Notícias negócios

 

Resultado de pesquisa é apresentado a funcionários

"

Curitiba (28/3) – Os funcionários do Sistema Ocepar conheceram, na manhã desta quinta-feira (24/3), os resultados da pesquisa de opinião que avaliou a percepção das cooperativas em relação ao trabalho da entidade. A pesquisa foi aplicada pela Eduardo Bassan Consultoria em Cooperativismo e Agronegócio. Foram mais de 200 entrevistas e 76 cooperativas abrangidas, de todos os ramos.

“Foi um trabalho in loco e que teve por finalidade ouvir as pessoas que possuem um relacionamento mais direto com a entidade, para que possamos saber o que pensam sobre o nosso trabalho, desde o atendimento telefônico, passando pelas áreas de Desenvolvimento Humano, Autogestão, Jurídico, Técnica e Econômica, Comunicação, até ações mais recentes, como é o caso da iniciativa do Sistema Ocepar em implantar o plano PRC 100 – Paraná Cooperativo 100, bem como ações políticas e institucionais, a exemplo de busca para aprovação de projetos de lei de interesse das cooperativas e seus associados”, diz o superintendente adjunto, Nelson Costa. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

"

Paraíba oferece curso sobre Legislação Trabalhista com foco no eSocial

"

João Pessoa (24/3) – O Sescoop/PB promove, nos dias 7 e 8 de abril, uma capacitação sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária com foco no eSocial, no auditório do Sistema OCB/PB. O evento é voltado para contadores, profissionais de recursos humanos, de departamento financeiro, responsáveis pelo preenchimento e envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das cooperativas.

Para se inscrever, basta entrar em contato com o setor de Formação Profissional, pelo telefone (83) 3222-3660 ou por e-mail (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.). Com carga horária de 16h/aula, o curso tratará do conceito, objetivos, regras gerais e características do eSocial, além de questões como: prazos; cadastro e classificação de trabalhadores; eventos cadastrais; rubricas da folha de pagamento; eventos trabalhistas; obrigações; estrutura de tabelas do eSocial; entre outros assuntos.

A capacitação será ministrada pelo consultor jurídico Evarley dos Santos Pereira, que é, ainda, contador, tributarista, professor e perito judicial. O instrutor também possui pós-graduação em Planejamento Tributário, Gestão, Auditoria Tributária e Docência Superior, e é Especialista em Tributos Federais, Estaduais e Municipais. Confira o conteúdo completo! (Fonte: Assimp Sistema OCB/PB)

"

BNDES amplia Procaminhoneiro e beneficia cooperativas de transporte de cargas

"

Notícia já foi comunicada pelo banco aos demais operadores financeiros do país

Brasília (24/3) – As cooperativas de transporte de cargas acabam de receber uma boa notícia: a possiblidade de inserção de seus associados como beneficiários da linha de financiamento Procaminhoneiro no âmbito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Finame. A notícia já foi comunicada pelo BNDES aos agentes financeiros do país.

Esta era uma demanda antiga do Conselho Consultivo do Ramo Transporte e o Sistema OCB, ao longo dos últimos meses, intensificou sua atuação junto à instituição financeira, a fim de contemplar as cooperativas do segmento. De acordo com o documento divulgado pelo BNDES, poderão ser beneficiadas:

- Pessoas físicas, residentes e domiciliadas no País, do segmento de transporte rodoviário de cargas (transportadores autônomos), e aquelas associadas a cooperativas de transporte rodoviário de cargas, com Renda anual ou anualizada igual ou inferior a R$ 2,4 milhões, em ambos os casos;

- Empresários individuais e microempresas, do segmento de transporte rodoviário de cargas, com Receita Operacional Bruta (ROB) anual ou anualizada igual ou inferior a R$ 2,4 milhões;

- Sociedades de Arrendamento Mercantil ou Bancos com Carteira de Arrendamento Mercantil, devidamente registrados no Banco Central do Brasil e credenciados no BNDES;

- Para efeito de enquadramento no segmento de transporte rodoviário de cargas, será considerado somente o código da atividade principal da Beneficiária Final conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O QUE PODE SER COMPRADO

A linha BNDES Procaminhoneiro possibilitará aos cooperados o financiamento de:

- Caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, aí incluídos os do tipo dolly, tanques e afins, devidamente registrados no órgão de trânsito competente, bem como carrocerias para caminhões, credenciados no Credenciamento de Fornecedores Informatizado (CFI) do BNDES ou, no caso de equipamentos usados, que no ano de apresentação do pedido de financiamento ao BNDES tenham completado até 15 anos, contados a partir do ano de sua fabricação; e sistemas de rastreamento novos, credenciados no CFI do BNDES.

Exceção – Somente será financiável no âmbito deste Programa a aquisição de carrocerias usadas em separado de unidades motorizadas quando a vendedora for pessoa jurídica.

"

Ministério apoiará participação de cooperativas em feira internacional

"

Brasília (23/3) – As cooperativas agropecuárias têm diante de si uma oportunidade ímpar de mostrar seus produtos no cenário internacional. É que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acaba de abrir uma chamada pública visando selecionar os participantes para o pavilhão do Brasil na Feira Internacional da África do Sul (SAITEX 2016), que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de junho, em Johanesburgo. A intenção do Ministério é valorizar e promover bebidas e produtos alimentícios exportados pela agricultura familiar no Brasil.



Para participar, as cooperativas interessadas deverão se inscrever (basta clicar aqui). As inscrições prosseguem até o dia 3 de abril. Os selecionados, a serem conhecidos no dia 15/4, terão todas as despesas pagas para exposição de seus produtos no Pavilhão do Brasil.



A Organização da Missão Comercial à África do Sul, por ocasião da participação do Brasil na feira Saitex 2016, é uma iniciativa do MDA, em parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a FAO.



