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Durante Fórum Regional, dirigentes do Sistema OCB discutiram as ações mais urgentes; lideranças tiveram, ainda, reunião com o Banco do Nordeste
Brasília (22/5) – Intensificar ações de qualificação profissional tanto dos dirigentes e equipes técnicas de unidades estaduais quanto das cooperativas. Esta é a prioridade estratégica deliberada hoje durante o Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB. O evento ocorreu em Salvador (BA) e contou com presenta de lideranças do movimento cooperativista de oito dos nove estados nortistas.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente Renato Nobile, acompanhados da gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, além de outros gestores da unidade nacional também participaram das discussões.
Segundo o presidente anfitrião, Cergio Tecchio, receber os estados na Bahia foi uma oportunidade única para trocar experiências e evidenciar a força do cooperativismo nordestino. “Contar com o know how dos demais dirigentes do Nordeste é fundamental para fortalecermos nossa atuação sistêmica. Fico muito contente de ver tanta gente especializada discutindo o nosso movimento, em âmbito regionalizado”, declara o presidente do Sistema OCEB.
O presidente do Sistema do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, comentou que e participação de oito das nove unidades da região Nordeste é um sinal claro de que o movimento está maduro.
“Se comparamos a primeira edição, realizada em 2013, com esta, veremos o quanto já avançamos. É claro que ainda temos muitos outros desafios, mas, juntos, poderemos realizar ações sistêmicas de forma a supera-los com mais eficiência”, avalia Nicédio, que também é representante da região Nordeste na diretoria da OCB.
QUALIFICAÇÃO – Tanto Cergio Tecchio quanto João Nicédio afirmaram que ações de qualificação profissional, direcionadas aos dirigentes e equipes técnicas de unidades estaduais do Nordeste e cooperativas são a prioridade para os próximos meses. A ideia é que, com o aperfeiçoamento de quem atua diariamente com o negócio cooperativo possa encontrar mecanismos mais eficientes e ágeis nos processos e, com isso, gerar economia e aumentando a competitividade.
BANCO DO NORDESTE – Ontem, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, acompanhado pelos dirigentes da região tiveram uma reunião com representantes do Banco do Nordeste: Stelio Gama Lyra Junior e Carlos Alberto Pinto Barreto. O objetivo foi iniciar um processo de reaproximação do movimento cooperativista com o banco de fomento. Durante o encontro, cada presidente de unidade estadual comentou um pouco sobre as dificuldades enfrentadas por suas cooperativas no que tange o acesso a linhas de financiamento.
João Nicédio destacou a evolução que o cooperativismo vem obtendo ao longo dos últimos anos, especialmente com a criação do Sescoop, bem como o seu esforço para fortalecer a gestão, executando programas como PAGC, PDGC e GDA.
O presidente Márcio Freitas, por sua vez mencionou o relacionamento do Sistema OCB com instituições como o Banco Central e o BNDES e como essa aproximação vem colaborando com o desenvolvimento das cooperativas. Ressaltou ainda a existência de acordos de cooperação com essas duas entidades, o que facilita a troca de informações e a execução de ações conjuntas. Por fim, o líder cooperativista colocou o Sistema OCB à disposição do Banco do Nordeste para que se avance no processo de elaboração um acordo com a instituição.
Como resultado do encontro, o grupo definiu os seguintes encaminhamentos: realizar uma reunião com o presidente do Banco do Nordeste para a definição de diretrizes de atuação conjunta e organizar um evento com técnicos e gerentes da Instituição Financeira para detalhar o atual cenário do cooperativismo na região, ferramentas e programas do Sistema.
Brasília (22/5) – O presidente da Aurora Alimentos, Mario Lanznaster, recebeu hoje a Ordem do Mérito Nacional da Indústria, a mais importante condecoração do setor, no Brasil. O reconhecimento pelo trabalho de desenvolvimento industrial de Santa Catarina foi feito pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte.
A comenda foi entregue em Florianópolis, durante o encerramento da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, evento que integra a agenda de comemoração dos 65 anos de fundação da FIESC.
Também foram homenageados, os empresários Alcantaro Corrêa (in memoriam), Edio José Del Castanhel, Genésio Ayres Marchetti, José Fernando Xavier Faraco e Osvaldo Moreira Douat que receberam a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, o mais alto reconhecimento do setor no estado catarinense.
"É uma justa e honrosa homenagem a uma das mais expressivas lideranças nacionais da agroindústria. Mário Lanznaster tem uma história de trabalho árduo e dedicação a um dos setores mais importantes da indústria do estado", afirma Côrte. "Ele e os empresários que receberão a comenda estadual são exemplos da garra do industrial catarinense, do qual temos tanto orgulho", completa.
A Ordem do Mérito Industrial da CNI foi criada em 1958. Já a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, criada em 2000, reconhece personalidades ou organizações que tenham contribuído com o desenvolvimento da indústria catarinense.
PERFIL – Mário Lanznaster nasceu em Presidente Getúlio (SC). É formado em agronomia pela UFRGS e em engenharia de segurança do trabalho pela UFSC. Reconhecida liderança da agroindústria catarinense, iniciou sua vida profissional em 1968 como extensionista rural da então Acaresc, hoje Epagri, no município de Modelo. Dois anos depois foi transferido para Chapecó para realizar a mesma função. Em 1974, foi convidado para trabalhar como assessor técnico na Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), quando iniciou a implantação do fomento à suinocultura.
Na empresa, acumulou as funções de responsável técnico pela fábrica de rações e concentrados e diretor industrial até 1989, quando foi convidado pelo então presidente, Aury Bodanese, a assumir o cargo de vice-presidente da Cooperalfa. Em 1997 foi conduzido à presidência da Cooperalfa, onde foi reeleito por três mandatos de quatro anos.
Em 2002, Lanznaster foi eleito vice-presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) e em 2007 foi eleito presidente da instituição da qual está no terceiro mandato. (Com informações da Fiesc)
Rio de Janeiro (21/5) – Cerca de 20 representantes das cooperativas Unimed Norte Fluminense, Unimed Campos, Prouni, Sicoob Cred Rio Norte, Cooperativa Norte Saúde e Coopergoyta participaram do curso “Aspectos da Gestão de Cooperativas”, no dia 16/5, em Campos dos Goytacazes, interior fluminense.
Realizada pelos setores de Formação Profissional e Monitoramento do Sescoop/RJ, a capacitação teve como objetivo propiciar o conhecimento sobre as especificidades e obrigações das cooperativistas, os procedimentos de gestão, os processos legais de Assembleia Geral e o registro de documentos de atas de cooperativa.
Foram abordados, também, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e as Leis nºs 5.764/71 e 12.690/2012.
“O cooperativismo brasileiro está em pleno crescimento, tanto em números, quanto na qualidade de sua organização. Um dos pilares deste crescimento é o investimento permanente em formação e qualificação dos cooperados e colaboradores destas organizações”, disse o palestrante Willian Azevedo, que é responsável pelo Escritório do Cooperativismo da Região Norte/Noroeste.
Presidente da Coopergoyta, Márcio Fernandes aprovou a metodologia aplicada no curso: “O curso foi muito interessante e proveitoso, pude novamente estudar a configuração de uma cooperativa”, destacou. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)
Cuiabá (22/5) – O Sistema OCB/MT realizou nos dias 20 e 21/5, em sua sede, em Cuiabá, o Workshop Plano de Melhorias da Gestão – 3º Ciclo de autoavaliação 2015, para dar maior conhecimento às cooperativas sobre as ferramentas disponíveis para melhorias na gestão e governança e como garantir sua participação no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.
A instrutora Luciana Matos Santos Lima, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), mostrou que as cooperativas ao aderirem o programa terão diversos benefícios, como a verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71; receberão um relatório com um diagnóstico da gestão da organização, além de orientações para a promoção de melhorias. Os participantes aprenderam também elaborar o plano de melhoria de gestão.
Foi ressaltado durante o evento, que as cooperativas que aderirem ao PDGC poderão participar da edição 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, utilizando o mesmo instrumento de avaliação. Este prêmio bienal tem por objetivo reconhecer as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança. O Prêmio é desenvolvido em duas fases: ciclo anual de autoavaliação e premiação bienal.
