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Guarujá (10/10) - O profissionalismo e a transparência na gestão, aliados à adoção de uma governança moderna e cooperativa, são pontos fundamentais para que o movimento cooperativista se consolide como modelo de negócios sustentável. A todo o momento, tais questões são apontadas pelos participantes da XVIII Conferência Regional da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI-Américas) como prioritárias ao desenvolvimento do setor e ao seu posicionamento da Década do Cooperativismo. Da mesma forma, os cooperativistas sul-americanos ressaltam a necessidade de formação de lideranças para o sucesso do negócio cooperativo.
SISTEMA FINANCEIRO – O presidente do Banco Sicredi, Ademar Schardong, por exemplo, destacou desafios apresentados às cooperativas de crédito pela competividade do mercado financeiro nacional. Entre os principais, está o oferecimento de produtos e serviços financeiros eficientes aos associados. “As cooperativas de crédito têm de entregar o produto pretendido pelo cooperado, da mesma qualidade ou até superior ao do mercado bancário e, ao final do exercício financeiro, ainda gerar resultado. É isto que faz o cooperativismo ser um modelo interessante. Por realizar bem o seu papel, o segmento tem crescido uma média de 20% ao ano”. Segundo ele, cerca de 80% do sistema financeiro são controlados por cinco instituições – duas públicas e três privadas. Outro ponto citado por Schardong é a busca dos sistemas que atuam no cooperativismo de crédito por um balanço combinado que mostre a contabilização de patrimônio de referência. “Isso faria com que as cooperativas de credito se tornassem muito mais competitivas no mercado financeiro de varejo", disse.
GOVERNANÇA COOPERATIVA - A participação ativa dos associados, dentro do que propõe a autogestão, é outro ponto determinante para o sucesso das cooperativas. Tão importante quanto, segundo Helmut Egewarth, parceiro do Sistema OCB, é a inclusão crescente de mulheres e jovens nesse processo. “É necessário sair do discurso para a prática. Podemos, por exemplo, prever nas eleições das cooperativas a inscrição de, no mínimo, três candidatos aos cargos de direção, prevendo sempre a participação de mulheres e jovens. O fato de ter três pessoas abre a possibilidade para a discussão de propostas. Outro mecanismo interessante, no sentindo de reforçar que os cooperados devem trabalhar juntos para o crescimento da cooperativa, é o compromisso público dos candidatos, de apoiar aquele que for eleito”, ressaltou.
ICPC 14 - O tema “capital” mereceu um colóquio especial na Conferência da ACI, do qual participou a Analista Giulianna Fardini, que falou sobre o ICPC 14, que tem preocupado as cooperativas brasileiras. Pelo ICPC 14, de aplicação obrigatória adiada para 2016, após esforços da OCB, o capital social das cooperativas terá que ser classificado no Passivo e não no Patrimônio Líquido, como é feito hoje na Contabilidade. O Passivo registra as dívidas da sociedade, enquanto o Patrimônio Líquido registra o capital próprio, que é a parte do patrimônio que não está comprometida com as dívidas; a principal fonte de capital próprio é o capital social, ou seja, o capital que os associados colocam na sociedade para viabilizar seu negócio. É o capital próprio que inspira a confiança nos novos credores de que a sociedade é sólida e tem condições de honrar seus compromissos financeiros; classificar o capital social como dívida causará um impacto muito negativo no mercado de credores das cooperativas e afetará sua competitividade, sua capacidade de captar novos recursos e, consequentemente, sua sustentabilidade. O problema não afeta apenas as cooperativas do Brasil, já que o ICPC 14 é a versão brasileira para a IFRIC 2, emitida pelo Internacional Accounting Standards Board – IASB, entidade responsável pela emissão das normas internacionais de Contabilidade. Após sua apresentação, Giulianna foi abordada por representantes de outros países da América, como Uruguai, Colômbia, Costa Rica, El Salvador e Peru, que mostraram interesse em participar do grupo técnico que irá elaborar um documento a ser enviado ao IASB para a revisão da norma.
NOVAS LIDERANÇAS – A importância da formação de jovens lideranças para a continuidade do negócio cooperativo foi outra questão em destaque na conferência. Filhos de cooperados e integrantes do Coopa Jovem em Patrocínio, Thais Anselmo e Caciano Sangaletti, falaram sobre o tema no IX Encontro da Juventude promovido no evento. Eles apresentaram o Coopa Jovem, um projeto desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária de Patrocínio. Segundo Thais, o objetivo é fortalecer a agropecuária na região, formando uma juventude consciente e atuante na cooperativa. Os dois jovens integraram o grupo do Sistema Ocemg que representou Minas Gerais na conferência.
CONFERÊNCIA - O evento, que conta com o apoio do Sistema OCB, também é uma realização do Sistema Unimed. Acompanhe no Informativo OCB outros temas debatidos durante a XVIII Conferência Regional da ACI-Américas.
Brasília (10/10) – A perda do benefício do Simples Nacional por cooperativas de transporte que têm em seu quadro social a presença de eirelis (empresas individuais de responsabilidade limitada) foi um dos assuntos que marcou a reunião ordinária do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, realizada nesta quarta-feira, na sede da cooperativa Valelog, na cidade de Arroio do Meio (RS).
