Notícias negócios

 

MS promove Curso de Formação de Técnicos de Monitoramento

"

Campo Grande (15/2) – O Sistema OCB/MS realizou nos dias 11 e 12 de fevereiro, na sede do Sescoop/MS, o curso de Formação de Técnicos de Monitoramento, voltado a agentes de cooperativismo e monitoramento das unidades do Sescoop de Goiás, Distrito Federal, Tocantins e MS. O curso visou preparar os agentes para realizarem uma abordagem clara, objetiva e transparente junto às cooperativas sobre a importância da utilização das ferramentas de gestão disponibilizadas pelo Sescoop, em especial o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC)

O programa é baseado nas diretrizes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), uma entidade privada sem fins lucrativos criada em outubro de 1991 por representantes de 39 organizações brasileiras dos setores público e privado, sendo seu principal objetivo o desenvolvimento e evolução da gestão das organizações brasileiras.

Além de promover a capacitação por meio de cursos, eventos, publicações e produtos específicos, a FNQ auxilia as organizações na análise de suas práticas de gestão, contribuindo com o diagnóstico e aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, a melhoria de sua produtividade.

É também responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão no Brasil. (Com informações do Sistema OCB/MS)

"

Evento técnico apresentará resultados de pesquisas com 29 tipos de soja

"

Pedro Afonso (15/2) – Na próxima quarta-feira (19/2), a partir das 8h, será realizada a VI Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região. O município está localizado na região sudeste do estado do Tocantins. Pelo segundo ano seguido o evento será realizado na Fazenda Uruçu, na zona rural pedroafonsina. O público-alvo são produtores de soja associados ou não à Coapa, pesquisadores, universitários, estudantes de cursos técnicos e interessados no tema. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, antes do início do evento.

A Jornada Tecnológica é uma realização da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) em parceria com a Embrapa Pesquisa e Sementes, e 13 empresas referências no ramo agropecuário. De acordo com o engenheiro agrônomo da Cooperativa, Eduarte Bonafede, um dos responsáveis pelo experimento, em uma área de 25 hectares foram plantadas 29 variedades da oleaginosa, sendo 14 variedades RR resistentes a glifosato e 15 variedades resistentes a glifosato e também a lagarta. O plantio foi realizado entre os dias 18 e 20 de novembro.

Durante a VI Jornada Tecnológica serão instaladas estações. Nelas, técnicos da Coapa e da Embrapra vão prestar informações sobre novos materiais de soja recomendados para essa região, através de dados levantados durante a realização dos experimentos, quando foram observados fatores como o desenvolvimento das plantas, resistência a pragas e a produtividade. O participante também poderá tirar dúvidas com especialistas das empresas parceiras, e ainda conferir uma exposição de modernas máquinas agrícolas.

No final do experimento, previsto para o próximo mês de março, será feita colheita da soja na área e serão divulgados o resultado final da pesquisa. 

EMPRESAS PARCEIRAS – Coapa, Embrapa Pesquisa e Sementes, Fazenda Uruçu, Bayer Sementes e Químicos, Micro Química Micros Nutrientes, Uniggel Sementes, Syngenta Sementes e Químicos, Nidera Sementes, Pioner Sementes, Seed Corp Sementes, Fertilizantes Tocantins, Nortox Químicos, Ihara Químicos, Daw Agrosciences Químicos, John Deere Maquinas Agrícolas e Case Máquinas Agrícolas.  (Fonte: Assimp da cooperativa)

"

Sistema OCB tem reunião com Superintendência de Agronegócio da Caixa

"

Brasília (11/2) – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, se reuniu hoje com o superintendente nacional de Agronegócios da Caixa Econômica Federal, Márcio Vieira Recalde, e o gerente nacional de Estratégia e Produtos Agronegócios, Abel Silvestre Reder, em Brasília. O objetivo foi estreitar a relação institucional entre as duas entidades.

Renato Nobile apresentou a estrutura do Sistema OCB, destacando a atuação da OCB e do Sescoop. Ele também discorreu sobre a atuação das as cooperativas do Ramo Agropecuário e seu potencial para o setor. Este é o terceiro ano safra em que a Caixa está atuando diretamente com as operações de crédito rural e, segundo os executivos da instituição financeira, a participação das cooperativas vem ganhando cada vez mais relevância.

O cooperativista apresentou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) um dos mecanismos internos do movimento cooperativista e que avalia o resultado das cooperativas com base em sua rotina operacional e práticas de gestão.

Renato Nobile disse que a Caixa está se consolidando como agente do crédito rural e, ainda, que os executivos do banco se mostram bastante receptivos e atentos ao setor cooperativista.

"

SHOW RURAL I: Iapar e Ocepar fazem rodada tecnológica

"

Curitiba (11/2) – O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) realizaram na terça-feira (02/02) uma rodada tecnológica no Show Rural, que acontece durante esta semana em Cascavel, no Oeste do Paraná. “É uma parceria para discutir temas importantes da produção agrícola”, avalia Robson Mafioletti, da Ocepar.

LANÇAMENTO - Ponto alto da reunião foi o lançamento do livro “Produtividade da soja no entorno do reservatório de Itaipu”, dos pesquisadores Luiz Antônio Zanão Júnior; Rogério Teixeira de Faria e Paulo Henrique Caramori.

RESULTADO - O livro contém resultados de cinco anos de pesquisa sobre os impactos da represa de Itaipu no clima das áreas situadas ao seu redor. Os pesquisadores concluíram que o lago não afeta a produtividade das lavouras de soja cultivadas no entorno do lago. “Essa questão, que inquietava os produtores e a sociedade paranaense, agora tem uma resposta”, disse o diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto.

CERTIFICADOS – Presente no encontro, Carlos Biasi, coordenador de projetos da FAO na Região Sul do Brasil, entregou o certificado aos pesquisadores do Iapar que tiveram projetos incluídos na “Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável”, mantida por aquela entidade. O objetivo da plataforma é divulgar ações que contribuem positivamente para a agricultura e o meio ambiente e sirvam de inspiração para a troca de experiências entre os países das Américas Central e do Sul, África e Ásia, explicou Biasi.

