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Belo Horizonte, 11/6/2013 - Com o objetivo de estimular a permanência da nova geração de produtores no campo, o Sistema Ocemg realiza novas edições do "Curso de Formação para Jovens Produtores de Café" e do "Curso de Formação para Jovens Produtores de Leite". A iniciativa busca ainda contribuir para a profissionalização das atividades rurais, essenciais para o desenvolvimento do Estado.
Os cursos serão oferecidos em duas localidades. Os Jovens Produtores de Leite terão aulas entre 15 e 30 de julho, de segunda a sexta-feira, no Campo Experimental de Coronel Pacheco, em Juiz de Fora, com 30 vagas disponíveis. Já para o Curso de Jovens Produtores de Café, as aulas acontecerão de 15 de julho a 02 de agosto, de segunda a sábado, na Pousada Bella Vista, entre os municípios de Três Pontas e Varginha (MG), sendo disponibilizadas 24 vagas.
Ao longo do curso serão abordados temas como gestão da empresa agrícola, cooperativismo, governança corporativa, desafios do agronegócio, entre outros. Os participantes terão uma nova visão da área por meio de aulas expositivas e práticas, além de dinâmicas de grupo.
As inscrições já estão abertas e são limitadas. Podem participar filhos de produtores cooperados que estejam na faixa etária de 18 a 25 anos, sendo que para o "Curso de Formação para Jovens Produtores de Leite", os jovens não poderão ter ou estar fazendo curso superior ligado à área do agronegócio. Os interessados têm até o dia 29 de junho para se inscrever.
Para mais informações, acesse o portal www.minasgeraiscooperativo.coop.br, na seção de Cursos e Treinamentos. Ou ligue para (31) 3025-7111 / 3025-7112.
(Fonte: Sistema Ocemg)
Florianópolis, 11/6/2013 - Sustentabilidade, solidariedade e responsabilidade social são os princípios que regem as ações das cooperativas. Para não perder a essência do cooperativismo, a Coopercentral Aurora Alimentos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), implantou o programa “Fortalecendo a cultura cooperativa”.
A iniciativa visa robustecer a cultura cooperativa na Aurora Alimentos, desenvolver e aperfeiçoar competências profissionais nos empregados da empresa em relação ao tema, além de divulgar intensamente informações sobre o cooperativismo. “O programa começou em outubro de 2012, porém estava em elaboração desde 2009. A preocupação da Aurora é de não perder a essência do cooperativismo. Neste sentido, os trabalhadores precisam compreender os valores e o que diferencia uma cooperativa de uma empresa mercantil. Desta maneira, podem participar, contribuir com a empresa e ter resultados”, observa o gerente de recursos humanos da Aurora, Nelson Paulo Rossi.
O projeto prevê que todos os funcionários da cooperativa serão qualificados e participarão da palestra ministrada pelo consultor do Sescoop João Batista Schneiders. “Esta qualificação está em andamento e deve ser concluída até o final deste ano. Também serão preparados os multiplicadores para trabalhar no programa, que é permanente. A meta é cada trabalhador que ingressar na cooperativa participar da ação ainda nos primeiros seis meses da contratação. A intenção é que os princípios do cooperativismo perpetuem no dia a dia, por meio da colaboração e da união”, complementa.
O conteúdo programático prevê abordagem da história do cooperativismo, princípios cooperativos, valores do cooperativismo, Aurora e o cooperativismo, o papel do profissional no cooperativismo, diferença entre cooperativa e empresa mercantil, a importância da união por meio do sistema cooperativo e motivação e entusiasmo.
De acordo com a analista de RH da Aurora, Creici Lamonato, até o momento participaram do programa 8.285 colaboradores, sendo que a meta é os mais de 20 mil trabalhadores da cooperativa. Além disso, a qualificação já atingiu 12.685 horas. As qualificações têm duração média de 1h30 minutos por turma de participantes e de 3 horas para os multiplicadores. Cada turma conta com no máximo 50 pessoas. “A iniciativa é realizada no horário de expediente”, comenta.
Recursos - O programa é mantido com recursos do Sescoop de Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Aurora Alimentos. De acordo com Rossi, o investimento total de palestras e cursos para multiplicadores será de aproximadamente R$ 600 mil (R$ 150 mil da Aurora e R$ 450 mil do Sescoop dos Estados), proporcional ao número de participantes em cada Estado.
(Fonte: MB Comunicação)
Brasília, 11/6/2013 - O ciclo 2013/2014 do Plano Safra começa no dia 1º de julho de 2013 e o Sicredi, instituição financeira cooperativa, projeta liberar R$ 7,6 bilhões em crédito rural. A previsão é de efetivar cerca de 165 mil operações, 10 mil a mais do que no período anterior.
A liberação de recursos pela instituição registra crescimento constante em valores e em número de operações nos últimos anos. Enquanto no Plano Safra 2010/2011 foram liberados R$ 4,3 bilhões em 145 mil operações, no ciclo 2012/2013 - que está encerrando -, o montante é de R$ 6,3 bilhões em 155 mil financiamentos, um aumento de 47% e 7% respectivamente. Também foi registrada redução nos índices de inadimplência de crédito rural e recursos direcionados, de 0,65% para 0,22%, de março de 2012 para março de 2013, reflexo da natureza cooperativa do negócio.
Do montante de R$ 7,6 bilhões para a Safra 2013/2014, 21% maior do que o Plano Safra 2012/2013, R$ 6,3 bilhões serão direcionados para custeio, comercialização e investimento com linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e voltadas aos demais produtores. O outro R$ 1,3 bilhão será liberado em operações com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O custeio é uma das finalidades do crédito rural e destina-se a cobrir as despesas normais dos ciclos produtivos das atividades agrícola e pecuária, tais como plantio de lavoura e formação de pastagens. A comercialização engloba despesas posteriores ao cultivo e produção como transporte, beneficiamento e armazenamento dos produtos para venda futura. Os recursos para investimento podem ser usados na construção de silos, compra de maquinário, implementação de lavoura permanente, projeto de recuperação de pastagens e aquisição de rebanho.
O gerente de Crédito Rural do Banco Cooperativo Sicredi, Antonio Sidinei Senger, recomenda que, antes de solicitar o crédito, o associado faça o planejamento da próxima safra – o que vai plantar, qual é a área de cultivo e o orçamento necessário com base na análise de solo e sob orientação técnica sobre o uso dos insumos e os demais serviços que serão utilizados.
(Fonte: Globo Rural Online)
Rio de Janeiro, 11/6/2013 - Encerrando a série de visitas do projeto "Presidência Itinerante" do Sistema OCB/Sescoop-RJ pela Região dos Lagos, Marcos Diaz e comitiva estiveram nas cidades de Araruama e Maricá, para reuniões com os gestores da Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral), Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Viação Nossa Senhora do Amparo (Coperfamp), além da Secretaria de Transportes de Maricá.
Na Ceral, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz e a comitiva do ‘Presidência Itinerante’ foram recebidos pelo presidente da cooperativa, Sérgio Barreto. Na ocasião, Diaz fez a abertura do curso ‘Relação Interpessoal’, destinado aos funcionários da cooperativa. O objetivo do curso foi discutir a possibilidade da atuação em grupo para conseguir atingir objetivos e valores como solidariedade, cooperação, integração e capital como meio de transformação.
“A OCB é a casa do cooperativismo. Queremos sempre o melhor para os cooperados. Este curso vem ao encontro do que pensamos, que é instruir e qualificar a todos vocês cada vez mais”, disse Diaz. Segundo Sérgio Barreto, “sem esta proximidade entre a Ceral e a OCB/RJ, a cooperativa já teria sido vencida pelas grandes concessionárias de energia elétrica.”
O assessor jurídico da OCB/RJ, Abdul Nasser, propôs a realização de encontros bimestrais entre as cooperativas de eletrificação rural (Ceral, Ceres e Cerci), visando à troca de experiências entre os gestores.
Durante a visita, o presidente Sérgio Barreto entregou a documentação exigida para adesão ao Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC 1). Ele também convidou o Sistema OCB/Sescoop-RJ para participar da celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, a ser realizado pela Ceral, no dia 7 de julho, na Fábrica de Postes da instituição, em Araruama.
Na Coperfamp, a equipe do ‘Presidência Itinerante’ foi recebida pela presidente Maria Ednalva e pela cooperada Maria da Conceição dos Santos. Eles conheceram a cooperativa e seu ramo de atuação. “Através do nosso escritório regional recebemos as demandas das cooperativas. Esta nossa visita é para estreitar ainda mais os laços entre a OCB/RJ e os cooperados. Estamos à inteira disposição de vocês”, disse Marcos Diaz.
Secretaria de Transportes de Maricá - Por fim, na Secretaria de Transporte de Maricá a comitiva se reuniu com o secretário Leandro da Costa para propor um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o município. O objetivo do encontro foi elaborar um plano de ação que visa a organizar o sistema de transporte da cidade, com base nos cursos da resolução 168, criação de uma cooperativa de reciclagem, que será responsável pela coleta seletiva, além de ações para a pesca e agricultura da região.
De acordo com Diaz, “todo plano de ação requer continuidade e o poder público deve estar junto para dar mais credibilidade ao trabalho”. O presidente também ressaltou que o objetivo do Sistema é ajudar as cooperativas. “Este TCT que buscamos viabilizar com os 92 municípios tem o propósito de tornar o cooperativismo ainda mais conhecido”, afirmou.“Este estreitamento de relações será primordial para a viabilidade econômica deste plano, além de oferecer segurança jurídica aos cooperados”, disse o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita.
Ficou acordado, ainda, que o Sistema OCB/Sescoop-RJ enviará à Secretaria de Transportes de Maricá minuta de um plano de ação, que será avaliado pelos gestores do município.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-RJ)
Teresina, 10/6/2013 - O último sábado (8/6) estará marcado no contexto cooperativista piauiense. Na data, aproximadamente 300 mulheres participaram no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, do “Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses”. Uma ação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí-Sescoop/PI, cujo objetivo foi estimular o potencial de liderança feminino, possibilitando sua participação nas vivências e gestão das cooperativas.
