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O ministro da Agricultura, Pecuária e Abasteicmento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu, na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, comitiva presidida pelo ministro da Agricultura e Comércio Exterior da Holanda, Henk Bleker. A abertura do mercado brasileiro para produtos lácteos holandeses e o estabelecimento de requisitos sanitários específicos foram os temas abordados durante o encontro.
“Uma das prioridades do nosso governo é avançar no que diz respeito às questões de defesa agropecuária e sanidade, para incentivar o comércio internacional e aumentar o controle da nossa produção”, destaca Mendes Ribeiro Filho. Segundo o ministro, as negociações agrícolas internacionais são de extrema importância para o desenvolvimento econômico mundial e para uma produção agrícola segura e eficaz.
Quanto às questões sanitárias, o ministro da Holanda Henk Bleker informou que o objetivo do governo holandês é estar em plena conformidade com o regulamento brasileiro, para alcançar a abertura do mercado lácteo. Como sugestão, Henk Bleker sugeriu que seja realizada uma missão brasileira à Amsterdã para verificar como funciona o sistema de fiscalização e as unidades produtoras de leite, queijos e demais produtos lácteos.
(Fonte: MAPA)
Nos vinte dias úteis de novembro, as exportações brasileiras somaram US$ 21,774 bilhões, com média diária de US$ 1,088 bilhão, e as importações chegaram a US$ 21,191 bilhões, tendo registrado média diária de US$ 1,059 bilhão. Com estes resultados, o saldo comercial do mês foi superavitário em US$ 583 milhões, com um resultado médio diário de US$ 29,2 milhões. A corrente de comércio (soma das exportações e importações) totalizou US$ 42,965 bilhões, com média por dia útil de US$ 2,148 bilhões.
Na comparação pela média diária, as exportações cresceram 23,1% em relação a novembro de 2010 (média diária de US$ 884,4 milhões) e retraíram 1,7% em relação a outubro deste ano (média diária de US$ 1,107 bilhão). As importações tiveram incremento de 21,8% em comparação a novembro do ano passado (média diária de US$ 869,8 milhões) e de 7,1% no comparativo com outubro de 2011 (média diária de US$ 989,2 milhões).
O saldo comercial teve crescimento de 100,3% em relação a novembro de 2010 (média de US$ 14,6 milhões) e diminuiu 75,2% quando comparado com a média diária de outubro último (US$ 117,7 milhões). O resultado médio diário da corrente de comércio registrou elevação de 22,5% sobre novembro passado (US$ 1,754 bilhão) e de 2,5% sobre o mês passado (média de US$ 2,096 bilhões).
Resultado semanal - As exportações brasileiras na quinta semana de novembro (28 a 30) foram de US$ 2,819 bilhões, com média diária de US$ 939,7 milhões, enquanto as importações alcançaram US$ 3,117 bilhões, com resultado médio diário de US$ 1,039 bilhão. O saldo comercial da semana ficou deficitário em US$ 298 milhões (média diária negativa de US$ 99,3 milhões) e a corrente de comércio somou US$ 5,936 bilhões (média de US$ 1,978 bilhão).
Já a quarta semana do mês (21 a 27) registrou exportações de US$ 5,386 bilhões (média diária de US$ 1,077 bilhão) e importações de US$ 5,819 bilhões (média diária de US$ 1,163 bilhão). O saldo comercial foi deficitário em US$ 433 milhões (média por dia útil de menos US$ 86,6 milhões).
Ano - De janeiro a novembro deste ano (229 dias úteis), as vendas externas atingiram US$ 233,913 bilhões (média diária de US$ 1,021 bilhão) e, na comparação com a média diária do mesmo período de 2010 (US$ 793,8 milhões), cresceram 28,7%. Também no acumulado do ano, as importações foram de US$ 207,942 bilhões, com média diária de US$ 908 milhões. O valor é 24,6% maior do que a média registrada no mesmo período de 2010 (US$ 728,9 milhões).
No acumulado do ano, o superávit da balança comercial já chega a US$ 25,971 bilhões, com resultado médio diário de US$ 113,4 milhões. No mesmo período de 2010, o saldo positivo foi de US$ 14,813 bilhões, com média de US$ 65 milhões. Pela média, houve aumento de 74,6% no comparativo entre os dois períodos.
