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Coamo é referência para cooperativismo brasileiro

Cooperativa encantou os integrantes do projeto Conhecer para Cooperar com evento destinado a cooperadas, esposas e filhas de cooperados
 
Campo Mourão (22/9/16) – Já faz muito tempo que a presença e a atuação da mulher deixou de ser apenas dentro de casa, em meio aos afazeres domésticos. Hoje, ela vem ocupando cada vez mais espaço em cargos executivos em grandes corporações e, também, na área rural, onde além das tarefas diárias com casa e família, também auxiliam na produção e na administração da propriedade rural.
 
Ciente disso, a Coamo (Agroindustrial Cooperativa) realiza, há oito anos, o Encontro Família Cooperativista. Na edição deste ano, realizada ontem, em Campo Mourão (PR), onde está sediada a cooperativa, mais de mil mulheres – cooperadas, esposas e filhas de cooperados – marcaram presença. Uma delas foi Alessandra Bonina Pereira Facom.
 
Há 10 anos como cooperada da Coamo, Alessandra produz suínos em sua propriedade, localizada na cidadezinha de Pitanga. Segundo ela, “é fundamental ter uma parceira, como a Coamo, que valoriza a mulher e seu trabalho”.
 
“Sem a Coamo a nossa vida seria uma frustração. A cooperativa funciona como um estabilizador para gente. Ela nos ajuda na qualificação, nos acompanha no mercado e nos dá Norte. Hoje em dia, a mulher continua produzindo suas compotas, mas hoje ela também está à frente, comercializando e melhorando seus processos”, argumenta a cooperada.
 
IMERSÃO – E toda essa motivação foi testemunhada, ontem, pelos integrantes do projeto Conhecer para Cooperar, realizado pelo Sistema OCB e que, desde segunda-feira, tem possibilitado que formuladores de políticas públicas e representantes de agentes financeiros façam uma imersão na rotina das cooperativas brasileiras.
 
Ontem, o grupo conheceu a Coamo, uma das maiores cooperativas do mundo. Criada há 46 anos, a cooperativa possui cerca de R$ 28,1 mil cooperados, mais de sete mil funcionários, atua nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, numa área de abrangência que ultrapassada 65 municípios; possui ainda 110 unidades de negócios, focadas na comercialização, dentro e fora do país, de produtos como óleo de soja refinado, margarinas, gorduras vegetais, farinhas de trilho e café torrado tanto em grãos quanto moído.
 
A cooperativa possui uma frota de 678 caminhões e bitrens, mais de 674 veículos leves utilizados na assistência técnica e serviços administrativos e 352 máquinas pesadas.
 
OUTROS NÚMEROS – Segundo o relatório de gestão da Coamo, no ano passado, industrializou:
 
- 1,48 milhão de toneladas de soja;
- 108,07 mil toneladas de trigo;
- 3,13 mil toneladas de café
- 7,67 mil toneladas de algodão em pluma.
 
EXPORTAÇÕES – No que diz respeito às vendas para o mercado externo, a Coamo, em 2015, exportou 3,49 milhões de toneladas de produtos agrícolas industrializados e “in natura”, faturou US$ 1,17 bilhão, ocupando, assim, a 27ª posição entre as maiores empresas exportadoras do Brasil. É a maior exportadora do Paraná.
 
PRC 100 – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken apresentou o PRC 100 – Paraná Cooperativo 100 – o novo planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. Foi lançado pelo Sistema Ocepar em maio de 2015 e tem como meta dobrar a movimentação econômica setor, atingindo R$ 100 bilhões nos próximos anos.
 
De setembro de 2015 a março de 2016 o assunto foi debatido em reuniões regionais entre dirigentes e representantes das cooperativas paranaenses buscando construir um plano de ação estratégico, determinando o que precisa ser feito para se atingir a meta. Esse trabalho resultou em propostas de ações, visando promover o crescimento sustentável do setor.
 
O plano elaborado foi aprovado pelos dirigentes das cooperativas em Assembleia Geral da Ocepar, em abril de 2016, estabelecendo os sete comitês que englobam todas as áreas de planejamento estratégico. Em agosto teve início a segunda fase. Agora, em reuniões mensais, os comitês discutem as bases para implantação do PRC100, determinando como será viabilizado tudo o que foi planejado. Esta etapa conta com a participação de mais de 100 profissionais das cooperativas, divididos nos diversos comitês, dentro das especialidades de cada um.
 
EXPECTATIVAS – Os presidentes da Coamo e da Ocepar, em suas falas, se mostraram bastante satisfeitos e cheios de expectativas no que concerne ao relacionamento futuro entre as instituições e as cooperativas.
 
“Sei que as coisas estão melhorando e, graças a este entrosamento aqui, elas vão melhorar ainda mais. Existem coisas que precisam ser conversadas, problemas que precisam ser solucionados e, ao debatermos, juntos, como fizemos hoje é um bom sinal de que veremos ainda mais desenvolvimento no cooperativismo”, avalia José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
 
“Sempre digo que, ao estreitarmos nosso relacionamento, cooperativas e seus parceiros públicos ou privados, criam um ambiente favorável para encontrar as melhores soluções para as questões que ainda dificultam o crescimento das cooperativas. E momentos como estes, de visitas às cooperativas, só comprovam isso. Portanto, é uma honra abrir as portas do cooperativismo paranaense com este propósito”, comenta José Roberto Ricken, presidente da Ocepar.
 
SOBRE O CONHECER PARA COOPERAR
 
PARTICIPANTES – O grupo é composto por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Fazenda, do Banco Central do Brasil, do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sistema Cooperativo Sicredi, do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), da Universidade de São Paulo (USP-Pensa) e das cooperativas Coplana e Cocamar, além dos Sistemas OCB e Ocepar. 
 
O PROJETO – O Conhecer para Cooperar está no segundo módulo do Roteiro Prático, voltado ao Ramo Agropecuário. O roteiro inclui, também, visitas às instalações e propriedades de mais três cooperativas do estado do Paraná:
 
- Hoje: Cocamar (Agroindustrial Cooperativa)

PRÊMIO SOMOSCOOP: recorde de inscrições em 2016 reúne mais de 300 projetos

Em 2016, teremos 221 cooperativas de todo o Brasil concorrendo ao Prêmio SOMOSCOOP. As inscrições, que terminaram na última sexta-feira (16/9), contabilizaram 349 projetos nas seis categorias da premiação: Comunicação e Difusão do Cooperativismo (52); Cooperativa Cidadã (122); Desenvolvimento Sustentável (60); Fidelização (47); Inovação e Tecnologia (40) e Intercooperação (28). O Prêmio SOMOSCOOP, entregue a cada dois anos pelo Sistema OCB, é a nova marca do até então chamado prêmio “Cooperativa do Ano”, que já reconheceu, ao longo dos últimos 12 anos, 81 cooperativas de 17 estados brasileiros.
 
