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Tecnologia da Informação a serviço do cooperativismo

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A informática deixou de ser uma área meramente técnica dentro do sistema cooperativista para se tornar parte das estratégias de negócio. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) reuniu hoje, em Brasília, 41 profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de todo o Brasil com o objetivo de apresentar os novos sistemas e serviços desenvolvidos pela unidade nacional para facilitar o trabalho de todos os estados junto às cooperativas. O encontro aconteceu durante o II Encontro dos Profissionais de Tecnologia da Informação do Sescoop, realizado na Casa do Cooperativismo.

“Temos o compromisso de repassar todas as boas iniciativas produzidas pela  Unidade Nacional às unidades estaduais, a fim de alinhar processos e evitar custos altos e desnecessários na base”, explica o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos. “As UEs são livres para replicar ou não nossos sistemas, mas nós temos a obrigação de pelo menos oferecer projetos inovadores e eficientes”.

Na abertura do evento, ele sugeriu a criação de um Comitê Nacional de Tecnologia da Informação, para alinhar processos, definir prioridades para política de investimento e trocar experiências. “Esse comitê teria a função extra de possibilitar a melhoria de equipamentos e programas, de acordo com a realidade de cada unidade estadual”, completou.

Data Center – o gerente de TI da unidade nacional, Carlos Washington Menezes, também defende a criação de um Comitê Nacional de TI e explica que uma das funções do grupo seria avaliar uma proposta ousada da unidade nacional: criar um único Data Center para todo o Sescoop.

“Esse ambiente possibilitaria uma economia em escala para o sistema, porque as unidades estaduais não precisariam substituir equipamentos ou treinar funcionários com tanta frequência”, exemplificou.

Plácido da Silva Júnior, representante da TI da Ocepar, é outro entusiasta da iniciativa: “Temos muito interesse no Datacenter, pois esse tipo de serviço gerará, entre outros pontos positivos, maior segurança de informação”.

Palestras – a equipe da Gerência de TI da unidade nacional proferiu uma série de palestras sobre os projetos da Casa e sobre as tendências do mercado. Além deles, o encontro contou com a participação do professor e consultor Carlos Jacobino Lino discorreu sobre “Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti), com foco no negócio”.

Na opinião dele, um plano bem estruturado possui os seguintes passos: estratégia, alinhamento, decisão, organização, priorização, planejamento, monitoramento, controle e gestão.

“Cada um desses passos possui seus processos e precisam ser analisados sob o ponto de vista do Balanced Scorecard (BSC), uma teoria da Administração que possibilita a visualização de riscos, oportunidades, ameaças, além de pontos fracos e fortes”, declarou Lino.

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Cooperativas de Crédito já são maiores que o HSBC

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As cooperativas de crédito brasileiras avançaram uma posição no ranking das maiores instituições financeiras de varejo do país. Com os novos números, o cooperativismo de crédito ultrapassou o HSBC em todos os dados apresentados, abrindo, inclusive, uma boa margem em relação a ele. A informação foi divulgada no último final de semana pelo Banco Central do Brasil em seu site na internet. Veja a tabela abaixo:
 
No ano de 2012, o Sistema Financeiro Nacional cresceu 16,19% no volume de ATIVOS, enquanto as cooperativas de crédito cresceram 19,18%. Nestas informações estão somados os volumes administrados por 1.214 cooperativas de crédito mais os Bancos Cooperativos Sicredi S.A. e Bancoob S.A. Quando analisado o crescimento percentual nos depósitos, operações de crédito e patrimônio líquido temos:
  • Crescimento de 25,2% no volume de DEPÓSITOS nas cooperativas de crédito, comparativamente a aumento de apenas 3,84% no Sistema Financeiro Nacional;
  • Crescimento de 24,13% no volume de EMPRÉSTIMOS nas cooperativas, contra 16,90% no SFN;
  • Crescimento de 26,37% no total do PATRIMÔNIO LÍQUIDO das cooperativas, contra um crescimento de 15,11% no SFN.
Comprova-se nesta informação o maior percentual de crescimento das cooperativas de crédito comparativamente aos bancos, apesar de no volume de ativos a diferença entre ambos ter sido muito tímida.
Na relação a seguir, é possível verificar o market share (participação de mercado) de cada uma das principais instituições financeiras. Comparativamente a 2011 temos o seguinte:
  • aumento no market share dos ATIVOS TOTAIS, de 2,25% em 2011 para 2,31% em 2012;
  • aumento no market share dos DEPÓSITOS, de 3,15% para 3,80%;
  • aumento no market share do PATRIMÔNIO LÍQUIDO, de 3,51% para 3,85%;
  • aumento no market share das OPERAÇÕES DE CRÉDITO, de 2,45% para 2,60%.

Analisados estes dados, cabe a reflexão sobre qual item deveria ser levado em consideração quando falamos do tamanho do SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo) no mercado financeiro? O volume de ativos, ou o volume de depósitos e da carteira de crédito? Qual o item que realmente demonstra o quanto a população brasileira deposita de confiança nas instituições financeiras cooperativas.

A maioria dos dados estatísticos divulgados pelas cooperativas de crédito e bancos cooperativos em nível mundial apresentam o market share no volume de depósitos e nas operações de crédito. Se você, em sua análise, concordar com esta visão, poderá perceber que houve um significativo aumento na participação de mercado das cooperativas de crédito no ano de 2012.
(Fonte: Portal do Cooperativismo de Crédito)
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Formação profissional do Sescoop atinge 97.000 cooperativistas/ano em SC

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Com investimentos da ordem de 13 milhões de reais, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) desenvolveu em 2012 ações que beneficiaram 97.492 catarinenses de todas as regiões

O balanço da atuação do Sescoop/SC foi apresentado pelo presidente Marcos Antônio Zordan e pelo superintendente Geci Pungan. Ambos realçaram que a maior parte dos recursos (78% do orçamento) foi dirigida, exclusivamente, para a educação e formação profissional, atendendo a todas as cooperativas catarinenses.
 
