Notícias negócios
Mais de uma centena de cooperativas participam do Encontro de Agentes de Desenvolvimento Humano de SP e aprimoram conhecimentos sobre a ferramenta GDH
Brasília (7/6) – Representantes de mais de 100 cooperativas paulistas participaram hoje do primeiro dia do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento Humano de São Paulo, realizado na sede da Ocesp, na capital. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ao lado do presidente da unidade anfitriã, Edvaldo Del Grande, fizeram a abertura do evento que também contou com a participação de técnicos de 10 estados brasileiros.
O evento que está na segunda edição tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos agentes sobre a ferramenta Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), capaz de administrar, acompanhar, organizar e consolidar as ações de treinamentos e de programas de formação e desenvolvimento social.
“O GDH é um software que permite realizar o planejamento das ações tanto de organizações estaduais quanto de cooperativas e é por isso que a presença dos agentes é tão importante, pois são eles os grandes responsáveis pela utilização dessa ferramenta”, comenta Renato Nobile, durante a abertura do encontro, cujo tema é “ADH como fator de desempenho e resultado na cooperativa”.
GDH EM SP – Atualmente são 144 cooperativas com seu Planejamento Anual gerido pelo GDH. Cada cooperativa possui pelo menos um Agente de Desenvolvimento Humano (ADH) habilitado a realizar o levantamento das necessidades de treinamento e de ações de promoção social, além de operacionalizar o GDH. Na maioria das vezes é vinculado a área de recursos humanos da cooperativa. Em 2015, a unidade do Sescoop em São Paulo capacitou técnicos de 153 cooperativas para utilização do GDH, sendo que, deste universo, 89 ADHs foram qualificados.
ESTRATÉGIA NACIONAL – Aproveitando o convite feito pelo Sescoop/SP aos outros estados (SP, PR, GO, RJ, ES, MS, TO, BA, CE, RN, PB, AP, RO e PE) que já possuem ou estão em vias de implantar o GDH, a unidade nacional do Sescoop realizará na quinta-feira, dia 9/6, uma oficina para discutir as estratégias de implantação do GDH e de atividades com os ADH’s nas unidades estaduais. A intenção é desenvolver uma orientação de trabalho que servirá de modelo a todos os estados interessados em formar figura do ADH como interlocutor entre a unidade e a cooperativa.
SAIBA MAIS – Por meio do software Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), é possível gerar relatórios gerenciais e operacionais de ações realizadas tanto por cooperativas quanto por organizações estaduais. Além disso, o GDH também possibilita:
- Maior segurança nas informações;
- Inserção e acesso ao Banco Nacional de Empresas e Instrutores;
- Cadastro dos beneficiários das ações desenvolvidas pelo Sescoop;
- Emitir relatórios de planejamento, execução, acompanhamento e controle;
- Maior agilidade na troca de informações entre Sescoop e cooperativa;
- Facilitar as atividades do dia a dia, tais como emissão de lista de presença e avaliação, lançamento de presença, tabulação de avaliações, etc.
Curitiba (7/6) – Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) estão no Paraná para conhecer em detalhes o modelo de governança das cooperativas do estado. É o início de um projeto-piloto de parceria técnica com cooperativas agropecuárias do Paraná. Na manhã desta terça-feira (7/6), o grupo reuniu-se, em Curitiba, com gestores do Sistema Ocepar para discutir um plano de trabalho e colher informações sobre o sistema cooperativista paranaense.
Participaram do encontro os superintendentes da Ocepar e do Sescoop/PR, Robson Mafioletti e Leonardo Boesche, os gerentes de Autogestão e da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), respectivamente, Gerson Lauermann e Anderson Lechechem, além de profissionais do Sistema. À tarde, os cooperativistas alemães visitarão as cooperativas Cooperante e Castrolanda.
REFERÊNCIA - “Num primeiro momento, os técnicos da Alemanha buscam informações para entender com profundidade o trabalho de governança e autogestão de nossas cooperativas. Numa segunda fase, eles trarão a expertise e conhecimento que possuem e as sugestões de melhorias que poderemos implantar no Paraná. Ainda estamos definindo o cronograma desse trabalho capitaneado pela OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras”, explica Mafioletti. “Temos uma expectativa muito positiva a respeito desse trabalho, pois as cooperativas paranaenses têm o modelo alemão de autogestão como referência e exemplo”, ressalta o superintendente da Ocepar.
PROJETO - A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela Diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo, a exemplo da parceria que já ocorre, com sucesso, no estado do Rio de Grande do Sul.
OCB - “É com muita satisfação que celebramos esta parceria técnica. Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV bem como o suporte qualificado impulsionarão o negócio cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, avalia o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. Na segunda-feira (6/7), os representantes alemães estiveram na sede da entidade, em Brasília, onde conheceram mais sobre a organização do movimento cooperativista brasileiro, por meio das ações desenvolvidas pela OCB, Sescoop e CNCoop. (Com informações da OCB)
Rio de Janeiro (7/6) – O cooperativismo fluminense deu mais um passo para se tornar o modelo econômico mais forte do Estado. No dia 6 de junho, o Sistema OCB/RJ assinou Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Prefeitura de Barra do Piraí. A parceria tem como finalidade promover o estimular o cooperativismo local e fortalecer as instituições já existentes no município localizado na região Sul Fluminense.
O TCT foi estruturado com indicadores de viabilidade para execução, divididos em áreas: Saúde, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo, Gastronomia e Lazer, Turismo Rural – Ecoturismo, Trabalho (Resíduos Sólidos, Costureiras), Transporte (Moto-frete).
Pela parceria, o Sistema OCB/RJ fica responsável pelo apoio nas esferas contábil e jurídica, a interlocução com cooperativas já constituídas, para auxílio no projeto, e a busca de parceiros. Já a Prefeitura de Barra do Piraí tem como incumbência de promover o envolvimento de secretarias e servidores do município, dando todo o suporte operacional para execução.
Para o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o cooperativismo é essencial para o desenvolvimento dos municípios. “Barra do Piraí tem uma economia baseada no comércio, mas também na agricultura, indústrias metal-mecânicas e pecuária. O crescimento do cooperativismo em Barra do Piraí será um importante meio de progresso da cidade e o papel do Sistema OCB/RJ será auxiliar e dar todo o suporte necessário ao fomento das cooperativas na cidade”, disse Diaz.
O prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida, tem a certeza que essa parceria contribuirá para o desenvolvimento local. “As cooperativas oferecem oportunidades para produtores e trabalhadores da cidade e isso influenciará no desenvolvimento local, com impacto em todos os setores da região. Já temos profissionais já propensos a constituir cooperativas, como artesãos, costureiras e produtores de cachaça artesanal. Agora é a hora de iniciarem os trabalhos”, disse.
O espaço de fomento ao cooperativismo está disponível para entrar em funcionamento dentro de poucos dias, na Central do Empreendedor, localizada ao lado da Prefeitura.
Acompanharam a reunião de assinatura do TCT, o assessor da presidência da OCB/RJ, Valdinei Calixto, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, os conselheiros do Sescoop/RJ, Antônio César do Amaral e Dr. Sebastião Barbosa, o representante do Escritório Regional do Cooperativismo/Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno, e o vereador Chico Leite. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (6/6) – Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) se reuniram hoje, em Brasília, com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e com as gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB). O objetivo foi discutir o andamento do projeto-piloto a ser desenvolvido em parceria com as organizações estaduais e cooperativas agropecuárias brasileiras, a exemplo do que já ocorre, com sucesso, no estado do Rio de Grande do Sul.
A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela Diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo.
Renato Nobile apresentou a organização do movimento cooperativista brasileiro, por meio das ações desenvolvidas pela OCB, Sescoop e CNCoop. E, ainda, aprofundou seus conhecimentos acerca da atuação da Confederação Alemã das Cooperativas. Para ele, o apoio de um movimento cooperativista consagrado pela excelência, como é o caso do modelo alemão, é de grande valia para a ampliação da competitividade das cooperativas do Brasil.
“É com muita satisfação que celebramos esta parceria técnica. Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV bem como o suporte qualificado impulsionarão o negócio cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, avalia o superintendente.
PRÓXIMOS PASSOS – A equipe da DGRV visita, nos próximos dias, os estados integrantes do projeto-piloto, percorrendo as cooperativas indicadas para montar um plano de trabalho. O documento será apresentado à OCB em algumas semanas para que, a partir daí, os trabalhos de campo comecem de fato.
Salvador (6/6) – Visando proporcionar aos jovens cooperativistas experiências que contribuam para seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, o Sescoop/BA, abrirá cinco turmas do Programa de Juventude Cooperativista (Jovemcoop) no estado baiano.
O curso atende ao objetivo estratégico do Sescoop de promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo, por meio da identificação e desenvolvimento de habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa, inclusive para a sucessão. O curso também ambiciona promover a Organização do Quando Social (OQS) com envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na cooperativa.
O Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul (duas turmas), e o Sicoob Credconquista (em parceria com o Sicoob Credcoop e a Coopmac), solicitaram que o programa fosse implementado nas seguintes cidades respectivamente: Valente, Pintadas, Gandu, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.
O Jovemcoop reunirá 150 jovens entre 18 e 35 anos, sendo 30 participantes por turma. Os participantes deverão ser: funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados.
As aulas serão iniciadas nos dias 3 e 4 de junho, com as turmas de Valente, Pintadas e Gandu. Em seguida, as cidades de Cruz das Almas e Vitória da Conquista, iniciarão suas atividades nos dias 10 e 11 de junho. A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia (COOLIBA), ficou responsável por ministrar as aulas do programa, através de profissionais renomados e experientes no sistema cooperativismo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – O Jovemcoop é dividido em três etapas, sendo a primeira composta pelo Módulo Cooperativismo, com aulas teóricas e oficinas sobre Cooperativismo, com uma carga horária de 96 horas; a segunda composta pelo Módulo Organização do Quadro Social, composta por aulas teóricas, atividades extras e projetos, com carga horária de 48 horas; e a terceira etapa por Atividades Extraclasse, composta por visita às cooperativas, orientação, elaboração e apresentação, de forma intercalada com a primeira e segunda fase, com carga horária de 84 horas. O programa terá carga horária total de 228 horas/aulas. (Fonte: Ascom Sistema OCEB)
Salvador (3/6) – Em seu último dia de atividade, a comitiva do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, composta por superintendentes do Sistema OCB, participou de uma reunião com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, e em seguida realizou uma visita à sede em Salvador/BA.
No dia anterior os participantes conheceram a Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste), em Luís Eduardo Magalhães, que atua no fomento de atividades agrícolas, aperfeiçoando o processo de armazenagem e comercialização de grãos, especialmente soja, milho e arroz; e, durante a tarde, visitaram a Fazenda Decisão Rio Branco em Barreiras/BA, de propriedade de um associado da Cooperfarms.
FUNCIONAMENTO – Em reunião com Cergio Tecchio, os superintendentes conheceram o panorama econômico cooperativista baiano, assim como a composição do Sistema OCEB, seu método de governança, e principalmente os programas de formação oferecidos pelo Sescoop/BA. Para Tecchio, esta é uma oportunidade de mostrar as experiências de sucesso e aprendizados aplicadas na Bahia, que podem servir também para o desenvolvimento cooperativista em outros estados.
Após a reunião, a comitiva seguiu para conhecer a sede do Sistema OCEB, onde foram recepcionados pelos funcionários do Sistema. No turno da tarde os superintendentes se reuniram com o representante da cooperativa de táxi Coometas, referência no cooperativismo de transporte da capital, onde conheceram um pouco mais sobre suas atividades e projetos, especialmente a intercooperação que pratica com a Comtas.
AVALIAÇÃO
INTERCOOPERAÇÃO – O superintendente da unidade nacional do Sistema OCB, Renato Nobile, elogiou a programação feita por Alberto Batista, superintendente do Sistema OCEB, no estado, ressaltando a importância deste intercâmbio de conhecimento. “A programação foi intensa e valeu a pena, possibilitando a troca de experiências para levar a cada um dos superintendentes essas boas práticas observadas em nossas visitas, conhecimento este que será levado para todo o Brasil”, conclui Nobile.
GRATIDÃO – “Produtivo é o termo que define bem a nossa última semana. Tivemos a oportunidade de vivenciar experiências diferentes que podem ser aproveitadas por todas as cooperativas. Foi uma troca de conhecimento muito grande entre estados com realidades distintas e que se complementam. Na Bahia, as cooperativas agropecuárias têm maior destaque. E o que elas mostraram aqui foi justamente uma nova forma de atuação, profissionalizada e com foco no empreendedorismo. Foi muito gratificante receber os colegas aqui, aprender com Minas Gerais e poder mostrar para todos o que fazemos na Bahia”. José Alberto Batista Dos Santos, superintendente do Sistema OCEB
VISÃO COMERCIAL – “Foi, sem dúvida, uma semana de muito conhecimento e experiências diversas. Estivemos em contato direto com cooperativas de portes muito diferentes. No total, passamos por cinco ramos distintos: agropecuário, crédito, saúde, habitacional e transporte. E o que mais se destacou em todas essas instituições foi que elas são cooperativas e ao mesmo tempo empresas bem estruturadas que visam negócio, sem, no entanto, perder a essência cooperativista: o foco no associado. Estivemos na maior cooperativa de café da América Latina, em uma das maiores cooperativas de crédito do país – com 48 mil associados –, gigantes que têm uma importância enorme na economia do estado, e que transpiram cooperativismo em sua essência. O grupo de superintendentes encerra esse terceiro módulo do Programa muito satisfeito e com uma visão atualizada sobre nosso movimento”. Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg
RIQUEZA – O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, participou pela primeira vez do programa, e ressaltou que as cooperativas visitadas na Bahia, apresentaram características peculiares e diferentes em seu trabalho. “A programação desenvolvida na Bahia foi extremamente enriquecedora, tanto nas cooperativas agropecuárias, quanto a visita a sede da OCEB, possibilitando a nós, superintendentes, compartilharmos as boas práticas do cooperativismo”, pontua Leonardo Boesche.
