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Unimed Rio assume carteira da Golden

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Brasília (25/09) - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a alienação da totalidade da carteira de planos individuais/familiares da Golden Cross para a Unimed Rio. A análise da ANS considerou o cumprimento das exigências previstas na Resolução Normativa nº 112, que dispõe sobre transferência de carteira.

A operação abrange todos os mercados cobertos pelo segmento de planos individuais/familiares da Golden Cross, que passam a ficar sob a gestão da Unimed Rio. Para que a transação fosse aprovada, a Unimed Rio precisou se comprometer a manter os mesmos contratos e a mesma rede hospitalar da Golden Cross. Essa manutenção pode se dar por contratação direta dos hospitais em todos os estados onde há beneficiários dessa carteira ou por intercâmbio com outras operadoras.

Os beneficiários devem ser comunicados individualmente e orientados sobre o processo de transferência da carteira.

Não pode haver, em hipótese alguma, a interrupção da prestação de assistência aos beneficiários da carteira da Golden Cross, principalmente aos que estejam em regime de internação hospitalar ou em tratamento continuado.
É importante esclarecer que o sistema Unimed é composto por cooperativas médicas independentes. Em caso de necessidade de utilização da rede de prestadores em outros estados, as operadoras podem optar por fazer intercâmbio com demais cooperativas do sistema ou podem fazer a contratação dos prestadores diretamente.

Em caso de dúvidas sobre o processo de transferência, os beneficiários devem entrar em contato com a Golden Cross ou com a Unimed Rio. Também estão disponíveis os canais de relacionamento da ANS: Disque ANS 0800 701 9656; Núcleos da ANS existentes em 12 cidades no país; ou Central de Atendimento ao Consumidor em www.ans.gov.br.

(Fonte: ANS)

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Sistema OCB prepara ferramenta para gestão de pequenas cooperativas

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Brasília (24/09) – O fortalecimento das pequenas cooperativas será intensificado pelo Sistema OCB, a partir do ano que vem. A Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento anunciou hoje a criação de um grupo de trabalho que estabelecerá os pré-requisitos para a participação das cooperativas no Sistema Integrado de Gestão (SIG), cujos objetivos são: conferir mais transparência às informações para o associado, gerar dados qualitativos para uma tomada de decisões segura e, por fim, possibilitar mais confiabilidade às informações tributárias e contábeis. 

Esse é um dos desdobramentos da reunião técnica que está ocorrendo desde ontem, na Casa do Cooperativismo, com o intuito de aprofundar a visão dos cerca de 50 participantes – representantes das unidades estaduais – sobre os programas Gestão de Desenvolvimento da Autogestão (GDA) e Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH). O Sistema OCB pretende, com essa reunião, criar um plano estratégico de desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

O SIG é um projeto originalmente executado pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), há seis anos, e, agora, está servindo de base para o desenvolvimento de um projeto nacional.

HISTÓRIA – O Sistema Integrado de Gestão (SIG) é a culminância de um plano de ação que nasceu como ferramenta de gestão para ajudar as pequenas cooperativas agropecuárias do estado do Paraná, em 2007. Após um diagnóstico feito pela Ocepar, por meio de uma ação chamada Programa de Apoio Integral às Pequenas Cooperativas (Procoop), evidenciaram-se sérias deficiências de gestão nas empresas cooperativistas.

“A partir daí, a Ocepar pesquisou softwares adequados à realidade do setor e contratou os parceiros para treinar as cooperativas sobre como utilizar a ferramenta, da melhor forma possível. Os nossos parceiros, então, cederam o direito de uso do software às cooperativas”, lembra o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo da Ocepar, João Gogola Neto, informando que as cooperativas beneficiadas, inicialmente foram as do ramo agropecuário, mas que após algumas adaptações, o software passou a ser utilizado, também, pelos ramos transporte de carga e trabalho. Até o fim deste ano, o ramo de infraestrutura também será contemplado.

“É importante destacar que o SIG está integrado ao software do programa ‘Gestão de Desenvolvimento da Auto Gestão (GDA)’. Então, todas as informações que forem alimentadas nele, serão transportadas para o GDA. Isso atende aos três eixos da Diretriz de Monitoramento de Cooperativas: societário, gestão e econômico-financeiro”, comenta Susan Miyashita Vilela, gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas – GEMDC.

AMANHÃ – no Informativo do Sistema OCB de amanhã, o leitor poderá conferir os outros desdobramentos da reunião técnica sobre o GDA e o GDH.

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FORMAÇÃO: Sescoop/PR completa 14 anos

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Curitiba (24/09) – A unidade paranaense do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) completou 14 anos, no último sábado (21/09). Implantado no Paraná em 21 de setembro de 1999, ao longo desse período, vem contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento e modernização do cooperativismo no Paraná, por meio de atividades de formação profissional, promoção social, autogestão e monitoramento.

Os números atestam a grandeza desse trabalho: desde que foi criado até o ano passado, o Sescoop/PR já havia investido R$ 129,1 milhões em programas de capacitação, que tiveram mais de 1 milhão de participantes, entre cooperados, dirigentes, colaboradores e familiares. Ao todo, foram 26 mil eventos realizados nesse período. Neste ano, a entidade espera capacitar aproximadamente 150 mil pessoas, por meio de 6 mil eventos e atingir cerca de R$ 25 milhões em recursos investidos.

DIFERENCIAL - “O trabalho realizado pelo Sescoop representa o grande diferencial do cooperativismo. No Paraná, os investimentos do Serviço S foram a base de um processo de melhoria da gestão e de prestação de serviços das cooperativas, que impulsionaram o crescimento do Sistema na última década. A difusão de informação e acesso à qualificação profissional mudaram o perfil do cooperativismo no Estado. Da mesma forma, o trabalho de autogestão e monitoramento ganhou força no Sescoop, o que trouxe mais assertividade ao planejamento estratégico de treinamento das cooperativas”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

SUSTENTAÇÃO – Com esse apoio, o cooperativismo paranaense vem acumulando resultados positivos a cada exercício. No ano em que o Sescoop/PR nasceu, as cooperativas paranaenses alcançaram faturamento de R$ 6,1 bilhões. Em 2012, o setor atingiu movimentação econômica recorde de R$ 38,5 bilhões e projeta, em 2013, obter receita entre R$ 43 bilhões e R$ 45 bilhões. “Junto com a melhoria da estrutura das cooperativas, o investimento na formação de colaboradores e dirigentes é um dos fatores que impulsionam o setor. Qualificação traz melhores serviços e produtos e gera bons negócios. Para manter a competitividade, é preciso conhecimento, visão estratégica e inovação”, acrescenta Koslovski.

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Aprovados projetos de irrigação para Goiás, Minas Gerais e São Paulo

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Brasília (24/09) - Os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo foram os primeiros a serem beneficiados pelo Regime Especial de Incentivos ao Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi). Neste mês, a Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional (Senir) aprovou cinco projetos de irrigação em fazendas dos três estados, que totalizam uma área de mais de 11,4 mil hectares irrigados.

"Com a aprovação desses projetos, os produtores agrícolas terão a expansão de suas áreas irrigadas em cerca de 10%, sem ter que fazer nenhum outro investimento, apenas com a desoneração. A área ampliada equivale a 1.054 hectares", declara o coordenador-geral de Desenvolvimento de Instrumentos de Política de Irrigação do órgão, Cristiano Zinato.

A adesão ao Regime suspende a exigência do pagamento de contribuições federais (PIS/Pasep e Cofins) nas aquisições de bens e serviços nacionais e importados destinados aos projetos de irrigação e suas infraestruturas correlatas, resultando na redução de até 9,25% nos custos dos investimentos na área. Para obter o benefício fiscal, as empresas do setor do agronegócio que pretendam implantar, substituir, modernizar ou ampliar ações de irrigação poderão requerer o enquadramento à Secretaria Nacional de Irrigação do ministério. Mais informações sobre a forma de apresentação do projeto e a documentação necessária podem ser obtidas pelos telefones (61) 2034-5784/4282 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Ministério da Integração Nacional)

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Sescoop divulga resultado de processo seletivo para cargos de nível superior

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (23/09) o resultado da terceira etapa do Processo Seletivo nº 03/2013, para contratação de analista tributário.

O candidato aprovado nessa fase deverá apresentar os documentos comprobatórios do cargo e da função, conforme comunicado de abertura de processo seletivo, na próxima quarta-feira (25/09), no Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul, Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala 1202, Brasília-DF.

Para conhecer o resultado da terceira etapa e obter mais informações sobre o processo seletivo, CLIQUE AQUI. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.

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GESTÃO: novos programas fortalecerão cooperativismo

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Brasília (23/09) – O Sistema OCB está prestes a lançar duas ferramentas de gestão que – combinadas – permitirão a criação de um plano estratégico de desenvolvimento das cooperativas. Estamos falando dos programas Gestão de Desenvolvimento da Auto Gestão (GDA) e Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH).
 
Desde às 14h, cerca de 50 pessoas – dentre superintendentes de unidades estaduais e analistas de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, promoção social e formação profissional – estão na  Casa do Cooperativismo, em Brasília, para entender melhor o funcionamento e os objetivos do GDA e GDH. O encontro termina amanhã, quando será definida uma agenda de trabalho nacional para a implantação das ferramentas.

CONFIRA O DEPOIMENTO DA DIRETORIA DO SISTEMA OCB

PRIORIDADE - O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, disse – enquanto abria a reunião – que o GDH e o GDA são prioridades na entidade. “O que nos motiva é saber que em algum lugar desse Brasilzão – mesmo sem saber da existência do Sistema OCB – a vida de cooperados e suas famílias melhora, cada vez mais, graças ao nosso trabalho. É por isso que pedimos a todos vocês que abracem essas ferramentas, com a mesma vontade que nós as abraçamos”, disse Márcio Freitas.

PREMISSAS DE ATUAÇÃO - O superintendente Renato Nobile, após dar as boas vindas aos representantes das unidades estaduais, disse que é dever do Sistema OCB encontrar a melhor forma de desenvolver ações que observem as peculiaridades de cada região do País. “É por isso que nossas ações têm sido pautadas em sete premissas: austeridade, objetividade, foco em resultados, tempestividade, comunicação, transparência e mensuração de resultados. Sem isso, não é possível melhorar os resultados e a qualidade de vida das cooperativas e de seus cooperados e familiares”, considera Nobile.

ENTENDA MELHOR OS PROGRAMAS:

GDA - Originalmente idealizado pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), o GDA é uma ferramenta gerencial onde as cooperativas inserem dados econômicos e financeiros. O sistema organiza os mesmos em padrões que revelam o cenário no qual elas estão inseridas. “Consolidadas em âmbito nacional, essas informações permitirão a construção de um panorama geral do cooperativismo brasileiro”, explica a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira. “E com base nos indicadores gerados, poderemos ajudar as cooperativas a traçarem os melhores caminhos para crescer”.

A gestora esclarece que os dados do GDA também orientarão futuras ações focadas no desenvolvimento humano. “Na prática, o sistema funciona como uma bússola para o cooperativismo. Com ele, poderemos criar soluções para a capacitação e qualidade de vida, cuja gestão será realizada pelo GDH”.

GDH – Também desenvolvido inicialmente pela Ocepar, a ferramenta permitirá organizar e sistematizar informações relevantes sobre as ações de formação e de promoção social, realizadas em prol do desenvolvimento da comunidade da cooperativa.

De acordo com Karla Oliveira, os dados gerados pelo GDA e GDH certamente contribuirão muito para a geração de valor para as cooperativas, ajudando o Sistema OCB a cumprir o seu principal papel institucional: potencializar o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil.

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Evento quer promover interação de cooperativistas com o poder judiciário

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Curitiba (23/09) - O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) vai receber, nesta semana, lideranças do cooperativismo paranaense que participam do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. No dia 26 de setembro, a instituição vai sediar o Fórum dos diretores executivos das cooperativas paranaenses, promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com o TJPR, com a programação voltada exclusivamente aos integrantes da quarta turma da formação internacional. Nesse dia, eles vão conhecer como funcionam as Câmaras de Julgamento.

O desembargador do TJPR, Paulo Habith, vai ministrar uma palestra sobre o tema. De acordo com ele, será uma oportunidade de promover maior interação do cooperativismo com o poder judiciário. “Eu trago na minha folha pessoal o fato de ter já constituído uma cooperativa de crédito de juízes e promotores, a Credjuris. E o modo de gestão, as formas econômicas apresentadas e o sucesso obtido nessa cooperativa de crédito me deram razões fortes e substanciais para acreditar cada vez mais no cooperativismo”, afirmou ele, na tarde desta quinta-feira (19/09), em entrevista ao Informe Paraná Cooperativo.

PROPOSTA - Habith é um dos participantes da quarta turma do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. Ele lembrou que, na viagem que fez este ano com o grupo aos Estados Unidos e Canadá, propôs aos demais colegas conhecerem o Tribunal de Justiça, o seu sistema e as formas de julgamento. “Seria um contrassenso dizer que as lideranças do cooperativismo ainda não alcançam um poder do Estado. Alcançam naturalmente o legislativo, o executivo, mas não o judiciário. Por quê? Dessa forma, eu acho que essa interação é, de uma certa forma, oportuna, e a recepção dos demais integrantes do Programa à minha proposta demonstrou que eu estava com a razão. Tanto que aceitaram por unanimidade a realização desse evento. Da parte da Ocepar, trata-se de uma iniciativa extraordinária de colaboração e parceria com o poder judiciário”, afirmou.

ESCOLA DE MAGISTRATURA – O Fórum dos executivos prossegue no dia 27 de setembro, com atividades na Escola de Magistratura do Paraná, e presença dos integrantes das demais turmas do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. O desembargador Carvilio da Silveira Filho ministra a primeira palestra, com o tema “Poder judiciário brasileiro – sua estrutura”. Haverá ainda a explanação do desembargador Jurandyr Souza Júnior sobre atos cooperativos, com enfoque para o enfrentamento pelo poder judiciário.

MESTRADO - O pró-reitor acadêmico da PUCPR, professor Eduardo Damião da Silva, tratará de estratégias corporativas e fornecerá informações sobre o mestrado profissional em cooperativismo que a entidade vai iniciar no ano que vem, em parceria com o Sistema Ocepar. Para o desembargador Paulo Habith, a oferta de um curso de mestrado é uma grande iniciativa na área de formação. “Em todas as oportunidades, tenho falado sobre com é necessário que o cooperativismo tenha um sempre um desenvolvimento, em qualquer classe social ou qualquer nível de cultura. Isso deve envolver desde crianças, como já vi vários gibis e muitas outras ilustrações para esse público. Para o ensino médio também é importante e que dirá para o ensino superior. Nesse sentido, eu acho que nós vamos chegar num momento em que teremos até uma matéria de cooperativismo nas escolas de Direito. Esse é um mote é eu tenho grande interesse que isso se concretize porque, na medida em que as pessoas vão se interando sobre o cooperativismo em toda a sua forma, não só de gestão, mas de proteção dos interesses dos cooperados e forma de fiscalização, evidentemente, as cooperativas vão ficando cada vez mais fortes”, completou. (Assimp OCEPAR)

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Sistema OCB/RJ implantará incubadora de cooperativas

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Rio de Janeiro (20/09) - A criação de uma incubadora de cooperativas, além de outras ações para difundir o cooperativismo no meio acadêmico, foram assuntos de um encontro promovido, entre dirigentes do Sistema OCB/RJ e do Departamento de Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inovuerj). Como resultado, nas próximas semanas, será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a instituição e o Sistema.

