Notícias negócios

 

PDGC: Mais uma ferramenta à disposição das cooperativas brasileiras visando à melhoria da gestão

"

Foi divulgada na manhã de hoje (27/2) a mais nova ferramenta do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em prol do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. É o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. No evento de lançamento, realizado na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, destacou que a ideia é preparar as cooperativas para ser firmarem ainda mais no mercado, com maior poder de competitividade, por meio da adoção de boas práticas de gestão e governança.

“Estamos falando de um processo fundamental para a sustentabilidade e a permanência de todas as organizações, independente da natureza, no mundo globalizado. Com o PDGC, serão trabalhados fundamentos de excelência na gestão, como pensamento sistêmico, cultura de inovação, liderança, valorização das pessoas e conhecimento sobre clientes e mercado. Isso, com certeza, refletirá positivamente nos resultados das cooperativas, trazendo benefícios para cooperados, empregados e sociedade”, afirmou Lopes de Freitas.
 
Segundo o dirigente, a aplicação do programa resultará em uma série de benefícios para as cooperativas. “Com certeza, trará melhorias em processos e produtos, redução de custos, aumento da produtividade e, consequentemente, da sua competitividade. Além disso, com uma gestão que busca a excelência, as cooperativas ganharão ainda mais credibilidade e reconhecimento público. Não há dúvidas de que, assim, contribuiremos diretamente para o fortalecimento do sistema cooperativista e, consequentemente, do Brasil”, enfatizou.
 
De acordo com a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop e coordenadora do projeto, Susan Miyashita Vilela, o PDGC auxiliará o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento das cooperativas, ajudando-as no diagnóstico de suas dificuldades e contribuindo com possíveis soluções. “A intenção é avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
 
O superintendente da FNQ, Jairo Martins, ressaltou a importância de o Sescoop estar se antecipando e investindo em um processo que trará para as cooperativas uma mudança de rumo essencial. “Essa iniciativa do Sescoop é fundamental para garantir um futuro melhor, por meio do investimento na qualidade da gestão. Os próximos 20 anos serão de instabilidade, em todo o mundo, é assim que as coisas funcionam. As mudanças serão cada vez mais rápidas e críticas e não podemos mesmo ficar inertes, temos que nos antecipar. Com certeza, os benefícios alcançados pelo programa no sistema cooperativista serão uma grande contribuição para que a cadeia de valor do Brasil tenha sucesso. É de iniciativas como essa que nosso país precisa”, elogiou Martins.
 
Como vai funcionar - Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros. Tudo isso por meio de uma metodologia em ambiente web contendo dois questionários: um de diagnóstico e outro de autoavaliação.
 
No primeiro questionário, elas responderão a perguntas de conformidade legal e de práticas de gestão já utilizadas com os cooperados. No segundo, serão avaliadas as práticas de gestão e governança corporativa, conforme critérios como liderança e constância de propósitos, visão de futuro, orientação por processos, valorização de pessoas, conhecimento sobre cliente e mercado, responsabilidade social e geração de valor.
 
Ao final de cada ciclo de um ano, o PDGC oferece um relatório detalhado, apontando o índice de conformidade alcançado pela cooperativa e destacando os pontos que necessitam ser melhorados.
"

Cooperativistas mineiros participam de intercâmbio na Europa

"

O Sistema Ocemg promoveu, no início de fevereiro, um intercâmbio na Europa. A delegação foi composta por representantes do Sistema e dirigentes de cooperativas mineiras. O grupo visitou a Fruit Logistica, em Berlim, na Alemanha, e o Instituto de Frutas e Legumes - Ctifl - em Paris, na França. O objetivo da missão foi conhecer novas técnicas de produção, armazenagem e conservação de alimentos, além de fomentar o mercado europeu para o comércio com cooperativas mineiras.

A Fruit Logistica é uma importante feira da Alemanha. "Além de promover o intercâmbio entre produtores e compradores dos diversos produtos do setor, o evento sugere também novas ideias para impulsionar os negócios das cooperativas, cria oportunidade de conhecer a concorrência para melhor se posicionar no mercado, e organiza seminários, workshops e conferências", destaca Marco Tulio Borgatti, Gerente do Técnico do Sistema Ocemg.

Em parceria com a Central Exportaminas, o Sescoop-MG, participou da feira com um estande institucional organizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas - Ibraf. Houve também, um encontro com o embaixador brasileiro na Alemanha, Everton Vieira Vargas, além de um outro momento com o Dr. Veit Steinle do Ministério de Transportes, Construções e Desenvolvimento Urbano.

Na França o grupo foi recebido pelo Gerente do Departamento de Produtos e Mercado do Ctifl, Christian Hutin. O Instituto é responsável por toda a cadeia produtiva de frutas e legumes desde a produção até a comercialização, fazendo estudos de mercado, assessoria para supermercados e certificação de lavouras daquele país.

A delegação mineira foi composta por Ronaldo Scucato, Presidente do Sistema Ocemg, Genesco Lima Souza Filho, Presidente da Cooprata, Rodolpho Veloso Rebello, Diretor da Cooprata, Humberto Bitarães de Carvalho, Diretor da Coophemg, Jorge Nobuhico Kiryu, Associado da Coopadap, Jorge Luís Pfeiffer, Associado da Frutvale, Felipe de Almeida Lima, Analista Administrativo do Sistema Ocemg e Marco Tulio Borgatti, Gerente Técnico do Sistema Ocemg.

Resultados - Na feira alemã, além de conhecer os avanços tecnológicos na produção de frutas e legumes, a delegação mineira teve a chance de fazer contatos relevantes com diversos importadores interessados na Banana Prata produzida no Norte de Minas.

O Instituto francês também se interessou em fazer uma importação em caráter experimental dessa fruta, como um produto exótico, em menor escala, para que não haja concorrência com a banana do grupo Cavendish (Caturra) que tem mercado já estabelecido no país com as ex-colônias e demais países da África.(Fonte: Sistema Ocemg)

"

Vem aí mais uma importante ferramenta para o fortalecimento do cooperativismo brasileiro

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lança nesta semana outra importante ferramenta para o Sistema Cooperativista. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. O objetivo da ferramenta é promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando a sua competitividade de mercado. A cerimônia de lançamento acontece nesta quarta-feira (27/2), na sede da instituição, em Brasília (DF), a partir das 9h.

“O Sescoop busca oferecer às cooperativas ferramentas modernas de gestão e governança, para a condução dos negócios de forma cada vez mais profissionalizada. O PDGC, em especial, atende a dois importantes objetivos elencados no planejamento estratégico da instituição, que visam à adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas e o monitorar constante de desempenhos e resultados, com foco na sustentabilidade”, enfatiza o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos.
 
Ainda segundo Luís Tadeu, as cooperativas estão inseridas no mercado, competindo com grandes empresas e o PDGC foi desenvolvido com o objetivo de prepará-las para aumentar seu potencial de competitividade, por meio da melhoria de suas práticas de gestão e governança. “A participação das cooperativas no programa fará com que a instituição obtenha melhorias em processos e produtos; redução de custos; aumento da produtividade, e consequentemente de sua competitividade; aumento da credibilidade da cooperativa e o reconhecimento público; maior flexibilidade frente às mudanças e melhores condições de atingir e manter um melhor desempenho”, elencou o superintendente.
 
Desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o programa se baseia no Modelo de Excelência da Gestão ®, com adaptações à realidade das cooperativas brasileiras. “Após amplos debates promovidos por um comitê técnico – o Comitê de Gestão, composto por representantes das unidades estaduais do Sescoop –, chegamos a um modelo que se encaixa perfeitamente às particularidades da gestão de uma cooperativa. As cooperativas, além dos desafios de equilíbrio social e econômico com seus cooperados, possuem ainda os desafios da competitividade. A aplicação de um conjunto de mecanismos e fatores de desempenho pode minimizar possíveis impactos ou aumentar as relações com as diversas partes interessadas”, detalha a gerente de Monitoramento do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.
 
A expectativa é que o PDGC auxilie o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento das cooperativas. “Queremos ajudá-las no diagnóstico de suas dificuldades e contribuir com possíveis soluções. Vamos avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável”, resume Susan.
"

Ministério do Trabalho publica portarias relacionadas ao Registro Sindical

"

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou nos últimos dias duas portarias cuja observância é de fundamental importância para as entidades sindicais. A primeira delas, Portaria MTE nº 268/2013, trata do uso obrigatório da certificação digital nas solicitações realizadas eletronicamente via internet no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES/MTE). A outra, Portaria SRT nº 2/2013, modifica os procedimentos para atualização de dados no mesmo cadastro.

Com isso, a partir do dia 2 de abril deste ano, todas as solicitações elaboradas pelas entidades sindicais no CNES deverão obrigatoriamente ser feiras com uso da certificação digital. A medida tem como objetivo implantar maior segurança e confiabilidade às informações prestadas pelas entidades ao MTE.
 
“A certificação garante a integridade das informações que trafegam na internet e possibilita a identificação da origem e do destino da informação, assegurando também que nenhum outro usuário inicie ou elabore solicitações no CNES em nome da entidade sindical, senão os seus legítimos representantes.”, destaca a gerente da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Júnia Dal Secchi. 
 
Segundo dados do ministério, se a entidade sindical já possuir certificado digital emitido com base no CPF ou CNPJ não é necessário adquirir outro. Vale lembrar que o certificado digital que a entidade sindical já possui para realizar suas operações na rede bancária ou junto a outros órgãos estatais também é aceito para elaboração das solicitações no CNES.
 
Como adquirir um Certificado Digital
A entidade sindical interessada deverá escolher uma "Autoridade Certificadora" e se dirigir a uma "Autoridade de Registro" vinculada a essa Autoridade Certificadora para adquirir o seu Certificado Digital. A relação de Autoridades Certificadoras e suas respectivas Autoridades de Registro pode ser encontrada no sítio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
 
A relação de Autoridades Certificadoras e suas respectivas Autoridades de Registro também podem ser encontradas no site do ITI. Caso a entidade sindical queira adquirir tanto um certificado e-CNPJ quanto um e-CPF é recomendável que o faça com a mesma Autoridade Certificadora.
 
