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Em momentos de instabilidade econômica, o consumidor precisa estar atento na hora contratar serviços ou produtos bancários. No caso de empréstimos, por exemplo, é bom observar o percentual de juros a incidir sobre o valor contratado. E é nesse momento em que as cooperativas de crédito surgem como a alternativa mais viável, na comparação com as demais instituições financeiras do país.
O assunto foi destaque no Jornal Hoje, desta sexta-feira, que veiculou uma matéria enfatizando as vantagens das cooperativas de crédito, em relação aos demais bancos do Sistema Financeiro Nacional.
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é uma das fontes ouvidas pela reportagem. Segundo a entidade, no empréstimo pessoal, por exemplo, a taxa de juros das cooperativas varia entre 30,4#$-$#a 43,9#$-$#ao ano. Enquanto nos bancos comuns, a média é de 120,4#$-$#ao ano, de acordo com o Banco Central. No cheque especial, a taxa de juros das cooperativas varia entre 90,5#$-$#e 175,7#$-$#ao ano. Nos demais bancos a taxa média é de 284,8#$-$#ao ano.
Clique aqui para assistir a reportagem: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/01/cooperativa-de-credito-e-alternativa-para-emprestimo-com-juros-baixos.html
Fonte: Site www.ocb.coop.br
Curitiba (25/1) – O Paraná consolidou sua liderança na exportação de frango no País com mais um recorde nos embarques em 2015. Foram 1,481 milhão de toneladas exportadas, volume 15,17% maior do que em 2014, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O Paraná representou 34% das exportações brasileiras, que somaram 4,304 milhões de toneladas no ano passado.
Impulsionada pelos investimentos das cooperativas agropecuárias, pela integração com o produtor e o bom resultado na exportação, a avicultura paranaense cresce mesmo com a economia nacional encolhendo. “A avicultura paranaense atingiu um forte grau de especialização, com a conquista de mercados exigentes e ainda tem espaço para expansão no Estado”, diz Francisco Carlos Simioni, chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
PARCELA - O setor respondeu por 20% das exportações do agronegócio do Paraná em 2015, de acordo com levantamento realizado pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Os principais mercados da carne de frango foram Arábia Saudita (22%), União Europeia (13%), China (11%), Japão (9%) e Emirados Árabes (9%).
CADEIA - A cadeia paranaense da avicultura abate cerca de 1,8 bilhão de aves por ano e gera 60 mil empregos diretos e cerca de 600 mil indiretos no Estado. Ao todo são 36 frigoríficos, a maioria na região Oeste, com uma produção de 3,6 milhões de toneladas, de acordo com o Deral.
RECEITA - As exportações de carne de frango somaram US$ 2,37 bilhões no ano passado, com uma variação de 0,10% em relação a 2014. O crescimento menor em faturamento, apesar do aumento do volume, ocorreu porque houve, em média, uma queda de 13% no preço do frango comercializado no Exterior, explica a economista Tania Moreira, do departamento técnico e econômico da Faep.
DÓLAR - A queda dos preços em dólar, no entanto, foi compensada pela desvalorização do real, de acordo com Domingos Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar). “Alguns cortes não tiveram aumento de preços, principalmente alguns vendidos na Europa e em Hong Kong. Mas mesmo assim, com a diferença cambial, houve aumento de receita”, diz.
EXPANSÃO - Atualmente 152 países compram o frango paranaense. As oportunidades de expansão são grandes, principalmente com as restrições sanitárias impostas a alguns mercados, como Estados Unidos e México, por conta da gripe aviária. A previsão, de acordo com Domingos Martins, é que, dentro de cinco anos, o Paraná responda por 50% das exportações brasileiras de frango. “A crise brasileira é interna. No Exterior, para quem faz o dever de casa, trabalha com qualidade e é competitivo, há mercado”, afirma Martins.
REFLEXO - A competitividade da avicultura paranaense é reflexo de uma combinação de fatores: oferta de insumos, como o milho, usado como ração, alta tecnologia de produção e investimentos em sanidade animal e agroindustrialização. Além disso, os frigoríficos souberam se adaptar às exigências dos mercados consumidores. O frango enviado para a Arábia Saudita, por exemplo, é abatido de acordo com o método Halal, que obedece a lei islâmica. O país é hoje o principal destino das exportações do setor no Estado.