Participaram da reunião, realizada no dia 17/09, o presidente do Sistema, Marcos Diaz, o coordenador de Recursos Humanos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, o coordenador de Capacitação Cooperativista do Sescoop/RJ, Adelson Novaes, o responsável do Departamento Financeiro e Administrativo do Sescoop/RJ, José Erivan Oliveira, o conselheiro do Sescoop/RJ, Sérgio Bittencourt, o assessor jurídico da OCB/RJ, Ronaldo Gaudio e a diretora da Inovuerj, Marinilza de Carvalho.

A incubadora, de acordo com a diretora da Inovuerj, deverá conceber cooperativas de três áreas: beleza, serviços para o lar e corte/costura. “Acredito que o Sistema OCB/RJ será um grande parceiro do projeto. E, por isso, o procuramos, já que possuímos conhecimentos na área de gestão e governança, mas não em cooperativismo”, afirmou Marinilza, acrescentando que a universidade dará a infraestrutura necessária para a incubadora.

Marcos Diaz falou sobre a necessidade das cooperativas estarem em incubadoras. “Temos cooperativas que necessitam ser incubadas para fazer com que elas renasçam e esta incubadora é imprescindível”, afirmou.

OUTRAS AÇÕES - Durante a reunião também foi colocada a ideia de que outras ações de difusão do cooperativismo possam ser desenvolvidas dentro da academia. MBA em gestão cooperativista, workshop em cooperativismo, cursos de extensão e palestras para alunos e professores foram alguns dos pontos apresentados. “É muito importante difundir os princípios do cooperativismo dentro do meio acadêmico. Existem poucas matérias direcionadas e acredito que este é o momento para esta mudança”, pontuou Diaz.

Marinilza concordou com o presidente do Sistema e abordou que a cultura cooperativista deva ser disseminada aos poucos para conquistar um público ainda maior. “Estamos pensando em criar um departamento nesta área, com profissionais da Uerj e do Sescoop/RJ, e um grupo de estudo e trabalho do cooperativismo”, comentou a diretora da Inovuerj.

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São Paulo terá 2ª turma de MBA em Gestão Cooperativista

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São Paulo (19/09) - No próximo dia 23 de setembro, a Coop – Cooperativa de Consumo iniciará a segunda turma do MBA em Gestão Cooperativista, em nível de pós-graduação latu sensu. Com duração de 540 horas, o curso contará com a participação de 33 colaboradores, e é fruto da parceria entre a USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul e SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo).
 
A seleção dos candidatos dessa segunda turma foi realizada por uma equipe de professores da USCS e envolveu prova escrita, entrevista e análise da visão de varejo de cada um. A primeira turma encerrará a apresentação dos TCCs durante o mês de setembro e a nota média dos alunos nas disciplinas oferecidas pelo curso foi de 8,4.
 
De acordo com Angelo Marchetti, gerente geral de Recursos Humanos da Coop, o cooperativismo vem ganhando importância cada vez maior no País e este programa vai ao encontro da necessidade do mercado em absorver profissionais qualificados e conhecedores do sistema.

Sobre a Coop: Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão, volume financeiro 6,41% superior em comparação ao ano anterior e figura na 14ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Para 2013, a expectativa é chegar ao fornecimento bruto de R$ 1,952 bilhão.

Com 28 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba, a Coop possui ainda duas drogarias externas em São Bernardo do Campo e três postos de combustíveis, em São José dos Campos, Tatuí e São Bernardo do Campo. Opera com e-commerce por meio do www.coopemcasa.com.br e disponibiliza aos cooperados o cartão Private Label Coop Fácil, administrado pelo Banco Bradesco. (Assimp OCESP)

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Leite: Sistema OCB participa do alinhamento de nova linha de crédito para o setor

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Brasília (17/09) – A assistência técnica é “ferramenta indispensável para aumentar a produção e a produtividade na cadeia do leite”. Essa foi a constatação dos participantes da reunião realizada entre diversos representantes dos organismos representativos, dentre os quais, o Sistema OCB. O evento ocorreu na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

O principal objetivo da reunião era discutir e alinhar assuntos relativos à linha de crédito do Inovagro, destinada ao financiamento da melhoria tecnológica da cadeia do leite, o que possibilita o aumento tanto da produtividade, quanto da produção.

Durante a reunião, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) falaram sobre a Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que está em fase final de elaboração. O objetivo será atender os produtores de leite.

