Notícias negócios

 

Conselho Fiscal analisa demonstração financeira do Sescoop

"

Brasília (19/5) – Os integrantes do Conselho Fiscal do Serviço Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) reuniram-se, hoje, em Brasília, para apreciar o relatório de gestão, balanço geral e demais demonstrações financeiras da Unidade Nacional e da unidade estadual do Piauí, bem como emitir seu parecer, recomendando à aprovação pelo Conselho Nacional. A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, participou de todo o trabalho do conselho.

"

Qualidade e sustentabilidade marcam o início da colheita de café

"

Vitória (19/5) – Mais de 500 produtores rurais e representantes de cooperativas, associações e entidades ligadas à cafeicultura capixaba participaram, na manhã da última sexta-feira (15/5), no sítio São Bento, em São Domingos do Norte, da solenidade que marcou o lançamento da oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo do VII Noroeste Café Conilon.

O evento contou com a participação do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, do presidente do Sistema OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago, além de autoridades municipais, estaduais e federais.

Com o tema Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, o evento é considerado um dos mais importantes da cafeicultura do Espírito Santo e tem por objetivo apresentar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do setor e a produção de café de qualidade.

O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com representantes de toda cadeia produtiva da cafeicultura capixaba.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, ressaltou a importância do evento para a difusão de tecnologia e conhecimento entre os produtores.

"Chegamos à oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café no Espírito Santo e podemos observar a evolução de nossas lavouras ao longo dos últimos anos. Conseguimos aperfeiçoar nossas práticas, aumentar nossa produtividade e oferecer um produto com cada vez mais qualidade ao Brasil e ao mundo", afirmou.

O evento foi dividido em dois momentos: a solenidade de lançamento da colheita de café no Espírito Santo; e um evento de caráter mais técnico, na parte da tarde, que é o VII Noroeste Café Conilon.

O pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, fez uma palestra a respeito da Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, abordando, entre outras coisas, o trabalho de pesquisa de mais de 30 anos feito pela instituição e os resultados desse trabalho para a evolução da cafeicultura capixaba.

O governador e as autoridades presentes participaram, ainda, de uma colheita simbólica, manual e mecanizada, representando o início da safra.

"Estamos celebrando a colheita do café, que é um trabalho importante na história e vida dos capixabas. É uma oportunidade importante para debatermos temas centrais como sustentabilidade e qualidade de produção do café, pois só assim ganharemos mais competitividade neste mercado mundial cheio de desafios e adversidades", ressaltou o governador Paulo Hartung.

"O mundo não dá oportunidade para quem não é competitivo. Estamos vivendo em um ambiente globalizado e precisamos cada vez mais celebrar a ciência, tecnologia e conhecimento, que são instrumentos da sociedade moderna", completou.

Hartung disse ainda que os produtores capixabas precisam mudar as relações com os recursos naturais para servir como bons exemplos e boas práticas para o país.

VII Noroeste Café Conilon

Já o VII Noroeste Café Conilon, realizado durante a tarde, foi marcado por um Dia de Campo, dividido em três estações. Na primeira, os participantes receberam informações sobre Tecnologias para Renovação de Lavoura com Enfoque no Manejo da Irrigação e Gestão de Propriedade Cafeeira. O extensionista do Incaper, João Luiz Perinni, e o engenheiro agrônomo da Cooabriel, Wander Ramos Gomes, foram responsáveis por transmitir as informações.

Na segunda estação, o pesquisador do Incaper, José Antônio Lani e o representante da empresa Miac Máquinas Agrícolas, Walter Cavichioli, trataram da colheita mecânica do café Conilon, abordando aspectos de sua evolução e fazendo demonstrações de campo. A terceira, abordou as tecnologias de pós-colheita e demonstração do processo de descascamento, com o pesquisador da Embrapa Café/Incaper, Aymbiré Francisco da Fonseca, o presidente do Cetcaf e produtor de cereja descascado, Dário Martinelli, e o cafeicultor Bento Venturim, que produz Conilon de qualidade.

Dia da Colheita do Café Conilon

No Espírito Santo, a colheita do Conilon é aberta no dia 14 de maio. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Dessa forma, garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto. Anualmente, o lançamento da colheita do café Conilon é celebrado com diversas ações, com o objetivo de conscientizar o produtor rural de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, sempre com a utilização de técnicas adequadas e recomendadas pelo Incaper. (Fonte: Ascom Incaper e Assimp Sistema OCB/ES)

"

Técnicos recebem capacitação para o GDH

"

Fortaleza (18/5) – Técnicos do Sistema OCB dos estados do Ceará, Bahia e Tocantins encerram na sexta-feira, em Fortaleza, um curso sobre uma das novidades para o acompanhamento da gestão das cooperativas: o GDH. O curso ocorreu na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL) e foi ministrado pela analista de Desenvolvimento Social do Sescoop, Geane Ferreira. Os participantes puderam aprender a teoria e a prática da ferramenta.