Agronegócio responde por quase 80% das exportações do Paraná - O agronegócio respondeu por 78% das exportações paranaenses em 2015. A participação é a maior desde o início da série histórica, em 2000, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O resultado foi impulsionado pela boa safra de grãos e pelo avanço nos embarques de carne de frango e de suíno. Em 2015 o setor exportou o volume recorde de 22,45 milhões de toneladas – 13% mais do que em 2014.
VALOR - Apesar do aumento dos volumes, o valor exportado do agronegócio recuou 7,83% em dólar, para US$ 11,64 bilhões, devido à queda dos preços das principais commodities, de acordo com a economista Tania Moreira, do departamento técnico e econômico da Faep. Somente a soja, principal produto da pauta de exportações, registrou uma queda de 10% no valor exportado em 2015. Mas bateu recorde em volume, com 7,78 milhões de toneladas, 17,5% mais do que em 2014.
ÚLTIMA DÉCADA - O aumento da participação do agronegócio na pauta de exportações do Paraná se intensificou na última década, com o aumento da produção agrícola e a perda relativa de outros setores, como a indústria de transformação, prejudicada pelo dólar alto. Em 2005, o agronegócio respondia por 59% das exportações do Estado.
ACIMA DA MÉDIA - O agronegócio tem uma participação no total exportado do Paraná bem acima da média brasileira. No país, o setor representa 43% do total enviado ao exterior. (Agência de Notícias do Paraná)
Brasília (22/1) – Em momentos de instabilidade econômica, o consumidor precisa estar atento na hora contratar serviços ou produtos bancários. No caso de empréstimos, por exemplo, é bom observar o percentual de juros a incidir sobre o valor contratado. E é nesse momento em que as cooperativas de crédito surgem como a alternativa mais viável, na comparação com as demais instituições financeiras do país.
O assunto foi destaque no Jornal Hoje, desta sexta-feira, que veiculou uma matéria enfatizando as vantagens das cooperativas de crédito, em relação aos demais bancos do Sistema Financeiro Nacional.
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é uma das fontes ouvidas pela reportagem. Segundo a entidade, no empréstimo pessoal, por exemplo, a taxa de juros das cooperativas varia entre 30,4% a 43,9% ao ano. Enquanto nos bancos comuns, a média é de 120,4% ao ano, de acordo com o Banco Central. No cheque especial, a taxa de juros das cooperativas varia entre 90,5% e 175,7% ao ano. Nos demais bancos a taxa média é de 284,8% ao ano.
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Porto Alegre (22/1) – O segmento cooperativista gaúcho tem motivos de sobra para comemorar os resultados obtidos em 2015. Apesar do cenário de instabilidade na economia do Brasil e da crise política do setor público, o cooperativismo segue sua curva de crescimento e desenvolvimento socioeconômico.
Com destaque em diversos ramos, as cooperativas gaúchas receberam premiações e foram homenageadas pelo trabalho e serviços prestados ao longo do ano. Ao todo, entre certificados, medalhas e troféus, foram 350 prêmios recebidos.
Dentre as premiações recebidas durante o ano de 2015 destacam-se as seguintes conquistas: Marcas de Quem Decide, Top of Mind, Maiores e Melhores: as 1000 Maiores Empresas do Brasil, Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – Prêmio IASC 2015, Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, Melhores Empresas para se Trabalhar, Carrinho AGAS, 100 melhores Vinhos do Mundo, Prêmio Mérito Lojista, Prêmio Responsabilidade Social, Prêmio Top de Marketing, Troféu Campeador, 500 Maiores do Sul, Prêmio de Excelência da Saúde, Valor 1000 Maiores Empresas, entre outras premiações que foram concedidas a cooperativas, presidentes, dirigentes e entidades representativas do setor.
Durante o ano de 2015, o Sistema Ocergs atuou de forma significativa na divulgação da força do cooperativismo no desenvolvimento da economia do Estado, onde atuam cerca de 430 cooperativas registradas junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), somando 2,6 milhões de associados e cerca de 58,4 mil empregados diretos.
Desenvolvimento socioeconômico do cooperativismo em 2015
Nesse sentido, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, enaltece o trabalho das cooperativas em prol do desenvolvimento de suas comunidades locais, combatendo as desigualdades sociais, gerando empregos, promovendo a inclusão social e realizando negócios de forma sustentável.
