Notícias negócios

 

Encontro Técnico do Leite debate estruturação do rebanho

"

Campo Grande (29/5) – A estruturação adequada do rebanho leiteiro e o monitoramento dos indicadores zootécnicos são ferramentas fundamentais para o diagnóstico das propriedades rurais. O tema será abordado pelo engenheiro agrônomo, diretor e técnico da Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira (Cooperideal), Marcelo de Rezende, durante o 18º Encontro Técnico do Leite, que será realizado no dia 2 de junho, a partir das 8h.

Segundo o especialista, estrutura do rebanho se refere à participação percentual de cada categoria animal em relação ao rebanho total, ou seja, a quantidade de animais da atividade leiteira dentro da propriedade. “Este fator tem impacto direto sobre os resultados econômicos da atividade”, ressalta Rezende.

Em relação aos indicadores zootécnicos, Rezende abordará na palestra índices que influenciam o sucesso na atividade e que se constituem como ferramentas fundamentais para a gestão e lucratividade das propriedades rurais e consequente ataque a pontos críticos do sistema de produção.

Durante o evento, os gargalos na produção leiteira, em Mato Grosso do Sul, e também no Brasil, que vão do pasto ao preço, serão abordados e debatidos entre os participantes. Para o especialista, é preciso melhorar a gestão da atividade.

“Sem isso é impossível a identificação de pontos a serem atacados de maneira prioritária. O produtor precisa criar o hábito das anotações de eventos econômicos e zootécnicos do negócio leite, para que as ações tenham foco e os resultados sejam de sucesso”, ressalta.

De acordo com as informações da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mato Grosso do Sul é o 13º maior produtor de leite do País e conta atualmente com 24 mil produtores rurais no segmento lácteo. Por ano, produz em média 500 milhões de litros. Para que a atividade seja viável economicamente, a produção mínima em cada propriedade deve atingir 300 litros ao dia, com qualidade.

“O produtor de leite vive hoje a era da informação e deve buscar conhecimento técnico e gerencial suficiente para a sustentabilidade econômica e zootécnica de seu negócio e este Encontro é uma grande oportunidade para que isso ocorra”, acrescenta o diretor da Cooperideal.

Sobre o evento – Em sua 18ª edição, o Encontro Técnico do Leite se consolida como o principal evento deste segmento em Mato Grosso do Sul. Com palestras que abordam temas que vão desde o bem-estar animal à produtividade, o evento promovido pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, com patrocínio do Sebrae, será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. (Fonte: Assimp Sistema Famasul)

"

Sescoop divulga convocação para próximas etapas de processo seletivo

"

Brasília (28/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), conforme previsto no Comunicado de Abertura do Processo Seletivo 01/2015 para contratação de Técnico de Patrimônio e Suprimento de Materiais, divulgou hoje a resposta aos recursos impetrados referentes a etapa 01 – Avaliação de Conhecimentos, bem como o resultado final dessa etapa e convocação para as etapas 2 e 3, Entrevista Técnica e Análise Curricular e Documental, respectivamente. Clique nos links abaixo para ler.

Resposta 1


Resposta 2


Comunicado

"

Cooperados participam de curso de vendas de produtos financeiros

"

Salvador (28/5) – O Sescoop/BA e o Sicoob Central Bahia iniciaram as aulas do curso de Formação de Profissionais da Unidade Comercial das Cooperativas de Crédito do Sicoob Central Bahia, que visa a capacitar para a venda de serviços e produtos financeiros, como Seguros, Consórcios e Empréstimo Consignado. O curso tem carga horária de 64 horas, ministradas em quatro módulos com duração de dois dias de aula cada, encerrando em agosto.

O curso tem como público-alvo os funcionários das cooperativas do Sicoob na Bahia, que terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre esses serviços, suas técnicas de abordagem ao cooperado, habilidade para atendimento, negociação, comunicação, análise de perfil de clientes e a venda propriamente dita. A turma tem 25 participantes.

Jaqueline Brandão, do Sicoob Cooperbom, se inscreveu no curso em busca do conhecimento sobre os produtos comercializados pela Cooperativa, a fim de melhorar o seu atendimento.

“O 1° módulo foi dinâmico, bem elaborado e foi fácil a absorção do conhecimento. Tenho certeza que depois dos módulos, eu estarei bem mais preparada para oferecer, captar, vender, mas sempre indo em busca de mais informações, pois o mercado muda sempre e dessa forma a Cooperativa precisa se moldar para oferecer o que há de melhor para nossos associados”, completou a cooperada.

