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Sicoob vai liberar R$ 4,07 bilhões para safra 2013/2014

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Brasília, 25/6/2013 - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) prevê liberar R$ 4,07 bilhões em crédito rural para seus associados. Os recursos são provindos do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) para a safra 2013/2014, lançado pelo Governo Federal no início deste mês. Desse montante, em torno de R$ 1,2 bilhão está orçado para investimento e o restante para custeio. Dentro do volume de custeio, R$ 50 milhões serão destinados à comercialização.

De acordo com Luciano Ribeiro Machado, gerente de Agronegócios do Bancoob, instituição financeira provedora do crédito rural para as cooperativas do Sicoob, espera-se um desempenho superior aos níveis projetados com a taxa média das safras passadas. “Com o processo de implantação do financiamento do agronegócio em diversas regiões do país, as taxas de crescimento da oferta do crédito nas cooperativas do Sicoob registram uma tendência de aumento nivelada com o mercado nacional”, diz.

Segundo o gerente, a demanda de investimentos tem como fontes o BNDES, com R$ 300 milhões; R$ 60 Milhões do Fundo Constitucional do Centro-oeste (FCO) e R$ 38 milhões de recursos próprios do Bancoob. Os demais valores são oriundos do Depósito Interfinanceiro Rural (DIR) e da Poupança Rural Equalizada pelo Tesouro Nacional.

Luciano destaca, ainda, que o crescimento da participação do Sicoob no financiamento do agronegócio brasileiro representa um avanço na capacidade de promoção do desenvolvimento econômico local. “Em diversas localidades do interior, o PIB do agronegócio supera a casa dos 40% do PIB total, com inúmeros efeitos positivos sobre a economia. Dessa forma, aprimoramos nossa capacidade de promoção do bem-estar social, com crescimento e distribuição de renda”, completa. 
 
(Fonte: Sicoob)
 

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Cooperativas do Paraná serão certificadas com o Selo ODM

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Curitiba, 25/6/2013 - Acontece hoje em Curitiba a cerimônia de entrega da certificação do 3º Selo ODM para as empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos Objetivos do Milênio.

O selo foi lançado em 2011 pelo movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado (Fiep). Entre as empresas e instituições certificadas nesta edição do Selo ODM estão diversas cooperativas paranaenses: Cocamar Cooperativa Industrial; Sicoob Norte do Paraná; Sicredi Parque das Araucárias, de Pato Branco; Sicredi União Paraná, de Maringá; Unimed de Curitiba; Unimed de Cascavel; Unimed de Londrina e Unimed de Paranavaí. 

Nesta edição, 131 instituições e empresas se inscreveram para receber o Selo ODM. Na mesma ocasião haverá o lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil.

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:

1 - Acabar com a fome e a miséria
2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde das gestantes
6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Clique aqui e confira a lista completa das instituições que vão receber o 3º Selo ODM
(Fonte: Sistema Ocepar, com informações da Gazeta do Povo)

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O Brasil rural é o endereço das potencialidades do país

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Brasília, 25/6/2013 - As mudanças sociais ocorridas no Brasil nas últimas duas décadas têm reflexos marcantes também no meio rural. O assunto estará em debate na próxima sexta-feira (28/06), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, do Senado, a partir das 14horas.

Uma das debatedoras será a  socióloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar. Ela coordena o projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), cujos resultados pautarão o debate na Comissão do Senado.

“O desenvolvimento do Brasil rural é muito importante e vai crescer em importância principalmente por duas potencialidades. A primeira é a produção de alimentos, cuja demanda é crescente no mundo. A outra é a produção de energia renovável, que será o paradigma do século XXI. O endereço destas duas potencialidades é o Brasil rural, e não o urbano” analisa Tânia.

O projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil, proporcionará um novo instrumento para ampliar e consolidar o debate em torno dos espaços rurais e das populações que deles dependem. Os resultados da pesquisa contribuirão para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável, que considere as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental do meio rural brasileiro.
(Fonte: IICA)

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Unimed Cerrado conquista Selo de Responsabilidade Social 2013

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Goiânia, 25/6/2013 - Pelo segundo ano consecutivo, a Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal) conquistou o Selo de Responsabilidade Social concedido pela Unimed do Brasil a Federações e Singulares como um reconhecimento ao desenvolvimento de ações de sustentabilidade e de responsabilidade social. Para conferir o selo criado em 2003, a Unimed do Brasil avaliou as ações da Unimed Cerrado, como a prática dos princípios cooperativista; transparência na gestão; intercooperação; interesse pela comunidade; o relacionamento com a sociedade, com as Singulares, com os colaboradores e fornecedores, com o governo e entidades de classe; e o desenvolvimento de ações de educação e conscientização ambiental.

A Unimed do Brasil observou que a Unimed Cerrado já tem clareza em relação à importância de a responsabilidade social fazer parte de sua gestão estratégica e que os projetos desenvolvidos pela Federação nesta área estão evoluindo. A gerente de Recursos Humanos, Fabiana Daniel Neves, explica que toda a política de sustentabilidade da Unimed Cerrado é baseada no tripé: social/ambiental/econômico, pois a Federação entende que a eficácia dessas ações passa pelo envolvimento dos dirigentes, cooperados, colaboradores e clientes, pelo respeito ao meio ambiente e pela viabilidade econômica.

A Federação vem estruturando e implementando ações nessa área, trabalhando em sintonia com a política de responsabilidade social da Unimed do Brasil e com os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Para o presidente José Abel Ximenes, a conquista do Selo de Responsabilidade Social 2013 mostra que a Unimed Cerrado está no caminho certo da prática de uma gestão socialmente responsável e cumprimento de seu compromisso com o desenvolvimento da comunidade na qual está inserida, que é um dos princípios do cooperativismo.

A certificação representa também um estímulo para a diretoria e os colaboradores darem continuidade, aperfeiçoarem e ampliarem as ações nas áreas de sustentabilidade e de responsabilidade social.
(Fonte: Unimed Cerrado)
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BRDE anuncia linha de financiamento para inovação no Paraná

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Curitiba, 24/6/2013 - Durante visita à sede do Sistema Ocepar, o vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Jorge Gomes Rosa Filho informou que a agência paranaense está oferecendo uma linha especial para inovação. Chama-se Inovacred, que passou a ser operado pelo banco de fomento do Sul no mês de abril de 2013 e atende micro, pequenas e médias empresas/cooperativas com receita operacional bruta anual de até R$ 90 milhões em ações de inovação que abarquem projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos e, também, inovações organizacionais e na área de marketing.

Segundo Rosa Filho, o BRDE poderá enquadrar dentro do Inovacred projetos que tenham valor fixado entre R$ 150 mil e R$ 10 milhões. A taxa de juros da linha de crédito equivale à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que atualmente está em 5% ao ano. O prazo de pagamento é de oito anos e o período de carência é de 24 meses. Jorge Rosa Filho estava acompanhado pelo superintendente da agência do BRDE no Paraná, Paulo Cesar Starke Junior, e foram recebidos pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.
 
Cooperativas – O dirigente disse que o programa, inicialmente, poderá atender as pequenas e médias cooperativas do Estado, mas salientou que a direção do banco está se mobilizando para que seja também oferecida uma linha de financiamento para as cooperativas que tenham receita acima dos R$ 90 milhões. “Nossa visita à Ocepar tem por objetivo, além de anunciar este novo programa, convidar o presidente João Paulo Koslovski, para que junto com o BRDE, organize uma reunião para a segunda quinzena de julho, em Curitiba, para que possamos também estender às demais cooperativas paranaenses linhas de crédito para inovação”. Jorge Gomes Rosa Filho também disse que o BRDE foi a primeira instituição financeira do país credenciada para utilizar recursos oriundos do Inovacred, repassados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), braço inovador do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior (MDIC). “Pretendemos financiar inicialmente R$ 90 milhões em projetos de inovação de empresas da Região Sul”.
 
Avaliação – Rosa Filho aproveitou também para fazer um relato das atividades realizadas pelo banco no ano de 2012. Segundo ele, foi um ano excepcional. “Nesses 52 anos de existência do BRDE podemos afirmar que foi um ano de recordes, muito representativo na concessão de crédito, atingindo o patamar de R$ 2,9 bilhões, sendo que a agência paranaense foi responsável por mais de 50% deste total, ou seja, disponibilizamos no ano R$ 1,423 bilhões para empresas e cooperativas do Estado”, lembrou. O dirigente disse que este resultado se deve a dois fatores importantes: “primeiro a política de taxas de juros reduzidas do governo federal e pelo ambiente econômico favorável que o Paraná atravessa. Para 2013, pretendemos avançar ainda mais”, garante.
 
