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Cerca de 80 pessoas estiveram presentes na aula inaugural da nova turma do Programa JovemCoop da região norte do Espírito Santo. A aula aconteceu na Câmara Municipal de São Gabriel da Palha e contou com a participação dos alunos aprovados, seus familiares, ex-alunos e também parceiros do Programa, além do presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, Esthério Sebastião Colnago.
O JovemCoop tem como objetivo promover a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas, estimulando os jovens a participar ativamente do negócio da cooperativa, além de promover o empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
Por meio do Programa, os jovens são capacitados para conhecer e gerir o negócio cooperativo; desenvolver habilidades de lidar com ambientes multiculturais, tomar decisões estratégicas, gerenciar conflitos e negociar. Além disso, eles passam a conhecer o ambiente cooperativo na qual estão inseridos.
Na região Norte, o JovemCoop conta com a parceria das cooperativas: Veneza, Cooabriel, COOPESG e Sicoob Norte. A próxima aula será realizada no próximo dia 28 na Coopesg. Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES pelo email
Confira alguns depoimentos a respeito do projeto de formação:
Bento Venturim (presidente Sicoob/ES): Estamos com a terceira turma de Jovens Lideranças aqui do norte do Espírito Santo e qualquer aprendizado que se tenha é importante e esse específico direcionado para filhos de associados e funcionários de cooperativas - os futuros dirigentes das cooperativas – eu vejo como uma importância fundamental o trabalho com aqueles que vão conduzir as cooperativas no futuro. Conosco não havia essa oportunidade de aprendizado, tínhamos muito trabalho e uma pitada de sorte para dirigir a Cooperativa. Hoje não podemos contar com a sorte e por isso a importância do aprendizado que está sendo passado aos alunos do JovemCoop e com o mundo corrido como está e a tecnologia avançada, precisamos fazer esse tipo de trabalho com os jovens, pois após se associarem o tempo é curto para ensinar. O Programa é fundamental e devemos ainda ir além, senão poderemos ter sérios problemas no futuro. Abrimos as portas para que os nossos funcionários possam fazer o curso, para aqueles que estudam e tem o perfil, nós também damos oportunidade de emprego e temos também alunos que passaram por aqui e hoje fazem parte do nosso Conselho Fiscal. Enfim, as portas estão abertas para que eles aproveitem o aprendizado adquirido. Infelizmente não há oportunidade para todos, mas aqueles que se esforçam e se destacam, nós buscamos aqui!
Juremar Pin (diretor eventual da Veneza e Conselheiro da Cooabriel): Nós vemos essa parceria de forma muito importante como investimento, porque temos uma preocupação com o crescimento do cooperativismo, e por isso procuramos investir e incentivar para que os filhos dos sócios participem e que no futuro tenhamos grandes lideranças no cooperativismo. Hoje uma das maiores moedas que temos no mundo é o cooperativismo e o conhecimento, e com o Programa podemos aliar os dois, uma receita de sucesso.
Luiz Carlos Bastianello (conselheiro de administração da Cooabriel): A parceria é fundamental para que exista mais essa turma, até mesmo porque as cooperativas tem a possibilidade de formar esses jovens para serem os futuros dirigentes. Nosso propósito é já inserir os alunos no dia a dia da Cooperativa desde já, para que no futuro estejam ainda mais preparados.
Victor Pereira do Nascimento (professor da Coopesg): Desde o início a nossa cooperativa tem como objetivo educar jovens, então a parceria com essas várias cooperativas do norte do Estado para educar jovens lideranças, é um grande objetivo diante do mundo tão cheio de dificuldades como está, sem valores, falta de perspectiva e acima de tudo individualista. Como nossa origem é cooperativista, criar jovens que tenham essa tendência para se associar ou criar objetivos em comum, já é bem interessante. (Fonte: OCB/ES)
Florianópolis (04/09) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), formará a turma piloto do Programa Mulheres Cooperativistas, realizado neste ano, com associadas da Coopersulca. A solenidade acontece hoje, às 18h30, na sede Social da Cersul em Turvo.
A programação inclui entrega de certificados de conclusão da formação, mediante a frequência mínima de 80%. O “Mulheres Cooperativistas” é um programa de formação que visa promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo por meio da educação cooperativista e do desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências necessárias para potencializar futuras lideranças e buscar uma melhor participação e organização das mulheres no quadro social de suas cooperativas. “A iniciativa visa oferecer capacitação/formação buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas”, explica a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza.
O programa é destinado a cooperadas, esposas ou filhas de cooperados e colaboradoras de cooperativas de qualquer ramo de atividade que estejam devidamente registradas no Sistema Ocesc/Sescoop de SC. É formado por seis módulos de 16 horas que trabalham os seguintes temas: doutrina e educação cooperativista, desenvolvimento interpessoal e relacionamento familiar, sociedades cooperativas, protagonismo feminino e liderança cooperativista, empreendedorismo cooperativo, e organização do quadro social (OQS).
O presidente do Sistema Ocesc, Marcos Antonio Zordan, ressalta que o público feminino tem se mostrado cada vez mais interessado pelo universo cooperativista. “Se quisermos potencializar ainda mais nossos cooperados, sem dúvidas necessitamos priorizar e investir em estratégias destinadas às mulheres”.
Na quinta-feira (5/09), às 19 horas, ocorre a formatura da turma da Coopera, no Ideal Esporte Clube, em Forquilhinha. (Fonte: MB Comunicação)
Brasília (04/09) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou, hoje (04/09), o resultado da primeira etapa do Processo Seletivo nº 03/2013, para contratação de profissional para a função de analista tributário.
Os candidatos aprovados nesta fase (análise curricular) deverão apresentar-se na recepção principal do Edifício Casa do Cooperativismo, localizado no Setor de Autarquias Sul, Quadra 04, Bloco I, Brasília-DF, nesta sexta-feira (06/09) para a segunda etapa do processo seletivo (avaliação de conhecimentos). A prova será aplicada das 15h às 17h. Recomenda-se a chegada ao local indicado, com pelo menos 30 minutos de antecedência.
O candidato está autorizado a utilizar calculadora simples. Não será admitido o uso de calculadora científica, celular, smartphone, tablet ou equipamentos similares, nem o empréstimo de material durante a realização da avaliação. A não observância deste e dos outros itens do edital acarretará à imediata desclassificação do candidato.
Para conhecer o resultado da primeira etapa e obter mais informações sobre o processo seletivo, clique aqui. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
Belo Horizonte, 4/9/2013 - Tudo pronto para XII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas Mineiras. Marcado para os dias 24, 25, 26 e 27 de setembro, no Tauá Resort Caeté, o evento é um dos principais do calendário do Sistema Ocemg e, este ano, promoverá discussões e debates sobre o tema "A importância da Organização do Quadro Social (OQS) para o Desenvolvimento da Cooperativa".
