Notícias negócios

 

Sescoop divulga resultado do processo seletivo para advogado

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da terceira etapa do processo seletivo nº 01-2010. Trata-se do preenchimento de vaga na função de advogado.

O candidato aprovado na seleção deverá apresentar os documentos na sede do Sescoop, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (5/5) e iniciar as atividades no dia 10.

Clique aqui para acessar a publicação com o resultado da terceira etapa.

Clique aqui para acompanhar todo o processo seletivo nº 01-2010. 

"

Cooperativa Lar forma primeira turma de lideranças

"

Foi realizada, no dia 28 de abril, em Medianeira (PR), no Oeste do Paraná, a cerimônia de formatura da primeira turma de jovens e casais da Cooperativa Agroindustrial Lar, que concluiu um curso modular, inédito no estado. Foram nove módulos, totalizando 124 horas para os jovens, e oito módulos para os casais, com 60 horas trabalhadas. As propostas educativas dos cursos foram elaboradas pela Assessoria de Ação Educativa e tiveram como objetivo proporcionar a fidelização e sucessão cooperativista, gerando qualidade de vida, bem estar social e felicidade integral. O evento contou com a presença da diretoria executiva, através do diretor vice-presidente, Lauro Soethe, e do diretor secretário, Urbano Inácio Frey, conselheiros de Administração e representantes da segunda turma do curso modular, iniciado em março último. 

Satisfação - Ao final, ficou evidente a satisfação dos participantes, seu crescimento pessoal, e o reconhecimento à cooperativa por mais esta oportunidade. Edio Welter, coordenador do Cooperjovem, agradeceu a oportunidade de participar deste curso diferenciado, elogiando que os conteúdos abordados foram muito bem definidos, considerando a característica do grupo e dos participantes. “Foram assuntos comportamentais aliados a assuntos técnicos que podem ser aplicados no dia a dia de forma fácil, trazendo enorme benefício no relacionamento familiar, em sociedade, bem como na formação escolar, acadêmica, no convívio e participação na própria cooperativa” destacou o coordenador, “fortalecendo o cooperativismo, que saiu neste curso, da teoria para a prática”, finalizou.

 Importância do sistema - “O curso nos possibilitou o conhecimento dos ideais cooperativistas como os princípios, doutrinas e o histórico do cooperativismo. Assim ficou evidente a importância do sistema para cada família associada, bem como a importância de cada um na defesa e disseminação desse ideal. Meu pai foi também um dos primeiros associados da cooperativa, estamos vivendo o cooperativismo, e isso também quero deixar como um legado para os meus filhos”, destacou Alceu Groth, morador na Linha Buriti,  Itaipulândia, juntamente com a sua esposa Lovane. 

Edificador - Para a assessora de Ação Educativa na Cooperativa Lar, Carmem Teresa Zaghetti dos Reis, o trabalho aplicado na prática é edificador para a família associada. A organização da cooperativa se dá com os comitês por atividade, comitê educativo central e o conselho de administração. “Desenvolvemos esse trabalho desde o início dos anos 80 e a sua consecução se dá com a importante parceria do Sescoop/ PR, que resulta na formação de novos líderes para fortalecer o sistema e dar continuidade à missão da Cooperativa Lar, que é: Organizar e capacitar a família associada e funcionários, proporcionando o seu desenvolvimento econômico e social”, complementou. (Fonte: Imprensa Lar)

"

Produção de cana bate mais um recorde

"

A previsão de produção de cana-de-açúcar a ser moída pela indústria sucroalcooleira, em 2010, é de 664,33 milhões de toneladas. Esse total consolida mais um recorde nacional, segundo o primeiro levantamento da safra, divulgado nesta quinta-feira (29/4) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  Se confirmado, o aumento será de 9,9% em relação à safra 2009/2010, o maior registrado. Já a produtividade média passa de 0,6%, na temporada anterior, para 82,1 toneladas por hectare.

O resultado deve-se, em grande parte, às novas usinas, em operação nesta safra, principalmente na região Centro-Sul. Das 10 novas unidades, três estão em Minas Gerais, duas em São Paulo, duas em Goiás e três nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

A colheita está em fase inicial na maior parte dos canaviais. O excesso de chuvas prejudicou a safra passada, mas, em contrapartida, favoreceu o desenvolvimento da lavoura deste ano em quase todas as regiões produtoras, especialmente na região Centro-Sul. Parte da cana da última safra ainda não foi moída, o que deve ocorrer neste período.

Do total a ser esmagada, cerca de 54,6% (362,8 milhões de toneladas) destinam- se à produção de 28,5 bilhões de litros de álcool. Desse volume, 20,14 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,4 bilhões, do anidro.  Cerca de 45,4 % (301,6 mil toneladas) vão para a produção de 38,7 milhões de toneladas de açúcar que, na safra anterior, foi de 33 milhões de toneladas. O consumo interno aproxima-se de 11,11 milhões de toneladas, somando consumo direto mais produtos industrializados.

Área - A área ocupada pela cana destinada ao setor sucroalcooleiro chega a 8,1 milhões de hectares, 9,2% de crescimento. O estado de São Paulo tem a maior parte, com 4,4 milhões de hectares; seguido por Minas Gerais, 648 mil hectares; Paraná, 608 mil hectares; Goiás, 601 mil hectares e Alagoas, 464 mil hectares. Esse total ocupa apenas 0,95% do território nacional.

O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Bertone, reforça que essa expansão ocorre de acordo com objetivos socioambientais e é compatível com a produção de alimentos. “O plantio tem sido conforme recomendações do Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-açúcar, que proíbe o cultivo em áreas sensíveis e determina rígidos critérios para financiamento, considerando o uso de áreas mecanizadas e priorizando pastagens subutilizadas”, enfatiza.

A pesquisa de campo foi realizada por 50 técnicos, entre os dias 28 de março e 16 de abril, em todos os estados produtores. Foram entrevistados representantes de usinas, entidades de classe, associações, produtores e cooperativas. (Fonte: Mapa)

Confira o 1º levantamento da safra de cana-de-açúcar.

"

27/04/2010_OCB e Banco Central assinam convênio

"

Fortalecer alianças estratégicas e investir em estudos técnicos sobre o cooperativismo de crédito e o crédito rural. Com estes objetivos, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Banco Central do Brasil (BC) assinaram nesta terça-feira (27/4) um acordo de cooperação técnica, na sede da OCB, em Brasília (DF). A assinatura ocorreu durante a reunião do Conselho Consultivo de Crédito da OCB (Ceco), com a presença de representantes do cooperativismo de crédito, integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), lideranças do cooperativismo e representantes do Banco Central do Brasil.

“A partir desse convênio, pretendemos estreitar ainda mais as parcerias com o Banco Central. Nossa idéia é ampliar e potencializar a atuação das cooperativas de crédito em todo o País, reforçando as ações estratégicas já existentes, investindo também em novos projetos”, comenta o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Para Otávio Damaso, consultor da Diretoria de Normas do Banco Central do Brasil, que representou o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC, Alexandre Tombini, o acordo de cooperação técnica irá, entre outras coisas, potencializar o cooperativismo de crédito para fomentar a inclusão financeira. “O acordo também irá promover a bancarização e aumentar a competitividade e a escala das cooperativas”, disse Damaso.  

No convênio, também estão previstos estudos sobre o cooperativismo. “Vamos trabalhar na elaboração de estudos técnicos, inclusive com projeções de cenários futuros, sobre o cooperativismo de crédito e também sobre a disponibilização de crédito rural. Além disso, vamos intensificar o apoio a temas importantes como Governança Cooperativa e Inclusão Financeira”, explica Sílvio Giusti, gestor de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB. 

Cooperativismo de crédito – Hoje, segundo dados da OCB e do Banco Central, existem no País 1.405 cooperativas de crédito, reunindo 4,5 milhões de associados e 54.670 de empregados. Em 2009, o setor registrou os seguintes indicadores – R$ 52,8 bilhões em ativos, R$ 25,2 bilhões em operações de crédito, R$ 22,2 bilhões em depósitos e R$ 11,3 bilhões em patrimônio líquido.


Contato:

Gabriela Prado
Gerência de Comunicação – Sistema OCB
Tel: (61) 3217-2138 / Cel: (61) 8158-7771
www.brasilcooperativo.coop.br 
 

"

OCB e Banco Central assinam convênio

"

Fortalecer alianças estratégicas e investir em estudos técnicos sobre o cooperativismo de crédito e o crédito rural. Com estes objetivos, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Banco Central do Brasil (BC) assinaram hoje (27/4) um acordo de cooperação técnica, na sede da OCB, em Brasília (DF). A assinatura ocorreu durante a reunião do Conselho Consultivo de Crédito da OCB (Ceco), com a presença de representantes do cooperativismo de crédito, integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), lideranças do cooperativismo e representantes do Banco Central do Brasil.

“A partir desse convênio, pretendemos estreitar ainda mais as parcerias com o Banco Central. Nossa idéia é ampliar e potencializar a atuação das cooperativas de crédito em todo o País, reforçando as ações estratégicas já existentes, investindo também em novos projetos”, comenta o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Para Otávio Damaso, consultor da Diretoria de Normas do Banco Central do Brasil, que representou o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC, Alexandre Tombini, o acordo de cooperação técnica irá, entre outras coisas, potencializar o cooperativismo de crédito para fomentar a inclusão financeira. “O acordo também irá promover a bancarização e aumentar a competitividade e a escala das cooperativas”, disse Damaso.  

No convênio, também estão previstos estudos sobre o cooperativismo. “Vamos trabalhar na elaboração de estudos técnicos, inclusive com projeções de cenários futuros, sobre o cooperativismo de crédito e também sobre a disponibilização de crédito rural. Além disso, vamos intensificar o apoio a temas importantes como Governança Cooperativa e Inclusão Financeira”, explica Sílvio Giusti, gestor de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB. 

Cooperativismo de crédito – Hoje, segundo dados da OCB e do Banco Central, existem no País 1.405 cooperativas de crédito, reunindo 4,5 milhões de associados e 54.670 de empregados. Em 2009, o setor registrou os seguintes indicadores – R$ 52,8 bilhões em ativos, R$ 25,2 bilhões em operações de crédito, R$ 22,2 bilhões em depósitos e R$ 11,3 bilhões em patrimônio líquido.

Reunião do Ceco - No mesmo dia, também durante a reunião do Ceco, foram apresentadas as conquistas do cooperativismo de crédito em 2009 e o plano de ações para 2010.
 

"

Mais 16 cooperativas recebem selo de certificação da Ocesc

"

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) concedeu – durante assembleia geral realizada na última semana – o certificado de autogestão, também conhecido como selo de certificação, a 16 cooperativas associadas. Instituído em 2005, o selo atesta as sociedades que cumprem com todas as normas e requisitos que caracterizam uma verdadeira cooperativa nos aspectos sociais, doutrinários, éticos e legais.

“Trata-se de um selo de qualidade concedido pela Ocesc às filiadas que cumprem com eficiência os princípios e as práticas cooperativistas”, resume o diretor superintendente Geci Pungan.
Explica que a concessão do selo leva em conta o Sistema de Acompanhamento e Avaliação das Cooperativas, o programa de organização do quadro social, a profissionalização da gestão e as ações de intercooperação. Foram criados indicadores de valoração desses instrumentos e definidos os procedimentos para fixação e alcance das metas desejadas. “Ao atender esses requisitos, uma cooperativa é proclamada autogestionada e merece o selo de qualidade.” Essa certificação tem validade de dois anos, replaceos os quais a cooperativa deverá se habilitar para nova concessão.

A Ocesc editou um manual de procedimentos e normas para a instituição e implantação do Certificado de Autogestão do Cooperativismo Catarinense. Para requerer o selo, a Cooperativa obrigatoriamente deve estar filiada a Ocesc e participar do Programa de Autogestão do Cooperativismo Catarinense.

Durante a assembléia geral da Ocesc, o presidente Marcos Antônio Zordan coordenou a entrega dos certificados de autogestão para uma cooperativa de consumo (a Cooper, de Itajaí) e 15 cooperativas de crédito: Sicoob Central, Sicoob Blucredi, Sicoob Crediserra, Sicoob Crediban, Sicoob Oestecredi, Sicoob Creditapiranga, Trentocredi, Sicoob São Miguel, Sicoob Crediaraucária, Unicred Florianópolis, Unicred Oeste Catarinense, Unicred Sul Catarinense, Unicred Central, Unicred Lages e Unicred Blumenau. (Fonte: Ocesc)

"

OCB/AL reelege Marcos Rocha por mais quatro anos

"

Com o projeto focado no desenvolvimento e qualificação profissional, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) reelegeu o presidente Marcos Rocha para comandar a instituição por mais quatro anos. A votação em assembleia aconteceu na manhã desta sexta-feira (23/4), no salão Pajuçara do Hotel Maceió Atlantic, bairro de Jatiúca, na capital alagoana. 

Na oportunidade, foram apresentados os números da última gestão e o plano de trabalho para o próximo quadriênio. O presidente reeleito destacou os investimentos em cursos profissionalizantes que atendem pessoas de todo estado. Rocha falou ainda da importância do programa de estágio desenvolvido em parceira com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

“Temos dez alunos que, a partir desse programa, desenvolvem um trabalho de compreensão das atividades e responsabilidades da cooperativa como empresa. Ao final, eles desenvolvem um estudo cientifico sobre essa experiência ”, declarou Rocha.

O presidente da OCB/AL revelou ainda que a instituição está procurando um terreno para construir a nova sede da entidade, com mais espaço para os cooperados. “Estamos buscando um espaço que ofereça também conforto para todos os cooperados. Iremos construir a Casa do Cooperativismo em Alagoas”, anunciou.  

Em 2009, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas registrou um crescimento jamais visto nos últimos quatro anos. Atualmente, são 99 cooperativas em todo estado. A mais nova foi criada a menos de um mês, a Cooperativa Médica do Hospital Sanatório (Sanacoop). As capacitações chegaram a um total de aproximadamente 10 mil pessoas até o final do ano passado. 

“Nós vamos manter o que já vinha sendo feito. Nosso foco está na educação e o aperfeiçoando da mentalidade cooperativista, buscando sempre uma melhoria gerencial para as cooperativas. Além disso, intensificaremos as ações sociais, ajudando as pequenas cooperativas, almejando sempre o progresso de todos”, afirmou Marcos Rocha.
(Fonte: OCB/AL) 

 

"

Sescoop convoca advogado para terceira etapa de processo seletivo

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da segunda etapa do processo seletivo n° 1-2010 para preenchimento de vaga do seu quadro funcional para o cargo de técnico de nível superior, na função de advogado. Além disso, convoca os profissionais selecionados para participar da próxima etapa, que consiste em entrevista técnica com a Assessoria de Gestão de Pessoas e a
Gerência Jurídica. 

Clique aqui para visualizar a publicação com o resultado da segunda etapa e convocação para a terceira.

Clique aqui para conferir todo o andamento do processo seletivo n° 1-2010

"

Coapa reposiciona quadro social e aumenta número de cooperados

"

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) , localizada na região de Pedro Afonso (TO), vem passando por um processo de reavaliação desde 2006, quando iniciou a diversificação do quadro social. Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Tocantins (Sescoop/TO), desde então vem ampliando o número de cooperados que subiu de 90 para 150 em 2009.

Para 2010, a expectativa da diretoria da Coapa é chegar na marca de 200 cooperados. Na seção "Cooperativa em Foco" da RádioCoop desta sexta-feira (23/4), o presidente da Coapa fala sobre estes avanços na gestão. Clique aqui para ouvir. 

"

Tema para o Prêmio de Redação Cooperjovem pode ser sugerido até o dia 30

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vai lançar, nos próximos meses, a quarta edição do Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. Este ano o Prêmio terá a colaboração do seu público que pode sugerir, até o dia 30 deste mês, o tema das redações. A intenção é aumentar ainda mais o envolvimento de professores, coordenadores e cooperativas parceiras do Programa.  Até hoje, mais de 50 mil alunos já participaram  da iniciativa coordenada pela Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão do Sescoop (GEADG).

Uma comissão formada por profissionais das gerências do Sescoop escolherá o tema. A divulgação será no dia 7 de maio no portal www.brasilcooperativo.coop.br. O perfil de quem sugeriu o mote definido para as redações também será divulgado. Para participar basta enviar o tema para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., e ainda o nome, cidade e telefone de contato.

Sobre o Prêmio - O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é uma ação dirigida aos alunos da rede de ensino e cooperativas educacionais participantes da 1ª fase do Programa Coooperjovem no ensino fundamental. A premiação foi criada pelo Sescoop em conjunto com suas unidades estaduais, a partir da metodologia de construção participativa.
 

"

Projeto OCB/DGRV continua nesta segunda-feira no Amazonas

"

Amazonas recebe na próxima segunda-feira (26)/4) a 9ª rodada do Projeto  OCB/DGRV-NNE que tem entre seus pilares o fortalecimento da Gestão e Governança  nas cooperativas de crédito. O evento, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DRGV),  com o apoio das unidades estaduais da OCB e cooperativas centrais.

O projeto  tem o objetivo de  promover o desenvolvimento do cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste por meio da capacitação de dirigentes, gerentes e colaboradores dessas cooperativas. O tema desta etapa é Negociações e Técnicas de Vendas, ministrado pelo instrutor Francisco Lumertz com a assessoria do consultor Jorge Peres. No dia 27 é a vez do Ceará, 28 e 29 Pará, nos dias 30 de abril e 1º de maio em Tocantins.

Na avaliação do gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito (Gecred) da OCB, Sílvio Giusti, as atividades do Projeto OCB/DGRV, têm contribuído significativamente para a ampliação do conhecimento de dirigentes, gerentes e colaboradores das cooperativas de crédito das regiões Norte e Nordeste. “A iniciativa proporciona melhorias nos processos de avaliação e tomada de decisões que por consequência tendem a refletir positivamente em prol da cooperativa e seu quadro social", disse Giusti. O projeto, que teve inicio em 2007, já capacitou cerca de 2 mil  cooperados. Os eventos acontecem nas sete Unidades de Capacitação do Projeto (UCP's).

"

MBA em agronegócio tem inscrições até agosto

"


O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Agronegócio (Pecege), vinculado à Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (USP), promove mais um MBA em Agronegócios, em Brasília (DF), com inscrições até agosto. A programação do curso é direcionada a profissionais ligados ao agronegócio com curso superior completo, conhecimento básico de inglês e informática. As aulas, que têm duração de 24 meses, acontecerão quinzenalmente, às sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h.

O Pcege é especializado em promover cursos de MBA, especialização, aperfeiçoamento e outros cursos em vários estados do Brasil, e reconhecido mundialmente pela formação de líderes do agronegócio. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site. O certificado de conclusão do curso é emitido pela USP. Para mais informações: www.pecege.esalq.usp.br / (19) 3434-1333.
 

"

Encontro em MG debate relações intrapessoais

"

“O relacionamento interpessoal e suas interfaces” é o tema do VII Encontro Estadual dos Profissionais de Secretariado de Cooperativas, que acontece de 28 a 30 de abril, em Jaboticatubas/MG. A ideia é estimular os participantes a estabelecerem relações sociais mais positivas com colegas e clientes por meio do conhecimento dos principais fatores intrapessoais. Durante todo o Encontro, serão realizadas atividades por módulos, por meio de exposição dialogada, dinâmicas de grupo, vivências e Role Playing.

A psicóloga graduada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), consultora especializada em atividades nas áreas organizacional e educacional, Lia Botta Riani Costa, será a instrutora das atividades. Com experiência em treinamentos comportamentais, atividades para integração e motivação de equipes e desenvolvimento profissional, a palestrante trará novidades para os profissionais que atuam nas secretarias das cooperativas mineiras.

O evento é uma promoção do Sistema Ocemg/Sescoop-MG e tem vagas limitadas. Para mais informações acesse www.ocemg.org.br ou ligue 31. 3025-7109. (Fonte: Ocemg)

"

Sescoop/PR promove workshop gerencial

"

Estão abertas até a próxima sexta-feira (23/04) as inscrições para o workshop gerencial "Os 7 hábitos para gestores+Foco", que o Sescoop/PR promove em parceria com a Franklin Covey. A capacitação será realizada entre os dias 4 e 6 de maio, no Executive Slaviero, em Ponta Grossa, e é destinada a diretores, gestores e coordenadores que atuam nas cooperativas da região Centro-Sul do Paraná. Os interessados devem inscrever-ser por meio dos agentes de Desenvolvimento Humano pelo site www.ocepar.org.br.

Conteúdos - De acordo com os organizadores, o workshop "Os 7 hábitos para gestores", é uma nova e original solução para auxiliar as equipes de gestores a passarem do bom resultado para o resultado duradouro. Desenvolvido pela Franklin Covey, trata-se de uma experiência de aprendizagem intensiva focada nos fundamentos da grande liderança, que possibilita a novos ou a gestores mais experientes adquirir um jogo de ferramentas que lhes ajudarão a enfrentar os desafios pertinentes à função gerencial.

Já o workshop Foco tem o objetivo de ajudar os participantes a focarem sue tempo, energia e recursos nas coisas mais primordiais. Trabalha ainda com a matriz do tempo, ajudando os participantes a entenderem a diferença entre as atividades urgentes e importantes. Também aborda temas como a pirâmide da produtividade, sistema de planejamento e performace da equipe. Mais informações com Fabianne Ratzke Turra: e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Fonte: Ocepar)
Clique aqui e confira a programação  

"

Seminário em Salvador discute a Lei da Alimentação Escolar

"

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizam nos dias 28 e 29 de abril , em Salvador (BA), o Seminário Metropolitano sobre Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar.

O seminário de Salvador é promovido pela SAF/MDA e FNDE que tem o objetivo de discutir nas principais regiões metropolitanas do País a construção de uma estratégia de operacionalização da Lei nº 11.947 (Lei da Alimentação Escolar). Os encontros visam, que também acontecem em outras capitais, tem o objetivo de organizar a oferta de produtos da agricultura familiar, apresentar as formas de aquisição dos gêneros alimentícios e promover o diálogo entre as organizações.

Estes eventos são voltados para o público interessando em comprar produtos para a alimentação escolar, como gestores de compra das regiões metropolitanas, e por quem poderá vender esses produtos, originários de cooperativas, associações e de empreendedores familiares rurais, além de contar com a participação de organizações e movimentos da agricultura familiar.

A programação terá apresentações das oportunidades e desafios da lei 11.947 dos instrumentos legais para fornecimento e controle social, do Selo da Agricultura Familiar, do funcionamento da compra de produtos para alimentação escolar no Estado, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Alimentação Escolar.

A Lei da Alimentação Escolar determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

"

OCB/MS reelege seu presidente durante assembleia

"


A Organização das Cooperativas do Estado do Mato Grosso do Sul  (OCB/MS) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) no dia 16, na qual elegeu Celso Ramos Régis, como presidente e Marcio Portocarrero como vice-presidente para mandato de quatro anos.

Na assembleia também foram empossados os membros natos do Conselho Diretor: Celso Figueira, presidente central da Sicredi Brasil Central, Valdir Pimenta, presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural, dr. Francisco Alberto Dopp, representante da Federal das Cooperativas Médicas do MS e Gervásio Kamitani, representante do ramo agropecuário.

Um novo Conselho de Ética também foi eleito: Antônio Vieira do ramo infra-estrutura, Antônio Kurose do ramo agropecuário e Walter Rodrigues do crédito como titulares e Carlos Marteli do ramo agropecuário, Flodoaldo Alencar do ramo crédito e Lucy Sayegh do ramo saúde como suplentes.
Durante assembleia também foi aprovada a prestação de contas do Conselho Diretor referente ao exercício de 2009, que compreende: Relatório de Atividades; Balanço Patrimonial; Demonstração de Receitas e Despesas.

Autogestão e Responsabilidade Social são discutidos em palestras

No mesmo dia, a OCB/MS recebeu o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, para falar sobre a importância do Sistema de Autogestão. A Ocepar já desenvolve seu programa de autogestão desde 1991 e o cooperativismo paranaense já colheu frutos dessa iniciativa, que surgiu após a Constituição de 1988 que extinguiu a tutela estatal, dando autonomia ao cooperativismo. Atualmente todas as cooperativas registradas na Ocepar participam do programa.

“A autogestão não pode ser entendida como uma fiscalização e sim uma forma de gestão das organizações cooperativas para atingir melhores resultados”, afirmou Koslovski. Segundo ele, a autogestão tem por objetivo a assunção da gestão cooperativa pelos cooperados, líderes e dirigentes; ser efetivamente um instrumento de melhoria empresarial e agregação dos cooperados e tornar ainda mais transparente a administração da cooperativa aos cooperados.

A Ocepar realiza assessoria na constituição de novas cooperativas, principalmente no que diz respeito ao projeto de viabilidade econômica/financeira; organiza os cooperados; faz o acompanhamento econômico/financeiro das cooperativas, realiza capacitação e treinamento e por fim cuida do desenvolvimento e integração.

Todo este sistema faz com que o cooperativismo paranaense tenha aproximadamente 60 mil funcionários, 530 mil cooperados, seja 20% do PIB do Paraná, só as cooperativas agropecuárias representam 55% do PIB agropecuário estadual e exporta para mais de 100 países.
Por fim, Koslovski afirmou que a implementação da autogestão tem que ser entendido como instrumento de gestão permanente das cooperativas.

Outro tema pertinente tratado no dia foi a palestra “Competitividade responsável e sustentabilidade no cooperativismo”, proferida por Benedito Nunes, consultor do Sistema Cooperativo Mineiro-OCEMG. Este tema é tão relevante que será o tema do XIII Congresso Brasileiro de Cooperativismo.“O cooperativismo não veio para mudar o mundo e sim veio fazer diferente no mundo em que vivemos”, declarou Nunes. Ser cooperativamente sustentável é atender as necessidades do presente sem sacrificar as futuras gerações de atenderem suas necessidade e ser eficiente e competitivo em equilíbrio com o politicamente ético, economicamente correto, socialmente justo e ambientalmente responsável, definiu o palestrante.

A competitividade responsável é inerente ao cooperativismo, temos que cooperar para sobreviver. O cooperativismo gera riqueza e distribui o que explica IDH- Índice de Desenvolvimento Humano mais elevado em comunidades onde há cooperativas.

Por isso Nunes ressaltou que a Responsabilidade Social Empresarial é uma relação ética e transparente da organização com todas as suas partes interessadas, visando o desenvolvimento sustentável. E concluiu que a Responsabilidade Social tem que ser vista como uma forma de gestão, que traz reputação e até fortalecimento da marca. (Fonte: OCB/MS)

"

Ocesc/Sescoop promove curso para conselheiros fiscais

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) promove entre os dias 17 e 19 de maio, no Hotel Castelmar, em Florianópolis (SC) e entre os dias 18 e 20 de maio, no Cetrar em Araranguá, cursos para conselheiros fiscais. O coordenador de treinamento, Ramiro Hensel, explica que o objetivo é capacitar estes profissionais para viabilizar a autogestão, fornecendo noções sobre as principais atribuições, esclarecendo as responsabilidades pertinentes ao cargo.

No curso, que será ministrado pelos professores Albino GawlaK, da ACG, Dorly Dickel da Dickel & Maffi e Elvio Silveira da Ocesc/Sescoop/SC, serão abordados tópicos como a construção de valores morais, sociais e culturais, a cooperação na família, na comunidade e na cooperativa, histórico e evolução do cooperativismo, princípios do cooperativismo, legislação cooperativista, gestão e controle, direitos e deveres dos associados, autogestão, estatuto social, aspectos contábeis, demonstrações contábeis, análise de balanço, indicadores de balanço, indicadores para análise de gestão, plano de trabalho, organização de reuniões, lavratura de atas do conselho fiscal, elaboração do parecer do conselho fiscal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril através do site www.ocesc.org.br. A taxa de participação é de R$ 100. Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3878 8800. (Fonte: Ocesc)

"

Sescoop convoca candidatos selecionados ao processo seletivo para advogado

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da primeira etapa do processo seletivo nº 01-2010. Trata-se do
preenchimento de vaga do seu quadro funcional para a função de advogado.

Nesta fase foram analisados os currículos, selecionando 40 candidatos. Clique aqui para acessar a publicação. 

 

"

Projeto Turminha da Reciclagem recebe apoio das Cooperativas filiadas à Aurora

"

No início deste mês de abril, durante reunião na Cotrisal, em Sarandi (RS) foi apresentado o Projeto Turminha da Reciclagem nas Escolas 2010 para as cooperativas filiadas da Aurora Alimentos no Rio Grande do Sul.

A iniciativa da Cooperativa Aurora foi buscar  parcerias para o desenvolvimento do programa que atingirá cerca de 20 municípios onde as cooperativas estão inseridas. Este projeto já teve a aprovação do Sescoop/RS que também será parceiro em sua realização.

A apresentação foi realizada pela presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese e assessora de comunicação da Aurora Alimentos, Isabel Machado, que explanou as características, objetivos e propostas para este trabalho que será realizado nas escolas, com crianças de 6 a 14 anos.

As lideranças presentes puderam questionar suas dúvidas e contribuir com sugestões e experiências durante a explanação do projeto, e demonstraram prontamente seu apoio e parceria no projeto.

Uma vez aprovada, a parceria reforçará o vínculo cooperativo entre a Aurora, Sescoop/RS e suas cooperativas filiadas, Cotrel, Cotrijal e Cotrisal. Além de fortalecer a presença e as ações sociais promovidas pelo sistema cooperativista nos município em que estão inseridas. (Fonte: Ocesc)

 

"

Dia C já recebe inscrições de todo o Estado

"

Nem três semanas se passaram desde o início das inscrições para o Dia C – Dia de Cooperar 2010 – e as cooperativas do Estado de Minas Gerais já começaram a se mobilizar para o evento. O número de inscrições para participar da iniciativa aumenta a cada dia. O objetivo é sistematizar e incentivar o trabalho voluntário e as ações sociais do cooperativismo mineiro.

Após inscritas, as cooperativas receberão do Sistema Ocemg/Sescoop-MG um kit com o material de divulgação da campanha, composto por camisetas, flyers, botons e outras peças. De acordo com a responsável pela área de promoção social do Sistema, Cláudia Mello, é fundamental que todos os interessados enviem suas fichas de inscrição e fiquem atentos ao prazo final. “Se as cooperativas passarem do prazo para o envio das fichas, não poderemos garantir o envio do kit. É muito importante que elas respeitem o prazo para que o Sistema tenha tempo de enviar o material como previsto”, afirma.

Este ano, o Dia C será realizado no dia 28 de agosto. As expectativas são de ultrapassar os números atingidos na primeira edição do evento, promovida em 2009 pelo Sistema com a participação de 140 cooperativas.

A proposta é ampliar o alcance das atividades já existentes, focando o desenvolvimento social e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. No dia 28 de agosto, equipes de voluntários realizarão em todo o estado uma atividade, de escolha da cooperativa, que ajude a transformar para melhor a vida das pessoas.

As cooperativas interessadas em participar do Dia C devem preencher a ficha abaixo e enviá-la para o Sistema Ocemg/Sescoop-MG pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até dia 21 de junho. (Fonte: Ocemg)

Clique aqui e baixe a ficha de inscrição.

"