Notícias negócios
Larissa e Fernanda também foram recebidas pelo presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Executivo Federal em Brasíl (Sicoob Cominagri Executivo), Luiz Lesse Moura Santos, que falou do funcionamento da cooperativa. Ele explicou que a cooperativa é formada por 15 Centrais e conta com mais de 700 cooperativas de crédito singulares.
No segundo dia elas visitaram a cooperativa Maria Flor, que surgiu da necessidade de novas alternativas de geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência intelectual. O projeto, idealizado pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais do Distrito Federal, é pioneiro na área do cooperativismo, justamente por unir o trabalho de pessoas com deficiência intelectual e familiares carentes. Lá elas conheceram as flores artesanais em formatos diferenciados, como porta-bombons, lembranças, porta-guardanapos e vários outros elementos decorativos.
"
A segunda parte ficou com o Instrutor Ênio Meinem, vice-presidente da Confederação Sicredi, abordando a conjuntura do Sistema Financeiro Nacional e suas tendências frente ao cooperativismo de crédito brasileiro. O final do primeiro dia foi destinado ao trabalho em grupo para o conhecimento dos principais pontos de governança.
Nesta terça-feira (11/12), está prevista a instrução dos conceitos de governança cooperativa. Os trabalhos serão conduzidos novamente pelo também pelo vice-presidente da Confederação Sicredi.
Os cursos com enfoque em governança e gestão são gratuitos e voltados para dirigentes, gerentes e colaboradores de cooperativas de crédito. As capacitações acontecerão em sete unidades, até dezembro de 2008, atendendo a todos os estados das regiões em foco.
“Há muitos anos, a OCB vem buscando alianças para o desenvolvimento do cooperativismo nas regiões Norte e Nordeste. E essa parceria com a DGRV vem iniciar o processo de estruturação que é tão sonhado pelas cooperativas de crédito daquelas regiões”, comenta o gerente de Mercados do Sistema OCB, Evandro Ninaut.
As próximas capacitações serão em Salvador (BA) e Belém (PA), nos dias 17 e 18/12. Além destas, foram selecionadas outras três unidades de capacitação – Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Palmas (TO). Os interessados em participar devem procurar as respectivas unidades estaduais do Sistema OCB. De acordo com informações do Banco Central, existem hoje na região Norte 78 cooperativas de crédito e 59 pontos de atendimento, e na região Nordeste, 151 cooperativas com 104 pontos de atendimento.
O encontro deste ano será desenvolvido em parceria com a Apoena Social, uma consultoria de gestão especializada em projetos de Responsabilidade Social Empresarial. As atividades serão coordenadas pela consultora Andrea Goldschmidt, administradora de empresas com especialização em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. O encontro é gratuito para cooperativas regulares no Sistema. Mais informações: (11) 3146-6258/6259/6260 ou pelos e-mails
O documento será assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira pelo prefeito Leoberto Weinert e pelo presidente da Coopercentral Mário Lanznaster, estabelecendo os incentivos fiscais e materiais que as duas esferas da administração pública concederão ao empreendimento. O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Neivor Canton, que também é diretor administrativo e financeiro da Aurora participará da solenidade. (Fonte: Ocesc)
"
Outros temas – A primeira palestra do encontro será voltada à “Comunicação da responsabilidade social das cooperativas”, com a jornalista Raquel Sabrina, especialista em marketing e integrante da equipe da Apoena Social, consultoria especializada em programas de responsabilidade social empresarial. O Encontro terá também uma mesa-redonda com o tema “De uma rede a um efetivo sistema cooperativo de comunicação”, que tem como convidados Tecris de Souza, gerente de comunicação do Sescoop Nacional, Samuel Zanello Milléo Filho, gerente de comunicação do Sescoop Paraná, Fernando Ripari Junior, gerente de comunicação do Sescoop São Paulo, e o jornalista Jayme Brener, diretor da Ex-Libris Assessoria de Comunicação e Imprensa.
No evento também será entregue o I Prêmio Comunicação Cooperativa, que busca valorizar o trabalho dos comunicadores das cooperativas. No total, o Sescoop/SP distribuirá R$ 30 mil em prêmios, para trabalhos inscritos em três categorias: Pauta, Projeto de Comunicação e Marketing e Reportagem sobre o Sistema Cooperativista. Clique para fazer sua inscrição. Mais informações: (11) 3146-6258/6259/6260.(Fonte: Ocesp)
"
O curso vai abordar assuntos como políticas públicas, guerra fiscal, subsídios, Pronaf, crédito rural, técnicas de negociação, classificação e degustação de cafés. A proposta é estimular a permanência da nova geração de produtores do agronegócio no campo, com capacitação técnica para o melhor desenvolvimento das atividades. A primeira fase aconteceu em julho, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG). Mais informações pelos telefones (31) 3284-5868 ou 5869.
"Campanha reforça responsabilidade - A campanha de divulgação do Crédito Responsável Sicredi fica no ar até o dia 9 de dezembro. A primeira fase engloba anúncios para as mídias impressas e eletrônicas, material de ponto-de-venda (cartaz, folder, móbile e faixa), camisetas e peças de mídia externa (outdoor, front light, painel). "Nesta primeira etapa, abordamos a questão da responsabilidade, priorizando o conceito, a conscientização na tomada do crédito", explica Cláudio Peng, gerente de Marketing do Banco Cooperativo Sicredi. De acordo com ele, a segunda parte deverá mencionar as principais linhas de crédito disponíveis no Sistema. (Fonte: Sicredi)"
No terceiro módulo, haverá, ainda, a aplicação de um projeto de conclusão do curso, que consiste na elaboração de um plano de negócios para abertura de uma cooperativa. (Fonte: OCB/AL)
"
A reunião tem início às 15 horas e acontece na Credicoonai (Capitão Salomão, 121 - Campos Elísios - Ribeirão Preto). O evento será no mesmo dia e local da Ação Integrada, projeto do Sistema voltado a promover uma maior aproximação com os dirigentes das cooperativas paulistas, com início às 19 horas. Os profissionais ligados a área de comunicação e marketing das cooperativas interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail
Além do IICA, o Instituto de Economia da Unicamp, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), participam da organização e coordenação do seminário.
O seminário é aberto ao público em geral. O debate está organizado em quatro mesas redondas temáticas, com várias exposições de cada tema abordado, seguidas de discussões.Para cada tema foi elaborado um texto com o propósito de fundamentar as discussões. Estes textos comporão, juntamente com a resenha dos debates, a publicação de um livro com os anais do seminário. A publicação final será de responsabilidade do IICA e do Instituto de Economia da Unicamp. Mais informações: (61) 2106-5429 e 2106-5417 (Fonte: IICA).
O evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA). E ainda, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
Para conduzir o desenvolvimento das atividades foi convidado o consultor Hiroshi Uyeda, que trabalha há quatro décadas com constituição, organização e administração de cooperativas. Soraya explica que a capacitação é necessária tendo em vista que o segmento socioeconômico, político e cultural tem evoluído muitos nos últimos anos exigindo dos dirigentes, habilidades e experiências sobre diversos assuntos como qualidade total, tecnologia da informação, marketing e internet.
"
Além de aprofundar a reflexão sobre os desafios e as oportunidades das organizações para a construção de uma sociedade sustentável, o evento também conscientizou os estudantes e profissionais na revisão de seus valores e práticas.
"
No evento também será entregue o I Prêmio Comunicação Cooperativa, que busca valorizar o trabalho dos comunicadores das cooperativas. No total, o Sescoop/SP distribuirá R$ 30 mil em prêmios, para três categorias.
Programação – No período da manhã, estão programadas duas palestras. O tema “Comunicação da Responsabilidade Social das Cooperativas” será abordado pela jornalista Raquel Sabrina, que possui especialização em marketing e integra a equipe da Apoena Social, organização especializada na assessoria em programas de responsabilidade social empresarial. Em seguida, o professor Mitsuru Yanaze, da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP), falará sobre “Avaliação e Mensuração dos Resultados das Estratégias de Comunicação”.