Participaram do curso técnicos das áreas de Formação Profissional, Promoção Social, Monitoramento e Planejamento e Controle. “O GDH vai, com certeza, nos ajudar a dar um grande salto nos processos. Vai ser possível acompanhar, em tempo real, as informações do histórico de cada setor, de cada processo”, disse a técnica de Formação Profissional da OCB/CE, Sandra Andrea.

SOBRE O GDH – O GDH é uma ferramenta de gestão que auxilia na atividade finalística das unidades estaduais do Sescoop. Além disso, garante aos gestores informações padronizadas e precisas para a tomada de decisões pautadas em dados. A nova ferramenta possibilita, ainda, a organização e o acompanhamento das ações de formação profissional e de promoção social, objetivando o crescimento da cooperativa, gerando dados para mensuração do grau de desenvolvimento humano dos cooperados, suas famílias e empregados. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)

"

O ganho da genética na pecuária

"

Goiânia (18/5) – Melhor rentabilidade por hectare, mais empregos e maior “eficiência ambiental”. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo não só reforça o que o produtor já sabe, mas quantifica o ganho que o investimento em genética zebuína proporciona do ponto de vista financeiro, ambiental e social.

Encomendado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o estudo durou sete anos, período que corresponde à vida útil de um touro. Seis pares de propriedades foram comparados: quatro de corte (em Goiás, Mato Grosso e São Paulo) e dois de leite (em Goiás e Minas Gerais). Parte delas tinha rebanho com genética zebuína provada, outra parte não – essas fazendas foram chamadas de “típicas” ou “modais”.

No caso do gado de corte, o trabalho abordou ainda diferentes sistemas de produção: cria, recria-engorda e ciclo completo. Em Goiás, por exemplo, os pesquisadores acompanharam três propriedades especializadas em cria. Uma delas, próxima a Rio Verde e que realizou investimento em genética, obteve uma margem líquida (descontados custos operacionais) de R$ 1.092 por hectare.

O resultado foi comparado com os de outras duas propriedades “típicas”: a primeira, localizada em Jussara e dotada de melhores índices técnicos, alcançou remuneração de R$ 860 por hectare. A segunda, em Mineiros, relativamente próxima à fazenda “com genética”, conseguiu retorno de apenas R$ 88,94 por hectare.

Outro dado interessante, medido em Paranatinga (MT), é que um touro comprado por R$ 10 mil gerou R$ 39.172 em valor de produção no sistema de cria desenvolvido por uma fazenda com bons índices zootécnicos. Em uma propriedade próxima e até menos tecnificada, esse valor chegou a R$ 43.130. Para determinar o “valor do boi” em sistema de cria, os cálculos levaram em conta a diferença de peso dos bezerros.

PECUÁRIA DE LEITE - Quando o assunto é o gado de leite, o resultado também é favorável ao investimento em genética. Em Uberlândia (MG), a propriedade com rebanho meio sangue (genética provada) registrou uma margem líquida por hectare 54% superior à da propriedade típica, ou seja, “sem genética”. Já em Luziânia o resultado da fazenda “com genética” foi 164% maior que a da típica, localizada em Piracanjuba.

A proprietária da Fazenda Palma de Luziânia, Weslliane Roriz Neule, afirma que a propriedade investe em genética há 20 anos e o retorno veio com o passar do tempo. As estrelas na produção leiteira são animais das raças holandês, gir e girolando. Atualmente, desenvolve um trabalho de ponta na genética girolando.

“Temos um longo caminho de seleção e a cada dia há um novo aprimoramento. A nossa preocupação é 100% com a qualificação da mão de obra, genética e nutrição animal. Esse é o segredo de sucesso e permite que a propriedade alcance altos resultados”, afirma.

A produção de leite da raça girolando se dá pelo sistema a pasto, o que segundo Weslliane, possui uma melhor relação custo-benefício. “Mesmo com os resultados positivos do Cepea, com o potencial genético dos animais que temos queremos ir mais longe. Com os ajustes, o objetivo é aumentar a produção em 30%, chegar à média de 22 litros de leite produzidos por animal diariamente. Além disso, são 400 animais a pasto e queremos chegar aos 500, pois temos capacidade para isso”, frisa.

O professor e pesquisador Sergio De Zen, responsável pelo trabalho, destaca que, além de investir em genética, as propriedades que obtiveram melhores resultados “têm boas práticas de manejo e nutrição do rebanho”. A mão de obra treinada também está presente. O “porém”, segundo ele, é que mesmo entre essas fazendas é um desafio encontrar aquelas que realizam ao mesmo tempo gestão financeira e controle de indicadores técnicos. (Fonte: O Popular – Portal Sistema OCB/GO)

"

Ocemg prepara encontro dos profissionais de RH de cooperativas

"

Brasília (15/5) – O Sistema Ocemg está finalizando os preparativos para o V Encontro estadual dos profissionais de RH das cooperativas de Minas Gerais. O evento ocorrerá no dia 2/6, na sede da entidade, em Belo Horizonte, e é voltado aos profissionais de Recursos Humanos, dirigentes e cooperados das cooperativas mineiras. O objetivo é promover reflexões sobre os desafios do desenvolvimento organizacional do setor cooperativista face às competências essenciais de recursos humanos em direção à Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC).