O evento, voltado para associadas, colaboradoras, esposas e filhas de associados, tem como objetivo fortalecer a participação e valorização das mulheres no cooperativismo, envolver a família na instituição e estimular a atuação feminina na gestão das cooperativas, bem como levar informação sobre o trabalho realizado nesse tipo de empreendimento.
Na programação estão incluídas palestras, workshops e momentos de integração. Entre os palestrantes está o engenheiro agrônomo Leonardo Boesche, atual gerente de Recursos Humanos do Secoop-PR, que falará sobre o tema do encontro: a relevância da organização do quadro social para as cooperativas. Graduado e pós-graduado em Cooperativismo, professor do Curso de Qualificação em Gestão e consultor do Sistema Ocemg, Flávio Eduardo Gouvêa Santos contará sua experiência em OQS e mostrará a importância da mulher para a otimização dessa ferramenta de aproximação dos cooperados com a cooperativa.
Já o artista João Carlos Oliveira, graduado em artes cênicas e pós-graduado em Educação Não Formal e Liderança de Equipe pelo Histradut, em Israel, terá uma conversa com as participantes sobre a presença feminina nas cooperativas e sua atuação no mercado de trabalho.
A estimativa é que o evento reúna cerca de 300 participantes. As interessadas deverão fazer a sua inscrição na seção Eventos do portal www.minasgerais.coop.br.
(Fonte: Sistema Ocemg)
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Vitória, 4/9/2013 - Cerca de 80 pessoas estiveram presentes à aula inaugural da nova turma do Programa JovemCoop da região norte do Espírito Santo. A aula aconteceu na Câmara Municipal de São Gabriel da Palha e contou com a participação dos alunos aprovados, seus familiares, ex-alunos e também parceiros do Programa, além do presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, Esthério Sebastião Colnago.
O JovemCoop tem como objetivo promover a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas, estimulando os jovens a participar ativamente do negócio da cooperativa, além de promover o empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
Por meio do Programa, os jovens são capacitados para conhecer e gerir o negócio cooperativo; desenvolver habilidades de lidar com ambientes multiculturais, tomar decisões estratégicas, gerenciar conflitos e negociar. Além disso, eles passam a conhecer o ambiente cooperativo na qual estão inseridos.
Na região Norte, o JovemCoop conta com a parceria das cooperativas: Veneza, Cooabriel, COOPESG e Sicoob Norte. A próxima aula será realizada no próximo dia 28 na Coopesg. Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES pelo email
Confira alguns depoimentos a respeito do projeto de formação:
Bento Venturim (presidente Sicoob/ES): Estamos com a terceira turma de Jovens Lideranças aqui do norte do Espírito Santo e qualquer aprendizado que se tenha é importante e esse específico direcionado para filhos de associados e funcionários de cooperativas - os futuros dirigentes das cooperativas – eu vejo como uma importância fundamental o trabalho com aqueles que vão conduzir as cooperativas no futuro. Conosco não havia essa oportunidade de aprendizado, tínhamos muito trabalho e uma pitada de sorte para dirigir a Cooperativa. Hoje não podemos contar com a sorte e por isso a importância do aprendizado que está sendo passado aos alunos do JovemCoop e com o mundo corrido como está e a tecnologia avançada, precisamos fazer esse tipo de trabalho com os jovens, pois após se associarem o tempo é curto para ensinar. O Programa é fundamental e devemos ainda ir além, senão poderemos ter sérios problemas no futuro. Abrimos as portas para que os nossos funcionários possam fazer o curso, para aqueles que estudam e tem o perfil, nós também damos oportunidade de emprego e temos também alunos que passaram por aqui e hoje fazem parte do nosso Conselho Fiscal. Enfim, as portas estão abertas para que eles aproveitem o aprendizado adquirido. Infelizmente não há oportunidade para todos, mas aqueles que se esforçam e se destacam, nós buscamos aqui!
Juremar Pin (diretor eventual da Veneza e Conselheiro da Cooabriel): Nós vemos essa parceria de forma muito importante como investimento, porque temos uma preocupação com o crescimento do cooperativismo, e por isso procuramos investir e incentivar para que os filhos dos sócios participem e que no futuro tenhamos grandes lideranças no cooperativismo. Hoje uma das maiores moedas que temos no mundo é o cooperativismo e o conhecimento, e com o Programa podemos aliar os dois, uma receita de sucesso.
Luiz Carlos Bastianello (conselheiro de administração da Cooabriel): A parceria é fundamental para que exista mais essa turma, até mesmo porque as cooperativas tem a possibilidade de formar esses jovens para serem os futuros dirigentes. Nosso propósito é já inserir os alunos no dia a dia da Cooperativa desde já, para que no futuro estejam ainda mais preparados.
Victor Pereira do Nascimento (professor da Coopesg): Desde o início a nossa cooperativa tem como objetivo educar jovens, então a parceria com essas várias cooperativas do norte do Estado para educar jovens lideranças, é um grande objetivo diante do mundo tão cheio de dificuldades como está, sem valores, falta de perspectiva e acima de tudo individualista. Como nossa origem é cooperativista, criar jovens que tenham essa tendência para se associar ou criar objetivos em comum, já é bem interessante.
(Fonte: OCB/ES)
Florianópolis, 4/9/2013 - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) formará a turma piloto do Programa Mulheres Cooperativistas, realizado neste ano, com associadas da Coopersulca. A solenidade será nesta quarta-feira (04), às 18h30m, na sede Social da Cersul em Turvo.
A programação inclui entrega de certificados de conclusão da formação, mediante a frequência mínima de 80%. O “Mulheres Cooperativistas” é um programa de formação que visa promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo por meio da educação cooperativista e do desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências necessárias para potencializar futuras lideranças e buscar uma melhor participação e organização das mulheres no quadro social de suas cooperativas. “A iniciativa visa oferecer capacitação/formação buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas”, explica a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza.
O programa é destinado a cooperadas, esposas ou filhas de cooperados e colaboradoras de cooperativas de qualquer ramo de atividade que estejam devidamente registradas no Sistema Ocesc/Sescoop de SC. É formado por seis módulos de 16 horas que trabalham os seguintes temas: doutrina e educação cooperativista, desenvolvimento interpessoal e relacionamento familiar, sociedades cooperativas, protagonismo feminino e liderança cooperativista, empreendedorismo cooperativo, e organização do quadro social (OQS).
O presidente da Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Zordan, ressalta que o público feminino tem se mostrado cada vez mais interessado pelo universo cooperativista. “Se quisermos potencializar ainda mais nossos cooperados, sem dúvidas necessitamos priorizar e investir em estratégias destinadas às mulheres”.
Na quinta-feira (05), às 19 horas, ocorre a formatura da turma da Coopera, no Ideal Esporte Clube, em Forquilhinha.
(Fonte: MB Comunicação)
"Brasília, 4/9/2013 - Um grupo de cooperativistas brasileiros embarcou na última sexta-feira (30/08), para Mondragon, no norte da Espanha. O intercâmbio técnico se estenderá até o próximo domingo (08/09). Promovido pela Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins – (FECOOP CO/ TO), os participantes visitarão às cooperativas do Sistema Mondragón e cooperativas agroalimentares na região de Madri e Mérica, na Espanha.
