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Curitiba (11/8/16) – Com a presença de 80 participantes, entre representantes de cooperativas, do Sistema Ocepar e da Consultoria Partner, teve início, na manhã desta quarta-feira (10/8), na sede do Sebrae, em Curitiba, o Encontro de Implantação do Planejamento Estratégico PRC 100. O evento foi aberto pelos superintendentes, Robson Mafioletti, Leonardo Boesche e Nelson Costa, da Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar, respectivamente, que, além e darem as boas-vindas aos participantes, destacaram a importância do planejamento estratégico.
“O objetivo é contribuir para que o cooperativismo do Paraná continue crescendo, mas de forma sustentável e perene. Estamos satisfeitos porque hoje saímos da discussão mais teórica para a prática do planejamento. É um momento muito aguardado pelas cooperativas pois trata-se justamente do início da implantação que estaremos trabalhando até dezembro de 2016”, disse Nelson Costa.
“Havia uma grande expectativa em torno deste encontro porque estamos aqui com um grupo de pessoas que podemos chamar de ‘pensadores’ do cooperativismo. São profissionais qualificados e que foram indicados pelos seus respectivos presidentes e estão aqui para ajudar a pavimentar um caminho seguro até os R$ 100 bilhões, no menor tempo possível e com a maior segurança que o mercado exige”, destacou Leonardo Boesche.
“Hoje é um dia importante porque marca o início do trabalho efetivo dos comitês de implantação. Conseguimos trazer especialistas das cooperativas, de diferentes áreas, e que irão contribuir com suas expertises e conhecimentos das realidades das cooperativas de diversos ramos e negócios”, frisou Robson Mafioletti.
ENGAJAMENTO - Após a abertura dos superintendentes, o diretor da Partner Consulting, Rui Rocha, falou dos motivos que levaram a criação do PRC 100 e fez um retrospecto das ações já realizadas e da metodologia que será adotada daqui para frente. Na sequência, o professor e consultor empresarial, Francisco Ferraes Neto, ministrou uma palestra com o tema: engajamento - fator chave na execução do planejamento.
GRUPOS DE TRABALHO - Após o almoço, os participantes serão divididos em grupos. Eles farão uma análise da SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), das ações que o Sistema Ocepar já está desenvolvendo e irão definir as frentes de trabalho e as ações para a implantação do PRC 100. São seis comitês: Autogestão, Desenvolvimento, Econômico e Financeiro, Gestão de Mercado, Infraestrutura (Energia, Logística e Infraestrutura de Comunicação), Parcerias e Alianças.
BOA EXPECTATIVA - Participantes do Encontro ouvidos pelo Informe PR Cooperativo demonstraram boa expectativa em relação à nova fase do PRC 100. “O debate que está ocorrendo hoje é de fundamental importância. A primeira fase do planejamento estratégico das cooperativas do Paraná pode ser considerada um sucesso e agora iniciamos a etapa de implantação. Quando nós olhamos para a literatura, algumas pesquisas demonstram que grandes empresas tiveram problemas no passado, não em função da falta de boas estratégias mas, sim, devido à execução delas. Hoje, nós estamos reunidos com os profissionais das cooperativas que atuam em várias áreas do conhecimento e temos esse propósito de realmente garantir a implantação das estratégias do cooperativismo do Paraná”, disse o diretor de operações da Cooperativa Castrolanda, Marcos Prado.
FORTALECIMENTO - Para o vice-presidente da Copacol, Fernando Moraes, o PRC 100 é fundamental para maior integração e fortalecimento do sistema cooperativo do Paraná, que já é forte. “Entendo que o crescimento das cooperativas é um processo em andamento e o que o PRC 100 traz de fundamental é, de forma estruturada e sustentável, dar embasamento a esse crescimento”.
CONSULTORIA – Moraes ainda destacou a importância do sistema cooperativo dispor de consultoria para a implantação e desenvolvimento do processo. “Estamos na Copacol há mais de dez anos, tendo crescimento de praticamente 100% a cada cinco anos. E a consultoria foi fundamental para pavimentar todo esse caminho de crescimento. Por isso, entendo que, apesar de termos na própria Copacol e, com certeza, na Ocepar e nas demais cooperativas, muito conhecimento da atividade, o apoio da consultoria é primordial para um trabalho mais metodológico para dar sustentação a esse desenvolvimento”, acrescentou.
PADRONIZAÇÃO – Segundo o gerente da Assessoria de Qualidade e Comunicação da C.Vale, Jonis Centenaro, o PRC 100 é importante porque vai padronizar as ações de todo o sistema cooperativo. “Imagino que essa padronização das atividades pode ser utilizada para atingir os objetivos de cada cooperativa, mas igualmente os objetivos coletivos do sistema cooperativista. Então, com a integração entre as cooperativas dos diversos ramos vamos chegar a um conjunto que vai ser muito útil para o sistema cooperativista atingir os objetivos”, enfatizou.
