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Sescoop/SC lança a campanha Dia de Cooperar em Santa Catarina

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Florianópolis (18/4) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC) lançou, na última semana, a campanha Dia de Cooperar (Dia C) 2016 no Estado que será festejado em 2 de julho deste ano. O evento ocorreu em Florianópolis. Cerca de 40 representantes de 31 cooperativas catarinenses participaram do lançamento. O superintendente interino do Sescoop/SC, Neivo Luiz Panho, fez a abertura do evento e salientou que as cooperativas do Estado já realizam ações como as propostas pela campanha.

“Essa campanha é nacional, o Sescoop/SC aderiu, mas são as cooperativas que vão fazer o Dia C. O propósito é o voluntariado, algo que já é feito, mas que agora ganhará uma nova cara. Nós estamos em um momento histórico e espero que ano a ano nós tenhamos uma adesão maior, e que o trabalho seja refletido para outras cooperativas”, comentou.

A gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Maria Eugênia Ruiz Borba, fez a apresentação do Dia C. Na programação também estava previsto um bate-papo, para troca de experiências e solução de dúvidas, além de uma oficina de Responsabilidade Social.

COOPERAR – O Dia C iniciou em 2009 em Minas Gerais e foi ampliado para outros Estados do país em 2013 por meio do Sescoop Nacional. Atualmente, mais de 1.300 cooperativas brasileiras participam de ações voltadas para a saúde, educação, lazer e esporte, bem-estar, cultura, meio ambiente, cidadania e inclusão.

Os projetos das cooperativas parceiras, desenvolvidos durante o ano, já envolveram 280 mil voluntários e beneficiaram mais de 2,5 milhões de pessoas. No dia 2 de julho acontecerá a grande festa da campanha, data em que se comemora também o Dia Internacional do Cooperativismo. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

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Sistema Ocesp visita Cooperativa de trabalho no interior do estado

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Ribeirão Preto (18/4) – O presidente do Sistema Ocesp esteve, pela segunda vez em duas semanas, na região de Ribeirão Preto para participar de reuniões e visitar cooperativas. No dia 7/4 foi a Bebedouro, onde conheceu a Cotram, cooperativa de trabalho que presta serviços técnicos para grandes empresas e cooperativas do agronegócio. Foi recebido pelo presidente Rogerio Antonio Azevedo.

Após breve conversa na sede da cooperativa, que girou em torno da lei nacional do cooperativismo de trabalho, Rogerio conduziu Del Grande ao campus da Unifafibe, universidade local.
 
O presidente do Sistema Ocesp teve a oportunidade de falar com alunos de um curso de gestão de vendas para colaboradores da Coopercitrus (cooperativa agropecuária de Bebedouro), programa bem avaliado que conta com o apoio do Sescoop/SP. O curso está beneficiando mais de 70 gestores da Coopercitrus. (Fonte: Assimp Sistema Ocesp)

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Gestão e governança com foco na competitividade

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Comitiva da OCB e do Sescoop conhece práticas de gestão da companhia de energia paulista Elektro

Brasília (15/4) – Sempre atentos à oportunidade de melhorar os processos de gestão e governança do movimento cooperativista do país, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem buscado os melhores exemplos para construir um caminho sólido que garanta a competitividade das cooperativas e o bem-estar coletivo dos cooperados.

Um destes exemplos está no interior de São Paulo, na cidade de Campinas. Trata-se da Elektro, empresa de energia elétrica, responsável pelo atendimento a mais de 2,4 milhões de clientes, em 223 cidades paulistas, além de cinco cidades do Mato Grosso do Sul.

E para conhecer um pouco mais sobre as melhores práticas de Gestão de Pessoas e a aplicação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) implementadas pela empresa, uma comitiva participou, ontem, de uma visita técnica. O grupo foi formado pelo superintendente da OCB, Renato Nobile, pela gerente geral, Tânia Zanella, pela gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, Antônio Feitosa (Gerente de Controladoria) e Ana Cláudia Lima (Gerente de Pessoas).

Renato Nobile explicou que as unidades nacionais do Sescoop e da OCB têm tido a preocupação constante com a condução das cooperativas, visando o seu desenvolvimento. Segundo ele, é importante disseminar a prática de programas de gestão como o PDGC, voltado aos processos das cooperativas, e o PDGS, destinado às unidades estaduais do Sistema OCB e cujo projeto-piloto já está em andamento. “O objetivo é disseminar as boas práticas entre as cooperativas do Sistema, ressaltando a importância de uma direção e de uma gestão cada vez mais profissionalizadas e fiéis à filosofia cooperativista”, comenta o superintendente.

A EMPRESA - A Elektro é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, tem sede na cidade de Campinas (SP), possui 3.695 colaboradores próprios e faz parte do Grupo Iberdrola que tem sede na Espanha e é uma das cinco maiores companhias de energia elétrica do mundo.

Os investimentos contínuos no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, no relacionamento com os clientes e na melhoria dos serviços prestados conferiram diversos prêmios à empresa, entre eles o de melhor empresa do país para se trabalhar pela Revista Época – Grate Place to Work, e pela Fundação Instituto de Administração/FIA – Guia Você S/A, além do Prêmio Nacional da Qualidade, entre outros.

As práticas reconhecidas da Elektro são baseadas na Filosofia de Gestão que possui quatro pilares – Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar. Todas as ações realizadas pela companhia se relacionam com esses pilares. A visita técnica, por exemplo, faz parte do pilar Compartilhar onde eles abrem as portas para quem quer conhecer as práticas de gestão adotadas e, ainda, aprender com os exemplos. Esse encontro chama-se BIPS e ocorre uma vez por mês.

GESTÃO DE PESSOAS – Dentre as práticas de Gestão de Pessoas, o grande destaque é o crescimento do colaborador na instituição. Das vagas de trabalho, 95% são preenchidas com recrutamento e seleção internos e somente os cargos considerados iniciais na carreira são selecionados externamente. No recrutamento interno todas as vagas e requisitos são divulgadas em uma rede social interna e qualquer colaborador que deseja e possui os requisitos pode participar.

O processo é conduzido para proporcionar o desenvolvimento do colaborador, com feedback em todas as etapas, visando sua preparação para as próximas oportunidades, além de um processo de desenvolvimento contínuo com vistas à realização de seus objetivos profissionais dentro da companhia. “Além disso, várias práticas que valorizam a qualidade de vida são desenvolvidas como academia no ambiente de trabalho e horário flexível. Um forte programa de desenvolvimento das lideranças é realizado, objetivando a sustentabilidade desse modelo”, explica a gerente de pessoas do Sistema OCB, Ana Cláudia de Oliveira D’arce Lima.

Segundo ela, o presidente da Elektro, Márcio Fernandes, fez questão de ressaltar que a companhia cria todas as condições para que as pessoas realizem seus sonhos, de forma transparente, justa, igualitária e com coerência, pois é isso que gera a confiança. A companhia identifica, ainda, as condições para que seus colaboradores realizem seus sonhos, desde que cada um se encarregue de fazer a sua parte, qualificando-se e buscando convergência de propósitos.

RECONHECIMENTO – Os investimentos contínuos no desenvolvimento profissional, no relacionamento com os públicos, na expansão da companhia, na melhoria e preservação do sistema elétrico resultaram em conquistas importantes para a Elektro, nos últimos anos. Tanto que seu presidente, Márcio Fernandes, recebeu o título de Líder mais admirado do Brasil, pela revista Você S/A.

Em novembro do ano passado, o presidente da Elektro foi o convidado de honra da cerimônia de segunda edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado pelo Sistema OCB. Na ocasião, ministrou uma palestra sobre a Nova Filosofia de Gestão que é estimulada por ele. Além disso, o executivo também explicou que felicidade dá lucro!

PRÊMIOS – Dentre os prêmios recebidos pela Elektro, graças à sua filosofia de gestão, estão:

- Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)
- Guia Exame de Sustentabilidade
- Melhor empresa brasileira para se trabalhar – Revista Época
- Melhor Empresa do Setor de Energia do País para Trabalhar – FIA
- Prêmio Abrade

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Assembleia Geral aprova contas e gestão da Ocemg por unanimidade

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Belo Horizonte (15/4) - "Além da representatividade política, o Sistema Ocemg defende os interesses das cooperativas e contribui muito para a capacitação do seu quadro de dirigentes e colaboradores, bem como trabalha na organização do quadro social, destacando-se como uma das principais entidades cooperativistas do país. Sem o Sistema hoje, nós não sobreviveríamos". O depoimento é do presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, que esteve presente na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Ocemg, realizada na sede da Organização, em Belo Horizonte, no dia 6 de abril.

A Assembleia reuniu mais de 50 presidentes e dirigentes de cooperativas para apresentar os resultados e as contas referentes ao exercício de 2015, e a previsão orçamentária para 2016. A mesa diretiva foi composta por Ronaldo Scucato, Luiz Gonzaga Viana Lage e Tatiana Campos Sales da Silva, respectivamente, presidente, vice-presidente e coordenadora do Conselho Fiscal da Ocemg.

Na abertura dos trabalhos, Scucato enfatizou sua satisfação em receber os dirigentes. "É um prazer muito grande recebê-los em nossa casa para prestarmos contas e apresentar os resultados obtidos". Após a leitura do edital, proferida pelo vice-presidente do Sistema, o gerente de controladoria do Sistema, Francisco Gonçalves, seguiu com as demonstrações sobre o Balanço Patrimonial e as notas contábeis explicativas. Mais uma vez, as contas foram aprovadas por unanimidade. Também houve deliberação positiva sobre a concessão de poderes para celebrar convenções coletivas de trabalho.

O superavit do exercício foram destinadas ao Fundo Social da Ocemg. "Mesmo em um ano de dificuldades, tivemos um resultado positivo graças ao Sistema e ao seu quadro de colaboradores", ressaltou o presidente da Cooaperiodoce, Guilherme Olinto.

Na ocasião, Ronaldo Scucato afirmou que, mesmo com o cenário político-econômico desfavorável do país, os projetos do Sistema não serão impactados porque os recursos economizados ao longo dos anos pela entidade servirão para que as atividades e investimentos em prol dos cooperativistas não sejam reduzidos.

"Nossos projetos de formação de líderes, dirigentes e do quadro de empregados foram exitosos", sinalizou destacando o Lidercoop, o Formacoop, o Educa OQS, o PDGC e o Educação Cooperativista, presente em 26 cidades mineiras, além de outras iniciativas como o Dia C, que tomou proporção nacional, e os eventos nacionais e internacionais realizados em Minas Gerais.

Para Samuel Flam, presidente da Unimed-BH, os saldos positivos em 2015 foram muito além do financeiro. "O Sistema Ocemg deu grandes avanços, principalmente na área educacional, ao adquirir um novo imóvel que será voltado para a capacitação e treinamento. Além disso, ao avançar com o Lidercoop e propor o Formacoop em outras regionais em Belo Horizonte, o Sistema atingiu o seu ápice de seu movimento no sentido de levar a educação cooperativista aos nossos cooperados".

Scucato também agradeceu a adimplência das cooperativas. "Não temos nenhuma entidade irregular e eu tenho orgulho de vocês, cooperativistas", declarou. Ao final da Assembleia, foi realizada a entrega do certificado de conclusão do Programa de Gestão Avançadas para Lideranças (Lidercoop). João Emydgio Gonçalves, presidente da Coopama, foi um dos concluintes da iniciativa e disse que a experiência foi fantástica. "Tivemos a oportunidade de aprender bastante com os professores do curso e também com os colegas. É um curso que recomendo muito! Estou muito feliz com o empenho e os investimentos do Sistema no setor", finalizou.

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Produtores de grãos recebem informações sobre a safra 2016/2017

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Pedro Afonso (14/4) - Trinta produtores rurais participaram de uma reunião na noite dessa quarta-feira, 13/4, na sede da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em Pedro Afonso, onde receberam várias informações sobre a safra de grãos 2016/2017. Na ocasião, o engenheiro agrônomo da cooperativa Eduarte Bonafede apresentou uma simulação do custo de produção de soja para esse ano agrícola.

Já o superintendente José Rander Lopes deu detalhes sobre o programa de gestão financeira por indicadores desenvolvido na Coapa. A meta é revisar os processos das áreas comercial, financeira, armazém e da loja agroveterinária. Para isso, estão sendo executadas medidas que propiciarão maior integração entre todas as unidades da cooperativa.

Ainda durante a reunião, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, falou sobre as ações realizadas em prol dos cooperados junto às instituições financeiras visando a renegociação de dívidas após as perdas ocasionadas pela estiagem prolongada. Ao final, o gerente comercial Nelzivan Carvalho Neves fez uma projeção sobre o mercado de soja futura para safra 2016/2017. (Fonte: Assimp da Cooperativa)

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Sescoop e Banco Central treinam facilitadores em gestão de finanças pessoais

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Curitiba (14/4) – O curso de Formação de Facilitador em Gestão de Finanças Pessoais teve início nesta segunda-feira (11/4), na sede do Banco Central em Curitiba (PR). Cerca de 20 pessoas participam da capacitação, que prossegue até amanhã (15/4). O curso, uma iniciativa do Sescoop e do Banco Central do Brasil (BCB), visa preparar técnicos que, posteriormente, em suas respectivas cooperativas, irão promover a capacitação em gestão de finanças de cooperados, colaboradores e familiares.



Segundo a analista de Desenvolvimento e Gestão do Sescoop Nacional, Divani Ferreira de Souza, o evento de treinamento em Curitiba é o primeiro do projeto, que tem por objetivo a difusão de conhecimento sobre finanças pessoais a um número maior de pessoas, cooperativistas e comunidades em que as cooperativas atuam.



“O curso é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras – e o Banco Central do Brasil, e pretendemos realizá-lo em todas as regiões do país. Os facilitadores serão treinados e receberão certificados, estando aptos a repassar informações de educação financeira nas áreas de atuação das cooperativas, levando inclusão e capacitação sobre gestão de finanças pessoais”, afirmou.



CONTEÚDO - De acordo com Divani, o material didático foi desenvolvido em parceria entre o Banco Central e a unidade nacional do Sescoop. Em cada estado, as unidades locais do Sescoop organizam um comitê gestor, para acompanhar a implantação do projeto.



O curso ministrado em Curitiba, o primeiro a acontecer no país, tem 40 horas – sendo 20 horas teóricas e 20 horas práticas -, abrangendo os seguintes módulos: nossa relação com o dinheiro; orçamento pessoal e familiar; crédito e endividamento; consumo e investimentos, seguros e aposentadoria. Acompanham o curso os profissionais do Sescoop/PR Emerson Barcik, analista técnico especializado, e Cristina do Nascimento Moreira e Vanessa Christófoli, analistas de desenvolvimento humano. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Com gestão equilibrada, OCB/PB supera meta de atendimentos em 2015

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João Pessoa (14/4) – O Sistema OCB/PB priorizou o equilíbrio na gestão dos recursos em 2015 e superou sua meta com ações que atenderam a 18.802 beneficiários em 31 municípios. Os números referentes a estas ações foram apresentados em detalhes, nesta terça-feira (12/4), durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB).

O evento reuniu presidentes de cooperativas dos ramos educacional, especial, agropecuário, de produção, crédito, transportes, saúde e de trabalho. O presidente do Sistema, André Pacelli, iniciou a AGO com a apresentação da prestação de contas referente ao exercício de 2015.

Pacelli apresentou os destaques nas atividades de Formação Profissional, Monitoramento, Promoção Social, Representação, Ações de Fortalecimento Institucional, além dos números da gestão e resultados financeiros. Os números mostram que a OCB/PB manteve o equilíbrio na gestão de seus recursos. A entidade encerrou o ano, marcado pela crise econômica, com superávit, graças um corte de 9% nas despesas operacionais.

Na área de Formação Profissional, o Sistema realizou mais de 100 ações (cursos, palestras, workshops e encontros), com 3.654 beneficiários. Já as atividades de Monitoramento (orientação cooperativista, palestras de sensibilização, assessoramento à gestão, reuniões técnicas, PAGC e PDGC) tiveram 1.140 beneficiários.

Pacelli também destacou ações de Promoção Social, que beneficiaram 14.008 pessoas. Entre os destaques da área está a campanha Dia de Cooperar, que levou 2.500 pessoas ao Ponto de Cem Réis, no dia 4 de julho de 2015, e beneficiou 8.209 pessoas, entre os meses de abril e agosto. No total, o Sistema beneficiou 18.802 pessoas, superando a meta, que era de 16.118 beneficiários.
 
Representação – A OCB/PB também consolidou sua participação em 12 espaços de representação entre Conselhos, Fóruns e Câmaras Técnicas. Uma das novidades, neste sentido, foi a oficialização da entidade como integrante do conselho gestor do programa Empreender Paraíba, executado pelo governo estadual.

Também foram destaques as parcerias estabelecidas com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB) e com o Projeto Cooperar, além da assinatura de termo de cooperação com o governo estadual em favor de produtores do sertão.

O presidente André Pacelli também ressaltou a realização das convenções coletivas para os ramos junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas do Brasil (Fenatracoop), que consolida a atuação sindical da OCB/PB.
 
Perspectivas para 2016 – O presidente apresentou, ainda, os destaques do Plano de Trabalho 2016. “Em 2016, queremos fortalecer a nossa ação no Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC). Inclusive, estamos intensificando os contatos e visitas para sensibilizar a alta direção das cooperativas da importância da adoção do PDGC. Também vamos buscar implementar novas parcerias e retomar os encontros itinerantes que nos aproximam das bases do nosso cooperativismo”, comentou.

Ao final da AGO, os dirigentes aprovaram o parecer do Conselho Fiscal e a proposta de manter no mesmo patamar do exercício anterior os valores da Contribuição de Manutenção da OCB/PB (máximo e mínimo) referente ao período de abril de 2016 a março de 2017. Houve, ainda, uma apresentação sobre o novo ciclo do PDGC.

