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Edição 2013 do Fórum de Aspectos Legais terá ênfase no ramo crédito

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No próximo dia 21 de junho, o Sescoop/SP realizará a 12ª edição do Fórum de Aspectos Legais do Cooperativismo, evento que tem como objetivo promover a discussão e reflexão jurídica dos assuntos relevantes ao universo cooperativista. Em 2013, o Fórum terá como foco o Ramo Crédito, abordando temas importantes para o desenvolvimento do ramo com segurança jurídica.

Ao longo do dia, a estrutura sindical, a extensão do ato cooperativo e a jornada do empregado da cooperativa estarão na pauta e em discussão no XII Fórum de Aspectos Legais do Cooperativismo. Líderes e advogados do cooperativismo de crédito acompanharão palestras que refletirão assuntos ligados às áreas trabalhista, sindical e tributária das cooperativas.
 
Na programação do Fórum, palestras com os advogados João Muzzi, Tiago Muzzi, José Jardim, José Eduardo Miranda, Luiz Alberto e Paulo Cruz, entre outros.
As inscrições prosseguem até próximo dia 14 de junho. O Fórum acontece no auditório da Casa do Cooperativismo, em São Paulo.
(Fonte: Ocesp)

 

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Programa pode melhorar produtividade e reduzir custos de cooperativas

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Maior produtividade, qualidade no atendimento, competitividade e redução de custos. Estes são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), lançado nesta segunda-feira (6/5), em João Pessoa.Representantes de 17 cooperativas e instituições ligadas ao setor participaram do lançamento, promovido pelo Sescoop-PB. Durante o evento, também foi apresentado o Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão, que vai premiar as cooperativas brasileiras que atingirem os melhores resultados no Programa.).

A metodologia do PDGC foi apresentada aos participantes do evento pela gerente de Monitoramento e Gestão das Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, do Sescoop Nacional. Ela orientou sobre o cadastro no Programa, as etapas e os resultados esperados, fazendo demonstrações com os instrumentos de avaliação disponibilizados no hotsite do PDGC.

A primeira etapa do Programa é o preenchimento do questionário de Diagnóstico, que avalia o desempenho da cooperativa no tocante ao atendimento da legislação e no tocante às boas práticas de gestão. Na segunda fase, as cooperativas fazem uma Autoavaliação, respondendo questões relativas à governança e gestão. Após o cumprimento de cada etapa, o Sistema gera um relatório para a cooperativa, revelando seus pontos fortes e oportunidades de melhorias. O relatório da segunda etapa apresenta, ainda, um indicador e um gráfico de desempenho.

“Em 2014, a cooperativa já poderá se avaliar comparando os dados com o ano anterior. Também será possível comparar-se com a média do ramo e com a média nacional”, revelou. Susan Miyashita destaca que os relatórios devem servir como orientação no planejamento das ações das cooperativas e que isto pode trazer resultados como melhorias nos processos e produtos, mais produtividade e competitividade, redução de custos, mais flexibilidade e qualidade no atendimento.
 
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB, André Pacelli, ressaltou a importância do Programa para o desenvolvimento do cooperativismo paraibano e para a atuação da instituição. “O PDGC vai direcionar as ações e os pedidos de capacitação que as cooperativas demandam das áreas finalísticas do Sescoop-PB”, destacou Pacelli.
 
O evento contou com representantes do Projeto Cooperar, Programa Paraibano de Qualidade (PPQ), Consplan e cooperativas dos ramos de crédito, agropecuário, transportes, especial, saúde, produção e educacional.
 
Expectativa positiva - O consultor do Projeto Cooperar, Cauby Pita, acredita que o PDGC pode contribuir para uma melhor aplicação dos recursos públicos investidos nas cooperativas paraibanas. “O Projeto Cooperar, recentemente, investiu R$ 4 milhões em projetos de 18 cooperativas e a questão da gestão destes recursos tem nos preocupado bastante. Acredito que o PDGC pode ajudar as cooperativas a aplicar bem estes recursos e dar sustentabilidade a estes projetos”, afirmou.
 
O PDGC também foi bem recebido pelos representantes das cooperativas presentes no evento. “Tudo o que vier para aprimorar conhecimentos e alavancar nossos negócios, sempre será muito bem vindo. O Programa tem um material muito simples, de fácil aplicação e certamente gera muita expectativa”, afirmou Rita de Cássia da Penha Rodrigues, diretora administrativa da Cooprev.
 
Metodologia e experiências - A metodologia do Programa foi criada pelo Sescoop Nacional em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). De acordo com a gerente, cooperativas de estados como Minas Gerais, Alagoas, Tocantins e Acre já estão desenvolvendo o Programa e identificando oportunidades de melhoria.  ”O Programa convida as cooperativas a crescer juntas para o fortalecimento do setor. Não se pode deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”, afirmou Susan Miyashita.
(Fonte: OCB/Sescoop-PB)
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Sescoop abre processo seletivo para profissionais de nível superior

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Está aberto o Processo Seletivo nº 02/2013 do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) para a contratação de profissionais de nível superior. A seleção abrange uma vaga para os cargos de analista de Suporte, Comunicação Visual e Secretária Executiva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio. Para saber como proceder e conhecer as atribuições necessárias às funções, acesse o Comunicado de Abertura. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop. 