SAÚDE - O gerente geral da Dental Uni, Jefferson Squioquet, destacou a relevância do planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná para o ramo saúde. "Para nós, que atuamos no segmento da odontologia, o PRC 100 é um grande avanço em relação à intercooperação, que irá possibilitar agregar resultado e expandir mercado. A execução dos próximos passos do planejamento estratégico será um grande desafio mas, também, uma grande oportunidade para trabalharmos no segmento cooperativo. Temos certeza de que iremos conseguir chegar aos R$ 100 bilhões pois há muito a ser feito ainda e muitos resultados a serem obtidos por meio desse projeto", disse. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Pedro Afonso (11/8/16) – Os projetos Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) e Produção Integrada de Frutas (PIF) entraram em uma nova etapa. Após os resultados positivos das pesquisas no campo experimental implantado na Fazenda São João, a 50 km de Pedro Afonso (TO), a meta dos realizadores é iniciar, até o fim deste ano, a entrega gratuita das primeiras mudas de mandioca e de frutas – inicialmente maracujá e mamão –, a produtores interessados.
Os materiais foram melhorados geneticamente por pesquisadores da Embrapa Cruz das Almas (BA). Depois de indexadas (quando ficam livres de pragas e doenças), as mudas foram enviadas para Pedro Afonso, onde se testou a adaptação à região na área experimental.
Das 49 variedades de mandiocas testadas, 16 apresentaram melhor desempenho e adaptabilidade à região. Na parte de fruticultura chama atenção os resultados de algumas variedades de banana, como por exemplo, a Prata Anã, que alcançou alto grau de fitossanidade (capacidade de resistência a pragas e doenças) e teve excelente produtividade.
RUMO CERTO – Os projetos Reniva e Produção Integrada de Frutas foram implantados em 2014, por iniciativa da Coapa (Cooperativas Agroindustrial do Tocantins) em parceria com a Embrapa, Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e outros parceiros. Para o superintendente da cooperativa, José Rander Lopes, o êxito dos programas se deve, sobretudo, às condições climáticas e de solo, e ao comprometimento dos técnicos e pesquisadores envolvidos nos experimentos.
Ainda conforme Rander, já é grande o interesse de produtores rurais, de todos os portes, pelas mudas de mandioca e frutas. “Apesar de estar no início consideramos que esses projetos poderão servir de referência para o Tocantins. Está sendo formado um rico banco de dados, pois no trabalho é feito o registro minucioso das condições de solo, comportamento das plantas, produtividade, resistências a pragas e doenças, entre outros aspectos importantes para a cadeia produtiva”, explicou, ressaltando que paralelo à entrega das mudas, será iniciada a terceira etapa dos projetos: organizar a comercialização e o processamento da produção.
Pesquisa - No início deste mês, a área experimental recebeu mudas de mais 19 variedades de mandioca indexadas vindas da Embrapa Cruz das Almas para novos testes, conforme informou o técnico agrícola Fernando Teixeira.
Ele explica que as pesquisas com mandioca são feitas em duas frentes. Parte do material é multiplicada em campo para não perder qualidade e o restante no sistema de multiplicação rápida. No método, pioneiro no Tocantins, as gemas são cortadas no tamanho de 5 centímetros e colocadas em canteiros dentro de estufas.
A técnica acelera a germinação que pode ocorrer em até cinco semanas após o cultivo. Depois são tiradas e levadas para a sala de aclimatação. A etapa seguinte é a transplantação para um viveiro, onde depois de algum tempo a muda está pronta para ser transplantada para cultivo na lavoura. Uma nova avaliação dos projetos será realizada de 22 a 25 de agosto, quando pesquisadores da Embrapa visitarão a área experimental.
CADASTRAMENTO - A Coapa em parceria com a Prefeitura de Pedro Afonso iniciou um trabalho de cadastramento de pequenos produtores interessados em participar dos projetos Reniva e Produção Integrada de Frutas. Encerrado o cadastro, técnicos vão verificar in loco se realmente o produtor atende aos requisitos necessários para receber as mudas.
O PROJETO – A iniciativa é desenvolvida pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio de um convênio de cooperação técnica, e ainda tem a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Prefeitura de Pedro Afonso.
A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção. A área experimental tem dois hectares e foi cedida pelo agricultor Evanis Roberto Lopes. Atualmente são cultivadas variedades de mandioca, banana, maracujá, mamão, manga, abacaxi, café, goiaba e uma coleção de citros. (Fonte: Ascom Coapa)
Rio Verde (11/8/16) – A cooperativa Comigo realiza nesta sexta-feira, dia 12/8, a partir das 8h30, no auditório 1 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), Rio Verde/GO, o 15º Seminário de Desenvolvimento da Pecuária. O evento, direcionado a pecuaristas, profissionais, pesquisadores e estudantes do setor, terá palestras e estações atualizando conhecimentos do setor da produção pecuária.
Haverá duas palestras especificamente sobre a produção leiteira. Na primeira o tema será Produção de Leite a Pasto. O zootecnista, Juliano Alves de Almeida, gerente de produção da fazenda Leite Verde (Leitíssimo), em Jaborandi (BA), falará sobre o sistema de produção da fazenda, que é um projeto de um grupo neozelandês de produção de leite a pasto irrigado, com gado de genética kiwicross. A fazenda industrializa o leite sob a marca Leitíssimo no mercado interno.
A segunda palestra, que será realizada à tarde, terá o médico veterinário e sócio proprietário da fazenda Iguaçu (Starmilk), em Cascavel (PR), Sandro Luiz Viechinieski falando sobre o tema: Gestão de Pessoas na Propriedade Leiteira: Desafios ou Oportunidades? A fazenda possui 900 animais confinados, sendo que 510 se encontram em lactação. Atualmente produz cerca de 19 mil litros de leite por dia e têm projetos para expandir a produção.