PROGRAMA - “Programa Sistema de Plantio Direto com Qualidade”, realizado pelo Iapar em parceira com Itaipu Binacional; “Construção de Redes de Referências Técnicas e Econômicas para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar”, com o Instituto Emater; e “Centro de Multiplicação de Genética Caprina”, com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) foram os projetos incluídos na Plataforma da FAO. Receberam o certificado os pesquisadores do Iapar Graziela Barbosa, João Ari Gualberto Hill e Rafael Fuentes LLanillo.

DRONE – A reunião serviu também para o Iapar apresentar à comunidade um estudo recentemente iniciado que avalia a utilização de drones na agricultura, atividade que o Iapar desenvolve em parceria com a empresa FT Sistemas, de São José dos Campos. “Já vemos perspectivas de bons resultados”, afirma o pesquisador Anderson de Toledo, do Iapar.

PRESENÇAS – Participaram da 1ª Rodada Tecnológica Iapar & Ocepar o secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara; Florindo Dalberto, diretor-presidente do Iapar; Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Nelton Friedrich, Diretor de Meio Ambiente da Itaipu Binacional e João Carlos Zandoná, diretor-presidente do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), além de pesquisadores, técnicos e lideranças do setor. (Assessoria de Imprensa do Iapar)

"

Copérdia encerra 2015 com balanço positivo

"

Concórdia (11/2) – O Agronegócio foi uma espécie de salvação para o país perante a crise econômica brasileira vivida em 2015. A participação da agricultura e da pecuária no PIB total do país foi superior a 20%. Ou seja, os negócios desenvolvidos no campo deram a resposta positiva que o país precisava.

Na Copérdia – que possui sua carteira de negócios baseada no Agronegócio - não foi diferente, os resultados conquistados ao longo do ano de 2015 foram positivos, isso graças a gestão eficaz, decisões acertadas e muito trabalho. A cooperativa registrou um faturamento de R$ 957.803.702,18 - um incremento de 10% se comparado ao mesmo dado de 2014. Além disso, também cresceu em patrimônio líquido, balanço patrimonial e sobras líquidas. Foram colocados à disposição das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) um montante superior a R$ 11 milhões para que os associados decidam pela destinação destes recursos.

Valdemar Bordignon, presidente da Copérdia, afirma que apesar do ano ter sido de muitas preocupações e desafios a avaliação que se faz é de que a cooperativa fechou o balanço dentro daquilo que era o esperado. “É um bom resultado, um dos melhores já alcançados pela Copérdia. Estamos com a sensação de dever cumprido, pois diante de um ano desafiador conseguimos levar resultados positivos aos nossos associados. Tivemos uma comercialização muito interessante e isso foi o fator que proporcionou o maior faturamento da história da cooperativa”, enfatiza o presidente.

Outro dado interessante e motivo de satisfação para a cooperativa é o crescimento de 21% no patrimônio líquido.  “A Copérdia está se expandindo e investindo na atividade, tornando-a mais moderna e com melhores condições de atender nosso público, então o aumento de nosso patrimônio líquido é outro dado que devemos valorizar neste balanço”, destaca o presidente.

Apesar dos bons números, Bordignon afirma que os desafios para 2016 já iniciaram e as expectativas são de um ano que exigirá maior precaução, principalmente, em relação a gastos e investimentos. “Há sempre aquela preocupação de que vamos ter pela frente anos difíceis, especialmente para acesso às linhas de créditos e outras situações que exigirão que a cooperativa esteja cada vez mais atenta e preparada”, enfatiza.

AGO – No final do mês de janeiro, a cooperativa iniciou o roteiro de realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO), em suas unidades de atuação para levar aos seus associados os números consolidados de 2015. “Este é um momento muito importante, tanto para Copérdia como para seus associados, como também, para aqueles que possuem algum interesse na cooperativa. Neste ano, estamos levando R$ 11 milhões de reais para as AGO’s para que nossos sócios decidam pela destinação deste recurso, por isso, é importante que ele participe deste momento”, conclui o presidente.

2016 – Para 2016, as expectativas da Copérdia são ainda mais arrojadas, mas com os pés no chão. A previsão é que neste ano, a cooperativa ultrapasse a marca de faturamento de R$ 1 bilhão. (Fonte: Assimp da cooperativa)

"

Resultados de 2015: Aurora cresce 12%

"

Chapecó (11/2) – A Cooperativa Central Aurora Alimentos obteve, em 2015, uma receita operacional bruta da ordem de R$ 7,7 bilhões, resultado 12% superior ao ano anterior. O resultado líquido do exercício foi de 246 milhões de reais ou 3,5% da receita global. Os resultados foram apresentados na última semana pelos diretores Mário Lanznaster (presidente), Neivor Canton (vice-presidente), Marcos Antônio Zordan (diretor de agropecuária) e Leomar Somensi (diretor comercial) à assembleia geral da Aurora e pela chefe da controladoria Marinei Zuffo Rocha.

O crescimento da receita bruta decorreu do aumento nos volumes produzidos, proporcionado pela aquisição do frigorífico de aves de Mandaguari (PR) adquirido da Cooperativa Agropecuária e Industrial Cocari no mês de abril, da inauguração da linha de presuntaria no frigorífico de suínos de São Gabriel do Oeste (MS) em agosto e do aumento da capacidade da unidade de suínos de Joaçaba (SC), com o início do 2º turno. Por outro lado, o pesado aumento dos custos de produção, insumos, matérias-primas, energia elétrica, despesas gerais e a instabilidade da economia foram responsáveis pela redução do resultado líquido final, que encolheu 41% em relação a 2014.

As vendas no mercado interno responderam por 76% da receita bruta (ou R$ 5,8 bilhões) e as exportações representaram 24% do faturamento (ou R$ 1,8 bilhão).

As vendas mais expressivas no mercado doméstico, pela ordem de importância, foram de carnes suínas, carnes de aves, derivados lácteos, reprodutores, derivados de massas, rações e derivados vegetais. No mercado externo, as carnes de aves lideram as exportações.

SUÍNOS - A Aurora tem capacidade de abate de 18 mil suínos por dia. Em 2015, abateu e processou 4,5 milhões de suínos, um crescimento de 8,6% em relação ao ano anterior. Sete unidades industriais contribuíram para esse resultado: Chapecó, São Miguel do Oeste, São Gabriel do Oeste, Joaçaba, Sarandi, Chapecó II e Erechim.

A produção in natura de carnes suínas aumentou 7,7% passando a 373,2 mil toneladas, incluindo cortes para matéria-prima de industrializados, miúdos, cortes resfriados, congelados, salgados e temperados.