Com relação à alteração nos procedimentos para atualização de dados no CNES, a Portaria SRT nº 2/2013 disciplina os instrumentos eficazes para a coleta, tratamento, gestão, distribuição e publicidade de informações sobre entidades sindicais no âmbito do Cadastro. Conforme as regras do normativo, a entidade sindical deverá acessar o sistema do CNES, por intermédio de sua certificação digital, e fornecer as informações necessárias para a emissão do formulário de solicitação de atualização sindical (SR).
 
Os pedidos de atualização das informações e os documentos apresentados pela entidade serão analisados pelas Seções de Relações do Trabalho das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) ou na SRT/MTE, em Brasília, quando for o caso. A gerente da CNCoop, Júnia Dal Secchi, informa que, em breve, serão fornecidas mais informações acerca desta Portaria.
(Com informações - MTE)
 
"

Piauienses se reúnem para discutir os rumos do cooperativismo no estado

"

Representantes de cooperativas piauienses de diversos ramos estiveram reunidos na última sexta-feira (22/2), para discutir os obstáculos encontrados em cada setor, os benefícios e conquistas alcançadas ao longo do tempo. Tudo isso com o objetivo de traçar novas metas para as gestões futuras. O evento foi uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI), entidade que atua na capacitação e monitoramento dessas cooperativas.

Representando a unidade nacional do Sescoop, o gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativas, Maurício Alves, enfatizou que o setor é uma forma de economia social que o mundo abraça. “O Piauí sempre figura entre os estados premiados nacionalmente, principalmente no ramo educacional - forte campo de atuação do Estado. O Brasil se faz por meio do cooperativismo, já que mais de 40% do que é produzido no país passa de alguma forma por cooperativas. É um sistema que tem uma pujança de riqueza, porque permite a participação de todos os cooperados”, resumiu.
 

Para o Sescoop/PI, conduzir uma reunião onde as cooperativas de diferentes segmentos estejam presentes servirá como base para as ações futuras. “Elaboramos esse encontro para, a partir da visão das cooperativas, podermos embasar nosso trabalho”, pontuou o superintendente do órgão, Marcos Moraes.

Utilizando um método participativo de atuação, o encontro foi conduzido pelo moderador Gabriel Pesce, fazendo os participantes apontarem onde as dificuldades impedem que atividades simples ou complexas sejam realizadas, e que ações estão tendo resultado positivo, dentro e fora da cooperativa. “Estimular a participação das cooperativas e fazer com que tenha peso é o nosso objetivo. O Sescoop tem dado uma nova cara para esse cooperativismo no estado”, avaliou o moderador.
(Fonte: Sescoop/PI)

"

Cooperativas paulistas aumentam em 115% exportações de amendoim, café e sucos

"
As cooperativas paulistas aumentaram em 115% o valor das exportações de amendoim, café e sucos de frutas industrializados em 2012. O faturamento com esses produtos saltou de US$ 39,40 milhões em 2011 para US$ 85 milhões no ano passado. Esses itens respondiam por apenas 1,89% do valor das exportações cooperativistas paulistas em 2011. Hoje, representam praticamente 5%.
“Esse cenário mostra a verticalização de nossas cooperativas agropecuárias, que estão investindo cada vez mais em capacitação, tecnologia e conquista de novos mercados”, analisa Flávia Maria Sarto, consultora do ramo de Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop-SP).

Segundo ela, as exportações tendem a melhorar em 2013, com o reconhecimento cada vez maior do país como potência agropecuária.
A consultora explica que as cooperativas paulistas mantêm a liderança das exportações em comparação com as cooperativas de outros estados, com aumento de 6% na quantidade embarcada em relação a 2011. No Brasil, as exportações das cooperativas cresceram em média 16% no mesmo período. Porém, em relação a valores, as cooperativas paulistas exportaram 3,3% a menos que 2011, e as cooperativas brasileiras, 4,7% a menos.

Flávia avalia que o cenário de aumento da quantidade exportada e diminuição do valor recebido mostra que os preços das principais commodities exportadas pelas cooperativas apresentaram redução em relação a 2011, apesar da alta generalizada dos preços dos grãos no segundo semestre de 2012. “Percebe-se, segundo as estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que o setor sucroalcooleiro, com os principais produtos de exportação do estado de São Paulo, teve os preços depreciados de 2011 para 2012, com uma redução média de 5% nos valores do açúcar e do álcool etílico”, explica.
(Fonte: DCI)
"

Projeto prevê melhorias para cooperativas e para o transporte público de Parauapebas

"

Visando melhorar e organizar  o transporte coletivo do município de Paraupebas, sudeste do Pará, foi realizada a apresentação de um projeto do Sistema OCB/Sescoop-PA, que trata da renovação da frota por meio do financiamento de 100 novos micro-ônibus para a Central de Cooperativas de Transportes de Parauapebas. A reunião, que ocorreu esta semana, contou com as presenças do Prefeito Valmir Queiroz Mariano, do superintendente do Banco da Amazônia, Euclides Feio, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB-PA), Ernandes Raiol, e de dirigentes da Central de Cooperativas deTransportes de Parauapebas.

Na ocasião, foi ratificado o apoio, tanto da Prefeitura como do Banco da Amazônia, que  viabilizará a melhor modalidade de crédito para a aquisição dos 100 micro-ônibus para renovação da frota no município. O Projeto de Adequação e Modernização do Sistema de Transporte Público de Parauapebas foi elaborado com total empenho do Sistema OCB/Sescoop-PA, com acompanhamento  técnico operacional por parte de dirigentes e consultor. "A apresentação do projeto em Parauapebas foi recebida com entusiasmo e sua implantação mostrará resultados inovadores com o aumento da qualidade dos serviços prestados à comunidade e do atendimento”, afirmou o presidente da instituição, Ernandes Raiol. 

Um fator que indica a necessidade de implementação do projeto, é que Parauapebas é um dos municípios que mais se desenvolve no Pará. Atualmente, a população é de 200 mil habitantes, mas para os próximos cinco anos, a previsão, considerando o crescimento, será de 500 mil habitantes.  Daí a atenção à urbanidade", explica o consultor do Sistema, Jaime Borges.

"O projeto prevê a melhoria da mobilidade urbana coletiva, oferecendo aos cidadãos, condições de acessibilidade coletiva e a oferta de um transporte público de qualidade, tudo isso por meio do cooperativismo", disse Ernandes Raiol. O financiamento a ser feito com o Basa será na ordem de R$ 20 milhões.
 
A Central de transportes de Parauapebas foi constituída em 2011 e conta com todo apoio do Sistema OCB/Sescoop-PA. A Central foi criada após a união das cooperativas Coocatur, Coocavump, Cootuverp, Coocarajás, Coopalmas e Coopac, responsáveis pelo transporte coletivo no município.
Com a parceria, aumenta também na Central, a cultura da cooperação e do cooperativismo. A expectativa da modernização do sistema de transporte coletivo traz ainda o foco na excelência do atendimento urbano para o aumento da eficiência do serviço para os usuários. Os ônibus novos deverão comportar 24 passageiros sentados, sistema de bilhetagem eletrônica e controle de emissão de gases atmosféricos.
 
O papel do Sistema OCB/Sescoop-PA tem sido o de proporcionar a capacitação e a qualificação técnica-gerencial para os integrantes da Central e das cooperativas associadas, entre eles: promover a cultura da cooperação e do cooperativismo; capacitar as lideranças para o bom desempenho da governança e da gestão cooperativista; viabilizar as principais demandas de formação profissional, inclusive articular com o SEST/SENAT para capacitar os motoristas; viabilizar a visita técnica das lideranças para visitar as cooperativas de transporte do Ceará e outros estados na busca de boas práticas de governança e gestão e o monitoramento contínuo do desempenho do sistema de transporte operacionalizado pelas Cooperativas.
 
“Com entusiasmo e confiança, estamos apoiando este projeto desde o início, capacitando dirigentes e cooperados vinculados à Central mostrando a eles que o projeto só terá êxito se for pautado no profissionalismo da gestão, e assessorá-los é nosso papel", conclui o superintendente da organização, Manoel Teixeira.
 
A prefeitura se manifestou favorável ao Projeto de Adequação e Modernização do Sistema de Transporte Público e se prontificou em dar todo o apoio para que o mesmo seja executado no menor prazo possível. Para a reestruturação organizacional, será criado ainda um Comitê Gestor da Cadeia de Transporte Coletivo de Parauapebas, formado por diversos agentes políticos, sociais e econômicos, para definir as estratégias, avaliar resultados e aportar os recursos necessários para todo o sistema de transporte com atenção voltada também para a inclusão com a construção de rampas de acessibilidades para pessoas com necessidades especiais.
(Fonte: OCB/Sescoop-PA)
"

Formacoop inicia 2013 com novidades

"

Começa em março a temporada 2013 do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas (Formacoop) promovido pelo Sistema Ocemg. Serão lançadas três turmas: duas em Belo Horizonte e outra no município de Araxá. Além disso, o Programa apresenta novidades este ano, como aumento na carga horária.

De acordo com a coordenadora de treinamentos do Sistema, Thaís Leite, o curso passou por mudanças para aperfeiçoamento. "Este ano, será acrescido um módulo no curso sobre 'História, Doutrina e Bases Legais do Cooperativismo'. Com isso, a carga horária das aulas passará de 144 para 160 horas", explica.

A coordenadora ressalta que a escolha das localidades onde são ministrados os cursos parte do contato prévio das cooperativas dos municípios com o Sistema Ocemg. "Todo o ano temos as duas turmas de BH, além de atendermos as solicitações das cooperativas do interior, como ocorreu com a cidade de Araxá, que receberá o Formacoop em 2013".

Formacoop - O Sistema Ocemg, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), busca promover constantemente a gestão profissionalizada e o fortalecimento do cooperativismo mineiro, por meio de atividades com foco na capacitação de dirigentes, cooperados e empregados de cooperativas

O objetivo do Formacoop é permitir aos participantes uma reflexão sobre o espaço empresarial enquanto sistema orgânico vivo, campo de ação e de realização do dirigente, a partir de uma visão empreendedora e participativa.

O Programa é dividido em 10 módulos, sendo um por mês. Cada etapa tem duração de 16 horas. Desde 2000, o Formacoop já capacitou 1.439 pessoas.
(Fonte: Sistema Ocemg)

"

Brasil exportou US$ 4,998 bilhões em fevereiro

"

Nos seis dias úteis de fevereiro (1° a 10), as exportações brasileiras foram de US$ 4,998 bilhões, com média diária de US$ 833 milhões. Pela média, houve redução de 12,2%, em relação ao resultado de fevereiro de 2012 (US$ 948,8 milhões).

Neste comparativo, houve queda nos embarques das três categorias de produtos. Entre os manufaturados (-15,2%), diminuíram as vendas de óleos combustíveis, aviões, suco de laranja congelado, máquinas para terraplanagem, motores e geradores, e automóveis de passageiros. Nos básicos (-7,2%), a retração se explica, por conta, principalmente, de petróleo em bruto, soja em grão, fumo em folhas, café em grão e minério de ferro. Nos semimanufaturados (-12,5%), houve redução nas vendas de ferro fundido, alumínio em bruto, ferro-ligas, semimanufaturados de ferro e aço, ouro em forma semimanufaturada, e óleo de soja em bruto.

Na comparação com o resultado diário do mês de janeiro deste ano (US$ 725,8 milhões), houve aumento de 14,8%, com crescimento nas exportações de produtos manufaturados (18,2%) e básicos (22,3%), enquanto decresceram as de semimanufaturados (-0,3%).

As importações, em fevereiro, estão em US$ 5,739 bilhões, com média diária de US$ 956,5 milhões. O resultado está 11,3% acima da média de fevereiro do ano passado (US$ 859,1 milhões), com crescimento, principalmente, nos gastos com combustíveis e lubrificantes (65,2%), cereais e produtos de moagem (60,1%), adubos e fertilizantes (54,5%), aeronaves e partes (24,3%), químicos orgânicos e inorgânicos (20,4%), e instrumentos de ótica e precisão (10,2%).

Sobre o resultado verificado em janeiro passado (US$ 909,2 milhões), houve acréscimo de 5,2%, com destaques nos seguintes produtos: adubos e fertilizantes (34%), cereais e produtos de moagem (16,3%), combustíveis e lubrificantes (15,2%), instrumentos de ótica/precisão (13,6%), químicos orgânicos e inorgânicos (9,6%), equipamentos mecânicos (7,5%), e veículos automóveis e partes (5,2%).

A balança registra saldo negativo no mês de US$ 741 milhões (média diária negativa de US$ 123,5 milhões). A corrente de comércio, no acumulado mensal, está em US$ 10,737 bilhões, com desempenho médio diário de US$ 1,789 bilhão.

Ano - De janeiro à segunda semana de fevereiro deste ano (28 dias úteis), as vendas ao exterior somaram US$ 20,966 bilhões (média diária de US$ 748,8 milhões). Na comparação com a média diária do mesmo período de 2012 (US$ 794,4 milhões), as exportações retrocederam em 5,7%. As importações foram de US$ 25,742 bilhões, com média diária de US$ 919,4 milhões. O valor está 15,9% acima da média registrada no período correspondente de 2012 (US$ 792,9 milhões).

No acumulado do ano, o saldo da balança comercial está negativo em US$ 4,776 bilhões, com resultado médio diário negativo de US$ 170,6 milhões. A corrente de comércio somou US$ 46,708 bilhões, com média de US$ 1,668 bilhão. O valor é 5,1% maior que a média aferida no período equivalente do ano passado (US$ 1,587 bilhão).

Acesse os dados da balança comercial da semana
(Fonte: Mdic)
 

"

Gestores do Sistema OCB realizam imersão no Paraná

"

Desde ontem (13/2), os 22 gestores do Sistema OCB, acompanhados dos superintendentes, Renato Nobile (OCB) e Luís Tadeu Prudente dos Santos (Sescoop) estão reunidos no Paraná, para uma visita técnica de imersão. É o “Intercâmbio Gerencial – Roteiro Cooperativista Paraná 2013”, uma das atividades previstas no Programa de Desenvolvimento de Competências Gerenciais, integrante do Plano de Educação Corporativa da instituição. A programação, que segue até a próxima sexta-feira (15/2) teve início na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, quando o grupo foi recepcionado pelo presidente da organização paranaense, João Paulo Koslovski, e seu superintendente, José Roberto Ricken.

O objetivo da atividade é conhecer, de forma mais aprofundada, como funciona o sistema cooperativista no Paraná e suas atribuições. “O Sistema OCB está melhorando na busca e no alcance de resultados. Nossa estrutura é leve, mas muito profissional e está alcançando resultados cada vez melhores”, afirmou Koslovski, apresentando ao grupo como a Ocepar se organiza sistematicamente.
 
De acordo com a gerente de Pessoas do Sistema OCB, Ana Cláudia D’Arce de Lima, o objetivo da realização do intercâmbio é o desenvolvimento de competências gerenciais a partir da identificação, reflexão e discussão de temas, princípios, valores e práticas cooperativistas que fortaleçam o papel e a atuação gerencial. “Queremos alcançar uma maior integração do grupo de gestores, aprimorando o conhecimento de seus clientes, na formação de estratégias em ações mais efetivas, na melhor gestão e no atendimento aos resultados e competências organizacionais”, explica a gestora.
 
Durante o roteiro, os gestores participarão da Assembleia Geral Ordinária da cooperativa Batavo, quando o presidente Renato Greidanus fará uma apresentação sobre o processo de intercooperação com as cooperativas Castrolanda e Capal; e haverá ainda um vivencial no município de Prudentópolis. Toda a visita está sendo organizada pela Cooptur (Cooperativa de Turismo do Paraná).
"

Encerradas as inscrições para Analista de Promoção Social do processo seletivo 1/2013 do Sescoop

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (14/2) o comunicado de encerramento das inscrições para a função Analista de Promoção Social referente ao processo seletivo nº 01/2013.

Os formulários enviados posteriormente ao preenchimento das cem vagas não serão aceitos, conforme especificações contidas no Edital de Seleção.
 
Clique aqui para mais informações.

"

Comitê Educacional do ramo saúde retoma atividades

"

Investir na qualificação de seus integrantes é o desafio do cooperativismo de saúde brasileiro para os próximos anos. Por esse motivo, membros do Comitê Técnico de Educação do Ramo Saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estiveram reunidos em Brasília (DF) nos dias 6 e 7.

Este foi o terceiro encontro do grupo que, na oportunidade, analisou as prioridades de conteúdos para desenvolvimento de cursos para os públicos específicos das cooperativas. Na segunda reunião, realizada ainda em 2012, o Comitê elaborou a Diretriz Nacional de Educação para o Ramo Saúde,na qual constam, dentre outras informações, indicadores de gestão para o Programa EducSaúde.
 
De acordo com a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, o objetivo do Comitê é elaborar o programa de forma participativa, com um grupo misto, envolvendo tanto as unidades estaduais do Sescoop quanto representantes de diversos segmentos do ramo saúde. Assim, compõem o Comitê analistas e gestores do Sistema OCB, além de dirigentes de cooperativas de todas as regiões, sendo estes os beneficiários das ações propostas.
 
Segundo a gestora, o debate entre os participantes foi bastante rico. “Foram identificadas as prioridades de informações necessárias ao desempenho das cooperativas, à sua profissionalização e ao seu posicionamento no mercado no qual atuam. Outros temas relevantes referem-se a modelos assistenciais que impactam diretamente nos resultados das cooperativas”, destacou.
 
Agora, o grupo terá uma pausa nas atividades, enquanto a unidade nacional do Sescoop providencia o andamento dos processos administrativos necessários ao desenvolvimento de conteúdos formativos, que serão utilizados nas atividades educacionais integrantes do programa EducSaúde.
"

Encerradas as inscrições para Analista de Formação e Qualificação Profissional do processo seletivo 1/2013 do Sescoop

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (6/2) o comunicado de encerramento das inscrições para a função Analista de Formação e Qualificação Profissional, referente ao processo seletivo nº 01/2013.

 
Os formulários enviados posteriormente ao preenchimento das cem vagas não serão aceitos, conforme especificações contidas no Edital de Seleção.
 
Clique aqui para mais informações.
"

Pecuária sustentável: reunião discute boas práticas agropecuárias pelo País

"

Representantes das indústrias, organizações não-governamentais, associações de pecuaristas, varejo, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisas e sociedade que integram o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) discutiram com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, a implementação de políticas para o desenvolvimento da pecuária sustentável no Brasil. O encontro foi na sede do Ministério, em Brasília, na tarde desta terça-feira, dia 5 de fevereiro.

O grupo quer o apoio do Mapa às ações já executadas junto à cadeia produtiva e a novos projetos que venham a ser desenvolvidos. O GTPS foi criado em 2007 e constituído formalmente em 2009. No ano passado, o grupo assinou com o Ministério da Agricultura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) um protocolo de intenções para a recuperação de 15 milhões de hectares de áreas degradas no País até 2020. “Queremos ampliar a parceria para a disseminação da pecuária sustentável. O Ministério tem diferentes programas voltados para isso e o apoio da cadeia é importante para multiplicarmos as ações junto aos produtores”, disse Rocha.

De acordo com o secretário, o Mapa também se propõe a ampliar o apoio às ações de boas práticas sustentáveis implementadas pelo GTPS e também promover em parceria com o Grupo a capacitação técnica de profissionais e produtores, além de atuarem conjuntamente na obtenção de recursos para a execução das ações propostas. A intenção é mostrar os benefícios econômicos, sociais e ambientais a partir implantação das boas práticas agropecuárias.
(Fonte: Mapa)
 

"

Encerradas as inscrições para Analista de Planejamento e Orçamento do processo seletivo 1/2013 do Sescoop

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (5/2) o comunicado de encerramento das inscrições para a função Analista de Planejamento e Orçamento, referente ao processo seletivo nº 01/2013.

Os formulários enviados posteriormente ao preenchimento das cem vagas não serão aceitos, conforme especificações contidas no Edital de Seleção.
 
Clique aqui para mais informações.
"

Encerradas as inscrições para Analista de Comunicação do processo seletivo 1/2013 do Sescoop

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (4/2) o comunicado de encerramento das inscrições para a função Analista de Comunicação Social, referente ao processo seletivo nº 01/2013.

Os formulários enviados posteriormente ao preenchimento das cem vagas não serão aceitos, conforme especificações contidas no Edital de Seleção.

Clique aqui para acessar o Comunicado e obter mais informações.
 
"

Cooperativa Copacol dá início à 8ª turma do programa Aprendiz Cooperativo

"

A cooperativa Copacol realizou na última segunda-feira (28/1) a abertura da 8ª turma do programa Jovem Aprendiz Cooperativo. Esta é a edição com maior número de participantes, são 40. Realizado no auditório da Cooperativa em Cafelândia, o evento contou com a presença da diretoria executiva, pessoas envolvidas no programa, além de jovens acompanhados dos país.

O diretor presidente Valter Pitol, destacou a importância do programa. “É uma ação essencial para o desenvolvimento dos nossos jovens, filhos de associados, colaboradores e da comunidade, de forma a preparar e qualificá-los para as exigências e concorrências do mercado”, afirma.

Felipe Dalmagro é um dos integrantes da 8ª turma, com 15 anos recém-completados, ele não esconde a satisfação de estar entre os selecionados. “É uma oportunidades que abre caminhos para que a gente possa crescer e adquirir experiência, nada melhor do que aliar a teoria e a prática”, conta Felipe.

O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (Sescoop-PR) e a Faculdade Única de Cafelândia. Durante dois anos, além das atividades práticas na Cooperativa, uma vez por semana acontecem aulas teóricas que abrangem várias disciplinas. Lançado pela Copacol em 2006, o programa Jovem Aprendiz Cooperativo conta até o momento com 280 participantes. Dos jovens que passaram pelo programa, a maioria foi contratada para trabalhar em diferentes setores da empresa.

(Fonte: Imprensa Copacol)

"

Pesquisa vai mapear o sistema cooperativista de Rondônia

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de Rondônia (Sescoop-RO) está realizando nesse ano de 2013 o Censo Cooperativista, pela segunda vez. A primeira edição foi no ano de 2009. Nesse ano, o Censo Cooperativista terá como mote “Conhecer para Construir”, que resume bem a intenção do projeto.

O objetivo principal é obter o mapeamento das cooperativas no estado, visando elaborar um diagnóstico da situação atual em relação à quantidade de cooperativas ativas, número de cooperados, funcionários e municípios onde existem cooperativas.

Outra finalidade dessa ação é conhecer as cooperativas para aplicação do Programa Nacional de Monitoramento, que visa apoiar os gestores através de treinamento e acompanhamento das práticas administrativas, com objetivo de melhorar a gestão e desenvolver as cooperativas do estado.

Para realização do Censo 2013, o Sescoop-RO conta com apoio da OCB-RO e de um instituto de pesquisa, que irá percorrer os 52 municípios de Rondônia cadastrando e buscando dados mais aprofundados para conhecer as cooperativas.

Segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RO, Salatiel Rodrigues, a melhor forma de apoiar o desenvolvimento das cooperativas é conhecer melhor a realidade das mesmas no estado.

“Na primeira vez que realizamos o Censo, em 2009, tivemos excelentes resultados e esse ano a expectativa é que possamos ir ainda mais longe para apoiar ainda mais a gestão das cooperativas, pois elas são a melhor forma de desenvolver nossas comunidades”, explica Salatiel.

Os resultados esperados ao fim do projeto são a criação de um banco de dados com informações estratégicas sobre as cooperativas do estado, possibilidade de visualizar e planejar melhor as ações do sistema que atendam a essas cooperativas pesquisadas e a criação de um canal de comunicação integrado e atualizado com base nas informações coletadas pelo censo e mensuradas pelas respostas dos questionários.
 

(Fonte:Sescoop-RO)

"

Programa de OQS promove maior aproximação com cooperativas

"

O Programa de Apoio à Organização do Quadro Social das Cooperativas (OQS), realizado pelo Sistema Ocemg, vem passando, desde 2012, por reformulações quanto à aproximação de técnicos do Sistema com as cooperativas visitadas. A primeira cooperativa contemplada pelo plano reformulado foi a Capel, de Resplendor. Em 2013, fazem parte do projeto também a Coocafé, de Lajinha, e o Sicoob Aracoop, de Araguari.

