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O período de inscrições para o 2º Prêmio Comunicação Cooperativa termina no dia 16 de janeiro. Podem ser inscritos trabalhos realizados ao longo de 2009, em três categorias: “Reportagem sobre o Sistema Cooperativista”, “Pauta” e “Projeto de Comunicação e Marketing”. Objetivo é valorizar o trabalho de profissionais de comunicação que atuam no cooperativismo paulista. No total, serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios. Saiba mais
"Dois mil e nove foi um ano de consolidação para a Unimed. Durante todo o período, a marca, que detém 34% de participação no mercado, segundo pesquisa Datafolha, investiu no fortalecimento de seus valores. Valores, que ao longo de suas mais de quatro décadas de existência, fizeram da Unimed sinônimo de qualidade de vida, respeito e incentivo às causas socioambientais e, também, ao patrocínio esportivo. Por esses motivos, a marca conquistou em 2009 muitos prêmios e reconhecimentos de seus diversos públicos. Uma pesquisa encomendada ao Datafolha constatou que, por mais um ano, os brasileiros apontaram a Unimed como o melhor plano de saúde do país. A marca foi lembrada por 46% das pessoas que possuem planos de saúde, por 33% dos que não possuem e por 73% dos seus clientes.
Cerca de 1 bilhão em investimentos socioambientais - De acordo com o Balanço Social Consolidado do Sistema Unimed, divulgado em 2009 referente ao ano de 2008, foram investidos R$ 965,5 milhões em ações sociais por todo o Brasil - investimento 26% maior do que no período anterior. Além disso, em maio, a Unimed tornou-se oficialmente parceira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, a Unimed transformou-se numa importante agente propagadora dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Do Brasileirão ao Mundial de Natação Paraolímpico - Parceira do Instituto Superar no patrocínio paraolímpico desde 2004, quando passou a apoiar o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Unimed patrocinou, em 2009, o 1º Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação em Piscina Curta, ocorrido no Rio de Janeiro. Nesta competição, o Brasil foi o quarto colocado no quadro de medalhas e entre os destaques estavam os nadadores Daniel Dias e André Brasil, ambos patrocinados pela Unimed do Brasil. Pela sétima vez consecutiva, a marca investiu no Campeonato Brasileiro de Futebol, com posição de destaque entre as placas exibidas em todos os campos que receberam os jogos do torneio. O patrocínio ao Campeonato seguirá, também, em 2010.
Projeto Memória ganha Centro de Memória Virtual - Todas as informações levantadas para a comemoração das quatro décadas de existência da Unimed, comemorada em 2007, foram condensadas em um Centro Virtual de Memória, criado em março de 2009. No mesmo período, um Boletim Memória foi lançado para ajudar a contar a história da Unimed ao longo dos anos e divulgar as ações das cooperativas. A newsletter é encaminhada, mensalmente, aos dirigentes e profissionais das áreas afins.
Aquisição conjunta gera economia para o Sistema - Aprimorada, a Central de Compras da Unimed possibilitou mais autonomia nas negociações do dia a dia das cooperativas em 2009. Somente nas aquisições do segmento de Responsabilidade Social, foram adquiridas mais de 21 mil unidades do Manual de Alimentação Saudável; 5048 exemplares do Manual de Consumo Consciente; 3098 cartilhas do Código de Conduta Profissional; e 1060 manuais de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). Individualmente, cada um desses exemplares custava R$ 6,43 - negociados coletivamente, o preço final ficou em R$ 1,22. Igualmente bem-sucedida foi a compra conjunta das agendas para 2010 - de R$ 8,90, cada unidade, o valor final foi R$ 6,90. Ao todo, foram compradas 113 mil agendas.
Prêmios e reconhecimento - Também em 2009, a Unimed comemorou a conquista de diversos prêmios e colocações de destaque em rankings nacionais. Entre eles, o Prêmio Mérito Lojista; o Brand Finance; o Top of Mind Internet; o Brand Touch; o Marcas de Confiança; o Top of Mind Fornecedores de RH; o Folha Top of Mind; as 100 Marcas de Maior Prestigio do País; o Superbrands; e o Marketing Best. Três cooperativas locais destacaram a marca Unimed no ranking "100 Melhores Empresas para se Trabalhar", da revista Época, e outras 12 foram apontadas pela revista Exame como "Maiores e Melhores". Doze Unimeds também figuraram na 13ª edição do Guia Você S/A-Exame - As Melhores Empresas para Você Trabalhar.
Sobre a Unimed - Experiência de cooperativismo médico mais bem-sucedida do mundo, a Unimed surgiu em 1967, em Santos (SP). Hoje, 377 cooperativas integram o Sistema Unimed, cobrindo cerca de 75% do território nacional. Com mais de 107,1 mil médicos cooperados, a Unimed tem 15,5 milhões de clientes, que representam 34% do mercado nacional de planos de saúde. Além da saúde suplementar, a Unimed destaca-se como um dos maiores patrocinadores de esportes do Brasil, bem como em Responsabilidade Social: balanço recentemente divulgado registra R$ 965,5 milhões de investimentos em ações sociais. (Unimed Brasil)
Identificar oportunidades de melhorias na atuação da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) junto às unidades estaduais é prioridade para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). De acordo com a gestora da GEADG, Andréa Sayar, para que se possa alcançar este objetivo, foi criado um questionário para a elaboração de um diagnóstico, que servirá de subsídio à implantação de melhorias na interlocução e processos da área e para aumentar a efetividade do apoio prestado às unidades estaduais.
O questionário será encaminhado por meio de um ofício aos Superintendentes que poderão discuti-lo e respondê-lo com o envolvimento dos seus colaboradores. Durante as visitas técnicas, que terão inicio no próximo dia 11, no Estado do Amazonas, as informações geradas poderão ser aprofundadas. Depois é a vez de Minas Gerais, no dia 19, Ceará, dia 25 e Mato Grosso do Sul, dia 28.
A ação faz parte do plano de trabalho 2010 da GEADG, explica Andréa. “Ainda, nessa oportunidade, discutiremos os planos de trabalho de cada unidade visando identificar iniciativas que estão sendo realizadas por eles e que poderão ser melhor fomentadas e disseminadas intra e extra Sistema OCB/Sescoop”, ressalta Andréa. “A intenção é atender a proposta do Planejamento Estratégico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)/2009/2013, cuja diretriz de governança focaliza a ampliação dos mecanismos de participação das bases e a transparência”, acrescenta a gerente da GEADG.
A iniciativa também vai possibilitar o intercâmbio entre os estados e a divulgação dos seus projetos para o Sistema Cooperativista, além de proporcionar uma visão global de cada unidade.
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O atual mercado de trabalho está, a cada dia, mais exigente. Por isso, o Sistema Ocemg-Sescoop/MG inicia o ano ressaltando a importância da capacitação continuada e das inúmeras oportunidades oferecidas ao setor nesse sentido. “Os profissionais cooperativistas devem estar atentos às oportunidades de mercado e preparados para enfrentar os desafios que se apresentam. Ter visão sistêmica e harmoniosa sob todos os aspectos de uma organização também é fundamental. Por isso, é preciso a atualização constante em nosso segmento”, avalia o presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato.
De acordo com o professor da Faculdade Novos Horizontes, que promove o curso “Tecnólogo em Gestão de Cooperativas” em parceria com o Sistema, e presidente do Sicoob Nossacoop, Alfredo Melo, uma formação específica, em conformidade com a filosofia do segmento, é condição basilar para que o gestor alcance melhores resultados, fortalecendo os empreendimentos cooperativos.
Sescoop/MG - A gestão profissionalizada e o fortalecimento do cooperativismo mineiro são prioridades do Sescoop/MG (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Minas Gerais). Importante ferramenta para o desenvolvimento do sistema cooperativista, através do treinamento e da capacitação de seus recursos humanos, o Sescoop-MG, criado há 10 anos, tem propiciado o aperfeiçoamento e a capacitação de funcionários cooperativistas, associados e dirigentes. De 2001 a 2009, a Entidade beneficiou mais de 700 mil pessoas em cursos, treinamentos, congressos, monitoramento e eventos de promoção social.
“Todas essas ações representam, na prática, ferramentas para uma atuação mais eficiente e competitiva no mercado. Aumentamos a oferta de produtos e serviços de qualidade à sociedade nos diversos ramos de atuação das cooperativas”, ressalta Scucato.
Entre as inúmeras referências de sucesso das iniciativas do Sistema destaca-se o Formacoop – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas - primeiro programa específico voltado para a formação de dirigentes cooperativistas, que visa aperfeiçoar o conhecimento dos atuais dirigentes, além de treinar futuros conselheiros e gestores.