Participaram do Workshop Plano de Melhoria da Gestão PDGC, representantes de 12 cooperativas. Do Ramo Agropecuário participaram a Coabra, Cooamat, Credijud, Primacredi, Sicoob Primavera, Sicredi Noroeste, Sicredi Norte, Sicredi Ouro Verde, Coopersino, Unimed Vale do Sepotuba, Unimed Cuiabá, e Unimev. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Salvador (22/5) – Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas, o Sistema OCEB realizou nos dias 14 e 15/5, o curso de formação de conselheiros fiscais para cooperativa dos mais diversos ramos. O curso ocorreu em Salvador/BA e contou a participação de 32 cooperados, contabilizando representantes de oito cooperativas.
O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que destacou a importância de os conselheiros fiscais trabalharem de forma organizada e profissional, preservando os interesses da cooperativa. “O curso é fundamental para oferecer conhecimento aos eleitos para o exercício da função definida pelo estatuto da cooperativa: que é fiscalizar assídua e minunciosamente os atos da gestão na cooperativa”, completa o presidente.
O curso foi ministrado pelo palestrante Leoney Miranda, graduado em Gestão de Cooperativas e especializa em Gestão Estratégia de Pessoas, consultor e palestrante nas áreas motivacional, cooperativismo, associativismo, liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico e empreendedorismo.
Para Rogério Ferreira, conselheiro da Cooperativa de Tecnologia Livre – COLIVRE, o curso acrescentou bastante em seu trabalho na cooperativa, trazendo conceitos, debates e relatos de atividades. “Os temas abordados sempre buscavam trazer a ideia do todo e isso é importante para o ato cooperativo e para as cooperativas. Entendo que para ser do conselho fiscal o cooperado deveria passar por este tipo de capacitação, desta forma ele saberia qual sua responsabilidade perante o coletivo”, concluiu Rogério. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
Brasília (21/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado preliminar da etapa de avaliação de conhecimento referente ao processo seletivo que visa à contratação de profissional para o cargo de técnico de patrimônio e suprimento de materiais. Clique aqui para conferir
Evento é destinado a presidentes, superintendentes e demais dirigentes de unidades estaduais
Brasília (21/5) – Lideranças do movimento cooperativista da região Nordeste estarão reunidos em Salvador (BA), amanhã, ao longo do dia, na edição 2015, do Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB. Os objetivos são promover um alinhamento sistêmico com o grupo e definir as prioridades baseadas no Plano Estratégico 2015-2020, que visa à superação dos desafios do cooperativismo.
Em 2012, essa nova forma de gestão foi implantada. Assim, cada região do país ganhou um diretor para lhe representar. Com isso, o Fórum também serve para a prestação regionalizada de contas de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. As lideranças estaduais também elencam suas demandas. O resultado da consolidação dessas necessidades servirá de subsídio para o direcionamento das atividades sistêmicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável do cooperativismo.
No início deste mês, os estados da região Norte se encontraram em Palmas (TO), onde discutiram assuntos ligados à comunicação, à capacitação continuada e ao planejamento sistêmico. As regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste terão seu encontro nos dias 11 e 12 de junho, em São Paulo.
Brasília (20/5) – Foi dada a largada da primeira edição do Concurso de Projetos Elas e Elos promovido pelo Sistema OCDF, destinado exclusivamente às mulheres cooperativistas do Distrito Federal. A ação destinará até R$ 10 mil ao projeto selecionado. O concurso tem por objetivo proporcionar a oportunidade de elaborar e executar projetos relacionados aos temas: Responsabilidade Social, Processos de Governança e Gestão Profissional, com vistas ao crescimento da cooperativa e da comunidade à qual está inserida.
As inscrições para o projeto vão até o dia 30 de junho de 2015 e todas as informações referentes ao concurso estão disponibilizadas no site www.dfcooperativo.coop.br. (Fonte: Com informações do Sistema OCDF)
Belo Horizonte (20/5) – Com o objetivo de promover reflexões sobre a função de recursos humanos nos desafios do desenvolvimento organizacional do setor cooperativista, o Sistema Ocemg promoverá o V Encontro Estadual dos Profissionais de RH. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite do evento. Foram disponibilizadas 80 vagas, que serão preenchidas de acordo com a chegada cronológica dos formulários de inscrição.