Em 2016, de cara nova e com uma proposta também inovadora, o Prêmio vem trazendo um reconhecimento à criatividade das cooperativas brasileiras e, principalmente, aos bons resultados obtidos por elas ao longo do último biênio. “Queremos – e vamos – começar a escrever um novo capítulo na história do cooperativismo. O Prêmio SOMOSCOOP, muito mais do que uma solenidade ou competição, mostra o potencial e o patamar de desenvolvimento das nossas cooperativas. Um modelo de negócio competitivo, gerador de renda e também de felicidade. Que se preocupa com o econômico, sem se esquecer do social. O financeiro e o pessoal andando de mãos dadas na construção de um mundo melhor. E nós queremos e precisamos reconhecer isso. É exatamente isso que a premiação vem fazer”, declara o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
 
Premiação – A solenidade de entrega dos prêmios está marcada para o dia 22 de novembro, em Brasília (DF). Serão convidados para a ocasião os três primeiros colocados de cada uma das categorias – os finalistas. Lembrando que os vencedores de cada uma, assim como os 2º e 3º lugares, apenas serão divulgados no dia da comemoração.

Frimesa é o primeiro destino da equipe do Conhecer para Cooperar

Formuladores de políticas públicas e agentes financeiros estão conhecendo a realidade das cooperativas do Paraná
 
Brasília (20/9/16) – A equipe do projeto Conhecer para Cooperar visitou, ontem, a quarta maior empresa do Brasil quando o assunto é o abate diário de suínos: a cooperativa central Frimesa. Localizada no município de Medianeira, no Paraná, a empresa abate 7,1 mil animais todos os dias e comercializa os produtos (que vão desde cortes nobres, linguiças e processados) dentro e fora do país. A cooperativa é, ainda, o primeiro lugar no mesmo ranking em nível estadual. Além disso, a Frimesa atua no mercado de leite. Ao todo, seu mix de produtos, entre suínos e lácteos, ultrapassa os 400 itens.
 
O projeto Conhecer para Cooperar é uma realização do Sistema OCB e este é o segundo módulo prático. O grupo é composto por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Fazenda, do Banco Central do Brasil, do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sistema Cooperativo Sicredi, do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), da Universidade de São Paulo (USP-Pensa) e das cooperativas Coplana e Cocamar, além dos Sistemas OCB e Ocepar. 
 
A intenção é possibilitar que esses formuladores de políticas públicas e representantes de instituições financeiras possam aprofundar seu conhecimento a respeito do negócio cooperativo.
 
Na Frimesa, o grupo foi recebido pelo diretor-presidente, Valter Vanzella, e pelo diretor executivo, Elias Zydek. Eles discorreram sobre a história da cooperativa central, composta por cinco singulares:
 
- Cooperativa Agroindustrial Copagril
- Cooperativa Agroindustrial Lar
- Cooperativa Agroindustrial Consolata - Copacol
- C.Vale Cooperativa Agroindustrial
- Primato Cooperativa Agroindustrial
 
Segundo eles, a Frimesa cresceu, na última década, 15% ao ano, saindo de um faturamento de cerca de R$ 480 milhões, em 2005, para R$ 2,2 bilhões, em 2015; o quadro de colaboradores também cresceu neste período, de 2.379 para 6.520; o número de clientes ativos também saltou de 10,4 mil para 33,2 mil.
 
“Essa evolução exigiu investimentos financeiros, formação de pessoal e aperfeiçoamento no sistema de administração”, contou o diretor-presidente. Para ele, receber o grupo do projeto Conhecer para Cooperar é fundamental para evidenciar como o cooperativismo pode contribuir com a economia do país. 
 
“A vinda dessas pessoas aqui é fundamental para que elas conheçam a nossa realidade. À medida que eles entenderem o cooperativismo, poderão elaborar uma política pública mais adequada ao formato das cooperativas, já que elas existem para viabilizar o negócio de seu cooperado, melhorando, assim a economia do país, que precisa se desenvolver, gerar riqueza e emprego. Muitas vezes, a operação das cooperativas fica amarrada por burocracias criadas por pessoas que ainda não tiveram a chance de compreender melhor do movimento. Então, aqui, tenho certeza de que o grupo trazido pelo Sistema OCB poderá entender mais e multiplicar esse entendimento em suas instituições”, avalia Valter Vanzella.
 
O diretor executivo, Elias Zydek, mostrou-se positivamente impressionado com o nível do grupo. “Nunca vi, em um só local, tanta gente importante para o setor agropecuário reunida para aprender. Estamos muito contentes em poder contribuir com o desenvolvimento não só do nosso movimento, mas do país. Não temos dúvidas de que o Brasil voltará a crescer e com a ajuda de vocês, será mais rápido, por isso estamos nos preparando para quando essa crise passar”, comenta o diretor.
 
O superintendente do Sistema Ocepar, Robson Maffioletti, reforçou o fato de que as cooperativas brasileiras dependem de financiamentos públicos e enfatizou que, ao conhecerem a estrutura, a qualidade dos produtos, o trabalho desenvolvido em prol do cooperado e todo o processo que envolve a melhoria da gestão e governança, os formuladores de políticas públicas e os agentes financeiros podem melhor analisar os projetos do cooperativismo.
 
“Não queremos privilégios, apenas que essas instituições verifiquem nossas demandas e consigam perceber a diferença que há entre os demais tipos de empresa. Afinal, o cooperativismo é um modelo de negócio que privilegia as pessoas: o cooperado é a razão de ser da cooperativa”.
 
O diretor-secretário da Copagril, uma das integrantes da Frimesa, Márcio Buss, acompanhou a programação desta segunda-feira. De acordo com ele, a visita técnica à central foi uma grande oportunidade para conhecer o setor cooperativista. Para ele, é grande a expectativa em relação à atuação das instituições contempladas com o projeto Conhecer para Cooperar, após seu término.
 
“Esperamos ansiosamente por políticas públicas mais bem definidas e que levem em consideração as características do cooperativismo, sobretudo aquelas que envolvem o crédito. Temos grande necessidade do barateamento dos juros e uma revisão nos prazos, principalmente em momentos como este pelo qual o Brasil atravessa. É fundamental que esses representantes notem que o cooperativismo é forte e pode contribuir muito com o país”, enfatiza.
 
