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O presidente reforçou importância do cooperativismo no desenvolvimento socioeconômico da sociedade. “O cooperativismo representa 6% do PIB brasileiro”, disse. Para ele, é necessário que o tema passe a fazer parte da educação regular, e que a idéia da cooperação seja inserida na educação dos estudantes brasileiros.
Ele foi categórico em afirmar que deseja que isso aconteça, mas de forma gradativa, pois ainda não existem profissionais qualificados para falar do tema nas escolas do estado, o que dificulta a sua inclusão, não só na educação regular, mas também nas universidades. “Quem é que vai ter capacidade para dar aula?”, indagou. Os assuntos debatidos durante os três dias de evento estiveram focados nas áreas de Logística e Operações, Marketing e Recursos Humanos.(Com informações OCB/CE)
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De acordo com a programação do Encontro, na quarta-feira (22/8) pela manhã, as atividades terão início com uma apresentação do Sescoop Paraná, que será feita pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovki. Logo após, os superintendentes da unidade nacional vão abordar assuntos como o VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, Sistema Zeus: módulo de gestão de educação e uma proposta do planejamento institucional.
Na parte da tarde, o grupo inicia uma série de visitas às cooperativas paranaenses. A primeira será a cooperativa Castrolanda. Lá, eles vão assistir a uma palestra sobre a história da cooperativa e o sistema de capitalização que ela utiliza. Na quinta-feira (23/8), os superintendentes visitarão a cooperativa Batavo, onde assistirão a uma apresentação sobre a “Atuação da Cooperativa Batavo-ênfase na profissionalização do cooperado”. Na parte da tarde, conhecerão a cooperativa Agrária Mista Entre Rios, onde o tema desta vez será “Agroindustrialização”.
Já na sexta-feira (24/8), visitarão duas cooperativas: Copacol, que vai falar sobre a verticalização da Produção, e Coodetec, que vai tratar sobre a pesquisa agropecuária. Na manhã do sábado (25/8), os superintendentes visitam a Usina Hidrelétrica de Itaipu. "
O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimentos sobre os fundamentos do mercado financeiro, além de conhecer ou reciclar o uso da HP 12C e do Excel. Os treinamentos abertos são gratuitos para cooperativas regulares no Sistema Ocesp/Sescoop-SP e as inscrições podem ser feitas no Portal do Cooperativismo.
O curso será ministrado por Marcelo Martinovich, experiente economista com especialização em mercado de capitais e finanças das empresas. Além de experiência em diversas empresas e na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o professor é articulista dos jornais Diário do Comércio, DCI e Folha de SP, entre outros. As aulas serão expositivas com exercícios práticos individuais, análises de situações problemas, simulações, dentre outras. Mais informações: (11) 5576-5952. (Fonte: Ocesp)
O Programa é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e tem o objetivo de fomentar estratégias de gestão de cooperativa e viabilizar alternativas de sucessão nessas organizações, garantindo a continuidade e o fortalecimento do Sistema. Neste ano, o Sescoop optou por iniciar o Programa com projetos-piloto em várias regiões do País. As unidades estaduais do Sescoop nos estados do Paraná, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro que participam dessa fase experimental.O Programa foi idealizado em três módulos (básico, intermediário e avançado), cada um dividido em cinco etapas com os seguintes temas: Doutrina e Filosofia do Cooperativismo, a Organização, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Projetos e Projeto Aplicativo. Segundo o gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GADG) do Sescoop, José Luiz Pantoja, a implantação dos projetos-pilotos foi planejada com as seguintes etapas:
- Visita precursora - momento em que é identificada as parcerias, a infra-estrutura, o público e o plano de ação junto com a unidade estadual e a cooperativa;
- Seleção dos professores e alunos - etapa essa em que se identificam os profissionais para aplicar os módulos e os alunos para participar do Programa,
- Capacitação dos professores - quando são feitos o repasse do conteúdo e capacitação para atuar como professores cooperativistas,
- Início do curso - em todos os pilotos as turmas darão início pelo módulo básico,
- Acompanhamento - etapa do processo que desenvolve um conjunto de ações periódicas buscando conhecer e aprimorar o Programa, essas ações estão distribuídas em análise de dados coletados, acompanhamento do plano de ação, visitas técnicas, elaboração de relatórios que possibilitem identificar os avanços e desafios de cada uma das etapas do Programa de forma participativa.