(Fonte: Sescoop/PI)
Belo Horizonte, 10/6/2013 - Os preparativos para o Dia de Cooperar (Dia C) 2013 estão acelerados. A estimativa para este ano é alcançar a marca de 230 cooperativas participantes. O projeto está marcado para o dia 14 de setembro e as cooperativas que se inscreverem até o dia 28 de junho receberão um kit gratuito de divulgação produzido pelo Sistema Ocemg sobre a campanha.
O kit buscar auxiliar as cooperativas na divulgação do Dia C em suas comunidades locais e contém flyers, cartilha de orientações, camisetas, mãozinhas da campanha, cartazes, balões, chaveiros, selos de correspondência, bonés e squeezes.
"Temos encontrado cooperativas que nunca participaram do projeto e que estão se mobilizando para as ações deste ano", conta a coordenadora da área de Promoção Social do Sistema, Cláudia Mello. Ela explica que todo o material para divulgação e embasamento das ações de atenção ao próximo são disponibilizados para as cooperativas com o objetivo de facilitar as ações, além de fomentar e estimular os participantes a aderirem à proposta do voluntariado cooperativo.
O Dia C busca ampliar o alcance das atividades sociais já existentes nas cooperativas, focando o desenvolvimento social e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
Instituições atendidas, comunidades apoiadas, problemas equacionados e pessoas mais felizes. Esses são os resultados esperados com as ações que serão realizadas pelas cooperativas no Dia de Cooperar.
Clique aqui para se inscrever e saber mais informações sobre o Dia C.
Recife, 10/6/2013 - A Cooperativa de Trabalho em Consultoria, Instrutoria, Assessoria e Projetos Técnicos de Pernambuco (Coosepe) iniciou o projeto no final do ano passado com a participação de diversos parceiros. O objetivo da implantação do galinheiro é gerar uma fonte de renda para as famílias participantes como uma alternativa diante das dificuldades existentes no sertão, contribuindo para a diminuição do êxodo rural. O município de Calumbi, localizado a 360 km do Recife, foi o primeiro a receber o projeto, que deve ser implantado ainda, nos próximos meses, em Carnaubeira da Penha e Santa Cruz da Baixa Verde.
O projeto-piloto foi implantado no terreno de um dos membros da Associação Sítio Campos, de Calumbi, e deverá servir de referência para os demais associados. As aves produzidas para abate já estão sendo vendidas ao frigorífico local. A demanda existente no município foi a principal motivadora da implantação do projeto, idealizado pelo cooperado Adailson Machado Freire, engenheiro agrônomo. “Faltava apenas a oportunidade de implantar esse projeto-piloto, quando essa surgiu, fomos atrás”, afirmou.
A Coosepe patrocinou a compra dos materiais para o projeto piloto, assim como possibilitou a orientação para a montagem, coordenada pelo próprio Adailson, que trabalhou de forma voluntária. Ao mesmo tempo em que receberam as orientações, os membros da família beneficiada foram os responsáveis pela mão-de-obra necessária, desde a montagem da estrutura até a plantação do capim para as aves. “Um dos beneficiários já foi convidado pela associação de outro município para ensinar como deve ser feita a montagem do galinheiro tailandês”, frisou o coordenador.
Os resultados do projeto estão sendo avaliados, mas estima-se que haverá uma redução de cerca de 30% no custo de ração, haja vista a alimentação das aves ser complementada com o capim plantado na área destinada à implantação do galinheiro. “Iniciamos este piloto com 100 aves e já pretendemos ampliar o próximo para 180”, frisou Freire. A expectativa é de que as famílias que adotem o galinheiro consigam, com a venda das aves, no mínimo, uma renda bruta de 2 mil reais a cada 120 dias.
O projeto pode ainda ser uma boa alternativa para a população do sertão pernambucano diante da seca. Isso porque, parte do projeto inclui ainda a construção de uma cisterna para armazenamento de água coletada da chuva por meio de canaletas implantadas nas laterais do próprio galinheiro. A capacidade de armazenamento prevista é de 60 mil litros, o que garante água suficiente para as aves e o capim nos períodos de estiagem. Os detalhes necessários para a construção desta cisterna no município de Calumbi serão discutidos ainda esta semana.
O próximo município a receber o galinheiro é Carnaubeira da Penha, que fica a 483 km do Recife, com os trabalhos previstos para iniciar já no próximo mês. Tendo em vista o perfil do município, estuda-se a ideia de implantar um projeto voltado à postura, haja vista os ovos serem caros por serem provenientes de outras cidades. Existe ainda a ideia de, no futuro, desenvolver a mesma técnica do galinheiro móvel em outros municípios desta vez com perus.