O assunto – que faz parte do Plano de Trabalho do ramo transporte, elaborado no início do ano – rendeu um “dever de casa” às unidades estaduais. De acordo com o Coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, Abel Paré, com base em pareceres jurídicos apresentados na reunião do conselho, cada estado deverá elaborar um parecer técnico, apresentando todos os dados relacionados aos impactos financeiros e legais que essa perda do Simples poderá acarretar ao desenvolvimento das cooperativas.
“Nossa ideia, é elaborar um documento técnico até o fim deste ano e apresenta-lo à Receita Federal, com o objetivo de assegurar que os benefícios do Simples, entre outros, sejam mantidos nas cooperativas, mesmo com a participação de eirelis”, comenta Paré.
SIMPLES NACIONAL - O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Clique aqui para ler mais sobre este assunto.
MANUAL CONTÁBIL TRIBUTÁRIO – outro destaque da reunião foi a discussão aprofundada sobre a elaboração do Manual Contábil Tritubário para as cooperativas do ramo transporte. Esse documento norteará todos os aspectos da contabilidade cooperativista. Para isso, as cooperativas receberão visitas técnicas que darão conta da realidade tributária de cada uma delas.
Outros temas que também constaram da pauta da reunião foram:
- Demonstração para o SEFAZ da evasão fiscal na subcontratação de fretes;
- Necessidade de adequação da Lei 11442/07;
- INSS pelo tomador de fretes de cooperativas;
- Restrição de circulação de caminhões articulados de grande porte, como Bi-trens e Rodo-trens
- Linhas de crédito específicas para o Ramo;
- Entendimentos da legislação de ICMS;
- Apresentação do resumo das reuniões da Câmara de Estudos do Transporte junto ao Ministério dos Transportes;
SEMINÁRIO – Acontece hoje o 4º Seminário de Transporte Cooperativo. O evento – promovido pela Rede Transporte, com apoio do Sescoop/RS – está sendo realizado na cidade de Arroio do Meio (RS) e objetiva a viabilizar a reflexão sobre as oportunidades de negócios e tecnologias para a integração comercial e padronização das práticas operacionais e de gestão, Leia mais sobre este assunto, no Informativo de amanhã.
Brasília (10/10) – Prestar contas das atividades realizadas pelo Sistema OCB com o objetivo de desenvolver o cooperativismo brasileiro, aproximando as cooperativas do dia-a-dia da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Este é o principal objetivo do projeto “Portas Abertas”, novo canal de aproximação de lideranças cooperativistas de todo o país com a realidade do trabalho sistêmico desenvolvido pelas três entidades nacionais de defesa do cooperativismo em Brasília (DF).
Na turma-piloto do “Portas Abertas”, a equipe do Sistema OCB recebeu nesta quarta-feira (9/10) um grupo 22 diretores e gerentes de cooperativas de crédito de Minas Gerais, que tiveram a oportunidade de estar em contato com as gerentes-gerais da OCB, Tânia Zanella, e do Sescoop, Karla Tadeu, para ouvir os principais desafios da atuação das entidades no seu papel de representação política e institucional (OCB); de educação cooperativista, promoção social e monitoramento (Sescoop); e de representação sindical (CNCoop).
Durante a apresentação institucional do Sistema OCB, também foram abordadas todas as ações desenvolvidas especificamente ao Ramo Crédito, com enfoque na importância da atuação do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (Ceco/OCB) e das novidades referentes ao Curso de Formação de Conselheiros do Cooperativismo de Crédito (Formacred), programa desenvolvido pelo Sescoop. Também foram lembradas, no encontro, as últimas grandes vitórias conquistadas pelo Sistema OCB no Congresso Nacional e no Poder Executivo, como a regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e a aprovação da Medida Provisória (MPV) 619/2013, que trata, dentre outros assuntos, do Fundo Garantidor de Crédito para Cooperativas (FGCoop).
Além disso, o grupo realizou visita institucional ao Congresso Nacional e ao Banco Central, onde puderam entender mais profundamente como tramitam as proposições e os normativos que afetam o cooperativismo de crédito brasileiro. No Banco Central, as cooperativas mineiras foram recebidas pelo seu secretário-executivo, Geraldo Magela, que demonstrou o seu entusiasmo com o cooperativismo de crédito brasileiro, tendo em vista o “alcance do patamar de dois dígitos na participação no Sistema Financeiro Nacional (SFN)”. Atualmente, o cooperativismo de crédito corresponde a 2,1% do mercado financeiro do país.
Proximidade entre o projeto “Portas Abertas” e os workshops de melhoria do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”
Durante a semana, o grupo de cooperativas mineiras que participou do projeto “Portas Abertas” já estaria em Brasília para participar de atividades referentes ao “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, que está sendo realizado entre hoje e amanhã (10 e 11/9) na sede do Sistema OCB. A perspectiva é que a dobradinha entre os dois projetos aconteça mais vezes : outros 6 grupos de lideranças cooperativistas estarão em Brasília neste ano para participar do workshop de melhorias do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, tendo, também, a oportunidade de participar do “Portas Abertas”.
Rio de Janeiro (10/10) - O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, ministrou a palestra “A importância da governança corporativa no cooperativismo” para cerca de 30 funcionários que participaram do encontro, que faz parte do projeto ‘Cooperativismo às 15h30’, cuja finalidade é promover o aperfeiçoamento de técnicos e analistas do Sistema. O encontro aconteceu na Casa do Cooperativismo carioca, nesta segunda-feira.
