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A informática deixou de ser uma área meramente técnica dentro do sistema cooperativista para se tornar parte das estratégias de negócio. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) reuniu hoje, em Brasília, 41 profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de todo o Brasil com o objetivo de apresentar os novos sistemas e serviços desenvolvidos pela unidade nacional para facilitar o trabalho de todos os estados junto às cooperativas. O encontro aconteceu durante o II Encontro dos Profissionais de Tecnologia da Informação do Sescoop, realizado na Casa do Cooperativismo.
“Temos o compromisso de repassar todas as boas iniciativas produzidas pela Unidade Nacional às unidades estaduais, a fim de alinhar processos e evitar custos altos e desnecessários na base”, explica o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos. “As UEs são livres para replicar ou não nossos sistemas, mas nós temos a obrigação de pelo menos oferecer projetos inovadores e eficientes”.
Na abertura do evento, ele sugeriu a criação de um Comitê Nacional de Tecnologia da Informação, para alinhar processos, definir prioridades para política de investimento e trocar experiências. “Esse comitê teria a função extra de possibilitar a melhoria de equipamentos e programas, de acordo com a realidade de cada unidade estadual”, completou.
Data Center – o gerente de TI da unidade nacional, Carlos Washington Menezes, também defende a criação de um Comitê Nacional de TI e explica que uma das funções do grupo seria avaliar uma proposta ousada da unidade nacional: criar um único Data Center para todo o Sescoop.
“Esse ambiente possibilitaria uma economia em escala para o sistema, porque as unidades estaduais não precisariam substituir equipamentos ou treinar funcionários com tanta frequência”, exemplificou.
Plácido da Silva Júnior, representante da TI da Ocepar, é outro entusiasta da iniciativa: “Temos muito interesse no Datacenter, pois esse tipo de serviço gerará, entre outros pontos positivos, maior segurança de informação”.
Palestras – a equipe da Gerência de TI da unidade nacional proferiu uma série de palestras sobre os projetos da Casa e sobre as tendências do mercado. Além deles, o encontro contou com a participação do professor e consultor Carlos Jacobino Lino discorreu sobre “Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti), com foco no negócio”.
Na opinião dele, um plano bem estruturado possui os seguintes passos: estratégia, alinhamento, decisão, organização, priorização, planejamento, monitoramento, controle e gestão.
“Cada um desses passos possui seus processos e precisam ser analisados sob o ponto de vista do Balanced Scorecard (BSC), uma teoria da Administração que possibilita a visualização de riscos, oportunidades, ameaças, além de pontos fracos e fortes”, declarou Lino.
"- Crescimento de 25,2% no volume de DEPÓSITOS nas cooperativas de crédito, comparativamente a aumento de apenas 3,84% no Sistema Financeiro Nacional;
- Crescimento de 24,13% no volume de EMPRÉSTIMOS nas cooperativas, contra 16,90% no SFN;
- Crescimento de 26,37% no total do PATRIMÔNIO LÍQUIDO das cooperativas, contra um crescimento de 15,11% no SFN.
- aumento no market share dos ATIVOS TOTAIS, de 2,25% em 2011 para 2,31% em 2012;
- aumento no market share dos DEPÓSITOS, de 3,15% para 3,80%;
- aumento no market share do PATRIMÔNIO LÍQUIDO, de 3,51% para 3,85%;
- aumento no market share das OPERAÇÕES DE CRÉDITO, de 2,45% para 2,60%.
Analisados estes dados, cabe a reflexão sobre qual item deveria ser levado em consideração quando falamos do tamanho do SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo) no mercado financeiro? O volume de ativos, ou o volume de depósitos e da carteira de crédito? Qual o item que realmente demonstra o quanto a população brasileira deposita de confiança nas instituições financeiras cooperativas.
(Fonte: Portal do Cooperativismo de Crédito)
Com investimentos da ordem de 13 milhões de reais, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) desenvolveu em 2012 ações que beneficiaram 97.492 catarinenses de todas as regiões
(Fonte: Sescoop/SC)
O Sescoop/SP vai promover no mês de setembro o IV Fórum Internacional de Aspectos Legais do Cooperativismo. Será no período de 23 a 25/9, em Santander, na Espanha. O tema desta edição é “Uma Perspectiva Jurídico-Interdisciplinar frente as crises”, e o propósito é otimizar o compartilhamento de experiências e saberes internacionais, aprimorando a prática da comparação entre sistemas.
