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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), por meio de sua Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG), vai iniciar a implantação do 2º Projeto Piloto do Sistema de Gestão Educacional do Sescoop (Siges), na unidade do Espírito Santo (Sescoop/ES). Junto com a implantação do Sistema haverá o treinamento no período de 9 a 12 deste mês.
O Siges tem como objetivo capacitar os técnicos do Sescoop no módulo de Educação do Sistema Zeus. As atividades de implantação serão coordenadas pelos técnicos da GEADG, Soraya Santos e da Gerência de Tecnologia de Informações, Jessé Xavier Guimarães Filho.
O Sistema é uma ferramenta de informática desenvolvida para unificar a análise das ações de educação do Sescoop. O mesmo projeto já foi implantado na unidade do Sescoop de Minas Gerais (Sescoop/MG). Em breve, todas as unidades estaduais poderão contar com uma única identidade nas ações educativas da instituição em todo o País.
Segundo Soraya a implantação desse Sistema é um marco para as ações do Sescoop. "Poderemos mensurar, avaliar e planejar o trabalho que vem sendo realizado nos estados", diz. A intenção, segundo ela, foi criar uma ferramenta que possibilite a adoção de uma linguagem única para as ações educacionais feita pelo Sescoop, atendendo às exigências dos Ministérios da Educação e Trabalho.
Até o final deste ano outros cinco estados receberão o sistema. São eles: Pernambuco, Santa Catarina, Amazonas, Paraíba e Alagoas.
"Trazer para as cooperativas de crédito formadas por médicos (Unicreds) a expertise da Mondragón Corporacion Cooperativa (MCC) é o objetivo da Missão Mondragón, que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP) organizou no período compreendido entre o dia quatro e 13 de setembro.
Mondragón é o conglomerado espanhol referência mundial em cooperativismo. Por esta razão, o intuito da missão é também promover o intercâmbio técnico do sistema cooperativista, visando à integração das cooperativas e possibilitando o desenvolvimento de profissionais e de projetos do ramo crédito.
Participam 20 dirigentes de Unicreds dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas e Distrito Federal; dois técnicos do Banco Central, três do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ); e o consultor técnico do Sescoop/SP, Gil Nei Agrela.
Além de conhecer toda a estrutura da MCC, os participantes estão vendo o modelo de gestão da cooperativa, suas relações institucionais e com as federações de cooperativas. A programação conta também com palestras sobre os fundos intercooperativos e os mecanismos de financiamento conjunto da cooperativa, a importância da intercooperação na geração de sinergias, internacionalização da MCC, entre outros temas. (Fonte: Sescoop/SP)
No próximo dia 16 de setembro, a Câmara Setorial de Milho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza a 3ª reunião trimestral deste ano. Destaque para a palestra “O Mercado de Fertilizantes no Brasil – Diagnóstico e Proposta de Políticas”, com Ali Aldersi Saab, da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Também haverá discussão sobre a terceira estimativa de oferta e demanda de milho no Estado de São Paulo em 2008. A reunião ocorrerá na sala de reuniões do Instituto de Economia Agrícola (Av. Miguel Stéfano, 3.900 – Água Funda - São Paulo/SP). Mais informações pelo telefone 11 5067-0474 (Fonte: Ocesp)
A Lederman Consulting & Education (consultoria líder em Serviço ao Cliente) vai trazer para o Brasil, pela primeira vez, o workshop “A chave da Disney para a Excelência”. O evento será no próximo dia 25, em Porto Alegre (RS). Durante o seminário serão partilhadas as práticas que sustentam o sucesso de uma das marcas mais reconhecidas em todo o mundo.
Serão destacadas a forma como desenvolvem e interpretam o conceito de liderança nas equipes, a gestão das pessoas suportada numa cultura bem definida, a criatividade que impulsiona um ambiente de magia entre outros assuntos.
As atividades vão ser ministradas por profissionais especialistas na Disney com mais de dez anos de experiência. Desde a fundação em 1986 o instituto da Disney já ensinou milhões de executivos e empresários em dezenas de países a aplicarem em suas empresas os princípios e métodos gerenciais. Clique aqui e obtenha as informações sobre o Workshop.