A missão internacional prevê cursos sobre o modelo cooperativista de Mondragón Corporação Coopetrative (MCC) e outras cooperativas da região. O grupo composto por 19 dirigentes e técnicos do cooperativismo do DF e Estados do GO, MT, MS e TO poderão conhecer a história das cooperativas e ver de perto o trabalho realizado pelo segmento.
O intercâmbio possibilita aos participantes conhecer a iniciativa e as atividades do cooperativismo de outros países, além da troca de experiências, de modo que voltem com o objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos para fortalecer e contribuir para o desenvolvimento das cooperativas de seus respectivas estados.
Representando os cooperativistas do DF estão o presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Roberto Marazi, o superintendente, Remy Gorga, o Gerente de Operações, Paulo César e o Conselheiro de Ética da OCDF, Eustáquio Ferreira.
Saiba mais - A Mondragón Cooperative Corporation (Mondragón Corporación Cooperativa – o MCC) é um grupo de produção industrial e de empresas de distribuição sediadas no País Basco (norte da Espanha) e também no resto de Espanha, bem como no estrangeiro. É considerada a maior cooperativa de trabalhadores do mundo.
O Complexo Cooperativas de Mondragon é um exemplo mundialmente famoso por sua capacidade de reunir 260 empresas sob forma de Cooperativas, sendo 87 industriais, 1 de crédito (Caja Laboral), 1 de consumo (Eroski), 4 agrícolas, 13 cooperativas de pesquisa, 6 de serviços em consultoria e 8 cooperativas de educação. São associados das Cooperativas apenas seus trabalhadores que atualmente somam 93 mil pessoas.
Na essência todas as cooperativas de Mondragón são Cooperativas de Trabalho que possuem produtos e serviços diferentes entre si.
(Fonte: Sistema OCDF)
Brasília (03/09) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem se destacado pela transparência de suas ações, em todo o Brasil. E para garantir as melhores práticas de gestão para a instituição, em todo o País, está sendo proposta a criação de um Comitê Nacional de Auditoria, vinculado ao Conselho Nacional do Sescoop.
Essa é uma das ideias apresentadas aos representantes das unidades estaduais, durante o III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, realizado semana passada, na capital federal. A outra intenção – muito bem aceita pelos participantes do Encontro – é o desenvolvimento de uma ação de suporte às unidades estaduais.
Ambas as ideias fazem parte da “Proposta de Geração de Valor às Unidades Estaduais”, que terá de ser aprovada na próxima reunião ordinária do Conselho Nacional do Sescoop, para passar a valer. A reunião está prevista para acontecer no dia 17/09, em Brasília, na Casa do Cooperativismo.
Se a criação do Comitê de Auditoria for aprovada, o colegiado fará a intermediação entre o Conselho Nacional e a Assessoria de Auditoria e Controle, ambos já existentes na estrutura do Sescoop.
“Nossas premissas de atuação estão focadas em sete elementos norteadores do nosso sistema: austeridade, objetividade, foco em resultados, tempestividade, comunicação, transparência e mensurações. Por isso, acreditamos que essas duas inovações serão muito oportunas para aprimorarmos os nossos processos internos”, afirma o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.
Vale destacar: uma equipe do Sistema OCB esteve reunida ontem de manhã para alinhar as diretrizes da proposta que será levada ao Conselho Nacional do Sescoop. Estiveram presentes o superintendente, Renato Nobile, as gerentes gerais Tânia Zanella, Karla Oliveira, e todos os membros da Auditoria Interna do Serviço Nacional.
"Acredito que portas serão abertas e que ganhei muito para um convívio melhor na sociedade”. A fala de Joyce Pereira, de 17 anos, retrata o sentimento dos 30 profissionais que participaram do curso de Gestão de Pessoal para os associados da Cooperativa Cooperando e Reciclando Rio (CoopQuitungo). O treinamento começou no dia 26 de agosto e a cerimônia de formatura aconteceu em 2 de setembro. A formação - uma parceria com o Sescoop/RJ – é mais uma preparação para o trabalho a ser realizado na Central de Triagem de Irajá – que será inaugurado nos próximos meses pela Prefeitura do Rio.
A CoopQuitungo é uma das mais tradicionais cooperativas do ramo Trabalho e tem como uma de suas premissas o serviço do bem-estar e da qualificação dos catadores de materiais recicláveis. Fundada em 2002, localiza-se em Brás de Pina (zona Norte), e realiza serviços de coleta seletiva na região.
A diretora presidente da cooperativa, Maria do Carmo Barbosa de Oliveira - mais conhecida por Carminha -, afirmou que o curso é fundamental devido ao seu intuito de promover a união e fortalecimento do cooperativismo. “Trazer uma oportunidade de qualificação para os nossos cooperados é a forma que temos para promover a cooperação”, afirmou.
O coordenador de Recursos Humanos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, reafirmou que o objetivo do Sescoop/RJ é o de promover o fortalecimento do cooperativismo no Estado. “O sentimento do cooperativismo é o de que todos, unidos, consigam ter força suficiente para fazer acontecer o que almejam. É por isso que promovemos este curso na CoopQuitungo, para dar mais força a eles”, contou.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, presenciou um dos dias do curso e falou do orgulho de ver cada rosto satisfeito com a realização da qualificação. “O Plano Nacional de Resíduos Sólidos emancipou o trabalho das cooperativas de reciclagem. Nós estamos dando total apoio para o trabalho das instituições e promovendo o fortalecimento das cooperativas”, disse.
O presidente da Cooperativa Asacoop, Luis Carlos Morreba, também assistiu a uma das aulas. “O Sistema OCB/Sescoop-RJ é a cara do cooperativismo. Portanto, toda a instituição está à disposição para trabalhar junto com as cooperativas. O que mais desejamos é o aperfeiçoamento contínuo dos cooperados, onde todos irão ganhar”, afirmou.
Também compareceram na formatura o conselheiro do Sescoop/RJ, Antônio César Amaral e o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Paulo Pedrosa.
Aperfeiçoamento - Uma das mais experientes cooperadas da CoopQuitungo, Maria Regina dos Santos, de 60 anos, é o que pode se chamar de otimista por natureza. Sempre com bom humor, ela tem a certeza de que o curso dará o retorno desejado. “Busco cursos visando a melhora do meu trabalho. É um esforço que vale a pena”, disse Maria Regina, acrescentando que a CoopQuitungo mudou a sua vida.
Sandra da Silva Mendonça, 55 anos, vai além. Ela enxerga na qualificação a oportunidade de promover a multiplicação das boas práticas. Sandra já participou do Projeto Catadores, também realizado pelo Sescoop/RJ, e deseja, com o apoio da formação em gestão de pessoal, multiplicar ideias, principalmente no que tange à preservação ambiental. “Quero levar este conhecimento para a comunidade, ensinar a importância da reciclagem e como podemos ajudar na preservação da natureza”, finalizou Sandra. (Ascom/Sistema OCB/RJ)
Brasília (02/09) - Um dos princípios do cooperativismo – a intercooperação – está sendo sentido na pele pelas cooperativas do estado do Amazonas. Em meados de julho, um curto-circuito causou um incêndio no galpão da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem). O fogo destruiu tudo, desde o maquinário até a produção estocada. Em função disso, o Sistema OCB/AM aderiu ao Dia C, objetivando a concentrar recursos, esforços e parceiros para reconstruir a cooperativa, que congrega cerca de 400 pessoas (cooperados e familiares). (clique aqui e leia sobre o acidente)
De acordo com o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, a Coomapem é a mais antiga do estado, produzindo juta e malva – tipo de fibra utilizada na indústria de sacos para transporte, especialmente, de grãos. Para ele, o auxílio à cooperativa é uma excelente oportunidade de mostrar a força do cooperativismo. “Como havia um movimento solidário de apoio à reconstrução da cooperativa decidimos vincular tudo que seria feito à campanha do Dia C, tendo em vista o know how da gerência de Promoção Social do Sistema OCB, que estimula a solidariedade e promove o voluntariado cooperativista”, explica Júnior.
Para a presidente da Coomapem, Eliana Medeiros, a iniciativa, mais do que prover recursos financeiros, também atuará diretamente a autoestima dos cooperados que, após o incêndio, ficaram desmotivados a continuar o trabalho. "É algo que, com certeza, marca a nossa história, pois nos ajuda a nos unirmos mais", afirmou.
Parceria – O presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, disse que sem a força da parceria, poucas ações teriam efetividade. "Estamos realizando essa iniciativa com apoio de parceiros importantes, que são: a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), a Cooperativa de Comerciantes da Ponta Negra Coocpone), Uniodonto, Unimed e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA)”, enfatiza Júnior.
Ação - A ADS disponibilizou os ingredientes para a preparação da feijoada solidária. Para participar, o interessado deverá adquirir um ingresso. O valor é R$ 25,00. A Coocpone ofereceu as bebidas (água e refrigerante) a preço de custo. “É importantíssimo ressaltar que todo o dinheiro arrecadado será repassado à Coomapem para que a sede da cooperativa seja reconstruída”, explicou o presidente. A feijoada solidária conta, ainda, com o apoio do Sesc, que cedeu suas instalações à realização do evento.
A Unidonto e a Unimed farão os atendimentos na área de saúde. O sistema FAER/Senar emitirá o cartão de identificação do produtor rural. Isso, deve garantir benefícios fiscais na compra de equipamentos e insumos. Além disso, também serão emitidos cédulas de identidade, CPFs e carteiras de trabalho aos jovens, filhos de cooperados e até mesmo homens e mulheres do campos que, por ventura, ainda não tenham esses documentos.
Outros apoiadores são: Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Prefeitura de Manacapuru, Secretaria de Produção Rural (Sepror), Câmara Municipal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.
Cooperativismo amazonense – Ao todo, existem 144 cooperativas do estado do Amazonas. Elas estão presentes em 34 dos 62 municípios e congregam 30 mil pessoas. Os carros-chefes são as cooperativas agropecuárias (54 empresas), as de crédito, as de saúde e as do ramo transporte.
Serviço - O Dia C, no Amazonas, acontecerá no dia 13/09, em Manacapuru, na sede do balneário do Sesc, situado no Centro de Atividades, na rua Waldemar Ventura, no bairro São José. Nos demais seis estados as ações do Dia C acontecerão no dia 14/09. “Estamos muito felizes por implantarmos o Dia C, no Amazonas. Por isso, fazemos questão de que essa campanha seja fixada no nosso calendário anual de eventos”, enfatiza Petrucio Júnior. (Gecom/Sistema OCB, com informações da Unidade do Tocantins)
Tocantins doa parte de seu material ao Amazonas
Na semana passada, enquanto estiverem presentes à reunião ordinária da Diretoria do Sistema OCB, o presidente da unidade tocantinense, Ricardo Khouri, doou parte do material (camisetas, flyers, bonés e chaveiros) à unidade do Amazonas. Quando a campanha do Dia C foi lançada, há cerca de três meses, os estados que fazem parte do projeto-piloto (Tocantins, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte) receberam um kit contendo esses materiais para potencializarem, regionalmente, a divulgação da campanha.
Por falar em Tocantins, mais centenas de voluntários estão se mobilizando para desenvolver as ações no estado mais novo do Brasil. De acordo com a unidade estadual, pontos de coleta de livros e brinquedos pedagógicos já estão espalhados por diversos locais da cidade de Pedro Afonso, a 250 km de Palmas, capital. A iniciativa é da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e faz parte da ação a ser desenvolvida pela entidade no Dia C, que acontece em 14 de setembro.
“Estamos trabalhando a todo vapor para levar muita alegria às crianças da Creche Mundo da Criança, em Bom Jesus do Tocantins. E o melhor de tudo é ver que empresas e comunidade têm participado e entendido que é válido ajudar, se envolver, se doar”, afirmou Liliana Cristofari, diretora pedagógica da Coed.
Ainda de acordo com a diretora, cerca de 244 crianças serão beneficiadas com a ação. “Nós já conseguimos bastantes doações, a exemplo dos voluntários do grupo Amigos do Meio Ambiente, que doarão brinquedos feitos com materiais recicláveis para cada criança, tudo com muito capricho e dedicação”, explicou Liliana Cristofari.
Todos os dias os voluntários da Coed saem pela cidade de Pedro Afonso distribuindo as caixas cuidadosamente decoradas para receber os livros e brinquedos e, também, recolhem as doações já feitas pela comunidade pedroafonsina.
Também são parceiras desta ação de coleta de brinquedos e livros infantis a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e a Cooperativa de Crédito Sicredi União Cerrado, além de várias instituições pedroafonsinas.
No sul do Tocantins, a movimentação fica por conta da cidade de Formoso do Araguaia. No município 65 voluntários coordenados pela Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (Coopefa) levarão atividades para mais de 300 pessoas. Na programação palestras, atendimentos de saúde, beleza, doação de roupas e sopão, além de muita diversão para crianças e adolescentes. “As palestras são uma forma de conscientizar a população sobre temas importantes tanto para os pais, alunos e também professores”, explica Sinária Ribeiro Aguiar, diretora pedagógica da Coopefa.
No dia 14 de setembro, voluntários mobilizado pela Coopefa irão fazer uma grande mobilização no Setor Aliança, onde moram cerca de 150 famílias, com doação de roupas, sopão, atendimentos com cabeleireiros, nutricionistas e enfermeiros. “A nossa equipe está bem articulada e temos certeza que Formoso vai aprovar este primeiro Dia C que vamos realizar”, afirmou Sinária Ribeiro Aguiar, acrescentando que “a cada dia é maior o número de pessoas que nos procuram para saber como podem ajudar; é realmente muito gratificante”. (Gecom/Sistema OCB, com informações da Unidade do Tocantins)
Brasília (02/09) – As portas da Casa do Cooperativismo sempre estiveram abertas às cooperativas brasileiras. E dentro em breve, elas poderão conhecer de perto o funcionamento do Sistema e as pessoas que representam o cooperativismo brasileiro na capital federal. Foi aprovado, durante o III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, em Brasília, o projeto “Conheça o Sistema OCB - Programa de visitação à Casa do Cooperativismo”.
