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Foi divulgada na manhã de hoje (27/2) a mais nova ferramenta do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em prol do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. É o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. No evento de lançamento, realizado na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, destacou que a ideia é preparar as cooperativas para ser firmarem ainda mais no mercado, com maior poder de competitividade, por meio da adoção de boas práticas de gestão e governança.
O Sistema Ocemg promoveu, no início de fevereiro, um intercâmbio na Europa. A delegação foi composta por representantes do Sistema e dirigentes de cooperativas mineiras. O grupo visitou a Fruit Logistica, em Berlim, na Alemanha, e o Instituto de Frutas e Legumes - Ctifl - em Paris, na França. O objetivo da missão foi conhecer novas técnicas de produção, armazenagem e conservação de alimentos, além de fomentar o mercado europeu para o comércio com cooperativas mineiras.
A Fruit Logistica é uma importante feira da Alemanha. "Além de promover o intercâmbio entre produtores e compradores dos diversos produtos do setor, o evento sugere também novas ideias para impulsionar os negócios das cooperativas, cria oportunidade de conhecer a concorrência para melhor se posicionar no mercado, e organiza seminários, workshops e conferências", destaca Marco Tulio Borgatti, Gerente do Técnico do Sistema Ocemg.
Em parceria com a Central Exportaminas, o Sescoop-MG, participou da feira com um estande institucional organizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas - Ibraf. Houve também, um encontro com o embaixador brasileiro na Alemanha, Everton Vieira Vargas, além de um outro momento com o Dr. Veit Steinle do Ministério de Transportes, Construções e Desenvolvimento Urbano.
Na França o grupo foi recebido pelo Gerente do Departamento de Produtos e Mercado do Ctifl, Christian Hutin. O Instituto é responsável por toda a cadeia produtiva de frutas e legumes desde a produção até a comercialização, fazendo estudos de mercado, assessoria para supermercados e certificação de lavouras daquele país.
A delegação mineira foi composta por Ronaldo Scucato, Presidente do Sistema Ocemg, Genesco Lima Souza Filho, Presidente da Cooprata, Rodolpho Veloso Rebello, Diretor da Cooprata, Humberto Bitarães de Carvalho, Diretor da Coophemg, Jorge Nobuhico Kiryu, Associado da Coopadap, Jorge Luís Pfeiffer, Associado da Frutvale, Felipe de Almeida Lima, Analista Administrativo do Sistema Ocemg e Marco Tulio Borgatti, Gerente Técnico do Sistema Ocemg.
Resultados - Na feira alemã, além de conhecer os avanços tecnológicos na produção de frutas e legumes, a delegação mineira teve a chance de fazer contatos relevantes com diversos importadores interessados na Banana Prata produzida no Norte de Minas.
O Instituto francês também se interessou em fazer uma importação em caráter experimental dessa fruta, como um produto exótico, em menor escala, para que não haja concorrência com a banana do grupo Cavendish (Caturra) que tem mercado já estabelecido no país com as ex-colônias e demais países da África.(Fonte: Sistema Ocemg)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lança nesta semana outra importante ferramenta para o Sistema Cooperativista. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. O objetivo da ferramenta é promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando a sua competitividade de mercado. A cerimônia de lançamento acontece nesta quarta-feira (27/2), na sede da instituição, em Brasília (DF), a partir das 9h.
O Ministério do Trabalho e Emprego publicou nos últimos dias duas portarias cuja observância é de fundamental importância para as entidades sindicais. A primeira delas, Portaria MTE nº 268/2013, trata do uso obrigatório da certificação digital nas solicitações realizadas eletronicamente via internet no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES/MTE). A outra, Portaria SRT nº 2/2013, modifica os procedimentos para atualização de dados no mesmo cadastro.
A entidade sindical interessada deverá escolher uma "Autoridade Certificadora" e se dirigir a uma "Autoridade de Registro" vinculada a essa Autoridade Certificadora para adquirir o seu Certificado Digital. A relação de Autoridades Certificadoras e suas respectivas Autoridades de Registro pode ser encontrada no sítio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Representantes de cooperativas piauienses de diversos ramos estiveram reunidos na última sexta-feira (22/2), para discutir os obstáculos encontrados em cada setor, os benefícios e conquistas alcançadas ao longo do tempo. Tudo isso com o objetivo de traçar novas metas para as gestões futuras. O evento foi uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI), entidade que atua na capacitação e monitoramento dessas cooperativas.