Uma outra ideia é firmar futuras parcerias com restaurantes locais, de forma que esses possam fornecer restos de alimentos para complementar a alimentação dos frangos criados por meio do referido modelo. “Por meio desse projeto, fazemos também uma sensibilização mostrando a importância do coletivo, que é o verdadeiro cooperativismo”, afirmou Emicles Souza, presidente da Coosepe, que complementou: “Desejamos fomentar cada vez mais projetos sociais para a melhoria do pequeno agricultor e de suas famílias e tentar organizá-los por meio de cooperativas e associações”.
A Coosepe conta com 83 cooperados e atua com consultoria, assessoria, gestão e treinamento em todo o Brasil. A cooperativa possui uma equipe de profissionais variada, representando um diferencial no suporte e desenvolvimento de projetos como o do galinheiro tailandês. São profissionais da área de gestão empresarial, engenharia agrônoma, apicultura, psicologia, artes plásticas, física, dentre outras. “Estamos incentivando sempre os nossos cooperados a se capacitarem cada vez mais. Pretendemos até 2014 criar um grupo dentre os nossos cooperados especificamente responsável por projetos como esses”, concluiu o presidente.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PE)
Brasília, 10/6/2013 - A safra nacional de grãos do período 2012/2013 está estimada em 184,30 milhões de toneladas, volume recorde, superior em 10,9% à da safra 2011/12, quando atingiu 166,17 milhões de toneladas e um pouco acima do último levantamento, realizado no mês passado (184,15 milhões de t). Os números são do 9º levantamento da safra, divulgados no final da semana passada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Soja e milho - Segundo o estudo, o aumento foi de 18,13 milhões de toneladas e se deve, sobretudo, às culturas de soja e milho segunda safra, que apresentam crescimento nas áreas cultivadas de 10,7 e 17,5%, respectivamente. As condições climáticas também favoreceram a evolução, mesmo com estiagem e excesso de chuva em algumas áreas.
Produção estimada - Os dados mostram ainda que a soja contribuiu em grande parte pelo crescimento, ampliando em 22,4% as 66,38 milhões de toneladas da última safra, chegando a uma produção estimada em 81,28 milhões de toneladas. Também o milho 2ª safra, com bom desempenho, participa deste recorde, com um aumento de 11,5% sobre as 39,11 milhões de toneladas do último ano, chegando a 43,62 milhões de toneladas. O volume é superior ao do milho 1ª safra, estimado em 34,85 milhões de toneladas. O arroz também cresceu (2,8%), ao passar das 11,6 milhões de toneladas para 11,92 milhões de toneladas.
Área – A área total plantada cresceu 4,6% sobre as 50,89 milhões de hectares da safra passada e chegou a 53,20 milhões de hectares. As culturas de soja e milho obtiveram os melhores desempenhos em área. O aumento do primeiro foi de 10,7%, passando de 25,04 para 27,72 milhões de hectares, enquanto o milho 2ª safra ampliou a área em 17,5%, subindo de 7,62 para 8,95 milhões de hectares.
Estudo - Na realização deste estudo, os técnicos da Conab aplicaram questionários e entrevistaram profissionais de cooperativas, secretarias de agricultura e órgãos de assistência técnica e extensão rural (oficiais e privados), além de produtores rurais e agentes financeiros e revendedores de insumos, entre os dias 20 e 24 de maio.
(Fonte: Conab)
Brasília, 7/6/2013 – Nesta semana, a sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), recebeu a reunião ordinária do Conselho Consultivo do Ramo Turismo e Lazer. Na ocasião, o grupo definiu seu novo regimento interno, o plano de trabalho para o período 2013/2014 e também elegeu o novo coordenador nacional. Quem assumiu o cargo foi Remy Gorga Neto, que é superintendente do Sistema OCDF.
Rio de Janeiro, 7/6/2013 – Ontem (6/6), penúltimo dia do Projeto “Presidência Itinerante” do Sistema OCB/Sescoop-RJ na Região dos Lagos, o presidente Marcos Diaz e comitiva estiveram em Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu. Na oportunidade, visitaram a Cooperativa de Transporte de Navegação Marítima (Coopenavem) e a Cooperativa de Eletrificação Rural de Cachoeiras – Itaboraí (Cerci). Em Cachoeiras de Macacu, a comitiva se reuniu com os dirigentes da Prefeitura Municipal e da Cooperativa Mista de Transportes Alternativos dos Amigos de Cachoeira de Macacu Turismo, Fretamento e Locação de Veículo (Cooperúnica). O objetivo foi apresentar um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a prefeitura deste município.
Manaus, 5/6/2013 - A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) solicitou do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) uma linha especial de crédito para atender agricultores, comerciantes, prestadores de serviços e setores da indústria prejudicados pelas cheias no Norte do país. Os recursos, segundo o Secretário da pasta, Eron Bezerra, serão destinados aos municípios que decretaram situação de emergência.
Teresina, 5/6/2013 - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí (Sescoop/PI) promoverá no próximo sábado (8/6), o “Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses”. O objetivo é estimular o potencial de liderança feminino, possibilitando que esta participe das vivências e gestão das cooperativas. Autoridades municipais e estaduais, cooperados e instituições de apoio a classe feminina que levantem a bandeira da mulher na sociedade farão parte do evento.
Com o tema “O papel da mulher contemporânea nas cooperativas e na sociedade”, o encontro terá na programação palestras sobre saúde da mulher, empreendedorismo, alimentação saudável e ainda sobre suas capacidades dentro e fora da cooperativa. Segundo o superintendente do Sescoop/PI, Marcos Moraes, o aspecto social do Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses torna ainda mais grandiosa essa ação. “A realização desse evento visa valorizar e reconhecer o papel destas mulheres na sociedade, principalmente no meio cooperativista. Acreditamos que incentivando e cuidando melhor, teremos uma maior participação e empenho das mulheres no nosso meio, o quem trazido bons resultados”, pontua.
Temas - Fabiano Brum, consultor e conferencista nas áreas de Motivação, Marketing e Vendas, Gestão da Qualidade e Recursos Humanos, ministrará uma palestra motivacional com o tema: Mulher Empreendedora, Sensibilidade, Competência e Superação. Brum atua há 10 anos nesse segmento e já participou de eventos como o 7º Encontro Catarinense de Mulheres Cooperativistas, Encontro de Líderes Cooperativistas do MS e a 9ª Jornada de Educação do Norte/Nordeste (Fortaleza-CE).
Para tratar do tema “O papel da mulher contemporânea nas cooperativas e na sociedade”, Vera Lucia Oliveira Daller, coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural SDC/MAPA, ministrará uma palestra explicativa acerca dos conceitos pertencentes ao Cooperativismo e seus princípios.
Outros temas de palestras são: Saúde da Mulher, ministrada pela parceira do Projeto Alertar da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí e representante da Coordenação da Secretaria de Saúde do Piauí, Lourdes Helena Barros Viana; e Alimentação Saudável, ministrada por Samara Cristina Soares Mendes, presidente da Cooperativa de Nutricionistas do Piauí –COONUTRI.
A programação será encerrada com o show do talentoso humorista piauiense, Amauri Jucá.
(Fonte: Sescoop/PI)
Agricultores paranaenses esperam colher 38 milhões de toneladas de grãos, somadas as três safras: de verão, outono/inverno e de inverno. Esta última representa acréscimo de 23% sobre a anterior. A informação é da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que divulgou nesta segunda-feira (3/6) a pesquisa da produção agrícola realizada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) referente a maio.
Clima - A Secretaria explica que o resultado poderia ser maior, pois a produção agrícola paranaense sofreu com variações do clima, falta de chuvas em regiões localizadas e excesso em outras, que afetaram as produções de milho e feijão da segunda safra.
Liderança - Lidera o ranking da produção paranaense, o cultivo de soja que, na safra 2012/13, está rendendo volume recorde de 15,7 milhões de toneladas, aumento de 45% sobre a produção da safra passada, quando foram colhidas 10,82 milhões de toneladas do grão no Estado. Desse total, estima-se que dois terços da produção já estão vendidos e o restante é comercializado em ritmo lento. “É uma forma de reserva de capitalização pelo produtor”, observou o chefe de conjuntura do Deral, Marcelo Garrido.
Desempenho - O desempenho, considerado excelente, com a produção de soja, foi alavancado pela combinação de área recorde de plantio, clima favorável e preços atraentes no mercado internacional que induziram o produtor a ampliar a área ocupada com a cultura. Segundo levantamento do Deral, dos 5,8 milhões de hectares ocupados com o plantio de grãos de verão, as lavouras de soja ocuparam 4,7 milhões de hectares, correspondendo a 81% da área total de plantio do Estado durante a safra de verão. Depois da soja, 15% da área plantada no Estado, durante o verão, foi ocupada pelas lavouras de milho, restando em torno de 4% da área total para outros produtos como algodão, arroz sequeiro e irrigado e feijão.
Culturas – O milho da segunda safra, que está em campo, tem expectativa de produção de 10,84 milhões de toneladas, também recorde para esse período do ano, o que representa acréscimo de 9% em relação à safra passada. A previsão anterior apontava colheita de 11,38 milhões de toneladas de milho safrinha, mas foi reduzida em 702 mil toneladas, em decorrência da estiagem em abril e maio, principalmente na região Norte Pioneiro, que ficou cerca de 40 dias sem chuvas.
Preços - “Os preços do milho estão em torno de R$ 19,12 (preço médio recebido pelos produtores no Paraná em maio/13) a saca/60kg, refletindo a boa produção do grão nesse período do ano, que já está maior do que no período de plantio convencional durante o verão”, explicou a engenheira agronôma do Deral, Juliana Tieme Yagush.
Feijão segunda safra - O feijão da segunda safra também sofreu com a falta de chuvas, mas na região Sudoeste. Por ser uma cultura bastante sensível, o desempenho da lavoura também foi prejudicado pelo excesso de chuvas da semana passada. Em decorrência dessa situação, há quebra de 10% da produção. “Mesmo assim, estão sendo colhidas 421.515 toneladas do grão, volume 22% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram colhidas 344.979 toneladas de feijão na segunda safra”, informou o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Alberto Salvador.
