Notícias negócios
O Sistema OCB/AM, em parceria com o Senac/AM, está promovendo um Curso de Secretária de consultório médico e odontológico, para qualificação profissional. O curso está acontecendo no Centro de Formação Profissional Pequeno Franco – Unidade Centro do Senac/AM, de segunda à sexta, de 19 às 22h e terá a duração de duas semanas.
A decisão de qualificação com essa parceria , coopera com a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que é “Educar para o Trabalho”, a qual, através de ações educacionais e disseminação de conhecimentos no comércio e serviços , contribui para o desenvolvimento do país.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação –Sistema OCB/Sescoop/AM
"O Instituto Sicoob é um parceiro importante para a realização do Cooperjovem no Paraná, Pará, Amapá e agora Rio de Janeiro. Receber esse reconhecimento demonstra o compromisso e a relevância estratégica dele para o Instituto", completa Geâne.
Brasília (29/9/16) – O Sicredi e o Bancoob foram contemplados no Prêmio Lide Agronegócios 2016, na categoria Crédito. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde do sábado, 24/9, em Campinas (SP), como parte da programação do 5º Fórum Nacional de Agronegócios, e teve como objetivo premiar as empresas e instituições do agronegócio brasileiro que mais se destacaram no compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio do uso das mais modernas e inovadoras ferramentas de tecnologia e gestão, além de visão e atuação socioeconômica para inserção competitiva nos mercados.
Além da categoria Crédito, o Prêmio Lide Agronegócios também reconheceu o trabalho de empresas nas categorias Defensivos, Fertilizantes, Implementos Agrícolas e Sementes. A premiação foi entregue a Edson Georges Nassar, CEO do Banco Cooperativo da Confederação e da Fundação Sicredi, e a Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob, por Roberto Rodrigues, presidente do Lide Agronegócios, embaixador do cooperativismo para a FAO e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas. (Com informações do Sicredi e do Bancoob)
Curitiba (29/9/16) – Um grupo de 24 pessoas, formado em sua maioria por presidentes de cooperativas do Paraná de diversos ramos, embarca amanhã para Washington DC, capital dos Estados Unidos, para uma missão técnica de estudos com foco em liderança. Também vão participar os superintendentes do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da OCB, Renato Nobile, o coordenador de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Humberto Cesar Bridi, e profissionais do Sebrae/PR. A atividade integra o Programa de Qualificação de Presidentes das Cooperativas do Paraná do Sistema Ocepar, executado por meio do Sescoop/PR, em parceria com o Sebrae/PR.
PROGRAMAÇÃO – Entre os dias 3 e 7 de outubro, as lideranças cooperativistas participam de um curso na American University, fundada em 1893 e que atualmente possui mais de 12 mil alunos. Lá, funciona a School of Public Affairs, especializada no desenvolvimento de lideranças e reconhecida pelo U.S News and World Report como uma das melhores dos Estados Unidos nesse segmento.
Na Universidade serão tratados temas como “O descompasso entre o que a ciência conhece e o que as organizações fazem: os líderes que necessitamos”, “Liberando o poder da liderança resiliente”, “Liderança baseada em valores” e “Mude suas perguntas, mude sua vida”.
VISITAS - O grupo também irá assistir palestra na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre economia mundial e conhecerá o National Cooperative Business Association. (Fonte: Sistema Ocepar)
Barra Bonita (29/9/16) – Entre os dias 24 e 25 de setembro, mais de 170 pessoas se reuniram para o IX Encontro Estadual do Cooperjovem, com o tema “Projetos Educativos sob o Olhar da Aprendizagem Cooperativa”. Participaram educadores, representantes de secretarias municipais de Educação e colaboradores de cooperativas de nove cidades onde o programa está presente. Durante dois dias, eles discutiram oportunidades de aprimoramento e desenvolvimento de projetos educacionais cooperativos (PECs).
De acordo com a coordenadora do núcleo de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Ana Banin, foi um grande trunfo do encontro o aumento de quase 80% no número de participantes em relação ao ano anterior.
“Isso pode ser explicado pelo fato de que desta vez estiveram presentes escolas de muitas cidades que não participaram no último ano, pois entenderam a importância da formação continuada e da troca de experiências que há nos encontros estaduais”, explica.
Segundo a analista do núcleo de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Juliana Rodrigues, este foi o encontro com o maior número de cidades presentes. Por isso, o evento foi marcado pela troca de experiências entre as escolas participantes.
“O conteúdo foi muito qualificado e muito necessário para esse momento do programa. Foi bacana trazer o tema da aprendizagem cooperativa à tona porque muitos professores já realizam isso na prática e conhecer mais um referencial teórico também foi de grande valia”, afirma a analista.
GESTÃO DE PROJETOS – Durante o encontro, entre várias atividades, os professores participaram com oficinas de monitoramento de indicadores dos projetos educacionais cooperativos (PECs), com o objetivo de estimular os profissionais a darem continuidade aos projetos mesmo após o término da parceria com o programa Cooperjovem.
De acordo com Ana Banin, a própria temática do evento foi favorável ao momento pelo qual o Cooperjovem está passando. Segundo ela, as escolas precisavam e pediam por embasamento na área de gestão de projetos.
“Sensibilizamos para um cuidado maior no monitoramento dos projetos. A partir de agora precisamos incentivar e sistematizar uma forma única de trabalhar com esses indicadores. Teremos indicadores de cada PEC, mas serão necessários indicadores do programa para além do tema de cada PEC. Então, o desafio é ter uma gestão mais focada no programa e auferir resultados mais confiáveis sobre o impacto do programa nas comunidades onde estamos inseridos”, conclui a coordenadora.
DEPOIMENTOS – Para Ana Flávia Guiaro, coordenadora pedagógica de Mococa, foi um final de semana lindo, com histórias de superação, reflexões sobre a prática e troca com outros parceiros. “Foi enriquecedor e inspirador”, declara.
Na opinião da professora Gisele Geidelis, de Ourinhos, houve muita aprendizagem com as trocas de experiências, oficinas, atividades e palestras. “Quero deixar registrado os meus agradecimentos e minha gratidão a toda equipe do Sescoop e a todos os envolvidos”, diz a educadora. (Fonte: Sescoop/SP)
São Paulo (29/9/16) – Quando surge um grupo de pessoas interessadas em constituir uma cooperativa, entra em ação a equipe do Programa de Orientação Cooperativista (POC) do Sescoop/SP. Por meio do POC, as etapas de constituição do empreendimento são acompanhadas por consultores especializados, que visam assegurar que todo o processo esteja alinhado à legislação, aos princípios e aos valores do cooperativismo. Somente em 2015, a iniciativa atendeu mais de 800 pessoas.
Tudo começa quando um ou mais representantes do grupo interessado entram em contato com o Sescoop/SP, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, em busca de informações sobre os requisitos para a constituição de uma cooperativa. Nesse momento, os consultores buscam entender a necessidade dos interessados e fazem uma análise prévia do modelo de negócio proposto.
Depois desse contato inicial, se houver aderência do projeto ao modelo cooperativista e o número mínimo de pessoas exigido para a constituição, o Sescoop/SP pode realizar uma palestra de sensibilização sobre o cooperativismo para o grupo. A partir dessa etapa, por meio da assinatura de um termo de parceria, é possível avançar nas etapas de diagnóstico situacional e nas oficinas participativas. Entre elas, a oficina de plano de negócios, que tem por objetivo estudar a viabilidade econômica do projeto proposto pelo grupo.
De acordo com o consultor de Constituição e Registro do Sescoop/SP, Vlademir Oliveira, essas etapas do processo permitem aos integrantes dos grupos avaliarem se o cooperativismo é mesmo o melhor caminho para os negócios que eles pretendem desenvolver coletivamente. “A cada fase, o grupo aprende mais e consegue se desenvolver para tomar a decisão sobre aderir ou não ao modelo cooperativista”, explica.
No último encontro, após a elaboração do plano de negócios, o grupo tem acesso aos modelos de estatuto e da ata da assembleia de constituição da cooperativa. Os documentos são disponibilizados em versões comentadas e de fácil compreensão. Para a consultora de Constituição e Registro, Paula Fracote, participar do POC pode representar custos menores para a constituição da cooperativa.
"O grupo pode evitar custos adicionais com serviços de assessoria jurídica ou contábil que nem sempre contam com profissionais especializados no cooperativismo. Ao participar do POC, há a segurança de que a cooperativa será constituída de forma idônea, dentro dos princípios, valores e leis que regem o cooperativismo”, afirma.
Mais que isso, o POC busca construir uma base sólida, para que o grupo possa se desenvolver rumo ao mercado de forma independente e autônoma, atingindo, assim, a perenidade dos negócios por meio do desenvolvimento da gestão. (Fonte: Sescoop/SP)
Serviço
Telefone: (11) 3146-6299
E-mail:
Salvador (29/9/16) – Cooperativistas de todo o estado participarão no dia 10 e 11 de outubro de 2016 do IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – Bahiacoop, que será realizado no Fiesta Convention Center, em Salvador. Cerca de 300 participantes estarão presentes durante os dois dias do evento, debatendo temas importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cooperativismo baiano.
O IV Bahiacoop é promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), com patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e com o apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV).
Comunicação, tema escolhido para o Bahiacoop em 2016, é um dos grandes desafios do cooperativismo brasileiro, de acordo com o que expressaram os presidentes e dirigentes de cooperativas de todo o estado, através de pesquisa feita pela OCEB. Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e Embaixador Especial da FAO (ONU) para as cooperativas, ex-presidente da ACI (Aliança Cooperativista Internacional) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), preferirá a conferência de abertura do Bahiacoop.
Márcio Port, Clóvis de Barros Filho e José Luiz Tejon completam o time de palestrantes. Cooperativas de alta performance em suas áreas de atuação também serão destaque no evento: Sicoob Coopere, a Cooperativa Educacional de Eunápolis - Cooeduc, a Cooperativa Nacional de Transporte - Coomap, a Unimed Itabuna e a Unimed Costa do Descobrimento.
SUCESSO – Hoje no Brasil, o cooperativismo tem crescido a cada ano e mostra saldos positivos do seu desenvolvimento. As exportações das cooperativas brasileiras saltaram de 1,6 bilhões de dólares em 2005, para 5,3 bilhões de dólares, em 2015. Já são mais de 12,7 milhões brasileiros participando de cerca de 6.500 cooperativas. Só de empregos formais as cooperativas geram quase 300 mil postos de trabalho nos 27 estados (dados da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB).
Na Bahia, as cooperativas são responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, e ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços. Em 2015, contrariando o desempenho econômico brasileiro e baiano, as cooperativas cresceram cerca de 19% em relação ao ano anterior. (Fonte: Sistema OCEB)
Evento voltado ao cooperativismo de crédito começa hoje, no Rio de Janeiro, e vai até sexta-feira, dia 30
Desempenho positivo da Uniodonto é resultado do compromisso com o atendimento de qualidade
São Paulo (27/9/16) – O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e atuação em 20 estados brasileiros – foi contemplado no Prêmio Lide Agronegócios 2016, na categoria Crédito. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde de sábado, 24 de setembro, em Campinas (SP), como parte da programação do 5º Fórum Nacional de Agronegócios, e teve como objetivo premiar as empresas e instituições do agronegócio brasileiro que mais se destacaram no compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio do uso das mais modernas e inovadoras ferramentas de tecnologia e gestão, além de visão e atuação socioeconômica para inserção competitiva nos mercados.
Brasília (26/9/16) – O Banco Central do Brasil acaba de abrir as inscrições para o II Fórum de Cidadania Financeira, a ser realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília. Os cooperativistas interessados em participar devem se apressar para fazer sua inscrição, devido à limitação das vagas e, também, à enorme procura.
Durante o II Fórum serão apresentadas as iniciativas do Plano para Fortalecimento da Cidadania Financeira, no âmbito da Parceria Nacional para Inclusão Financeira. Os quatro temas tratados continuarão permeando as discussões do II Fórum, sendo que um dos grupos foi desmembrado e deu origem a um 5º tema (impacto das novas tecnologias), devido a sua crescente importância, a saber:
1) Inclusão financeira de pequenos negócios
2) Relacionamento do cidadão com o sistema financeiro
3) O Cidadão e o bem estar financeiro
4) Cidadania e Vulnerabilidade Financeira
5) Impactos das novas tecnologias na cidadania financeira
INSCRIÇÕES – Para se inscrever, os interessados devem clicar aqui e seguir o passo-a-passo. As inscrições são gratuitas.
Salvador (26/9/16) – Os integrantes dos conselhos da OCEB e do Sescoop/BA se reuniram nesta sexta-feira (23/9) para conhecer e debater as prioridades do cooperativismo baiano. O ponto de partida foi uma pesquisa de opinião realizada com os participantes do Lidercoop – série de encontros regionais com presidentes e outras lideranças cooperativistas, realizada em Luís Eduardo Magalhães, Irecê, Itabuna, Vitoria da Conquista, Feira de Santana e Salvador.
Brasília (26/9/16) – Governança, sustentabilidade e inovação, temas centrais para o mundo corporativo, também estão presentes no universo das instituições financeiras cooperativas e irão guiar as discussões do 11º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred). O evento, a ser realizado entre os dias 28 a 30 de setembro, no Windsor Conventions & Expo Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, contará com a presença ativa do Sicoob, maior sistema de cooperativas financeiras do País.
Belo Horizonte (22/9/16) – Representar, promover e integrar as cooperativas mineiras, zelando pela sua existência. Assim atua o Sistema Ocemg, que completa, neste mês de setembro, 46 anos de trabalho em prol do cooperativismo. A organização tem a missão de ser o agente propulsor e avalizador da qualidade e eficácia do setor no Estado de Minas Gerais, preservando os princípios e valores universais do cooperativismo.
Com uma trajetória de conquistas, a entidade se estrutura cada vez mais para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do setor, proporcionando orientação e apoio para a gestão eficiente do segmento, oferecendo cursos, treinamentos, projetos de promoção social, palestras e seminários que integrem e fortaleçam as sociedades cooperativas.
Formado pela união de duas importantes instituições, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), a organização apresenta resultados cada vez mais significativos para o Estado e também para o país. A amplitude desse trabalho, mostra que as cooperativas são responsáveis por uma movimentação anual de 32 bilhões de reais - valor correspondente a 6,4% do PIB mineiro. Ao todo, existem cerca de 770 cooperativas regulares e adimplentes no Sistema Ocemg, com mais de 1,2 milhão de cooperados, responsáveis por 37 mil empregos diretos.
O Trabalho realizado pela entidade em prol do cooperativismo traz resultados positivos, de modo que as cooperativas mineiras são destaques em âmbito nacional. Como, por exemplo, na participação do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), sendo também um dos mais laureado no Prêmio Nacional de Excelência em Gestão.
No âmbito social, o Sistema Ocemg idealizou e disponibilizou para todo o país o Dia de Cooperar (Dia C), a maior campanha de voluntariado do país, ação que reitera o compromisso não apenas com o cooperativismo, mas também com a responsabilidade social e com a comunidade. Conheça todos os projetos do Sistema Ocemg. Acesse por aqui e fique por dentro. (Fonte: Sistema Ocemg)
Belo Horizonte (22/9/16) – Iniciativa inédita do Sistema Ocemg, o 1º Fórum de Lideranças – Cooperativas em Rede, será realizada no dia 4/10, na Fundação Dom Cabral – Campus Aloysio Faria, em Nova Lima, sendo voltado exclusivamente para ex-alunos e alunos atuais do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), das turmas 2015 e 2016. Serão disponibilizadas 75 vagas.
O intuito principal do evento é reunir e criar uma rede de dirigentes cooperativista, formando um fórum permanente do Sistema Ocemg de discussões para propiciar a excelência da gestão das cooperativas mineiras. O Lidercoop foi criado em 2015, com o objetivo de auxiliar as cooperativas na implementação de melhorias apontadas no diagnóstico do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). Para mais informações, acesse o hotsite do 1º Fórum de Lideranças. (Fonte: Sistema Ocemg)