(Fonte: Sistema OCEB)
Medianeira (3/6) – Os presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, realizaram, nesta quarta-feira (3/6), em Medianeira, no Oeste do Paraná, a abertura do Fórum dos Profissionais de Comunicação, promovido pelo Sistema Ocepar com apoio da cooperativa local, que conta 52 participantes de 20 cooperativas dos ramos crédito, agropecuário e saúde.
Investimento - Ricken destacou a importância da realização dos fóruns para o aprimoramento do conhecimento. "Realizamos no ano mais de quatro mil eventos como esse. Todos têm por objetivo principal qualificar cada vez mais o público interno das cooperativas paranaenses".
O dirigente ressaltou também a força que a comunicação cooperativista representa para que o sistema seja cada vez mais reconhecido, não só por seu peso econômico, como, também, social.
"Temos visto cada vez mais que as cooperativas percebem a necessidade de se investir no setor. Entendo que a comunicação não é uma despesa, mas, sim, um investimento. E um investimento importante para auxiliar o sistema a colocar em prática um dos princípios do cooperativismo, que é a transparência de suas ações e nada melhor do que fazer isso através da comunicação", frisou Ricken.
QUALIFICAÇÃO - Já o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, agradeceu pela escolha da cooperativa para sediar o evento. Ele disse ainda que a cooperativa tem investido muito na área, não só qualificando cada vez mais os profissionais que atuam na comunicação, como, também, no marketing ou no varejo, além de realizar novas contratações. "Acompanhamos de perto o trabalho que é feito pelas outras cooperativas através das suas publicações. Temos nos espelhado em muitas ações e procuramos sempre investir neste setor", frisou Costa Rodrigues.
APRESENTAÇÃO - Na sequência, a assessora de comunicação e imprensa da Cooperativa Lar, Camila Catafesta, fez uma apresentação sobre o funcionamento do setor e todo o processo de posicionamento da estilização nova da marca da cooperativa. "Procuramos posicionar o nosso visual de forma leve, ampla e abrangente, atendendo as novas diretrizes traçadas pela nossa diretoria para a cooperativa".
PALESTRA - O advogado e especialista em direito digital, Leandro Bissoli realizou palestra sobre Mídias Sociais e Direito Digital. No final do dia, a equipe da Escola de Criatividade, comandada por Jean Sigel fez uma apresentação para o grupo da peça "Neurônios Criativos", com a participação dos atores Richard Rebelo e Carlos Veiga. O primeiro dia encerrou com um jantar de confraternização na Associação dos Funcionários da Lar.
CONTINUIDADE - O evento prossegue nesta quinta-feira (02/06) com palestra do publicitário e presidente da Opus Múltipla, Rodrigo Rodrigues, sobre Comunicação Integrada. Em seguida, Osneir Silva apresentará aos comunicadores uma proposta de divulgação dos produtos das cooperativas no varejo chamado #voltapravocê. Depois, sob a liderança de Jean Sigel, acontecem diversas oficinas sobre o despertar da criatividade. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Fortaleza (3/6) – Imagine só uma localidade chamada de Sítio Malhada, mais precisamente num distrito chamado Ponta da Serra, do município de Crato, no Sul do Ceará. Vida pacata, cidade calma, o verde do cariri cearense e uma vista de encantar os olhos. É nesse lugar inusitado que está instalada uma cooperativa formada por um grupo de 20 produtores de leite que fazem a diferença econômica nas suas famílias.
Com seis anos de existência, a Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Produtores do Sitio Malhada de Crato (Caipema) mostra, ao longo da sua história que os altos e baixos fizeram da cooperativa uma instituição de muita força de vontade, exatamente o que prega o cooperativismo: uma empresa onde os cooperados, quando unidos, se tornam fortes a ponto de vencer seus problemas.
A equipe de comunicação do Sistema OCB/CE esteve na cooperativa para conhecer de perto como é a rotina de trabalho e como seus cooperados estão se organizando para dar conta da produção. A responsável pela recepção foi a diretora financeira da cooperativa, Lúcia Helena Ribeiro. Com muito entusiasmo ela conta como a cooperativa começou sua história, sob muita luta e dificuldades contra o produtor individual.
“No começo da Caipema cada produtor, antes de ser cooperado, enfrentava muita dificuldade em vender o leite sozinho, de maneira individual. Era complicado. Começamos a ver que, vender leite de maneira isolada não estava dando muito resultado. Então um grupo resolveu criar uma cooperativa dos pequenos produtores do sítio malhada. Não foi fácil porque não sabíamos o que iríamos enfrentar pela frente. Além do leite, a gente tinha cooperado que vendi fruta, verdura e até frango, mas atualmente somente o leite é comercializado”, disse Lúcia Helena.
Ainda de acordo com a Diretora Financeira, a cooperativa começou a ter algumas perdas de cooperados. “Uns cooperados não tinham tanta produção e outros faleceram, e desses os filhos não quiseram assumir o lugar. Começamos a passar por algumas dificuldades. Mas nunca desistimos porque sabíamos que nós venceríamos juntos”, explica Lúcia Helena.
VITÓRIA – Para vencer tais dificuldades, a Caipema teve de contar realmente com o espírito cooperativista. Exemplo disso foi o produtor rural, até o hoje cooperado, e que sempre trabalhou com a produção de leite, Antônio José Albuquerque. Nos momentos de dificuldade financeira, o produtor chegou a pagar algumas contas da cooperativa para que a instituição não se desfizesse.
“Quando eu era produtor individual enfrentava uma grande dificuldade na hora de vender o produto. O preço era muito barato. Foi quando pensamos em montar a cooperativa para que pudéssemos melhorar o preço do leite e tem dado certo. Essa cooperativa não poderia se desfazer. Por isso que a gente lutou até o fim e hoje vemos o resultado. Claro que podemos crescer sempre, por isso cada cooperado precisa entender que constituir uma cooperativa é trabalhar em equipe. E dessa forma a Caipema tem funcionado muito bem”, diz o produtor.
PRODUÇÃO - Hoje a cooperativa consegue produzir, por dia, uma média de 1200 litros de leite, que são recebidos na sede de tratamento. Com um local de uma estrutura bastante adequada, os produtores entregam o leite, onde recebem seus pagamentos a cada 15 dias. Hoje a Caipema produz além do leite pasteurizado tipo C, iogurte, manteiga da terra, creme de nata, ricota e queijo coalho.