Direcionado a profissionais de Recursos Humanos, dirigentes e cooperados das cooperativas mineiras adimplentes com o Sistema Ocemg, o Encontro será palco para reflexões sobre temas como a Felicidade Interna Bruta e as competências essenciais de RH para as cooperativas.
Entre os palestrantes convidados estão Benedito Nunes, especialista em Gestão Estratégica de Organizações do 3º Setor, e Vicente Gomes, co-fundador do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, organização que propaga os princípios de empresas mais humanas e sustentáveis. Além das palestras, a programação do evento também contará com uma oficina com a temática "Construção das Competências Essenciais de RH para as Cooperativas". (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Brasília (20/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou ontem o resultado da terceira etapa do processo seletivo visando à contratação de profissional para o cargo de técnico de apoio administrativo. Desta forma, a candidata aprovada deverá apresentar os documentos solicitados no edital, na próxima sexta-feira, dia 22 de maio. Clique aqui para acessar o comunicado e obter mais informações
"Brasília (19/5) – Os integrantes do Conselho Fiscal do Serviço Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) reuniram-se, hoje, em Brasília, para apreciar o relatório de gestão, balanço geral e demais demonstrações financeiras da Unidade Nacional e da unidade estadual do Piauí, bem como emitir seu parecer, recomendando à aprovação pelo Conselho Nacional. A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, participou de todo o trabalho do conselho.
"Vitória (19/5) – Mais de 500 produtores rurais e representantes de cooperativas, associações e entidades ligadas à cafeicultura capixaba participaram, na manhã da última sexta-feira (15/5), no sítio São Bento, em São Domingos do Norte, da solenidade que marcou o lançamento da oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo do VII Noroeste Café Conilon.
O evento contou com a participação do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, do presidente do Sistema OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago, além de autoridades municipais, estaduais e federais.
Com o tema Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, o evento é considerado um dos mais importantes da cafeicultura do Espírito Santo e tem por objetivo apresentar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do setor e a produção de café de qualidade.
O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com representantes de toda cadeia produtiva da cafeicultura capixaba.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, ressaltou a importância do evento para a difusão de tecnologia e conhecimento entre os produtores.
"Chegamos à oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café no Espírito Santo e podemos observar a evolução de nossas lavouras ao longo dos últimos anos. Conseguimos aperfeiçoar nossas práticas, aumentar nossa produtividade e oferecer um produto com cada vez mais qualidade ao Brasil e ao mundo", afirmou.
O evento foi dividido em dois momentos: a solenidade de lançamento da colheita de café no Espírito Santo; e um evento de caráter mais técnico, na parte da tarde, que é o VII Noroeste Café Conilon.
O pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, fez uma palestra a respeito da Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, abordando, entre outras coisas, o trabalho de pesquisa de mais de 30 anos feito pela instituição e os resultados desse trabalho para a evolução da cafeicultura capixaba.
O governador e as autoridades presentes participaram, ainda, de uma colheita simbólica, manual e mecanizada, representando o início da safra.
"Estamos celebrando a colheita do café, que é um trabalho importante na história e vida dos capixabas. É uma oportunidade importante para debatermos temas centrais como sustentabilidade e qualidade de produção do café, pois só assim ganharemos mais competitividade neste mercado mundial cheio de desafios e adversidades", ressaltou o governador Paulo Hartung.
"O mundo não dá oportunidade para quem não é competitivo. Estamos vivendo em um ambiente globalizado e precisamos cada vez mais celebrar a ciência, tecnologia e conhecimento, que são instrumentos da sociedade moderna", completou.
Hartung disse ainda que os produtores capixabas precisam mudar as relações com os recursos naturais para servir como bons exemplos e boas práticas para o país.
VII Noroeste Café Conilon
Já o VII Noroeste Café Conilon, realizado durante a tarde, foi marcado por um Dia de Campo, dividido em três estações. Na primeira, os participantes receberam informações sobre Tecnologias para Renovação de Lavoura com Enfoque no Manejo da Irrigação e Gestão de Propriedade Cafeeira. O extensionista do Incaper, João Luiz Perinni, e o engenheiro agrônomo da Cooabriel, Wander Ramos Gomes, foram responsáveis por transmitir as informações.