Os objetivos do Sescoop são o ensino de formação profissional e cooperativista para empregados, cooperados e familiares de integrantes de cooperativas; a promoção social dessa mesma clientela e o monitoramento das cooperativas nos seus aspectos econômicos, legais e sociais.
Um dos principais núcleos de ação foram as atividades delegadas às cooperativas. Nessa linha foram realizados 1.195 eventos de capacitação e treinamentos que envolveram a participação de 75.357 beneficiários, mediante investimentos de 5 milhões 254 mil reais.
O Sescoop/SC também mantém um programa de auxílio-educação para apoio à formação universitária, tecnólogos ou pós-graduação para todos os colaboradores, empregados de cooperativas através do subsídio financeiro. Foram atendidas 103 cooperativas, beneficiando 2.050 empregados com investimentos de 3 milhões 626 mil reais.
 
JovemCoop - O Programa Jovens Lideranças Cooperativistas, destinado a filhos de associados, teve a participação de 118 jovens de 4 cooperativas. O valor investido no programa foi de 120 mil reais.
 
Mulheres - Da mesma forma, o Programa Mulheres Cooperativistas Catarinenses envolveu o público feminino em intensa programação de cursos, eventos sociais, palestras e atividades voltadas à geração de renda. Participaram 27 cooperativas com 734 mulheres. Os investimentos totalizaram 354 mil reais.
 
Cooperjovem - Destinado a formar os cooperativistas do futuro, o Programa CooperJovem teve, em 2012, a participação de 25 cooperativas, 76 escolas de 43 municípios. O Sescoop/SC qualificou 522 professores que transmitiram conteúdos pedagógicos para 18.113 alunos. O programa absorveu investimentos de 754 mil reais.
 
Aprendizes - Em cumprimento a Lei 10.097/2000, que define a obrigatoriedade das empresas contratar e matricular jovens em cursos profissionalizantes, o Sescoop/SC mantém o Programa Jovem Aprendiz. Em 2012, participaram 18 cooperativas que inscreveram 358 jovens em cursos profissionalizantes mantidos pelo Sescoop. Esse programa exigiu desembolso de 629 mil reais.
 
Atendendo a demandas específicas das cooperativas, para suprir necessidades emergenciais decorrentes de abruptas alterações de legislações ou normas legais vigentes, são realizadas capacitações e treinamentos genéricos. Nessa linha de trabalho foram realizados 29 eventos para atender 762 colaboradores de 125 cooperativas. A carga horária total foi de 448 horas/aula e os investimentos chegaram a 488 mil reais.
(Fonte: Sescoop/SC)
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Sescoop/SP realiza Fórum Internacional na Espanha em setembro

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O Sescoop/SP vai promover no mês de setembro o IV Fórum Internacional de Aspectos Legais do Cooperativismo. Será no período de 23 a 25/9, em Santander, na Espanha. O tema desta edição é “Uma Perspectiva Jurídico-Interdisciplinar frente as crises”, e o propósito é otimizar o compartilhamento de experiências e saberes internacionais, aprimorando a prática da comparação entre sistemas.

Durante três dias, advogados, dirigentes e funcionários de cooperativas estarão reunidos na Faculdade de Direito da Universidade de Cantábria para participar de diferentes debates necessários à reflexão, pelas lideranças das cooperativas e seu corpo jurídico, sobre os mais relevantes aspectos em matéria internacional de Direito Cooperativo.
“É uma oportunidade de intercâmbio, atualização dos conhecimentos e acompanhamento das principais discussões sobre direito cooperativo da atualidade”, acredita que consultor jurídico do Sescoop/SP, Paulo Gonçalves Lins Vieira.

O evento é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), da Cátedra Euroamericana de Defensa Jurídica de lós Consumidores, da Asociación Internacional de Derecho Cooperativo/AIDC e de Kheíron Educacional. A programação completa e mais informações sobre inscrições estão disponíveis aqui.
(Fonte: Sescoop/SP)

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Investimento em gestão e liderança

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Um grupo de 23 superintendentes das unidades estaduais e nacional do Sistema OCB está reunido em um dos maiores eventos sobre liderança realizados no Brasil: o “Fórum HSM – Gestão e Liderança”, único do país a reunir especialistas da área da gestão de pessoas e liderança conhecidos mundialmente. O objetivo do Fórum é orientar, inspirar e desenvolver a reflexão sobre as questões mais cruciais para quem tem ou terá a responsabilidade de conduzir empresas e pessoas no país.

Na avaliação dos superintendentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), trata-se de uma ocasião excepcional para desenvolver e fortalecer a competência dos gestores no que diz respeito à liderança. Eles também destacaram ser uma oportunidade ímpar de conhecer boas práticas de gestão e liderança, com renomados professores e consultores do Brasil e do exterior.

Outro ponto importante do encontro: a reunião de superintendentes do sistema de todo o Brasil permite a troca de experiências estratégicas entre os dirigentes. É o que explica a superintendente da unidade do Mato Grosso do Sul, Dalva Caramalac: “O evento traz o melhor do management mundial, compartilhando suas experiências e os casos de sucesso, que podem servir de referencia para o desenvolvimento das empresas cooperativas. A palestra de hoje, sobre gestão de pessoas, leva-nos a refletir sobre nossos processos e motiva-nos a implementar os métodos das empresas vencedora”.

Demanda – A participação dos superintendentes do Sistema OCB neste fórum é parte do projeto Gestão por Competências do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O objetivo, segundo a gerente de Pessoas da unidade nacional, Ana Cláudia de Lima, é “permitir uma maior sinergia e atuação sistêmica entre as unidades”. Ana Cláudia explica que a demanda surgiu durante os encontros de superintendentes realizados ao longo de 2012. “O grupo identificou a necessidade de ampliar as ações voltadas à capacitação contínua do grupo de executivos da instituição. Dentre os conhecimentos mapeados e definidos como prioritários pelo grupo, está o de “liderança, pessoas e equipe”.  O Fórum HSM de Gestão e Liderança teve início ontem (2/4) e segue até quinta-feira (4/4), em São Paulo (SP).

