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O jornalista José Wille é um dos convidados do Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Paranaenses que o Sistema Ocepar promove nesta quinta-feira (29/7), em Curitiba (PR). Wille vai abordar os temas "Como desenvolver uma comunicação eficiente" e "Seja um bom entrevistado no rádio e na TV". "O objetivo é que ele passe aos participantes do fórum um pouco da sua experiência, ao longo dos anos de sua atuação como professor da Universidade Federal do Paraná, repórter e apresentador por 10 anos do programa "Bom Dia Paraná" da RPC e hoje diretor de jornalismo e âncora da Rádio CBN de Curitiba", explica o coordenador do evento e também da área de comunicação e marketing da Ocepar, Samuel Zanelo Milléo Filho.
Política - À noite, os participantes do Fórum de comunicadores assistem à palestra da jornalista Cristiana Lôbo sobre o perfil dos candidatos à Presidência da República para o pleito 2010, que abre o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses. Os participantes também vão prestigiar a entrega dos troféus aos vencedores do VII Prêmio Ocepar de Jornalismo e o jantar comemorativo ao 88º Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no dia 3 de julho.
Na sexta-feira (30/7), os integrantes do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses contarão com a presença dos candidatos ao governo do Estado do Paraná. Os políticos irão receber documento com os principais pleitos do setor cooperativista, conforme destaca o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, em entrevista à RádioCoop. Clique aqui para ouvir
Sobre o Prêmio Ocepar - Na edição deste ano, o Prêmio Ocepar de Jornalismo teve 85 trabalhos inscritos. Os finalistas, em ordem alfabética por autoria, são:
Categoria - Mídia Cooperativa- Jornal Integrada / Autor: André Luiz Tottene de Carvalho / Tema: "Integrada retoma tradição do café"/ Revista C.Vale / Autora: Sára Fernanda Messias / Tema: "Multiplicação do emprego e da renda" / Jornal Coamo / Autor: Vanderlei Maciel Camargo / Tema: "Aprendiz de cidadão"
Categoria - Telejornalismo- Rede Massa - TV Tibagi Apucarana / Autora: Marta Ortega Pitta / Tema: "Coamo, um gigante da América Latina" / RIC TV - TV Record Maringá / Autora: Rose Machado/ Tema:"Cocamar: ações inéditas da cooperativa resultam em melhor desenvolvimento na lavoura, nos cooperados e na comunidade" / RPC - TV Cultura Maringá / Autora: Solange Riuzim / Tema: "Responsabilidade Social"
Categoria - Radiojornalismo- Rádio Banda B - Curitiba / Autora: Denise de Mello / Tema: "Cooperativismo que gera energia e desenvolvimento" / Rádio Celinauta - Pato Branco/ Autor: Edson Honaiser / Tema: "Sustentabilidade e preocupação com o social: focos da Unimed no Sudoeste" / Rádio CBN - Curitiba/ Autor: Fábio Tomich Buchmann / Tema: "Sistema de crédito cooperativo: alternativa à rede bancária" / Rádio CBN - Curitiba / Autor: Marcos Garcia Tosi / Tema: "Medicina Preventiva e a terceira idade"
Categoria - Jornalismo Impresso - Revista Observatório da Indústria (Fiep) / Autor: Omar Nasser Filho / Tema: "Como gente grande" / Jornal Tribuna do Norte - Apucarana / Autor: Edison Costa / Tema: "Pirapó salvo e unido" / Folha de Londrina / Autora: Erika Zanon Romeiro / Tema: "Plantando grãos, árvores e sorrisos" / Folha de Londrina / Autor: Diogo Cavazotti / Tema: "Unidos por uma educação melhor". (Fonte: Ocepar)
"Nos dias 2 e 3 de agosto, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) reúne profissionais que trabalham na área orçamentária para discutir o tema, na sede da instituição, em Brasília (DF). As atividades serão coordenadas pela Assessoria de Planejamento da instituição. "Queremos que o encontro auxilie na capacitação dos técnicos da área de planejamento e orçamento das unidades estaduais, buscando um alinhamento institucional ", diz a gestora da área, Renata Boaro.
Para ela, o 1º Encontro de Orçamento será uma oportunidade de promover o diálogo sobre a gestão orçamentária do Sescoop, compartilhando experiências entre as unidades estaduais.
Durante o encontro, serão apresentados aos participantes a gestão financeira, gestão orçamentária, classificação das ações finalísticas e a apresentação do Ciclo de Planejamento e Gestão. Clique aqui e acesse a programação na íntegra.
"A menos de um mês para o Dia de Cooperar (Dia C), as cooperativas mineiras permanecem firmes no propósito de transformar o estado num grande palco da cidadania. Em uma iniciativa do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, com o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, a segunda edição do Dia C será realizada em 28 de agosto. Em 2009, participaram 140 cooperativas, envolvendo quase 13 mil pessoas. As atividades de voluntariado atingiram um público de cerca de 88 mil participantes em todo o estado.
A proposta, este ano, é ampliar o raio das ações já existentes, focando o desenvolvimento social e o potencial transformador do segmento cooperativista. Até o momento, o Sistema já registrou a inscrição de 185 cooperativas no projeto. (clique aqui para conferir a lista).
Os projetos são elaborados pelas próprias cooperativas, de acordo com o contexto e a realidade local de onde estão situadas. Algumas entidades já estão com os projetos fechados, com definição de suas ações voluntárias, a exemplo da Calu.
Na Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia (Calu), esse movimento de solidariedade promete ter grande repercussão. A iniciativa provocou a criação de um grupo de colaboradores para programar e realizar as ações na sociedade. Conforme explica o integrante Tiago Miranda: “a ideia é fazer com que ao longo de todo ano possamos realizar atividades voluntárias. Nosso primeiro passo é programar a ação do Dia C, depois daremos continuidade ao trabalho”. Além de visita a empresas que praticam o trabalho voluntário, já aconteceram duas palestras sobre voluntariado na sede da entidade.
Em Unaí, seis cooperativas (Coagril, Capul, Coanor, Unimed Vale do Urucuia, Sicoob Crediparnor e Sicoob Crediunaí) se uniram para realizar o projeto. O objetivo será angariar recursos para a Associação do Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (AMNEC), com a venda de 20 mil bilhetes para o sorteio de uma bicicleta, uma TV 32 polegadas e um carro zero quilômetro.
O Dia C é um dia reservado para fazer o bem, em que equipes voluntárias realizarão, simultaneamente, em todo o estado, uma atividade de escolha da cooperativa que ajude a melhorar a qualidade de vida das pessoas. (Fonte: Ocemg)
"O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) premiou as empresas vencedoras da 7ª edição do Prêmio Melhores Práticas de Estágio. A iniciativa tem por objetivo reconhecer bons programas de estágio desenvolvidos por organizações de grande, médio e pequeno porte da Bahia. O Sicoob Central BA concorreu com cerca de 250 empresas inscritas e ganhou o prêmio na categoria pequeno porte. De acordo com a comissão avaliadora do prêmio, o programa de estágio do Sicoob Central BA é tratado de forma interdependente entre as fases, onde, desde a seleção até o fim do estágio, o estudante é acompanhado no seu pleno desenvolvimento e na busca pela formação profissional. A premiação ocorreu no último dia 21, em Salvador (BA).
Para Cergio Tecchio, diretor Operacional do Sicoob Central BA e presidente da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), " o prêmio representa uma conquista para o cooperativismo, pois revela o profissionalismo e a seriedade com que programas de gestão de pessoas são desenvolvidos".
Assumindo uma postura de valorização dos talentos, O Sicoob Central BA proporciona a prática profissional, criando um ambiente de oportunidades para que seus estagiários apresentem projetos, opiniões e idéias de melhoria dos processos realizados. Atualmente, cerca de 50% do quadro funcional do Sicoob Central BA são compostos por empregados que iniciaram como estagiários, chegando alguns, inclusive, a ocupar cargos gerenciais.
Segundo Joana Junqueira Ayres, Analista de Gestão com Pessoas, responsável pela condução das práticas de estágio no Sicoob Central BA, “esta conquista se deve à visão estratégica da instituição sobre a importância de oferecer um programa de estágio diferenciado, que busque o desenvolvimento dos talentos dentro da organização, além da contribuição social em formar uma nova geração de profissionais.”
O Programa de Acompanhamento do Estagiário (Proace), criado pelo Sicoob Confederação, foi, ao longo do tempo, se adaptando à cultura baiana e ao clima organizacional do Sicoob Central BA. Estruturado e amparado em relação às exigências legais, o programa visa à prática de avaliações periódicas do processo de aprendizagem, criando um ambiente de feedback constante. Esta prática serve como base para o acompanhamento das atividades dos estudantes no seu dia-a-dia, bem como para o desenvolvimento de ações de capacitação dos mesmos. (Fonte: Oceb)
A Prefeitura de São José dos Campos começou a seleção de novos catadores para a Cooperativa Futura. Dentro de um ano, mais 165 trabalhadores serão inseridos no programa, totalizando 200 cooperados. A cooperativa surgiu com o apoio da Prefeitura e orientação do Sistema Ocesp, por meio do Projeto Fomento. Em junho, o Banco do Brasil fechou parceria com a prefeitura para investir no projeto.
“Há cinco anos nós fizemos um mapeamento dos catadores da cidade. Agora, temos um cadastro e nossos assistentes sociais fazem visitas para ver quem tem interesse. Queremos selecionar quem já vive disso”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social de São José, Maria Quitéria de Freitas.