Previsto para ser lançado em 2013, o projeto promete estreitar ainda mais os laços do Sistema OCB com a base. “Alguns aspectos administrativos do projeto ainda precisam ser estruturados, como os custos e cronogramas”, explica a gerente geral da OCB, Tânia Zanella. “Mas isso é apenas um detalhe, diante da excelente notícia, que é a aprovação dessa novidade”.
Conheça, a seguir, as diretrizes do programa:
Objetivo - Estreitar os laços entre os cooperados de todas as regiões brasileiras, os técnicos das unidades estaduais e, também, os analistas e gerentes da Unidade Nacional.
Programação - Para melhor atender às expectativas dos visitantes, uma programação prévia já está definida e inclui desde passeio pela sede do Sistema OCB, em Brasília, a visitas ao Congresso Nacional. Também está programado um momento de diálogo com o presidente. “Nossa intenção é promover um encontro entre os visitantes e o presidente Márcio Lopes de Freitas, para que se conheçam e dialoguem”, divulga Tania Zanella.
Primeira visita - Se tudo correr bem, a primeira visita à Casa do Cooperativismo deve acontecer em meados de outubro. Farão parte do projeto-piloto as cooperativas inscritas no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado pela Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas.
Apresentações - Técnicos do Sistema OCB se encarregarão de apresentar as atividades desenvolvidas em Brasília em prol do cooperativismo nacional. Além disso, espera-se que as cooperativas também façam apresentações sobre seu dia a dia, dificuldades e anseios.
Ramos - A programação inclui, ainda, visita aos parceiros técnicos. “Isso quer dizer que as cooperativas do ramo crédito poderão visitar o Banco Central; as do ramo agropecuário reunir-se-ão com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; outras com o Sebrae e, assim por diante, a depender do ramo”, acrescenta a gerente geral. (Gecom/Sistema OCB)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), formará as duas turmas-piloto do Programa Mulheres Cooperativistas, realizado neste ano. A solenidade do grupo da Coopersulca será no dia 4, às 18h30m, na sede Social da Cersul em Turvo. A formatura da turma da Coopera será no dia 5, às 19 horas, no Ideal Esporte Clube, em Forquilhinha.
A programação inclui entrega de certificados de conclusão da formação, mediante a frequência mínima de 80%. O “Mulheres Cooperativistas” é um programa de formação que visa promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo por meio da educação cooperativista e do desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências necessárias para potencializar futuras lideranças e buscar uma melhor participação e organização das mulheres no quadro social de suas cooperativas. “A iniciativa visa oferecer capacitação/formação buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas”, explica a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza.
O programa é destinado a cooperadas, esposas ou filhas de cooperados e colaboradoras de cooperativas de qualquer ramo de atividade que estejam devidamente registradas no Sistema Ocesc/Sescoop de SC. É formado por seis módulos de 16 horas que trabalham os seguintes temas: doutrina e educação cooperativista, desenvolvimento interpessoal e relacionamento familiar, sociedades cooperativas, protagonismo feminino e liderança cooperativista, empreendedorismo cooperativo, e organização do quadro social (OQS).
O presidente da Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Zordan, ressalta que o público feminino tem se mostrado cada vez mais interessado pelo universo cooperativista. “Se quisermos potencializar ainda mais nossos cooperados, sem dúvidas necessitamos priorizar e investir em estratégias destinadas às mulheres”. (Assimp OSCEC)
Por meio da visita técnica à Cooperativa de Laticínios Selita, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, durante os dias 27, 28 e 29 de agosto, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) pretende agregar melhorias ao projeto de retomada à fábrica de laticínios Camila. O intercâmbio entre as duas cooperativas vai garantir fortalecimento do cooperativismo.
Reunindo uma comitiva formada pelo presidente, Aldemar Monteiro, o diretor-secretário, Fernando Medeiros, e do cooperado Adário Monteiro, a proposta da CPLA foi visitar a planta industrial de leite em pó, com capacidade de secagem de 200 mil litros por dia, uma das mais modernas do Brasil. O leite em pó promete ser a grande aposta com a retomada da fábrica da Camila, cooperativa de laticínios do município de Batalha, fechada desde 2009 e adquirida pela CPLA este ano.
Mas a missão ampliou os horizontes da CPLA sobre o catálogo de produtos a serem fabricados na Camila. “A Selita possui um leque de produção diversificado, o que pode viabilizar uma grande cooperativa como essa em Alagoas com o conhecimento adquirido nessa visita”, avalia Fernando Medeiros. A possibilidade a médio e longo prazo da produção do leite UHT (longa vida) também está nos planos da cooperativa.
As ações no âmbito da responsabilidade social também impressionaram a diretoria da CPLA. “O projeto deles agrega a participação da família do agricultor. O núcleo de mulheres que trabalha em prol da produção garante sustentabilidade, impulsiona a renda da família dos associados e evita o êxodo rural”, destaca Aldemar Monteiro.
Outro ponto que a CPLA vai levar como bagagem são as transferências tecnológicas e melhorias no manejo dos rebanhos de seus cooperados. A implantação de unidades demonstrativas na cooperativa capixaba, utilizando o sistema de pasto rotativo garante ao produtor melhoramento genético do gado leiteiro. O método consiste em dividir a área de pastagem em piquetes e a cada dia o gado pasta em um piquete, gerando um ciclo.
Fidelização dos cooperados e aprimoramento da produção
O resultado do modelo de gestão agregado à Selita a fez se tornar uma das melhores e mais tradicionais do Brasil. Há 75 anos em atividade, ela processa até 500 mil litros de leite por dia e conta com dois mil cooperados. Na sua indústria, a marca disponibiliza uma variedade de 100 produtos como leite em pó, leite UHT, iogurte, queijos e doce de leite.
Garantindo fidelização e permanência dos seus cooperados, ela desenvolve alguns planos, como acréscimo de até R$ 0,03 no preço do litro de leite comprado, a título de bônus de fidelidade. Outra iniciativa que os produtores capixabas já tomaram gosto foi o Projeto 120 Mais Leite da Selita, em parceria com o SEBRAE e Incaper, o qual garante assistência técnica e melhorias na nutrição animal para impulsionar a atividade. (Assimp CPLA)
O produtor rural já sabe que período de entressafra exige economia. Afinal, a seca prejudica as pastagens, aumenta o custo da alimentação dos animais e, consequentemente, afeta a produção de leite. Pensando nisso, a Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – CALU prepara mais uma grande oportunidade: o Intercalu Agro que será realizado entre os dias 02 e 06 de setembro, em Uberlândia e nas filiais localizadas nas cidades de Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Ituiutaba e Tupaciguara.