Esta semana o técnico Jorge Toledo, está na Bahia realizando a etapa inicial de implantação do Programa de Formação de Jovens Lideranças e, no próximo dia 21, a equipe técnica da GADG do Sescoop estará em Alagoas para realizar as etapas de seleção dos alunos e capacitação dos professores. Os jovens participantes são da Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Satuba (Coetagri). Todo o trabalho é realizado em parceria com a unidade estadual do Sescoop Alagoas.
A publicação foi apresentada oficialmente na noite de terça-feira (7), em São Paulo, durante evento promovido pela Editora Abril. O diretor executivo da Unimed Cuiabá, Paulo Brustolin, representou a cooperativa no evento.
Um dado curioso: se somadas as vendas das representantes do Sistema Unimed na listagem da Exame (como se elas constituíssem uma única empresa), o valor atingido, de US$ 2.686 bilhões, colocaria essa empresa no 51º lugar da lista.
Celso Barros, presidente da Unimed do Brasil e também da Unimed-Rio (265ª posição), destaca que o bom desempenho das cooperativas incluídas na Melhores e Maiores 2007 deve servir de estímulo para o Sistema. “Elas profissionalizaram suas estruturas e adotaram modelos de gestão modernos e focalizados no desenvolvimento do negócio, e essa deve ser a matriz para que o Sistema esteja a cada ano mais bem representado na lista da Exame”, diz ele. (Fonte: Mato Grosso mais)
A campanha será veiculada em todas as emissoras do grupo, uma série de 11 VT´s institucionais de valorização do cooperativismo, 10 anúncios nos jornais Gazeta do Povo e Jornal de Londrina, banners no portal Onda/RPC. Além da parceria com a RPC a campanha também ocupará espaço na mídia cooperativa, por meio da veiculação de spot´s nos programas de rádio das cooperativas e anúncios nos jornais e revistas do sistema.
Segundo o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, a proposta apresentada pela RPC foi muito interessante, especialmente pela contrapartida de veiculação oferecida na campanha. “Com certeza os resultados serão extremamente positivos para posicionar junto a opinião pública paranaense sobre os principais benefícios gerados pelas cooperativas, não só no campo mas também nas cidades. Um sistema que contribui de forma direta para o desenvolvimento econômico do Paraná e que somente no ano passado gerou mais de R$ 16,5 bilhões em riquezas e empregou mais de 770 mil pessoas, direta e indiretamente. Um sistema que atua em mais de 11 ramos distintos, saindo desde a agricultura, passando pela educação, crédito, saúde, turismo, mineral, infra-estrutura, consumo, habitacional, transporte e trabalho”, frisou. A campanha, que terá duração de cinco meses, começou nesta segunda-feira (13/08). (Fonte: Ocepar)
O Sicoob/SC possui 45 cooperativas de crédito presentes em 174 cidades do Estado. O Ramo Crédito está entre os ramos mais expressivos de Santa Catarina, e de acordo com o site do Sicoob/SC no último ano cresceu 13,6% e chegou a movimentar R$ 459 milhões.
Hoje, o cooperativismo de crédito já responde por uma parcela significa do mercado financeiro do país, com possibilidades de expansão devido ao amadurecimento do sistema e à necessidade dos usuários dos bancos tradicionais buscarem alternativas próprias e vantagens competitivas. São 1.102 cooperativas que fazem parte do sistema e congregam aproximadamente 2,5 milhões de associados.
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Nos dias 3 e 4 de setembro o tema será Jogos Cooperativos. Técnicas de Recursos Humanos - Gestão por Competências, estarão em pauta nos dias 12 e 13. Já de 17 a 19 o assunto será Gestão de Pessoas. Nos 20 e 21 é a vez de Redação Comercial Moderna e e 25 e 26 o tema vai ser Otimizando Reuniões.
Os treinamentos são gratuitos para membros de cooperativas regulares no Sistema Ocesp/Sescoop-SP e as inscrições podem ser feitas pelo Portal do Cooperativismo. Mais informações: (11) 5576-5952. (Fonte: Ocesp)
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“O Fórum é realizado anualmente com o objetivo de promover a integração, informação e discussão de assuntos relativos a gestão de pessoas, envolvendo os responsáveis de RH das cooperativas do Paraná”, explica o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche. Durante o evento serão apresentados cases bem sucedidos de cooperativas paranaenses, entre os quais, da Unimed de Apucarana, Cocamar, Coopavel e Copacol.
Programação – A abertura do Fórum será às 8h30 com a participação do presidente do Sincoopar Oeste e do superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa. A primeira palestra do programa - “Gestão por Competências” - será ministrada por Lírica Maria Dagoano, da Adventure Experiences. No mesmo dia acontecem as palestras “Gestão da Cultura Organizacional” e “A Estruturação do Planejamento Estratégico de RH”. No dia 16, estão programadas as palestras “Responsabilidade Social Empresarial”, ministrada pelo professor Juvenal Correia Filho, da Civitas, e “A Evolução da Área de Treinamento à Área de Educação Corporativa”, ministrada pelo professor José Eduardo Nasser, da Ecorporativa. (Fonte: Ocepar)
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Segundo o presidente do Sescoop-MS,Celso Régis, o mais importante das aulas é promover o cooperativismo, por meio da capacitação e da difusão de seus princípios doutrinários, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Para se inscrever é necessário doar cinco quilos de alimento não perecíveis.
Este ano duas turmas já foram formadas totalizando 60 pessoas que juntas arrecadaram 332 quilos de alimentos. A doação foi feita para o Asilo São João Bosco, que existe desde 1929 e atende 150 idosos internos, em Campo Grande (MS). Mais informações no telefone (67) 3326 0171.
O objetivo do Prêmio Comunicação Cooperativa é valorizar os profissionais de comunicação que atuam no cooperativismo paulista e, por conseqüência, melhorar a difusão do cooperativismo e a comunicação entre o Sistema e as cooperativas.
Outras categorias - Além das reportagens, serão premiadas iniciativas nas categorias "Pauta" e "Projeto de Comunicação e Marketing". No total, o prêmio vai reconhecer o trabalho de 16 profissionais de comunicação e distribuirá R$ 30 mil em dinheiro, com destaque para um Grande Prêmio de R$ 6 mil para o melhor conjunto dos trabalhos.
Em cada uma das categorias o vencedor receberá um valor de R$ 3 mil, o segundo colocado levará R$ 2 mil, o terceiro colocado R$ 1,5 mil, o quarto lugar R$ 1 mil, e o quinto colocado R$ 500,00. Mais informações sobre o prêmio no Portal do Cooperativismo ou (11) 5576-5967, com Luciano Fontes."
“As cooperativas estão mostrando um trabalho diferenciado que simboliza um movimento cooperativista em transformação, em ebulição”, disse. Para Lopes de Freitas, trata-se da consolidação do novo cooperativismo, mais eficiente, que busca a eficácia social.
Prestígio – Os principais Ministérios – Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Minas e Energia; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - relacionados ao setor estiveram representados na noite de ontem. Autoridades do Banco Central, Banco do Brasil, Bancoob e Sicoob também conheceram os trabalhos mais bem-sucedidos deste ano, atentos ao Ramo Crédito.
A convite da cooperativa Cocamar Cooperativa Agroindustrial, esteve presente o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Lindsley da Silva Rasca Rodrigues. Ele destacou os benefícios gerados pelo cooperativismo para a sociedade. “Nosso estado tem 2,3% do território nacional e é responsável por mais de 20% da produção agrícola do país. A preservação do nosso patrimônio ambiental é apoiada pelo trabalho das cooperativas paranenses”, disse Rasca Rodrigues. Completou dizendo que hoje são 64 milhões de mudas plantadas em 366 municípios. A expectativa é chegar em 2008 com 100 milhões de mudas plantadas e ter 20% dos municípios com toda a mata ciliar recuperada.
Henrique Castilhano Vilares, presidente da Credicoonai Cooperativa de Crédito Rural Coonai, ergueu o troféu pela categoria Crédito tendo em vista o programa “Bolsa de estudos Credicoonai”. Vilares enfatizou que o Prêmio é uma demonstração de que existem pessoas que acreditam e trabalham pelo desenvolvimento do Brasil.
"“Do campo para sua mesa” foi o projeto vencedor da categoria Marketing. A equipe premiada da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) se fez representada por seu presidente João Bosco Ferreira. Segundo ele, o prêmio será um grande incentivo para os mais de 3,5 mil produtores de leite e cooperados da Cemil.
"O projeto também institui um prazo de pagamento proporcional ao número de mensalidades financiadas, com uma carência de seis meses. A idéia é que, com este prazo, o recém-formado possa ingressar no mercado de trabalho com tranqüilidade e amortizar suas parcelas sem comprometer o seu orçamento.
Para ter acesso à linha de crédito, o cooperado precisa estar há mais de dois anos na cooperativa e ter parecer favorável da Diretoria de Crédito Rural da Credicoonai. Nos últimos quatro últimos anos, foram destinados cerca de R$ 1 milhão e 500 mil reais para financiamento de bolsas de estudos, atendendo a 206 bolsistas. Por meio do projeto, a Credicoonai também contribuiu para que 16 de seus funcionários voltassem a estudar.
O projeto Bolsa de Estudos é um instrumento de difusão da educação cooperativista, inclusive para profissionalização dos agricultores, que contribui para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pela cooperativa. Tem como metas oferecer meios financeiros para o crescimento cultural de seus cooperados e seus familiares, incentivar a capacitação do quadro de funcionários e contribuir para o surgimento de novas lideranças cooperativistas.
Credicoonai – Em dezembro de 1983, a Cooperativa de Crédito Rural Coonai (Credicoonai) foi constituída com a integralização de capital de 20 cooperados. O Certificado de Autorização de Funcionamento, que reconhecia oficialmente a constituição da cooperativa, foi publicado pelo Banco Central em setembro de 1984. Hoje, a Credicoonai, que tem sede na cidade di Ribeirão Preto (SP), conta com 5.916 associados, 67 funcionários e está inserida no nordeste do Estado de São Paulo e no sudeste de Minas Gerais.
Hoje, com 8.992 cooperados e 3.927 colaboradores, a Lar tem um projeto direcionado para a Produtividade no Despalhamento e Desgranamento do Milho Verde, desenvolvido em sua Unidade Industrial de Vegetais. Inaugurada em 1998, a unidade trabalha no processamento de vegetais congelados e de conservas em lata. Em conseqüência disso, a cooperativa já é considerada a 2ª melhor marca de vegetais congelados e a 3ª melhor de vegetais enlatados no Brasil, segundo a Revista Supermercado Moderno.
O processo de inovação referente ao processamento do milho verde foi feito para possibilitar maior produtividade e qualidade do produto acabado. Após reuniões de equipe, surgiu a idéia de construir um equipamento que pudesse fazer com que o milho ficasse mais tempo sob a ação de alta temperatura e umidade. O milho também deveria ficar imerso para que todas as espigas passassem pelo processo de aquecimento de maneira uniforme. O aparelho foi chamado de cozinhador ou heater. O investimento em materiais chegou a R$ 23 mil.
Com a implantação dessa nova tecnologia, foi constatada diminuição dos desgastes dos rolos despalhadores, das facas das desgranadeiras, do consumo de lenha e do retrabalho. Foram registrados também aumento do rendimento industrial de, em média, aproximadamente 2,7pontos percentuais, o que gerou economia de cerca de R$ 14 mil por mês ou R$ 167 por ano. No total, pode-se considerar uma economia de R$ 254.300,00. Vale ressaltar ainda os benefícios para o meio ambiente com a diminuição do consumo de lenha.
Educação Cooperativista – Com o objetivo de desenvolver um trabalho de maior integração com o produtor rural e facilitar treinamentos idealizados para este fim, a Cooperativa Lar criou comitês divididos por atividades e produtos, que têm um Comitê Central para representá-los.
A intenção final é oferecer aos cooperados o conhecimento necessário para tomar decisões ligadas a investimentos, culturas e tecnologias e contribuir para o crescimento da cooperativa.
Além dos ensinamentos e práticas do cooperativismo, os comitês tratam da discussão dos diversos segmentos de negócios presentes e atuantes na cooperativa: agricultura, leite, suínos, aves, ovos, vegetais, amidos, entre outros. Também foram formadas representações de mães e jovens, com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal e profissional da mulher e do jovem rural e integrá-los ainda mais à cooperativa.
Para viabilizar a participação de um maior número de pessoas, os comitês foram divididos em núcleos, levando em consideração a proximidade entre os entrepostos ou unidades. Os associados têm a liberdade de participarem de qualquer um dos grupos, que também realizam debates técnicos com a elaboração de sugestões e reivindicações de interesse comum, repassadas posteriormente à cooperativa.
Envolvendo cerca de 80 associados, as reuniões do Comitê Central funcionam como fóruns de disseminação dos ideais cooperativistas, onde são avaliadas as atividades e informados os resultados da cooperativa. Os encontros também têm como finalidade discutir os rumos, objetivos e metas para o período subseqüente.
Além de promover maior integração, os resultados também indicam aumento dos níveis de produtividade, participação de jovens e mulheres e formação de novas lideranças.
“Gestão Profissional” - A implantação de um “Planejamento Estratégico Participativo” levou a Cocamar a ser vencedora da categoria “Gestão Profissional”. O projeto, inspirado em um modelo americano, tinha o objetivo de promover uma avaliação detalhada de todas as atividades da cooperativa para atingir três pontos específicos: identificação de pontos críticos, de oportunidades e tomada de decisões estratégicas.
O processo, que teve início em abril de 2005 e término em junho deste ano, possibilitou a definição de um Planejamento Corporativo até 2010 sob a perspectiva financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento, indicadores e metas estabelecidas. As medidas tomadas durante 2006, como plano de contenção de despesas e negociação da destilaria, ajudaram a fortalecer a cooperativa e clarear as perspectivas para o futuro, demonstrando profissionalismo e capacidade gerencial.
Foi registrada uma economia de R$ 9,7 milhões ao ano e viabilizado acesso dos produtores à renegociação de débitos, além de adiantamentos financeiros nas fases de pré e pós-colheita, além de outros benefícios. O investimento total foi de R$ 253 mil, entre gastos com consultorias e outras ações.
“Qualidade e Produtividade” - Em conseqüência de crises vividas pelo setor rural em safras anteriores, ocasionadas por fatores climáticos, oscilação do câmbio e altos custos de produção, a cooperativa estabeleceu um “Plano de Apoio ao Cooperado”, que se enquadra na primeira categoria citada. Voltado a todos os associados, 6.721 em 2006, o projeto foi criado para apoiar os produtores, possibilitando a renegociação das dívidas, assegurando a produção e produtividade, além da rentabilidade das culturas. Tudo isso por meio da criação e melhoria na qualidade de processos e serviços.
O Plano foi dividido em cinco linhas de ação: “Recursos Financeiros”, “Fornecimento de Insumos”, “Assistência Técnica Coletiva”, “Adequação de Estruturas Operacionais”, e “Estabelecimento de Programas de Fomento e Incentivo à Produção e Produtividade”. Houve equacionamento de débitos pendentes, redução da taxa de juros, adiantamento de recursos para pré e pós-colheita, campanhas especiais de fornecimento de insumos, entre outras ações. No total, foram investidos R% 513 mil, sendo R$ 470 mil em unidades operacionais, para investimentos nas estruturas para segregação de produtos transgênicos. Os R$ 43 mil restantes foram direcionados à implementação do Processo de Qualidade Cocamar, visando a melhoria do atendimento aos produtores.
“Meio Ambiente” – Na categoria “Meio Ambiente”, a cooperativa foi vencedora com o “Projeto Cultivar”, desenvolvido em pareceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maringá e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Além de ser um trabalho ambiental, o Projeto também promoveu a inclusão social. O programa envolveu 20 alunos da APAE e 23 detentos da Penitenciária Estadual de Maringá no plantio e condução de mudas, e no trabalho com estufas e sementes.
Dividido em três fases, o Projeto previa a produção de 500 mil mudas em 2006, que seriam repassadas aos produtores da área de ação da Cocamar posteriormente. Os objetivos são a recomposição de mata ciliar e conscientização do produtor, promover a inclusão social, produzir mudas de qualidade, fornecer orientação técnica sobre a implantação de florestas e confecção de um manual sobre mata ciliar.
Os resultados ultrapassaram as expectativas. A distribuição de mudas chegou a um total de 620 mil no ano passado, possibilitando o reflorestamento de aproximadamente 150 quilômetros lineares de margens.
Cocamar - Presente em 58 municípios do Paraná, a Cocamar foi criada em 1963 e conta hoje com 6.721 associados e 2.175 colaboradores. Entre as atividades que desenvolve, tem como principais a produção, industrialização e comercialização de diversas culturas, de sucos evasados, maioneses e molhos e proteína vegetal, e fornecimento de insumos agropecuários.
Para enfrentar problemas como empobrecimento da agricultura, monocultura, êxodo rural e dificuldade de acesso à saúde, a Coagru uniu-se a outras cooperativas, promovendo desenvolvimento técnico, econômico e social de seus cooperados. Foi desenvolvido um trabalho de intercooperação, baseado no 6º princípio fundamental do cooperativismo, para proporcionar melhoria de vida, crescimento e maior lucro.
Desde 1999, foram estabelecidas parcerias com a Unimed, para cuidar da saúde dos cooperados, com a Cooperativa Agrícola Consolata (Copacol), para produção de frango de corte, e com a Frimesa, para produção de leite in natura. Com isso, a Coagru passou a trabalhar para implantação dos aviários em sua área de ação, reestruturação da atividade leiteira, aumento da produtividade e profissionalização do setor, e zelar pela saúde de seus cooperados e famílias. A partir dessas parcerias, foram implantados os projetos Coopersaúde, Programa Coagru de Produção de Leite e o Programa Coagru de Produção de Frangos de Corte.
E os resultados são evidentes. No final de 2006, 92 produtores contribuíam para a produção de aproximadamente 2,5 milhões de litros de leite. A evolução da atividade avícola pode ser constatada se analisado o número de implantação de aviários, que chegou a 55 no ano passado, e da produção, que totalizou cerca de 4,5 milhões durante o ano de 2006. Também pode-se falar do Coopersaúde, que hoje já atende mais de 1600 pessoas e gerou uma redução de custo mensal para os cooperados a partir dos descontos oferecidos em virtude da parcecia com a Unimed.
Coagru - A Cooperativa Agroindustrial União (Coagru) surgiu no início dos anos 70 da união de produtores rurais que tinham como meta desenvolver a agricultura regional, em Ubiratã, município localizado no noroeste do Paraná. Principal fonte de geração de empregos, recursos e tributos da região onde atua, a cooperativa conta hoje com 1.806 associados e 294 colaboradores. A Coagru trabalha na produção de culturas como soja, milho, trigo e ave de corte, e oferece serviços como beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas, transporte, assistência técnica e administrativa, fornecimento de insumo e repasse de crédito.
O objetivo era fazer uma reposição com espécies nativas nas áreas próximas ao lago. Além do plantio de árvores nativas na área de preservação permanente, criar e viabilizar a manutenção de uma área de preservação, a oferta de mudas nativas para projetos de reposição e desenvolver um sistema agroflorestal com cultura permanente de espécies nativas, como a erva-mate.
Além de recuperar o meio ambiente, o projeto tornou-se uma alternativa de renda para os agricultores familiares. Com o plantio de mudas como de erva-mate, os produtores se viam com a alternativa de comercialização dos produtos e retorno financeiro. Para fazer o reflorestamento, foram utilizadas 426 mil mudas de espécies nativas.
Para dar continuidade a essa iniciativa, a cooperativa criou outro projeto. Desta vez a educação ambiental foi o foco principal. Implantado em 2003, o Projeto Raízes, com o lema “A Certel preservando a natureza com a galera”, é uma campanha de educação ambiental que envolver alunos de 5ª a 8ª séries de 56 escolas da região.
Até 2006, mais de 3500 pessoas, entre estudantes, associados e outros, visitaram a Hidrelétrica Salto Forqueta para conhecerem os programas ambientais desenvolvidos pela cooperativa.
Certel – Criada em 1956, a Cooperativa Regional e Eletrificação de Teutônia (Certel) tem como principais atividades a geração e distribuição de energia elétrica, comercialização de eletromóveis, materiais elétricos e de construção e internet banda larga. Hoje, a Certel é formada por 43.492 associados, 803 colaboradores e atende mais de 44 mil usuários de energia elétrica e beneficia uma população de aproximadamente 180 mil habitantes.
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