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Mais de 50 dirigentes de cooperativas de créditos estão participando, em Ji-Paraná (RO) do Projeto OCB/DGRV. A capacitação para as cooperativas de crédito faz parte de um investimento que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) vem realizando para o desenvolvimento dos 13 ramos do cooperativismo. Especificamente no ramo crédito, a instituição tem como parceira a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV). Neste bloco, esta sendo trabalhado a organização do quadro social. “Estamos satisfeitos com a participação dos representantes que se mostraram motivados e comprometidos com as ações”, avalia o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti.
O evento ocorre no hotel Agata em Ji-Paraná, segunda cidade mais populosa do estado de Rondônia com uma população de 116.610 habitantes. Movida principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, industrial e laticínios vê no cooperativismo de crédito um importante caminho para o desenvolvimento do município. “O estado já tem apresentado bons exemplos na área do cooperativismo com uma boa estrutura que serve como exemplo para região norte”, diz Giusti.
A iniciativa tem o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Rondônia (OCB/RO) e das centrais Sicoob Rondônia e Credisis. Outro importante parceiro nessa capacitação é o Banco Central do Brasil (BC) que, nessa fase, trouxe para as discussões aspectos da Governança na Organização do Quadro Social com uma palestra ministrada por Lúcio César de Faria, analista do Departamento de Organização do Sistema Financeiro da instituição (Deorf/BC). A próxima capacitação será nos dias 4 e 5 de agosto, em Vitória (ES).
O Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) se reuniu esta semana em Brasília para analisar demandas e projetos de relevância para a instituição. Rede de ensino a distância, planejamento de comunicação e novas diretrizes para o repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop) foram os destaques da pauta.
Os conselheiros aprovaram a execução do projeto de criação da rede de Ensino a Distância (EaD) da organização – o Sescoop online. “Decidimos levar adiante o projeto, que está muito bem elaborado. A proposta de estruturação para uso de mecanismo de formação a distância tem como meta atingir pessoas vinculadas ao sistema cooperativista que encontram dificuldades logísticas para acesso a educação”, explicou o conselheiro indicado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), João Batista Ferri.
Com relação à comunicação do Sescoop, o Conselho decidiu pela estruturação de um planejamento estratégico para orientar as ações necessárias. “Existe uma percepção da instituição com relação ao pouco conhecimento da população acerca do nome Sescoop. Por isso, é necessário um planejamento, com passos e metas, para desenvolver ações que façam com que as pessoas conheçam e se aproximem da instituição, sabendo o que ela tem a oferecer e agregar”, relatou Ferri.
E visando o melhor aproveitamento dos recursos do Fundecoop, os membros deram início a discussões que vão subsidiar a elaboração de novas diretrizes para o processo de concessão desses valores. “O objetivo é fazer com que a destinação desses recursos seja fundamentada em resultados das ações realizadas pelos estados”, finalizou o conselheiro.
Ainda no segundo semestre de 2011, o cooperativismo brasileiro contará com uma norma orientadora para o monitoramento e desenvolvimento de cooperativas em todo o país. O propósito da diretriz é alinhar os conceitos e entendimentos, oferecendo um instrumento norteador para que todos os estados possam contribuir para o desenvolvimento de suas cooperativas. O Comitê de Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) esteve reunido nesta segunda e terça-feira (25 e 26/7), em Brasília, para dar continuidade ao trabalho. O encontro rendeu avanços significativos no que diz respeito ao aspecto legal do monitoramento e discussão sobre índices de verificação da situação econômica, financeira e de governança das cooperativas.
“Esta foi a quarta reunião do Comitê e estamos numa crescente no que diz respeito à elaboração da diretriz, que será de suma importância para o cooperativismo brasileiro”, afirmou o professor Davi Costa, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP/RP). A Fundace é parceira do Sescoop nesse trabalho e também integra o Comitê.
A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, relata que o modelo proposto pelo comitê deverá ser avaliado pelos presidentes e superintendentes das unidades estaduais da instituição no próximo semestre. Em seguida, uma capacitação junto às unidades estaduais será realizada, em parceria com a Fundace, para implementação da diretriz.
Susan ressalta, ainda, a importância da relação do trabalho desenvolvido pelo comitê em estreita consonância com o planejamento estratégico do Sescoop. “O Comitê sempre teve a premissa de se preocupar com o simples, básico, mas desde que aplicável e executável, com foco no resultado. Temos feito um exercício com todos os programas e atividades, para mantê-los alinhados ao planejamento, aos indicadores e ao resultado estratégico do Sescoop”, conclui.
