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Porto Alegre (30/6) – No dia 4 de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, o Sistema OCB, com o apoio e a participação das cooperativas de todo o país, promoverá o Dia de Cooperar (Dia C). O objetivo é promover e estimular a integração de ações voluntárias em um movimento de solidariedade cooperativista. No Rio Grande do Sul, que participa pela primeira vez da campanha, o Dia C beneficiará mais de 65 mil pessoas e reunirá cerca de 1,9 mil voluntários.
Neste dia, o Sescoop/RS promoverá em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres, das 9h às 16h, a comemoração dos resultados e a celebração das ações de voluntariado realizadas em todo o Estado. Durante o evento, que contará com a presença de serviços gratuitos aos visitantes e atrações musicais, serão divulgadas iniciativas que estarão ocorrendo em municípios do RS e em outros estados do Brasil.
Ao todo, o RS conta com o envolvimento de 170 cooperativas, 77 municípios e 99 iniciativas inscritas nas áreas de responsabilidade socioambiental, saúde, cultura, esporte/lazer, integração e educação. O Dia C é uma iniciativa que põe em prática a essência cooperativista e, em 2015, traz como tema “Juntos pelo bem”.
As cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolvem em suas localidades um conjunto de ações, na forma de projetos, atividades e iniciativas valorizando o trabalho voluntário e demonstrando a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.
Os Serviços
Saiba quais serviços serão oferecidos no dia 4 de julho, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre:
– Realização de cortes de cabelo, maquiagem e manicure (COEDUCARS);
– Realização de massagem relaxante nos visitantes (COOPERPOA);
– Emissão de certidões, alvarás e atestados municipais, estaduais e federais e inscrição e alteração de CPF para os visitantes (TUDO FÁCIL);
– Cadastramento de pessoas interessadas em compor o Cadastro de Doadores de Medula Óssea, exposição de animais peçonhentos e ensinamento sobre a prevenção de acidentes causados por esses animais (FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PRODUÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE - FEPPS);
– Distribuição de mudas de plantas para os visitantes (CECRERS);
– Realização de jogos lúdicos para crianças sobre a importância da reciclagem (AURORA ALIMENTOS);
– Atividades para adultos e crianças sobre prevenção de lesões bucais (UNIODONTO);
– Orientação sobre redução do desperdício de alimentos e incentivo ao consumo de produtos in natura (SESC);
– Projeto de brincadeiras e de contação de histórias para as crianças (COOPEEB);
– Oficina de artesanato para os visitantes (FETRABALHO E MITRA);
– Atendimento a mulheres sobre a Lei Maria da Penha e demais assuntos relacionados aos Direitos Humanos (SECRETARIA DA JUSTIÇA E DOS DIREITOS HUMANOS);
– Teatro de fantoches sobre educação financeira para crianças de cinco a dez anos (UNICRED);
– Explicações sobre educação financeira aos visitantes (SICREDI UNIÃO METROPOLITANA);
– Informações sobre o cooperativismo aos visitantes (Formandos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - ESCOOP).
(Fonte: Assimp Sistema Ocergs)
São Paulo (30/6) – Uma grande campanha de mobilização das cooperativas brasileiras ocorrerá no próximo dia 4 de julho em todo o país quando será celebrado o Dia de Cooperar (Dia C). O evento será realizado simultaneamente nos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal com atividades de saúde, esporte, cultura, meio ambiente, inclusão e solidariedade. Só em São Paulo, serão 38 ações, envolvendo 30 cidades e 49 cooperativas. A data foi escolhida por marcar as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo.
A proposta do Dia C é ampliar o alcance e visibilidade das ações de responsabilidade social já existentes nas cooperativas, focando o desenvolvimento local e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os ideais cooperativistas estão crescendo em todo o país. No Brasil, há 6,8 mil cooperativas que contam com 11,5 milhões de cooperados. Só no Estado de São Paulo são 1.105 cooperativas com mais de 4 milhões de cooperados. A campanha do Dia C começou no ano passado em São Paulo com um projeto-piloto que mobilizou 11 cooperativas em 12 cidades. Foram realizadas cerca de 30 ações.
“Este ano o envolvimento das cooperativas foi quatro vezes maior, revelando o quanto as cooperativas e seus cooperados estão próximos de suas comunidades”, disse o presidente do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Edivaldo Del Grande.
Desde abril, a organização do evento está mobilizada na campanha. De acordo com a coordenadora do núcleo de Projetos Culturais e gestora do Dia C no Sescoop/SP, Sueli Gonçalves, a primeira edição teve como eixo principal o incentivo ao voluntariado e a realização de campanhas de doações, principalmente de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal e limpeza.
A segunda edição está mantendo a característica, mas com um diferencial: a responsabilidade social. As cooperativas planejaram ações para melhorar a qualidade de vidas das comunidades onde elas estão inseridas.
Entre as 38 ações que ocorrerão nas principais regiões do Estado, é possível destacar cinema ao ar livre, shows musicais, peças de teatro, arrecadação de roupas, produtos de higiene e alimentos, atividades esportivas e de saúde. Todas as arrecadações serão destinadas a entidades que cuidam de crianças em situação de vulnerabilidade social, pessoas com necessidades especiais ou problemas psiquiátricos, idosos, dependentes químicos ou em situação de risco.
Cinema e música na praça
A maior mobilização do estado ocorrerá em Cândido Mota, região de Marília. As atividades começam na sexta-feira (3), à noite, com o Cinema na Praça da Matriz, onde serão exibidos dois filmes- Como Treinar seu Dragão 2 (19h30) e Guardiões da Galáxia (21h30).
No sábado, haverá atrações para todos os públicos, como oficina de terrário - espaço que recria condições semelhantes ao meio ambiente natural-, maquiagem artística e espaço para desenhar, massagistas com deficiência visual, aferição de peso, altura e pressão arterial e teatro (apresentação da peça Bichos do Brasil, da Cia Pia Fraus).
A dupla sertaneja Caio Cesar e Diego é atração de encerramento. A dupla se apresentará no palco montado na Praça da Matriz e a expectativa dos organizadores é reunir milhares de pessoas. (Fonte: Assimp Sistema Ocesp)
Rio de Janeiro (29/6) – A troca de experiências e a oportunidade de seguir o melhor caminho no que tange à gestão de cooperativa foram algumas das questões mais pontuadas pelo público que participou do workshop Elaboração de Plano de Melhoria de Gestão”, encerrado no dia 25 de junho, no auditório do Sistema OCB/RJ. A capacitação teve por objetivo orientar as cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC) quanto à análise e benefícios oriundos da ferramenta de monitoramento, bem como na elaboração do plano de melhoria.
Durante os dois dias de capacitação, o instrutor Francisco Teixeira, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), falou sobre modelo de excelência da gestão e fez um relato sobre as boas práticas das cooperativas. Além disso, abordou a construção do plano de melhorias de gestão.
“Nossa proposta foi um sucesso, pois a turma foi bastante participativa. Espero ter contribuído para o desenvolvimento das cooperativas, que a partir de agora precisam estar em melhoria contínua”, disse o instrutor.
E foi justamente esse novo formato de fazer a gestão que chamou a atenção de representantes de cooperativas que participaram do evento. Representando a Datacoop, as diretoras Guilma Vidal e Wilsy Moreira, falaram do que esperam após o workshop. “Temos a clareza de qual caminho seguir. Isso só foi possível, também, graças à possibilidade de trocar experiências com as demais cooperativas”, disse Guilma.
Até mesmo cooperativas que já promovem ações de gestão e governança participaram do encontro. É o caso do Sicoob Cred Rio Norte, de Campos dos Goytacazes, representado pela consultora de planejamento Fabiane Araújo. “Pude ver ações que outras cooperativas já realizam e que podem dar certo conosco também. Foi uma vivência indescritível”, disse Fabiane.
Presidente da Casmadin, de Barra Mansa, Alex de Oliveira parabenizou o Sistema OCB/RJ pela realização da capacitação, pois, segundo ele, fundamentou algumas das metodologias de gestão. “As informações que recebemos aqui serão praticadas na cooperativa, a reunião ampliou os nossos horizontes”, comentou Alex, que também é representante do Ramo Consumo pelo Rio de Janeiro no Sistema OCB.
Ao final do encontro, o coordenador interino de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Jorge Pecly, agradeceu a presença de todos e ratificou o benefício do evento realizado. “Nossa meta foi contribuir para o desenvolvimento das cooperativas foi o nosso objetivo e, através do que foi passado pelo professor, tenho a convicção de que isso foi atingido”, disse. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Florianópolis (29/6) – Cooperativas de Santa Catarina participaram, nessa semana, do Workshop do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e pela unidade nacional do Sescoop. A capacitação contou com a presença de mais de 30 técnicos e diretores de cooperativas de diversos ramos, que já aderiram ao programa e receberam a devolutiva de autoavaliação.
O PDGC busca o desenvolvimento da gestão, por meio de relatórios que devem ser preenchidos pela cooperativa. Concluído o processo, através de gráficos e indicadores, são avaliados os critérios e o desempenho. O objetivo principal do workshop é a leitura do relatório gerado, com discussão e troca de experiências, para a elaboração de um plano de melhorias baseado na resolução de dificuldades apontadas na autoavaliação.
“Por isso, é muito importante que as cooperativas sejam criteriosas no momento em que estão preenchendo os relatórios. Em casos de dúvida, é melhor sinalizar que foi feito menos do que mais, para não correr o risco de superavaliar os critérios estabelecidos”, comenta Elvio Silveira, coordenador estadual do PDGC.
De acordo com Ana Souza, gestora do projeto do PDGC na FNQ com o Sescoop Nacional, as cooperativas que participam do Workshop avançam mais do que as outras. “Elas têm a informação de como tratar o problema que elas identificaram, seja um problema de processo ou liderança. Sendo assim, elas podem conversar com o gestor, verificar uma capacitação, tudo o que podem fazer para atender aquele requisito”, explica. (Fonte: Sistema Ocesc)
Um dos assuntos discutidos envolve a criação de política de crédito destinada às cooperativas do Ramo Agropecuário
Brasília (25/6) – Discutir os pleitos do movimento cooperativista brasileiro e elaborar uma agenda positiva, visando à manutenção de canais de comunicação. Este foi o foco da reunião entre o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Marcos Holanda. A reunião ocorreu hoje na sede do banco, em Fortaleza (CE).
O coordenador do Ramo Agropecuário, Paulo César Dias do Nascimento, e o diretor de Desenvolvimento Sustentável do BNB, Francisco das Chagas Soares, também participaram do encontro, organizado pelo Sistema OCB/CE.
Márcio Freitas apresentou os principais números, conquistas e desafios do cooperativismo no Brasil. O balanço da reunião, segundo ele, é positivo. “Conhecer Marcos Holanda e ver o quanto ele é comprometido com o banco que gerencia foi uma oportunidade ímpar. De nossa parte, mostramos um cooperativismo na sua expressão mais moderna, com os resultados econômicos e sociais que o caracterizam. Agora que tivemos essa aproximação técnica, é preciso trabalhar para construir um ambiente favorável, com vistas a garantir concretização de relações que virem negócios”, analisa Márcio Freitas.