“Nunca tivemos tantas premiações, que representam o volume de crescimento econômico e social das cooperativas e o reconhecimento da importância delas no Estado. Esse cenário denota a relevância que o Sistema Ocergs tem imprimido ao cooperativismo no Rio Grande do Sul, no sentido de que perante a sociedade e os governos o cooperativismo é uma ferramenta importante no desenvolvimento socioeconômico do Estado. Podemos dizer que o ano de 2015 foi coroado com êxito, na medida em que os indicadores sociais demonstraram mais uma vez que o cooperativismo cresceu em 2015 e, que em 2016, continuará na mesma caminhada”, disse Perius. (Fonte: Assimp Ocergs)
Brasília (21/1) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado preliminar da etapa de entrevista técnica, integrante do processo seletivo que visa à contratação de profissional para o cargo de analista de sistemas (desenvolvedor). O Sescoop também informa o prazo para interposição de recursos que será entre os dias 22 e 23 deste mês de janeiro. Clique aqui e saiba mais!
"Rio de Janeiro (21/1) – É a primeira vez que na atual gestão do Sistema OCB/RJ será implementada a Organização de Quadro Social (OQS) em uma cooperativa. A instituição a ser contemplada é a Cooperativa Agropecuária Duas Barras. Em 14 de janeiro, o programa – que tem duração de três meses – foi apresentado aos membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo e dirigentes da cooperativa.
Desde o dia 18 de janeiro a Cooperativa Agropecuária Duas Barras utiliza o diagnóstico dos cerca de 180 cooperados, visitando-os, a fim de estruturar comunidades para administrar melhor a atuação da cooperativa.
A OQS é um processo sistemático de comunicação e integração que contribui para melhorar a eficiência, eficácia e competitividade da cooperativa e seus cooperados. O programa dará oportunidade aos cooperados de participarem da gestão da cooperativa, preparar lideranças para assumir cargos na administração e fiscalização, orientar os cooperados em relação aos serviços prestados pela cooperativa, buscar a contribuição na definição de objetivos e criar um espaço de comunicação e informação para o cooperado.
O coordenador de Planejamento da Sescoop/RJ, Valdinei Calixto e os analistas de Operações e Planejamento do Sescoop/RJ, respectivamente, Sabrina Oliveira e Márcio Fernandes, representaram o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, em visita realizada esse mês. Para Sabrina, a OQS é um momento importante que deve ser seguido por todas as cooperativas.
“É um marco, pois é a primeira vez que realizamos a OQS nessa gestão, sendo referência no Estado. Desejo sucesso a todos os cooperados e que possa servir de exemplo para outras cooperativas”, comentou.
Segundo Calixto, o momento é propício para a cooperativa crescer com melhores resultados para todos. “O objetivo é levar resultados aos cooperados e fazer com que a cooperativa seja sustentável econômica e ambientalmente”, declarou.
A apresentação da OQS foi feita pelo professor do curso de Formação em Gestão de Cooperativas (Formacoop), Frederico Zappi. O presidente da Cooperativa Agropecuária Duas Barras, Roberto de Mello Araujo, que participa do Formacoop, mostrou-se satisfeito e creditou ao Sistema OCB/RJ a oportunidade de crescimento. “A cooperativa está dando um grande passo com a ajuda do Sistema para se desenvolver e ter melhores resultados para todos”, concluiu.
Também estiveram presentes na visita o secretário municipal de Cultura e Turismo, Francisco José Vasconcellos Filho; o chefe do escritório local da Emater-Rio, José de Mello Araújo, a presidente da Associação dos Artesões de Duas Barras e membro da Associação Comercial e Turística de Duas Barras, Adriane Calvo; o professor da Unesc, de Colatina (ES), José Carlos Moreira Araújo de Barros; e o ex-presidente da Confederação das Unimeds do Brasil, Dagoberto José Silva. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)
Vitória (21/1) – O Sistema OCB/ES realiza na próxima segunda-feira, dia 25/1, o seminário “Cenários e Tendências: Mundo, Brasil e ES”. O evento que ocorre na sede da entidade, em Vitória/ES, marca o início do Programa de Gestão Avançada das Cooperativas do Espírito Santo (Progescoop), fruto de uma parceria entre o Sistema OCB/ES, a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e a Fundação Dom Cabral.
Seu o objetivo é capacitar dirigentes e gestores com foco em melhoria de resultados nas cooperativas agropecuárias para aprimoramento da gestão cooperativista e disseminação de boas práticas de governança. Farão parte do programa as cooperativas: Agrum Coop, Cacal, Clac, Cooabriel, Coocafé, Coopbac, Coopeavi, Selita, Veneza E Caf Sul.