Primeiro semestre - Somente no primeiro semestre de 2012 o banco já realizou o repasse de R$ 700 milhões, indicando que o BRDE deverá repetir ou ultrapassar o recorde do ano anterior aqui no Estado. Jorge também lembrou que entre os principais clientes do banco estão às cooperativas do Paraná. “Ao longo de sua história o banco tem acompanhado de perto o desenvolvimento das cooperativas, quando lá atrás, financiou importantes investimentos em armazenagem e hoje contribuí para a transformação do perfil dessas sociedades em empresas agroindustriais, com dezenas de plantas instaladas e apoiadas pelo BRDE, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento, com geração de empregos e distribuição de renda”, frisou.
(Fonte: Sistema Ocepar)
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Sescoop divulga resultado da segunda etapa do processo seletivo para cargos de nível superior

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (21/6) o resultado da segunda etapa do Processo Seletivo nº 02/2013, para contratação de analista de Comunicação Visual, de Suporte e Secretária Executiva.

Os candidatos aprovados nessa fase participarão de entrevista técnico-situacional, que ocorrerá nas próximas segunda e terça-feira (24 e 25/6), no Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul – SAUS - Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.
 
Para conhecer o resultado da segunda etapa e obter mais informações sobre a terceira, clique aqui. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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Sescoop/BA promove troca de experiências entre cooperativas do ramo agropecuário

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Salvador, 21/6/2013 - Sempre buscando o aperfeiçoamento do cooperativismo, o Sescoop/BA tem estimulado a troca de experiências entre as cooperativas e a realização de visitas técnicas, intercâmbios e mesmo a intercooperação, que promove negócios entre as cooperativas. Agora em junho, mais uma experiência bem sucedida se concretizou, com resultados muito positivos para cooperativas do ramo agropecuário. Foi a visita técnica realizada pela cooperativa Ser do Sertão, do município de Pintadas, às cooperativas Cooperfarms (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e Unibahia Sociedade Cooperativa, todas do município baiano de Luis Eduardo Magalhães.

A delegação, composta por quatro dirigentes, iniciou a visita pela Cooperfarms, onde assistiu a uma apresentação sobre a estrutura, gestão e procedimentos rotineiros da cooperativa, que congrega produtores de soja, milho, sorgo e algodão do oeste. Na sequência,  foi a vez do grupo ir à Unibahia e visitar o laboratório e centro de pesquisa da fibra do algodão, onde é feito o estudo da semente e a previsão da produtividade. Finalmente, a delegação foi à Cooproeste, onde conheceu seus dois laboratórios e a análise dos processos de germinação e plantio do café, além da degustação.
 
De acordo com a presidente da Cooperativa Ser do Sertão e integrante da delegação, Nereide Segalo Coelho, havia uma necessidade de encurtar as distâncias entre as cooperativas do ramo agropecuário e abrir espaço para o intercâmbio. “A gente não conseguia dialogar com as cooperativas e com o intercâmbio conseguimos e foi muito bom, muito gratificante”.  Para Nereide, o programa possibilitou uma reflexão sobre como melhorar o trabalho realizado na Ser do Sertão. “Com as visitas e os exemplos, percebemos que é preciso investir em inovação tecnológica, em equipamentos e buscar conhecimentos. Além disso, fortalecemos ainda mais a ideia de responsabilidade e de que somos capazes de melhorar sempre”.

(Fonte: Sistema OCB/BA)

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CMN regulamenta Depósito Interfinanceiro Vinculado ao Crédito Rural

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São Paulo, 19/06/2013 - Um novo instrumento criado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) tende a agilizar a concessão de crédito por parte das cooperativas agrícolas do país. Nesta terça-feira (18/06), o órgão regulamentou o chamado Depósito Interfinanceiro Vinculado ao Crédito Rural (DIR). O instrumento visa a facilitar a transferência de recursos do sistema nacional de crédito rural dos bancos para as cooperativas. "Era um sonho antigo nosso", afirma Dilmar Antônio Peri, gerente de produção da Credicoamo, braço de financiamento da Coamo, maior cooperativa do país, com sede em Campo Mourão, no Paraná.

Peri explica que as cooperativas já captam recursos junto aos bancos, por meio de um instrumento conhecido como cédula totalizadora (ou cédula-mãe) - uma espécie de carta de crédito, com base na qual a cooperativa pode oferecer empréstimos aos agricultores.

A liberação do dinheiro só acontece, porém, quando a cooperativa apresenta a relação e a documentação dos agricultores a serem contemplados. Segundo o gerente, o processo demora até 15 dias. "É um período no qual o produtor fica descoberto, sem seguro", observa ele.

Com o DIR, explica Peri, as cooperativas passam a captar o recurso diretamente dos bancos, sem a necessidade de apresentar a lista dos tomadores. "A partir de agora, quando o produtor assinar o financiamento, o dinheiro já estará disponível", diz.

