Notícias negócios
O sistema cooperativista brasileiro vem se desenvolvendo de uma forma consistente com mais de 30 milhões de pessoas envolvidas”, relata o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Portocarrero.
Para estimular o setor, o ministério investe na profissionalização da gestão, na internacionalização e no acesso a mercados, com a promoção de cursos e a participação de cooperados em rodadas de negócio, missões ao exterior e eventos nacionais e internacionais. “Essa é uma forma de expor a produção cooperativa nacional no mercado mundial, aproveitando esse momento em que o Brasil se destaca como produtor de alimentos”, completa Portocarrero. Para essas ações, o governo aplicou, em 2009, R$ 7,6 milhões.
O cooperativismo foi a solução encontrada por um grupo de imigrantes holandeses que chegaram ao Brasil na década de 1950 e ocuparam os arredores do município de Castro/PR, com o compromisso de desenvolver a agropecuária na região.
A colônia Castrolanda, a 10 quilômetros do centro da cidade, foi fundada pelos imigrantes, em 1951, e preserva a arquitetura típica da Holanda. Um imenso moinho de 37 metros de altura abriga o Memorial da Imigração Holandesa. Nesse cenário foi criada a Cooperativa Castrolanda, uma das mais prósperas do País, com destaque na pecuária leiteira, suinocultura, produção de soja, milho, feijão, batata e trigo.
“Investir em pesquisa e desenvolvimento agropecuário sempre foi a nossa prioridade para agregar valor aos produtos e garantir a sustentabilidade dos associados”, afirma o vice-presidente da Castrolanda, Willen Berend Bouwman. Parcerias operacionais e estratégicas no processo de industrialização contribuíram para alavancar os negócios.
Na cooperativa, são industrializados o leite (em pó, integral, desnatado e creme de leite), batata (chips e palha) e ração. A usina de beneficiamento de leite processa, em média, 150 milhões de litros por ano. Toda a produção é registrada no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e, posteriormente, fornecida às indústrias.
Nos últimos dez anos, o ciclo de crescimento foi de 40% ao ano. Em 2008, o faturamento chegou a R$ 922 milhões. Com as conquistas do sistema cooperativista, a Castrolanda implantou reformas profundas em infraestrutura e introduziu um programa de gestão participativa, que compreende a profissionalização dos produtores, planos de capitalização e de monitoramento. A cooperativa conta com 700 associados e 488 colaboradores das regiões centro-sul do Paraná e sul de São Paulo. (Fonte: Mapa)
A Unimed Curitiba, em parceria com o jornal Gazeta do Povo, realiza o Projeto Verão 2010. As atividades ocorrem nos finais de semana, das 10h às 17h, entre os dias 16 de janeiro e 21 de fevereiro, em sete parques de Curitiba. Serão realizadas atividades físicas e os participantes receberão orientação, em locais especialmente preparados, sobre técnicas de “shiatsu”, massagem aromática, reflexologia, yoga, quick massage e auto massagem. O início do Projeto Verão ocorre neste fim de semana (dias 16 e 17 de janeiro no Parque Barigui.
As atividades físicas serão distribuídas em caminhadas, sessões de alongamento, gincanas, dança com ritmos variados e brincadeiras para crianças. Além dessas atividades, as pessoas poderão participar de ações de medicina preventiva, realizados por profissionais de saúde da Unimed Curitiba, que incluem aferição de pressão arterial e mensuração do índice de massa corporal.
“A adoção no nosso cotidiano de hábitos como alimentação equilibrada e realização de exercícios físicos regularmente diminuem os riscos de desenvolvimento de doenças, e a Unimed Curitiba desenvolve o Projeto Verão para incentivar a população a adotá-los” afirma o diretor-presidente da Cooperativa, Dr. Sérgio O. Ioshii.
O Projeto Verão é uma ótima oportunidade para reforçar o cuidado com a própria saúde. Para quem desejar participar, a agenda de atividades segue o seguinte cronograma:
Agenda
16 e 17/01 :: Parque Barigui
23 e 24/01 :: Parque Tingui
30 e 31/01 :: Parque Bacacheri
06 e 07/02 :: Parque São Lourenço
13 e 14/02 :: Parque Náutico
20 e 21/02 :: Parque Barigui
Horário Projeto Verão: das 10h às 17h
Fonte:
(Fonte: Veículo: Paranashop)
A Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) deu início, nesta semana, a um levantamento nacional para fazer um diagnóstico de todas as unidades estaduais da instituição. Os dados servirão de subsídio para aumentar a efetividade do apoio prestado às parceiras distribuídas em todo o território brasileiro.
O Amazonas foi o primeiro estado a receber a visita da equipe de trabalho. A gerente da GEADG, Andréa Sayar e a técnica responsável pela unidade do Amazonas, Edlane Resende começaram, nesta terça-feira (12/1), os estudos que vão servir de base para traçar o perfil e identificar junto aos técnicos do Sescoop/AM ações e melhorias a serem implementadas.
Andréa Sayar informou que todos os estados brasileiros serão visitados, até junho deste ano, pela equipe técnica da GEADG. A compilação e análise dos dados também vão integrar o planejamento estratégico da Gerência. “Muitos dados importantes ficavam guardados no Sescoop, mas a partir deste trabalho eles serão compartilhados por todas as unidades do País”.
Andréa destacou ainda que estas visitas técnicas têm por objetivo principal ouvir o que cada estado tem a dizer sobre a área e que ações estão apresentando melhores resultados. “A partir de agora todos irão olhar o Sescoop como sistema independente do lugar ou do tamanho, têm valor e desenvolvem ações importantes para o cooperativismo brasileiro”.
A metodologia de trabalho também utiliza um formulário contendo questões sobre a atuação da unidade estadual. As respostas serão encaminhadas ao Sescoop nacional. “As informações vão proporcionar melhorias às unidades de todo o País”, afirmou Sayar.
A fase de coleta de dados será concluída em 2 de julho e, a partir do início do segundo semestre de 2010, haverá outra rodada de visitas aos estados com reuniões de grupo. O trabalho vai ser finalizado com uma grande reunião nacional no final de 2010, quando será apresentado um balanço do que foi feito durante o ano. (Fonte: OCB/AM)
Prêmio Mérito Fitossanitário reconhece ações de responsabilidade social e ambiental das indústrias de defensivos agrícolas, cooperativas e outros canais de distribuição, e profissionais que se destacam nas iniciativas de educação e treinamento do homem do campo. O Prêmio busca promover o “desenvolvimento rural sustentável”. Os trabalhos poderão ser entregues até 31 de março de 2010. Saiba tudo sobre o Prêmio
"A institucionalização do Fundo de Catástrofe, que hoje tramita no Congresso Nacional, e a liberação de créditos de custeio e investimento foram as medidas defendidas pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para solucionar as consequências dos temporais que vêm assolando o Rio Grande do Sul. Ele recebeu, nesta terça-feira (12/1), parlamentares da bancada gaúcha e prefeitos de cidades atingidas por enchentes e vendavais, que solicitaram recursos para reverter os prejuízos causados pela chuva desde o mês de novembro.
O grupo (cerca de 60 pessoas) destacou a agilidade e eficácia com que o Ministério da Agricultura atendeu, no último mês, os pedidos de verbas para a recuperação de estradas rurais nos locais prejudicados. Nesse período, a pasta liberou R$ 42 milhões para 115 municípios gaúchos e, este mês, foram solicitados mais R$ 70 milhões à Casa Civil para o atendimento a outros 205 municípios.
Para garantir o acesso aos recursos, em caso de emergência, os prefeitos devem procurar associações de municípios ou a Secretaria de Agricultura do estado para informar os danos provocados pelas adversidades climáticas e encaminhar documento à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa) para repasse de recursos ou maquinário. (Fonte: Mapa)
"Em elevado estado de crescimento no Brasil, o Sicredi atualmente está presente em dez estados Brasileiros. No Mato Grosso a Cooperativa Sicredi é considerada uma das maiores instituições financeiras, devido ao fato de estar presente em praticamente nos 141 municípios do estado. Agora chegou a vez de Paranaíta ser contemplada com uma agência Bancaria do Sicredi.
As negociações em torno da implantação do Sicredi em Paranaíta vinham sendo acontecendo há anos. Porém desde dezembro de 2008, diretores do Sicredi Norte, Empresários e o Prefeito Dr. Pedro (naquela época ainda não empossado), iniciaram uma nova rodada de negociação que resultou na concretização desse antigo sonho. A Agência Sicredi Paranaíta já está sendo construída no centro da cidade com uma estrutura de mais de 300m², com inauguração prevista para 10 de maio.