A industrialização de carnes suínas cresceu 1,5% e atingiu 305,5 mil toneladas de curados, defumados, empanados, linha festa, fatiados, hambúrgueres, linguiças cozidas, linguiças frescais, mortadelas, presuntaria, refinados, salsichas e porcionados.

AVES - Com capacidade de abate de quase 1 milhão de aves por dia, a Aurora Alimentos ampliou em 8,3% o processamento de frango no ano passado.  As oito plantas receberam e processaram, no conjunto, 233,2 milhões de aves nas unidades avícolas de Maravilha, Quilombo, Erechim I, Abelardo Luz, Guatambu, Xaxim, Mandaguari e Mais Frango (essa, arrendada).

A produção in natura foi ampliada em 8% para 481,5 mil toneladas. Entretanto, a industrialização permaneceu estável (+0,5%) em 55,4 mil toneladas de defumados, empanados, linha festa, fatiados, hambúrgueres, linguiças cozidas, linguiças frescais, linha light, mortadelas, presuntaria, salsichas e porcionados.

LÁCTEOS/MASSAS - A Aurora recebeu 482,4 milhões de litros de leite em 2015, processou 474,1 milhões e, com essa matéria-prima, gerou 211 mil toneladas de produtos industrializados na forma de leite em pó, leite longa vida, queijos e outros produtos lácteos.

O volume de produção na área de nutrição animal cresceu 14%, incluindo rações, núcleos e concentrados para aves e suínos. Contribuiu para o aumento da produção a incorporação da fábrica de rações da Cocari, em Mandaguari (PR). 

A Aurora também contabiliza expansão no segmento de massas. A elaboração de lasanhas, pizzas, pão de queijo, sanduíches e prato pronto cresceu 20%, totalizando uma produção de 7,6 mil toneladas e sinalizando uma tendência irreversível na linha do fast food: o consumidor busca praticidade em pratos congelados e pré-prontos para alimentação individual e familiar. Prova disso é a batata palito da Aurora cuja produção expandiu 79%, no ano passado, para 14,1 mil toneladas.

EXPORTAÇÕES - As exportações da Aurora Alimentos em 2015 totalizaram um faturamento líquido de 1 bilhão 850 milhões de reais o que representou um aumento de 35% em relação ao ano de 2014. O negócio “aves” respondeu por 66% do total com um montante de 1 bilhão 241 milhões de reais. O negócio “suínos” participou com 33% do total com faturamento de R$ 612 milhões.

Foram embarcadas 290.402 toneladas, com 18,4% de crescimento em relação a 2014. Deste volume, o negócio aves respondeu por 74%, o negócio suíno por 26%.

A expansão no mercado mundial foi auxiliada pela entrada nas exportações do Frigorífico Aurora de Mandaguari em maio 2015. Por outro lado, o faturamento cresceu devido à forte influência dos ajustes na cotação do dólar durante o ano, compensando a perda de valor nominal dolarizado por tonelada exportada.

Os principais destinos das exportações foram a Ásia, África, Rússia, Japão, Oriente Médio, América, Europa, Eurásia e Cingapura.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL - A base produtiva da Aurora Alimentos no segmento de aves localiza-se nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 2015, essa área formada por 115 municípios gerou um valor adicionado no montante de R$ 1,3 bilhão.

Na atividade de suínos, o valor adicionado indireto gerado nos 162 municípios dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul totalizou R$ 1,5 bilhão.

Na atividade de leite o valor adicionado gerado pela coleta realizada pelas nove cooperativas filiadas que atuam na atividade em 126 municípios de SC, RS e PR totalizou R$ 387 milhões.

Esses valores compõem o valor adicionado de cada município, gerado por produtores associados vinculados ao sistema Aurora. Por isso, são designados como geração de valor para o movimento econômico de forma indireta.

Cada suíno abatido gera de valor adicionado para o município onde é produzido 349 reais; cada ave abatida gera R$ 5,52 e cada litro de leite coletado gera R$ 0,98.

O valor adicionado direto gerado nas unidades fabris (abate e industrialização de aves e suínos e processamento de leite) situadas nos estados de SC, RS, PR e MS foi de 1,6 bilhão de reais.

O sistema Coopercentral Aurora Alimentos produziu em 2015 os seguintes resultados para as regiões onde atua:

- Geração de ICMS: R$ 987 milhões.
- Valor Adicionado na atividade agropecuária: R$ 3,3 bilhões.
- Valor adicionado na atividade industrial: R$ 1,6 bilhão.
- Remuneração e encargos sobre folha de pagamento: R$ 829 milhões.

(Fonte: Assimp da cooperativa)

"

Capacitação do Sescoop/SC aborda inteligência emocional e coaching

"

Florianópolis (11/2) - Professores e direção da cooperativa de trabalho Magna, integrantes do Colégio CEM, participaram nesta semana de treinamento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC). O curso, realizado em Florianópolis, teve como tema “Inteligência emocional e coaching estratégico”.

De acordo com a instrutora da capacitação, Rosangela Mambrini, os conteúdos voltados para a formação de lideranças de equipe adequaram-se às necessidades dos participantes. “A gente identificou que todas as características que atribuímos para que um coach seja um bom coach, também são características necessárias para que o professor exerça sua função, sentindo-se responsável pelo desenvolvimento do aluno”, comenta.

Em dois dias de curso, foram tratadas questões sobre inteligência emocional, os conceitos e princípios do coaching, comunicação assertiva e feedback. Para o coordenador de capacitação do Sescoop/SC, Elvio Silveira, o evento oportunizou o aperfeiçoamento da capacidade de liderar pessoas para a melhoria do desempenho e dos resultados da equipe.

“A iniciativa proporcionou vivências que promovem a ampliação da autopercepção e autoconhecimento, além de permitir clarificar conceitos de liderança e coaching, evidenciando o papel e os comportamentos esperados para esse tipo líder”, explica. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

"

ARTIGO: Celso Regis

"

Cooperativismo se faz com diálogo e participação

Por Celso Ramos Régis*

O principal propósito do cooperativismo é a construção coletiva. A participação de todos os envolvidos é impulsionada pelo diálogo em diversas esferas. Segundo os dicionários da Língua Portuguesa, a palavra diálogo significa a conversação entre duas ou mais pessoas ou a composição em que as vozes ou instrumentos se alteram ou respondem. O diálogo, desse modo, compõe. Juntando pessoas, por meio do diálogo, se forma um todo. Esse é o objetivo do Sicredi ao promover, anualmente, as assembleias que, neste ano, têm como tema, justamente, o “Diálogo”.