Com o novo instrumento, os bancos também devem ter mais facilidade para cumprir as exigências em relação ao crédito rural. Os bancos são obrigados a direcionar 34% dos depósitos à vista para o financiamento agrícola, uma tarefa difícil para instituições menores ou com pouca penetração nas zonas rurais. Quem não cumpre a exigência tem de deixar o recurso depositado por 12 meses no Banco Central, sem remuneração.

Os recursos do sistema de crédito rural possuem juros controlados, e os bancos não podem cobrar spread. Para financiar a safra 2013/14, está prevista a liberação de R$ 136 bilhões com taxas de 1,5% (nas linhas disponíveis para a agricultura familiar) a 5,5%, conforme o Plano Agrícola e Pecuário anunciado este mês. Segundo Peri, a Credicoamo capta cerca de R$ 700 milhões do sistema de crédito rural junto a bancos de pequeno e grande porte. O recurso é repassado a aproximadamente sete mil produtores. (Gerson Freitas Jr. | De São Paulo – Valor Econômico)

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Sescoop convoca 2ª classificada para cargo de Analista de Formação do processo seletivo 1/2013

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca a segunda classificada para o cargo de Analista de Formação e Qualificação Profissional, do Processo Seletivo 01/2013 a apresentar os documentos admissionais nesta sexta-feira (21/6), às 15h.

Outras informações estão descritas neste comunicado oficial. O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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Sescoop convoca 3º classificado para cargo de Técnico de Apoio Administrativo

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o terceiro classificado para o cargo de Técnico, na função Técnico de Apoio Administrativo, do Processo Seletivo 05/2012 a apresentar os documentos admissionais nesta quinta-feira (20/6), às 15h.

Outras informações estão descritas neste comunicado oficial. O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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I Caminhada Cooperativista marca comemorações ao Dia Internacional do Cooperativismo

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Salvador, 19/6/2013  - Destacar a importância do cooperativismo, além de aumentar a consciência pública e disseminar os valores cooperativistas. Com este objetivo, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e o SESCOOP/BA (Serviço Nacional do Cooperativismo do Estado da Bahia) promovem a I Caminhada Cooperativista em prol da qualidade de vida, saúde e meio ambiente, no dia 07 de julho, às 7h30, no Dique do Tororó. O evento acontece em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo.

O evento – destinado aos dirigentes, cooperados, funcionários das cooperativas baianas,  e seus familiares e a sociedade em geral  – terá início com o credenciamento dos participantes e entrega de kit, seguido por atividade de alongamento e preparação para a caminhada. O percurso é de cerca de 2,6 km e deve contar com atividades diversas, realizadas pelas cooperativas que estão confirmando sua participação.
 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3421-5814 e 3421-5811.
 
Dia Internacional do Cooperativismo
Comemorado mundialmente sempre no primeiro sábado do mês de julho, o cooperativismo é responsável pela viabilização econômica de seus associados, melhoria do bem-estar das pessoas, inserção sociocultural da família, formação, educação e justiça social dos seus integrantes, colaborando para um mundo melhor.
 
No âmbito mundial, o cooperativismo teve a sua importância reconhecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, que declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e reconhecendo o seu trabalho para a redução da pobreza, geração de empregos e renda e integração social dos cooperados e da comunidade onde atuam.
 
As cooperativas são organizações democráticas que atuam em diversos segmentos econômicos, prestando inúmeros serviços à população e gerando benefícios para toda a sociedade. Na Bahia, as cooperativas se organizam através da OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia) e do SESCOOP/BA (Serviço Nacional do Cooperativismo do Estado da Bahia), entidades reconhecidas pela Lei como representantes oficiais do sistema cooperativista brasileiro no estado.
 
As inscrições já estão abertas no Portal www.bahiacooperativo.coop.br
(Fonte: Sistema Oceb/Sescoop-BA)

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Mercado e regulamentação do setor energético estarão em debate, em Curitiba

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O Sistema Ocepar promove, no dia 4 de julho, o Fórum de Energia, com a participação de gestores, engenheiros eletricistas e profissionais das cooperativas do Paraná. Será na sede da entidade, em Curitiba, das 9h30 às 17h.

As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de junho, com o agente de Desenvolvimento Humano da cooperativa, por meio do site www.paranacooperativo.coop.br.

Programação – Detalhes sobre o mercado livre de energia elétrica serão repassados no evento por Luis Gameiro, da Trade Energy. Depois, o professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Positivo, Franklin Kelly Miguel, vai falar sobre a regulamentação tarifária do setor elétrico.

