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O livro “Normas Internacionais de Relatório Financeiro – IFRS – Edição 2009” já está disponível para aquisição no site do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). A Edição 2009, em Português, é uma tradução oficial da edição em língua Inglesa tal como emitido pelo Iasb – International Accounting Standards Board. Esta edição é aplicável para as demonstrações financeiras a serem preparadas para o exercício a replacear-se em 31 de dezembro de 2010.
O Ibracon é a única entidade contábil brasileira que possui autorização do Iasb para publicar e comercializar a obra no País. O projeto é resultado do empenho de associados e especialistas que doaram voluntariamente seu trabalho para a realização da publicação. Representa ainda o comprometimento do Ibracon - em conjunto com o Iasb - de dar continuidade à tradução em Língua Portuguesa das edições publicadas originalmente em Inglês.
O livro, cujo lançamento oficial aconteceu no encerramento do II Seminário Brasileiro de Normas de Auditoria, é dividido em dois volumes e tem mais de 2,5 mil páginas. O valor é de R$ 130,00 para associados do Ibracon e R$ 160,00 para os demais interessados.
Pela primeira vez, o Ibracon disponibiliza também a versão eletrônica do livro, um software com recursos bastante sofisticados, que é baixada através do site (www.ibracon.com.br), após o interessado adquirir a licença de uso.
A versão eletrônica tem o mesmo preço. O preço conjunto para a edição em papel e eletrônica é de R$ 230,00 para associados e R$ 280,00 para não-associados. As vendas estão sendo realizadas exclusivamente pela Internet, no site do Ibracon (www.ibracon.com.br) (Fonte: Gerência de Comunicação da Ibracon)
O Sistema Ocemg/Sescoop-MG deu início, este mês, a um projeto intitulado Equipe Técnica. A proposta inovadora trata-se da realização de visitas orientadas a cooperativas para identificar as principais demandas do segmento por ramo ou região. Nesta primeira etapa, o projeto vai priorizar a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A primeira cooperativa a receber a visita dos técnicos, capacitados especialmente para essa finalidade, foi a Cooperativa Apícola de Minas Gerais (Coapimig).
A gerente de acompanhamento de cooperativas do Sistema, Vitória Drumond, explica que a iniciativa é uma novidade e pretende intensificar as atividades prestadas ao setor. “É de extrema importância essa aproximação com a base. Dessa forma, trazemos as demandas para o Sistema e conseguimos resultados mais efetivos para o desenvolvimento do cooperativismo no estado. Mesmo não sendo o objetivo principal, prestarmos uma consultoria específica para cada cooperativa. Será possível oferecer sugestões e orientações para o sucesso do negócio cooperativo”, afirma.
De acordo com Drumond, o Sistema já recebeu cerca de 35 pedidos de visitas para os meses de julho e agosto. A intenção é atender 90 cooperativas mineiras dos ramos Agropecuário e Transporte da RMBH nesse primeiro momento. Segundo o superintendente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, William Bicalho, após o mapeamento completo da área, já considerando os retornos e avaliações individuais das cooperativas, a proposta será expandida para outras regiões do estado.
Para solicitar o projeto em sua cooperativa, entre em contato pelo telefone (31) 3025-7072 ou pelo e-mail
Fomentar o intercâmbio de pesquisadores e a produção técnica e científica sobre cooperativismo, em diversas áreas do conhecimento é a proposta do 1º Encontro Brasileiro de Pesquisadores do Cooperativismo que ocorrerá paralelamente ao XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo (XIII CBC), no dia 9 de setembro. O evento tem a coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). " A iniciativa vem ao encontro do objetivo institucional do Sescoop, que é promover e realizar estudos, pesquisas e projetos relacionados ao desenvolvimento humano, ao monitoramento e à promoção social, de acordo com os interesses das sociedades cooperativas e de seus integrantes", explica a gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG), Andréa Sayar. Leia mais
Andréa adianta que na oportunidade, também ocorrerá o lançamento da Rede Brasileira de Pesquisadores em Cooperativismo (RBPC), dando continuidade às discussões iniciadas no Encontro. "Queremos encorajar o grupo para que seja produzido um acervo bibliográfico, com artigos e textos técnicos sobre o cooperativismo", diz a gestora, que acredita que ainda na disseminação de boas práticas gerenciais e de negócios de cooperativas brasileiras e internacionais.
Outro aspecto importante , segundo Andréa, é que o RBPC pretende contribuir para a formação de núcleos universitários de ensino, estudos e pesquisas em cooperativismo em universidades públicas e privadas nacionais, distribuídas por todas as regiões brasileiras. A programação do evento inclui ainda a apresentação de trabalhos sobre o tema.