"Neste sábado (6/9), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP) promove o 1º Encontro com as Famílias dos Jovens Aprendizes, no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes (SP). A atividade faz parte do projeto político-pedagógico do Programa Aprendiz Cooperativo desenvolvido pelo Sescoop/SP.
O projeto conta com a participação de aprendizes que atuam em cooperativas de São Paulo e da região do ABC paulista. Além de apresentar os objetivos do programa aos pais e responsáveis pelos jovens, o encontro proporcionará espaço privilegiado de diálogo e integração.
O objetivo principal do Programa Aprendiz Cooperativo é oferecer aos jovens formação cidadã pautada em valores cooperativistas, que permita a sua inserção no mundo de trabalho e seu desenvolvimento integral, viabilizando também o cumprimento da Lei do Aprendiz - Lei 10.097/00. (Fonte: Sescoop/SP)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP) enviou consultores técnicos nesta quarta-feira (3/9), para realizar visita na Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Bebedouro (Cooperlimpo). A cooperativa foi formada no primeiro semestre deste ano com apoio de outras cooperativas e da Prefeitura de Bebedouro (SP).
Após reunião com cooperados e apoiadores do empreendimento, os técnicos sugeriram a participação da cooperativa no Projeto Fomento de Cooperativas. Ele busca promover a constituição e desenvolvimento de empreendimentos cooperativos, por meio de parcerias entre o Sescoop/SP e instituições fomentadoras.
Na próxima semana, haverá reunião para a definição de um plano de trabalho. “A Cooperlimpo tem um grande potencial, pois tem um grupo já formado e trabalhando e conseguiu diversos apoios na cidade, que garantiram toda a infra-estrutura necessária. No Projeto Fomento, podemos oferecer orientação aos cooperados, principalmente na área de gestão”, diz Cassiano Faria, consultor do Sescoop/SP.
Todo o suporte técnico para a Cooperlimpo foi oferecido pelas cooperativas de Bebedouro: Coopercitrus, Credicitrus, Unimed, Uniodonto e Cotram. As cooperativas também estão auxiliando a nova cooperativa em relação à orientação jurídica e contábil, ajudando os catadores de recicláveis a entender como funciona uma cooperativa. (Fonte: Sescoop/SP)
Estão abertas as inscrições para a segunda turma de Mestrado Profissional
O mestrado é destinado a profissionais graduados, principalmente
O programa foi elaborado pelas três instituições e cada uma vai se responsabilizar por uma área. As disciplinas voltadas para gestão empresarial serão ministradas pela FGV, as de caráter agronômico pela ESALQ e as tecnológicas pela Embrapa.
O curso terá início no primeiro semestre de 2009, com duração de no mínimo dois anos. As inscrições poderão ser feitas pela internet, no site www.eesp.fgv.br.
"A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) ministram curso de contabilidade básica para cooperativas. O evento acontece nesta quinta (4/9) e sexta-feira (5/9), no Hotel Mercure São José, em Florianópolis (SC).
O treinamento será apresentado pelo Prof. Dorly Dickel, contador, administrador e instrutor de cursos para cooperativas, além de professor do curso de especialização em Cooperativismo na Unisinos.
Entre os temas a serem abordados informa o coordenador de treinamento do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, estão os princípios fundamentais de contabilidade, formalidades da escrituração, documentação contábil (prazos de guarda dos documentos), entre outros. Também serão feitas conceituações básicas, como as características das sociedades cooperativas; a origem, evolução e objetivos da contabilidade; finalidade da cooperativa; patrimônio; período administrativo; escrituração e gestão.
As vagas foram limitadas em 30 participantes e são dirigidas a contadores e auxiliares de contabilidade. Mais informações pelo site www.ocesc.org.br ou pelo telefone 48 3878-8800. (Fonte: Ocesc-Sescoop/SC)
"O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP) iniciou, nos dias 29 e 30/8, a capacitação da 2ª turma do Programa Estadual de Formação de Jovens Lideranças. A cidade escolhida para mais uma ação do Programa Juventude Cooperativista foi foi Jaguariúna.
Participaram 26 jovens representantes de 13 cooperativas paulistas de diferentes ramos. O encontro enfatizou a educação cooperativista e contou com a participação da educadora Fátima Freire, assessora dos projetos pedagógicos do Sescoop/SP. No local, também foi realizada mais uma reunião do Comitê Estadual de Jovens.
Na primeira parte do encontro deste final de semana os dois grupos acompanharam uma palestra sobre os princípios da cooperação e da educação cooperativista. A seguir, os grupos desenvolveram atividades distintas, com momentos de integração e trocas de idéias. “Os jovens que iniciaram a capacitação farão parte de Comitês Regionais de Jovens. É muito importante o contato entre integrantes dos comitês regionais e estadual, para que os processos estejam sempre em sintonia”, observa Michelle Batista, do núcleo de educação e geração de renda do Sescoop/SP.
A primeira etapa da Formação de Jovens Lideranças desenvolveu posturas para o trabalho em equipe e aprendizado participativo, buscando conexões entre o curso e o percurso dos jovens. Nestes trabalhos, os jovens tiveram a assessoria da educadora Elisete Rasera, que atua como assessora pedagógica do programa Cooperjovem no Estado de São Paulo.
Comitê Estadual – Um dos assuntos em pauta na reunião do Comitê Estadual foi a preparação do Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas, que está previsto para outubro. Voltado a cooperados, filhos de cooperados e funcionários de cooperativas com idade entre 18 e 24 anos, o Juventude Cooperativista tem como objetivo central formar jovens para promover a sucessão das lideranças das cooperativas, bem como do movimento cooperativista.
Também são objetivos do programa desenvolver posturas cooperativas e empreendedoras; exercitar uma prática de liderança compartilhada e democrática; multiplicar conhecimento sobre cooperação e cooperativismo mobilizando outros jovens ligados às cooperativas e suas comunidades; e produzir conhecimento sobre cooperativismo com o “olhar” dos jovens. (Fonte: Sescoop/SP)
Nesta quarta-feira (26/8), a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) entregou certificados de registro a mais seis cooperativas: duas do Ramo Educacional, duas do Ramo Habitacional e outras duas do Ramo Trabalho.
As novas integrantes do Sistema Cooperativista Paulista são Cooperfami, de Votuporanga; Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Técnica Agrícola Martinho Di Ciero, de Itu; Habitacional Butantã e Marajoara, sediadas na Capital; Valecoop, de São José dos Campos; e Cativar, de Registro.
As novas consultoras especializadas nesses ramos, Iradélia Silva (Trabalho e Educacional) e Conceição Barros (Habitacional), foram apresentadas às cooperativas. Os consultores especializados serão responsáveis pelo acompanhamento da gestão dos empreendimentos.
Ao receberem os certificados de registro, os representantes das cooperativas assinaram termos de compromisso, com indicações sobre as adequações de documentação e procedimentos a serem adotados. O certificado tem validade de um ano e, após esse período, se o termo for cumprido, o registro é renovado.
Sobre o registro – Além de cumprir uma exigência legal, prevista na Lei Federal 5.764/71, e na Estadual 12.226/06, ao se registrar na Ocesp a cooperativa pode utilizar vários serviços, dentre eles consultoria jurídica, contábil e de gestão; cursos, treinamentos e eventos para qualificação e atualização profissional; e uma série de atividades de integração e promoção social. A Ocesp trabalha de forma integrada à unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP).
Os certificados de registro têm prazo de validade determinado e ficam condicionados ao cumprimento de deveres, dentre eles as contribuições cooperativistas e o envio de documentos como atas, estatutos e guias de recolhimento ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Para se registrar na Ocesp, a cooperativa deve encaminhar sua documentação e, após análise do departamento jurídico, será agendada uma visita ao empreendimento. Se o solicitante do registro for, de fato, uma cooperativa, receberá o certificado e assinará um termo de compromisso, no qual serão apontadas as adequações necessárias. (Fonte: Sistema Ocesp-Sescoop/SP)
O Sistema Ocemg/Sescoop-MG realiza amanhã (29/8), de 8h às 12h, o III Encontro Estadual dos Profissionais de Tecnologia de Cooperativas de Minas Gerais. O evento vai acontecer no Royal Golden Hotel, à Rua Rio Grande do Norte, 1.015, Savassi, em Belo Horizonte. O objetivo do Encontro é atualizar e capacitar todos os profissionais envolvidos com as áreas de Tecnologia da Informação das Cooperativas.