Haverá ainda a apresentação de palestra sobre as ações do Crea-PR nas áreas de engenharia elétrica e eficiência energética, com Sérgio Luiz Cequinel Filho. Já Rodrigo Augusto Neves, da WEG Equipamentos Elétricos, vai tratar do tema “Motores: oportunidades de redução de custos operacionais”.

Mais informações podem ser obtidas com Sílvio Krinski (41-3200 1112 /   Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) e Leandro Macioski (41-3200 1128 /   Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.).

Clique aqui e confira na íntegra a programação do Fórum de Energia
(Fonte: Sistema Ocepar)
 

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Conab vai construir armazém para 100 mil toneladas de grãos em Goiás

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Brasília, 18/6/2013 - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai investir R$ 30,5 milhões na construção de um armazém com capacidade para estocagem de 100 mil toneladas de grãos na cidade de Anápolis (GO) e na reforma de outros seis armazéns já existentes em Goiás.

Segundo a Conab, o novo armazém tem localização estratégica e servirá de apoio para escoamento da produção tanto em direção aos portos da região Sul quanto para os portos das regiões Norte e Nordeste. A empresa irá reformar os armazéns situados em Goiânia, Itapuranga, Palmeira de Goiás, Paraúna, Pontalina e Rio Verde. Atualmente, a capacidade estática de armazenagem de Goiás é de 13 milhões de toneladas.

Por meio de nota, a Conab lembra que no início deste mês a presidente Dilma Roussef, ao lançar o Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, também anunciou o Plano Nacional de Armazenagem, que prevê investimentos de R$ 500 milhões em todo o País, dos quais R$ 350 milhões serão destinados à construção de 10 novos armazéns e R$ 150 milhões para reforma dos já existentes.

Entre as melhorias previstas estão a reforma das instalações internas e externas, a ampliação das capacidades, com a troca por equipamentos mais modernos e outros. Com as medidas, a capacidade estática de armazenagem pública do Brasil passará de 1,96 milhão para 2,81 milhões de toneladas.

Para viabilizar o Plano Nacional de Armazenagem, a Conab irá contratar o Banco do Brasil para atuar na gestão e fiscalização das obras de construção e modernização dos armazéns, conforme autorização da Medida Provisória nº 619, assinada no último dia 6 de junho. A partir desta semana, técnicos do Banco irão visitar, em conjunto com os profissionais da Conab, as unidades que serão revitalizadas.
(Fonte: Estadão Conteúdo)
 

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Sescoop-PA contribui com a formação do jovem Aprendiz Cooperativo

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Belém, 18/6/2013 - Investir no Programa Aprendiz Cooperativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop- PA), é investir na formação profissional e cidadã de jovens. Neste mês de junho, aconteceu a formatura da 1ª turma do Programa Aprendiz Cooperativo, em Belém. “Me sinto orgulhoso por ter percorrido todo este trajeto, cresci profissionalmente e pessoalmente. Hoje me sinto apto a começar a trilhar meu caminho no mercado de trabalho. Minha visão agora é diferente, aprendemos a nos portar na vida, a encarar desafios. E agora posso contribuir com a sociedade. Valeu muito a pena o aprendizado, a oportunidade e a formação do Sescoop-PA  que garantiu tanto conteúdo e embasamento. Além de ganhar  também em auto-estima, minha família está muito orgulhosa com o meu desempenho”, disse Mateus Fonseca Assis, 17 anos, aluno do programa.

Durante um ano, mais de 30 adolescentes concluíram com sucesso o Programa Aprendiz Cooperativo.  Mateus é um destes jovens que iniciaram a vida profissional na Cooperativa Unimed. Os aprendizes tiveram acesso a aulas de Informática Básica, Empreendedorismo, Introdução à Administração, Matemática Financeira, Formação Pessoal e Cooperativismo, Ética e Cidadania, etc.

Elizabete das Graças Monteiro Fonseca, avó do aprendiz Mateus disse estar muito feliz por ver ele bem encaminhado, "vejo que ele se tornou um jovem responsável, que teve um aprendizado importante. Ser um aprendiz, deixou ele mais maduro e foi uma oportunidade única que com certeza será fundamental para a vida toda e também para o currículo dele no mercado de trabalho".

O Programa do Sescoop foi apresentado nacionalmente para as unidades estaduais em dezembro de 2011, e está sendo executado pela primeira vez em Belém, com a parceria da Amazônia RH. O Pará é o estado pioneiro da região Norte a implantar o Aprendiz Cooperativo.