SAIBA MAIS – Hoje a cooperativa central está presente em todo o território nacional. Além disso:
- Tem 39 anos de fundação;
- Congrega no negócio cerca de mil suinocultores e 3,5 mil produtores de leite;
- Processa 331,2 mil toneladas de alimentos por ano;
- Processa 500 mil litros de leite por dia
- Tem 412 produtos no portfolio
- Seu faturamento em 2015 foi de R$ 2,23 bilhões (11,39% a mais que em 2014).
- 90% de toda a produção foi distribuída no mercado brasileiro, no ano passado
- www.frimesa.com.br
- Catálogo de exportação: (clique aqui para acessar)
 
O PROJETO – O Conhecer para Cooperar está no segundo módulo do Roteiro Prático, voltado ao Ramo Agropecuário. O roteiro inclui, também, visitas às instalações e propriedades de mais três cooperativas do estado do Paraná:
 
- Hoje: Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata);
- Dia 21: Coamo (Agroindustrial Cooperativa);
- Dia 22: Cocamar (Agroindustrial Cooperativa).

 

Cerca de 100 cooperativistas do Paraná vão participar do HSM 2016

Curitiba (19/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) está viabilizando a participação de cerca de 100 cooperativistas paranaenses, membros dos Conselhos de Administração das cooperativas, no HSM 2016, considerado o maior evento de gestão da América Latina. As atividades serão realizadas de 7 a 9 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. De acordo com os organizadores, haverá grandes inovações nesta 16ª edição, não só no conteúdo, mas também na forma. 

APRENDIZAGEM - Uma das novidades é que o participante poderá eleger quais temas e palestrantes vão compor sua trilha pessoal de aprendizagem, com o objetivo de aprofundar seu conhecimento e vivenciar novas experiências. No tradicional Auditório Principal, nomes icônicos da gestão mundial trarão os conteúdos mais atuais e de vanguarda para que você possa se atualizar e estar à frente dos desafios de seus negócios.

ESPECIALISTAS - No espaço inédito das Arenas Temáticas, grandes especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos para levar conteúdo de qualidade em cada uma das temáticas. Esse é um espaço para troca de experiências e relacionamento entre executivos com interesses em comum.

WORKSHOPS - Nos Workshops Práticos, os conceitos e aprendizados poderão ser transformados em mudanças reais para a organização. Por meio de atividades hands on, o participante terá aprendizagem intensa, utilizando novas metodologias que o colocam como protagonista de seu desenvolvimento.

PROGRAMAÇÃO - Clique aqui para mais informações sobre o evento. (Com informações do HSM 2016)

Sescoop/SC celebra 17 anos de formação profissional e promoção social

Florianópolis (15/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC) completa 17 anos no sábado, dia 17, comemorando resultados expressivos dos trabalhos desenvolvidos com as 260 cooperativas do estado. A entidade se destaca por promover o crescimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, contribuindo para sua competitividade e para a melhora da qualidade de vida dos cooperados, colaboradores e familiares.

Somente em 2015, os investimentos foram da ordem de R$ 15 milhões para ações de formação profissional, promoção social e outras atividades, num total de 1.471 eventos, que atenderam 121.607 pessoas – entre associados, colaboradores e dirigentes de cooperativas.

Entre os principais programas mantidos pelo Sescoop/SC estão a formação e capacitação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, ações centralizadas, ações delegadas, auxílio educação, programa Cooperjovem, programa jovens lideranças cooperativistas (JovemCoop), mulheres cooperativistas, jovem aprendiz, auxílio-educação, programa de desenvolvimento da gestão de cooperativas (PDGC), formação para conselheiros administrativos e fiscais para cooperativas de crédito (Formacred), monitoramento e auditoria em pequenas cooperativas.

O presidente do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, ressalta que a entidade vem cumprindo sua missão de forma exemplar, o que contribui para que as cooperativas sejam mais fortes e conscientes de sua posição. “Representamos um sistema cooperativista considerado referência nacional e, sem dúvida, com as ações de forma estruturada e a disseminação dos princípios cooperativistas, especialmente do quinto (Educar, formar e informar), o Sescoop/SC exerce papel relevante na conquista dessa posição”.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL – O Sescoop/SC se destaca pela quantidade e qualidade dos cursos, treinamentos e capacitações oferecidas para colaboradores, dirigentes e associados. A ênfase da entidade nas ações diretas está no sentido de ouvir as demandas e contratar instrutores com reconhecido conhecimento de formação do sistema cooperativista, visando melhorar continuamente a capacitação dos colaboradores das cooperativas. O treinamento e capacitação faz parte da Formação Profissional e é um dos pilares do Sescoop. Em 2015 foram realizados 44 eventos nesta área.

AUTOGESTÃO – Com a autogestão, o Sescoop/SC apoia a profissionalização da gestão das 260 cooperativas, oferecendo suporte, monitorando ações e contribuindo para que elas estejam estruturadas e preparadas para transpor os desafios que possam se tornar obstáculos ao seu desenvolvimento. A autogestão está baseada no autoconhecimento e na ampla atuação conjunta, cooperativista, entre diretoria, conselho administrativo, fiscal, colaboradores e cooperados.

PROMOÇÃO SOCIAL – A área de Promoção Social do Sescoop/SC visa operacionalizar os eventos centralizados desenvolvidos aos colaboradores, cooperados, familiares e dirigentes das cooperativas beneficiárias de Santa Catarina. As ações objetivam a melhoria da atuação dos envolvidos na gestão das cooperativas, por meio de ações voltadas à educação, à saúde, à cultura, à integração social, à geração de renda e ao meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de diferentes estratégias. As ações da promoção social do Sescoop/SC incluem o Programa Cooperjovem, Programa Jovemcoop, o Programa Mulheres Cooperativistas, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, entre outros.  (Fonte: Sescoop/SC)

ENTREVISTA DA SEMANA: Marcelo Porteiro Cardoso

De olho na liderança do crédito agrícola, BNDES lança aplicativo voltado a produtores

Brasília (14/9/16) – Com a intenção de comemorar o crescimento de 18% nos valores destinados aos investimentos no campo, no último ano agrícola (2015/2016), e, ainda, projetar um novo crescimento de 20% para o atual período 2016/2017, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acaba de lançar um aplicativo específico para o setor. Trata-se do BNDES Agro.

De acordo com o superintendente da Área de Operações Indiretas do BNDES, Marcelo Porteiro Cardoso, para este ano safra, a expectativa é de que o banco desembolse mais R$ 17,4 bilhões. Entrevistado desta semana, Marcelo Cardoso, discorreu sobre o aplicativo recentemente lançado e, também, sobre os negócios com as cooperativas brasileiras. Confira.

A maior parte das operações do BNDES para investimentos no setor agrícola é feita por meio de agentes financeiros. Como o produtor cooperado pode conhecer mais sobre os programas e linhas do Banco?

Cardoso:
Lançamos recentemente um aplicativo para auxiliar, não só cooperados, mas todos os tipos de perfis interessados em realizar operações com o Banco. O BNDES Agro está disponível nos sistemas Android e Apple, para smartphones e tablets.

Como funciona o aplicativo?

Cardoso:
O BNDES Agro possui inúmeras funções para auxiliar os interessados em realizar operações com o Banco, trazendo informações sobre as linhas e programas oferecidos ao agronegócio, consulta ao Credenciamento Informatizado de Fabricantes (CFI) para máquinas e equipamentos agrícolas cadastrados, calendário de feiras importantes para o setor, além do contato direto com o BNDES, por meio de seus canais institucionais e redes sociais.

De que forma ele pode auxiliar o produtor rural?

Cardoso:
Uma importante função oferecida pelo BNDES Agro é o simulador financeiro que ajuda o usuário na avaliação prospectiva de suas prestações, considerando as condições financeiras dos respectivos programas operacionalizados pelo BNDES, entre eles Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) e Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC).

Qual a perspectiva do Banco para este Ano Safra 2016/2017?
 
Cardoso:
No atual Ano Agrícola 2016/2017, que teve início em 1º de julho, o BNDES destinará R$ 17,4 bilhões para os programas agrícolas do Governo Federal — um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Desse total — já autorizado pelo Ministério da Fazenda —, R$ 4,7 bilhões serão aplicados na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas; R$ 2 bilhões para capital de giro das cooperativas agropecuárias; e R$ 10,7 bilhões alocados a projetos de investimento para a agropecuária empresarial e familiar.

Qual o perfil do crédito agrícola do BNDES?

Cardoso
: No ano agrícola 2015/2016, destinamos R$ 15 bilhões para o financiamento dos programas agropecuários do Governo Federal (18% mais que no Ano Safra anterior). Do total, mais de R$ 6 bilhões foram destinados ao financiamento de máquinas e equipamentos, principalmente, voltado para modernização da frota de tratores, colheitadeiras e implementos associados. Cerca de R$ 2 bilhões atenderam a demandas de médios produtores rurais; e outros R$ 2 bilhões em financiamentos dedicados ao fortalecimento da agricultura familiar. Outro destaque, com quase R$ 1,3 bilhão, foi o apoio à implantação de tecnologias para a redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária.

Em relação às cooperativas, quanto elas representam no volume da carteira rural do banco?

Cardoso:
No ano safra 2015/2016, as cooperativas representaram 23% das operações de crédito rural do BNDES, num total de R$ 3,2 bilhões em financiamentos concedidos.
 
Quais a linhas mais acessadas pelas cooperativas agropecuárias e qual o papel de tais linhas para o fortalecimento do setor?

Cardoso:
Os programas do BNDES destinados ao setor agropecuário mais solicitados pelas cooperativas no ano safra 2015/2016 foram: Procap-Agro, destinado a capital de giro e integralização de quotas-partes; e Prodecoop, voltado à modernização de sistemas produtivos e comercialização de produtos agropecuários visando a uma maior competitividade. Somadas, as duas linhas corresponderam a quase 90% dos financiamentos a cooperativas no último ano safra. Entretanto, cabe destacar que o Pronaf Agroindústria e o Programa de Construção de Armazéns – PCA buscam atender público alvo e finalidade distinta, respectivamente: cooperativas de base de agricultores familiares e investimentos em infraestrutura de armazenagem.

Inscrições para o Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano terminam amanhã

Brasília (14/9/16) – As cooperativas que ainda não fizeram sua inscrição de seus projetos no Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano, antigo Prêmio Cooperativa do Ano, têm somente até amanhã para garantir sua participação nesta 10ª edição. Na última semana, o Sistema OCB prorrogou o prazo para que as interessadas pudessem se inscrever.

Com isso, as cooperativas têm até o amanhã (15/9), para preencher a ficha de inscrição no site (clique aqui) e enviá-la, até sexta-feira, dia 16/9, pelos Correios, conforme detalhado no regulamento.

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Melhores do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, a premiação reconheceu 81 cooperativas de 17 estados brasileiros.

CATEGORIAS – Para a 10ª edição estão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecer melhor:

1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

2 - COOPERATIVA CIDADÃ

3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

4 - FIDELIZAÇÃO

5 - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

6 - INTERCOOPERAÇÃO

ATENÇÃO – Qualquer cooperativa, independentemente de ramo ou porte, pode inscrever um até projeto por categoria. Para isso, basta estar registrado e regular com o Sistema OCB e participar de um dos programas do Sescoop. São eles:

•    Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
•    Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
•    Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
•    Dia de Cooperar (Dia C)

Sescoop divulga documentos de processo seletivo para técnico PCD

Brasília (14/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado final da 1ª etapa do processo seletivo, que visa à contratação de profissional para atuar na função de técnico de apoio administrativo – pessoa com deficiência, bem como a convocação para a segunda etapa, qual seja a análise documental. (clique aqui para acessar)

O Sescoop divulgou, ainda, o resultado da interposição de recursos referente à 1ª etapa do referido processo seletivo – análise curricular. (acesse por aqui)

Boa notícia para o cooperativismo de crédito!

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou ontem, o parecer do Deputado Osmar Serraglio(PR), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, que possibilita que as disponibilidades de caixa dos entes públicos municipais sejam depositadas em cooperativas de crédito.

Em seu parecer, Serraglio destacou o comando constitucional de apoio e estímulo ao cooperativismo brasileiro. “O que a Constituição prevê é que o Brasil estimulará o cooperativismo (art. 174, §2º), ao mesmo tempo em que proclama que o sistema financeiro nacional – incluídas expressamente as cooperativas de crédito – seja estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade (art. 192). Assim, a proposição confere efetividade ao comando constitucional, na medida em que destaca o papel das cooperativas para a inclusão financeira e geração de renda a milhões de brasileiros”.

Segundo o autor da proposta, Deputado Domingos Sávio(MG), representante do Ramo Crédito na Diretoria da Frencoop, o projeto visa fortalecer a economia local por meio das cooperativas de crédito, hoje presentes como única instituição financeira em mais de 10#$-$#dos municípios brasileiros. “O que acontece, atualmente, é uma distorção em que cidades de todo o país possuem uma cooperativa de crédito, vigorosa e eficiente, absolutamente legalizada, empregando na cidade, financiando a economia local, mas que sofre com a situação em que entes públicos acabam tendo que depositar suas disponibilidades de caixa em cidades vizinhas, muitas vezes em bancos privados”.

Com maior alavancagem, as cooperativas poderão potencializar e pulverizar o financiamento de produtores, cooperativas e micro e pequenos empreendedores do interior do país. Hoje, 76#$-$#das operações de crédito das cooperativas estão abaixo de R$ 5 mil reais. Por meio de emenda do Deputado Evair Vieira de Melo(ES), que também faz parte da Diretoria da Frencoop, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) também poderá organizar, administrar e executar suas disponibilidades de caixa em cooperativas de crédito.

O PLP 100/2011 segue agora para a análise do plenário da Câmara dos Deputados.

Fonte e Foto: Relações Institucionais da OCB

 

 

 

Câmara vota renegociação de dívidas para produtores e cooperativas agropecuárias

Brasília (13/9/2016) – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje à tarde a Medida Provisória (MPV) 733/2016, que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural. De acordo com o texto, os descontos têm percentuais compatíveis com o porte e a capacidade de pagamento do produtor, e levam em conta as regiões mais atingidas pela seca.

A medida beneficia produtores, cooperativas e associações da região de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), bem como aqueles inscritos em dívida ativa da União.

A liquidação dos débitos pode atingir até 95% do total, a depender do valor originalmente contratado e do período de contratação. A repactuação das dívidas tem prazo de dez anos, carência até 2020, descontos diferenciados para quem pagar em dia e encargos financeiros variáveis de 0,5% a 3,5% ao ano, conforme porte e valor de contratação do financiamento.
 
Para fins de enquadramento, os saldos devedores das operações de crédito rural contratadas serão pagos por instrumento de crédito individual firmado pelo beneficiário final do crédito ou pelo resultado da divisão do valor originalmente contratado pelo número total de cooperados.

O texto aprovado no plenário traz algumas inovações em relação ao relatório apreciado anteriormente pela Comissão Mista que tratou sobre o tema. Por acordo de plenário, o deputado Júlio Cesar (PI), relator da matéria, acatou três emendas, com destaque para a inclusão de dispositivo que autoriza o Poder Executivo a repactuar as dívidas das cooperativas de produção agropecuária junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), contratadas até 31 de dezembro de 2010.

A emenda sana um grave problema de endividamento das cooperativas agropecuárias de todo o país, em razão das dificuldades de rentabilidade da atividade, em especial, problemas climáticos, que resultaram em alto nível de inadimplemento junto ao Pronaf.

A MPV 733/2016 segue agora para análise do plenário do Senado. Caso não seja votada até o dia 12/10, a matéria perde eficácia.

Comissão aprova gestão de recursos de prefeituras por cooperativas

Brasília (13/9/16) – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou, hoje, o parecer do deputado Osmar Serraglio (PR), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, que possibilita que as disponibilidades de caixa dos entes públicos municipais sejam depositadas em cooperativas de crédito. A proposta, integrante da Agenda Institucional do Cooperativismo 2016, faz parte da pauta mínima de prioridades do cooperativismo no Congresso Nacional.

Em seu parecer, Serraglio destacou o comando constitucional de apoio e estímulo ao cooperativismo brasileiro. "O que a Constituição prevê é que o Brasil estimulará o cooperativismo (art. 174, §2º), ao mesmo tempo em que proclama que o sistema financeiro nacional – incluídas expressamente as cooperativas de crédito – seja estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade (art. 192). Assim, a proposição confere efetividade ao comando constitucional, na medida em que destaca o papel das cooperativas para a inclusão financeira e geração de renda a milhões de brasileiros".

Segundo o autor da proposta, deputado Domingos Sávio, representante do Ramo Crédito na Diretoria da Frencoop, o projeto visa fortalecer a economia local por meio das cooperativas de crédito, hoje presentes como única instituição financeira em mais de 10% dos municípios brasileiros.

"O que ocorre, atualmente, é uma distorção em que cidades de todo o país possuem uma cooperativa de crédito, vigorosa e eficiente, absolutamente legalizada, empregando na cidade, financiando a economia local, mas que sofre com a situação em que entes públicos acabam tendo que depositar suas disponibilidades de caixa em cidades vizinhas, muitas vezes em bancos privados".

Com maior alavancagem, as cooperativas poderão potencializar e pulverizar o financiamento de produtores, cooperativas e micro e pequenos empreendedores do interior do país. Hoje, 76% das operações de crédito das cooperativas estão abaixo de R$ 5 mil reais. Por meio de emenda do Deputado Evair de Melo, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) também poderá organizar, administrar e executar suas disponibilidades de caixa em cooperativas de crédito.

O PLP 100/2011 segue agora para a análise do plenário da Câmara dos Deputados.

Ocepar realizará Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses

Curitiba (13/9/16) – O Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaense será realizado no dia 9 de dezembro, no Teatro Positivo, em Curitiba. O evento é promovido tradicionalmente pelo Sistema Ocepar com o propósito de celebrar as conquistas do ano, fortalecer e difundir o cooperativismo paranaense, além de demonstrar à sociedade a capacidade mobilizadora do setor. São esperados cooperativistas de todas as regiões do Estado.

PROGRAMAÇÃO - As atividades ocorrerão das 8h30 às 16h. A programação contempla a realização do painel com autoridades, homenagens, palestra com o professor Leandro Karnal sobre “Filosofia de vida”, e apresentação artística do grupo Sou Arte, de Campo Mourão (PR).

COOPERATIVISMO - No Paraná, há 220 cooperativas de 10 diferentes ramos filiadas ao Sistema Ocepar, com 1,2 milhão de cooperados e 83.267 funcionários. Juntas, elas faturaram R$ 60,33 bilhões em 2015 e exportaram US$ 2,5 bilhões. O setor responde por 56% do PIB agropecuário paranaense.

INSCRIÇÕES - As inscrições deverão ser feitas até o dia 1º/12 por pelo agente de desenvolvimento humano da cooperativa ou no Sescoop/PR, por meio do e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Fonte: Ocepar)

Experiência alemã deverá impulsionar cooperativas de crédito do Brasil

OCB, Confederação Alemã das Cooperativas e Banco Central iniciaram hoje, pelo estado do Pará, uma série de capacitações voltadas ao Ramo Crédito

Brasília (12/9/16) – Regulação, crescimento e Sustentabilidade. Estes são os temas de uma série de capacitações a serem realizadas com cooperativas de crédito de oito estados brasileiros. Trata-se do resultado de um termo de cooperação firmado entre Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). O conteúdo será ministrado em parceria com o Banco Central do Brasil. A carga horária é de 12h. 

As cooperativas paraenses de crédito foram as primeiras a participarem do projeto. A iniciativa que começou hoje, segue até amanhã. Além do Pará, os estados contemplados com o projeto OCB/DGRV são: AC, AM, RO, RR, TO, BA e PB. As capacitações contam, ainda, com o apoio das organizações estaduais do Sistema OCB das regiões Norte e Nordeste.

As duas regiões foram escolhidas após um diagnóstico realizado pela DGRV e que constatou que o Norte e o Nordeste apresentam um grande potencial de crescimento no segmento crédito. Desta forma, o projeto OCB/DGRV pretende apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cooperativas de crédito de ambas as regiões, por meio de eventos de capacitação alicerçados na melhoria da gestão e da governança no setor.

CONTEÚDO – Dentre os assuntos tratados durante a capacitação, estão o atual estágio do setor, impactos e importância da regulação e, ainda, os horizontes de possíveis alterações normativas para o cooperativismo de crédito, as exigências, as expectativas, os desafios no âmbito nacional e estadual, a governança, a perenidade, a escala, a auditoria, o fundo garantidor e outros temas estratégicos.

Os eventos serão divididos em três blocos de com quatro horas. O primeiro bloco é destinado à exposição do instrutor e representantes do Banco Central; o segundo, realizado por meio de um talk show, conta com a interação de todo o público; e, por fim, o último bloco é destinado a compilação dos entendimentos, com ênfase na geração de reflexões e direcionamentos práticos, no sentido de agregar valor às tomadas de decisão.

CALENDÁRIO – Confira abaixo as datas das capacitações, que ocorrerão entre os meses de setembro e novembro:

- Setembro
Pará: 12 e 13;
Rondônia: 15 e 16
Acre: 19 e 20

- Outubro
Tocantins: 24 e 25
Amazonas: 27 e 28
Roraima: 31/10 e 1º/11

- Novembro
Paraíba: 3 e 4
Bahia: 7 e 8

CONFIANÇA – “Na medida em que o setor evolui, os desafios e as responsabilidades, de forma proporcional, também aumentam. É por isso que dizemos que, sobre as cooperativas e suas lideranças, também são depositadas as expectativas crescentes de muitos brasileiros que esperam acessar produtos e serviços financeiros mais compatíveis e com preços competitivos. E nesse campo, as cooperativas de crédito oferecem tudo isso e muito mais. Oferece confiança!” Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

MELHORIA – “A transferência de conhecimento e experiências do cooperativismo alemão para a realidade brasileira, permite muitas vezes, projetar cenários de aperfeiçoamento estrutural e operacional, que podem contribuir substancialmente com os objetivos das cooperativas brasileiras, em ampliar seu impacto socioeconômico, por meio da inclusão financeira, gerando mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas.” Matthias Knoch, diretor de projeto da DGRV no Brasil.


DESENVOLVIMENTO - “Estamos buscando ampliar o diálogo entre os setores por entendermos que todos possuem o mesmo objetivo de desenvolvimento do país. Quando o agente regulador estabelece uma norma é com o propósito de proteger e organizar um segmento. Por isso, entender esse processo e elucidar dúvidas com todos as instituições aqui presentes, Bacen e DGRV, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de nossas cooperativas”. Júnior Serra, superintendente do Sistema OCB/PA

Simpósio das Unimeds do ES, MG e RJ reunirá lideranças em Vitória

Belo Horizonte (12/9/16) – Entre quarta e sexta-feira desta semana, será realizada a 5ª edição do Simpósio das Unimeds do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O evento, que reúne em média 800 participantes, ocorrerá em Vitória (ES) e terá como tema: Atitudes Transformadoras – Estratégia, Ação e Resultado. Entre palestras, exposições e apresentação de cases, os participantes terão contato com nomes importantes de diferentes áreas, como o historiador Leandro Karnal, e o escritor e especialista em gestão do conhecimento e inovação, Rivadávia Drummond.
 
Um dos temas que serão abordados é a Atenção Primária à Saúde, um modelo em evidência entre os profissionais de saúde pública e suplementar no Brasil. Diretamente relacionado ao conceito Viver Bem, do Sistema Unimed, abrange a Atenção Integral à Saúde, que prioriza ações ligadas à prevenção em detrimento de intervenções nas quais se tratam a doença, em vez de evitá-la.
 
Entre os palestrantes convidados está também o médico proctologista e presidente executivo da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh Monteiro, que conduzirá a mesa com o tema: Acompanhamento Econômico-Financeiro das Operadoras de Planos de Saúde na Visão da ANS e do Sistema Unimed. O evento contará ainda com a presença de membros do Sistema Unimed, e profissionais de renome no mercado.

Nesta edição, destacam-se:
 
- Rivadávia Drummond, considerado um dos maiores experts em Gestão do Conhecimento e Inovação do Brasil. É pós-doutor pela Universidade de Toronto, doutor e mestre em ciência da informação, especialista em negócios internacionais e bacharel em administração de ciências econômicas e administrativas, tudo pela UFMG. Professor honorário associado na Universidade de Hong Kong, tem passagens pela Harvard Business School e na Darden School of Business. Foi reitor do Centro Universitário de Belo Horizonte, professor associado da Fundação Dom Cabral e pesquisador convidado do KMRC. Rivadávia também é autor do livro “Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo”.
 
- Leandro Karnal, é historiador e atualmente ministra aulas na Unicamp, na área de história da América, e tem publicações sobre ensino de história. Possui graduação em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Foi também curador de diversas exposições, como a escrita da memória, em São Paulo. Colaborou na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

SOBRE O SIMPÓSIO

O evento é reconhecido como o mais relevante acontecimento estratégico entre as Unimeds da região Sudeste e o principal ponto de fortalecimento do modelo cooperativista, além de congregar parceiros alinhados ao negócio. O Simpósio terá início com o Painel Experiências de Sucesso, uma oportunidade para que as cooperativas compartilhem as boas práticas, tornando-as referência para todo o Sistema Unimed.

Conheça os demais convidados da 5ª edição do Simpósio Unimed e confira a programação completa por meio do site: http://www.simposiounimed.com.br/.
 
(Fonte: Unimed)

Sescoop divulga resultado preliminar de processo seletivo para PCD

Brasília (12/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou, na ultima sexta-feira, dia 09/09 o resultado preliminar da primeira etapa do processo seletivo para a função de técnico de apoio administrativo (PCD), qual seja, analise curricular. Clique aqui para conferir. O prazo para a interposição do recurso desta etapa prossegue de hoje até amanhã, mediante preenchimento do formulário específico (clique aqui).

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano

Com isso, Sistema OCB espera possibilitar que mais cooperativas enviem seus projetos e mostrem ao Brasil a força de suas ações

Brasília (6/9/16) – O Sistema OCB prorrogou hoje o prazo para que as cooperativas brasileiras inscrevam seus projetos no Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano, antigo Prêmio Cooperativa do Ano. Com isso, as interessadas têm até o próximo dia 15/9, quinta-feira, para preencher a ficha de inscrição no site e enviá-la, até do dia 16, pelos Correios, conforme detalhado no regulamento. A intenção do Sistema OCB é possibilitar a participação do maior número possível de cooperativas nesta edição.

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Melhores do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, a premiação reconheceu 81 cooperativas de 17 estados brasileiros.

CATEGORIAS – Para a 10ª edição estão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecer melhor:

1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

2 - COOPERATIVA CIDADÃ

3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

4 - FIDELIZAÇÃO

5 - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

6 - INTERCOOPERAÇÃO

INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente de ramo ou porte, pode inscrever um até projeto por categoria. Para isso, basta estar registrado e regular com o Sistema OCB e participar de um dos programas do Sescoop. São eles:

•    Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
•    Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
•    Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
•    Dia de Cooperar (Dia C)

Mesmo que a cooperativa não atenda todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizar. Entre agora mesmo em contato com a sua Unidade Estadual ou envie um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Quase 50% dos prestadores do projeto “Idoso Bem Cuidado” são Unimeds

Brasília (6/9/16) – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) formalizou hoje a adesão de operadoras e prestadores ao projeto Idoso Bem Cuidado. Das 50 operadoras participantes, 23 são do Sistema Unimed. Segundo a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, o Idoso Bem Cuidado é um dos principais projetos de indução da qualidade da ANS.

“Com ele, queremos promover a melhoria contínua na prestação de serviços com resultados efetivos na saúde dos beneficiários. A proposta é apoiada em duas premissas: a mudança da prestação dos serviços, com a implementação de um modelo de cuidado mais organizado e eficiente para o idoso e também para o sistema de saúde, e a adoção de modelos de remuneração alternativos ou complementares ao que é atualmente utilizado - fee-for-service, ou seja, pagamento por procedimento ou serviço”, comenta Martha Oliveira.

Um ponto fundamental para que as mudanças ocorram é a coordenação do atendimento prestado desde a porta de entrada no sistema e ao longo de todo o processo de cuidado. Espera-se, com isso, evitar redundâncias de exames e prescrições, interrupções na trajetória do usuário e complicações e efeitos adversos gerados pela desarticulação das intervenções em saúde. Como consequência, será possível observar a utilização mais adequada dos recursos do sistema como um todo - tanto por profissionais de saúde quanto pelo próprio paciente.

ACOMPANHAMENTO – A ANS vai monitorar e mensurar os projetos por meio do acompanhamento de uma série de indicadores. Os obrigatórios são: número de consultas (com médico generalista, especialistas e equipe interdisciplinar); taxa de readmissão hospitalar; frequência e tempo médio de internação; frequência de idas a emergência; índice de retorno ao médico de referência; utilização de instrumentos específicos de medição de saúde de idosos; modelo de remuneração integrado com o modelo assistencial; percentual de idosos assistidos pelo “navegador” (profissional de saúde que tem a responsabilidade de conduzir e articular os diferentes momentos do percurso do paciente pela rede assistencial); e percentual de utilização de sistema de informação integrado.

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL – Atualmente, os brasileiros com 60 anos ou mais representam aproximadamente 11% do total da população. Estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que o número de pessoas com idade superior a 60 anos no Brasil deve aumentar em torno de cinco pontos percentuais nos próximos 30 anos.

Na saúde suplementar, a participação de idosos é bastante expressiva, especialmente entre as mulheres, as quais apresentam uma participação relativa superior à observada para o total da população. Dos cerca de 50 milhões de vínculos de beneficiários a planos privados de assistência médica no Brasil, 12,5% referem-se a pessoas com 60 anos ou mais. (Fonte: Com informações da ANS)

Clique aqui para acessar a lista com as operadoras e prestadores participantes.

Missão de cooperativistas tocantinenses aos EUA tem avaliação positiva

Palmas (6/9/16) – Durante cinco dias – de 29/8 2/9 – um grupo de 17 tocantinenses conheceu o funcionamento do sistema cooperativista americano. No último dia da viagem de estudos, os integrantes da Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo Agropecuário e de Crédito nos Estados Unidos da América (EUA) visitaram a Bolsa de Chicago, o principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo.

Eles foram recepcionados por Kieran Gartlan (diretor sênior no Brasil) e Roberta Paffaro (especialista em desenvolvimento de mercados para a América Latina). Durante a visita, a Bolsa de Chicago promoveu um workshop em commodities agrícolas, com o intuito de oferecer uma ampla e estruturada visão das oportunidades de exportação de produtos agropecuários.

FEEDBACK – Ao avaliar a experiência vivenciada pela comitiva do Tocantins nos Estados Unidos, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, afirmou que a missão teve ótimo aproveitamento para os participantes, e que os representantes das cooperativas dos ramos agropecuário e de crédito obtiveram informações valiosas para suas estratégias e atividades.    
                   
“Uma constatação observada com clareza é o fato de que o cooperativismo americano não tem um tratamento sistêmico, variando sua formatação de um estado para outro, porém são cooperativas extremamente competitivas com trabalhos de marketing muito fortes, sempre visando o mercado”, lembrou Khouri.

ROTEIRO – A missão contou com a participação de dirigentes e colaboradores da Coapa, Sicredi, Sicoob Credipar, OCB e OCB/TO. O roteiro da viagem também contemplou a participação no Seminário de Líderes de Cooperativas Brasileiras, no Departamento de Cooperativas da Universidade de Wisconsin, além de visitas à Associação Nacional das Cooperativas de Crédito, Associação Nacional das Cooperativas de Crédito (CUNA), Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), Cooperativa Landmark e a Summit Credit Union. As atividades se concentraram nas cidades de Madison, Bloomington e Chicago. (Fonte: Sistema OCB/TO)

Sescoop/SP conclui módulo II do Programa de Formação de ADHs 2016

São Paulo (5/9/16) – Pelo segundo ano, o Sescoop/SP está promovendo, nos quatro Núcleos Regionais – Sudeste, Nordeste, Oeste e Centro Paulista –, o Programa de Formação dos Agentes de Desenvolvimento Humano (ADHs), que tem como objetivo valorizar o trabalho do ADH nas cooperativas e desenvolver suas competências.

O Sescoop/SP busca auxiliar na profissionalização da gestão das cooperativas por meio de ferramentas tecnológicas e o ADH, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento do Desenvolvimento Humano (GDH), é um dos mecanismos das áreas de Formação Profissional e Promoção Social.

“O Monitoramento tem o PDGC, que dá um panorama da gestão, e o GDA, que aborda índices econômicos e financeiros. Eles atuam de forma casada ao ADH e GDH, dentro do planejamento estratégico que o Sescoop/SP faz com as cooperativas, e permitem a mensuração de resultados da gestão”, explica o gerente de Formação Profissional Alexandre Ambrogi.

Segundo ele, o programa visa desenvolver, principalmente, a competência de gestão do ADH, que tem impacto direto na gestão das cooperativas. “Nós trabalhamos a articulação do ADH como profissional estratégico. Por exemplo, queremos desenvolver sua comunicação e prepará-lo para fazer leituras do impacto das ações da Formação Profissional na gestão da cooperativa. O ADH tem que saber avaliar o que está melhor e o que precisa de mais atenção, para que a cooperativa possa atingir as metas estabelecidas no planejamento estratégico”.

A analista de Formação Profissional Camila Matos afirma que esse acompanhamento possibilita a continuidade do planejamento das cooperativas para os próximos anos. “O ADH é responsável por solicitar as ações de Formação e Promoção que estão vinculadas ao planejamento, então, ele tem que saber avaliá-las para que o desenvolvimento da cooperativa seja um ciclo: realizar a ação, ver se foi efetiva e, com base nisso, promover outras atividades”, detalha.

MÓDULOS – O Programa de Desenvolvimento de ADHs apresenta cinco módulos de 16 horas, como no ano passado, mas passou por algumas alterações com base nos feedbacks dos alunos. Essa edição contou com inscrições de 118 profissionais de 95 cooperativas.

O Módulo I, Gestão de Educação Corporativa, foi realizado durante os meses de julho e julho – cada Regional tem sua data e local – e abordou o papel do ADH nas cooperativas, além de sensibilizar para a importância da Educação Continuada como diferencial competitivo das empresas.

Já o módulo II, Gestão Estratégica de Pessoas, foi encerrado na semana passada – dias 23 e 24 de agosto, na regional Centro Paulista –, e tratou de temas como gestão do clima organizacional, conceitos de liderança e de gerenciamento, feedback e avaliação de desempenho, entre outros. “A ideia foi pensar no desenvolvimento do ADH em conjunto com o desenvolvimento da cooperativa. Nesse módulo, foram desenvolvidas competências como trabalho em equipe, comunicação e planejamento estratégico”, explica Camila.

Ministrado pela instrutora Adiliana Peres, psicóloga especialista em administração de Recursos Humanos, o módulo teve como foco principal o pertencimento dos cooperados a suas cooperativas. “A professora destacou valores e atitudes, como por exemplo, o que o ADH pode fazer pela sua cooperativa e como ele pode ser líder da sua vida e isso ter impacto no seu trabalho”, conta a analista.

De acordo com o cooperado da Uniodonto Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa, Robson Cicolin, o 2º módulo do curso foi como uma revolução para os ADHs. "A seleção da docente foi assertiva. Ela navegou pela diversidade cultural das cooperativas participantes e respondeu nossas duvidas de forma simples, clara e objetiva. Nesses dois dias de aula, aprendi um conteúdo programático de grande aplicação, tanto para meu trabalho como conselheiro fiscal da cooperativa, como na profissão de cirurgião dentista e docente universitário", destaca.

Até o final do ano, serão realizados os três módulos restantes do Programa: Treinamento e Desenvolvimento, em agosto e setembro; Técnicas de Negociação, em setembro e outubro; e Gestão de Carreira, em novembro. Além disso, entre setembro e outubro, as quatro regionais receberão as turmas de ADHs formadas em 2015 para o módulo Gestão da Performance, que dará continuidade à capacitação.

Em 2017, o Sescoop/SP promoverá encontros entre as turmas de 2015 e 2016 para que os profissionais avaliem e debatam as ações realizadas e auxiliem a instituição a desenvolver novos projetos. “De forma geral, nós queremos desenvolver um profissional cada vez menos operacional e mais estratégico e fazer com que o ADH saiba o porquê ele realiza aquele trabalho e a importância que ele tem”, conclui Ambrogi. (Fonte: Sescoop/SP)

Sescoop capacita facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais

Brasília (2/9/16) – Ao longo desta semana, técnicos do Sicredi participaram, em Brasília, do curso de formação de facilitadores para atuar com a disseminação da Gestão de Finanças Pessoais. A capacitação é uma realização do Sescoop, em parceria com o Banco Central do Brasil. A ideia é desenvolver nos profissionais, já inseridos nas cooperativas, conhecimento que possibilite o repasse de informações a respeito de como lidar com as finanças pessoais de forma proativa e responsável.

Todos os dias, no período matutino, os participantes fizeram uma imersão no conteúdo dos seguintes módulos: Nossa relação com o dinheiro, Orçamento pessoal e familiar, Crédito e endividamento, Consumo, Investimentos, Seguros e Aposentadoria.

Já à tarde, além de colocar em prática as técnicas de repasse das informações sobre a gestão de finanças, os participantes também aprenderam um pouco mais sobre: Cooperativismo, Sistema OCB, Andragogia, atuação do Banco Central e sua Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Ontem, os participantes encerraram o dia visitando a sede do Sistema OCB, onde foram recebidos pelo superintendente Renato Nobile. Logo depois, seguiram para a sede do Banco Central, onde também visitaram o Museu de Valores.

Hoje o grupo trabalhou o último tema da capacitação: investimentos, seguros e aposentadoria, encerrando a programação com um mergulho na Trilha de Aprendizagem proposta para a formação do futuro facilitador. O curso foi ministrado por analistas do Banco Central e teve uma carga horária de 40h.