De acordo com a gerente de acompanhamento de cooperativas, Vitória Drumond, o Sistema tem se aproximado cada dia mais do projeto. "Desde o segundo semestre do ano passado e com mais intensidade este ano, os técnicos da Gerência de Acompanhamento participarão mais efetivamente do programa, acompanhados dos estagiários do curso de Gestão de Cooperativas, da UFV," explica.

"Outra novidade do projeto está relacionada ao atendimento de cooperativas do ramo crédito. A primeira instituição a se manifestar foi o Sicoob Aracoop, que já é uma cooperativa muito profissionalizada, possui uma boa gestão e deseja implantar a OQS, solicitando, assim, nossa ajuda", acrescenta Vitória.

Programa de OQS
Desenvolvido desde 2007, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o projeto propõe oferecer sugestões, caminhos e diretrizes de atuação para que a cooperativa possa implantar o Programa de Organização do Quadro Social. Ao final das visitações, um projeto é elaborado e sugerido para a referida cooperativa.

"A OQS vai além da mobilização dos associados para a participação em assembleias, reuniões e eventos da cooperativa, a organização se fundamenta em um processo contínuo de educação cooperativista que promove uma consciência participativa e traz impactos como: aumento da fidelidade, comprometimento do associado com a cooperativa e melhoria da comunicação, e na qualidade dos produtos entregues", frisa a gerente de acompanhamento.
(Fonte: Sistema Ocemg)

 

"

Semana de capacitação da OCB-AM inicia com mais de 70 inscritos

"

Os cursos oferecidos pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), para capacitação nas áreas de conselho fiscal, conselho administrativo e prestação de contas e condução de assembleia começaram nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro. Aproximadamente 70 pessoas estão inscritas para participar dos três módulos. O curso de conselheiro fiscal abre o cronograma de capacitações.

Segundo a tutora dos treinamentos, Marilda Moreira Brasileiro Rios, o foco é formar conselheiros fiscais para uma atuação correta e eficiente em suas cooperativas, demonstrando a importância do bom desempenho do Conselho Fiscal, além de dotar os conselheiros de conhecimentos necessários à gestão eficaz das cooperativas.

Marilda Moreira Brasileiro Rio é especialista em administração pública, formada pela União Educacional do Norte e graduada em Administração de Cooperativas, pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Também ocupa o cargo de Secretária Executiva do Conselho Florestal Estadual do Acre.

“O curso não trabalha somente a teoria, mas voltamos nossa metodologia à realização de exercícios práticas que simulem o funcionamento e a atuação do Conselho Fiscal”, explicou a instrutora.

Pela primeira vez, Vera Lúcia Fonseca participa de um curso oferecido pela OCB-AM. Ela é uma das 25 cooperadas da Cooperativa de Consumo (Coocpone), que há pelo menos duas décadas trabalha na venda de bebidas aos frequentadores do Parque Ponta Negra.

“Até então, eu não tinha recebido treinamento para saber como funciona um fluxo de caixa. É importante, para termos controle sobre o nosso próprio negócio”, considerou.

Cooperado do ramo de piscicultura, no município de Urucará, Omesias Macedo dos Santos, da Aquicoopesca, o treinamento vai ajudar a alavancar o projeto. “Entendemos de piscicultura, mas não muito bem de finanças. E, no interior, temos déficit de profissionais que possam nos orientar nesse sentido”, afirmou.

Os cursos serão realizados no auditório da Uniodonto Manaus, situado à Rua Leonardo Malcher, nº 598, Centro. Só receberão certificados os participantes que completarem a carga horária do curso.
Conteúdo programático

- Contabilidade básica em Cooperativas;
- Fiscalização responsável e ativa do Conselho Fiscal;
- Atribuições do Conselho Fiscal;
- Funções do Conselho Fiscal;
- Composição de Conselhos Fiscais;
- Governança Cooperativa;
- Legislação cooperativista;
- Parecer do Conselho Fiscal;
- Eleições de Conselhos: Requisitos e Precauções;
- Planejamento e Cultura da Gestão;

Mais sobre os cursos

Para o curso de conselheiro fiscal ou conselheiro administrativo, a carga horária é de 8 horas/cada e para o curso de Prestação de Contas e Condução de Assembleia, a carga horária é de 16 horas.

O curso de Conselho Administrativo visa apresentar, entre outros assuntos, as atribuições e funções do conselho baseado na lei 5.764/71, além de formular indicadores econômicos, financeiros e sociais que possam ser utilizados nos relatórios de gestão e na administração cooperativista.

O conteúdo programático abordará o cenário da Administração Contemporânea, o Perfil das Organizações Cooperativas de Sucesso, Planejamento e Organização e Aspectos Gerenciais.

(Fonte: OCB/Sescoop-AM)

"