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Notícias negócios

 

Aprovados no PS 03/2011 do Sescoop devem apresentar documentos no dia 01 de setembro

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados no Processo Seletivo 03/2011 para apresentação dos documentos admissionais no dia 01 de setembro. A relação dos selecionados e as especificações sobre horário estão descritos neste comunicado oficial. Serão contratados profissionais de nível médio e superior, para oito cargos de analista e dois de técnico, dez no total. O Instituto Nacional de Educação Cetro (INEC) é responsável pela condução do processo e a coordenação é feita pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
 

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Sescoop participa do 17º Congresso Internacional de Educação a Distância

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A globalização é um dos elementos que levam à necessidade de uma educação permanente, e, para atender a essa demanda, os cursos a distância incorporam também os avanços tecnológicos. O assunto está sendo amplamente discutido em Manaus (AM), no 17º Congresso Internacional de Educação a Distância. O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maurício Alves, e a gerente de Formação, Andréa Sayar, participam dos debates. Este ano, o evento tem como tema “A Grande Conversação: Diferentes Formas de Aprender, Conteúdos Variados e Tecnologias Diferenciadas – Interação com Diversidade”.

“Nós acreditamos que as tecnologias estão a nosso favor”, disse Alves, que está à frente do projeto de criação da rede de Ensino a Distância (EaD) da organização – o Sescoop online. O projeto foi aprovado em julho deste ano pelo Conselho Nacional do Sescoop. “O EAD pode ajudar muito na qualificação profissional de cooperados, pois permite uma combinação eficaz de estudo e trabalho, garantindo sua permanência no seu próprio ambiente”, avalia o gestor.

Para ele, o curso a distância se adéqua muito à realidade dos cooperados que passam a ser sujeito ativo em sua formação. Ele destacou ainda que o evento traz novidades tecnológicas cada vez mais sofisticadas e necessárias para o sucesso do ensino, além de promover a troca de idéias e experiências sobre planejamento, implantação e operação de programas de EAD em entidades corporativas.

As novidades do ensino a distância serão expostas por 24 expositores, no salão Ponta Negra, do Tropical Hotel, durante os três dias do congresso. A abertura oficial do evento ocorrerá na noite de hoje. Durante o dia, os representantes do Sescoop participaram de 14 mini-cursos ministrados por especialistas com foco nos diversos aspectos da EAD, como tecnologia, tutoria, ambientes educacionais, softwares, material didático, avaliação, gestão e planejamento. O encontro continua até esta sexta-feira (02/9) e é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

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Sescoop investe na formação das cooperativas de crédito

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), para atender às necessidades das cooperativas de crédito de formação profissional e aprimoramento da gestão, está desenvolvendo o Programa Nacional de Educação do Cooperativismo de Crédito. A iniciativa tem a participação do Comitê de Educação do Ramo Crédito (Cerc). Inicialmente, o programa terá duas linhas básicas: o Curso de Formação de Conselheiros Fiscal e de Administração, e a qualificação de empregados de cooperativas tendo como base o modelo de gestão por competências.

Neste mês de agosto, foi finalizado o processo licitatório para contratação da empresa que prestará os serviços de construção do conteúdo e metodologia a serem aplicados no Curso de Formação de Conselheiros de Administração e Fiscal. A empresa contratada para a produção dos materiais (Dialétika Fenômenos Organizacionais) vai atuar em três etapas principais, conforme explica a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar: “Nesta primeira fase serão desenvolvidos a metodologia didático-pedagógica, os conteúdos teóricos, materiais pedagógicos e de apoio instrucional, além da sistemática de avaliação dos resultados a serem gerados pelo programa.

Posteriormente, o curso será ministrado para uma turma-piloto, com duração de aproximadamente cinco meses, correspondentes a cinco módulos, que totalizarão 120 horas para Conselheiros de Administração e 100 horas para Conselheiros Fiscais”. Andréa complementa que,após os ajustes necessários, será a vez do repasse metodológico para as unidades estaduais. A previsão é que essa entrega aos estados aconteça em junho de 2012.