Para um dos coordenadores do evento, engenheiro agrônomo da COMIGO, Eduardo Hara, esta é uma oportunidade que a Cooperativa disponibiliza ao produtor, em especial ao seu cooperado, para atualização de conhecimentos. "Nossa expectativa é que cerca de 400 pessoas participem do evento", salientou Hara.
ESTAÇÕES – Após a palestra de abertura, o evento passa ao formato de estações, com os participantes divididos em grupos percorrendo cada uma das estações, de forma alternada. Ouvirão palestras e terão oportunidade de esclarecer eventuais dúvidas. De acordo com a também coordenadora do evento, Siomara Martins de Oliveira, os participantes deverão permanecer cerca de 50 minutos em cada estação.
Na estação, 1 os participantes ouvirão o zootecnista da Alltech, Winston Giardini, falar sobre a criação de bezerras leiteiras. Na estação 2, os presentes poderão aprender sobre espécies forrageiras para produção de leite, com o pesquisador da Embrapa Unipasto, Marcos Roveri. Na terceira estação, o veterinário da Ouro Fino, Paulo Francisco Menegucci, abordará os segredos de uma boa silagem. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Porto Alegre (11/8/16) – As cooperativas gaúchas interessadas em participar da segunda edição do Prêmio Ocergs de Cooperativismo devem se apressar, pois o prazo de inscrições encerra na próxima segunda-feira (15/8). O Prêmio foi lançado com o objetivo de reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
Em 2016, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo passa a contar com quatro categorias distintas, sendo que as cooperativas poderão realizar a inscrição em apenas uma das categorias descritas abaixo:
I. INTERCOOPERAÇÃO
Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenha resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA
Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.
III. RESPONSABILIDADE SOCIAL
Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.
IV. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem ao meio ambiente.
Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br (clique aqui).
Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2016, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu reconheceu em sua primeira edição o vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto.
O Troféu Padre Theodor Amstad não pressupõe a inscrição de cooperativas, pois será entregue à pessoa física escolhida pela comissão julgadora, que será formada conforme descrito no regulamento.
INSCRIÇÕES - As inscrições devem ser realizadas até às 18h do dia 15 de agosto de 2016. A participação é condicionada ao preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no endereço eletrônico (clique aqui). A inscrição deve ser complementada por documentos que comprovem a adoção de práticas ou estratégias de acordo com a categoria correspondente, conforme regulamento do Prêmio.
O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2016, os prêmios serão concedidos dentro da programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, no dia 20 de outubro.
PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com a participação de 45 cooperativas inscritas. A solenidade de premiação ocorreu dentro da programação do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo, em Bento Gonçalves. As cooperativas Sicredi Alto Uruguai RS/SC, na categoria “Intercooperação”; Cootravipa, na categoria “Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia” e Uniodonto Porto Alegre, na categoria “Responsabilidade Social ou Ambiental” receberam o prêmio. O vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto, foi agraciado com o Troféu Padre Theodor Amstad por relevantes serviços prestados ao cooperativismo. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Florianópolis (10/8/16) – Conhecimento, organização, planejamento e mudanças são fundamentais no processo de gerenciamento dos negócios. Estes foram os aspectos principais abordados na segunda aula do 4º módulo do Programa Jovemcoop, realizada na última semana para quatro turmas nos municípios de Iporã do Oeste, Cunha Porã, Pinhalzinho e Chapecó.
O Programa Jovemcoop é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop) e, na região, foi implementado com a parceria das cooperativas Cooper A1, Auriverde, Cooperitaipu e Cooperalfa.
Com a temática “Gestão Rural (5S)”, os participantes aprenderam sobre as medidas que o produtor deve adotar para otimizar as atividades, a exemplo de conservar a propriedade apenas com o que for útil; organizar objetos, materiais e equipamentos; manter tudo em condições de uso; e criar controles para a gestão da empresa rural e para auxiliar na tomada de decisão.
O módulo, segundo o instrutor Ivan Antônio Brustolin, apresenta a importância da gestão rural e da liderança de cada jovem. Para atingir os resultados esperados é trabalhada a necessidade de mudanças de hábitos e costumes com o resgate de como as famílias trabalhavam antigamente e como atuam hoje. “Também valorizamos a família com a reflexão do porquê fomos criados, quais são nossos objetivos e no que precisamos alterar e adaptar”, explica.
Para a gestão rural, Brustolin realça a importância dos controles e registros, de avaliar ou medir o desempenho, de comparar os resultados a exemplo do lote de aves do ano anterior com o atual. Para o instrutor, o empresário rural deve definir qual a propriedade dos seus sonhos para, depois, estabelecer metas e ações que a tornem realidade.
“O produtor do futuro precisa ser um ótimo gestor do negócio, ser empreendedor, conhecer o mercado, ter motivação e gostar do que faz, quebrar barreiras, mudar quando necessário para ver o progresso e o desenvolvimento da empresa rural”, comenta.