O programa visa, ainda, implantar o Programa Parceiros para a Excelência (PAEX), desenvolvido pela FDC, em cooperativas agropecuárias do Espírito Santo. É uma iniciativa que conta com uma metodologia moderna e dinâmica, com implementação de um modelo de gestão focado em melhoria de resultados e aumento de competitividade. Todo trabalho é desenvolvido com o acompanhamento de professores experientes, os resultados aparecem a médio e longo prazos, por meio do realinhamento da estratégia de cada cooperativa e com avaliações gerenciais mensais para mensurar o progresso dos negócios.
INVESTIMENTO – Serão investidos pelo Sistema OCB/ES e pelas cooperativas R$ 2,3 milhões e, pelo Governo do Estado, por meio da SEAG, R$ 1,5 milhões em três anos, totalizando R$ 3,8 milhões em investimento no cooperativismo capixaba.
RECONHECIMENTO – O Programa ganha notoriedade e destaque a nível nacional tendo em vista as ações realizadas com orientações de especialistas da Fundação que atuam junto às empresas e cooperativas dando ênfase aos seguintes aspectos: redefinição da estratégia, acompanhamento de indicadores e metas, intercâmbio entre cooperativas para compartilhamento das melhores práticas de gestão, e metodologias diversas ligadas as áreas de Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística. (Com informações do Sistema OCB/ES)
Salvador (21/1) – O Sistema OCEB realizará no dia 1º/2 o II Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano. Os objetivos são otimizar e alinhar informações que norteiam o Sistema Cooperativista na Bahia, além de fortificar o trabalho no desenvolvimento das cooperativas e do cooperativismo de forma integrada e permanente.
Na oportunidade, será apresentado o Planejamento Estratégico da OCEB e do Sescoop/BA, assim como as ações do Sistema para 2016. De acordo com o superintendente da OCEB, José Alberto Batista, o encontro pretende reunir profissionais alinhados com os objetivos do Sistema, para melhor desenvolver o aprimoramento da gestão das cooperativas e seu desenvolvimento.
“O Sistema cooperativista tem como visão ser reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados e para alcança-la é necessário o envolvimento de todos, falando a mesma linguagem e seguindo alinhado com os objetivos do Sistema”, ressalta o superintendente. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
Florianópolis (20/1) – Contadores, faturistas e profissionais ligados à tecnologia da informação de cooperativas agropecuárias catarinenses participaram, nesta semana, em Chapecó/SC, de um encontro para esclarecer dúvidas e questões relacionadas à implantação da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC). O evento foi promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
O diretor superintendente da entidade, Neivo Luiz Panho, conduziu a abertura das atividades e destacou a importância da implantação do sistema para facilitar o processo de emissão de nota aos produtores rurais. “Com o sistema, não é necessário ir até a prefeitura municipal para prestar contas. Basta emitir a nota eletrônica para que a operação seja contabilizada pelos órgãos competentes”, disse.
O auditor fiscal da Receita Estadual e responsável pelo projeto na SEF/SC, Ari José Pritsch, iniciou sua explanação lembrando que nota fiscal tem como finalidade registrar operações, atestar a responsabilidade do produtor pela segurança e qualidade do produto, proporcionar garantia do produto, permitir o acompanhamento estatístico da produção, planejar ações voltadas ao desenvolvimento, arrecadação de impostos, entre outros aspectos.
As vantagens da NFP-e incluem o fato de o produtor poder usá-la na comercialização de vários produtos e serviços como o turismo rural e a venda de adubos, ração e fertilizantes. Atualmente, a NF em papel é emitida somente para produtos primários.
Além disso, com o sistema eletrônico, todas as notas emitidas entrarão, automaticamente, no movimento econômico do Município e contribuirão no cálculo do retorno do ICMS. As notas ficarão arquivadas e disponíveis para a Previdência Social quando o produtor solicitar sua aposentadoria. Outros benefícios compreendem a substituição do bloco de notas em papel, redução de custos, o fato de evitar deslocamentos para buscar novos blocos e prestar contas, além da nota ficar armazenada na SEF/SC com a possibilidade de imprimir cópias ilimitadas, o que facilita a comprovação da renda.