A demanda pelo Programa partiu do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (Ceco) da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para atender à necessidade da profissionalização da gestão e qualificação dos empregados de cooperativas de crédito. “Em seus relatórios anuais sobre o sistema financeiro, o Banco Central apontou a necessidade de se realizar investimentos mais expressivos e consistentes na capacitação dos quadros funcional e diretivo das cooperativas de crédito e de se promover a implantação de uma política sistêmica de formação. Esse foi o grande mote para o desenvolvimento deste Programa”, explica Andréa.

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Sescoop/PR lança segunda edição de revista científica

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Já está circulando a segunda edição da revista Paraná Cooperativo - Técnico e Científico, elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (Sescoop/PR) em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV). A publicação, de 78 páginas, traz seis artigos de gestores de cooperativas cursando pós-graduação, selecionados por um grupo de profissionais das duas instituições - idealizadoras dos programas de MBAs no estado.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos, destacou a qualidade dos artigos, que serão, com certeza, um referencial teórico. “É uma satisfação ter em mãos uma publicação com tanto conhecimento desenvolvido por pessoas que estão atuando no meio cooperativista. O Sescoop/PR e a FGV tiveram uma brilhante idéia em compartilhar esse tipo de trabalho acadêmico. Esse material tem que transitar não só no sistema cooperativista, como também em outros ambientes educacionais".

A revista foi criada para disseminar o conhecimento produzido por gestores de cooperativas durante os programas de pós-graduação. Os artigos apresentam modelos e soluções inovadoras, desenhadas de acordo com as necessidades de cada instituição, que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do estado do Paraná.
 

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OCB e BC discutem governança no cooperativismo de crédito

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O emprego das boas práticas de governança corporativa está entre os princípios estratégicos da moderna administração organizacional do cooperativismo de crédito. O processo faz parte de um investimento do sistema na profissionalização e na capacitação de seus quadros. Traduzida de uma forma simples, a governança proposta pela Resolução 3.859/10, do Conselho Monetário Nacional, sugere um ambiente favorável para o tratamento dos interesses dos dirigentes e cooperados. O assunto foi pauta de uma reunião do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB) com representantes do Banco Central do Brasil (BC), nesta terça-feira (23/8), em Brasília (DF). 

Um dos papéis da governança é fortalecer a atuação do Conselho de Administração como órgão estratégico da cooperativa, com a missão principal de traçar, a partir das expectativas dos associados, as orientações aos diretores executivos. Para o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Silvio Giusti, a governança valoriza a transparência e favorece o processo de prestação de contas para as cooperativas. “Faz parte da evolução e do aperfeiçoamento administrativo necessário para atuar num mercado cada vez mais competitivo”, acrescentou.

A necessidade de profissionalização do setor tem como aliado o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), segundo Giusti. “Os dirigentes e todos os envolvidos com a cooperativa precisam estar bem preparados para colaborar nas decisões da instituição e assumir uma nova governança corporativa”, afirmou.

Nesse cenário de profissionalização e crescimento, o representante do Ceco, Manfred Dasenbrock, acredita que muitas cooperativas, inclusive as que ainda não foram alcançadas pela nova norma, podem “pegar carona” no processo. “A adesão das cooperativas à aplicação dos princípios contidos na Resolução 3.859 é, sem dúvida, uma oportunidade de melhorar a governança e de beneficiar cooperados de todo o país”, disse.

Durante a reunião, também foi discutida a proposta de criação de um único Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para as cooperativas. “Apesar de muitas já contarem com um fundo, a proposta de unificação levaria ao fortalecimento do setor e contribuiria para a mitigação de risco sistêmico. Atualmente, o FGC não oferece cobertura aos depósitos de associados de cooperativas de crédito. Cada sistema cooperativo possui um fundo próprio para atender às necessidades dos cooperados”, explicou Dasenbrock.   
 

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Comitê de Sistematização da Aprendizagem avança na produção de material didático

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Membros do Comitê de Sistematização da Aprendizagem do Sescoop estiveram reunidos na última semana, em São Paulo, para trabalhar nos materiais que darão suporte à implementação do Programa Aprendiz Cooperativo. Segundo explicou a analista de Desenvolvimento em Gestão do Sescoop, Edlane de Melo, o grupo discutiu o conteúdo que deve fazer parte do manual de operacionalização, elaborou instrumentos de avaliação para o programa e por último, tratou da programação da II Oficina de capacitação, prevista ainda para este ano.