Já a corrente de comércio soma, em 2011, US$ 441,855 bilhões, com média diária de US$ 1,929 bilhão. O valor é 26,7% maior que a média registrada no mesmo período no ano passado (US$ 1,522 bilhão).
Coletiva - Os dados completos da balança comercial de novembro serão divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nesta quinta-feira (1º/12), durante o 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul), em Curitiba (PR). Promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, o evento, que termina amanhã, pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos vinte anos do bloco econômico.
Acesse os dados preliminares da balança comercial de novembro.
Alinhamento das ações e intercâmbio de conhecimento foram frentes que estiveram em evidência nesta semana, avaliou o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos. Hoje, ele participou do encerramento de três eventos que juntos reuniram cerca de 70 profissionais das organizações estaduais e do nacional. São eles: Encontro de Comunicadores, Controle e Arrecadação e do Comitê Técnico de Educação a Distância.
“É importante ouvir os estados para que possamos estabelecer estratégias eficientes para o desenvolvimento do cooperativismo do País”, ressaltou Tadeu. Pela manhã ele participou do Encontro de comunicadores. Para ele as discussões proporcionaram uma reflexão sobre a forma de entender o sistema cooperativista, que necessita estar integrado inclusive à sociedade.
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Visando proporcionar um alinhamento conceitual e a troca de experiências com outras entidades do Sistema S, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está recebendo a primeira reunião do Comitê Técnico de Educação a Distância. Os membros do comitê estão reunidos nesta segunda e terça-feira (28 e 29/11), na sede do Sescoop, em Brasília (DF).
Ainda em março deste ano, a unidade nacional, com apoio do Sescoop/SP, iniciou uma série de estudos para implantação do projeto de educação a distância (EaD) no sistema cooperativista. Em julho, o conselho nacional aprovou a proposta elaborada pelas duas unidades, que prevê o desenvolvimento do projeto a partir de 2012. “O comitê foi constituído para garantir a adequabilidade do projeto às necessidades das unidades estaduais”, explicou a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar. Fazem parte do grupo os estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além da unidade nacional do Sescoop, com membros das gerências de Formação e Qualificação Profissional, de Pessoas e de Tecnologia da Informação.
Nesta primeira reunião do comitê, especialistas estão proporcionando um nivelamento conceitual aos participantes. Além disso, estão sendo apresentadas as práticas desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que já realizam ações de educação na modalidade a distância. “Estas apresentações trarão subsídios importantes para o desenvolvimento do nosso projeto”, afirmou Andrea.
O assistente técnico do Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Solon Coutinho Neto, e o Analista Técnico do Sebrae, Rodrigo Estrela, foram os convidados da parte da manhã. Ambos são gestores do projeto de EaD em suas instituições e apresentaram aos membros do comitê as suas experiências com educação a distância.
O período da tarde está reservado para a capacitação conduzida pela consultora Márcia Matos, que foi responsável pela implantação do EaD no Sebrae nacional. A capacitação segue durante a manhã desta terça-feira e, à tarde, os membros do comitê se concentram no planejamento das atividades para 2012.
“Esse encontro de comunicadores é muito oportuno, afinal estamos a pouco mais de 30 dias do próximo ano, que será um marco importante para o cooperativismo no mundo, a comemoração do Ano Internacional das Cooperativas”. Com um tom otimista e ao mesmo tempo reflexivo, o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Márcio Lopes de Freitas, falou aos profissionais que participam hoje (28/11) e amanhã (29/11) do Encontro de Comunicadores do Sescoop 2011.
“Sem dúvida, vivemos um momento singular e de extrema importância para o movimento cooperativista mundial. A iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é um reconhecimento internacional do papel que tem o cooperativismo na geração de trabalho e renda com inclusão social”, afirmou Freitas. Para o presidente, esse é o momento de disseminar os benefícios das práticas cooperativistas e, “para isso, o papel de cada um é fundamental”.
Freitas agradeceu o empenho de todos os presentes, que deixaram sua base para atender a um chamado do Sescoop. E fez um apelo: “nesses dois dias, peço a vocês que aproveitem o tema (Visão Sistêmica da Comunicação: alinhamento e integração), pois esse é um dos nossos objetivos prioritários - nos fortalecer como sistema”.
Em seguida, o presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada, a palestra tema do evento. Para ele, a comunicação é fundamental para o crescimento do setor, mas, antes de falar em marca, é necessário trabalhar bem os valores do cooperativismo. Para exemplificar, Almada comentou sobre a nova marca do Sicoob, que representou uma evolução na forma do sistema se comunicar com seu público. Segundo o dirigente, a identidade visual partiu da essência do cooperativismo: o ser humano. A ética nos processos de comunicação também foi apontada pelo presidente como ponto essencial.
Almada promoveu uma reflexão sobre a forma de entender o sistema cooperativista, que necessita estar integrado, inclusive, à sociedade, uma vez que qualquer ação do segmento, tanto positiva quanto negativa, afeta diretamente o desempenho e a reputação das partes interessadas. O presidente do Bancoob é administrador de empresas, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC. Com 29 anos de atividade profissional, foi superintendente da Confederação Nacional do Sicoob e diretor do Fundo Garantidor do Sicoob (FGS). Desde março de 2009, é diretor-presidente do Bancoob.
Hoje à tarde, o doutor em Comunicação Jorge Duarte, autor do livro “Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica”, falará do processo de implantação de uma política de comunicação, utilizando o case da Empresa Brasileiro de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), no qual atuou, como exemplo.
A matriz do Programa Aprendiz Cooperativo foi divulgada para todos os estados durante o II Encontro de Coordenadores da Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). No evento, os representantes das unidades estaduais tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia e os materiais didáticos e de apoio do programa. “No primeiro semestre de 2012, os estados estarão aptos a apresentar às cooperativas todo material para, de fato, executar o programa”, destacou a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar.
Todo o material didático foi disponibilizado aos coordenadores, incluindo os manuais de operacionalização, do professor e de gestão e avaliação do programa. Adriano Fassini, superintendente do Sescoop/AM, ressaltou a qualidade do material produzido e o benefício que a sua aplicação trará ao estado. “Queremos ser proativos nesse processo, e o Sescoop teve a brilhante ideia de criar um programa adequado às necessidades das cooperativas. O material foi muito bem formatado, muito bem feito; o grupo está de parabéns. O manual de gestão é completo, riquíssimo em ferramentas para serem aplicadas e vai ser o nosso norte”, afirmou.
Na opinião de Vanessa Christófoli, do Sescoop/PR, o encontro representou uma prestação de contas do trabalho da equipe empenhada nos últimos anos em consolidar esse material. “É um evento de resultados. Estamos vendo na prática o trabalho pensado e refletido por representantes de diversos estados. Alguns que já atuam com o programa, outros que têm diversas expectativas. Todo esse esforço converge para alcançarmos o modelo ideal”, disse.
Na Bahia, estado que ainda não aplica o programa, a realidade logística apresenta algumas dificuldades. Segundo a técnica Jussiara Lessa, o ano de 2012 vai trazer o desafio de vencer essas barreiras para colocar o programa em efetivo funcionamento. “Estamos muito esperançosos e empolgados com o sucesso da implantação. Acontece que na Bahia, pela extensão do estado, encontramos dificuldades pois os municípios são distantes uns dos outros e na maioria dos casos não há aprendizes suficientes para formar uma turma. Em 2012, vamos trabalhar intensamente para firmar as parcerias necessárias de modo a viabilizar a implantação do Aprendiz Cooperativo”, explicou.
Segundo Andréa Sayar, a interlocução com as unidades estaduais é essencial para conhecer as necessidades e adequar o programa às realidades dos estados. “Esta é a oportunidade que temos, enquanto unidade gestora do programa em âmbito nacional, de ouvir os anseios e realidades dos estados, uma vez que, aqui, nós não operacionalizamos as ações”, explicou. A gestora afirmou, ainda, que estão previstos encontros anuais de manutenção além de mais um encontro no primeiro semestre de 2012 para uma avaliação de demandas e encaminhamento de questões de ordem legal.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), dando continuidade à Diretriz Nacional de Monitoramento de Cooperativas, enviou representantes à cidade de Campo Grande (MS) nesta quarta-feira (23/11) para apoiar a unidade estadual na aplicação do programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista – módulo III à primeira cooperativa do estado que aderiu ao programa – a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul).