Trigo - O trigo está com metade da área estimada já plantada e a maioria com bom desenvolvimento. Este ano, a área ocupada cresceu 15%, passando de 782.308 hectares plantados no ano passado para 896.867 hectares, cujo plantio deve ser concluído em todo o Estado até o mês que vem. Os produtores estão animados com a possibilidade de manutenção dos preços firmes para o trigo, também no momento da comercialização.
Concentração – O diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, alerta que trabalhar com a produção de apenas uma cultura, eleva o grau de dependência de fatores, como clima, comercialização (nos mercados interno e externo) e de estrutura de logística, desde dentro da porteira até o porto (armazéns, rodovias, ferrovias e porto). Simioni explica que se o produtor paranaense continuar a arriscar todas suas possibilidades apenas numa mesma cultura, como vem acontecendo com a soja nas últimas três safras, quando as cotações do grão foram as melhores dos últimos anos, poderá ficar muito vulnerável. “Isso deverá interferir no nível de renda do produtor e até na economia agrícola do Estado, considerando a importância do agronegócio no PIB estadual, em especial no que se refere à produção de grãos”, destacou.
Risco baixo - Para a safra de soja 2012/2013 o risco é baixo, porque a maior parte da produção está praticamente vendida. “Para as próximas safras, o produtor deve observar bem o mercado e avaliar o desempenho da produção de soja dos Estados Unidos e da América do Sul, antes de tomar sua decisão”, alertou. Ele orienta o produtor para o plantio da safra 2013/14 não arriscar todas suas possibilidades numa mesma cultura, mas optar pela diversificação de culturas para escapar de possíveis riscos de clima ou de mercado.
Alerta - O diretor do Deral avaliou que o produtor está otimista com o plantio de soja, mas alerta que os preços do grão podem não se sustentar se a safra das outras regiões produtoras no mundo forem boas. “Antes de se decidir pelo plantio da nova safra, é necessário pensar em reduzir o risco de perdas abruptas, com as ferramentas que possui a sua disposição, sejam contra as variações do clima, fazendo um bom seguro da produção (seguro rural, Proagro etc.), e de mercado, comercializando parte da produção antecipadamente, ou fazendo operações de bolsa (hedge), diversificar a produção de acordo com as recomendações da pesquisa e ter um bom acompanhamento técnico”, recomendou.
(Fonte: Agência de Notícias do Paraná)
Recife, 4/6/2013 - Representantes de dez cooperativas de Crédito de Pernambuco acabam de voltar de um intercâmbio internacional realizado pelo Sescoop/PE. O desafio agora é implantar os exemplos de boas práticas no Estado. Como resultado da capacitação, um importante convênio foi firmado, que beneficiará as mais de 200 empresas cooperativas pernambucanas e seus mais de 100 mil cooperados. De 16 a 27 de maio, o intercâmbio propiciou aos participantes uma experiência no âmbito da boa governança e da gestão com exitosos exemplos da prática cooperativa no Canadá. Além da capacitação, propiciada pelo Sescoop/PE em parceria com o instituto Irecus, da Universidade de Sherbrooke, a oportunidade viabilizou a negociação de um convênio de cooperação técnica que beneficiará cooperativas pernambucanas de todos os Ramos.
A parceria firmada entre a OCB/PE, o Sescoop/PE e o Irecus, por meio de seus representantes, Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE, e Michel Lafleur, diretor do instituto, consiste na realização de ações, tanto em Pernambuco quanto em Sherbrooke, que incluem cursos, estágios, viagens de intercâmbio, dentre outros, visando o aperfeiçoamento daqueles que atuam no segmento cooperativista. “O convênio é amplo, então, permite a realização de diversos tipos de capacitação, beneficiando tanto os cooperativistas pernambucanos quanto os residentes no Canadá. Este foi, sem dúvida, o ápice do intercâmbio”, afirmou Malaquias Ancelmo.
Existe ainda, por meio da parceria, a possibilidade de apoio, por parte do Irecus, à turma de pós-graduação em Gestão de Cooperativas do Sescoop/PE, que possibilitaria ainda ao participante a conquista de um certificado da Universidade de Sherbrooke. Segundo o presidente do Sistema OCB/PE, o convênio poderá ser estendido, beneficiando todo o Nordeste e mesmo outras regiões do País. “Vamos disponibilizar o convênio para a OCB nacional, de forma a ampliar a participação”, concluiu.
A experiência no Canadá incluiu cursos que abordaram políticas públicas para cooperativas, educação cooperativa, projetos e pesquisas, dentre outros temas. Além disso, os participantes tiveram contato com a experiência de cooperativas de Crédito do sistema Desjardins e também de outros Ramos, conhecendo a Federação das Cooperativas Florestais de Québec, e cooperativas singulares como a Quartier Petit Champlain, que atua com artesanato em Québec, e a Cooperativa de Estudantes de L’UQAM, de Montreal.