As orientações, explicou Edlane de Melo, tiveram como base as sugestões encaminhadas pelas unidades estaduais, às exigências da legislação e normativos institucionais. Além dela, participaram Patrícia Schnneider, Ester Duarte e Jaciara Oliveira. O próximo passo é repassá-las à consultoria e evoluir mais na questão pedagógica. “A expectativa é que o material seja concluído e repassado às unidades estaduais na segunda oficina de capacitação que ocorrerá no quarto trimestre de 2011, adiantou a analista.


Saiba mais - O programa Aprendiz Cooperativo proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. O comitê é formado por gerentes e técnicos de sete unidades estaduais (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Norte), além da nacional. Por meio de encontros presenciais, virtuais e troca de e-mails, os membros avaliam, discutem e propõem alterações que são repassadas à empresa de consultoria contratada para a produção do material.
 

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Sescoop convoca candidatos para entrevista técnica do Processo Seletivo 03/2011

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados na prova escrita do Processo Seletivo 03/2011 para a entrevista técnica. As especificações sobre data e horário estão expostas no comunicado oficial. Serão contratados profissionais de nível médio e superior. A seleção abrange nove vagas para cargos de analista e duas para técnico, onze no total. O Instituto Nacional de Educação Cetro (INEC) é responsável pela condução do processo e a coordenação é feita pela Gerência de Pessoas do Sescoop.

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MS recebe capacitação para operar sistema de monitoramento

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A gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas (GeMDC) do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vem trabalhando ao longo de 2011 para a consolidação da Diretriz Nacional de Monitoramento. Juntamente com a diretriz, a equipe pretende aprovar, em outubro deste ano, os programas da área de monitoramento, que têm como objetivo, entre outros, a promoção da autogestão das cooperativas.

Um dos programas prevê a implantação do Sistema de Acompanhamento da Gestão (SAG) em todas as unidades estaduais do Sescoop. A ferramenta tem por finalidade oferecer um acompanhamento econômico e financeiro das cooperativas, por meio do qual elas podem traçar estratégias de autogestão.

Um dos estados-piloto na implantação do SAG é o Mato Grosso do Sul, que esta semana passa por uma capacitação para operar o sistema. “Entre hoje e amanhã, estamos apresentando para a analista Financeira e Contábil do Sescoop/MS orientações específicas sobre a contabilidade e a tributação do sistema cooperativista, bem como a utilização do sistema”, diz a gerente da GeMDC, Susan Vilela. A gestora acrescenta que o objetivo é fazer com que as cooperativas sul-mato-matogrossenses passem a atualizar o banco de dados do sistema com frequência para que dele sejam gerados indicadores econômicos e financeiros que possibilitem a elas informações para suas tomadas de decisão.

Susan relembra que capacitar os técnicos das unidades estaduais sempre que houver a implantação de novas ferramentas é uma das atribuições da unidade nacional do Sescoop. 
 

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Aprendiz Cooperativo tem previsão de implementação para 2012

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Com previsão de operacionalização pelas unidades estaduais a partir do primeiro semestre de 2012, o programa Aprendiz Cooperativo, conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), está em ritmo avançado. O Comitê de Sistematização da Aprendizagem, responsável por validar os materiais didáticos a serem utilizados nos cursos do programa, espera cumprir o prazo estipulado para disponibilização do material às unidades estaduais.“Já concluímos a leitura e validação de todas as apostilas para os alunos e agora estamos trabalhando no manual dos professores”, afirma a analista de Desenvolvimento em Gestão do Sescoop, Edlane de Melo.

Avaliando em média uma apostila por semana, Edlane diz que o grupo tem plenas condições de atender ao cronograma dos trabalhos, que prevê um encontro no último trimestre deste ano com os coordenadores estaduais do programa para entrega das ferramentas. “Agora em agosto o Comitê se reúne em São Paulo para mais um alinhamento. Na oportunidade, serão marcadas as próximas reuniões para dar prosseguimento à elaboração dos demais produtos e, antes do fim do ano, apresentaremos o resultado às unidades estaduais”, afirma a analista.

O Comitê é formado por gerentes e técnicos de sete unidades estaduais (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Norte), além da nacional. Por meio de encontros presenciais, virtuais e troca de e-mails os membros avaliam, discutem e propõem  alterações, que são repassadas à empresa de consultoria contratada para a produção do material.
 