O presidente João Nicédio, por sua vez, discorreu sobre os mesmos tópicos, mas com enfoque regional. “Nós já tivemos outras reuniões com o BNB, mas hoje eu notei que a conversa foi bem mais sólida. Saí da reunião com uma esperança muito grande de termos mais investimentos voltados ao Ramo Agropecuário, foco do encontro”, diz João Nicédio.
As formas de operacionalização da atividade, adotadas pelas cooperativas agropecuárias, foi um dos assuntos mais discutidos. Segundo as lideranças, no início de sua história, o cooperativismo cearense, por exemplo, era essencialmente voltado à produção do algodão, contudo, devido a quedas da produção, o Ramo Agro ficou deficiente o que levou o sistema a ser mais criativo. Foi quando surgiram outras formas de produzir, o que contribuiu com a diversificação do setor produtivo cearense.
POLÍTICA DE CRÉDITO – O presidente do BNB, Marcos Holanda, fez questão de parabenizar as lideranças cooperativistas pela iniciativa de buscar o banco com o objetivo de assegurar mais desenvolvimento para o movimento e que vê com muito bons olhos esta aproximação. “Com a ajuda do Sistema OCB será possível desenhar uma política de crédito atualizada e que atenda às cooperativas agropecuárias, pois nossa intenção é estar cada vez mais perto dessas pessoas”, enfatiza o executivo.
MAIS RENDA – “O BNB sempre foi próximo ao cooperativismo. O novo aqui é a forma com que a OCB tem investido nos últimos dez anos, após a chegada do Sescoop. Antes a organização da produção era precária. Hoje, é notória a consciência do cooperado de que sua produção deve ser comercializada via cooperativa. Assim, ele tende a ter sua renda aumentada", disse o diretor de Desenvolvimento Sustentável do BNB, Francisco das Chagas Soares.
SOBRE O BNB – O Banco do Nordeste é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e diferencia-se das demais instituições financeiras pela missão que tem a cumprir: Atuar na promoção do desenvolvimento sustentável, como Banco Público competitivo e rentável. A visão é a de ser o Banco preferido na Região Nordeste, reconhecido pela excelência no atendimento e efetividade na promoção do desenvolvimento sustentável. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB)
Campo Grande (25/6) – Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, o Sistema OCB/MS realizará a IX Semana do Cooperativismo que começa amanhã, às 19 horas, no Tatersal de Elite da Acrissul (localizado no Parque de Exposições). O evento contará com a presença de lideranças políticas e do setor, além de cooperados e colaboradores do sistema.
Durante a cerimônia haverá o lançamento dos livros: “Cooperativismo como Instrumento Constitucional na Busca do Desenvolvimento Nacional”, de Ivan Correa Leite; e “Estruturas de Governança em Redes de Cooperativas de Crédito: A evolução institucional das cooperativas brasileiras e canadenses”, escrito por Alessandro Arruda. Também está prevista a abertura do XXII Ticoop com apresentação das delegações atléticas.
Durante o final de semana haverá os jogos do XXII Ticoop no Poliesportivo Dom Bosco e para encerra a IX Semana do Cooperativismo, no dia 4 de julho, às 13 horas, ocorre o Dia C- Dia de Cooperar na Praça do Rádio em Campo Grande. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MS)
Brasília (24/6) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da terceira etapa do processo seletivo com vistas à contratação imediata de profissional para o cargo de técnico de patrimônio e suprimento de materiais. Desta forma, o candidato aprovado deverá comparecer, nesta sexta-feira, dia 26/6, às 10h, à Gerência de Pessoas do Sescoop, para apresentar os documentos solicitados no edital. Clique aqui para acessar o edital.
"Brasília (24/6) – A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, esteve ontem na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba (PR), onde falou sobre o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) safra 2015/16. Após o anúncio oficial das medidas, realizado no dia 2 de junho, em Brasília, a ministra está se reunindo com lideranças ligadas ao agronegócio de diversos estados para detalhar o Plano. Ao todo, serão disponibilizados R$ 187,7 bilhões para a agricultura comercial, dos quais R$ 149,5 bilhões para operações de custeio e comercialização. O volume total de recursos sofreu aumento de 20% em comparação com a safra passada.
Confira abaixo a cobertura completa sobre o assunto:
Reportagem 1: Defesa agropecuária e seguro rural são prioridades do Mapa, diz Kátia Abreu
Reportagem 2: A ministra trouxe respostas ao Paraná, afirma presidente da Ocepar
Reportagem 3: Governador Beto Richa diz que agricultura será imprescindível para que o país supere a crise
Curitiba (22/6) – O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, foi homenageado, na noite de quinta-feira (18/6), na abertura da 23ª edição do Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar), realizado até ontem em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele recebeu uma placa das mãos do presidente da Federação Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, que destacou o trabalho realizado por Koslovski em defesa do cooperativismo paranaense.
“Gostaria de pedir licença aos meus colegas cooperativistas aqui presentes, para homenagear uma pessoa que tem sido exemplo de cooperação para nós. É um apaixonado que tem levado a todo o Paraná o resultado grandioso de seus esforços. Um trabalho que todos sabemos, não ser fácil. No entanto, ele conseguiu com seu jeito amigo, agregador, franco, trabalhador e dedicado conquistar um espaço gigante para o cooperativismo paranaense, contando, obviamente, com a ajuda de todos os que também acreditam nesse ideal. Falo de João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar e também da Fecoopar - Federação e Organização das Cooperativas do Paraná”, afirmou o presidente da Unimed Paraná.