Muito além de prestar contas aos mais 3 milhões de associados, de 11 estados brasileiros, as assembleias têm como objetivo estimular o diálogo e ouvir as necessidades desses mesmos associados. Elas são a oportunidade para captar as experiências de quem vivencia o dia a dia e de angariar contribuições de melhorias para os planejamentos futuros.

A assembleia é o principal momento de diálogo na qual os associados conversam abertamente sobre os rumos da sua cooperativa. É também o momento de todos serem ouvidos. É a ocasião onde os associados demonstram a afinidade com os valores do cooperativismo.

Na assembleia, fica claro a equidade como garantia de igualdade entre os associados, de que todos têm os mesmos direitos e deveres na cooperativa. Nenhum associado pode ser privilegiado ou discriminado na sua participação, nas decisões e nos benefícios do negócio cooperativo. As regras valem para todos e beneficiam a todos, de igual forma.

Neste modelo, os associados têm os mesmos direitos e deveres de participação nas decisões. De forma igualitária, cada associado representa um voto. Vale lembrar que, no Sicredi, o associado é dono do empreendimento e participa da gestão da cooperativa. O associado escolhe os coordenadores de núcleo e os conselheiros da Cooperativa, que são seus representantes na tomada de decisões.

Portanto, você que é associado, participe das assembleias. Dialogando, compartilhe as suas sugestões e ideias, tome nota dos resultados de desempenho e contribua para o desenvolvimento da Cooperativa e de sua comunidade.

*Celso Ramos Régis - Sicredi União MS/TO

"

Evento reúne Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores da OCEB

"

Salvador (4/2) – Com objetivo de otimizar e alinhar informações que norteiam o Sistema Cooperativista na Bahia, além de fortificar o trabalho no desenvolvimento das cooperativas e do cooperativismo de forma integrada e permanente, a OCEB, em parceria com o Sescoop/BA, realizou no dia 1º de fevereiro, o II Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano, com a presença de 44 participantes.
 
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, abriu o evento apresentando a visão do futuro do cooperativismo, valores organizacionais, missão e objetivos estratégicos do Sistema, além do planejamento estratégico da OCEB e do Sescoop/BA. “Este encontro vem para alinhar um discurso estratégico, com aqueles que passam a imagem do Sistema OCEB em nossos cursos, palestras, eventos; sendo a principal chave da interlocução do conhecimento profissional para os funcionários e cooperados”, afirma Tecchio.
 
Uma das participantes foi a Comunicóloga especializada em Gestão de Recursos Humanos, Cristiane Araújo, que no ano passado palestrou no V Workshop de Secretariado e ministrou um treinamento interno para os funcionários do Sistema. Cristiane afirma que o encontro “é importantíssimo para nós que somos colaboradores, desenvolvamos nossas atividades, alinhadas às propostas e objetivos estratégicos do Sistema OCEB, gerando resultados ainda mais positivos”. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)

"

ENTREVISTA DA SEMANA: Martha Gabriel

"

Gestão de marca deve ser prioridade para instituição

Brasília (3/2) - Com perfil entusiasta e propositivo, Martha Gabriel conjuga múltiplas habilidades e ofícios. De Norte a Sul do país, em uma vasta e dinâmica agenda que inclui conferências e cursos em outros países, a renomada especialista em marketing digital, inovação e educação vem compartilhando sua expertise e legando ensinamentos a públicos cada vez maiores e diversificados.

Junto ao Sistema OCB, Martha tem exposto a importância do planejamento e defende que a gestão de marca – ou seja, o branding – deve ser prioridade, o que acaba por requerer uma progressiva mudança de cultura, de forma que todas as ações associadas disponham dessa marca no seu “próprio DNA” – o que contribui, efetivamente, para que toda e qualquer organização seja valorizada. Martha Gabriel é a entrevistada da edição nº 19 da Revista Saber Cooperar.

A partir da sua reconhecida experiência como estudiosa e consultora em marketing, quais caminhos e estratégias uma organização deve adotar para se posicionar no mercado?

Martha Gabriel - Para que uma organização se posicione de forma assertiva no mercado a fim de obter bons resultados, é essencial que exista planejamento. É por meio do planejamento estratégico, acompanhado dos planejamentos de marketing, que se consegue traçar os melhores caminhos para uma organização.

O planejamento é a ponte entre os objetivos e os resultados. É importante ressaltar, no entanto, que planejamento não é receita, mas método, e que, conforme aplicado, vai revelando as melhores soluções. Em função das transformações digitais no mundo, outros aspectos importantes a considerar para o sucesso das organizações hoje são também a antecipação, a agilidade e a resiliência.

As organizações, de forma geral, são boas em reagir e oferecer produtos/serviços; no entanto, a velocidade acelerada de mudança hoje faz com que seja necessário se antecipar, transformando-se em protagonista das transformações e não suas vítimas – be disruptive, not disrupted (em tradução livre, equivalente a “seja perturbador, não perturbado”).


Além da constituição e do fortalecimento da imagem de uma organização, por que investir na gestão de marca é tão importante?

Martha Gabriel - Porque a marca permeia todos os produtos e ações de uma organização, fazendo com que a sua força (ou fraqueza) se transmita automaticamente para eles também. Assim, empresas que possuem marcas fortes conseguem resultados financeiros melhores. Outro fator importante é que uma marca pode valer mais do que qualquer outro ativo de uma organização. Estudos demonstram que proteger e fortalecer a marca faz com que a organização seja valorizada ao longo do tempo, enquanto falhar em protegê-la traz perdas de valor. Portanto, em médio e longo prazo, além do fortalecimento de imagem, uma marca bem administrada pode contribuir, e muito, para os resultados financeiros e a otimização de realização dos objetivos de uma organização.


E os veículos de comunicação? Quais seriam as mídias mais eficientes para que a marca de uma organização suscite a esperada identificação positiva por parte do público?

Martha Gabriel - Aqueles veículos e mídias que os públicos-alvo usam. Se o seu público usa Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram e TV, esses são os melhores meios para atingi-lo. No entanto, se o seu público usa jornal e rádio, são esses os melhores veículos para ele. Quem determina quais mídias devem ser usadas é o público-alvo, em função das mídias que ele próprio usa – é isso que vai possibilitar a eficiência da comunicação e identificação com o público.