A apresentação foi feita pela analista financeiro/contábil do Sescoop/MS, Alessandra Martins. Os dirigentes da cooperativa participaram da reunião, realizado na sede da Copasul, no município de Naviraí. De acordo com a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, além de orientar sobre a utilização do sistema, a equipe fez uma apresentação sobre os números da cooperativa e, em seguida, passou às mãos do presidente Sakae Kamitani o relatório. Estiveram presentes, também, o gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR, Gerson Lauermann, e os técnicos Saulo Menegueti e Breno Paradelo .
Nesta quinta-feira (24/11), o Sescoop/MS promoveu o Encontro Estadual de Líderes 2011. Na oportunidade, a gerente Susan foi convidada a apresentar às lideranças cooperativistas do Mato Grosso do Sul os programas da Diretriz Nacional de Monitoramento. “Explicamos como funcionam os programas, os benefícios da aplicação da Diretriz e o retorno foi excelente. Ao final da apresentação, diversas cooperativas nos procuraram pedindo informações sobre como aderir aos programas”, afirmou.
Segundo Susan, a apresentação foi fundamental para promover a mudança de percepção dos dirigentes com relação aos trabalhos de monitoramento. “Eles conseguiram captar a essência do monitoramento, que atua ajudando a cooperativa a se desenvolver”, destacou.
Dirigentes cooperativistas do Mato Grosso do Sul se reúnem nesta quinta-feira (24/11), em Campo Grande (MS), para discutir diferentes formas de gestão do empreendimento cooperativo no atual cenário econômico. Eles participam do Encontro Estadual de Líderes 2011, promovido anualmente pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS). O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, estará presente no evento.
Na programação, estão previstas duas palestras - Gestão humanista de pessoas e Cenário macroeconômico para 2012. Elas serão ministradas por Eugênio Mussak, especialista nas áreas de liderança e desenvolvimento humano e profissional, e Eugênio Stefanello, doutor em economia agrícola, respectivamente.
O encontro também marcará o lançamento da terceira edição do Prêmio OCB/MS de Jornalismo e a apresentação da Agenda Legislativa Estadual 2011/2014, esta em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul). A publicação traz a composição da Frente Parlamentar Estadual na Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo e as principais ações que serão implementadas.
Será realizada ainda a entrega dos certificados de conclusão aos alunos dos programas de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado (Sescoop/MS). As crianças vencedoras da Gincana Estadual do Cooperativismo também receberão seus prêmios durante a solenidade. O evento terá início às 13h e ocorrerá no auditório da Famasul.
A primeira faculdade de cooperativismo do Brasil vai realizar seu primeiro vestibular. A Escoop, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em julho deste ano, está oferecendo 60 vagas para o curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Tanto o curso quanto a faculdade receberam nota máxima na avaliação do MEC. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) receberá os pedidos de bolsas de estudo, que podem chegar até 70% para o candidato que comprovar vínculo com cooperativa devidamente registrada e adimplente com a instituição. As inscrições vão até o dia 15/12, somente pelo site www.escoop.edu.br.
A carga-horária total do Curso é de 1.620 horas (108 créditos acadêmicos) e pode ser cursada entre dois anos e meio e três anos. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, no período da noite, com opções de horários alternativos para os turnos matutino e vespertino, às sextas-feiras e sábados. Os alunos deverão se matricular em pelo menos quatro disciplinas por semestre, o equivalente a 16 créditos.
O primeiro semestre de 2012 terá custo total de R$ 3.180,00 para o aluno, podendo este valor ser parcelado em até seis vezes de R$ 530,00. A prova do primeiro vestibular da Escoop será aplicada no dia 8 de janeiro de 2012, das 10h às 12h30, na cidade de Porto Alegre (RS).
