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A proposta da criação de um Grupo Técnico (GT) foi uma das grandes iniciativas que surgiu no IV Encontro Nacional de Contadores, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O evento, que encerrou hoje (10/8), teve a participação de contadores, auditores e técnicos das áreas financeiras das unidades estaduais e nacional. “O grupo vai trabalhar sistematicamente no alinhamento de questões estratégicas da unidade nacional com os estados, relacionadas à área contábil”, adiantou Ryan Carlo, gerente Geral do Sescoop.
Ele também destacou o importante trabalho que o grupo poderá fazer junto aos parceiros do Sistema S. Também esteve no encerramento o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos. Para ele o encontro é fundamental para o Sistema, pois os contadores têm um importante papel na transparência da divulgação dos recursos utilizados para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.
Durante os três dias do encontro foi discutido o aperfeiçoamento das informações contábeis do Sescoop, tendo como base a Lei 11.638/2007 e suas alterações, bem como os pronunciamentos contábeis do CPC.
Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma o recorde na produção de grãos. A safra 2010/2011 deve chegar a 161,5 milhões de toneladas, de acordo com o 11º levantamento realizado pela companhia e divulgado nesta terça-feira, 9 de agosto, em Brasília. A área cultivada aumentou 4,7%, atingindo 49,6 milhões de hectares (ha), ou seja, 2,2 milhões de ha a mais que em 2009/10, quando chegou a 47,4 milhões de ha.
A produção terá aumento de 8,2%, ou cerca de 12,3 milhões de toneladas a mais que a safra passada, quando chegou a 149,2 milhões de toneladas. Já em relação ao último levantamento, realizado em julho, a produção baixou 0,3%, ou o equivalente a 516 mil toneladas. Soja, milho, algodão, feijão e arroz tiveram ampliação de área e foram os principais responsáveis pelo crescimento da safra, ao lado da boa influência do clima no desenvolvimento das plantas.
O aumento de área da soja foi de 3%, em relação ao ano passado. Saiu dos 23,47 milhões de hectares para 24,17 milhões de ha, enquanto a produção cresceu 9,6%, subindo para 75,3 milhões de toneladas. A colheita está encerrada.
Já a produção de milho deve atingir 56,34 milhões de toneladas e a área total semeada deve chegar a 13,69 milhões de ha. O milho 2ª safra deve ter uma área de 5,86 milhões de ha - aumento de 11,1% -, com a produção de 20,51 milhões de toneladas. A queda de 1,2 milhão de toneladas do grão “safrinha” em relação ao último levantamento (21,7 milhões de toneladas) se deve à ocorrência de geada em fins de junho, que prejudicou a lavoura nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O crescimento da área algodão é de 67,5%, chegando a 1,4 milhão de ha. A produção deve ser de 1,95 milhão de toneladas de pluma. Em relação ao último levantamento (2 mi t), há previsão de queda, devido à antecipação do período de estiagem, principalmente na região Centro-Oeste.
A área de feijão deve crescer 7,5%, chegando a 3,88 milhões de hectares. A produção eleva-se em 12,5% e deve alcançar 3,74 milhões de toneladas. A área da 1ª safra é de 1,42 milhão de ha, enquanto a da 2ª safra deve atingir 1,71 milhão de ha. Já para o feijão 3ª safra, ainda a colher, a área chega a 749,50 mil ha, com uma produção de 660 mil toneladas. Já a área de arroz elevou-se em 4,1%, devendo chegar a 2,88 milhões de ha, e a produção aumentou em 17,8%, elevando-se para 13,73 milhões de toneladas.