“Esta é a primeira turma do norte do país. Entendo que essa formação é uma preparação para a vida. Temos que investir no conhecimento. Neste momento, agradeço profundamente a equipe do Sistema OCB/Sescoop-PA que trabalhou com empenho e compromisso para o desenvolvimento deste Programa no estado. Somos a liderança na região e isso é fruto de um trabalho árduo, conquistando espaços,  atuando com responsabilidade social e estimulando na geração de emprego e renda. O Sistema cooperativista está de portas abertas porque aqui temos jovens compromissados. Continuem se preparando. A única mudança possível é pela educação”, disse o presidente do Sistema OCB/Sescoop-PA, Ernandes Raiol.

O Programa Aprendiz Cooperativo, que viabiliza o cumprimento da lei da aprendizagem pelas cooperativas e unidades estaduais do Sescoop, já iniciou a segunda turma de aprendizes em Belém, no último mês de maio deste ano. Participam do Programa, jovens entre 16 e 24 anos. A capacitação tem duração de um ano e garante oportunidade e inclusão, principalmente, para jovens de escolas públicas de Belém.

“É gratificante contribuir para que este sonho esteja sendo realizado. Trouxemos este programa para o estado na intenção que essa oportunidade atingisse a comunidade. Os concluintes estão de parabéns por dar valor a este certificado que vai valer para sempre. Hoje o sistema cooperativista está sendo amplamente reconhecido e juntamente com os jovens faremos um Pará melhor, profissionalizado, honesto e trabalhador”, comemora Manoel  Teixeira, Superintendente do Sistema OCB/Sescoop-PA.

Marco Freitas e Fernanda Zacarias estão entre os alunos que se destacaram, no curso em nível de frequência, participação em aula e iniciativa. “Olhamos a trilha percorrida e a meta alcançada: vencemos! Nos enriquecemos com o conhecimento adquirido. Somos gratos pela oportunidade concedida e com a certeza de que continuamos sendo aprendizes em toda a nossa carreira, disse Fernanda.

Atualmente, o Programa proporciona às cooperativas Unimed Belém e Camta (Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açú) a qualificação profissional dos seus aprendizes. Em Belém, as aulas são na sede do Sistema OCB/Sescoop-PA (Tv. Humaitá 2778).

Para um conteúdo teórico de 500h, maior até mesmo do que uma especialização ou um MBA, foi formada uma equipe com 14 instrutores, entre eles, Eliz Carvalho e Elizabete Santos, sócias e coordenadoras da Amazônia RH. Para Elizabete,” a formatura é um sonho, uma etapa vencida com sucesso. Acompanhamos a evolução  e o amadurecimento destes jovens guerreiros. Agora cada um vai seguir seu caminho, que desejamos seja de muito sucesso.”

“Estamos com a sensação de dever cumprido. Minha expectativa é que esta primeira turma sirva de exemplo para as outras que virão, tanto no nível de aprendizado como no profissional. Pela fundamentação teórica extensa, o Sescoop-PA está de parabéns pelo conteúdo, os aprendizes saem com um grande diferencial no mercado, Eliz.

Participaram ainda do evento, a representante da Unimed Belém, Michele Prazeres; o vice-presidente da OCB, Ivan Costa; o representante da Cooperativa Camta, Celso Takeo; professores da Amazônia RH, juntamente com a instrutora homenageada, Rebeca Cabral; gerentes e funcionários do Sescoop-PA.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PA)

 

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Sescoop convoca 2ª classificado para cargo de Advogado do processo seletivo 5/2012

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o segundo classificado para o cargo de Advogado, do Processo Seletivo 05/2012 a apresentar os documentos admissionais nesta terça-feira (17/6), às 11h. Outras informações estão descritas neste comunicado oficial.

O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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Sescoop vai a Paraíso do Tocantins conhecer Núcleo Feminino de Cooperativismo

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Palmas, 17/6/2013 - O Núcleo Feminino de Cooperativismo Tocantinense de Paraíso do Tocantins, ligado ao Sicoob/Credipar, já é referência. Neste mês, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), representado pela analista de Formação e Qualificação Profissional Adalgisa Maia, conheceu de perto como funcionam as reuniões de mulheres na diretoria do Núcleo.

De acordo com a presidente do Núcleo Feminino, Neuza Helena, hoje o núcleo possui mais de 50 mulheres associadas e a diretoria é composta por 19 representantes. “Reunimos em 2010 com objetivo de conhecer e entender como é o funcionamento do cooperativismo. Hoje o Núcleo deu tão certo que nós mulheres somos o elo da cooperativa com o cooperado, estando presente em todas as ações da cooperativa”, disse Neuza.