"

Cooperativas de Trabalho discutem estratégia de participação no mercado

"

Salvador (14/5) – Dirigentes, consultores, assessores jurídicos e gerentes, das cooperativas do Ramo Trabalho no Estado da Bahia se reunião no Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho em Salvador, com o objetivo de debater o mercado de trabalho das cooperativas, aprimoramento de gestão e estratégias de desenvolvimento e possível impacto do projeto “lei da terceirização” em debate no congresso nacional.

O evento é realizado desde 2011, e neste ano ocorrerá no Hotel Golden Tulip, no dia 21 de maio, tendo como convidados representantes estaduais do Ramo Trabalho e do conselho especializado da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). As inscrições para o encontro estão sendo realizadas por meio do portal http://www.bahiacooperativo.coop.br/, até o dia 16 de maio.

O evento faz parte da estratégia do Sistema OCEB no desenvolvimento das cooperativas baianas, na conquista de mercado e aproximação com a comunidade, dando oportunidade aos cooperados de cresceram com suas cooperativas.

Desta forma, o encontro é uma grande oportunidade dos profissionais da área participarem de palestras, debates e oficinas, estimulando as cooperativas do Ramo Trabalho a aprimorarem sua governança e gestão administrativa operacional e comercial, ampliando sua competitividade no mercado, fortalecendo assim o Ramo.

A abertura do evento será feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que reconhece o encontro como o mais importante das cooperativas do Ramo Trabalho na Bahia. “As cooperativas de trabalho são instituições que profissionais e trabalhadores se unem para prestar serviços no mercado, com autonomia de gestão, onde os mesmos, de forma democrática, gerem seus próprios destinos e assumem a responsabilidade de seus negócios. Esta oportunidade faz com que o trabalhador busque uma maior participação em suas comunidades” afirmou o presidente.

Após a abertura, o professor e mestre em administração, Geraldo Magela da Silva, coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho da OCB e vice-presidente do Cicopa Mercosul, discorrerá sobre “O Cooperativismo de Trabalho no Contexto Atual do Brasil e do Mundo”.

Em seguida, será ministrada a palestra “O Ato Cooperativo, suas complexidades e os impactos da recente decisão STF”, pelo Dr. João Caetano Muzzi Filho, Advogado e Mestre em direito. No período da tarde, serão desenvolvidas diversas oficinas como: Aspectos institucionais das Cooperativas de Trabalho, Estratégia comercial das cooperativas, Problemas operacionais comuns e Governança e gestão das cooperativas de trabalho. Em seguida os participantes farão uma apresentação sobre as oficinas em que participaram.

Para a representante do Ramo Trabalho na OCEB, Raquel Joquebede, da Coopermulta, o encontro vai ser bastante significativo para as cooperativas de trabalho, principalmente em virtude das discussões políticas atuais sobre terceirização e prestação de serviços.

“O evento significa uma junção de ideias, compartilhamento de informações e auxílio nas dificuldades entre as cooperativas. Em virtude de estarmos no exato instante, atravessando a oportunidade de terceirização de serviços, onde somos cooperativas de Prestação de Serviços, vejo que é o momento de usarmos as nossas ferramentas para continuar a conquistar o mercado”, concluiu Raquel. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)

"

Prêmio Sescoop Excelência de Gestão ocorrerá em novembro

"

Belo Horizonte (14/5) – Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão – Ciclo 2015. Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, o Prêmio tem o objetivo de incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança. Essa é uma oportunidade para conseguir aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos, além de dar visibilidade para a cooperativa.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet até dia 05 de junho. Podem participar do Prêmio todas as cooperativas singulares, matrizes, registradas e regulares com o Sistema Ocemg. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão utiliza o mesmo instrumento de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC, que deve ser respondido para participar.

Na primeira edição do Prêmio, realizada em 2013, Minas Gerais se destacou, tendo a participação de 197 cooperativas. Desse total, oito entidades mineiras (Unimed Circuito das Águas, Coopama, Unimed-BH, Sicoob Cofal, Unimed Poços de Caldas, Sicoob Credivar e Sicoob Nossocrédito, Cooxupé) levaram a medalha em uma das três categorias: Ouro, Prata e Bronze.

"Fomos contemplados entre as dez melhores gestões de cooperativas do Brasil e a melhor de Minas no ramo agropecuário. Esse prêmio coroou os anos de trabalho de uma instituição voltada para a austeridade e transparência nas suas ações", afirma João Emydgio Gonçalves, presidente da Coopama. Para se inscrever e saber mais informações, aqui. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

"

Especialista da Rede Globo afirma que juros de cooperativas de crédito são mais baixos

"

Brasília (13/5) – A comentarista de finanças pessoais, Mara Luquet, disse ontem no Jornal da Globo, que os juros altos e falta de educação financeira do brasileiro podem comprometer o orçamento do trabalhador. Ela explica o que o custo da dívida é o grande problema da economia doméstica, atualmente. A jornalista recomenda que após analisar o custo de um empréstimo, por exemplo, o trabalhador deve procurar uma alternativa para barateá-lo. “As cooperativas de crédito são muito competitivas têm taxas bem mais baixas do que as praticadas no mercado e você, ainda pode negociar”, comenta. Clique aqui e assista

"

Coapa e parceiros realizarão novas ações de voluntariado no Dia C 2015

"

Brasília (13/5) – Pelo terceiro ano seguido os cooperados e colaboradores da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), de Pedro Afonso (TO), vão participar do Dia C – Dia de Cooperar, uma grande iniciativa de voluntariado realizada por cooperativas de todo o Brasil. Em 2015 o ponto alto das atividades será o dia 4 de julho, mas as ações já começaram.