O trigo deve perder 3,2% da área, chegando a 2,1 milhões de ha, enquanto a produção deve ser de 5,28 milhões de toneladas. A queda na produtividade se deve à ocorrência de geada que atingiu parte da lavoura em estágio vulnerável, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A pesquisa em campo foi realizada pelos técnicos da companhia, no período de 18 a 22 de julho. Foram visitados os representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de parte da região Norte. (Fonte: Mapa/Conab)
Mais de 40 pessoas, entre dirigentes e gerentes de cooperativas de crédito do Espírito Santo, estão participando do Projeto OCB/DGRV, em Vitória (ES). A capacitação faz parte do investimento que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em parceria com a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), vem desenvolvendo há cinco anos para subsidiar o crescimento do setor. O vice-presidente da Organização das Cooperativas do estado do Espírito Santo (OCB/ES), Wellington Saldanha, está otimista com a capacitação. "Acreditamos que este projeto pode alavancar ainda mais o cooperativismo de crédito no estado", disse.
O superintendente da OCB/ES, Carlos André Oliveira, também afirmou a importância do treinamento para a região. “Receber o projeto em nosso estado é um antigo desejo, que agora se torna realidade. Essa conquista é fruto do esforço das lideranças que acreditam na formação e no desenvolvimento de seus dirigentes”, disse.
O projeto OCB/DGRV tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo de crédito, por meio de eventos de capacitação, com foco na melhoria dos processos de gestão e governança. A iniciativa tem a duração até dezembro de 2012 e conta com o apoio da OCB/ES e do Banco Central (BC), que, nessa fase, trouxe para as discussões aspectos da governança na organização do quadro social.
“A capacitação baseia-se nos princípios cooperativistas da educação, formação e informação, para que os dirigentes possam melhor organizar o quadro social de suas cooperativas”, explica o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, que está coordenando as atividades.
As cooperativas de crédito mineiras poderão atuar, já no próximo mês, como correspondentes bancários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O edital que regulamenta o credenciamento das instituições ao banco de fomento estadual foi publicado nesta quarta-feira (3/8). Podem participar cooperativas de livre admissão de associados responsáveis por negócios de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, incluídas as atividades da área rural vinculadas às centrais.
Para o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, a parceria entre o banco de fomento do Estado e as cooperativas de crédito é bastante positiva para ambas as partes. Segundo ele, o BDMG será beneficiado pela ampliação da base de clientes e os novos correspondentes bancários por terem mais produtos a oferecer aos associados e ainda serem remunerados.
"Por ser um banco público, o BDMG só pode ter sua sede na Capital, já por meio das 184 cooperativas de crédito filiadas a alguma central será possível ampliar sua atuação a diversos municípios do interior de Minas Gerais", destacou.
O banco vai remunerar o correspondente bancário credenciado pelo trabalho de recepção e encaminhamento de propostas de financiamento de empresas com faturamento de até R$10,5 milhões.
Todos os credenciados serão capacitados pelo BDMG. Inicialmente, estão sendo oferecidas quatro linhas de financiamento: O BDMG Geraminas e BDMG Competitivo, ambos com fundos estaduais, e o BDMG Fixo Fácil e BDMG Giro Fácil, com recursos próprios do Banco. As especificidades dessas linhas, bem como o edital, podem ser encontrados neste site. Oportunamente, o portfólio será ampliado com outras fontes de recursos. (Com informações do Diário do Comércio)
Hoje, as cooperativas que trabalham com suinocultura respondem por aproximadamente 32% da produção nacional de suínos. Em Santa Catarina, por exemplo, principal estado produtor, o cooperativismo foi responsável nos últimos anos por 50% do total gerado, seguido pelo Paraná, com praticamente 34%. Na busca por aprimoramento, o segmento continua investindo na ampliação desses percentuais. Para discutir a realidade do setor, representantes de todos os estados participam até sexta-feira (5/8) do XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), no Hotel Pestana, em Salvador (BA).
O superintendente da Organização das Cooperativas (OCB), Renato Nobile, está participando das discussões. “A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) está fazendo um importante trabalho, reunir atores envolvidos com a cadeia de suínos e discutir o cenário para o segmento. E o setor cooperativista tem muito a contribuir nesse sentido, para que a carne suína faça cada vez mais parte do cardápio brasileiro”, disse Nobile.