A analista Adalgisa enfatizou a importância de ver, pessoalmente, como funciona na prática a composição e o trabalho do Núcleo Feminino de Paraíso do Tocantins. “Vim verificar de perto qual é o diferencial desse Núcleo, pois ele funciona e já fez várias ações em benefício dos cooperados e da comunidade. Nosso objetivo é levar a experiência para outros municípios e Estados”, frisou Adalgisa.

Para Gerente Técnica do Sescoop Tocantins, Fabrícia Cyrillo, a proposta Sescoop Nacional é de conhecer o trabalho desenvolvido na ponta. “O recurso para fomento da ideia veio através do projeto de organização do quadro social em 2010. Então nada mais justo ela vim conhecer o que é fruto do recurso aplicado. Hoje o papel do Núcleo é ser um órgão consultivo da cooperativa”, afirmou.

Saiba mais - O Núcleo segue os princípios de: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade. A primeira diretoria foi formada em março de 2011.

Com objetivo de discutir diversos assuntos entre eles os  financeiros as mulheres que hoje são consideradas embaixadoras do Sicoob/Credipar já participaram de diversos cursos de qualificação, e intercambio no Estado no Rio Grande do Sul. Atualmente uma turma está participando de uma formação na Capital do Tocantins.
(Fonte: www.surgiu.com.br
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PDGC, também, no ramo transporte

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Rio de Janeiro, 17/6/2013 - As principais dificuldades encontradas pelas cooperativas estão relacionadas com questões sobre gestão e governança. Nas cooperativas de táxi a situação não é diferente. Visando o fortalecimento do segmento, o Sistema OCB/Sescoop-RJ apresentou, durante o Fórum Permanente do Ramo Táxi, no dia 12 de junho, o Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). A Coomit, de Itaguaí, foi a primeira a aderir ao programa.

O coordenador de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ, Luiz Cláudio Gomes, apresentou o projeto aos presidentes e cooperados. “O programa teve seu início em 2013 e produzirá um diagnóstico de gestão com base no MEG (Modelo de Excelência em Gestão) reconfigurado para as Sociedade Cooperativas, fruto de uma parceria entre o Sescoop e a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade). De posse do relatório final apresentado no encerramento do diagnóstico, as oportunidades de melhoria serão destacadas para a cooperativa e a partir daí o Setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ orientará o desenvolvimento de um Plano de Melhorias onde atuará juntamente com a Cooperativa”, afirmou.
 
As cooperativas já estão aderindo ao Programa. A Coomit Rádio Táxi, de Itaguaí, aderiu logo após o término da apresentação. Com mais de 20 anos de existência e 88 associados, a cooperativa está passando por alguns problemas na área de gestão. Segundo o diretor administrativo e comercial, Marcelo Euzébio, o PDGC veio na hora certa. “Participo dos Fóruns e tive a orientação de outros colegas para acompanhar as reuniões. Estamos um pouco despreparados e queremos encontrar um caminho certo para a cooperativa. Além disso, ter uma pessoa que entenda de verdade os processos de gestão de uma organização como a Coomit e o PDGC chegou na hora certa”, destacou.
 
A expectativa de Marcelo é que, após o Programa, a cooperativa esteja totalmente competitiva no mercado. “A finalidade da nossa adesão é ter uma cooperativa sem problemas. E, como consequência, mais competitiva no mercado. Esse programa é importante para toda a categoria. A gestão é imprescindível para o desenvolvimento e esta oportunidade dada através do PDGC é única, recomendarei aos meus colegas”, finalizou.
 
Saiba mais - O PDGC tem como finalidade promover a adoção de boas práticas de gestão e governança visando a autogestão dos empreendimentos cooperativistas, para que as mesmas tenham condições de se manterem e concorrerem em pé de igualdade no mercado com empresas privadas. Ele é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop e oferece os seguintes resultados potenciais: melhoria em processos e produtos, na produtividade e competitividade, no desempenho, promove a flexibilidade frente às mudanças e reduz os custos.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-RJ)

 

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Unicred Recife realiza inscrição no PDGC

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Recife, 17/6/2013 - A Unicred Recife acaba de se inscrever no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), firmando a participação na segunda etapa do programa de monitoramento do Sescoop.  A metodologia do programa é baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Dentre os seus objetivos, o programa busca ampliar a competitividade do segmento cooperativista no mercado e melhorar as práticas de gestão.

A iniciativa integra o conjunto de ações da área de monitoramento do Sescoop, que possui metodologia específica voltada ao acompanhamento da gestão das cooperativas. O PDGC contribui para que a cooperativa possa ter um retrato da situação da gestão em diversos aspectos, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, processos, resultados, dentre outros.