Durante três dias, advogados, dirigentes e funcionários de cooperativas estarão reunidos na Faculdade de Direito da Universidade de Cantábria para participar de diferentes debates necessários à reflexão, pelas lideranças das cooperativas e seu corpo jurídico, sobre os mais relevantes aspectos em matéria internacional de Direito Cooperativo. “É uma oportunidade de intercâmbio, atualização dos conhecimentos e acompanhamento das principais discussões sobre direito cooperativo da atualidade”, acredita que consultor jurídico do Sescoop/SP, Paulo Gonçalves Lins Vieira.
O evento é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), da Cátedra Euroamericana de Defensa Jurídica de lós Consumidores, da Asociación Internacional de Derecho Cooperativo/AIDC e de Kheíron Educacional. A programação completa e mais informações sobre inscrições estão disponíveis aqui.
(Fonte: Sescoop/SP)
Um grupo de 23 superintendentes das unidades estaduais e nacional do Sistema OCB está reunido em um dos maiores eventos sobre liderança realizados no Brasil: o “Fórum HSM – Gestão e Liderança”, único do país a reunir especialistas da área da gestão de pessoas e liderança conhecidos mundialmente. O objetivo do Fórum é orientar, inspirar e desenvolver a reflexão sobre as questões mais cruciais para quem tem ou terá a responsabilidade de conduzir empresas e pessoas no país.
Na avaliação dos superintendentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), trata-se de uma ocasião excepcional para desenvolver e fortalecer a competência dos gestores no que diz respeito à liderança. Eles também destacaram ser uma oportunidade ímpar de conhecer boas práticas de gestão e liderança, com renomados professores e consultores do Brasil e do exterior.
Outro ponto importante do encontro: a reunião de superintendentes do sistema de todo o Brasil permite a troca de experiências estratégicas entre os dirigentes. É o que explica a superintendente da unidade do Mato Grosso do Sul, Dalva Caramalac: “O evento traz o melhor do management mundial, compartilhando suas experiências e os casos de sucesso, que podem servir de referencia para o desenvolvimento das empresas cooperativas. A palestra de hoje, sobre gestão de pessoas, leva-nos a refletir sobre nossos processos e motiva-nos a implementar os métodos das empresas vencedora”.
Demanda – A participação dos superintendentes do Sistema OCB neste fórum é parte do projeto Gestão por Competências do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O objetivo, segundo a gerente de Pessoas da unidade nacional, Ana Cláudia de Lima, é “permitir uma maior sinergia e atuação sistêmica entre as unidades”. Ana Cláudia explica que a demanda surgiu durante os encontros de superintendentes realizados ao longo de 2012. “O grupo identificou a necessidade de ampliar as ações voltadas à capacitação contínua do grupo de executivos da instituição. Dentre os conhecimentos mapeados e definidos como prioritários pelo grupo, está o de “liderança, pessoas e equipe”. O Fórum HSM de Gestão e Liderança teve início ontem (2/4) e segue até quinta-feira (4/4), em São Paulo (SP).
"A partir de agora, o Sistema Ocemg tem um novo programa de capacitação e aprimoramento técnico para o cooperativismo mineiro. Trata-se do Programa de Formação em Gestão Cooperativa (Gescoop). O início das aulas do 1º Módulo está previsto para os dias 18 e 19/04. O curso é voltado para dirigentes, membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, cooperados e funcionários de cooperativas.
Organizado em seis módulos e uma carga total de 128 horas, o Gescoop promoverá encontros mensais ao longo do ano na sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte. O Programa tem como proposta desenvolver temas específicos do cooperativismo como gestão, governança, aspectos legais e contábeis e educação cooperativista. A ideia é focar na gestão profissionalizada, em busca do aperfeiçoamento do setor.
Além do conteúdo diferenciado, o Gescoop conta com um corpo docente qualificado. Já no primeiro encontro, o tema será "Sociedade Cooperativa: fundamentos, características e contextualização", ministrado pelo doutor em Desenvolvimento Agrícola pela UFRRJ e especialista em Extensão Rural, professor José Horta Valadares.