O comitê científico do evento terá a participação do professor Sigismundo Bialoskorski Neto, titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo da Universidade Federal Recôncavo da Bahia – Cruz das Almas; Brício dos Santos Reis da Universidade Federal de Viçosa, (MG); José Odelso Schneider da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS) e Roberto Max Protil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Será realizado, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/7), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba (PR), o curso de gestão dos ativos imobilizado e intangível, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR). A capacitação é dirigida a profissionais que atuam nas cooperativas paranaenses como controllers, administradores, contadores, auditores, analistas e assistentes das áreas contábil e fiscal e demais interessados e envolvidos no tema.
Objetivo - De acordo com os organizadores, o objetivo do curso é analisar, de maneira conceitual e prática, sob o ponto de vista contábil e fiscal, os aspectos relevantes das contas do ativo imobilizado e intangível das cooperativas. Serão ainda abordadas as modificações introduzidas pela lei 11.638/07, que alterou a lei 6.404/76, das Sociedades Anônimas (S/As), no que se refere aos itens do ativo não-circulante, e também os pronunciamentos relacionados ao tema. O instrutor do curso será Sérgio Bombassaro. (Fonte: Ocepar)
"O Sistema OCB-Sescoop/ES recebeu o superintendente Adriano Trentin e a consultora técnica Fernanda Gonçalves do Sistema OCB-Sescoop/AM, na última quinta-feira (8/7), na sede da instituição, em Vitória (ES). O objetivo foi compartilhar experiências técnicas e apresentar alguns programas desenvolvidos pelo Sistema capixaba.
A comitiva foi recebida pelo superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André de Oliveira e a gerente técnica Martha Teixeira, e pelos assessores Wellington Pompermayer e Fernanda Damasceno.
O Sistema OCB-Sescoop do Amazonas está realizando um projeto que visa aprimorar a autogestão e governança, inicialmente das cooperativas de transporte, com vistas à expansão para os demais ramos, sendo um a cada ano.
O objetivo é que o trabalho seja completado com a realização, ao final do projeto de aprimoramento, uma certificação das cooperativas que participantes, e para isso, estão visitando a unidade capixaba, que realiza de forma pioneira no país, a Certificação de Regularidade Técnica. “Sabemos da experiência do Espírito Santo nessa área, por isso viemos para conhecer mais a fundo o trabalho nessa área (certificação) e coletar subsídios para implantação no Amazonas”, destaca Trentin.
Durantes dois dias foram apresentados os critérios, o processo e os resultados obtidos com Certificação de Regularidade Técnica, bem como realizada uma visita a duas cooperativas capixabas. A comitiva composta pelos técnicos das duas unidades, visitaram em Cachoeiro de Itapemirim, cidade do sul do Espírito Santo, a 130 km de Vitória, as cooperativas Selita, de leite e derivados com mais de 1600 cooperados e a Coope Serrana, cooperativa de transporte com mais de 400 cooperados. (Fonte: OCB/ES)
"Para estudar, discutir e aperfeiçoar a relação Imprensa e cooperativas, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) planejou para os dias 19 e 26 de julho dois workshops sobre o tema Relações éticas e eficazes com a Imprensa. O primeiro será ministrado no dia 19 de julho, em Florianópolis (Hotel Baía Norte), e o segundo, dia 26 de julho, em Chapecó (hotel Itatiaia), ambos das 8 às 17h.
O workshop irá expor os caminhos à disposição da cooperativa que pretende construir uma relação saudável e proveitosa com os profissionais e com os veículos de comunicação. Ao analisar os erros e incompreensões de parte a parte neste processo, o Workshop expõe as situações mais corriqueiras e discute o melhor procedimento a ser adotado em cada caso.
A técnica utilizada combina atividade expositiva com uma parte cênica, para melhor compreensão de algumas situações. Entre os conteúdos que constituem o foco do treinamento estão a concepção de pautas, produção de releases e todas as variáveis que podem tornar tensas as relações empresa-imprensa.