FORNECIMENTO - A Caipema comercializa em hospitais, comércio e escolas no Crato. “Recentemente começamos a vender, também, em Juazeiro do Norte. Temos uma pessoa que vem semanalmente a nossa cooperativa buscar os produtos para distribuir em alguns comércios em Juazeiro do Norte”, disse Lúcia Helena.
São exemplos como o da Cooperativa Agroindustrial Dos Pequenos Produtores do Sitio Malhada de Crato que vemos que, ser cooperativista é ser um com todos. É unir forças para mostrar que, com a cultura da cooperação, muitas famílias podem viver melhor e com mais segurança econômica.
Hoje a Caipema participa, inclusive, do O Programa Desenvolvimento da Competitividade e Profissionalização de Cooperativas do Ramo Agropecuário no Estado do Ceará, o chamado Projeto Agro, idealizado pelo Sistema OCB/CE. Pelo programa, a cooperativa recebe toda orientação da Unidade Estadual para que a comercialização seja cada vez mais profissional e possa atender às necessidades da população. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)
Brasília (2/6) – Está chegando ao fim a programação do Módulo III do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Executivos Cooperativistas. Em visitas a Minas Gerais e Bahia, superintendentes de 20 unidades estaduais do Sistema OCB, acompanhados também pelo superintendente nacional, Renato Nobile, e pela Gerente-Geral do Sescoop, Karla Oliveira, vivem uma imersão em boas práticas de gestão e governança.
“Este é um grupo que tem uma responsabilidade muito grande em conduzir os rumos da gestão em suas unidades e, consequentemente, no Brasil. A oportunidade de vivenciar novas experiências, conhecendo outras realidades, nos abre os horizontes para que pensarmos em soluções inovadoras e viáveis para o nosso setor”, voltou a afirmar o Renato Nobile.
Neste penúltimo dia, a programação incluiu uma visita técnica à Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste), localizada no município de Luís Eduardo Magalhães. Lá, eles entraram em contato com uma cooperativa que há 11 anos atua prestando serviços agropecuários, englobando plantio, cultivo e proteção. A superintendente da unidade do Tocantins, Maria José Leão, destacou como ponto principal do sucesso da instituição o investimento em especialização.
“A Cooproeste tem uma composição do quadro social bem diferente do que vemos em boa parte do país, com médios e grandes produtores de soja, milho e algodão. O foco está em favorecer o cooperado na relação comercial que vai desde a compra de insumos até a venda do grão. Ela se especializou nessa operação. E se tem uma coisa que posso levar daqui é exatamente isso: a cooperativa precisa focar em uma área e se especializar nela”, comentou.
A Cooproeste é uma cooperativa que não tem unidades de processamento, mas se especializou em fornecer o que o cooperado precisa para produzir e vender. “E ela é muito boa no que se propõe”, complementa Maria José.
PROGRAMAÇÃO – Amanhã, o grupo permanece na Bahia, desta vez na cidade de Salvador, onde se reúnem na sede do Sistema OCEB em visita técnica à unidade e para realizar a avaliação final do Módulo III do Programa.
Brasília (2/6) – A Unimed do Brasil – que representa a maior cooperativa de saúde do mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil – promove, a partir de hoje, em parceria com a Unimed BH, seu 3º Congresso Nacional de Atenção Integral à Saúde. O evento está ocorrendo em Belo Horizonte (MG) e termina amanhã. O objetivo é buscar alternativas para o enfrentamento à multimorbidade – situação em que a pessoa vive com duas ou mais doenças crônicas –, visando à coordenação integral do cuidado à saúde.
Para isso, profissionais de outros países, como o médico português Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), e a socióloga Mary Durham, diretora do Centro de Pesquisas em Saúde da Kaiser Permanente, organização americana sem fins lucrativos reconhecida como uma das líderes em assistência à saúde, irão se reunir com especialistas brasileiros no tema multimorbidade em atenção primária – conceito que integra serviços médicos para incentivar hábitos saudáveis e promover o empoderamento do autocuidado – para trocar experiências positivas e discutir a necessidade de reestruturar o sistema de saúde a fim de garantir a qualidade do atendimento a esses pacientes.
O impacto econômico de novas medidas assistenciais nas operadoras de saúde também precisa ser administrado para que o equilíbrio financeiro dos planos seja mantido em meio ao crescimento da judicialização, dos custos e da inflação da saúde. Estes aspectos serão explorados na palestra de André Medici, economista especializado em gestão da saúde e políticas sociais.
MULTIMORBIDADE – É uma condição que acomete dois em cada três idosos e que tende a crescer com o aumento da expectativa de vida da população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa do brasileiro já chega a 75 anos. “Trata-se de uma diferença de quase 30 anos com relação às pessoas que nasciam na década de 40 e, em razão disso, o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a qualidade de vida das pessoas se faz ainda mais necessária”, explica Eudes de Freitas Aquino, presidente da Unimed do Brasil.
As doenças crônicas mais diagnosticadas em indivíduos com multimorbidade são a asma, problemas na coluna, reumatismo, hipertensão, diabetes, câncer, entre outras patologias. Além de garantir o atendimento dos pacientes que vivem com essas doenças, a Unimed defende que os serviços de saúde se distanciem do modelo hospitalocêntrico, focado apenas em tratar doenças já diagnosticadas, para priorizar os atendimentos baseados em atenção primária. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também se articula neste sentido e lançou recentemente o projeto “Idoso Bem Cuidado”, que deverá acompanhar o paciente idoso ao longo de todo o processo de atendimento de saúde.
Os clientes com 60 anos ou mais somam 14,5% da carteira da Unimed-BH e a Cooperativa dedica seu olhar a esse grupo etário. Um dos programas desenvolvidos é o “Cuidado por inteiro”, que, desde 2013, faz busca ativa aos clientes idosos sem vínculo com um médico de referência. Outra ação, em parceria com os cooperados, adotou a metolodologia do Índice de Vulnerabilidade Clínico-funcional (IVCF), por meio de um questionário aplicado aos clientes idosos.
“Nosso objetivo é conhecer o perfil dos clientes, identificando aqueles em condições frágeis ou sob risco de fragilização, para propor planos de cuidado adequados às necessidades. Em 2015, 33 mil idosos responderam e 56% deles já estão em acompanhamento. Os resultados já direcionam as ações assistenciais para este público neste ano”, explica o presidente da Unimed Belo Horizonte, Samuel Flam.
Destaques da programação
8h30 – “Gestão de doenças crônicas e multimorbidade" - Com tradução simultânea
Palestrantes: Mary Durham, diretora do Centro de Pesquisas em Saúde da Kaiser Permanente.
9h45 - "A multimorbidade e a estruturação de um elemento central e regulador da rede de atenção na saúde suplementar"
Palestrantes: Luis Fernando Rolim, médico e consultor na empresa Idea Health Consulting, e Paulo do Bem, superintendente da Unimed Vitória responsável por Atenção Integral.
13h45 - “Comitê de Atenção à Saúde como estratégia na gestão e sustentabilidade do Sistema Unimed"
Palestrantes: Cloer Alves, coordenador do Comitê de Atenção Integral da Saúde da Unimed do Brasil, e Silvia Esposito, coordenadora da Área de Atenção à Saúde na Unimed do Brasil.
14h30 - Premiação dos trabalhos científicos desenvolvidos pelas cooperativas Unimed com foco em multimorbidade em atenção primária
Serviço
3º Congresso Nacional de Atenção à Saúde
Data: 2 e 3 de junho de 2016
Local: Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado, 4001 / Ipiranga - Belo Horizonte (MG)
Programação completa: http://goo.gl/SFhSVW
O Canal Rural, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca e com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, promove no dia 14 de junho, em Florianópolis, o Fórum Catarinense do Agronegócio: Produção e Abastecimento de Milho.
Para discutir esse assunto, especialistas em mercado do milho estarão no evento para mostrar as perspectivas para o produto no futuro, no país e no mundo. Um dos debatedores será o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin. Também foram convidados o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e o governador Raimundo Colombo, além de outras lideranças do setor agropecuário.
O Canal Rural e a TV Coop vão transmitir ao vivo todo o Fórum das 9h30 às 14h e os interessados, de casa, poderão fazer perguntas sobre o assunto. Aqueles que desejarem participar no local poderão fazer suas inscrições gratuitas por meio do site www.fecoagro.coop.br ou do Canal Rural. As vagas são limitadas a 170 participantes.
O evento acontece na Fiesc. A promoção é do Canal Rural, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca, da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, da Ocesc e da Fecoagro. Institucionalmente, são apoiadores a Fiesc, a Faesc, Fetaesc e Sindicarne. (Fonte: OCESC, com informações da Fecoagro)
Belém (2/6) – A facilidade e a rapidez do e-Social vêm contrastando com a falta de conhecimento das empresas nas novas opções da plataforma. O novo sistema agrega informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias em apenas uma declaração. Para facilitar a adaptação das cooperativas às normas, o Sistema OCB/PA) promoveu curso de capacitação voltado a profissionais de contabilidade e administração. O curso ocorreu no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) nos dias 30 e 31 de maio.
O facilitador foi Evarley Pereira, consultor jurídico, contador tributarista, auditor, professor, perito judicial, especialista em tributos federais, estaduais e municipais. “A nova plataforma trará uma exigência maior de cumprimento da legislação que sempre foi estabelecida, mas não era cumprida. Não havia para quem informar ou uma data limite de envio. A rotina interna nas empresas será diferente. Informações sobre a saúde do trabalhador, situações de periculosidade, insalubridade, afastamento e outros dados de monitoramento deverão ser enviados no mesmo dia ou em prazos curtos, seja eventos periódicos ou pontuais. A proposta é gerar uma uniformidade entre os contribuintes e evitar que inúmeros ilícitos trabalhistas continuem acontecendo. O e-Social está sendo mais rígido. Vai beneficiar diretamente os empregados brasileiros”.
A ferramenta que possibilita o recolhimento unificado dos tributos e do FGTS está disponível desde o ano passado. Foi feito um escalonamento de utilização de acordo com o porte das empresas. A norma passa a ser obrigatória para as cooperativas a partir de julho. O governo federal pode postergar o prazo, mas o prazo final para todas as empresas é até 2017.
“É uma declaração que vai compreender uma série de informações que eliminam a necessidade de transmitir outros tipos de declarações com a mesma finalidade. Serão lançados dados de todos os empregados das empresas e cooperativas, principalmente as de trabalho. Os cooperados deverão estar inseridos e informados em determinado campo dessa informação”, afirma o analista de Desenvolvimento de Cooperativas Vanderlande Rodrigues.
O projeto E-social é uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Ministério do Planejamento. A capacitação é a primeira voltada para as cooperativas. O e-Social vem sofrendo modificações desde que foi lançada a obrigatoriedade. “Decidimos executar o treinamento para o mês de maio estrategicamente. A execução está prevista para julho e é um tempo viável para aplicar o programa na sua forma mais atualizada. Não é uma opção, todos devem aderir”, complementa Vanderlande.
A consequência para a não transmissão do e-Social é o pagamento de multa e demais retaliações da Receita Federal. A multa relativa ao INSS, seguro acidente de trabalho e o Imposto de Renda do empregado, quando houver, será de 0,33% por dia de atraso, obedecendo ao limite de 20% sobre o valor do boleto. Isto irá ocorrer apenas quando o documento for pago até o último dia útil do mês de vencimento da guia. A partir do primeiro dia útil do mês seguinte, além da multa, incidirá juros de 1%. A cobrança recai sobre as alíquotas de INSS do empregado, que podem variar entre 8 e 11% e do empregador, fixada em 8% sobre o salário. O seguro acidente de trabalho e o imposto de renda também sofrerão cobrança de juros sobre a mesma base de cálculos.
COOPERATIVAS – O Gerente de Recursos Humanos da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), Lederli Pimentel, afirma que a nova fase demanda o envolvimento de todos os setores das cooperativas. “Estamos nos capacitando para esclarecer essas dúvidas que o Governo está lançando. Toda a empresa precisar estar envolvida, levando isso para os nossos gestores, gerentes e para o próprio funcionário da base, a fim de que tudo flua normalmente. As cooperativas saem na frente com essa capacitação e por isso o suporte do Sistema OCB-PA é tão importante. Percebemos que a parte contábil está recebendo uma ênfase, com treinamento e capitações, trazendo inclusive profissionais da área com amplo conhecimento para desenvolver o que já temos em conjunto”.
Para Leucilande Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos da Unimed Sul do Pará, as cooperativas irão se adaptar melhor às mudanças. “Elas são muito organizadas. Já andam alinhadas com a lei, até por que a exigência é maior. Somos mais cobrados. Contudo, é evidente que ainda há detalhes que precisam ser ajustados. A grande maioria das obrigações já é feita corretamente. São pequenos fatores culturais que devem ser melhorados como em todas as empresas. Sinto que temos uma facilidade maior, porque já seguimos isso. A Unimed tem uma boa estrutura, com departamento jurídico, pessoal e consultoria. Isso facilita bastante”.
Já a Cooperativa de Serviços Fluviais Especializados do Rio Trombetas (Coopbarcos) não possui departamento de RH. Raimunda dos Santos, Diretora Financeira, é a responsável por esses processos. “São procedimentos antigos, mas que receberam um novo formato de transmissão que precisa ser observado. É um leque que se abre. Se fizermos tudo certo, vai beneficiar bastante. Com esta iniciativa da OCB/PA, a porta se abre e, dentro desse contexto, estamos mais preparados para assumir essas responsabilidades”.