De acordo com a SEF/SC, a implantação do novo sistema deve beneficiar cerca de 200 mil produtores rurais de Santa Catarina. As notas fiscais estarão articuladas com as Guias de Transporte de Animais (GTA) que estão em versão eletrônica desde 2014.
HABILITAÇÃO – Para fazer a habilitação para o uso da NFP-e, o produtor rural poderá ir até a Unidade Conveniada do município ou, se tiver condições, o próprio produtor poderá providenciar sua habilitação pelo endereço www.sef.sc.gov.br. Antes de fazer a habilitação, o produtor deverá comunicar o adquirente de sua produção sobre a adesão no sistema da NFP-e. Para isso, o produtor deverá ter em mãos os seguintes documentos: número da inscrição estadual, CPF, data de nascimento, título e eleitor, e-mail e telefone. O acesso ao sistema de emissão de notas é feito mediante número da Inscrição Estadual do produtor e senha criada no momento da habilitação. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
Belo Horizonte (20/1) – Lançado em 2015 pelo Sistema Ocemg, o Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral – instituição renomada em educação executiva eleita pelo jornal Financial Times entre as 20 melhores escolas de negócios do mundo, terá a sua segunda edição iniciada nos dias 16 e 17 de fevereiro, com previsão de conclusão para os dias 22 e 23 de novembro.
A iniciativa tem uma proposta inovadora que visa ao desenvolvimento das competências essenciais de liderança, gestão e governança, com visão e conhecimento das várias funções organizacionais e de negócios aplicáveis às cooperativas.
Direcionado exclusivamente para presidentes, conselheiros e diretores de cooperativas participantes no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), a seleção dos participantes é feita a partir da análise dos indicadores de gestão, comparativamente com os resultados das demais cooperativas participantes. No total, são oferecidas 35 vagas, uma por cooperativa, de modo a garantir que um maior número de cooperativas possa participar.
O curso tem carga horária de 96 horas, divididas em seis encontros de 16 horas com os seguintes temas: Gestão Estratégica, Finanças, Gestão de Riscos, Marketing e Vendas, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas. A primeira turma realizada em 2015 teve adesão expressiva e um elevado índice de aprovação pelos participantes.
De acordo com a gerente de Capacitação do Sistema, Andréa Sayar o Sistema Ocemg continuará garantindo o padrão de qualidade obtido na primeira edição do curso dentro de uma perspectiva de melhoria continua no programa e de evolução permanente, frente à dinâmica do ambiente de negócios das cooperativas. "Como sempre, o Sistema Ocemg busca aprimorar os seus cursos de modo a manter o padrão de ensino aprendizagem considerando as avaliações dos participantes e as próprias observações feitas pela equipe técnica da entidade" conclui. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Belo Horizonte (20/1) – O calendário de cursos e eventos do Sistema Ocemg para 2016 já está disponível no Portal do Cooperativismo Mineiro. De acordo com a gerente de capacitação do Sistema, Andréa Sayar, todas as atividades da Casa estão organizadas em eixos temáticos como Gestão e Governança, Organização do Quadro Social (OQS), Educação Cooperativista, Promoção Social, além de Estudos e Pesquisas.
Entre as atividades de Gestão e Governança das Cooperativas, os cooperativistas têm à disposição o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Programa de Formação de Dirigentes e Gestores das Cooperativas Mineiras (Formacoop), o Programa de Formação de Conselheiros das Cooperativas de Crédito (Formacred) e o Programa de Gestão Avançada para Líderes (Lidercoop).
Em breve, as programações detalhadas dos Encontros Profissionais, além das propostas para os de Jovens e de Mulheres, serão divulgadas. O ciclo de palestras quinzenais de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo já foi retomado em janeiro.
As atividades ligadas à Promoção Social abrangem ações de Educação, Lazer e Cultura, Reponsabilidade Social e Qualidade de Vida. Acompanhe no Portal do Cooperativismo Mineiro as agendas do Sábado Cooperativo, Coop Encena, Corrida da Cooperação, Coopsportes e Dia C.
Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Capacitação pelos telefones (31) 3025-7112 e 3025.7110 ou pelo e-mail
Belo Horizonte (20/1) – Uma das principais ações do pilar de Promoção Social do Sistema Ocemg, o Programa de Educação Cooperativa, cresce a cada ano. O sucesso da iniciativa reflete números expressivos. De 2011 até o final de 2015, 9.178 alunos foram contemplados pelo programa, vindos de mais de 150 escolas mineiras. Cerca de 500 educadores foram envolvidos no projeto, que contou com a colaboração de 21 cooperativas locais como apoiadoras.