Além disso, vai discutir os principais aspectos técnicos e de gestão das áreas envolvidas em garantir a preservação e idoneidade das informações e sistemas utilizados no segmento cooperativista. A abertura do evento será feita pelo presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, que defende sistematicamente, a capacitação de profissionais.
“A profissionalização da mão-de-obra no setor cooperativista é fundamental e vem sendo uma das metas perseguidas com afinco por nós, pois estamos certos de que, somente através do aperfeiçoamento do quadro social alcançaremos o crescimento com desenvolvimento sustentável, certos da exigência crescente e diária do mercado de trabalho brasileiro, frisa”.
As palestras “Gestão do Conhecimento” e “Planejamento Estratégico” serão proferidas pelos profissionais Rodrigo Baroni de Carvalho e Alexandre Freire, respectivamente. Rodrigo Carvalho é doutor em Ciência da Informação pela UFMG, com doutorado na Universidade de Toronto, Canadá e Alexandre Freire é formado em Administração de Empresas e Ciência da Computação, mestre em administração de Empresas nos Estados Unidos, respectivamente. (Fonte: Ocemg)
""A gestão de risco nas cooperativas de crédito e demais instituições financeiras extrapola as questões normativas do órgão regulador. É uma questão cultural que as instituições devem adotar para gerir, proteger e potencializar o seu patrimônio". A avaliação é do representante do Banco Central (BC), Rodomarque Tavares Meira, que participa, em João Pessoa do (PB), da terceira etapa do projeto de capacitação para as cooperativas de crédito. O evento é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV).
“Marketing, prospecção e fidelização de associados” é o tema da facilitadora Débora Márcia Bruno, da Confederação Sicoob Brasil. “O assunto é muito esperado pelos dirigentes das cooperativas de crédito, pois, gera um diferencial no desenvolvimento do cooperativismo nas regiões Norte e Nordeste”, informou o técnico da Gerência de Mercados OCB Silvio Giusti, que está acompanhado o projeto OCB/DGRV.
Basiléia II – Trata-se de um acordo internacional que determina as regras de gestão de risco que as instituições financeiras estão adotando para acompanharem as mudanças que as entidades reguladoras operam. Estas regras visam limitar a possibilidade de ocorrência de uma crise bancária internacional, assegurando para isso que cada instituição, individualmente, disponha de níveis de capital suficientes para realizarem as atividades que compreendem algum risco.
Com a participação de 32 profissionais em Marília (SP), na segunda-feira, 25/8, e outros 30 em Ribeirão Preto (SP), nesta terça-feira, 26, o Sistema Ocesp-Sescoop/SP promoveu palestras sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
As palestras atenderam demanda das cooperativas das regiões Oeste e Nordeste do Estado de São Paulo, que contam nos últimos meses com o acompanhamento mais próximo de técnicos do Sescoop/SP. Para complementar a orientação às cooperativas sobre o assunto, serão oferecidos treinamentos em Marília (SP), no dia 29/9, e Ribeirão Preto (SP), no dia 30/9.
“Tivemos uma receptividade muito boa dos participantes, que inclusive manifestaram interesse em conhecer mais sobre outros temas da área contábil. Além do treinamento que será realizado em setembro, vamos promover outros encontros para estudo e intercâmbio, de acordo com as necessidades verificadas”, garante Eliane Vela, consultora técnica da área contábil do Sescoop/SP.
As palestras desta semana foram ministradas por Guilherme Soares Rodrigues, diretor da BoldCron Technologies, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas e aplicações baseadas em novas tecnologias. Além de gestores e profissionais da área contábil, as palestras foram acompanhadas por técnicos da área de Tecnologia da Informação das cooperativas.
Criado com o objetivo de fortalecer o controle de arrecadação do poder público, o Sped prevê a obtenção das informações junto às empresas de forma on-line. A implantação do Sped promove impactos diretos em diversos processos das empresas, como por exemplo, no faturamento (que passa a ser eletrônico), no recebimento das notas fiscais (que pode ser também eletrônico), no atendimento das obrigações fiscais, entre outros.
Regionalização – O consultor técnico do Sescoop/SP Cassiano Faria, que coordena a implantação de um núcleo regional da organização em Ribeirão Preto, ressalta que a palestra sobre o Sped é um exemplo de como as ações podem responder às demandas específicas das cooperativas.
“Nossos técnicos identificaram a necessidade, a consultoria especializada na área contábil entendeu a importância do assunto e a área de qualificação profissional entrou em ação, promovendo a palestra agora e o curso de setembro”, conta Faria. (Fonte: Sistema Ocesp-Sescoop/SP)
A Cooperativa Educacional de Vilhena (Coopevi) promove, no dia 11 de setembro, palestra com o médico, psiquiatra e conferencista Içami Tiba. O evento acontece no recém reformado Salão de Eventos do Parque de Exposições Ovídeo de Brito, em Vilhena (RO), local onde usualmente acontece a Expovil.
“Faz parte da função social da cooperativa promover eventos desse tipo, em que os nossos cooperados – que são os pais dos alunos da cooperativa – possam ouvir e interagir com especialistas da área da Educação”, explica a presidente da Coopevi, Carolina Torres Frozoni, acrescentando que o evento é aberto também à comunidade.
Segundo Frozoni, Içami Tiba foi a figura escolhida para o primeiro evento deste tipo que a cooperativa promove, por sua experiência como psiquiatra e também como conferencista: ele contabiliza mais de 76 mil atendimentos psicoterápicos a adolescente, e já proferiu mais de 3.300 palestras. “Além disso, ele é referência internacional em Educação”, acrescenta a presidente da Coopevi.
Os ingressos para a palestra estão à venda na Coopevi ao custo de R$ 35,00, com direito a certificado de participação assinado pelo conferencista. Mais informações pelo telefone 69 3321-3050.
Sobre a Coopevi - A Cooperativa Educacional de Vilhena foi fundada em 2006 por um grupo de aproximadamente 20 pais, e hoje já conta com mais de 350 cooperados. Aos moldes de uma escola que não é nem pública, nem privada, as escolas cooperativas têm por objetivo oferecer uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento da comunidade.
As cooperativas de ensino são hoje consideradas no Brasil e no mundo uma das formas mais avançadas de organização educacional, com base na gestão e participação democrática, e no comprometimento com propostas político-pedagógicas inovadoras, que tem como foco a filosofia, doutrina e princípios cooperativistas e, como diferencial, a participação efetiva dos pais no processo educacional de seus filhos. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/RO)
Encerrou a cerimônia do Prêmio Cooperativa do Ano 2008, a entrega do troféu categoria Saúde, ao presidente da Unimed Londrina Cooperativa de Trabalho Médico, Issao Yassuda Udihara (foto), pelo Projeto Bosque da Vida, vencedor da categoria específica Saúde. Udihara agradeceu aos colaboradores da cooperativa pelo desenvolvimento do programa que resultou no plantio de 2,4 mil árvores frutíferas na região paranaense. “Sentimos orgulho e satisfação por sermos reconhecido pelo sistema cooperativista brasileiro. Nunca tivemos um espaço tão importante quanto este”, finalizou o presidente da Unimed Londrina.
Na avaliação do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar),João Paulo Koslovski,"o prêmio é o reconhecimento por um trabalho desenvolvido pelas cooperativas do Paraná em busca de melhores resultados para seus associados e famílias, e a indicação de que o cooperativismo do estado está no caminho certo. São seis projetos, de quatro cooperativas paranaenses, que servirão de exemplo”.
Neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados pela Unimed Londrina (PR) e sensibilizar seus clientes quanto aos cuidados com o meio ambiente. Com este ambicioso objetivo, a cooperativa paranaense estruturou o Projeto Bosque da Vida, lançado em maio deste ano, com foco no plantio de uma árvore a cada nascimento de um bebê de cliente Unimed.
A iniciativa envolve a distribuição de mudas de árvores frutíferas no momento do teste do pezinho em recém-nascidos, realizado na Central de Serviços Unimed. O resultado esperado, considerando o número médio de nascimentos, é de 2,4 mil árvores plantas por ano, buscando a recomposição do corredor ecológico entre os parques Arthur Thomas, Daisaku Ikeda e rio Tibagi.
Além do reflorestamento da margem do Tibagi, haverá o incentivo para o plantio das árvores na casa das pessoas, sensibilizando-as para o cuidado com o meio ambiente Como conseqüência, o projeto proporciona a conscientização do cidadão quanto à sua postura em relação ao meio ambiente.
Meta superada – Os números estipulados no projeto estão 266% acima do necessário para neutralizar a emissão de GEE gerada pela Unimed Londrina. Segundo análise realizada pela empresa Ambiente Neutro, a cooperativa é responsável pelo lançamento de 52,99 toneladas de CO2 na atmosfera. Para compensar, seria preciso plantar em torno de 320 árvores distribuídas em 21 espécies arbóreas nativas.
As espécies de maior índice de crescimento em altura e projeção da copa serão usadas em proporção mais expressiva no reflorestamento. Para viabilizar o projeto, a Unimed Londrina firmou parceria com a ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE), que irá fazer a manutenção das árvores durante cinco anos. Este é o tempo necessário para que a muda atinja o porte arbóreo e a neutralização efetiva de CO2.
No primeiro mês do projeto, a entrega das mudas foi estendida a colaboradores, cooperados, prestadores de serviços, secretárias de cooperados e à comunidade. Ao todo, 820 árvores frutíferas de pequeno porte foram distribuídas.
Histórico – A Unimed Londrina foi fundada em 11 de março de 1971 com 57 médicos. Atualmente, a cooperativa conta com mais de 1.049 cooperados, 135.335 usuários e 346 colaboradores. Sua atuação abrange não só Londrina como outras 27 cidades da região. Entre seus principais produtos e serviços destacam-se os planos de saúde individuais, familiares e empresariais, SOS, atendimento domiciliar, serviço social e medicina preventiva.
O vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Lauro Soethe, foi agraciado com o Prêmio Cooperativa do Ano na categoria Gestão Profissional. A cooperativa, que tem sede no município paranaense de Medianeira (PR), levantou o troféu pelo projeto “Gestão Lar em tempos de crise”. Tivemos como objetivo combater a crise no campo gerada por questões climáticas, doenças e pragas, além da crise cambial. Foi uma busca por superação que gerou excelentes resultados: crescimento do faturamento, aumento de produção e redução de despesas”, disse. A cooperativa também foi vencedora na categoria Atuação no Agronegócio e subcategoria Inovação Tecnológica com o projeto Aproveitamento térmico no processamento de grãos.
Com o faturamento ultrapassando a R$ 1,1 bilhão,em 2007, a cooperativa provou que as ações emergências adotadas para controlar os gastos, alcançaram sucesso. Em 2006, esse faturamento foi de R$ 972 milhões, e o panorama econômico apontava um ano de crises. Para reverter a situação oitenta e duas ações foram sugeridas juntando o conhecimento gerencial e técnico de diretores e executivos.
Para as empresas do Agronegócio, os anos de 2005 e 2006 foram particularmente difíceis. Uma sucessão de problemas fez com que o produtor rural mergulhasse numa das maiores crises do setor. Oscilações cambiais com a desvalorização do dólar perante o real, a queda dos preços agrícolas, falta de políticas de crédito, clima doenças e pragas, febre aftosa e a ameaça da gripe aviária também prejudicaram o desenvolvimento do setor.
Em meados de 2006 a cooperativa percebeu que eram necessárias ações para minimizar os impactos da crise que ameaçava o desempenho da instituição. A grande preocupação foi evitar demissões, e por isso os funcionários se reuniram para juntos encontrar uma solução. O foco em novos mercados foi um dos investimento que a cooperativa fez. Os países da África do Sul, Ásia, e Japão passaram a ser destino dos produtos da cooperativa. Além disso, foram recuperados alguns clientes que há cooperativa havia se distanciado.
Uma nova de linha de empanados destinado ao mercado interno também fez parte das estratégias de desenvolvimento de novos produtos adotado pela cooperativa. Além da redução de despesas, houve outros estudos como a reestruturação na alta administração e junção desta com outra área com características afins. A assessoria de compras e o gerente desta área passou a gerenciar, além da estrutura centralizada de compras, toda a área de vendas de alimentos industrializados pela cooperativa. O resultado foi a racionalização de custos e o aumento de eficiências nos processos.
Histórico - A Cooperativa Agroindustrial Lar, em Medianeira (PR) foi fundada em 1964 por 55 agricultores da região do extremo Oeste do Paraná.
O objetivo foi buscar maior competitividade, seja na compra de insumos e mesmo na comercialização de sua produção para a viabilização das pequenas propriedades rurais. Atuando intensamente na produção e comercialização de alimentos, a cooperativa trabalha principalmente com soja, milho, trigo, suínos, leite e rações, além do segmento de varejo com artigos como café torrado e moído, vegetais congelados, arroz parbolizado e outras atividades. Hoje conta com 8.380 cooperados e 4.133 funcionários.
“Buscando eficiência e sustentabilidade” foi o terceiro projeto vencedor na noite desta terça-feira (26/8), na categoria Intercooperação. O presidente da Cooperativa Agro Industrial do Centro Oeste do Brasil (Coabra), Nelson José Vigolo, que recebeu o troféu assinalou que o Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB) possibilitou aos cooperados obter melhores negociações, aumentando a competitividade no mercado, com impactos financeiros positivos na cooperativa, sediada em Campo Grande (MS)
Em abril de 2006, 14 das mais importantes cooperativas produtoras de algodão e soja do Centro-Oeste brasileiro formaram o CCAB. Os cooperados buscavam obter melhores negociações e preços com os fornecedores de defensivos agrícolas. Em dois anos, o consórcio se transformou na CCAB Participações S/A, com uma estrutura organizacional, que abrangendo a CCAB Agro e a CCAB Projetos e Soluções Financeiras.
As cooperativas acionistas do CCAB representam cerca de 17% da produção brasileira de alimentos – 65% do algodão, 20% da soja e 10% do milho. No entanto, a lucratividade sempre esteve abaixo do esperado em função das dificuldades de logística que impactam nos custos de produção e comercialização.
Os produtores então encontraram no concórico uma forma inovadora de superar os desafios com um modelo de negócio que agregou valor às cooperativas consorciadas. O modelo contempla itens de governança como a possibilidade de realizar joint ventures / parcerias estratégicas, onde o parceiro oferece expertise e recursos financeiros, além de preços diferenciados por volume, mas minimizando a diferença entre grandes e pequenos agricultores, entre outros.
Para a safra 2007/08, o CCAB Agro firmou acordo de fornecimento de defensivos agrícolas com a Milenia Agrociências, do grupo Makhteshim. Em troca da possibilidade de aumentar rapidamente as vendas no Centro-Oeste sem investimentos em estrutura de distribuição, a Milenia vendeu seus produtos ao consórcio com preços abaixo da média de mercado e boas condições de pagamento.
Atualmente, o consórcio comercializa cerca de 20 produtos com marcas de terceiros, dentre fungicidas, herbicidas e inseticidas. Além disso, dispõe do registro definitivo do princípio ativo glifosato e o requerimento de oito novos Registros Especiais Temporários (RETs). Para os próximos anos, o CCAB S/A pretende expandir para os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por meio da incorporação de novas cooperativas.
O resultado final do trabalho do consórcio é reduzir as altas margens praticadas pelas fabricantes na venda de defensivos agrícolas, propondo um modelo de um pool de compras e de balizamento dos preços de mercado.
Técnicos da unidade do estado do Rio de Janeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RJ) visitaram o núcleo do Projeto Jurubatiba Sustentável, em Quissamã (RJ), no último dia 23 de agosto, a fim de analisar a viabilidade de criação de uma cooperativa de artesanato local.
Estiveram presentes pelo Sescoop/RJ, a superintendente administrativo-financeira Maria de Fátima Moraes Rodrigues, o coordenador de Capacitação e Treinamento, Paulo Roberto Rezende, e o técnico de Autogestão, Antônio Bispo. Participaram também, Norman Nottinghan Steiner, representante da ONG 3Hs e Marcio Joaquim Gomes Barros e Dalila Silva Mello, pela Prefeitura de Quissamã.
Inicialmente, os presentes discutiram aspectos da qualidade da prestação de serviços turísticos em Quissamã.
Dentre os diversos segmentos previstos para a cooperativa ser formada, estão: artesanato (caso de pano, fibra de coco, biojóias bacurau, fibras e tranças, avulsos), guiamento, alimentação, hospedagem, agenciamento, transporte, entretenimento.
A partir de agora, o desenvolvimento das próximas ações será feito de acordo com a disponibilidade de agendamento da equipe do Sescoop/RJ, com a previsão de que até o final deste ano o processo de constituição esteja consolidado. (Fonte: Sescoop/RJ)
A partir da esquerda: Paulo Roberto Rezende, Maria de Fátima Moraes Rodrigues, Roberta Romaneli (PMQ), Norman Nottinghan Steiner, Dalila Silva Mello, Marcio Joaquim Gomes Barros e Antônio Bispo.
Os impactos patrimoniais das instituições financeiras e o funcionamento das práticas referentes ao acordo Basiléia II nas cooperativas de crédito serão temas tratados por Rodomarque Tavares Meira, representante do Banco Central (BC), na terceira etapa do projeto de capacitação para as cooperativas de crédito, em João Pessoa (PB). O evento, que acontecerá nesta quarta-feira e quinta-feira (27 e 28/8), é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV).
O técnico da Gerência de Mercados OCB Silvio Giusti, que vai coordenar as atividades, explicou que a parceria tem objetivo de promover o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável do cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste. “Além do tema apresentado pelo representante do Banco Central, está prevista palestra sobre “Marketing, prospecção e fidelização de associados”, a ser ministrada pela facilitadora Débora Márcia Bruno, da Confederação Sicoob Brasil”, diz o técnico. A programação inclui a evolução do conceito de marketing, leitura e análise de estratégias mercadológicas de organizações diversas, componentes do Planejamento de Marketing, ações de marketing desenvolvidas por cooperativas, entre outros assuntos.
Basiléia II – Trata-se de um acordo internacional que determina as regras de gestão de risco que as instituições financeiras estão adotando para acompanharem as mudanças que as entidades reguladoras operam. Estas regras visam limitar a possibilidade de ocorrência de uma crise bancária internacional, assegurando para isso que cada instituição, individualmente, disponha de níveis de capital suficientes para realizarem as atividades que compreendem algum risco.
Tiveram início hoje (25/8), em Brasília (DF), a X Reunião de Núcleos Regionais Cooperativos e o II Encontro de Presidentes e Superintendentes das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, fez a abertura, às 9h, falou da programação e apresentou aos participantes os dirigentes que assumiram seus cargos nos últimos meses. São eles: os presidentes das organizações das cooperativas do Amapá, Gilcimar Barros Pureza, e de Santa Catarina, Marco Antônio Zordan, e os superintendentes do Rio de Janeiro, Maria de Fátima Moraes Rodrigues, e do Distrito Federal, Amílcar Barca.
Durante seu pronunciamento, Freitas enfatizou a importância das reuniões para promover o alinhamento de informações entre os dirigentes sobre assuntos de interesse do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Participam presidentes e superintendentes das unidades estaduais e nacional do Sistema Cooperativista Brasileiro.
Na reunião, o professor e vice- diretor da Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Sigismundo Bialoskorski Neto, o gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG), José Luiz Pantoja, e a gerente de Infra-Estrutura, Belmira Neves, ambos do Sescoop, apresentaram aos participantes as propostas do VII Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo.
Amanhã (26/8) as atividades continuam com trabalhos em grupos nos quais os participantes deverão sugerir um processo de organização dos ramos, com acompanhamento do moderador José Gabriel Pesce.