O ‘Cooperativismo às 15h30’ é um evento permanente, realizado quinzenalmente, dentro do projeto Qualidade de Vida e Educação Continuada do Sescoop/RJ.
A finalidade da palestra foi promover uma visão prática da governança e explicar os motivos para aplicação dos instrumentos de governança corporativa, além de destacar os benefícios das boas práticas de governança, como a melhoria da competitividade.
Entre os destaques, foram apresentadas a origem da governança corporativa por meio da exposição das principais teorias e da análise de casos práticos e a discussão da evolução recente da governança corporativa no Brasil. Também foram explicadas as principais estruturas e instrumentos de aplicação da governança no cooperativismo.
A Teoria de Agência, também chamada Teoria do Agente Principal, foi abordada pelo presidente do Sistema. Este modelo é considerado a principal abordagem formal para a governança corporativa. Ela define o relacionamento de agência como "um contrato no qual uma ou mais pessoas engajam outras para desempenhar alguma tarefa em seu favor, envolvendo a delegação de autoridade para a tomada de decisão pelo agente".
“Este modelo é o que queremos implementar dentro do Sistema OCB/RJ. Ele é usado nas principais instituições do Brasil e, também, em diversos países da Europa. É o mais moderno. Aos poucos, estamos promovendo esta mudança de estrutura, criando novos setores, como, por exemplo, o de Promoção Social. Pretendemos, com isso, promover o desenvolvimento do Sistema”, relatou Diaz.
Para aprimorar este desenvolvimento do modelo Teoria de Agência no Sistema OCB/RJ, Diaz afirmou que é imprescindível o aperfeiçoamento profissional. “A falta de conhecimento é algo que devemos ter muita preocupação. Isto vale tanto no Sistema quanto nas cooperativas. Através de cursos, seminários e palestras fazemos com que os profissionais saibam qual o papel determinante possuem dentro do modelo de governança”, explicou o dirigente. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Manaus (10/10) – Cerca de 300 produtores rurais participaram, na última terça-feira, da Feira de Agronegócio da Agricultura Familiar, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O evento aconteceu na comunidade São João Batista, Km 60 (da rodovia estadual AM-070), que liga Manaus a Manacapuru.
A presidente da Coomapem, Eliana Medeiro, representou o Sistema OCB/AM – como diretora da OCB-AM – e falou sobre a importância do evento ao reunir produtores no mesmo lugar para conseguir financiamentos, e com isso implementar o desenvolvimento da produção no estado do Amazonas. “Nossos cooperados foram mobilizados e vieram ao evento com a finalidade conhecerem as vantagens do cooperativismo e, ainda, para receber informações sobre o incremento da produção cooperativista na produção total do Amazonas”, declarou Eliana.
Segundo o gerente do Idam, em Manacapuru, Marildo Ximenes, uma das finalidades do evento é aproximar agentes financeiros dos produtores rurais, disponibilizando políticas públicas oferecidas pelo estado.
Para Ximenes, o setor primário começa produzir grandes resultados no Amazonas, por disponibilizar recursos para a agricultura familiar, diminuindo o esforço do produtor. “A nossa intenção é financiar máquinas e equipamentos agrícolas para aumentar a produção e dar condições ao produtor de escoar os seus produtos e, com isso, oportunizar o meio de transporte para a comercialização, eliminando a figura do atravessador”, disse o gerente. (Cooperativa de Comunicação do Amazonas).
Natal (10/10) – O Setor de Capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (Sescoop-RN), elaborou a programação de cursos de qualificação profissional para o mês de outubro. Os cursos são para cooperados, funcionários e familiares. Há também uma porcentagem destinada à comunidade em caso de vagas remanescentes.
A programação começa a partir do dia 14, com o curso de ‘Correspondente Bancário’, com aulas até o dia 25 deste mês no horário das 19h às 22h. O objetivo é fornecer informações básicas sobre o Sistema Financeiro Nacional, produtos e serviços financeiros, boas práticas de vendas, controles, direitos do consumidor, entre outros. O curso será ministrado pelo Especialista em Finanças, Aluízio Azevedo Júnior.
Nos dias 18 e 19 acontece, em Caicó/RN, o curso de ‘Elaboração de Projetos/Siconv’, com aulas das 8h às 17h, ministradas pelo Administrador de Empresas, Igor Matheus. O curso irá abordar os conceitos e fundamentos de elaboração de projetos e fluxo operacional do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).
De 21 a 25 haverá ainda o curso ‘Noções de Tesouraria’, abordando os processos e transações internas e externas da área financeira. O instrutor será o Contador José Carlos Lucena. No dia 26 de outubro ocorre o curso de ‘Grafodocumentoscopia’, das 8h às 18h, com técnicas que ensinam a reconhecer a veracidade de documentos e assinatura. Os cursos acontecem na Sede do Sescoop-RN, exceto o curso de Siconv.
Ainda este mês, acontece o Seminário ‘Memórias do Coopertivismo Potiguar’. As inscrições podem ser realizadas na seção “Cursos e Palestras”. Outras informações através do telefone (84) 3605-2531. (Assimp Sistema OCB/RN)
Brasília (10/10) - O Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal, com recursos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (FUNDECOOP), executa o Projeto Nacional de Fortalecimento do Ramo Turismo e Lazer e de Promoção à Integração Cooperativista.