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Presidente da OCB fala sobre governança em MT

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A relação equilibrada do cooperado como dono do negócio e usuário foi um dos pontos destacados pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, como essencial para a prática eficaz da governança, na tarde desta sexta-feira (12/8), em Cuiabá (MT). Ele participou do IV Encontro de Governança Cooperativa, promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-MT, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do cooperativismo matogrossense.

Em sua palestra “Governança no Sistema OCB”, Freitas também ressaltou a importância da relação de confiança do associado com a cooperativa. “Isso vai influenciar diretamente em todo o processo de estruturação da governança. A ideia é  ter a fidelização dos cooperados, e fazer isso pela gestão do relacionamento”, disse.

O presidente da OCB citou ainda fatores como profissionalização da gestão e o papel dos conselhos de administração no contexto. “É preciso ter uma visão profissionalizada dos negócios, investir na formação do quadro social e qualificação dos produtos e serviços que oferecemos ao mercado. E, nesse cenário, da mesma forma, é imprescindível ter uma gestão eficiente e transparente”, comentou.

Indicadores do sistema cooperativista brasileiro também foram enfatizados pelo dirigente, para lembrar sua participação no desenvolvimento econômico e social do país.          
 

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Contadores terão Grupo Técnico para discutir questões contábeis do Sescoop

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A proposta da criação de um Grupo Técnico (GT) foi uma das grandes iniciativas que surgiu no IV Encontro Nacional de Contadores, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O evento, que encerrou hoje (10/8), teve a participação de contadores, auditores e técnicos das áreas financeiras das unidades estaduais e nacional. “O grupo vai trabalhar sistematicamente no alinhamento de questões estratégicas da unidade nacional com os estados, relacionadas à área contábil”, adiantou Ryan Carlo, gerente Geral do Sescoop.

 Ele também destacou o importante trabalho que o grupo poderá fazer junto aos parceiros do Sistema S. Também esteve no encerramento o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos. Para ele o encontro é fundamental para o Sistema, pois os contadores têm um importante papel na transparência da divulgação dos recursos utilizados para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.

Durante os três dias do encontro foi discutido o aperfeiçoamento das informações contábeis do Sescoop, tendo como base a Lei 11.638/2007 e suas alterações, bem como os pronunciamentos contábeis do CPC.

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Estudo confirma recorde na produção de grãos

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Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma o recorde na produção de grãos. A safra 2010/2011 deve chegar a 161,5 milhões de toneladas, de acordo com o 11º levantamento realizado pela companhia e divulgado nesta terça-feira, 9 de agosto, em Brasília. A área cultivada aumentou 4,7%, atingindo 49,6 milhões de hectares (ha), ou seja, 2,2 milhões de ha a mais que em 2009/10, quando chegou a 47,4 milhões de ha.

A produção terá aumento de 8,2%, ou cerca de 12,3 milhões de toneladas a mais que a safra passada, quando chegou a 149,2 milhões de toneladas. Já em relação ao último levantamento, realizado em julho, a produção baixou 0,3%, ou o equivalente a 516 mil toneladas. Soja, milho, algodão, feijão e arroz tiveram ampliação de área e foram os principais responsáveis pelo crescimento da safra, ao lado da boa influência do clima no desenvolvimento das plantas.

O aumento de área da soja foi de 3%, em relação ao ano passado. Saiu dos 23,47 milhões de hectares para 24,17 milhões de ha, enquanto a produção cresceu 9,6%, subindo para 75,3 milhões de toneladas. A colheita está encerrada.

Já a produção de milho deve atingir 56,34 milhões de toneladas e a área total semeada deve chegar a 13,69 milhões de ha. O milho 2ª safra deve ter uma área de 5,86 milhões de ha - aumento de 11,1% -, com a produção de 20,51 milhões de toneladas. A queda de 1,2 milhão de toneladas do grão “safrinha” em relação ao último levantamento (21,7 milhões de toneladas) se deve à ocorrência de geada em fins de junho, que prejudicou a lavoura nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O crescimento da área algodão é de 67,5%, chegando a 1,4 milhão de ha. A produção deve ser de 1,95 milhão de toneladas de pluma. Em relação ao último levantamento (2 mi t), há previsão de queda, devido à antecipação do período de estiagem, principalmente na região Centro-Oeste.

A área de feijão deve crescer 7,5%, chegando a 3,88 milhões de hectares. A produção eleva-se em 12,5% e deve alcançar 3,74 milhões de toneladas. A área da 1ª safra é de 1,42 milhão de ha, enquanto a da 2ª safra deve atingir 1,71 milhão de ha. Já para o feijão 3ª safra, ainda a colher, a área chega a 749,50 mil ha, com uma produção de 660 mil toneladas. Já a área de arroz elevou-se em 4,1%, devendo chegar a 2,88 milhões de ha, e a produção aumentou em 17,8%, elevando-se para 13,73 milhões de toneladas.

O trigo deve perder 3,2% da área, chegando a 2,1 milhões de ha, enquanto a produção deve ser de 5,28 milhões de toneladas. A queda na produtividade se deve à ocorrência de geada que atingiu parte da lavoura em estágio vulnerável, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A pesquisa em campo foi realizada pelos técnicos da companhia, no período de 18 a 22 de julho. Foram visitados os representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de parte da região Norte. (Fonte: Mapa/Conab)

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Espírito Santo recebe capacitação do projeto OCB/DGRV

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Mais de 40 pessoas, entre dirigentes e gerentes de cooperativas de crédito do Espírito Santo, estão participando do Projeto OCB/DGRV, em Vitória (ES). A capacitação faz parte do investimento que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em parceria com a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), vem desenvolvendo há cinco anos para subsidiar o crescimento do setor. O vice-presidente da Organização das Cooperativas do estado do Espírito Santo (OCB/ES),  Wellington Saldanha, está otimista com a capacitação. "Acreditamos que este projeto pode alavancar ainda mais o cooperativismo de crédito no estado", disse.

O superintendente da OCB/ES, Carlos André Oliveira, também afirmou a importância do treinamento para a região. “Receber o projeto em nosso estado é um antigo desejo, que agora se torna realidade. Essa conquista é fruto do esforço das lideranças que acreditam na formação e no desenvolvimento de seus dirigentes”, disse.

O projeto OCB/DGRV tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo de crédito, por meio de eventos de capacitação, com foco na melhoria dos processos de gestão e governança. A iniciativa tem a duração até dezembro de 2012 e conta com o apoio da OCB/ES e do Banco Central (BC), que, nessa fase, trouxe para as discussões aspectos da governança na organização do quadro social.

“A capacitação baseia-se nos princípios cooperativistas da educação, formação e informação, para que os dirigentes possam melhor organizar o quadro social de suas cooperativas”, explica o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, que está coordenando as atividades.

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Cooperativas serão correspondentes bancários do BDMG

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As cooperativas de crédito mineiras poderão atuar, já no próximo mês, como correspondentes bancários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O edital que regulamenta o credenciamento das instituições ao banco de fomento estadual foi publicado nesta quarta-feira (3/8). Podem participar cooperativas de livre admissão de associados responsáveis por negócios de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, incluídas as atividades da área rural vinculadas às centrais.

Para o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, a parceria entre o banco de fomento do Estado e as cooperativas de crédito é bastante positiva para ambas as partes. Segundo ele, o BDMG será beneficiado pela ampliação da base de clientes e os novos correspondentes bancários por terem mais produtos a oferecer aos associados e ainda serem remunerados.

"Por ser um banco público, o BDMG só pode ter sua sede na Capital, já por meio das 184 cooperativas de crédito filiadas a alguma central será possível ampliar sua atuação a diversos municípios do interior de Minas Gerais", destacou.

O banco vai remunerar o correspondente bancário credenciado pelo trabalho de recepção e encaminhamento de propostas de financiamento de empresas com faturamento de até R$10,5 milhões. 
 
Todos os credenciados serão capacitados pelo BDMG.  Inicialmente, estão sendo oferecidas quatro linhas de financiamento: O BDMG Geraminas e BDMG Competitivo, ambos com fundos estaduais, e o BDMG Fixo Fácil e BDMG Giro Fácil, com recursos próprios do Banco.  As especificidades dessas linhas, bem como o edital,  podem ser encontrados neste site. Oportunamente, o portfólio será ampliado com outras fontes de recursos. (Com informações do Diário do Comércio)

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Cooperativas de suinocultores ganham espaço no mercado brasileiro

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Hoje, as cooperativas que trabalham com suinocultura respondem por aproximadamente 32% da produção nacional de suínos. Em Santa Catarina, por exemplo, principal estado produtor, o cooperativismo foi responsável nos últimos anos por 50% do total gerado, seguido pelo Paraná, com praticamente 34%. Na busca por aprimoramento, o segmento continua investindo na ampliação desses percentuais. Para discutir a realidade do setor, representantes de todos os estados participam até sexta-feira (5/8) do XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), no Hotel Pestana, em Salvador (BA).

O superintendente da Organização das Cooperativas (OCB), Renato Nobile, está participando das discussões.  “A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) está fazendo um importante trabalho, reunir atores envolvidos com a cadeia de suínos e discutir o cenário para o segmento. E o setor cooperativista tem muito a contribuir nesse sentido, para que a carne suína faça cada vez mais parte do cardápio brasileiro”, disse Nobile.

Segundo dados da Gerência de Desenvolvimento de Ramos e Mercados (Gemerc), os produtos derivados da agro-industrialização de aves, considerando somente o universo cooperativista, alcançaram exportações de US$ 243,4 milhões em 2010, com uma participação de 8,9% do total, enquanto que a carne suína congelada, atingiu US$ 81,9 milhões, participando com 3% do total das exportações. Atualmente, das 95 cooperativas de suínos e aves distribuídas em todo território nacional, cerca de 60% estão localizadas na região Sul do país.

Seminário – O evento, que conta com o apoio da OCB,  é considerado o mais importante encontro do setor. Na ocasião, também serão discutidas as principais perspectivas da suinocultura para os mercados de grãos e carnes, marketing da carne suína, gestão e conjunturas políticas e econômicas e seus impactos na produção e comercialização de carnes. Ao todo, serão realizados quatro painéis temáticos: Agronegócios e Produção de Suínos, Desafios da Suinocultura para Próxima Década, Mercado para Carne Suína no Brasil e Um Brasil de Oportunidades.

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Transparência na gestão é marca do Sescoop

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), orientado pelas boas práticas de transparência da gestão, divulgou nesta quarta-feira (3/8) o relatório consolidado das receitas e despesas realizadas no primeiro semestre de 2011. O material apresenta as informações sobre as receitas e despesas, previstas e realizadas no período, detalhadas por categoria econômica, programa de trabalho, subfunção e programas das unidades estaduais.

“Trata-se de um resumo da execução orçamentária da instituição até o mês de junho deste ano, o que traz uma base de informações importantíssima para a continuidade dos trabalhos no segundo semestre”, afirma o gerente Geral de Operações do Sescoop, Ryan Carlo.

O material pode ser acessado no Portal Brasil Cooperativo – clique aqui.
 

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Sescoop convoca candidatos para prova escrita do Processo Seletivo 03/2011

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados na análise curricular do Processo Seletivo 03/2011 para prova escrita. O exame será realizado neste domingo (7/8), no Centro Educacional Gisno, localizado no Setor de Grandes Áres Norte (SGAN), quadra 906, Área Especial, e terá início às 9h30. A relação dos candidatos e as orientações para essa etapa podem ser acessadas neste comunicado.

Serão contratados profissionais de nível médio e superior. A seleção abrange nove vagas para cargos de analista e duas para técnico, onze no total. O Instituto Nacional de Educação Cetro (INEC) é responsável pela condução do processo e a coordenação é feita pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
 

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OCB participa de discussões sobre suinocultura na BA

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O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, vai participar nesta quarta-feira (3/8) dos debates sobre as tendências que vão influenciar a produção de carne suína nos próximos anos.  O XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS) será realizado de 3 a 5 de agosto, no Hotel Pestana, em Salvador (BA).

A pauta inclui discussões sobre as principais perspectivas da suinocultura para os mercados de grãos e carnes, marketing da carne suína, gestão e conjunturas políticas e econômicas e seus impactos na produção e comercialização de carnes. 

Ao todo, serão realizados quatro painéis temáticos: ‘Agronegócios e Produção de Suínos’, Desafios da Suinocultura para Próxima Década’, Mercado para Carne Suína no Brasil’ e ‘Um Brasil de Oportunidades’.

Durante o primeiro painel ‘Agronegócios e Produção de Suínos’, serão discutidos o futuro da produção de alimentos e o papel do Brasil no contexto mundial.  As barreiras comerciais, o protecionismo e exportação também serão analisados pelos participantes.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e pela Associação Baiana de Suinocultura (ABS) e conta com apoio do Sebrae.

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Contadores do Sescoop vão se reunir em Brasília

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“A intenção é alinhar questões estratégicas da unidade nacional com os estados, relacionadas à área contábil”, afirma o coordenador de Processos Financeiros do Sescoop, Carlos Baena. O IV Encontro Nacional de Contadores, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), vai reunir contadores, auditores e técnicos das áreas financeiras das unidades estaduais e nacional entre os dias 8 e 10 de agosto, em Brasília (DF).

Baena explica que com a promulgação da lei nº 11.638/2007, que aperfeiçoou os mecanismos contábeis previstos no normativo anterior (lei 6.404/1976), algumas regras mudaram. “Por isso, surgiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, para que empresas e profissionais possam se adequar à nova realidade”, avalia. As alterações atingem, fundamentalmente, os itens forma de classificar, contabilizar e elaborar demonstrações contábeis.

Na programação do evento estão previstas palestras sobre as novas regras contábeis e legislações vigentes, destacando as alterações estruturais em pontos como ativo imobilizado e intangível, práticas contábeis aplicadas ao Sescoop e procedimentos e obrigações acessórias, pertinentes ao Sistema “S”. Haverá, também, debates entre os 45 profissionais das áreas contábil, financeira e de auditoria das unidades estaduais e nacional participantes do encontro.

De acordo com Baena, o encontro, que tem o conteúdo programado para atender demandas das unidades estaduais do Sescoop, este ano superou as expectativas da organização. Foram disponibilizadas dez vagas a mais que o inicialmente planejado, totalizando 45 inscritos. Os participantes podem contar com o apoio logístico da gerência Financeira da instituição para a reserva de hotéis, marcação de passagens, detalhes sobre a programação e material didático entrando em contato com a técnica Alessandra Araújo, pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Igualmente, dúvidas e sugestões sobre o conteúdo a ser abordado no encontro, devem ser encaminhadas para o colaborador Carlos Eduardo Ferreria, pelo endereço Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
 

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Comissão de Governança Cooperativa prevê manual para 2012

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A Comissão de Governança Cooperativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) esteve reunida esta semana para dar continuidade às discussões sobre o guia de boas práticas de governança para o setor, a exemplo do trabalho que o IBGC já realiza para outros tipos de sociedades comerciais. Composta por representantes de cooperativas, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do IBGC, a comissão tem como meta a consolidação do manual no ano de 2012.

Na reunião ocorrida nessa quinta-feira (28/7), o grupo decidiu pela realização de reuniões temáticas, daqui até o fim do ano, onde será discutido, mês a mês, o conteúdo do guia. Segundo Iradélia Silva, consultora em Cooperativismo do Sescoop/SP, a proposta é que o manual aborde assuntos como princípios da governança cooperativa, representatividade e participação, gestão executiva, auditoria e conflito de interesses, entre outros. “Esses são os temas propostos até agora. Durante as reuniões, teremos condições de avaliar a necessidade de inclusão de possíveis subtemas”, relata a consultora.

Cada membro da comissão está responsável pelo desenvolvimento de um capítulo do guia. Serão sete no total, mais a introdução, que será elaborada pelo representante do IBGC e coordenador do grupo, Marcelo Berthoud. “Nosso objetivo é fazer com que o manual de boas práticas atenda perfeitamente às necessidades de todas as cooperativas que temos, tanto as grandes quanto as menores”, ressalta Iradélia. E complementa: “até o fim deste ano, nossa meta é discutir todos os temas dos capítulos que vão constituir o manual para, em 2012, darmos início à produção do material”.

A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, também compõe a comissão e destaca que “a principal missão do grupo é trabalhar para que o guia esteja plenamente alinhado com as diretrizes do Sistema Cooperativista”.

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