A Cooperativa reservou uma semana, na qual praticará a comercialização de adubos e sementes com condições especiais e, para aproveitar o evento, realizará um “arrastão” com palestras gratuitas para o produtor.
“Nós fechamos parcerias com alguns fornecedores e negociamos produtos com preço bem em conta, podendo repassar o benefício para os clientes das Lojas Calu.”, informa o diretor de operações e coordenador do Intercalu Agro, Celívio de Freitas.
O evento tem como objetivo trazer benefícios para o produtor, no momento em que ele se prepara para plantar. “Sabemos que a qualidade do leite e a produtividade começam na alimentação adequada do rebanho. Para isso, é preciso atentar-se às pastagens e à lavoura ideal para produzir ótima silagem. Nesse sentido, focamos na comercialização de insumos para a lavoura, com intuito de amenizar os altos investimentos feitos na entressafra, além disso, vamos trazer informações técnicas para enriquecer o conhecimento dos produtores”, reforça Celívio.
Palestras
Uma caravana composta por representantes da Cooperativa e alguns técnicos passará pelas filiais levando muita informação. “Nós fizemos uma programação para contemplar todas as cidades atendidas pela CALU. As palestras focarão produção de pastagens e silagem para nutrição animal. As informações serão passadas por especialistas e garantirão a atualização de todos os participantes. Por isso convidamos os produtores da região para participarem dos arrastões, conforme o agenda divulgada”, convoca o diretor presidente da CALU, Cenyldes Moura Vieira. (Assimp Intercalu Agro)
CONFIRA A AGENDA DO ARRASTÃO INTERCALU AGRO
Gurinhatã
SEGUNDA-FEIRA, 02/09.
10h – Abertura;
10h15 – Espaço Comercial;
10h30 – Palestra: “Produção de silagem com qualidade”.
Palestrante: Professor Luiz Eduardo Zampar
Médico Veterinário pela UDESC (Lages-SC). Especialização em Produção de Ruminantes pela UFLA (Lavras-MG). Consultor em Nutrição de Gado de Corte e Leite com Atuação no Brasil e Exterior;
11h30 – Almoço;
12h30 – Palestra: “Formação e Manejo de Pastagens”.
Palestrante: Afonso Aguiar Netto
Zootecnista pela Universidade de Alfenas (Alfenas-MG). Atua como Promotor Técnico na Marangatu Sementes.
14h – Espaço Comercial;
14h30 – Encerramento.
Ituiutaba
TERÇA-FEIRA, 03/09.
10h – Abertura;
10h15 – Espaço Comercial;
10h30 – Palestra: “Produção de silagem com qualidade”.
Palestrante: Marcio Pelegrini
Engenheiro Agrônomo. Ms. Tecnologia de Sementes
Já foi pesquisador na EPAMIG, ZENECA e SANTA HELENA SEMENTES;
11h30 – Almoço;
12h30 – Palestra: “Correção de solo e adubação de pastagens”.
Palestrante: Julio Cesar Diehl
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ (Piracicaba-SP – 1967). Milita no setor de fertilizantes desde 1968, tendo trabalhado na Ultrafértil e Fosfértil. Atualmente é coordenador técnico e de marketing da Fertigran Fertilizantes;
14h – Espaço Comercial;
14h30 – Encerramento.
Monte Alegre
QUARTA-FEIRA, 04/09.
10h – Abertura;
10h15 – Espaço Comercial;
10h30 – Palestra: “Produção de silagem com qualidade”.
Palestrante: Professor Luiz Eduardo Zampar
Médico Veterinário pela UDESC (Lages-SC). Especialização em Produção de Ruminantes pela UFLA (Lavras-MG). Consultor em Nutrição de Gado de Corte e Leite com Atuação no Brasil e Exterior;
11h30 – Almoço;
12h30 – Palestra: “Correção de solo e adubação de pastagens”.
Palestrante: Julio Cesar Diehl
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ (Piracicaba-SP – 1967). Milita no setor de fertilizantes desde 1968, tendo trabalhado na Ultrafértil e Fosfértil. Atualmente é coordenador técnico e de marketing da Fertigran Fertilizantes;
14h – Espaço Comercial;
14h30 – Encerramento.
Tupaciguara
QUINTA-FEIRA, 05/09.
10h – Abertura;
10h15 – Espaço Comercial;
10h30 – Palestra: “Produção de silagem com qualidade”.
Palestrante: Marcio Pelegrini
Engenheiro Agrônomo. Ms. Tecnologia de Sementes
Já foi pesquisador na EPAMIG, ZENECA e SANTA HELENA SEMENTES;
11h30 – Almoço;
12h30 – Palestra: “Correção de solo e adubação de pastagens”.
Palestrante: Julio Cesar Diehl
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ (Piracicaba-SP – 1967). Milita no setor de fertilizantes desde 1968, tendo trabalhado na Ultrafértil e Fosfértil. Atualmente é coordenador técnico e de marketing da Fertigran Fertilizantes;
14h – Espaço Comercial;
14h30 – Encerramento.
Uberlândia
QUINTA-FEIRA, 06/09.
19h – Abertura;
19h15 – Espaço Comercial;
19h30 – Palestra: “Formação e Manejo de Pastagens”.
Palestrante: Afonso Aguiar Netto
Zootecnista pela Universidade de Alfenas (Alfenas-MG). Atua como Promotor Técnico na Marangatu Sementes.
21h – Encerramento da Plaestra
21h – Espaço Comercial;
21h30 – Happy Hour.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CALU
Érica Magalhães
MF Comunicação
(34) 9199-9944
www.mfcomunica.com.br
Os Alimentos Coamo detentor das marcas Coamo, Primê, Anniela e Sollus lançam neste mês mais uma versão do Café Coamo Premium. O produto que já contava com embalagens de 1kg e 250 gramas em grãos torrados e de 500 gramas torrado e moído à vácuo, agora conta com uma versão de 250 gramas torrado e moído, também à vácuo. A linha especial de cafés Coamo, lançada em agosto de 2011 tem crescido a cada ano, oferecendo novas opções para o consumidor. Esta é uma nova embalagem para uma família com consumo menor e para o público single.
DEMANDA – O gerente Comercial de Alimentos, Domingos Marzulli, avalia o aumento do portifólio como uma tendência de mercado, pois com o crescimento do número de famílias menores e de pessoas que moram sozinhas, a demanda de produtos específicos para esse consumidor aumentou. “O objetivo é atender as necessidades do nosso consumidor e, assim trazemos a ele o Café Coamo Premium com a mesma qualidade, mas em uma embalagem personalizada”, explica.
CRESCIMENTO – De acordo com Alcir José Goldoni outro aspecto que permitiu tal investimento é a resposta positiva por parte do público consumidor. “O sabor e o aroma do Café Coamo Premium têm sido destaque, o que nos dá segurança de que este produto está sendo bem referenciado pelos consumidores e que merece investimentos para atender o consumidor que demanda uma embalagem com menor formato", destaca.