Dessa forma, cada cooperativa precisa analisar o comportamento de mídia dos seus públicos para poder escolher as melhores plataformas para eles. Por fim, levando em conta todas essas questões, como efetivamente despertar gestores e empreendedores para a importância da construção e do fortalecimento de uma marca?

Mostrando a eles que uma marca forte é um bom negócio. A linguagem do gestor e do empreendedor é “resultado”. Quando eles percebem que a gestão de marca não é uma questão de comunicação ou marketing apenas, mas uma dimensão importante de negócio e para os seus resultados financeiros, passam a se interessar por isso.

O primeiro passo, portanto, é a educação e conscientização desses gestores. Isso pode ser feito por meio de uma apresentação comparativa sobre o resultado de organizações que possuem marcas fortes em relação às que não têm, ou mesmo um case “antes e depois”, de empresas que passaram pelo processo de branding. Isso é usar a técnica de contar histórias que transmitam o nosso objetivo, que, nesse caso, é mostrar a importância da marca e sua gestão impactando os negócios, de forma simples e efetiva.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra (avance até a página 8).

"

Workshop sobre realização e condução de AGOs agrada participantes

"

Salvador (3/2) – Foi concluída na última sexta-feira, dia 29 de janeiro, em Salvador/BA, a primeira turma do Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias. O evento, segundo a organização, surpreendeu de forma positiva os participantes presentes. O workshop foi promovido Sistema OCEB, a fim de estimular o aprimoramento da gestão das cooperativas para o aperfeiçoamento dos processos de realização e condução de assembleias.

A abertura do evento foi feita pelo superintendente da OCEB, José Alberto Batista, que agradeceu a presença de todos, em especial de Dulce Rocha, analista da JUCEB, reforçando a parceria da OCEB com a Junta Comercial. O workshop foi ministrado pela analista jurídica da OCEB, Monique Brito, que orientou os participantes passo a passo para realização e condução de assembleias, fundamentos legais, elaboração de ata, abrindo espaço para debate com os participantes. 

Para Dulce Rocha, analista da JUCEB, este evento é de extrema importância para todas as cooperativas, e a presença da JUCEB neste workshop reforça a parceria entre os dois órgãos, permitindo o diálogo direto com as cooperativas. “Esta atividade chama atenção dos participantes para os aspectos legais obrigatórios para estes processos, orientando, além de ressaltar a importante assessoria que a OCEB fornece através de Monique, tanto em sua sede, como duas vezes por semana na JUCEB”, ressalta Dulce.

A atividade contou com a presença de 27 participantes de 10 cooperativas, dentre eles, Tatiana Santos, gerente administrativa e financeira da Uniodonto, que o momento do workshop não poderia ser mais oportuno, tendo em vista que as cooperativas estão no período de realização de assembleias. “Pudemos esclarecer nossas dúvidas e conhecer melhor sobre as exigências da JUCEB; além de pôr em prática o que aprendemos com a palestra, nas oficinas realizadas no turno da tarde”, conclui a gerente. 

Monique aconselha que antes das cooperativas encaminharem o processo para a Junta Comercial, passe pela assessoria da OCEB, para que sejam feitas as devidas correções e orientações. Os atendimentos às cooperativas são realizados nos seguintes horários:

Sede da JUCEB (Comércio) – Às terças e quintas-feiras de 9h às 16h.
Sede da OCEB – Às quartas-feiras de 9h às 17h.
 
Confira abaixo os próximos Workshops a serem realizados no interior:

17/2/2016 – Itabuna
19/2/2016 – Vitoria da Conquista
24/2/2016 – Irecê
26/2/2016 – Feira de Santana
3/3/2016 – Barreiras                                               

(Fonte: Assimp Sistema OCEB)

"

Cooperativa de leite vai beneficiar mais de 5 mil produtores em Confresa

"

Cuiabá (3/2) – A vida de mais de cinco mil produtores rurais do município de Confresa pode mudar com a criação de uma cooperativa de leite e a instalação de uma indústria beneficiadora de lácteos no município. Para que esta alternativa se concretize é que uma equipe do Sistema OCB/MT viajou 1.160 km para participar da primeira reunião oficial para a constituição da cooperativa, realizada no dia 30 de janeiro. Só a cidade de Confresa produz diariamente 120 mil litros de leite por dia, um volume significativo para o funcionamento de uma unidade processadora.

O assunto gerou interesse dos produtores da região Norte-Araguaia e das autoridades municipais que compareceram na reunião realizada, na Câmara de Vereadores de Confresa. O evento ocorreu após uma solicitação do prefeito da cidade, Gaspar Lazari, e lideranças rurais, para que o Sistema OCB/MT participe do processo de construção da cooperativa de leite, promovendo assim, a integração da cadeia produtiva do leite na região.

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, destacou a importância do cooperativismo para a sociedade. “Nossa principal missão em Confresa é esclarecer as dúvidas dos produtores com relação à formação de uma cooperativa, ressaltar as vantagens, os benefícios sociais e o impacto positivo na comunidade onde ela atua”.  

O presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Campinápolis (Campileite), Joaquim de Almeida Moraes, também participou da reunião e compartilhou suas experiências na produção leiteira, citando alguns fatores primordiais para se constituir uma cooperativa. Ele explicou que “é necessário um dirigente com responsabilidade, honestidade para manter uma liderança firme e formar uma consistente comissão de coordenadores, contando com um bom Conselho Fiscal”.

A partir deste primeiro encontro foram definidos entre os produtores, os nomes daqueles que serão os integrantes da equipe de planejamento e coordenação inicial do projeto de instauração da cooperativa. O produtor de leite em Confresa, Eraldo Escobar Villas Boas, está confiante e disse que a chegada da cooperativa na nossa região é positiva para todos, pois vai gerar trabalho, emprego e renda. Além de valorizar muito os pequenos produtores da região, o produtor passa a ter parceiros e a ter a comercialização do leite de maneira diferenciada, em conjunto”.

O prefeito de Confresa, Gaspar Lazari, confirmou a doação de um terreno para a construção da cooperativa e da indústria. “A área doada pela prefeitura é de 5 hectares e está localizada em um ponto estratégico da cidade, o que facilitará o escoamento da produção”, anunciou. Lazari disse ainda que “com essa cooperativa em funcionamento no município, haverá uma melhoria no preço do leite e um maior incremento da cadeia produtiva leiteira na região”.