Conquista - “Para exemplificar cito uma conquista recente para o nosso ramo saúde, na qual João Paulo teve um papel fundamental na coordenação dos trabalhos junto a outros representantes do setor produtivo, que culminou com a sensibilização e desistência do governo do Paraná em aumentar em 50% a alíquota do ICMS sobre medicamentos em nosso estado. O que representaria somente para as cooperativas Unimeds paranaenses em torno de 20 milhões de reais no ano de 2015”, acrescentou Paulo Roberto Fernandes Faria.
Mensagem – A placa entregue ao presidente do Sistema Ocepar tem os seguintes dizeres: “João Paulo Koslovski, quando se fala de cooperativismo no Paraná, é impossível não lembrar do seu trabalho. Seu espírito cooperativista é transparente a todos nós, que compartilhamos de seu dia a dia na luta por nossos ideais. O Sistema Unimed do Paraná é extremamente grato por seu apoio e liderança junto a autoridades do poder público, em prol do bem comum, não só do cooperativismo do estado, mas também de todos os paranaenses” – Sistema Unimed Parananese. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Federação Unimed Paraná)
Fortaleza (22/6) – Uma das ferramentas mais importantes na gestão de uma cooperativa, principalmente na realidade atual, onde quem tem a informação dá um passo grande rumo ao crescimento, é o marketing. E como o assunto é de grande importância, a turma do Formacoop discutiu na sexta e no sábado como o tema pode ser trabalhado no universo cooperativista.
Para falar sobre o marketing, a facilitadora Maria Zilah Albuquerque apresentou diversos cases de empresas que tiveram sucesso a partir do momento em que decidiram usar as técnicas de marketing para o desenvolvimento. “O marketing não é só propaganda. Aqui discutimos muito além disso. Queremos saber, ter informações sobre o nosso público-alvo, quem são, o que gostam de consumir e por ai vai. A partir disso é que temos um perfil ideal para conhecer o nosso consumidor”, disse a facilitadora.
“Eu fiquei surpresa como as técnicas de marketing podem ajudar no nosso trabalho. Com certeza todos nós podemos tirar proveito de muito que foi dito nesses dois dias”, disse Marilucia Sousa, Técnica de Promoção Social do Sistema OCB/CE. O Formacoop terá oito módulos, sendo concluído em dezembro deste ano, sempre uma vez mês ao mês (sexta e sábado). (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)
Brasília (19/6) - Em 2015 o PENSA – Centro de conhecimento em Agronegócios – completa 25 anos de estudos, pesquisas e atuações em diversos Sistemas Agroindustriais. E para comemorar a data, a instituição realiza um conjunto de atividades comemorativas, com o apoio de diversos parceiros, dentre eles, o Sistema OCB. Dentre as atividades festivas estão:
O lançamento de um livro texto para programas de estudos de gestão de agronegócios. O título é “Gestão de Negócios Agroalimentares”, coordenado pelos professores Decio Zylbersztajn, Marcos Fava Neves e Silvia Caleman. O volume agrega a colaboração de diversos pesquisadores da rede PENSA, encontra-se no prelo com a Editora Atlas. O evento ocorreu hoje de manhã na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, em São Paulo-SP.
O evento também contou com a palestra “Setor sucroalcooleiro: agenda para a retomada do setor”, com a participação da diretora-presidente da Única, Elizabeth Farina.
A programação que celebra os 25 anos da instituição também inclui Seminários Empresariais PENSA (abertos para os públicos acadêmico, empresarial e geral) envolvendo atores de importantes SAGs brasileiros. Os temas escolhidos referem-se aos Sistemas Agroindustriais mais relevantes do Brasil com empresas que fazem parte desta trajetória. O quinto e último seminário discutirá o futuro dos agronegócios, e será seguido por um coquetel em comemoração dos 25 anos do PENSA.
E, ainda:
- Sessão especial no encontro anual da SOBER- Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural, comemorativa dos 25 anos do PENSA e para o lançamento do livro “Gestão de Negócios Agroalimentares”.
- Elaboração de material institucional sobre o Centro de Conhecimento em Agronegócio contemplando trabalhos, estudos de casos e temas de fronteiras trabalhados pelo PENSA ao longo dos seus 25 anos.
SAIBA MAIS – O Pensa é um centro avançado, dedicado à Gestão e Coordenação de Agronegócios, que atua nos cenários nacional e internacional, desenvolvendo a excelência em pesquisas acadêmicas aplicadas ao ensino. Está estruturado em forma de rede envolvendo diversas instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores, executivos, industriais e produtores rurais.
O Centro de Conhecimento em Agronegócios, é um programa de pesquisa do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, criado em 17 de junho de 1990. É cadastrado como grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é um programa institucional da Fundação Instituto de Administração – FIA.
Florianópolis (19/6) – A edição 2015 do Prêmio Empresa Cidadã, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), já tem os vencedores: Celulose Irani, Copérdia, Diário Catarinense, Eletrosul, Instituto Martinelli, Koerich Imóveis, Malwee, Portonave, RBS TV, Revista Its, SBT Santa Catarina, Sesc, Sesi Farmácias, Sicoob MaxiCrédito e Univali são as 15 organizações que irão receber a premiação neste ano. Já na categoria Micro e Pequena Empresa, criada em parceria com o Sebrae/SC especialmente para destacar empresas com este perfil, as vencedoras são: Incentive Cultural, Miró Propaganda e Izunome. A entrega da premiação será realizada no dia 16 de julho, em evento na cidade de Chapecó.
O Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC há 17 anos reconhece organizações catarinenses que desenvolvem iniciativas sustentáveis, voltadas à preservação ambiental, ao desenvolvimento cultural e à inclusão e participação comunitária. “São ações que refletem a nova dinâmica da economia no mundo, que alia os negócios e o crescimento empresarial à preocupação com a qualidade de vida das próximas gerações”, ressalta Henrique Bussacos, diretor de Sustentabilidade da ADVB/SC. Segundo o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sérgio Fernandes Cardoso, as empresas de pequeno porte premiadas podem referência. “É um estímulo para que outras também busquem um crescimento sustentável", destaca. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
Campo Grande (19/6) – No dia 22 de junho, às 14 horas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul será lançada a Agenda Legislativa da Frente Parlamentar Estadual de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo. Este documento é em parceria com o Sistema Famasul e traz os normativos e as principais ações a serem implementadas pela Frente e as próprias instituições no âmbito do agronegócio e cooperativismo estaduais.
Mato Grosso do Sul é um dos estados que se destaca no número de parlamentares que representam o setor cooperativista. Em 2015, a Frente inicia a Legislatura com 14 integrantes, dentre os 24 deputados estaduais. Este é um número importante, pois reflete uma atuação alinhada com foco na defesa do Agronegócio e do Cooperativismo.
A partir das ações legislativas, cria-se um importante canal de comunicação com formuladores de políticas públicas, promovendo a troca de informações e o amadurecimento das questões que envolvem os segmentos.
Ao todo são dez ações a serem implementadas pela frente do cooperativismo, dentre elas estão a operacionalização dos Artigos 3º e 4º da Lei Estadual nº 2.830/04 que trata do arquivamento dos atos constitutivos das sociedades cooperativas perante a JUCEMS - Junta comercial do Estado de Mato Grosso do Sul; estimular as câmaras legislativas municipais de Mato Grosso do sul na criação de Frentes parlamentares municipais em apoio ao cooperativismo local; apoiar no que couber a regulamentação do Ato Cooperativo.
A Constituição Federal consagra a legitimidade do Ato Cooperativo, porém exige legislação complementar para sua regulamentação que precisa urgentemente ser votada; apoiar no que couber para que seja aprovada a nova lei cooperativista brasileira, tendo como base a lei atual com adaptações à constituição vigente, sob a liderança do Sistema OCB, propugnando pelo apoio contido na agenda legislativa do cooperativismo Nacional; buscar apoio junto aos parlamentares federais no acesso das Cooperativas em programas de incentivos Federais.
Segundo o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a participação política dos indivíduos na sociedade global apresenta-se como um caminho, uma das principais vias alternativas, para o alcance da inserção social e da diminuição das desigualdades econômicas reveladas pela globalização.
Neste contexto, o cooperativismo se apresenta como uma das melhores formas de organização econômica da sociedade, pois consta em sua doutrina o “fortalecimento das relações” entre as pessoas: cooperativa é feita de gente para gente.
“O Sistema OCB/MS vem cumprindo sua missão de ser o guardião do ideário cooperativista, de promover e fomentar a cultura e doutrina da cooperação, representando institucionalmente todos os empreendimentos cooperativos, seus quase 6 mil empregados e mais de 170 mil cooperados, contribuindo de forma decisiva na promoção do desenvolvimento social, econômico e financeiro de Mato Grosso do Sul”, afirma Régis.
A frente parlamentar é coordenada pelo deputado estadual Rinaldo Modesto do PSDB, sub-coordenada por Zé Teixeira do DEM e tem como membros Amarildo Cruz do PT, Beto Pereira do PDT, Eduardo Rocha do PMDB, Felipe Orro do PDT, Flávio Kayatt do PSDB, Junior Mochido PMDB, Lídio Lopes do PEN, Mara Caseiro do PTdoB, Marcio Fernandes do PTdoB, Maurício Picarellido PMDB, Paulo Corrêado PR e Renato Câmara do PMDB. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MS)
Fortaleza (19/6) – Diversos representantes de unidades estaduais das regiões Nordeste, e mais um da região Norte (Rondônia), concluíram hoje, a capacitação em Formulação de Estratégias e Estruturação de Projetos, promovida pelo Sistema OCB, com apoio do sistema OCB/CE. O momento é um importante passo para o auxílio e acompanhamento dos técnicos junto às suas unidades estaduais e cooperativas quando o assunto é a formulação de projetos para os desenvolvimentos.
A capacitação teve a duração de três dias e foi realizada com metodologia incluindo parte teórica e prática, com discussões em grupo de exemplos de projetos. O curso busca promover um segundo momento de aprofundamento no modelo da Gestão Estratégica orientada para resultados.
“Nós pretendemos dar todas as condições técnicas para que essas pessoas que aqui vieram consigam priorizar estratégias à luz do nosso Plano Sistêmico, construir projetos estruturadores que gerem resultados e que isso, de fato, seja mais um momento para que o Sistema ingresse com mais força na Gestão Estratégica orientada para resultados, que é o modelo que foi adotado quando aprovamos o plano no ano passado”, disse o gerente de Monitoramento do Sistema OCB, Emanuel Malta.
Para o primeiro dia do curso, os participantes assistiram uma apresentação sobre o momento atual do cooperativismo no Brasil, além de lembrar os principais resultados do setor e saber o que o Planejamento Estratégico Nacional elaborou até o ano de 2020. Já no segundo e no terceiro dia foi a vez de começar toda a parte técnica de aprendizagem.
“Nós esperamos que todas as Unidades Estaduais passem a ter condições de fazer uma boa reflexão estratégica que, basicamente, significa saber, priorizar e definir suas oportunidades e ameaças, forças e fragilidades para propor projeto que sejam estruturadores e que faça a diferença”, disse Emanuel.
O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro Albuquerque, foi um dos participantes e falou do importante passo dado pelos técnicos capacitados, a partir dessa capacitação.
