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Notícias negócios

 

Sescoop/SP orienta grupos interessados em constituir cooperativas

São Paulo (29/9/16) – Quando surge um grupo de pessoas interessadas em constituir uma cooperativa, entra em ação a equipe do Programa de Orientação Cooperativista (POC) do Sescoop/SP. Por meio do POC, as etapas de constituição do empreendimento são acompanhadas por consultores especializados, que visam assegurar que todo o processo esteja alinhado à legislação, aos princípios e aos valores do cooperativismo. Somente em 2015, a iniciativa atendeu mais de 800 pessoas.

Tudo começa quando um ou mais representantes do grupo interessado entram em contato com o Sescoop/SP, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, em busca de informações sobre os requisitos para a constituição de uma cooperativa. Nesse momento, os consultores buscam entender a necessidade dos interessados e fazem uma análise prévia do modelo de negócio proposto.

Depois desse contato inicial, se houver aderência do projeto ao modelo cooperativista e o número mínimo de pessoas exigido para a constituição, o Sescoop/SP pode realizar uma palestra de sensibilização sobre o cooperativismo para o grupo. A partir dessa etapa, por meio da assinatura de um termo de parceria, é possível avançar nas etapas de diagnóstico situacional e nas oficinas participativas. Entre elas, a oficina de plano de negócios, que tem por objetivo estudar a viabilidade econômica do projeto proposto pelo grupo.

De acordo com o consultor de Constituição e Registro do Sescoop/SP, Vlademir Oliveira, essas etapas do processo permitem aos integrantes dos grupos avaliarem se o cooperativismo é mesmo o melhor caminho para os negócios que eles pretendem desenvolver coletivamente. “A cada fase, o grupo aprende mais e consegue se desenvolver para tomar a decisão sobre aderir ou não ao modelo cooperativista”, explica.

No último encontro, após a elaboração do plano de negócios, o grupo tem acesso aos modelos de estatuto e da ata da assembleia de constituição da cooperativa. Os documentos são disponibilizados em versões comentadas e de fácil compreensão. Para a consultora de Constituição e Registro, Paula Fracote, participar do POC pode representar custos menores para a constituição da cooperativa.

"O grupo pode evitar custos adicionais com serviços de assessoria jurídica ou contábil que nem sempre contam com profissionais especializados no cooperativismo. Ao participar do POC, há a segurança de que a cooperativa será constituída de forma idônea, dentro dos princípios, valores e leis que regem o cooperativismo”, afirma.

Mais que isso, o POC busca construir uma base sólida, para que o grupo possa se desenvolver rumo ao mercado de forma independente e autônoma, atingindo, assim, a perenidade dos negócios por meio do desenvolvimento da gestão. (Fonte: Sescoop/SP)

Serviço
Telefone: (11) 3146-6299
E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

OCEB prepara mais uma edição do Encontro de Cooperativas Baianas

Salvador (29/9/16) – Cooperativistas de todo o estado participarão no dia 10 e 11 de outubro de 2016 do IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – Bahiacoop, que será realizado no Fiesta Convention Center, em Salvador. Cerca de 300 participantes estarão presentes durante os dois dias do evento, debatendo temas importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cooperativismo baiano.

O IV Bahiacoop é promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), com patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e com o apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV).

Comunicação, tema escolhido para o Bahiacoop em 2016, é um dos grandes desafios do cooperativismo brasileiro, de acordo com o que expressaram os presidentes e dirigentes de cooperativas de todo o estado, através de pesquisa feita pela OCEB. Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e Embaixador Especial da FAO (ONU) para as cooperativas, ex-presidente da ACI (Aliança Cooperativista Internacional) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), preferirá a conferência de abertura do Bahiacoop.

Márcio Port, Clóvis de Barros Filho e José Luiz Tejon completam o time de palestrantes. Cooperativas de alta performance em suas áreas de atuação também serão destaque no evento: Sicoob Coopere, a Cooperativa Educacional de Eunápolis -  Cooeduc, a Cooperativa Nacional de Transporte -  Coomap, a Unimed Itabuna e a Unimed Costa do Descobrimento.

SUCESSO – Hoje no Brasil, o cooperativismo tem crescido a cada ano e mostra saldos positivos do seu desenvolvimento. As exportações das cooperativas brasileiras saltaram de 1,6 bilhões de dólares em 2005, para 5,3 bilhões de dólares, em 2015. Já são mais de 12,7 milhões brasileiros participando de cerca de 6.500 cooperativas. Só de empregos formais as cooperativas geram quase 300 mil postos de trabalho nos 27 estados (dados da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB).

Na Bahia, as cooperativas são responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, e ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços. Em 2015, contrariando o desempenho econômico brasileiro e baiano, as cooperativas cresceram cerca de 19% em relação ao ano anterior. (Fonte: Sistema OCEB)

Concred discute Governança, Sustentabilidade e Inovação

Evento voltado ao cooperativismo de crédito começa hoje, no Rio de Janeiro, e vai até sexta-feira, dia 30

Brasília (28/9/16) – Um dos eventos mais aguardados pelas cooperativas de crédito do país, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) começa hoje, no Rio de Janeiro. Em sua 11ª edição, o evento é promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e Sicoob Central Rio e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). As atividades terminam nesta sexta-feira, dia 30/9.
 
O 11º Concred reúne especialistas do setor, dentre eles o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Tânia Zanella, no Windsor Conventions & Expo Center. No local, serão discutidos assuntos relevantes ao cooperativismo financeiro nacional. 
 
O evento, bianual, tem, neste ano, como tema: “Governança, Sustentabilidade e Inovação”, tríade de pilares que sustentarão o desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Corporativo (SNCC) e, assim, proporcionarão aos participantes a oportunidade de conhecer as melhores práticas para o setor.
 
REFORMULAÇÃO – “O Concred desse ano, aqui no Rio de janeiro, foi totalmente formulado a partir de pontos que julgamos essenciais à saúde corporativa das cooperativas financeiras. Entendemos que o tripé Governança, Sustentabilidade e Inovação é o ponto de partida para o sucesso das empresas desse mercado”, afirma Celso Ramos Régis, presidente da Confebras, instituição que completa 30 anos em 2016. 
 