Os trabalhos de abertura de contas, vendas de cota capital e alguns outros serviços já estão disponíveis para a comunidade, tendo em vista que o Gerente, Marcelo Faria, que será responsável pela agência de Paranaíta já esta oferecendo esses primeiros serviços básicos a população. Marcelo conta que o Sicredi é uma instituição Financeira que chega a Paranaíta para contribuir com o Desenvolvimento da Cidade. “Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade para a comunidade Paranaitense, com linhas de créditos bem acessíveis com oportunidades de bons negócios para todos”, enfatiza Marcelo.
O Prefeito do Município Dr. Pedro destaca que o Sicredi chega a Paranaíta em um momento divisor de águas, pela fase de transformação que a cidade está vivendo. Segundo o Prefeito, essa iniciativa será motivo para que outros investimentos também sejam feitos em Paranaíta,
“O Sicredi é uma instituição séria que sempre sonhamos ter agência em nossa cidade. Agora, com essa realização, vamos dar todo incentivo necessário no intuito de fortalecê-lo, tendo em vista o crescimento e desenvolvimento de Paranaíta”, relata o Prefeito. (Fonte: Jornal Mato Grosso do Norte)
O município de Araputanga apresentou maior participação industrial na sua economia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), superando até mesmo Cuiabá, que possui a maior economia no Estado e Várzea Grande, que hoje está na terceira colocação. Os dados apontam que 48% da economia de Araputanga é movida pela indústria. Merecendo destaque a Coopnoroeste/Lacbom no setor de laticínios.
A vocação industrial do Estado vem apresentando crescimento médio de 13,14% ao ano, conforme simulação apresentada pela Fiemt dos últimos 10 anos. De 1999, quando VAB Industrial em valores correntes era de R$ 2,32 bilhões, em uma escala crescente, saltou para R$ 6,97 bilhões em 2008, apontando uma evolução de 201%. Nos setores de alimentos e bebidas o segmento industrial teve um crescimento de 25%.
Para o diretor presidente da Cooperativa Agropecuária a Coopnoroeste/Lacbom Ademar Furtado da Silva esse resultado mostra a importância das indústrias, em especial da cooperativa para a economia regional do estado de Mato Grosso. “Temos uma história de 34 de participação ativa no desenvolvimento regional sustentável de Mato Grosso” disse o presidente, que informou que a Coopnoroeste tem 375 funcionários e mais de 1600 cooperados, ou seja, gera quase 2 mil empregos, entre diretos e indiretos.
A Cooperativa captou em 2009 mais de 55 milhões de litros de leite e está em obras para ampliação da capacidade produtiva. A previsão de Ademar Furtado é que até o mês de março do corrente ano as obras estejam concluídas. (Fonte: Coopnoroeste/Lacbom)
A Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) dará inicio, esta semana, a um levantamento para a realização de um diagnóstico junto às unidades estaduais da instituição. A intenção é identificar oportunidades de melhorias na atuação GEADG. Os dados servirão de subsídio para aumentar a efetividade do apoio prestado às unidades estaduais. Andréa Sayar, que está à frente da gerência, fala sobre a iniciativa para os ouvintes da RádioCoop. Clique aqui e tenha acesso à entrevista.
"Em sua primeira experiência com projeto voltado aos jovens rurais, a Empaer-MT e a Cooperativa Agropecuária de Araputanga (Coopnoroeste) realizaram um curso profissionalizante de bovinocultura de leite direcionado para jovens rurais. Para a realização do curso, houve recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Um grupo de 23 jovens com idade média de 17 a 29 anos, filhos e filhas de cooperados, aprendeu a trabalhar e administrar a propriedade rural, ou seja, se tornaram empreendedores rurais.