Na segunda estação, o pesquisador do Incaper, José Antônio Lani e o representante da empresa Miac Máquinas Agrícolas, Walter Cavichioli, trataram da colheita mecânica do café Conilon, abordando aspectos de sua evolução e fazendo demonstrações de campo. A terceira, abordou as tecnologias de pós-colheita e demonstração do processo de descascamento, com o pesquisador da Embrapa Café/Incaper, Aymbiré Francisco da Fonseca, o presidente do Cetcaf e produtor de cereja descascado, Dário Martinelli, e o cafeicultor Bento Venturim, que produz Conilon de qualidade.
Dia da Colheita do Café Conilon
No Espírito Santo, a colheita do Conilon é aberta no dia 14 de maio. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Dessa forma, garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto. Anualmente, o lançamento da colheita do café Conilon é celebrado com diversas ações, com o objetivo de conscientizar o produtor rural de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, sempre com a utilização de técnicas adequadas e recomendadas pelo Incaper. (Fonte: Ascom Incaper e Assimp Sistema OCB/ES)
Fortaleza (18/5) – Técnicos do Sistema OCB dos estados do Ceará, Bahia e Tocantins encerram na sexta-feira, em Fortaleza, um curso sobre uma das novidades para o acompanhamento da gestão das cooperativas: o GDH. O curso ocorreu na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL) e foi ministrado pela analista de Desenvolvimento Social do Sescoop, Geane Ferreira. Os participantes puderam aprender a teoria e a prática da ferramenta.
Participaram do curso técnicos das áreas de Formação Profissional, Promoção Social, Monitoramento e Planejamento e Controle. “O GDH vai, com certeza, nos ajudar a dar um grande salto nos processos. Vai ser possível acompanhar, em tempo real, as informações do histórico de cada setor, de cada processo”, disse a técnica de Formação Profissional da OCB/CE, Sandra Andrea.
SOBRE O GDH – O GDH é uma ferramenta de gestão que auxilia na atividade finalística das unidades estaduais do Sescoop. Além disso, garante aos gestores informações padronizadas e precisas para a tomada de decisões pautadas em dados. A nova ferramenta possibilita, ainda, a organização e o acompanhamento das ações de formação profissional e de promoção social, objetivando o crescimento da cooperativa, gerando dados para mensuração do grau de desenvolvimento humano dos cooperados, suas famílias e empregados. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)
Goiânia (18/5) – Melhor rentabilidade por hectare, mais empregos e maior “eficiência ambiental”. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo não só reforça o que o produtor já sabe, mas quantifica o ganho que o investimento em genética zebuína proporciona do ponto de vista financeiro, ambiental e social.
Encomendado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o estudo durou sete anos, período que corresponde à vida útil de um touro. Seis pares de propriedades foram comparados: quatro de corte (em Goiás, Mato Grosso e São Paulo) e dois de leite (em Goiás e Minas Gerais). Parte delas tinha rebanho com genética zebuína provada, outra parte não – essas fazendas foram chamadas de “típicas” ou “modais”.
No caso do gado de corte, o trabalho abordou ainda diferentes sistemas de produção: cria, recria-engorda e ciclo completo. Em Goiás, por exemplo, os pesquisadores acompanharam três propriedades especializadas em cria. Uma delas, próxima a Rio Verde e que realizou investimento em genética, obteve uma margem líquida (descontados custos operacionais) de R$ 1.092 por hectare.
O resultado foi comparado com os de outras duas propriedades “típicas”: a primeira, localizada em Jussara e dotada de melhores índices técnicos, alcançou remuneração de R$ 860 por hectare. A segunda, em Mineiros, relativamente próxima à fazenda “com genética”, conseguiu retorno de apenas R$ 88,94 por hectare.
Outro dado interessante, medido em Paranatinga (MT), é que um touro comprado por R$ 10 mil gerou R$ 39.172 em valor de produção no sistema de cria desenvolvido por uma fazenda com bons índices zootécnicos. Em uma propriedade próxima e até menos tecnificada, esse valor chegou a R$ 43.130. Para determinar o “valor do boi” em sistema de cria, os cálculos levaram em conta a diferença de peso dos bezerros.
PECUÁRIA DE LEITE - Quando o assunto é o gado de leite, o resultado também é favorável ao investimento em genética. Em Uberlândia (MG), a propriedade com rebanho meio sangue (genética provada) registrou uma margem líquida por hectare 54% superior à da propriedade típica, ou seja, “sem genética”. Já em Luziânia o resultado da fazenda “com genética” foi 164% maior que a da típica, localizada em Piracanjuba.
A proprietária da Fazenda Palma de Luziânia, Weslliane Roriz Neule, afirma que a propriedade investe em genética há 20 anos e o retorno veio com o passar do tempo. As estrelas na produção leiteira são animais das raças holandês, gir e girolando. Atualmente, desenvolve um trabalho de ponta na genética girolando.
“Temos um longo caminho de seleção e a cada dia há um novo aprimoramento. A nossa preocupação é 100% com a qualificação da mão de obra, genética e nutrição animal. Esse é o segredo de sucesso e permite que a propriedade alcance altos resultados”, afirma.
A produção de leite da raça girolando se dá pelo sistema a pasto, o que segundo Weslliane, possui uma melhor relação custo-benefício. “Mesmo com os resultados positivos do Cepea, com o potencial genético dos animais que temos queremos ir mais longe. Com os ajustes, o objetivo é aumentar a produção em 30%, chegar à média de 22 litros de leite produzidos por animal diariamente. Além disso, são 400 animais a pasto e queremos chegar aos 500, pois temos capacidade para isso”, frisa.
O professor e pesquisador Sergio De Zen, responsável pelo trabalho, destaca que, além de investir em genética, as propriedades que obtiveram melhores resultados “têm boas práticas de manejo e nutrição do rebanho”. A mão de obra treinada também está presente. O “porém”, segundo ele, é que mesmo entre essas fazendas é um desafio encontrar aquelas que realizam ao mesmo tempo gestão financeira e controle de indicadores técnicos. (Fonte: O Popular – Portal Sistema OCB/GO)
Brasília (15/5) – O Sistema Ocemg está finalizando os preparativos para o V Encontro estadual dos profissionais de RH das cooperativas de Minas Gerais. O evento ocorrerá no dia 2/6, na sede da entidade, em Belo Horizonte, e é voltado aos profissionais de Recursos Humanos, dirigentes e cooperados das cooperativas mineiras. O objetivo é promover reflexões sobre os desafios do desenvolvimento organizacional do setor cooperativista face às competências essenciais de recursos humanos em direção à Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC).
"Salvador (14/5) – Dirigentes, consultores, assessores jurídicos e gerentes, das cooperativas do Ramo Trabalho no Estado da Bahia se reunião no Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho em Salvador, com o objetivo de debater o mercado de trabalho das cooperativas, aprimoramento de gestão e estratégias de desenvolvimento e possível impacto do projeto “lei da terceirização” em debate no congresso nacional.
O evento é realizado desde 2011, e neste ano ocorrerá no Hotel Golden Tulip, no dia 21 de maio, tendo como convidados representantes estaduais do Ramo Trabalho e do conselho especializado da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). As inscrições para o encontro estão sendo realizadas por meio do portal http://www.bahiacooperativo.coop.br/, até o dia 16 de maio.
O evento faz parte da estratégia do Sistema OCEB no desenvolvimento das cooperativas baianas, na conquista de mercado e aproximação com a comunidade, dando oportunidade aos cooperados de cresceram com suas cooperativas.
Desta forma, o encontro é uma grande oportunidade dos profissionais da área participarem de palestras, debates e oficinas, estimulando as cooperativas do Ramo Trabalho a aprimorarem sua governança e gestão administrativa operacional e comercial, ampliando sua competitividade no mercado, fortalecendo assim o Ramo.
A abertura do evento será feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que reconhece o encontro como o mais importante das cooperativas do Ramo Trabalho na Bahia. “As cooperativas de trabalho são instituições que profissionais e trabalhadores se unem para prestar serviços no mercado, com autonomia de gestão, onde os mesmos, de forma democrática, gerem seus próprios destinos e assumem a responsabilidade de seus negócios. Esta oportunidade faz com que o trabalhador busque uma maior participação em suas comunidades” afirmou o presidente.
Após a abertura, o professor e mestre em administração, Geraldo Magela da Silva, coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho da OCB e vice-presidente do Cicopa Mercosul, discorrerá sobre “O Cooperativismo de Trabalho no Contexto Atual do Brasil e do Mundo”.
Em seguida, será ministrada a palestra “O Ato Cooperativo, suas complexidades e os impactos da recente decisão STF”, pelo Dr. João Caetano Muzzi Filho, Advogado e Mestre em direito. No período da tarde, serão desenvolvidas diversas oficinas como: Aspectos institucionais das Cooperativas de Trabalho, Estratégia comercial das cooperativas, Problemas operacionais comuns e Governança e gestão das cooperativas de trabalho. Em seguida os participantes farão uma apresentação sobre as oficinas em que participaram.
Para a representante do Ramo Trabalho na OCEB, Raquel Joquebede, da Coopermulta, o encontro vai ser bastante significativo para as cooperativas de trabalho, principalmente em virtude das discussões políticas atuais sobre terceirização e prestação de serviços.
“O evento significa uma junção de ideias, compartilhamento de informações e auxílio nas dificuldades entre as cooperativas. Em virtude de estarmos no exato instante, atravessando a oportunidade de terceirização de serviços, onde somos cooperativas de Prestação de Serviços, vejo que é o momento de usarmos as nossas ferramentas para continuar a conquistar o mercado”, concluiu Raquel. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
Belo Horizonte (14/5) – Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão – Ciclo 2015. Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, o Prêmio tem o objetivo de incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança. Essa é uma oportunidade para conseguir aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos, além de dar visibilidade para a cooperativa.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet até dia 05 de junho. Podem participar do Prêmio todas as cooperativas singulares, matrizes, registradas e regulares com o Sistema Ocemg. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão utiliza o mesmo instrumento de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC, que deve ser respondido para participar.
Na primeira edição do Prêmio, realizada em 2013, Minas Gerais se destacou, tendo a participação de 197 cooperativas. Desse total, oito entidades mineiras (Unimed Circuito das Águas, Coopama, Unimed-BH, Sicoob Cofal, Unimed Poços de Caldas, Sicoob Credivar e Sicoob Nossocrédito, Cooxupé) levaram a medalha em uma das três categorias: Ouro, Prata e Bronze.
"Fomos contemplados entre as dez melhores gestões de cooperativas do Brasil e a melhor de Minas no ramo agropecuário. Esse prêmio coroou os anos de trabalho de uma instituição voltada para a austeridade e transparência nas suas ações", afirma João Emydgio Gonçalves, presidente da Coopama. Para se inscrever e saber mais informações, aqui. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Brasília (13/5) – A comentarista de finanças pessoais, Mara Luquet, disse ontem no Jornal da Globo, que os juros altos e falta de educação financeira do brasileiro podem comprometer o orçamento do trabalhador. Ela explica o que o custo da dívida é o grande problema da economia doméstica, atualmente. A jornalista recomenda que após analisar o custo de um empréstimo, por exemplo, o trabalhador deve procurar uma alternativa para barateá-lo. “As cooperativas de crédito são muito competitivas têm taxas bem mais baixas do que as praticadas no mercado e você, ainda pode negociar”, comenta. Clique aqui e assista
Brasília (13/5) – Pelo terceiro ano seguido os cooperados e colaboradores da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), de Pedro Afonso (TO), vão participar do Dia C – Dia de Cooperar, uma grande iniciativa de voluntariado realizada por cooperativas de todo o Brasil. Em 2015 o ponto alto das atividades será o dia 4 de julho, mas as ações já começaram.
Mais uma vez a Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e o Sicredi participarão da campanha. Na manhã desta terça-feira, 12 de maio, colaboradores de todos os setores da Coapa conheceram as duas ações a serem realizadas neste ano. A apresentação foi feita pelo presidente da Cooperativa, Ricardo Khouri, o superintendente José Rander e a agente de desenvolvimento humano Silvana Ramos.
Será mantida a parceria com o projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) que com o apoio da Prefeitura de Pedro Afonso está construindo uma praça ecológica no trevo da entrada da cidade. A Coapa contribuirá com materiais como seixo e tinta. Além disso, os colaboradores vão trabalhar voluntariamente na construção e realizar uma campanha para arrecadar garrafas PET, essenciais para a edificação do espaço público.