Para 2016, as visitas do programa terão início na segunda quinzena de março e existem ainda novidades entre as atividades a serem trabalhadas com os estudantes. "Dentre as temáticas e as atividades a serem desenvolvidas, destacamos a elaboração de um Plano de Negócio Cooperativo, a partir da visão e da prática do empreendedorismo coletivo. Esse plano de ação servirá de suporte metodológico e de inspiração na estrutura, organização e gestão para que os estudantes escolham e definam o tipo de negócio cooperativo que querem desenvolver", explica a analista da Gerência de Capacitação, Thaís Leite.
Desde o início do programa, o número de cidades também aumentou de três para 21. E este ano o número de cidades contempladas pelo projeto será ainda maior, com seis novas adesões: Cataguases, Itabira, Guapé, Lajinha, Campos Altos e Pimenta. Além desses municípios, Alpinópolis, Araguari, Caetanópolis, Canápolis, Capinópolis, Carmo do Rio Claro, Carmópolis de Minas, Chapada Gaúcha, Curvelo, Esmeraldas, Frutal, Guanhães, Guaxupé, Gurinhatã, Ituiutaba, João Monlevade, Luz, Machado, Morada Nova de Minas, Paraopeba, Três Marias estão entre as cidades que já recebem o programa.
O Programa de Educação Cooperativa é um a iniciativa do Sistema Ocemg, com objetivo de disseminar a consciência e a cultura da cooperação para os professores e estudantes no ambiente da escola, na família, na comunidade e na cidade. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Brasília (19/1) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) comunicou hoje o resultado da terceira etapa do processo seletivo para o cargo de analista de pessoal. Clique aqui para conhecer o documento.
Brasília (19/1) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje o resultado do processo seletivo destinado à contratação de profissional para o cargo de analista de sistemas (desenvolvedor). Clique aqui para conhecer a relação dos habilitados e, também, para relembrar as próximas etapas do processo seletivo.
"Salvador (19/1) – Buscando atender à uma das demandas mais destacadas durante os Encontros de Presidentes das Cooperativas Baianas, realizados ao longo do ano passado, o Sistema OCEB promoverá uma série de workshops sobre a Realização e a Condução de Assembleias, em seis regiões do estado da Bahia. O primeiro deles está marcado para o dia 29 deste mês e ocorrerá em Salvador.
O objetivo é estimular o aprimoramento da gestão das cooperativas para viabilizar o processo de realização e condução das assembleias, diminuindo significativamente as devoluções de processos no ato de arquivamento na Junta Comercial do Estado da Bahia. Além disso, visa a padronizar e aprimorar os processos de realizações de assembleias para atender aos dispositivos legais e as normas do Departamento Nacional de Registro e Comercio (DNRC), melhorando a qualidade dos registros e processos internos das cooperativas no que tange aos procedimentos realizados durante as assembleias.
“Este workshop é extremamente importante para o desenvolvimento das cooperativas em que, a assembleia seja organizada para que todos os cooperados possam exercer seus direitos na cooperativa”, analisa Cergio Tecchio, presidente da OCEB. A atividade é voltada para dirigentes, assessores, gestores e secretários de cooperativas dos diversos ramos do Estado, limitado a três participantes por cooperativa. As inscrições deverão ser realizadas por meio do Portal Bahia Cooperativo.
Confira abaixo o cronograma de realização do Workshop:
- 29/1: Salvador
- 17/2: Itabuna
- 19/2: Vitoria da Conquista
- 24/2: Irecê
- 26/2: Feira de Santana
- 3/3: Barreiras
(Fonte: Assimp Sistema OCEB)
"O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado, de abrangência nacional. Tem como associadas as cooperativas singulares de crédito que captam depósitos e os dois bancos cooperativos: Bancoob e Banco Sicredi.
OBJETIVOS – O FGCoop tem por objeto prestar garantia sobre instrumentos financeiros emitidos ou captados pelas instituições associadas, nas situações de decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial. Também, no futuro, poderá contratar operações de assistência e de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de central ou confederação.
SUPORTE - As operações de assistência e de suporte financeiro, de acordo com o estatuto do FGCoop, somente serão realizadas quando o patrimônio do Fundo for suficiente para garantir, no mínimo, 1,5% dos depósitos das instituições associadas.