Inicialmente, serão ofertadas 25 vagas. O valor da inscrição é de R$ 50,00, sendo que o prazo vence no dia 15/04. Os interessados devem preencher o formulário disponível no portal do Sistema Ocemg, na área de Cursos de Treinamentos.
Para mais informações, os telefones de contato são: 31 3025 -7111 / 7112 ou 7109. Clique aqui para conferir o programa completo do Gescoop.
(Fonte: Sistema Ocemg)
Em 2012, o Sescoop/PR completou 13 anos, contabilizando, nesse período, 26 mil eventos realizados no Paraná, com um milhão de participantes, 338 mil horas/aula e R$ 129 milhões em investimentos. Somente no ano passado, foram realizados 4.999 eventos, com 144.445 participações, 67.146 horas/aula e R$ 18,88 milhões aplicados na área de formação profissional e promoção social. Em parceria com as principais instituições de ensino superior, o Sescoop/PR registrou 44 cursos de pós-graduação em andamento, com 1.672 alunos inscritos. “A capacitação é o grande diferencial do cooperativismo do Paraná. Temos investido fortemente no capital humano, que é o nosso bem mais importante. É um trabalho feito pelo Sescoop/PR, com apoio das cooperativas”, disse o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.
O jornal Notícias do Dia, de Florianópolis (SC), publicou uma matéria especial no último dia 28/3 sobre o crescimento alcançado pelas cooperativas catarinenses em 2012. A matéria, que traz uma entrevista exclusiva com o presidente do Sistema Ocesc, Marcos Zordan, destaca o atendimento das cooperativas como seu grande diferencial e afirma que o sucesso das instituições está ligado à capacitação, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Confira o texto na íntegra a seguir:
O projeto de implantação do trecho ferroviário entre Maracaju (MS) e Paranaguá (PR), considerado pelo setor produtivo como importante para viabilizar o escoamento de grãos por meio do porto paranaense, foi um dos temas discutidos na reunião ordinária da diretoria da Ocepar, ocorrida na manhã de ontem (1/4), em Curitiba (PR). O assunto foi debatido com a participação do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e de representantes da Andrade Gutierrez, entre eles, o diretor Hércules P.V. de Barros.
AGO - No período da tarde, os diretores participaram das Assembleias Gerais Ordinárias das entidades que integram o Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Ocepar; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/PR e Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar). Na oportunidade, foi apreciado o relatório de atividades referente ao ano de 2012. Houve ainda a apresentação dos resultados obtidos no ano passado e submetidos à aprovação o plano de metas de 2013 e o orçamento para o atual exercício.
Homenagens – Na AGO, a Ocepar promoveu a entrega dos Troféus “Ocepar” e “Cooperativas Orgulho do Paraná” a personalidades que se destacaram por ter contribuído para o desenvolvimento do cooperativismo paranaense. Foram homenageados o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, e os cooperativistas Willem de Geus e Ignácio Aloysio Donel.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Desde 2009, a Unimed do Brasil busca viabilizar junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma solução conciliatória para as demandas envolvendo cooperativas do Sistema Unimed que tramitam naquela autarquia. Um acordo firmado, na sede do Cade, em Brasília, no dia 21 de março encerrou, com sucesso, essa negociação.
“Foi uma vitória da Unimed do Brasil, um grande ganho para todo o Sistema Unimed e possibilitou o encerramento de processos que tramitavam há anos”, afirmou o presidente da Unimed Cerrado e assessor Político-Institucional da diretoria da Confederação, José Abel Ximenes, que participou da solenidade de assinatura do acordo junto com o presidente Eudes de Freitas Aquino e o assessor Jurídico da Unimed do Brasil, José Cláudio Ribeiro Oliveira.
A assinatura de cerca de cem Unimeds nos acordos (Termo de Cessação de Compromisso/TCC e Termo de Acordo Judicial/TAJ) encerra os processos e, junto com eles, o desgaste financeiro e institucional que já dura, em muitos casos, cerca de 20 anos. Os termos foram elaborados pela Confederação juntamente com a Procuradoria-Geral do Cade e assessorias jurídicas das Unimeds com demandas na autarquia.