O Projeto surgiu em resposta às oportunidades internas e externas que as cooperativas do ramo turismo e lazer poderão usufruir, pois contam com o potencial de crescimento atual considerando o cenário positivo do Brasil para o turismo, com base nos grandes eventos esportivos mundiais que o país sediará como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Outro fator relevante é o crescimento da renda da população, que tende a impulsionar os negócios do setor. Além desse, o cooperativismo brasileiro tem se consolidado em diversas áreas e desperta o interesse de cooperativistas de outros países em conhecer as exitosas experiências de cooperativas brasileiras que podem servir de referência para a aplicação de novas tecnologias e modelos de gestão.
O projeto, iniciado em 2011, tem como objetivo principal fortalecer cooperativas do ramo turismo e lazer e promover a integração cooperativista brasileira e mundial, por meio da estruturação de dez roteiros técnicos para a disseminação de boas práticas de gestão, realizadas através de visitas técnicas às cooperativas de destaque.
O principal produto deste projeto é o Programa RTC-BRASIL – Roteiros Técnicos do Cooperativismo Brasileiro, com o slogan “Viaje pelo cooperativismo brasileiro”. Por meio deste programa, os interessados poderão adquirir os roteiros formatados.
A promoção e divulgação do RTC-BRASIL será realizada por meio de 10 vídeos, todos trilíngues, um para cada roteiro, e um vídeo de apresentação. O Programa contará ainda com material de divulgação impresso e um hotsite com todas as informações sobre os roteiros e a forma de aquisição.
Para o Coordenador Nacional do Conselho Consultivo do Ramo de Turismo e Lazer e coordenador do projeto, Remy Gorga “desenvolver o intercâmbio nas cooperativas e a intercooperação no processo de operacionalização dos roteiros é um processo inovador que garantirá a disseminação de boas práticas entre o cooperativismo brasileiro”, avaliou Gorga. (Assimp OCDF)
Guarujá (09/10) - A presidente Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Dame Pauline Green, anunciou ontem (8/10) que será lançada em novembro, na Cidade do Cabo (África), uma nova logomarca para o cooperativismo mundial. O “blue print” – como tem sido chamado pelos conferencistas da ACI – tem por objetivo posicionar as cooperativas de todo mundo como empresas sustentáveis, modernas e rentáveis. A nova logomarca ainda não foi oficialmente apresentada, mas seu conceito já ficou bem claro. Confira as ‘dicas’ repassadas por Pauline Green:
IMAGEM SUSTENTÁVEL - “O “blue print” vai nos posicionar como empresas sustentáveis perante ao público e formadores de opinião. Se não usarmos uma nova marca, poderemos continuar com o estigma de sermos organizações menos competitivas e menos rentáveis. Nós queremos mudar esse posicionamento para ocupar o espaço que nos é de direito no mercado”.
OBJETIVO DO BLUE PRINT - “Queremos uma logomarca que nos identifique ao redor do mundo, nos mercados, em nossos produtos. Queremos que todas as cooperativas usem e, para isso, pedimos que todos os membros nos ajudassem nessa missão. Um total de 86 países participou enviando sugestões para a criação dessa nova marca, mais moderna e capaz de transmitir conceitos como sustentabilidade, solidez e rentabilidade. Agora, teremos uma logomarca que, espero, nos represente ao redor do mundo pelos próximos anos”.
ANO INTERNACIONAL - “Enfrentamos a maior e a mais drástica mudança na história das economias mundiais. Esse novo paradigma foi provocado pela chegada das novas tecnologias de informação e também pelas mudanças climáticas que afetarão 9 bilhões de pessoas em todo o planeta. Em meio a essas transformações sociais, o desemprego cresceu, sonhos deixaram de ser realizados e entramos em um período de forte recessão. Nesse contexto, a ONU nos homenageou com um ano dedicado às cooperativas (2012). Disposta a aproveitar essa oportunidade, a ACI pediu às organizações dos países membros que utilizassem suas verbas de marketing para mostrar o cooperativismo à mídia, aos políticos e aos formadores de opinião. Queríamos aumentar a família cooperativista ao redor do mundo e conseguimos. E não vamos deixar isso morrer. Por isso, para nós, 2012 marcou o início da Década do Cooperativismo”.
AGRADECIMENTO - “Agradecemos a você, Américo Utumi, por todo o trabalho realizado frente à ACI. Você foi um grande diretor. Fala quando tem realmente algo a dizer e é sempre ouvido. Nós todos sentiremos sua falta e queremos agradecê-lo por tudo o que tem feito pelo cooperativismo”.
Brasília (09/10) – O cooperativismo mineiro de crédito bem representado. É esse o retrato da participação de 21 representantes de cooperativas do estado de Minas Gerais, no primeiro dia do Workshop sobre o Plano de Melhorias, previsto como parte das atividades relativas ao “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”. A visita prossegue até quinta-feira, dia 11. A maior parte da programação acontece na sede do Sistema OCB, em Brasília.
Essa é a primeira turma de 10 que virão até Brasília para conhecer de perto o funcionamento das gerências do Sistema OCB e que terão, ainda, a oportunidade de encontrar alternativas que melhorem suas práticas de gestão. As cooperativas contempladas com a ação fazem parte do grupo de 150 classificadas no “Prêmio Sescoop Excelência em Gestão”.
O processo de classificação deu-se por meio de respostas a um questionário que avaliava os processos de gestão. As respostas dadas foram confirmadas in loco por um grupo de avaliadores, durante visitas às cooperativas, entre os meses de agosto e setembro. O Workshop é uma iniciativa da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, realizadora do prêmio.