Os workshops serão conduzidos pelo jornalista Eugênio Esber, diretor de redação da revista de gestão e negócios AMANHÃ, e instrutor de treinamentos já ministrados no sistema Ocesc/Sescoop, como o Workshop "Redação e apuração jornalísticar" e o Workshop de Jornalismo Econômico. A coordenação estará a cargo do assessor de comunicação da Ocesc/Sescoop, Marcos A.Bedin.As inscrições podem ser feitas pelo site www.ocesc.org.br (Fonte: Ocesc)
Os últimos detalhes para a promoção do Curso Técnico de Gestão Cooperativista na Escola Estadual Maria Alice Beltrão de Castro Siqueira, em Coruripe (AL), foram acertados nesta quinta-feira (8/7). A iniciativa é da Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem no Cooperativismo (Sescoop/AL), que também são responsáveis pelo programa do curso e pela equipe técnica que vai ministrar as aulas.
Durante a reunião, foi definido que o curso terá 80 vagas, divididas em turmas à tarde e à noite, e será destinado a alunos do ensino médio (2º e 3º ano). Conforme o programa pré-ajustado serão 1200 horas/aulas que deverão começar no próximo dia 02. O assunto foi tratado pelo diretor de Desenvolvimento Científico, Técnico e Pedagógico da superintendência de Educação Profissionalizante do Governo do Estado, Barboza Neto, e a superintendente do Sescoop/AL, Márcia Túlia Pessôa,
Conforme Márcia, a difusão do cooperativismo por meio da qualificação profissional é a principal vertente da OCB/AL e prevendo um grande desenvolvimento para região de Coruripe, devido à instalação do maior estaleiro das Américas, o Estaleiro Eisa, a Organização das Cooperativas decidiu buscar parceria com a Educação Estadual para esclarecer o que o cooperativismo é capaz. A educação estadual vai ainda implantar um centro profissionalizante na região em parceria com o Sistema S (Sesc, Senai e Sebrae).
Para Barboza Neto este é o momento ideal para lançar uma gama de informações novas aos jovens, que estão em formação. “O cooperativismo é visto como uma das redenções do desenvolvimento econômico, sendo assim é de grande importância a iniciativa desse curso técnico, principalmente devido à capacitação dos alunos e ao desenvolvimento do estado de Alagoas”, Ressaltou.
E em paralelo ao curso técnico, será implantada na mesma escola uma turma do Projeto Jovens Lideranças, que tem o objetivo de formar líderes para atuar em empresas cooperativistas. Esse projeto atende alunos entre 16 e 24 anos, tem uma horária de 290 horas que é dividida em três módulos: Básico, Intermediário e Avançado. Em Coruripe, a Cooperativa Pindorama trabalha com dezenas de jovens na área rural em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e dentro do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), pertencente á cooperativa. (Fonte: OCB/AL)
Com apenas cinco quilos de alimentos não perecíveis é possível participar do Curso Básico de Cooperativismo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Mato Grosso do Sul (Sescoop/MS). O curso, que já está em sua quarta edição, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, que foram doados a instituições carentes de Campo Grande (MS).
A intenção, segundo a equipe do Sescoop/MS, é oferecer conhecimentos aos cooperados para ampliar a sua visão a respeito da doutrina e da filosofia do cooperativismo. O curso oferece instrumentos aos participantes e elementos básicos necessários para gestão do empreendimento cooperativo na atual conjuntura econômica e social.
As aulas terão uma metodologia dinâmica com estudo de casos, palestras com convidados, aulas expositivas e dinâmicas de grupo. O conteúdo programático se baseia em globalização da economia e o cooperativismo; a importância do trabalho organizado; a cooperativa como instrumento de atuação no mercado; os princípios do cooperativismo; o sistema de representação; os ramos do setor; tributação em cooperativas; legislação cooperativista; estrutura organizacional da cooperativa e processo de tomada de decisão.
As inscrições podem ser feitas na rua Ceará, 2245, mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis. As aulas ocorrerão de 12 a 16 de julho, das 19h às 22h. Mais informações pelo telefone (67) 3326 0171. (Fonte: OCB/MS)
O Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) nomeou Charles Gould para o cargo de diretor Geral da Organização. "É um privilégio ajudar a liderar uma organização que combina a rica herança de mais de um século da Aliança Cooperativa Internacional com um modelo de negócio que nunca foi tão relevante como nestes tempos", disse Gould. "Durante o processo de seleção fiquei impressionado com o alcance, o profissionalismo e a capacidade de adaptação do movimento cooperativo ao redor do mundo", completou o dirigente.
Gould se juntou à ACI, depois de ter sido CEO da Volunteers of America, organização com sede em Washington dedicada à prestação de serviços humanitários nas áreas de saúde e habitação, que prevê a liderança estratégica para 16 mil trabalhadores em tempo integral e conseguiu um volume de negócios de US$ 1 bilhão. Anteriormente, ele exerceu a advocacia nos escritórios Arnold & Porter e Hogan & Hartson. Gould tem uma pós-graduação Juris Doctor pela Universidade de Minnesota – Law School (Escola de Direito) e um mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Oxford.
Ao anunciar sua nomeação, Pauline Green, presidente do Conselho da ACI, disse que a escolha levou em conta a decisão das Nações Unidas ao declarar 2012 como Ano Internacional das Cooperativas. "O Conselho da ACI reconheceu a necessidade de um líder que possa usar com sucesso esta plataforma para comunicar os valores cooperativistas". disse. Segundo ela, Charles Gould demonstrou comprometimento e competências empresariais necessárias para promover uma organização em maior escala”.
Ao longo de sua carreira, Gould enfatizou a colaboração das empresas e da utilização da tecnologia para aumentar a eficácia organizacional. Durante o período em que assumiu a Volunteers of America, os recursos e o perfil da organização melhoraram significativamente. Gould tem sido reconhecido nos últimos cinco anos, como um dos cinqüenta líderes mais influentes na área das agências sem fins lucrativos dos Estados Unidos. Ele é membro do conselho de administração da ASAE (American Society of Association Executives) e no The Center for Association Leadership.
Charles Gould substitui Iain Macdonald, que atuou como diretor Geral nos últimos oito anos e, se antecipando às mudanças no contexto econômico, posicionou o movimento cooperativo global de maneira a ocupar o lugar mais adequado na economia mundial.
Para mais informações, entre em contato com Maria Elena Chavez Hertig, Diretora-Geral Adjunta,
A Revista Exame divulga anualmente o anuário com as empresas que se destacaram no último ano no Brasil, e na edição das" Melhores e Maiores 2010", a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) conquistou o primeiro lugar no setor Café. A classificação aconteceu no mês de comemoração de 25 anos da Cocapec e, para a escolha, levou em conta o desempenho financeiro das empresas do país.
Segundo o presidente da cooperativa, João Alves de Toledo Filho, "a conquista é mérito dos mais de 1900 cooperados e da própria Alta Mogiana, que com seu clima, solo e altitudes favoráveis fazem da região uma das mais importantes na produção de café brasileiro de alta qualidade"..
A história da Cocapec começou há 25 anos, com a vinda da Cooperativa Central do Paraná (Cocap), em 1983, para a região de Franca. Em 11 de julho de1985, diante de dificuldades financeiras da Cocap, um grupo de produtores da região resolveu assumir a unidade, criando uma nova cooperativa. No final do mesmo ano, a Cocapec contava com 291 cooperados.
Hoje, a Cocapec conta com três unidades mineiras: Capetinga, Claraval e Ibiraci) e três paulistas: Armazéns Gerais – Franca, Pedregulho e Serra Negra. A capacidade de armazenagem de café chega a mais de 1 milhão de sacas e atinge uma área de atuação de 450 mil hectares.
"Liderança e Gestão Cooperativa. Este é o tema do X Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas Mineiros, que este ano será realizado na cidade de Araxá (MG), do dia 13 ao dia 16 de julho. O objetivo do evento, realizado anualmente pelo Sistema Ocemg-Sescoop/MG, é desenvolver a consciência cooperativista e a visão sistêmica das relações internas e externas de uma cooperativa no mercado, preparando futuros associados e dirigentes para uma atuação mais comprometida com a cooperativa, transformando desafios em oportunidades.
Podem participar filhos, netos e sobrinhos de associados e funcionários de cooperativas de 18 a 25 anos. As inscrições obedecerão à ordem cronológica de chegada e serão encerradas atingido o número de 300 participantes, sendo quatro jovens por cooperativa. O Encontro trará assuntos atuais, além de propiciar o debate e a integração entre os futuros cooperativistas. Alguns dos temas são: cooperação no ambiente competitivo; a arte de cooperar; desafios e tendências do cooperativismo no contexto atual; principais problemas e dificuldades de gestão nas cooperativas; a importância e o papel das lideranças cooperativistas na governança corporativa da cooperativa; e poder e decisão em cooperativas.
Importantes e renomados profissionais do mercado serão palestrantes do evento, a exemplo do Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Advogado, Jornalista e Professor Universitário, Clóvis de Barros Filho. O presidente do Sicoob Saromcredi – Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas – também levará suas contribuições e experiências no cooperativismo aos participantes. Para inscrições e mais informações, clique aqui ou entre em contato pelos telefones (31) 3025-7109, 3025-7111 e 3025-7112. (Fonte: Ocemg)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da primeira etapa dos processos seletivos n° 02-2010, para técnico de Apoio Administrativo, e n° 03-2010, para técnico em Documentação. Os candidatos classificados nesta fase, que consistiu em análise curricular, estão sendo convocados a participar da segunda etapa.
A próxima fase é composta por avaliação de conhecimentos. As provas para ambos os cargos estão marcadas para sexta-feira (9/7), na sede do Sescoop, em Brasília (DF).
Clique aqui para acessar a publicação do Sescoop que trata do assunto para a vaga de técnico Apoio Administrativo e aqui para ver o documento referente à vaga de técnico em Documentação. Para acompanhar os processos completos, clique aqui.
O Ramo Agropecuário está contemplado no Prêmio Cooperativa do Ano 2010 com três categorias - Desenvolvimento Sustentável, Gestão para Qualidade e Educação Cooperativista. As inscrições encerram no dia 26 de julho pelo portal Brasil Cooperativo. A premiação é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Editora Globo e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Tem como objetivo mostrar à sociedade as iniciativas de sucesso desenvolvidas em cooperativas de todo o País e ressaltar os valores e princípios do cooperativismo.
No ano passado, a vencedora do Ramo Agropecuário na categoria Marketing foi a Piá com o projeto que visava melhorar a embalagem do leite produzido pela cooperativa e, conforme explica o seu presidente, Vitor Afonso Grings, já rendeu bons resultados em seus dois anos de atuação no mercado.
Clique aqui para ouvir a entrevista do presidente da Piá à RádioCoop
Apoiar o cafeicultor para obtenção do grão de qualidade e garantir infraestrutura para produção são os objetivos do Projeto Comunitário de Secagem, Classificação e Degustação de Café, no município de Siqueira Campos/PR. A ação tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
O município paranaense receberá oito secadores de café, um kit para classificação e degustação e cinco determinadores de umidade do grão. A prefeitura fornecerá a logística para a implantação dos equipamentos, além da supervisão geral do programa. Cada bairro da cidade terá um produtor responsável pela coordenação e administração das operações de secagem.
Localizado no norte do Paraná, Siqueira Campos possui, aproximadamente, 12 mil habitantes, 37% residentes na zona rural. Ao todo, são 1.396 produtores rurais, dos quais 335 são cafeicultores. A temperatura média anual varia entre 20 e 21ºC, o que favorece o desenvolvimento do grão. “O potencial produtivo ficou evidenciado com o prêmio conquistado por um produtor local, no Concurso Nacional de Qualidade promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic)”, destaca o diretor do Departamento de Café do Mapa, Robério Silva.
Por outro lado, a falta de infraestrutura para secagem, a ocorrência de chuva e o aumento de colheita mecanizada nas pequenas propriedades ainda são problemas enfrentados por agricultores. “Nesse sentido, a aquisição de secadores e sua distribuição nos locais de maior concentração vão propiciar o uso comunitário pelos produtores de cada bairro, com secagem em menor tempo e redução dos riscos de perda de qualidade em função de chuvas no período de colheita”, explica Robério.
O diretor acrescenta, ainda, outro fator que implica na perda de qualidade, que é a mistura de lotes de café com diferentes características (tipo, bebida e umidade do grão), por falta de apoio próximo ao cafeicultor para aferição desses padrões. Além de eliminar problemas, o kit de degustação possibilitará ao cafeicultor corrigi-los durante o processo de colheita e secagem, além de separar adequadamente os lotes para armazenamento e comercialização. (Fonte: Mapa)
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Esta semana foi dado início a construção de uma diretriz nacional para a criação de um programa de capacitação para o cooperativismo de crédito. "Estamos inaugurando uma nova forma de educação para as cooperativas de crédito que se baseia na integração e participação do setor cooperativistas", avalia professor Sigismundo Bialoskorski Neto, titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Ele participou do 1º Workshop do Comitê Técnico do Ramo Crédito – Capacitação e Treinamento, que teve inicio, ontem (30/6), na sede da (OCB), em Brasília (DF).
O professor explicou que a construção da diretriz se baseia nas necessidades existentes no setor e nas experiências de instituições como Confebras, Sicredi, Sicoob e Unicred. "Podemos potencializar o conhecimento desses grupos e crescer de forma homogênea", resume o professor.
A iniciativa atende a uma demanda do Ceco, dentro de um plano de ação proposto para o cooperativismo de crédito em 2010. As atividades tem a coordenação do gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, e da gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop. Além de técnicos do Sescoop, o evento contou com a participação de representantes da Confebras, Sicredi, Sicoob e Unicred e do Sescoop de unidades estaduais.
Para Giusti,“os trabalhos iniciados durante o Workshop superaram as expectativas, no que se refere a construção dessa diretriz nacional de capacitação". Conforme ele, essa proposta pretende agregar as experiências e know-how de formação e capacitação já existentes nos sistemas de crédito e no Sescoop. "A intenção é elevar cada vez mais o processo de qualificação profissional, respeitando as diferenças e convergindo os grandes interesses do segmento”, diz o gestor.
Nos próximos dias 16 e 17 de agosto acontecerá a segunda etapa do Workshop quando deve ser concluída a construção de uma diretriz.
Assunto foi tratado em entrevistas na RádioCoop. Clique aqui para ouvir
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O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), autorizou, nesta quarta-feira (30), a liberação de R$ 345 milhões, do montante de R$ 2,088 bilhões previstos para a safra de 2010. Os recursos serão aplicados na contratação de linhas de crédito. São R$ 145 milhões para colheita, R$ 170 milhões para estocagem e R$ 30 milhões em Financiamento para Aquisição de Café (FAC).
O diretor do Departamento de Café do Mapa, Robério Silva, ressalta que continua à disposição do setor cafeeiro o montante de R$ 1,74 milhão para apoiar esta safra, já que as liberações ocorrem de acordo com a demanda efetiva de cada linha apresentada pelos agentes financeiros contratados pelo Mapa. (Fonte Mapa)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) promoveu 731 eventos para a formação profissional de 82.327 dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas catarinenses mediante desembolso da ordem de R$ 4,9 milhões. Esses números representam um crescimento de 33% no número de participantes, 19% no volume financeiro e 48% no número de eventos de 2009. Em 2010, os investimentos financeiros devem crescer 20%. Os resultados foram anunciados pelo presidente do Conselho de administração, Marcos Antonio Zordan, e pelo superintendente Geci Pungan.
O Sescoop – vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) – foi constituído em 1999 e consolidou-se como o grande instrumento para a profissionalização do sistema cooperativo catarinense. A partir de 2000, estruturou-se em equipamentos, materiais e pessoal, para a consecução dos objetivos propostos. O Sescoop organiza, administra e executa o ensino de formação profissional e a promoção social dos dirigentes e funcionários das cooperativas, além dos seus associados (cooperados).
Durante o ano foram desenvolvidas 40 ações de capacitação e treinamento de recursos humanos das cooperativas, envolvendo 1.261 pessoas e absorvendo R$ R$ 1 milhão 167 mil reais. As ações de promoção social reuniram 1.060 participantes e utilizaram R$ 251,7 mil reais. Para o permanente acompanhamento do desempenho das cooperativas, o Sescoop sustentou três ações de monitoramento que envolveram 201 participantes e dispêndio de R$ R$ 115,7 mil reais.
A área dos projetos especiais foi a de maior crescimento: foram desenvolvidas 682 ações delegadas, para as quais o Sescoop liberou recursos e as próprias cooperativas realizaram os eventos. Para viabilizar essas atividades delegadas, o Sescoop cobre até 80% dos recursos gastos pelas cooperativas em cada evento. Nessa esfera, foram atendidas 79.805 pessoas mediante investimentos de R$ 3,3 milhões de reais.
O número médio de participantes em eventos a cada ano é superior a 60 mil pessoas, em treinamentos coordenados pela equipe interna e pelas cooperativas.
Os eventos eminentemente técnicos, como auditorias, monitoramento, consultorias, planejamento estratégico em cooperativas, também têm apoio financeiro do Sescoop/SC. Essas atividades resultam em benefícios dos associados pela maior transparência, conscientização de dirigentes, melhores resultados etc. Por outro lado, preservam o sistema cooperativista, uma vez que, em se detectando cooperativas descumpridoras de normas, legislação, filosofia cooperativista, elas são expurgadas com comunicação aos órgãos fiscalizadores sobre irregularidades que venham cometendo.
Em 2009, 846 colaboradores de cooperativas receberam apoio financeiro do Sescoop para qualificação em nível superior, correspondente a 33,33% do valor da mensalidade de cursos de graduação ou pós-graduação. Em graduação foram beneficiados 577 colaboradores matriculados em 54 diferentes cursos. Em graduação tecnológica foram atendidos 61 colaboradores inscritos em 12 cursos e, em pós-graduação, o benefício foi estendido a 208 colaboradores de 68 diferentes cursos.
Outra ação bem-sucedida foi o Programa Jovem Aprendiz que teve o apoio do Sescoop/SC, do Senac e das Cooperativas e registrou expressivo crescimento: passou de 10 menores, em 2007, para 50, em 2008 e 112, em 2009. O programa oportuniza aos jovens a experiência para ingresso no mercado.
Novo exercício - a previsão de investimentos no exercício de 2010 é superior a 5 milhões de reais, antecipa Zordan. Pelo regimento do Sescoop/SC, 80% dos recursos devem ser aplicados na atividade-fim. Entretanto, o Sescoop/SC desde sua criação, manteve-se com um dos menores percentuais de gastos na atividade-meio, entre todos os Sescoop do país: as atividades administrativas têm consumido de 8% a 12% em cada ano.
A equipe operacional interna da Ocesc e do Sescoop/SC resume-se a 15 pessoas, além da coordenação geral em conjunto com a Ocesc. Prestam serviços para o Sescoop, a cada ano mais de 300 pessoas, entre instrutores, professores, técnicos etc, contratados para as atividades instrucionais. (Fonte: Ocesc/MB Comunicação)
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“O Ramo Crédito é a âncora, o pilar que sustenta o cooperativismo moderno. Estabelecer uma diretriz nacional de capacitação vem ao encontro da modernização exigida pelo setor para ser, cada vez mais, uma referência, e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop, é a ferramenta que vai garantir esse aprimoramento”. A declaração foi do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, nesta quarta-feira (30/6), em Brasília (DF), na abertura do 1º Workshop do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco). O evento, que continua até amanhã (1/7), reúne lideranças do Ramo Crédito para discutir um programa de capacitação para o cooperativismo de crédito.
Para Freitas, o setor já se consolidou no mercado e, para acompanhar a modernização do Sistema Financeiro, é preciso continuar investindo em capacitação. "Hoje nós temos um braço operacional, que é o Sescoop, para auxiliar nas demandas do setor".
A iniciativa atende a uma demanda do Ceco, dentro de um plano de ação proposto para o cooperativismo de crédito em 2010. "Estamos caminhando para a construção de uma diretriz nacional de capacitação", diz o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, que acompanha o processo junto com a Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop, área que tem como gestora Andréa Sayar.
A reunião teve também a participação do professor Sigismundo Bialoskorski Neto, titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), e de representantes da Confebras, Sicredi, Sicoob e Unicred.
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A expansão das fronteiras agrícolas brasileiras pode ir muito além do que se imagina. Na manhã de ontem, o cônsul honorário do Congo, Marne Alberto Slongo, sugeriu uma parceria inédita ao presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Perius: levar agricultores brasileiros para cultivar soja, arroz e feijão no país africano. "Temos espaço de sobra, mas precisamos de tecnologia e de produtores que saibam como aplicá-la", disse Slongo.
A proposta foi apresentada durante o encontro com 16 cônsules e representantes de Consulados em Porto Alegre, com objetivo de estreitar negócios e trocar experiências. "Apresentamos o cooperativismo gaúcho e discutimos a possibilidade de firmar parcerias comerciais e acadêmicas com os países representados no encontro", afirmou o presidente da Ocergs.
Slongo salientou que a prioridade do Congo é a agricultura e que a ideia seria buscar a troca de experiências, levando os agricultores gaúchos para lá e oferecer a eles o benefício de exportar. "Temos terras muito baratas, mas é preciso desenvolver a infraestrutura.".
A Ocergs busca ainda estreitar laços acadêmicos com esses países, através da troca de conhecimentos, intercâmbio entre alunos e professores para a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) "Nada melhor que fazer intercâmbio de obras, pesquisas e professores. O cooperativismo gaúcho está em uma boa fase e precisamos preparar pessoas para a gestão das cooperativas", declarou Perius.
Entre os setores desenvolvidos pelo Estado que despertaram interesse de outros países está energia eólica, biogás - a partir de dejetos de suínos, produção de arroz e soja. O cônsul do Japão, Shigehiro Takeuchi, disse que é preciso incrementar o número de empresas japonesas atuando no Estado, especialmente pelas semelhanças entre gaúchos e japoneses. "Temos muitas coisas em comum, como alto nível de tecnologia e educação." Perius destacou o crescimento do setor cooperativo gaúcho em 2009, que chegou a 14,1%, passando do quarto para o segundo lugar no ranking nacional. A expectativa é de que o setor ultrapasse esse volume em 2010, em função da retomada das exportações e do aumento da disponibilidade de matéria-prima. (Veículo: Jornal do Comércio - Porto Alegre)
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Dinamizando a economia do Estado e colaborando com as políticas públicas, o cooperativismo tornou-se instrumento essencial de desenvolvimento, integração e inclusão no cenário sócio-econômico catarinense. Essa condição é comemorada pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) nas festividades do Dia Internacional do Cooperativismo comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.
O médico-veterinário Marcos Antônio Zordan, presidente da Ocesc e vice-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), quer estimular a intercooperação, intensificar as ações de formação profissional e aperfeiçoar o programa de autogestão das cooperativas catarinenses.
Zordan presidiu a Cooperitaipu (Pinhalzinho) e é diretor de agropecuária da Coopercentral Aurora (Chapecó), tem 32 anos de vivência no cooperativismo. Aos 56 anos, é casado com Dalva Maria Zordan com quem tem três filhos (Marcos Jr, Matheus e Thaís). Gaúcho de Lagoa Vermelha, vive em Santa Catarina há 35 anos. Presidiu a Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC (Fecoagro) e participou da administração da Cooper Leite, da Creditaipu, da Agromilk, da Ocesc e da Creditaipu, entre outras entidades cooperativistas.
Nessa entrevista, Zordan analisa o atual estágio do cooperativismo barriga-verde:
Qual é a importância social e econômica do cooperativismo em SC?
Marcos Antônio Zordan - Nos municípios onde as cooperativas atuam, o índice de desenvolvimento humano (IDH) é mais elevado.
As cooperativas catarinenses reúnem 1 milhão de famílias associadas, o que representa a metade da população estadual vinculado ao cooperativismo. Em 2009, as 256 sociedades cooperativas faturam R$ 11,3 bilhões de reais. O tamanho do setor cooperativista de Santa Catarina é o ideal, se considerarmos as características do Estado e um processo de crescimento ordenado, sólido e estruturado na observância dos princípios que o regem há mais de um século.
Qual será o futuro do cooperativismo brasileiro?
Zordan – As variáveis que determinam o cenário político e econômico deste novo século tornam imprevisível o panorama do futuro próximo, mas as tendências desses tempos de globalização são inequívocas: competição acirrada e busca permanente da eficiência.
Como as cooperativas de SC se preparam para enfrentar os desafios presentes e futuros de um mercado globalizado?
Zordan – Fortes investimentos na qualificação de seus quadros profissionais e de direção, liberação gradativa de amarras legais que impedem o seu desenvolvimento, especialmente as de crédito e o despertar do agronegócio em nosso país são decisivos para se atingir a performance desejada. O cooperativismo barriga-verde atua com seriedade de gestão, eficiência gerencial e sintonia com os desafios dos novos tempos. A seriedade pode ser avaliada pelo expurgo de cooperativas que deixaram de fazer parte do sistema porque, de alguma forma, infringiram norma legal essencial (lei 5.764/71) do cooperativismo. Nos últimos cinco anos foram expurgadas 266 organizações que deixaram de ser reconhecidas como cooperativas e que, ou foram extintas, ou continuaram funcionando como empresas comerciais.
A preparação dos recursos humanos é a principal estratégia de qualificação das cooperativas de SC?
Zordan – Sim, porque a eficiência gerencial vem sendo perseguida tenazmente através de arrojados programas de treinamento e capacitação de técnicos e dirigentes, financiados pelas próprias cooperativas, diretamente ou via Sescoop, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, através do qual investimos 6 milhões de reais ao ano. A sintonia com os novos tempos exige uma permanente leitura das mudanças e transformações no Brasil e no mundo, conhecimento e contato com outras realidades culturais, seminários e viagens de estudo.
As cooperativas catarinenses voltarão a crescer a uma taxa de 20% ao ano, como acontecia no período pré-crise?
Zordan – Acredito que sim, pois estamos retomando as condições que existiam antes da crise de 2008/2009. Nossa política é de crescer gradualmente e com segurança. Os grandes desafios contemporâneos do cooperativismo catarinense são, justamente, crescer com sustentabilidade para evitar surto de forte expansão em determinado período, seguido de profunda crise financeira, em outro. Precisamos crescer sem desequilibrar as bases estruturais de nossas cooperativas. Períodos de expansão muito acelerada são, normalmente, seguidos de estagnação. É importante crescer, mas com equilíbrio e sustentabilidade.
Quais os principais ramos do cooperativismo do Estado?
Zordan - O setor agropecuário responde por aproximadamente 70% do peso econômico das cooperativas no Estado de Santa Catarina. Tem importância significativa também as"