COBERTURA - O limite de cobertura ordinária de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada ao Fundo será garantido até o valor de R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais), limitado ao saldo existente.
CONTRIBUIÇÃO - Fixada em 0,0125% ao mês do montante dos saldos das contas correspondentes às obrigações objeto de garantia ordinária, não devendo o recolhimento mínimo mensal ser inferior a R$ 100,00.
O FGCoop tem sede em Brasília/DF, no Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul – SAUS - Qd. 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202.
Contatos:
61 3224-0449
Para informações completas, acesse: www.fgcoop.coop.br
"Brasília (19/5) – As unidades estaduais do Sistema OCB e suas cooperativas poderão participar, a partir desta quinta-feira (21/5) da série de fóruns regionais da iniciativa Dialoga Brasil, com objetivo de discutir e auxiliar na elaboração do Plano Plurianual 2016/2019 do governo federal. O Fórum Dialoga Brasil foi instituído por representantes da União, dos movimentos sociais e das entidades sindicais e empresariais no dia 14/4, marcando o início do processo de discussão do PPA.
A intenção é contribuir com a definição e o planejamento das políticas públicas prioritárias para os próximos quatro anos. As discussões terão início nesta semana, com representantes de estados da região Nordeste.
A programação tem sequência da seguinte forma:
Dia 22/5: Salvador – região Nordeste 2 (Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco)
Dia 28/5: Porto Alegre – região Sul;
Dia 29/5: Belo Horizonte – região Sudeste;
Dia 2/6: Goiânia – região Centro-Oeste;
Dia 10/6: Belém – região Norte.
Dia 11/6: Fortaleza – região Nordeste 1 (Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba)
PARTICIPAÇÃO – A expectativa é que o governo federal esteja representado pelos Ministros Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência, e Nelson Barbosa, do Planejamento. Além deles, espera-se, ainda, representantes da sociedade civil – conselhos estaduais e municipais, movimentos sociais, entidades sindicais e empresariais dos estados de cada região. Para cada fórum é esperada uma participação de 500 pessoas. O prazo final para a presidenta Dilma Rousseff enviar o Plano Plurianual ao Congresso Nacional é no mês de agosto.
COOPERATIVISMO – O Sistema OCB tem acompanhado as discussões que se passam em nível nacional contribuindo com a construção das políticas nacionais, contudo, nesta etapa de discussão, caberá aos estados manter a contribuição do cooperativismo ao PPA.
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, a participação dos estados é fundamental para evidenciar a força das cooperativas como agentes de desenvolvimento socioeconômico. “É muito importante que as nossas unidades estaduais participem das discussões, pois, desta forma, poderão consolidar a imagem do movimento cooperativista, chamando a atenção do governo às nossas demandas”, argumenta a superintendente.
SAIBA MAIS – O PPA é o instrumento constitucional de planejamento governamental que reflete as diretrizes do governo para um período de quatro anos. Previsto na Constituição Federal de 1988, o PPA estabelecerá de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e às relativas aos programas de duração continuada. Desta forma, todos os investimentos realizados pelo governo devem estar previstos no PPA.
Assim, a proposta do governo federal para os Eixos Estratégicos do próximo PPA é:
– Acesso universal à educação de qualidade para garantir a cidadania e ampliar as capacidades da população;
– Inclusão social para além da renda, com melhor distribuição das oportunidades de acesso a bens e serviços públicos, com foco na qualidade;
– Ampliação da produtividade e da competitividade da economia, com fundamentos macroeconômicos sólidos e ênfase nos investimentos públicos e privados, especialmente em infraestrutura.
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A partir desses eixos, as Diretrizes Estratégicas orientarão a construção dos Programas Temáticos que devem identificar o que será feito, considerando os compromissos assumidos pelo governo que indicam as principais agendas para os próximos quatro anos.
Cuiabá (17/12) – O ano de 2016 no Sistema OCB/MT vai começar com muitas oportunidades na área de educação coorporativa, onde serão oferecidos mais três cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas. “A educação continua sendo nosso propósito maior e estamos investindo em conhecimento voltado a atender às demandas das nossas cooperativas, preparando profissionais para trabalharem com os nossos diferenciais”, ponderou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
A XII Turma do curso de Especialização em Gestão de Cooperativas terá início em março e as aulas serão realizadas em Cuiabá; a XIII Turma, com início também no mês de março, será para a região do município de Canarana, localizado a mais de 800 km de Cuiabá; e a XIV Turma, começa em abril de 2016 na cidade de Juína, que fica a mais de 700 quilômetros da capital mato-grossense. Os Cursos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas contam com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a Faculdades Integradas de Taquara/RS.