Para mais informações sobre os cursos e atividades do Sescoop-MG acesse www.ocemg.org.br ou ligue para 31. 3025-7109. (Fonte: Ocemg)
Será realizado, nos dias 15 e 16 de janeiro, em Cascavel (PR), o oitavo módulo do MBA em Gestão Financeira para cooperativas de crédito que vai tratar sobre Direito cooperativo, com carga horária de 24 horas aulas. O curso teve início em junho de 2009, com 35 participantes, e deverá ser concluído em dezembro deste ano, totalizando 19 módulos. As aulas são ministradas uma vez por mês, sempre às sextas e sábados. O MBA é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV).
Conteúdo - Nesse módulo serão abordados os temas: Direito Cooperativo; Projeto Integrado de Negócios 1; Gestão e Risco de Crédito; Análise de Crédito e Cobrança; Riscos Operacionais e Controles Internos; Derivativos e Gestão de Risco de Mercado; Planejador Financeiro; Técnicas de Comunicação e Negociação; Projeto Integrado de Negócios 2; Marketing em Cooperativas de Crédito; Gestão Operacional em Cooperativismo de Crédito e Aspectos Jurídicos do Sistema Financeiro Cooperativo. Os instrutores são professores do ISAE/FGV. (Fonte: Ocepar)
"No dia 18 de dezembro, durante a 64ª. Assembléia Geral das Nações Unidas foi aprovada a resolução sobre " As Cooperativas e o Desenvolvimento Social", que declara 2012 como Ano Internacional das Cooperativas (IYC sigla em Inglês).
Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista. A notícia foi recebida por dirigentes do mundo inteiro com grande aceitação. A nova presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Pauline Green, disse que “o ano internacional das cooperativas é um evento muito oportuno para uma mais profunda compreensão do movimento cooperativo como um todo"
Para Ian Macdonald, diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional, "é o momento de lembrar ao mundo que existe mais do que uma forma de fazer negócios e que, em uma economia globalizada, todos nós devemos trabalhar juntos."
A ACI-Américas, agradeceu aos 55 Estados-membros das Nações Unidas e, especialmente, nas Américas, bem como as instituições internacionais, as cooperativas e outras partes interessadas no desenvolvimento e crescimento das cooperativas em todo o mundo, ao apoio dado a Resolução das Nações Unidas.
Para ter acesso a um texto preliminar da resolução basta visitar o site da NCBA (National Co-operative Business Association).
"A Cooperativa de Crédito do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Sicoob Cejascred) deve iniciar suas atividades, em Jaraguá do Sul (SC), ainda no primeiro trimestre de 2010, período em que também está prevista sua filiação ao sistema Sicoob SC. A cooperativa, constituída no dia 24 de novembro de 2009, já recebeu autorização do Banco Central do Brasil e aguarda, apenas, a homologação de constituição da Assembléia Geral. Os integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal e a Diretoria Executiva já foram eleitos.
A Cejascred é uma cooperativa de livre admissão de associados que se constituiu com o apoio da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, da Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu e sindicatos patronais do município.
Segundo o presidente da cooperativa, Gentil Marció, a iniciativa começou a ser articulada em 2006. "Uma cooperativa de crédito traz inúmeros benefícios não só ao empreendedor, mas à comunidade em geral. Os associados irão dispor de maior flexibilização no atendimento e uma redução dos custos com tarifas e serviços que habitualmente são praticados pelo sistema financeiro. Haverá ainda um ganho com a movimentação de recursos na comunidade", explicou. (Fonte: Sicoob Central SC)
O Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) são parceiras da Unisul/Virtual na oferta do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. O curso, direcionado para a qualificação de gestores, é voltado para formar profissionais capazes de gerenciar as atividades de cooperativas dos mais diversos ramos.
O superintendente da Ocesc/Sescoop, Geci Pungan, destaca que colaboradores de cooperativas, formalmente registradas na Ocesc, poderão receber apoio financeiro do Sescoop/SC, equivalente a 33 % do valor das mensalidades, durante todo o curso.
A estrutura do curso foi planejada para atender o campo interdisciplinar da Gestão de Cooperativas, que é voltado para as necessidades do mercado e recebe como fundamento principal três áreas de conhecimento: Gestão de Cooperativas; Finanças e Administração. O concluinte receberá diploma de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas.
O profissional diplomado terá, entre outros, subsídios para entender a importância da visão e do raciocínio estratégico serem aplicados na gestão de cooperativas; realizar atividades de planejamento, operação, controle e avaliação dos processos organizacionais; criar, inovar e promover a produtividade e qualidade das cooperativas e da sociedade na qual está inserido.
Entre os objetivos do curso estão o de formar profissionais de Gestão de Cooperativas que sejam competentes para gerenciar atividades relacionadas aos diferentes setores da atividade cooperativa; capazes de realizar a integração de competências de trabalho; desenvolver condições atitudinais e técnicas para a compreensão da importância da visão e do raciocínio estratégico; possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização, no dia-a-dia, dos instrumentos e das técnicas aplicadas na gestão das cooperativas; entender o papel social das cooperativas, tendo como meta a melhoria da atuação dos profissionais dessa área no meio em que interagem, etc.
O processo seletivo ocorre duas vezes por ano. A seleção é feita pelo histórico escolar do ensino médio. Podem participar do curso colaboradores de cooperativas, associados, consultores, prestadores de serviços e pessoas que desejam a formação superior em Administração do sistema cooperativo, que tenham diploma de conclusão do ensino médio e possuam computador com acesso à internet. As inscrições estão abertas até o dia 18 de janeiro de 2010 e informações podem ser obtidas no site www.unisul.br. (Fonte: MB Comunicação)
Técnicos das unidades estaduais da Região Nordeste do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) diretamente relacionados à elaboração de projetos, estão reunidos até esta sexta-feira (18/12), em Camaragibe, no estado de Pernambuco. Eles participam da oficina Desenvolvimento de Processos Participativos nas Cooperativas.
Segundo Karla Oliveira, assessora de Gestão Estratégica do Sescoop, a capacitação tem, dentre outros objetivos, o de ampliar os conhecimentos sobre construção conjunta, planejamento, gestão e fomento do cooperativismo.
Dividida em quatro módulos, a capacitação, que iniciou na segunda-feira, (14/12), se concentrou nesta semana no bloco I - Enfoque Participativo no Trabalho com e em Grupos.Os outros três módulos abordarão: Gestão Participativa de Organizações Cooperativas; Técnicas e Instrumentos de Planejamento Participativo; e Elaboração e Gestão de Programas e Projetos. O último módulo deverá ser concluído em abril de 2010.
O tema é pauta também da RádioCoop. Clique aqui para ouvir a matéria
O Sistema Ocemg/Sescoop-MG acaba de lançar seu “Anuário do Cooperativismo Mineiro – Maiores Cooperativas de Minas Gerais – Ano 2009” . Embora o ano tenha sido difícil em função da crise financeira mundial, o setor comemora a estabilidade das cooperativas nos aspectos econômico e social.
Segundo o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, o Anuário do Cooperativismo Mineiro se consolida como uma publicação abrangente, que reúne as principais informações do segmento em Minas Gerais. “Muitas de nossas cooperativas já fazem parte do ranking das maiores organizações do país e a pujança de nosso segmento se faz expressar pelos números. A movimentação econômica do setor, por exemplo, está em R$ 16 bilhões, o que representa 6,3% do PIB estadual”, afirma.
A publicação traz além de informações econômicas e sociais do cooperativismo mineiro, o catálogo das cooperativas mineiras, com resultados e indicadores de desempenho do cooperativismo no Estado. São 820 cooperativas devidamente adimplentes e quase 925 mil associados. No Brasil existem 7.672 cooperativas e mais de 7,6 milhões de cooperados.
O ranking das maiores cooperativas de Minas é composto por dados que indicam o número de associados e de empregados, receitas e ativos totais, patrimônio líquido, capital social, riqueza média gerada por associado, sobra média por associado ativo, salário médio por empregado, valor médio de operação de crédito por associado (ramo crédito), receita média por usuário (ramo saúde).
Esta estrutura está disposta em categorias compiladas nos seguintes ramos: agropecuário, consumo, habitacional, saúde, produção, crédito, infraestrutura, trabalho, transporte, educacional, especial, mineral e turismo e lazer. O Anuário também apresenta indicadores de desempenho com os resultados relacionados ao quadro social, quadro funcional, desempenho financeiro e contribuições para a sociedade.
Para mais informações sobre o Anuário, acesse o site: www.ocemg.org.br.
(Fonte: Ocemg)
A Unimed-BH inaugurou hoje, dia 17 de dezembro, o Hospital Unimed. A unidade é resultado de um investimento de R$ 80 milhões, o maior já feito pela Cooperativa em serviço próprio. O Hospital possui 250 leitos e capacidade para realizar 18 mil atendimentos/mês só no pronto-socorro e será o maior hospital privado voltado para emergência e urgência de Minas Gerais.
O Hospital Unimed consolida-se também como um espaço importante de trabalho médico. Serão cerca de 250 médicos somente nos plantões, que se somarão àqueles que poderão utilizar a infraestrutura para agendamento de cirurgias ou para internação de seus pacientes. Mais de 1500 médicos poderão fazer parte do corpo clínico aberto do hospital em seu primeiro ano de funcionamento.
Diversas autoridades médicas, políticas e da área de saúde prestigiaram o evento de inauguração. “A Unimed-BH é modelo de gestão para as outras Unimeds no país. E nós só temos que parabenizar os cooperados que participaram e contribuíram para isso”, afirmou o presidente da Unimed do Brasil, Eudes Aquino. Para o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fausto Pereira dos Santos, a Cooperativa é reconhecida no cenário nacional pela sua gestão, solidez e qualidade assistencial. “A Unimed-BH tem papel de vanguarda na saúde suplementar e é parceira da ANS em experimentos importantes”, ressaltou.
A importância do Hospital Unimed para o setor de saúde da cidade foi lembrado pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. “BH fez 112 anos no último sábado e este hospital é mais um presente para a cidade”, frisou. Para o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, Unimed se tornou sinônimo de plano de saúde. “Isso mostra o prestígio e a força que a marca tem”, destacou o vice-governador, salientando que a inauguração do Hospital Unimed é um momento especial para a saúde da cidade.
Homenagem - O edifício que abriga o empreendimento recebeu o nome do médico dermatologista Francisco José Neves, numa homenagem ao fundador e ex-presidente da Unimed-BH. Inspirado pelas primeiras empresas de medicina de grupo que surgiam em São Paulo, ele trouxe o modelo de cooperativa para Belo Horizonte, em abril de 1971.
Natural de Ouro Preto, Chico Neves – como era mais conhecido – presidiu a Unimed-BH de 1978 a 1998. Esse foi um período fundamental para que a Cooperativa se consolidasse como referência de planos de saúde em Minas Gerais, pela qualidade assistencial, e assumisse a liderança do mercado. Eleito Conselheiro Social em 2007, como representante da área de Dermatologia, o médico faleceu naquele mesmo ano.
O Hospital - O início das atividades da nova unidade será de forma gradual – considerando seu porte e sua complexidade – a partir de 04 de janeiro de 2010, com a abertura de uma ala de internação clínica e do CTI. A expectativa é de que, dentro de 120 dias, todas as áreas operacionais estejam em pleno funcionamento. Essa estratégia traz ainda mais segurança para o atendimento aos clientes e tranquilidade para as equipes que lá irão atuar.
“Com a entrega do Hospital Unimed, elevamos nossa capacidade de resposta à principal demanda dos clientes de planos de saúde, que é a expectativa de serem atendidos com agilidade, segurança e qualidade em situações de emergência e urgência. Além disso, ampliamos nossa rede de serviços próprios, de forma a complementar a atenção já prestada pelos hospitais credenciados”, explica o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas.
O Hospital consolida mais de R$ 100 milhões de investimentos em novos serviços de saúde nos últimos quatro anos feitos pela Unimed-BH. Também fazem parte deste investimento a Unidade Unimed em Contagem (em funcionamento desde julho deste ano), Núcleo de Atenção à Saúde Contorno (inaugurado em abril de 2009) e o Centro de Promoção da Saúde (aberto em 2007). (Fonte: Unimed-BH)
Um total de 11 mil livros didáticos foram doados pelo Sistema Ocepi-Sescoop/PI a 14 cooperativas educacionais do estado. As publicações do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) foram adquiridas com apoio da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc).
A iniciativa vai beneficiar 5.300 alunos e 520 educadores dos ensinos infantil, fundamental e médio, como também do seguimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O acervo compreende todas as disciplinas da educação regular e irá incrementar o serviço prestado por essas cooperativas, favorecendo uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Nem sempre as famílias dos alunos podem custear a obtenção de todos os títulos demandados pelo corpo docente a cada ano”, afirmou José Pinto de Alencar, presidente do Sistema Ocepi-Sescoop/PI.
O objetivo da ação é aperfeiçoar o desenvolvimento didático-pedagógico e a formação integral discente, de forma que as cooperativas educacionais piauienses prossigam sendo um diferencial positivo na educação escolar. (Fonte: Sistema Ocepi-Sescoop/PI)
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Marcelo Rehder
A taxa média de juros cobrada do consumidor em novembro foi a mais baixa desde janeiro de 1995. Segundo pesquisa divulgada ontem pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac),o juro médio para pessoa física caiu 0,07 ponto porcentual no período e ficou em 6,96% ao mês.
Das seis linhas de crédito para o consumidor pesquisas pela Anefac, só o cartão de crédito manteve inalteradas as suas taxas de juros. Todas as demais - juros do comércio, cheque especial, crédito direto ao consumidor e empréstimo pessoal de bancos e de financeiras - reduziram suas taxas em novembro.
Para empresas, todas as linhas de crédito pesquisadas apresentaram queda no mês passado, incluindo capital de giro, desconto de duplicatas, desconto de cheque e conta garantida. A taxa média caiu 0,16 ponto porcentual, para 3,75% ao mês. Foi a mais baixa desde fevereiro de 2001.
Os juros vinham em queda desde o início do ano, principalmente nas linhas de crédito para o consumidor. Esse movimento foi interrompido em outubro, quando as instituições financeiras subiram as taxas diante da expectativa de que o Banco Central (BC) pudesse elevar a taxa básica (Selic).
Contudo, em novembro, depois que o BC sinalizou que não subiria a Selic, pelo menos por enquanto, bancos e financeiras voltaram a diminuir suas taxas.
Para o vice-presidente da Anefac, Miguel José Ribeiro, essas reduções podem ser atribuídas ao bom momento por que passa a economia brasileira, à maior competição do sistema financeiro e à expectativa da redução da inadimplência com a retomada do crescimento do emprego e da renda.
Segundo ele, o consumidor brasileiro convive hoje com uma situação nova, na qual a redução dos juros das operações de crédito em alguns casos se dá em níveis superiores às quedas da taxa Selic. Por exemplo, no mês passado o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica em 8,75% ao ano, enquanto os juros cobrados nas operações de crédito para consumidores e empresas caíram no período.
"Nos níveis atuais, a Selic desestimula aplicações de tesouraria e força os bancos a destinarem mais dinheiro para crédito, estimulando a concorrência", afirma Ribeiro.
Veículo: O Estado de S. Paulo
Publicado em: 17/12/2009
O Sistema OCB-Sescoop/AM, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas, lança hoje (16/12) o site da instituição. O lançamento ocorrerá no Clube da Unimed, no Bairro Beija-Flor, às 19h, durante a realização do VII Encontro Social de Integração do Cooperativismo Amazonense. O endereço do site é www.ocbam.coop.br.
De acordo com o superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, a ferramenta contribuirá para o desenvolvimento do cooperativismo por facilitar o acesso das pessoas às informações sobre o setor. “Buscamos criar um site com informações que sirvam para esclarecer dúvidas e compartilhar com nosso público e com a sociedade nossas ações e realizações”, afirmou Fassini.
Para o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), Petrucio Magalhães Júnior, o site também marca uma nova etapa da comunicação do Sistema OCB-Sescoop/AM. “Esta é mais uma ação de nosso planejamento estratégico e mais uma meta atingida em nosso plano de gestão. O site é uma ferramenta necessária para que o cooperativismo cresça de uma forma consistente, é o caminho para mostrarmos a sua importância para a sociedade” salientou.
O evento de hoje também marca o encerramento de um ano exitoso para a instituição que teve um crescimento de mais de 100% em número de pessoas atendidas em cursos, eventos de promoção social e ações de monitoramento. Em 2009, também houve número recorde de cooperativas registradas e constituídas. “Só temos que comemorar e agradecer às cooperativas, a nossa equipe e aos nossos parceiros por resultados tão vultosos. Esperamos manter e ampliar o ritmo em 2010”, destaca o presidente Petrucio Magalhães Júnior. (Fonte: OCB-Sescoop/AM)
O Sistema Ocemg-Sescoop/MG promoveu nesta terça-feira (15/12) o III Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras. O tema do Encontro, que aconteceu no Hotel San Diego, em Belo Horizonte (MG), foi “A importância das práticas voluntárias como agentes de transformação e desenvolvimento social”.
O evento teve como objetivo promover uma reflexão sobre as oportunidades oferecidas pelo voluntariado como forma de fortalecer o cooperativismo e a importância dessa prática para a transformação das realidades onde as cooperativas atuam.
Na programação, palestras sobre a contribuição voluntária para se alcançar os Objetivos do Milênio, a responsabilidade social nas empresas e a importância das ações voluntárias para o desenvolvimento da sociedade e os desafios e benefícios dos programas de voluntariado.
Homenagem - Durante o Seminário, também foram homenageadas as ações voluntárias desenvolvidas em 17 de outubro, no Dia de Cooperar, quando voluntários de 140 cooperativas mineiras desenvolveram iniciativas em benefício do próximo em um grande movimento de solidariedade. Devido à qualidade dos projetos, o Sistema Ocemg-Sescoop/MG reconheceu todos os trabalhos. (Fonte: Sistema Ocemg-Sescoop/MG)
"Apresentar o projeto Alternativas Produtivas para o Desenvolvimento do Cooperativismo das Regiões Sul e Sudoeste aos cooperativistas das regiões onde estão ocorrendo os estudos. Este foi o objetivo de seminário realizado em Pelotas (RS), no último dia dez. O projeto é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).
O Seminário de Alternativas Produtivas para o Desenvolvimento do Cooperativismo das Regiões Sul e Sudoeste do Rio Grande do Sul contou com a participação de cerca de 160 pessoas de 17 municípios.
Os resultados foram apresentados no seminário pelo professor da Faccat Eduardo de Oliveira Wilk. Os dados quantitativos eram referentes à produção leiteira da região. De acordo com Vergílio Perius, presidente do Sescoop/RS, todas as cooperativas das regiões Sul e Sudoeste receberão, até o fim deste ano, o relatório final da pesquisa.
Para o projeto, o Sescoop/RS buscou o apoio técnico necessário para a pesquisa nas Faculdades de Taquara (Faccat). A instituição acadêmica é responsável por avaliar a situação operacional de 19 cooperativas das regiões da Campanha, Centro-Sul, Fronteira-Oeste e Sul. Ao mesmo tempo, os pesquisadores pretendem identificar o perfil estrutural e de atuação de cada uma delas, assim como suas potencialidades agroindustriais e as principais lacunas competitivas. A pesquisa deve mostrar ainda a contribuição destas cooperativas para a região.
Projeto - Roberto Ramos Morais, coordenador dos estudos realizados pela Faccat, afirmou que o foco principal do projeto é desenvolver a região não apenas na área econômica, mas também na social. Para o gerente regional da Emater, Lair Correa, é preciso conhecer a realidade da região e saber qual é seu potencial. “Nossa região dá grande importância para o trabalho associado, e o cooperativismo é a melhor opção” , declarou Correa.
O presidente do Sescoop/RS, que apresentou as diretrizes do projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias, afirmou que “a alavanca do cooperativismo é a confiança. Estamos mesmo vivendo uma nova fase no cooperativismo, o que é comprovado pelo aumento de 18% no número de associados a cooperativas gaúchas”. (Fonte: Sescoop/RS)
A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia (Calu) recebeu conceito “A” na classificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF). A auditoria foi realizada no dia dez de dezembro, na matriz da Cooperativa, em Uberlândia. Após a vistoria em todo o laticínio os auditores avaliaram positivamente todos os processos da indústria, armazenamento de lácteos e captação de leite.
“Foi um dia especial para todos que se envolveram neste projeto, o que comprova o quanto somos capazes quando perseguimos uma meta e nos engajamos na sua realização”, comentou o gerente do setor de Operações e Logística da Cooperativa, Cássio Vinícius Vieira.
De acordo com ele, “ser classificado com o conceito A demonstra a confiança depositada pelos auditores da inspeção federal à Calu, credenciando-nos a manipular células vivas de origem animal, desde a origem (matéria-prima) até a transformação em produtos que servirão de alimento para seres humanos”.
A meta - De acordo com o diretor geral da Calu, Ulysses de Freitas Júnior, essa conquista foi uma meta estabelecida nos últimos anos. “Para isso nós investimos em melhorias da fábrica, na atualização de processos, em equipamentos, treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos. O resultado demonstra o esforço das equipes de vários setores da cooperativa e, principalmente, no comprometimento que a Calu assume com a qualidade do leite, desde a saída da fazenda do produtor até chegar ao consumidor”, pontua. (Fonte: Calu)
Os desafios do ano foram superados e as projeções para 2010 são otimistas. Essa é a expectativa dos presidentes das cooperativas paranaenses que participaram de reunião, nesta segunda-feira (14/12), na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba (PR). O encontro foi promovido pela diretoria da organização com o objetivo de fazer um balanço das atividades do ano e discutir as ações que deverão ser executadas em 2010.
O encontro foi coordenado pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e pelo superintendente José Roberto Ricken. O coordenador de Comunicação, Samuel Milléo Filho, também participou e apresentou resultados da campanha de marketing da organização, lançada no dia 26 de novembro. Estiveram ainda presentes na reunião o secretário estadual da Agricultura, Valter Bianchini, e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana.
Balanço - Segundo o apurado na reunião, a crise financeira mundial, desencadeada no segundo semestre de 2008, afetou o cooperativismo paranaense ao longo desse ano, mas com intensidade menor que a inicialmente esperada. De um modo geral, as cooperativas conseguiram manter os investimentos planejados para 2009 e vão fechar o exercício alcançando movimentação financeira semelhante à obtida no ano anterior.
As intempéries climáticas também causaram preocupação e prejuízos, especialmente para os cooperados e cooperativas do ramo agropecuário, mas a safra 2009/10 deve ser concluída com resultados mais animadores. (Fonte: Ocepar)
O Sistema Ocemg-Sescoop/MG promove nesta terça-feira (15/12), das 9 às 18h, o III Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras. O tema do Encontro, que acontecerá no Hotel San Diego, em Belo Horizonte, é “A importância das práticas voluntárias como agentes de transformação e desenvolvimento social”.
O evento tem como objetivo promover uma reflexão sobre as oportunidades oferecidas pelo voluntariado como forma de fortalecer o cooperativismo e a importância dessa prática para a transformação das realidades onde as cooperativas atuam.
A programação conta com palestras sobre a contribuição voluntária para se alcançar os Objetivos do Milênio, a responsabilidade social nas empresas e a importância das ações voluntárias para o desenvolvimento da sociedade e os desafios e benefícios dos programas de voluntariado.
Homenagem - Durante o Seminário, também serão homenageadas as ações voluntárias desenvolvidas em 17 de outubro, no Dia de Cooperar, quando voluntários de 140 cooperativas mineiras desenvolveram iniciativas em benefício do próximo em um grande movimento de solidariedade. Devido à qualidade dos projetos, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG reconhecerá todos os trabalhos. (Fonte: Ocemg)
O Curso de Formação de Mulheres Cooperativistas será encerrado em fevereiro de 2010 formando 95 associadas ou esposas de associados da Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana de Cândido Mota (Coopermota). Com sede em Cândido Mota (SP) e mais unidades em todo o médio Vale do Paranapanema, a cooperativa criou a capacitação para promover a participação da mulher na cooperativa além de transferir conhecimento sobre questões como saúde, administração rural e liderança.
A capacitação integra o Programa de Educação Cooperativista da Coopermota. Foi criada em maio de 2009 com quatro módulos abrangendo temas como educação, economia internacional, saúde e sanidade no campo .
A iniciativa ganhou espaço no Seminário de Gênero do Cooperativismo e Associativismo, realizado no dia dez de dezembro, em Brasília (DF). A assessora de cooperativismo da Coopermota, Inês Rosa, apresentou o curso e resultados apurados até o momento. Segundo ela, muitas mulheres já demonstram interesse em participar do conselho fiscal da cooperativa ou em outras instâncias da unidade.
Atualmente a Coopermota tem cerca de 1.800 cooperados, sendo 70% pequenos produtores e 30% médios e grandes produtores rurais. A sua matriz está instalada em Cândido Mota, no estado de São Paulo, mas sua área de atuação estende-se por todo o Médio Vale do Paranapanema, compreendendo aproximadamente 160 mil hectares de grãos.
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