O período da tarde será aberto com uma mesa-redonda com o tema “De uma rede a um efetivo sistema cooperativo de comunicação”, que tem como convidados Tecris de Souza, do Sescoop Nacional, Samuel Zanello Milléo Filho, do Sescoop Paraná, Fernando Ripari Junior, Sescoop São Paulo, e o jornalista Jayme Brener, diretor da Ex-Libris Assessoria de Comunicação e Imprensa. A palestra final, sobre “Desafios e Tendências da Comunicação Organizacional para a Cooperativa”, será feita pelo professor Paulo Nassar, que além de lecionar na ECA/USP é diretor da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
As inscrições já podem ser feitas no Portal do Cooperativismo. Mais informações: (11) 3146-6258/6259/6260.
Del Grande disse que o Fórum cumpre uma importante função na difusão de conhecimentos a respeito do cooperativismo. “Precisamos de leis que preservem nossos direitos e garantam o desenvolvimento das cooperativas, pois assim estaremos garantindo o bem-estar de milhões de pessoas”, salientou. O presidente do Sistema Ocesp/Sescoop-SP também apresentou projetos recentes implementados pelo Sistema no intuito de garantir a defesa dos interesses das cooperativas. Mencionou o Centro de Estratégia do Cooperativismo Paulista (Cecoop), os estudos para fortalecer a organização sindical das cooperativas e os esforços de aproximação com as cooperativas, que estão sendo feitos neste momento por meio do projeto Ação Integrada, que busca organizar as cooperativas formando núcleos em cinco macro-regiões do Estado.
O presidente da Comissão de Cooperativismo da OAB/SP comemorou os primeiros passos dados, ressaltando que há mais de 100 membros integrantes da comissão. “Buscamos a harmonização do cooperativismo no Estado e a integração com os demais setores produtivos. Infelizmente, há incompreensão por parte de diversos segmentos da sociedade a respeito das atividades das cooperativas. Precisamos promover a conscientização de todos a respeito de diversos temas”, disse Otero.
O superintendente José Henrique Galhardo, além de agradecer a presença dos palestrantes e participantes, chamou a atenção para a relevância dos temas tratados. “O direito cooperativo é fundamental para garantir os sustentáculos para as atividades econômicas que beneficiam 7 milhões de famílias brasileiras”, ressaltou.(Fonte: Ocesp)
"Acreditamos que o aumento de interesse pelos profissionais e pelos veículos de comunicação de inscrever seus trabalhos para o Prêmio enaltece a forma séria com que o Concurso vem sendo organizado e conduzido no decorrer destes quatro anos. Sem dúvida alguma, o Prêmio Ocepar de Jornalismo se firma entre os principais no gênero aqui no estado", disse.
Milléo ressalta que este sucesso também se deve aos apoios recebidos. "Não podemos deixar de agradecer também as cooperativas paranaenses, especialmente a Federação Unimed e o Sicredi Central do Paraná, parceiros na viabilização financeira e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) e a Associação dos Jornalistas do Agronegócio do Paraná (Ajap) na sua divulgação junto aos profissionais", lembra o coordenador.
Comissão - Neste ano, a Comissão de Julgamento do IV Prêmio Ocepar de Jornalismo é composta pelos seguintes profissionais: jornalistas Aniela Almeida, Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná - Sindijor; André Franco, diretor da Associação dos Jornalistas do Agronegócio do Paraná - AJAP, e assessor de imprensa da Faep e do Senar Paraná, Roberto Monteiro, assessor de imprensa da Emater-PR, e dos engenheiros agrônomos, Flávio Turra, gerente Técnico e Econômico da Ocepar, e Leonardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná. Este grupo irá julgar trabalhos inscritos em quatro categorias: Jornalismo Impresso (jornais e revistas), Telejornalismo (emissoras de televisão), Radiojornalismo (emissoras de rádio) e Mídia Cooperativa (jornal, revistas, rádio e Internet).
Foram avaliados pela comissão, no primeiro dia, 12 trabalhos inscritos na categoria Telejornalismo. Até a próxima terça-feira (27/11) a comissão julgadora avaliará os demais trabalhos inscritos, quando serão tabuladas todas as notas. Os vencedores serão conhecidos apenas no dia 30 de novembro (sexta-feira) durante o Encontro Estadual de Cooperativistas, que acontece em Curitiba, no Estação Embratel Convention Center. "Para o julgamento dos trabalhos estamos utilizando a mesma metodologia adotada no ano passado para o julgamento dos trabalhos e também para suas análises, fatores que contribuíram para o sucesso", explica Milléo. Ele não faz parte do juri, apenas coordena os trabalhos.
Critérios - A Comissão Avaliadora segue os seguintes critérios de julgamento: fidelidade ao tema, conteúdo e estrutura textual. A produção jornalística inscrita deve, obrigatoriamente, ter como foco ou pelo menos fazer referência ao cooperativismo. Nesta edição o tema escolhido foi Cooperativismo: desenvolvimento econômico com a responsabilidade social. Outro critério avaliado é o conteúdo. A Comissão avalia a riqueza de detalhes, bem como, as informações básicas e complementares necessárias à sustentação, entendimento, interpretação e estrutura de texto. As matérias devem obedecer as regras gramaticais da língua portuguesa, de concordância verbal e de construção do texto jornalístico. O texto da matéria deve ser claro, objetivo e, sobretudo, informativo.
Notas - A cada um dos critérios de avaliação, cada um dos julgadores deve conferir nota de 0 a 10. A soma de todas as notas, de todos os integrantes da comissão, representará a pontuação de cada trabalho e a classificação final dos participantes. O trabalho que não obedecer aos critérios de avaliação poderá ser desclassificado.
Premiação - O IV Prêmio Ocepar de Jornalismo é uma iniciativa do Sistema Ocepar que tem o apoio do Sicredi Paraná, Federação Unimed do Paraná , do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e da Associação dos Jornalistas do Agronegócio do Paraná (Ajap). Neste ano serão distribuídos R$ 44 mil em prêmios, R$ 12 mil a mais que no ano passado. Serão premiados os três melhores trabalhos (R$ 6 mil para o primeiro lugar; R$ 3 mil para o segundo; R$ 2 mil para o terceiro) em cada uma das categorias. (Fonte: Ocepar)
"A programação contempla a apresentação de conceitos fundamentais para o sucesso das ações de responsabilidade social e discussões de casos práticos, nos quais os profissionais das cooperativas poderão se posicionar e encontrar subsídios para suas ações cotidianas.
O encontro deste ano será desenvolvido em parceria com a Apoena Social, uma consultoria de gestão especializada em projetos de Responsabilidade Social Empresarial. Os trabalhos serão coordenados pela consultora Andrea Goldschmidt, administradora de empresas com especialização em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Mais informações: (11) 3146-6258/6259/6260 ou pelos e-mails:
A reunião tem início às 15 horas e acontece na Credicoonai (Capitão Salomão, 121 - Campos Elísios - Ribeirão Preto). O evento será no mesmo dia e local da Ação Integrada, projeto do Sistema voltado a promover uma maior aproximação com os dirigentes das cooperativas paulistas, com início às 19 horas.
Os profissionais ligados a área de comunicação e marketing das cooperativas interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail
"
Considerada a "Rainha do Basquete", seu nome está marcado na história com uma das maiores jogadoras do basquete brasileiro de todos os tempos. Em sua palestra motivacional "O Segredo do Sucesso", Hortência conta fatos da sua carreira vencedora e fala sobre temas variados, entre os quais desafios e superação, persistência para conquistar resultados, busca por sonhos e objetivos, espírito de equipe, saber lidar com adversidades e manter a motivação.
Dose dupla de motivação - Realizado pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, o Encontro Estadual de Cooperativistas terá ainda a palestra "A Mágica da Cooperação", com Clóvis Tavares. Reconhecido nacionalmente por suas palestras, Tavares consegue, por meio da interpretação de vários personagens e shows de mágica, inserir importantes conhecimentos e conceitos adquiridos ao longo de seus mais de 20 anos de experiências em apresentações realizadas em todo Brasil e pela América do Sul. Suas apresentações especiais já lhe renderam quatro prêmios Top de Marketing da ADVB e o apontamento como um dos cinco maiores palestrantes do Brasil, feito pela revista Veja.
Dois ministros prestigiam evento - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, e o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, também são presenças confirmadas para o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses. Realizado com o objetivo de apresentar as inúmeras conquistas alcançadas em 2007, o evento será ainda prestigiado pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas, pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, e por presidentes das federações institucionais do Estado do Paraná.
Prêmio de Jornalismo - Além da realização de palestras, apresentações musicais, o evento será palco da entrega do IV Prêmio Ocepar de Jornalismo, que neste ano, com apoio da Sicredi Paraná e da Unimed Paraná, irá distribuir R$ 44 mil em prêmios nas categorias, Jornal Impresso, Radiojornalismo, Televisão e Mídia Cooperativa.
Inscrições - O Encontro será realizado no Estação Embratel Convention Center, no centro de Curitiba, e terá a presença de presidentes, dirigentes, profissionais, líderes, cooperados e familiares das cooperativas paranaenses. As inscrições para o evento devem ser feitas pelo agente de Desenvolvimento Humano (DH) da cooperativa, diretamente no site www.ocepar.org.br. Caso a cooperativa não possua um agente de DH, os interessados devem encaminhar via e-mail os seguintes dados: nome completo, nome para crachá, CPF, data de nascimento, escolaridade, telefone, e-mail, cidade e cooperativa.
Contatos - Informações sobre o Encontro podem ser obtidas pelos telefones (41) 3200-1124, 3200-1127, 3200-1125, ou pelos e-mails
Almada destacou a diversidade de perfis dos líderes no âmbito da Confederação, chamando a atenção da platéia para o conceito de "profissional", que segundo ele, é aquele que possui anos de experiência e capacidade de decidir da maneira geralmente aceita por sua profissão. "Isso ainda não acontece na maior parte das cooperativas", pois, conforme Almada, para se exercer o poder é necessário um ambiente institucional adequado. "Esse ambiente adequado para o exercício do poder deve permitir ao dirigente talentoso empreender e evitar riscos desastrosos. Caso contrário, é problemático."
Por sua vez, o presidente da Unimed Vitória, Alexandre Ruschi, que representou Celso Barros, presidente da Confederação Unimed do Brasil no VI Seminário, foi pragmático, ao mostrar na prática o conceito de governança, cujo processo começou em 2003 na cooperativa de saúde. Médico cirurgião geral, Ruschi apresentou o processo de reestruturação de poder no Sistema Unimed, que em dezembro próximo comemora 40 anos de atuação no País.
Segundo ele, devido a visões políticas distintas, o sistema se dividiu, muitas federações se desmembraram e constituíram a Aliança Cooperativista, em maio de 1997. A partir de 2003, sob a liderança de Celso Barros, a cooperativa iniciou um processo de reversão desse quadro ao adotar a metodologia Balance Scorecard. Em março deste ano, as últimas federações se reintegraram à Unimed do Brasil, que hoje está presente em 80% dos municípios brasileiros.
Com a profissionalização da gestão e o modelo de governança construído com a nova metodologia focada na estratégia dos processos da Unimed, a cooperativa conseguiu resultados exemplares, uma vez que o novo modelo de gestão permitiu aumentar em 57,4% a renda bruta se seus cooperados e em 54% o faturamento, cuja receita anual enquanto operadora de plano de saúde totalizou R$ 16,2 bilhões no ano passado.