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Notícias negócios

 

Sistema OCB-Sescoop/AM inicia projeto-piloto da OQS em cooperativa de Iranduba

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Os trabalhos voltados para o projeto-piloto da Organização do Quadro Social (OQS) já iniciaram na Cooperativa Mista Agropecuária de Iranduba (Cooapir), município amazonense. A unidade produz hortifrutigranjeiros e conta com 58 cooperados. O projeto é uma iniciativa do Sistema OCB-Sescoop/AM e terá a duração de um ano a partir de agosto deste ano. A cooperativa foi escolhida após reuniões com dirigentes, onde os próprios cooperados apontaram essa necessidade.

A OQS busca uma maior participação dos associados na vida cooperativa, no processo de gestão e viabiliza o processo de educação cooperativista. Por meio desse trabalho de Organização do Quadro Social, ocorrerá a mobilização dos associados que passarão a se envolver mais nas atividades produtivas, na comercialização, no reconhecimento do mercado, nas estratégias da cooperativa, entre outros; ou seja, em uma ampla participação em todas as atividades da cooperativa.

Segundo o consultor do OQS na cooperativa, Federico Zappi, há uma boa expectativa em relação aos resultados da implantação desse projeto. Primeiramente, porque é uma cooperativa que tem dirigentes que estão integrados no projeto e com isso estão assumindo o papel de educadores nesse momento. A segunda razão é o fato de esta ser uma cooperativa que surgiu de uma associação de produtores, os quais já praticavam essa organização, já se reuniam e já discutiam todos os seus projetos. “É um trabalho, que tudo indica, que vai conseguir bons resultados e com certeza a cooperativa vai ganhar com isso, porque oportuniza a maior integração dos cooperados no seu projeto estratégico de desenvolvimento”, conclui.

O projeto pode ainda promover como aspectos positivos, mais participação do cooperado na cooperativa e na contribuição no processo de gestão da mesma. Pode também acarretar em um cooperado mais informado em relação ao destino do produto comercializado, ao mercado, à oferta e procura, possibilitando trabalhar em cima da redução dos custos da produção. (Fonte: OCB/AM)

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Governança Corporativa é o próximo módulo do Programa de Líderes

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O Programa de Líderes Cooperativistas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Mato Grosso do Sul (Sescoop/MS), terá mais um módulo nesta sexta-feira (3/10) e sábado (4/10). O tema a ser tratado é Governança Corporativa.

Entre os temas que serão abordados neste módulo estão "conceito e práticas de governança corporativa", "envolvimento do Conselho de Administração na estratégia empresarial" e "aspectos legais da governança corporativa". 

Mais informações pelo telefone (67) 3326-0171. (Fonte: Sescoop/MS)

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Sescoop/SP oferece treinamentos com foco na profissionalização das cooperativas paulistas

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP) abriu inscrições para os treinamentos "Jogos e Danças Cooperativas", nos dias 23 e 24 de outubro, e "Excel 2003 - Módulo I", nos dias 27 e 28/10. Os cursos serão realizados em São Paulo (SP) e têm carga total de 16 horas.

Promovidos com o objetivo de contribuir para a profissionalização da gestão das cooperativas paulistas, os treinamentos são gratuitos para cooperativas regulares no Sistema Ocesp-Sescoop/SP.

O curso sobre Danças e Jogos Cooperativos oferece aos participantes a reflexão sobre a cooperação como uma alternativa aos modelos apoiados na competição. Serão trabalhados atitudes e valores cooperativos aplicados na vida, na prática diária e no trabalho, facilitando a realização de metas comuns. Serão abordadas formas  mais adequadas para construções coletivas, as soluções de conflitos, a otimização da comunicação e a transformação social.

Já o curso Excel – Módulo I pretende capacitar os participantes na criação manual e automática de planilhas, gráficos, fórmulas, alterações na planilha, funções de estatística, integrações e internet. Para participar do curso, é necessário ter conhecimento dos conceitos básicos de sistema operacional Microsoft Windows.

Mais informações pelo telefone (11) 3146-6241. (Fonte: Sescoop/SP)

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Cooperativismo de crédito é discutido durante seminário sobre microfinanças

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O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, falou sobre “O cooperativismo de crédito transformando realidades no Brasil”, no VII seminário de Microfinanças do Banco Central do Brasil, nesta quarta-feira (01/10), em Belo Horizonte (MG). O evento é uma realização do Banco Central do Brasil e conta com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Freitas apresentou uma macro análise do setor cooperativista brasileiro, destacando números do setor como os 7,7 milhões de associados e a geração de 6% do PIB brasileiro. Ele também ressaltou dados do cooperativismo de crédito como o total de R$ 1,8 bi/ano, correspondente à agregação de renda pela diferença de menores taxas e tarifas em relação ao Sistema Financeiro Nacional (SIF) comercial. “Estima-se em mais de R$ 500 milhões/ano a geração de impostos pela permanência da renda em mãos da comunidade. É importante salientar que tudo isso ocorre com apenas a participação de apenas 2% das cooperativas de crédito no SFN”, disse o presidente do Sistema OCB. 

Márcio Lopes de Freitas ainda apresentou diversos programas e ações desenvolvidas no Sistema, com destaque para o Cooperjovem como ferramenta indutora para a difusão da educação cooperativista junto às crianças do ensino fundamental.

No mesmo dia, José Salvino, presidente da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob, falou sobre a atuação em sistemas verticalizados do cooperativismo de crédito. Salvino relembrou o desenvolvimento do sistema cooperativo pós a Revolução de 1964. Centrando seu tema no Sistema Sicoob, do qual é dirigente, ele explicou que a verticalização começou com a criação das centrais e, posteriormente, com as confederações, sempre com foco no associado.

“Devemos ressaltar a importância do sistema verticalizado para a economia de escala em custos e investimentos, economia de escopo, economia tributária e para o aperfeiçoamento dos mecanismos de supervisão das cooperativas”, comentou. Salvino também fez considerações sobre a necessidade de uma boa governança corporativa para o sucesso dessa verticalização e também do sistema.

A economia solidária, por sua vez, foi representada pelo vice-presidente do Sistema Ancosol, Cláudio Risson. A Ancosol atua principalmente em locais de baixo índice de desenvolvimento econômico, baixa oferta de serviços financeiros e grandes necessidades sociais. Seu objetivo é atenuar essas carências por meio de atuação localizada, identificação com os associados, estímulo a projetos habitacionais e capacitação cooperativa. Além disso, a entidade busca a ampliação horizontal de suas atividades e iniciativas voltadas para racionalização e ampliação de eficiência operacional, tais como criação da Confederação das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol)

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Presidente do Sistema OCB ministra palestra em seminário do BC

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O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ministrará a palestra “O cooperativismo de crédito transformando realidades no Brasil”, na manhã desta quarta-feira (01/10), durante o VII Seminário Banco Central sobre Microfinanças. O evento que teve início nesta segunda-feira (29/9), em Belo Horizonte (MG), está sendo realizado pelo Banco Central do Brasil com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). 

O seminário aborda os benefícios que o setor de microfinanças traz, sendo um instrumento à inclusão social para o desenvolvimento do Brasil, ao permitir o acesso da população de baixa renda a serviços financeiros. O principal objetivo é divulgar o resultado das ações já empreendidas e apresentar, por intermédio da troca de experiências e da discussão dos diversos aspectos que envolvem a atividade de microfinanças, sua viabilidade como opção de investimento.

O evento é realizado em consonância com as diretrizes governamentais para o setor microfinanceiro, dando continuidade às ações de divulgação realizadas nos últimos anos, que tiveram repercussão positiva junto à sociedade.

Para mais informações clique aqui.

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Frigorífico Copercampos: investimentos contratados chegam aos R$ 23 milhões

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A Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Coopercamos), situada no município homônimo, em Santa Catarina, está contruindo seu frigorífico para industrializar carne suína. A expectativa é de estar tudo pronto até o final de 2009. Até o momento foram contratados R$ 23 milhões em obras, serviços e aquisição de máquinas. O contrato de financiamento assinado com o Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em junho, possibilitou o início do maior empreendimento de Campos Novos (SC).

Os investimentos no frigorífico serão de aproximadamente R$ 60 milhões, sendo 35 milhões financiados pelo BRDE e 25 milhões com recursos próprios.

O assessor da diretoria da Coopercampos , Adori Bernardi, informa que paralelamente  a construção do frigorífico são projetados investimentos e ampliações de novas granjas. “A meta é abater até 2.500 suínos/dia e para isso precisamos aumentar o nosso número de matrizes”, declara.

Na primeira etapa o frigorífico irá gerar cerca de 300 empregos diretos. Num segundo momento, a expectativa é que seja inicializada a industrialização. Nesta fase, o número de empregos diretos deverá dobrar. O frigorífico é projetado para atender mercados internacionais exigentes como o europeu e o japonês. (Fonte: Copercampos)
 

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4º Encontro de Jovens e Mulheres acontece até esta quarta-feira

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Caldas Novas (GO) volta a sediar até esta quarta-feira (01/10) mais um grande encontro cooperativista goiano. Trata-se da quarta edição do Encontro Goiano de Jovens e Mulheres Cooperativistas que está reunindo cerca de 300 pessoas no hotel Taiyo. O evento é realizado pelo Sistema OCB-Sescoop/GO.

Com o tema "Desafios que Estimulam Valores do Cooperativismo e a Prática da Cooperação", esta edição do evento está em atividades e exercícios coletivos que busquem estimular e difundir a fixação dos princípios cooperativistas, bem como despertar nos participantes a preocupação constante com a prática da cooperação.

Os palestrantes são Fábio Otuzi Brotto, mestre em Ciências do Esporte, professor de Educação Física e bacharel em Psicologia; Eduardo Corceli, psicólogo formado pela Universidade Católica de Goiás, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/UCG; e José Lopes Agulhô Junior, psicólogo formado pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec -BH) e consultor em programas de desenvolvimento de pessoas e organizações. 

Clique aqui para acessar a programação (Fonte: OCB-GO)

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Sescoop/SP conclui Formação em Gestão de Pessoas

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No último sábado (20/9), foram apresentados os trabalhos de conclusão da Formação em Gestão de Pessoas. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP) a profissionais de 19 cooperativas de crédito do Estado de São Paulo.

Com carga total de 128 horas, a capacitação promoveu conhecimentos e vivências multidisciplinares para desenvolver um processo de recursos humanos nas cooperativas, com alinhamento estratégico aos objetivos da organização. Os participantes tiveram acesso às melhores práticas empresariais e de RH adotadas em empresas de referência no Brasil e no mundo.

As aulas presenciais privilegiaram discussões e a análise de casos, conectando a teoria com a prática.

A Formação em Gestão de Pessoas abordou dos seguintes temas: Gestão Estratégica de Pessoas, Comportamento Cultura e Mudança Organizacional, Treinamento e Educação Corporativa, Gestão do Desempenho, Atração e Retenção de Talentos, Qualidade de Vida, A Governança e a Ética Corporativa, Responsabilidade Social, Liderança e Criatividade, Negociação e Gestão de Conflitos. (Fonte: Sescoop/SP)

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Central Nacional Unimed está entre as melhores empresas para se trabalhar

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A Central Nacional Unimed e a Unimed Seguros figuram no Guia 150 Melhores Empresas para se Trabalhar, publicado pelas revistas Exame e Você S/A. A publicação é considerada a maior pesquisa de clima organizacional do País e uma referência de boas práticas de gestão de pessoas.

Na pesquisa, a Central Nacional Unimed apresentou um Índice de Felicidade no Trabalho de 77,9 e a Unimed Seguros, nesse mesmo índice, teve nota 71.4. Além da Central Nacional, outras cooperativas do sistema Unimed também ganharam o prêmio: Cuiabá, Missões, Seguros, VTRP e Volta Redonda.

“Todo o sucesso de uma empresa reflete a qualidade e a satisfação de sua equipe de colaboradores. Estarmos, pelo segundo ano consecutivo, entre as melhores empresas para se trabalhar, demonstra que podemos confiar no crescimento e no desenvolvimento da operadora nacional do Sistema Unimed”, afirmou Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed, após receber a premiação, no ínico de setembro, no Teatro Alfa, em São Paulo (SP).

Foram identificados como pontos positivos da Central a comunicação com boletins, as reuniões semanais, o programa de liderança para mulheres e a avaliação de desempenho. Para a gerente de RH da Central Nacional Unimed, Rosimeire Franco, o prêmio é um reconhecimento de um trabalho recente, que teve início em 2006. “Temos a certeza de que o investimento no desenvolvimento das pessoas é melhor caminho a seguir”, disse Rosimeire.

Unimed Seguros – Um dos pontos fundamentais do processo de crescimento da Unimed Seguros foi a revisão dos valores da companhia (transparência, eqüidade e responsabilidade social) e o alinhamento da alta gerência segundo esses princípios. Alguns gestores foram demitidos e outros orientados a fazer coaching. Hoje, há liberdade para falar com os líderes e as reuniões com o presidente se tornaram freqüentes.

Para conhecer as melhores práticas de RH, os colaboradores são incentivados a visitar outras organizações. O processo de avaliação de desempenho foi aperfeiçoado e há um projeto para implantar um sistema de remuneração variável atrelado a metas.

Parcerias –  Neste ano, o Sistema Ocesp-Sescoop/SP firmou parcerias para a capacitação de colaboradores com as duas organizações, mas que ainda não refletem o resultado do Guia, que tem como base informações coletadas em 2007. Com a Central Nacional Unimed, a parceria estabelece a realização de oito treinamentos, que devem capacitar cerca de 600 colaboradores. (Fonte: Sistema Ocesp-Sescoop/SP)

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Sicoob Credi-Rural e Sescoop/GO promove ciclo de palestras no sudoeste goiano

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Com o objetivo de difundir o cooperativismo de crédito na região sudoeste de Goiás, a Cooperativa de Crédito do Sudoeste Goiano (Sicoob Credi-Rural) promove, a partir desta quinta-feira (25/9), um ciclo de palestras em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (Sescoop/GO). A programação inicia em Jataí e tem encerramento previsto para 16 de outubro, em São Luis de Montes Belos.

Com o tema “Um Olhar no Horizonte do Século XXI” as palestras serão ministradas pelo conferencista, escritor e consultor José Rafael Medeiros. São tratados os benefícios do setor, para mostrar a cooperação como o caminho certo para a igualdade social e o desenvolvimento sustentável da região.

O Sicoob Credi-Rural pretende atingir um público de cerca de duas mil pessoas, entre cooperados e convidados, nas dez cidades onde haverá as palestras. Serão visitados os oito municípios em que existem postos de atendimento do Sicoob Credi-Rural: Jataí, Rio Verde, Montividiu, Santa Helena de Goiás, Acreúna, Indiara, Paraúna e Iporá. A palestra irá também para as cidades de Caiapônia e São Luis de Montes Belos, onde a cooperativa pretende instalar novas unidades para atendimento ao cooperado. (Fonte: Sescoop/GO)

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Começa implantação do Sistema de Autogestão na OCB-GO

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Profissionais do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) estão nesta semana na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO) auxiliando os técnicos da entidade na implantação do Sistema de Análise e Acompanhamento das Cooperativas (Autogestão). O sistema consiste num programa que integra informações financeiras, de controle administrativo e recursos humanos das cooperativas.
 
O programa foi cedido à OCB-GO mediante acordo firmado com a Ocepar. Segundo o analista de sistema Plácido da Silva Júnior, o Sistema Autogestão vai permitir a integração e atualização do banco de dados do cooperativismo goiano em tempo real e possibilitará às cooperativas a geração de relatórios importantes para análise de seu desempenho financeiro.
 
Como funciona - “Toda a parte de processamento de dados ficará centralizada aqui, mas para a cooperativa o sistema é muito simples, basta ter um computador com acesso à internet para integrar e alimentar a rede”, informou o técnico da Ocepar.

Segundo o analista econômico-financeiro da Ocepar, João Gogola, que também está em Goiás, “a finalidade do sistema é obter dados consolidados das cooperativas para orientá-las sobre estratégias de mercado. As informações detalhadas não são divulgadas. Por isso o acesso ao Autogestão é pessoal e intransferível, com perfis diferenciados para cada usuário, o que nos permite identificar qualquer acesso ou alteração no cadastro”.

A superintendente do Sistema OCB-Sescoop/GO, Valéria Mendes da Silva, ressaltou que o cooperativismo goiano reconhece os benefícios que a Autogestão poderão promover para o setor. “A Autogestão certamente vai contribuir muito para o processo de crescimento das cooperativas em Goiás. Por isso estamos trabalhando no sentido de promover uma estrutura adequada para a implantação desse sistema, para que, a exemplo do que acontece no Paraná, possamos orientar melhor nossas cooperativas”, afirmou Valéria. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/GO) 

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OCB e Banco Central promovem evento sobre microfinanças

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A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) vai apoiar o VII Seminário Banco Central sobre Microfinanças. O evento acontecerá entre 29 de setembro a 1º de outubro, em Belo Horizonte (MG). O objetivo principal é divulgar o resultado das ações já empreendidas e apresentar, por intermédio da troca de experiências e da discussão dos diversos aspectos que envolvem a atividade de microfinanças, sua viabilidade como opção de investimento.

O seminário também vai abordar os benefícios que o setor de microfinanças traz, sendo um instrumento à inclusão social, para o desenvolvimento do Brasil, ao permitir o acesso da população de baixa renda a serviços financeiros. O evento é realizado em consonância com as diretrizes governamentais para o setor microfinanceiro, dando continuidade aos eventos de divulgação realizados nos últimos anos, que tiveram repercussão positiva junto à sociedade.

Mais informações com Lúcio César de Faria, pelos telefones (31)3253-7446 e (31)9345-0614 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou ainda na página do Banco Central.  Clique aqui e acesso o site.
 

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Representantes do Panamá visitam sede da OCB

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Representantes do Instituto Panamenho de Cooperativas (Ipacoop), da República do Panamá, serão recebidos pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, nesta sexta-feira (26/9), na sede da OCB, em Brasília (DF). A equipe técnica do Panamá conhecerá o cooperativismo brasileiro que conta hoje com cerca de 7,6 mil cooperativas e mais de sete milhões de associados nos 13 ramos do setor.

Na quinta feira (25/9) a comitiva será recebida pelo diretor de Cooperativismo e Associativismo do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Paulo Roberto da Silva. Na ocasião a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo assinará um memorando de cooperação técnica com o Instituto Panamenho de Cooperativas (Ipacoop), da República do Panamá.

A partir da assinatura do documento, será iniciada uma série de atividades que incluem visitas técnicas, reuniões sobre a legislação do setor e intercâmbio de profissionais para capacitação em gestão cooperativa.  Ainda na quinta-feira os representantes  do Ipacoop conhecerão a Cooperativa Social de Reciclagem de Lixo, de Ceilândia (DF).
 

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Especialização em Comunicação Cooperativista está com inscrições abertas até dia 26

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Melhorar o processo e o entendimento dos meios e das estratégias de comunicação das cooperativas do Paraná e preparar os profissionais para os desafios. Estes são os objetivos do "Curso de Especialização Lato Sensu em Comunicação Cooperativista", lançado pelo Sistema Ocepar-Sescoop/PR, em parceria com a  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (26/9). As aulas começam na primeira quinzena de outubro, com duração de 16 meses.

O curso é o primeiro do País voltado exclusivamente para comunicadores de cooperativas.  As turmas, compostas por até 40 alunos, terão aulas presenciais uma vez por mês às sextas-feiras a noite e sábado o dia todo, e semipresenciais, totalizando 360 horas/aulas.

Demanda - Segundo o coordenador de comunicação e imprensa do Sistema Ocepar-Sescoop/PR, Samuel Milléo Filho, a demanda pelo curso surgiu dos próprios profissionais de comunicação das cooperativas paranaenses. "O conteúdo e a formatação foram pensados levando-se em conta a necessidade de atualização destes profissionais e também o perfil e a conjuntura do setor cooperativista", diz.

Por conta disso, as aulas ministradas por  professores da PUC-PR, em conjunto com professores indicados pelo Sistema Ocepar-Sescoop/PR, terão disciplinas voltadas para as diferentes técnicas e formatos de comunicação, entre as quais, assessoria de imprensa, comunicação interna, mídias institucionais, produção de textos e novas mídias.

Complementam o programa, disciplinas voltadas para o cooperativismo, e que irão abordar, entre outros assuntos, cenários globais, sociologia da cooperação e marketing estratégico para o cooperativismo. "Ao término de cada módulo, os alunos serão avaliados por meio de trabalho individual orientado pelo respectivo docente. A nota deste trabalho comporá a avaliação final dos alunos a cada etapa (módulo)", destaca Samuel Milléo Filho.

Inscrições - Os interessados devem fazer suas inscrições no site da PUC-PR (www.pucpr.br/cursos/especializacao). Mais informações pelo telefone (41) 3200-1150, na assessoria de imprensa do Sistema Ocepar ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Fonte: Sistema Ocepar-Sescoop/PR)

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Sicredi figura na lista de melhores empresas para se trabalhar

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O Sistema Sicredi recebeu três premiações, neste segundo semestre, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de gestão de pessoas. A instituição ficou entre as "100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil", pelo segundo ano consecutivo, conforme pesquisa da consultoria Great Place to Work Institute e revista Época. Também figurou na lista das "150 Melhores Empresas para Você Trabalhar", do Guia Você S/A da revista Exame. Por último, foi considerada Top Ser Humano - 2008, na categoria Empresa, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS).

Dentre as melhores práticas do Sicredi, o levantamento da revista Época destacou o programa de integração dos novos colaboradores "Luz, Câmera, Ação", a biblioteca e o censo do colaborador, ferramenta utilizada para atualização de dados cadastrais e para oportunidades de recrutamento interno. Já a revista Você S/A detectou um índice de qualidade no ambiente de trabalho de 82,4% e de identificação com a empresa de 89,5%.

EAD - Com o case de educação à distância, o sistema conquistou mais um prêmio, o Top Ser Humano - 2008, na categoria Empresa, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). A premiação é feita há 16 anos e reconhece organizações e profissionais que se destacam na valorização das pessoas. Em apenas dois anos foram realizados 76 treinamentos, com a participação de mais de 10 mil colaboradores dos dez estados onde o Sicredi atua.

De acordo com Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR SC, estes níveis de satisfação evidenciam o engajamento do público interno com a missão, visão e valores da instituição. "Quem está recebendo estas premiações são os associados, os colaboradores e as cooperativas. Na verdade, esses prêmios são conseqüência do alinhamento de trabalho entre essa tríade", destaca.

A preocupação com a qualidade de vida não só do associado, mas também com a do colaborador, é outra peça-chave para o sucesso da empresa. "O Sicredi é uma família. É a soma de todos os esforços e o respeito com os colaboradores nas políticas de Recursos Humanos que faz com que o sistema tenha esse reconhecimento", finaliza Wellington Ferreira, vice-presidente da Central Sicredi PR SC. (Fonte: Imprensa Sicredi)

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Decreto garante crédito consignado às cooperativas

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As cooperativas de crédito de todo o País, em especial aquelas vinculadas ao Sistema OCB, comemoraram nesta segunda-feira (22/9) a publicação do Decreto 6.574/08, no Diário Oficial da União, que libera o acesso dos associados de cooperativas de crédito ao crédito consignado. Desde a publicação do Decreto 6.386/08no dia 29 de fevereiro deste ano, as cooperativas de crédito enfrentavam dificuldades para realizar esse tipo de operação devido a exclusividade por servidores públicos federais.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, “o anúncio supera um importante entrave, e as cooperativas terão um ambiente justo para se desenvolver e beneficiar seus associados que precisam acessar o crédito consignado". A atuação, segundo eleenvolveu importantes lideranças da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), representantes da Casa Civil,  do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Secretária Adjunta de Política Econômica do Ministério da Fazenda.  O presidente, também destacou a importância do reconhecimento do executivo quanto a necessidade de alteração do Decreto 6.386/08.

 
"Vários foram os atores que se comprometeram nessa empreitada, políticos e lideranças que somaram seus esforços alinhados à OCB e dedicaram seu tempo para a alteração deste decreto”, diz  Márcio Lopes de Freitas.  

Ele reconhece que a tarefa foi muito difícil e dezenas de cooperativas estavam, inclusive, pensando em alterar os seus estatutos excluindo associados que não fossem servidores públicos federais. “Isso seria um total retrocesso e um enorme prejuízo para o cooperativismo nacional", enfatiza.

Freitas argumenta que não era justo sacrificar as cooperativas, pois são sociedades que não visam lucro, que fortalecem o processo democrático e proporcionam benefícios financeiros a seus associados, além de servir como reguladoras de preço dos produtos e serviços. "Soma-se o fato dessas cooperativas minimizarem as desigualdades sociais por meio do acesso ao crédito, o que promove um horizonte mais justo com qualidade de vida e  melhoria da condição socioeconômica para os brasileiros", finaliza.

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Eventos em parceria beneficiam 51 cooperativas mato-grossenses em 2008

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Estado de Mato Grosso (Sescoop/MT) deve atender, em 2008, mais de 50 cooperativas com ações de capacitação e promoção social. A coordenação dos eventos tem sido de responsabilidade das cooperativas e o Sescoop/MT dá o apoio necessário incluindo o custeio e envio de instrutores. 

Ao todo, em 2008, estão previstos 133 eventos que vão beneficiar 7.445 participantes. O calendário para os próximos meses contempla os seguintes eventos:

- III Encontro matogrossense de secretárias cooperativistas, dia 26/9;
- início da MBA em gestão empresarial de cooperativas FGV, de 24 a 26/10;
- curso "Gestão da educação corporativa FGV", de 23 a 25/10;
- Sescoop saúde - prevenção e saúde do trabalhador, de 29 a 31/10;
- seminário cooperativo de habitação, dia 5/11;
- IV Encontro matogrossense de mulheres cooperativistas, dias 7 e 8/11;
- Gestão contábil: contabilidade gerencial e fechamento de balanço, dias 17 e 18/11;
- seminário de direito previdenciário, dia 19/11;
- oficina corporativa da língua portuguesa – redação e comunicação eficaz, de 24 a 26/11.

Mais informações pelos telefones (65) 3648.2412 e (65) 3648.2415. (Fonte: Sescoop/MT) 

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Certel está entre as melhores empresas do país para trabalhar

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A décima segunda edição do Guia Você S/A. - Exame escolheu a Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda. (Certel) como uma das "150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2008". O presidente da cooperativa, Egon Édio Hoerlle, e o gerente de Recursos Humanos Alexandre Marcelo Schneider, receberam a condecoração em cerimônia realizada no início de setembro, São Paulo.

Segundo Schneider, não é uma atividade específica que coloca a Certel entre as melhores empresas, mas um rol de trabalhos internos que conduzem o processo de desenvolvimento dos colaboradores. “Essas práticas do conjunto, com a abertura que se dá, fazem com que o funcionário responda ao questionário de uma maneira satisfatória”, afirma.

Satisfação - A pesquisa aponta que uma das razões da satisfação de quem trabalha na Certel é a responsabilidade socioambiental desenvolvida não só com o quadro de funcionários, mas, principalmente, com os associados. “Quando vemos tantas empresas direcionando seus recursos para outros países, o colaborador sente-se orgulhoso em saber que a Certel apóia as comunidades, e que o fruto do seu trabalho acaba sendo investido nelas”, relata o presidente da cooperativa.

A política de “portas abertas”, ligada ao princípio cooperativo da empresa, também é destacada pelos colaboradores. “Todo funcionário tem acesso para conversar com qualquer diretor, inclusive com o presidente. Isso é algo que não acontece em qualquer empresa, e a nossa equipe tem valorizado muito isso”, frisa Schneider .

Esta foi a quinta vez que a Certel foi escolhida como uma das melhores organizações do país. Em outras três ocasiões, a cooperativa foi reconhecida também pelo Guia Você S/A. - Exame e, em uma, pela Revista Época.

Schneider sublinha que a Certel participa da pesquisa para poder aprimorar gradativamente a sua postura diante de sua equipe de mais de mil colaboradores. “Isso é importante, porque podemos verificar quais são nossas dificuldades e onde é possível melhorar”, salienta.

Durante a abertura da 25ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat), realizada no último dia 15/9, os colaboradores foram surpreendidos com um bolo, como forma de agradecimento pela dedicação e comprometimento de cada um, e pela cooperativa figurar novamente entre as melhores do país. (Fonte: Certel)

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Confederação Latinoamericana debate modelo de governança do Brasil

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A Confederação Latinoamericana de Cooperativas de Poupança e Crédito (Colac) realiza, de 22 a 24 de outubro, a X Convenção Financeira Cooperativa Latinoamericana, na cidade do Panamá. Uma das conferências será apresentada pelo Banco Central do Brasil e abordará “Diretrizes para Boas Práticas de Governança em Cooperativas de Crédito”.

Realizado a cada dois anos, o evento promove a reflexão sobre o cooperativismo de crédito no continente, sempre abordando temas atuais que incidem no desenvolvimento do setor cooperativo. A convenção contará com a participação de especialistas com experiência profissional e acadêmica. Mais informações pelo site http://clientes.mediosdigitales.com/colac/convencion2008/html/ (Fonte: Ocesp)

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Sescoop anuncia vencedores do 1º Prêmio Educador Cooperjovem

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A região Centro-Oeste foi a grande vencedora da primeira edição do Prêmio Educador Cooperjovem. Em primeiro lugar no concurso ficou a professora Eveline da Silva Gontijo Moreira, da Escola Municipal Dr. Checo – Edsel Emrich Portilho, de Rio Verde (GO). A segunda colocação foi também para Rio Verde (GO), desta vez, para a Escola Municipal Dona Josefina, com o trabalho da professora Elizabeth Rezende da Silva Cruvinel. A professora Ivanete Aparecida Marques de Mendonça, da Escola Municipal Vereador Odérico Nunes de Matos, em Navaraí (MS), conquistou o terceiro lugar.   
 
Promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a premiação tem como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido por educadores do ensino fundamental das escolas públicas e cooperativas educacionais, no ano letivo de 2007.

“É a primeira vez em que o Sescoop avalia e premia as grandes contribuições dos professores ao Programa. Avalio a iniciativa como um sucesso. Esperamos uma boa repercussão para que no próximo tenhamos mais adesão”, diz José Luiz Pantoja, gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop.  

Participação – O 1º Prêmio Educador Cooperjovem contou com a participação de 76 educadores com 52 trabalhos inscritos de 12 estados. Os educadores receberão os prêmios no dia 16/10, durante a Semana Nacional do Cooperjovem, em Brasília (DF).

Para participar, educadores da rede de ensino e/ou das cooperativas educacionais, que atuam na 1ª fase do Programa Cooperjovem apresentaram trabalhos/relatos/cases dos resultados relacionados ao conteúdo do Programa Cooperjovem, de uma turma da qual é regente, e que possa ser comprovado, desenvolvido no ano letivo de 2007.

O primeiro lugar será agraciado com um notebook, a segunda colocação com um computador e o terceiro com um palmtop.

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