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Notícias negócios

 

Encontro vai reunir jovens cooperativistas em Ponta Grossa

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Cerca de 250 jovens ligados às cooperativas paranaenses vão participar, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/07), em Ponta Grossa (PR), do XIX Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop). O evento, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR) com o propósito de difundir a filosofia cooperativista e formar novas lideranças, acontece no auditório do Colégio Marista Pio XII. A programação engloba atividades lúdicas, palestras, oficinas e dinâmicas de grupo. Nesta edição, o Jovemcoop tem como tema “Cooperativismo sustentável. Nós podemos, nós fazemos”.

Palestrantes - Entre os palestrantes convidados estão o consultor de empresas na área de desenvolvimento gerencial e recursos humanos, Álvaro Loro, que vai abordar o tema “Cooperação, uma Tendência Mundial Irreversível”, e o professor Jefferson Leonardo, que tratará da questão “Fazer Acontecer e Fazer por Merecer - Uma Questão de Atitude”. Haverá ainda a participação do doutor em economia Eugênio Stefanello, que vai falar sobre mercado do agronegócio.

Oficinas - Ao todo serão realizadas seis oficinas: Cooperativismo e competitividade, com Humberto César Bridi e Vanessa Christófoli de Castro; Pilares para sustentabilidade, com Ney de Almeida Guimarães; Gestão financeira e sustentabilidade, com Altemir Farinhas; Liderança apreciativa, com Rafael Giulianno; Intercooperação, com Gilson Martins e Jogo de simulação da cooperativa, com Eliseu F. Hoffmann. (Fonte: Ocepar)
 

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Programa de autogestão e governança incentiva cooperativas do AM

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O Sistema OCB-Sescoop/AM realiza no dia 26 de julho, às 16h, a Reunião de Adesão ao Programa de Autogestão e Governança do Ramo Transporte.  O programa pretende dotar as cooperativas de transporte de ferramentas, práticas e ações de uma gestão participativa, eficiente e eficaz, que beneficie os associados e oferte à sociedade amazonense um transporte de qualidade.

A iniciativa vai beneficiar as cooperativas de transporte executivo e alternativo ativas e que quiserem aderir ao Programa de Autogestão (22 cooperativas), além de quatro cooperativas de taxistas e quatro cooperativas de transporte fluvial. Serão beneficiados aproximadamente 1.300 cooperados e 35 funcionários.

O projeto foi idealizado a partir da consulta aos dirigentes das cooperativas e da percepção da necessidade de implantação de estratégias de gestão para atender às demandas levantadas no Encontro de Presidentes e Dirigentes de Cooperativas, realizado em novembro de 2009. Nesse evento, as cooperativas apresentaram suas necessidades de capacitação, monitoramento e apoio técnico para que fossem contempladas pelo Sescoop/AM, em seu planejamento orçamentário e operacional anual.

Para implementação do programa em Manaus, o superintendente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Adriano Fassini, e a consultora Fernanda Gonçalves foram à sede da organização estadual no Espírito Santo para conhecer o Programa de Certificação de Regularidade Técnica do Sistema OCB-Sescoop/ES, no início deste mês. Foram recebidos pelo superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André de Oliveira, e sua equipe de trabalho, e durante dois dias tomaram conhecimento dos critérios do processo e os resultados obtidos com a Certificação de Regularidade Técnica do sistema capixaba.

A reunião de adesão ao programa será na sede do Sistema OCB-Sescoop/AM, na avenida Carvalho Leal, 1154, no bairro da Cachoeirinha. (Fonte: OCB-AM)

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Sescoop define seleção para técnico em Documentação

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da terceira etapa do processo seletivo n° 3-2010 para a função de técnico de Documentação. O candidato selecionado deverá se apresentar na sede do Sescoop dia 23 de julho.

Todas as informações e a lista de documentos que deverão ser apresentados constam na publicação que pode ser acessada clicando aqui. Para consultar o processo seletivo completo, clique aqui

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Cotrijal cresce no ranking das mil melhores do Brasil

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Já está circulando em todo o país a edição especial da revista Exame que realiza desde 2005 o levantamento das maiores e melhores empresas do país em 20 setores da economia nacional. Em 2010, a Cotrijal subiu do 596º para o 531º lugar em vendas, com um faturamento de US$ 409,4 milhões em 2009 .

A cooperativa também figura entre as 400 maiores do agronegócio brasileiro, na posição 114, subindo 20 posições em relação ao resultado de 2008. A Cotrijal entrou ainda para a lista das 100 maiores empresas da Região Sul, ocupando a 84ª posição. A cooperativa também está entre as 50 maiores do agronegócio na região, ocupando a 36ª colocação.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, se mostrou feliz em ver a cooperativa entre as mil melhores do Brasil e destacou que o resultado reflete o trabalho sério e comprometido que vem sendo realizado. “É gratificante vermos esses números que comprovam o crescimento da Cotrijal em 2009. E isso devido a um trabalho em conjunto com a liderança, o conselho, o quadro social e os colaboradores”, comenta Mânica, salientando ainda a responsabilidade de todos para que o crescimento continue nos próximos anos, alcançando resultados satisfatórios.

Repetir em 2010 a performance de 2009, ou até mesmo superar estes resultados positivos, é considerado um desafio pelo presidente da Cotrijal, “Sabemos que o preço das commodities é sazonal, podendo ser bom num ano e no seguinte apresentar diferenças e isso reflete em toda a nossa economia, mas o que nos deixa tranquilos é o crescimento real em produção, e isso a cooperativa conseguiu”.

O vice-presidente da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, que responde pela área comercial de insumos da cooperativa, também ressalta que esse resultado foi alcançado a partir do trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. “Contamos cada vez mais com o apoio dos produtores dentro de nossa área de ação, e estamos trabalhando para que eles consigam melhores resultados, o que acaba sendo uma consequência, já que com o nosso time de colaboradores, gerentes e direção desenvolvemos um plano de ação voltado para o progresso”, observa. “Um dos fatores que nos ajudou muito em 2009 foi o desempenho das commodities que, aliado ao trabalho qualificado do associado e da cooperativa, resultou em um saldo positivo”.


Desde 1995, a Revista Exame realiza uma publicação com o ranking das 1000 melhores empresas do país. Para elencar as empresas, são utilizados diversos índices para os cálculos como ativo total ajustado, o capital circulante liquido, o controle acionário, o crescimento das vendas, empregados, excelência empresarial, lucro, patrimônio e produtividade entre outros itens. A coleta de dados ocorreu em cerca de 3 mil empresas, o que resultou em um trabalho de quase 700 páginas e análises sobre a economia e o ambiente de negócios brasileiros. (Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal)


 

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Sescoop conclui processo seletivo para técnico de Apoio Administrativo

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da terceira etapa e convocação para conferência de documentação do processo seletivo n° 2-2010. Trata-se do preenchimento de vaga na função de técnico de Apoio Administrativo.

O candidato aprovado deverá apresentar documentação no dia 23 de julho. Clique aqui para visualizar a publicação com o resultado e aqui para acessar a página com todos os documentos relacionados a este processo seleitvo.

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Unimed Campo Grande lança projeto de responsabilidade socioambiental

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Com o objetivo de mobilizar seus principais públicos na busca da promoção da cidadania, do consumo consciente e da preservação ambiental, a Unimed Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), acaba de lançar seu mais novo projeto, o Planeta Unimed. A ação, segundo informações da Unimed Campo Grande, contribui significativamente com o desenvolvimento da gestão sustentável dos resíduos produzidos pela cooperativa.

Confira os exemplos das cooperativa:
PAPEL - A Unimed Campo Grande recicla quase duas toneladas de papel por mês, o que equivale ao consumo de 40 árvores. A Cooperativa incentiva seus colaboradores e cooperados a aproveitar cada espaço em branco do papel antes de encaminhar para reciclagem, além de disponibilizar caixas de coleta personalizadas em cada setor da empresa.

CARTÕES DE USUÁRIOS - Os Cartões de Usuários levam mais de 100 anos para se decomporem na natureza. A Cooperativa recicla esses cartões, encaminhando-os para a produção de tubos e conexões. Os clientes da Unimed Campo Grande podem entregar seus cartões vencidos nos pontos de coleta localizados nos setores de atendimento da sede: SUA, Financeiro e Mercado.

ÓLEO DE COZINHA- O óleo usado no cozimento de alimentos é um resíduo que gera a poluição dos mananciais e do solo. Um litro de óleo pode poluir até 1.000.000 (um milhão) de litros de água. Para minimizar esse impacto e gerar subsídios para a reciclagem de outros materiais, a Unimed Campo Grande disponibiliza um ponto de coleta de óleo vegetal em sua sede.

Armazenado em garrafas PET, o óleo pode ser depositado num recipiente disponível na área de lazer da empresa. O material é recolhido pela empresa Girux Ambiental, que atua na coleta de embalagens, lubrificantes e óleo vegetal usados, além de industrializar embalagens plásticas, lubrificantes e graxas, nas linhas industrial, automotiva e agrícola.

ENERGIA ELÉTRICA - Com a economia de energia elétrica a Unimed Campo Grande reduz suas despesas operacionais (sustentabilidade econômica da Cooperativa) e contribui para a diminuição do impacto gerado pelas usinas.

LÂMPADAS FLUORESCENTES - A Cooperativa realiza o descarte correto das lâmpadas fluorescentes, utilizadas na sede da empresa. As lâmpadas são grandes responsáveis pela contaminação de solos e mananciais, pois contém mercúrio, metal tóxico com alto risco de contaminação e outros elementos como cobre, pó fosfórico, vidro e alumínio. Em parceria com a Podium Ambiental, a Unimed Campo Grande oferece o tratamento adequado e certificado a todas as lâmpadas utilizadas.

PILHAS E BATERIAS - Os metais pesados existentes no interior desses materiais não se degradam e são nocivos à saúde e ao meio ambiente. Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece.

Pensando nisso, em breve a Cooperativa disponibilizará também um ponto de coleta ‘Papa-pilhas’ em sua sede. (Fonte: Assessoria Unimed Campo Grande)

 

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Sescoop discute diretriz nacional de sustentabilidade

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Teve início nesta segunda-feira (19/7) a reunião do Comitê de Sustentabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), na sede da instituição, em Brasília (DF). O primeiro tema foi abordado pela coordenadora das atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, Gláucia Terreo. Ela é responsável pela disseminação das diretrizes para relatórios de sustentabilidade da GRI no país, e atuou de 2003 a 2007 na revisão e acompanhamento dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social. Sua abordagem tratou de conceitos básicos de sustentabilidade, cenários, incluindo o contexto atual e o papel do cooperativismo.

Segundo Gláucia, o papel do cooperativismo é muito importante em meio a dois modelos econômicos que não têm sido eficientes, referindo-se ao capitalismo e ao socialismo. "O cooperativismo pode se fortalecer e assumir um importante papel socioeconômico. As cooperativas precisam conhecer profundamente o conceito sobre sustentabilidade, pois, assim, poderão entender o seu papel no processo de mudança para uma sociedade mais justa e sustentável", resume Glaucia.

"A prática da Responsabilidade Social como Sistema de Gestão no Sistema Unimed Brasil" foi o tema da palestra da coordenadora de Responsabilidade Social da instituição, Maike Rothenburg Mohr. Ela trouxe as experiências realizadas pela Unimed Brasil, como o Selo de Responsabilidade Social que identifica, reconhece e valoriza as cooperativas do Sistema Unimed que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão, fator que as diferencia frente ao mercado.  

"Acho que essas discussões são muito importantes, pois podemos construir um grande projeto nacional de responsabilidade social que contemple não só o Sistema Unimed, mas outras áreas do cooperativismo, contribuindo para uma sociedade mais ética e comprometida com o desenvolvimento", diz Maike.

O evento, que continua até quarta-feira (21/7), é coordenado pela Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop. Segundo a gestora da área, Andréa Sayar, o grupo terá a missão de desenvolver uma diretriz nacional e um conjunto de metodologias, indicadores e ferramentas que propiciem às cooperativas, por meio das unidades estaduais do Sescoop, introduzir estratégias para a gestão e a prática de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade.
 

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Recursos são aplicados em colheita, estocagem e aquisição de café

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As liberações do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para apoiar a safra 2010 de café, ultrapassam R$ 500 milhões. Já foram investidos R$ 241 milhões em colheita, R$ 264,2 milhões em estocagem e R$ 78,5 milhões para Financiamento de Aquisição de Café (FAC).

 De acordo com o diretor do Departamento do Café do Mapa, Robério Silva, R$ 583,7 milhões já foram repassados às instituições financeiras neste ano. “O orçamento do Funcafé para apoiar a cafeicultura em 2010 é de R$ 2,08 bilhões. Portanto, resta ser liberado aproximadamente, R$ 1,5 bilhão, já disponível no caixa do fundo, aguardando solicitação dos agentes financeiros” explicou.  

Para acessar as linhas de crédito, cafeicultores e cooperativas devem procurar agentes financeiros credenciados pelo Mapa. (Fonte: Mapa)
   

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Dirigentes da OCB/PA conhecem funcionamento do Sistema Ocepar

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O secretário executivo do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA), Manoel Teixeira, e a gerente pedagógica do Sescoop/PA, Fabrícia Winkler, estão no Paraná para conhecer o funcionamento do Sistema Ocepar. Eles chegaram em Curitiba nesta quarta-feira (14/07). Além de ter acesso a informações sobre o cooperativismo paranaense, eles esclareceram as dúvidas que tinham sobre os estatutos da Ocepar e Sescoop/PR, arrecadação, projetos, execução das atividades de formação, perfil e seleção de instrutores, e ainda descentralização de recursos, controles internos de eventos, prestação de contas, agentes de desenvolvimento e plano de trabalho. Os paranaenses também apresentaram aos dirigentes paraenses o sistema de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR.

In loco - Nesta quinta-feira (15/07) de manhã eles estiveram com o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Depois, conheceram as ações desenvolvidas na área da assessoria de imprensa, comunicação e marketing. A programação do dia inclui ainda o repasse de esclarecimentos sobre o sistema Autogestão, programas Cooperjovem e Jovem Aprendiz e uma visita à Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro).  "Estou no cooperativismo há 14 anos e nós tínhamos informações sobre o trabalho realizado no Paraná, mas nada melhor do que conferi-las in loco. Estamos fazendo isso com muito sucesso. A ideia é adaptar as experiências bem sucedidas do Paraná à realidade do Pará, que é bem diferente daqui", afirmou Teixeira.

Cooptur - Nesta sexta-feira (16/070, Manoel Teixeira e Fabrícia Winkler viajam para Ponta Grossa, a 100 quilômetros de Curitiba, onde vão conhecer a Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa (Coopagrícola) e a Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). Também visitarão a Batavo, em Carambei, acompanhados do analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Fernando Mendes. (Fonte: Ocepar)

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Conselho revisa missão e visão do Sescoop

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Ao longo dos anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vem aperfeiçoamento sua gestão, que culmina, ao completar uma década de existência, com a construção participativa de um Plano Estratégico. O resultado será o aperfeiçoamento de seu crescimento, coordenado e integrado, com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos, visando ao fortalecimento do sistema cooperativista. Neste sentido, foi realizada nesta quarta-feira (14/7) uma oficina com a participação do Conselho Nacional do Sescoop, quando foi sugerida a revisão da missão e visão do Sescoop e a construção de objetivos estratégicos e linhas específicas para o horizonte de 2013.

Karla de Oliveira, Assessora em Gestão Estratégica do Sescoop, disse que essa construção faz parte de um processo que teve início este ano, momento em que se realizou um trabalho de cenários e, mais recentemente, com a elaboração de diagnóstico organizacional da entidade. "A partir das informações coletadas, foram identificadas variáveis importantes e específicas ao setor de atuação do Sescoop, ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, informações que geraram importantes subsídios para a formulação do Plano Estratégico", explicou a assessora. Os produtos gerados a partir da oficina serão compilados e  submetidos à apreciação e validação do Conselho Nacional no mês de agosto.

Segundo a assessora, todas essas ações fazem parte de um plano de trabalho aprovado no ano passado pelo Conselho Nacional da instituição. A Macroplan, consultoria vencedora da licitação, está apoiando o Sescoop na construção do Planejamento Estratégico, que compreende o período 2010-2013. As ações prevêem ainda o desenvolvimento de metodologia para subsidiar as unidades estaduais na elaboração de seus planos estratégicos, incluindo capacitação, prevista para outubro deste ano.
 

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Ibracon disponibiliza IFRS 2009 em livro impresso e e-book

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O livro “Normas Internacionais de Relatório Financeiro – IFRS – Edição 2009” já está disponível para aquisição no site do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). A Edição 2009, em Português, é uma tradução oficial da edição em língua Inglesa tal como emitido pelo Iasb – International Accounting Standards Board. Esta edição é aplicável para as demonstrações financeiras a serem preparadas para o exercício a replacear-se em 31 de dezembro de 2010.

O Ibracon é a única entidade contábil brasileira que possui autorização do Iasb para publicar e comercializar a obra no País. O projeto é resultado do empenho de associados e especialistas que doaram voluntariamente seu trabalho para a realização da publicação. Representa ainda o comprometimento do Ibracon - em conjunto com o Iasb - de dar continuidade à tradução em Língua Portuguesa das edições publicadas originalmente em Inglês.
 
O livro, cujo lançamento oficial aconteceu no encerramento do II Seminário Brasileiro de Normas de Auditoria, é dividido em dois volumes e tem mais de 2,5 mil páginas.  O valor é de R$ 130,00 para associados do Ibracon e R$ 160,00 para os demais interessados.

Pela primeira vez, o Ibracon disponibiliza também a versão eletrônica do livro, um software com recursos bastante sofisticados, que é baixada através do site (www.ibracon.com.br), após o interessado adquirir a licença de uso.

A versão eletrônica tem o mesmo preço. O preço conjunto para a edição em papel e eletrônica é de R$ 230,00 para associados e R$ 280,00 para não-associados. As vendas estão sendo realizadas exclusivamente pela Internet, no site do Ibracon (www.ibracon.com.br) (Fonte: Gerência de Comunicação da Ibracon)
 

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Ocemg intensifica trabalho nas cooperativas

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O Sistema Ocemg/Sescoop-MG deu início, este mês, a um projeto intitulado Equipe Técnica. A proposta inovadora trata-se da realização de visitas orientadas a cooperativas para identificar as principais demandas do segmento por ramo ou região. Nesta primeira etapa, o projeto vai priorizar a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).  A primeira cooperativa a receber a visita dos técnicos, capacitados especialmente para essa finalidade, foi a Cooperativa Apícola de Minas Gerais (Coapimig).

A gerente de acompanhamento de cooperativas do Sistema, Vitória Drumond, explica que a iniciativa é uma novidade e pretende intensificar as atividades prestadas ao setor. “É de extrema importância essa aproximação com a base. Dessa forma, trazemos as demandas para o Sistema e conseguimos resultados mais efetivos para o desenvolvimento do cooperativismo no estado. Mesmo não sendo o objetivo principal, prestarmos uma consultoria específica para cada cooperativa. Será possível oferecer sugestões e orientações para o sucesso do negócio cooperativo”, afirma.

De acordo com Drumond, o Sistema já recebeu cerca de 35 pedidos de visitas para os meses de julho e agosto. A intenção é atender 90 cooperativas mineiras dos ramos Agropecuário e Transporte da RMBH nesse primeiro momento. Segundo o superintendente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, William Bicalho, após o mapeamento completo da área, já considerando os retornos e avaliações individuais das cooperativas, a proposta será expandida para outras regiões do estado.
Para solicitar o projeto em sua cooperativa, entre em contato pelo telefone (31) 3025-7072 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Fonte: Ocemg)

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Pesquisadores em cooperativismo se reúnem na Capital Federal em setembro

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Fomentar o intercâmbio de pesquisadores e a produção técnica e científica sobre cooperativismo, em diversas áreas do conhecimento é a proposta do 1º Encontro Brasileiro de Pesquisadores do Cooperativismo que ocorrerá paralelamente ao XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo (XIII CBC), no dia 9 de setembro. O evento  tem a coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). " A iniciativa vem ao encontro do objetivo institucional do Sescoop, que é promover e realizar estudos, pesquisas e projetos relacionados ao desenvolvimento humano, ao monitoramento e à promoção social, de acordo com os interesses das sociedades cooperativas e de seus integrantes", explica a gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG), Andréa Sayar. Leia mais
 
Andréa adianta que na oportunidade,  também ocorrerá o lançamento da Rede Brasileira de Pesquisadores em Cooperativismo (RBPC), dando continuidade às discussões iniciadas no Encontro. "Queremos encorajar o grupo para que seja produzido um acervo bibliográfico, com artigos e textos técnicos sobre o cooperativismo", diz a gestora, que acredita que ainda na disseminação de boas práticas gerenciais e de negócios de cooperativas brasileiras e internacionais.

Outro aspecto importante , segundo Andréa, é que o  RBPC pretende contribuir para a formação de núcleos universitários de ensino, estudos e pesquisas em cooperativismo em universidades públicas e privadas nacionais, distribuídas por todas as regiões brasileiras. A programação do evento inclui ainda a apresentação de trabalhos sobre o tema.

O comitê científico do evento terá a participação do professor Sigismundo Bialoskorski Neto, titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo da Universidade Federal Recôncavo da Bahia – Cruz das Almas; Brício dos Santos Reis da Universidade Federal de Viçosa, (MG); José Odelso Schneider da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS) e Roberto Max Protil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
 

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Ocepar promove curso de gestão nesta quarta-feira

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Será realizado, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/7), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba (PR), o curso de gestão dos ativos imobilizado e intangível, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR). A capacitação é dirigida a profissionais que atuam nas cooperativas paranaenses como controllers, administradores, contadores, auditores, analistas e assistentes das áreas contábil e fiscal e demais interessados e envolvidos no tema.

Objetivo - De acordo com os organizadores, o objetivo do curso é analisar, de maneira conceitual e prática, sob o ponto de vista contábil e fiscal, os aspectos relevantes das contas do ativo imobilizado e intangível das cooperativas. Serão ainda abordadas as modificações introduzidas pela lei 11.638/07, que alterou a lei 6.404/76, das Sociedades Anônimas (S/As), no que se refere aos itens do ativo não-circulante, e também os pronunciamentos relacionados ao tema. O instrutor do curso será Sérgio Bombassaro. (Fonte: Ocepar)

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Sistema OCBSescoop/ES recebe Unidade do Amazonas

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O Sistema OCB-Sescoop/ES recebeu o superintendente Adriano Trentin e a consultora técnica Fernanda Gonçalves do Sistema OCB-Sescoop/AM, na última quinta-feira (8/7), na sede da instituição, em Vitória (ES). O objetivo foi compartilhar experiências técnicas e apresentar alguns programas desenvolvidos pelo Sistema capixaba.

A comitiva foi recebida pelo superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André de Oliveira e a gerente técnica Martha Teixeira, e pelos assessores Wellington Pompermayer e Fernanda Damasceno.

O Sistema OCB-Sescoop do Amazonas está realizando um projeto que visa aprimorar a autogestão e governança, inicialmente das cooperativas de transporte, com vistas à expansão para os demais ramos, sendo um a cada ano.

O objetivo é que o trabalho seja completado com a realização, ao final do projeto de aprimoramento, uma certificação das cooperativas que participantes, e para isso, estão visitando a unidade capixaba, que realiza de forma pioneira no país, a Certificação de Regularidade Técnica. “Sabemos da experiência do Espírito Santo nessa área, por isso viemos para conhecer mais a fundo o trabalho nessa área (certificação) e coletar subsídios para implantação no Amazonas”, destaca Trentin.

Durantes dois dias foram apresentados os critérios, o processo e os resultados obtidos com Certificação de Regularidade Técnica, bem como realizada uma visita a duas cooperativas capixabas. A comitiva composta pelos técnicos das duas unidades, visitaram em Cachoeiro de Itapemirim, cidade do sul do Espírito Santo, a 130 km de Vitória, as cooperativas Selita, de leite e derivados com mais de 1600 cooperados e a Coope Serrana, cooperativa de transporte com mais de 400 cooperados. (Fonte: OCB/ES)

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Encontro discutirá relacionamento de cooperativas com a imprensa

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Para estudar, discutir e aperfeiçoar a relação Imprensa e cooperativas, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) planejou para os dias 19 e 26 de julho dois workshops sobre o tema Relações éticas e eficazes com a Imprensa. O primeiro será ministrado no dia 19 de julho, em Florianópolis (Hotel Baía Norte), e o segundo, dia 26 de julho, em Chapecó (hotel Itatiaia), ambos das 8 às 17h.

O workshop irá expor os caminhos à disposição da cooperativa que pretende construir uma relação saudável e proveitosa com os profissionais e com os veículos de comunicação. Ao analisar os erros e incompreensões de parte a parte neste processo, o Workshop expõe as situações mais corriqueiras e discute o melhor procedimento a ser adotado em cada caso.

A técnica utilizada combina atividade expositiva com uma parte cênica, para melhor compreensão de algumas situações. Entre os conteúdos que constituem o foco do treinamento estão a concepção de pautas, produção de releases e todas as variáveis que podem tornar tensas as relações empresa-imprensa.

Os workshops serão conduzidos pelo jornalista Eugênio Esber, diretor de redação da revista de gestão e negócios AMANHÃ, e instrutor de treinamentos já ministrados no sistema Ocesc/Sescoop, como o Workshop "Redação e apuração jornalísticar" e o Workshop de Jornalismo Econômico. A coordenação estará a cargo do assessor de comunicação da Ocesc/Sescoop, Marcos A.Bedin.As inscrições podem ser feitas pelo site www.ocesc.org.br (Fonte: Ocesc)
 

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OCB/Secoop-AL promoverá curso de cooperativismo em Coruripe

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Os últimos detalhes para a promoção do Curso Técnico de Gestão Cooperativista na Escola Estadual Maria Alice Beltrão de Castro Siqueira, em Coruripe (AL), foram acertados nesta quinta-feira (8/7). A iniciativa é da Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem no Cooperativismo (Sescoop/AL), que também são responsáveis pelo programa do curso e pela equipe técnica que vai ministrar as aulas.

Durante a reunião, foi definido que o curso terá 80 vagas, divididas em turmas  à tarde e à noite, e será destinado a alunos do ensino médio (2º e 3º ano). Conforme o programa pré-ajustado serão 1200 horas/aulas que deverão começar no próximo dia 02. O assunto foi tratado pelo diretor de Desenvolvimento Científico, Técnico e Pedagógico da superintendência de Educação Profissionalizante do Governo do Estado, Barboza Neto, e a superintendente do Sescoop/AL, Márcia Túlia Pessôa,

Conforme Márcia, a difusão do cooperativismo por meio da qualificação profissional é a principal vertente da OCB/AL e prevendo um grande desenvolvimento para região de Coruripe, devido à instalação do maior estaleiro das Américas, o Estaleiro Eisa, a Organização das Cooperativas decidiu buscar parceria com a Educação Estadual para esclarecer o que o cooperativismo é capaz. A educação estadual vai ainda implantar um centro profissionalizante na região em parceria com o Sistema S (Sesc, Senai e Sebrae).

Para Barboza Neto este é o momento ideal para lançar uma gama de informações novas aos jovens, que estão em formação. “O cooperativismo é visto como uma das redenções do desenvolvimento econômico, sendo assim é de grande importância a iniciativa desse curso técnico, principalmente devido à capacitação dos alunos e ao desenvolvimento do estado de Alagoas”, Ressaltou.

E em paralelo ao curso técnico, será implantada na mesma escola uma turma do Projeto Jovens Lideranças, que tem o objetivo de formar líderes para atuar em empresas cooperativistas. Esse projeto atende alunos entre 16 e 24 anos, tem uma horária de 290 horas que é dividida em três módulos: Básico, Intermediário e Avançado. Em Coruripe, a Cooperativa Pindorama trabalha com dezenas de jovens na área rural em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e dentro do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), pertencente á cooperativa. (Fonte: OCB/AL)
 

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Abertas inscrições para curso de cooperativismo do Sescoop/MS

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 Com apenas cinco quilos de alimentos não perecíveis é possível participar do Curso Básico de Cooperativismo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Mato Grosso do Sul (Sescoop/MS). O curso, que já está em sua quarta edição, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, que foram doados a instituições carentes de Campo Grande (MS).

A intenção, segundo a equipe do Sescoop/MS, é oferecer conhecimentos aos cooperados para ampliar a sua visão a respeito da doutrina e da filosofia do cooperativismo. O curso oferece instrumentos aos participantes e elementos básicos necessários para gestão do empreendimento cooperativo na atual conjuntura econômica e social.

As aulas terão uma metodologia dinâmica com estudo de casos, palestras com convidados, aulas expositivas e dinâmicas de grupo. O conteúdo programático se baseia em globalização da economia e o cooperativismo; a importância do trabalho organizado; a cooperativa como instrumento de atuação no mercado; os princípios do cooperativismo; o sistema de representação; os ramos do setor; tributação em cooperativas; legislação cooperativista; estrutura organizacional da cooperativa e processo de tomada de decisão.

As inscrições podem ser feitas na rua Ceará, 2245, mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis. As aulas ocorrerão de 12 a 16 de julho, das 19h às 22h. Mais informações pelo telefone (67) 3326 0171. (Fonte: OCB/MS)
 

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Charles Gould assume diretoria da Aliança Cooperativa Internacional

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O Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) nomeou Charles Gould para o cargo de diretor Geral da Organização. "É um privilégio ajudar a liderar uma organização que combina a rica herança de mais de um século da Aliança Cooperativa Internacional com um modelo de negócio que nunca foi tão relevante como nestes tempos", disse Gould. "Durante o processo de seleção fiquei impressionado com o alcance, o profissionalismo e a capacidade de adaptação do movimento cooperativo ao redor do mundo", completou o dirigente.

Gould se juntou à ACI, depois de ter sido CEO da Volunteers of America, organização com sede em Washington dedicada à prestação de serviços humanitários nas áreas de saúde e habitação, que prevê a liderança estratégica para 16 mil trabalhadores em tempo integral e conseguiu um volume de negócios de US$ 1 bilhão. Anteriormente, ele exerceu a advocacia nos escritórios Arnold & Porter e Hogan & Hartson. Gould tem uma pós-graduação Juris Doctor pela Universidade de Minnesota – Law School (Escola de Direito) e um mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Oxford.
 
Ao anunciar sua nomeação, Pauline Green, presidente do Conselho da ACI, disse que a escolha levou em conta a decisão das Nações Unidas ao declarar 2012 como Ano Internacional das Cooperativas. "O Conselho da ACI reconheceu a necessidade de um líder que possa usar com sucesso esta plataforma para comunicar os valores cooperativistas". disse. Segundo ela, Charles Gould demonstrou comprometimento e competências empresariais necessárias para promover uma organização em maior escala”.


Ao longo de sua carreira, Gould enfatizou a colaboração das empresas e da utilização da tecnologia para aumentar a eficácia organizacional. Durante o período em que assumiu a Volunteers of America, os recursos e o perfil da organização melhoraram significativamente. Gould tem sido reconhecido nos últimos cinco anos, como um dos cinqüenta líderes mais influentes na área das agências sem fins lucrativos dos Estados Unidos. Ele é membro do conselho de administração da ASAE (American Society of Association Executives) e no The Center for Association Leadership.

Charles Gould substitui Iain Macdonald, que atuou como diretor Geral nos últimos oito anos e, se antecipando às mudanças no contexto econômico, posicionou o movimento cooperativo global de maneira a ocupar o lugar mais adequado na economia mundial.


Para mais informações, entre em contato com Maria Elena Chavez Hertig, Diretora-Geral Adjunta, Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou visite www.ica.coop. (Fonte: ACI com tradução da Organização das Cooperativas Brasileiras)
 

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Cocapec é a primeira no ranking do setor cafeeiro

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A Revista Exame divulga anualmente o anuário com as empresas que se destacaram no último ano no Brasil, e na edição das" Melhores e Maiores 2010", a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) conquistou o primeiro lugar no setor Café. A classificação aconteceu no mês de comemoração de 25 anos da Cocapec e, para a escolha, levou em conta o desempenho financeiro das empresas do país.  

 Segundo o presidente da cooperativa, João Alves de Toledo Filho, "a conquista é mérito dos mais de 1900 cooperados e da própria Alta Mogiana, que com seu clima, solo e altitudes favoráveis fazem da região uma das mais importantes na produção de café brasileiro de alta qualidade"..
 
A história da Cocapec começou há 25 anos, com a vinda da Cooperativa Central do Paraná (Cocap), em 1983, para a região de Franca. Em 11 de julho de1985, diante de dificuldades financeiras da Cocap, um grupo de produtores da região resolveu assumir a unidade, criando uma nova cooperativa. No final do mesmo ano, a Cocapec contava com 291 cooperados.

Hoje, a Cocapec conta com três unidades mineiras: Capetinga, Claraval e Ibiraci) e três paulistas: Armazéns Gerais – Franca, Pedregulho e Serra Negra. A capacidade de armazenagem de café chega a  mais de 1 milhão de sacas e atinge uma área de atuação de 450 mil hectares.

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