O evento foi feito em parceria como a OCB Nacional e com o CRC. Participaram aproximadamente 80 pessoas, entre contadores e diretores de cooperativas, profissionais e estudantes de contabilidade indicados pelo Conselho. “O e-Social vai ser uma importante ferramenta de gestão. As diretorias representadas, pelo menos por um agente multiplicador, devem informar para toda a cooperativa o grau de importância e os impactos negativos que podem gerar nela, caso não obedeça ao prazo, assim como para saber cobrar do profissional responsável pela transmissão. A OCB-PA fica satisfeita em ver a participação dos profissionais de contabilidade, administradores das cooperativas e profissionais de áreas afins”, afirma o presidente do Sistema OCB-PA, Ernandes Raiol. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)
Brasília (1º/6) – A partir deste ano, as cooperativas brasileiras abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para realizar as ações de transformação social em todo o país. Esses ODS, como são conhecidos, foram assinados pelos líderes mundiais de 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque. Até 2030 esses objetivos devem ser implementados por todos os países do mundo e, as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente.
Para isso, a partir desta semana, esses objetivos serão apresentados às cooperativas em uma série de matérias no site do programa Dia de Cooperar (Dia C), para que possam conhecê-los e vincular suas ações aos ODS. Com isso, o Dia de Cooperar segue uma tendência mundial de agir em consonância com o desenvolvimento sustentável.
“O poder de agir para um futuro sustentável” é o slogan que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado, neste ano em 2 de julho. Este tema foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas, constituído pela ACI e Organização das Nações Unidas (ONU) e vai ao encontro da agenda dos ODS, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), idealizados em setembro de 2000, no intuito de completar o trabalho e responder aos novos desafios. Clique aqui para acompanhar.
Grupo de executivos que participa do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos visitou as instalações da Cooxupé e Coopeg
Brasília (31/5) – Desenvolver competências para o exercício da função executiva, por meio do aprofundamento nas áreas de gestão e governança, pesquisa, inovação e desenvolvimento, processos de negócio e intercooperação. Este é o objetivo do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB. A iniciativa reúne um grupo de 20 superintendentes das organizações estaduais do Sistema OCB, acompanhados pelo superintendente da unidade nacional, Renato Nobile, e da gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, em uma série de atividades técnicas.
Hoje, os executivos tiveram reuniões técnicas seguidas de vista às instalações de duas cooperativas do estado de Minas Gerais: a Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé Ltda (Coopeg) e a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé).
PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO
A Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé Ltda (Coopeg) foi constituída em 18 de outubro de 1998, com o objetivo de unir as pessoas que se dedicavam às atividades educacionais e à defesa das atividades econômicas de caráter comum. Inicialmente, a cooperativa contava com 23 cooperados. A escola que iniciou suas atividades em 1999, contando com 54 alunos, atuando na educação infantil (2 a 6 anos) e ensino fundamental (1ª à 8ª série), finalizou esse ano com 97 alunos e 27 cooperados.
Em 2002 a Coopeg foi certificada pela Ocemg, houve também a aquisição de um terreno de 4 mil m² com recursos próprios para construção da nova sede. Ainda no mesmo ano inicia-se a intercooperação, com disputas esportivas com o Colégio Alternativo, sediado na cidade de Guaranésia. Em 2009 ocorre a inauguração da sede Coopeg. Em 2014, pelos resultados alcançados na auto avaliação do PDGC, a cooperativa é eleita uma das melhores do país, em termos de gestão.
DEDICAÇÃO – Para o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista dos Santos, a vista à Coopeg foi extremante rica e demonstrou o quando o cooperativismo faz diferença na vida da comunidade e dos cooperados. “A Coopeg tem uma característica marcante: os cooperados mostram o tempo todo a vontade de ver seu negócio consolidado. Eles lutam bastante para fazê-lo crescer. Para se ter uma ideia até as sobras são reinvestidas. Além disso, eles se preocupam muito com a renovação do quadro social, cooperando os ex-alunos que já entenderam os valores do cooperativismo”, destaca.
GESTÃO PROFISSIONALIZADA
Com mais de 80 anos de história, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda) iniciou suas atividades em 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores. A mudança ocorreu graças à sensibilidade dos primeiros cooperados às carências regionais. Naquele ano, a organização passou a ter a produção de café como seu principal produto. Logo em seguida, em 1959, a cooperativa já exportava seu café pela primeira vez.
Atualmente a Cooxupé possui mais de 12 mil cooperados – 84% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do sul de Minas, cerrado mineiro e vale do rio Pardo (no estado de São Paulo). Pensando na diversificação de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxilio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise do solo, geoprocessamento, entre outros investimentos. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados. A Cooxupé possui operações na BM&FBovespa e é membro do conselho da bolsa, além de operar em Nova York e outros mercados internacionais de commodities.
EXCELÊNCIA - Para Remy Gorga Neto, superintendente do Sistema OCDF, o que mais lhe chamou a atenção foi a gestão profissionalizada da cooperativa em nível avançado. “Praticamente todas as áreas têm gestores contratados, além disso destacaria os sistemas de controle, tecnologia da informação e rastreabilidade do café como os principais diferenciais da Cooxupé. Sem sombra de dúvidas, é um caso de sucesso para o DF e também o Brasil”, analisa o superintendente.
AMANHÃ – A programação desta quarta-feira inclui reunião com representantes Unimed Previdência, ainda em Minas Gerais. Logo depois, o grupo se desloca para Barreiras, na Bahia, onde tem reunião com a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (COOPERFARMS), seguida de visita técnica às suas instalações.
Reuniões e visitas técnicas a cooperativas fazem parte das ações do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos
Belo Horizonte (30/05) – Experiências de gestão e liderança das cooperativas de Minas Gerais e Bahia serão compartilhadas ao longo desta semana no Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB. Uma delegação composta por 20 superintendentes das Unidades Estaduais, acompanhada pelo Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, iniciou, nesta segunda-feira (30/5), o intercâmbio que permitirá conhecer os projetos e iniciativas empreendidas em território mineiro e baiano.
A abertura do roteiro ocorreu na sede do Sistema Ocemg, com a presença do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e de seu vice-presidente, Luiz Gonzaga Viana Lage. Na ocasião, o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti Lages, apresentou um panorama sobre o cooperativismo mineiro e sobre os projetos executados pelo Sistema Ocemg. Em seguida, o grupo visitou o Sicoob Credicom – maior cooperativa de crédito da área de saúde do Brasil – e a Unimed/BH, vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão na categoria ouro.
De acordo com Scucato, as cooperativas foram indicadas por adotarem modelos de gestão e liderança eficientes. “A soma da gestão e da liderança faz um verdadeiro dirigente. Isso só pode ser alcançado por meio da capacitação. As organizações escolhidas representam tudo isso e são vitoriosas”, explicou.
Nesta terça-feira (31/5), as atividades do intercâmbio serão realizadas em Guaxupé, no Sul de Minas, com visitas técnicas à Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg) – referência no Ramo Educacional, e à Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), líder na exportação do café produzido no Brasil e vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão em 2013.
O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, de acordo com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, é permitir o intercâmbio das boas práticas do cooperativismo, descobrindo, assim, experiências que possam ser replicadas localmente. “Este é um processo de capacitação muito interessante porque, como disse o presidente Ronaldo Scucato em sua apresentação, estes são os timoneiros. Juntamente com os presidentes das Unidades Estaduais, eles dão os rumos da gestão em suas regionais e, consequentemente, no Brasil, representado pelo Sistema OCB, Sescoop e CNCoop”, enfatizou.
A etapa realizada ao longo desta semana complementa a fase inicial do projeto, que contemplou uma visita técnica a cooperativas instaladas na Alemanha e na Itália, em julho de 2015. As visitas nas cooperativas mineiras terminam no dia 31 de maio. Em seguida, a comitiva partirá para a Bahia, onde ficam até o dia 3 de junho.
COOPERATIVAS A SEREM VISITADAS
Em Minas Gerais
- Sicoob Credicom
- Unimed BH
- Coopeg
- Cooxupé
Na Bahia
- Cooperfarms
- Cooproeste
- Unibahia
- Comtas
- Coometas
PROGRAMAÇÃO
AMANHÃ – 31/5
- Reunião com representantes das cooperativas Coopeg e Cooxupé, seguida de visita técnica às instalações e unidades.
QUARTA-FEIRA – 1º/6
- Reunião com representantes Unimed Previdência. Logo depois, o grupo se desloca para Barreiras, na Bahia, onde tem reunião com a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (COOPERFARMS), seguida de visita técnica às suas instalações.
QUINTA-FEIRA – 2/6
- Reunião com representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste) e da Sociedade Cooperativa Unibahia, seguida de visita técnica às instalações e unidades.
SEXTA-FEIRA – 3/6
No último dia do Programa, os executivos terão reuniões com representantes do Sistema OCEB, e das cooperativas do Ramo Transporte Comtas e Coometas.
Nova Petrópolis (30/5) – A Capital Nacional do Cooperativismo, Nova Petrópolis (RS), foi palco da sétima etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, desenvolvido pelo Sescoop/RS, cujo objetivo é promover a profissionalização da governança cooperativista. O encontro ocorreu na sede da Sicredi Pioneira RS, na terça-feira (24/5) e contou com a participação de nove cooperativas e 27 profissionais do setor.
Entre os temas abordados pelo Programa, constam as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
“O Sistema Ocergs busca, como objetivo estratégico, promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, iniciado nesta semana se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, explica o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs, José Máximo Daronco.
Segundo ele, eventos como este auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, conclui.
Os cursos possuem carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrange Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.
COOPERATIVAS PARTICIPANTES – A sétima etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais contou com a participação de nove cooperativas gaúchas: Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Sicredi Pioneira RS, Coopeserra, Piá, Cosuel, Sicredi Cooperucs, Cooprado Incorporadora e Cenecoop Serra. Confira abaixo as datas e locais das próximas turmas:
- Turma 8: Em Erechim, amanhã
- Turma 9: Em Ibiraiaras, na quarta-feira, dia 1ª/6
- Turma 10: Em Porto Alegre, no dia 8/6
(Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Maceió (25/5) – Trinta mulheres do povoado Alto da Madeira, no município de Jacaré dos Homens, receberam orientações cooperativistas no sábado (21). Elas intencionam constituir uma cooperativa de costureiras. No encontro aprenderam o que é uma cooperativa, o que é cooperativismo, seus princípios e valores.
"Resumindo em uma palavra, cooperativa é uma empresa. Como qualquer outro negócio, ela precisa de gestão profissionalizada sob as perspectivas contábil, financeira e de planejamento, precisa também de equilíbrio financeiro e sustentabilidade", explica a superintendente do Sistema OCB/AL, Márcia Túlia.
Há cerca de 10 anos, o grupo de mulheres do Alto da Madeira constituiu uma cooperativa para comercialização de artesanato. "Era um projeto conduzido por religiosos. Nós produzíamos aqui no Sertão e a venda ficava por conta deles. Mas os religiosos foram se afastando, os produtos acumularam e as mulheres foram perdendo o interesse", disse Ginha.
Para a superintendente do Sistema OCB/AL, a experiência passada mostrou que, como uma empresa, uma cooperativa não pode ter apenas um cliente. "Aumentar a carteira de clientes é fundamental para o equilíbrio financeiro e crescimento de todo negócio", pontua. Márcia Túlia explica também que os cooperados são os donos da cooperativa e que, por isso, precisam compreender todo seu funcionamento e gerenciamento, além dos direitos e deveres como sócios cooperados.
Assistência e Capacitação
Na tarde do sábado (28), o Sistema OCB/AL enviará um advogado e uma *instrutora* ao povoado para detalhamento dos processos de constituição de cooperativa e de capacitação em corte e costura. "O povoado é muito carente e as mulheres têm muita vontade de contribuir com a renda familiar costurando. Vamos nos mobilizar para que dê certo", disse Rita de Cássia, 55, aposentada. (Fonte: Assimp Sistema OCB/AL)
Evento ocorreu durante capacitação que objetiva ampliar os conhecimentos a respeito da estrutura e funcionamento institucional, marcos legais e responsabilidades perante os órgãos de controle
Brasília (24/5) – Os integrantes do Conselho Nacional do Sescoop foram apresentados hoje aos conselheiros de administração das organizações estaduais, que se encontram em Brasília, desde ontem, participando de uma capacitação que prossegue até amanhã. A apresentação foi conduzida pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Após agradecer pelo empenho de cada conselheiro em participar do evento, Márcio Freitas explicou sobre a composição do Conselho Nacional do Sescoop, que conta com a participação de cinco representantes do governo federal (ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Planejamento, da Previdência e do Trabalho), quatro representantes do cooperativismo e um indicado que representa os funcionários de cooperativas.
Para Márcio Freitas que acumula a função de presidente do Conselho Nacional do Sescoop, em Brasília, é fundamental que os conselheiros estaduais estejam alinhados e a par das ações da unidade do Sescoop na capital federal. Além disso, ele fez questão de ressaltar que desde a criação do Serviço, há quase 18 anos, muitos processos foram aprimorados, sempre levando em consideração a lei e a experiência dos estados.
Para ele, a autonomia das unidades é fundamental no processo de desenvolvimento do cooperativismo. “A organização que administra o recurso que advém da folha de pagamento das cooperativas precisa evoluir sempre. E isso só ocorre quando ela está empenhada em ser melhor, todos os dias. Ela precisa ser realizadora e dar o seu sotaque às ações pensadas globalmente”, comenta Márcio Freitas.
TRANSPARÊNCIA – Dirigindo-se aos conselheiros estaduais, Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg fez questão de contar uma breve história do surgimento do Sescoop e de como é fundamental atuar em conformidade com a lei. “Gostaria de acrescentar que o dinheiro do Sescoop é exclusivamente privado, ou seja, as cooperativas recolhem 2,5% do valor do salário dos cooperados e repassa ao governo federal. Então, o dinheiro é federalizado. Se torna público. É por isso que o Sescoop deve prestar contas à Controladoria Geral e ao Tribunal de Contas da União”, reforça a liderança.
ESCOLA – “Para mim, é uma imensa satisfação fazer parte dos trabalhos deste Conselho Nacional, onde tenho aprendido tanto. O cooperativismo é uma escola para nós. Para se ter uma ideia disso, temos aproveitado muitas práticas que vemos ocorrendo diariamente nas cooperativas. São bons casos de sucesso e por isso aproveitamos cada uma delas, objetivando a melhoria dos nossos trabalhos de prestação de serviços ao país”, comenta Deborah Virgínia Macêdo Arôxa, do Ministério do Planejamento.
CRESCIMENTO – “Minha mensagem é: precisamos fazer o cooperativismo crescer. É para isso que trabalhamos, pelo desenvolvimento das cooperativas dos nossos estados, sobretudo aqueles que integram as regiões Norte e Nordeste do país. Se as leis e os processos de fiscalização são sempre os mesmos, o que fará a diferença em uma gestão é empenho das pessoas. Então, que arregacemos as nossas mangas para tornar grande o nosso movimento.” Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.
SATISFAÇÃO – “Eu participo e já participei de vários colegiados representando o governo federal, mas o Conselho Nacional do Sescoop está entre os que mais me inspiram e motivam. Posso dizer que minha família é cooperativista, devido ao seu envolvimento com o setor, por isso, afirmo sem medo: aqui, fazemos aquilo que dizemos. Aqui, podemos colocar em prática a nossa ideologia, cujo foco é o ser humano.” Vera Lúcia Oliveira, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
CERTEZA – “Sempre aprendo muito sobre o cooperativismo, quando participo das reuniões deste Conselho. Grande parte desse aprendizado já foi, inclusive, implementada junto ao conselho estadual do qual faço parte. Quando volto ao Tocantins, estou cheia de esperança de que o cooperativismo é a melhor forma de viver em sociedade.” Maria Silvana Ramos – representante dos empregados de cooperativas.
IMPORTÂNCIA – “A boa notícia de exercer os cargos que já tive a oportunidade de ocupar é o aprendizado que se adquire. E o que aprendi é que é fundamental investir na qualificação das pessoas, por isso em Santa Catarina, investimos 90% dos recursos do Sescoop em ações que preparem as pessoas para funções técnicas, de gestão ou de administração. Acredito sinceramente que não se muda uma sociedade sem que se mude os indivíduos, um por um.” Marcos Antônio Zordan, presidente da Aurora.
PAIXÃO – “A maior satisfação de quem trabalha com gente é ver o resultado das ações e o que se vê aqui neste Conselho é o sentimento crescente de paixão pelo Brasil. Aqui, o que aprendi é que e o cooperativismo combate a fome, o desemprego, a informalidade, conferindo dignidade ao povo brasileiro. Sem cooperativas o Brasil não tem jeito.” Dênio Aparecido Ramos, do Ministério da Previdência.
SOBRE A CAPACITAÇÃO
O objetivo da capacitação voltada aos conselheiros de Administração das organizações estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é ampliar os conhecimentos a respeito da estrutura e funcionamento institucional, marcos legais e das responsabilidades perante os órgãos de controle da entidade. O curso que ocorre na Casa do Cooperativismo.
Hoje o dia foi composto, ainda, por uma série de atividades que envolveram o aprofundamento de informações a respeito das relações institucionais da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), sobre o planejamento estratégico como ferramenta para governança e, ainda, sobre o Sescoop e sobre os papeis e atribuições dos conselhos à luz do Regimento Interno.
Amanhã, último dia da capacitação, os participantes discutirão questões relativas aos principais normativos do Sescoop e sobre como utilizar os relatórios de auditoria em prol de sua governança.
Porto Alegre (24/5) – Os alunos da disciplina de Direito e Legislação Cooperativista do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Escoop realizaram no dia 19 de maio, nas dependências do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), sua Assembleia Geral Simulada, com o objetivo de vivenciar passo a passo as etapas de uma Assembleia de Cooperativa. Os trabalhos foram organizados pelos alunos da turma de 2016 e tiveram a participação dos colegas da turma de 2015, orientados pelo professor da disciplina, Mário De Conto.
Dentre as atividades realizadas, foi escolhido um nome fictício para a cooperativa e os alunos divididos entre diretoria e associados. Após, foi formada a mesa diretiva e dado início aos trabalhos de leitura de edital, apresentação de relatório de gestão, prestação de contas e de balanço geral, seguindo-se assim todos os outros passos de uma Assembleia Geral. (Fonte: Assimp Sistema Ocegs)
São Paulo (23/5) – Por meio de parceria com instituições de ensino de superior, o projeto Pós-Graduação do Sescoop/SP viabiliza a participação de colaboradores das cooperativas em cursos de especialização lato sensu e MBA, com foco nas necessidades de melhoria da gestão e de qualificação do corpo técnico. Na Coop – Cooperativa de Consumo, 28 colaboradores concluíram este mês o curso de pós-graduação “MBA em Gestão de Cooperativas de Consumo”. Já na Camda, foi iniciado no dia 12 de maio o curso de pós-graduação “MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio”.
O MBA em Gestão de Cooperativas de Consumo foi realizado na Coop, em Santo André, por meio de parceria com a Universidade de São Caetano do Sul (USCS). O curso teve duração de 540 horas, realizado entre 2013 a 2015. Ao fim do programa, os alunos apresentaram trabalhos de conclusão de curso (TCC) com projetos de melhoria para os negócios da cooperativa. Dos seis TCCs apresentados, três foram implantados pela Coop, dois estão à espera de recursos para implantação e um resultou em subsídios para a melhoria de iniciativas já em andamento na cooperativa.
A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso foi realizada no dia 11 de maio, com a presença do presidente da Coop, Márcio Valle; do superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Jr.; e do diretor de pós-graduação da USCS, professor Dr. Silton Marcel Romboli. O paraninfo da turma foi o professor Dr. Márcio Fontoura da Silva e o orador foi o formando Igor Siena Miedes.
O analista Sérgio Dias, responsável pelo projeto Pós-Graduação do Sescoop/SP, afirma expressar grande orgulho por constatar que o projeto é uma realidade. “Na medida em que ofereceu à Coop a oportunidade de preparar mais alguns dos seus colaboradores para atuarem em benefício de uma melhor gestão da cooperativa e para a obtenção de melhores resultados nos seus negócios, contribuindo assim para sua sustentabilidade”, completa. (Fonte: Assimp Sescoop/SP)