Segundo dados da Gerência de Desenvolvimento de Ramos e Mercados (Gemerc), os produtos derivados da agro-industrialização de aves, considerando somente o universo cooperativista, alcançaram exportações de US$ 243,4 milhões em 2010, com uma participação de 8,9% do total, enquanto que a carne suína congelada, atingiu US$ 81,9 milhões, participando com 3% do total das exportações. Atualmente, das 95 cooperativas de suínos e aves distribuídas em todo território nacional, cerca de 60% estão localizadas na região Sul do país.
Seminário – O evento, que conta com o apoio da OCB, é considerado o mais importante encontro do setor. Na ocasião, também serão discutidas as principais perspectivas da suinocultura para os mercados de grãos e carnes, marketing da carne suína, gestão e conjunturas políticas e econômicas e seus impactos na produção e comercialização de carnes. Ao todo, serão realizados quatro painéis temáticos: Agronegócios e Produção de Suínos, Desafios da Suinocultura para Próxima Década, Mercado para Carne Suína no Brasil e Um Brasil de Oportunidades.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), orientado pelas boas práticas de transparência da gestão, divulgou nesta quarta-feira (3/8) o relatório consolidado das receitas e despesas realizadas no primeiro semestre de 2011. O material apresenta as informações sobre as receitas e despesas, previstas e realizadas no período, detalhadas por categoria econômica, programa de trabalho, subfunção e programas das unidades estaduais.
“Trata-se de um resumo da execução orçamentária da instituição até o mês de junho deste ano, o que traz uma base de informações importantíssima para a continuidade dos trabalhos no segundo semestre”, afirma o gerente Geral de Operações do Sescoop, Ryan Carlo.
O material pode ser acessado no Portal Brasil Cooperativo – clique aqui.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados na análise curricular do Processo Seletivo 03/2011 para prova escrita. O exame será realizado neste domingo (7/8), no Centro Educacional Gisno, localizado no Setor de Grandes Áres Norte (SGAN), quadra 906, Área Especial, e terá início às 9h30. A relação dos candidatos e as orientações para essa etapa podem ser acessadas neste comunicado.
Serão contratados profissionais de nível médio e superior. A seleção abrange nove vagas para cargos de analista e duas para técnico, onze no total. O Instituto Nacional de Educação Cetro (INEC) é responsável pela condução do processo e a coordenação é feita pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, vai participar nesta quarta-feira (3/8) dos debates sobre as tendências que vão influenciar a produção de carne suína nos próximos anos. O XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS) será realizado de 3 a 5 de agosto, no Hotel Pestana, em Salvador (BA).
A pauta inclui discussões sobre as principais perspectivas da suinocultura para os mercados de grãos e carnes, marketing da carne suína, gestão e conjunturas políticas e econômicas e seus impactos na produção e comercialização de carnes.
Ao todo, serão realizados quatro painéis temáticos: ‘Agronegócios e Produção de Suínos’, Desafios da Suinocultura para Próxima Década’, Mercado para Carne Suína no Brasil’ e ‘Um Brasil de Oportunidades’.
Durante o primeiro painel ‘Agronegócios e Produção de Suínos’, serão discutidos o futuro da produção de alimentos e o papel do Brasil no contexto mundial. As barreiras comerciais, o protecionismo e exportação também serão analisados pelos participantes.
O evento é organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e pela Associação Baiana de Suinocultura (ABS) e conta com apoio do Sebrae.
“A intenção é alinhar questões estratégicas da unidade nacional com os estados, relacionadas à área contábil”, afirma o coordenador de Processos Financeiros do Sescoop, Carlos Baena. O IV Encontro Nacional de Contadores, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), vai reunir contadores, auditores e técnicos das áreas financeiras das unidades estaduais e nacional entre os dias 8 e 10 de agosto, em Brasília (DF).
Baena explica que com a promulgação da lei nº 11.638/2007, que aperfeiçoou os mecanismos contábeis previstos no normativo anterior (lei 6.404/1976), algumas regras mudaram. “Por isso, surgiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, para que empresas e profissionais possam se adequar à nova realidade”, avalia. As alterações atingem, fundamentalmente, os itens forma de classificar, contabilizar e elaborar demonstrações contábeis.