De início, de acordo com ela, serão 50 novas inserções até outubro. Para isso, eles irão passar por uma capacitação de 50 horas, que deverá ter início em 15 dias.
Novos equipamentos
A secretaria firmou um convênio de R$ 400 mil com a Fundação Banco do Brasil em junho deste ano. Parte desse dinheiro, segundo Quitéria, será investida no treinamento dos novos cooperados. O restante já começou a ser investido em compra de novos equipamentos para facilitar o trabalho dos catadores e aumentar a coleta.
Uma empilhadeira já está em funcionamento. Dois caminhões foram comprados e estão recebendo emplacamento. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida do cooperado”, afirmou Quitéria. (Ocesp com informações do jornal O Vale, de São José dos Campos)
"Os alunos que cursaram o Programa Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas, no município de São Gabriel da Palha, região noroeste do Espírito Santo, criaram o Comitê Jovens Lideranças Cooperativistas para dar continuidade ao projeto. Uma das ferramentas que os jovens estão utilizando esta na rede com a criação de web site. A iniciativa tem o apoio do Sistema OCB-Sescoop/ES.
Com base nos conhecimento obtidos durante o Programa, planejam criar uma série de ações que contribuam para a formação de uma nova consciência cooperativista em outros jovens na região em que atuam. A primeira ação será o desenvolvimento de layout, pelos próprios alunos e a atualização do site com informações sobre o cooperativismo.
O grupo também está iniciando no mês de julho uma campanha de arrecadação de livros, com a disponibilização de caixas com identificação da campanha do Comitê JLC em locais de grande fluxo de pessoas. A ação deve ser concluída ainda esse ano no mês de outubro. Ao final da arrecadação, os livros serão doados a escolas situadas na zona rural, beneficiando centenas de crianças e adolescentes que estudam em regiões onde o acesso a bibliotecas é mais difícil, promovendo para esses jovens e crianças mais educação e proximidade com a cultura da cooperação. (Fonte: OCB/ES)
Trinta e cinco técnicos de cooperativas do Paraná participaram, nesta quinta-feira (22/07), no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), de mais uma edição do Fórum do Meio Ambiente, promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com a Itaipu Binacional. O superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, e o diretor geral brasileiro da hidrelétrica, Jorge Samek, abriram o evento. Na sequência, o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley, apresentou a proposta da entidade de aproveitamento do gás metano para a geração de energia. De acordo com ele, além da autossuficiência energética, a geração de biogás produz ganhos ambientais e financeiros.
Lar – Depois, o técnico da Cooperativa Lar Ansberto do Passo Neto discorreu sobre a experiência da cooperativa em cogeração de energia que está sendo aplicada nas unidades de produção de leitão e no frigorífico. Já o cooperado da Lar José Carlos Colombari apresentou o caso da Granja Colombari, onde os dejetos dos suínos são transformados em energia elétrica por meio de biodigestores. Essa energia é utilizada no funcionamento da fábrica de ração mantida na propriedade e o excedente é comercializado para a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Possibilidades - “Os participantes ficaram bastante empolgados com as possibilidades existentes nessa área, onde os problemas ambientais podem ser transformados em soluções com a produção de bionergia”, afirma o coordenador do Fórum do Meio Ambiente da Ocepar, Silvio Krinski. Ainda segundo ele, no evento foram levantadas diversas sugestões para o desenvolvimento de outras ações, como a elaboração de um diagnóstico das potencialidades das cooperativas e cooperados na produção de bioenergia; a capacitação técnica dos profissionais de cooperativas no PTI e a formação de um grupo de estudo dentro do Fórum para discutir questões ligadas à energia renovável em parceria com a Itaipu. As propostas serão submetidas à apreciação da direção das cooperativas e do Sistema Ocepar. (Fonte: Ocepar)
"A cana-de-açúcar é considerada uma das atividades mais rentáveis da economia brasileira nos últimos anos, embora seja explorada no Brasil desde o século 16, vinda da Ásia. O setor colocou o País na vanguarda mundial da agroenergia, com a produção de etanol, e está intrinsecamente ligado à própria história brasileira. Ao longo dos últimos 150 anos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem estimulado o desenvolvimento da cultura.
Desde 2005, a Secretaria de Produção e Agroenergia do Mapa, cujo Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia (DCAA) tem como atribuição não apenas manter a interlocução com o setor privado por meio da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, mas também monitorar o abastecimento de álcool combustível (etanol) e a produção das usinas.
O departamento ainda promove os biocombustíveis no exterior e é responsável pelas políticas de expansão e sustentabilidade da agroenergia por meio do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAECana). Segundo o diretor do DCAA, Alexandre Strapasson, o órgão é responsável pelas políticas de financiamento de estoques de etanol e apoio aos fornecedores de cana.
Toda a ação do Ministério da Agricultura tem sido com o desenvolvimento de políticas públicas em prol do aumento da qualidade, produção e produtividade da cana-de-açúcar, ampliando a competitividade do sistema produtivo enquanto mantém uma política de conservação e preservação do meio ambiente. “A nossa missão é projetar o Brasil como liderança mundial em agroenergia”, avalia Strapasson.
Pioneirismo - São iniciativas como essas que garantem o pioneirismo brasileiro no setor sucroenergético. A ampliação do leque de alternativas aos combustíveis fósseis tem sido buscada por países em todos os cantos do mundo. O Brasil, porém, permanece na vanguarda há 35 anos. Foi em 1975 que o governo brasileiro criou o Pró-Álcool, dando maior impulso à cultura da cana. A partir de então, começou a trilhar um caminho de liderança mundial na produção de cana-de-açúcar e no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor sucroenergético.
“Além de elemento agrícola essencial na formação do Brasil, a cana-de-açúcar faz parte da vida do brasileiro. É uma cultura fantástica. Dela se obtém álcool combustível (etanol), açúcar, cachaça, rapadura, energia elétrica até plásticos, além de diversos produtos químicos”, ressalta o diretor.
Em 2008, o setor sucroenergético empregou 1,28 milhão de pessoas com carteira assinada, 2,15% do total de postos de trabalho no Brasil. A maior parte dos empregos foi gerada pelo cultivo da cana (481 mil funcionários). Dados da Universidade de São Paulo (USP) mostram que o índice de formalidade de empregos no setor canavieiro vem crescendo, atingindo 80,9%, muito acima da média registrada por outras cadeias produtivas.
Strapasson aponta que o país desenvolveu técnicas próprias de plantio e colheita, tornando-se o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Com as novas variedades, a produtividade média por hectare passou de 47 toneladas em 1975, para 80 toneladas neste ano. Por conta disso, a produção de cana-de-açúcar prevista para a safra 2010/2011, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de 664 milhões de toneladas, em 8,1 milhões de hectares, recorde na história da cultura.
Atualmente, o estado de São Paulo tem a maior área plantada de cana, com 4,4 milhões de hectares, seguido por Minas Gerais, 648 mil hectares; Paraná, 608 mil hectares; Goiás, 601 mil hectares e Alagoas, 464 mil hectares. “A área total de cana plantada no Brasil ocupa apenas 0,95% do território nacional”, diz o diretor do ministério.
Pesquisa - A expectativa do governo é de aumentar ainda mais a produtividade. Por isso, vem investindo em pesquisas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, aposta em projetos de cana-de-açúcar transgênica há três anos. Algumas das características genéticas, a serem incorporadas à planta, visam principalmente atender às demandas do cultivo na Região Nordeste. “As variedades em desenvolvimento buscam mais tolerância à seca e maior resistência à broca gigante (principal praga na região), o que garantirá maior produtividade”, ressalta Strapasson. O investimento em estudos chega a R$ 10 milhões ao ano.
Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) indica que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor sucroenergético gira em torno de US$ 28,15 bilhões, incluindo as exportações de quase US$ 8 bilhões e vendas ao mercado interno de US$ 20,2 bilhões. Porém, considerando sua movimentação financeira, ou seja, a soma das vendas efetuadas pela"
Convenção Regional das Unimeds e Unicreds dos estados do Norte e Nordeste, que acontece de 08 a 10 de setembro, no hotel Vila Galé, Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, vai discutir "saúde e demografia", reunindo lideranças cooperativistas de todo o País e renomados palestrantes. Walter Longo e Paulo Tafner são algumas das presenças já confirmadas no evento, que também discute questões atinentes ao cooperativismo, com destaque para os segmentos médico e de crédito que, juntos, representam 115 cooperativas, 17 federações, 26 mil médicos e mais de 50 mil cooperados dos sistemas Unimed e Unicred das regiões Norte e Nordeste.O envelhecimento da população brasileira é o tema da conferência que Paulo Tafner vai ministrar durante o evento. Walter Longo vai discorrer sobre Estratégia de marketing na era contemporânea.
Promoção - A 22ª Convenção Regional do Sistema Unimed Norte/Nordeste, o 15° Simpósio de Cooperativismo de Crédito e o 19º Encontro da Mulher Unimediana são eventos promovidos pela Confederação das Unimeds do Norte/Nordeste, em conjunto com a Unicred Central Norte/Nordeste e a Associação da Mulher Unimediana.
Mais informações - Os detalhes sobre os eventos do Sistema Regional Norte/Nordeste podem ser conferidos no portal da Confederação Norte/Nordeste, no endereço http://www.unimednne.com.br/. Os interessados em participar da tradicional convenção regional das Unimeds e Unicreds do Norte/Nordeste podem obter mais informações no hotsite do evento, no endereço eletrônico www.unimednne.com.br/convencao. O e-mail de contato da comissão organizadora do evento é convençã
A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus completou 58 anos de atuação nesta semana. Mais que comemorar o aniversário, a cooperativa celebra os resultados positivos que vem registrando em todos estes anos, trabalhando pelo desenvolvimento dos produtores rurais da região sudeste do Paraná.
Posicionada entre as 100 maiores empresas do Paraná, e entre as 400 maiores empresas de agronegócio do Brasil - segundo ranking da Revista Exame -, e com avaliação positiva nos indicadores da Ocepar - Organização das Cooperativas do Paraná - , a Bom Jesus fatura R$ 250 milhões por ano e possui 3600 associados, que dispõem de 17 estruturas para recebimento de cereais e repasse de insumos, em 11 municípios da região.
Segundo o presidente da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, a evolução da cooperativa é resultado de uma gestão profissional e transparente. "Temos cada vez mais a participação dos produtores nas assembleias, o que garante decisões compartilhadas e a continuidade de um trabalho baseado nos princípios de governança corporativa", declara o presidente.
Para Baggio, outro ponto muito importante para a sustentabilidade do negócio é o envolvimento das mulheres e dos jovens. "Neste ano envolvemos 1200 mulheres, das principais cidades da nossa área de atuação, para encontros temáticos e, em seguida, daremos seqüência ao trabalho de formação cooperativista de jovens, iniciado no primeiro semestre", reforça.
No ano passado, a Bom Jesus realizou o maior aporte de investimentos da história da cooperativa. Foram aplicados R$ 4 milhões na ampliação do entreposto de Paulo Frontin, R$ 7 milhões na aquisição da unidade de Capão Bonito e R$ 3,6 milhões na compra da unidade Rebouças, que ampliaram a capacidade de armazenamento da cooperativa para aproximadamente 300 mil toneladas.
"Os aportes financeiros reforçam a estratégia da cooperativa de crescer cada vez mais e ampliar o atendimento e suporte ao produtor agrícola. "O principal objetivo é manter a cooperativa sólida e com margem operacional na média dos 3,6%, permitindo que se capitalize as sobras na conta capital de cada sócio, e continuando a fomentar a economia da região, finaliza Baggio.
HISTÓRIA - A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus foi fundada em 13 de julho de 1952, na Colônia Municipal, a 14 km do centro da Lapa, resultado da iniciativa de um grupo de 18 empreendedores rurais, que vislumbravam no cooperativismo a possibilidade de crescimento e progresso.
Alguns anos depois, em 1964, devido ao sucesso da empreitada e aumento do quadro de associados, a Cooperativa Bom Jesus transferiu sua sede para a cidade da Lapa, atuando ativamente para obter expansão territorial e de infra-estrutura.
A Cooperativa vem exercendo uma função econômico-social importante na região, sendo reconhecidamente um instrumento de desenvolvimento e impulsionador do agronegócio nas culturas de soja, milho, cevada, feijão, trigo, entre outras.
A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus possui sede na Lapa e atua nas cidades de Balsa Nova, Contenda, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Quitandinha, Paulo Frontin, Iratí, Palmeira e Rebouças. (Fonte: Assessoria de Imprensa Bom Jesus)
Cerca de 250 jovens ligados às cooperativas paranaenses vão participar, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/07), em Ponta Grossa (PR), do XIX Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop). O evento, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR) com o propósito de difundir a filosofia cooperativista e formar novas lideranças, acontece no auditório do Colégio Marista Pio XII. A programação engloba atividades lúdicas, palestras, oficinas e dinâmicas de grupo. Nesta edição, o Jovemcoop tem como tema “Cooperativismo sustentável. Nós podemos, nós fazemos”.
Palestrantes - Entre os palestrantes convidados estão o consultor de empresas na área de desenvolvimento gerencial e recursos humanos, Álvaro Loro, que vai abordar o tema “Cooperação, uma Tendência Mundial Irreversível”, e o professor Jefferson Leonardo, que tratará da questão “Fazer Acontecer e Fazer por Merecer - Uma Questão de Atitude”. Haverá ainda a participação do doutor em economia Eugênio Stefanello, que vai falar sobre mercado do agronegócio.
Oficinas - Ao todo serão realizadas seis oficinas: Cooperativismo e competitividade, com Humberto César Bridi e Vanessa Christófoli de Castro; Pilares para sustentabilidade, com Ney de Almeida Guimarães; Gestão financeira e sustentabilidade, com Altemir Farinhas; Liderança apreciativa, com Rafael Giulianno; Intercooperação, com Gilson Martins e Jogo de simulação da cooperativa, com Eliseu F. Hoffmann. (Fonte: Ocepar)
O Sistema OCB-Sescoop/AM realiza no dia 26 de julho, às 16h, a Reunião de Adesão ao Programa de Autogestão e Governança do Ramo Transporte. O programa pretende dotar as cooperativas de transporte de ferramentas, práticas e ações de uma gestão participativa, eficiente e eficaz, que beneficie os associados e oferte à sociedade amazonense um transporte de qualidade.
A iniciativa vai beneficiar as cooperativas de transporte executivo e alternativo ativas e que quiserem aderir ao Programa de Autogestão (22 cooperativas), além de quatro cooperativas de taxistas e quatro cooperativas de transporte fluvial. Serão beneficiados aproximadamente 1.300 cooperados e 35 funcionários.
O projeto foi idealizado a partir da consulta aos dirigentes das cooperativas e da percepção da necessidade de implantação de estratégias de gestão para atender às demandas levantadas no Encontro de Presidentes e Dirigentes de Cooperativas, realizado em novembro de 2009. Nesse evento, as cooperativas apresentaram suas necessidades de capacitação, monitoramento e apoio técnico para que fossem contempladas pelo Sescoop/AM, em seu planejamento orçamentário e operacional anual.
Para implementação do programa em Manaus, o superintendente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Adriano Fassini, e a consultora Fernanda Gonçalves foram à sede da organização estadual no Espírito Santo para conhecer o Programa de Certificação de Regularidade Técnica do Sistema OCB-Sescoop/ES, no início deste mês. Foram recebidos pelo superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André de Oliveira, e sua equipe de trabalho, e durante dois dias tomaram conhecimento dos critérios do processo e os resultados obtidos com a Certificação de Regularidade Técnica do sistema capixaba.
A reunião de adesão ao programa será na sede do Sistema OCB-Sescoop/AM, na avenida Carvalho Leal, 1154, no bairro da Cachoeirinha. (Fonte: OCB-AM)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da terceira etapa do processo seletivo n° 3-2010 para a função de técnico de Documentação. O candidato selecionado deverá se apresentar na sede do Sescoop dia 23 de julho.
Todas as informações e a lista de documentos que deverão ser apresentados constam na publicação que pode ser acessada clicando aqui. Para consultar o processo seletivo completo, clique aqui
Já está circulando em todo o país a edição especial da revista Exame que realiza desde 2005 o levantamento das maiores e melhores empresas do país em 20 setores da economia nacional. Em 2010, a Cotrijal subiu do 596º para o 531º lugar em vendas, com um faturamento de US$ 409,4 milhões em 2009 .
A cooperativa também figura entre as 400 maiores do agronegócio brasileiro, na posição 114, subindo 20 posições em relação ao resultado de 2008. A Cotrijal entrou ainda para a lista das 100 maiores empresas da Região Sul, ocupando a 84ª posição. A cooperativa também está entre as 50 maiores do agronegócio na região, ocupando a 36ª colocação.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, se mostrou feliz em ver a cooperativa entre as mil melhores do Brasil e destacou que o resultado reflete o trabalho sério e comprometido que vem sendo realizado. “É gratificante vermos esses números que comprovam o crescimento da Cotrijal em 2009. E isso devido a um trabalho em conjunto com a liderança, o conselho, o quadro social e os colaboradores”, comenta Mânica, salientando ainda a responsabilidade de todos para que o crescimento continue nos próximos anos, alcançando resultados satisfatórios.
Repetir em 2010 a performance de 2009, ou até mesmo superar estes resultados positivos, é considerado um desafio pelo presidente da Cotrijal, “Sabemos que o preço das commodities é sazonal, podendo ser bom num ano e no seguinte apresentar diferenças e isso reflete em toda a nossa economia, mas o que nos deixa tranquilos é o crescimento real em produção, e isso a cooperativa conseguiu”.
O vice-presidente da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, que responde pela área comercial de insumos da cooperativa, também ressalta que esse resultado foi alcançado a partir do trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. “Contamos cada vez mais com o apoio dos produtores dentro de nossa área de ação, e estamos trabalhando para que eles consigam melhores resultados, o que acaba sendo uma consequência, já que com o nosso time de colaboradores, gerentes e direção desenvolvemos um plano de ação voltado para o progresso”, observa. “Um dos fatores que nos ajudou muito em 2009 foi o desempenho das commodities que, aliado ao trabalho qualificado do associado e da cooperativa, resultou em um saldo positivo”.
Desde 1995, a Revista Exame realiza uma publicação com o ranking das 1000 melhores empresas do país. Para elencar as empresas, são utilizados diversos índices para os cálculos como ativo total ajustado, o capital circulante liquido, o controle acionário, o crescimento das vendas, empregados, excelência empresarial, lucro, patrimônio e produtividade entre outros itens. A coleta de dados ocorreu em cerca de 3 mil empresas, o que resultou em um trabalho de quase 700 páginas e análises sobre a economia e o ambiente de negócios brasileiros. (Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da terceira etapa e convocação para conferência de documentação do processo seletivo n° 2-2010. Trata-se do preenchimento de vaga na função de técnico de Apoio Administrativo.
O candidato aprovado deverá apresentar documentação no dia 23 de julho. Clique aqui para visualizar a publicação com o resultado e aqui para acessar a página com todos os documentos relacionados a este processo seleitvo.
Com o objetivo de mobilizar seus principais públicos na busca da promoção da cidadania, do consumo consciente e da preservação ambiental, a Unimed Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), acaba de lançar seu mais novo projeto, o Planeta Unimed. A ação, segundo informações da Unimed Campo Grande, contribui significativamente com o desenvolvimento da gestão sustentável dos resíduos produzidos pela cooperativa.
Confira os exemplos das cooperativa:
PAPEL - A Unimed Campo Grande recicla quase duas toneladas de papel por mês, o que equivale ao consumo de 40 árvores. A Cooperativa incentiva seus colaboradores e cooperados a aproveitar cada espaço em branco do papel antes de encaminhar para reciclagem, além de disponibilizar caixas de coleta personalizadas em cada setor da empresa.
CARTÕES DE USUÁRIOS - Os Cartões de Usuários levam mais de 100 anos para se decomporem na natureza. A Cooperativa recicla esses cartões, encaminhando-os para a produção de tubos e conexões. Os clientes da Unimed Campo Grande podem entregar seus cartões vencidos nos pontos de coleta localizados nos setores de atendimento da sede: SUA, Financeiro e Mercado.
ÓLEO DE COZINHA- O óleo usado no cozimento de alimentos é um resíduo que gera a poluição dos mananciais e do solo. Um litro de óleo pode poluir até 1.000.000 (um milhão) de litros de água. Para minimizar esse impacto e gerar subsídios para a reciclagem de outros materiais, a Unimed Campo Grande disponibiliza um ponto de coleta de óleo vegetal em sua sede.
Armazenado em garrafas PET, o óleo pode ser depositado num recipiente disponível na área de lazer da empresa. O material é recolhido pela empresa Girux Ambiental, que atua na coleta de embalagens, lubrificantes e óleo vegetal usados, além de industrializar embalagens plásticas, lubrificantes e graxas, nas linhas industrial, automotiva e agrícola.
ENERGIA ELÉTRICA - Com a economia de energia elétrica a Unimed Campo Grande reduz suas despesas operacionais (sustentabilidade econômica da Cooperativa) e contribui para a diminuição do impacto gerado pelas usinas.
LÂMPADAS FLUORESCENTES - A Cooperativa realiza o descarte correto das lâmpadas fluorescentes, utilizadas na sede da empresa. As lâmpadas são grandes responsáveis pela contaminação de solos e mananciais, pois contém mercúrio, metal tóxico com alto risco de contaminação e outros elementos como cobre, pó fosfórico, vidro e alumínio. Em parceria com a Podium Ambiental, a Unimed Campo Grande oferece o tratamento adequado e certificado a todas as lâmpadas utilizadas.
PILHAS E BATERIAS - Os metais pesados existentes no interior desses materiais não se degradam e são nocivos à saúde e ao meio ambiente. Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece.
Pensando nisso, em breve a Cooperativa disponibilizará também um ponto de coleta ‘Papa-pilhas’ em sua sede. (Fonte: Assessoria Unimed Campo Grande)
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Teve início nesta segunda-feira (19/7) a reunião do Comitê de Sustentabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), na sede da instituição, em Brasília (DF). O primeiro tema foi abordado pela coordenadora das atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, Gláucia Terreo. Ela é responsável pela disseminação das diretrizes para relatórios de sustentabilidade da GRI no país, e atuou de 2003 a 2007 na revisão e acompanhamento dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social. Sua abordagem tratou de conceitos básicos de sustentabilidade, cenários, incluindo o contexto atual e o papel do cooperativismo.
Segundo Gláucia, o papel do cooperativismo é muito importante em meio a dois modelos econômicos que não têm sido eficientes, referindo-se ao capitalismo e ao socialismo. "O cooperativismo pode se fortalecer e assumir um importante papel socioeconômico. As cooperativas precisam conhecer profundamente o conceito sobre sustentabilidade, pois, assim, poderão entender o seu papel no processo de mudança para uma sociedade mais justa e sustentável", resume Glaucia.
"A prática da Responsabilidade Social como Sistema de Gestão no Sistema Unimed Brasil" foi o tema da palestra da coordenadora de Responsabilidade Social da instituição, Maike Rothenburg Mohr. Ela trouxe as experiências realizadas pela Unimed Brasil, como o Selo de Responsabilidade Social que identifica, reconhece e valoriza as cooperativas do Sistema Unimed que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão, fator que as diferencia frente ao mercado.
"Acho que essas discussões são muito importantes, pois podemos construir um grande projeto nacional de responsabilidade social que contemple não só o Sistema Unimed, mas outras áreas do cooperativismo, contribuindo para uma sociedade mais ética e comprometida com o desenvolvimento", diz Maike.
O evento, que continua até quarta-feira (21/7), é coordenado pela Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop. Segundo a gestora da área, Andréa Sayar, o grupo terá a missão de desenvolver uma diretriz nacional e um conjunto de metodologias, indicadores e ferramentas que propiciem às cooperativas, por meio das unidades estaduais do Sescoop, introduzir estratégias para a gestão e a prática de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade.
As liberações do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para apoiar a safra 2010 de café, ultrapassam R$ 500 milhões. Já foram investidos R$ 241 milhões em colheita, R$ 264,2 milhões em estocagem e R$ 78,5 milhões para Financiamento de Aquisição de Café (FAC).
De acordo com o diretor do Departamento do Café do Mapa, Robério Silva, R$ 583,7 milhões já foram repassados às instituições financeiras neste ano. “O orçamento do Funcafé para apoiar a cafeicultura em 2010 é de R$ 2,08 bilhões. Portanto, resta ser liberado aproximadamente, R$ 1,5 bilhão, já disponível no caixa do fundo, aguardando solicitação dos agentes financeiros” explicou.
Para acessar as linhas de crédito, cafeicultores e cooperativas devem procurar agentes financeiros credenciados pelo Mapa. (Fonte: Mapa)
O secretário executivo do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA), Manoel Teixeira, e a gerente pedagógica do Sescoop/PA, Fabrícia Winkler, estão no Paraná para conhecer o funcionamento do Sistema Ocepar. Eles chegaram em Curitiba nesta quarta-feira (14/07). Além de ter acesso a informações sobre o cooperativismo paranaense, eles esclareceram as dúvidas que tinham sobre os estatutos da Ocepar e Sescoop/PR, arrecadação, projetos, execução das atividades de formação, perfil e seleção de instrutores, e ainda descentralização de recursos, controles internos de eventos, prestação de contas, agentes de desenvolvimento e plano de trabalho. Os paranaenses também apresentaram aos dirigentes paraenses o sistema de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR.
In loco - Nesta quinta-feira (15/07) de manhã eles estiveram com o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Depois, conheceram as ações desenvolvidas na área da assessoria de imprensa, comunicação e marketing. A programação do dia inclui ainda o repasse de esclarecimentos sobre o sistema Autogestão, programas Cooperjovem e Jovem Aprendiz e uma visita à Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro). "Estou no cooperativismo há 14 anos e nós tínhamos informações sobre o trabalho realizado no Paraná, mas nada melhor do que conferi-las in loco. Estamos fazendo isso com muito sucesso. A ideia é adaptar as experiências bem sucedidas do Paraná à realidade do Pará, que é bem diferente daqui", afirmou Teixeira.
Cooptur - Nesta sexta-feira (16/070, Manoel Teixeira e Fabrícia Winkler viajam para Ponta Grossa, a 100 quilômetros de Curitiba, onde vão conhecer a Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa (Coopagrícola) e a Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). Também visitarão a Batavo, em Carambei, acompanhados do analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Fernando Mendes. (Fonte: Ocepar)
"Ao longo dos anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vem aperfeiçoamento sua gestão, que culmina, ao completar uma década de existência, com a construção participativa de um Plano Estratégico. O resultado será o aperfeiçoamento de seu crescimento, coordenado e integrado, com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos, visando ao fortalecimento do sistema cooperativista. Neste sentido, foi realizada nesta quarta-feira (14/7) uma oficina com a participação do Conselho Nacional do Sescoop, quando foi sugerida a revisão da missão e visão do Sescoop e a construção de objetivos estratégicos e linhas específicas para o horizonte de 2013.
Karla de Oliveira, Assessora em Gestão Estratégica do Sescoop, disse que essa construção faz parte de um processo que teve início este ano, momento em que se realizou um trabalho de cenários e, mais recentemente, com a elaboração de diagnóstico organizacional da entidade. "A partir das informações coletadas, foram identificadas variáveis importantes e específicas ao setor de atuação do Sescoop, ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, informações que geraram importantes subsídios para a formulação do Plano Estratégico", explicou a assessora. Os produtos gerados a partir da oficina serão compilados e submetidos à apreciação e validação do Conselho Nacional no mês de agosto.
Segundo a assessora, todas essas ações fazem parte de um plano de trabalho aprovado no ano passado pelo Conselho Nacional da instituição. A Macroplan, consultoria vencedora da licitação, está apoiando o Sescoop na construção do Planejamento Estratégico, que compreende o período 2010-2013. As ações prevêem ainda o desenvolvimento de metodologia para subsidiar as unidades estaduais na elaboração de seus planos estratégicos, incluindo capacitação, prevista para outubro deste ano.