Se pagas individualmente - fora do acordo assinado -, as multas superariam R$ 50 milhões, considerando atualização somente até novembro de 2012. Com o acordo construído pela Unimed do Brasil, a somatória dos valores a ser pagos pelas Unimeds não chega a 30% deste total.
Entenda como foi a negociação
Mesmo antes de assumir a presidência da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, enquanto presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), iniciou as tratativas junto ao Cade para a celebração de acordo envolvendo, naquela oportunidade, as cooperativas do Estado de São Paulo.
No dia 27 de setembro de 2012, Eudes de Freitas Aquino apresentou ao Plenário do Cade (Presidência, Procuradoria e Conselheiros) a configuração do Sistema Unimed e as peculiaridades do cooperativismo de trabalho médico, e também solicitou aos membros daquele Conselho que fosse encontrada solução viável para os vários processos em tramitação na instituição.
Esta reunião simbolizou o estreitamento do canal de comunicação entre os presidentes das instituições e as tratativas começaram a tomar outro formato, rumo à efetiva solução da demandas. O resultado foi a elaboração dos termos recém-assinados.
O presidente do Cade, Vinícius Marques de Carvalho, ressaltou o comprometimento do presidente da Unimed do Brasil para o sucesso do acordo. “O encontro que mantivemos em setembro e toda a colaboração posterior foram fundamentais para a efetivação, com sucesso, de todo esse procedimento”, disse.
Eudes de Freitas Aquino observou que a negociação com o Cade durou vários anos e, nesse período, Unimed e Conselho construíram relacionamento respeitoso e profissional. Afinal, o objetivo de chegar a bom termo era comum. “Considero que a apresentação feita ao órgão sobre os princípios do cooperativismo e do trabalho do Sistema Unimed foi decisiva para o desfecho já que mostrou ao Cadê que a Unimed é diferente dos demais agentes da saúde privada", assinalou o presidente.
(Fonte: Unimed)
Curitiba, 28/3/2013 - A estudante de mestrado da Universidade de Hohenheim (Alemanha), Lucy Zavaleta, visitou a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (27/03). Natural da região de Libertad, Norte do Peru, a mestranda está preparando tese sobre o agronegócio na América Latina e veio ao Brasil conhecer os diferentes sistemas de produção agropecuária, dentre eles o cooperativismo.
“Vim para colher dados sobre o sistema cooperativista do Paraná. Na Universidade obtive informações de que o cooperativismo nesse estado está bem desenvolvido, tem êxito e funciona. Fiquei interessada em conhecer com mais profundidade para agregar essas informações a minha tese”, explicou Lucy. Ela conversou com o analista técnico e econômico da Ocepar, Gilson Martins, com o analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Devair Antônio Mem, e com a assessora cooperativista Sigrid Ritzman.
Visita - Em novembro de 2012, Gilson Martins visitou o centro de agronegócio da Universidade de Hohenheim. A viagem foi resultado do interesse das cooperativas do Paraná e da Ocepar em trocar informações com universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no mundo, buscando parcerias que possam trazer ideias de inovação e capacitação, bem como parceiros que contribuam para o entendimento dos mercados internacionais. Hohenheim possui um renomado centro de agronegócios na Alemanha, desenvolvendo pesquisas sobre ciências do solo, engenharia agrícola, nutrição animal, ciências sociais e econômicas na agricultura e cooperativismo.
Pesquisa - Também como fruto da aproximação, a direção do Congresso sobre Cooperativismo da Universidade de Hohenheim, que acontecerá em meados de 2013, convidou o Sistema Ocepar a contribuir com um artigo sobre o sistema cooperativista paranaense, para ser apresentado em maio deste ano. “Esses tipos de intercâmbio são oportunidades importantes para o cooperativismo do Paraná mostrar o que realiza e identificar novas possibilidades de geração de valor e desenvolvimento humano nas cooperativas”, afirmou Martins.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Manaus, 28/3/2013 – “A construção de uma sociedade mais justa e fraterna não acontece ao acaso e nem nasce de geração espontânea. As conquistas são frutos da nossa união e de nossa coragem de empreender para o bem comum”. A afirmação do presidente do Sistema OCB-AM e diretor do Sistema OCB, Petrúcio Magalhães Júnior, foi publicada no anuário “Amazonas Cooperativo” – publicação que traz um resumo das atividades desenvolvidas pela instituição ao longo do ano. Na edição referente a 2012, lançada este mês, o dirigente destaca a importância das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas.