O evento contou com a participação do analista de Desenvolvimento do Sistema OCB/MT, Mauro Machado Vieira, que acompanha o Programa Leite a Pasto – Educação Continuada, do analista de Monitoramento, Tiago Gomes de Assis e a estagiária de comunicação, Luciene Lins. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

"

Inscrições para lançamento do Dia C 2016 terminam no dia 10 de fevereiro

"

Belo Horizonte (3/2) – O Sistema Ocemg promove, no dia 25/2, o lançamento da Campanha do Dia C 2016. Na ocasião, será apresentada a nova identidade visual e o conceito da marca. A programação também contará com a oficina de voluntariado mediada pelas profissionais da Conexão Trabalho, Marina Bichara, especialista em Marketing e Novos Negócios pela ESPM; e Roberta Rossi, especialista em Responsabilidade Social pela Fundação Dom Cabral.

O evento marca uma das etapas preparativas do projeto que, este ano, acontece, em todo o estado, no dia 2 de julho. O prazo para se inscrever para o evento vai até o dia 10/2 (enquanto houver vagas). Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível aqui, sendo que cada cooperativa poderá cadastrar dois participantes.

O evento tem como objetivo orientar as cooperativas, por meio de subsídios metodológicos e motivacionais mostrando a importância da união e da participação de todas as organizações no projeto. São esperados cerca de 100 cooperativistas mineiros, que terão papel fundamental na sensibilização para o desenvolvimento integral das pessoas na cooperativa e na mobilização para a intercooperação.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Gerência de Capacitação do Sistema pelo telefone (31) 3025-7108. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

"

SOS Amazônia e Sistema OCB/AM realizam oficina

A SOS Amazônia, por meio do projeto Valores da Amazônia e em parceria com o Sistema OCB/AM, realizou entre os dias 18 e 22 de janeiro, oficinas sobre cooperativismo na cidade de Silves, no Amazonas.

O objetivo principal da oficina é capacitar as cooperativas selecionadas no tocante a sua organização administrativa, econômica e produtiva. Ou seja, buscar a eficiência na gestão para alcançar o desenvolvimento sustentável nas comunidades.

Além disso, procura implementar não só investimentos em infraestrutura e equipamentos, mas também, encaminhamentos para a criação de um Plano de Negócios com o objetivo de mapear toda a cadeia produtiva e dimensionar a produção dessas cooperativas.

“A capacitação é um momento importante e decisivo para a cooperativa, pois com a metodologia utilizada podemos despertá-los para o que se propõe uma cooperativa que pretende seguir pelo caminho correto, além de nos permitir detectar as dificuldades enfrentadas pelos associados”, destacou o coordenador do projeto Valores da Amazônia, Álisson Maranho.

Cooperativa participante:
Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia – Copronat (Silves-AM).

“Espero com todas as forças que nossos cooperados entendam o cooperativismo, pratiquem o cooperativismo. Cabe a nós associados colocar em prática tudo que estamos aprendendo nessas oficinas, e com isso, nos tornar mais organizados”, disse Regina Batista, presidente da Copronat.

O projeto Valores da Amazônia é financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES e tem a finalidade de estruturar, fortalecer e integrar as cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros, como borracha, cacau e óleos vegetais nos Estados do Acre e Amazonas.

Brasileiros podem ter trabalhos escolhidos para evento internacional

"

Terceira edição da Cúpula Internacional de Cooperativas é realizada pelo Sistema Desjardins com apoio da ACI e ocorrerá em outubro no Canadá

Brasília (2/2) – O Sistema Desjardins e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) realizarão entre os dias 11 e 13 de outubro, deste ano, em Quebec, no Canadá, a III Cúpula Internacional de Cooperativas, principal evento global destinado ao desenvolvimento de negócios entre os diversos integrantes da comunidade cooperativa mundial. A Cúpula ocorre a cada dois anos. Na última edição, em 2014, contou com a participação de mais de duas mil pessoas, oriundas de 90 países.

Um dos momentos alto do evento é a apresentação de trabalhos que retratem a realidade do cooperativismo nos mais diversos países onde o movimento se faz presente. Para isso, a organização está recebendo a inscrição de trabalhos que enfoquem o tema do evento que discutirá os impactos do cooperativismo na sociedade.

Os interessados em submeter seus trabalhos à análise da comissão têm até o dia 29 de fevereiro para enviar os papers. Os estudos aceitos serão apresentados ao público durante a conferência. Para isto, os autores terão inscrição gratuita para todo o evento. O resultado da análise dos trabalhos que farão parte da Cúpula deve ser divulgado no dia 9/5.

CLIQUE AQUI para mais informações e inscrições.

SAIBA MAIS – O público da Cúpula Internacional das Cooperativas é formado por gestores, diretores, além de líderes de cooperativas de todos os lugares, ramos e portes. Além disso, nas edições anteriores também houve a participação de um número expressivo de empresários de diversos setores da economia global. Na última edição, realizada em 2014, o evento contou com a participação do governador geral do Canadá.

A intenção da III Cúpula Internacional de Cooperativas é demonstrar os verdadeiros benefícios do modelo cooperativista nas economias em nível local, nacional e internacional, de maneira a evidenciar a importância decisiva dessas instituições como parte da solução para enfrentar os desafios socioeconômicos do século XXI.
 
Os temas da conferência são divididos em cinco principais interesses das cooperativas. O objetivo é tanto frisar o impacto das cooperativas sobre suas partes interessadas, como mostrar as influências recíprocas e, principalmente, a capacidade com que contam as partes interessadas para transformar as cooperativas. Assim, serão abordados os impactos das cooperativas sobre os consumidores, empregados, produtores, investidores e comunidades.
 
O aspecto da diversidade e multidisciplinaridade dos participantes e colaboradores aporta qualidade às trocas de experiência. Por isso, a organização da conferência receberá estudos de variados perfis: profissionais ligados a cooperativas, representantes de comunidades locais, bem como pesquisadores de variados campos de estudo, tais como administração e gestão, economia, sociologia, ciências políticas, pesquisa operacional, geografia, dentre outras.