O intercâmbio focou aspectos da gestão e governança em dois campos: o acadêmico, com a realização de cursos na área de cooperativismo, na Universidade de Sherbrooke, e o prático, por meio de visitas técnicas a cooperativas, não apenas de Sherbrooke, mas também de Québec e Montreal. No instituto Irecus, houve espaço para explanações e discussões durante a realização dos cursos: “Fomos apresentados ao que existe de mais avançado nas teorias com referências à gestão no mundo acadêmico hoje. Um dos desafios trabalhados lá é tornar os valores do cooperativismo práticas cooperativas, diante da constatação de que existem muitas teses sobre esses valores não aplicadas ao mundo atual, portanto, ultrapassadas”, afirmou Malaquias Ancelmo.
Os dirigentes do instituto Irecus selecionaram um rol de cooperativas de diferentes Ramos para que os visitantes pudessem conhecer. Neste conjunto, incluiu-se o famoso complexo das cooperativas de Crédito Desjardins, que surgiram ainda no início do século XX como uma alternativa à população sem amplos recursos e marginalizada socialmente. Esse complexo abriga hoje centenas de cooperativas responsáveis por 40% do sistema financeiro de Québec e por 10% do sistema financeiro do Canadá. Na província de Québec, dos 10 milhões de habitantes, nove milhões são cooperados.
Os participantes conheceram também algumas ações realizadas pelas cooperativas canadenses no exercício do 7º princípio do cooperativismo, qual seja o interesse pela comunidade. Em relação às sobras, em todos os Ramos, parte é capitalizada, outra parte é distribuída e outra é encaminhada para o trabalho social, seja por meio de um projeto específico ou não. Muitas vezes, as cooperativas desenvolvem projetos próprios, quando isso não acontece, ainda assim os recursos seguem para a causa social.
Nesse contexto, a figura de animadores cooperativos, geralmente jovens da comunidade, é fundamental, haja vista serem eles os responsáveis por fazer a cooperativa presente junto aos beneficiários. Quanto à estrutura, a criação de comitês e a separação entre o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, que seria equivalente à gerência no Brasil, podendo ser composta por profissionais contratados, são algumas diferenças notáveis.
“O intercâmbio correspondeu às minhas expectativas pela riqueza do conteúdo do curso e das visitas técnicas, sobretudo os trabalhos técnicos que foram apresentados no âmbito do sistema Desjardins. Eles têm um fundo de reserva muito alto, que dá uma segurança na longevidade dos empreendimentos cooperativos”, afirmou Admilson Fagundes de Oliveira, vice-presidente da OCB/PE para o Ramo Crédito, que complementou: “Outro ponto interessante é o fato de eles não terem, na estrutura de governança das cooperativas, a figura do Conselho Fiscal, mas um órgão chamado de comitê de verificação ou averiguação. Na nossa realidade é diferente, pois a lei determina, expressamente, a existência do Conselho Fiscal, que é somente subordinado à Assembleia. Seria muito bom conhecer em profundidade a estrutura dos comitês do Canadá em uma outra oportunidade”, concluiu Oliveira.
“A primeira coisa que chamou a atenção no intercâmbio foi a organização por parte do Sescoop/PE e da Universidade de Sherbrooke. Tudo aconteceu conforme o programado. Aprendemos um pouco mais sobre a estratégia do negócio, com resultados palpáveis que podemos trazer e implantar em nossas cooperativas. Já estamos formalizando uma solicitação para um outro intercâmbio, desta vez para conhecer as práticas exitosas do segmento na Alemanha”, concluiu Antônio Vinicius Ramalho Leite, membro da diretoria da Unicred do Vale do São Francisco.
O grupo de participantes deve se reunir em breve para fazer uma avaliação do intercâmbio, definindo também as ações mais relevantes que podem ser implementadas nas cooperativas pernambucanas. A avaliação deverá contemplar todos os pontos, desde o conteúdo abordado nos cursos promovidos até a estrutura do evento. A ideia é que sejam definidos prazos para o acompanhamento das mudanças sugeridas. O último intercâmbio internacional realizado pelo Sescoop/PE foi em 2011 para Mondragón, na Espanha.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PE)
"O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados na análise curricular do Processo Seletivo 02/2013 para prova escrita. Os exames serão realizados nesta quarta e quinta-feira (5 e 6/6), na sede da instituição, localizada no Setor de Autarquias Sul (SAUS), quadra 4, Bloco I.
Para o Encontro de Comunicação, que tratará de temas ligados à Comunicação Empresarial, foram convidados profissionais experientes na área: a jornalista Olinta Cardoso, especialista em Gestão Responsável para Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, pela Fundação Dom Cabral, e em Comunicação Empresarial, pela University of Syracuse, de Nova Iorque; o também jornalista, Fábio Betti, especialista em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação e Marketing (ESPM), além da bacharel em Linguística, Laila Vanetti, especialista em Retórica, Argumentação, Linguística Textual e Análise do Discurso. Cerca de 100 participantes são aguardados para o evento.