PRODUTO - O Café Coamo Premium foi desenvolvimento dentro dos mais rígidos padrões de qualidade para que a combinação de grãos de café de bebida dura e com torra média, resultassem numa bebida equilibrada, de sabor suave e marcante e com classificação de qualidade superior. "Este produto veio atender aqueles consumidores que apreciam um café diferenciado, de qualidade superior, e que leva a qualidade das marcas dos Alimentos Coamo", ressalta o superintendente Comercial, Alcir José Goldoni.
QUALIDADE - Quanto as qualificações mencionadas são respaldadas pelo selo de qualidade e de pureza emitidos pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). O Café Coamo Premium, em grãos torrado e em embalagens torrado e moído à vácuo, é aplicado para o uso doméstico, culinário e industrial. (Assimp Coamo)
É intenso o trabalho de mobilização para realização do Dia de Cooperar (Dia C), evento de voluntariado que será realizado no próximo dia 14 de setembro, em cinco estados brasileiros, inclusive o Tocantins. A intenção é promover as ações voluntárias das cooperativas num grande movimento de solidariedade que vai envolver toda a sociedade.
Em Pedro Afonso, a iniciativa é coordenada pela Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e pelo Sicredi.
Na noite desta terça-feira, 27 de agosto, na sede da Coapa, 30 representantes de várias instituições debateram estratégias para realização do Dia C, que prevê três ações: campanha de arrecadação de materiais de construção e de mão-de-obra para construção do espaço multiuso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso; implantação de um viveiro de mudas do Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), projeto ambiental pedroafonsino que atende crianças e adolescentes também em Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono e Santa Maria do Tocantins, e a doação brinquedos pedagógico e livros infantis para a Creche Municipal Mundo da Criança, em Bom Jesus do Tocantins.
Na ocasião foi formada uma comissão para organizar a campanha de doação de materiais de construção e buscar voluntários para a construção do espaço multiuso da APAE. O grupo conta com representantes da Coapa, Lions Clube Encontro das Águas, Bunge, Bloco Furacão Elétrico, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência Social, APAE, Tiro de Guerra e Diretoria Regional de Gestão e Formação. A equipe visitará empresas, órgãos públicos e os bairros em busca de doações.
Andamento - A diretora pedagógica da COED, Liliana Cristofari, informou que a campanha em prol da Creche Municipal Mundo da Criança está a pleno vapor e já conta com pontos de arrecadação na sede da escola, na JN Informática e no Sicredi. “Nesta semana vamos ampliar este número. Todos os nossos cooperados estão empenhados não só neste ação, mas também nas demais que serão realizadas em nossa região”, disse Liliana.
Representando a Diretoria Regional de Gestão e Formação, Patricia Tavares informou que vai articular para que pontos de coletas sejam colocados nas escolas estaduais. Além disso, afirmou que a Educação pretende ser parceira das ações do projeto Amigos do Meio Ambiente.
Presente ao encontro o coordenador geral do projeto Amigos do Meio Ambiente, professor Fabricio Rocha, relatou ter visitado o local onde funcionará o viveiro de mudas, que fica na área do armazém da Coapa. Segundo ele, as instalações estão em boas condições de funcionamento e já no dia 14 de setembro, durante o Dia C, será realizado o plantio de mudas de espécies nativas de árvores nativas em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama.
“A iniciativa é excelente. Vamos discutir de que maneira será nossa participação nesta ação”, avaliou José Guilherme Paggiaro, presidente do Lions Clube Encontro das Águas, instituição que já realiza várias ações voluntárias.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, comemorou a adesão das instituições ao projeto. “Estamos felizes em perceber que a sociedade atendeu ao nosso chamamento. Certamente as três ações do Dia C em Pedro Afonso e região terão êxito”, comentou Khouri.
Dia C - No dia 14 de setembro a Coapa, Coed e o Sicredi irão realizar o Dia de Cooperar em Pedro Afonso e Bom Jesus. A intenção é promover o voluntariado. Para participar, a comunidade deve procurar alguma cooperativa da cidade e deixar sua doação ou mesmo se candidatar para atuar como voluntário. Mais informações nos telefones (63) 3466-2003 e 3466-2263.
O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) vai laurear, no dia 7 de setembro, às 20h, no Clube Sociedade Germânica, em Porto Alegre, três personalidades gaúchas com o Prêmio Mérito em Administração. Entre os agraciados, estão o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Marcelo Perin; e o presidente da Certel e da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, respectivamente, nos setores Público, Educacional e Privado.
A notícia foi dada pelo conselheiro e assessor de marketing do CRA-RS, Volnei Corrêa, e pelo conselheiro e presidente da Câmara de Fiscalização do Conselho, Marco Aurélio Kiss, acompanhados pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, Ivandro Carlos Rosa.
Competência - Corrêa salienta que a indicação de Hoerlle ao setor Privado partiu da CIC Teutônia e da CIC Vale do Taquari. “O que avaliamos é a competência gerencial. É algo realmente muito importante para nós, pois valoriza um empresário da região e, principalmente, um administrador registrado e que tem todo o prestígio”, afirmou.
Já Kiss ressalta que é um reconhecimento a um administrador que, ao longo dos anos, colocou seu conhecimento na gestão de duas cooperativas diversificadas e de suma importância para o Estado. “É um orgulho termos um profissional desse nível sendo agraciado. É um reconhecimento, mas, acima de tudo, uma gratificação”, frisou.
Habilidade - Para o presidente da CIC Teutônia, a condecoração coroa a brilhante atuação de Egon Hoerlle. “Com toda a complexidade que é o sistema cooperativo, que disputa mercado com empresas privadas, Hoerlle consegue conduzir a Certel e a Certel Energia com muita habilidade, sendo uma referência para nós, da CIC, por estar sempre presente e ajudando”, avaliou.
Missão - Formado em Administração de Empresas pela Unisinos, de São Leopoldo, em 1984, Hoerlle sente-se feliz com o prêmio. “É uma honraria que muito me orgulha, e divido-a com todos os colaboradores, gerentes e demais diretores, que labutam honrosamente para que Certel e Certel Energia cumpram a sua missão de estimular a qualidade de vida dos nossos mais de 60 mil associados, em 47 municípios gaúchos”, exclamou.
O Conselho de Administração da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estiveram reunidos, nesta semana, na sede da Coopercentral Aurora Alimentos para avaliar as atividades realizadas até o momento e planejar as ações que serão desenvolvidas até dezembro. O encontro foi coordenado pelo presidente da Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Zordan, pelo superintendente da Ocesc, Neivo Panho e pelo superintendente do Sescoop, Geci Pungan.
As ações de educação e promoção social do Sescoop estiveram entre os principais assuntos discutidos. Segundo Pungan, as cooperativas têm, neste ano, 6,2 milhões para investimentos em cursos, treinamentos e promoção social e outros 3,6 milhões para bolsas de graduação e pós.