Sobre o curso - O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem como objetivos específicos oportunizar aos acadêmicos a formação necessária em administração de cooperativas, que os capacite a promover o alinhamento da tecnologia de gestão aos objetivos organizacionais; corroborar para que a tecnologia da gestão seja aplicada de forma alinhada com os objetivos organizacionais, através de uma proposta metodológica que promova a integração de conteúdos; contribuir para o desenvolvimento na área de gestão de cooperativas; e atender às necessidades regionais e nacionais quanto à formação de profissionais para atuar na área de gestão de cooperativas.
Ao final, o aluno será diplomado como Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e terá condições de integrar conhecimentos técnico-científicos nas áreas de Ciência Organizacional, Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Planejamento, Direito, Educação, Economia e História, sendo capaz de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa para identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vai se reunir na próxima segunda-feira (21/11) com a Coordenação Geral de Arrecadação e Cobrança (CODAC) da Receita Federal. O objetivo da reunião é discutir a arrecadação do sistema S com o órgão responsável pelo controle de atividades relacionadas a arrecadação e cobrança crédito da Receita. “Será uma grande oportunidade de conhecer melhor o fluxo das contribuições com vistas a aprimorar os processos”, diz o coordenador Financeiro do Sescoop, Carlos Baena.
O Sescoop, criado há 12 anos, é responsável pela operacionalização das atividades de capacitação, formação profissional e promoção social do setor, e tem papel determinante na construção de um processo contínuo de educação cooperativista, profissionalismo e consolidação das cooperativas brasileiras. Os recursos para a execução de suas atividades são provenientes da contribuição de 2,5% que incidem sobre a folha de pagamento das cooperativas e são recolhidos pela Receita Federal do Brasil por meio da Guia da Previdência Social (GPS).
Sua atuação alcança todo o território brasileiro a partir de um trabalho alinhado pela unidade nacional, executado pelas unidades estaduais, conhecedoras das peculiaridades de cada região. São atividades voltadas a líderes cooperativistas, cooperados, funcionários e seus familiares. Programas, cursos, seminários e treinamentos que estimulam a cultura cooperativista são idealizados de acordo com as necessidades e características das cooperativas.
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sistema Ocemg/Sescoop-MG) acabam de lançar as "Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2011". O material faz parte de um estudo técnico realizado pela entidade por meio de pesquisa de dados junto às cooperativas mineiras e reúne o balanço social, anuário e ranking do segmento em Minas.
Para o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, a publicação não se trata apenas de uma ferramenta de pesquisa e consultas, mas de uma radiografia do cooperativismo em Minas. "Este documento pode ser considerado um indicador de tendências, que registra o desempenho do setor no ano passado e confirma a trajetória ascendente de nossas cooperativas", afirmou.
Além de apresentar os princípios, valores e a estrutura de representação do sistema cooperativista - do nível global para o regional -, o documento traz informações sobre os 13 ramos do setor (Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Especial, Habitacional, Infraestrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Transporte, Turismo e Lazer). A publicação também mostra indicadores de desempenho com os resultados relacionados ao quadro social,quadro funcional, desempenho financeiro, contribuições para a sociedade, entre outros.
As "Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2011" já estão disponíveis no Portal do Cooperativismo Mineiro. Clique aqui para acessar.
Conselheiros Fiscais do ramo Saúde de cooperativas localizadas no sul e extremo sul da Bahia receberão capacitação específica promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado (Sescoop/BA). O curso tem o objetivo de promover a capacitação dos conselheiros, por meio da obtenção e aprimoramento de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes inerentes ao papel que estes profissionais desempenham nas cooperativas.
“Promover a participação capacitada do cooperado é primordial para o alcance da excelência em gestão das cooperativas”, afirmou o gerente do ramo de Saúde da Organização das Cooperativas Brasileiras, Laudo Rogério dos Santos. Na visão do gestor, iniciativas como esta aprimoram as boas práticas de governança cooperativa, além de proporcionar um momento de discussão do papel do conselho fiscal no sistema cooperativista. “É uma excelente oportunidade para contrapor a amplitude das atribuições legais do conselho fiscal com o exercício da prática”, destacou.
A programação do curso inclui a apresentação da estrutura administrativa da cooperativa; definição, regulamentação e competências do Conselho Fiscal; roteiro de atuação para o Conselho Fiscal; noções de contabilidade; análise de balancetes; orientações sobre ata e as diretrizes que norteiam a atuação do Conselho Fiscal. A formação será realizada entre os dias 18 e 19 de novembro, no auditório da Unimed Ilhéus (BA). O treinamento será ministrado a 30 conselheiros e vai atender às cooperativas Unimed e Uniodonto das cidades de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.
Nos próximos dais 28 e 29 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promove o IV Encontro Nacional de Controle de Arrecadação do Sescoop. Na ocasião, cerca de trinta profissionais estarão reunidos para receberem uma capacitação aprofundada sobre utilização do sistema GFIP/SEFIP, da Receita Federal.
Segundo o coordenador de Processos Financeiros do Sescoop, Carlos Baena, o objetivo do evento é reunir os responsáveis pelo controle das contribuições da instituição para um alinhamento de procedimentos. “É fundamental que os técnicos repassem esses conhecimentos às cooperativas”, destaca.
O encontro será conduzido por um consultor especialista em legislação previdenciária, com experiência em ministrar cursos na prática de GFIP/SEFIP. Cada participante terá um computador à sua disposição para poder simular, em tempo real, a alimentação dos dados no sistema. “Assim, todos podem visualizar na prática as eventuais dificuldades e aproveitar para sanar as dúvidas que surgirem”, explica Baena.
De acordo com o gestor, o sistema GFIP/SEFIP é a ferramenta por meio da qual a Receita Federal identifica para quem devem ser repassados os recursos provenientes das contribuições das cooperativas. “O erro no preenchimento é fatal para que o recurso não chegue ao Sescoop. Por isso é de extrema importância que todos conheçam profundamente os códigos e as devidas aplicações”, resume.
O Observatório Internacional de Cooperativas de Serviços Financeiros foi apresentando hoje (10/11) à diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Trata-se de uma plataforma de informática trilingüe que tem o objetivo de compilar informações sobre o cooperativismo de crédito no mundo e fomentar seu conhecimento e análise. A explanação foi feita pela coordenadora da Escola de Negócios HEC Montréal, Inmaculada Buendía Martinez, e o diretor do Observatório Internacional de Cooperativas de Serviços Financeiros, Benoit Tremblay, na sede da Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF).
O observatório é composto por duas bases de dados: uma sobre as instituições integrantes do setor e outra que funciona como uma biblioteca virtual. A primeira delas reúne indicadores qualitativos e quantitativos sobre as cooperativas de crédito, seus organismos de representação e entidades de supervisão e controle. O sistema será preparado para que o material possa ser exportado em formato excel. A segunda tem como principal função armazenar, conservar, difundir e promover o acesso dos usuários a documentos eletrônicos sobre o segmento.
Na ocasião, Inmaculada Martinez e Benoit Tremblay também conheceram o Observatório do Cooperativismo Brasileiro (http://www.fearp.usp.br/cooperativismo/index.php ), criado a partir de um convênio entre a OCB e a Universidade de São Paulo (USP). O projeto prevê o fortalecimento do cooperativismo no país com a concessão de recursos para apoio a atividades de pesquisa e análise de dados sobre o movimento no ambiente acadêmico. As instituições têm uma parceria que mantém um banco de dados atualizado com pesquisas sobre economia, gestão, contabilidade, controladoria e auditoria em cooperativas.
Para o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, é importante unir esforços para o desenvolvimento de pesquisa sobre o cooperativismo no mundo. “Precisamos democratizar o conhecimento para o maior número de pessoas e expandir, assim, a atuação do nosso segmento no mundo”.
Também acompanharam a reunião o superintendente da OCB, Renato Nobile, os gerentes Geral de Operações, Ryan Carlo e de Desenvolvimento de Cooperativas, Mauricio Alves e a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andréa Sayar.
A profissionalização da gestão e a intercooperação são destacadas pelos participantes do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas como pontos determinantes para o crescimento do cooperativismo brasileiro. Nesta quarta-feira (09/11), integrantes da quarta turma do projeto visitaram a sede do sistema OCB e falaram sobre os seus benefícios.
Paulo José Buso Junior, que preside o Sicredi Agro Paraná (PR), está animado com o curso e acredita que a troca de experiências auxilia na geração de novos negócios. “A área do cooperativismo carece de treinamentos específicos e teremos condições de ter uma visão global visitando organizações que são referências mundiais no assunto”, disse.
O programa é uma iniciativa conjunta do sistema Ocepar e da unidade paranaense do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR).
"O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, foi recebido nesta terça-feira (08/11) pelo presidente da Confederação Nacional das Cooperativas (CNcoop), Márcio Lopes de Freitas. Durante a visita, Trabuco informou ter assumido recentemente a presidência da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e afirmou o interesse da Confederação na continuidade da parceria com o Sistema Confederativo Sindical das Cooperativas. Com 42 anos de carreira no Banco Bradesco, que preside desde março de 2009, tem longa experiência na liderança de entidades associativas.
O presidente da CNCoop salientou a importância do Sistema Sindical Cooperativista e a relevância da manutenção do alinhamento das Confederações patronais em fóruns de discussão para tratar de assuntos convergentes e de interesse da bancada patronal.
Com mais de duas décadas, a CNF uniu no campo político-institucional às entidades que atuam nos diferentes segmentos do mercado financeiro. A instituição promove debates e participa das discussões dos temas de interesse do Brasil, mediante atuação intensa e transparente pelos canais apropriados dos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
Com o objetivo de formar e capacitar profissionalmente gestores das áreas financeira e contábil das cooperativas Unimed e Uniodonto, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está viabilizando a participação de 400 profissionais no curso Métodos de Custeio e Planejamento Orçamentário – Aplicável a Cooperativas da área de Saúde, organizado pela Fundação Unimed.
A formação tem carga horária de 16 horas e as aulas acontecerão em 17 cidades, entre os meses de outubro e dezembro. O Sescoop promove o apoio logístico, financeiro e na elaboração do conteúdo aplicado. “Será um momento para debates sobre questões do dia a dia contábil-financeiro, proporcionando um eficaz ponto de encontro, de integração e de trocas de experiências sobre as questões econômicas de uma cooperativa”, define o gerente do ramo de Saúde da Organização das Cooperativas Brasileiras, Laudo Rogério dos Santos.
Segundo o gestor, o projeto tem como finalidade a aplicação dos mais avançados conhecimentos e metodologias de apoio à gestão empresarial no que se refere a custeio e planejamento orçamentário para cooperativas. “Este é o segundo módulo de um programa de capacitação continuada, que teve início em 2010, quando mais de 390 gestores do ramo Saúde passaram por uma atualização sobre normas contábeis internacionais”, destacou.
Rogério ressalta que a ideia é fazer com que, tanto dirigentes quando gestores de todos os setores administrativos das cooperativas sejam contemplados com alguma capacitação de caráter continuado, cujos conteúdos abordem assuntos relevantes para a gestão das entidades.
O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Maurício Alves, destaca que as questões de governança são premissas constantes no foco da instituição. “O Sescoop vem apoiando iniciativas como essa, que privilegia a boa gestão cooperativista. Nesse momento, estão sendo beneficiadas essas cooperativas, mas estamos estudando uma forma de ampliar o alcance deste trabalho”. E complementou: “a Unimed e a Uniodonto são detentoras de excelentes práticas organizacionais e ao Sescoop, focado em sua missão, compete dar suporte à manutenção desse quadro e, sempre que possível, proporcionar novo aprendizado”, afirma.
O professor da University of Missouri e do Insper, Fabio Chaddad, publicou um artigo intitulado “Cooperativas de sucesso no agronegócio mundial”. O artigo promove uma reflexão no momento em que o setor recebe o conhecimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) que elegeu 2012 como Ano Internacional das Cooperativas. O texto faz uma retrospectiva do cooperativismo e apresenta números e comparações além de tratar de governança. Clique e acesse a íntegra do artigo.