SOLUÇÕES – Segundo Luiz Antônio de Araujo, presidente do Sicoob Central Rio, “é um orgulho dividir com a Confebras a promoção do 11º Concred, o maior evento do país dedicado à troca de experiências, à formulação das melhores propostas e à divulgação ampla das soluções mais efetivas destinadas ao aprimoramento do setor cooperativista financeiro e à formação de lideranças. A cada edição, este Congresso nos ajuda a ampliar contatos, a identificar novas oportunidades de bons negócios, a enfatizar a necessidade do desenvolvimento sustentável e a enxergar a inovação como um processo que deve ser contínuo. Temos a convicção de que o cooperativismo é o futuro”. 
 
PRÊMIO – Na abertura do evento, será entregue o 4º Prêmio Concred Verde que destaca ideias inovadoras para mudar o mundo. Além dos especialistas em cooperativismo financeiro, o Congresso terá como palestrante magno, o Presidente Executivo do Grupo Abril e quatro vezes eleito profissional do ano no Prêmio Caboré, Walter Longo.
 
O Concred contará também, com estações temáticas, as quais serão palco de debates com profissionais do calibre de Rivadávia Drummond, especialista em Inovação e Conhecimento e Antonio Carlos Teixeira Álvares, professor da escola de administração da Fundação Getúlio Vargas. Além de tudo isso, no painel internacional, o americano John McCloy, CEO da The Westerra Credit e o alemão Stefan Daferner, Project Manager International da ADG, falarão sobre o Cooperativismo Financeiro no exterior.
 
Durante o 11º Concred será realizada a Feira de Negócios Cooperativista, na qual haverá exposição de diversos stands ligados ao mercado financeiro, todos com a premissa de apresentar soluções aos visitantes tomadores de decisão nas Cooperativas Financeiras do Brasil.
 
ESTANDE – O Sistema OCB/RJ está presente durante os três dias de Concred com um estande na Feira Cooperativista, onde analistas e técnicos da instituição estarão à disposição para sanar dúvidas e receber críticas e sugestões. Além disso, em parceria com a Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro (Cooberj), o espaço terá uma máquina do tempo, que fará um link com o planejamento estratégico do Sistema OCB para o cooperativismo até 2025, quando o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.
 
Confebras – A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito é a primeira Confederação do setor cooperativista financeiro brasileiro. Instituída em 1986 para representar politicamente os interesses comuns do ramo de crédito cooperativo, cumpre seu papel político como membro do CECO - Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB, e pela força institucional que constrói. Desde a primeira década engajou-se na responsabilidade de desenvolver a educação cooperativista e corporativa aos executivos das cooperativas filiadas e assim trabalha para expandir consciências cooperativistas.  Atualmente, a Confebras reúne 30 filiadas em seu quadro associativo e aglutina cerca de 40% do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.   
 
Sicoob Central Rio – O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que, em conjunto, oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.
 
Atualmente, o Sicoob Central Rio possui nove cooperativas filiadas, mais de 60 pontos de atendimento no estado do Rio de Janeiro e em outros estados, mais de 40 mil associados e uma história que fala de conquistas importantes para o desenvolvimento de suas cooperativas e do cooperativismo financeiro no estado do Rio de Janeiro. (Com informações da assessoria do Concred e do Sistema OCB/RJ)

ENTREVISTA DA SEMANA: José Alves de Souza Neto

Desempenho positivo da Uniodonto é resultado do compromisso com o atendimento de qualidade  

 
Brasília (28/9/16) – O diretor-presidente do Sistema Uniodonto, José Alves de Souza Neto, comentou, hoje, o bom resultado das cooperativas odontológicas no ranking do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2015, elaborado no âmbito do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo ele, desde a criação do IDSS, as cooperativas do Sistema Uniodonto têm apresentado uma evolução constante em seus resultados, fruto de um grande trabalho de aprimoramento e profissionalismo da gestão e do compromisso com o atendimento de qualidade prestado aos seus clientes. Confira!
 


Das 50 maiores notas do IDSS 2016, 19 pertencem a cooperativas do Sistema Uniodonto. A que o senhor atribui este fato?


José Alves – O IDSS analisa de forma geral as operadoras e evidencia a capacidade de acesso dos clientes à rede e aos serviços, bem como sua qualidade, e, ainda, a sustentabilidade econômico-financeira da operadora e o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais junto à ANS. 
 
Desde a criação do IDSS, as cooperativas do Sistema Uniodonto têm apresentado uma evolução constante em seus resultados, fruto de um grande trabalho de aprimoramento e profissionalismo da gestão e do compromisso com o atendimento de qualidade prestado aos seus clientes. 
 
Quando analisamos os resultados apresentados conseguimos claramente observar a presença das Cooperativas do Sistema Uniodonto entre as melhores colocadas, mas se observarmos um pouco mais, podemos ainda identificar uma evolução da grande maioria de nossas cooperativas que de forma geral apresentaram resultados melhores do que nos anos anteriores. 
 
Quais são, na sua opinião, os principais desafios da saúde suplementar brasileira, em especial no setor odontológico?


José Alves – Acredito que o maior desafio está em continuar a crescer em um mercado que, a cada dia, se apresenta mais agressivo. Para isso, é necessário que consigamos equilibrar a nossa capacidade competitiva de mercado sem perder o nosso foco no cliente, na qualidade do atendimento e na valorização de nossos cooperados. 
 
Como tem sido a atuação da Uniodonto do Brasil, visando o fortalecimento das cooperativas do sistema?


José Alves – Além de ser responsável pela marca Uniodonto e por todos os regulamentos que regem as relações entre as singulares, a Uniodonto do Brasil também oferece assessoria jurídica, contábil e estratégica além da representação em escala nacional de nosso Sistema.
 
Desenvolvemos e disponibilizamos ferramentas de apoio e controles às singulares, com o objetivo de verificar a efetividade de gestão e de antever possíveis desequilíbrios para que as ações de correção possam ocorrer de forma preventiva. Gostaria de citar, como exemplo, o Sistema de Acreditação que chamamos de Formulário de Indicadores Brasil, composto por vários cenários: Econômico-financeiro, Administrativo, Operacional, Satisfação do beneficiário, Comercial, TI, Relacionamentos com a Uniodonto e Relacionamentos com a ANS.
 
Qual a importância das ações do Sistema OCB no que diz respeito ao desenvolvimento do Sistema Uniodonto?


José Alves – O Sistema OCB é o maior parceiro da Uniodonto do Brasil, de nossas Federações e de nossas singulares na realização de atividades de desenvolvimento do cooperativismo de saúde, em especial do cooperativismo Odontológico, seja no âmbito de capacitação de nossos dirigentes, cooperados e colaboradores, bem como na defesa de nossos interesses em todos os níveis dos Três Poderes. A organização que, hoje, o Sistema Uniodonto apresenta, com certeza, passa pelo apoio e orientação de todo o Sistema OCB.

Sicredi conquista Prêmio Lide Agronegócios 2016 na categoria Crédito

São Paulo (27/9/16) – O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e atuação em 20 estados brasileiros – foi contemplado no Prêmio Lide Agronegócios 2016, na categoria Crédito. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde de sábado, 24 de setembro, em Campinas (SP), como parte da programação do 5º Fórum Nacional de Agronegócios, e teve como objetivo premiar as empresas e instituições do agronegócio brasileiro que mais se destacaram no compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio do uso das mais modernas e inovadoras ferramentas de tecnologia e gestão, além de visão e atuação socioeconômica para inserção competitiva nos mercados.

 
Além da categoria Crédito, o Prêmio Lide Agronegócios também premiou nas categorias Defensivos, Fertilizantes, Implementos Agrícolas e Sementes. “Para o Sicredi é especialmente gratificante ser reconhecido em uma área na qual nossa instituição financeira é referência, como o agronegócio. Premiações como esta do Lide são um importante apoio à disseminação do cooperativismo de crédito demostrando, na prática, que nosso propósito de ‘fazer juntos’ não só é possível, como já faz parte desta sociedade colaborativa que todos almejamos”, afirma o Diretor Executivo do Banco Cooperativo Sicredi, Edson Georges Nassar, que recebeu a premiação das mãos de Roberto Rodrigues, presidente do Lide Agronegócios e ex-ministro da Agricultura, e Roberto Giannetti da Fonseca, vice-chairman do Lide e presidente do Lide Infraestrutura. No Brasil, o Sicredi é a terceira instituição financeira em concessão de crédito rural (Febraban) e a primeira em repasse do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/BNDES).
 
Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) possui treze anos de atuação. Atualmente, tem 1,7 mil empresas filiadas, que representam 52% do PIB privado brasileiro. (Fonte: Sicredi)

Banco Central abre inscrições para II Fórum de Cidadania Financeira

Brasília (26/9/16) – O Banco Central do Brasil acaba de abrir as inscrições para o II Fórum de Cidadania Financeira, a ser realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília. Os cooperativistas interessados em participar devem se apressar para fazer sua inscrição, devido à limitação das vagas e, também, à enorme procura.

Durante o II Fórum serão apresentadas as iniciativas do Plano para Fortalecimento da Cidadania Financeira, no âmbito da Parceria Nacional para Inclusão Financeira. Os quatro temas tratados continuarão permeando as discussões do II Fórum, sendo que um dos grupos foi desmembrado e deu origem a um 5º tema (impacto das novas tecnologias), devido a sua crescente importância, a saber:

1) Inclusão financeira de pequenos negócios
2) Relacionamento do cidadão com o sistema financeiro
3) O Cidadão e o bem estar financeiro
4) Cidadania e Vulnerabilidade Financeira
5) Impactos das novas tecnologias na cidadania financeira

INSCRIÇÕES – Para se inscrever, os interessados devem clicar aqui e seguir o passo-a-passo. As inscrições são gratuitas.

Sistema OCEB discute prioridades do cooperativismo na Bahia

Salvador (26/9/16) – Os integrantes dos conselhos da OCEB e do Sescoop/BA se reuniram nesta sexta-feira (23/9) para conhecer e debater as prioridades do cooperativismo baiano. O ponto de partida foi uma pesquisa de opinião realizada com os participantes do Lidercoop – série de encontros regionais com presidentes e outras lideranças cooperativistas, realizada em Luís Eduardo Magalhães, Irecê, Itabuna, Vitoria da Conquista, Feira de Santana e Salvador.

A sessão conjunta é ato contínuo de uma importante experiência de comunicação com as cooperativas que estão na base do sistema – o Lidercoop - na medida em que os conselheiros param para ouvir o que as lideranças têm a dizer. De acordo com Alaerte Arônia, Conselheira do ramo educacional da OCEB, “chamou a atenção o papel da escuta no cooperativismo”.
 
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, os resultados dessa reflexão se destinam a influenciar o planejamento estratégico e serão compartilhados, de forma mais ampla, no evento de alinhamento estratégico realizado no fim de ano.


Autogestão e monitoramento no Paraná é tema de palestra
 
O gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR, Gerson Lauermann, proferiu palestra em Salvador, nesta sexta-feira (23), para os conselheiros da OCEB e do Sescoop/BA, além de gestores das duas casas. A Ocepar, entidade de representação cooperativista no Paraná, é referência nacional em metodologias de gestão e de monitoramento de cooperativas, o que ajuda a explicar a robustez do cooperativismo e seu papel estratégico no desenvolvimento econômico do estado.

Sicoob participa do 11º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito

Brasília (26/9/16) – Governança, sustentabilidade e inovação, temas centrais para o mundo corporativo, também estão presentes no universo das instituições financeiras cooperativas e irão guiar as discussões do 11º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred). O evento, a ser realizado entre os dias 28 a 30 de setembro, no Windsor Conventions & Expo Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, contará com a presença ativa do Sicoob, maior sistema de cooperativas financeiras do País. 

Em seu estande apresentará as soluções financeiras do Sistema e vai expor as funcionalidades de seus novos aplicativos: Minhas Finanças e Sicoobcard Mobile. O espaço também apresentará os diferenciais institucionais e tecnológicos do Sistema Sicoob e do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), provedor de produtos e serviços para cooperativas do Sistema.
 
O presidente do Sicoob, Henrique Vilares, participa da abertura, o diretor presidente Marco Aurélio Almada do Bancoob, banco do Sistema Sicoob, marcará presença no debate sobre o cenário econômico atual, e o diretor de operações do Bancoob, Ênio Meinen, lança o livro Cooperativismo financeiro: virtudes e oportunidades. 
 
O 11º Concred é o maior e mais importante evento do Cooperativismo financeiro nacional e contará com a presença de dirigentes, técnicos, funcionários e associados de instituições financeiras cooperativas, além de lideranças e representantes cooperativistas, pesquisadores, parlamentares, economistas, políticos e empresários.
 
SOBRE O SICOOB – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui 3,4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 491 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).
 
Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,5 mil pontos de atendimento.
 