“A equipe que nos trouxe todo o conhecimento mostrou ser bastante capacitada, o que nos mostra que essa aprendizagem que tivemos aqui será um grande desafio quando for ser posta em prática. Percebo que o Sistema está passando por um processo de mudança de paradigmas e temos que levar isso até as nossas cooperativas. A partir de agora nós vamos poder canalizar e estruturar nossas ações que, com toda a certeza, vão dar bons resultados”, disse o superintendente.
A partir deste momento, todas as pessoas que foram capacitadas nessa etapa, em Fortaleza, são as que irão fazer acontecer na Unidade. Isso significa que todos irão voltar aos seus Estados, mobilizar suas casas (UEs), os Dirigentes, Superintendentes para fazer a estratégia acontecer.
O curso de capacitação em Estruturação de Projetos será realizado ainda com as unidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. (Fonte: Sistema OCB/CE)
Valença (19/6) – Dando continuidade ao projeto “Presidência Itinerante” do Sistema OCB/RJ, o diretor da entidade, Vinícius Mesquita, representando o presidente Marcos Diaz, e o coordenador de Monitoramento do Sescoop/RJ, Jorge Pecly, visitaram seis cooperativas agropecuárias, localizadas nos municípios de Valença e Cachoeiras de Macacu, nos dias 15 e 16 de junho.
Recebidos pelos dirigentes das cooperativas agropecuárias Nossa Senhora do Amparo (Garça Branca), Mista de Valença (CMVR), de Santa Isabel (Capsil), Maraporã Agropecuária Industrial (C. do Leite) e dos Produtores e Agricultores Familiares do Norte (Coopass), o intuito foi falar sobre o curso Formacoop.
O projeto, já realizado pelo Sescoop/RJ, visa a desenvolver competências técnicas e humanas dos participantes de modo a contribuir para a melhoria do processo decisório, mercadológico e operacional da cooperativa, através de um plano de viabilidade de negócio cooperativista com foco em resultado.
O diretor Vinícius Mesquita destacou que o Formacoop é um curso cuja metodologia é atualizada constantemente. “A proposta vem sendo revisada e adequada à realidade dos diversos ramos e tem contribuído para a capacitação dos dirigentes das cooperativas brasileiras. O que temos observado são resultados na melhoria da gestão, da qualidade de produtos e serviços ofertados, da produtividade, da sustentabilidade, das competências técnicas e humanas e na divulgação dos princípios e valores cooperativos, promovendo o desenvolvimento social, educativo e econômico da cooperativa, de seus colaboradores e dos cooperados e familiares”, explicou Vinícius.
Jorge Pecly ressaltou o quanto a excelência da gestão contribui para o desenvolvimento das cooperativas. “Acreditamos que através desta modalidade, possamos atingir o nível de excelência em gestão cooperativista. A iniciativa objetiva aprimorar as práticas de gestão para melhorar a eficiência, a produtividade e a capacidade das cooperativas gerarem benefícios para seus cooperados”, disse Pecly
“Ficamos muito animados com a proposta e será importante para os dirigentes estudarem pontos essenciais para administração das cooperativas”, destacou o presidente da Cooperativa Mista de Valença, José Carlos.
FORMACOOP - A previsão para o início do curso Formacoop é agosto de 2015. A capacitação terá nove módulos, estendendo-se até abril de 2016, num total de 144 horas/aula. As disciplinas abordarão o comportamento organizacional e as estratégias de negociação: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (18/6) – O Jornal Valor Econômico apresenta em sua edição de hoje uma reportagem sobre os projetos de Educação Financeira executados pelo Banco Central do Brasil em parceria com diversas entidades. Um destes projetos será realizado com participação do Sistema OCB. O foco são os cooperados brasileiros. A ideia é assegurar que o dinheiro destas pessoas seja utilizado de forma consciente, evitando o endividamento da família brasileira.
Confira a reportagem.
BC leva à rua projetos de educação financeira
Tablets com conteúdo de educação financeira produzido pelo Banco Central começaram a chegar a famílias brasileiras de baixa renda em maio. Moradores de dez comunidades foram treinados para ajudar no uso da tecnologia, escolhida pela possibilidade de trabalhar com a oralidade, mesmo com populações que têm dificuldade com a linguagem escrita. A intenção é chegar a 5 mil famílias no projeto-piloto, inspirado em experiências de outros países da América Latina. O programa fica em campo até o fim do ano, período em que será avaliado. Caso se mostre eficiente, a ideia é que ganhe escala.
Esse é um dos quatro projetos educacionais que começam a sair do forno do BC neste ano, com base em tecnologias desenvolvidas internamente. Faz cinco anos que a autarquia passou a perseguir oficialmente a educação financeira, ao incluir o tema em seu planejamento estratégico. Ainda mais recente é a área dedicada ao assunto. O Departamento de Educação Financeira completa neste mês três anos; foi criado em 2012 sob a também nova diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania.
Um segundo projeto é voltado para a educação financeira do consumidor, por meio dos Procons. O Banco Central prepara um conteúdo virtual e vai fazer turmas presenciais a partir de 2016 a fim de treinar quem recebe as reclamações do consumidor. "Grande parte dos atendimentos é sobre sistema financeiro nacional ou cartão de crédito. E o Procon não tem muitas pessoas especializadas no assunto", diz Elvira Cruvinel, chefe do Departamento de Educação Financeira do Banco Central.
Os cooperados são o foco de um terceiro programa, que entra em campo no segundo semestre. O banco fez uma parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para formar orientadores em gestão de finanças pessoais. A ideia aqui é aproveitar a capilaridade da organização, que reúne 6 mil cooperativas, em 13 setores diferentes.