Os próximos módulos do curso serão realizados nos dias 15 e 16 de junho, 9 e 10 de julho, e 20 e 21 de agosto. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)

"

Cooperativas do PR discutem gestão da qualidade

"

Curitiba (28/5) – Cerca de 35 profissionais de cooperativas paranaenses dos ramos Agropecuário, Crédito, Saúde e Transporte participaram ontem do 1º Fórum de Gestão da Qualidade de 2015, promovido pelo Sistema Ocepar, na sede da entidade, em Curitiba. O evento foi aberto pelo gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e pelo assessor da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec), Sílvio Krinski.

“Estiveram presentes ao fórum representantes de quatro ramos do cooperativismo paranaense que, juntos, respondem por 75% do faturamento do setor no Paraná. Para nós, a qualidade é algo extremamente importante quando se fala no desenvolvimento das nossas cooperativas”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que o Sistema Ocepar promove os fóruns enfocando diversas áreas, com o intuito de promover o debate de temas relevantes para o setor e orientar as atividades da entidade.

“Juntamente com o trabalho feito com os presidentes das cooperativas, esses fóruns são balizadores e dão um direcionamento para o Sistema Ocepar, que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento das cooperativas, seja por meio da representação institucional e defesa política, ou promovendo ações de formação profissional e a promoção social, com apoio do Sescoop/PR”, complementou.

FOCO NA GESTÃO – O assessor da Getec, Sílvio Krinski, lembrou que a Ocepar vem realizando o Fórum de Qualidade desde 2014. “É o segundo ano que estamos coordenando esta atividade, junto com a gerência de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR. E a ideia é discutir o tema com foco na gestão da qualidade”, ressaltou. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

"

ENTREVISTA DA SEMANA_Vilmar Sebold

"

Projeto Olho D’água da Cocari recupera mais de 500 nascentes no Paraná

Brasília (27/5) – Mais de 500 nascentes já foram recuperadas no interior paranaense graças ao projeto Olho D’água, realizado pela Cooperativa Agropecuária Industrial (Cocari), em parceria com a Nortox, empresa paranaense com solidado reconhecimento na área do desenvolvimento de soluções voltadas ao agronegócio. A iniciativa foi uma das vencedoras do Prêmio Cooperativa do Ano, em 2014, sendo a primeira colocada na categoria Desenvolvimento Sustentável. O presidente da cooperativa, Vilmar Sebold, afirma que quando a nascente passa pelo processo de recuperação, os benefícios para o meio ambiente e, também, para a comunidade são inúmeros. Confira.

Como o projeto surgiu?

Vilmar Sebold
– A Cocari foi procurada pela Nortox com um desafio de implantar um novo projeto. Este desafio, de imediato, foi aceito pela Diretoria da Cocari que há tempos estava preocupada com a qualidade da água consumida pelas famílias dos produtores rurais na área de ação da cooperativa. Foi lançado em 24 de novembro de 2009 – Dia do Rio, tendo as três primeiras minas restauradas no sítio São João, dos irmãos Henrique e Nelson Peloso, em Mandaguari.
 
A iniciativa foi inspirada em ação semelhante realizada na região de Cascavel, pela Coopavel. A Cocari contratou um colaborador, que passou por treinamento, para a restauração das nascentes. No Paraná, além da parceria com a Nortox, a iniciativa recebe apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto Emater. Em Goiás, Cocari e Nortox contam com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH-GO).

Qual a importância de celebrar a marca de 500 nascentes recuperadas?

Vilmar Sebold
– A conquista da importante marca de 500 minas restauradas veio na semana em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, deste ano. A nascente de número 500 foi restaurada na propriedade de Sonia Regina Durão Gouveia e Valterlei Alves Gouveia, em Cruzmaltina (PR), no dia 25 de março. Atualmente já restauramos 514 minas.

Essa marca alcançada traz reconhecimento principalmente diante da época vivida pelos grandes centros urbanos, que vêm sofrendo com a falta de água devido à ausência de preservação das matas ciliares das nascentes, responsáveis por alimentar as reservas de consumo. E, além disso, a grande adesão ao projeto demonstra a conscientização dos produtores e seus familiares quanto à necessidade da preservação do meio ambiente.

Como o projeto beneficia, também, o meio ambiente?