 
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Sicredis Sudoeste e Vale se unem e fortalecem a marca Sicredi em Goiás

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No último dia 1° de maio, Dia do Trabalho, os associados das cooperativas Sicredi Sudoeste GO (ex-Sicredi Verde GO, de Rio Verde) e Sicredi Vale GO (de Quirinópolis) tomaram uma decisão histórica: uniram-se estrategicamente para fortalecer a marca Sicredi em Goiás. Agora, sob o nome Sicredi Sudoeste GO, as cooperativas somam uma força de aproximadamente 5 mil associados, R$ 50 milhões em recursos, R$ 70 milhões em ativos e um patrimônio de R$ 15 milhões, com duas unidades de atendimento.
 
Em breve, haverá abertura de nova unidade em Jataí, expansão que seguirá para outras cidades da região Sul de Goiás. Para o presidente do Sicredi Vale GO, Enio Freitas de Sene, “a maturidade do quadro social e a forma com que cada conselheiro conduziu este assunto na sociedade permitiu que todos enxergassem a viabilidade de melhoria aos associados e suas demandas”.
 
O presidente do Conselho de Administração da nova Sicredi Sudoeste GO, Paulo do Vale, elogiou a “maturidade” dos associados de ambas as cooperativas, agradeceu especialmente o apoio dos conselhos de administração e fiscal e “principalmente aos colaboradores que estão trabalhando na busca de um atendimento de qualidade e diferenciado do modelo tradicional, fazendo com que o sistema cooperativo seja reconhecido pela sua essência e natureza”. 
 
Mudanças – Na ocasião foi deliberada a reforma e atualização do estatuto social, bem como o preenchimento dos cargos vagos no Conselho de Administração do Sicredi Sudoeste GO, que passa a contar com o trabalho e a representação dos conselheiros Ilnélio Martins de Medeiros, Joaquim Sardinha Júnior e Naelia Candida Rosa Caiado Fleury.
 
O vice-presidente da central Sicredi Brasil Central, Sadi Masiero, falou sobre suas experiências na questão da união de cooperativas de crédito e afirmou que a decisão dos cooperados demonstra que a cooperativa e suas unidades desejam e querem crescer. Masiero parabenizou a todos pela decisão, colocou a central regional do Sicredi à disposição e disse que em pouco tempo, “todos irão sentir a diferença e a robustez dos números que a cooperativa irá apresentar”.
 
Para finalizar, o superintendente de Desenvolvimento da central, Zeir Ascari, reafirmou sua confiança no crescimento do Sicredi na região e no estado de Goiás, “ainda mais com a abertura de mais um ponto de atendimento na cidade de Jataí”. Ascari reafirmou a crença de que em 2014 a cooperativa avançará ainda mais.
(Fonte: Sicredi Sudoeste GO)
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Presidente da Fiep busca maior aproximação com o cooperativismo

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O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, no final da manhã desta sexta-feira (03/05), com o propósito de discutir meios que viabilizem maior aproximação entre as entidades. Ele lembrou que ambas integram o G7, atualmente coordenado pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e que o momento é oportuno para que todas as federações que fazem parte do grupo atuem de forma conjunta, no sentido de potencializar as ações. 

“Nós estamos vivendo um bom momento dentro do nosso grupo G7, que contempla todas as entidades que representam a produção do Estado. Há um diálogo muito franco entre nós e devemos buscar intensificar a nossa integração, ver o que podemos fazer em conjunto pois, dessa forma, vamos ter muitos ganhos, principalmente otimizando recursos humanos e financeiros, de forma que o nosso estado e nossa população também ganhem com isso”, disse.

Novas oportunidades - De acordo com Campagnolo, a inovação é uma das áreas em que já existem ações conjuntas entre a Ocepar e a Fiep e que, agora, novas oportunidades de parceria entre as duas estão sendo levantadas dentro do projeto voltado a delinear as rotas estratégicas do Paraná. “O nosso observatório tem uma visão muito clara de 15 cadeias produtivas, dentre elas, a do agronegócio. Dessa forma, temos que olhar para a frente porque o nosso competidor não está  aqui no Paraná, nem no Brasil. Nosso competidor é global. Ele está no outro lado do mundo e, se não unirmos forças, seremos atropelados pelos outros”, frisou.

G7 - Além da Fiep e da Ocepar, fazem parte do G7, a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação das EmpresasTransportadoras de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

(Fonte: Ocepar)

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Dirigentes da Paraíba conhecem o cooperativismo do Paraná

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Curitiba, 3/5/2013 - “O Paraná é um exemplo em cooperativismo, por este motivo visitar o estado e, consequentemente, conhecer um pouco mais sobre a atuação das cooperativas e da organização que representa os interesses do setor foi extremamente enriquecedor”, disse o presidente do Sistema OCB da Paraíba (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba), André Pacelli, na manhã desta quinta-feira (2/5), durante visita à sede do Sistema Ocepar.

Acompanhado do diretor José Calixto da Silva Filho, Pacelli foi recebido pelo presidente João Paulo Koslovski e pelo superintendente José Roberto Ricken. Também visitaram o Paraná Marylady Medeiros da Silva, integrante do Conselho Fiscal do Sescoop/PB e cooperada do ramo saúde, e Ana Amélia Lopez Bezerra Viana, cooperada do ramo crédito. Atualmente, a OCB Paraíba representa 135 cooperativas que possuem 45 mil cooperados e 7 mil funcionários nos mais diversos ramos de atuação.

Apoio às cooperativas- Participaram ainda da reunião, os gerentes de Desenvolvimento e Autogestão, Gerson Lauermann, de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche, os coordenadores Administrativos, Claudiomiro Rodrigues,  da Ocepar, José Ronkoski, do Sescoop/PR, coordenador de Comunicação e Marketing, Samuel Milléo Filho e Silvio Krinski, da gerência Técnica e Econômica.

“A visita foi muito gratificante porque nós conhecemos experiências exitosas do sistema cooperativista do Paraná e da sua liderança, que é o João Paulo Koslovski, e pudemos perceber o grande grau de envolvimento dos técnicos e colaboradores, os quais têm dado uma assistência muito forte às cooperativas do estado, com reflexos expressivos na economia do estado, então, para nós da Paraíba, só temos que agradecer a receptividade e a imersão que pudemos ter dentro do Sistema Ocepar, e nos colocamos a disposição para mostrar um pouco o que nós estamos fazendo”, disse Viana, que também é suplente na diretoria da OCB nacional, representando a região nordeste do país.

Multiplicando ideias- Já o diretor José Calixto destacou o profissionalismo com que cooperativismo do Paraná é conduzido e manifestou sua vontade em replicar experiências as quais teve a oportunidade de conhecer em sua visita. “A roda já está inventada, então, vamos tentar implantar algumas boas ideias que vimos aqui hoje em nosso estado”, comentou. O presidente João Paulo Koslovski, manifestou seu apoio à vontade dos dirigentes em multiplicar as experiências adotadas no Paraná. “Toda e qualquer iniciativa que visa trazer benefícios para o cooperativismo, tem o apoio do Sistema Ocepar. O importante é ter a iniciativa de fazer”, frisou.

(Fonte: Sistema Ocepar)

 
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Lançamento do Dia C 2013 acontece na próxima semana em BH

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Belo Horizonte, 3/5/2013 - A próxima terça-feira (7/5) marcará o lançamento oficial da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C), edição 2013. Em evento programado para um público de 100 pessoas, na Sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte, serão apresentados conceito, regulamento e as novidades do projeto, que pretende movimentar a comunidade cooperativista em torno do voluntariado em 14 de setembro.
 
A abertura do evento será às 9h, com atividades programadas para todo o dia. A agenda também inclui palestras voltadas para os representantes de cooperativas envolvidos nas ações do Dia C. O objetivo é fornecer subsídios metodológicos e motivacionais para os participantes, a fim de que adotem práticas de responsabilidade social que realmente transformem a vida das pessoas e das comunidades onde estão inseridos.
 
A coordenadora de Promoção Social do Sistema Ocemg, Cláudia Melo, adianta expectativas para o evento de lançamento. "Vamos falar sobre o objetivo da campanha, sobre a data de realização e sobre os materiais disponibilizados no kit que será enviado para as cooperativas", explicou. De acordo com a coordenadora, a proposta é aumentar a participação das cooperativas a cada ano. Para 2013, é esperada a adesão de cerca de 230 instituições.
 
Ainda durante o encontro, a especialista em Elaboração de Projetos e Gestão de Pessoas, Darlenia de Almeida Guimarães, fará uma palestra sobre o poder das cooperativas na transformação social das comunidades. Já o especialista em Administração Financeira e Análise de Sistemas, Hélvio Tadeu Cury Prazeres, tratará da importância de desenvolver atividades em grupo e sobre o "Empresariamento Solidário".
 
A participação no evento está condicionada ao cadastramento prévio. As inscrições obedecerão à ordem cronológica e podem ser feitas via fax: 31 3025 7113 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. O formulário de inscrição está disponível na seção Eventos deste portal. 
(Fonte: Ocemg)
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Unimed Cerrado e UFG apresentam projeto de cooperação técnica

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Goiânia, 3/5/2013 - O início de uma grande parceria em prol da educação, do cooperativismo, da saúde e da medicina. Assim pode ser definido o Projeto de Cooperação Técnica firmado entre a Unimed Cerrado e a Universidade Federal de Goiás (UFG) e oficialmente apresentado em uma solenidade realizada na sede da Federação, no dia 26 de abril. O projeto, que inicialmente será desenvolvido em conjunto com a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Face), prevê a promoção de cursos técnicos presenciais e à distância, cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e gestão cooperativista e ações de telemedicina e telessaúde.