"

Formação de gestores do empreendimento cooperativo é prioridade

"

Goiânia (2/2) – Com o intuito de atender à demanda das cooperativas de Goiás para capacitação do público cooperativista, o Sistema OCB/GO apresenta o Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas (Formacoop). Os treinamentos, que serão ministrados a partir de junho deste ano, têm como foco primordial as áreas de Recursos Humanos, Gestão de Cooperativas, Finanças e Educação Cooperativista.

O programa visa desenvolver atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo. Além disso, o Formacoop tem por objetivo aprimorar o processo de gestão das cooperativas, por meio da evolução comportamental e qualificação de suas lideranças e responsáveis.

"O Formacoop pretende ampliar a visão do seu público atendido sobre as formas de gestão do empreendimento cooperativo na atual conjuntura econômica global. Com isso, deve proporcionar oportunidade de discussão e análise do contexto do segmento de atuação da cooperativa. É necessário que todos eles recebam treinamentos específicos para desempenharem melhor as suas funções", afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza.

INFORMAÇÕES – O projeto do Formacoop tem subsídio do SESCOOP/GO, na maior parte do investimento. Porém, para participar, é necessário que a cooperativa, de origem do participante esteja inscrita ou se inscreva no Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e/ou participe de outro Programa Nacional (PAGC, GDA), que melhor atenda ao porte da cooperativa. Ela também deve realizar, no mínimo, o diagnóstico organizacional no início do curso.

INSCRIÇÕES – Os interessados em se inscrever devem estar atentos ao prazo, pois as inscrições estão abertas até o dia 5 de abril. A ficha deve ser preenchida no portal Goiás Cooperativo. Mais detalhes sobre o Programa podem ser obtidos pelo telefone (62) 3240-8909, pelo e-mail (clique aqui) ou leia a notícia sobre o assunto. (Fonte: Assimp Sistema OCB/GO)

"

Júnior Serra é o novo superintendente do Sistema OCB/PA

"

Belém (2/2) – Quem visitasse a sede do Sistema OCB/PA no ano de 2000 iria encontrar um jovem recepcionista de apenas 20 anos com um sorriso sempre largo no rosto e muitos sonhos no peito. Passados 16 anos, o garoto, hoje casado e pai de família, continua com o mesmo sorriso. Não mais na recepção. Atualmente ele ocupa o segundo cargo mais importante do ramo cooperativista no estado. Júnior Serra é o mais novo superintendente do Sistema OCB/PA.

Formado em administração, o superintendente é pós-graduado em gestão de cooperativas, especialista em desenvolvimento regional e gestão de cooperativas de crédito e está fazendo pós-graduação em gestão de empresas em São Paulo.  Dentro da Unidade Estadual do Sistema, Júnior passou pela recepção, foi auxiliar administrativo, técnico, gerente de desenvolvimento de cooperativas e, agora, superintendente.

“Foi bem trabalhoso. Comecei servindo cafezinho, ainda muito jovem. Depois de todo esse tempo, ser nomeado superintendente pelo presidente Ernandes Raiol é algo indescritível. É o reconhecimento por todo o esforço e dedicação em prol do segmento cooperativista. É também a prova de que com dedicação e força de vontade, todos os nossos sonhos ainda que nos pareçam inatingíveis, são completamente possíveis”.

Júnior tem uma ampla experiência com as cooperativas paraenses. Ele também ajudou a desenvolver alguns programas de nível nacional como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Ele participou do Comitê elaborador do Programa que é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop e tem como objetivo promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando os processos de produção, reduzindo custos e aumentando a produtividade e competitividade das organizações.

“Ao longo desses 16 anos, desenvolvi uma ótima relação com as cooperativas paraenses. Tive a oportunidade de conhecer todo o Estado, a maioria das cooperativas, assim como a estrutura interna do Sescoop/PA. A minha meta é auxiliar a atual presidência a fortalecer o sistema cooperativista e aprimorar os processos internos da Unidade, assim como manter o crescimento, fazendo com o que o Sistema OCB/PA seja de fato uma ferramenta de fomento para o desenvolvimento cooperativista. A proposta é que as cooperativistas possam recorrer ao Sistema para encontrar essa profissionalização”, afirma Júnior Serra.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a nomeação do novo superintendente foi uma escolha que comprova as oportunidades de crescimento pessoal e profissional do cooperativismo. “Acompanhamos a carreira do Júnior desde o início e percebemos como aquele garoto, que começou com uma função modesta, se tornou um grande agente de desenvolvimento do segmento cooperativista. É um exemplo da eficiência dos programas desenvolvidos pelo Sistema de valorização da mão de obra jovem, que se mostra com um enorme potencial de transformação social e de crescimento. Investir nos jovens é a grande tendência do mercado e as cooperativistas precisam compreender isso.” (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)

"

Cooperativas de crédito têm mais unidades de atendimento do que outros bancos do Sistema Financeiro Nacional

"

Além disso, em três meses, a participação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo no SFN passou de 4,40% em junho/15 para 4,58% (set/15)

Brasília (1º/2) – O número de unidades de atendimento ao público das cooperativas de crédito no Brasil ocupa o primeiro lugar em um ranking que compara o Banco do Brasil, Bradesco, Itau e Caixa Econômica Federal. Os dados constam do relatório trimestral do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), referente a setembro de 2015, divulgado pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

De acordo com os dados levantados, as cooperativas de crédito possuem 5.432 unidades de atendimento, número superior ao da rede do Banco do Brasil (5.424) e ao de bancos como o Bradesco (4.601), Itau (3.837) e Caixa (3.401).

Outro dado bastante relevante diz respeito aos depósitos do Sistema Financeiro Nacional (SFN) – excluídos os depósitos interbancários – que alcançaram, em setembro do ano passado, o montante de R$ 1,9 trilhões, com crescimento de 2,50% no trimestre. Mesmo com a turbulência econômica a participação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo no SFN (um total de R$ 91,2 bilhões) passou de 4,40% em junho/15 para 4,58% (set/15), sendo os depósitos a prazo nas cooperativas singulares e a captação de depósitos à vista dos bancos cooperativos os principais responsáveis pelo aumento.

O documento acaba de ser divulgado pelo FGCoop. O objetivo, segundo o diretor executivo do Fundo, Lúcio Faria, é consolidar os números do sistema para trazer maior transparência às informações e dados estatísticos, ampliando, assim, o conhecimento do segmento de crédito cooperativo dentro e fora do país. O relatório trimestral é composto por três tópicos: 1) Estrutura do SNCC; 2) Depósitos; 3) Operações de crédito.