Vilmar Sebold
– Antes de restauradas, as nascentes têm baixa vazão e não apresentam condições necessárias de higiene, podendo trazer até mesmo problemas de saúde pelo consumo de água contaminada. A iniciativa contribui para a preservação de rios e mananciais, garantindo água limpa para consumo e uso nas atividades agrícolas.

Quais os desafios para o projeto?

Vilmar Sebold
– Os cooperados temiam contrariar o programa Força Verde, criado em 2003 pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo Batalhão da Polícia Florestal do Paraná, para intensificar o patrulhamento do Meio Ambiente e Unidades de Conservação do estado, determinando que as áreas de preservação permanente não podiam ser tocadas.

No início, as principais dúvidas dos cooperados em aderir ao Projeto Olho D’Água se davam porque a proposta, de certa forma, contrariava essas determinações quando orientava a restauração das minas. Isso realmente causou insegurança, pois os produtores tinham medo de ser multados e até mesmo presos.

Outro temor era de que a restauração diminuísse a água ou mesmo que a nascente secasse, ou, ainda, que a água deixasse de ser potável. Os produtores não sabiam como o trabalho era feito. Na medida em que foram tomando consciência de que a proposta do Projeto Olho D’Água era proteger a água, de forma que não receba interferências externas na sua qualidade, o convencimento se tornou mais fácil e, gradativamente, foi crescendo o número de interessados.

O que precisa ser feito para um interessado aderir ao projeto?

Vilmar Sebold
– Para organizar a adesão dos cooperados ao Projeto Olho D’Água, a Cocari criou um cadastro de nascentes, que pode ser feito junto à unidade da Cocari em que o produtor é associado. A partir desse cadastro, um calendário que respeita a ordem cronológica das inscrições é registrado e a execução dos trabalhos é realizada. Com bastante procura por parte dos produtores, o cadastro de espera, conta com aproximadamente 200 minas e representa a conscientização dos cooperados quanto à importância desta ação.

Como se dá a recuperação da nascente?

Vilmar Sebold
– O processo não é complicado:

•    O técnico, treinado, visita a propriedade e analisa as características da mina, pois cada uma tem suas especificidades;
•    Com base nisso, estabelece aquilo que é necessário para fazer a restauração e o produtor rural disponibiliza uma pessoa, ou ele próprio, para auxiliar no processo;
•    O trabalho inicial consiste em fazer uma limpeza em volta da mina;
•    É criado um reservatório, onde é feita uma barragem. Essa mina é acuada com a terra da própria propriedade. A barragem é feita para segurar essa água;
•    Na parte inferior dessa barragem, fica um cano mais grosso, utilizado para fazer a limpeza da mina no futuro;
•    Continua-se levantando essa barragem para segurar a água. Um pouco mais acima é posto outro cano, que vai coletar água potável, sendo utilizada para consumo do produtor rural;
•    A barragem continua sendo levantada. E, por fim, é posto mais um cano, que será utilizado como “ladrão”, desviando o restante da água da mina para o leito normal do rio;
•     O espaço formado com a barragem é preenchido com pedras, e sobre estas é colocada cobertura com solo cimento (terra da do local da mina com cimento);
•    Em cima, ainda é colocado um suspiro para que a água receba semestralmente o tratamento com produtos indicados pelo técnico;
•    Na limpeza, o produtor rural abre o cano utilizado para essa finalidade (o maior), esgota a sujeira existente no fundo da nascente, fazendo com que a água fique limpa por pelo menos mais seis meses.

Há algum estudo que mostre a eficiência no aumento da vazão nas minas recuperadas?

Vilmar Sebold
– A medição é feita por um técnico em restauração de nascentes, com testes para aferir a vazão de água por minuto antes e depois do trabalho na nascente. Por exemplo, a vazão encontrada na nascente de número 500, saltou de 1.400 litros por hora para 3.600 litros por hora. Segundo o técnico, a vazão é suficiente para manter cerca de dez famílias.


- Números da cooperativa

Cocari – Cooperativa Agropecuária e Industrial
Fundada em: 7 de fevereiro de 1962
Atua em 24 municípios no Paraná, Goiás e Minas Gerais
Cooperados: mais de 6.800, na maioria pequenos produtores
Colaboradores: mais de 1.250
Faturamento Bruto anual: R$ 1,228 milhões

"

JovemCoop chega ao 10º módulo e debate legislação em cooperativas

"

Florianópolis (27/5) - “Legislação em organizações cooperativistas, quadro social e visita a cooperativas” são os temas que resumem o 10º módulo do Programa Juventude Cooperativistas (JovemCoop) – ação educacional que teve início no segundo semestre de 2014, em Santa Catarina. Com três turmas em andamento no oeste e duas no planalto norte, a iniciativa é do Sescoop/SC, em parceria com o Instituto Caminhare e cooperativas do Estado.

No oeste, participam filhos de associados da Cooper A1 (Iporã do Oeste), Auriverde (Cunha Porã) e Cooperitaipu (Pinhalzinho) e no planalto norte participam jovens de Canoinhas e Porto União, filhos de associados da Cooperalfa.

A instrutora do 10º módulo que ocorre, neste mês, nas duas regiões do Estado, Ivonez Xavier de Almeida, explica que o foco desta fase é aprofundar a legislação em organizações cooperativistas e propriedade rural, discutindo temas como a organização do quadro social, empresa social e econômica, Lei nº 5.764/71 e suas características, cooperativas e a Lei nº 10.406/02 (Código Civil), natureza jurídica das sociedades cooperativas, assembleia geral, órgãos de administração e conselho fiscal.

Além disso, são abordados os aspectos tributários e contábeis das sociedades cooperativas com destaque para o ato cooperativo e a atual situação da tributação das sociedades cooperativas, direitos e deveres dos cooperados, visita à cooperativa e exemplos de tributação (imposto de renda de sociedades cooperativas).

Criado pelo Sescoop Nacional, o programa é desenvolvido em Santa Catarina com 196 horas de formação (12 módulos e dois seminários). Os temas dos módulos foram discutidos e estruturados por coordenadores locais das cooperativas parceiras do programa, com carga horária de 16 horas cada, sendo duas aulas de 8 horas, realizadas quinzenalmente.

A iniciativa é destinada a filhos de produtores rurais associados às cooperativas catarinenses, buscando desenvolvê-los no âmbito da gestão, liderança e cooperativismo para despertar o interesse pelo negócio e auxiliar no processo sucessório.

“O programa oportuniza aos jovens uma experiência vivencial e de aprendizado na área do cooperativismo, gestão, comportamento e, acima de tudo, capacidade de liderar as mais diversas atribuições recebidas”, enfatiza a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

"

Conselheiro fiscal é o gerador de confiança

"

Cuiabá (27/5) – O cooperativismo brasileiro está cada dia mais atendo à necessidade de preparar o quadro de conselheiros fiscais e administrativos das cooperativas. Membros eleitos pelos cooperados que exercem funções estratégicas à boa governança das cooperativas. “Em conjunto, cada um no seu papel, os conselheiros fiscais e administrativos buscam o melhor para a sociedade. O conselho administrativo tem uma procuração de todos os cooperados para fazer a gestão das cooperativas e o conselho fiscal tem o papel de acompanhar essa gestão e apoiar a administração, apontar falhas, porque nenhum deles é empregado”, explicou o professor e consultor Juacir João Wischneski.

Ele ressalta que “o conselho fiscal, por exemplo, exerce a ligação entre os cooperados e as cooperativas para gerar confiança na atividade. É o conselho fiscal que tem esse papel de gerador de confiança”.
 
O professor Wischneski, ministrou um curso de três dias para 35 participantes, de Formação de Conselheiro Fiscal, pelo Sistema OCB/MT, por meio do Sescoop/MT. Ele pondera que o nível dos conselhos das cooperativas no Brasil está em evolução, “hoje ainda não temos algo profissionalizado, mas temos uma consciência muito grande”.

Para ele “as organizações estaduais, como em Mato Grosso, está realizando um forte trabalho visando a questão da governança, e com isso os conselheiros estão tendo mais consciência do seu papel, do que deve ser feito, e assim trabalhando em benefício das suas cooperativas”.
 
O Curso Formação de Conselheiro começou na segunda-feira e terminou hoje. O objetivo foi prover os conselheiros de metodologia de análise e controle que lhes permitam aplicar as técnicas de fiscalização para medir a eficácia da gestão da sociedade cooperativa. Os conselheiros poderão ampliar os conhecimentos sobre o entendimento da importância do seu cargo e das funções que desempenham, zelando pela preservação do patrimônio e dos negócios de seus cooperados.
 