Representando a unidade nacional do Sescoop, o gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativas, Maurício Alves, enfatizou que o setor é uma forma de economia social que o mundo abraça. “O Piauí sempre figura entre os estados premiados nacionalmente, principalmente no ramo educacional - forte campo de atuação do Estado. O Brasil se faz por meio do cooperativismo, já que mais de 40% do que é produzido no país passa de alguma forma por cooperativas. É um sistema que tem uma pujança de riqueza, porque permite a participação de todos os cooperados”, resumiu.
Para o Sescoop/PI, conduzir uma reunião onde as cooperativas de diferentes segmentos estejam presentes servirá como base para as ações futuras. “Elaboramos esse encontro para, a partir da visão das cooperativas, podermos embasar nosso trabalho”, pontuou o superintendente do órgão, Marcos Moraes.
Utilizando um método participativo de atuação, o encontro foi conduzido pelo moderador Gabriel Pesce, fazendo os participantes apontarem onde as dificuldades impedem que atividades simples ou complexas sejam realizadas, e que ações estão tendo resultado positivo, dentro e fora da cooperativa. “Estimular a participação das cooperativas e fazer com que tenha peso é o nosso objetivo. O Sescoop tem dado uma nova cara para esse cooperativismo no estado”, avaliou o moderador.
(Fonte: Sescoop/PI)
Segundo ela, as exportações tendem a melhorar em 2013, com o reconhecimento cada vez maior do país como potência agropecuária.
A consultora explica que as cooperativas paulistas mantêm a liderança das exportações em comparação com as cooperativas de outros estados, com aumento de 6% na quantidade embarcada em relação a 2011. No Brasil, as exportações das cooperativas cresceram em média 16% no mesmo período. Porém, em relação a valores, as cooperativas paulistas exportaram 3,3% a menos que 2011, e as cooperativas brasileiras, 4,7% a menos.
Flávia avalia que o cenário de aumento da quantidade exportada e diminuição do valor recebido mostra que os preços das principais commodities exportadas pelas cooperativas apresentaram redução em relação a 2011, apesar da alta generalizada dos preços dos grãos no segundo semestre de 2012. “Percebe-se, segundo as estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que o setor sucroalcooleiro, com os principais produtos de exportação do estado de São Paulo, teve os preços depreciados de 2011 para 2012, com uma redução média de 5% nos valores do açúcar e do álcool etílico”, explica.
(Fonte: DCI)
Visando melhorar e organizar o transporte coletivo do município de Paraupebas, sudeste do Pará, foi realizada a apresentação de um projeto do Sistema OCB/Sescoop-PA, que trata da renovação da frota por meio do financiamento de 100 novos micro-ônibus para a Central de Cooperativas de Transportes de Parauapebas. A reunião, que ocorreu esta semana, contou com as presenças do Prefeito Valmir Queiroz Mariano, do superintendente do Banco da Amazônia, Euclides Feio, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB-PA), Ernandes Raiol, e de dirigentes da Central de Cooperativas deTransportes de Parauapebas.
Um fator que indica a necessidade de implementação do projeto, é que Parauapebas é um dos municípios que mais se desenvolve no Pará. Atualmente, a população é de 200 mil habitantes, mas para os próximos cinco anos, a previsão, considerando o crescimento, será de 500 mil habitantes. Daí a atenção à urbanidade", explica o consultor do Sistema, Jaime Borges.
"O projeto prevê a melhoria da mobilidade urbana coletiva, oferecendo aos cidadãos, condições de acessibilidade coletiva e a oferta de um transporte público de qualidade, tudo isso por meio do cooperativismo", disse Ernandes Raiol. O financiamento a ser feito com o Basa será na ordem de R$ 20 milhões.
Começa em março a temporada 2013 do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas (Formacoop) promovido pelo Sistema Ocemg. Serão lançadas três turmas: duas em Belo Horizonte e outra no município de Araxá. Além disso, o Programa apresenta novidades este ano, como aumento na carga horária.
De acordo com a coordenadora de treinamentos do Sistema, Thaís Leite, o curso passou por mudanças para aperfeiçoamento. "Este ano, será acrescido um módulo no curso sobre 'História, Doutrina e Bases Legais do Cooperativismo'. Com isso, a carga horária das aulas passará de 144 para 160 horas", explica.
A coordenadora ressalta que a escolha das localidades onde são ministrados os cursos parte do contato prévio das cooperativas dos municípios com o Sistema Ocemg. "Todo o ano temos as duas turmas de BH, além de atendermos as solicitações das cooperativas do interior, como ocorreu com a cidade de Araxá, que receberá o Formacoop em 2013".
Formacoop - O Sistema Ocemg, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), busca promover constantemente a gestão profissionalizada e o fortalecimento do cooperativismo mineiro, por meio de atividades com foco na capacitação de dirigentes, cooperados e empregados de cooperativas
O objetivo do Formacoop é permitir aos participantes uma reflexão sobre o espaço empresarial enquanto sistema orgânico vivo, campo de ação e de realização do dirigente, a partir de uma visão empreendedora e participativa.
O Programa é dividido em 10 módulos, sendo um por mês. Cada etapa tem duração de 16 horas. Desde 2000, o Formacoop já capacitou 1.439 pessoas.
(Fonte: Sistema Ocemg)
Nos seis dias úteis de fevereiro (1° a 10), as exportações brasileiras foram de US$ 4,998 bilhões, com média diária de US$ 833 milhões. Pela média, houve redução de 12,2%, em relação ao resultado de fevereiro de 2012 (US$ 948,8 milhões).
Neste comparativo, houve queda nos embarques das três categorias de produtos. Entre os manufaturados (-15,2%), diminuíram as vendas de óleos combustíveis, aviões, suco de laranja congelado, máquinas para terraplanagem, motores e geradores, e automóveis de passageiros. Nos básicos (-7,2%), a retração se explica, por conta, principalmente, de petróleo em bruto, soja em grão, fumo em folhas, café em grão e minério de ferro. Nos semimanufaturados (-12,5%), houve redução nas vendas de ferro fundido, alumínio em bruto, ferro-ligas, semimanufaturados de ferro e aço, ouro em forma semimanufaturada, e óleo de soja em bruto.
Na comparação com o resultado diário do mês de janeiro deste ano (US$ 725,8 milhões), houve aumento de 14,8%, com crescimento nas exportações de produtos manufaturados (18,2%) e básicos (22,3%), enquanto decresceram as de semimanufaturados (-0,3%).
As importações, em fevereiro, estão em US$ 5,739 bilhões, com média diária de US$ 956,5 milhões. O resultado está 11,3% acima da média de fevereiro do ano passado (US$ 859,1 milhões), com crescimento, principalmente, nos gastos com combustíveis e lubrificantes (65,2%), cereais e produtos de moagem (60,1%), adubos e fertilizantes (54,5%), aeronaves e partes (24,3%), químicos orgânicos e inorgânicos (20,4%), e instrumentos de ótica e precisão (10,2%).
Sobre o resultado verificado em janeiro passado (US$ 909,2 milhões), houve acréscimo de 5,2%, com destaques nos seguintes produtos: adubos e fertilizantes (34%), cereais e produtos de moagem (16,3%), combustíveis e lubrificantes (15,2%), instrumentos de ótica/precisão (13,6%), químicos orgânicos e inorgânicos (9,6%), equipamentos mecânicos (7,5%), e veículos automóveis e partes (5,2%).
A balança registra saldo negativo no mês de US$ 741 milhões (média diária negativa de US$ 123,5 milhões). A corrente de comércio, no acumulado mensal, está em US$ 10,737 bilhões, com desempenho médio diário de US$ 1,789 bilhão.