O primeiro curso ministrado pela Unimed Cerrado e UFG – de Gestão de Cooperativas e Operadoras de Saúde –  teve sua aula inaugural no mesmo dia da apresentação do projeto, simbolizando a concretização da parceria, que vem sendo discutida desde 2009, quando o protocolo de intenções entre as duas instituições foi assinado pelo presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes, e pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

Durante a apresentação do projeto, o reitor ressaltou ser uma satisfação para a universidade firmar convênios como esse. Ele lembrou que as negociações para a estruturação do primeiro curso conjunto foram longas, mas garantiu que o caminho agora está aberto para a promoção de novos cursos e a ampliação da parceria com outras faculdades da UFG.

Ximenes destacou que desde 1979, quando ingressou como professor na Faculdade de Medicina, vem tentando levar a discussão sobre o cooperativismo à universidade. Ao longo destes anos, segundo ele, essa inserção foi feita de forma periférica, mas na gestão de Edward Madureira o cooperativismo ganhou um novo espaço na UFG.

“Não consegui levar o cooperativismo à universidade, mas, o reitor está fazendo melhor: trazendo a universidade ao cooperativismo”, disse. Para Ximenes, essa parceria com a UFG é muito promissora, pois vai contribuir para a difusão do modelo cooperativista de gestão, para o aperfeiçoamento e a qualificação profissional de cooperados e dirigentes cooperativistas e, através das ações de telemedicina e telessaúde, para levar informações e prestar assessoria aos médicos, principalmente, do interior de Goiás e do Tocantins.

Presenças - Participaram da solenidade, João Batista Caetano, presidente da Fundação Unimed, que também é parceria da Unimed Cerrado em ações educacionais; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, Divina das Dores de Paula Cardoso; o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Vardeli Alves de Moraes; o secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Fernando Machado; lideranças do setor cooperativista e do Sistema Unimed em Goiás e no Tocantins e convidados.

(Fonte: Unimed Cerrado)

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Recorde nas exportações das cooperativas do país no 1º trimestre deste ano

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As exportações das cooperativas brasileiras alcançaram o recorde de US$ 1,409 bilhão no primeiro trimestre deste ano, 9% mais que em igual intervalo de 2012, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As importações caíram 10,5%, para US$ 48,9 milhões, e, assim, o superávit do segmento aumentou 9,9%, para US$ 1,36 bilhão.

O açúcar refinado, carro-chefe da paulista Copersucar, liderou os embarques entre janeiro e março. No total, as vendas do produto ao exterior renderam US$ 369,3 milhões, ou 26,2% do total exportado pelas cooperativas. Em seguida aparece o café em grão, cujas exportações, puxadas pela mineira Cooxupé, foram de US$ 158,6 milhões.

Outros destaques da pauta das cooperativas no primeiro trimestre foram carne de frango (US$ 145,2 milhões), etanol (US$ 137,9 milhões), açúcar bruto (US$ 133,1 milhões), farelo de soja (US$ 99,3 milhões); milho (US$ 91,1 milhões) e carne suína congelada (US$ 49,9 milhões).

Conforme os dados do MDIC, as exportações de produtos de cooperativas brasileiras chegaram a 120 países nos três primeiros meses deste ano, ante os 118 de igual intervalo de 2012. Os Emirados Árabes Unidos foram o principal destino das vendas, com US$ 174,7 milhões, ou 12,4% do total. Estados Unidos, com US$ 135,4 milhões, e China, com US$ 107,2 milhões, completaram o "pódio" dos principais destinos no período.

Os dados do MDIC mostram que 99 cooperativas de 17 Estados do país realizaram exportações no primeiro trimestre, mesmo número registrado de janeiro a março do ano passado.

Os embarques das cooperativas de São Paulo alcançaram US$ 616,2 milhões, ou 43,7% do total, seguidos pelas vendas dos grupos do Paraná (US$ 347,3 milhões), de Minas Gerais (US$ 147,1 milhões), e de Santa Catarina (US$ 86,8 milhões). As cooperativas paranaense - a maior delas é a Coamo, de Campo Mourão, se destacam pelos embarques de carnes suína, de frango e de grãos de derivados, ao passo que as catarinenses, lideradas pela Coopercentral Aurora, são fortes em carnes.

As exportações das cooperativas no primeiro trimestre despachadas por 32 portos, aeroportos e rodovias. No mesmo período de 2012, foram 30 pontos. O porto de Santos, em São Paulo, registrou a maior receita, com US$ 821,4 milhões, ou 58,3% do total. Em seguida vieram Paranaguá, no Paraná (US$ 392 milhões), e Itajaí, em Santa Catarina (US$ 96,5 milhões).

No outro prato da balança das cooperativas, as importações caíram 10,5% na comparação entre os primeiros trimestres de 2012 1 2013, para US$ 48,9 milhões. Os principais produtos adquiridos foram insumos para fertilizantes (ureia e potássio) e maquinário em geral. A ureia representou 11,7% do total importado, ou US$ 5,7 milhões. Máquinas e aparelhos para preparação de carnes ficaram em segundo, com US$ 5,1 milhões.
 
Cooperativas de dez Estados do país realizaram importações entre janeiro e março deste ano, ante nove no início de 2012. Na relação dos principais vendedores de produtos para as cooperativas, a Rússia ficou em primeiro lugar, com US$ 5,3 milhões, ou 10,9% do total. As compras desde a Bélgica atingiram US$ 5,3 milhões.

(Fonte: Valor Econômico)
 
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Sistema Ocemg promove encontros regionais com dirigentes cooperativistas

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Belo Horizonte, 2/5/2013 - Com o objetivo de estreitar, ainda mais, o relacionamento com a base cooperativista, o Sistema Ocemg retoma, a partir de maio, o ciclo de encontros com as lideranças cooperativas do Estado. Até julho serão sete reuniões, sendo a primeira delas no dia 09/05, na cidade de Governador Valadares, no GV Center Hotel, com a participação das cooperativas de toda a região leste.

Os encontros, que contarão com a presença do presidente Ronaldo Scucato e de consultores especializados em cooperativismo, voltam num momento oportuno, para o desenvolvimento do II Plano Diretor do Sistema Ocemg, período 2013-2017.

A proposta é ouvir as necessidades dos dirigentes para então elaborar as estratégias de desenvolvimento do setor nos próximos anos. Haverá um momento de discussão dos resultados do I Plano Diretor (2009-2012) e a apresentação do processo metodológico do novo Plano Diretor, etapa que será conduzida pelo consultor Maurício Landi.

Além disso, o evento contará com a palestra "A responsabilidade dos dirigentes frente ao planejamento estratégico", ministrada pelo consultor Benedito Nunes. Logo após, os líderes partem para análise da região e ambiente de atuação de suas cooperativas, para identificar as tendências e diretrizes que nortearão a criação de estratégias e ações para o setor.

Depois de Governador Valadares, os encontros acontecem ainda nos dias 04/06 em Montes Claros, 11/06 em Uberlândia, 13/06 e 17/06 em Belo Horizonte, 02/07 em Varginha, encerrando em 11/07 na cidade de Juiz de Fora. 

As inscrições já estão abertas. Os interessados em participar do encontro de Governador Valadares devem preencher o formulário, disponível na seção eventos deste portal, e enviar ao Sistema até o dia 06/05, via fax: 31 3025 7113 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Clique aqui para mais informações. As datas de inscrição para os demais encontros ainda serão divulgadas.

(Fonte: Ocemg)
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Encerrado levantamento de dados para pesquisa sobre o cooperativismo mineiro

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Belo Horizonte, 2/5/203 - Terminou na terça-feira (30/4) o prazo para o envio da pesquisa de "Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2013". Responsável pelo trabalho, a Gerência Técnica do Sistema Ocemg iniciará, a partir de agora, a compilação de todos os dados enviados pelas cooperativas. A previsão é de que, até agosto, as informações sejam divulgadas em um dos mais amplos estudos sobre a atuação do segmento no Estado.

Foram mais de dois meses de pesquisa. Ainda em fevereiro, o Sistema Ocemg enviou a todas as cooperativas do Estado os questionários de participação. Em seguida, o serviço de telemarketing entrou em contato com as instituições para auxiliar no preenchimento dos dados. As cooperativas puderam enviar as informações pelos correios ou mesmo pela internet.

A publicação das Informações Econômicas e Sociais é organizada pelo Sistema Ocemg anualmente como base nos dados coletados com as cooperativas. O material é considerado como orientador de tendências, sendo ainda uma tradicional ferramenta de pesquisa sobre o segmento cooperativista no Estado. O censo fornece um mapeamento completo do cooperativismo incluindo ranking, contribuições do segmento para a sociedade, levantamento de investimentos, movimentação econômica, entre outros quesitos.

As cooperativas que ainda estiverem pendentes devem se informar com a Gerência Técnica nos telefones: 31 3025-7089 / 3025-7088 / 3025-7087.

(Fonte: Ocemg)

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Sescoop convoca 2ª classificado para Analista de Promoção Social

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o segundo classificado para o cargo de Analista de Promoção Social, do Processo Seletivo 01/2013 a apresentar os documentos admissionais nesta sexta-feira (3/5), às 9h. Outras informações estão descritas neste comunicado oficial.

O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.

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Estudo identifica o uso da Agricultura de Precisão no Brasil

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Brasília, 30/4/2013 - Para promover políticas públicas que impulsione a inovação tecnológica pela adoção de Agricultura de Precisão (AP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), elaborou um plano de ação que estabelece as etapas do trabalho a ser desenvolvido. A primeira fase já está em andamento com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e tem a finalidade de identificar quais indústrias, propriedades agrícolas e serviços de assistência técnica, utilizam a ferramenta.

O plano de ação propõe entre outras coisas, a criação de uma linha de apoio para AP, capacitação, difusão e extensão das técnicas, assim como, aprimorar os trabalhos que já são realizados pela Conab. Já está em curso, um levantamento estatístico que avalia o perfil dos agricultores que utilizam a ferramenta, quantos a emprega, qual área utilizada e quantos equipamentos são comercializados no país. No Mapa, os dados são organizados pela Coordenação de Acompanhamento e Promoção da Tecnologia Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (CAPTA/SDC/Mapa) sob orientação da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).

Criada em setembro de 2012, a CBAP tem o objetivo de difundir e fomentar o conceito e as técnicas da AP. A agricultura de precisão utiliza equipamentos e máquinas que fazem análise de solo e distribuem os insumos em taxas variadas. Sensores de rendimento mostram as áreas com melhor rendimento do solo e orientam para a melhor maneira de plantar. Aparelhos de GPS mapeiam e ajudam a monitorar a propriedade para adubação e uso de agroquímicos em quantidade certa para cada local. Isso evita o desperdício de fertilizantes, otimiza a colheita e proporciona sustentabilidade e competitividade ao pequeno, médio e grande agronegócio brasileiro.

Segundo o secretário da SDC, Caio Rocha, a meta do Mapa é difundir pelas lavouras, as técnicas da Agricultura de Precisão. “Queremos levar esse conhecimento, de forma ampliada e adequada por meio da tecnologia, até os agricultores para que utilizem, cada vez mais, essas ferramentas. Está comprovado que o método melhora a gestão da unidade produtiva, aumentando a competitividade, fazendo uso de técnicas sustentáveis”, disse.



(Fonte: Mapa)

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Começa hoje a Agrishow 2013

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São Paulo, 29/4/2013 - Mais de mil cooperados poderão conhecer as novidades tecnológicas do ramo agropecuário na 20ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), aberta oficialmente na manhã de hoje (29/4), em Ribeirão Preto (SP). O grupo está sendo coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de São Paulo (Sescoop/SP).

Considerada uma das mais importantes do país, a promessa para este ano é reunir 790 expositores e mais de 150 mil visitantes nos 440 mil metros quadrados do evento . Em 2012, foram registrados mais de R$ 2,150 bilhões em negócios realizados durante o evento. A expectativa dos organizadores para esta edição é de superar esta marca.

Aproveitando a expressiva participação de cooperativas agropecuárias e de crédito rural na Agrishow, o Sescoop/SP participa da Feira oferecendo aos cooperados e às cooperativas um espaço garantido para troca de informações e experiências. 
 
No estande da Casa do Cooperativismo, o Sescoop/SP divulga seus programas e ações nas áreas de Formação Profissional, Promoção Social e Desenvolvimento de Gestão para dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas. 
 
“O objetivo de nossa participação na Agrishow é contribuir para a difusão do modelo cooperativista como instrumento de organização para produtores rurais e viabilização de seus negócios”, conta Flávia Sarto, consultora do Ramo Agropecuário do Sescoop/SP. “Nosso estande vai oferecer orientação para produtores interessados na constituição de cooperativas e sobre a responsabilidade na devolução de embalagens tríplice lavadas, além de recomendações de ações preventivas na área de saúde, como uso correto de EPI etc.”.
 
Além de ser um espaço de diálogo e consulta, o estande da Casa do Cooperativismo traz uma novidade nesta edição: a apresentação de um Ciclo de Palestras com temas pertinentes ao universo cooperativista (principais mudanças no Código Florestal, Importância da Declaração Pessoa Física de Aptidão ao Pronaf, Cooperativismo, Saúde no Trabalho, Educação Financeira).
 
Números – O estado de São Paulo conta com 121 cooperativas agropecuárias, que reúnem 181.617 associados. Em 2012, as cooperativas agropecuárias paulistas lideraram as exportações em comparação com as cooperativas de outros estados, com aumento de 6% na quantidade embarcada em relação a 2011. 
(Fonte: Sescoop/SP)

 

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Ministério da Agricultura apoia a estruturação de cooperativas de pequenos produtores

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Brasília, 29/4/2013 - Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciaram na sexta-feira (26/4) a assinatura de três convênios no valor total de R$ 1,3 milhão, que serão direcionados para capacitação em cooperativismo. O anuncio foi feito durante participação na Assembléia Geral das cooperativas de crédito para Agricultura Familiar em Francisco Beltrão, no Paraná.

Em 2012, o Mapa abriu duas chamadas públicas para selecionar entidades interessadas em desenvolver projetos de capacitação em associativismo rural e cooperativismo. Foram assinados convênios com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Brasil (Arcafar Sul), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Famíliar e Economia Solidária do Estado do Paraná (Unicafes/PR).

“Os convênios servem para estimular a formação de jovens em cooperativismo e para estruturação das cooperativas de pequenos produtores”, explicou o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop/Mapa), Erikson Chandoha, durante o evento em Francisco Beltrão.