Para colaborar com a política de fortalecimento do setor lácteo, o Sistema OCB encaminhará ao MDA a listagem com as áreas de abrangência das cooperativas. “Essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de uma política pública adequada aos produtores de leite do País. É por isso que ressaltamos a necessidade de termos esses dados o quanto antes, pois a Chamada Pública será lançada agora em outubro”, considera o coordenador do ramo agropecuário do Sistema OCB, Paulo César Dias, informando que enviou, nesta terça-feira, uma solicitação de dados às unidades estaduais. Ele espera receber o retorno até o próximo dia 27.

Além do Sistema OCB, participaram da reunião: representantes dos Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Banco do Brasil, o BNDES e empresas mercantis.

Leia mais sobre o Inovagro, clicando no link: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/inovagro.html

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Sescoop divulga resultado da segunda etapa do processo seletivo para cargo de nível superior

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Brasília, 18/9/2013 - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (18/9) o resultado da segunda etapa do Processo Seletivo nº 03/2013, para contratação de analista Tributário.

Os candidatos aprovados nessa fase participarão de entrevista técnico-situacional, que ocorrerá na próxima sexta-feira (20/9), no Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul – SAUS - Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.
 
Para conhecer o resultado da segunda etapa e obter mais informações sobre a terceira, clique aqui. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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Excelência de Gestão: Sistema OCB estrutura programa exclusivo para dirigentes cooperativista

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Brasília (16/09) – O Sistema OCB está estruturando – juntamente com a unidade no estado do Paraná (OCEPAR) – o “Programa de Desenvolvimento de Executivos e Líderes Cooperativistas”, direcionada aos dirigentes das unidades estaduais. A intenção é proporcionar experiências aos participantes da formação, por meio de visitas técnicas, encontros, seminários e aulas.

O projeto, ainda em fase inicial de elaboração, prevê reuniões e viagens técnicas para dentro e fora do País. Pela proposta inicial, serão identificados países com experiências de sucesso em cooperativismo para que sejam conhecidas pelos participantes. Também entrarão na lista de boas práticas as universidades que tenham pesquisas e estudos acadêmicos de referência na área.

Uma “turma-piloto” será realizada com superintendentes e o conteúdo terá como base a experiência do Paraná que tem realizado atividade semelhante, voltada ao dia a dia de cooperativas.

PARCERIAS – Parcerias interacionais deverão ser firmadas com a finalidade de viabilizar o programa. Para subsidiar a estruturação do programa, uma pesquisa será aplicada ao público da turma-piloto, a fim de levantar as expectativas e contribuições.

PARTICIPANTES - O funcionamento do programa, que deve ser implementado a partir do ano que vem, foi discutido na sede da Casa do Cooperativismo, na última semana. Participaram do evento as seguintes lideranças: o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile; as gerentes gerais da OCB e do Sescoop, Tania Zanella e Karla Oliveira; o gerente de Controladoria, Ryan Carlo; a gerente de relações institucionais, Fabíola Nader e a gerente de Pessoas, Ana Cláudia D’arce; Também estiram presentes o coordenador de Desenvolvimento Humano da Ocepar, Humberto Cesar Bridi, e o gerente de projetos da Parco Tecnologico Padano.

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As melhores empresas para trabalhar: dentre as eleitas, 13 são cooperativas

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Brasília (16/9) – Publicação já tradicional do mercado brasileiro, o Guia Você S/A chega a mais uma edição elencando as 150 melhores empresas para se trabalhar. Desse total, temos em destaque 13 cooperativas brasileiras. “Garantir um lugar na lista das melhores empresas para trabalhar do país não é tarefa fácil! Para fazer parte deste guia, é necessário que a instituição tenha uma gestão de pessoas estruturada e bem comunicada em todos os níveis”, garante a diretora de redação da revista, Juliana de Mari.

E foi isto que estas cooperativas dos ramos saúde e crédito demonstraram, ao participar de uma pesquisa feita entre os seus funcionários (programa de participação nos lucros, salários acima da média de mercado, boas práticas de qualidade de vida – como horário flexível e incentivo remunerado à prática de esportes –, bolsas de estudo em cursos de graduação, pós e idiomas). Esses e outros pontos fizeram dessas cooperativas vencedoras na visão de seus colaboradores.

“São os líderes que constroem e propagam a cultura corporativa e ajudam a cultivar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam motivadas a dar o melhor delas para atingir o melhor para a empresa. Isso é o que vocês vão encontrar nesta edição: inúmeros exemplos de como isso pode ser feito na prática”, resume Juliana.

Confira a lista das cooperativas eleitas entre as “150 melhores empresas para você trabalhar”:

 

Cooperativa

Nota Final

Unimed São José do Rio Preto

81,6

Central Nacional Unimed

75,8

Hospital Unimed Sul Capixaba

79,7

Sicredi

77,7

Unimed Cascavel

71,7

Unimed Federação Rio

81,4

Unimed Fesp

78,8

Unimed Londrina

75,0

Unimed Missões/RS

78,4

Unimed Porto Alegre

71,6

Unimed Presidente Prudente

70,8

Unimed Sul Capixaba

79,1

Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

70,7


O “Guia 2013 Você S/A – As Melhores Empresas Para Você Trabalhar” está disponível para aquisição nas bancas de jornais de todo o País. Ele traz, também, um encarte exclusivo sobre “As instituições públicas que são modelo em gestão de pessoas”.