O objetivo é possibilitar que a cooperativa desenvolva as oportunidades de melhorias identificadas nos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos por ela própria, no Programa de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas (PDGC).
Durante a abertura, Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop, agradeceu aos mineiros pela participação no prêmio e disse que o Workshop é uma oportunidade de construir um bom plano de melhoria da gestão, de modo que as cooperativas atendam aos requisitos para reconhecimento nos próximos ciclos do Prêmio. “Se vocês chegaram até aqui, já são campeãs. Então a participação neste evento representa a possibilidade de melhoria dos indicadores, pois o resultado principal desse grande processo é o desenvolvimento da gestão das cooperativas de modo a gerar resultados para elas”, analisa a gerente.
A gerente geral do Sistema OCB, Tânia Zanella, afirmou que a participação das cooperativas mineiras no prêmio e, por consequência disso, no Workshop, representa um avanço nas relações institucionais. “É emocionante ver o empenho de vocês. Acreditamos que a união entre as cooperativas é a única forma de assegurar o desenvolvimento do cooperativismo. Sejam muito bem-vindos”, saúda Tânia.
Além de participaram do Workshop, os participantes também terão a chance de integrar ao projeto piloto “Portas Abertas”, uma iniciativa do Sistema OCB, por meio da Gerência de Relações Institucionais, que tem a intenção de informar e aproximar a base cooperativista, do trabalho que é realizado em Brasília pelas áreas do Sistema OCB.
São Paulo (09/10) - Estratégia & Gestão de Pessoas. Esse será o tema do 9º Seminário Sicoob SP 2013, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, em Atibaia (SP). A programação inclui palestras com grandes nomes do cooperativismo e da administração: com Paulo Storani, Ricardo Amorim, Daniel Godri, Marco Aurélio Almada, Alberto Matias e David Forli. O evento inclui, ainda, shows com: Paralamas do Sucesso, Nerso da Capetinga e Rosana Melo.
O Seminário Sicoob SP visa a satisfazer sua missão: “atender às necessidades e expectativas de suas singulares”, para o alcance de sua visão: “ser referência no cooperativismo de crédito brasileiro”. Além disso, o evento tem por objetivo o desenvolvimento e a capacitação de lideranças e de dirigentes, preparando-os para os desafios do mercado e o processo de sucessão.
São esperados mais de 400 participantes, entre dirigentes e técnicos do sistema Sicoob/Bancoob, assim como de cooperativas singulares e parceiros do Sicoob SP.
Neste ano, o evento convida à discussão sobre a estratégia de governança e de atuação no mercado, associada à aplicação das práticas de gestão de pessoas dentro das cooperativas, despertando a importância do relacionamento em equipe para o alcance do sucesso. A presença de renomados conferencistas e personalidades vai enriquecer o debate nas 10 palestras que acontecerão nos dois dias.
Realizado pelo Sicoob SP, o seminário conta com o apoio do Sistema OCB/SP, Inepad, Bancoob, Sicoob Cocred, Sicoob Credicitrus, Sicoob Credicoonai, Mongeral Aegon e Zurich Seguros.
Serviço
9º SEMINÁRIO SICOOB SP - ESTRATÉGIA & GESTÃO DE PESSOAS
Data: 10 e 11 de outubro
Local: Bourbon Atibaia Convention & Spa Resorts - Atibaia (SP)
Informações: 16-3456-7444 ou
Fortaleza (09/10) - Com o tema “Seu futuro é o resultado do presente”, o IV CCPENCE, Congresso realizado pela Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará (COOPEN-CE), com apoio do Sistema OCB/CE, decidiu trazer o futuro como tema para o evento. A presidente da Cooperativa, Najla Gurgel, acredita que a escolha do pensar o futuro como tema do Congresso trás muitos benefícios para quem planeja uma gestão de qualidade.
“Colocamos esse baseado no momento em que estamos vivendo. O projeto de cuidados com o idoso, por exemplo, está nos deixando muito felizes. Há 15 anos cuidamos de pessoas da terceira idade em domicílio e agora estamos cuidando na nossa sede, desenvolvendo a socialização. Lá ele conversa com pessoas da própria idade, participa de jogos de interatividade, rodas de conversa e muitas outras atividades que fazem com que o idoso não veja o tempo passar e sinta-se em casa”, explica a Presidente.
Mais uma vez, o Sistema OCB/CE entrou na parceria para a realização do IV CCPENCE, pois acredita no potencial do cooperativismo do ramo saúde no Estado do Ceará. “O tema é muito interessante porque nós precisamos nos preocupar com o nosso amanha. Na área de saúde o nosso amanhã depende do nosso modo de vida e o profissional de enfermagem tem se importado muito com isso”, explica o Presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira.
No dia seguinte, na sexta-feira, pela manhã, houve o eixo-temático em Coaching “Formatando hoje o DNA do amanhã”, destacando o desenvolvimento de competências profissionais com Dra. Cláudia Alcântara, Palestrante e Coach. À tarde com o Simpósio da 3M seguido do Painel: “A miscelânea da segurança do paciente e do profissional” com as Palestrantes Dra. Adriana Solon - Gerência de Riscos, Dra. Lurdemiler Sabóia, Professora, Doutora em Farmacologia e Dra. Najla Gurgel, Presidente da COOPEN.