O quarto projeto da área novata do Banco Central é voltado para empreendedores. Nesse caso, o parceiro é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O material de educação financeira do banco já foi distribuído para 3 mil escolas de cursos técnicos, mas a ideia é ampliar para o microempreendedor. Ou seja, fazer a orientação chegar ao vendedor de cachorro-quente e à costureira, explica João Evangelista de Sousa Filho, coordenador do Departamento de Educação Financeira.
O caminho do BC tende a ser sempre o de parcerias, já que o novo departamento tem apenas oito pessoas, responsáveis ainda pela secretaria-executiva da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef).
O banco tinha intervenções pontuais de educação financeira desde 2000, como seminários, mas uma abordagem mais institucionalizada, com o desenvolvimento de projetos, veio nos últimos anos na esteira de uma tendência global. "Principalmente depois da crise internacional, o mundo percebeu que educação é um pilar importante para a inclusão financeira ser adequada", diz Elvira. O entendimento, diz, é que esse tipo de instrução alavanca a eficiência do sistema e promove a estabilidade financeira. A orientação do BC é concentrada em poupança e uso responsável do crédito.
Para avaliar a real eficácia dos programas de educação financeira e buscar subsídios, a área de educação financeira trabalha juntamente com o departamento de estudos e pesquisas. Foram feitas no ano passado duas pesquisas domiciliares, o que não era comum na instituição. Uma trata do processo de endividamento e a outra da qualidade da inclusão financeira.
Resultados preliminares indicam, por exemplo, que o excesso de endividamento está ligado ao fato de o brasileiro não querer admitir sua condição. Ele dá preferência a mecanismos de crédito pré-aprovados, como os do cartão e do cheque especial, para não ter que ir negociar com o gerente. "Se fizer isso, ele vai institucionalizar sua condição de devedor. E ele não quer se admitir assim", diz Sousa Filho. O problema é que assim, lembra, o brasileiro fica com a opção que cobra juros de mais de 10% ao mês no lugar da que pode ficar abaixo de 2% ao mês, como o consignado. "Na cabeça ingênua dele, aquilo é uma questão temporária, mas não é. E vai virando uma bola de neve", completa.
Outra linha de pesquisa, ainda também sem resultados finais, é a de medir a educação financeira da população, para permitir comparação com outros países. Essa é uma demanda da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), já que o Brasil faz parte da rede internacional de educação financeira, uma iniciativa da organização.
Também está no forno, para ser divulgada nos próximos dois meses, uma fotografia da inclusão financeira no período que vai de 2010 a 2014.
Além dos projetos especiais, que passam a rodar agora, o Banco Central quer transformar em referência o site Cidadania Financeira. Um exemplo de iniciativa virtual é o curso gratuito de Gestão de Finanças Pessoais, que foi colocado no ar em setembro do ano passado e teve 13 mil alunos. O BC também tem feito vídeos curtos, com personagens, para tratar de questões como crédito consignado, portabilidade de crédito e de salário.
Muitos dos temas em que se concentra a área de educação financeira são inspirados nos contatos dos consumidores com a instituição. O BC recebe cerca de 600 mil demandas por ano, sendo metade delas reclamações.
O alto nível de queixas parece um indicador de que os próprios bancos precisam ser educados. A indução de boas práticas na oferta de crédito também é uma frente da nova área do BC, diz Elvira. Um guia de excelência já foi produzido. É o desenho de um mundo ideal, em que as instituições não usam termos como "dinheiro agora" e "crédito fácil", evitam oferecer produtos na primeira tela de acesso ao caixa eletrônico, exigem mais de um clique para contratação de operações e incentivam a liquidação antecipada.
Brasília (18/6) – Integrantes do Comitê de Educação do Ramo Crédito do Sistema OCB (CERC), começaram a discutir a possibilidade de mudança de formato do programa Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred). O grupo se reuniu hoje em Brasília, onde permanece até amanhã.
O Formacred é um curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito, cujo objetivo é profissionalizar a gestão e a fiscalização dessas cooperativas, atendendo requisitos propostos pelo Banco Central do Brasil.
Além do vasto conteúdo técnico, de ordem organizacional e legal, o curso contempla uma abordagem comportamental, com objetivo de estimular posturas de liderança, entendimento dos processos de mudança organizacional e desenvolvimento de habilidades de comunicação.
Atualmente o Formacred é 100% presencial e a missão do Comitê de Educação do Ramo Crédito - CERC, é discutir a possibilidade de transpor o curso para um modelo semipresencial ou totalmente à distância, atendendo desta forma a uma demanda do Ramo Crédito.
Compõem o CERC representantes dos sistemas Sicoob, Sicredi, Cecred e Unicred. Cada representante apresentará a forma de atuação do seu sistema com ensino à distância, para auxiliar na identificação do melhor modelo para o Formacred.
Curitiba (18/6) – O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) fechará o primeiro semestre do ano com o recorde de R$ 800 milhões em financiamentos no Paraná. É o dobro do que foi investido no mesmo período de 2014 e o equivalente a mais de 80% do valor de contratação previsto inicialmente para 2015, de R$ 1 bilhão.
Braço financeiro - “O BRDE é o braço financeiro do Estado, que atua para concretizar investimentos privados, criar empregos e garantir que o desenvolvimento se dissemine para todas as regiões do Paraná”, afirmou o governador Beto Richa. “O resultado deste primeiro período do ano mais uma vez demonstra a importância do papel do BRDE. O Governo do Paraná acredita e investe em quem produz”, ressaltou ele.
Superação da meta - O diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, afirma que o Banco pode superar a meta de 2015, mesmo com um ritmo menor de operações previsto para o segundo semestre. “Se houver demanda, vamos buscar outras fontes de recursos para atender todos os segmentos que procurarem o banco com projetos de fomento da economia paranaense”, diz Pessuti.
Fontes - “Temos meios de buscar recursos em fontes como Finep e FGTS para contratar mais e superar a previsão de 2015”, acrescenta o diretor de Operações do BRDE, Wilson Quinteiro. “O banco não vai parar de financiar o desenvolvimento do Paraná e continuará diversificando seus produtos, como já faz, apoiando empresas, o comércio e o setor de serviços”.
Agronegócio - Dos R$ 800 milhões em operações contratadas de janeiro deste ano até agora pela Agência do Paraná, quase 90% são financiamentos para a cadeia do agronegócio. Isso inclui indústrias, cooperativas e produtores rurais integrados. Os financiamentos são destinados, principalmente, à armazenagem, suinocultura, avicultura, produção de leite e agregação de valor à produção no campo.
Infraestrutura - Para o segundo semestre, com a redução das operações do agronegócio, a meta é direcionar recursos para o setor de infraestrutura. O projeto é, com recursos próprios do banco, financiar obras de infraestrutura nos municípios, por meio do programa Mais Paraná, com o desembolso de R$ 200 milhões.
Serviço e comércio - As operações contratadas neste ano pelo banco incluem outros setores da economia, além do agronegócio, como serviços, comércio e empresas. Entre elas, o crédito de R$ 2,5 milhões para o Hospital Araucária, de Londrina. Os recursos são para ampliação do hospital, com a construção de 16 apartamentos, o que permitirá a abertura de 24 leitos.
Outros empreendimentos - Outro exemplo recente é a liberação pelo BRDE de R$ 1,5 milhão para o estabelecimento comercial Armarinhos Boniati, em Cascavel. Com os recursos, o proprietário da loja construirá uma nova unidade, com quase 4 mil metros quadrados de área edificada. Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o BRDE vai financiar a ampliação de uma lavanderia, no valor de R$ 440 mil. (Agência de Notícias do Paraná)
Rio Verde (18/6) – A cooperativa Comigo, em parceria com o Sescoop-GO, iniciou hoje, na sede administrativa, em Rio Verde, a quarta edição do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas. Cerca de 90 cooperados ou filhos já participaram do Programa. O evento termina amanhã.
Dividido em seis módulos, o Programa busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, de olho também na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. A iniciativa auxilia no desenvolvimento de futuros profissionais e incentiva as próximas gerações a participar e desenvolver a atividade agropecuária e também cooperativista.
“Este é o futuro do agronegócio brasileiro. Temos que preparar novos membros para a sucessão dentro da atividade produtiva”, afirma o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, que é um grande incentivador do cooperativismo.
Com duração de cinco meses, o curso abordará os tópicos: Introdução do Curso de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas; Conheça o Cooperativismo e sua Cooperativa; Imersão Cooperativista (Viagem Técnica) e visita às Cooperativas do Paraná; Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil Cooperativista; Os Desafios da Sucessão Familiar Rural e Educação e Empreendimento Cooperativista. (Fonte: Assimp da Cooperativa)
PROGRAMAÇÃO
Programa Jovens Lideranças Cooperativistas
Data: 18 e 19/06
Horário: 8 às 17h
Local: sede administrativa - Comigo
Rio Verde - GO
Recife (18/6) – O presidente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, visitou o novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Paulo Rubem, com a intenção de tratar de possíveis parcerias, incluindo a proposta de investimento para aumentar o nível de profissionalização nas cooperativas pernambucanas.
Ao novo presidente da Fundaj, empossado no dia 1° de junho, Malaquias relatou um estudo realizado pela OCB/PE, no qual afirma que, em toda localidade onde uma cooperativa é instalada, existe a melhora substancial na qualidade de vida daquela população. E, para que esse desenvolvimento seja contínuo, foi solicitada a Paulo Rubem a abertura de um curso de pós-graduação voltado ao cooperativismo, na área de gestão e governança.
A proposta da pós-graduação será estudada pela fundação, pois depende de uma demanda de programação da entidade em viabilizar estudos sobre a formação de professores que possam trabalhar na relação de indicadores para profissionais de cooperativas. Em contrapartida, foi garantido o apoio educacional ao cooperativismo agrícola e o auxílio em materiais educacionais ao CooperJovem, programa do Sescoop/PE, voltado ao desenvolvimento dos valores do cooperativismo nas escolas.
Outro ponto garantido é a proposta da facilitação do acesso de pessoas envolvidas com cooperativas ao cinema da fundação. “Podemos fazer um projeto de interação social com essas pessoas. Eles podem mostrar, na entrada do cinema, alguma carteira que indique vínculo com a cooperativa, então, ele só faria um pagamento simbólico para entrar”, planeja Paulo. Para que esse projeto possa ser iniciado, o presidente da Fundaj pediu o encaminhamento de uma proposta oficial por parte da OCB/PE, indicando o meio de controle para distinguir os cooperados.
Ao final da reunião, o dirigente da Fundação Joaquim Nabuco presenteou o presidente Malaquias Ancelmo com um kit contendo um livro e coletânea de CDs, intitulada “Itinerário Musical do Nordeste", feita pela própria Fundaj. A obra faz um passeio por todos os ritmos musicais da região, além de abordar a história de cada um. “Fico muito feliz com o presente e sei que tudo o que for planejado por essa gestão será colocado em prática, pois o presidente Paulo é uma pessoa determinada”, finaliza Malaquias.
Paulo Rubem afirmou que terá dois grandes focos na sua gestão: as implementações do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Nacional de Cultura (PNC). “Se implantarmos estes planos causaremos um impacto bastante positivo. Isso causará o aprimoramento das nossas pesquisas e de nosso acervo de obras, que estão disponíveis à população”, diz Rubem. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PE)