Diversos assuntos são debatidos, como a identidade societária da cooperativa e demais sociedades; a governança corporativa nas cooperativas; a Legislação, programa de autogestão aplicável aos Conselheiros Fiscais; auditoria de gestão; demonstrações financeiras das sociedades cooperativas; controles internos da cooperativa e a "árvore de decisão"; como gerenciar os riscos e mitigantes; como tornar as reuniões produtivas; fatores importantes na atuação do Conselho Fiscal; Conselho fiscal na prática; Relatórios e atas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

"

Secretário de Administração de Maricá visita o Sistema OCB/RJ

"

Maricá (26/5) – O desenvolvimento do cooperativismo em Maricá foi um dos temas discutidos entre os dirigentes do Sistema OCB/RJ e o secretário Gilberto Palmares, ontem. Também foram abordadas a realização de cursos e a possibilidade da assinatura de Termo de Cooperação Técnica junto à Prefeitura do município.

Localizada entre as cidades de Niterói, São Gonçalo e Saquarema, Maricá é uma das mais importantes cidades do Rio de Janeiro e tem no segmento Transporte uma das principais forças cooperativistas. 

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, afirmou ao secretário que a parceria com a Prefeitura é importante para a difusão do cooperativismo na cidade, principalmente em outros ramos. “Tendo a Prefeitura como parceria, a divulgação e o desenvolvimento do cooperativismo fica facilitado e potencializa o segmento na região. É exatamente por isso que estamos dando esse primeiro passo, para que em breve possamos assinar um termo de cooperação”, disse Diaz.

O secretário Gilberto Palmares, por sua vez, destacou a aproximação entre as instituições. “Tenho conhecimento na área cooperativista e sei da importância do segmento para Maricá e todo o estado do Rio de Janeiro. A Prefeitura está aberta para conversar e tenho a certeza de que ela incentivará o cooperativismo, visto que a atual gestão visa ao desenvolvimento social”, disse o Gilberto Palmares.

Também estiveram presentes o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, o assessor político da OCB/RJ, Adelson Novaes, o coordenador interino de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ, Jorge Pecly, e o responsável pelo Setor de Projetos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

"

Curso de Gestão de Cooperativas obtém nota máxima em avaliação do MEC

"

Natal (26/5) – O curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) obteve conceito 5, nota máxima dos avaliadores do MEC. O resultado destaca no currículo do curso a “integração da educação ambiental às disciplinas de modo transversal, contínuo e permanente, expressa em atividades curriculares”.

Os avaliadores estiveram na UFRN entre os dias 3 e 6 de maio, e aprovaram três aspectos do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O curso de graduação tecnológica em Gestão de Cooperativas é vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e teve seu projeto pedagógico aprovado pela resolução 240/2012 do Consepe. Anualmente, oferta 60 vagas, com turmas nos turnos matutino e vespertino e carga horária total de 1900 horas. (Fonte: Portal da UFRN)

"

Inscrições ao Prêmio Sescoop Excelência de Gestão vão até 5 de junho

"

Brasília (25/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lançou em março, o ciclo 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão – Ciclo 2015. As inscrições vão até o dia 5 de junho de 2015. O prêmio é bianual e tem como objetivo é incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas que desenvolvem melhores práticas de gestão e governança. As cooperativas do DF interessadas podem obter mais informações por meio do telefone (61) 3312-8915 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

SAIBA MAIS – Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é bienal e tem como objetivo incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas que adotam práticas de gestão e governança. As cooperativas que aderirem ao PDGC poderão participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, e o que é melhor, poderão utilizar o mesmo instrumento de avaliação do PDGC.

Onde são avaliadas por meio dos questionários Diagnóstico e Autoavaliação. De acordo com os resultados obtidos, são classificadas nas categorias: ouro, prata e bronze. As inscrições para o Prêmio vão até o dia 05 de junho. (Assimp Sistema OCDF)

"

Qualificação profissional é prioridade para região Nordeste

"

Durante Fórum Regional, dirigentes do Sistema OCB discutiram as ações mais urgentes; lideranças tiveram, ainda, reunião com o Banco do Nordeste

Brasília (22/5) – Intensificar ações de qualificação profissional tanto dos dirigentes e equipes técnicas de unidades estaduais quanto das cooperativas. Esta é a prioridade estratégica deliberada hoje durante o Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB. O evento ocorreu em Salvador (BA) e contou com presenta de lideranças do movimento cooperativista de oito dos nove estados nortistas.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente Renato Nobile, acompanhados da gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, além de outros gestores da unidade nacional também participaram das discussões.

Segundo o presidente anfitrião, Cergio Tecchio, receber os estados na Bahia foi uma oportunidade única para trocar experiências e evidenciar a força do cooperativismo nordestino. “Contar com o know how dos demais dirigentes do Nordeste é fundamental para fortalecermos nossa atuação sistêmica. Fico muito contente de ver tanta gente especializada discutindo o nosso movimento, em âmbito regionalizado”, declara o presidente do Sistema OCEB.