Mais uma vez a Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e o Sicredi participarão da campanha. Na manhã desta terça-feira, 12 de maio, colaboradores de todos os setores da Coapa conheceram as duas ações a serem realizadas neste ano. A apresentação foi feita pelo presidente da Cooperativa, Ricardo Khouri, o superintendente José Rander e a agente de desenvolvimento humano Silvana Ramos.

Será mantida a parceria com o projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) que com o apoio da Prefeitura de Pedro Afonso está construindo uma praça ecológica no trevo da entrada da cidade. A Coapa contribuirá com materiais como seixo e tinta. Além disso, os colaboradores vão trabalhar voluntariamente na construção e realizar uma campanha para arrecadar garrafas PET, essenciais para a edificação do espaço público.

Outra ação será a terceira etapa para construção do espaço multiuso da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pedro Afonso. Os voluntários irão realizar uma mobilização para conseguir recursos financeiros, materiais de construção e disponibilização de mão de obra gratuita.

Ainda na APAE de Pedro Afonso, no dia 27 de junho, será realizada a Manhã Feliz, evento com brincadeiras e distribuição de lanches para as pessoas atendidas pela entidade. “Mais uma vez queremos contar com o apoio e participação de todos os colaboradores nesta grande ação de voluntariado. Essa é a forma de contribuirmos para termos uma cidade cada vez melhor”, disse o presidente da Coapa, Ricardo Khouri. (Fonte: Assimp da cooperativa)

"

Fórum discute Rede de Negócios das Cooperativas do agro de MT

"

Cuiabá (13/5) – As cooperativas agropecuárias de Mato grosso são uma potência. Estão registradas no Sistema OCB/MT, 69 cooperativas deste ramo e as 30 maiores voltadas ao agronegócio produzem em 2,4 milhões de hectares, têm um faturamento direto de R$ 4,48 bilhões, ativo total de R$ 1,68 bilhão, possuem 1.546 associados e empregam 1.262 pessoas. Esses são dados de 2013 levantados pela Organização das Cooperativas de Mato Grosso em 2014.
 
Para potencializar esses números e construir uma rede de negócios para as cooperativas do Ramo Agro operarem em conjunto, o Sistema OCB/MT, a Aprosoja e a Ampa  realizam o V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, nos próximos dias 15 e 16 de maio, em Cuiabá, na sede da Aprosoja/Ampa. 
 
No primeiro dia a programação conta com uma palestra com professor Fábio Chaddad, que acompanha todo o processo de construção da rede das cooperativas do Ramo do Agronegócio de Mato Grosso que começou em 2011; apresentação do Sistema de Monitoramento Fiscal e Contábil das Cooperativas – resultados e oportunidades de melhoria na gestão de Cooperativas, que será feita pelo Sistema OCB/MT;  apresentação das melhores práticas de gestão de Cooperativas: A Unicotton – Gestão de Recursos Humanos; Cooami – Sistema de Pool de Compras online; e a Coacen – Gestão Comercial; e uma palestra internacional com Mario Mondelli, Secretário de Política Agrícola do Uruguai, que vai falar de Intercooperação de Cooperativas no Uruguai.
 
No sábado, a programação continua no Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Aprosoja/Ampa) com a apresentação da Coabra: Modelo de intercooperação nos Fertilizantes – Oportunidades e Desafios. No final da manhã será feita uma avaliação do evento e a programação do próximo Fórum, que acontecerá em novembro deste ano. 
 
 SERVIÇO
 
EVENTO: V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio
DATA: 15 e 16 / maio (sexta-feira e sábado)
HORA: Sexta-feira – 13:30h às 18h
              Sábado – 08h às 11:30h
LOCAL: Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Aprosoja / Ampa).
 
 PROGRAMAÇÃO
 
Dia 15/5 (Sexta-feira)
13h30: Recepção - Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Aprosoja / Ampa).
14h: Abertura: Prof. Fábio Chaddad - pesquisador na Universidade de Missori – Culumbia – EUA
14h30: Apresentação OCB / Sescoop: Sistema de Monitoramento Fiscal e Contábil das Cooperativas – resultados e oportunidades de melhoria na gestão de Cooperativas.
16h – Cofee Break
16h30: Melhores Práticas de Gestão de Cooperativas:
•         Unicotton – Gestão de Recursos Humanos
•         Cooami – Sistema de Pool de Compras online
•         Coacen – Gestão Comercial
 