IDIOMA – E com o objetivo de conferir maior visibilidade e transparência às informações do SNCC, o site, bem como seu conteúdo está sendo traduzido. Boa parte do material já pode ser lido em inglês. Até o fim deste mês, a versão espanhola também poderá ser acessada.

Para acessar o relatório, clique aqui.

"

Movimento cooperativista perde uma grande referência

"

Geci Pungan que faleceu no sábado, tem sua história confundida com a do próprio cooperativismo

Brasília (1º/2) – Uma grande perda para o cooperativismo brasileiro. Geci Pungan, nome de destaque do movimento cooperativista nacional, faleceu no sábado, dia 30/1, após mais de 40 anos de atuação em prol do setor. Tido como uma referência, Geci que era natural de Seara (SC) deixa esposa, filha e muitos amigos em todas as partes do país.

Geci tinha 72 anos e era superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de Santa Catarina (Sescoop/SC). O cooperativista fez parte do grupo técnico nacional que fundamentou as bases para a criação do Serviço Nacional, há 16 anos. O Sescoop é, hoje, um braço fundamental no que diz respeito à profissionalização de dirigentes, associados e colaboradores de cooperativas.

Contador e auditor profissional, prestou mais de 40 anos de relevantes serviços ao cooperativismo catarinense e brasileiro. Na década de 1980 atuou no Instituto Técnico das Cooperativas (ITEC), organismo que teve importante papel na qualificação do setor. Também ocupou a função de superintendente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), onde assegurou diversas conquistas às cooperativas catarinenses.

Pungan colaborou, incentivou, participou e assessorou a constituição de dezenas de cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Transporte, Saúde, Consumo, Infraestrutura, Educação, Habitação e Trabalho.

DEPOIMENTOS

EXCELÊNCIA - “Não tem como falar de cooperativismo sem fazer um vínculo com a atuação do amigo Geci. Com sua vasta experiência nas áreas de contabilidade e auditoria, ele trabalhou muito para que hoje tivéssemos um nível de organização contábil de excelência. Ao colaborar, por exemplo, com a criação do Sescoop, ele garantiu o futuro do cooperativismo, sobretudo quando o assunto é qualificação profissional. O movimento cooperativista vive profunda dor, pois perde um de seus maiores entusiastas.” Márcio Lopes de Freitas – presidente do Sistema OCB

AGREGADOR - “O Geci tinha um jeito firme de se posicionar quando se tratava de defender a essência do cooperativismo e seus mecanismos de desenvolvimento, mas ao mesmo tempo, ele sempre tinha um olhar acolhedor para com a opinião dos colegas. Ele sempre fez questão de aprender com o ponto de vista alheio, pois acreditava que isso sinalizava o quanto ele valorizava as relações humanas. Sem sombra de dúvidas: Geci, com sua integridade e capacidade agregadora, foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento da organização do cooperativismo brasileiro.” Renato Nobile – superintendente do Sistema OCB

COMPETÊNCIA – O presidente do Sistema Ocesc, Marcos Antônio Zordan, declarou que “Geci contribuiu decisivamente para as cooperativas atingirem o elevado nível de desenvolvimento gerencial e econômico da atualidade”. Acrescentou, ainda, que todos os ex-presidentes da entidade contaram com seu “competente e leal assessoramento”.

DESTAQUE – "No cooperativismo temos grandes líderes que possuem funções diferentes. Uns se destacam pela defesa dos princípios e valores do cooperativismo, o Geci era um desses cooperativistas." Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB e integrante do Conselho Nacional do Sescoop

PROFISSIONALISMO – “Todas as vezes que trabalhei diretamente com o Geci, ele sempre me surpreendia com seu comprometimento e profissionalismo. É inegável que ele respirava cooperativismo e que não media esforços para alcançar tudo aquilo que tivesse o objetivo de melhorar a rotina das cooperativas. Um de seus focos de atuação era a profissionalização de dirigentes, associados e colaboradores de cooperativas. Ele sempre será uma fonte de inspiração para todos nós!” Karla Oliveira – gerente geral do Sescoop

GESTÃO E GOVERNANÇA – “Como catarinense, pude ver o quanto a atuação do Geci, focada em práticas de gestão e governança, melhorou as rotinas das cooperativas do estado de Santa Catarina. Era muito claro, para ele, que o papel das organizações estaduais é contribuir com a melhoria operacional da nossa base e, por isso, nunca media esforços para encontrar a solução mais adequada para cada questão que lhe era apresentada. O movimento cooperativista tem o dever de se lembrar do Geci como alguém que fez a diferença.” Tânia Zanella – gerente geral da OCB


DESPEDIDA

O corpo do superintendente Geci Pungan foi cremado no fim da tarde de sábado (30/1), no Crematório Vaticano, de Balneário Camboriú (SC), depois de despedida que reuniu centenas de amigos, familiares, colegas de trabalho e autoridades. A causa da morte foram as complicações decorrentes de um câncer de pulmão. (Com informações da assessoria de imprensa do Sistema Ocesc)

"

Presidentes e superintendentes discutem prioridades para 2016

"

Brasília (28/1) – Presidentes e superintendentes das unidades estaduais do Sistema OCB estão em Brasília, desde ontem, onde participaram de reuniões para avaliar e ranquear as prioridades que darão o tom da atuação das três casas – OCB, Sescoop e CNCoop – ao longo deste ano.

Durante a abertura do Encontro Nacional de Presidentes e Superintendentes, ocorrida no início da tarde de ontem, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de ressaltar a importância de se trabalhar em conjunto com os estados, a fim de conferir além de representatividade, legitimidade à atuação das entidades de representação do cooperativismo nos níveis nacional e estadual.

“Quando ouvimos as necessidades dos estados é possível encontrar alternativas e soluções para questões em comum. Isso nos fortalece e nos integra mais e mais. Esse é o grande diferencial da nossa gestão: a decisão participativa”, comenta.

Ontem, o diálogo girou em torno do projeto de mudança de marca do Sistema OCB, da elaboração de um projeto de curso de qualificação continuada destinado aos presidentes de unidades estaduais e, também, sobre o manual de governança cooperativa. Hoje pela manhã, os superintendentes debateram sobre assuntos estratégicos para o movimento cooperativista nacional.

"