As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. (Fonte: Sicoob)

 

Ocemg celebra 46 anos de atuação em defesa do cooperativismo mineiro

Belo Horizonte (22/9/16) – Representar, promover e integrar as cooperativas mineiras, zelando pela sua existência. Assim atua o Sistema Ocemg, que completa, neste mês de setembro, 46 anos de trabalho em prol do cooperativismo. A organização tem a missão de ser o agente propulsor e avalizador da qualidade e eficácia do setor no Estado de Minas Gerais, preservando os princípios e valores universais do cooperativismo.

Com uma trajetória de conquistas, a entidade se estrutura cada vez mais para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do setor, proporcionando orientação e apoio para a gestão eficiente do segmento, oferecendo cursos, treinamentos, projetos de promoção social, palestras e seminários que integrem e fortaleçam as sociedades cooperativas.

Formado pela união de duas importantes instituições, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), a organização apresenta resultados cada vez mais significativos para o Estado e também para o país. A amplitude desse trabalho, mostra que as cooperativas são responsáveis por uma movimentação anual de 32 bilhões de reais - valor correspondente a 6,4% do PIB mineiro. Ao todo, existem cerca de 770 cooperativas regulares e adimplentes no Sistema Ocemg, com mais de 1,2 milhão de cooperados, responsáveis por 37 mil empregos diretos.

O Trabalho realizado pela entidade em prol do cooperativismo traz resultados positivos, de modo que as cooperativas mineiras são destaques em âmbito nacional. Como, por exemplo, na participação do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), sendo também um dos mais laureado no Prêmio Nacional de Excelência em Gestão.

No âmbito social, o Sistema Ocemg idealizou e disponibilizou para todo o país o Dia de Cooperar (Dia C), a maior campanha de voluntariado do país, ação que reitera o compromisso não apenas com o cooperativismo, mas também com a responsabilidade social e com a comunidade. Conheça todos os projetos do Sistema Ocemg. Acesse por aqui e fique por dentro. (Fonte: Sistema Ocemg)

1º Fórum de Lideranças do Programa Lidercoop ocorre em outubro

Belo Horizonte (22/9/16) – Iniciativa inédita do Sistema Ocemg, o 1º Fórum de Lideranças – Cooperativas em Rede, será realizada no dia 4/10, na Fundação Dom Cabral – Campus Aloysio Faria, em Nova Lima, sendo voltado exclusivamente para ex-alunos e alunos atuais do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), das turmas 2015 e 2016. Serão disponibilizadas 75 vagas.

O intuito principal do evento é reunir e criar uma rede de dirigentes cooperativista, formando um fórum permanente do Sistema Ocemg de discussões para propiciar a excelência da gestão das cooperativas mineiras. O Lidercoop foi criado em 2015, com o objetivo de auxiliar as cooperativas na implementação de melhorias apontadas no diagnóstico do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). Para mais informações, acesse o hotsite do 1º Fórum de Lideranças. (Fonte: Sistema Ocemg)

Coamo é referência para cooperativismo brasileiro

Cooperativa encantou os integrantes do projeto Conhecer para Cooperar com evento destinado a cooperadas, esposas e filhas de cooperados
 
Campo Mourão (22/9/16) – Já faz muito tempo que a presença e a atuação da mulher deixou de ser apenas dentro de casa, em meio aos afazeres domésticos. Hoje, ela vem ocupando cada vez mais espaço em cargos executivos em grandes corporações e, também, na área rural, onde além das tarefas diárias com casa e família, também auxiliam na produção e na administração da propriedade rural.
 
Ciente disso, a Coamo (Agroindustrial Cooperativa) realiza, há oito anos, o Encontro Família Cooperativista. Na edição deste ano, realizada ontem, em Campo Mourão (PR), onde está sediada a cooperativa, mais de mil mulheres – cooperadas, esposas e filhas de cooperados – marcaram presença. Uma delas foi Alessandra Bonina Pereira Facom.
 
Há 10 anos como cooperada da Coamo, Alessandra produz suínos em sua propriedade, localizada na cidadezinha de Pitanga. Segundo ela, “é fundamental ter uma parceira, como a Coamo, que valoriza a mulher e seu trabalho”.
 
“Sem a Coamo a nossa vida seria uma frustração. A cooperativa funciona como um estabilizador para gente. Ela nos ajuda na qualificação, nos acompanha no mercado e nos dá Norte. Hoje em dia, a mulher continua produzindo suas compotas, mas hoje ela também está à frente, comercializando e melhorando seus processos”, argumenta a cooperada.
 
IMERSÃO – E toda essa motivação foi testemunhada, ontem, pelos integrantes do projeto Conhecer para Cooperar, realizado pelo Sistema OCB e que, desde segunda-feira, tem possibilitado que formuladores de políticas públicas e representantes de agentes financeiros façam uma imersão na rotina das cooperativas brasileiras.
 
Ontem, o grupo conheceu a Coamo, uma das maiores cooperativas do mundo. Criada há 46 anos, a cooperativa possui cerca de R$ 28,1 mil cooperados, mais de sete mil funcionários, atua nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, numa área de abrangência que ultrapassada 65 municípios; possui ainda 110 unidades de negócios, focadas na comercialização, dentro e fora do país, de produtos como óleo de soja refinado, margarinas, gorduras vegetais, farinhas de trilho e café torrado tanto em grãos quanto moído.
 
A cooperativa possui uma frota de 678 caminhões e bitrens, mais de 674 veículos leves utilizados na assistência técnica e serviços administrativos e 352 máquinas pesadas.
 
OUTROS NÚMEROS – Segundo o relatório de gestão da Coamo, no ano passado, industrializou:
 
- 1,48 milhão de toneladas de soja;
- 108,07 mil toneladas de trigo;
- 3,13 mil toneladas de café
- 7,67 mil toneladas de algodão em pluma.
 
EXPORTAÇÕES – No que diz respeito às vendas para o mercado externo, a Coamo, em 2015, exportou 3,49 milhões de toneladas de produtos agrícolas industrializados e “in natura”, faturou US$ 1,17 bilhão, ocupando, assim, a 27ª posição entre as maiores empresas exportadoras do Brasil. É a maior exportadora do Paraná.
 
PRC 100 – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken apresentou o PRC 100 – Paraná Cooperativo 100 – o novo planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. Foi lançado pelo Sistema Ocepar em maio de 2015 e tem como meta dobrar a movimentação econômica setor, atingindo R$ 100 bilhões nos próximos anos.
 
De setembro de 2015 a março de 2016 o assunto foi debatido em reuniões regionais entre dirigentes e representantes das cooperativas paranaenses buscando construir um plano de ação estratégico, determinando o que precisa ser feito para se atingir a meta. Esse trabalho resultou em propostas de ações, visando promover o crescimento sustentável do setor.
 
O plano elaborado foi aprovado pelos dirigentes das cooperativas em Assembleia Geral da Ocepar, em abril de 2016, estabelecendo os sete comitês que englobam todas as áreas de planejamento estratégico. Em agosto teve início a segunda fase. Agora, em reuniões mensais, os comitês discutem as bases para implantação do PRC100, determinando como será viabilizado tudo o que foi planejado. Esta etapa conta com a participação de mais de 100 profissionais das cooperativas, divididos nos diversos comitês, dentro das especialidades de cada um.
 
EXPECTATIVAS – Os presidentes da Coamo e da Ocepar, em suas falas, se mostraram bastante satisfeitos e cheios de expectativas no que concerne ao relacionamento futuro entre as instituições e as cooperativas.
 
“Sei que as coisas estão melhorando e, graças a este entrosamento aqui, elas vão melhorar ainda mais. Existem coisas que precisam ser conversadas, problemas que precisam ser solucionados e, ao debatermos, juntos, como fizemos hoje é um bom sinal de que veremos ainda mais desenvolvimento no cooperativismo”, avalia José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
 
“Sempre digo que, ao estreitarmos nosso relacionamento, cooperativas e seus parceiros públicos ou privados, criam um ambiente favorável para encontrar as melhores soluções para as questões que ainda dificultam o crescimento das cooperativas. E momentos como estes, de visitas às cooperativas, só comprovam isso. Portanto, é uma honra abrir as portas do cooperativismo paranaense com este propósito”, comenta José Roberto Ricken, presidente da Ocepar.
 
SOBRE O CONHECER PARA COOPERAR
 
PARTICIPANTES – O grupo é composto por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Fazenda, do Banco Central do Brasil, do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sistema Cooperativo Sicredi, do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), da Universidade de São Paulo (USP-Pensa) e das cooperativas Coplana e Cocamar, além dos Sistemas OCB e Ocepar. 
 
O PROJETO – O Conhecer para Cooperar está no segundo módulo do Roteiro Prático, voltado ao Ramo Agropecuário. O roteiro inclui, também, visitas às instalações e propriedades de mais três cooperativas do estado do Paraná:
 
- Hoje: Cocamar (Agroindustrial Cooperativa)

PRÊMIO SOMOSCOOP: recorde de inscrições em 2016 reúne mais de 300 projetos

Em 2016, teremos 221 cooperativas de todo o Brasil concorrendo ao Prêmio SOMOSCOOP. As inscrições, que terminaram na última sexta-feira (16/9), contabilizaram 349 projetos nas seis categorias da premiação: Comunicação e Difusão do Cooperativismo (52); Cooperativa Cidadã (122); Desenvolvimento Sustentável (60); Fidelização (47); Inovação e Tecnologia (40) e Intercooperação (28). O Prêmio SOMOSCOOP, entregue a cada dois anos pelo Sistema OCB, é a nova marca do até então chamado prêmio “Cooperativa do Ano”, que já reconheceu, ao longo dos últimos 12 anos, 81 cooperativas de 17 estados brasileiros.
 
Em 2016, de cara nova e com uma proposta também inovadora, o Prêmio vem trazendo um reconhecimento à criatividade das cooperativas brasileiras e, principalmente, aos bons resultados obtidos por elas ao longo do último biênio. “Queremos – e vamos – começar a escrever um novo capítulo na história do cooperativismo. O Prêmio SOMOSCOOP, muito mais do que uma solenidade ou competição, mostra o potencial e o patamar de desenvolvimento das nossas cooperativas. Um modelo de negócio competitivo, gerador de renda e também de felicidade. Que se preocupa com o econômico, sem se esquecer do social. O financeiro e o pessoal andando de mãos dadas na construção de um mundo melhor. E nós queremos e precisamos reconhecer isso. É exatamente isso que a premiação vem fazer”, declara o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
 
Premiação – A solenidade de entrega dos prêmios está marcada para o dia 22 de novembro, em Brasília (DF). Serão convidados para a ocasião os três primeiros colocados de cada uma das categorias – os finalistas. Lembrando que os vencedores de cada uma, assim como os 2º e 3º lugares, apenas serão divulgados no dia da comemoração.

Frimesa é o primeiro destino da equipe do Conhecer para Cooperar

Formuladores de políticas públicas e agentes financeiros estão conhecendo a realidade das cooperativas do Paraná
 
Brasília (20/9/16) – A equipe do projeto Conhecer para Cooperar visitou, ontem, a quarta maior empresa do Brasil quando o assunto é o abate diário de suínos: a cooperativa central Frimesa. Localizada no município de Medianeira, no Paraná, a empresa abate 7,1 mil animais todos os dias e comercializa os produtos (que vão desde cortes nobres, linguiças e processados) dentro e fora do país. A cooperativa é, ainda, o primeiro lugar no mesmo ranking em nível estadual. Além disso, a Frimesa atua no mercado de leite. Ao todo, seu mix de produtos, entre suínos e lácteos, ultrapassa os 400 itens.
 
O projeto Conhecer para Cooperar é uma realização do Sistema OCB e este é o segundo módulo prático. O grupo é composto por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Fazenda, do Banco Central do Brasil, do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sistema Cooperativo Sicredi, do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), da Universidade de São Paulo (USP-Pensa) e das cooperativas Coplana e Cocamar, além dos Sistemas OCB e Ocepar. 
 
A intenção é possibilitar que esses formuladores de políticas públicas e representantes de instituições financeiras possam aprofundar seu conhecimento a respeito do negócio cooperativo.
 
Na Frimesa, o grupo foi recebido pelo diretor-presidente, Valter Vanzella, e pelo diretor executivo, Elias Zydek. Eles discorreram sobre a história da cooperativa central, composta por cinco singulares:
 
- Cooperativa Agroindustrial Copagril
- Cooperativa Agroindustrial Lar
- Cooperativa Agroindustrial Consolata - Copacol
- C.Vale Cooperativa Agroindustrial
- Primato Cooperativa Agroindustrial
 
Segundo eles, a Frimesa cresceu, na última década, 15% ao ano, saindo de um faturamento de cerca de R$ 480 milhões, em 2005, para R$ 2,2 bilhões, em 2015; o quadro de colaboradores também cresceu neste período, de 2.379 para 6.520; o número de clientes ativos também saltou de 10,4 mil para 33,2 mil.
 
“Essa evolução exigiu investimentos financeiros, formação de pessoal e aperfeiçoamento no sistema de administração”, contou o diretor-presidente. Para ele, receber o grupo do projeto Conhecer para Cooperar é fundamental para evidenciar como o cooperativismo pode contribuir com a economia do país. 
 
“A vinda dessas pessoas aqui é fundamental para que elas conheçam a nossa realidade. À medida que eles entenderem o cooperativismo, poderão elaborar uma política pública mais adequada ao formato das cooperativas, já que elas existem para viabilizar o negócio de seu cooperado, melhorando, assim a economia do país, que precisa se desenvolver, gerar riqueza e emprego. Muitas vezes, a operação das cooperativas fica amarrada por burocracias criadas por pessoas que ainda não tiveram a chance de compreender melhor do movimento. Então, aqui, tenho certeza de que o grupo trazido pelo Sistema OCB poderá entender mais e multiplicar esse entendimento em suas instituições”, avalia Valter Vanzella.
 
O diretor executivo, Elias Zydek, mostrou-se positivamente impressionado com o nível do grupo. “Nunca vi, em um só local, tanta gente importante para o setor agropecuário reunida para aprender. Estamos muito contentes em poder contribuir com o desenvolvimento não só do nosso movimento, mas do país. Não temos dúvidas de que o Brasil voltará a crescer e com a ajuda de vocês, será mais rápido, por isso estamos nos preparando para quando essa crise passar”, comenta o diretor.
 
O superintendente do Sistema Ocepar, Robson Maffioletti, reforçou o fato de que as cooperativas brasileiras dependem de financiamentos públicos e enfatizou que, ao conhecerem a estrutura, a qualidade dos produtos, o trabalho desenvolvido em prol do cooperado e todo o processo que envolve a melhoria da gestão e governança, os formuladores de políticas públicas e os agentes financeiros podem melhor analisar os projetos do cooperativismo.
 
“Não queremos privilégios, apenas que essas instituições verifiquem nossas demandas e consigam perceber a diferença que há entre os demais tipos de empresa. Afinal, o cooperativismo é um modelo de negócio que privilegia as pessoas: o cooperado é a razão de ser da cooperativa”.
 
O diretor-secretário da Copagril, uma das integrantes da Frimesa, Márcio Buss, acompanhou a programação desta segunda-feira. De acordo com ele, a visita técnica à central foi uma grande oportunidade para conhecer o setor cooperativista. Para ele, é grande a expectativa em relação à atuação das instituições contempladas com o projeto Conhecer para Cooperar, após seu término.
 
“Esperamos ansiosamente por políticas públicas mais bem definidas e que levem em consideração as características do cooperativismo, sobretudo aquelas que envolvem o crédito. Temos grande necessidade do barateamento dos juros e uma revisão nos prazos, principalmente em momentos como este pelo qual o Brasil atravessa. É fundamental que esses representantes notem que o cooperativismo é forte e pode contribuir muito com o país”, enfatiza.
 
SAIBA MAIS – Hoje a cooperativa central está presente em todo o território nacional. Além disso:
- Tem 39 anos de fundação;
- Congrega no negócio cerca de mil suinocultores e 3,5 mil produtores de leite;
- Processa 331,2 mil toneladas de alimentos por ano;
- Processa 500 mil litros de leite por dia
- Tem 412 produtos no portfolio
- Seu faturamento em 2015 foi de R$ 2,23 bilhões (11,39% a mais que em 2014).
- 90% de toda a produção foi distribuída no mercado brasileiro, no ano passado
- www.frimesa.com.br
- Catálogo de exportação: (clique aqui para acessar)
 
O PROJETO – O Conhecer para Cooperar está no segundo módulo do Roteiro Prático, voltado ao Ramo Agropecuário. O roteiro inclui, também, visitas às instalações e propriedades de mais três cooperativas do estado do Paraná:
 
- Hoje: Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata);
- Dia 21: Coamo (Agroindustrial Cooperativa);
- Dia 22: Cocamar (Agroindustrial Cooperativa).

 

Cerca de 100 cooperativistas do Paraná vão participar do HSM 2016

Curitiba (19/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) está viabilizando a participação de cerca de 100 cooperativistas paranaenses, membros dos Conselhos de Administração das cooperativas, no HSM 2016, considerado o maior evento de gestão da América Latina. As atividades serão realizadas de 7 a 9 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. De acordo com os organizadores, haverá grandes inovações nesta 16ª edição, não só no conteúdo, mas também na forma. 

APRENDIZAGEM - Uma das novidades é que o participante poderá eleger quais temas e palestrantes vão compor sua trilha pessoal de aprendizagem, com o objetivo de aprofundar seu conhecimento e vivenciar novas experiências. No tradicional Auditório Principal, nomes icônicos da gestão mundial trarão os conteúdos mais atuais e de vanguarda para que você possa se atualizar e estar à frente dos desafios de seus negócios.

ESPECIALISTAS - No espaço inédito das Arenas Temáticas, grandes especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos para levar conteúdo de qualidade em cada uma das temáticas. Esse é um espaço para troca de experiências e relacionamento entre executivos com interesses em comum.

WORKSHOPS - Nos Workshops Práticos, os conceitos e aprendizados poderão ser transformados em mudanças reais para a organização. Por meio de atividades hands on, o participante terá aprendizagem intensa, utilizando novas metodologias que o colocam como protagonista de seu desenvolvimento.

PROGRAMAÇÃO - Clique aqui para mais informações sobre o evento. (Com informações do HSM 2016)

Sescoop/SC celebra 17 anos de formação profissional e promoção social

Florianópolis (15/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC) completa 17 anos no sábado, dia 17, comemorando resultados expressivos dos trabalhos desenvolvidos com as 260 cooperativas do estado. A entidade se destaca por promover o crescimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, contribuindo para sua competitividade e para a melhora da qualidade de vida dos cooperados, colaboradores e familiares.

Somente em 2015, os investimentos foram da ordem de R$ 15 milhões para ações de formação profissional, promoção social e outras atividades, num total de 1.471 eventos, que atenderam 121.607 pessoas – entre associados, colaboradores e dirigentes de cooperativas.

Entre os principais programas mantidos pelo Sescoop/SC estão a formação e capacitação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, ações centralizadas, ações delegadas, auxílio educação, programa Cooperjovem, programa jovens lideranças cooperativistas (JovemCoop), mulheres cooperativistas, jovem aprendiz, auxílio-educação, programa de desenvolvimento da gestão de cooperativas (PDGC), formação para conselheiros administrativos e fiscais para cooperativas de crédito (Formacred), monitoramento e auditoria em pequenas cooperativas.

O presidente do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, ressalta que a entidade vem cumprindo sua missão de forma exemplar, o que contribui para que as cooperativas sejam mais fortes e conscientes de sua posição. “Representamos um sistema cooperativista considerado referência nacional e, sem dúvida, com as ações de forma estruturada e a disseminação dos princípios cooperativistas, especialmente do quinto (Educar, formar e informar), o Sescoop/SC exerce papel relevante na conquista dessa posição”.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL – O Sescoop/SC se destaca pela quantidade e qualidade dos cursos, treinamentos e capacitações oferecidas para colaboradores, dirigentes e associados. A ênfase da entidade nas ações diretas está no sentido de ouvir as demandas e contratar instrutores com reconhecido conhecimento de formação do sistema cooperativista, visando melhorar continuamente a capacitação dos colaboradores das cooperativas. O treinamento e capacitação faz parte da Formação Profissional e é um dos pilares do Sescoop. Em 2015 foram realizados 44 eventos nesta área.

AUTOGESTÃO – Com a autogestão, o Sescoop/SC apoia a profissionalização da gestão das 260 cooperativas, oferecendo suporte, monitorando ações e contribuindo para que elas estejam estruturadas e preparadas para transpor os desafios que possam se tornar obstáculos ao seu desenvolvimento. A autogestão está baseada no autoconhecimento e na ampla atuação conjunta, cooperativista, entre diretoria, conselho administrativo, fiscal, colaboradores e cooperados.

PROMOÇÃO SOCIAL – A área de Promoção Social do Sescoop/SC visa operacionalizar os eventos centralizados desenvolvidos aos colaboradores, cooperados, familiares e dirigentes das cooperativas beneficiárias de Santa Catarina. As ações objetivam a melhoria da atuação dos envolvidos na gestão das cooperativas, por meio de ações voltadas à educação, à saúde, à cultura, à integração social, à geração de renda e ao meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de diferentes estratégias. As ações da promoção social do Sescoop/SC incluem o Programa Cooperjovem, Programa Jovemcoop, o Programa Mulheres Cooperativistas, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, entre outros.  (Fonte: Sescoop/SC)

ENTREVISTA DA SEMANA: Marcelo Porteiro Cardoso

De olho na liderança do crédito agrícola, BNDES lança aplicativo voltado a produtores

Brasília (14/9/16) – Com a intenção de comemorar o crescimento de 18% nos valores destinados aos investimentos no campo, no último ano agrícola (2015/2016), e, ainda, projetar um novo crescimento de 20% para o atual período 2016/2017, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acaba de lançar um aplicativo específico para o setor. Trata-se do BNDES Agro.

De acordo com o superintendente da Área de Operações Indiretas do BNDES, Marcelo Porteiro Cardoso, para este ano safra, a expectativa é de que o banco desembolse mais R$ 17,4 bilhões. Entrevistado desta semana, Marcelo Cardoso, discorreu sobre o aplicativo recentemente lançado e, também, sobre os negócios com as cooperativas brasileiras. Confira.

A maior parte das operações do BNDES para investimentos no setor agrícola é feita por meio de agentes financeiros. Como o produtor cooperado pode conhecer mais sobre os programas e linhas do Banco?

Cardoso:
Lançamos recentemente um aplicativo para auxiliar, não só cooperados, mas todos os tipos de perfis interessados em realizar operações com o Banco. O BNDES Agro está disponível nos sistemas Android e Apple, para smartphones e tablets.

Como funciona o aplicativo?

Cardoso:
O BNDES Agro possui inúmeras funções para auxiliar os interessados em realizar operações com o Banco, trazendo informações sobre as linhas e programas oferecidos ao agronegócio, consulta ao Credenciamento Informatizado de Fabricantes (CFI) para máquinas e equipamentos agrícolas cadastrados, calendário de feiras importantes para o setor, além do contato direto com o BNDES, por meio de seus canais institucionais e redes sociais.

De que forma ele pode auxiliar o produtor rural?

Cardoso:
Uma importante função oferecida pelo BNDES Agro é o simulador financeiro que ajuda o usuário na avaliação prospectiva de suas prestações, considerando as condições financeiras dos respectivos programas operacionalizados pelo BNDES, entre eles Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) e Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC).

Qual a perspectiva do Banco para este Ano Safra 2016/2017?
 
Cardoso:
No atual Ano Agrícola 2016/2017, que teve início em 1º de julho, o BNDES destinará R$ 17,4 bilhões para os programas agrícolas do Governo Federal — um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Desse total — já autorizado pelo Ministério da Fazenda —, R$ 4,7 bilhões serão aplicados na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas; R$ 2 bilhões para capital de giro das cooperativas agropecuárias; e R$ 10,7 bilhões alocados a projetos de investimento para a agropecuária empresarial e familiar.

Qual o perfil do crédito agrícola do BNDES?

Cardoso
: No ano agrícola 2015/2016, destinamos R$ 15 bilhões para o financiamento dos programas agropecuários do Governo Federal (18% mais que no Ano Safra anterior). Do total, mais de R$ 6 bilhões foram destinados ao financiamento de máquinas e equipamentos, principalmente, voltado para modernização da frota de tratores, colheitadeiras e implementos associados. Cerca de R$ 2 bilhões atenderam a demandas de médios produtores rurais; e outros R$ 2 bilhões em financiamentos dedicados ao fortalecimento da agricultura familiar. Outro destaque, com quase R$ 1,3 bilhão, foi o apoio à implantação de tecnologias para a redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária.

Em relação às cooperativas, quanto elas representam no volume da carteira rural do banco?

Cardoso:
No ano safra 2015/2016, as cooperativas representaram 23% das operações de crédito rural do BNDES, num total de R$ 3,2 bilhões em financiamentos concedidos.
 
Quais a linhas mais acessadas pelas cooperativas agropecuárias e qual o papel de tais linhas para o fortalecimento do setor?

Cardoso:
Os programas do BNDES destinados ao setor agropecuário mais solicitados pelas cooperativas no ano safra 2015/2016 foram: Procap-Agro, destinado a capital de giro e integralização de quotas-partes; e Prodecoop, voltado à modernização de sistemas produtivos e comercialização de produtos agropecuários visando a uma maior competitividade. Somadas, as duas linhas corresponderam a quase 90% dos financiamentos a cooperativas no último ano safra. Entretanto, cabe destacar que o Pronaf Agroindústria e o Programa de Construção de Armazéns – PCA buscam atender público alvo e finalidade distinta, respectivamente: cooperativas de base de agricultores familiares e investimentos em infraestrutura de armazenagem.

Inscrições para o Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano terminam amanhã

Brasília (14/9/16) – As cooperativas que ainda não fizeram sua inscrição de seus projetos no Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano, antigo Prêmio Cooperativa do Ano, têm somente até amanhã para garantir sua participação nesta 10ª edição. Na última semana, o Sistema OCB prorrogou o prazo para que as interessadas pudessem se inscrever.

Com isso, as cooperativas têm até o amanhã (15/9), para preencher a ficha de inscrição no site (clique aqui) e enviá-la, até sexta-feira, dia 16/9, pelos Correios, conforme detalhado no regulamento.

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Melhores do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, a premiação reconheceu 81 cooperativas de 17 estados brasileiros.

CATEGORIAS – Para a 10ª edição estão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecer melhor:

1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

2 - COOPERATIVA CIDADÃ

3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

4 - FIDELIZAÇÃO

5 - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

6 - INTERCOOPERAÇÃO

ATENÇÃO – Qualquer cooperativa, independentemente de ramo ou porte, pode inscrever um até projeto por categoria. Para isso, basta estar registrado e regular com o Sistema OCB e participar de um dos programas do Sescoop. São eles:

•    Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
•    Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
•    Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
•    Dia de Cooperar (Dia C)

Sescoop divulga documentos de processo seletivo para técnico PCD

Brasília (14/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado final da 1ª etapa do processo seletivo, que visa à contratação de profissional para atuar na função de técnico de apoio administrativo – pessoa com deficiência, bem como a convocação para a segunda etapa, qual seja a análise documental. (clique aqui para acessar)

O Sescoop divulgou, ainda, o resultado da interposição de recursos referente à 1ª etapa do referido processo seletivo – análise curricular. (acesse por aqui)

Boa notícia para o cooperativismo de crédito!

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou ontem, o parecer do Deputado Osmar Serraglio(PR), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, que possibilita que as disponibilidades de caixa dos entes públicos municipais sejam depositadas em cooperativas de crédito.

Em seu parecer, Serraglio destacou o comando constitucional de apoio e estímulo ao cooperativismo brasileiro. “O que a Constituição prevê é que o Brasil estimulará o cooperativismo (art. 174, §2º), ao mesmo tempo em que proclama que o sistema financeiro nacional – incluídas expressamente as cooperativas de crédito – seja estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade (art. 192). Assim, a proposição confere efetividade ao comando constitucional, na medida em que destaca o papel das cooperativas para a inclusão financeira e geração de renda a milhões de brasileiros”.

Segundo o autor da proposta, Deputado Domingos Sávio(MG), representante do Ramo Crédito na Diretoria da Frencoop, o projeto visa fortalecer a economia local por meio das cooperativas de crédito, hoje presentes como única instituição financeira em mais de 10#$-$#dos municípios brasileiros. “O que acontece, atualmente, é uma distorção em que cidades de todo o país possuem uma cooperativa de crédito, vigorosa e eficiente, absolutamente legalizada, empregando na cidade, financiando a economia local, mas que sofre com a situação em que entes públicos acabam tendo que depositar suas disponibilidades de caixa em cidades vizinhas, muitas vezes em bancos privados”.

Com maior alavancagem, as cooperativas poderão potencializar e pulverizar o financiamento de produtores, cooperativas e micro e pequenos empreendedores do interior do país. Hoje, 76#$-$#das operações de crédito das cooperativas estão abaixo de R$ 5 mil reais. Por meio de emenda do Deputado Evair Vieira de Melo(ES), que também faz parte da Diretoria da Frencoop, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) também poderá organizar, administrar e executar suas disponibilidades de caixa em cooperativas de crédito.

O PLP 100/2011 segue agora para a análise do plenário da Câmara dos Deputados.

Fonte e Foto: Relações Institucionais da OCB

 

 

 

Câmara vota renegociação de dívidas para produtores e cooperativas agropecuárias

Brasília (13/9/2016) – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje à tarde a Medida Provisória (MPV) 733/2016, que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural. De acordo com o texto, os descontos têm percentuais compatíveis com o porte e a capacidade de pagamento do produtor, e levam em conta as regiões mais atingidas pela seca.

A medida beneficia produtores, cooperativas e associações da região de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), bem como aqueles inscritos em dívida ativa da União.

A liquidação dos débitos pode atingir até 95% do total, a depender do valor originalmente contratado e do período de contratação. A repactuação das dívidas tem prazo de dez anos, carência até 2020, descontos diferenciados para quem pagar em dia e encargos financeiros variáveis de 0,5% a 3,5% ao ano, conforme porte e valor de contratação do financiamento.
 
Para fins de enquadramento, os saldos devedores das operações de crédito rural contratadas serão pagos por instrumento de crédito individual firmado pelo beneficiário final do crédito ou pelo resultado da divisão do valor originalmente contratado pelo número total de cooperados.

O texto aprovado no plenário traz algumas inovações em relação ao relatório apreciado anteriormente pela Comissão Mista que tratou sobre o tema. Por acordo de plenário, o deputado Júlio Cesar (PI), relator da matéria, acatou três emendas, com destaque para a inclusão de dispositivo que autoriza o Poder Executivo a repactuar as dívidas das cooperativas de produção agropecuária junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), contratadas até 31 de dezembro de 2010.

A emenda sana um grave problema de endividamento das cooperativas agropecuárias de todo o país, em razão das dificuldades de rentabilidade da atividade, em especial, problemas climáticos, que resultaram em alto nível de inadimplemento junto ao Pronaf.

A MPV 733/2016 segue agora para análise do plenário do Senado. Caso não seja votada até o dia 12/10, a matéria perde eficácia.