18h: Intercooperação de Cooperativas no Uruguai: Mario Mondelli, Secretário de Política Agrícola do Uruguai
19h: Jantar na sede da Aprosoja/Ampa

Dia 16/5 (Sábado)
8h:  Evento no Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Aprosoja/Ampa)
8h às 9h30: COABRA: Modelo de inter cooperação nos Fertilizantes – Oportunidades e Desafios
9h30 Cofee Break
10h às 11h30: Oportunidades de Inter cooperação no Mato Grosso – próximos passos.
11h30: Avaliação do evento / Programação do Próximo Fórum em Novembro
12h: Almoço de Encerramento na sede da Aprosoja/Ampa

"

Sescoop/RS lança Revista Rio Grande Cooperativo

"

Brasília (13/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promoveu na última semana o lançamento da revista Rio Grande Cooperativo. A publicação, que tem circulação trimestral e está disponível em versão digital no site da entidade, traz assuntos e temas importantes ligados ao cooperativismo gaúcho e ao cenário econômico do Estado e do Brasil.

Com uma nova proposta de comunicação, a revista tem como objetivo trazer um conteúdo mais técnico, com reportagens e artigos aprofundados sobre legislação, educação, governança, sucessão familiar, intercooperação, agricultura familiar e outros temas de interesse do escopo cooperativista.

Rio Grande Cooperativo é uma publicação do Sescoop/RS que substituirá o Jornal O Interior Cooperativo. Conforme o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, as cooperativas gaúchas continuarão sendo prestigiadas, com espaço destinado a informações e notícias de fatos relevantes que ocorrem dentro do âmbito cooperativista.

A publicação também conta com uma editoria que destaca cases de sucesso das cooperativas do RS, que servem de modelo e inspiração para outras cooperativas. Em sua primeira edição, a revista traz como reportagem principal o Dia de Cooperar (Dia C), uma iniciativa do Sistema OCB que, com apoio e participação efetiva das cooperativas, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

Esta será a primeira vez que o Rio Grande do Sul participa do Dia C, que em 2015, será comemorado no dia 4 de julho - Dia Internacional do Cooperativismo. “O cooperativismo gaúcho está se empenhando fortemente para participar do Dia C. Nossas cooperativas praticam serviço voluntário permanente, à medida que as sobras ficam nas comunidades locais e contribuem para o desenvolvimento das mesmas”, ressalta Perius.

A publicação conta com uma novidade e traz para os seus leitores uma entrevista com um perfil de liderança no âmbito cooperativista. Nesta edição, o entrevistado é o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Müller, que fala sobre família, sua formação profissional, como ingressou no âmbito cooperativista, como deve se portar um líder e a importância do Sicredi como modelo de referência no cooperativismo.

A revista apresenta também uma entrevista com o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, que trata de questões importantes que envolvem o trabalho da Secretaria, com ênfase em temas como a agricultura familiar, assistência técnica rural, sucessão familiar e o cooperativismo. Clique AQUI para ter acesso à primeira edição da revista Rio Grande Cooperativo. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

"

Aberta oficialmente a ExpoBrasília 2015

"

Brasília (12/5) – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, participou hoje da abertura da oitava edição da ExpoBrasília, feira organizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com apoio dos Sistemas OCB e OCDF. Os presidentes do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e Sistema OCDF, Roberto Marazzi, e o superintendente Remy Gorga, também prestigiaram o evento, que reúne empreendedores rurais de diversos portes, regiões e nacionalidades.

A feira que ocorre com o apoio do Sistema OCB e do Sistema OCDF tem se destacado como celeiro de inovações e realização de negócios junto às melhores empresas do setor e agricultores competentes e interessados em tecnologia. O evento termina no próximo sábado, dia 16/5.

Para o superintendente Renato Nobile, quando uma cooperativa decidi promover um evento como este é sinal de que ela está de olho no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da região e não somente, com os próprios resultados.

“Um dos papéis da cooperativa é prestar assistência técnica ao cooperado, estimulando-o a usar novas tecnologias com vistas ao aumento da produtividade. Isso impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida da família e na gestão da cooperativa. É uma satisfação muito grande ver que a Coopa-DF tem feito este movimento e, cada ano que passa, se consolidando como difusor de tecnologia e de felicidade”, comenta Renato Nobile.

A FEIRA – Desde a primeira edição, a AgroBrasília não para de crescer. Em 2014, o evento recebeu mais de 95 mil pessoas e movimentou R$ 700 milhões em negócios. Para a organização, um dos fatores propiciadores desse desenvolvimento é o fato de a feira estar localizada na região mais próxima a um aeroporto internacional, permitindo acesso rápido, fácil e confortável aos interessados.

Segundo a coordenação geral da AgroBrasília, a localização privilegiada corrobora para o sucesso da feira. Soma-se a isto, o fato de o local, onde ocorre a programação, estar no centro de uma região onde são cultivados mais de um milhão de hectares, sendo que destes mais de 200 mil são irrigados (maior concentração de área irrigada da América Latina), abrangendo o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, junto às condições de solo e de clima representativas do Centro-Oeste brasileiro.