Para o diretor-presidente da Unicred Recife, Floriano Quintas, o PDGC pode contribuir bastante para os próximos avanços da cooperativa: “A médio e longo prazo, esperamos um resultado no âmbito da excelência da gestão, incluindo a formação de novos lideres e um envolvimento cada vez maior dos colaboradores e dos cooperados nos planos de ação”, afirmou. A cooperativa completa 20 anos no próximo dia 19 de julho e busca investir cada vez mais no aperfeiçoamento. “O programa é novo e a diretoria executiva optou por inscrever a Unicred Recife para garantir a adoção de boas práticas de gestão na nova governança, de forma que a cooperativa possa obter bons resultados e se destacar no mercado”, frisou.

A Unicred Recife possui o menor índice de inadimplência do Sistema Norte e Nordeste: menos de 1%; além de R$ 136 milhões em ativos e patrimônio líquido de quase R$ 40 milhões. “Com o PDGC, teremos condições de definir melhor as estratégias de planos de trabalho, os processos e os resultados no âmbito do atendimento ao cliente. Tudo isso envolve uma gestão altamente eficiente e adesão total do quadro social”, concluiu.

Após realizar a inscrição no PDGC pelo site ou diretamente no Sescoop/PE, com o atendimento dos critérios estabelecidos no questionário, as cooperativas pernambucanas podem também fazer a inscrição no Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão, lançado este ano, um reconhecimento às boas práticas de gestão das cooperativas que prevê as faixas de reconhecimento: bronze, prata, ouro e “Destaque Governança”.

Os 150 primeiros colocados participarão de um workshop voltado à construção de planos de melhorias no âmbito da gestão, com orientação de profissionais da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). As inscrições encerram no dia 12 de julho e podem ser feitas pelo hotsite do prêmio ou diretamente no Sescoop/PE.(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PE)

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Credija conquista 20 mil sócios

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Araranguá, 13/06/2013 - Mais de 20 mil associados estão ligados ao Sicoob/SC Credija, Os números foram registrados ainda no último mês - maio de 2013. Segundo o presidente Wolni José Walter, a conquista é resultado da credibilidade e confiança que a Credija passa às comunidades onde está presente. A cooperativa detém um patrimônio de mais de R$ 32 milhões e disponibiliza mais de R$ 100 milhões em operações de crédito.

Ainda em maio, a diretoria inaugurou, no município de Sangão (SC), a 14ª agência, com o objetivo de atender uma população de 12 mil habitantes. Ante disso, a comunidade dependia de instituições financeiras de municípios vizinhos.

Metas - Para este ano, a meta é executar as propostas previstas para 2012, como a redução das taxas de juros de diversas linhas de crédito - uma das ações prioritárias. A ideia é diminuir para o associado os custos financeiros, possibilitando investir mais e ter uma melhor condição de vida.

"Para o nosso agricultor, ampliamos o crédito agrícola principalmente linhas de investimentos a longo prazo, inclusive para a compra de caminhonetes que serão utilizadas  na agricultura", destaca o presidente. (Com informações da Credija) 
 

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Mário Sérgio Cortella apresenta palestra no MS

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Para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho, o Sistema OCB/MS traz uma programação especial, com palestra de Mário Sérgio Cortella, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua apresentação será focada no tema “Qual é a tua obra? – inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”. O evento ocorrerá no dia 4 de julho, no auditório Dom Bosco, na capital Campo Grande, às 19h, e será aberto ao público.

Na palestra, Cortella abordará a temática de um livro de sua autoria, mantendo sempre o papel do líder como pano de fundo. Ele explica porque o trabalho ainda é tratado como uma espécie de castigo, e porque é necessário mudar este conceito pela ideia da realização de uma obra. Para ele, o cooperativismo não é apenas um modo de fazer negócios e organizar a produção, mas sim um jeito de viver, uma filosofia de vida.
 
“Nossa obra é a proteção da vida coletiva, isto é, da capacidade de levar a vida, todos juntos, cooperando e, portanto, impedindo que o egoísmo e a ruptura da convivência estilhacem nossa esperança de vida em conjunto. Que as pessoas levem a ideia que, de fato, a vida é curta para ser pequena e a gente a engrandece quando a reparte”, destaca Cortella.

Reforçando o 7º princípio do cooperativismo, Interessa pela comunidade, os convites poderão ser adquiridos com a doação de alimentos não-perecíveis, que serão entregues a entidades beneficentes. Poderão ser doados os seguintes itens: uma lata de leite em pó (400 gr), cinco quilos de arroz, cinco quilos de açúcar ou três quilos de feijão. Para mais informações, acesse o site da organização estadual – www.ocbms.org.br. (Com informações do Sistema OCB/MS)
 

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