O Comitê de Monitoramento é composto por técnicos de oito unidades estaduais do Sescoop, representando todas as regiões do país, objetivando uma percepção ampla das diversas realidades vividas pelas cooperativas brasileiras.
"O Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), instituição financeira integrante do maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, o Sicoob, fechou acordo para aquisição da Ponta Administradora de Consórcios Ltda (Consórcio Ponta). A transação foi formalizada nesta segunda-feira (25/7) e vem incrementar os negócios do Sistema, que pretende posicionar o Consórcio Nacional Sicoob entre os dez maiores do ranking nacional.
Há 39 anos no mercado, o Consórcio Ponta foi a primeira administradora de consórcios do Brasil a obter autorização de funcionamento pelo Banco Central (BC), servindo de modelo para a estruturação de outras empresas do segmento. A empresa tem atuação em todo o território nacional, com foco no Distrito Federal e Minas Gerais.
De acordo com o presidente da Confederação nacional do Sicoob, José Salvino de Menezes, a aquisição trará benefícios às cooperativas e seus associados. “O Sicoob ganha muito com a aquisição de uma empresa consolidada no mercado de consórcios. A tradição da Ponta Administradora de Consórcios garantirá aos nossos mais de 2 milhões de associados o acesso seguro e vantajoso a mais um produto financeiro”, disse Salvino.
Para o diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, o negócio fortalece o Sicoob e otimiza o atendimento aos associados. “Temos trabalhado de forma vigorosa no desenvolvimento de soluções financeiras cada vez mais completas e ajustadas às necessidades dos cooperados. Com a integração do Consórcio Ponta ao Sistema Sicoob, ampliamos as possibilidades de atendimento às cooperativas e reforçamos nosso objetivo de torná-las instituições financeiras plenas no atendimento de seus associados”, disse Almada.
A conclusão da transação será submetida aos processos de praxe, tais como auditorias nas operações da administradora e aprovação dos órgãos reguladores. (Fonte: Bancoob)
“O cooperativismo brasileiro dá um novo passo na construção de uma gestão mais profissionalizada, a partir do investimento no processo de governança das organizações cooperativas” afirmou o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Márcio Lopes de Freitas, por ocasião da publicação da portaria que finalizou o processo de credenciamento da primeira faculdade cooperativista do Sistema S brasileiro - a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
Idealizada pela unidade gaúcha do Sescoop (Sescoop/RS), a Escoop pretende formar gestores de cooperativas. Segundo Freitas, a iniciativa vem fortalecer as ações de capacitação já realizadas pela instituição, inclusive no próprio estado. “O credenciamento da Escoop, agora com parecer favorável do MEC, mostra que estamos no caminho certo. E mais, vem compor uma estratégia de fomento à formação de lideranças cooperativistas, fator determinante para o desenvolvimento e a consolidação do cooperativismo brasileiro”, afirmou o presidente.
O presidente do Sescoop/RS, Vergilio Perius, comemora o credenciamento da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, que representa, segundo ele, a aprovação pelo Ministério da Educação do maior e melhor projeto da instituição. “Preparar recursos humanos para gestão cooperativa é um desafio do cooperativismo brasileiro. Os investimentos que serão feitos nessa área com certeza serão triplicados no desenvolvimento maior das cooperativas”, ressaltou.
A sede da Escoop é o Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS, localizado em Porto Alegre. Trata-se de uma estrutura com salas de aula, biblioteca, auditório, sala de informática, estacionamento e espaço de conveniência. O local está disponível às cooperativas para capacitações e cursos de pós-graduação realizados pelo Sescoop/RS em parceria com universidades desde 2009, quando foi inaugurado. A portaria que oficialmente credencia o funcionamento da instituição é a nº 994, de 19/7/2011, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20/7).
(Com informações: Ocergs-Sescoop/RS)
“A organização do quadro social e sua influência para potencializar os resultados econômicos da cooperativa” será o tema da palestra do especialista em educação cooperativista, Marcos Alexandre Schwingel, no Projeto OCB/DGRV, que dá continuidade às suas atividades a partir desta quinta-feira, em Salvador (BA). A capacitação faz parte do investimento que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em parceria com a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), vem desenvolvendo há cinco anos. O primeiro bloco de ações começa amanhã (21/7), no auditório do Sicoob Central, na capital baiana. Além da Bahia, também participarão desta etapa os estados de Rondônia e Espírito Santo.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), Cergio Tecchio, aposta na capacitação, principalmente porque os dirigentes terão oportunidade de aprimorar as estratégias de aproximação com o cooperado e suas lideranças. “A organização de uma cooperativa prevê a eleição do seu corpo diretivo pelos seus cooperados, e isso cria uma relação de compromisso que necessita de uma manutenção constante”, disse Tecchio.
Outro importante parceiro nessa capacitação é o Banco Central do Brasil (BC) que, nessa fase, vai tratar dos aspectos da Governança na Organização do Quadro Social, com uma palestra ministrada por Márcia Maria Rezende de Oliveira, analista do Departamento de Organização do Sistema Financeiro da instituição (Deorf/BC).
O gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, explicou que dirigentes e gerentes de cooperativas serão capacitados durante dois dias. “O curso tem como base os princípios cooperativistas da educação, formação e informação, para melhor organizarem o quadro social de suas cooperativas, como o sistema de representantes de comunidades, delegados, distribuição geográfica e nichos onde atuam”, disse o gestor.
As próximas capacitações estão previstas para os dias 29 e 30 de julho, em Ji-Paraná (RO), e 4 e 5 de agosto, em Vitória (ES).
Elaborar diretrizes, acompanhar o desenvolvimento do programa Aprendiz Cooperativo nos diversos estados onde ele é executado e validar os materiais didáticos que serão utilizados por alunos e professores do programa estão entre as atribuições do Comitê de Sistematização da Aprendizagem, que mais uma vez se reúne na capital federal.
O encontro, que segue até amanhã (20/7), reúne representantes de sete unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), além da unidade nacional. Em abril de 2010, na primeira reunião, foram levantadas as experiências e expectativas estaduais. “Desta vez, a intenção do grupo é continuar o processo de validação, incluindo a aprovação dos materiais didáticos do módulo específico”, explica a analista da gerência de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Edlane Melo.
A expectativa do Comitê é que em 2012 as unidades estaduais já possuam todos os recursos necessários para implantar o programa. A analista Edlane explica que o desafio é pensar o material didático na visão do usuário final. “Precisamos pensar num produto com identidade própria, porém favorecendo a flexibilidade que é necessária às diferenças regionais”, comenta.
Para alcançar esta meta, mais três reuniões do Comitê estão previstas ainda em 2011. “O próximo passo será a definição dos processos de acompanhamento do desenvolvimento do programa, incluindo a elaboração de manuais de operacionalização, pesquisa de egresso e a segunda oficina de capacitação para coordenadores estaduais”, relata Edlane.
O presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, ressalta a importância do engajamento das unidades estaduais na implantação do programa: “É fundamental que os estados se empenhem em levar o programa à frente, pois trata-se de oferecer formação cidadã pautada nos valores cooperativistas, oportunizando ao jovem o seu desenvolvimento integral e inserção no mercado de trabalho”.
Aprendiz Cooperativo
O programa Aprendiz Cooperativo proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte.
Confira na RádioCoop a entrevista do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/RS sobre a importância do trabalho realizado. Clique aqui para ouvir.
As cooperativas de crédito e outras instituições financeiras do país terão que enviar um novo modelo de documento sobre operações de crédito ao Banco Central do Brasil (BC). Trata-se do documento N º 3040 que é o instrumento pelo qual as instituições comunicam ao órgão fiscalizador os dados referentes ao Sistema de Informações de Crédito (SCR). O gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti, alerta o setor quanto ao cumprimento do prazo exigido. “O BC vem divulgando essas alterações de forma constante e gradativa para o sistema financeiro”, diz.
Segundo informações do BC, como explicou o gestor da OCB, muitas cooperativas ainda não enviaram o documento, que se encontra em fase de teste no site do Banco Central. Na página, é possível verificar e simular o envio de um novo arquivo. “A informação que temos é que apenas 25% das cooperativas enviaram o documento Nº 3040 com formato válido”, disse Giusti.
O mesmo foi instituído com base na Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.658/2008, e trata do envio de informações sobre operações de crédito ao BC. Ele substitui os documentos 3020 e 3030 conforme carta-circular nº 3.451, e tem como objetivo auxiliar na supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições, além de propiciar o intercâmbio de informações sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito.
De acordo com o gerente projeto (SCR – fase 2), Rogério Rabelo Peixoto, do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação do BC , o banco está pronto para a implantação do documento definitivo. “Aproveitamos as ligações recebidas sobre dúvidas para questionar a instituição sobre o estágio de desenvolvimento do novo documento Nº 3040, uma vez que o mesmo entra em período de produção definitiva este mês, com entrega até 12 de agosto de 2011”.
Acesse aqui todas as informações e documentos divulgados pelo Banco Central.
Página do documento 3040: