestão e governança do movimento cooperativista do país, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem buscado os melhores exemplos para construir um caminho sólido que garanta a competitividade das cooperativas e o bem-estar coletivo dos cooperados.

Um destes exemplos está no interior de São Paulo, na cidade de Campinas. Trata-se da Elektro, empresa de energia elétrica, responsável pelo atendimento a mais de 2,4 milhões de clientes, em 223 cidades paulistas, além de cinco cidades do Mato Grosso do Sul.

E para conhecer um pouco mais sobre as melhores práticas de Gestão de Pessoas e a aplicação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) implementadas pela empresa, uma comitiva participou, ontem, de uma visita técnica. O grupo foi formado pelo superintendente da OCB, Renato Nobile, pela gerente geral, Tânia Zanella, pela gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, Antônio Feitosa (Gerente de Controladoria) e Ana Cláudia Lima (Gerente de Pessoas).

Renato Nobile explicou que as unidades nacionais do Sescoop e da OCB têm tido a preocupação constante com a condução das cooperativas, visando o seu desenvolvimento. Segundo ele, é importante disseminar a prática de programas de gestão como o PDGC, voltado aos processos das cooperativas, e o PDGS, destinado às unidades estaduais do Sistema OCB e cujo projeto-piloto já está em andamento. “O objetivo é disseminar as boas práticas entre as cooperativas do Sistema, ressaltando a importância de uma direção e de uma gestão cada vez mais profissionalizadas e fiéis à filosofia cooperativista”, comenta o superintendente.

A EMPRESA - A Elektro é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, tem sede na cidade de Campinas (SP), possui 3.695 colaboradores próprios e faz parte do Grupo Iberdrola que tem sede na Espanha e é uma das cinco maiores companhias de energia elétrica do mundo.

Os investimentos contínuos no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, no relacionamento com os clientes e na melhoria dos serviços prestados conferiram diversos prêmios à empresa, entre eles o de melhor empresa do país para se trabalhar pela Revista Época – Grate Place to Work, e pela Fundação Instituto de Administração/FIA – Guia Você S/A, além do Prêmio Nacional da Qualidade, entre outros.

As práticas reconhecidas da Elektro são baseadas na Filosofia de Gestão que possui quatro pilares – Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar. Todas as ações realizadas pela companhia se relacionam com esses pilares. A visita técnica, por exemplo, faz parte do pilar Compartilhar onde eles abrem as portas para quem quer conhecer as práticas de gestão adotadas e, ainda, aprender com os exemplos. Esse encontro chama-se BIPS e ocorre uma vez por mês.

GESTÃO DE PESSOAS – Dentre as práticas de Gestão de Pessoas, o grande destaque é o crescimento do colaborador na instituição. Das vagas de trabalho, 95% são preenchidas com recrutamento e seleção internos e somente os cargos considerados iniciais na carreira são selecionados externamente. No recrutamento interno todas as vagas e requisitos são divulgadas em uma rede social interna e qualquer colaborador que deseja e possui os requisitos pode participar.

O processo é conduzido para proporcionar o desenvolvimento do colaborador, com feedback em todas as etapas, visando sua preparação para as próximas oportunidades, além de um processo de desenvolvimento contínuo com vistas à realização de seus objetivos profissionais dentro da companhia. “Além disso, várias práticas que valorizam a qualidade de vida são desenvolvidas como academia no ambiente de trabalho e horário flexível. Um forte programa de desenvolvimento das lideranças é realizado, objetivando a sustentabilidade desse modelo”, explica a gerente de pessoas do Sistema OCB, Ana Cláudia de Oliveira D’arce Lima.

Segundo ela, o presidente da Elektro, Márcio Fernandes, fez questão de ressaltar que a companhia cria todas as condições para que as pessoas realizem seus sonhos, de forma transparente, justa, igualitária e com coerência, pois é isso que gera a confiança. A companhia identifica, ainda, as condições para que seus colaboradores realizem seus sonhos, desde que cada um se encarregue de fazer a sua parte, qualificando-se e buscando convergência de propósitos.

RECONHECIMENTO – Os investimentos contínuos no desenvolvimento profissional, no relacionamento com os públicos, na expansão da companhia, na melhoria e preservação do sistema elétrico resultaram em conquistas importantes para a Elektro, nos últimos anos. Tanto que seu presidente, Márcio Fernandes, recebeu o título de Líder mais admirado do Brasil, pela revista Você S/A.

Em novembro do ano passado, o presidente da Elektro foi o convidado de honra da cerimônia de segunda edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado pelo Sistema OCB. Na ocasião, ministrou uma palestra sobre a Nova Filosofia de Gestão que é estimulada por ele. Além disso, o executivo também explicou que felicidade dá lucro!

PRÊMIOS – Dentre os prêmios recebidos pela Elektro, graças à sua filosofia de gestão, estão:

- Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)
- Guia Exame de Sustentabilidade
- Melhor empresa brasileira para se trabalhar – Revista Época
- Melhor Empresa do Setor de Energia do País para Trabalhar – FIA
- Prêmio Abrade

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Assembleia Geral aprova contas e gestão da Ocemg por unanimidade

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Belo Horizonte (15/4) - "Além da representatividade política, o Sistema Ocemg defende os interesses das cooperativas e contribui muito para a capacitação do seu quadro de dirigentes e colaboradores, bem como trabalha na organização do quadro social, destacando-se como uma das principais entidades cooperativistas do país. Sem o Sistema hoje, nós não sobreviveríamos". O depoimento é do presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, que esteve presente na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Ocemg, realizada na sede da Organização, em Belo Horizonte, no dia 6 de abril.

A Assembleia reuniu mais de 50 presidentes e dirigentes de cooperativas para apresentar os resultados e as contas referentes ao exercício de 2015, e a previsão orçamentária para 2016. A mesa diretiva foi composta por Ronaldo Scucato, Luiz Gonzaga Viana Lage e Tatiana Campos Sales da Silva, respectivamente, presidente, vice-presidente e coordenadora do Conselho Fiscal da Ocemg.

Na abertura dos trabalhos, Scucato enfatizou sua satisfação em receber os dirigentes. "É um prazer muito grande recebê-los em nossa casa para prestarmos contas e apresentar os resultados obtidos". Após a leitura do edital, proferida pelo vice-presidente do Sistema, o gerente de controladoria do Sistema, Francisco Gonçalves, seguiu com as demonstrações sobre o Balanço Patrimonial e as notas contábeis explicativas. Mais uma vez, as contas foram aprovadas por unanimidade. Também houve deliberação positiva sobre a concessão de poderes para celebrar convenções coletivas de trabalho.

O superavit do exercício foram destinadas ao Fundo Social da Ocemg. "Mesmo em um ano de dificuldades, tivemos um resultado positivo graças ao Sistema e ao seu quadro de colaboradores", ressaltou o presidente da Cooaperiodoce, Guilherme Olinto.

Na ocasião, Ronaldo Scucato afirmou que, mesmo com o cenário político-econômico desfavorável do país, os projetos do Sistema não serão impactados porque os recursos economizados ao longo dos anos pela entidade servirão para que as atividades e investimentos em prol dos cooperativistas não sejam reduzidos.

"Nossos projetos de formação de líderes, dirigentes e do quadro de empregados foram exitosos", sinalizou destacando o Lidercoop, o Formacoop, o Educa OQS, o PDGC e o Educação Cooperativista, presente em 26 cidades mineiras, além de outras iniciativas como o Dia C, que tomou proporção nacional, e os eventos nacionais e internacionais realizados em Minas Gerais.

Para Samuel Flam, presidente da Unimed-BH, os saldos positivos em 2015 foram muito além do financeiro. "O Sistema Ocemg deu grandes avanços, principalmente na área educacional, ao adquirir um novo imóvel que será voltado para a capacitação e treinamento. Além disso, ao avançar com o Lidercoop e propor o Formacoop em outras regionais em Belo Horizonte, o Sistema atingiu o seu ápice de seu movimento no sentido de levar a educação cooperativista aos nossos cooperados".

Scucato também agradeceu a adimplência das cooperativas. "Não temos nenhuma entidade irregular e eu tenho orgulho de vocês, cooperativistas", declarou. Ao final da Assembleia, foi realizada a entrega do certificado de conclusão do Programa de Gestão Avançadas para Lideranças (Lidercoop). João Emydgio Gonçalves, presidente da Coopama, foi um dos concluintes da iniciativa e disse que a experiência foi fantástica. "Tivemos a oportunidade de aprender bastante com os professores do curso e também com os colegas. É um curso que recomendo muito! Estou muito feliz com o empenho e os investimentos do Sistema no setor", finalizou.

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Produtores de grãos recebem informações sobre a safra 2016/2017

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Pedro Afonso (14/4) - Trinta produtores rurais participaram de uma reunião na noite dessa quarta-feira, 13/4, na sede da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em Pedro Afonso, onde receberam várias informações sobre a safra de grãos 2016/2017. Na ocasião, o engenheiro agrônomo da cooperativa Eduarte Bonafede apresentou uma simulação do custo de produção de soja para esse ano agrícola.

Já o superintendente José Rander Lopes deu detalhes sobre o programa de gestão financeira por indicadores desenvolvido na Coapa. A meta é revisar os processos das áreas comercial, financeira, armazém e da loja agroveterinária. Para isso, estão sendo executadas medidas que propiciarão maior integração entre todas as unidades da cooperativa.

Ainda durante a reunião, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, falou sobre as ações realizadas em prol dos cooperados junto às instituições financeiras visando a renegociação de dívidas após as perdas ocasionadas pela estiagem prolongada. Ao final, o gerente comercial Nelzivan Carvalho Neves fez uma projeção sobre o mercado de soja futura para safra 2016/2017. (Fonte: Assimp da Cooperativa)

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Sescoop e Banco Central treinam facilitadores em gestão de finanças pessoais

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Curitiba (14/4) – O curso de Formação de Facilitador em Gestão de Finanças Pessoais teve início nesta segunda-feira (11/4), na sede do Banco Central em Curitiba (PR). Cerca de 20 pessoas participam da capacitação, que prossegue até amanhã (15/4). O curso, uma iniciativa do Sescoop e do Banco Central do Brasil (BCB), visa preparar técnicos que, posteriormente, em suas respectivas cooperativas, irão promover a capacitação em gestão de finanças de cooperados, colaboradores e familiares.



Segundo a analista de Desenvolvimento e Gestão do Sescoop Nacional, Divani Ferreira de Souza, o evento de treinamento em Curitiba é o primeiro do projeto, que tem por objetivo a difusão de conhecimento sobre finanças pessoais a um número maior de pessoas, cooperativistas e comunidades em que as cooperativas atuam.



“O curso é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras – e o Banco Central do Brasil, e pretendemos realizá-lo em todas as regiões do país. Os facilitadores serão treinados e receberão certificados, estando aptos a repassar informações de educação financeira nas áreas de atuação das cooperativas, levando inclusão e capacitação sobre gestão de finanças pessoais”, afirmou.



CONTEÚDO - De acordo com Divani, o material didático foi desenvolvido em parceria entre o Banco Central e a unidade nacional do Sescoop. Em cada estado, as unidades locais do Sescoop organizam um comitê gestor, para acompanhar a implantação do projeto.



O curso ministrado em Curitiba, o primeiro a acontecer no país, tem 40 horas – sendo 20 horas teóricas e 20 horas práticas -, abrangendo os seguintes módulos: nossa relação com o dinheiro; orçamento pessoal e familiar; crédito e endividamento; consumo e investimentos, seguros e aposentadoria. Acompanham o curso os profissionais do Sescoop/PR Emerson Barcik, analista técnico especializado, e Cristina do Nascimento Moreira e Vanessa Christófoli, analistas de desenvolvimento humano. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Com gestão equilibrada, OCB/PB supera meta de atendimentos em 2015

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João Pessoa (14/4) – O Sistema OCB/PB priorizou o equilíbrio na gestão dos recursos em 2015 e superou sua meta com ações que atenderam a 18.802 beneficiários em 31 municípios. Os números referentes a estas ações foram apresentados em detalhes, nesta terça-feira (12/4), durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB).

O evento reuniu presidentes de cooperativas dos ramos educacional, especial, agropecuário, de produção, crédito, transportes, saúde e de trabalho. O presidente do Sistema, André Pacelli, iniciou a AGO com a apresentação da prestação de contas referente ao exercício de 2015.

Pacelli apresentou os destaques nas atividades de Formação Profissional, Monitoramento, Promoção Social, Representação, Ações de Fortalecimento Institucional, além dos números da gestão e resultados financeiros. Os números mostram que a OCB/PB manteve o equilíbrio na gestão de seus recursos. A entidade encerrou o ano, marcado pela crise econômica, com superávit, graças um corte de 9% nas despesas operacionais.

Na área de Formação Profissional, o Sistema realizou mais de 100 ações (cursos, palestras, workshops e encontros), com 3.654 beneficiários. Já as atividades de Monitoramento (orientação cooperativista, palestras de sensibilização, assessoramento à gestão, reuniões técnicas, PAGC e PDGC) tiveram 1.140 beneficiários.

Pacelli também destacou ações de Promoção Social, que beneficiaram 14.008 pessoas. Entre os destaques da área está a campanha Dia de Cooperar, que levou 2.500 pessoas ao Ponto de Cem Réis, no dia 4 de julho de 2015, e beneficiou 8.209 pessoas, entre os meses de abril e agosto. No total, o Sistema beneficiou 18.802 pessoas, superando a meta, que era de 16.118 beneficiários.
 
Representação – A OCB/PB também consolidou sua participação em 12 espaços de representação entre Conselhos, Fóruns e Câmaras Técnicas. Uma das novidades, neste sentido, foi a oficialização da entidade como integrante do conselho gestor do programa Empreender Paraíba, executado pelo governo estadual.

Também foram destaques as parcerias estabelecidas com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB) e com o Projeto Cooperar, além da assinatura de termo de cooperação com o governo estadual em favor de produtores do sertão.

O presidente André Pacelli também ressaltou a realização das convenções coletivas para os ramos junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas do Brasil (Fenatracoop), que consolida a atuação sindical da OCB/PB.
 
Perspectivas para 2016 – O presidente apresentou, ainda, os destaques do Plano de Trabalho 2016. “Em 2016, queremos fortalecer a nossa ação no Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC). Inclusive, estamos intensificando os contatos e visitas para sensibilizar a alta direção das cooperativas da importância da adoção do PDGC. Também vamos buscar implementar novas parcerias e retomar os encontros itinerantes que nos aproximam das bases do nosso cooperativismo”, comentou.

Ao final da AGO, os dirigentes aprovaram o parecer do Conselho Fiscal e a proposta de manter no mesmo patamar do exercício anterior os valores da Contribuição de Manutenção da OCB/PB (máximo e mínimo) referente ao período de abril de 2016 a março de 2017. Houve, ainda, uma apresentação sobre o novo ciclo do PDGC.

Dirigentes das seguintes cooperativas participaram da AGO: Mulheres em Ação; Cooperativa Ensino de João Pessoa; Cootrans; Unicred Centro Paraibana; Unicred João Pessoa; Sicoob Central NE; Federalcred-NE; Creduni; Copresta; COPPD; Coapecal; Uniodonto João Pessoa; Extremo Tranportes e Turismo.
 
Avaliação positiva - O presidente da Unicred João Pessoa, Romildo Montenegro, que representou também a presidência Unicred Central Norte/Nordeste, ressaltou a importância da atuação do Sistema OCB/PB em prol do crescimento do setor cooperativista. 

“O cooperativismo aqui na Paraíba está de parabéns. A gestão atual mudou a cara da OCB/PB e vem possibilitando grandes oportunidades para as cooperativas. A Unicred João Pessoa e de outras cooperativas do nosso sistema estão desenvolvendo importantes projetos a nível de OCB e Sescoop/PB, com o apoio dessa gestão comandada por André Pacelli”, afirmou.

Para Júlio César de Aguiar Cruz, presidente da Cooperativa de Ensino de João Pessoa, a AGO demonstrou, de forma sucinta e clara, que equilíbrio da gestão da OCB/PB em 2015. “Ficou claro que a gestão que ocorreu no ano passado foi bem executada”, declarou. (Fonte: Assimp OCB/PB)

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Membros da Coapa e da Coed participam de curso de formação

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Pedro Afonso (14/4) – Com carga horária de 12 horas foi realizado nos dias 12 e 13 de abril, na sede da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em Pedro Afonso, o curso de Formação de Conselheiros Administrativos e Fiscais. No total, participaram 17 pessoas, incluindo os conselheiros fiscais da Coapa, eleitos no último dia 31 de março para o período 2016/2017 – Juliano Sandri, Edis Sgorla, Elizandro Sinigaglia, Janilson Castro, Valmir Pitton e Rosana Yukie –, membros do Conselho de Administração e colaboradores da Coapa, além de associados da Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso).

O curso foi ministrado pelo consultor Leoney Miranda e abordou os seguintes temas: Finanças empresariais básicas, Mercado de Capitais, Ética Empresarial, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Contabilidade Gerencial, Administração de Conflitos, Formação de Conselhos de Administração e Fiscal, Cenários Sociais e Econômicos aplicados à Gestão, Lei Cooperativista nº 5.764/71 e assuntos relativos aos processos internos de uma cooperativa. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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ENTREVISTA DA SEMANA: José Renato Bouças Farias

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Embrapa Soja: preocupação constante com a sustentabilidade da produção

Brasília (13/4) – "Temos ciência do tamanho de nossa responsabilidade, especialmente, se considerarmos a expectativa mundial de consolidar o Brasil como o grande celeiro mundial. Com toda certeza seremos, cada vez mais, exigidos para respostas rápidas, eficientes e sustentáveis.” A afirmação é de José Renato Bouças Farias, chefe da Embrapa Soja, com sede em Londrina (PR). Ele é destaque na edição 456 da Revista Coamo, recém distribuída. Além do trabalho desenvolvido na sojicultora, José Renato também fala da parceria com a cooperativa Coamo na difusão de tecnologias, e destaca: “A Embrapa Soja tem uma das maiores bases genéticas de soja do mundo, com mais de 35 mil tipos, que servem de referência para a geração de novas cultivares."

Qual a missão da Embrapa?

José Renato Bouças Farias – A Embrapa é uma empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para a agropecuária brasileira. Atua para viabilizar soluções tecnológicas em diversos problemas que afetam a produção agropecuária, desde a produção primária até a produção secundária e terciária, garantindo a sustentabilidade dos sistemas produtivos, em benefício da sociedade brasileira.

Qual o foco da Embrapa Soja?

José Renato Bouças Farias –  Inserida na missão da Embrapa, a Embrapa Soja tem foco de atuação mais direcionado a algumas culturas e viabilizar soluções tecnológicas para os agronegócios da soja e girassol no Brasil, e dar suporte ao programa de desenvolvimento da cultura do trigo para o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, em colaboração com a Embrapa Trigo, buscando soluções tecnológicas, eficientes e capazes de viabilizar uma agricultura sustentável, do ponto de vista econômico, ambiental e social.

Qual a importância e os resultados da Embrapa Soja?

José Renato Bouças Farias – A principal preocupação da Embrapa Soja sempre foi apresentar soluções viáveis e sustentáveis para os diversos problemas que afetam a produção de soja, girassol e trigo. Desde a nossa fundação, há 40 anos, procuramos trabalhar com tecnologias para superar os desafios. Primeiro, foi viabilizar a produção de soja em regiões de baixa latitude (regiões tropicais), depois veio o desafio do cancro da haste, doença que quase dizimou a produção brasileira e foi superada com genética. Mais recentemente, tivemos, por exemplo, a ferrugem e a helicoverpa, entre tantos outros. A cada safra surgem novos desafios, onde procuramos agir rapidamente e apresentar soluções sustentáveis, idôneas e livres de comprometimento econômico e financeiro. Esse é o grande diferencial do trabalho da Embrapa.

Quais são os desafios para os próximos anos?

José Renato Bouças Farias – Como toda instituição pública, convivemos diariamente com dificuldades orçamentárias e financeiras que, muitas vezes, tornam mais difícil alcançar o resultado almejado, quando comparados as empresas privadas. Temos várias amarras, intrínsecas ao setor público, que contribuem para dificultar ainda mais nossa atuação. Mas, na Embrapa Soja, procuramos contornar e superar essas dificuldades da melhor forma possível, pois atuamos com uma das mais importantes culturas brasileiras, onde o setor produtivo exige soluções de forma rápida e eficiente. Na medida do possível, procuramos atender essa expectativa. A busca por parcerias, públicas e privadas, em muito tem colaborado para que possamos alcançar o resultado esperado. Temos ciência do tamanho de nossa responsabilidade, especialmente, se considerarmos a expectativa mundial de consolidar o Brasil como o grande celeiro mundial.

Qual o trabalho frente a resistência das pragas, doenças e plantas daninhas, aos produtos existentes?

José Renato Bouças Farias – Isso, é de fato, um dos grandes desafios que o Brasil tem pela frente. A cada dia que passa surgem relatos de novos insetos, doenças e de plantas daninhas, com dificuldade de manejo e controle. O problema de resistência nas lavouras é algo real e preocupante, fruto do desequilíbrio que enfrentamos. Provavelmente, muito disso se deve ao uso inadequado das técnicas e do conhecimento existente, o que acaba estimulando, de uma forma mais rápida e, por que não dizer, mais complicada, o aparecimento da resistência desses organismos não desejados. Não tem sido fácil trabalhar contra isso. A Embrapa tem procurado gerar dados, realizar experimentos para, a partir de informação técnica de qualidade, subsidiar as discussões junto a técnicos e produtores.

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Ramo Educacional discute Cooperjovem e Aprendiz Cooperativo

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Brasília (12/4) – Integrantes do Conselho Consultivo do Ramo Educacional debateram ontem, durante reunião ordinária, realizada na sede do Sistema OCB, em Brasília, a importância dos programas Cooperjovem e Aprendiz Cooperativo, visando o fortalecimento não só do ramo, mas do movimento cooperativista brasileiro, dentre outros temas. Os conselheiros discutiram a possibilidade de promover uma intercooperação entre as unidades estaduais do Sescoop e as cooperativas educacionais.



A estratégia é garantir uma participação ativa do quadro dos associados das cooperativas não só como público-alvo, mas como atores no processo de implementação das iniciativas do movimento cooperativista.



A Gerência de Desenvolvimento Social de Cooperativas apresentou os detalhes de cada programa. A ideia foi explicar sua vinculação com o objetivo estratégico previsto no Planejamento do Sescoop que é ‘Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo’ nas cooperativas educacionais e instituições da rede pública de ensino.



Foi destacado o atendimento a mais de 80 mil alunos ao longo de 2015 e detalhada a metodologia de projetos educacionais cooperativos, onde parceiros, professores, alunos e comunidade escolar têm a oportunidade de vivenciar a cooperação e atividades colaborativas, na prática, propiciando as mudanças necessárias a uma convivência mais harmônica.



Para os conselheiros a metodologia utilizada no programa Cooperjovem reforça a identidade cooperativista e constitui-se em verdadeiro promotor da disseminação do cooperativismo. Além disso, os conselheiros também veem estes programas como uma oportunidade de reforçar a importância do negócio cooperativo nas comunidades onde as escolas estão presentes.



A respeito do programa Aprendiz Cooperativo, que cumpre a Lei do Aprendiz, a ideia do conselho consultivo é analisar a viabilidade da participação das cooperativas educacionais no processo de capacitação dos jovens, a exemplo do que já tem ocorrido nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, fomentando, desta forma, a intercooperação e o fortalecimento do programa.

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