SAIBA MAIS – A feira é mais importante do continente africano e foca nos mercados emergentes da África Austral. A SAITEX é uma feira multissetorial que facilita o comércio internacional com a África. O Brasil já levou mais de 580 empresas para expor seus produtos. Composta por 54 países, a estratégia comercial é dificultada pelos diversos mercados e as peculiares formas de distribuição que nem sempre seguem os padrões internacionais.



Isto faz com que as feiras multissetoriais ainda sejam uma importante ferramenta para atingir boa parte dos 54 países que compõe o continente africano. Em sua 23ª edição, a feira se especializou na área de trade fairs e obteve resultados surpreendentes em relação ao ano anterior.



Começa pelo ingresso de 14 novos países, totalizando 49 países participantes e 856 expositores que receberam 17,5 mil visitantes. A feira teve a visitação de 72 delegações oficiais e, do total do público, 58% são gerentes, diretores, presidentes ou proprietários de empresas, sendo, que 31% vem em busca de negócios, 36% procuram contatos internacionais ou estabelecer novas parcerias, 23% querem gerar negócios e ver o que a há de novo no mercado e, por fim, 9% vêm iniciar novas transações comerciais.



Hoje o Brasil é um importante parceiro da África do Sul, suas empresas inspiram confiança e credibilidade, possuindo uma preferência na hora da aquisição de produtos e serviços.

"

Entrevista da Semana: Mohamad Akl

"

Programa Qualifica Unimed é instrumento que padroniza procedimentos e gera sustentabilidade à marca

Brasília (23/3) – Lançado há apenas sete meses, o programa Qualifica Unimed já mostra resultados. Segundo o presidente da Central Nacional Unimed, Mohamad Akl, com a ação, desenvolvida com o apoio do Sescoop, o Sistema Unimed tem a oportunidade de contribuir com a padronização de procedimentos operacionais, sustentabilidade da marca e reciprocidade entre os participantes, objetivando melhorar a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários e redução do custo assistencial destas cooperativas.

Estruturado em conformidade com as resoluções normativas da ANS, o programa objetiva capacitar colaboradores em boas práticas de gestão, de liderança e de melhorias dos processos, visando às certificações ISO 9001:2008, RN nº 277 e Organização Nacional de Acreditação (ONA) - níveis I, II e III.

O Qualifica é alinhado ao Mapa Estratégico da Unimed do Brasil e contempla o Programa de Gestão Integrada da Qualidade para Operadoras de Planos de Saúde Unimed e para Recursos Próprios Hospitalares. Ele já conta com a adesão de 43 Unimeds e 11 hospitais do Sistema.

O Programa possui duas etapas: curso de capacitação e consultoria gerencial, desenvolvidas no decorrer de 18 meses. Ambos buscam promover a profissionalização do Sistema e a qualificação da prestação do serviço, de modo que atenda aos requisitos preconizados pela ANS, ISO e ONA.


O que representa o programa Qualifica para você?

Mohamad Akl -
A Central Nacional Unimed já adota boas práticas de gestão, técnicas de projetos, processos, riscos e controles internos, dentre outras. O Programa Qualifica, incentivado pela Unimed do Brasil, vem reforçar o comprometimento da diretoria e dos colaboradores com o aperfeiçoamento do seu sistema de gestão da qualidade, disseminado os objetivos estipulados e relacionados ao aumento da capacidade operacional, subsídios na tomada de decisões, análises críticas e satisfação dos nossos beneficiários, clientes, parceiros e associadas da operadora.

Quando a sua cooperativa aderiu ao programa Qualifica?

Mohamad Akl -
A nossa participação no programa Qualifica partiu da diretoria e da parceria com a Fundação Unimed e com o Sescoop, por meio da Unimed do Brasil, que começou em novembro de 2015. Daí em diante, lançamos o Projeto Qualifica para toda a organização. Iniciamos a sua implantação em fevereiro de 2016, com ações de capacitação e atendimento aos requisitos da RN 277 e ISO 9001.
 
Já é possível nos dizer quais os resultados de sua adesão ao programa?

Mohamad Akl -
O Programa é composto por dez passos. Estamos concluindo a execução do primeiro deles, em parceria com uma consultoria externa, especializada em processos de acreditação e certificação, que acompanhará todo o programa. Foi criado o grupo de “multiplicadores”, como são chamados os 60 colaboradores que também trabalham nos processos de melhoria e participam das aulas ministradas pela Fundação Unimed, uma capacitação de 18 meses que contempla encontros presenciais, aulas à distância e atividades em cronogramas preestabelecidos. Reuniões também estão sendo realizadas com as áreas para traçar os planos de ação. A ideia é oferecer a especialização técnica aos colaboradores envolvidos para, depois, ajustarmos as culturas do nosso sistema de gestão da qualidade.

Qual a importância de a Unimed, com o apoio do Sescoop, desenvolver um programa como este?

Mohamad Akl -
Com este programa, o Sistema Unimed tem a oportunidade de contribuir com a padronização de procedimentos operacionais, sustentabilidade da marca e reciprocidade entre os participantes, objetivando melhorar a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários e redução do custo assistencial destas cooperativas.

Na prática, o programa, é de fácil execução? Quais as dificuldades? O que poderia ser melhorado? Quais os pontos fortes? Você indicaria o programa a outras cooperativas do ramo Saúde?

Mohamad Akl -
O programa mobiliza toda a organização e atores externos (prestadores, Unimeds e fornecedores) envolvidos na operacionalização e gestão da operadora. Por esse motivo, o seu tempo de execução é longo, necessitando dedicação dos nossos multiplicadores e apoio da alta de gestão para adequação das nossas rotinas operacionais, bem como atendimento aos requisitos.  

Temos consciência de que a busca por acreditação e excelência operacional seria mais complexa se não tivéssemos o apoio da Fundação Unimed/Sescoop, por meio da Unimed do Brasil, na execução do projeto, nas capacitações e trocas de experiências. Consequentemente, indicamos esta instituição às cooperativas que ainda não aderiram ao programa.