CONFORTO – Para a edição de 2015, uma das grandes novidades será o auditório com capacidade para cerca de 300 pessoas. O espaço contará ainda com duas salas, cada uma comportando 40 participantes, onde serão realizados cursos, seminários e oficinas. A área total da construção é de 600 m² e o investimento foi de, aproximadamente, R$ 1,2 milhão.

Instalada em uma área de 500 mil m², a feira possui campos demonstrativos das principais empresas do agronegócio brasileiro, que proporcionam aos visitantes uma experiência real da dinâmica para máquinas, implementos agrícolas e soluções à agricultura familiar. Neste último âmbito, se destaca o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), que destina atenção especial aos pequenos produtores.
 
SOLOS – Na programação, palestras, debates, exposições e premiações que visam destacar temas cada vez mais pertinentes ao agronegócio. Segundo o coordenador geral da feira, especialmente neste ano, o evento será focado na conservação dos solos, já que 2015 se trata do Ano Internacional de Conservação dos Solos.

SERVIÇO

AgroBrasília – Feira Internacional do Cerrado
Data: 12 a 16 de maio
Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, BR-251, Km 5, Brasília-DF
Saiba mais: http://www.agrobrasilia.com.br/
Entrada Franca

"

Cooperativismo encaminha contribuições à consulta pública do CARF

"

Brasília (12/5) – O movimento cooperativista enviou, na última semana, suas contribuições à consulta pública realizada pelo Ministério da Fazenda, com o intuito de atualizar o Regimento Interno do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Dentre as propostas encaminhadas pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), está a participação efetiva de representantes do cooperativismo no CARF, visando ao fortalecimento do Conselho, haja vista o papel relevante do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social do país.

O assento representativo do movimento cooperativista no CARF, por meio da CNCoop, garantirá segurança às cooperativas, especialmente no que diz respeito ao adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, bem como ao apoio e estímulo ao setor no âmbito do Conselho. Para se ter dimensão da abrangência dos temas referentes ao cooperativismo junto ao CARF, vale destacar que, somente no período de janeiro a dezembro de 2014, foram julgados aproximadamente 516 processos de cooperativas.

Atualmente, as cooperativas brasileiras enfrentam uma série de dificuldades decorrentes de uma percepção que não reflete a realidade em que se inserem, principalmente em relação ao adequado tratamento tributário do ato cooperativo.

“O Sistema OCB entende como profícua a formulação de proposições à reformulação do CARF, convicto de que se trata de uma oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos do Conselho acerca das especificidades da categoria econômica das cooperativas, as quais possuem papel destacado na inclusão social e na geração de emprego e renda a mais de 40 milhões de brasileiros”, assevera a gerente sindical da CNCoop, Jucélia Ferreira.

Para ela, a concessão de assento ao movimento cooperativista no CARF “contribuirá significativamente para ampliar a representatividade, a eficiência e a transparência do Conselho em relação ao Sistema Cooperativista Brasileiro”.

Todo o trabalho foi conduzido de forma sistêmica, unindo os esforços da Assessoria Jurídica e da Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB, além da própria CNCoop.

SAIBA MAIS – O CARF é uma entidade colegiada, vinculada ao Ministério da Fazenda, com competência para julgar processos administrativos referentes a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

E, diante do avanço dos arcabouços jurídico, contábil, tributário e regulatório, o Ministério da Fazenda, editou a Portaria nº 197/15, submetendo à consulta pública a proposta de reforma do Regimento Interno do CARF. A ideia foi discuti-la com as entidades de classe e a sociedade civil, visando à melhoria da gestão do CARF, ao aumento de sua celeridade e ao fortalecimento da transparência e do controle do Conselho.

"

Sescoop convoca candidatos para Avaliação de Conhecimentos

"

Processo de seleção visa ao preenchimento da função de Técnico de Patrimônio e Suprimento de Materiais

Brasília (12/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje a relação dos candidatos convocados para a avaliação de conhecimentos, uma das etapas do processo seletivo que visa a contratação de profissional para o preenchimento da função de Técnico de Patrimônio e Suprimento de Materiais. Os convocados deverão comparecer, no próximo dia 14/5, às 14h, ao edifício sede da Casa do Cooperativismo, localizado no SAUS – Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, bloco I, Brasília –DF. Para obter mais informações, clique aqui.

"

Sescoop/SC promove capacitação de conselheiros fiscais

"

Florianópolis (11/5) – Conselheiros fiscais de cooperativas se reuniram em Florianópolis na última semana para a quarta edição do curso oferecido a eles pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC). Outras três turmas participaram da mesma capacitação em Chapecó e em Brusque. Os conselheiros fazem parte de cooperativas do ramo agropecuário, transporte, médico, educacional, trabalho e produção.

O coordenador de capacitação do Sescoop/SC, Elvio Silveira, explica que o objetivo é capacitar para o exercício da função de conselheiro fiscal, visando atitudes proativas para melhoria da gestão nas cooperativas. Para isso, Silveira, que também é coordenador de autogestão, conduziu palestra que abordou o tema cooperativismo, aspectos legais do conselho fiscal, obrigações, reuniões e lavraturas de atas.

Foi seguido pela fala do contador e sócio proprietário da Dickel & Maffi Auditores, Dorly Dickel, responsável pela discussão de aspectos contábeis e tributários, análise de balanço, demonstrativos contábeis e parecer do conselho fiscal.

O primeiro dia do curso, no entanto, foi de reflexão, com palestra motivacional de Ainor Lotério.  Com dinâmicas diferenciadas, Lotério tratou do cooperativismo como forma ideal de organização, falou sobre origem, evolução e as teorias, expondo o modelo em uma tríade: como filosofia de vida, como uma atitude e como sociedade de pessoas.

“O mal funcionamento das cooperativas pode estar na não observância desses aspectos. O conselheiro fiscal deve ampliar, ir além da análise do balanço. Ver se o trabalho com os jovens vai bem, se a capacitação dos funcionários está acontecendo, se os colaboradores também são cooperativistas, como está a entidade, seus produtos e serviços. A capacidade de gestão é boa? É uma espécie de câmara fiscalizadora dentro da cooperativa, também vê proposição e vê projetos”, opina. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

"

Sistema OCB/PA é representado em Fórum Regional de Dirigentes

"

Belém (11/5) – Nesta sexta (8/5), o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, participou do Fórum Regional de Presidentes e Superintendentes do Sistema OCB em Palmas–TO. O objetivo da programação foi promover um alinhamento estratégico e definir as prioridades baseadas no Plano Estratégico 2015-2020. O evento reuniu presidentes e superintendentes das organizações estaduais da Região Norte, além de conselheiros fiscais e de administração das unidades.

O Fórum também serviu para a prestação regionalizada de contas de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. As lideranças estaduais também elencam suas demandas. O resultado da consolidação dessas necessidades servirá de subsídio para o direcionamento das atividades sistêmicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável do cooperativismo.

Para Ernandes, é uma boa oportunidade para o Sistema nacional olhar com maior esmero as demandas regionais. “A diretoria vem entendendo que precisa ouvir a base cada vez mais. Saber o que ela precisa e os seus principais desafios. Isso é ótimo porque o cooperativismo brasileiro só pode continuar avançando se estiver coeso, de uma maneira alinhada. Quando todas as forças envolvidas estiverem em harmonia, trabalhando para um mesmo objetivo”.

AGENDA – Está prevista para os dias 21 e 22 de maio a realização do Fórum voltado para a Região Nordeste, na cidade de Salvador/BA. Em Junho, a OCB se reúne com as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em São Paulo/SP. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)

"

Formação de Gestores é prioridade estratégica no Sistema OCEB

"

Salvador (11/5) – Já está em andamento desde 30 de abril, em Salvador, a turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – Gescoop – oferecido pelo Sescoop/BA. Considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas, o Gescoop surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças nas cooperativas, conforme afirma o presidente da OCEB, Cergio Tecchio: “O Gescoop atende a uma demanda expressa das cooperativas. Ele proporciona aos participantes amplos conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas, a fim de aperfeiçoar a sua gestão”, explicou o presidente.

Durante 10 meses de aula os gestores participantes serão convidados a discutir e debater sobre temas voltados a gestão cooperativista, proporcionando conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas. Desta forma, os profissionais participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que os participantes estão inseridos.

Apesar de estar ainda no primeiro módulo, Alberto Lavigne, conselheiro da Coopec, comenta que o curso está superando as suas expectativas e o recomenda para outros gestores de cooperativas. “O curso apresenta uma proposta bastante concisa e compatível com a realidade das cooperativas. Espero melhorar minha visão de gestão profissional e ter ferramentas para colaborar no planejamento estratégico da cooperativa”, afirmou o conselheiro.

O curso apresenta carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Outras três turmas estão acontecendo, nas cidades de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães.
   
O curso apresenta carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Outras duas turmas já haviam sido iniciadas na cidade de Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas esse ano e também estão em curso. No dia 8 de maio será iniciada a turma de Luís Eduardo Magalhães. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)

"

CPI recebe sugestões para combater a máfia das próteses

"

Brasília (8/5) – Representantes do Sistema OCB participaram nesta quarta-feira (6/5) da audiência pública promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia das Próteses. A intenção foi ouvir as sugestões do setor médico-hospitalar que podem auxiliar no combate ao que tem sido chamado de “máfia das próteses”.

Entre as várias sugestões apresentadas pelos representantes do setor, dentre eles a Unimed, estão leis que criminalizem o pagamento de comissões por parte de fabricantes e fornecedores; atuação mais ativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na fiscalização e, sobretudo, na definição de uma tabela de referência que oriente os preços desses produtos; e definição de protocolos rígidos do Ministério da Saúde para o uso órteses e próteses, inclusive com a adoção da segunda opinião médica.