Já o Encontro de OQS, abordará a importância da Organização do Quadro Social nas cooperativas. Cerca de 150 pessoas, entre dirigentes, cooperados e técnicos de educação e de cooperativas dos ramos Crédito e Agropecuário, devem participar da iniciativa. As atividades programadas serão ministradas por um quadro diversificado de profissionais, composto pelo conselheiro do Sistema Ocemg, graduado e pós-graduado em Cooperativismo, Flávio Eduardo Gouvêa Santos; os psicólogos organizacionais Mary Cerqueira Corrêa e Marcos Ozanan, além do cooperativista Helmut Egewart da OCB, que falará sobre sua ampla experiência no setor cooperativista.
As inscrições para os eventos estão abertas e podem ser feitas pelo portal www.minasgerais.coop.br. Clique aqui para mais informações.
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu na última semana um encontro entre autoridades de Sunchales - munícipio da província de Santa Fé, Argentina – e representantes do cooperativismo gaúcho e do governo estadual. A reunião aconteceu na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). Os participantes foram recepcionados com um café da manhã e depois se dirigiram ao auditório da Escoop, onde assistiram a uma apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido dentro do cooperativismo gaúcho e o crescimento do sistema dentro do PIB estadual.
Pela manhã ocorreu também a visita da comitiva argentina ao Sistema Sicredi Porto Alegre. Além do almoço realizado na sede da Escoop, a programação incluiu uma visita da delegação de Sunchales ao gabinete do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, e um café alemão no Salão de Eventos do Hotel BergHaus.
(Fonte: Sistema Ocergs)
"Belém, 27/5/2013 – O MBA em Gestão de Cooperativas recebeu, na última semana, o módulo de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, com prof. Ms. Sandro Kirst, em Belém (PA). Neste módulo foi feita uma abordagem sobre a Comunicação como ferramenta de uma gestão competitiva para uma empresa cooperativa e o papel da comunicação no setor econômico do cooperativismo.
Decisões coletivas - No cooperativismo, a comunicação ganha uma outra relevância e uma importância ainda maior. “As decisões tem que ser coletivas, o processo tem que ser participativo, crítico. As cooperativas têm que usar os mesmos desafios que hoje o mercado usa muito bem na comunicação para resolver seus problemas e apresentar seus produtos. As empresas privadas aprenderam a usar a comunicação para criar relacionamento, elas se relacionam com seus consumidores, não apenas vendem. As cooperativas, que têm o relacionamento na origem do processo, estão esquecendo de se relacionar. Então, o diferencial é resgatar essa essência e esse relacionamento com o cliente. E também cultivar o relacionamento com a imprensa, transformar a imprensa num elemento de gestão das suas potencialidades. Alimentar com informações, com produtos, com lançamentos, com novidades, com sugestões. O cooperativismo tem quer ser melhor discutido através de uma boa formação dos formadores de opinião para que as cooperativas adquiram também mais respeito”, disse o professor.
Cultura da comunicação – Outro ponto abordado no módulo foi a necessidade das cooperativas criarem uma cultura de comunicação. De acordo com Sandro Kirst, comunicação não é um esforço de venda pontual, comunicação é relacionamento constante, é preciso se comunicar permanentemente com seus públicos. “Não se deve cortar nunca o orçamento de comunicação, porque quando um produto não conversa com seu consumidor, quando uma marca não está mais na cabeça, é nesse momento que ela cria espaço para a concorrência assumir esse espaço. Então, comunicação tem quer ser uma cultura. E hoje as empresas não precisam apenas de mídias tradicionais, mas precisam estar pensando em ações de comunicação permanente junto aos seus públicos”.
Currículo - Sandro Kirst possui graduação em Comunicação Social com Hab. em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Foi coordenador dos Cursos de Comunicação na Univates por 8 anos e atualmente coordena a TV Univates. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de relacionamento, imaginário, comunicação mercadológica e organizacional e marketing.
Próximo módulo - O próximo módulo do MBA será Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), com a prof. Esp. Carmen Finkler, carga horária de 20 h, dias 14 e 15/06.
(Fonte: OCB/Sescoop-PA)
Brasília, 27/5/2013 - O sábado 25 de maio de 2013 foi um dia inesquecível na vida das mulheres cooperativistas do Distrito Federal. Um grupo de aproximadamente 100, entre cooperadas, funcionárias de cooperativas, esposas, mães e filhas de cooperados participou do primeiro Encontro de Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Sistema Cooperativista do Distrito Federal (OCDF/Sescoop-DF).
Foi pensando nisso que a instituição preparou uma programação dinâmica, com a participação de mulheres empreendedoras que buscaram transformar seus sonhos em realidade e cuja história de vida pode ser exemplo para outras mais. Além de paineis com lideranças femininas do cooperativismo do DF, com a moderação da apresentadora Mônica Nóbrega, no estilo talk-shows, foi servido coquetel com música ao vivo e diversos brindes foram sorteados entre as participantes.
Brasília, 24/5/2013 – Aconteceu ontem, em Brasília (DF), a primeira reunião ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional. O auge da pauta foi a aprovação do Plano Nacional de da Aprendizagem Profissional (PNAP), documento que contempla nove ações destinadas a jovens com idade entre 14 e 24 anos, metas e cronogramas para ampliação quantitativa e principalmente qualitativa da oferta dos programas de aprendizagem.