“Após comemorarmos intensamente 2012 como o ano internacional das cooperativas, cabe-nos fazer um breve balanço dos avanços do cooperativismo amazonense e mundial”, explica Magalhães Júnior, em editorial. “No Amazonas, vivemos um momento ímpar de pleno reconhecimento e avanço das cooperativas em diversos segmentos econômicos da sociedade. Isso é fruto do abnegado trabalho de muitos. Acredito que o desenvolvimento das cooperativas só está sendo possível graças a um conjunto de fatores combinados, mas, certamente, o Sistema OCB teve e tem um papel preponderante na condução dessa evolução e profissionalização”.
Prêmio Nobel da Paz - Ainda no editorial, o presidente do Sistema OCB-AM destacou o lançamento do projeto de dar ao cooperativismo um Prêmio Nobel da Paz. A proposta foi feita pelo embaixador especial do cooperativismo, Roberto Rodrigues, no evento de encerramento das comemorações ao ano internacional – realizado em Manchester, Inglaterra.
"Em seu discurso, Rodrigues propôs uma reflexão geral de como podemos ser plenamente felizes se nosso vizinho não é! E afirmou categoricamente que pessoas que participam e cooperam em uma sociedade cooperativa são mais felizes. Portanto, chegamos ao final de um ciclo de trabalho com a convicção do dever cumprido, de que não devemos delegar nossas responsabilidades, e que a união de todos nós, o reconhecimento das nossas instituições de representação e a valorização de nossas lideranças haverá de garantir novos espaços e o reconhecimento que merecemos. Lembrando sempre que gente que coopera cresce e é mais feliz”, resume Petrúcio.
(Com informações: Anuário Amazonas Cooperativo - nº IV)
Confira nesta seção os trabalhos concorrentes ao I Prêmio Sescoop de Pesquisa em Cooperativismo, entregue durante o II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), realizado em agosto de 2012, a fim de estimular o desenvolvimento de novos projetos dedicados ao cooperativismo.
Para diagnosticar a parte legal societária e recomendar melhorias, além de analisar alguns aspectos econômicos e financeiros das cooperativas já registradas no sistema, levando orientações para grupos interessados que buscam informações sobre como constituir uma cooperativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí-Sescoop/PI desenvolve ações de Monitoramento, um dos pilares das atividades praticadas pelo órgão.
O Monitoramento em resumo é o processo de orientação, constituição, assessoramento e acompanhamento de cooperativas de todo o Estado. Através destas ações, assegura-se a sustentabilidade e longevidade das cooperativas, estimulando os princípios cooperativistas nos diferentes setores.
As demandas do Monitoramento podem ocorrer nas áreas: contábil, jurídica, de constituição e registro, e acompanhamento da gestão. Vale ressaltar também que o programa não se limita a determinadas regiões do Piauí. Ao contrário disso, o Sescoop/PI percorre municípios de Norte a Sul do Estado, levando conhecimento e priorizando pelo melhoramento das gestões aplicadas em cada cooperativa atendida.
Utilizando o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista- PAGC 1 e o Programa de Orientação Cooperativista- POC, somente no ano de 2012, a equipe do Sescoop/PI desenvolveu e coordenou um trabalho de monitoramento nas cooperativas: Uniodonto – Teresina, Coenv –Teresina, Coebs –Curimatá, Cefhe –São João do Piauí, Cooapp –Altos, Ceapi- Amarante, Assentamento Paraíso – Pedro II, Cootaxi Litoral –Luis Correia, Cooperecicle- Esperantina, Casa Apis – Picos, Cocajupi – Picos, Comapi – Simplício Mendes, Compai- Itainópolis, Cooparn – São Raimundo Nonato e Coopasc –Anísio de Abreu.
Já este ano, o Sescoop/PI iniciou os trabalhos de Monitoramento em três cooperativas, no setor de crédito, educacional e agropecuário. São elas: Cedef(Cooperativa Educacional de Ensino Fundamental), em São João do Piauí; Caivf(Cooperativa Agropecuária dos Irrigantes do Vale do Fidalgo), em Simplício Mendes; e Cooperban(Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Teresina), em Teresina.
A Cooperativa Educacional Nova Vida-COENV foi uma das beneficiadas com o Programa, que aconteceu em julho de 2012. Para o presidente Raimundo Lopes da Cruz, este serviço veio numa boa hora. “Na área financeira, os benefícios foram excelentes, pois agora nós conseguimos visualizar todas as nossas contas a receber durante o ano todo, sejam elas mensalidades 100% ou com algum desconto, como também podemos projetar o nosso futuro em curto prazo. Na área administrativa, estamos nos organizando, fazendo o cadastro de todos os nossos alunos com todo o seu histórico e isso mudou demais o nosso dia a dia. Esse programa está nos ajudando muito”, explica.
Outra cooperativa que recebeu a visita técnica do Sescoop/PI foi a Cooperativa de Taxi de Luís Correia-COOTAXI, onde 21 pessoas foram diretamente atingidas. Neste caso, a cooperativa aponta para os seguintes benefícios: publicação de edital em jornal, Ata de fundação, Estatuto Social e fortalecimento entre o grupo.
Ainda no campo educacional, a Cooperativa Educacional Beth Shânã- COEBS também participou do Programa de Monitoramento conduzido pelo Sescoop/PI. As ações foram realizadas de setembro a dezembro de 2012, e segundo a coordenação da cooperativa, já é possível observar mudanças na área administrativa-financeira. Para Ana Isabel, presidente da COEBS, uma ótima oportunidade. “Com o monitoramento pudemos esclarecer e tirar dúvidas a respeito de preenchimento de fichas de matrículas de cooperados, elaboração de Atas, registro de livro caixa, balanços mensais/anuais, contabilidade quotas partes e conduzir uma Assembleia Geral”, afirma.
Já no caso da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Teresina/PI-Cooperban, o monitoramento trouxe, segundo o presidente Cirilo Soares Sobrinho, conscientização para os associados acerca do Cooperativismo. “Através do monitoramento buscamos contar com orientações para a implantação de controles internos, relatórios contábeis, que permitisse a avaliação da situação econômica e financeira tempestivamente. Com o programa, a cooperativa foi despertada a fazer um monitoramento de seus custos, despesas e as possibilidades de receitas para equilibrar sua situação, e está sendo uma grande mudança. O benefício vem para todos os associados”, pontua.
(Fonte: Sescoop/PI)
Com intuito de estimular o empreendedorismo rural, ampliar a produtividade dos pomares e aumentar a competitividade dos citricultores da região, foi lançado no dia 6 de março, em Bebedouro, SP, o “Projeto de Citricultura Familiar do Norte Paulista” . Pequenos produtores rurais, com propriedades de até 100 hectares, que lidam diariamente com as dificuldades na citricultura são o foco do projeto desenvolvido pela Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais e o Sebrae-SP.
Fomentado desde 2011, o projeto tem o intuito de ampliar a produtividade dos pomares de citros, produzir um fruto de qualidade e aumentar o volume comercializado, agregando valor aos produtos, e como resultado final, visa elevar o volume de vendas de caixas de laranja por produtor em 20% e reduzir em 5% os custos de produção até dezembro de 2014. “Nada mais justo que um produtor de agricultura familiar seja devidamente remunerado. Inserida neste contexto está a Coperfam (Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar), constituída recentemente com o apoio da Coopercitrus.
Na história da Coopercitrus, criar, apoiar e fortalecer cooperativas e projetos são fatos que se tem refletido por diversas vezes. Não tenho dúvida que este projeto da Citricultura Familiar do Norte Paulista tão bem elaborado e com objetivos e público claramente definidos, com o apoio de entidades sérias e responsáveis, será o sucesso que todos nós esperamos e que sirva de exemplo para novos projetos e parcerias”, comenta João Pedro Matta, diretor vice presidente da Coopercitrus e da Coperfam.