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Santa Clara forma 141 produtores em Curso de Informática

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Porto Alegre (17/09) - Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13/09) a formatura do Curso de Informática, promovido em parceria entre a Cooperativa Santa Clara com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS). Um total de 141 produtores associados e familiares participaram do curso, ministrado em nove municípios pela MSD Educação Profissional. A formatura foi realizada na sede da Associação de Funcionários da Cooperativa Santa Clara, ASCLA, em Carlos Barbosa, e contou com a presença de mais de 200 pessoas.

O presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, ressaltou em seu pronunciamento a importância do projeto e da parceria com o Sescoop. Em nome do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, o presidente Vergilio Perius ressaltou o trabalho da Cooperativa, destacando a qualidade dos produtos Santa Clara e a citando como uma cooperativa extremamente diferenciada. Antes da entrega dos certificados, diretor Administrativo e Financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, apresentou dados sobre a Cooperativa.

Também se pronunciaram a produtora Maritania Guterres, de Erebango, que se formou no ano passado e destacou o quanto o curso auxiliou na administração de sua propriedade. “A informática é uma base muito importante para a organização, principalmente dos cursos de produção. Hoje estou muito satisfeita porque eu mesma administro a propriedade de minha família”, destacou. Formando do ano de 2013, Nadir Forte, de Jacutinga, agradeceu à Cooperativa por oferecer o curso e dar a oportunidade dos produtores obterem mais conhecimento. O professor das turmas, Carlos Sandrin, também falou no evento, agradecendo aos alunos e às entidades organizadoras pela oportunidade.

A entrega dos certificados foi realizada pelo presidente Rogerio Bruno Sauthier, vice-presidente do Conselho, Gelsi Belmiro Thums, secretário, Itamar Tang, gerente do departamento de Política Leiteira, João Seibel, e pelo presidente do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, Vergilio Perius.

As aulas aconteceram semanalmente, entre os meses de maio e agosto, abrangendo desde as noções básicas de informática até o uso do Excel especificamente para o gerenciamento da propriedade leiteira. Os participantes ainda aprenderam a otimizar pesquisas na internet em relação a propriedade leiteira e atualizarem-se com sites interessantes à produção de leite, além de uso de e-mail pessoal.

O curso contou com 10 turmas, nas cidades de Carlos Barbosa (12 alunos), David Canabarro (14 alunos), Estação (2 turmas, 34 alunos), Jacutinga (19 alunos), Nova Bassano (15 alunos), Nova Roma do Sul (17 alunos), Selbach (13 alunos), Tapera (8 alunos) e Veranópolis (9 alunos). (Com informações da Assessoria de Imprensa da Cooperativa Santa Clara)

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Expo Money, em São Paulo, abordou pela 1ª vez as Instituições Financeiras Cooperativas

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São Paulo (17/09) – A Expo Money é o maior e mais tradicional evento sobre educação financeira de toda a América Latina, e que este ano teve a presença de cerca de 18 mil pessoas segundo os organizadores.

Esta edição, subdividida em vários outros encontros regionais, tem como curadora a jornalista e colunista financeira Mara Luquet, das Organizações Globo (em 2013 a Expo Money fechou uma parceria com a Letras & Lucros, da jornalista e comentarista da TV Globo, Mara Luquet, para a curadoria dos encontros), que abriu espaço para que o cooperativismo financeiro pudesse compor a pauta desse importante certame pela 1ª vez.

Entre as 80 palestras confiadas a especialistas de várias áreas do mercado financeiro, coube ao diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob, Ênio Meinen, defender o tema “Cooperativismo de Crédito, uma Alternativa aos Bancos Tradicionais“, painel que teve como debatedora justamente a jornalista coordenadora do evento.

De acordo com o conferencista, o que mais chamou a atenção, a partir das perguntas feitas pelos participantes, é o pouco conhecimento do público em geral sobre o cooperativismo financeiro, uma das principais causas da ainda baixa procura por essa solução sócio-econômico-financeira, principalmente nos grandes centros urbanos.

Conforme Ênio, “muitos ainda pensam que é uma iniciativa para pequenos grupos, destinada a dar crédito facilitado e barato às pessoas que fazem parte da cooperativa, especialmente na área rural. O emprego do vocábulo ‘crédito’ na veiculação dos empreendimentos restringe a percepção sobre a verdadeira abrangência do portfólio de produtos e serviços disponíveis nas instituições financeiras cooperativas“.

Segundo ele, “a própria mídia apenas mais recentemente vem percebendo a real dimensão dessa alternativa no mercado financeiro-bancário, prova disso a surpresa da jornalista debatedora (especialista em finanças!) ao ver tudo o que as cooperativas oferecem, e da forma diferenciada como o fazem, dizendo estar-se familiarizando com a causa há alguns dias, desde que foi provocada por um telespectador sobre o assunto”. “É preciso continuar investindo em comunicação voltada para a grande massa, cuja ação, pelos custos envolvidos e impactos, recomenda reunião de esforços e recursos intersistêmicas“, arremata o dirigente.