Segundo Chandoha, com a capacitação, o agricultor terá a oportunidade de aprimorar a administração das atividades do campo. “As cooperativas precisam de pessoas mais capacitadas, o que ampliará o acesso do pequeno agricultor ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é fortalecer a agricultura familiar para promover a inclusão social e econômica no campo”, salientou o diretor do Denacoop.

Para o secretário de Desenvolvimento e Cooperativismo (SDC/Mapa), Caio Rocha, é importante capacitar as cooperativas e qualificá-las para o mercado consumidor. “As cooperativas precisam ter mais acesso ao PAA, bem como aos créditos do Plano Safra, que determinam as políticas da agroindústria brasileira”, disse.
(Fonte: Mapa)
 

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Cooperativas unidas em busca de aumento de produtividade e redução de custos

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No dia 18 de abril, as cooperativas Certel Energia, de Teutônia, Certaja Energia, de Taquari, Coprel, de Ibirubá, Cermissões, de Caibaté, e Creluz, de Pinhal, reuniram-se para concretizar a aquisição em conjunto de um software que permitirá a modernização do atual sistema utilizado na gestão dos seus Centros de Operação do Sistema. Também será implantado um sistema que possibilitará o despacho e a execução de serviços em campo através de uma ferramenta integrada aos atuais sistemas das cooperativas, automatizando e otimizando os processos de atendimento.

Realizada no auditório da Certel Energia, a reunião contou com a presença de representantes da Indra de São Paulo, fornecedora da solução. Além de resultar em ganhos de eficiência, o acordo também possibilitará uma redução no valor da compra pelo fato das cooperativas estarem trabalhando de forma conjunta.

Segundo o gerente técnico da Certel Energia, Francisco Carlos Silveira de Oliveira, o objetivo é implementar soluções que venham  a aprimorar o fluxo interno dos processos de atendimento. O novo sistema também permitirá operação em tempo real das redes e subestações, monitoramento das instalações, melhoria nos indicadores de Duração Equivalente de Continuidade (DEC) e Frequência Equivalente de Continuidade (FEC), redução da energia não distribuída, melhorias em operação e na segurança do trabalho, maior controle dos processos, além de eliminar o retrabalho e, o mais importante, redução nos tempos médios de atendimento (TMA), aumentando a satisfação dos associados.

“Teremos uma gestão mais focada no despacho das ordens de serviços, com ganho de tempo e de produtividade, resultando consequentemente numa redução de custos de operação. Tudo isto só foi possível pela união entre as cooperativas envolvidas”, avalia o engenheiro eletricista.

(Fonte: Certel Energia)

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Sescoop/PE realiza visitas a secretarias de educação

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Recife, 29/4/2013 -Tendo em vista a continuidade das atividades do Programa Cooperjovem no ano de 2013, o presidente do Sescoop/PE, Malaquias Oliveira, e a coordenadora do Programa no Estado, Madalena Nascimento, realizaram, este mês, visitas aos seis municípios parceiros do Cooperjovem. O objetivo foi apresentar a proposta de trabalho de 2013 e apresentar as diretrizes do Programa às novas secretárias de Educação, tendo em vista a mudança na gestão provocada pelas últimas eleições.

Coordenadores municipais, professores, representantes das cooperativas parceiras também participaram das visitas, de maneira a reafirmar o compromisso de desenvolver as práticas da cooperação de maneira transversal nas disciplinas do currículo escolar. As secretárias de Educação receberam de forma muito positiva a visita e ressaltaram o desejo de expandir a proposta para outras escolas.

Os professores de todos os municípios destacaram a importância das capacitações de que participam por meio do Programa Cooperjovem, que auxiliam na sua formação profissional. “Esse foi um momento de apresentar e reforçar os resultados positivos alcançados por meio do Cooperjovem. A participação das cooperativas e das escolas ilustra o quanto o projeto pedagógico é positivo e a presença de seus representantes reforça o compromisso existente porque a proposta é de qualidade”, afirmou Nascimento.

A partir de agora, será encaminhado um termo de compromisso às secretárias de Educação para que elas reafirmem a parceria já existente nas gestões anteriores e possam, contribuir com a consolidação e ampliação do Programa nas escolas. Tendo em vista a presença de muitos professores novos, será necessária a realização de um alinhamento para que os projetos futuros possam ser acompanhados da melhor forma pelos docentes envolvidos.

Para isso, estão previstas 9 oficinas, com uma carga horária de 8 horas cada, para os municípios envolvidos. Intituladas oficinas de projetos pedagógicos e sequência didática, elas devem acontecer no próximo mês nos municípios de Afogados da Ingazeira, Ingazeira e São José do Egito. Em julho, estarão previstas oficinas para os professores dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jatobá e Pesqueira.