O presidente do Sistema do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, comentou que e participação de oito das nove unidades da região Nordeste é um sinal claro de que o movimento está maduro.

“Se comparamos a primeira edição, realizada em 2013, com esta, veremos o quanto já avançamos. É claro que ainda temos muitos outros desafios, mas, juntos, poderemos realizar ações sistêmicas de forma a supera-los com mais eficiência”, avalia Nicédio, que também é representante da região Nordeste na diretoria da OCB.

QUALIFICAÇÃO – Tanto Cergio Tecchio quanto João Nicédio afirmaram que ações de qualificação profissional, direcionadas aos dirigentes e equipes técnicas de unidades estaduais do Nordeste e cooperativas são a prioridade para os próximos meses. A ideia é que, com o aperfeiçoamento de quem atua diariamente com o negócio cooperativo possa encontrar mecanismos mais eficientes e ágeis nos processos e, com isso, gerar economia e aumentando a competitividade.

BANCO DO NORDESTE – Ontem, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, acompanhado pelos dirigentes da região tiveram uma reunião com representantes do Banco do Nordeste: Stelio Gama Lyra Junior e Carlos Alberto Pinto Barreto. O objetivo foi iniciar um processo de reaproximação do movimento cooperativista com o banco de fomento. Durante o encontro, cada presidente de unidade estadual comentou um pouco sobre as dificuldades enfrentadas por suas cooperativas no que tange o acesso a linhas de financiamento.

João Nicédio destacou a evolução que o cooperativismo vem obtendo ao longo dos últimos anos, especialmente com a criação do Sescoop, bem como o seu esforço para fortalecer a gestão, executando programas como PAGC, PDGC e GDA.

O presidente Márcio Freitas, por sua vez mencionou o relacionamento do Sistema OCB com instituições como o Banco Central e o BNDES e como essa aproximação vem colaborando com o desenvolvimento das cooperativas. Ressaltou ainda a existência de acordos de cooperação com essas duas entidades, o que facilita a troca de informações e a execução de ações conjuntas. Por fim, o líder cooperativista colocou o Sistema OCB à disposição do Banco do Nordeste para que se avance no processo de elaboração um acordo com a instituição.

Como resultado do encontro, o grupo definiu os seguintes encaminhamentos: realizar uma reunião com o presidente do Banco do Nordeste para a definição de diretrizes de atuação conjunta e organizar um evento com técnicos e gerentes da Instituição Financeira para detalhar o atual cenário do cooperativismo na região, ferramentas e programas do Sistema.

"

FIESC concede Ordem do Mérito a presidente da Aurora Alimentos

"

Brasília (22/5) – O presidente da Aurora Alimentos, Mario Lanznaster, recebeu hoje a Ordem do Mérito Nacional da Indústria, a mais importante condecoração do setor, no Brasil. O reconhecimento pelo trabalho de desenvolvimento industrial de Santa Catarina foi feito pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte.

A comenda foi entregue em Florianópolis, durante o encerramento da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, evento que integra a agenda de comemoração dos 65 anos de fundação da FIESC.

Também foram homenageados, os empresários Alcantaro Corrêa (in memoriam), Edio José Del Castanhel, Genésio Ayres Marchetti, José Fernando Xavier Faraco e Osvaldo Moreira Douat que receberam a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, o mais alto reconhecimento do setor no estado catarinense.

"É uma justa e honrosa homenagem a uma das mais expressivas lideranças nacionais da agroindústria. Mário Lanznaster tem uma história de trabalho árduo e dedicação a um dos setores mais importantes da indústria do estado", afirma Côrte. "Ele e os empresários que receberão a comenda estadual são exemplos da garra do industrial catarinense, do qual temos tanto orgulho", completa.

A Ordem do Mérito Industrial da CNI foi criada em 1958. Já a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, criada em 2000, reconhece personalidades ou organizações que tenham contribuído com o desenvolvimento da indústria catarinense.

PERFIL – Mário Lanznaster nasceu em Presidente Getúlio (SC). É formado em agronomia pela UFRGS e em engenharia de segurança do trabalho pela UFSC. Reconhecida liderança da agroindústria catarinense, iniciou sua vida profissional em 1968 como extensionista rural da então Acaresc, hoje Epagri, no município de Modelo. Dois anos depois foi transferido para Chapecó para realizar a mesma função. Em 1974, foi convidado para trabalhar como assessor técnico na Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), quando iniciou a implantação do fomento à suinocultura.

Na empresa, acumulou as funções de responsável técnico pela fábrica de rações e concentrados e diretor industrial até 1989, quando foi convidado pelo então presidente, Aury Bodanese, a assumir o cargo de vice-presidente da Cooperalfa. Em 1997 foi conduzido à presidência da Cooperalfa, onde foi reeleito por três mandatos de quatro anos.

Em 2002, Lanznaster foi eleito vice-presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) e em 2007 foi eleito presidente da instituição da qual está no terceiro mandato. (Com informações da Fiesc)

"

Sescoop/RJ realiza curso Aspectos da Gestão de Cooperativas

"

Rio de Janeiro (21/5) – Cerca de 20 representantes das cooperativas Unimed Norte Fluminense, Unimed Campos, Prouni, Sicoob Cred Rio Norte, Cooperativa Norte Saúde e Coopergoyta participaram do curso “Aspectos da Gestão de Cooperativas”, no dia 16/5, em Campos dos Goytacazes, interior fluminense.

Realizada pelos setores de Formação Profissional e Monitoramento do Sescoop/RJ, a capacitação teve como objetivo propiciar o conhecimento sobre as especificidades e obrigações das cooperativistas, os procedimentos de gestão, os processos legais de Assembleia Geral e o registro de documentos de atas de cooperativa. 

Foram abordados, também, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e as Leis nºs 5.764/71 e 12.690/2012.

“O cooperativismo brasileiro está em pleno crescimento, tanto em números, quanto na qualidade de sua organização. Um dos pilares deste crescimento é o investimento permanente em formação e qualificação dos cooperados e colaboradores destas organizações”, disse o palestrante Willian Azevedo, que é responsável pelo Escritório do Cooperativismo da Região Norte/Noroeste.

Presidente da Coopergoyta, Márcio Fernandes aprovou a metodologia aplicada no curso: “O curso foi muito interessante e proveitoso, pude novamente estudar a configuração de uma cooperativa”, destacou. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

"

Workshop discute melhoria de gestão nas cooperativas de MT

"

Cuiabá (22/5) – O Sistema OCB/MT realizou nos dias 20 e 21/5, em sua sede, em Cuiabá, o Workshop Plano de Melhorias da Gestão – 3º Ciclo de autoavaliação 2015, para dar maior conhecimento às cooperativas sobre as ferramentas disponíveis para melhorias na gestão e governança e como garantir sua participação no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.

A instrutora Luciana Matos Santos Lima, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), mostrou que as cooperativas ao aderirem o programa terão diversos benefícios, como a verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71; receberão um relatório com um diagnóstico da gestão da organização, além de orientações para a promoção de melhorias. Os participantes aprenderam também elaborar o plano de melhoria de gestão.

Foi ressaltado durante o evento, que as cooperativas que aderirem ao PDGC poderão participar da edição 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, utilizando o mesmo instrumento de avaliação. Este prêmio bienal tem por objetivo reconhecer as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança. O Prêmio é desenvolvido em duas fases: ciclo anual de autoavaliação e premiação bienal. 

Participaram do Workshop Plano de Melhoria da Gestão PDGC, representantes de 12 cooperativas. Do Ramo Agropecuário participaram a Coabra, Cooamat, Credijud, Primacredi, Sicoob Primavera, Sicredi Noroeste, Sicredi Norte, Sicredi Ouro Verde, Coopersino, Unimed Vale do Sepotuba, Unimed Cuiabá, e Unimev. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

"

Conselheiros Fiscais de cooperativas recebem formação

"

Salvador (22/5) – Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas, o Sistema OCEB realizou nos dias 14 e 15/5, o curso de formação de conselheiros fiscais para cooperativa dos mais diversos ramos. O curso ocorreu em Salvador/BA e contou a participação de 32 cooperados, contabilizando representantes de oito cooperativas.

O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que destacou a importância de os conselheiros fiscais trabalharem de forma organizada e profissional, preservando os interesses da cooperativa. “O curso é fundamental para oferecer conhecimento aos eleitos para o exercício da função definida pelo estatuto da cooperativa: que é fiscalizar assídua e minunciosamente os atos da gestão na cooperativa”, completa o presidente.

O curso foi ministrado pelo palestrante Leoney Miranda, graduado em Gestão de Cooperativas e especializa em Gestão Estratégia de Pessoas, consultor e palestrante nas áreas motivacional, cooperativismo, associativismo, liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico e empreendedorismo.

Para Rogério Ferreira, conselheiro da Cooperativa de Tecnologia Livre – COLIVRE, o curso acrescentou bastante em seu trabalho na cooperativa, trazendo conceitos, debates e relatos de atividades. “Os temas abordados sempre buscavam trazer a ideia do todo e isso é importante para o ato cooperativo e para as cooperativas. Entendo que para ser do conselho fiscal o cooperado deveria passar por este tipo de capacitação, desta forma ele saberia qual sua responsabilidade perante o coletivo”, concluiu Rogério. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)

"

Sescoop divulga resultado preliminar de seleção para técnico de patrimônio

"

Brasília (21/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado preliminar da etapa de avaliação de conhecimento referente ao processo seletivo que visa à contratação de profissional para o cargo de técnico de patrimônio e suprimento de materiais. Clique aqui para conferir

"

Estados do Nordeste realizam Fórum Regional do Sistema OCB

"

Evento é destinado a presidentes, superintendentes e demais dirigentes de unidades estaduais

Brasília (21/5) – Lideranças do movimento cooperativista da região Nordeste estarão reunidos em Salvador (BA), amanhã, ao longo do dia, na edição 2015, do Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB. Os objetivos são promover um alinhamento sistêmico com o grupo e definir as prioridades baseadas no Plano Estratégico 2015-2020, que visa à superação dos desafios do cooperativismo.

Em 2012, essa nova forma de gestão foi implantada. Assim, cada região do país ganhou um diretor para lhe representar. Com isso, o Fórum também serve para a prestação regionalizada de contas de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. As lideranças estaduais também elencam suas demandas. O resultado da consolidação dessas necessidades servirá de subsídio para o direcionamento das atividades sistêmicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável do cooperativismo.

No início deste mês, os estados da região Norte se encontraram em Palmas (TO), onde discutiram assuntos ligados à comunicação, à capacitação continuada e ao planejamento sistêmico. As regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste terão seu encontro nos dias 11 e 12 de junho, em São Paulo.

"

Mulheres cooperativistas do DF já podem se inscrever no Elas e Elos

"

Brasília (20/5) – Foi dada a largada da primeira edição do Concurso de Projetos Elas e Elos promovido pelo Sistema OCDF, destinado exclusivamente às mulheres cooperativistas do Distrito Federal. A ação destinará até R$ 10 mil ao projeto selecionado. O concurso tem por objetivo proporcionar a oportunidade de elaborar e executar projetos relacionados aos temas: Responsabilidade Social, Processos de Governança e Gestão Profissional, com vistas ao crescimento da cooperativa e da comunidade à qual está inserida. 

As inscrições para o projeto vão até o dia 30 de junho de 2015 e todas as informações referentes ao concurso estão disponibilizadas no site www.dfcooperativo.coop.br. (Fonte: Com informações do Sistema OCDF)

"

Inscrições abertas para o V Encontro Estadual dos Profissionais de RH

"

Belo Horizonte (20/5) – Com o objetivo de promover reflexões sobre a função de recursos humanos nos desafios do desenvolvimento organizacional do setor cooperativista, o Sistema Ocemg promoverá o V Encontro Estadual dos Profissionais de RH. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite do evento. Foram disponibilizadas 80 vagas, que serão preenchidas de acordo com a chegada cronológica dos formulários de inscrição.

Direcionado a profissionais de Recursos Humanos, dirigentes e cooperados das cooperativas mineiras adimplentes com o Sistema Ocemg, o Encontro será palco para reflexões sobre temas como a Felicidade Interna Bruta e as competências essenciais de RH para as cooperativas.

Entre os palestrantes convidados estão Benedito Nunes, especialista em Gestão Estratégica de Organizações do 3º Setor, e Vicente Gomes, co-fundador do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, organização que propaga os princípios de empresas mais humanas e sustentáveis. Além das palestras, a programação do evento também contará com uma oficina com a temática "Construção das Competências Essenciais de RH para as Cooperativas". (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

"

Sescoop convoca candidata aprovada em etapa de processo seletivo

"

Brasília (20/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou ontem o resultado da terceira etapa do processo seletivo visando à contratação de profissional para o cargo de técnico de apoio administrativo. Desta forma, a candidata aprovada deverá apresentar os documentos solicitados no edital, na próxima sexta-feira, dia 22 de maio. Clique aqui para acessar o comunicado e obter mais informações

"