Dirigentes das seguintes cooperativas participaram da AGO: Mulheres em Ação; Cooperativa Ensino de João Pessoa; Cootrans; Unicred Centro Paraibana; Unicred João Pessoa; Sicoob Central NE; Federalcred-NE; Creduni; Copresta; COPPD; Coapecal; Uniodonto João Pessoa; Extremo Tranportes e Turismo.
 
Avaliação positiva - O presidente da Unicred João Pessoa, Romildo Montenegro, que representou também a presidência Unicred Central Norte/Nordeste, ressaltou a importância da atuação do Sistema OCB/PB em prol do crescimento do setor cooperativista. 

“O cooperativismo aqui na Paraíba está de parabéns. A gestão atual mudou a cara da OCB/PB e vem possibilitando grandes oportunidades para as cooperativas. A Unicred João Pessoa e de outras cooperativas do nosso sistema estão desenvolvendo importantes projetos a nível de OCB e Sescoop/PB, com o apoio dessa gestão comandada por André Pacelli”, afirmou.

Para Júlio César de Aguiar Cruz, presidente da Cooperativa de Ensino de João Pessoa, a AGO demonstrou, de forma sucinta e clara, que equilíbrio da gestão da OCB/PB em 2015. “Ficou claro que a gestão que ocorreu no ano passado foi bem executada”, declarou. (Fonte: Assimp OCB/PB)

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Membros da Coapa e da Coed participam de curso de formação

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Pedro Afonso (14/4) – Com carga horária de 12 horas foi realizado nos dias 12 e 13 de abril, na sede da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em Pedro Afonso, o curso de Formação de Conselheiros Administrativos e Fiscais. No total, participaram 17 pessoas, incluindo os conselheiros fiscais da Coapa, eleitos no último dia 31 de março para o período 2016/2017 – Juliano Sandri, Edis Sgorla, Elizandro Sinigaglia, Janilson Castro, Valmir Pitton e Rosana Yukie –, membros do Conselho de Administração e colaboradores da Coapa, além de associados da Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso).

O curso foi ministrado pelo consultor Leoney Miranda e abordou os seguintes temas: Finanças empresariais básicas, Mercado de Capitais, Ética Empresarial, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Contabilidade Gerencial, Administração de Conflitos, Formação de Conselhos de Administração e Fiscal, Cenários Sociais e Econômicos aplicados à Gestão, Lei Cooperativista nº 5.764/71 e assuntos relativos aos processos internos de uma cooperativa. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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ENTREVISTA DA SEMANA: José Renato Bouças Farias

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Embrapa Soja: preocupação constante com a sustentabilidade da produção

Brasília (13/4) – "Temos ciência do tamanho de nossa responsabilidade, especialmente, se considerarmos a expectativa mundial de consolidar o Brasil como o grande celeiro mundial. Com toda certeza seremos, cada vez mais, exigidos para respostas rápidas, eficientes e sustentáveis.” A afirmação é de José Renato Bouças Farias, chefe da Embrapa Soja, com sede em Londrina (PR). Ele é destaque na edição 456 da Revista Coamo, recém distribuída. Além do trabalho desenvolvido na sojicultora, José Renato também fala da parceria com a cooperativa Coamo na difusão de tecnologias, e destaca: “A Embrapa Soja tem uma das maiores bases genéticas de soja do mundo, com mais de 35 mil tipos, que servem de referência para a geração de novas cultivares."

Qual a missão da Embrapa?

José Renato Bouças Farias – A Embrapa é uma empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para a agropecuária brasileira. Atua para viabilizar soluções tecnológicas em diversos problemas que afetam a produção agropecuária, desde a produção primária até a produção secundária e terciária, garantindo a sustentabilidade dos sistemas produtivos, em benefício da sociedade brasileira.

Qual o foco da Embrapa Soja?

José Renato Bouças Farias –  Inserida na missão da Embrapa, a Embrapa Soja tem foco de atuação mais direcionado a algumas culturas e viabilizar soluções tecnológicas para os agronegócios da soja e girassol no Brasil, e dar suporte ao programa de desenvolvimento da cultura do trigo para o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, em colaboração com a Embrapa Trigo, buscando soluções tecnológicas, eficientes e capazes de viabilizar uma agricultura sustentável, do ponto de vista econômico, ambiental e social.

Qual a importância e os resultados da Embrapa Soja?

José Renato Bouças Farias – A principal preocupação da Embrapa Soja sempre foi apresentar soluções viáveis e sustentáveis para os diversos problemas que afetam a produção de soja, girassol e trigo. Desde a nossa fundação, há 40 anos, procuramos trabalhar com tecnologias para superar os desafios. Primeiro, foi viabilizar a produção de soja em regiões de baixa latitude (regiões tropicais), depois veio o desafio do cancro da haste, doença que quase dizimou a produção brasileira e foi superada com genética. Mais recentemente, tivemos, por exemplo, a ferrugem e a helicoverpa, entre tantos outros. A cada safra surgem novos desafios, onde procuramos agir rapidamente e apresentar soluções sustentáveis, idôneas e livres de comprometimento econômico e financeiro. Esse é o grande diferencial do trabalho da Embrapa.

Quais são os desafios para os próximos anos?

José Renato Bouças Farias – Como toda instituição pública, convivemos diariamente com dificuldades orçamentárias e financeiras que, muitas vezes, tornam mais difícil alcançar o resultado almejado, quando comparados as empresas privadas. Temos várias amarras, intrínsecas ao setor público, que contribuem para dificultar ainda mais nossa atuação. Mas, na Embrapa Soja, procuramos contornar e superar essas dificuldades da melhor forma possível, pois atuamos com uma das mais importantes culturas brasileiras, onde o setor produtivo exige soluções de forma rápida e eficiente. Na medida do possível, procuramos atender essa expectativa. A busca por parcerias, públicas e privadas, em muito tem colaborado para que possamos alcançar o resultado esperado. Temos ciência do tamanho de nossa responsabilidade, especialmente, se considerarmos a expectativa mundial de consolidar o Brasil como o grande celeiro mundial.

Qual o trabalho frente a resistência das pragas, doenças e plantas daninhas, aos produtos existentes?

José Renato Bouças Farias – Isso, é de fato, um dos grandes desafios que o Brasil tem pela frente. A cada dia que passa surgem relatos de novos insetos, doenças e de plantas daninhas, com dificuldade de manejo e controle. O problema de resistência nas lavouras é algo real e preocupante, fruto do desequilíbrio que enfrentamos. Provavelmente, muito disso se deve ao uso inadequado das técnicas e do conhecimento existente, o que acaba estimulando, de uma forma mais rápida e, por que não dizer, mais complicada, o aparecimento da resistência desses organismos não desejados. Não tem sido fácil trabalhar contra isso. A Embrapa tem procurado gerar dados, realizar experimentos para, a partir de informação técnica de qualidade, subsidiar as discussões junto a técnicos e produtores.

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Ramo Educacional discute Cooperjovem e Aprendiz Cooperativo

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Brasília (12/4) – Integrantes do Conselho Consultivo do Ramo Educacional debateram ontem, durante reunião ordinária, realizada na sede do Sistema OCB, em Brasília, a importância dos programas Cooperjovem e Aprendiz Cooperativo, visando o fortalecimento não só do ramo, mas do movimento cooperativista brasileiro, dentre outros temas. Os conselheiros discutiram a possibilidade de promover uma intercooperação entre as unidades estaduais do Sescoop e as cooperativas educacionais.



A estratégia é garantir uma participação ativa do quadro dos associados das cooperativas não só como público-alvo, mas como atores no processo de implementação das iniciativas do movimento cooperativista.



A Gerência de Desenvolvimento Social de Cooperativas apresentou os detalhes de cada programa. A ideia foi explicar sua vinculação com o objetivo estratégico previsto no Planejamento do Sescoop que é ‘Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo’ nas cooperativas educacionais e instituições da rede pública de ensino.



Foi destacado o atendimento a mais de 80 mil alunos ao longo de 2015 e detalhada a metodologia de projetos educacionais cooperativos, onde parceiros, professores, alunos e comunidade escolar têm a oportunidade de vivenciar a cooperação e atividades colaborativas, na prática, propiciando as mudanças necessárias a uma convivência mais harmônica.



Para os conselheiros a metodologia utilizada no programa Cooperjovem reforça a identidade cooperativista e constitui-se em verdadeiro promotor da disseminação do cooperativismo. Além disso, os conselheiros também veem estes programas como uma oportunidade de reforçar a importância do negócio cooperativo nas comunidades onde as escolas estão presentes.



A respeito do programa Aprendiz Cooperativo, que cumpre a Lei do Aprendiz, a ideia do conselho consultivo é analisar a viabilidade da participação das cooperativas educacionais no processo de capacitação dos jovens, a exemplo do que já tem ocorrido nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, fomentando, desta forma, a intercooperação e o fortalecimento do programa.

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Sescoop inicia nova capacitação sobre utilização do GDH

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Brasília (12/4) – Técnicos das unidades estaduais de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pernambuco, Amapá e Rio Grande do Norte iniciaram hoje sua participação em uma capacitação oferecida pela Unidade Nacional sobre a ferramenta do programa Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH). O evento que termina na sexta-feira, dia 15, ocorre na sede do Sescoop, em Brasília. 

Os 12 participantes (11 de unidades estaduais e um da unidade nacional) estão tendo a oportunidade de conhecer o Sistema do GDH, com foco na gestão das ações de Formação Profissional e Promoção Social do Sescoop, por meio da apresentação teórica e exercícios práticos. Além disso, o conteúdo da capacitação também contempla a apresentação de dois novos produtos do GDH: Lista dos relatórios possíveis e Manual de lançamento no sistema dos programas nacionais.

SAIBA MAIS – O GDH trata-se de um programa desenvolvido em parceria com o estado do Paraná, e sua implantação está prevista para ocorrer em todas as unidades do Sistema OCB, visando fortalecer, ainda mais, o desempenho das cooperativas. O GDH é uma ferramenta de gestão que possibilita os subsídios necessários para que cooperativas e unidades estaduais do Sescoop tenham em mãos – de forma rápida, consistente e confiável – informações para que os gestores tomem as melhores decisões.

Permite, também, organizar e sistematizar informações relevantes sobre as ações de formação e de promoção social, realizadas em prol do desenvolvimento da comunidade da cooperativa, gerando dados que possibilitem uma real avaliação do grau de desenvolvimento humano dos cooperados, suas famílias e empregados.

Atualmente, o GDH está sendo utilizado por nove unidades estaduais. A expectativa do Sescoop é de disponibilizar o programa a mais cinco unidades estaduais ao longo deste ano, e a outras cinco em 2017.

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Diretor da Itaipu Binacional visita presidente do Sistema Ocepar

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Curitiba (12/4) – A parceria entre o cooperativismo paranaense e a Itaipu Binacional e a sucessão presidencial ocorrida no Sistema Ocepar foram temas da reunião ocorrida entre o novo presidente da organização que representa as cooperativas do Paraná, José Roberto Ricken, e o diretor geral da Itaipu, Jorge Samek. O encontro ocorreu na sexta-feira (08/04), em Curitiba, e contou com a presença do superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida. “Nós viemos colocar toda a nossa estrutura à disposição da Ocepar para que nós possamos, juntos, construir um Paraná, a região Oeste paranaense, enfim, um Brasil cada vez melhor”, afirmou Samek.

Tranquilidade – Na avaliação dele, o trabalho da Ocepar está ocorrendo de forma profissional. “Estamos vendo que a Ocepar está nas melhores mãos possíveis. Temos absoluta certeza de que o trabalho realizado até o momento pela entidade terá continuidade, a exemplo do que ocorreram nas últimas quase três décadas”, afirmou. 

Legado – Samek também destacou o legado deixado por João Paulo Koslovski, que deixou a presidência da Ocepar no dia 1º de abril. “Ele dedicou a maior parte da sua vida à organização do cooperativismo no Estado do Paraná, com a respeitabilidade que ele goza não só entre todos os dirigentes das cooperativas, mas entre todo o sistema, quer seja na área empresarial, política, de trabalhadores ou governamental. O João Paulo conseguiu constituir nesses anos todos de trabalho esse relacionamento e esse ativo de qualidade. Obviamente que sentimos um vazio na hora que ele resolve se dedicar a coisas novas, à família e aos projetos que não pode desenvolver durante os 40 anos de atuação no cooperativismo”, acrescentou.

Planejamento – O diretor da Itaipu afirmou ainda que o planejamento é uma das marcas do sistema cooperativista paranaense.  “Onde tem uma indústria, onde tem a sede de uma cooperativa, são os locais que apresentam os melhores Índices de Desenvolvimento Humano que temos no Estado do Paraná, com os melhores empregos, as melhores oportunidades de trabalho, onde as coisas acontecem e o processo de desenvolvimento econômico e social ocorre de forma mais sustentável. Então, é um exemplo”, finalizou. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Mato Grosso do Sul lança ciclo do PDGC e campanha do Dia de Cooperar

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Brasília (11/4) – Um dia cheio de eventos importantes. Foi assim esta segunda-feira em Campo Grande/MS, onde ocorreram os lançamentos estaduais do ciclo 2016/2017 do PDGC e da campanha Dia de Cooperar 2016 (Dia C). Também ocorreu a AGO da OCB/MS. Durante o evento, o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/MS, Juarez Pereira fará um panorama do monitoramento no Mato Grosso do Sul.

Também houve a palestra: Critérios de excelência e seu impacto na Gestão das Organizações, ministrada por Jairo Martins da Silva, superintendente-geral da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Ele é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem especialização em Marketing e Propaganda pela FAE-CDE-Curitiba e, ainda, MBA em Gestão de Negócios pela Duke University - North Carolina (EUA).

Logo após, ocorreu a palestra de lançamento do Dia C: “Dia de Cooperar - voluntariado cooperativista que constrói e transforma vidas”, com Benedito Nunes, professor associado e pesquisador da Fundação Dom Cabral, sócio-diretor da Verso Cooperação e Sustentabilidade. Para fechar a programação, a OCB/MS realizou, ainda, sua Assembleia Geral Ordinária. (Com informações da Assessoria de Imprensa da OCB/MS)

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Lançamento do PDGC e do Dia C movimentam Salvador

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Sistema OCEB também realizou nesta sexta sua Assembleia Geral Ordinária

Salvador (8/4) – O Sistema OCEB promoveu hoje o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Dia de Cooperar (Dia C) para cooperados do estado da Bahia. O evento realizado em Salvador reuniu 23 cooperativas e também abrigou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Organização, que contou com a presença do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

As demonstrações contábeis do período, apresentadas no Relatório de Gestão da OCEB, relativas ao ano de 2015, foram aprovadas por unanimidade pela assembleia e está disponível no site da entidade (www.bahiacooperativo.coop.br).

O presidente Cérgio Tecchio aproveitou a presença dos cooperados para comunicar as conquistas importantes para o cooperativismo no estado. Uma delas é que, com a parceira celebrada com a União dos Municípios Baianos, a OCEB participou de seis eventos com dezenas de prefeituras. O presidente informou que, na ocasião, pôde esclarecer as vantagens de se contratar cooperativas legalizadas.

"Nossa orientação é que os editais dos certames tenham como exigência a vinculação à OCEB para que haja mais garantia tanto para o poder público quanto para o cooperativismo, evitando, assim, má-interpretação do setor", esclareceu Tecchio. Essa tendência se confirma na experiência da Colivre, cooperativa de software livre. "A nossa aproximação com a OCEB se deu para participarmos de uma licitação. Hoje, entendemos que essa exigência é saudável porque um Sistema forte é sinônimo de cooperativa forte", opina Vicente Aguiar, representante da Colivre.

DIA C – Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB, apresentou os desafios da campanha do Dia de Cooperar 2016 e lançou o desafio para aumentar a adesão das cooperativas baianas. "O Dia C está alinhando à nossa gênese. Por isso, acreditamos que quem participa da campanha já está atendendo a um dos princípios do cooperativismo: o interesse pela comunidade”, argumenta. Nobile também fez questão de frisar que está convencido de que o Dia C é fundamental para quem é beneficiado, “mas tem valor imensurável a quem doa seu tempo, seu carinho e sua dedicação", defende Nobile.

O Dia C é uma campanha cujas ações ocorrem ao longo do ano, mas que tem seu marco no primeiro sábado do mês de julho. Em 2016, a celebração do Dia C, na Bahia, coincide com o feriado da Independência da Bahia. Por isso, a unidade estadual optou por realizar suas atividades em parceira com a Fundação Gregório de Matos, que organiza o Cortejo Cívico em Salvador. "Optamos por nos unir às comemorações para dar mais visibilidade ao Dia C", explica o presidente do Sistema OCEB.

PDGC – Por fim, o evento contou com o lançamento do ciclo 2016-2017, do PDGC. De acordo com Cérgio Tecchio, a meta é que, neste ano, todas as cooperativas baianas façam a adesão ao Programa. Para isso, já estão programados workshops de sensibilização com o objetivo de estimular a adesão ao PDGC nas cidades de Salvador, Luís Eduardo Magalhães, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Itamajuru.

EXCELÊNCIA DE GESTÃO – A diretora-administrativa da Unimed Circuito das Águas, Maristela Nogueira Leônidas, ganhadora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015, explanou sobre o crescimento que a cooperativa de São Lourenço (MG) obteve com a implantação do PDGC.

“Temos 216 cooperados, 61 mil clientes em 28 municípios, geramos 152 empregos diretos e temos um faturamento anual de R$ 65 milhões. Com a utilização do PDGC, passamos a ter 42% do corpo diretivo (conselheiros e diretores) com MBA ou pós-graduação em gestão, que se tornou obrigatório desde 2012. Aumentamos 10% do faturamento médio de 2009 a 2015, 16% dos rendimentos de cooperados no mesmo período. Por outro lado, diminuímos as despesas de 19% do faturamento, em 2009, para 13% em 2015. Funciona e vale a pena o investimento", finaliza.

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Presidente da Ocepar recebe diretor administrativo do BRDE

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Curitiba (8/4) – O novo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, recebeu, na manhã desta quinta-feira (7/4), a visita do diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti, que estava acompanhado do assessor Erikson Camargo Chandoha. Na oportunidade, Pessuti destacou que o objetivo é manter a atuação conjunta com o cooperativismo paranaense.

“O BRDE sempre teve no cooperativismo o seu alicerce e o cooperativismo também tem no BRDE um parceiro sincero e verdadeiro. E, nesta visita, nós viemos dizer ao Ricken que nós queremos continuar essa parceria”, disse.

José Roberto Ricken assumiu a presidência da Ocepar no último dia 1º de abril, substituindo João Paulo Koslovski. O diretor do banco disse que vê com alegria e tranquilidade a mudança na gestão da entidade. “O Ricken, ao longo desses últimos anos, se qualificou para ocupar a presidência da Ocepar, aqui no Paraná e em Brasília. Essa sucessão ocorreu naturalmente e foi muito bem construída pelos ex-presidentes e, principalmente nesses 20 últimos anos pelo João Paulo Koslovski”, ressaltou.

NÚMEROS – O BRDE fechou o ano de 2015 com lucro líquido de R$ 262,99 milhões, o maior da história da instituição em seus 55 anos. O valor representou um incremento de 24,11% frente a 2014, quando o Banco encerrou o ano fiscal com lucro líquido de R$ 211,90 milhões. O setor agropecuário continua concentrando a maior parcela da carteira de créditos, com R$ 4,23 bilhões, seguido pela Indústria, com R$ 3,58 bilhões.

A agropecuária respondia, em 31 de dezembro de 2015, a 34,2% da carteira de crédito, enquanto a indústria era responsável por 29,0%. O orçamento do BRDE prevê atingir R$ 3,89 bilhões em novas operações de crédito em 2016. A agropecuária deverá responder pela maior parte, com 35,8% do total, seguida pelo setor de infraestrutura, com 26,9%, pela indústria, com 23,0%, e pelo setor de comércio e serviços, com 14,3%. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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AGO aprova contas e gestão da Ocemg mais uma vez por unanimidade

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Belo Horizonte (7/6) - “Além da representatividade política, o Sistema Ocemg defende os interesses das cooperativas e contribui muito para a capacitação do seu quadro de dirigentes e colaboradores, bem como trabalha na organização do quadro social, destacando-se como uma das principais entidades cooperativistas do país. Sem o Sistema hoje, nós não sobreviveríamos”. O depoimento é do presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, que esteve presente na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Ocemg, realizada ontem, na sede da Organização, em Belo Horizonte.
 
A Assembleia reuniu mais de 50 presidentes e dirigentes de cooperativas para apresentar os resultados e as contas referentes ao exercício de 2015, e a previsão orçamentária para 2016. A mesa diretiva foi composta por Ronaldo Scucato, Luiz Gonzaga Viana Lage e Tatiana Campos Sales da Silva, respectivamente, presidente, vice-presidente e coordenadora do Conselho Fiscal da Ocemg.

Na abertura dos trabalhos, Scucato enfatizou sua satisfação em receber os dirigentes. “É um prazer muito grande recebê-los em nossa casa para prestarmos contas e apresentar os resultados obtidos”.

Após a leitura do edital, proferida pelo vice-presidente do Sistema, o gerente de controladoria do Sistema, Francisco Gonçalves, seguiu com as demonstrações sobre o Balanço Patrimonial e as notas contábeis explicativas. Mais uma vez, as contas foram aprovadas por unanimidade. Também houve deliberação positiva sobre a concessão de poderes para celebrar convenções coletivas de trabalho. As sobras do exercício foram destinadas ao Fundo Social da Ocemg. “Mesmo em um ano de dificuldades, tivemos um resultado positivo graças ao Sistema e ao seu quadro de colaboradores”, ressaltou o presidente da Cooaperiodoce, Guilherme Olinto.

Na ocasião, Ronaldo Scucato afirmou que, mesmo com o cenário político-econômico desfavorável do país, os projetos do Sistema não serão impactados porque os recursos economizados ao longo dos anos pela entidade servirão para que as atividades e investimentos em prol dos cooperativistas não sejam reduzidos.

“Nossos projetos de formação de líderes, dirigentes e do quadro de empregados foram exitosos”, sinalizou destacando o Lidercoop, Formacoop, Educa OQS, o PDGC e o Educação Cooperativista, presente em 26 cidades mineiras, além de outras iniciativas como o Dia C, que tomou proporção nacional, e os eventos nacionais e internacionais realizados em Minas Gerais.

Para Samuel Flam, presidente da Unimed-BH, os saldos positivos em 2015 foram muito além do financeiro. “O Sistema Ocemg deu grandes avanços principalmente na área educacional, ao adquirir um novo imóvel que será voltado para a capacitação e treinamento. Além disso, ao avançar com o Lidercoop e propor o Formacoop em outras regionais em Belo Horizonte, o Sistema atingiu o ápice de seu movimento no sentido de levar a educação cooperativista aos nossos cooperados”.

Scucato também agradeceu a adimplência das cooperativas. “Não temos nenhuma entidade irregular e eu tenho orgulho de vocês, cooperativistas”, declarou. Ao final da assembleia, foi realizada a entrega do certificado de conclusão do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop).

João Emydgio Gonçalves, presidente da Coopama, foi um dos concluintes da iniciativa e disse que a experiência foi fantástica. “Tivemos a oportunidade de aprender bastante com os professores do curso e também com os colegas. É um curso que recomendo muito! Estou muito feliz com o empenho e os investimentos do Sistema no setor”, finalizou. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Livro de Boas Práticas Cooperativistas é apresentado em Minas Gerais

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Belo Horizonte (7/4) – O PDGC em Minas Gerais representa um importante instrumento para que as cooperativas possam desenvolver sua gestão e governança para alcançar a excelência em seus negócios. O trabalho realizado no Estado consolida resultados importantes, sendo que as cooperativas mineiras experimentaram grandes avanços em sua administração com a adesão ao programa.
 
Foi pensando na participação significativa das cooperativas mineiras no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) que o Sistema Ocemg decidiu detalhar em uma publicação intitulada - Boas Práticas Cooperativistas em Minas Gerais, apresentada durante o lançamento do 4º Ciclo do PDGC, no dia 1º/4, os resultados obtidos ao longo dos 3 ciclos do Programa.

O livro objetiva fazer com que os cases descritos sejam exemplo de inspiração para as demais cooperativas compartilhando práticas de sucesso das cooperativas do Estado vencedoras do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão nas edições de 2013 e 2015.

"Nesta publicação o Sistema Ocemg reconhece a dedicação das cooperativas mineiras em relação ao PDGC", frisou o superintendente da organização, Alexandre Gatti. Durante o lançamento da obra, ele ressaltou ainda que, desde 2013, foram feitas 315 visitas técnicas do programa pela Gerência de Acompanhamento do Sistema, gerando um montante de 500 pessoas capacitadas para atuarem em suas cooperativas a partir do diagnóstico suscitado pela ferramenta do PDGC. 

O livro demonstra bons exemplos e as vantagens de uma gestão profissionalizada, faz um recorte sobre o PDGC em Minas Gerais, passando pelo Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão, até culminar nas Boas Práticas das cooperativas mineiras premiadas. Ao todo, no ano de 2013, foram oito cooperativas mineiras vencedoras do Prêmio Sescoop e, em 2015, foram 11. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Sistema OCB/TO apresenta ações de gestão e responsabilidade social

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Palmas (7/4) – O Sistema OCB/TO realiza amanhã, 8/4, em sua sede em Palmas, Assembleia Geral Ordinária para apresentar as ações de gestão e responsabilidade social do sistema cooperativista tocantinense. São esperados presidentes, gerentes e cooperados de 45 cooperativas tocantinenses associadas ao Sistema OCB/TO.

A programação ainda contará com o lançamento do 4º Ciclo do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e com a palestra do superintendente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins, que abordará o tema “Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário".

O palestrante é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com especialização em Marketing e Propaganda pela Faculdade de Administração e Economia de Curitiba (PR), além de MBA em gestão de negócios pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA). Martins trabalhou por mais de 20 anos como executivo da área de telecomunicações na Siemens do Brasil e da Alemanha.

Em 2008 passou a se dedicar integralmente ao estudo e pesquisa sobre bebidas brasileiras e sua produção. É autor do livro “Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres” (Editora Anhembi Morumbi) e foi professor de processos industriais da cachaça no curso de Tecnologia de Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi e de Sistema Integrado de Gestão na Business School São Paulo – BSP. É também professor visitante da Münchener Volkshochschule, em Munique, na Alemanha.

Sobre a FNQ – Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes.

Dia C – Também nesta sexta-feira, a partir das 14h30, ocorre o lançamento do Dia de Cooperar 2016, um grande projeto de voluntariado desenvolvido por cooperativas em todo Brasil. (Fonte: Assimp Sistema OCB/TO)

PROGRAMAÇÃO

9h – Assembleia Geral Ordinária da OCB/TO
10h30 – Lançamento do 4º Ciclo do PDGC e palestra: “Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário" – Jairo Martins.
14h30 – Lançamento do Dia C 2016
17h30 – Encerramento

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Parceria com a Ocepar seguirá firme, diz presidente da Faep

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Curitiba (7/4) – A parceria com o Sistema Ocepar seguirá firme na gestão que se inicia do presidente José Roberto Ricken. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (06/04), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette. O dirigente reiterou que as entidades buscam de forma constante a sinergia e união de forças nas lutas e demandas dos setores que representam.

“Entendemos que o cooperativismo é muito importante para a economia, o agronegócio e o desenvolvimento paranaense. As cooperativas são o braço econômico do estado e temos que atuar, Faep e Ocepar, em conjunto, pois trabalhamos com os mesmos objetivos, buscando o bem-estar do produtor, impulsionando a economia local”, disse.

KOSLOVSKI – Segundo Meneguette, o ex-presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, que decidiu afastar-se do cargo para se dedicar à família e a projetos pessoais, deixa um legado de realizações que foram essenciais para o desenvolvimento do sistema cooperativista do estado. “O João Paulo ajudou a construir a Ocepar, é um líder que fez um grande trabalho à frente da entidade e com quem sempre mantivemos um relacionamento de respeito e parceria”, enfatizou.

“E Koslovski deixou um sucessor que, tenho plena certeza, levará adiante suas ações e realizações. Fiz questão de visitar Ricken, o novo presidente da Ocepar, trazendo a ele o meu apoio e a confiança na continuidade do trabalho”, disse. “A Ocepar segue trilhando o caminho certo, e o setor cooperativista certamente continuará a ter uma representação atuante no Paraná, que irá trazer alegrias e conquistas aos cooperados e para a economia do estado”, concluiu. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Cooperativas já podem aderir ao novo Ciclo do PDGC

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Brasília (6/4) – O Sistema OCB deu início, no começo desta semana, ao ciclo 2016-2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A iniciativa é voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas e seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelo movimento cooperativista brasileiro.

O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.

A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

MATURIDADE - A excelência em gestão em qualquer organização, seja ela mercantil ou uma cooperativa, não ocorre de maneira instantânea. Trata-se de um processo gradual, um caminho a ser percorrido. E tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da FNQ, adotada pelo Sescoop, possui estágios de maturidade da gestão, sendo que cada qual tem, de forma implícita, uma pontuação.

NOVIDADE - Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.

- Compromisso com a excelência: aplicável às cooperativas em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e a perceber as melhorias nos seus resultados.

- Rumo à excelência: aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e que já demonstrem competitividade e atendimento às expectativas das partes interessadas em vários resultados.

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