A profissionalização oferece condições ao jovem de permanecer na atividade rural com conhecimento e tecnologia. O curso foi dividido em duas etapas, uma com 36 horas, enfocando sobre as políticas públicas, crédito rural, cooperativismo e resultados esperados. Na segunda etapa, com carga horária de 64 horas, foi abordado a alimentação do rebanho, manejo sanitário, reprodutivo, produtivo, gestão da atividade leiteira e meio ambiente
A entrega do certificado aos participantes aconteceu no dia 23 de dezembro, em Araputanga e contou com a presença do sócio fundador da Coopnoroeste Padre Erminio Celso, da diretoria da cooperativa e do presidente da Empaer-MT Leôncio Pinheiro e de familiares dos jovens participantes.
O presidente da Emaper-MT ressaltou que o encerramento desse curso com a entrega dos certificados representa uma conquista para os jovens rurais de Mato Grosso.
O mesmo disse ainda que esse projeto piloto foi iniciado graças a parceria que foi firmada com a Coopnoroeste através do seu presidente Ademar Furtado que veio do meio rural e o mais jovem presidente de uma cooperativa em Mato Grosso, e sabe da importância em profissionalizar os jovens.
Leôncio informou que para 2010 a cooperativa dará continuidade nesse projeto, inclusive com o objetivo de formar 120 jovens durante o ano. O curso também será realizado nos município de Juscimeira e Terra Nova do Norte.
O presidente da Cooperativa Agropecuária do Noroeste de Mato Grosso Ademar Furtado da Silva disse ressaltou aos jovens a importância dessa atitude que eles tiveram de deixarem de serem simples produtores para se tornarem administradores rurais. “Vocês começam a escrever uma nova história para o futuro do meio rural, sejam referencia e coloquem na prática tudo o que aprenderam” disse Ademar.
Segundo ele, o departamento técnico da cooperativa e da própria Empaer-MT vão acompanhar e apoiar o trabalho desses jovens nas propriedades rurais, pois os jovens agora estão habilitados a financiar até R$ 7 mil do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para investimento, aquisição de gado, equipamento, reforma das pastagens e outros. (Fonte: Assessoria de Comunicação Coopnoroeste)
Números exatos sempre impressionam. Por isso, a marca de 100 hospitais próprios Unimed, número computado nos últimos dias de 2009 com a inauguração dos hospitais das Unimeds BH e Vale do São Francisco, é motivo de comemoração. “A verticalização segue como uma condição permanente para a sobrevivência no mercado da medicina suplementar, em virtude da retomada do equilíbrio no ano pós-crise. Afinal, esse processo traz resultados positivos e um melhor acompanhamento dos custos pelas cooperativas, já que diminui a transferência de ganhos que podem e devem ficar nas Unimeds”, completa Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.
O incentivo à verticalização tem sido uma das bandeiras levantadas pela operadora nacional desde 2005, quando criou uma área específica para tratar desse assunto junto às Unimeds. A partir de então, passou a orientar sobre as vantagens e desvantagens dessa possível empreitada das co-irmãs e a compilar informações para que o Sistema Unimed pudesse, futuramente, ter um sólido banco de dados sobre seus recursos. “O rápido crescimento do número de hospitais traz um ótimo comparativo dessa evolução”, destaca Rodolfo Pinto Machado de Araújo, diretor Administrativo e Financeiro da Central Nacional Unimed. Houve um crescimento de 78% na quantidade de hospitais Unimed desde 2006. “Em 2006 eram apenas 56 deles”, completa Araújo.
Evolução e crescimento - Um dos mais recentes trabalhos nesse setor foi o lançamento do Catálogo de Recursos e Serviços Próprios do Sistema Unimed. Na publicação, é possível conferir o nome dos recursos, endereços, telefones, a data de inauguração, a infra-estrutura, as certificações, as unidades e as especialidades que atendem. Tudo separado por região e Estado.
A outra boa notícia é que o Sistema Unimed tem a segunda maior rede de hospitais do Brasil usando a mesma marca. No Brasil, existem 123 hospitais acreditados, sendo que 11 deles são hospitais Unimed. (Fonte: Central Nacional Unimed)
O período de inscrições para o 2º Prêmio Comunicação Cooperativa termina no dia 16 de janeiro. Podem ser inscritos trabalhos realizados ao longo de 2009, em três categorias: “Reportagem sobre o Sistema Cooperativista”, “Pauta” e “Projeto de Comunicação e Marketing”. Objetivo é valorizar o trabalho de profissionais de comunicação que atuam no cooperativismo paulista. No total, serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios. Saiba mais
"Dois mil e nove foi um ano de consolidação para a Unimed. Durante todo o período, a marca, que detém 34% de participação no mercado, segundo pesquisa Datafolha, investiu no fortalecimento de seus valores. Valores, que ao longo de suas mais de quatro décadas de existência, fizeram da Unimed sinônimo de qualidade de vida, respeito e incentivo às causas socioambientais e, também, ao patrocínio esportivo. Por esses motivos, a marca conquistou em 2009 muitos prêmios e reconhecimentos de seus diversos públicos. Uma pesquisa encomendada ao Datafolha constatou que, por mais um ano, os brasileiros apontaram a Unimed como o melhor plano de saúde do país. A marca foi lembrada por 46% das pessoas que possuem planos de saúde, por 33% dos que não possuem e por 73% dos seus clientes.
Cerca de 1 bilhão em investimentos socioambientais - De acordo com o Balanço Social Consolidado do Sistema Unimed, divulgado em 2009 referente ao ano de 2008, foram investidos R$ 965,5 milhões em ações sociais por todo o Brasil - investimento 26% maior do que no período anterior. Além disso, em maio, a Unimed tornou-se oficialmente parceira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, a Unimed transformou-se numa importante agente propagadora dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Do Brasileirão ao Mundial de Natação Paraolímpico - Parceira do Instituto Superar no patrocínio paraolímpico desde 2004, quando passou a apoiar o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Unimed patrocinou, em 2009, o 1º Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação em Piscina Curta, ocorrido no Rio de Janeiro. Nesta competição, o Brasil foi o quarto colocado no quadro de medalhas e entre os destaques estavam os nadadores Daniel Dias e André Brasil, ambos patrocinados pela Unimed do Brasil. Pela sétima vez consecutiva, a marca investiu no Campeonato Brasileiro de Futebol, com posição de destaque entre as placas exibidas em todos os campos que receberam os jogos do torneio. O patrocínio ao Campeonato seguirá, também, em 2010.
Projeto Memória ganha Centro de Memória Virtual - Todas as informações levantadas para a comemoração das quatro décadas de existência da Unimed, comemorada em 2007, foram condensadas em um Centro Virtual de Memória, criado em março de 2009. No mesmo período, um Boletim Memória foi lançado para ajudar a contar a história da Unimed ao longo dos anos e divulgar as ações das cooperativas. A newsletter é encaminhada, mensalmente, aos dirigentes e profissionais das áreas afins.
Aquisição conjunta gera economia para o Sistema - Aprimorada, a Central de Compras da Unimed possibilitou mais autonomia nas negociações do dia a dia das cooperativas em 2009. Somente nas aquisições do segmento de Responsabilidade Social, foram adquiridas mais de 21 mil unidades do Manual de Alimentação Saudável; 5048 exemplares do Manual de Consumo Consciente; 3098 cartilhas do Código de Conduta Profissional; e 1060 manuais de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). Individualmente, cada um desses exemplares custava R$ 6,43 - negociados coletivamente, o preço final ficou em R$ 1,22. Igualmente bem-sucedida foi a compra conjunta das agendas para 2010 - de R$ 8,90, cada unidade, o valor final foi R$ 6,90. Ao todo, foram compradas 113 mil agendas.
Prêmios e reconhecimento - Também em 2009, a Unimed comemorou a conquista de diversos prêmios e colocações de destaque em rankings nacionais. Entre eles, o Prêmio Mérito Lojista; o Brand Finance; o Top of Mind Internet; o Brand Touch; o Marcas de Confiança; o Top of Mind Fornecedores de RH; o Folha Top of Mind; as 100 Marcas de Maior Prestigio do País; o Superbrands; e o Marketing Best. Três cooperativas locais destacaram a marca Unimed no ranking "100 Melhores Empresas para se Trabalhar", da revista Época, e outras 12 foram apontadas pela revista Exame como "Maiores e Melhores". Doze Unimeds também figuraram na 13ª edição do Guia Você S/A-Exame - As Melhores Empresas para Você Trabalhar.
Sobre a Unimed - Experiência de cooperativismo médico mais bem-sucedida do mundo, a Unimed surgiu em 1967, em Santos (SP). Hoje, 377 cooperativas integram o Sistema Unimed, cobrindo cerca de 75% do território nacional. Com mais de 107,1 mil médicos cooperados, a Unimed tem 15,5 milhões de clientes, que representam 34% do mercado nacional de planos de saúde. Além da saúde suplementar, a Unimed destaca-se como um dos maiores patrocinadores de esportes do Brasil, bem como em Responsabilidade Social: balanço recentemente divulgado registra R$ 965,5 milhões de investimentos em ações sociais. (Unimed Brasil)
Identificar oportunidades de melhorias na atuação da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) junto às unidades estaduais é prioridade para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). De acordo com a gestora da GEADG, Andréa Sayar, para que se possa alcançar este objetivo, foi criado um questionário para a elaboração de um diagnóstico, que servirá de subsídio à implantação de melhorias na interlocução e processos da área e para aumentar a efetividade do apoio prestado às unidades estaduais.
O questionário será encaminhado por meio de um ofício aos Superintendentes que poderão discuti-lo e respondê-lo com o envolvimento dos seus colaboradores. Durante as visitas técnicas, que terão inicio no próximo dia 11, no Estado do Amazonas, as informações geradas poderão ser aprofundadas. Depois é a vez de Minas Gerais, no dia 19, Ceará, dia 25 e Mato Grosso do Sul, dia 28.
A ação faz parte do plano de trabalho 2010 da GEADG, explica Andréa. “Ainda, nessa oportunidade, discutiremos os planos de trabalho de cada unidade visando identificar iniciativas que estão sendo realizadas por eles e que poderão ser melhor fomentadas e disseminadas intra e extra Sistema OCB/Sescoop”, ressalta Andréa. “A intenção é atender a proposta do Planejamento Estratégico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)/2009/2013, cuja diretriz de governança focaliza a ampliação dos mecanismos de participação das bases e a transparência”, acrescenta a gerente da GEADG.
A iniciativa também vai possibilitar o intercâmbio entre os estados e a divulgação dos seus projetos para o Sistema Cooperativista, além de proporcionar uma visão global de cada unidade.
"
O atual mercado de trabalho está, a cada dia, mais exigente. Por isso, o Sistema Ocemg-Sescoop/MG inicia o ano ressaltando a importância da capacitação continuada e das inúmeras oportunidades oferecidas ao setor nesse sentido. “Os profissionais cooperativistas devem estar atentos às oportunidades de mercado e preparados para enfrentar os desafios que se apresentam. Ter visão sistêmica e harmoniosa sob todos os aspectos de uma organização também é fundamental. Por isso, é preciso a atualização constante em nosso segmento”, avalia o presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato.
De acordo com o professor da Faculdade Novos Horizontes, que promove o curso “Tecnólogo em Gestão de Cooperativas” em parceria com o Sistema, e presidente do Sicoob Nossacoop, Alfredo Melo, uma formação específica, em conformidade com a filosofia do segmento, é condição basilar para que o gestor alcance melhores resultados, fortalecendo os empreendimentos cooperativos.
Sescoop/MG - A gestão profissionalizada e o fortalecimento do cooperativismo mineiro são prioridades do Sescoop/MG (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Minas Gerais). Importante ferramenta para o desenvolvimento do sistema cooperativista, através do treinamento e da capacitação de seus recursos humanos, o Sescoop-MG, criado há 10 anos, tem propiciado o aperfeiçoamento e a capacitação de funcionários cooperativistas, associados e dirigentes. De 2001 a 2009, a Entidade beneficiou mais de 700 mil pessoas em cursos, treinamentos, congressos, monitoramento e eventos de promoção social.
“Todas essas ações representam, na prática, ferramentas para uma atuação mais eficiente e competitiva no mercado. Aumentamos a oferta de produtos e serviços de qualidade à sociedade nos diversos ramos de atuação das cooperativas”, ressalta Scucato.
Entre as inúmeras referências de sucesso das iniciativas do Sistema destaca-se o Formacoop – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas - primeiro programa específico voltado para a formação de dirigentes cooperativistas, que visa aperfeiçoar o conhecimento dos atuais dirigentes, além de treinar futuros conselheiros e gestores.
Para mais informações sobre os cursos e atividades do Sescoop-MG acesse www.ocemg.org.br ou ligue para 31. 3025-7109. (Fonte: Ocemg)
Será realizado, nos dias 15 e 16 de janeiro, em Cascavel (PR), o oitavo módulo do MBA em Gestão Financeira para cooperativas de crédito que vai tratar sobre Direito cooperativo, com carga horária de 24 horas aulas. O curso teve início em junho de 2009, com 35 participantes, e deverá ser concluído em dezembro deste ano, totalizando 19 módulos. As aulas são ministradas uma vez por mês, sempre às sextas e sábados. O MBA é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV).
Conteúdo - Nesse módulo serão abordados os temas: Direito Cooperativo; Projeto Integrado de Negócios 1; Gestão e Risco de Crédito; Análise de Crédito e Cobrança; Riscos Operacionais e Controles Internos; Derivativos e Gestão de Risco de Mercado; Planejador Financeiro; Técnicas de Comunicação e Negociação; Projeto Integrado de Negócios 2; Marketing em Cooperativas de Crédito; Gestão Operacional em Cooperativismo de Crédito e Aspectos Jurídicos do Sistema Financeiro Cooperativo. Os instrutores são professores do ISAE/FGV. (Fonte: Ocepar)
"No dia 18 de dezembro, durante a 64ª. Assembléia Geral das Nações Unidas foi aprovada a resolução sobre " As Cooperativas e o Desenvolvimento Social", que declara 2012 como Ano Internacional das Cooperativas (IYC sigla em Inglês).
Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista. A notícia foi recebida por dirigentes do mundo inteiro com grande aceitação. A nova presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Pauline Green, disse que “o ano internacional das cooperativas é um evento muito oportuno para uma mais profunda compreensão do movimento cooperativo como um todo"
Para Ian Macdonald, diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional, "é o momento de lembrar ao mundo que existe mais do que uma forma de fazer negócios e que, em uma economia globalizada, todos nós devemos trabalhar juntos."
A ACI-Américas, agradeceu aos 55 Estados-membros das Nações Unidas e, especialmente, nas Américas, bem como as instituições internacionais, as cooperativas e outras partes interessadas no desenvolvimento e crescimento das cooperativas em todo o mundo, ao apoio dado a Resolução das Nações Unidas.
Para ter acesso a um texto preliminar da resolução basta visitar o site da NCBA (National Co-operative Business Association).
"A Cooperativa de Crédito do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Sicoob Cejascred) deve iniciar suas atividades, em Jaraguá do Sul (SC), ainda no primeiro trimestre de 2010, período em que também está prevista sua filiação ao sistema Sicoob SC. A cooperativa, constituída no dia 24 de novembro de 2009, já recebeu autorização do Banco Central do Brasil e aguarda, apenas, a homologação de constituição da Assembléia Geral. Os integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal e a Diretoria Executiva já foram eleitos.
A Cejascred é uma cooperativa de livre admissão de associados que se constituiu com o apoio da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, da Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu e sindicatos patronais do município.
Segundo o presidente da cooperativa, Gentil Marció, a iniciativa começou a ser articulada em 2006. "Uma cooperativa de crédito traz inúmeros benefícios não só ao empreendedor, mas à comunidade em geral. Os associados irão dispor de maior flexibilização no atendimento e uma redução dos custos com tarifas e serviços que habitualmente são praticados pelo sistema financeiro. Haverá ainda um ganho com a movimentação de recursos na comunidade", explicou. (Fonte: Sicoob Central SC)
O Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) são parceiras da Unisul/Virtual na oferta do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. O curso, direcionado para a qualificação de gestores, é voltado para formar profissionais capazes de gerenciar as atividades de cooperativas dos mais diversos ramos.
O superintendente da Ocesc/Sescoop, Geci Pungan, destaca que colaboradores de cooperativas, formalmente registradas na Ocesc, poderão receber apoio financeiro do Sescoop/SC, equivalente a 33 % do valor das mensalidades, durante todo o curso.
A estrutura do curso foi planejada para atender o campo interdisciplinar da Gestão de Cooperativas, que é voltado para as necessidades do mercado e recebe como fundamento principal três áreas de conhecimento: Gestão de Cooperativas; Finanças e Administração. O concluinte receberá diploma de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas.
O profissional diplomado terá, entre outros, subsídios para entender a importância da visão e do raciocínio estratégico serem aplicados na gestão de cooperativas; realizar atividades de planejamento, operação, controle e avaliação dos processos organizacionais; criar, inovar e promover a produtividade e qualidade das cooperativas e da sociedade na qual está inserido.
Entre os objetivos do curso estão o de formar profissionais de Gestão de Cooperativas que sejam competentes para gerenciar atividades relacionadas aos diferentes setores da atividade cooperativa; capazes de realizar a integração de competências de trabalho; desenvolver condições atitudinais e técnicas para a compreensão da importância da visão e do raciocínio estratégico; possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização, no dia-a-dia, dos instrumentos e das técnicas aplicadas na gestão das cooperativas; entender o papel social das cooperativas, tendo como meta a melhoria da atuação dos profissionais dessa área no meio em que interagem, etc.
O processo seletivo ocorre duas vezes por ano. A seleção é feita pelo histórico escolar do ensino médio. Podem participar do curso colaboradores de cooperativas, associados, consultores, prestadores de serviços e pessoas que desejam a formação superior em Administração do sistema cooperativo, que tenham diploma de conclusão do ensino médio e possuam computador com acesso à internet. As inscrições estão abertas até o dia 18 de janeiro de 2010 e informações podem ser obtidas no site www.unisul.br. (Fonte: MB Comunicação)
Técnicos das unidades estaduais da Região Nordeste do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) diretamente relacionados à elaboração de projetos, estão reunidos até esta sexta-feira (18/12), em Camaragibe, no estado de Pernambuco. Eles participam da oficina Desenvolvimento de Processos Participativos nas Cooperativas.
Segundo Karla Oliveira, assessora de Gestão Estratégica do Sescoop, a capacitação tem, dentre outros objetivos, o de ampliar os conhecimentos sobre construção conjunta, planejamento, gestão e fomento do cooperativismo.
Dividida em quatro módulos, a capacitação, que iniciou na segunda-feira, (14/12), se concentrou nesta semana no bloco I - Enfoque Participativo no Trabalho com e em Grupos.Os outros três módulos abordarão: Gestão Participativa de Organizações Cooperativas; Técnicas e Instrumentos de Planejamento Participativo; e Elaboração e Gestão de Programas e Projetos. O último módulo deverá ser concluído em abril de 2010.
O tema é pauta também da RádioCoop. Clique aqui para ouvir a matéria
O Sistema Ocemg/Sescoop-MG acaba de lançar seu “Anuário do Cooperativismo Mineiro – Maiores Cooperativas de Minas Gerais – Ano 2009” . Embora o ano tenha sido difícil em função da crise financeira mundial, o setor comemora a estabilidade das cooperativas nos aspectos econômico e social.
Segundo o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, o Anuário do Cooperativismo Mineiro se consolida como uma publicação abrangente, que reúne as principais informações do segmento em Minas Gerais. “Muitas de nossas cooperativas já fazem parte do ranking das maiores organizações do país e a pujança de nosso segmento se faz expressar pelos números. A movimentação econômica do setor, por exemplo, está em R$ 16 bilhões, o que representa 6,3% do PIB estadual”, afirma.
A publicação traz além de informações econômicas e sociais do cooperativismo mineiro, o catálogo das cooperativas mineiras, com resultados e indicadores de desempenho do cooperativismo no Estado. São 820 cooperativas devidamente adimplentes e quase 925 mil associados. No Brasil existem 7.672 cooperativas e mais de 7,6 milhões de cooperados.
O ranking das maiores cooperativas de Minas é composto por dados que indicam o número de associados e de empregados, receitas e ativos totais, patrimônio líquido, capital social, riqueza média gerada por associado, sobra média por associado ativo, salário médio por empregado, valor médio de operação de crédito por associado (ramo crédito), receita média por usuário (ramo saúde).
Esta estrutura está disposta em categorias compiladas nos seguintes ramos: agropecuário, consumo, habitacional, saúde, produção, crédito, infraestrutura, trabalho, transporte, educacional, especial, mineral e turismo e lazer. O Anuário também apresenta indicadores de desempenho com os resultados relacionados ao quadro social, quadro funcional, desempenho financeiro e contribuições para a sociedade.
Para mais informações sobre o Anuário, acesse o site: www.ocemg.org.br.
(Fonte: Ocemg)