O roteiro utilizado na apresentação do cooperativista Ênio Meinen, coautor do livro “O cooperativismo de crédito ontem, hoje e amanhã”, junto com Márcio Port, pode ser acessado no link.

Ênio Meinen é advogado, com MBA em Gestão de Pessoas. Fez pós-graduação em Advocacia Empresarial em Ambiente Globalizado pela Unisinos e em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Com 29 anos de experiência no cooperativismo de crédito, foi diretor vice-presidente de Políticas Corporativas da Confederação Sicredi. É também autor de vários livros e artigos sobre o cooperativismo de crédito. Desde maio de 2009, é diretor de Operações do Bancoob. (Fonte: Portal do Cooperativismo de Crédito)

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Projeto teatral leva educação ambiental a escolas públicas de Rio Verde

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Goiânia (17/09) - A partir da próxima quarta-feira (18), Rio Verde receberá o projeto “Teatro Mata Viva”, um espetáculo que tem como objetivo abordar o tema da sustentabilidade de forma lúdica e com atividades educativas para estudantes e docentes de escolas públicas. Serão realizadas duas apresentações diárias, de segunda a sexta-feira, às 9h e às 14h, até o dia 27 de setembro, no Centro Tecnológico Comigo, localizado na zona rural de Rio Verde.

O “Teatro Mata Viva” faz parte do “Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva”, iniciativa da empresa química Basf. Em Rio Verde, o projeto conta com a parceria da prefeitura e da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).

“Estamos muito contentes por receber o projeto em nossa cidade. Essa é uma parceria que pode trazer muitos benefícios para a nossa comunidade. Cultura, educação e sustentabilidade são fatores fundamentais para o desenvolvimento da região. Ações desta natureza sempre contarão com a Comigo, inclusive é a segunda vez que o Teatro Mata Viva recebe o nosso apoio”, afirma Antonio Chavaglia, presidente da cooperativa.

O público esperado para os 16 espetáculos é de cerca de 2.400 crianças. O projeto mantém um ônibus itinerante que leva estudantes e professores das escolas ao local da apresentação.

O espetáculo narra a trajetória de Manuela, uma garota que, usando seu computador, navega na internet em busca do significado da palavra sustentabilidade. Em sua caminhada, a garota se depara com diversos personagens que lhe transmitem conhecimento sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que são os conceitos-chave da sustentabilidade.

Por meio de um diálogo e muita interação com o público, os arte-educadores realizarão, após o espetáculo, um bate papo para obter a impressão dos participantes sobre o tema da peça. Após essa atividade, será realizada uma oficina de arte por meio do jogo interativo “Corrida Sustentável”.  (Fonte: Assessoria de Comunicação da Comigo)

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Dirigentes articulam II Encontro Paraibano do Cooperativismo de Crédito

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João Pessoa (17/09) - O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, e a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Fabiana Bitencourt, se reuniram, na quinta-feira (12/09), com dirigentes de cooperativas de crédito da região de Campina Grande. O objetivo da reunião foi realizar articulação com as lideranças do ramo para organização do II Encontro Paraibano do Cooperativismo de Crédito.

O evento está previsto para acontecer no dia 14 de outubro, no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep). A reunião contou com dirigentes das cooperativas Unicred Centro Paraibana, Creduni e CGCred. O presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB também realizou uma visita de cortesia à diretoria da Unimed Campina Grande.

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Piauí terá mão de obra qualificada pelo Sescoop

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Brasília (16/09) – A qualificação da mão de obra piauiense contará com um reforço importante, a partir de janeiro de 2014. É que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lançou nesta sexta-feira (13/09), em Teresina, os programas “Aprendiz Cooperativo” e “Juventude Cooperativista (Jovem Coop)”.

As cooperativas do Piauí têm até novembro deste ano para informar à unidade estadual a sua demanda de formação para os dois programas, sendo que o Programa Aprendiz Cooperativo formará auxiliares-administrativos e o Programa Juventude Cooperativista identificará os potenciais lideres cooperativistas formando-os em cooperativismo e organização do quadro social.

A previsão do Sescoop/PI é de que o processo de formação dos jovens e adultos, na faixa etária entre 14 e 35 anos, comece logo em janeiro do ano que vem.

Durante o lançamento, o assessor especial da Unidade Nacional, no estado do Piauí, Roberto Guerreio, disse que a chegada desses dois programas de formação de mão de obra atende a três dos sete princípios cooperativistas. “É muito satisfatório observar o cooperativismo em ação. A gestão democrática, o interesse pela comunidade e a educação, formação e informação – princípios cooperativistas – devem fazer parte da rotina das cooperativas e da sociedade onde elas estão inseridas. O Sescoop está de parabéns!”, enfatiza o assessor.

NECESSIDADE - Segundo o Censo do IBGE (2010), 42,5% da população brasileira têm entre 15 e 39 anos. Isso quer dizer que praticamente a metade dos brasileiros encontra-se em idade para estar no mercado de trabalho e, por isso, constituem o público dos programas do Sescoop.

Saiba mais sobre os programas do Sescoop:

APRENDIZ COOPERATIVO: o programa proporciona às cooperativas condições de se adequaram à Lei nº 10.097/00 e ao Decreto nº 5.598/05, que estabelecem a cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas. O programa oferece formação cidadã, pautada nos valores, que possibilita ao jovem seu desenvolvimento integral e inserção no mundo de trabalho.

JOVEM COOP – promover a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas. Este é o principal objetivo do programa, estruturado para jovens cooperados (ou que preencham as condições para se tornar um cooperado) e familiares de cooperados. O programa estimula o jovem a participar ativamente do negócio da cooperativa, além de promover o empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

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11º Encontro de Mulheres Cooperativistas de SC

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“Cooperativismo, sustentabilidade e qualidade de vida” é tema do 11º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, programado para os dias 24 e 25 e outubro deste ano no Centro de Convenções do Oceania Center, praia de Ingleses, em Florianópolis. O evento é uma promoção da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC).

Neste ano, participarão mais de 700 mulheres cooperadas, esposas de cooperados, colaboradoras e líderes do sistema cooperativista catarinense.

O presidente do Sistema OCESC, Marcos Antônio Zordan, salienta que o encontro tem por objetivo consolidar, na prática, ações que visam efetivamente o crescimento da participação feminina no cooperativismo catarinense. “Além de promover a integração entre as mulheres de todo o Estado, o evento estimula o conhecimento e incentiva o aumento da participação delas em cargos de liderança nas cooperativas”.

A coordenadora de promoção social do SESCOOP/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, realça que o tema deste ano propõe a reflexão do cooperativismo como alternativa ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida.

A programação inicia às 8 horas da manhã do dia 24 de outrubro (quinta-feira), com abertura solene, seguida da palestra “O cooperativismo como caminho para o desenvolvimento sustentável”, que será conduzida por Eliseu Felipe Hoffmann. Às 10 horas haverá intervalo e às 10h30 iniciará a palestra "Vida de qualidade e emoções associadas” com Vanessa Tobias. Ao meio dia será servido almoço e às 13h30 inicia a apresentação cultural “Comunicação mágica” com Bianko.

Às 14h30 Renato de Oliveira abordará o tema “Família, cooperação e desenvolvimento”. Às 16 horas haverá intervalo com coffee break e às 20 horas jantar festivo.

No dia 25 de outubro, a programação reinicia às 8 horas da manhã, com a palestra “Violência contra a mulher”, conduzida pela Dra Eunice Velloso, seguida pela apresentação do case “Programa Mulheres Cooperativistas”, conduzido por representantes da Coopersulca e Coopera e, às 10 horas, haverá coffee break.

A última etapa do 11º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas está prevista para as 10h30, com a palestra motivacional “O segredo das borboletas”, conduzido por Nelma Penteado. Às 12 horas haverá almoço de encerramento. (Assimp Sistema OCESC)

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Curso do Formacoop tem início no Rio

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Rio de Janeiro (13/09) - Capacitar dirigentes, conselheiros de administração e fiscal e gerentes para o exercício da função diretiva e gerencial nos diversos níveis da estrutura de poder da Cooperativa. Este é um dos objetivos do Curso Formacoop: Gestão Empresarial de Cooperativas, que começou QUINTA, no auditório do Sistema OCB/RJ.

A capacitação terá um total de nove módulos, de setembro de 2013 a maio de 2014, num total de 144 horas/aula. Os 35 alunos de 22 cooperativas aprenderão sobre comportamento organizacional, estratégias de negociação, administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.

O superintendente do Sistema OCB/RJ, Jorge Lobo, é um dos participantes, ao lado de representantes da Coopsege, Cecremef, Unikarg, Uniodonto Macaé, Royalcoop, Táxi Elite Niterói, Coopjustiça, Pró-Uni, Coopestado, Cooperativa dos Lojistas, Uniodonto Campos, Asacoop, Cooperaço, Rio da Prata, Uniodonto Campos, Uniodonto Caxias, Cooperar, Subcoop, Cooparioca, Coopas, Coopfabrimar e Coopuerj.

Presente à abertura, o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, destacou a importância deste curso: “As nossas cooperativas precisam de pessoas capacitadas para gerir as suas atividades. Cada um destes módulos dará a vocês o potencial para saírem daqui ainda mais qualificados”, disse Diaz, que afirmou também o objetivo de realizar o Formacoop em outros municípios: “Sabemos da dificuldade de deslocamento. Queremos facilitar a vida dos nossos cooperados. Este é um projeto futuro”.

Ex-alunos do Formacoop, da primeira turma realizada pelo Sescoop/RJ em 2008, o representante do ramo agropecuário do Sistema OCB/RJ, Márcio Carneiro, e a cooperada da Unimev/Rio, Tânia Barbosa, foram convidados a compartilhar um pouco de suas experiências.

Para Márcio Carneiro, o curso é uma oportunidade ímpar para o crescimento da gestão cooperativista: “As cooperativas precisam de agregação de valores e de visão estratégica e organizacional. O Formacoop proporciona aos participantes a superação de desafios e a busca pela excelência”.

De acordo com Tânia Barbosa “os cooperativistas são agentes de transformação da sociedade através de práticas diferenciadas de gestão”. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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