E no sábado foi a vez da apresentação de “Temas Livres”, na modalidade Pôster, sob a Coordenação da Professora Dra. Albertina Diógenes, seguida da “Ciranda do bem-estar”, abrangendo Oficinas de: Alimentação saudável com Nutrólogo Ricardo Sidou, Nutricionista Heloisa Barbosa e Equipe de Estagiárias da UNIFOR; Etiqueta profissional e pessoal com Dra. Silvia Dionísio, Diretora Administrativa da COOPEN; Make-up com Lincoln Walraven, maquiador das estrelas e Ginástica Laboral com Diane Nocrato da Academia Sportif Personnalité.
Porto Alegre (09/10) - Ao longo desta semana, 26 alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas, promovido pela Escoop para alunos do Ceará, estão no Rio Grande do Sul para a realização de um intercâmbio técnico nas cooperativas gaúchas, voltado para as boas práticas de Governança. Nestes cinco dias em que estarão no Rio Grande do Sul, além de conhecerem a sede da Escoop, os 26 alunos conhecerão as cooperativas gaúchas Cooperlogin, Cootravipa, Uniodonto Federação, Piá, Sicredi Pioneira, Cooperativa Vinícola Aurora, além da Fecoopes Pioneira (Federação das Cooperativas Escolares).
Na manhã de ontem, os alunos, que são associados e dirigentes de cooperativas do Ceará e colaboradores do Sistema OCB/CE, assistiram a uma palestra do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, e do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius. Em sua apresentação, Perius demonstrou em números a expressão do cooperativismo gaúcho e sua importância para a economia do Rio Grande do Sul, bem como relatou suas experiências no setor, ressaltando a importância da participação dos jovens e das mulheres no dia a dia das cooperativas.
Por fim, o presidente salientou o pioneirismo da Escoop e sua importância para a divulgação dos valores cooperativistas, quando destacou: “estamos aqui para preparar as pessoas para a educação cooperativista, para formar gente capacitada para a divulgação de nossa filosofia”, finalizou.
Esta é a terceira turma de cooperativistas do Ceará que participa da pós-graduação em Gestão de Cooperativas. A turma já está na fase final do curso, com previsão de conclusão do mesmo em março de 2014, quando serão diplomados pela Escoop. A programação e o acompanhamento da visita técnica fica a cargo da analista técnica da Promoção Social do Sistema Ocergs, Ubiracy Barbosa Ávila.
Brasília (09/10) – Após verificar a regularidade da comprovação dos requisitos para o cargo de analista tributário, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o candidato Maurício da Silva, a se apresentar à Gerência de Pessoas da entidade, nesta quinta-feira (10/10), às 9h. O endereço é Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 06, Bloco “K”, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF. O Comunicado nº 05, referente ao processo seletivo nº 03/2013, pode ser acessado clicando aqui.
"Brasília (09/10) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da primeira etapa do Processo Seletivo nº 04/2013, cujo objetivo é a contratação de dois analistas em monitoramento (graduação em Ciências Contábeis).
Diante disso, os candidatos listados no item 1.1 do Comunicado nº 2 (veja a relação aqui) deverão comparecer nesta sexta-feira, dia 11/10, ao Edifício Casa do Cooperativismo, localizado no Setor de Autarquias Sul (SAUS) Quadra 4, Bloco I, Térreo, Brasília-DF, com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência do horário determinado, para a realização da segunda etapa do processo de seleção, denominada Avaliação de Conhecimentos.
A avaliação de conhecimentos começará pontualmente às 9h. O prazo máximo para a entrega da prova será às 11h. Os candidatos deverão apresentar um documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica de material transparente na cor azul ou preta. Para acessar o COMUNICADO Nº 2, clique aqui.
Ficam os candidatos convocados para a 2ª etapa autorizados a fazer uso de CALCULADORA SIMPLES. Não será admitido o uso de calculadora científica; celular, smartphone, tablet ou equipamentos similares, bem como o empréstimo de material durante a realização da avaliação.
O não comparecimento acarretará na eliminação imediata do candidato.
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Belo Horizonte (08/10) - O Sicoob Central Cecremge realizará nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, a 14ª Edição do Seminário das Cooperativas de Crédito. Com o tema ''Gestão para resultados'', o evento tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre o foco das cooperativas para a necessidade de crescimento e perenidade sistêmica.
Voltado para toda a comunidade que integra o cooperativismo de crédito, o Seminário promoverá o estudo e a discussão de temas pertinentes à classe, no intuito de cumprir princípios básicos do cooperativismo, como a educação, formação e informação dos membros das cooperativas.
Na programação estão incluídas as apresentações dos conferencistas Eugênio Mussaki, Gilclér Regina, Eduardo Gianetti, Eduardo Shinyashiki, Érik Pena, Eduardo Carmello, além do stand-up comedy ''Nelson Freitas e Vocês''. Haverá também a participação do diretor de operações do Bancoob, Ênio Meinem, que ministrará a palestra magna ''Gestão para resultados''.
Durante os três dias de evento, os participantes poderão participar de uma feira de negócios e assistir ao show de Luciana Melo, Dani Morais, do The Voice Brasil, e banda Lex Luthor.