“Estamos cumprindo a nossa meta de ampliar a oferta de cursos de especialização voltado pra o cooperativismo e descentralizando as ofertas de vagas para o interior para atender a alta demanda por conhecimento específico das nossas cooperativas. Temos demandas reprimidas e a necessidade urgente de formar seus dirigentes e executivos, aprimorando assim o processo de governança e a profissionalização da gestão em suas cooperativas”, explica o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.
As pré-inscrições para as três turmas já estão abertas e são oferecidas 35 vagas para cada uma. Para participar é necessário ser dirigente, empregado ou cooperado indicado pela direção da cooperativa registrada e adimplente com o Sistema OCB/MT. A cooperativa deverá assumir as responsabilidades contratuais e financeiras sobre o valor não subsidiado do curso (25%). O participante deverá obrigatoriamente ter concluído curso Superior de Graduação.
Vale ressaltar que a pré-inscrição não constitui a efetivação da matrícula e sim levantamento de demanda para que seja na sequência negociado com a cooperativa o número de vagas que poderão ser disponibilizadas. Para maiores esclarecimentos entrar em contato com Karla Verônica Silva pelo telefone (65) 3648-2431 ou clicando aqui. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Chapecó (16/12) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) promove, no dia 18, das 8h às 12h, em Chapecó, o seminário de arquivamento de atos. O objetivo, segundo o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, é orientar sobre a correta confecção de editais, atas e encaminhamento para registro na Junta Comercial.
Serão abordados assuntos como requisitos para publicação de edital, requisitos para elaboração da ata de AGO/AGE e rerratificação e requisitos para arquivamento de atos. A capacitação é isenta de taxa de participação e será ministrada pelo assessor jurídico da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e vogal na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), Gilson Flores. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
"Cuiabá (16/12) – A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB/MT), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop/MT), promoveu seu primeiro curso de MBA – Especialização em Gestão de Cooperativas, no ano 2000, e a Organização fecha o ano de 2015 com sua XI turma. Nos últimos 15 anos mais de 400 pessoas foram capacitadas para atender as especificidades das cooperativas.
“Nossa meta, no início de nossa gestão, foi preparar dirigentes, funcionários e associados das cooperativas, para uma gestão profissional e voltada para nossas demandas. Deu certo, tanto, que nos preparamos para fundarmos nossa própria faculdade voltada para educação cooperativista”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Este ano, o Sistema OCB/MT, com o apoio da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS), conta com quatro turmas simultâneas de pós-graduação, sendo a turma VII e IX em Cuiabá, a X na cidade de Sinop, e a XI no município de Primavera do Leste.
A turma VIII já encerrou as atividades didáticas nos dias 11 e 12 de dezembro, com o professor Gilberto Pinzetta, que ministrou o último módulo “Marketing para Cooperativas”. A conclusão do curso será em abril de 2016, com a apresentação do Seminário de Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e uma viagem de estudos “Vivência em Cooperativismo”, que será realizada no Rio Grande do Sul, berço do cooperativismo no Brasil. As outras três turmas ainda estão em andamento, a IX finaliza suas as tarefas em 2016; a turma X, em Sinop e a turma XI em Primavera do Leste, concluem a Pós Graduação em 2017.
Para o estudante Ernesto Faria da Uniodonto (Cooperativa de Planos Odontológicos), um dos participantes da IX turma em Cuiabá, destaca a importância de participar do curso de Pós Graduação. “Cursos como este agregam muito conhecimento na questão gerencial, amplia os conceitos de gestão, aprendemos como administrar melhor uma cooperativa o que gera oportunidades profissionais e fortalece o cooperativismo”.
Já Liciane Mallmann, da cooperativa Sicredi Sudoeste, unidade Sapezal, enfatiza que o curso é de extrema importância para o crescimento profissional. “O curso nos abre um leque de novos conhecimentos, associados ao conceito de cooperativismo, aponta o diferencial de uma cooperativa de crédito para um banco financeiro e traz a qualificação para os alunos. O que aperfeiçoa a gestão nas cooperativas e proporciona o crescimento profissional dos colaboradores dentro das cooperativas”.
O ano de 2016 começa com mais três novas turmas do curso de Especialização em Gestão de Cooperativas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
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