Na programação do evento estão previstas palestras sobre as novas regras contábeis e legislações vigentes, destacando as alterações estruturais em pontos como ativo imobilizado e intangível, práticas contábeis aplicadas ao Sescoop e procedimentos e obrigações acessórias, pertinentes ao Sistema “S”. Haverá, também, debates entre os 45 profissionais das áreas contábil, financeira e de auditoria das unidades estaduais e nacional participantes do encontro.
De acordo com Baena, o encontro, que tem o conteúdo programado para atender demandas das unidades estaduais do Sescoop, este ano superou as expectativas da organização. Foram disponibilizadas dez vagas a mais que o inicialmente planejado, totalizando 45 inscritos. Os participantes podem contar com o apoio logístico da gerência Financeira da instituição para a reserva de hotéis, marcação de passagens, detalhes sobre a programação e material didático entrando em contato com a técnica Alessandra Araújo, pelo e-mail
A Comissão de Governança Cooperativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) esteve reunida esta semana para dar continuidade às discussões sobre o guia de boas práticas de governança para o setor, a exemplo do trabalho que o IBGC já realiza para outros tipos de sociedades comerciais. Composta por representantes de cooperativas, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do IBGC, a comissão tem como meta a consolidação do manual no ano de 2012.
Na reunião ocorrida nessa quinta-feira (28/7), o grupo decidiu pela realização de reuniões temáticas, daqui até o fim do ano, onde será discutido, mês a mês, o conteúdo do guia. Segundo Iradélia Silva, consultora em Cooperativismo do Sescoop/SP, a proposta é que o manual aborde assuntos como princípios da governança cooperativa, representatividade e participação, gestão executiva, auditoria e conflito de interesses, entre outros. “Esses são os temas propostos até agora. Durante as reuniões, teremos condições de avaliar a necessidade de inclusão de possíveis subtemas”, relata a consultora.
Cada membro da comissão está responsável pelo desenvolvimento de um capítulo do guia. Serão sete no total, mais a introdução, que será elaborada pelo representante do IBGC e coordenador do grupo, Marcelo Berthoud. “Nosso objetivo é fazer com que o manual de boas práticas atenda perfeitamente às necessidades de todas as cooperativas que temos, tanto as grandes quanto as menores”, ressalta Iradélia. E complementa: “até o fim deste ano, nossa meta é discutir todos os temas dos capítulos que vão constituir o manual para, em 2012, darmos início à produção do material”.
A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, também compõe a comissão e destaca que “a principal missão do grupo é trabalhar para que o guia esteja plenamente alinhado com as diretrizes do Sistema Cooperativista”.
Mais de 50 dirigentes de cooperativas de créditos estão participando, em Ji-Paraná (RO) do Projeto OCB/DGRV. A capacitação para as cooperativas de crédito faz parte de um investimento que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) vem realizando para o desenvolvimento dos 13 ramos do cooperativismo. Especificamente no ramo crédito, a instituição tem como parceira a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV). Neste bloco, esta sendo trabalhado a organização do quadro social. “Estamos satisfeitos com a participação dos representantes que se mostraram motivados e comprometidos com as ações”, avalia o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti.
O evento ocorre no hotel Agata em Ji-Paraná, segunda cidade mais populosa do estado de Rondônia com uma população de 116.610 habitantes. Movida principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, industrial e laticínios vê no cooperativismo de crédito um importante caminho para o desenvolvimento do município. “O estado já tem apresentado bons exemplos na área do cooperativismo com uma boa estrutura que serve como exemplo para região norte”, diz Giusti.
A iniciativa tem o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Rondônia (OCB/RO) e das centrais Sicoob Rondônia e Credisis. Outro importante parceiro nessa capacitação é o Banco Central do Brasil (BC) que, nessa fase, trouxe para as discussões aspectos da Governança na Organização do Quadro Social com uma palestra ministrada por Lúcio César de Faria, analista do Departamento de Organização do Sistema Financeiro da instituição (Deorf/BC). A próxima capacitação será nos dias 4 e 5 de agosto, em Vitória (ES).
O Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) se reuniu esta semana em Brasília para analisar demandas e projetos de relevância para a instituição. Rede de ensino a distância, planejamento de comunicação e novas diretrizes para o repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop) foram os destaques da pauta.
Os conselheiros aprovaram a execução do projeto de criação da rede de Ensino a Distância (EaD) da organização – o Sescoop online. “Decidimos levar adiante o projeto, que está muito bem elaborado. A proposta de estruturação para uso de mecanismo de formação a distância tem como meta atingir pessoas vinculadas ao sistema cooperativista que encontram dificuldades logísticas para acesso a educação”, explicou o conselheiro indicado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), João Batista Ferri.
Com relação à comunicação do Sescoop, o Conselho decidiu pela estruturação de um planejamento estratégico para orientar as ações necessárias. “Existe uma percepção da instituição com relação ao pouco conhecimento da população acerca do nome Sescoop. Por isso, é necessário um planejamento, com passos e metas, para desenvolver ações que façam com que as pessoas conheçam e se aproximem da instituição, sabendo o que ela tem a oferecer e agregar”, relatou Ferri.
E visando o melhor aproveitamento dos recursos do Fundecoop, os membros deram início a discussões que vão subsidiar a elaboração de novas diretrizes para o processo de concessão desses valores. “O objetivo é fazer com que a destinação desses recursos seja fundamentada em resultados das ações realizadas pelos estados”, finalizou o conselheiro.
Ainda no segundo semestre de 2011, o cooperativismo brasileiro contará com uma norma orientadora para o monitoramento e desenvolvimento de cooperativas em todo o país. O propósito da diretriz é alinhar os conceitos e entendimentos, oferecendo um instrumento norteador para que todos os estados possam contribuir para o desenvolvimento de suas cooperativas. O Comitê de Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) esteve reunido nesta segunda e terça-feira (25 e 26/7), em Brasília, para dar continuidade ao trabalho. O encontro rendeu avanços significativos no que diz respeito ao aspecto legal do monitoramento e discussão sobre índices de verificação da situação econômica, financeira e de governança das cooperativas.
“Esta foi a quarta reunião do Comitê e estamos numa crescente no que diz respeito à elaboração da diretriz, que será de suma importância para o cooperativismo brasileiro”, afirmou o professor Davi Costa, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP/RP). A Fundace é parceira do Sescoop nesse trabalho e também integra o Comitê.
A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, relata que o modelo proposto pelo comitê deverá ser avaliado pelos presidentes e superintendentes das unidades estaduais da instituição no próximo semestre. Em seguida, uma capacitação junto às unidades estaduais será realizada, em parceria com a Fundace, para implementação da diretriz.
Susan ressalta, ainda, a importância da relação do trabalho desenvolvido pelo comitê em estreita consonância com o planejamento estratégico do Sescoop. “O Comitê sempre teve a premissa de se preocupar com o simples, básico, mas desde que aplicável e executável, com foco no resultado. Temos feito um exercício com todos os programas e atividades, para mantê-los alinhados ao planejamento, aos indicadores e ao resultado estratégico do Sescoop”, conclui.
O Comitê de Monitoramento é composto por técnicos de oito unidades estaduais do Sescoop, representando todas as regiões do país, objetivando uma percepção ampla das diversas realidades vividas pelas cooperativas brasileiras.
"O Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), instituição financeira integrante do maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, o Sicoob, fechou acordo para aquisição da Ponta Administradora de Consórcios Ltda (Consórcio Ponta). A transação foi formalizada nesta segunda-feira (25/7) e vem incrementar os negócios do Sistema, que pretende posicionar o Consórcio Nacional Sicoob entre os dez maiores do ranking nacional.
Há 39 anos no mercado, o Consórcio Ponta foi a primeira administradora de consórcios do Brasil a obter autorização de funcionamento pelo Banco Central (BC), servindo de modelo para a estruturação de outras empresas do segmento. A empresa tem atuação em todo o território nacional, com foco no Distrito Federal e Minas Gerais.