"O Prêmio Expressão de Ecologia, organizado pela Editora Expressão, identifica os melhores sistemas de gestão voltados para a responsabilidade social, implantados na região Sul do Brasil. É um registro da trajetória da consciência ambiental empresarial na região, além do maior mapa da evolução das empresas em direção à sustentabilidade. Com o case “A responsabilidade socioambiental está em nosso DNA”, a cooperativa concorreu com outros 152 trabalhos e foi a ganhadora na categoria Gestão Ambiental.
A região da capital catarinense atendida pela Unimed Grande Florianópolis abrange 21 municípios. A cooperativa se tornou líder no segmento planos de saúde nesse território, e tem investido fortemente em sustentabilidade, promovendo ações pioneiras. Foi a primeira Unimed do Brasil a incluir a Responsabilidade Social no Estatuto Social da Cooperativa e desde o final da década de 1990 desenvolve projetos socioambientais baseados em medidas que, apesar de simples, fazem muita diferença na construção de um planeta mais sustentável.
E o sucesso dos projetos é garantido pelo engajamento e motivação dos próprios colaboradores que, por meio da conscientização, conseguiram, por exemplo, reduzir em 60% o consumo de copos descartáveis, de 75 para 39 mil unidades por mês.
Confira um resume de outras ações realizadas pela Unimed Grande Florianópolis:
- Lixeiras especiais - coletaram, em 2009 e 2010, 176 quilos de pilhas e baterias de celulares, 750 lâmpadas fluorescentes, que receberam a destinação adequada.
- Automação de procedimentos - permitiu que 207,1 mil folhas de papel deixassem de ser utilizadas no período de um ano.
- Redução da emissão de gases de efeito estufa - foram mapeadas as rotinas da organização a fim de compensar as atividades emissoras de gases. Árvores nativas foram plantadas no Sertão da Lagoa do Peri, para reduzir as emissões relativas à publicação Revista Saúde.
Para a Unimed Grande Florianópolis, essas estratégias na área ambiental fazem parte da sua missão de Promover Saúde e Qualidade de Vida, buscando a satisfação de seus clientes, cooperados e demais profissionais com Responsabilidade Socioambiental.
(Com informações – Unimed Florianópolis e Anuário Expressão de Sustentabilidade)
Pelo nono ano consecutivo, a Unimed Curitiba foi certificada com o selo Unimed de Responsabilidade Social. O selo é uma importante ferramenta de diagnóstico sobre gestão responsável, e é um dos itens da Política Nacional de Responsabilidade Social do Sistema Unimed. O reconhecimento está presente no Anuário Expressão 2011 de Sustentabilidade, publicado pela editora Expressão, que contém os protagonistas de mais de 250 ações socioambientais desenvolvidas na região Sul do país.
Realizada pela Unimed do Brasil e subsidiada pelo Fundo Institucional Unimed (FIU), a certificação leva em conta o resultado da compilação dos Indicadores Sociais e do Balanço Social. O selo certifica as cooperativas do Sistema que desenvolvem programas e projetos por uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Para fomentar projetos que beneficiem as comunidades das regiões onde atua, a Unimed Curitiba mantém parcerias com instituições públicas e privadas. Desde 2009 a cooperativa desenvolve o projeto Cooperando com a Educação em escolas de um dos bairros mais populosos e carentes de Curitiba, o Sítio Cerrado. As escolas participantes recebem cerca de 230 livros para suas bibliotecas, além da doação de um computador ou materiais didáticos que deem suporte ao incentivo à leitura.
Em 2010, quatro escolas foram beneficiadas, assim como a comunidade do entorno, já que as instituições abrem suas portas aos finais de semana para o acesso à biblioteca. A cooperativa também premiou com vale-livros os alunos que mais leram durante o ano, assim como seus professores, que os estimularam.
Somente em 2010, o Cooperando com a Educação demandou investimentos na ordem de R$ 22.304,56. Desde a implantação do projeto, 2.960 alunos já foram beneficiados. A perspectiva é que, em 2011, mais seis escolas da rede pública de ensino recebam o projeto da Unimed Curitiba.
(Fonte: Anuário Expressão 2011 de Sustentabilidade)