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Sistema Ocemg lança programa específico para formação de gestores

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A partir de agora, o Sistema Ocemg tem um novo programa de capacitação e aprimoramento técnico para o cooperativismo mineiro. Trata-se do Programa de Formação em Gestão Cooperativa (Gescoop). O início das aulas do 1º Módulo está previsto para os dias 18 e 19/04. O curso é voltado para dirigentes, membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, cooperados e funcionários de cooperativas.

Organizado em seis módulos e uma carga total de 128 horas, o Gescoop promoverá encontros mensais ao longo do ano na sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte. O Programa tem como proposta desenvolver temas específicos do cooperativismo como gestão, governança, aspectos legais e contábeis e educação cooperativista. A ideia é focar na gestão profissionalizada, em busca do aperfeiçoamento do setor.

Além do conteúdo diferenciado, o Gescoop conta com um corpo docente qualificado. Já no primeiro encontro, o tema será "Sociedade Cooperativa: fundamentos, características e contextualização", ministrado pelo doutor em Desenvolvimento Agrícola pela UFRRJ e especialista em Extensão Rural, professor José Horta Valadares.

Inicialmente, serão ofertadas 25 vagas. O valor da inscrição é de R$ 50,00, sendo que o prazo vence no dia 15/04. Os interessados devem preencher o formulário disponível no portal do Sistema Ocemg, na área de Cursos de Treinamentos.

Para mais informações, os telefones de contato são: 31 3025 -7111 / 7112 ou 7109.  Clique aqui para conferir o programa completo do Gescoop.
(Fonte: Sistema Ocemg)
 

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Mais de 140 mil pessoas são capacitadas em quase cinco mil eventos

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Em 2012, o Sescoop/PR completou 13 anos, contabilizando, nesse período, 26 mil eventos realizados no Paraná, com um milhão de participantes, 338 mil horas/aula e R$ 129 milhões em investimentos. Somente no ano passado, foram realizados 4.999 eventos, com 144.445 participações, 67.146 horas/aula e R$ 18,88 milhões aplicados na área de formação profissional e promoção social. Em parceria com as principais instituições de ensino superior, o Sescoop/PR registrou 44 cursos de pós-graduação em andamento, com 1.672 alunos inscritos. “A capacitação é o grande diferencial do cooperativismo do Paraná. Temos investido fortemente no capital humano, que é o nosso bem mais importante. É um trabalho feito pelo Sescoop/PR, com apoio das cooperativas”, disse o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Promoção social – Na área de promoção social, o Sescoop/PR desenvolve atividades voltadas à formação de lideranças femininas e jovens, além do Programa Cooperjovem, destinado a fomentar os ideais cooperativistas no ambiente escolar. Há ainda o Jovem Aprendiz Cooperativo, que contempla o público de 14 a 24 anos, com aprendizagem e inserção no mercado de trabalho, e o Intercâmbio Cultural entre Cooperativas, destinado a promover a intercooperação e valorizar os talentos artísticos das cooperativas.
 
Autogestão – O Sescoop/PR também desenvolve ações de monitoramento e acompanhamento do cooperativismo paranaense. Por meio desse trabalho, foram realizadas 174 visitas técnicas às cooperativas, que são orientadas sobre a sua situação econômica e financeira. Outros 69 grupos foram orientados sobre a constituição de cooperativas. No ano passado, atingiu-se o número de 75 cooperativas contempladas com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativo, desenvolvido para auxiliar as cooperativas na definição de seus programas de capacitação. “Até 2015, queremos implantá-lo em todas as cooperativas do Estado”, disse o superintendente José Roberto Ricken. 
(Fonte: Sistema Ocepar)
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Crescimento das cooperativas catarinenses é destaque na mídia

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O jornal Notícias do Dia, de Florianópolis (SC), publicou uma matéria especial no último dia 28/3 sobre o crescimento alcançado pelas cooperativas catarinenses em 2012. A matéria, que traz uma entrevista exclusiva com o presidente do Sistema Ocesc, Marcos Zordan, destaca o atendimento das cooperativas como seu grande diferencial e afirma que o sucesso das instituições está ligado à capacitação, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Confira o texto na íntegra a seguir:

 Enquanto o desempenho da indústria catarinense apresentou queda de 2,9%, segundo a Fiesc (Federação das Indústrias), em 2012 e o comércio cresceu modestos 8% , conforme o IBGE, as cooperativas cresceram 12,7% no mesmo período, de acordo com balanço apresentado ontem (27/3) pela Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado). O resultado foi cinco pontos percentuais menores que o de 2011, mas atesta a força do associativismo no Estado, que acredita ter se recuperado das crises de 2008 e 2009. Tanto que o número de pessoas envolvidas e associadas em cooperativas de saúde, crédito, trabalho e agropecuária também cresceu mais de 16% no mesmo período.
 
As receitas líquidas das 263 cooperativas catarinenses atingiram, no ano passado, R$ 17,3 bilhões. O número de associados atingiu 1,46 milhão de pessoas. Consideradas as famílias dos associados, significa que metade da população catarinense tem alguma vinculação com o setor cooperativista. “O interesse da sociedade pelas cooperativas está aumentando cada vez mais. As pessoas estão percebendo que os associados estão tendo resultados positivos”, comentou o presidente da Ocesc, Marcos Zordan.
 
As cooperativas ainda ampliaram o quadro geral de operários, contratando 11,72% a mais em 2012. O setor já soma 42,3 mil colaboradores em todo o estado. A agropecuária permanece como o carro-chefe do setor, representando 65% do movimento econômico. O faturamento do setor foi de R$ 11,1 bilhões.
 
Atendimento é o grande diferencial
A gestão cada vez mais eficiente tem colocado em destaque, nos últimos anos, as cooperativas de crédito. O setor conta atualmente com mais de 869 mil associados e é um dos que mais cresce em Santa Catarina. Já são 71 cooperativas atuando como alternativa ao mercado financeiro tradicional. “Elas estão investindo em atendimento, na contra-mão do mercado tradicional, que está apostando na automação”, explica o presidente da Ocesc. Por meio do atendimento diferenciado e de taxas de juros mais atrativas, consideradas cooperativas, elas atraíam primeiro aqueles mais saudosos do atendimento tradicional. Depois, com os resultados obtidos e os custos operacionais mais baixos, passaram também a arregimentar novos correntistas e investidores, que estão fazendo com que o setor comece a concorrer com o sistema bancário tradicional cada vez mais em pé de igualdade e com produtos diferenciados e atrativos, além dos tradicionais já oferecidos pelos bancos.
 
 
Sucesso associado à capacitação
Segundo análise da Ocesc, foi o quarto ano seguido de desempenho positivo, permitindo que os mais diversos setores do cooperativismo voltassem a investir. Em especial no material humano, seus associados e colaboradores. O trabalho de educação profissional do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) atendeu quase 100 mil pessoas no ano passado, com cerca de 2 mil ações diferentes e investimentos de R$ 13 milhões. “Estamos apostando muito na qualificação profissional, porque entendemos que é importante não apenas para o setor, mas como nossa contribuição para o crescimento do país”, afirma Zordan.
 
As cooperativas apostam na qualificação do seu quadro de funcionários para manter o ritmo de crescimento. Para Zordan, a qualificação da gestão é o que tem feito a diferença no setor, nos últimos anos. “Os resultados confirmam o que estamos pregando nos últimos anos. Que a educação e a formação profissional são o verdadeiro caminho do desenvolvimento”, acrescenta.
 
(Por: Marcos Horostecki)
 
Repercussão
A notícia do crescimento experimentado pelas cooperativas de Santa Catarina foi destaque, também, em nota divulgada no jornal Diário Catarinense, do mesmo dia (28/3). Com o título “Catarinenses em expansão”, o texto ressalta outro importante posicionamento do setor: “Um dos maiores desafios para os produtores, segundo Zordan, é o abastecimento de grãos. A promessa do governo federal de estimular a construção de uma unidade para 50 mil toneladas em Xanxerê não tem o apoio da Ocesc. – Somos contra porque, normalmente, estes silos acabam custando o sobro do que o normal, porque são custeados pelo governo. Sem contar a dificuldade maior de operar estas estruturas. Quanto mais distante o governo, pior para ter manutenção e pagamento das despesas – opina Zordan. Para o presidente da Organização, a medida do governo ajuda, mas não resolve o problema do abastecimento. As cooperativas catarinenses gostariam de investir R$ 600 milhões em novos silos, o que aumentaria a capacidade de armazenagem da safra do Estado dos atuais 40% para 90%. Mas a Ocesc ainda não recebeu a confirmação de uma linha de crédito mais acessível pelo BNDES.
(Fontes: Diário Catarinense e Notícias do Dia-SC)
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Diretores do Sistema Ocepar debatem infraestrutura

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O projeto de implantação do trecho ferroviário entre Maracaju (MS) e Paranaguá (PR), considerado pelo setor produtivo como importante para viabilizar o escoamento de grãos por meio do porto paranaense, foi um dos temas discutidos na reunião ordinária da diretoria da Ocepar, ocorrida na manhã de ontem (1/4), em Curitiba (PR). O assunto foi debatido com a participação do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e de representantes da Andrade Gutierrez, entre eles, o diretor Hércules P.V. de Barros.

AGO - No período da tarde, os diretores participaram das Assembleias Gerais Ordinárias das entidades que integram o Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Ocepar; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/PR e Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar). Na oportunidade, foi apreciado o relatório de atividades referente ao ano de 2012. Houve ainda a apresentação dos resultados obtidos no ano passado e submetidos à aprovação o plano de metas de 2013 e o orçamento para o atual exercício.

Homenagens – Na AGO, a Ocepar promoveu a entrega dos Troféus “Ocepar” e “Cooperativas Orgulho do Paraná” a personalidades que se destacaram por ter contribuído para o desenvolvimento do cooperativismo paranaense. Foram homenageados o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, e os cooperativistas Willem de Geus e Ignácio Aloysio Donel.
(Fonte: Sistema Ocepar)

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Unimed do Brasil e Cade firmam acordo e encerram processos em tramitação há anos

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Desde 2009, a Unimed do Brasil busca viabilizar junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma solução conciliatória para as demandas envolvendo cooperativas do Sistema Unimed que tramitam naquela autarquia. Um acordo firmado, na sede do Cade, em Brasília, no dia 21 de março encerrou, com sucesso, essa negociação.

“Foi uma vitória da Unimed do Brasil, um grande ganho para todo o Sistema Unimed e possibilitou o encerramento de processos que tramitavam há anos”, afirmou o presidente da Unimed Cerrado e assessor Político-Institucional da diretoria da Confederação, José Abel Ximenes, que participou da solenidade de assinatura do acordo junto com o presidente Eudes de Freitas Aquino e o assessor Jurídico da Unimed do Brasil, José Cláudio Ribeiro Oliveira.

A assinatura de cerca de cem Unimeds nos acordos (Termo de Cessação de Compromisso/TCC e Termo de Acordo Judicial/TAJ) encerra os processos e, junto com eles, o desgaste financeiro e institucional que já dura, em muitos casos, cerca de 20 anos. Os termos foram elaborados pela Confederação juntamente com a Procuradoria-Geral do Cade e assessorias jurídicas das Unimeds com demandas na autarquia.

Se pagas individualmente - fora do acordo assinado -, as multas superariam R$ 50 milhões, considerando atualização somente até novembro de 2012. Com o acordo construído pela Unimed do Brasil, a somatória dos valores a ser pagos pelas Unimeds não chega a 30% deste total.
 
Entenda como foi a negociação
Mesmo antes de assumir a presidência da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, enquanto presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), iniciou as tratativas junto ao Cade para a celebração de acordo envolvendo, naquela oportunidade, as cooperativas do Estado de São Paulo.
No dia 27 de setembro de 2012, Eudes de Freitas Aquino apresentou ao Plenário do Cade (Presidência, Procuradoria e Conselheiros) a configuração do Sistema Unimed e as peculiaridades do cooperativismo de trabalho médico, e também solicitou aos membros daquele Conselho que fosse encontrada solução viável para os vários processos em tramitação na instituição.

Esta reunião simbolizou o estreitamento do canal de comunicação entre os presidentes das instituições e as tratativas começaram a tomar outro formato, rumo à efetiva solução da demandas. O resultado foi a elaboração dos termos recém-assinados.

O presidente do Cade, Vinícius Marques de Carvalho, ressaltou o comprometimento do presidente da Unimed do Brasil para o sucesso do acordo. “O encontro que mantivemos em setembro e toda a colaboração posterior foram fundamentais para a efetivação, com sucesso, de todo esse procedimento”, disse.

Eudes de Freitas Aquino observou que a negociação com o Cade durou vários anos e, nesse período, Unimed e Conselho construíram relacionamento respeitoso e profissional. Afinal, o objetivo de chegar a bom termo era comum. “Considero que a apresentação feita ao órgão sobre os princípios do cooperativismo e do trabalho do Sistema Unimed foi decisiva para o desfecho já que mostrou ao Cadê que a Unimed é diferente dos demais agentes da saúde privada", assinalou o presidente.
(Fonte: Unimed)
 

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Estudante da Universidade de Hohenheim faz pesquisa sobre o cooperativismo

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Curitiba, 28/3/2013 - A estudante de mestrado da Universidade de Hohenheim (Alemanha), Lucy Zavaleta, visitou a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (27/03). Natural da região de Libertad, Norte do Peru, a mestranda está preparando tese sobre o agronegócio na América Latina e veio ao Brasil conhecer os diferentes sistemas de produção agropecuária, dentre eles o cooperativismo.

“Vim para colher dados sobre o sistema cooperativista do Paraná. Na Universidade obtive informações de que o cooperativismo nesse estado está bem desenvolvido, tem êxito e funciona. Fiquei interessada em conhecer com mais profundidade para agregar essas informações a minha tese”, explicou Lucy. Ela conversou com o analista técnico e econômico da Ocepar, Gilson Martins, com o analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Devair Antônio Mem, e com a assessora cooperativista Sigrid Ritzman.

Visita - Em novembro de 2012, Gilson Martins visitou o centro de agronegócio da Universidade de Hohenheim. A viagem foi resultado do interesse das cooperativas do Paraná e da Ocepar em trocar informações com universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no mundo, buscando parcerias que possam trazer ideias de inovação e capacitação, bem como parceiros que contribuam para o entendimento dos mercados internacionais. Hohenheim possui um renomado centro de agronegócios na Alemanha, desenvolvendo pesquisas sobre ciências do solo, engenharia agrícola, nutrição animal, ciências sociais e econômicas na agricultura e cooperativismo.

Pesquisa - Também como fruto da aproximação, a direção do Congresso sobre Cooperativismo da Universidade de Hohenheim, que acontecerá em meados de 2013, convidou o Sistema Ocepar a contribuir com um artigo sobre o sistema cooperativista paranaense, para ser apresentado em maio deste ano. “Esses tipos de intercâmbio são oportunidades importantes para o cooperativismo do Paraná mostrar o que realiza e identificar novas possibilidades de geração de valor e desenvolvimento humano nas cooperativas”, afirmou Martins.

(Fonte: Sistema Ocepar)

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"Um ciclo de crescimento"

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Manaus, 28/3/2013 – “A construção de uma sociedade mais justa e fraterna não acontece ao acaso e nem nasce de geração espontânea. As conquistas são frutos da nossa união e de nossa coragem de empreender para o bem comum”. A afirmação do presidente do Sistema OCB-AM e diretor do Sistema OCB, Petrúcio Magalhães Júnior, foi publicada no anuário “Amazonas Cooperativo” – publicação que traz um resumo das atividades desenvolvidas pela instituição ao longo do ano. Na edição referente a 2012, lançada este mês, o dirigente destaca a importância das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas.

“Após comemorarmos intensamente 2012 como o ano internacional das cooperativas, cabe-nos fazer um breve balanço dos avanços do cooperativismo amazonense e mundial”, explica Magalhães Júnior, em editorial. “No Amazonas, vivemos um momento ímpar de pleno reconhecimento e avanço das cooperativas em diversos segmentos econômicos da sociedade. Isso é fruto do abnegado trabalho de muitos. Acredito que o desenvolvimento das cooperativas só está sendo possível graças a um conjunto de fatores combinados, mas, certamente, o Sistema OCB teve e tem um papel preponderante na condução dessa evolução e profissionalização”.

Prêmio Nobel da Paz - Ainda no editorial, o presidente do Sistema OCB-AM destacou o lançamento do projeto de dar ao cooperativismo um Prêmio Nobel da Paz. A proposta foi feita pelo embaixador especial do cooperativismo, Roberto Rodrigues, no evento de encerramento das comemorações ao ano internacional – realizado em Manchester, Inglaterra.

"Em seu discurso, Rodrigues propôs uma reflexão geral de como podemos ser plenamente felizes se nosso vizinho não é! E afirmou categoricamente que pessoas que participam e cooperam em uma sociedade cooperativa são mais felizes. Portanto, chegamos ao final de um ciclo de trabalho com a convicção do dever cumprido, de que não devemos delegar nossas responsabilidades, e que a união de todos nós, o reconhecimento das nossas instituições de representação e a valorização de nossas lideranças haverá de garantir novos espaços e o reconhecimento que merecemos. Lembrando sempre que gente que coopera cresce e é mais feliz”, resume Petrúcio.

(Com informações: Anuário Amazonas Cooperativo - nº IV)

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Confira os trabalhos aprovados no II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo - EBPC

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Confira nesta seção os trabalhos concorrentes ao I Prêmio Sescoop de Pesquisa em Cooperativismo, entregue durante o II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), realizado em agosto de 2012, a fim de estimular o desenvolvimento de novos projetos dedicados ao cooperativismo.

A premiação reuniu trabalhos científicos e casos construídos por pesquisadores professores e educandos nos níveis de graduação, mestrado e doutorado, bem como por profissionais estudiosos do cooperativismo.
 
Todas as pesquisas foram elaboradas com base em um dos tópicos específicos propostos pela organização do Encontro: I – Princípios, história e doutrina cooperativista; II – Cooperativismo, economia e desenvolvimento; III – Economia social e organizações sociais; IV – Governança corporativa em cooperativas; V – Finanças em cooperativas; VI – Legislação, tributação e direito em cooperativas; VII – Educação e autogestão; e VIII – Responsabilidade e sustentabilidade social.
 
Clique nos títulos abaixo para acessar, na íntegra, os textos produzidos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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Monitoramento estrutura cooperativas e leva orientações sobre cooperativismo

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Para diagnosticar a parte legal societária e recomendar melhorias, além de analisar alguns aspectos econômicos e financeiros das cooperativas já registradas no sistema, levando orientações para grupos interessados que buscam informações sobre como constituir uma cooperativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí-Sescoop/PI desenvolve ações de Monitoramento, um dos pilares das atividades praticadas pelo órgão.

O Monitoramento em resumo é o processo de orientação, constituição, assessoramento e acompanhamento de cooperativas de todo o Estado. Através destas ações, assegura-se a sustentabilidade e longevidade das cooperativas, estimulando os princípios cooperativistas nos diferentes setores.
As demandas do Monitoramento podem ocorrer nas áreas: contábil, jurídica, de constituição e registro, e acompanhamento da gestão. Vale ressaltar também que o programa não se limita a determinadas regiões do Piauí. Ao contrário disso, o Sescoop/PI percorre municípios de Norte a Sul do Estado, levando conhecimento e priorizando pelo melhoramento das gestões aplicadas em cada cooperativa atendida.

Utilizando o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista- PAGC 1 e o Programa de Orientação Cooperativista- POC, somente no ano de 2012, a equipe do Sescoop/PI desenvolveu e coordenou um trabalho de monitoramento nas cooperativas: Uniodonto – Teresina, Coenv –Teresina, Coebs –Curimatá, Cefhe –São João do Piauí, Cooapp –Altos, Ceapi- Amarante, Assentamento Paraíso – Pedro II, Cootaxi Litoral –Luis Correia, Cooperecicle-  Esperantina, Casa Apis – Picos, Cocajupi – Picos, Comapi – Simplício Mendes, Compai- Itainópolis, Cooparn – São Raimundo Nonato e Coopasc –Anísio de Abreu.
Já este ano, o Sescoop/PI iniciou os trabalhos de Monitoramento em três cooperativas, no setor de crédito, educacional e agropecuário. São elas: Cedef(Cooperativa Educacional de Ensino Fundamental), em São João do Piauí; Caivf(Cooperativa Agropecuária dos Irrigantes do Vale do Fidalgo), em Simplício Mendes; e Cooperban(Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Teresina), em Teresina.

A Cooperativa Educacional Nova Vida-COENV foi uma das beneficiadas com o Programa, que aconteceu em julho de 2012. Para o presidente Raimundo Lopes da Cruz, este serviço veio numa boa hora. “Na área financeira, os benefícios foram excelentes, pois agora nós conseguimos visualizar todas as nossas contas a receber durante o ano todo, sejam elas mensalidades 100% ou com algum desconto, como também podemos projetar o nosso futuro em curto prazo. Na área administrativa, estamos nos organizando, fazendo o cadastro de todos os nossos alunos com todo o seu histórico e isso mudou demais o nosso dia a dia. Esse programa está nos ajudando muito”, explica.
Outra cooperativa que recebeu a visita técnica do Sescoop/PI foi a Cooperativa de Taxi de Luís Correia-COOTAXI, onde 21 pessoas foram diretamente atingidas. Neste caso, a cooperativa aponta para os seguintes benefícios: publicação de edital em jornal, Ata de fundação, Estatuto Social e fortalecimento entre o grupo.

Ainda no campo educacional, a Cooperativa Educacional Beth Shânã- COEBS também participou do Programa de Monitoramento conduzido pelo Sescoop/PI. As ações foram realizadas de setembro a dezembro de 2012, e segundo a coordenação da cooperativa, já é possível observar mudanças na área administrativa-financeira. Para Ana Isabel, presidente da COEBS, uma ótima oportunidade. “Com o monitoramento pudemos esclarecer e tirar dúvidas a respeito de preenchimento de fichas de matrículas de cooperados, elaboração de Atas, registro de livro caixa, balanços mensais/anuais, contabilidade quotas partes e conduzir uma Assembleia Geral”, afirma.

Já no caso da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Teresina/PI-Cooperban, o monitoramento trouxe, segundo o presidente Cirilo Soares Sobrinho, conscientização para os associados acerca do Cooperativismo. “Através do monitoramento buscamos contar com orientações para a implantação de controles internos, relatórios contábeis, que permitisse a avaliação da situação econômica e financeira tempestivamente. Com o programa, a cooperativa foi despertada a fazer um monitoramento de seus custos, despesas e as possibilidades de receitas para equilibrar sua situação, e está sendo uma grande mudança. O benefício vem para todos os associados”, pontua. 
(Fonte: Sescoop/PI)
 

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Programa lançado pela Coopercitrus e Sebrae-SP beneficia pequenos produtores e pretende amenizar a crise na citricultura

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Com intuito de estimular o empreendedorismo rural, ampliar a produtividade dos pomares e aumentar a competitividade dos citricultores da região, foi lançado no dia 6 de março, em Bebedouro, SP, o “Projeto de Citricultura Familiar do Norte Paulista” . Pequenos produtores rurais, com propriedades de até 100 hectares, que lidam diariamente com as dificuldades na citricultura são o foco do projeto desenvolvido pela Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais e o Sebrae-SP.

Fomentado desde 2011, o projeto tem o intuito de ampliar a produtividade dos pomares de citros, produzir um fruto de qualidade e aumentar o volume comercializado, agregando valor aos produtos, e como resultado final, visa elevar o volume de vendas de caixas de laranja por produtor em 20% e reduzir em 5% os custos de produção até dezembro de 2014. “Nada mais justo que um produtor de agricultura familiar seja devidamente remunerado. Inserida neste contexto está a Coperfam (Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar), constituída recentemente com o apoio da Coopercitrus.

Na história da Coopercitrus, criar, apoiar e fortalecer cooperativas e projetos são fatos que se tem refletido por diversas vezes. Não tenho dúvida que este projeto da Citricultura Familiar do Norte Paulista tão bem elaborado e com objetivos e público claramente definidos, com o apoio de entidades sérias e responsáveis, será o sucesso que todos nós esperamos e que sirva de exemplo para novos projetos e parcerias”, comenta João Pedro Matta, diretor vice presidente da Coopercitrus e da Coperfam.

O projeto que tem o apoio da Coordenadoria de Assistência técnica Integrada - CATI, FAESP através dos Sindicatos Rurais de Monte Azul Paulista, de Barretos, de Olímpia e de Bebedouro, Senar e Banco do Brasil, visa acessar verbas disponibilizadas pelos Governos provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), viabilizando o escoamento da produção de pequenos produtores, inserindo seus produtos em programas locais como a merenda escolar. “Este projeto é importante não só para o desenvolvimento desta região, mas de todo o Estado de São Paulo uma vez que a economia paulista principalmente nas pequenas cidades, gira em função das atividades agropecuárias e, normalmente, a citricultura é muito especial nesse setor.

O SEBRAE é uma entidade que tem voltado boa parte do seu esforços para ajudar o homem do campo, principalmente o pequeno produtor rural, ciente das dificuldades por que passa a citricultura, quando o produtor recebe de 5 a 7 reais reais por uma caixa de laranja, sendo que este valor não remunera sequer o custo de produção, não sendo justo para com o pequeno produtor rural. Mas tem saída, nós não queremos transformar o Estado de São Paulo num estado essencialmente monocultor da cana-de-açúcar, nós vamos continuar teimando e acreditando que o melhor caminho para o desenvolvimento do nosso estado é que muitas culturas continuem prosperando, mas isso não se faz só com discurso, se faz com ação, com programa, com planejamento”, explica Bruno Caetano, diretor superintendente do SEBRAE-SP.

Representando a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, o diretor do Centro Apta Citrus “Sylvio Moreira”, Marcos Antonio Machado, mostrou empolgação com o projeto destacando que é um bom caminho para vencer a crise, que até então parecia irreversível. “Eu fiquei muito surpreso aqui. No momento da citricultura atual, temos a sensação de que não há caminhos e acaba se perguntando para onde eu vou? Eu vou pra cana, ou outra cultura? Em 20 anos que eu trabalho na citricultura, nunca vi um momento assim tão desanimador e sem perspectiva como este. Sentado ouvindo o pessoal falar eu pensei: “este é um exemplo de que temos uma esperança, e que se conseguirmos trabalhar juntos, vamos conseguir atravessar essa crise”. Eu estou vendo aqui uma coisa que é muito importante, o produtor junto com o seu prefeito e o prefeito percebendo que a gestão dele não é só urbana, que a gestão dele também é rural. Foi muito feliz este projeto em contemplar a agricultura familiar porque nós estamos pensando na família que fica na propriedade, que cuida dessa propriedade. Estou saindo daqui de alma lavada vendo que existe uma perspectiva, existe uma esperança e são vocês que têm esse poder na mão, conclui.

Andamento do projeto
Em 2012 foram feitos atendimentos aos produtores rurais através do projeto AgroSebrae, com consultorias, palestras e oficinas de gestão e mercado. Outra constante foram as visitas desses produtores ao Mercado Municipal de São Paulo para conhecerem o mecanismo do comércio e a propriedades rurais bem sucedidas. Neste ano, ocorreu também a constituição da Coperfam – Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar, que além do suporte no campo com o trabalho de agrônomos, palestras técnicas e a comercialização da produção dos cooperados. Também, através da Coopercitrus, oferece todo o suporte necessário na aquisição de insumos, máquinas e implementos agrícolas. 2013 será marcado pela continuidade no amadurecimento mercadológico dos pequenos produtores e pela busca de mercado para a comercialização de seus produtos.
(Fonte: Coopercitrus)

 

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Técnicos do Sescoop/BA recebem orientações sobre o PDGC

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Dando mais um passo no desenvolvimento da Diretriz Nacional de Monitoramento, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promoveu nesta semana (de 18 a 21/3) um treinamento junto aos técnicos da unidade estadual da Bahia (Sescoop/BA). A capacitação teve como objetivo a aplicação o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC I), parte integrante da Diretriz Nacional. Na oportunidade, também foi apresentado aos participantes o novo lançamento do Sescoop: o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), também previsto na Diretriz.

A programação do treinamento incluiu uma visita técnica, no dia 20/3, à sede da Cooperativa de Proprietários e Condutores de Veículos Tipo Vans e Similares da Bahia (Univan). Lá, os participantes puderam ver na prática a aplicação do PAGC I. Acompanharam a visita e o treinamento as analistas da unidade nacional do Sescoop, Giuliana Fardinni, da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas; e Nêmora Paim, da Gerência de Formação e Qualificação Profissional.

Saiba mais - O PAGC I tem como objetivo principal averiguar a conformidade legal da cooperativa, no que diz respeito à Lei 5.764/71; como resultado, são prestadas orientações para a cooperativa, que é auxiliada na construção de um Plano de Melhorias.

Lançado no último dia 28 de fevereiro, o PDGC tem por objetivo central desenvolver e aprimorar a autogestão das cooperativas brasileiras. Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros. Tudo isso por meio de uma metodologia em ambiente web contendo dois questionários: um de diagnóstico e outro de autoavaliação. Ao final de cada ciclo de um ano, o PDGC oferece um relatório detalhado, apontando o índice de conformidade alcançado pela cooperativa e destacando os pontos que necessitam ser melhorados.
 

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Escoop promove aula inaugural

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No dia 19 de março, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ministrou aula inaugural para as duas turmas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). A palestra aconteceu no auditório da Escoop e teve como tema a Expressão do Cooperativismo Gaúcho.

Perius deu as boas vindas aos alunos e após, apresentou a situação atual do cooperativismo gaúcho e as expectativas para o seu futuro. Ele defende que a cooperativa deve ser gerida como uma empresa, e que seu sucesso depende essencialmente dos setores jurídico, financeiro e contábil e de um profissional empreendedor.

Além disso, Perius destacou a necessidade de atenção à gestão, Intercooperação e políticas públicas adequadas para que o cooperativismo gaúcho se desenvolva cada vez mais. Os alunos também puderam conhecer mais sobre como funciona a contribuição fiscal de uma cooperativa, bem como projetos desenvolvidos pelo Sistema.
 
Trote Solidário
Os alunos da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas lideraram o Trote Solidário, com o objetivo de promover a integração entre os colegas de forma cooperativista, unindo forças para ajudar quem necessita.
 
Em uma semana, os cerca de 50 alunos realizaram doação de sangue para o Hemocentro de Porto Alegre e arrecadaram alimentos, ração para cães e fraldas geriátricas para entidades carentes da Capital.
 
Durante um jantar oferecido pela Escoop após a Aula Inaugural, os alunos fizeram a entrega de donativos arrecadados durante o Trote. No total, foram doados 79kg de ração ao Sítio da Shana, mil unidades de fraldas geriátricas ao Lar Santo Antônio e 311kg de alimentos divididos entre elas e ainda à Sociedade Emmanuel da Restinga.

Parabenizando os alunos pela iniciativa, o diretor da Escoop, Derli Schmidt, afirmou: “É no dia a dia que provamos que o cooperativismo constrói um mundo melhor”, reafirmando o que disse a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012.
(Fonte: Sistema Ocergs)
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Produtores rurais contratam R$ 71,6 bilhões na safra 2012/13

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Os financiamentos para a agricultura empresarial somaram R$ 71,6 bilhões entre julho de 2012 e fevereiro de 2013, segundo dados divulgados pelo Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta quinta-feira, 21 de março. O resultado é 16,2% superior ao registrado no mesmo período da safra anterior, quando o volume foi de R$ 61,6 bilhões.

Com isso, os produtores rurais já adquiriram 62,2% dos recursos previstos pelo Plano Agrícola e Pecuário 2012/13. Os financiamentos das modalidades de custeio e comercialização ampliaram 11,5%, enquanto as de investimento apresentaram crescimento de 32,1%.

“O aumento dos empréstimos para investimento demonstra a confiança do produtor rural na modernização das lavouras e dos processos produtivos pecuários. Esses avanços significam alimentos produzidos com mais qualidade e produtividade, temas que são prioridade na minha gestão”, explicou o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.

Entre as linhas de crédito para investimento, destaque para o Programa de Sustentação de Investimento (PSI-BK), que somou no período R$ 7 bilhões para a aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e estruturas de armazenagem, enquanto nos mesmos meses da safra 2011/12 esse valor foi de R$ 4,3 bilhões.

Os financiamentos para a produção sustentável também apresentaram ótimo resultado em fevereiro. O Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono alcançou R$ 2 bilhões em financiamentos ou 60,3% dos R$ 3,4 bilhões disponibilizados na atual temporada.

Já o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), somadas as modalidades de custeio e investimento, atingiu o patamar de R$ 6,9 bilhões em empréstimos – aumento de 47% sobre igual período da safra anterior. Neri Geller destaca que os volumes de financiamentos dessa modalidade têm batido sucessivos recordes ao longo da temporada 2012/13.

A avaliação atualizada mensalmente das contratações do crédito agrícola é realizada pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa).

Clique aqui para baixar a tabela de crédito atualizada até fevereiro deste ano.
(Fonte: Mapa)

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Sescoop prorroga prazo do Processo Seletivo Nº 5/2012

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) prorroga o prazo do Processo Seletivo nº 5/2012, voltado à contratação de profissionais de nível superior, para as funções de advogado, analista de Métricas Organizacionais e técnico de Apoio Administrativo. Acesse o comunicado oficial da instituição.
 

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Sescoop divulga resultado da segunda etapa do Processo Seletivo 01/2013

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga hoje (21/3) o resultado da segunda etapa do Processo Seletivo nº 1/2013, correspondente à avaliação de conhecimentos. A instituição também convoca os candidatos para a fase de entrevista. A seleção é voltada para a contratação de profissionais de nível superior e abrange: uma vaga para o cargo de analista de Planejamento e Orçamento, uma para analista de Promoção Social, uma para analista de Formação e Qualificação Profissional e uma para analista de Comunicação Social. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.

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