O projeto que tem o apoio da Coordenadoria de Assistência técnica Integrada - CATI, FAESP através dos Sindicatos Rurais de Monte Azul Paulista, de Barretos, de Olímpia e de Bebedouro, Senar e Banco do Brasil, visa acessar verbas disponibilizadas pelos Governos provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), viabilizando o escoamento da produção de pequenos produtores, inserindo seus produtos em programas locais como a merenda escolar. “Este projeto é importante não só para o desenvolvimento desta região, mas de todo o Estado de São Paulo uma vez que a economia paulista principalmente nas pequenas cidades, gira em função das atividades agropecuárias e, normalmente, a citricultura é muito especial nesse setor.
O SEBRAE é uma entidade que tem voltado boa parte do seu esforços para ajudar o homem do campo, principalmente o pequeno produtor rural, ciente das dificuldades por que passa a citricultura, quando o produtor recebe de 5 a 7 reais reais por uma caixa de laranja, sendo que este valor não remunera sequer o custo de produção, não sendo justo para com o pequeno produtor rural. Mas tem saída, nós não queremos transformar o Estado de São Paulo num estado essencialmente monocultor da cana-de-açúcar, nós vamos continuar teimando e acreditando que o melhor caminho para o desenvolvimento do nosso estado é que muitas culturas continuem prosperando, mas isso não se faz só com discurso, se faz com ação, com programa, com planejamento”, explica Bruno Caetano, diretor superintendente do SEBRAE-SP.
Representando a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, o diretor do Centro Apta Citrus “Sylvio Moreira”, Marcos Antonio Machado, mostrou empolgação com o projeto destacando que é um bom caminho para vencer a crise, que até então parecia irreversível. “Eu fiquei muito surpreso aqui. No momento da citricultura atual, temos a sensação de que não há caminhos e acaba se perguntando para onde eu vou? Eu vou pra cana, ou outra cultura? Em 20 anos que eu trabalho na citricultura, nunca vi um momento assim tão desanimador e sem perspectiva como este. Sentado ouvindo o pessoal falar eu pensei: “este é um exemplo de que temos uma esperança, e que se conseguirmos trabalhar juntos, vamos conseguir atravessar essa crise”. Eu estou vendo aqui uma coisa que é muito importante, o produtor junto com o seu prefeito e o prefeito percebendo que a gestão dele não é só urbana, que a gestão dele também é rural. Foi muito feliz este projeto em contemplar a agricultura familiar porque nós estamos pensando na família que fica na propriedade, que cuida dessa propriedade. Estou saindo daqui de alma lavada vendo que existe uma perspectiva, existe uma esperança e são vocês que têm esse poder na mão, conclui.
Andamento do projeto
Em 2012 foram feitos atendimentos aos produtores rurais através do projeto AgroSebrae, com consultorias, palestras e oficinas de gestão e mercado. Outra constante foram as visitas desses produtores ao Mercado Municipal de São Paulo para conhecerem o mecanismo do comércio e a propriedades rurais bem sucedidas. Neste ano, ocorreu também a constituição da Coperfam – Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar, que além do suporte no campo com o trabalho de agrônomos, palestras técnicas e a comercialização da produção dos cooperados. Também, através da Coopercitrus, oferece todo o suporte necessário na aquisição de insumos, máquinas e implementos agrícolas. 2013 será marcado pela continuidade no amadurecimento mercadológico dos pequenos produtores e pela busca de mercado para a comercialização de seus produtos.
(Fonte: Coopercitrus)
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Dando mais um passo no desenvolvimento da Diretriz Nacional de Monitoramento, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promoveu nesta semana (de 18 a 21/3) um treinamento junto aos técnicos da unidade estadual da Bahia (Sescoop/BA). A capacitação teve como objetivo a aplicação o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC I), parte integrante da Diretriz Nacional. Na oportunidade, também foi apresentado aos participantes o novo lançamento do Sescoop: o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), também previsto na Diretriz.
A programação do treinamento incluiu uma visita técnica, no dia 20/3, à sede da Cooperativa de Proprietários e Condutores de Veículos Tipo Vans e Similares da Bahia (Univan). Lá, os participantes puderam ver na prática a aplicação do PAGC I. Acompanharam a visita e o treinamento as analistas da unidade nacional do Sescoop, Giuliana Fardinni, da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas; e Nêmora Paim, da Gerência de Formação e Qualificação Profissional.