SERVIÇO - Os interessados poderão fazer a sua inscrição até 18 de outubro, pelo site: www.cecremge.org.br/seminario. Mais informações, pelo telefone: (31) 2104-8794. (Assimp OCEMG)
Brasília (08/10) - A Cooperativa Cio da Terra (Cooperativa de Negócios Ecoagropecuários Ltda) recebeu na manhã de segunda-feira (30/09), a visita do presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, e da gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCDF, Carla Madeira. O objetivo da visita foi levantar e analisar algumas necessidades para o desenvolvimento da cooperativa.
Durante o encontro foram discutidos os pontos-chaves para a elaboração de um plano estratégico de retomada de alguns projetos da cooperativa e de integração entre os cooperados.
Além da diretoria do Sistema OCDF, também participaram da reunião os seguintes representantes da Cooperativa Cio da Terra: Fernando Cezar Ribeiro, presidente; Cecin Sarkis Simão, vice-presidente; João Batista de Almeida Moura, diretor administrativo/financeiro; Ricardo Alencar D’Araújo Couto, conselheiro vogal e Zaqueu Silva de Abreu, conselheiro vogal. (Assimp OCDF)
Manaus (08/10) – No próximo dia 19 de outubro, o Sistema OCB/AM, em parceria com a Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru) promovem a Feijoada Solidária para a reconstrução cooperativa, que teve seu galpão incendiado em meados desse ano, resultando na perda de 700 toneladas de fibras de malva e juta que estavam estocadas. O incêndio também destruiu toda a estrutura do local.
APOIO - O evento vai ser realizado com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra (Coocpone) e Secretaria de Produção Rural (Sepror), no Clube da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), situado na rua Franco de Sá, 812, bairro São Francisco, a partir do meio dia. O ingresso para o evento custa R$ 25,00 e pode ser adquirido na sede da OCB ou junto à Coomapem pelos telefones (92) 3611-2226, (92) 3361-2544 ou (92) 9185-2783.
O presidente da Coocpone, Wollder Souza, falou de seu envolvimento com a causa. “Tomamos a iniciativa de levar a ideia da feijoada para o presidente e ele aprovou. Conhecemos tão bem a Eliana (presidente da Coomapem) e o esforço dela pela cooperativa que o mínimo que poderíamos fazer era unir forças junto a ela e aos cooperadores para recuperar a Coomapem”, afirmou Wollder.
A Coocpone oferecerá a bebida (água, refrigerantes e cerveja). Todo o lucro obtido com aas vendas será destinado à Coomapem. Caberá a eles, também, a organização de barracas e o trabalho de servir as bebidas.
AUTOESTIMA - Para Eliana Medeiro, a iniciativa, organizada pela Coomapem e parceiros, é mais do que prover recursos financeiros. “Com esta ação, estamos trabalhando, também, a autoestima dos cooperados, que após o incêndio, ficaram desmotivados pelo que aconteceu. É algo que, com certeza, marca a nossa história, pois nos ajuda a nos unirmos ainda mais", afirmou a presidente.
Para Petrucio Magalhães Júnior, presidente do Sistema OCB/AM, o apoio dos parceiros é fundamental. “Com a Secretaria de Produção Rural estamos no aguardo da disponibilização de um grupo musical, uma banda de pagode, para animar os presentes e com a ADS, obtivemos a doação dos itens alimentícios a serem utilizados na feijoada”, conclui. (Sistema OCB/AM e Coomapem)
Vitória da Conquista (08/10) – A segunda edição do Curso em Educação Cooperativista (Educoop) começou com dinamismo. Na noite dessa sexta-feira, 27, dezenas de professores da rede municipal de ensino que farão a capacitação participaram de uma aula inaugural que representou o desejo de boas-vindas aos novos cursistas. Confira o depoimento – carregado de expectativas – de alguns professores.
Edwaldo Alves - O Educoop é resultado de uma iniciativa da Cooperativa de Crédito dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (Sicoob Credcoop), em parceria com o Governo Municipal, o Instituto Francisco de Assis de Teixeira de Freitas (IFA) e com as instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/BA). “Fico muito feliz com a realização deste curso, que tem a ideia de difundir o cooperativismo para crianças e jovens através dos professores. Sem dúvida, essa é uma ideia louvável, assim como foi a ideia de criação da Credcoop pelo Governo Municipal. Hoje a cooperativa é única na Bahia”, declarou o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, representante do prefeito municipal, Guilherme Menezes.
Jussiara Lessa - A aula inaugural dessa sexta-feira, promovida no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, celebrou o início de mais uma importante jornada de conhecimento, pautada na multiplicação dos princípios do cooperativismo. “A educação é a melhor forma de promover essa doutrina, e os professores são as pessoas indicadas para começar a difusão desse conhecimento”, opinou a representante do Sescoop, Jussiara Lessa.
Rejane Silva, presidente do Sicoob Credcoop - A capacitação ocorre com a proposta de proporcionar ao professor cursista o desenvolvimento de aptidões voltadas à educação cooperativa e à qualificação profissional, para disseminar práticas e princípios cooperativistas, a exemplo do comprometimento, da responsabilidade, da liderança e da cooperação, no universo escolar. “Desde a nossa fundação, há dezesseis anos, nos preocupamos em oferecer educação cooperativista e em formar pessoas para que no futuro sejam multiplicadoras”, assegurou a presidente do Sicoob Credcoop, Rejane Silva de Almeida,
Maria Andréia, diretora do IFA - Com o curso, mais de 50 professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista participarão de 200 horas de aulas, realizadas nos dias de quarta-feira e sábado na Rede de Atenção. As aulas do Educoop começam efetivamente neste sábado, 28, e seguem até o mês de dezembro, após a conclusão de nove módulos de estudos. “Ao capacitar o professor com embasamento teórico e prático sobre cooperativismo, para que isso possa ser vivenciado junto com as crianças, nós estamos em busca de uma sociedade menos competitiva”, certificou a diretora do IFA, Maria Andréia Dutra de Carvalho
Esechias Araújo Lima - Participação especial – Para receber os professores desta segunda edição do Educoop, a aula inaugural do curso foi abrilhantada com a participação especial de Esechias Araújo Lima, poeta, escritor, dramaturgo e assessor de comunicação da Crediconquista. Durante o evento, Esechias ministrou uma palestra sobre “Cooperativismo e Educação: vontade de crescer juntos!”, em que reforçou os princípios e a importância da disseminação do cooperativismo. “O objetivo é formar multiplicadores para que o cooperativismo venha da escola e, com isso, possamos formar os nossos futuros cooperados”, ressaltou.
Novidades - A formatura da primeira turma do Educoop foi realizada em maio de 2013. Neste ano, a capacitação contará com uma novidade, a adesão de crianças que estudam nas creches municipais. “Para nós é um grande avanço e privilégio contar com professores da educação infantil nesta etapa do curso”, contou a professora e coordenadora do Educoop, Elisângela Andrade Moreira. (Assimp OCEB)
Brasília (4/10) – Durante toda esta quinta-feira (3/10), os integrantes da banca julgadora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão estiveram reunidos para analisar as iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras na profissionalização do negócio, e apontar as cooperativas vencedoras desta primeira edição. No dia 19 de novembro, elas serão conhecidas – e reconhecidas – em uma cerimônia de entrega do Prêmio, que será realizada em Brasília (DF), com a presença de diversas autoridades e lideranças do setor.
Composta por cinco membros, de variadas instituições, a banca é a instância final da premiação. “Antes de chegar até aqui, as cooperativas inscritas passaram por um longo processo, incluindo visitas in loco e avaliação dos resultados pelo Comitê Gestor”, informa a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela. São integrantes da Banca: André Luis da Silva Dantas, representante do Sebrae Nacional; Jairo Martins da Silva, superintendente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); Ronaldo Vieira da Silva, representante do Banco Central do Brasil; Roberto Rodrigues, Embaixador da FAO/ONU e Marcos Vasconcelos, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em depoimento ao final dos trabalhos, o superintendente da FNQ (entidade parceira na construção do Prêmio), Jairo Martins, declarou que o sistema cooperativista está no caminho certo. “Para que uma organização responda bem a todas as mudanças de cenário que vemos no mercado, ela precisa ter uma gestão estruturada e sistêmica, assim como propõe o Sescoop com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Sem dúvida, o PDGC é uma ferramenta de extrema importância pra que o setor melhore cada vez mais a sua gestão. E o prêmio traz um fator motivacional, de valorização do que já tem sido feito nesse sentido”, disse Martins em nome de todos os integrantes da banca julgadora.
O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela primeira vez este ano. O objetivo é valorizar e reconhecer boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras. Tanto é que, para concorrer ao Prêmio, a cooperativa deve primeiramente aderir ao PDGC. “O Sescoop é uma entidade que foi criada com os fins e os objetivos muito claros, de capacitar, de formar melhor a nossa gente. Pensando nisso, criamos o PDGC. Trata-se de um caminho para que as cooperativas possam alcançar a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para que elas se firmem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma o presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas.
Segundo o dirigente, a participação da base é fundamental para o sucesso do processo. “Nosso trabalho, nesse sentido, é sensibilizar a todos sobre a importância de se investir constantemente na profissionalização dos negócios. Tenho certeza de que o programa vai contribuir para que milhões de pessoas no Brasil tenham uma condição melhor por meio das suas cooperativas – de serem reconhecidas e terem seus produtos e serviços aceitos no mercado”, declara.
Sobre os resultados que a premiação deve trazer, Freitas acrescenta: “O que eu espero é ver os milhões de associados das cooperativas brasileiras com uma qualidade de vida melhor, uma renda mais adequada, enfim, mais felizes e fazendo crescer o movimento cooperativista no Brasil”.
Salvador (3/10) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia (Sescoop/BA) oferecerá curso de Gestão de Cobrança em Cooperativa Educacional, que acontecerá amanhã (4/10), em Salvador (BA). O objetivo é discutir, identificar e focalizar problemas de recuperação de crédito em cooperativas educacionais, de professores ou de pais de alunos.
O curso tem como público alvo os funcionários, diretores ou conselheiros, responsáveis pela área de cobrança nas cooperativas. Entre as disciplinas que serão ministradas estão: Noções de Cooperativismo (Lei 5.764/71 e Lei 12.690/12), Diretos e Deveres do Cooperado e a Diferença entre Cooperativas de Pais e Alunos e Cooperativas de Professores, bem como o Impacto de Ações e/ou Omissões no Quadro Social da Cooperativa.
Durante o curso, os inscritos ainda verão a Diferença da Relação Societária, Procedimento de Eliminação de Cooperado Inadimplente e Procedimentos de Cobrança de aluno cliente. Para participar, os cooperados deverão apresentar a cópia do estatuto social e regimentos internos da cooperativa (se houver).
Mais informações e inscrições podem ser feitas neste endereço.