Os recursos do Sescoop/SC neste ano contabilizam mais de 17 milhões. Além dos investimentos em educação e promoção social, serão destinados cerca de 2 milhões em ações para divulgar o cooperativismo. “A intenção é que a sociedade conheça um pouco melhor a filosofia cooperativista. Representamos uma sociedade de pessoas e não de capitais e, precisamos disseminar nossas particularidades para que a população compreenda e participe deste sistema”, ressaltou Pungan.
No ano passado, o Sescoop/SC investiu cerca de 13 milhões de reais em ações que beneficiaram 97.492 catarinenses de todas as regiões. “A maior parte dos recursos, o que corresponde a aproximadamente 78% do orçamento, foi destinada para a educação e formação profissional, atendendo a todas as cooperativas do Estado”, salientou o presidente Zordan.
O superintendente da Ocesc, Neivo Panho, reforçou que o sistema cooperativista catarinense é referência nacional. “O segmento continua investindo na base produtiva, na diversificação de produtos e serviços e na qualificação de funcionários, dirigentes e associados”.
Em 2012, as 263 associadas da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) expandiram em 12,72% as receitas totais que atingiram 17 bilhões 337,3 milhões de reais. Foi o quarto ano consecutivo de crescimento, após a crise financeira internacional de 2008/2009 que atingiu todos os continentes.
O quadro social teve uma expansão de 16,29%, alcançando 1 milhão 464 mil pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo barriga-verde. (MB Comunicação Empresarial/Organizacional)
Criados em abril para atender às necessidades da Federação e prestar serviços às federadas, a Ouvidoria e o Call Center/SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor da Unimed Cerrado já atendem aos clientes de quase metade das Unimeds goianas e estão prontos para estender esse atendimento a outras Singulares. O diretor Administrativo-Financeiro da Unimed Cerrado, Danúbio Antonio de Oliveira, explicou que o Call Center pode ampliar sua capacidade de atendimento, que atualmente é de 78 mil vidas, para 120 mil vidas.
Além da Federação, as primeiras Singulares a usarem esses serviços foram as Unimeds Goianésia, Porangatu, Norte Goiano (Uruaçu) e Vale do São Patrício (Ceres). Ainda em abril, logo após a implantação destes canais de atendimento, foi a vez da Unimed Catalão aderir ao serviço e, em junho, a Unimed Anápolis passou a utilizar o Call Center criado pela Federação. No dia 23 de agosto, a Unimed Caldas Novas também aderiu aos serviços.
O diretor Médico da Unimed Anápolis, Mauro Osório Monteiro de Paiva, disse que a adesão ao Call Center da Unimed Cerrado otimiza, garante maior agilidade e agrega qualidade aos serviços prestados pela Singular. A escolha da forma de implantação deste canal de atendimento tem uma explicação simples: “nada mais justo e viável do que prestigiar nossa Federação, que vem proporcionando serviços de qualidade às filiadas e com preços mais justos”, disse.
As Singulares interessadas devem entrar em contato com a Unimed Cerrado para conhecer as vantagens destes canais de atendimento e fazer sua adesão aos serviços, que seguem todas as exigências legais para seu funcionamento, contam com modernos equipamentos e com profissionais capacitados para bem atender os beneficiários.
Para o diretor Administrativo-Financeiro da Unimed Cerrado, o oferecimento de canais de atendimento aos clientes, além de cumprir as exigências legais, é de fundamental importância para o bom relacionamento entre as operadoras e seus beneficiários. Para mais informações e contratação dos serviços de atendimento prestados pela Unimed Cerrado, entre em contato com a Federação pelo e-mail
Call Center/SAC – atende sugestões, elogios, reclamações e consultas solicitadas pelo público. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e, obrigatoriamente, é um canal de acesso gratuito (0800). As solicitações devem ser solucionadas, no máximo, em cinco dias úteis a contar de seu registro. O Call Center/SAC da Unimed Cerrado conta com uma ampla e moderna estrutura e 13 funcionários qualificados para o atendimento ao público, que trabalham em turno de revezamento 24 horas por dia.
Ouvidoria - também recebe elogios, sugestões, reclamações e consultas, de modo a tentar resolver conflitos que surjam no atendimento ao público. Por ser um canal de segunda instância, está diretamente ligada ao Call Center/SAC podendo até mesmo solicitar o número do protocolo do atendimento registrado anteriormente por este. A Ouvidoria da Unimed Cerrado atende a todos os requisitos legais exigidos, possui ouvidora certificada pela Associação Brasileira de Ouvidores, diversos canais de atendimento e é um canal de comunicação direto com a sociedade, o que é fundamental para uma gestão transparente, democrática e para o bom atendimento aos usuários.
O fortalecimento de uma gestão cada vez mais sistêmica e participativa é a grande meta do Sistema OCB. O objetivo é trabalhar em conjunto – unidades nacional e estaduais, em sintonia com as cooperativas – todos comprometidos para que o cooperativismo brasileiro continue crescendo e conquistando seu espaço. Com essa mensagem, o presidente Márcio Lopes de Freitas deu as boas-vindas aos participantes do III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, ressaltando a importância do papel de cada um, nos seus estados e regiões.
Alinhamento - “Este é o nosso primeiro encontro após as últimas mudanças que compõem o novo modelo de gestão e governança adotado pelo Sistema. Estamos aqui hoje, reunidos, para pensar um pouco mais na operacionalização do nosso planejamento estratégico. Só terá sentido se for realmente sistêmico, com a participação determinante de vocês. Precisamos estar totalmente alinhados, ter “liga”, para que consigamos atender ao que pede a nossa base”, destacou Márcio Freitas.
Novo direcionamento – Sobre as últimas alterações, o dirigente fez referência à composição de uma diretoria executiva, com participação ativa em todos os processos – acompanhando de perto as demandas e evoluções de cada ramo do cooperativismo. Ele também citou a unificação das superintendências das três entidades componentes do Sistema OCB – OCB, Sescoop e CNCoop – e a criação de duas gerências gerais (OCB e Sescoop) como estratégias para o sucesso do novo modelo adotado.
Valores essenciais – O presidente chamou a atenção dos superintendentes para valores que são fundamentais e orientarão essa gestão sistêmica e participativa. “Nossa atuação deve ser pautada, constantemente, por sete pilares principais: austeridade, objetividade, tempestividade, comunicação, transparência, foco em resultados e mensuração. Esses valores devem ser perseguidos por todos nós, na Casa do Cooperativismo e em todo o Sistema. Afinal, nossas ações e decisões terão impacto direto na vida dos cooperados. É para isso que trabalhamos, para levar mais qualidade de vida e felicidade a nossa base”.
Programação – O III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, que ocorre no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília (DF), se estenderá até esta quarta-feira (28/8). O objetivo da reunião nacional é fortalecer a atuação e o desenvolvimento do grupo de superintendentes, bem como direcionar as ações e avaliar resultados dos trabalhos desenvolvidos.