No meio rural, independente da atividade, há variáveis, índices e dados que devem ser analisados antes de uma decisão. “A qualificação profissional e a busca constante pelo conhecimento devem ser metas permanentes do jovem empreendedor rural, que precisa compreender a macroeconomia e entender de sua microeconomia, ou seja, a produtividade, os desafios e possíveis gargalos na propriedade”, destaca o assessor de comunicação social da Cooperalfa e um dos coordenadores do programa na cooperativa, Vilmar Bosco.
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O Sicredi – instituição financeira cooperativa com 3,3 milhões de associados – celebra o Dia dos Pais, comemorado este ano em 14 de agosto, abordando o tema cooperação em uma campanha. O conceito “Promessas de Pai” permeará uma série de peças digitais nas quais são mostradas as mudanças que acontecem na vida dos homens com a chegada dos filhos.
“Atualmente, os pais têm atuado de forma mais participativa na vida do filho”, afirma Ana Claudia Pais, superintendente de Comunicação e Marketing do Banco Cooperativo Sicredi. “Nossa estratégia foi apontar o ‘lado cooperativo’ deste novo perfil de pai, mais próximo da rotina e das atividades dos filhos, mostrando como a colaboração ganha um significado especial nesta nova etapa da vida”, acrescenta Ana. Está sendo veiculado um vídeo criado especialmente para a campanha na Fanpage do Sicredi no Facebook (www.facebook.com/sicredi), entre outros canais de comunicação da instituição.
O material aborda as promessas feitas pelos pais antes dos filhos nascerem, de não alterar seu estilo de vida, como, por exemplo, não deixar de assistir ao futebol ou frequentar shows. Na sequência de cada uma, imagens revelam que a promessa é cumprida, porém não como o imaginado, mas sim incluindo as crianças naquelas atividades. Uma mala-direta com informações focadas em cartões completa a campanha. (Fonte: Assimp da cooperativa)
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados, novamente, marca presença no ranking Época Negócios 360º. O evento de lançamento da edição 2016 ocorreu na última semana, em São Paulo, e contou com a participação das principais lideranças empresariais do País. O Sicredi é destaque nas categorias Melhores Empresas, na 118ª posição, e Bancos, na 5ª posição.
A instituição financeira cooperativa também figura na dimensão Governança Corporativa da categoria Bancos, na 2ª colocação em 2016. O Sicredi ainda se manteve nas mesmas posições da edição anterior nas dimensões Práticas de RH (2º) e Visão de Futuro (5º) e apresentou crescimento nas pontuações.
O Época Negócios 360º compreende as 300 melhores empresas do Brasil. Realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral e a Boa Vista Serviços, o anuário classifica as empresas de acordo com a pontuação delas em seis âmbitos: Finanças, Recursos Humanos, Responsabilidade Socioambiental, Capacidade de Inovação, Governança Corporativa e Visão de Futuro. A avaliação foi realizada com base em questionário enviados às empresas. A Fundação Dom Cabral selecionou as maiores do País por receita líquida e fez o convite para que elas participassem da premiação. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Categoria | Posição 2016 (pontos) | Posição 2015 (pontos) |
Melhores Empresas | 118º lugar (298 pontos) | 134º lugar (259 pontos) |
Bancos | 5º lugar | 15º lugar |
Governança Corporativa | 2º lugar entre os bancos (87 pontos) | 1º lugar entre os bancos (75 pontos) |
Práticas de RH | 2º lugar entre os bancos (56 pontos) | 2º lugar entre os bancos (54 pontos) |
Visão de Futuro | 5º lugar entre os bancos (41 pontos) | 5º lugar entre os bancos (17 pontos) |
Objetivo foi discutir as formas de auxílio ao desenvolvimento do cooperativismo brasileiro
Brasília (3/8/16) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu nesta terça-feira, na Casa do Cooperativismo, em Brasília, o embaixador brasileiro designado à Argentina, Sérgio França Danese. O diplomata brasileiro se reuniu com a liderança cooperativista para conhecer os pleitos do setor, focadas nas relações com o país vizinho.
Diplomata de carreira, Sérgio Danese foi Secretário-Geral do Ministério de Relações Exteriores, segundo cargo na hierarquia do Itamaraty. Ele terá agora a missão de conduzir as relações entre Brasil e Argentina em um momento de profundas mudanças políticas e econômicas nos dois países.
Durante o encontro, o Embaixador teve a oportunidade e conhecer as parcerias comerciais e de cooperação estabelecidas pelo cooperativismo brasileiro com o país vizinho. Um exemplo foi a missão técnica do Ramo de Transporte, realizada no mês passado e que contou com a participação de representantes de cooperativas e de unidades estaduais. A Argentina é um dos maiores parceiros comerciais deste ramo. A missão teve por objetivo reforçar a parceria já existente e ampliar as operações entre os dois países.
EXPORTAÇÃO – O presidente do Márcio Freitas aproveitou a oportunidade e apresentou o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras. O material, online e editado em sete idiomas, oferece informações do tipo: lista de produtos, cooperativas aptas à exportação e suas certificações internacionais, contato das áreas comerciais. Além disto, também consta o endereço eletrônico da cooperativa para que o interessado possa buscar outras informações adicionais.
COOPERAÇÃO – O Embaixador se colocou à disposição para cooperar com o fortalecimento dos negócios das cooperativas brasileiras no mercado argentino, bem como do desenvolvimento dos processos de cooperação entre cooperativas dos dois países.
Na reunião, também foram abordadas oportunidades de negócios na importação de implementos agrícolas. Da Argentina vem o maior volume de importações feito pelas cooperativas brasileiras. Por outro lado, o país é o 34º destino das exportações de nossas cooperativas, evidenciando que ainda há espaço para o aumento dos negócios com o país vizinho.
Curitiba (3/8/16) – O programa Caminhos do Campo, produzido pela RPCTV e que vai ao ar todos os domingos de manhã, mostrou, no último fim de semana, uma reportagem especial produzida “para encerrar com chave de ouro o mês internacional do cooperativismo”, segundo o apresentador e repórter Sandro Ivanowski.
Ele e sua equipe visitaram famílias de cooperados para conhecer histórias que confirmam a força do capital humano para o desenvolvimento do cooperativismo paranaense. Foram tratados temas como sucessão familiar, o apoio fornecido pelas cooperativas paranaenses aos agricultores por meio do repasse de tecnologia, capacitação e formação de lideranças femininas e de jovens, entre outros.
Clique aqui para conferir na íntegra a reportagem exibida no último domingo pelo programa Caminhos do Campo
(Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Brasília (2/8/16) – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, há duas décadas trabalha como instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social de seus 3,2 milhões de associados. Presente em todos os estados brasileiros, disponibiliza um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros por meio de 2,4 mil pontos de atendimentos. É a 7ª maior instituição financeira do País do Sistema Financeiro Nacional em patrimônio líquido.
Integrado ao Sicoob opera o Bancoob, Banco Cooperativo do Brasil, responsável por apoiar e gerir os recursos das cooperativas de crédito com transparência, rentabilidade, gestão de controle e de riscos. Viabiliza também as soluções financeiras para as cooperativas do Sicoob.
Atualmente, qualquer pessoa pode se associar às cooperativas de crédito de livre admissão ou, às segmentadas (cooperativas de empregados de empresas privadas, de profissionais liberais, de produtores rurais, de pequenos empresários, microempresários ou microempreendedores, e de empréstimos), estas desde que atenda os critérios de admissão.
Nos últimos cinco anos, o Sicoob registrou aumento de 101% em ativos totais, saindo de R$ 28,6 bilhões em 2011 para alcançar R$ 57,6 bilhões em 2015. O patrimônio líquido atingiu R$ 13,9 bilhões em 2015 ante R$ 7,2 bilhões em 2011, um salto de 93%. As operações de crédito alcançaram R$ 33,3 bilhões, avançando 102% desde 2011. Já depósitos totais ascenderam em 108%, com R$ 36,1 bilhões em 2015 contra R$ 17,4 milhões em 2011.
“O crescimento apresentado nos últimos anos deve-se a busca da população por alternativas mais rentáveis, somado aos diferenciais oferecidos pelas cooperativas, entre os quais taxas menores de juros nas operações de crédito, atendimento humanizado e personalizado, e ampliação da oferta de serviços”, explica Henrique Castilhano Villares, presidente do Sicoob.
Nas cooperativas de crédito os associados são donos do negócio, tem direito a voto nas decisões e participam da distribuição dos resultados da instituição. Para se ter uma ideia, somente em 2015, as sobras (equivalente ao lucro dos bancos) somaram R$ 2,3 bilhões. O Sicoob remunerou, ainda, em R$ 562 milhões o capital social (somatório de todas as quotas-partes dos associados) dos associados no mesmo período. Deste total, R$ 60,9 milhões foram creditados direto na conta corrente, gerando recursos imediatos para os cooperados.
O papel desempenhado pelo Sicoob, tanto em grandes metrópoles quanto em áreas mais remotas do Brasil, representa um importante vetor de desenvolvimento das economias locais, movimentando e reciclando seus recursos financeiros nas próprias comunidades onde atuam.
Além disso, as cooperativas oferecem a mesma segurança proporcionada pelos bancos porque é fiscalizada pelo Banco Central e conta com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, similar ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
O Sicoob é formado, ainda, por 15 cooperativas centrais, pela Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação), além do Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Belo Horizonte (2/8/16) – A Unimed Federação Minas, órgão que representa política e institucionalmente o Sistema Unimed mineiro, recebeu três prêmios nas áreas de comunicação e marketing na noite da última quarta-feira, 27. O reconhecimento aconteceu no encontro anual da Unimed do Brasil e destacou os canais de comunicação da instituição, Revista Conexão e Informa Eventos, e a Campanha de Incentivo ao Parto Normal.
“É um grande orgulho sermos agraciados nestes prêmios tão importantes para o Sistema. Eles representam o reconhecimento dos esforços da gestão de Comunicação e Marketing, e são um incentivo para continuarmos buscando, diariamente, resultados cada vez melhores”, comemora o presidente da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh.
A Revista Conexão, considerada o principal canal de comunicação do Sistema Unimed com os médicos cooperados de Minas Gerais, recebeu o Prêmio de Comunicação Alberto Urquiza Wanderley, na categoria pequeno porte. Na Categoria Publicação Especial, também pequeno porte, venceu o Informa Eventos, criado com o objetivo de divulgar as informações de forma mais dinâmica, após cada evento.
Na categoria Campanha Publicitária, a campanha Incentivo ao Parto Normal, foi agraciada com o Prêmio de Marketing Dr. Nilo Marciano de Oliveira. Com o mote “Fazer a melhor escolha por você e por quem ainda nem sabe o que é escolha”, a iniciativa buscou sensibilizar as futuras mães sobre a escolha pelo parto normal como uma atitude de amor e cuidado com o filho, além de apresentar todos os benefícios desta opção. Além do reconhecimento pelo conteúdo e forma da campanha, a instituição foi homenageada pela excelência na aplicação da marca.
Também foram premiadas as seguintes Unimeds mineiras:
Prêmio de Comunicação (Categoria médio porte):
Unimed Varginha – Publicação Especial
Unimed Sul Mineira – Relatório de Gestão
Prêmio de Marketing:
Unimed Juiz de Fora – Patrocínio
Unimed Guaxupé – Meio Digital
(Fonte: Assimp da cooperativa)
Curitiba (2/8/16) – Filhos de agricultores, jovens cooperados e profissionais que atuam com formação e desenvolvimento humano nas cooperativas do Paraná se reúnem nos dias 03 e 04 de agosto para o Encontro Estadual do Programa Jovemcoop. Promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop), o Encontro chega à sua 25ª edição consolidado como o principal evento de integração e compartilhamento de experiências entre as cooperativas participantes do Programa Jovemcoop – projeto de formação focado em cooperativismo, liderança e sucessão familiar.
SESCOOP/PR - Cerca de 250 pessoas devem participar do evento, que acontecerá no Sesc Caiobá, no litoral do Paraná. “Tradicionalmente, temos uma cooperativa anfitriã e que ajuda na organização, mas como essa é uma edição comemorativa, este ano os anfitriões somos nós”, explica a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Cristina Moreira, que é a coordenadora do Programa Jovemcoop no Paraná.
PROGRAMAÇÃO - Após a abertura oficial, que terá a presença do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da gerente de Desenvolvimento Humano, Maria Emília Pereira Lima, acontece o talk show “Jovemcoop 25 anos – Compartilhando histórias, construímos o futuro”. A programação da manhã terá ainda palestra com o consultor Marcio Mancio, empresário e especialista nas áreas de liderança e gestão. Já as atividades da tarde serão conduzidas pela Escola de Criatividade, organização especializada em criatividade e inovação aplicadas aos negócios e promove o debate e a pesquisa em torno do desenvolvimento da criatividade e de hábitos criativo.
As atividades terão continuidade na manhã do dia 4, quando haverá palestra Jeanine Rolim, Psicóloga, pedagoga, escritora e palestrante, atuou por dois anos junto à população de risco numa ONG colombiana. Apresentação dos resultados das oficinas, depoimentos e divulgação da cooperativa anfitriã de 2017. O evento encerra às 12h15.
O JOVEMCOOP - Atualmente, 12 cooperativas participam diretamente do Programa Jovemcoop. São elas: Castrolanda, Copagril, Lar, Coopavel, Bom Jesus, Cocari, C.Vale, Coagru, Cocamar, Copacol, Copagra e Integrada. O programa inicia nas cooperativas, onde são planejados os projetos de formação, responsabilidade socioambiental e difusão do cooperativismo, e que, após encaminhamento para o Sescoop/PR e aprovação do Conselho de Projetos, recebem os recursos necessários para serem viabilizados.
Todo este esforço resulta na realização de cursos, treinamentos, seminários e demais ações que buscam desenvolver as habilidades de gestão, liderança, bem como disseminar a filosofia cooperativista. Com isso, pretende-se estimular o protagonismo dos jovens, despertando o interesse pelo negócio familiar e pela cooperativa, auxiliando no processo sucessório e garantindo a perenidade do sistema cooperativista. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Brasília (1º/8/16) – “Convivemos com uma dramática crise econômica, política, social e, fundamentalmente, ética. Temos de cultivar valores fundamentais, abraçando comportamentos com disciplina nas pequenas e nas grandes ações. A ética dá segurança a um desenvolvimento equilibrado e que busca inserir as pessoas e não excluí-las”, diz Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
A ética será um dos debates mais esperados do 15º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), que ocorrerá no próximo dia 8 de agosto, em São Paulo realizado pela ABAG. O tema será abordado no painel denominado Ética e o Brasil, e para discutir o assunto foram convidados, como debatedores, o ex-presidente do STF e do TSE, Carlos Ayres Britto, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca, e o filósofo e ensaísta, Luiz Felipe Pondé. O moderador do painel será o colunista da revista Veja e apresentador do programa “Roda Vida”, da TV Cultura, Augusto Nunes.
O tema central do CBA deste ano será “Liderança e Protagonismo” e focará nos desafios de manter o Brasil na liderança mundial da produção de alimentos, fibras e energia renovável, ao mesmo tempo em que se consolida a percepção de ser o produtor brasileiro um dos mais sustentáveis do mundo.
Promovido pela ABAG desde 2002, o Congresso Brasileiro do Agronegócio, já faz parte da agenda dos principais líderes e formadores de opinião do país. A edição realizada em 2015 contou com a presença de mais de 800 participantes, entre empresários, lideranças, entidades do setor e da mídia nacional.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite do evento: www.abag.com.br/cba.
Porto Alegre (1º/8/16) – Com o objetivo de reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, foi lançado o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2016. Em sua segunda edição, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo passa a contar com quatro categorias distintas, sendo que as cooperativas poderão realizar a inscrição em apenas uma das categorias descritas abaixo:
I. INTERCOOPERAÇÃO - Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenha resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA - Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.
III. RESPONSABILIDADE SOCIAL - Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.
IV. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem ao meio ambiente.
Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br.
Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2016, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu reconheceu em sua primeira edição o vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto.
O Troféu Padre Theodor Amstad não pressupõe a inscrição de cooperativas, pois será entregue à pessoa física escolhida pela comissão julgadora, que será formada conforme descrito no regulamento.
INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser realizadas a partir das 9h do dia 2 de maio de 2016 até às 18h do dia 15 de agosto de 2016. A participação é condicionada ao preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no endereço eletrônico www.ocergs.coop.br. A inscrição deve ser complementada por documentos que comprovem a adoção de práticas ou estratégias de acordo com a categoria correspondente, conforme regulamento do Prêmio.
O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2016, os prêmios serão concedidos dentro da programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, no dia 20 de outubro.
PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com a participação de 45 cooperativas inscritas. A solenidade de premiação ocorreu dentro da programação do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo, em Bento Gonçalves. As cooperativas Sicredi Alto Uruguai RS/SC, na categoria “Intercooperação”; Cootravipa, na categoria “Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia” e Uniodonto Porto Alegre, na categoria “Responsabilidade Social ou Ambiental” receberam o prêmio. O vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto, foi agraciado com o Troféu Padre Theodor Amstad por relevantes serviços prestados ao cooperativismo. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
Rio de Janeiro (29/7/16) – Promover a gestão profissionalizada e o fortalecimento de colaboradores e dirigentes de cooperativas do estado do Rio de Janeiro. Este é o objetivo do Formacoop, uma realização do Sistema OCB/RJ, que teve iniciada uma nova turma iniciada no dia 28 de julho. A capacitação terminará em março de 2016.
A formação tem sua metodologia atualizada constantemente e terá três módulos, com carga horária de 144 horas/aula. As disciplinas abordarão o comportamento organizacional e as estratégias de negociação: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.
O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, disse que o Formacoop possibilitará a mudança na gestão e chegará às bases das cooperativas. “É um objetivo de nossa gestão promover o investimento no conhecimento do cooperado a respeito do segmento que estão inseridos. É uma certeza o fato dos cursistas saírem com muito mais conhecimento, sendo replicado na base da cooperativa”, disse Diaz.
O vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, disse também acreditar na melhoria na gestão cooperativista. “A iniciativa objetiva não só aprimora as práticas de gestão para melhorar a eficiência, a produtividade e a capacidade, como divulga também os princípios e valores cooperativos”, afirmou.
Para o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, a qualidade do curso são os diferenciais. “Hoje, temos muito mais dirigentes capacitados para liderar cooperativas, sem deixar de lado os princípios. E isso só é possível graças ao Formacoop”, finalizou. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (28/7/16) – A capacitação de Agentes de Desenvolvimento Humano de cooperativas, para utilização do sistema Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), está ocorrendo a todo vapor pelo país. Hoje, o foco foi a Paraíba. O intuito é preparar os técnicos para elaborar o planejamento das próximas ações a serem executadas pelas unidades estaduais, utilizando, para isso, o GDH, capaz de administrar, acompanhar, organizar e consolidar as ações de treinamentos e de programas de formação e desenvolvimento social.
Estão sendo discutidas questões como as dificuldades na implementação dessa ferramenta, além de seus inúmeros benefícios, dentre eles a otimização do tempo de trabalho. Para a gerente da área finalística do Sescoop/PB, Ana Margarida, esta capacitação veio para dar continuidade ao processo de implantação do sistema no estado, que se iniciou em 2015. "A ferramenta veio para otimizar as atividades do dia-a-dia e auxiliar no acompanhamento e controle das informações", avalia a gestora.
SAIBA MAIS – Por meio do software Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), é possível gerar relatórios gerenciais e operacionais de ações realizadas tanto por cooperativas quanto por organizações estaduais. Além disso, o GDH também possibilita:
- Maior segurança nas informações;
- Inserção e acesso ao Banco Nacional de Empresas e Instrutores;
- Cadastro dos beneficiários das ações desenvolvidas pelo Sescoop;
- Emitir relatórios de planejamento, execução, acompanhamento e controle;
- Maior agilidade na troca de informações entre Sescoop e cooperativa;
- Facilitar as atividades do dia a dia, tais como emissão de lista de presença e avaliação, lançamento de presença, tabulação de avaliações, etc.
Mulheres se projetam em atividades bem-sucedidas desempenhadas no setor cooperativista
Brasília (27/7/16) - Fascinada pelo ideário cooperativista, Maria Elizabeth Alves de Castro, diretora-presidente do Sicoob-Manaus, há 13 anos atuando como dirigente no Ramo Crédito, realizou o “sonho de conhecer a Inglaterra, o berço de tudo”, por ocasião da Feira Internacional de Cooperativismo – ICA Expo 2012, realizada em Manchester. “Ali, no então chamado Beco do Sapo (Toad Lane), onde se fixou o Armazém de Rochdale, imaginei todos aqueles tecelões reunidos, sentados na calçada idealizando o que hoje é para nós um modelo de gestão, um marco organizacional.”
Maria Elizabeth é uma das personagens que ilustram a matéria especial da 20ª edição da Revista Saber Cooperar, cujo foco é o trabalho desempenhado pelas mulheres no cooperativismo, tanto no Brasil, quanto em âmbito global.
Eventualmente chamada pelos colegas de “rainha do cooperativismo”, ela representa a liderança em um estado que contabiliza a maior participação feminina no quadro de associados em cooperativas de crédito: 58%, índice equivalente a 1.424 mulheres de um total de 2.473, de acordo com o Censo de Cooperados do Ramo Crédito, realizado pelo Banco Central e datado de dezembro de 2015. Pela base de dados, a participação feminina representa, em média, 40% do quadro de associados nas cinco regiões brasileiras.
Para Maria Elizabeth, as mulheres dispõem de um diferencial no tratamento com o público e no envolvimento com os demais associados. “O nosso natural carisma e a porção maternal que nos é inerente são transmitidos para o cooperado”, avalia. “Por sermos mais flexíveis, acabamos por passar mais segurança, já que a nossa recusa só se dá em caso extremo, com o propósito de transparecer que atendemos de forma personalizada e cuidadosa.”
Para ler a matéria completa, clique aqui e avance até a página 19.
Brasília (27/7/16) – De 15 a 26 de agosto, integrantes de cooperativas do Tocantins participam da Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo nos Estados Unidos. A comitiva é formada por 16 pessoas, sendo 11 da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), duas do Sicredi, duas do Sicoob Credipar e uma do Sescoop-TO.
A intenção é conhecer o modelo de cooperativismo agropecuário e de crédito dos EUA. Os tocantinenses vão assistir palestras com especialistas da Universidade de Wisconsin, conhecer o modelo de gestão e a estrutura de cooperativas agropecuárias e de crédito, além de visitarem propriedades rurais e a Bolsa de Chicago.
O presidente do Sistema OCB Sistema OCB/TO e da Coapa, Ricardo Khouri, explica que a viagem aos Estados Unidos será uma experiência inédita para os ramos Crédito e Agropecuário que vão poder observar as práticas de governança das cooperativas americanas, bem como a relação entre o cooperado e sua cooperativa.
A programação inclui uma série de visitas técnicas:
- Departamento de Cooperativas da Universidade de Wisconsin (em Madson)
- Landmark - cooperativa de grãos (em Madson).
- Associação Nacional das Cooperativas de Crédito – CUNA (em Madson)
- Cooperativa Central Growmark (Illinois)
- Bolsa de Valores de Chicago (Illinois)
- Sindicado de Produtores Rurais dos Estados Unidos (em Chicago)
Belo Horizonte (26/7/16) – Como prevê o 5º princípio do cooperativismo, é necessário que as cooperativas invistam, cada vez mais, na educação de seus membros e da comunidade em geral. E nesse sentido, o Sistema Ocemg, dispõe de um portfólio de serviços na área de capacitação, monitoramento e promoção social para o setor.
As atividades são planejadas de acordo com as necessidades das cooperativas e embasadas nos indicadores de gestão apontados nos questionários do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC). Cursos, treinamentos, seminários, palestras, entre outras ações, são realizadas ao longo do ano abordando temas diversificados, atuais e dentro do universo de atuação do segmento.
No Portal do Cooperativismo Mineiro é possível acompanhar o portfólio de cursos, treinamentos e eventos programados para os próximos meses. No mês de agosto, por exemplo, estão disponíveis os cursos Formacoop, Programação Neolinguística, Palestra de Orientações Básicas sobre Cooperativismo, eSocial, Lidercoop, Educa OQS, e Workshop PDGC 2016: Excelência para a sua cooperativa.
Além da programação de cursos, o portfólio também contempla, eventos, ações de promoção social, seminários e encontros como o das Cooperativas Educacionais de Minas Gerais, Encontro de Promoção da Intercooperação na Região da Zona da Mata, Coopsportes e Encontro dos Profissionais de TI. Tais eventos visam a orientação e apoio às cooperativas para realizarem uma gestão cada vez mais eficiente e profissionalizada. Para saber mais sobre o portfólio de cursos e eventos do Sistema Ocemg, clique aqui. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Chapecó (26/7/16) – Capacitar profissionais de Recursos Humanos das cooperativas do oeste catarinense para o exercício da função e, com isso, dotá-los de uma visão abrangente sobre o segmento. Com este foco, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) promove nos dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 18 horas, no Hotel Mogano Business, em Chapecó, o curso de RH.
A programação, segundo o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, inclui discussão sobre folha de pagamento (cooperativas), rotinas trabalhistas e cálculos trabalhistas, rotinas e apuração dos encargos sociais, metodologia de implantação de cargos e salários, estruturação da tabela de salário e plano de adequação, política de administração de cargos e salários, bem como avaliação de desempenho (conceito, metodologias e formas de aplicação).
O curso será ministrado por Gustavo Lopes Pelissari. Formado em Direito pela PUC-PR, é consultor da Worker Consultoria, possui graduação em Gestão de Pessoas e Marketing, é conselheiro da ABRH, professor de Relações do Trabalho e Cargos e Salários da Graduação e pós-graduação da Faculdade Cidade Verde e UNICESUMAR EAD.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10/8 pelos telefones (48) 3878-8803 ou (48) 3878-8810 ou pelo site http://www.sescoopsc.org.br/. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)