Outra ação será a terceira etapa para construção do espaço multiuso da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pedro Afonso. Os voluntários irão realizar uma mobilização para conseguir recursos financeiros, materiais de construção e disponibilização de mão de obra gratuita.
Ainda na APAE de Pedro Afonso, no dia 27 de junho, será realizada a Manhã Feliz, evento com brincadeiras e distribuição de lanches para as pessoas atendidas pela entidade. “Mais uma vez queremos contar com o apoio e participação de todos os colaboradores nesta grande ação de voluntariado. Essa é a forma de contribuirmos para termos uma cidade cada vez melhor”, disse o presidente da Coapa, Ricardo Khouri. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Cuiabá (13/5) – As cooperativas agropecuárias de Mato grosso são uma potência. Estão registradas no Sistema OCB/MT, 69 cooperativas deste ramo e as 30 maiores voltadas ao agronegócio produzem em 2,4 milhões de hectares, têm um faturamento direto de R$ 4,48 bilhões, ativo total de R$ 1,68 bilhão, possuem 1.546 associados e empregam 1.262 pessoas. Esses são dados de 2013 levantados pela Organização das Cooperativas de Mato Grosso em 2014.
Para potencializar esses números e construir uma rede de negócios para as cooperativas do Ramo Agro operarem em conjunto, o Sistema OCB/MT, a Aprosoja e a Ampa realizam o V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, nos próximos dias 15 e 16 de maio, em Cuiabá, na sede da Aprosoja/Ampa.
No primeiro dia a programação conta com uma palestra com professor Fábio Chaddad, que acompanha todo o processo de construção da rede das cooperativas do Ramo do Agronegócio de Mato Grosso que começou em 2011; apresentação do Sistema de Monitoramento Fiscal e Contábil das Cooperativas – resultados e oportunidades de melhoria na gestão de Cooperativas, que será feita pelo Sistema OCB/MT; apresentação das melhores práticas de gestão de Cooperativas: A Unicotton – Gestão de Recursos Humanos; Cooami – Sistema de Pool de Compras online; e a Coacen – Gestão Comercial; e uma palestra internacional com Mario Mondelli, Secretário de Política Agrícola do Uruguai, que vai falar de Intercooperação de Cooperativas no Uruguai.
No sábado, a programação continua no Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Aprosoja/Ampa) com a apresentação da Coabra: Modelo de intercooperação nos Fertilizantes – Oportunidades e Desafios. No final da manhã será feita uma avaliação do evento e a programação do próximo Fórum, que acontecerá em novembro deste ano.
SERVIÇO
EVENTO: V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio
DATA: 15 e 16 / maio (sexta-feira e sábado)
HORA: Sexta-feira – 13:30h às 18h
Sábado – 08h às 11:30h
LOCAL: Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Aprosoja / Ampa).
PROGRAMAÇÃO
Dia 15/5 (Sexta-feira)
13h30: Recepção - Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Aprosoja / Ampa).
14h: Abertura: Prof. Fábio Chaddad - pesquisador na Universidade de Missori – Culumbia – EUA
14h30: Apresentação OCB / Sescoop: Sistema de Monitoramento Fiscal e Contábil das Cooperativas – resultados e oportunidades de melhoria na gestão de Cooperativas.
16h – Cofee Break
16h30: Melhores Práticas de Gestão de Cooperativas:
• Unicotton – Gestão de Recursos Humanos
• Cooami – Sistema de Pool de Compras online
• Coacen – Gestão Comercial
18h: Intercooperação de Cooperativas no Uruguai: Mario Mondelli, Secretário de Política Agrícola do Uruguai
19h: Jantar na sede da Aprosoja/Ampa
Dia 16/5 (Sábado)
8h: Evento no Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Aprosoja/Ampa)
8h às 9h30: COABRA: Modelo de inter cooperação nos Fertilizantes – Oportunidades e Desafios
9h30 Cofee Break
10h às 11h30: Oportunidades de Inter cooperação no Mato Grosso – próximos passos.
11h30: Avaliação do evento / Programação do Próximo Fórum em Novembro
12h: Almoço de Encerramento na sede da Aprosoja/Ampa