Ano - De janeiro à segunda semana de fevereiro deste ano (28 dias úteis), as vendas ao exterior somaram US$ 20,966 bilhões (média diária de US$ 748,8 milhões). Na comparação com a média diária do mesmo período de 2012 (US$ 794,4 milhões), as exportações retrocederam em 5,7%. As importações foram de US$ 25,742 bilhões, com média diária de US$ 919,4 milhões. O valor está 15,9% acima da média registrada no período correspondente de 2012 (US$ 792,9 milhões).
No acumulado do ano, o saldo da balança comercial está negativo em US$ 4,776 bilhões, com resultado médio diário negativo de US$ 170,6 milhões. A corrente de comércio somou US$ 46,708 bilhões, com média de US$ 1,668 bilhão. O valor é 5,1% maior que a média aferida no período equivalente do ano passado (US$ 1,587 bilhão).
Acesse os dados da balança comercial da semana
(Fonte: Mdic)
Desde ontem (13/2), os 22 gestores do Sistema OCB, acompanhados dos superintendentes, Renato Nobile (OCB) e Luís Tadeu Prudente dos Santos (Sescoop) estão reunidos no Paraná, para uma visita técnica de imersão. É o “Intercâmbio Gerencial – Roteiro Cooperativista Paraná 2013”, uma das atividades previstas no Programa de Desenvolvimento de Competências Gerenciais, integrante do Plano de Educação Corporativa da instituição. A programação, que segue até a próxima sexta-feira (15/2) teve início na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, quando o grupo foi recepcionado pelo presidente da organização paranaense, João Paulo Koslovski, e seu superintendente, José Roberto Ricken.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (14/2) o comunicado de encerramento das inscrições para a função Analista de Promoção Social referente ao processo seletivo nº 01/2013.
Os formulários enviados posteriormente ao preenchimento das cem vagas não serão aceitos, conforme especificações contidas no Edital de Seleção.
Clique aqui para mais informações.
Investir na qualificação de seus integrantes é o desafio do cooperativismo de saúde brasileiro para os próximos anos. Por esse motivo, membros do Comitê Técnico de Educação do Ramo Saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estiveram reunidos em Brasília (DF) nos dias 6 e 7.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (6/2) o comunicado de encerramento das inscrições para a função Analista de Formação e Qualificação Profissional, referente ao processo seletivo nº 01/2013.
Representantes das indústrias, organizações não-governamentais, associações de pecuaristas, varejo, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisas e sociedade que integram o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) discutiram com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, a implementação de políticas para o desenvolvimento da pecuária sustentável no Brasil. O encontro foi na sede do Ministério, em Brasília, na tarde desta terça-feira, dia 5 de fevereiro.
O grupo quer o apoio do Mapa às ações já executadas junto à cadeia produtiva e a novos projetos que venham a ser desenvolvidos. O GTPS foi criado em 2007 e constituído formalmente em 2009. No ano passado, o grupo assinou com o Ministério da Agricultura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) um protocolo de intenções para a recuperação de 15 milhões de hectares de áreas degradas no País até 2020. “Queremos ampliar a parceria para a disseminação da pecuária sustentável. O Ministério tem diferentes programas voltados para isso e o apoio da cadeia é importante para multiplicarmos as ações junto aos produtores”, disse Rocha.
De acordo com o secretário, o Mapa também se propõe a ampliar o apoio às ações de boas práticas sustentáveis implementadas pelo GTPS e também promover em parceria com o Grupo a capacitação técnica de profissionais e produtores, além de atuarem conjuntamente na obtenção de recursos para a execução das ações propostas. A intenção é mostrar os benefícios econômicos, sociais e ambientais a partir implantação das boas práticas agropecuárias.
(Fonte: Mapa)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (5/2) o comunicado de encerramento das inscrições para a função Analista de Planejamento e Orçamento, referente ao processo seletivo nº 01/2013.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (4/2) o comunicado de encerramento das inscrições para a função Analista de Comunicação Social, referente ao processo seletivo nº 01/2013.
Os formulários enviados posteriormente ao preenchimento das cem vagas não serão aceitos, conforme especificações contidas no Edital de Seleção.