(Fonte: Sescoop/PE)

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Sescoop lança prêmio de excelência da gestão

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As melhores práticas de gestão e governança desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras serão reconhecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A instituição lançou hoje (26/4) o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão, que ocorrerá sempre em anos ímpares. “Nossa intenção é valorizar iniciativas já realizadas no setor, incentivando o aprimoramento das ferramentas adotadas pelas nossas cooperativas, com o objetivo de consolidarmos um modelo de negócio cada vez mais profissionalizado”, enfatizou o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, no lançamento da premiação, após a Assembleia Geral Ordinária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF).

“Além disso, elas terão a oportunidade de interagir de forma intercooperativa, aprimorando suas práticas de gestão e ampliando sua rede de relacionamentos”, complementou Freitas. Em seguida, o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos, ressaltou que o mesmo foi espelhado em uma iniciativa já promovida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora). “Com isso, vamos fomentar, também, um processo de reflexão no setor, no sentido de se buscar um aperfeiçoamento constante, visando à maior competitividade e espaço no mercado”, disse.

As inscrições terão início no dia 13 de maio, com término previsto para 12 de julho. As cooperativas serão classificadas conforme o seu desempenho, como Bronze, Prata e Ouro. Àquela que se destacar na faixa Ouro será a vencedora do prêmio. As 150 primeiras colocadas também participarão de um workshop de planos de melhorias organizado pelo Sescoop, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Mais informações, pelo telefone (61) 3217-1560 e pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas.      
 

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APAS 2013: Alimentos Coamo apresentam novidades para o evento

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Entre os dias 6 e 9 de maio, a linha de produtos alimentícios da Coamo por meio das marcas Coamo, Primê, Anniela e Sollus, participa no Expo Center Norte, em São Paulo, de um dos maiores encontros setor de supermercados do mundo, a APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. Neste ano, o tema do evento, promovido pela Associação Paulista de Supermercados, é “Capitalismo Consciente – prosperar construindo relações de valor para todos” – uma evolução dos modelos de gestão que se deu ao longo dos anos, em que o cruzamento dos benefícios socioambientais com os benefícios econômicos resulta em um valor compartilhado por toda a cadeia do abastecimento.

Segundo o gerente comercial de Alimentos, Domingos Marzulli, neste ano os Alimentos Coamo apresentarão na feira os novos produtos do portifólio, bem como estarão com uma equipe de funcionários e representantes para o atendimento dos clientes e visitantes. “Durante a Apas apresentaremos aos nossos clientes e visitantes o relançamento das margarinas Coamo nas versões de 250 gramas e as gorduras cake e cream. Além disso, por conta da importância do evento, representantes de toda a área de atuação dos Alimentos Coamo estarão presentes para atender os clientes e visitantes”, conta.

Para o superintendente Comercial da Coamo, Alcir José Goldoni, a feira é a oportunidade para receber, agradecer e prospectar novos clientes e, principalmente, estreitar a relação e oportunizar negócios. “Essa é a vitrine ideal, é um dos melhores momentos que temos para encontrar grande número de clientes e agradecer pela confiança depositada nos Alimentos Coamo. Também é a oportunidade de apresentar as políticas da Coamo para sua linha alimentícia”, explica Goldoni.

EVENTO – Segundo informações da organização da feira são esperados 70 mil visitantes entre empresários do setor e executivos do varejo de todo o país e do exterior durante os quatro dias de evento. Serão ao todo 68 mil m² de área de exposição, para abrigar mais de 550 expositores nacionais e internacionais. A APAS estima gerar negócios da ordem de R$ 5 bilhões. (Fonte: Coamo)

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Projeto entre Unimed Cerrado, Fundação Unimed e UFG será apresentado nesta sexta-feira

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O Projeto de Cooperação Técnica na área educacional a ser desenvolvido pela Unimed Cerrado, Fundação Unimed e Universidade Federal de Goiás (UFG), através da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face), será oficialmente apresentado nesta sexta-feira, dia 26/04. O projeto, que inclui ações, como a promoção de custos técnicos presenciais e à distância para atender às demandas das Singulares, cursos de pós-graduação e a implantação de um serviço de teleconsultoria e telemedicina voltado para os médicos cooperados que atuam no interior do Estado, será apresentado às 14 horas, em uma solenidade no Centro de Desenvolvimento Humano da Unimed Cerrado.

O evento contará com as presenças do presidente José Abel Ximenes e de diretores da Unimed Cerrado; de dirigentes da Unimed do Brasil, da Fundação Unimed e de Unimeds de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, entre outros convidados.

Antes da solenidade, na sexta-feira das 9 às 10 horas, os presidentes e diretores das Federações das Unimeds do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Unimeds Cuiabá e Campo Grande vão visitar e conhecer as novas instalações da Unimed Cerrado. Em seguida, das 10 às 12 horas, os dirigentes das Federações e Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins participarão de uma reunião com a presença do diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior.

A agenda do dia 26 inclui, ainda, a reunião do Conselho Federativo, que acontecerá das 16 às 18 horas, e, a partir das 19 horas, a aula inaugural do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas e Operadoras de Saúde, promovido pela Federação em parceria com a Face. (Fonte: Unimed Cerrado)

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