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Cooperativa agropecuária de São Sebastião terá sede administrativa

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Brasília, 26/7/2013 – A Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas) ganhará amanhã (27/7), uma sede administrativa com novas instalações para possibilitar a ampliação da produção e fortalecimento da cadeia produtiva de leite no DF. "Estamos processando 10,5 mil litros de leite por dia. Nossa meta é chegar a 30 mil litros em dois anos", planeja o presidente da cooperativa, Luiz Torres.

O empreendimento, formado em sua maioria por produtores familiares –72% dos 160 cooperados –, recebe apoio e assistência técnica da Emater-DF, e fornece vários produtos para os programas de compra pública do GDF. Além de leite, a Copas produz bebida láctea, iogurte, manteiga e cinco tipos de queijo — mussarela, minas padrão, minas frescal, ricota e trançado.

Compras públicas - A cooperativa foi a primeira organização a assinar contrato com o GDF por meio do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF). Com o convênio, no valor de R$ 8,4 milhões, a entidade fornece leite, iogurte e queijo para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), que repassa os produtos a entidades socio-assistenciais. Há também um contrato de R$ 115 mil com o BRB, para entrega de leite e manteiga.

Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Copas fornece bebida láctea e iogurte a escolas públicas, num contrato de R$ 867 mil com a Secretaria de Educação. "À medida que o governo abre essas portas, podemos nos fortalecer. Alguns dos nossos cooperados têm uma produção muito pequena, não teriam condições de sobreviver no mercado", explicou Torres.
(Fonte: Emater-DF)

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Governo de SC disponibiliza sementes e calcário a agricultores que perderam hortaliças devido ao frio intenso

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Florianópolis, 26/7/2013 - A onda de ar polar que trouxe neve e geada em proporções atípicas para o tradicional inverno catarinense prejudicou a produção de hortaliças em Santa Catarina. Para viabilizar o replantio, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca irá disponibilizar sementes e calcário para os agricultores. O secretário João Rodrigues salienta que o Governo do Estado não tem como cobrir as perdas por questões climáticas.
Segundo o secretário, a entrega dos insumos dependerá de levantamento das perdas em cada município pelos escritórios da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

“Os agricultores deverão procurar os nossos escritórios municipais da Epagri para obter maiores informações e oficializar o pedido de sementes ou calcário. As perdas só não foram maiores, porque nós tivemos a felicidade do alerta feito pelo Governo do Estado sobre a onda de frio e muitos agricultores se preveniram da melhor forma possível”, observa.

Rodrigues ressalta que a preocupação maior é com as hortas e os viveiros de mudas, pois as culturas de inverno são mais resistentes às quedas de temperatura. Enquanto o frio persistir, o conselho para os agricultores é que seja realizada a cobertura e irrigação das hortas e que os animais sejam colocados em locais mais protegidos para que não sofram com as baixas temperaturas. Na Secretaria da Agricultura e da Pesca, há kits com sementes de hortaliças com caixas contendo 100 pacotes de sementes com nove variedades (alface, cenoura, pepino, rabanete, beterraba, feijão-de-vagem, almeirão, rúcula e salsa).

(Fonte: SEAP/SC)

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Sistema OCB/RJ forma mais 100 jovens em cursos de informática

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Rio, 25/7/2013 - O orgulho e a esperança de uma vida melhor marcaram a formatura de 100 estudantes do 2º Curso de Informática para jovens de 2013. O projeto acontece graças à parceira do Sistema OCB/Sescoop-RJ com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da PUC-Rio (CoopPuc) e o Núcleo de Estudo e Ação sobre Menor (NEAM), da PUC-Rio. O evento foi realizado no auditório do Instituto de Administração e Gerência (IAG) da Pontifícia Universidade Católica.

O vice-presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Jorge Meneses, participou da cerimônia e afirmou que esta formação é importante para a qualificação profissional. “O Sistema tem o objetivo de oferecer o melhor para a sociedade e, por isso, buscamos sempre apoiar os cursos que visam o desenvolvimento das pessoas. É gratificante participar de um momento como este”, declarou Meneses, que também é presidente da CoopPuc.

A diretora do NEAM e idealizadora do projeto há 32 anos, Marina Moreira, disse aos alunos e responsáveis presentes ao auditório que a educação é forma para se conseguir novos objetivos. “O meu compromisso é com a educação. Ela informa e transforma vidas. O objetivo do NEAM é justamente esse: dar a oportunidade às pessoas de comunidades carentes o acesso ao estudo, promovendo o desenvolvimento intelectual e, principalmente, profissional”, falou.

Marina também comentou a parceria do NEAM com o Sistema OCB/Sescoop-RJ: “Temos no cooperativismo um importante parceiro para a realização dos cursos. Esta parceria está dando muitos frutos e com certeza continuará desta forma”, disse.

Conselheiros do Sescoop/RJ participaram da solenidade. A conselheira Adelina Salles se emocionou com a entrega dos diplomas e disse que esta formação é a oportunidade para almejar um futuro mais próspero. Já a conselheira Inês Di Mare frisou a importância dos estudos: “Estudar dá trabalho, mas não estudar dá mais trabalho ainda. Por isso é preciso investir em cursos, ler mais e se informar. Só assim os jovens conquistarão um futuro brilhante”, finalizou.
O conselheiro do Sescoop/RJ, Marcelo Medeiros, parabenizou os formandos e disse que os estudantes não podem deixar de estudar e se qualificar.
Orgulho

Os responsáveis que acompanharam a solenidade de formatura tinham um sentimento em comum: o orgulho dos filhos. Uma delas era Maria Aparecida Nascimento, mãe de Carlos Augusto Nascimento, 17 anos. Ela fez questão de registrar o momento da entrega do diploma ao filho. “É incrível. O estudo é primordial para a vida de todos nós e o Carlos tem se esforçado muito. Vê-lo com o certificado é emocionante” comentou Maria, acrescentando que espera que o filho se desenvolva cada vez mais.

Vera Lúcia Batista, mãe das alunas Roselaine e Luana Batista, com 24 e 18 anos, respectivamente, também tirou fotos da certificação. “Hoje em dia é preciso se qualificar cada vez mais e as minhas filhas estão se esforçando para conseguirem algo melhor. Sempre falo para elas isso e tenho convicção de que vai acontecer”, falou Vera.

Entre os formandos, a sensação foi de dever cumprido e novos desafios. Raíssa Soares, 14 anos, tem como meta fazer faculdade de engenharia e, antes disso, se aperfeiçoar em outros cursos do NEAM. “Este curso vai me ajudar muito daqui para frente. Estarei mais preparada para o mercado de trabalho e, também, para cursar a faculdade de engenharia, que é o meu objetivo. Antes, vou me qualificar cada vez mais”, disse.

Derek de Oliveira, 16 anos, pensa em cursar gastronomia. Apesar do curso de informática não ter muita relação com a faculdade, aposta que a formação o deixará mais preparado para o trabalho. “Atualmente, todas as áreas trabalham com a informática e em gastronomia não é diferente. Por isso, acredito que esta certificação me deixará em igualdade com os meus futuros concorrentes”, comentou.

(Fonte: Sistema OCB/RJ)

 

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Sistema Ocesc quer ampliar a capacidade de armazenagem de grãos em Santa Catarina

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Florianópolis, 25/7/2013 - A insuficiência de armazéns é um problema crônico que se manifesta a cada nova safra agrícola catarinense. A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) quer o apoio do governo para mudar essa realidade: a atual capacidade de armazenagem de cereais é de pouco mais que 4 milhões de toneladas para uma produção de 7,5 milhões de grãos, gerando um déficit de 40% das necessidades.  De acordo com o presidente da Ocesc, Marcos Antonio Zordan, o problema atinge as 53 cooperativas agropecuárias filiadas e seus 63.000 produtores rurais associados. Essas cooperativas dispõem de silos e armazéns próprios para 2,1 milhões de toneladas de grãos o que, somadas às unidades terceirizadas (178 mil toneladas), totaliza uma capacidade total de armazenagem do sistema cooperativista em 2,3 milhões de toneladas.

O dirigente enfatiza que as cooperativas são, praticamente, as únicas a investir: nos últimos anos elas destinaram cerca de R$ 150 milhões de reais, ampliando a capacidade instalada em 250.000 toneladas.  Levantamento da Ocesc concluiu que são necessários 42 novos armazéns em 41 cidades, operados por 22 cooperativas agropecuárias com capacidade total de aproximadamente 520.000 toneladas, o que exigirá investimentos da ordem de 246 milhões de reais. Zordan resume a reivindicação do setor produtivo: “Precisamos estimular concretamente a ampliação da rede de armazéns através de linhas específicas de crédito para construção, compra de equipamentos e reforma de unidades existentes, além de incentivar a armazenagem na propriedade. Para tanto é necessária a abertura de linhas de financiamento através do sistema de crédito rural com prazo de vinte anos para pagamento com juros menores que os praticados no momento, para a construção de armazéns”.

A falta de armazéns é um problema estrutural com profundos reflexos no nível de renda dos produtores. Como os armazéns disponíveis são insuficientes para receber e estocar a produção, uma das alternativas para amenizar essa dificuldade é a exportação dos produtos para outros países, especialmente o milho, para posterior importação de outros Estados para atender as necessidades, pois o Estado é grande consumidor de grãos.

Com esta operação Santa Catarina perde em arrecadação já que sobre o produto exportado não incide ICM’s. Na internação de produtos de outros Estados é gerado crédito do imposto. A Ocesc constatou que o problema atinge a todos os atores da cadeia produtiva. Com insuficiência de armazéns, o produtor é obrigado a vender o produto agrícola em plena safra, momento em que os preços estão naturalmente em queda em razão da alta oferta.

A indústria também sofre prejuízos porque vê a matéria-prima ser exportada, sabendo que terá, mais tarde, que reimportá-la para o processo industrial, pagando mais caro. Ao final, o consumidor pagará mais pelo alimento – seja carne, leite ou cereais. O investimento é elevado, o retorno é muito lento e os encargos financeiros são altos em face da sua natureza operativa. O sistema reivindica que o governo do Estado cubra 100% das despesas com juros dos financiamentos para armazenagem, retomando o programa que existia no passado.
(Fonte: MB Comunicação)

 

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Parceiros buscam soluções para reconstruir a Coomapem

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Manaus, 24/7/2013 - O superintendente do Sistema OCB/AM, Adriano Fassini, reuniu na tarde da última segunda-feira, dia 22 de julho, parceiros do cooperativismo amazonense em busca de soluções para ajudar a Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru) que teve o seu galpão destruído por um incêndio, causando prejuízo superior a R$ 1,4 milhões, somente da produção dos cooperados, que estavam armazenados na cooperativa, sem contabilizar a prejuízo patrimonial.

Fassini declarou que fez um levantamento das despesas mais urgentes que precisam ser pagas e sugeriu que, além da ajuda que serão disponibilizadas pelos parceiros, fosse realizada uma feijoada para aproximadamente mil pessoas em prol da cooperativa de Manacapuru. “Precisamos honrar esses compromissos mais urgentes assumidos pela cooperativa diante das necessidades causadas pelo incêndio”, declarou o superintendente.
 
Segundo Adriano, ainda esta semana uma comissão composta pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, a presidente da Coomapem, Eliana Medeiro e o próprio superintendente vão ao Sistema OCB/Sescoop Nacional, em Brasília, em busca de recurso para ajudar os cooperados da Coomapem.
 
A presidente da Coomapem, Eliana Medeiro, apresentou um relatório parcial com todas as dividas que a cooperativa possui e pediu a colaboração de todos os parceiros presentes para reconstruir tudo que foi perdido na Coomapem. Eliana aproveitou para agradecer a solidariedade e o empenho dos parceiros e amigos. “Sou muito grata a Deus, em primeiro lugar, e depois a todos vocês que estão aqui buscando soluções para a nossa cooperativa, além das pessoas que estiveram ao meu lado nesse momento de dificuldade. Aqui estão as pessoas que acreditam em nós. Muito obrigado por tudo”, disse a presidente. 
 
Durante a reunião surgiram várias proposta dos parceiros, representantes de instituições para contribuir com a cooperativa. Os representantes da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas), Evandro Gebes Filhos e  Ylana Marques, convocaram a presidente Eliana Medeiro para uma reunião na próxima sexta-feira, dia 26 para estudar uma forma de viabilizar recurso no valor de R$ 327 mil para pagar as dividas que a cooperativa tem com os produtores.
O superintendente Federal da Agricultura, João Ferdinando Barreto, disse que ainda está semana vai à Brasília em busca de recurso do seguro rural, disponível no Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) para agricultores que perderam suas produções.
 
Aércio Flávio Filho, superintendente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em conversa com o presidente Muni Lourenço, disse que a deputada federal e secretária de Governo Rebecca Garcia, vai conversar com o governador Omar Aziz e marcar uma audiência para discutir alternativas de ajuda à Coomapem.
 
O diretor da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), Luiz Octávio alertou os parceiros presentes que, todo esforço desse trabalho que está sendo feito, deve ser direcionado a recuperação da cadeia produtiva da fibra no Amazonas, e não apenas de uma cooperativa que passar por situação delicada. Nós estamos procurando soluções para salvar a cadeia produtiva de fibra do nosso Estado, e a Coomapem faz parte desse processo”, finalizou o diretor.

(Fonte: Sistema OCB/AM)
 
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Abertas inscrições para o Curso de Formação de Conselheiros de Administração no Espírito Santo

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Vitória, 24/7/2013 - Dirigentes, conselheiros de administração e candidatos a conselheiros de administração das cooperativas capixabas podem participar do Curso de Formação de Conselheiros de Administração. A formação tem início no dia 30 de julho e será realizada no auditório da Casa do Cooperativismo. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho.

Entre os assuntos que serão abordados estão as bases conceituais do Sistema Cooperativista, da autogestão e o estatuto social como um instrumento de gestão. Os participantes também vão receber formação sobre a atuação do Conselho de Administração, os modelos de gestão na sociedade do conhecimento, participação e comprometimento, o processo de gestão em um empreendimento coletivo, dentre outros temas.

O curso tem como objetivo promover a reflexão sobre papel do Conselho de Administração nas sociedades cooperativistas, bem como sua importância no processo de gestão. Os encontros serão realizados nos dias 30 e 31 de julho e nos dias 06 e 07 de agosto, das 18h às 22 horas.

Inscrição - Para se inscrever, basta acessar o site www.ocbes.coop.br. O valor do investimento é de R$ 50,00 por participante, para cooperativa registrada e adimplente; e R$ 450,00 por participante, para cooperativa não registrada ou inadimplente.

O pagamento deverá ser feito em depósito identificado no Banco do Brasil – Agência: 4292-7 Conta Corrente: 11795-1, em favor do Sescoop/ES. O código identificador solicitado no momento do depósito é o CNPJ/MF da cooperativa ou CPF/MF do participante que efetuar o pagamento.

Mais informações pelo telefone (27) 2125-3200.
(Fonte: Sistema OCB/ES)

 

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Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro serão divulgadas em breve

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Belo Horizonte, 24/7/2013 - A publicação anual das "Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2013" já está em fase de finalização e deve ser lançada em breve. A publicação, que é considerada um indicador de tendências e a principal ferramenta de pesquisa sobre o segmento cooperativista em Minas Gerais, será lançada antecipadamente este ano.

Segundo a Gerência Técnica do Sistema Ocemg, os dados de todas as cooperativas já estão com a equipe responsável pelo fechamento do material, em fase de análise e tabulação das informações. Para tal levantamento, um questionário e uma carta de autorização para participação do ranking foram enviados a todas as cooperativas pelos Correios. As organizações ainda foram acionadas por meio de um trabalho de telemarketing para apuração dos números.

O objetivo da pesquisa é atualizar o banco de dados cadastrais, sociais e econômicos das cooperativas junto ao Sistema, subsidiando ainda o estudo técnico para a elaboração do censo e do ranking das cooperativas de Minas Gerais.

Segundo o gerente técnico do Sistema Ocemg, Marco Túlio Borgatti a intenção do Sistema Ocemg com esta publicação é de manter os cadastros sempre atualizados, divulgando essas informações anualmente.

Os elementos apurados servirão como base para nortear as decisões do Sistema e a administração das cooperativas, do governo e das demais entidades ligadas ao segmento. Todas as publicações dos anos anteriores estão disponíveis na seção Publicações do portal do Sistema Ocemg.

(Fonte: Sistema Ocemg)

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Em Mato Grosso do Sul, 23 cooperativas já estão comprometidas com o Dia C

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Campo Grande, 23/7/2013 – Agora é oficial: o Dia C – projeto de voluntariado do Sistema OCB – já é uma realidade, também, no Mato Grosso do Sul. Em cerimônia realizada na tarde de ontem (22/7) com a presença de representantes de dez cooperativas do estado, foram apresentadas as premissas e todo o material disponível para colocar a ação em prática. Para o presidente do Sistema OCB/MS e diretor da OCB, Celso Régis, este é o momento de verdadeiramente “colocar a mão na massa” e perseguir o mesmo sucesso alcançado pelas cooperativas mineiras, que deram início à ideia: “Em Minas Gerais, este projeto social já consagrou grandes resultados: mais de 75 mil voluntários e 580 mil beneficiados ao longo de quatro anos. Esperamos também obter resultados representativos em nosso estado”, afirmou Celso Régis.
 
A analista de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Patricia Resende, conduziu a apresentação sobre o projeto. Ela explicou em detalhes o seu funcionamento e apresentou a todos a série de materiais já disponibilizados pelo Sistema OCB para auxiliar as cooperativas na execução do Dia C. “Queremos que o Dia C seja a maior e mais abrangente campanha de mobilização de voluntários cooperativistas na busca do desenvolvimento humano”, enfatizou.
 
O assessor técnico da unidade estadual, Renato Marcelino, afirmou que a recepção ao projeto por parte das cooperativas foi excelente. “Os representantes que vieram à cerimônia aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o projeto junto com a Patrícia. O resultado foi muito bom: três reuniões regionais já foram agendadas para dar início à composição do Plano de Ação destinado à implantação do Dia C: em São Gabriel do Oeste, Campo Grande e Dourados”, relatou.
 
Em 2012, Mato Grosso do Sul realizou uma atividade-piloto relacionada ao Dia C. Dela, participaram 23 cooperativas do estado, que já se comprometeram com a implantação do projeto em nível nacional. Segundo Marcelino, o Sistema OCB/MS ficará à disposição das cooperativas, acompanhando as reuniões regionais e auxiliando no que for preciso para o sucesso do projeto.

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Sistema OCB realiza prestação de contas da sua gestão na coordenação do Fórum das Confederações Patronais

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Brasília, 22/7/2013 - A semana passada marcou a última reunião do “Fórum das Confederações Patronais – Poder Legislativo” sob a coordenação do Sistema OCB. Durante o período de um ano (2012/2013), a instituição encaminhou as reuniões do grupo formado por entidades representativas de vários setores econômicos para tratar sobre projetos de lei, medidas provisórias e demais proposições que tramitam no Congresso Nacional.    

Segundo levantamento do Sistema OCB, foram realizadas, durante o período, 35 reuniões de pauta, que permitiram uma constante troca de informações entre as Confederações Patronais e um avanço significativo na busca de soluções consensuais. As questões de cunho trabalhista e sindical foram aquelas que obtiveram maior atenção das entidades, sendo estas debatidas semanalmente pelo fórum.

 
Além disso, o grupo formado por assessores parlamentares, gerentes e analistas de relações governamentais e institucionais, realizou encontros técnicos sobre Projetos de Código que estão em tramitação no Poder Legislativo e diversas reuniões conjuntas com deputados e senadores, dando maior legitimidade e eficiência à defesa dos interesses das entidades de representação que participam do fórum.

 
Durante a última reunião desta gestão, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, reforçou a importância de dar continuidade ao fortalecimento da interlocução entre as Confederações Patronais. “Ao longo dos últimos anos, temos percebido como o fórum tem conquistado resultados positivos através de uma atuação em conjunto. Nem sempre conseguimos entrar em consenso, mas é importante a junção de esforços de diferentes grupos econômicos para dar maior substância à defesa dos nossos interesses”, destacou Nobile.

 
Além do Sistema OCB, participam das reuniões: a Ação Empresarial; a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Confederação Nacional da Indústria (CNI); a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF); e a Confederação Nacional do Transporte (CNT). A próxima coordenação do fórum ficará a cargo da CNC, que irá encaminhar as discussões do grupo durante o período entre 2013 e 2014.
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Taxistas participam de Fórum Permanente

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Rio, 19/7/2013 - Mais de 30 profissionais participaram do Fórum Permanente do Ramo Táxi realizado pelo Sescoop/RJ, na última quarta-feira (17/7), no auditório da Sociedade Nacional da Agricultura, na Fazendinha (Penha). Participaram do encontro diretores de cooperativas de táxi, taxistas autônomos e sindicalizados, o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o diretor Vinícius Mesquita, e o assessor jurídico, Abdul Nasser.

O Fórum recebeu um público novo e maior, e por isso na reunião foi explicado o funcionamento do Fórum Permanente - promovido pelo Sistema OCB/RJ - e algumas das ações realizadas a partir das reuniões, como a criação do Conselho Regional de Taxistas do Rio de Janeiro (CRT/RJ), a engenharia de transporte e o levantamento dos custos das viagens dos profissionais do ramo.

Nasser afirmou que a função do Fórum não é apenas uma reunião para cuidar das coopoerativas de táxi, mas de toda a categoria. "O objetivo é descobrir aquilo que é importante para todos os profissionais do ramo. Isso proporciona à categoria mais força e maior reconhecimento juntos aos governantes das esferas municipal e estadual", afirmou.

O presidente do CRT/RJ, Severino Vicente de Lima, falou durante a reunião sobre a criação do Conselho e a importância dele para a categoria. "O CRT foi constituído a partir das demandas da nossa profissão e pelo desserviço praticado por sindicatos e associações do ramo.  O Conselho foi feito por taxistas e para servir à nossa profissão. O objetivo é unir toda a categoria em prol de mais representatividade junto aos governantes. Por isso, é importante a participação de todos em nas reuniões", disse.
(Fonte: Sistema OCB/RJ)

 

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Conecoop-AL define estrategias para o Cooperativismo

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Maceió, 19/7/2013 - Nesta semana, mais uma reunião plenária do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop),de Alagoas, foi realizada para discutir estratégias, ações e celebração de convênios para 2013. O encontro foi coordenado pelo presidente do Conecoop e secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A pauta da reunião foi iniciada com a apresentação dos resultados do Programa Alagoas Catador e das ações realizadas até o momento em comemoração ao Dia do Cooperativismo – celebrado no dia 4 de julho.  Em seguida, ocorreu a formalização de convênios entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

Um dos destaques da reunião foi a assinatura do Termo de Permissão de Uso para a Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex). O acordo foi firmado entre o Estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e a Coopex. O Estado solicitou à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), até então proprietária da área, a doação do terreno a fim de incrementar e ampliar as políticas públicas na área de educação assumidas pelo Governo para com a população.  

“Com o imóvel, que poderá ser utilizado por prazo indeterminado, a Cooperativa pretende aumentar o número de alunos atendidos, englobando os ensinos infantil, fundamental e médio”, esclareceu o secretário Luiz Otavio Gomes sobre o termo, assinado pela diretora presidente da Coopex, Arleide Firmino.

“Desde 2011, lutamos para conseguir esse terreno, pois a Cooperativa estava sujeita a ter que interromper o trabalho belíssimo que vem desenvolvendo na região. Ao longo desses anos, tivemos reuniões com o secretário de Planejamento da Bahia e com a Chesf. Graças ao empenho do Governo de Alagoas, que não mediu esforços e interviu no processo de cessão de um prédio pertencente à Chesf a Coopex”, reconheceu a superintendente do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), Márcia Túlia.

A Cooperativa - Localizada no município de Piranhas, a cooperativa foi criada em 1995 com o objetivo de desenvolver um trabalho educacional diferenciado na região, pregando a solidariedade e a comunhão de esforços. A unidade, chamada Escola Convivendo, era composta por professores e pais de alunos e funciona em um prédio cedido pela Chesf.

Com a conclusão dos trabalhos da hidrelétrica da região, dois anos depois a Chesf abriu licitação para administração da Escola Boa Ideia, instalada em Paulo Afonso (BA) e a Coopex conquistou mais uma unidade escolar. Hoje as duas unidades educacionais são referência de qualidade de ensino.

A reunião do Conselho contou com a presença de representantes de instituições financeiras; do diretor-presidente da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano; de representantes do município de Maceió; de cooperativas e dos próprios cooperados, que participaram ativamente do encontro dando sugestões aos conselheiros.

É o caso de Ednildo Silva, da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Informática e Telecomunicações (Macrocoop), que sugeriu um trabalho voltado para o lixo eletrônico. “Fizemos um levantamento e atualmente os resíduos de informáticas chegam a 30 toneladas por mês, mas é preciso investir na capacitação de um pessoal que trabalhe reutilizando as peças, já que hoje essas empresas só estão em São Paulo e a logística não compensa”, disse.
(Fonte: Sempland-AL)
 
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Depois da tragédia, é hora de exercitar a solidariedade e ajudar a reconstruir

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Manaus, 18/7/2013 - “Olhando para toda essa destruição, hoje, ainda não sei para onde seguir, porém, de uma coisa eu tenho certeza: com a força e a união dos nossos cooperados, e com ajuda dos parceiros, vamos reconstruir e erguer novamente tudo que perdemos neste incêndio”. Com esta declaração, a presidente da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), Eliana Medeiro, fez um balanço de tudo que foi destruído no incêndio que aconteceu no dia 14 de julho nas instalações da cooperativa em Manacapuru.

Eliana declarou que a produção destruída foi de 700 toneladas de fibras, equivalente a R$ 1,4 milhões, além do prejuízo patrimonial que ainda não foi feito o levantamento do valor. Segundo a presidente, o prédio está totalmente comprometido e será demolido com acompanhamento técnico do Corpo de Bombeiro, que também vai orientar na reconstrução do galpão obedecendo a determinação da Lei 2.218 que fala sobre o Sistema de Proteção Contra Incêndio e Pânico em Edificações em Área de Risco.
 
A presidente agradeceu o apoio do Sistema OCB/AM, da Prefeitura de Manacapuru, na pessoa do prefeito Washington Régis, do cooperado Manoel Rodrigues, do deputado Orlando Cidade e do Idam, além da produtora do Acajatuba, Ângela Sousa que disponibilizou um motor de irrigação de 114HP, com capacidade superior dos equipamentos do Corpo de Bombeiros.
O superintendente do Sistema OCB/AM, Adriano Trentin Fassini esteve na Coomapem, em Manacapuru para prestar apoio à presidente Eliana Medeiros, discutir e definir estratégias e soluções para a situação da cooperativa após o incêndio que destruiu completamente as suas instalações.
 
Adriano conversou com a presidente da cooperativa, cooperados e colaboradores para fazer um levantamento da situação econômico-financeira da Coomapem, para em seguida produzir um relatório de todas as perdas. “O cenário, para quem viu a cooperativa em plena atividade, é triste e desolador, porém, precisamos reagir para recuperar o que foi perdido”, disse o superintendente.
 
A secretária da cooperativa Rayane Basto disse está bastante abalada com a situação da Coomapem depois do incêndio, e também de ver tudo que foi construído durante anos, e com muito sacrifício, desmoronar e ser destruído em algumas horas. Ela declarou também que, é nesse momento que sabemos quantas pessoas são parceiros e estão dispostas a ajudar. “Quando olho para essa destruição, tenho a sensação que tudo se acabou, mas, tenho a certeza que podemos reconstruí tudo isso novamente, com união e muito trabalho, nós vamos colocar a Coomapem novamente de pé”, declarou a secretária.
 
O 2º sargento do Corpo de Bombeiros que comandou a equipe desde o inicio da operação para controlar o incêndio, Luiz Otávio da Silva, declarou que, assim que chegou ao local, percebeu que os equipamentos que a equipe tinha a disposição não poderia conter as chamas, que chegou até dez metros de altura, então decidiu chamar reforço de Manaus que chegou por volta de 1h da madrugada, para ajudar controlar o fogo. “Todos se uniram para controlar o incêndio, mas só foi possível com a ajuda da produtora Ângela Souza de Acajatuba, que chegou com um motor de 114HP que ela usar para fazer irrigação na sua propriedade. Se não fosse com essa ajuda estávamos em situação difícil”, finalizou o sargento.
(Fonte: Coomapem e Sistema OCB/AM)
 
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Lançado novo Programa de crescimento às cooperativas agropecuárias no Ceará

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Fortaleza, 18/7/2013 - O auditório do Sistema OCB/CE ficou lotado na manhã desta terça-feira para o lançamento do Programa Desenvolvimento da Competitividade e Profissionalização das Cooperativas do Ramo Agropecuário do Estado do Ceará. O novo projeto, criado pela Unidade do Ceará, conta com a parceria do Governo do Estado e de outros órgãos relacionados ao ramo agropecuário. A ideia do programa é incentivar que cooperativas comercializem seus produtos diretamente com o consumidor, ou seja, direto da lavoura para a mesa do cliente. Foi pensando nisso que o Sistema OCB/CE reuniu algumas cooperativas, onze no total, e instalou um escritório na Central de Abastecimento do Ceará (CEASA). A partir de então essas cooperativas irão competir diretamente com outros produtores. O diferencial será o preço, muito mais em conta pra quem compra.

O programa, patrocinado pelo Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), receberá investimento de mais de R$ 3 milhões de reais, ao longo dos seus próximos três anos de execução. “Há mais de um ano que nós vínhamos conversando sobre a implantação de um projeto que desse sustento ao que falávamos. Muita gente chegava até nós dizendo que tínhamos que colocar algo em prática pra melhor o cooperativismo agropecuário no Ceará. Depois de muita conversa e debate a hora, finalmente, chegou. É agora ou nunca, pois esse Programa é muito audacioso.”, comemorou o Presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Nogueira.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, quis ver de perto o lançamento e ficou impressionado com o tamanho da ideia. “Foi observando o poder de produção das cooperativas agropecuárias do Ceará que trouxe a parceria do Governo até aqui. O que posso dizer é esse projeto vai nos ajudar e muito. Nós precisamos das cooperativas agropecuárias produzindo diretamente ao consumidor. O sistema cooperativo pode ajudar muito à população, principalmente, a agricultores familiares. O que nós do Governo queremos agora é unir forças com o Sistema OCB-SESCOOP/CE a fim de que possamos conseguir, cada vez mais, acesso de recursos para essas cooperativas de maneira sustentável.”, declarou o Secretário.

A partir de agora, as cooperativas que trabalham na CEASA irão receber capacitação e investimento humano para melhorar a gestão na execução do Programa. “É preciso ter pessoas qualificadas para executar o Programa. Instituições e empresas bem geridas geram oportunidades. E nós do SEBRAE vamos ajudar nisso, vamos abrir os canais de comercialização, criar rodadas de negócios, etc. Tenho certeza que esse novo projeto irá trazer grande retorno ao Ceará.”, afirmou Alci Porto o Diretor Técnico do SEBRAE.

Além da presença dos órgãos que entram nessa parceria, representantes das cooperativas envolvidas no projeto estiveram presentes ao lançamento. “Eu estou, realmente, bastante emocionado. Porque, em dezesseis anos de cooperativa eu nunca pude ver algo que eu acreditasse que fosse pra frente e tivesse o interesse dos órgãos públicos. O programa veio pra nos reanimar e nos ajudar a trabalhar, cada vez mais, por um cooperativismo de qualidade e mais produtivo.”, disse o Presidente da Coopernectar, do município de Horizonte, Francisco Vitorino de Oliveira.

(Fonte: OCB/CE)

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Presidência Itinerante vai ao norte e noroeste do Rio de Janeiro

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Rio, 18/7/2013 - Dando continuidade à série de visitas do projeto Presidência Itinerante do Sistema OCB/RJ, o presidente Marcos Diaz e sua equipe seguem, na próxima semana, para as cidades do norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é promover a aproximação do Sistema com as cooperativas a fim de identificar as necessidades em vários aspectos, no sentido de oferecer apoio no que for necessário, tanto em cursos e treinamentos quanto com a aproximação entre seus pares para desenvolver a intercooperação.

A primeira parada será no dia 22,  na cidade de São Fidélis, onde a comitiva visitará a Cooperativa de Laticínios de São Fidélis LTDA (CLSF). Em seguida o destino será Campos dos Goytacazes para reunião com representantes da Cooperativa Brasileira dos Transportadores Rodoviários de Bens do Norte Fluminense (COOBRANORTE), da Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros do Bairro de Goytacazes (COOPERGOYTA),  da Cooperativa de Transporte Alternativo e Turismo de Campos (CAMPOSCOOPER), do Sicoob Cred Rio Norte e da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (COAGRO).A agenda será encerrada no dia 23, com visitas à Cooperativa dos Produtores de Leite de Campos (COOPERLEITE) e  Uniodonto Campos.
(Fonte: Sistema OCB/RJ)

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Presidente da maior cooperativa da América Latina visita a sede da OCB

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Brasília, 17/7/2013 - Melhorar o escoamento da safra brasileira de grãos é uma prioridade de todo o agronegócio brasileiro e, em especial, para o sistema cooperativista – responsável por mais de 50% da produção agropecuária brasileira. Hoje, as cooperativas sofrem com a falta de infraestrutura para armazenagem e distribuição dos grãos, o que implica em uma redução da competitividade do Brasil em relação a outros países. Uma das cooperativas mais afetadas por esse problema é a Coamo – maior cooperativa da América Latina em número de associados e a 20ª maior empresa de capital 100% nacional do país, segundo a revista Exame.

Atualmente, ela possui toneladas de alimentos prontos para serem exportados, à espera de um navio livre no Porto de Paranaguá  (PR). Os veículos ficam entre 70 e 90 dias parados no porto, até serem liberados para receber a produção que será enviada ao exterior.
 
Em entrevista exclusiva ao Informativo OCB, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, defende a seguinte posição: “é preciso encontrar uma alternativa para dar mais velocidade ao transporte e, sobretudo, oferecer condições para que o aumento da produção seja uma solução e não um problema para o país”. Em Brasília para a realização de diversas reuniões de negócio, ele visitou a sede do Sistema OCB e mandou um recado para todo o sistema cooperativista: “nosso movimento vai crescer ainda mais nos próximos anos, se investirmos na formação dos nossos profissionais e na expansão do econômica das cooperativas”.
 
Informativo - Presidente, qual o motivo de sua viagem à Brasília?
José Aroldo Gallassini: Eu vim tratar de assuntos estratégicos que envolvem temas como a modernização dos portos brasileiros e a celeridade com relação às obras de ferrovias no Brasil. Por ano, passam pelos portos brasileiros mais de 7,1 bilhões de reais, por isso devemos discutir sobre como podemos nos tornar mais competitivos, com relação ao mercado externo.
 
Informativo – Qual análise o senhor faz com relação aos portos brasileiros?
Gallassini: Atualmente, 97 navios esperam para aportar no porto de Paranaguá, que fica meu estado, o Paraná. Eles esperam de 70 a 90 dias para descarregarem, o que nos causa prejuízo econômico e perda de competitividade, perante o mercado de outros países. É preciso acelerar as obras portuárias e tirar do papel o projeto da malha ferroviária brasileira.
 
Informativo – Quais outros problemas afligem o setor de exportação atualmente?
O preço dos fretes para o transporte de cargas, via caminhão ou carreta, aumenta a cada dia. É preciso encontrar uma alternativa para dar mais velocidade ao transporte e, sobretudo, oferecer condições para que o aumento da produção seja uma solução e não um problema para o país. Recentemente, tivemos uma produção de 43 milhões de toneladas de milho para escoar, na “safrinha” (2ª safra do período), e também encontramos dificuldade na safra de verão, que gerou 35 milhões de toneladas também de milho. Nas duas oportunidades, tivemos problemas para exportar essa produção, por isso precisamos modernizar nossos portos para ter mais competitividade.
 
Informativo – Qual é o papel do Sistema OCB nesse cenário?
Galassini: O Sistema OCB tem nos auxiliado no acompanhamento da legislação relacionada ao cooperativismo, oferecido apoio em questões jurídicas e nos ajuda, também, a dialogar com os poderes executivo, legislativo e judiciário. Acredito que a legislação ainda esteja deficiente em relação ao cooperativismo, então, precisamos corrigir isso. O Sistema OCB também desenvolve, um bom trabalho de formação profissional dos cooperados por meio do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). A instituição tem papel importante na modernização das cooperativas e na melhora da situação socioeconômica dos associados.
 
Informativo – E com relação ao cooperativismo, qual a sua visão de futuro?
Galassini: É, sem dúvida, um sistema que funciona bem com relação a praticamente todas as áreas: seja agropecuária, de saúde ou de crédito. Graças aos valores do cooperativismo, a Coamo hoje tem o posto de 59ª maior empresa do país (considerando empresas privadas, públicas, de capital nacional ou estrangeiro). Também fomos, em 2012, a 20ª maior empresa de capital nacional e a 22ª maior exportadora do país. Conseguimos isso com muito trabalho, qualificação e com trabalho em conjunto, que é um dos pilares do cooperativismo.
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Instalada Comissão Especial que analisará novo marco mineral

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Brasília, 17/7/2013 - Foi instalada hoje (17/7) a Comissão Especial (CESP) destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei (PL) 37/2011 e seus apensados, dentre eles o PL 5807/2013, de autoria do Poder Executivo, que altera o atual Código da Mineração Brasileira.

O deputado Gabriel Guimarães (MG) foi eleito presidente da CESP, que conta com 32 parlamentares e igual número de suplentes. Para a relatoria da Comissão, foi indicado o deputado Leonardo Quintão (MG), que é integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
 
O relator afirmou que está aberto ao debate. Disse ainda, que pretende conversar com os autores das 372 emendas apresentadas ao projeto. Para o deputado Leonardo Quintão a proposição estabelece um novo rumo para o setor mineral e por esse motivo o dialogo entre os parlamentares e a sociedade se faz necessário.
 
O principal tema tratado pelos parlamentares durante a reunião foi o curto prazo de tempo para a construção de um parecer. Neste sentindo, foi aprovada uma moção de autoria do deputado José Priante (PA), para que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), solicite junto ao Poder Executivo a retirada do pedido de urgência constitucional. A moção também será enviada ao Ministério de Minas e Energia para sensibilização do mesmo. Convém ressaltar que apenas o Poder Executivo pode retirar o pedido de urgência.
 
Após o encerramento da instalação os parlamentares seguiram para uma reunião a portas fechadas com o presidente da Câmara para tratar da retirada da urgência constitucional. Caso a urgência não caia, a CESP terá apenas 5 sessões para apresentar seu parecer.
 
Os parlamentares ainda cogitaram a possibilidade de trabalharem durante o recesso. O assunto também será debatido com o Presidente da Casa, visto que o Plenário da Câmara e do Senado estabeleceram que não haverá sessões até o dia 31 de julho.
 
Por possuir urgência constitucional a matéria passa a trancar a pauta do Plenário da Câmara dos Deputados no dia 18 de agosto. O trancamento da pauta independe do parecer da Comissão Mista.

(Fonte: Blog OCB no Congresso)

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Sistema OCB/AM vai potencializar bacia leiteira apoiando programa "Balde Cheio"

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Manaus, 17/7/2013 - O Sistema OCB-Sescoop/AM terá representação na reunião técnica do Projeto Balde Cheio, programada para acontecer no município de Autazes, a 107 km de Manaus, nesta sexta-feira, dia 19 de julho e que tem como foco alinhar as prioridades do plano, visando ao aumento da produtividade leiteira e a melhoria da qualidade do produto.

Segundo o analista de Monitoramento da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, Afrânio Braga, o Sistema OCB-Sescoop/AM, a entidade está imbuída no propósito de estabelecer maior relação com as cooperativas envolvidas e até mesmo aquelas comunidades que ainda não estão constituídas como tal. “Nossa ideia é potencializar a bacia leiteira, dar visibilidade à manufatura de derivados do leite, do gado de corte e à bacia leiteira em si”, informou ele. Sobre o encontro, na pauta, serão apresentados relatos de visitas realizadas pelos consultores do Sebrae nas propriedades - ação implementada numa parceria com o Sistema FAEA/Senar-AM – instalação de placas do projetos nas propriedades atendidas e realização do Dia de Campo, que consiste na orientação e efetiva implementação das mesmas.

Estão programadas visitas de médicos veterinários e zootecnistas a cada mês, durante quatro anos, além de reuniões de técnicos com grupos de produtores sobre uma unidade demonstrativa.No escopo do projeto, a ideia é que mais de 20 propriedades rurais no interior no Estado sejam beneficiadas, promovendo o desenvolvimento da atividade leiteira no Estado, mediante a utilização de uma metodologia inovadora, capacitando técnicos locais, produtores rurais e sindicatos do setor agropecuário. Com a implantação do "Balde Cheio" e já sendo promovida a seleção de propriedades rurais, prioritariamente de pequeno porte e de cunho familiar, os técnicos do Projeto irão, enfim, até a propriedade para promover um questionário sobre a atividade desenvolvida na área e explicar os pontos do "Balde Cheio" ao produtor.

Os primeiros passos para a introdução do "Balde Cheio" no Amazonas tiveram início em setembro do ano passado, durante o 10º Seminário de Desenvolvimento Agropecuária da Amazônia Ocidental, ocorrido no auditório do Sistema FAEA/SENAR-AM. A sequência da fase de estudos e debates para a viabilidade do Projeto aconteceu no mesmo município de Autazes, onde foi realizado o 2º Seminário Cooperativista do município, evento promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Amazonas (Sescoop). Mais de 150 produtores rurais participaram do evento, que teve como um dos palestrantes, o engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Freitas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão responsável pela criação do Projeto.

O superintendente do SENAR-AM, Aécio Filho, ressaltou que o "Projeto Balde Cheio" irá melhorar e estimular a atividade leiteira nas propriedades visitadas. “Com novas técnicas, os produtores rurais terão condições de aumentar os lucros de suas fazendas”, pontuou.

(Fonte: Sistema OCB/AM)

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Presidentes de cooperativas do oeste baiano se reúnem na sede da Oceb

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Salvador, 17/7/2013 - Cooperativas do Oeste da Bahia aprovaram o estudo proposto pelo Sistema Oceb para identificação de aspectos contábeis e tributários considerados críticos para as cooperativas da região. Foi durante o Encontro de Presidentes, que aconteceu na última sexta-feira (12/7), no município de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia.

Divergências na interpretação do ato cooperativo pelo fisco, impactos das variações cambiais, cálculos previdenciários e utilização do FATES são alguns dos problemas mais comuns às cooperativas, não só as do ramo agropecuário, mas também as do ramo educacional, de trabalho e outras.
 
O estudo visa orientar a ação de representação política e institucional da OCEB nessa área. “Questões de âmbito federal serão levadas à pauta dos comitês técnicos da OCB, enquanto os assuntos fazendários estaduais serão objeto da nossa articulação direta”, informa Cergio Tecchio, presidente da OCEB e membro do Conselho Estadual do Cooperativismo.

(Fonte: Sistema Oceb)

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Aneel aprova relatório sobre revisão tarifária extraordinária para cooperativas permissionárias

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Brasília, 16/7/2013 – O Sistema OCB esteve presente acompanhando a reunião da diretoria Aneel, realizada na manhã de hoje, em Brasília, na qual o diretor André Pepitone apresentou relatório sobre a revisão extraordinária a ser aplicada às cooperativas de eletrificação. Esta revisão garantirá às cooperativas acesso aos descontos preconizados na Lei nº 12.783/2013, que reduziu as tarifas de energia elétrica aos consumidores finais em todo o país.

O relatório aprovado garantirá às cooperativas a ampliação dos descontos aos cooperados e demais consumidores finais. Entretanto, as revisões extraordinárias permanecem vinculadas à adoção da nova metodologia tarifária, também, para a chamada “Parcela B” – composta majoritariamente pelos custos operacionais das cooperativas.
 
“Com essa situação, conseguimos garantir aos cooperados uma redução na tarifa, porém, as cooperativas sofrem uma perda de receita significativa com a aplicação da metodologia tarifária hoje em vigor”, explica o analista Técnico e Econômico da OCB, Marco Olívio Morato. Para que a situação seja resolvida a contento, Morato afirma que a entidade cooperativista continuará envidando os esforços necessários junto aos poderes Executivo e Legislativo no sentido de que a metodologia possa ser aprimorada.
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Governo procura alternativa para ajudar vítimas de incêndio

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Manaus, 16/7/2013 - O Secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, tão logo soube do incêndio no depósito de juta de propriedade da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), no fim da noite de domingo, se reuniu com o vice-governador, José Melo, para buscar alternativas para amenizar as perdas, que comprometeram 10% da produção de juta do Amazonas.

Entre as alternativas apresentadas pelo secretário de produção está a possibilidade de vigência do aumento da subvenção do valor do quilo da fibra de R$ 0,20 para R$ 0,40 (centavos), proposta já sinalizada positivamente pelo Governador Omar Aziz.
 
Eron Bezerra também vai a Brasília buscar apoio junto ao Ministério da Produção e Abastecimento para a subvenção da tragédia. O secretário vai apelar para a liberação do seguro agrícola. “O Ministério tem a política de seguro agrícola, mas esse seguro não alcança culturas que não estão devidamente protegidas pelo risco agrícola, no caso da juta, a plantação é de área de várzea, ou seja, área de risco permanente. Diante da tragédia nós vamos tentar convencer o Ministério a abrir uma exceção e cobrir esse prejuízo”, declarou o secretário.
 
Caso não seja bem sucedido nesse pleito, o secretário da Sepror vai apelar para garantir uma linha de financiamento com base no crédito especial e com rebate através de subsídios do Governo do Estado, a exemplo do que foi feito em 2012, quando pela primeira vez, o Amazonas conseguiu a liberação de R$ 200 milhões para apoiar às vítimas da cheia, em uma média de 23 operações de crédito.
 
Além disso, a Sepror já encaminhou este ano para o município de Manacapuru 25 toneladas de sementes de juta e malva para repor o plantio para a próxima safra. A ação já faz parte da política do Governo de suprimento de sementes.
 
Incêndio - O incêndio no depósito da Coomapem destruiu uma média de 700 toneladas de juta, o que significa um prejuízo de R$ 1 milhão e 400 mil. Segundo a presidente da instituição, Eliana Medeiros, o fogo começou na noite de domingo, por volta das 23h, durante uma tempestade, e destruiu todo o prédio, localizado na avenida Getúlio Vargas. A Coomapem tem aproximadamente 200 cooperados.
 
(Fonte: Sepror)
 
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