"

Abertas inscrições para o Workshop de Boas Práticas de Gestão

"

Brasília (23/3) – Estão abertas as inscrições para o 1° Workshop de Boas Práticas de Gestão a ser realizado no próximo dia 29/3, pelo Sistema OCDF. O objetivo é promover a profissionalização das cooperativas. Durante o evento serão lançados o ciclo 2016 dos programas: PAGC, PDGC, CooperJovem, JovemCoop, Sinac e, também, do Concurso de Projetos Elas e Elos. Clique aqui e faça sua inscrição.

PROGRAMAÇÃO

- 8h às 9h Credenciamento – Welcome coffee
- 9h Abertura – Presidente Roberto Marazi
- 9h30h Cases de Sucesso – C.Vale
- 10h Cases de Sucesso – COLIVRE
- 10h30 Cases de Sucesso – Unimed Vitória
- 11h Cases de Sucesso – Sescoop/GO
- 11h30 Debates - mediadora
- 12h Lançamento dos Programas: PAGC, PDGC, CooperJovem e JovemCoop
- 12h30 Almoço de Relacionamento

SERVIÇO
Data: 29/3
Horário: 8h às 14h
Local: Brasília Imperial Hotel - SHS, Qd.03, Bloco H, Asa Sul, Brasília - DF
Mais informações: (61) 3345- 3036 / 3312-8911 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

"

MT conhece eficiência de gestão e governança das cooperativas do Sul

"

Cuiabá (22/3) – Foram quatro dias de imersão à cultura cooperativista do Rio Grande do Sul, considerado o estado berço do cooperativismo brasileiro. Os 35 alunos da 8ª turma do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas, foram pioneiros nesse formato de aula especial, para verificar in loco, exemplos de governança e gestão das cooperativas gaúchas, por meio do módulo ‘Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo’.

“Observamos dois focos desse processo. Um foi a capacitação voltada para governança e gestão das cooperativas a partir de metodologias e da vivência das cooperativas do Rio Grande do Sul, que têm entranhado em sua cultura o cooperativismo, quase como forma de vida; o segundo aspecto foi unir a teoria do conhecimento obtido durantes as aulas realizadas em Mato Grosso, e a prática, quando os alunos conheceram a realidade nas cooperativas gaúchas, seu ambiente cultural e o modo de vida dessas pessoas”, ponderou superintendente  do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.

Mazzotti acrescenta que “foi possível verificar e acompanhar nessa visita técnica, o ambiente em que vivem, como se organizam, como tocam suas propriedades e como agregam valor à produção. Isso tudo faz parte do ambiente cultural, que facilita a compreensão de quem está observando, porque há essa eficiência nas cooperativas, a busca constante na melhoria e gestão, para manter o nível de renda e a qualidade de vida dos cooperados. Sem dúvida, esse formado aplicado, foi de grande relevância para o aprendizado dos profissionais de nossas cooperativas. Certamente, colocarão em prática, muitos dos exemplos que vivenciaram no Sul, nessa troca de conhecimento”.

A analista de Promoção Social do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, responsável pelo roteiro da programação e que acompanhou todas as atividades do grupo de estudos, ressaltou que “Mato Grosso é um dos estados do país, que através do Sescoop, mais investe em Educação Cooperativista, e isso me motivou a fazer uma agenda que atendesse todo esse comprometimento”.

Ela parabenizou os alunos do MBA ponderando que “essa Tuma 8 estudou, se apropriou de conhecimentos, planejou, saindo de sua zona de conforto e enfrentando adversidades, buscaram as práticas cooperativas no berço do Cooperativismo - Rio Grande do Sul. Viajaram mais de 5 mil quilômetros, andando pelo interior do estado na busca de vivências cooperativistas, assistindo palestras, visitando cooperativas, questionando, fotografando, conhecendo in loco e fazendo comparativos com suas realidades”.  Finalizou citando Watkins: “Não pode haver cooperação sem cooperadores, e os cooperadores, diferentemente dos poetas, não nascem, se fazem”.

COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA - A última cooperativa visitada pelos alunos foi a Vinícola Aurora, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, criada em 1931, por 16 famílias. Hoje são 1.100 famílias cooperadas, que viveram fases doces e amargas, mas superaram os desafios através de uma gestão transparente e de confiança. Assim, conquistaram o topo do ranking como líder no mercado de vinhos, sucos e outros produtos que compões 13 marcas, produzidas através de 60 milhões de quilos de uva por ano.

MBA - O curso de Pós-graduação é promovido pelo Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT, em parceria com a Ocergs – Organização do Cooperativismo do Rio Grande do Sul, através da Escoop - Escola Superior de Cooperativismo, com o apoio da Faccat - Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste.

O Sistema OCB/MT, já está em sua 14ª turma de MBA em Gestão de Cooperativas, sendo que as sete primeiras turmas foram realizadas em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV. A partir da 8ª turma, passou a ser através da parceria com as instituições do Rio Grande do Sul. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

"

NOTA OFICIAL

"

Cooperativismo – confiante em um Brasil mais forte


A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e suas organizações estaduais, representando 6,5 mil cooperativas e mais de 12,7 milhões de famílias cooperadas, vêm a público demonstrar extrema preocupação com os rumos da política e da economia nacional.

Passamos por um cenário marcado por divergências políticas e denúncias que deixam o país desacreditado diante de seu povo e do mundo todo, sem perspectivas de crescimento econômico. É hora de unirmos forças para ajudar o Brasil a resgatar nas pessoas o sentimento de confiança em tempos melhores.

Para isso, é fundamental compartilharmos responsabilidades e atitudes que levem à retomada do desenvolvimento do país. É possível superar esse momento difícil por meio de uma agenda baseada em valores que transformem o Brasil em um lugar mais justo e com melhores oportunidades para todos.

Nós, cooperativistas, integrantes de um movimento social organizado, enxergamos a necessidade de uma rápida solução para a atual paralisia decisória, tendo como referência o respeito à Constituição Federal. O momento exige serenidade, responsabilidade e celeridade.

Temos convicção de que a verdadeira resposta que o nosso povo deseja está ligada ao fortalecimento de valores éticos, boas práticas de gestão e governança, transparência e respeito às pessoas. É com este pensamento, que, mais uma vez, o cooperativismo se coloca à disposição para contribuir no resgate da esperança em um Brasil mais forte!



Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

"

Câmara Temática do Ramo Transporte atualiza estudo para criação de linhas de crédito para o setor

"

Intenção é desenvolver no âmbito do BNDES o financiamento de renovação de frota, capital de giro e saneamento financeiro

Brasília (21/3) – Integrantes da Câmara Temática do Ramo Transporte se reuniram na quinta-feira (17/3), na sede do Sistema OCB, em Brasília, para atualizar o projeto que visa criação de linhas de financiamento no âmbito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinado às cooperativas do ramo.

As linhas de crédito têm três focos: renovação de frota, capital de giro e saneamento financeiro. Um dos assuntos discutidos diz respeito à taxa de juros que precisa levar em consideração a atual situação econômica do país e a prática de mercado, presente em linhas de crédito similares. Os percentuais ainda precisam ser aprovados pelo BNDES, em reunião que deverá ser convocada após a conclusão deste processo.

O estudo de atualização do projeto abordou, ainda, questões como: idade média da frota das cooperativas de transporte, o volume de carga transportada e quantidade de passageiros. “Todos esses detalhes precisam ser consolidados a fim de apresentarmos ao BNDES uma proposta baseada na realidade das cooperativas, com vistas ao desenvolvimento Ramo Transporte no Brasil”, explica a gerente técnica e Econômica do Sistema OCB, Clara Maffia.  

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS – O colegiado pediu, também, aos participantes das Câmaras Temáticas do Ramo Transporte que enviem suas contribuições às duas audiências públicas promovidas pela ANTT. São elas:

- Nº 002/2016 – Dispõe sobre os procedimentos relativos à expedição de Licença Originária, de Autorização de Caráter Ocasional, para empresas nacionais de transporte rodoviário de cargas autorizadas a operar no transporte rodoviário internacional entre países da América do Sul, e de Licença Complementar, em caso de empresas estrangeiras. As contribuições podem ser encaminhadas entre os dias 28/3 à 29/4.

- Nº 004/2016 – Seus objetivos são a divulgação e a obtenção de contribuições e sugestões para o aprimoramento da minuta de Resolução que revogará a Resolução ANTT nº 420, de 12 de fevereiro de 2004, e suas atualizações. As contribuições poderão ser encaminhadas até o dia 15 de abril de 2016.

TAXI – Na sexta-feira, 18/3, os integrantes do Grupo de Trabalho que discute as prioridades do segmento taxi, debateram o andamento do projeto Bandeira Única, com a apresentação e validação do fluxo de operacionalização do aplicativo, que prevê uma atuação mais ampla, incluindo uma central de compras, câmara de compensação e demais organismos que assegurem o desenvolvimento do segmento.

Até que entre em operação, o Sistema OCB pretende facilitar o encontro com representantes das cooperativas que já possuem aplicativos, visando conhecer os casos já disponíveis no mercado e desenvolver um modelo único que atenda às necessidades do segmento.

RECADASTRAMENTO – O Sistema OCB acompanha amanhã, na sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte (MG), um workshop sobre o Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O evento ocorrerá ao longo de todo o dia e deve reunir 80 representantes das cooperativas dos ramos Transporte e Agropecuário, presentes no estado mineiro.

O objetivo do encontro é de preparar os profissionais das cooperativas sobre o correto procedimento de recadastramento dos veículos, no fluxo da metodologia apresentada pela nova Resolução nº 4.799/2015, dirimindo as principais dúvidas do setor. O evento contará com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da empresa desenvolvedora da plataforma do recadastramento.

Ainda sobre este assunto, o Sistema OCB estuda a possibilidade de realizar um workshop nacional, com transmissão ao vivo, sobre o procedimento do recadastramento, para sanar as dúvidas de todas as cooperativas.

"

Banco da Amazônia renegociará dívidas causadas por perdas na safra

"

Pedro Afonso (21/3) – O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, participou de reunião na tarde da sexta-feira (19/3), em Palmas, com o presidente do Banco da Amazônia (Basa), Marivaldo Gonçalves de Melo. O objetivo foi discutir a situação dos produtores do estado, devido às perdas ocorridas na safra passada. Ricardo Khouri relatou os problemas climáticos ocorrido na safra 2015/2106 e que têm causado a queda de produtividade e, consequentemente, prejuízos financeiros para toda a cadeia produtiva de grãos da região de Pedro Afonso.

Segundo Khouri, o presidente do BASA, Marivaldo Gonçalves comprometeu-se em apoiar o reescalonamento de dívidas necessário para atender produtores rurais de todo o Tocantins que financiaram a safra na instituição bancária. “Para não impactar nos créditos futuros, definimos uma estratégia para termos uma resolução do Conselho Monetário Nacional”, explicou o presidente da Coapa.

Os presidentes Paulo Carneiro (Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins), Edmar Correa (Sindicato Rural de Pedro Afonso) e Ruben Ritter (Aprosoja-TO), além do produtor rural Ronaldo Maranhão, com propriedade na região de Pedro Afonso (TO), também participaram da reunião. (Fonte: Ascom Coapa)

"

Educação une os estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul

"

Cuiabá (17/3) – Mato Grosso conta uma grande participação do povo gaúcho no desenvolvimento do estado, principalmente no campo, onde ocupa o primeiro lugar na produção de grãos e carne do Brasil. Esse laço vem se tornando mais forte entre os dois estados por meio da educação especializada em cooperativismo. O Sistema OCB/MT promoveu uma parceria com o Sistema Ocergs, por meio da Escoop, com o apoio da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FACCAT), para a realização de cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas.

“Já estamos na 14ª turma do MBA, sendo que os sete primeiros com a FGV, e os demais com a parceria da Ocergs. Quando foi tomada a decisão de oferecer uma educação especializada por meio da Escoop e da FACCAT muitos ficaram em dúvida, por serem instituições desconhecidas”, lembra o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, durante visita à sede FACCAT, na cidade gaúcha Taquara. Ele ressaltou que “visitando as instalações físicas e conhecendo os diretores e mantenedores da Fundação, vimos que tomamos a decisão certa, pois encontramos muito comprometimento de todos em oferecer uma educação que forma cidadãos felizes e competentes”.

O Diretor da Faccat, Delmar Dackes, se disse satisfeito com a parceria com o Sistema OCB/MT e a Escoop, e acredita que “o cooperativismo é uma excelente saída em todos os setores”. Ele apresentou a Faculdade aos 35 alunos da 8ª Turma do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas do Sistema cooperativista de Mato Grosso e a primeira executada pela Escoop e FACCAT, que estavam acompanhados do presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho e o superintendente Adair Mazzotti.

O Presidente da mantenedora da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste, Nicolau Rodrigues da Silveira, disse que “nesse momento em que o governo brasileiro não sabe que rumo tomar, nós do setor educacional e do cooperativismo precisamos saber, pois só a partir dessa cultura, que vai ser capaz de conduzir o nosso Brasil para o rumo do desenvolvimento”.  Silveira ponderou que “esse curso de pós-graduação vai prepara os cooperativistas à ajudar a todos a construir um Brasil melhor”.

Para o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, a parceria com a Escoop aconteceu em função de a instituição ter uma proposta voltada para o modelo de negócio cooperativo, sem desvalorizar o trabalho e parceria que temos com a Fundação Getúlio Vargas. Porém, transmitir conhecimento com vivência é fator preponderante para que possamos trabalhar as deficiências na governança e gestão das nossas cooperativas”.

Mazzotti disse, que “precisamos dos conhecimentos avançados de outras instituições e por isso pretendemos manter essas parcerias. A Faccat com sua experiência e a sua estrutura como instituição de ensino, com o apoio da Escoop, que é do Sistema Orcegs, que detém esse conhecimento especifico e transfere esse conhecimento via Faccat. Essa parceria será de longo prazo. Somado a isso, a Escoop, sendo a primeira faculdade do cooperativismo, e almejamos ter a segunda faculdade em Mato Grosso, o compartilhamento dessas experiências será permanente. Na minha visão, essa integração será para sempre, enquanto persistir esse modelo de organização, que é a sociedade cooperativa”.

A visita a Faccat é parte do roteiro da ‘Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo’ dos alunos da 8ª Turma de MBA, que tem como objetivo proporcionar aos alunos, conhecimento e experiências do mundo cooperativo no estado que é considerado o ‘berço do cooperativismo’. A vista técnica acontece de 15 a 19 de março, e a programação conta com visitas à Escoop, FACCAT, Sicredi Pioneira, Cooperativa Aurora, Cooperativa Pia, entre outros. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

"

Técnicos de cooperativas e Ocepar discutem fase final do PRC 100

"

Curitiba (17/3) – Noventa representantes de cooperativas do Paraná participaram, na manhã desta terça-feira (15/3), na sede do Sistema Ocepar em Curitiba, de reunião sobre o PRC 100 (Paraná Cooperativo 100), o planejamento estratégico do cooperativismo do estado, visando dobrar o desempenho do setor no estado, alcançando os R$ 100 bilhões em faturamento.

O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e pelo superintendente José Roberto Ricken. O objetivo dos cooperativistas é fazer os últimos ajustes e concluir o PRC 100, que será apresentado na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Ocepar, no próximo dia 1º de abril.

 “Se tivermos a capacidade de fazer com que as propostas aqui alinhavadas possam ser colocadas em prática, com certeza teremos bons resultados. Esse time de profissionais das cooperativas vai contribuir para transformar tudo que foi debatido e discutido nos encontros realizados ao longo dos últimos meses, numa proposta que pode fortalecer ainda mais o cooperativismo do Paraná. Costumo dizer que o nosso diferencial está exatamente na capacidade que temos de fazer as coisas acontecerem”, afirmou Koslovski.

TRABALHO - A formatação do PRC 100 foi aprovada pela AGO da Ocepar em 2015. Depois disso, o planejamento foi discutido nos Encontros de Núcleo e Fórum de Presidentes, para identificar os direcionadores estratégicos das lideranças para o plano. Em setembro, foram iniciadas as reuniões com profissionais das cooperativas do Paraná em sete ramos de atuação do setor, com estudos e análises sobre ambiente de negócios, relacionando os cinco vetores estratégicos para o cooperativismo do estado: financeiro, mercado, infraestrutura, governança e gestão e cooperação.

“Nunca tantos profissionais foram envolvidos num processo contínuo de discussão sobre um planejamento estratégico estruturado para o cooperativismo. O trabalho tem sido muito gratificante e os resultados serão apresentados na próxima AGO da Ocepar, na qual a aprovação do PRC 100 será discutida e votada pelos cooperativistas”, explica Robson Mafioletti, coordenador da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar.

TRANSFORMAÇÃO - Segundo o presidente, muitos dirigentes de cooperativas já afirmaram que pretendem aprofundar os processos de planejamento em suas cooperativas. “Esse é um dos objetivos, porque o PRC 100 não é para a Ocepar, é um planejamento voltado para o cooperativismo paranaense. É fundamental que as cooperativas direcionem esse trabalho, indicando o que o Sistema deve fazer com relação a políticas públicas, infraestrutura a ser desenvolvida e o que precisamos fazer, nos mais diferentes ramos, para que ocorra um desenvolvimento sustentável do setor”, disse.

“É com essa filosofia e ideia positiva, que transformaremos o PRC 100 em bons resultados práticos para nossos cooperados. Como planejamento, vamos continuar mostrando ao Brasil que, por meio da cooperação, é possível realmente transformar a sociedade”, concluiu Koslovski. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

"

Proposições do setor não impactam os cofres da União

"

Brasília (16/3) – Um dos pontos do discurso do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a cerimônia de lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2016, ocorrida hoje, em Brasília, foi o fato de que boa parte das proposições contidas no documento não oneram os cofres da União, e mesmo assim são capazes de promover o desenvolvimento tanto de cooperativas como das comunidades onde elas estão localizadas.

No âmbito do Congresso Nacional, por exemplo, foram listadas 40 proposições prioritárias ao setor. Dentre elas, diversas dizem respeito a ajustes em leis ou decretos que não envolvem gastos ou impactos financeiros aos cofres da União.

Um bom exemplo é o PLP 100/2011, que possibilita aos municípios com disponibilidade de caixa depositarem seus recursos nas cooperativas de crédito. O projeto visa fortalecer a economia local, com o uso dos recursos municipais na própria comunidade, de forma a evitar distorções, capilarizar o crédito cooperativo e aprimorar o desenvolvimento regional. Atualmente as cooperativas de crédito são excluídas deste processo. 

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, é inconcebível que existam reservas de mercado para o desenvolvimento do Brasil, como é o caso da impossibilidade das prefeituras depositarem seus recursos nas instituições financeiras que de fato estão localizadas em seus municípios e que neles promovem o desenvolvimento e o fortalecimento da economia por meio da oferta de crédito, da geração de emprego e renda, da inclusão financeira, da formação de poupança e da melhoria da qualidade de vida da população.

“O cooperativismo de crédito, com suas características peculiares de gestão profissional e governança voltadas para os reais interesses locais, pode contribuir substancialmente desenvolvendo, fomentando, fortalecendo e potencializando a economia local, uma vez que, podendo administrar as disponibilidades de caixa dos entes públicos municipais, terá maior capacidade de ofertar o crédito orientado produtivo local”, argumenta Márcio Freitas.
 
EXECUTIVO – Nesta edição, a Agenda Institucional do Cooperativismo contempla 17 temas prioritários junto ao Poder Executivo, os quais têm como objetivo contribuir para que os marcos regulatórios e as políticas públicas implementadas no país reflitam os anseios e respeitem as peculiaridades do movimento cooperativista, além de possibilitarem um desenvolvimento justo e sustentável para o Brasil.
 
JUDICIÁRIO – Dentre os grandes temas acompanhados nos tribunais superiores estão o ato cooperativo, o novo código florestal, a não equiparação do empregado de cooperativa de crédito a bancário e a contribuição previdenciária do tomador de serviços de cooperativas. Estas ações são focadas na disseminação do modelo societário e da filosofia cooperativista junto a magistrados, desembargadores, ministros e procuradores.

Para acessar a Agenda Institucional do Cooperativismo, clique aqui.

"

Ministério do Desenvolvimento Agrário apoiará participação de cooperativas em feira internacional

"

Interessadas em participar devem se inscrever para participar da SAITEX 2016, na África do Sul

Brasília (15/3) – As cooperativas agropecuárias têm diante de si uma oportunidade ímpar de mostrar seus produtos no cenário internacional. É que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acaba de abrir uma chamada pública visando selecionar os participantes para o pavilhão do Brasil na Feira Internacional da África do Sul (SAITEX 2016), que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de junho, em Johanesburgo. A intenção do Ministério é valorizar e promover bebidas e produtos alimentícios exportados pela agricultura familiar no Brasil.

Para participar, as cooperativas interessadas deverão se inscrever (basta clicar aqui). As inscrições começaram ontem e prosseguem até o dia 3 de abril. Os selecionados, a serem conhecidos no dia 15/4, terão todas as despesas pagas para exposição de seus produtos no Pavilhão do Brasil.

A Organização da Missão Comercial à África do Sul, por ocasião da participação do Brasil na feira Saitex 2016, é uma iniciativa do MDA, em parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a FAO.

SAIBA MAIS – A feira é mais importante do continente africano e foca nos mercados emergentes da África Austral. A SAITEX é uma feira multi-setorial que facilita o comércio internacional com a África. O Brasil já levou mais de 580 empresas para expor seus produtos. Composta por 54 países, a estratégia comercial é dificultada pelos diversos mercados e as peculiares formas de distribuição que nem sempre seguem os padrões internacionais.

Isto faz com que as feiras multissetoriais ainda sejam uma importante ferramenta para atingir boa parte dos 54 países que compõe o continente africano. Em sua 23ª edição, a feira se especializou na área de trade fairs e obteve resultados surpreendentes em relação ao ano anterior.

Começa pelo ingresso de 14 novos países, totalizando 49 países participantes e 856 expositores que receberam 17,5 mil visitantes. A feira teve a visitação de 72 delegações oficiais e, do total do público, 58% são gerentes, diretores, presidentes ou proprietários de empresas, sendo, que 31% vem em busca de negócios, 36% procuram contatos internacionais ou estabelecer novas parcerias, 23% querem gerar negócios e ver o que a há de novo no mercado e, por fim, 9% vêm iniciar novas transações comerciais.

Hoje o Brasil é um importante parceiro da África do Sul, suas empresas inspiram confiança e credibilidade, possuindo uma preferência na hora da aquisição de produtos e serviços.

"

Graduação gera oportunidades e fortalece o cooperativismo em MT

"

Cuiabá (15/3) – Pela primeira vez, o município de Canarana, localizado a mais de 800 quilômetros de Cuiabá, recebe o Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas. A 13ª turma da pós-graduação, inicia no dia 18 de março, com a apresentação do primeiro módulo: ‘Cenários Econômicos e Contabilidade Cooperativa’, ministrado pelo professor Roberto Morais. A capacitação é promovida pelo Sistema OCB/MT.

A aula inaugural contará com a presença do presidente do Sistema Cooperativista de Mato Grosso, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele pondera que “a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento do cooperativismo e em Mato Grosso levamos esta meta a sério, tanto que realizamos cursos de pós-graduação em cooperativismo, desde o ano 2.000 e além da 13ª turma de Canarana, o início da 14ª turma, será realizado no dia 22 de abril na cidade de Juína, que fica a mais de 700 quilômetros da capital mato-grossense”.

Na programação das atividades de 2016 a 2017, o curso dispõe de 17 módulos, que abordarão os temas: Cenários Econômicos e Contabilidade Cooperativa; Gestão Financeira e Controladoria nas Sociedades Cooperativas; Cooperativismo Contemporâneo; Planejamento Estratégico de Cooperativas; Tendências na Gestão de Cooperativas; Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança; Tributação das Sociedades Contemporâneas; Direito Cooperativo; Marketing Para Cooperativas; Metodologia de Pesquisa e TCC; Relações Públicas e Comunicação Empresarial; Situação Atual e Tendências da Economia Regional; Governança em Cooperativas: Experiências Cooperativistas Locais e Regionais; Planejamento Estratégico de Cooperativas; Responsabilidade Sócio Empresarial; Fundamentos de Didática no Cooperativismo; Seminário de Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Os diferenciais do curso são a programação inovadora e customizada para a realidade das cooperativas no Estado de MT e a ampliação os conhecimentos nas modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas, o que contribuirá diretamente para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro. A Metodologia participativa do curso une o conhecimento especializado de seu corpo docente de mestres e doutores em cooperativismo a recursos didáticos que potencializam o aprendizado, além do material didático digital.

Os cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas contam com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS). São 35 vagas para cada turma e participam do curso os dirigentes, empregados ou cooperados indicados pela direção da cooperativa registrada no Sistema OCB/MT. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

"

Sistema OCB/CE inicia nova turma do programa Formacoop

"

Fortaleza (15/3) – Foi iniciada, na última semana, mais uma turma do programa de Formação de Gestores no Cooperativismo. O curso tem carga horária de 128h e, neste ano, tem como públicos-alvo representantes do Ramo Agropecuário. Para o primeiro módulo, os alunos participaram da disciplina de Comportamento Organizacional, com o facilitador Jack Schaumann Junior. Nos últimos dias 11 e 12 de março, o autoconhecimento foi um dos temas mais abordados.

“Neste módulo nós falamos pouco sobre cooperativas. É claro que todo o estudo do curso sempre faz referência à empresa cooperativa, mas nesse primeiro módulo o que quero é que cada um identifique suas virtudes e defeitos para que possa, reconhecendo quem realmente o é, crescer dentro da cooperativa, aumentando seu rendimento”, disse o facilitador.

Para o gerente de Monitoramento do Sistema OCB/CE, Rubenildo Mélo, o curso é uma excelente oportunidade das cooperativas do Ramo Agropecuário se atualizarem e fomentarem o crescimento. “A realização de uma turma específica do Formacoop com líderes de cooperativas agropecuárias é decorrente da estratégia do Sistema OCB/CE em contribuir com o desenvolvimento deste ramo. O que se pretende é reforçar o conhecimento em cooperativismo pelos líderes das cooperativas agropecuárias, especialmente aquelas que digam respeito ao Projeto Agro, de modo a potencializar o cumprimento de suas funções nos negócios da cooperativa. Os participantes do Formacoop são pessoas que exercem liderança junto ao quadro social, independentemente de ocuparem cargo eletivo no presente.”

O FORMACOOP será concluído no mês de outubro. Todos os participantes que atingirem a frequência exigida pela Formação Profissional do Sistema OCB/CE receberão certificado. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)

"

Inscrições abertas para MBA Executivo em Administração: Setor Elétrico

"

Brasília (11/3) – As aulas do MBA Executivo em Administração: Setor Elétrico, um curso de pós graduação presencial, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas, estão previstas para começar no próximo dia 18 e as inscrições ainda estão abertas. As aulas ocorrerão na cidade de Lages, em Santa Catarina. O curso tem sido visto pelo movimento cooperativista como uma oportunidade para o aprimoramento profissional dos colaboradores das cooperativas de energia elétrica.

O MBA é voltado a profissionais com formação superior que desempenham ou aspirem funções de direção, gestão, supervisão e gerência. Empreendedores que lideram equipes de negócios; profissionais em busca de atualização e qualificação; empresários que tenham como objetivo maximizar o crescimento e a lucratividade de suas organizações.

O objetivo do curso é agregar, em um único MBA, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico, de forma a gerar valor aos profissionais dos diferentes departamentos de concessionárias, permissionárias e autorizadas tanto de geração quanto de transmissão e distribuição.

Buscando tornar-se uma referência de especialização no Setor, foi elaborada uma ementa abrangente que apresenta assuntos pertinentes e práticos, expondo as dificuldades reais do dia-a-dia das elétricas. Os professores têm formação acadêmica de ponta, porém são profissionais de mercado que lidam diretamente com as situações do Setor.

Clique aqui para obter mais informações e se inscrever.

"

Cúpula Internacional das Cooperativas recebe inscrição de brasileiros

"

Brasília (11/3) – O Sistema Desjardins e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) realizarão entre os dias 11 e 13 de outubro, deste ano, em Quebec, no Canadá, a III Cúpula Internacional de Cooperativas, principal evento global destinado ao desenvolvimento de negócios entre os diversos integrantes da comunidade cooperativa mundial. A Cúpula ocorre a cada dois anos. Na última edição, em 2014, contou com a participação de mais de duas mil pessoas, oriundas de 90 países.

Um dos momentos alto do evento é a apresentação de trabalhos que retratem a realidade do cooperativismo nos mais diversos países onde o movimento se faz presente. Para isso, a organização está recebendo a inscrição de trabalhos que enfoquem o tema do evento que discutirá os impactos do cooperativismo na sociedade.

Os interessados em submeter seus trabalhos à análise da comissão têm até a próxima terça-feira (15/3) para enviar seus papers. Os estudos aceitos serão apresentados ao público durante a conferência. Para isto, os autores terão inscrição gratuita para todo o evento. O resultado da análise dos trabalhos que farão parte da Cúpula deve ser divulgado no dia 9/5.

CLIQUE AQUI para mais informações e inscrições.

SAIBA MAIS – O público da Cúpula Internacional das Cooperativas é formado por gestores, diretores, além de líderes de cooperativas de todos os lugares, ramos e portes. Além disso, nas edições anteriores também houve a participação de um número expressivo de empresários de diversos setores da economia global. Na última edição, realizada em 2014, o evento contou com a participação do governador geral do Canadá.

A intenção da III Cúpula Internacional de Cooperativas é demonstrar os verdadeiros benefícios do modelo cooperativista nas economias em nível local, nacional e internacional, de maneira a evidenciar a importância decisiva dessas instituições como parte da solução para enfrentar os desafios socioeconômicos do século XXI.
 
Os temas da conferência são divididos em cinco principais interesses das cooperativas. O objetivo é tanto frisar o impacto das cooperativas sobre suas partes interessadas, como mostrar as influências recíprocas e, principalmente, a capacidade com que contam as partes interessadas para transformar as cooperativas. Assim, serão abordados os impactos das cooperativas sobre os consumidores, empregados, produtores, investidores e comunidades.
 
O aspecto da diversidade e multidisciplinaridade dos participantes e colaboradores aporta qualidade às trocas de experiência. Por isso, a organização da conferência receberá estudos de variados perfis: profissionais ligados a cooperativas, representantes de comunidades locais, bem como pesquisadores de variados campos de estudo, tais como administração e gestão, economia, sociologia, ciências políticas, pesquisa operacional, geografia, dentre outras.

"

Inscrições ao prêmio de Economia e Finanças do BCB começam dia 15

"

Brasília (11/3) – Como parte das comemorações dos seus 50 anos, o Banco Central do Brasil lançou o “Prêmio Banco Central de Economia e Finanças”, cuja finalidade é estimular a pesquisa nos campos da ciência econômica e dos temas relacionados à sua missão. Nesta primeira edição, as monografias, que poderão ser escritas em português ou inglês, deverão versar sobre o tema “Política Monetária” e ter enfoque atual, com aplicabilidade para o caso brasileiro.

INSCRIÇÃO – As inscrições ocorrerão de 15 de março a 15 de abril de 2016. O resultado será publicado em 1º de agosto de 2016.

PREMIAÇÃO – O resultado do concurso será divulgado em 1º.8.2016. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá durante o “XI Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária do Banco Central do Brasil”. O primeiro lugar receberá R$ 20 mil; o segundo, R$ 10 mil; e o terceiro, R$ 5 mil.

REGULAMENTO – O regulamento do Prêmio Banco Central de Economia e Finanças encontra-se disponível na Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Eventuais dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser esclarecidas pelo endereço eletrônico: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Informações divulgadas pelo Banco Central)

"

Sescoop promove capacitação sobre eSocial no estado do Espírito Santo

"

Brasília (10/3) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com apoio do Sistema OCB/ES, iniciou hoje o curso sobre Legislação Previdenciária com foco no eSocial. Até amanhã, profissionais de cooperativas do estado do Espírito Santo, responsáveis por lidarem diariamente com a legislação trabalhista e previdenciária, passam pela capacitação. As atividades ocorrem em Vitória.
 
O treinamento tem por objetivo capacitar os profissionais sobre os pontos críticos da nova obrigação eletrônica, trazida por este Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais.

Segundo o gerente de Finanças da unidade Nacional do Sescoop, Carlos Roberto Baena, é fundamental que a alta administração das cooperativas saiba a relevância desse projeto e busque o comprometimento de todas as áreas envolvidas.

“Acreditamos que o grande desafio da adaptação ao novo modelo é a centralização das informações a serem repassadas ao fisco. Os dados que hoje estão em diferentes departamentos terão de ser centralizados num único setor. Portanto, o eSocial alterará os fluxos de trabalhos e criar novos procedimentos nas rotinas internas, considerando que a maior parte de suas informações será alimentada com os dados da folha de pagamentos, faturamento, segurança e medicina do trabalho, financeiro e jurídico”, orienta, Carlos Baena.

Este curso será oferecido pelo Sescoop ao longo deste ano nas unidades estaduais. Com isso, as cooperativas interessadas deverão buscar informações na sede do Sistema OCB em seu estado. Abaixo, o Sescoop divulga o cronograma de realização das próximas capacitações e informa que ele pode sofrer algum tipo de alteração. Confira:

- João Pessoa/PB: 6 e 7/4
- Fortaleza/CE: 18 e 19/4
- Recife/PE: 9 e 10/5
- Palmas/TO: 23 e 24/5
- Belém/PA: 30 e 31/5
- Campo Grande/MS: 20 e 21/6
- Maceió/AL: 6 e 7/7
- Rio de Janeiro/RJ: 4 e 5/8
- Natal/RN: 15 e 16/8

Quem deve aderir ao eSocial?

Com a publicação do manual de orientação do eSocial, versão 2.1, em julho/2015, ficou mais claro para as cooperativas as dificuldades que elas terão para atender às exigências do novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), previsto para entrar em vigor em setembro de 2016 nas empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Já as demais empresas deverão integrar ao sistema a partir de janeiro de 2017.

"