A cooperativa Copacol realizou na última segunda-feira (28/1) a abertura da 8ª turma do programa Jovem Aprendiz Cooperativo. Esta é a edição com maior número de participantes, são 40. Realizado no auditório da Cooperativa em Cafelândia, o evento contou com a presença da diretoria executiva, pessoas envolvidas no programa, além de jovens acompanhados dos país.
O diretor presidente Valter Pitol, destacou a importância do programa. “É uma ação essencial para o desenvolvimento dos nossos jovens, filhos de associados, colaboradores e da comunidade, de forma a preparar e qualificá-los para as exigências e concorrências do mercado”, afirma.
Felipe Dalmagro é um dos integrantes da 8ª turma, com 15 anos recém-completados, ele não esconde a satisfação de estar entre os selecionados. “É uma oportunidades que abre caminhos para que a gente possa crescer e adquirir experiência, nada melhor do que aliar a teoria e a prática”, conta Felipe.
O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (Sescoop-PR) e a Faculdade Única de Cafelândia. Durante dois anos, além das atividades práticas na Cooperativa, uma vez por semana acontecem aulas teóricas que abrangem várias disciplinas. Lançado pela Copacol em 2006, o programa Jovem Aprendiz Cooperativo conta até o momento com 280 participantes. Dos jovens que passaram pelo programa, a maioria foi contratada para trabalhar em diferentes setores da empresa.
(Fonte: Imprensa Copacol)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de Rondônia (Sescoop-RO) está realizando nesse ano de 2013 o Censo Cooperativista, pela segunda vez. A primeira edição foi no ano de 2009. Nesse ano, o Censo Cooperativista terá como mote “Conhecer para Construir”, que resume bem a intenção do projeto.
O objetivo principal é obter o mapeamento das cooperativas no estado, visando elaborar um diagnóstico da situação atual em relação à quantidade de cooperativas ativas, número de cooperados, funcionários e municípios onde existem cooperativas.
Outra finalidade dessa ação é conhecer as cooperativas para aplicação do Programa Nacional de Monitoramento, que visa apoiar os gestores através de treinamento e acompanhamento das práticas administrativas, com objetivo de melhorar a gestão e desenvolver as cooperativas do estado.
Para realização do Censo 2013, o Sescoop-RO conta com apoio da OCB-RO e de um instituto de pesquisa, que irá percorrer os 52 municípios de Rondônia cadastrando e buscando dados mais aprofundados para conhecer as cooperativas.
Segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RO, Salatiel Rodrigues, a melhor forma de apoiar o desenvolvimento das cooperativas é conhecer melhor a realidade das mesmas no estado.
“Na primeira vez que realizamos o Censo, em 2009, tivemos excelentes resultados e esse ano a expectativa é que possamos ir ainda mais longe para apoiar ainda mais a gestão das cooperativas, pois elas são a melhor forma de desenvolver nossas comunidades”, explica Salatiel.
Os resultados esperados ao fim do projeto são a criação de um banco de dados com informações estratégicas sobre as cooperativas do estado, possibilidade de visualizar e planejar melhor as ações do sistema que atendam a essas cooperativas pesquisadas e a criação de um canal de comunicação integrado e atualizado com base nas informações coletadas pelo censo e mensuradas pelas respostas dos questionários.
(Fonte:Sescoop-RO)
"O Programa de Apoio à Organização do Quadro Social das Cooperativas (OQS), realizado pelo Sistema Ocemg, vem passando, desde 2012, por reformulações quanto à aproximação de técnicos do Sistema com as cooperativas visitadas. A primeira cooperativa contemplada pelo plano reformulado foi a Capel, de Resplendor. Em 2013, fazem parte do projeto também a Coocafé, de Lajinha, e o Sicoob Aracoop, de Araguari.
De acordo com a gerente de acompanhamento de cooperativas, Vitória Drumond, o Sistema tem se aproximado cada dia mais do projeto. "Desde o segundo semestre do ano passado e com mais intensidade este ano, os técnicos da Gerência de Acompanhamento participarão mais efetivamente do programa, acompanhados dos estagiários do curso de Gestão de Cooperativas, da UFV," explica.
"Outra novidade do projeto está relacionada ao atendimento de cooperativas do ramo crédito. A primeira instituição a se manifestar foi o Sicoob Aracoop, que já é uma cooperativa muito profissionalizada, possui uma boa gestão e deseja implantar a OQS, solicitando, assim, nossa ajuda", acrescenta Vitória.
Programa de OQS
Desenvolvido desde 2007, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o projeto propõe oferecer sugestões, caminhos e diretrizes de atuação para que a cooperativa possa implantar o Programa de Organização do Quadro Social. Ao final das visitações, um projeto é elaborado e sugerido para a referida cooperativa.
"A OQS vai além da mobilização dos associados para a participação em assembleias, reuniões e eventos da cooperativa, a organização se fundamenta em um processo contínuo de educação cooperativista que promove uma consciência participativa e traz impactos como: aumento da fidelidade, comprometimento do associado com a cooperativa e melhoria da comunicação, e na qualidade dos produtos entregues", frisa a gerente de acompanhamento.
(Fonte: Sistema Ocemg)
Os cursos oferecidos pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), para capacitação nas áreas de conselho fiscal, conselho administrativo e prestação de contas e condução de assembleia começaram nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro. Aproximadamente 70 pessoas estão inscritas para participar dos três módulos. O curso de conselheiro fiscal abre o cronograma de capacitações.
Segundo a tutora dos treinamentos, Marilda Moreira Brasileiro Rios, o foco é formar conselheiros fiscais para uma atuação correta e eficiente em suas cooperativas, demonstrando a importância do bom desempenho do Conselho Fiscal, além de dotar os conselheiros de conhecimentos necessários à gestão eficaz das cooperativas.
Marilda Moreira Brasileiro Rio é especialista em administração pública, formada pela União Educacional do Norte e graduada em Administração de Cooperativas, pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Também ocupa o cargo de Secretária Executiva do Conselho Florestal Estadual do Acre.
“O curso não trabalha somente a teoria, mas voltamos nossa metodologia à realização de exercícios práticas que simulem o funcionamento e a atuação do Conselho Fiscal”, explicou a instrutora.
Pela primeira vez, Vera Lúcia Fonseca participa de um curso oferecido pela OCB-AM. Ela é uma das 25 cooperadas da Cooperativa de Consumo (Coocpone), que há pelo menos duas décadas trabalha na venda de bebidas aos frequentadores do Parque Ponta Negra.
“Até então, eu não tinha recebido treinamento para saber como funciona um fluxo de caixa. É importante, para termos controle sobre o nosso próprio negócio”, considerou.
Cooperado do ramo de piscicultura, no município de Urucará, Omesias Macedo dos Santos, da Aquicoopesca, o treinamento vai ajudar a alavancar o projeto. “Entendemos de piscicultura, mas não muito bem de finanças. E, no interior, temos déficit de profissionais que possam nos orientar nesse sentido”, afirmou.
Os cursos serão realizados no auditório da Uniodonto Manaus, situado à Rua Leonardo Malcher, nº 598, Centro. Só receberão certificados os participantes que completarem a carga horária do curso.
Conteúdo programático
- Contabilidade básica em Cooperativas;
- Fiscalização responsável e ativa do Conselho Fiscal;
- Atribuições do Conselho Fiscal;
- Funções do Conselho Fiscal;
- Composição de Conselhos Fiscais;
- Governança Cooperativa;
- Legislação cooperativista;
- Parecer do Conselho Fiscal;
- Eleições de Conselhos: Requisitos e Precauções;
- Planejamento e Cultura da Gestão;
Mais sobre os cursos
Para o curso de conselheiro fiscal ou conselheiro administrativo, a carga horária é de 8 horas/cada e para o curso de Prestação de Contas e Condução de Assembleia, a carga horária é de 16 horas.
O curso de Conselho Administrativo visa apresentar, entre outros assuntos, as atribuições e funções do conselho baseado na lei 5.764/71, além de formular indicadores econômicos, financeiros e sociais que possam ser utilizados nos relatórios de gestão e na administração cooperativista.
O conteúdo programático abordará o cenário da Administração Contemporânea, o Perfil das Organizações Cooperativas de Sucesso, Planejamento e Organização e Aspectos Gerenciais.
(Fonte: OCB/Sescoop-AM)