Propostas da Unimed

As propostas apresentadas pela Unimed foram:

- Legislação tratando da criminalização do pagamento de comissões por parte dos fabricantes ou distribuidores de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), assim como do recebimento de comissões por parte de profissionais e estabelecimentos de saúde;

- Assegurar que prevaleça a concorrência no mercado distribuidor de OPMEs (Sistema de Defesa da Concorrência);

- Criação de câmaras técnicas com especialidades para emissão de pareceres para os gestores da saúde pública e privada, bem como ao judiciário (2ª opinião);

- Ações indutoras para a aplicação de Diretrizes e Protocolos Clínicos nas indicações de OPMEs, com acompanhamento e responsabilização das diretorias clínicas dos hospitais, com base nas normas e regras que envolvem a governança clínica;

- Divulgação pela Receita Federal do custo de OPMEs importados, bem como da listagem de empresas estrangeiras ou nacionais aptas a operarem no mercado de OPMEs no Brasil; e

- Desenvolvimento e divulgação de tabela referencial de preços das OPMEs e insumos de alta tecnologia pela Anvisa.

NOTA TÉCNICA – A Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) preparou uma nota técnica sobre o tema em agosto de 2014. Entre as recomendações, estão:

- Desenvolvimento de estruturas de conduta ética e empresarial, com regras claras e de comum acordo e responsabilidades bem definidas;

- Eliminação da incidência cumulativa de tributos;

- Participação efetiva da indústria no processo de transparência das informações sobre especificações e preços;

- Discriminação dos serviços prestados pelos distribuidores de material médico, para que sejam de fácil acesso para todos os agentes envolvidos;

- Aperfeiçoamento da gestão do corpo clínico, com implantação de modelos de governança corporativa e clínica nas instituições de saúde;

- Participação compulsória dos hospitais na aquisição de dispositivos médicos, visando a promoção assistencial e a qualidade dos cuidados; e

- Estímulo a políticas justas de remuneração de serviços de saúde e vinculadas à qualidade e ao desempenho assistencial.

(Com informações da Agência Câmara Notícias)

"

Cooperativas de crédito são opções seguras e mais baratas

"

Brasília (8/5) – As cooperativas de crédito, mais do que nunca, começam a surgir como importante alternativa na oferta de crédito no país, quando a maior parte dos bancos decidiu pisar no freio, em face da crise econômica no país. As cooperativas têm sido consideradas opções seguras e mais baratas para quem precisa de seus serviços financeiros. Elas já somam 5,3 mil pontos de atendimento voltados a mais de sete milhões de cooperados. O assunto foi tema de reportagem de programas de rádio de todo o país. Clique aqui para ouvir

"

Mato Grosso terá a segunda Faculdade do Cooperativismo do país

"

Cuiabá (7/5) No dia 30 de abril de 2015 os presidentes das cooperativas registradas no Sistema OCB/MT, durante a Assembleia Geral Ordinária, aprovaram, por unanimidade, a implantação da Instituição de Ensino Superior e Pesquisa do Cooperativismo e autorizaram a participação do Instituto como mantenedor da Instituição.

Assim a Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo (Fecoop) entra numa nova etapa do projeto, que teve início em 2009, quando se discutia a necessidade de um ensino superior voltado para atender as cooperativas de Mato Grosso, parcerias e outros estados. A expectativa é de que em 2017 a segunda faculdade voltada para o cooperativismo no Brasil receba sua primeira turma. A faculdade vai funcionar na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá.
 
“Este é um momento histórico para mim como dirigente dessa Organização e vejo como um fato fantástico, e estamos de parabéns, pois isso demonstra maturidade para o nosso negócio”, salientou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

Ele acredita que “estamos resgatando aquilo que deveríamos sempre fazer nas nossas organizações, no nosso país, que é criar cidadania educando as pessoas para ser um bom cidadão. O ser humano foi feito para ser feliz e temos que nos educar até para ser feliz, senão a gente não sabe a extensão dessa palavra, por isso eu vejo que o Sistema OCB de Mato Grosso e as cooperativas vivem um momento histórico, caminhando com a educação”.
 
Para a assessora estratégica do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba, responsável pelo processo da Fecoop, “vivemos um momento extremamente importante para o cooperativismo. Estamos dando o passo inicial para a construção de ensino superior corporativo, pensando em conteúdo, em identidade cooperativa, já que o sistema convencional de ensino, infelizmente não oferece essas condições para o mundo cooperativo”.

Dalabarba explica, que “apesar de ser um processo longo a construção de uma instituição, onde o MEC (Ministério da Educação) é extremamente burocrático na aprovação desses projetos, tenho certeza que vai alavancar o cooperativismo no estado”.
 
O Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, explica que os próximos passos “serão as questões práticas, como consolidar a instituição mantenedora que tem a participação da OCB/MT e das cooperativas contribuintes, aquelas que vão manter o instituto em funcionamento”.

Mazzotti explica que em outubro será dada entrada no MEC da abertura da plataforma da Faculdade, “e uma vez aprovado daremos inicio ao processo de implantação dos projetos de desenvolvimento institucional, pedagógico, regimentais e outros tramites para que o instituto atenda as nossas necessidades, seja em termos de governança, seja na profissionalização da gestão das cooperativas”.

Ele poderá ainda que “o Instituto não será restrito às cooperativas mato-grossense, pois as parcerias estarão abertas, tanto em nível regional, nacional e internacional”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

"