Saiba mais - O PAGC I tem como objetivo principal averiguar a conformidade legal da cooperativa, no que diz respeito à Lei 5.764/71; como resultado, são prestadas orientações para a cooperativa, que é auxiliada na construção de um Plano de Melhorias.
Lançado no último dia 28 de fevereiro, o PDGC tem por objetivo central desenvolver e aprimorar a autogestão das cooperativas brasileiras. Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros. Tudo isso por meio de uma metodologia em ambiente web contendo dois questionários: um de diagnóstico e outro de autoavaliação. Ao final de cada ciclo de um ano, o PDGC oferece um relatório detalhado, apontando o índice de conformidade alcançado pela cooperativa e destacando os pontos que necessitam ser melhorados.
No dia 19 de março, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ministrou aula inaugural para as duas turmas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). A palestra aconteceu no auditório da Escoop e teve como tema a Expressão do Cooperativismo Gaúcho.
Além disso, Perius destacou a necessidade de atenção à gestão, Intercooperação e políticas públicas adequadas para que o cooperativismo gaúcho se desenvolva cada vez mais. Os alunos também puderam conhecer mais sobre como funciona a contribuição fiscal de uma cooperativa, bem como projetos desenvolvidos pelo Sistema.
Parabenizando os alunos pela iniciativa, o diretor da Escoop, Derli Schmidt, afirmou: “É no dia a dia que provamos que o cooperativismo constrói um mundo melhor”, reafirmando o que disse a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012.
(Fonte: Sistema Ocergs)
Os financiamentos para a agricultura empresarial somaram R$ 71,6 bilhões entre julho de 2012 e fevereiro de 2013, segundo dados divulgados pelo Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta quinta-feira, 21 de março. O resultado é 16,2% superior ao registrado no mesmo período da safra anterior, quando o volume foi de R$ 61,6 bilhões.
Com isso, os produtores rurais já adquiriram 62,2% dos recursos previstos pelo Plano Agrícola e Pecuário 2012/13. Os financiamentos das modalidades de custeio e comercialização ampliaram 11,5%, enquanto as de investimento apresentaram crescimento de 32,1%.
“O aumento dos empréstimos para investimento demonstra a confiança do produtor rural na modernização das lavouras e dos processos produtivos pecuários. Esses avanços significam alimentos produzidos com mais qualidade e produtividade, temas que são prioridade na minha gestão”, explicou o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.
Entre as linhas de crédito para investimento, destaque para o Programa de Sustentação de Investimento (PSI-BK), que somou no período R$ 7 bilhões para a aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e estruturas de armazenagem, enquanto nos mesmos meses da safra 2011/12 esse valor foi de R$ 4,3 bilhões.
Os financiamentos para a produção sustentável também apresentaram ótimo resultado em fevereiro. O Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono alcançou R$ 2 bilhões em financiamentos ou 60,3% dos R$ 3,4 bilhões disponibilizados na atual temporada.
Já o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), somadas as modalidades de custeio e investimento, atingiu o patamar de R$ 6,9 bilhões em empréstimos – aumento de 47% sobre igual período da safra anterior. Neri Geller destaca que os volumes de financiamentos dessa modalidade têm batido sucessivos recordes ao longo da temporada 2012/13.
A avaliação atualizada mensalmente das contratações do crédito agrícola é realizada pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa).
Clique aqui para baixar a tabela de crédito atualizada até fevereiro deste ano.
(Fonte: Mapa)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) prorroga o prazo do Processo Seletivo nº 5/2012, voltado à contratação de profissionais de nível superior, para as funções de advogado, analista de Métricas Organizacionais e técnico de Apoio Administrativo. Acesse o comunicado oficial da instituição.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga hoje (21/3) o resultado da segunda etapa do Processo Seletivo nº 1/2013, correspondente à avaliação de conhecimentos. A instituição também convoca os candidatos para a fase de entrevista. A seleção é voltada para a contratação de profissionais de nível superior e abrange: uma vaga para o cargo de analista de Planejamento e Orçamento, uma para analista de Promoção Social, uma para analista de Formação e Qualificação Profissional e uma para analista de Comunicação Social. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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