De acordo com o presidente da Confederação nacional do Sicoob, José Salvino de Menezes, a aquisição trará benefícios às cooperativas e seus associados. “O Sicoob ganha muito com a aquisição de uma empresa consolidada no mercado de consórcios. A tradição da Ponta Administradora de Consórcios garantirá aos nossos mais de 2 milhões de associados o acesso seguro e vantajoso a mais um produto financeiro”, disse Salvino.
Para o diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, o negócio fortalece o Sicoob e otimiza o atendimento aos associados. “Temos trabalhado de forma vigorosa no desenvolvimento de soluções financeiras cada vez mais completas e ajustadas às necessidades dos cooperados. Com a integração do Consórcio Ponta ao Sistema Sicoob, ampliamos as possibilidades de atendimento às cooperativas e reforçamos nosso objetivo de torná-las instituições financeiras plenas no atendimento de seus associados”, disse Almada.
A conclusão da transação será submetida aos processos de praxe, tais como auditorias nas operações da administradora e aprovação dos órgãos reguladores. (Fonte: Bancoob)
“O cooperativismo brasileiro dá um novo passo na construção de uma gestão mais profissionalizada, a partir do investimento no processo de governança das organizações cooperativas” afirmou o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Márcio Lopes de Freitas, por ocasião da publicação da portaria que finalizou o processo de credenciamento da primeira faculdade cooperativista do Sistema S brasileiro - a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
Idealizada pela unidade gaúcha do Sescoop (Sescoop/RS), a Escoop pretende formar gestores de cooperativas. Segundo Freitas, a iniciativa vem fortalecer as ações de capacitação já realizadas pela instituição, inclusive no próprio estado. “O credenciamento da Escoop, agora com parecer favorável do MEC, mostra que estamos no caminho certo. E mais, vem compor uma estratégia de fomento à formação de lideranças cooperativistas, fator determinante para o desenvolvimento e a consolidação do cooperativismo brasileiro”, afirmou o presidente.
O presidente do Sescoop/RS, Vergilio Perius, comemora o credenciamento da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, que representa, segundo ele, a aprovação pelo Ministério da Educação do maior e melhor projeto da instituição. “Preparar recursos humanos para gestão cooperativa é um desafio do cooperativismo brasileiro. Os investimentos que serão feitos nessa área com certeza serão triplicados no desenvolvimento maior das cooperativas”, ressaltou.
A sede da Escoop é o Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS, localizado em Porto Alegre. Trata-se de uma estrutura com salas de aula, biblioteca, auditório, sala de informática, estacionamento e espaço de conveniência. O local está disponível às cooperativas para capacitações e cursos de pós-graduação realizados pelo Sescoop/RS em parceria com universidades desde 2009, quando foi inaugurado. A portaria que oficialmente credencia o funcionamento da instituição é a nº 994, de 19/7/2011, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20/7).
(Com informações: Ocergs-Sescoop/RS)
“A organização do quadro social e sua influência para potencializar os resultados econômicos da cooperativa” será o tema da palestra do especialista em educação cooperativista, Marcos Alexandre Schwingel, no Projeto OCB/DGRV, que dá continuidade às suas atividades a partir desta quinta-feira, em Salvador (BA). A capacitação faz parte do investimento que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em parceria com a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), vem desenvolvendo há cinco anos. O primeiro bloco de ações começa amanhã (21/7), no auditório do Sicoob Central, na capital baiana. Além da Bahia, também participarão desta etapa os estados de Rondônia e Espírito Santo.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), Cergio Tecchio, aposta na capacitação, principalmente porque os dirigentes terão oportunidade de aprimorar as estratégias de aproximação com o cooperado e suas lideranças. “A organização de uma cooperativa prevê a eleição do seu corpo diretivo pelos seus cooperados, e isso cria uma relação de compromisso que necessita de uma manutenção constante”, disse Tecchio.
Outro importante parceiro nessa capacitação é o Banco Central do Brasil (BC) que, nessa fase, vai tratar dos aspectos da Governança na Organização do Quadro Social, com uma palestra ministrada por Márcia Maria Rezende de Oliveira, analista do Departamento de Organização do Sistema Financeiro da instituição (Deorf/BC).
O gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, explicou que dirigentes e gerentes de cooperativas serão capacitados durante dois dias. “O curso tem como base os princípios cooperativistas da educação, formação e informação, para melhor organizarem o quadro social de suas cooperativas, como o sistema de representantes de comunidades, delegados, distribuição geográfica e nichos onde atuam”, disse o gestor.
As próximas capacitações estão previstas para os dias 29 e 30 de julho, em Ji-Paraná (RO), e 4 e 5 de agosto, em Vitória (ES).
Elaborar diretrizes, acompanhar o desenvolvimento do programa Aprendiz Cooperativo nos diversos estados onde ele é executado e validar os materiais didáticos que serão utilizados por alunos e professores do programa estão entre as atribuições do Comitê de Sistematização da Aprendizagem, que mais uma vez se reúne na capital federal.
O encontro, que segue até amanhã (20/7), reúne representantes de sete unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), além da unidade nacional. Em abril de 2010, na primeira reunião, foram levantadas as experiências e expectativas estaduais. “Desta vez, a intenção do grupo é continuar o processo de validação, incluindo a aprovação dos materiais didáticos do módulo específico”, explica a analista da gerência de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Edlane Melo.
A expectativa do Comitê é que em 2012 as unidades estaduais já possuam todos os recursos necessários para implantar o programa. A analista Edlane explica que o desafio é pensar o material didático na visão do usuário final. “Precisamos pensar num produto com identidade própria, porém favorecendo a flexibilidade que é necessária às diferenças regionais”, comenta.
Para alcançar esta meta, mais três reuniões do Comitê estão previstas ainda em 2011. “O próximo passo será a definição dos processos de acompanhamento do desenvolvimento do programa, incluindo a elaboração de manuais de operacionalização, pesquisa de egresso e a segunda oficina de capacitação para coordenadores estaduais”, relata Edlane.
O presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, ressalta a importância do engajamento das unidades estaduais na implantação do programa: “É fundamental que os estados se empenhem em levar o programa à frente, pois trata-se de oferecer formação cidadã pautada nos valores cooperativistas, oportunizando ao jovem o seu desenvolvimento integral e inserção no mercado de trabalho”.
Aprendiz Cooperativo
O programa Aprendiz Cooperativo proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte.
Confira na RádioCoop a entrevista do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/RS sobre a importância do trabalho realizado. Clique aqui para ouvir.
As cooperativas de crédito e outras instituições financeiras do país terão que enviar um novo modelo de documento sobre operações de crédito ao Banco Central do Brasil (BC). Trata-se do documento N º 3040 que é o instrumento pelo qual as instituições comunicam ao órgão fiscalizador os dados referentes ao Sistema de Informações de Crédito (SCR). O gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti, alerta o setor quanto ao cumprimento do prazo exigido. “O BC vem divulgando essas alterações de forma constante e gradativa para o sistema financeiro”, diz.
Segundo informações do BC, como explicou o gestor da OCB, muitas cooperativas ainda não enviaram o documento, que se encontra em fase de teste no site do Banco Central. Na página, é possível verificar e simular o envio de um novo arquivo. “A informação que temos é que apenas 25% das cooperativas enviaram o documento Nº 3040 com formato válido”, disse Giusti.
O mesmo foi instituído com base na Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.658/2008, e trata do envio de informações sobre operações de crédito ao BC. Ele substitui os documentos 3020 e 3030 conforme carta-circular nº 3.451, e tem como objetivo auxiliar na supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições, além de propiciar o intercâmbio de informações sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito.
De acordo com o gerente projeto (SCR – fase 2), Rogério Rabelo Peixoto, do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação do BC , o banco está pronto para a implantação do documento definitivo. “Aproveitamos as ligações recebidas sobre dúvidas para questionar a instituição sobre o estágio de desenvolvimento do novo documento Nº 3040, uma vez que o mesmo entra em período de produção definitiva este mês, com entrega até 12 de agosto de 2011”.
Acesse aqui todas as informações e documentos divulgados pelo Banco Central.
Página do documento 3040: