Notícias negócios
Inspirado pelo nome da cooperativa a que pertence e pelos princípios cooperativistas, Jair do Amaral, da Cooperativa de Reciclagem Crescer, de São Paulo, decidiu ir à luta para ampliar a atuação do negócio e com isso promover a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados. O caminho escolhido foi uma parceria com o Banco do Brasil para a realização de um plano de negócios que projeta crescimento que ultrapassa em 100% a capacidade de atuação da cooperativa. O projeto conquistou o Prêmio Valores do Brasil 2010, na categoria Desenvolvimento Regional Sustentável, e deve receber R$ 900 mil de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para sua implantação.
Além da modernização da linha de produção com novos equipamentos e sistemas produtivos, o novo plano de negócio prevê o aperfeiçoamento da gestão administrativa, capacitação dos gestores e formação educacional dos cooperados e a geração de mais postos de trabalho, resultando no aumento da capacidade de produção e melhor atendimento da coleta seletiva. As metas são ousadas e devem ser alcançadas em 18 meses: 117% de crescimento no número de cooperados, 107% no material coletado e 123% na comercialização. A elaboração do plano e definição das metas foram estabelecidas após estudos e trabalho de técnicos em produção e logística, engenheiros e projetistas, além de um amplo trabalho de pesquisa.
Amaral, que é gestor de projetos e parcerias da cooperativa Crescer, explica que a liberação dos recursos ainda depende de assinatura do contrato, que deve ocorrer até abril. “Esse valor ainda é uma projeção e pode ser ajustado de acordo com as análises técnicas do BNDES”, esclarece. O plano também permite aporte de novos recursos no futuro.
“A conquista desse prêmio melhorou o ânimo dos cooperados. Com essa premiação, vamos poder adquirir equipamentos próprios e criar condições para a cooperativa se autossustentar”, afirma Amaral. O plano de desenvolvimento da Cooperativa concorreu com outros 230 projetos de todo o país indicados pelas superintendências estaduais do Banco do Brasil. A Cooperativa Crescer possui 45 cooperados e recolhe em média 8 toneladas de material reciclável diariamente na Central de Triagem.
Iradélia Reis Silva, consultora técnica em cooperativismo do ramo produção do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo), que participa de encontros periódicos de organizações interessadas em processos de reciclagem, explica que a proposta da entidade é oferecer condições para que outras cooperativas alcancem o êxito da Crescer. “O nosso desafio é estimular os cooperados a buscar alternativas para diversificar e melhorar os negócios”, esclarece. (Fonte: Ocesp)
A participação dos produtores de grãos ajudou a ampliar a Expedição Safra nesta temporada. Do Rio Grande do Sul ao Maranhão, eles vêm encaminhando dados e fotografias diariamente para a equipe de técnicos e jornalistas.
Enquanto a comitiva percorre o Paraná, Leivandro Fritzen, da Serra do Quilombo (Bom Jesus, Piauí) relatou nesta segunda-feira (07/02) que lavouras de milho plantadas em outubro e de soja semeadas em novembro também apresentam excelentes condições de desenvolvimento.
Sua família ampliou o cultivo da oleaginosa de 3,1 mil para 3,8 mil hectares e o milho de 900 para 1,4 mil hectares, com abertura de novas lavouras no Cerrado.
O clima de otimismo no campo é sustentado pela evolução das cotações no mercado internacional, com a saca da soja acima de US$ 30 e a do milho além dos US$ 16 em Chicago. Conforme monitoramento da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), houve aumento de 54% e 74% no último ano, respectivamente.
Além da demanda chinesa, ainda pesa o fato de ter sido confirmada quebra de 23 milhões de toneladas na safra norte-americana do cereal, que poderia ter rendido 339 milhões (t). A soja alcança R$ 47,1/sc e o milho R$ 22,5/sc no Paraná, com avanço de 22,5% e 41,5% entre a média de janeiro de 2010 e a do mês passado, informa o Departamento de Economia Rural.
(Fonte: Ocepar)
A Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari (Cocari), ao completar 49 anos nessa segunda-feira (7/2), e tendo passado por uma importante fase de reestruturação, atravessa um período muito positivo, com muitas conquistas a serem comemoradas. "Apesar das dificuldades, poucas vezes tivemos tanto a comemorar", disse o presidente Vilmar Sebold, ao fazer um balanço dos últimos dez anos da Cocari.
Sebold se lembra que, em dado momento, diante dos percalços enfrentados pela cooperativa, o atual presidente de honra, Dorival Malacario, comparou a Cocari com uma águia, pássaro que, para sobreviver após os quarenta anos tem que matar partes vitais de seu corpo e fazê-las renascer. A opção é enfrentar o dolorido processo de renovação ou morrer.
Assim foi com a Cocari que, para sobreviver às crises financeiras num mercado cada vez mais competitivo, precisou se reinventar, se reestruturar. A crise, que teve seu ápice em 1992, fez com que a Cocari chegasse ao ano de 1999 numa situação complicada.
"A Cocari em 1999 estava insolvente. Tinha um patrimônio líquido a descoberto, ou seja, mesmo que vendesse todo o seu patrimônio, não conseguiria saldar seus compromissos. Essa era a situação fática naquele momento", relembra.
Ele conta, no entanto, que não houve milagre, houve seriedade na condução dos problemas. "Não é um processo do Vilmar. Houve muita gente que acreditou. É um processo de todos os colaboradores, associados e da comunidade em que estamos inseridos, que acreditaram que era possível", resume.
"O discurso convence, o exemplo arrasta", disse Sebold, se referindo à transparência e igualdade com que sempre tratou todos os cooperados e membros da Diretoria e dos conselhos Fiscal e de Administração.
A palavra chave na Cocari nos últimos anos é modernização. Os parques industriais estão passando por uma grande transformação, com a construção simultânea de duas Fábricas de Rações, um refeitório, um escritório, uma área de treinamento e uma de fomento.
A dedicação das equipes da Fiação fez a diferença. "Fiquei extremamente impressionado pelo que a equipe conseguiu fazer. Temos um prédio antigo, com 100% das máquinas novas, montadas ou em fase final de montagem, mantendo a produção", salientou o presidente da Cocari. O mesmo já havia ocorrido em Maringá, tempos atrás.
O vice presidente da Cocari, Luiz Carlos Fermino da Rocha, detalha as melhorias das indústrias. "Na unidade de Mandaguari iniciamos a modernização em 2001, com aquisição do primeiro filatório automático. Em 2009 e 2010 fizemos a troca de todos filatórios, substituímos todas as conicaleiras, sala de abertura, cardas. Em resumo, montamos praticamente uma fábrica nova em condições de produzir fios cardados e penteados."
Além das unidades fabris, praticamente todos os entrepostos das áreas de abrangência da Cocari foram modernizados. No final de dezembro, cinco unidades armazenadoras de grãos foram certificadas nos seus processos de armazenamento, sendo elas Borrazópolis, Cruzmaltina I, Faxinal, Marilândia do Sul e Placa Luar.
Traduzindo em números, a Cocari tem muito a comemorar. Seu quadro de colaboradores, que há dez anos era de 600 funcionários, saltou para 1.080. Os cooperados somam cerca de 5.200. Quanto ao faturamento, Sebold revela entusiasmado: "nós crescemos muito. Fechamos o ano de 2010 com faturamento de R$ 530 milhões". Quando a gente colocava R$ 500 milhões como meta, parecia para todo mundo um sonho de um maluco, que estava vendo coisas que não existiam", recorda.
A retomada das atividades da Cocari em Goiás também apresentou resultados positivos. "No primeiro ano de desafio, dos R$ 530 milhões de faturamento da cooperativa, R$ 60 milhões vêm da estrutura da Divisão Cerrado", informa.
"Graças ao empenho de toda uma equipe, a credibilidade dos associados do Paraná, em aprovar, depois de tanto tempo, a volta, e dos associados de Goiás, por acreditarem que nós temos competência e capacidade para reverter aquela quadro negativo". Para o futuro, a projeção é ousada. Em 2011, a meta é que o faturamento alcance os R$ 630 milhões. Para 2015, o objetivo é atingir R$ 1 bilhão.
Os projetos que compõem os Novos Negócios da Cocari, iniciados em 2008, após a alienação da Destilaria de Álcool, estão em franco desenvolvimento, cumprindo, assim, o objetivo principal da medida, que era aumentar as possibilidades de diversificação das propriedades dos cooperados, agregar valor aos seus produtos e beneficiar um número maior de produtores.
O Projeto Aves, composto pelo Abatedouro, Centro de Treinamento Avícola (CTA) e a Fábrica de Rações para Aves está em plena fase de implantação. O CTA, ou Granja-escola, está em atividade desde novembro de 2010 e já trabalha com o segundo lote de pintainhos e segunda turma em treinamento.
Composto por quatro galpões, com capacidade de alojamento de at&eac"
Superintendentes e técnicos de planejamento das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estão reunidos em Brasília (DF) para construir um alinhamento estratégico sistêmico. Eles participam de um evento de capacitação promovido pela unidade nacional do Sescoop, na sede do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). A ação reúne cerca de 60 participantes e tem a coordenação da Assessoria de Gestão Estratégica da unidade nacional.
Na abertura do encontro, o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, enfatizou que o trabalho será realizado a partir de um processo de construção participativa. “Nossa intenção é disseminar informações e capacitar os estados para a elaboração dos seus respectivos planejamentos estratégicos, contemplando suas especificidades, tendo como diretriz o Planejamento Estratégico Sescoop 2010-2013", disse.
Nesta segunda-feira, foram apresentados o ciclo de planejamento estratégico do Sescoop, princípios e premissas, metodologia de elaboração, entre outros temas, além de trabalhos em grupo.
A capacitação se estenderá até esta quarta (9/2). Clique aqui para acessar a programação.
O Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) vai iniciar no próximo dia 17 as aulas da 3ª turma do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas na Cooperativa Pindorama, município de Coruripe (AL). A novidade é que nesta terceira turma 25 jovens entre 14 e 21 anos, filhos e netos de colonos farão parte do projeto.
A turma anterior, que terá as atividades concluídas este mês, vai formar 14 jovens. De acordo com a gerente de capacitação do Sescoop/AL, Marivá Pereira, o aumento no número de vagas veio para atender um pedido da cooperativa que integrou ao programa o Projeto Pimenta Malagueta, que está gerando renda e crescimento para Pindorama.
“Foi uma seleção difícil e bastante concorrida, mas tinha que atender os critérios do programa, como está cursando ou ter concluído o ensino médio e ter uma ligação com a cooperativa. A Cooperativa Pindorama está desenvolvendo um trabalho excelente com o Pimenta Malagueta que mostra o verdadeiro sentido do cooperativismo, crescer juntos”, declarou Marivá Pereira.
A coordenadora de projetos da Cooperativa Pindorama, Solange Fialho, destacou como o projeto Pimenta Malagueta está transformando a vida dos jovens do programa. “Nosso maior desafio é mostrar ao adolescente como pode ser proveitoso trabalhar no regime de cooperativa. Aqui a renda obtida com o cultivo da pimenta entregue aos alunos, e serve como a primeira experiência de trabalho”, revelou.
(Fonte: Ocesc-Sescoop/SC)
A Confebras e a Unisul Virtual firmaram parceria para ofertar o curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas de Crédito, com metodologia à distância e avaliações presenciais, que serão aplicadas em diversas cidades do país.
É um curso de especialização, com 390 horas/aulas, voltado para formar e especializar lideranças cooperativistas do ramo crédito, ampliando seus conhecimentos e tornando-os mais preparados para o mercado. A primeira turma começará a ter aulas em fevereiro. A segunda turma, com 100 vagas, começará em agosto de 2011 e as inscrições encerram em junho. O curso tem a duração de 19 meses.
Objetivos
O objetivo geral do curso é capacitar gestores e funcionários em diversas áreas de gestão para o exercício e aplicação dos modernos conceitos e ferramentas de gestão.
Entre os objetivos específicos destacam-se: Capacitar gestores nos instrumentos de gestão de cooperativas de crédito; aprofundar temas relacionados ao mercado financeiro; e fornecer fundamentos teóricos e interação prática sobre as ferramentas econômicas e financeiras de uma cooperativa de crédito.
O público-alvo é formado por dirigentes, funcionários e conselheiros de cooperativas de crédito.
O profissional formado estará apto a analisar o ambiente econômico/financeiro para tomadas de decisões na sua cooperativa; gerir as relações entre a cooperativa e o sistema financeiro nacional; ter amplo conhecimento em empreendedorismo e das possibilidades de negócios que a cooperativa de crédito pode fomentar; projetar, planejar e gerir os serviços bancários da cooperativa; e projetar, planejar e gerir o quadro funcional da cooperativa.
Na metodologia da UnisulVirtual, é o aluno quem determina os horários de estudo e o ritmo da aprendizagem. Os estudos podem ser realizados em casa, no local de trabalho ou em outros ambientes que ofereçam condições adequadas para a aprendizagem.
O aluno tem à sua disposição um sistema tutorial composto por monitores, professores e coordenadores de curso, podendo sanar dúvidas, encaminhar suas atividades e trocar idéias.
O conteúdo das disciplinas é disponibilizado por meio do Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA), sendo composto por conteúdos didáticos organizados através de um livro didático digital, web aulas e atividades on-line.
Os alunos fazem atividades de avaliação a distância durante a disciplina, sob acompanhamento do professor e realizam avaliações presenciais ao final de cada módulo, na cidade escolhida no momento da matrícula. A Unisul Virtual fornecerá material de apoio impresso necessário para acompanhamento do curso.
Carga horária
O curso de Pós-Graduação de Gestão em Cooperativas de Crédito acumula em sua grade curricular 390 horas com 14 disciplinas dividias em quatro módulos, sendo ministradas por docentes da Unisul Virtual e professores cooperativistas que atuam no setor.
Poderão se inscrever, no processo seletivo do Curso, portadores do diploma de graduação, que tenham aproveitamento nos indicadores constantes nos critérios de seleção, a serem publicados em edital específico.
O curso está estruturado em quatro módulos: O primeiro aborda a análise econômico-financeira e o cooperativismo, o segundo aborda gestão financeira das cooperativas de crédito, o terceiro módulo aborda a governança e a gestão de inovações das cooperativas de crédito e, finalmente, a produção científica, onde o aluno produzirá o seu trabalho de conclusão de curso.
Corpo Docente
O corpo docente é constituído por professores com sólida formação acadêmica, profissional e vivencias em cooperativas, inclusive cooperativas de crédito no Brasil e no exterior. São doutores, mestres e especialistas.
Cada módulo terá uma avaliação presencial que será realizada em pólos da Unisul. Veja o local mais próximo do seu endereço no menu inscrição. O curso possui a certificação do MEC – Ministério da Educação.
A Universidade do Sul de Santa Catarina Virtual é considerada pelo MEC uma das melhores universidades particulares do Sul do Brasil. Com 40 anos de história, a Unisul Virtual tem como características o dinamismo e a inovação. Possui atualmente um complexo estrutural de cinco campi, situados entre Florianópolis e Araranguá. Para conhecer mais sobre a Unisul Virtual, acesse www.unisul.br/unisulvirtual.
A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras –, atualmente presidida por Rui Schneider da Silva, também presidente do Sicoob Central SC, atua na luta pela disseminação da cultura cooperativista e do fortalecimento do Cooperativismo Crédito Brasileiro, através de cursos, viagens de estudos internacionais e intercâmbios.
Oferece há quase 25 anos o apoio representativo às cooperativas de crédito de t"
Falta pouco para o início de um dos mais importantes eventos agrícolas do Brasil. O Show Rural Coopavel completa, em 2011, 23 anos, e trará novidades em tecnologia para o agronegócio, de 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná.
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec faz parte da história deste evento e, desde 1989, traz ao agricultor as melhores opções em soja e milho.
Segundo o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, a participação da Coodetec no Show Rural é muito importante, pois é a maior empresa de pesquisa do Paraná e todo ano apresenta um grande número de novos híbridos e cultivares.
"A Coodetec ainda oferece informações agronômicas importantes, através de sua atualizada equipe técnica. Neste ano, a Cooperativa irá apresentar materiais ainda mais competitivos e lançamentos que irão surpreender o agricultor", destacou Grolli.
A expectativa dos organizadores é reunir mais de 160 mil visitantes. O público terá a oportunidade de conhecer as novidades que a Coodetec preparou para este ano, com destaque, na soja, para a cultivar CD 250RR-STS, superprecoce, com média de 110 dias de ciclo, crescimento indeterminado e que permite antecipação de plantio, gerando maior segurança para a safrinha de milho.
Outros lançamentos
"Na área de soja, o produtor encontrará ainda os lançamentos CD 238RR, CD 248RR e CD249RR-STS. Vamos apresentar cultivares experimentais melhor adaptadas, com ciclo e porte menor, resistência ao acamamento e tolerância às principais doenças.
Também estarão lá as cultivares já consagradas na época das convencionais, porém agora na versão RR, como as CD 202, 206 e 215", informou o gerente comercial da Coodetec, no Sul do Brasil, Marcelo da Costa Rodrigues.
Com relação a híbridos de milho, o portfólio Coodetec oferece excelentes opções ao produtor, tanto para grãos, quanto para silagem. O híbrido CD 384 continua entre os mais produtivos.
Alguns produtores já tiveram a oportunidade de conhecer, na última safrinha, a versão Herculex*I dessa semente, que também estará no nosso estande: o CD 384Hx. O coordenador de marketing e difusão da Coodetec, Charles Drummond Ayub, lembra que, além da alta produtividade, sanidade foliar e estabilidade de produção, a tecnologia Hx garante proteção contra a lagarta-do-cartucho e controle da broca-da-cana.
Para chegar até o produtor, as sementes CD passam por, no mínimo, cinco anos de testes em diversas condições, mais o tempo de pesquisa e desenvolvimento de cada variedade. De acordo com o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, os materiais CD estão entre os mais seguros do mercado: "Temos o compromisso de lançar novos produtos e aprimorar os que já estão em nosso portfólio."
Carraro faz um convite especial ao produtor: "aproveite o Show Rural, para obter informações sobre as cultivares CD, tanto as convencionais como as com gene RR, além dos híbridos de milho competitivos, inclusive com tecnologia BT, e também as opções mais lucrativas para silagem de qualidade. Antes de chegar ao Show Rural, nos dois lados da BR, ainda é possível ver como se comportam, na lavoura, as cultivares e híbridos Coodetec."
Sistema STS
A Coodetec também irá apresentar novas cultivares com o sistema STS. Com ela o sojicultor pode combinar herbicidas, do grupo químico das sulfunilureias, para auxiliar o glifosato no combate de plantas daninhas resistentes ou de difícil controle.
Além das vantagens competitivas em relação à produtividade, sanidade e adaptação às diferentes condições regionais, a Coodetec cumpre sua missão, agregando a estes cultivares um diferencial aguardado pelos produtores. "O lançamento do sistema STS foi feito em primeira mão pela Coodetec, no Show Rural 2010, com a cultivar CD 236RR STS, a primeira do mercado que associa as duas tecnologias na mesma planta", detalhou Carraro.
O Show Rural Coopavel conta, em 2011, com 370 expositores. Além de oportunidade de negócios, os visitantes terão acesso a um restaurante típico e infraestrutura completa. A Coodetec e a Ocepar ocupam o mesmo estande, que fica bem próximo a administração do evento. Nele, os participantes terão acesso às cultivares e híbridos CD, atividades ligadas à saúde e palestras.
(Fonte: Coodetec)
Para alinhar com os colaboradores os seus objetivos e ações estratégicas no período de 2011-2014, a Unimed Londrina realizou, no final de janeiro, um dia de apresentação e atividades especiais com toda sua equipe.
Dividas em quatro turmas, cerca de 200 pessoas assistiram a uma palestra que, além de contextualizar o Planejamento Estratégico na cooperativa, explicou de forma didática e objetiva todos os elementos de seu mapa estratégico, estimulando os participantes a refletirem sobre o tema por meio de um jogo entre equipes.
No total, 11 grupos e 108 colaboradores venceram a disputa e foram presenteados com um convite de cinema. Segundo os colaboradores, a brincadeira, além de integrar as áreas, ajudou na compreensão do assunto. "Gostei muito da forma como foi realizada a apresentação.
A estratégia do jogo foi muita assertiva, pois produziu em todos os participantes o interesse em responder as questões. Além do mais, possibilitou a visualização da ferramenta S.A (Strategic Adviser) para um grande público, mostrando que a Cooperativa está sempre na vanguarda em relação as ferramentas de TI.
Outro ponto muito forte foi o elogio dos colaboradores que chegavam de cada apresentação. "Além, é claro, da premiação, que agradou muito! Creio que grande parte dos conceitos e dos objetivos do Planejamento Estratégico foi assimilado pelos participantes! ", conta Ediclei Veloso Garcia, analista de Gerenciamento de Contas.
Para reforçar a apresentação, a cooperativa continua trabalhando o tema semanalmente no Portal Corporativo, deixando a área de Planejamento e Desenvolvimento à disposição de todos para esclarecimento de dúvidas.
A expectativa da diretoria com a iniciativa é que o assunto seja incorporado na cultura da Unimed Londrina, orientando a postura profissional de cada um dos colaboradores e norteando suas escolhas e ações dentro da empresa.
(Fonte: Unimed Londrina)
A Organização Internacional do Café (OIC) acaba de emitir um comunicado informando que o Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007, o qual regula a cooperação internacional em questões cafeeiras, entrou em vigor, ontem, dia 2 de fevereiro de 2011. “Trata-se do 7º AIC pactuado desde 1962 e terá vigência de 10 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais oito”, explica a entidade.
(Fonte: CNC)
O presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Júnior e o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amazonas (Mapa), Edivar Santos Almeida, reuniram-se nesta quarta-feira (2/2), para discutir parcerias para projetos do cooperativismo no Amazonas. Na pauta da reunião foram abordados planejamento e estratégias, para o avanço do setor agrícola e da economia do Estado.
Edivar Almeida, durante o encontro, indicou meios para que as cooperativas possam ter um suporte mais eficaz por parte do Mapa, e esclareceu dúvidas sobre a fiscalização técnica, o apoio com recursos financeiros e possíveis parcerias com outros órgãos públicos e privados, que possam acelerar o processo da legalização de projetos agrícolas.
Petrucio Júnior, disse que a parceria é muito bem-vinda e afirmou que cooperativismo está conquistando seu espaço no Amazonas e, também, tem crescido entre os jovens amazonenses. Segundo ele, só em 2010, oitenta e três jovens participaram do Encontro de Jovens Lideranças Cooperativistas. “Este ano, o projeto de jovens líderes cooperativistas estará nos municípios de Autazes e Manacapuru”, informou.
Almeida propôs uma aliança com a OCB/AM, para manter relação mais efetiva com a Superintendência do Mapa. “Ao reunirmos forças, podemos aglutinar todas as reivindicações e tentar sensibilizar o Ministério, em Brasília, para que possamos mostrar a eles o trabalho grandioso que é feito pelos agricultores aqui no Amazonas”, enfatizou.
Outra questão tratada no encontro foi a divulgação do cooperativismo, não enquanto instituição, mas sim atividade econômica e, sobre isso, Petrucio falou do esforço e dos investimentos da OCB/AM, que tem oportunizado um leque de opções na mídia para levar ao conhecimento do público, pautas de interesse cooperativista.
“Hoje, dispomos de um site com informações sempre novas, temos um jornal trimestral, uma revista anual, estamos nas redes sociais, e também patrocinamos um programa televisivo. Isso tudo para incentivar a divulgação dos resultados do cooperativismo no Amazonas”, declarou Petrucio.
O encontro aconteceu na sede do Sistema OCB-Sescoop/AM que fica no bairro da Cachoeirinha.
"O engenheiro agrônomo Erikson Carmargo Chandoha é o novo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura. A nomeação do dirigente foi publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 2 de fevereiro.
Paranaense de Laranjeiras do Sul, Chandoha, de 59 anos, foi secretário de Agricultura e Abastecimento do estado entre abril e dezembro de 2010. Com pós-graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Unespar), o secretário iniciou sua carreira na Administração Pública em 2003, como chefe regional da mesma secretaria no Paraná.
Atuou também como presidente dos conselhos estaduais paranaenses de Sanidade Agropecuária (Conesa) e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf). Presidiu, ainda, o conselho de administração de instituições como a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Central de Abastecimento do Paraná.
Entre 1985 e 2002, o secretário foi superintendente técnico administrativo em empresas agropecuárias, quando elaborou estudos e desenvolveu projetos no setor rural e industrial nos estados do Paraná e Sergipe. É casado e pai de três filhos.
Secretaria
A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) é responsável por incentivar o uso de práticas sustentáveis nas lavouras brasileiras. Sua atuação envolve também ações para estímulo ao cooperativismo, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, proteção intelectual, infraestrutura e logística de produção, transporte e armazenagem de safras.
(Fonte: Mapa)
"
Uma comitiva de cooperativistas de São Paulo conheceu mais sobre o cooperativismo do Rio Grande do Sul nos dias 13 e 14 de janeiro. Os profissionais do Sescoop/SP Sergio Dias, do núcleo de Formação Profissional, e Conceição Barros, consultora especializada no ramo Infraestrutura, estiveram no Estado, juntamente com o Diretor do Ramo Infraestrutura da Ocesp e presidente da Fecoeresp (Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo), Danilo Roque Pasin; e com os representantes das cooperativas de Infraestrutura Cerim e Cervam, Eraldo Francisco Sonego e Roberto Longati, respectivamente.
O grupo foi acompanhado pelo presidente da Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul), Jânio Stefanello, e pelo superintendente, José Zordan. O objetivo foi promover a troca de experiências no ramo Infraestrutura.
Na tarde do dia 13, a comitiva esteve no Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, mostrou dados sobre o cooperativismo gaúcho. O Estado possui 728 cooperativas, 1.924.384 associados e 49.072 empregados. As cooperativas são responsáveis por 10,11% do PIB do Rio Grande do Sul e por 59,57% do PIB Agropecuário. Também foram apresentados os principais projetos do Sescoop/RS, como a futura Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), o Programa Jovem Aprendiz, a reestruturação das cooperativas Agropecuárias e o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo. O superintendente do Sescoop/RS, Norberto Tomasini; o gerente jurídico, Mario De Conto; o gerente de Desenvolvimento Humano, José Zigomar Vieira dos Santos; e o coordenador de Projetos, Hélio Loureiro de Oliveira, especificaram os procedimentos do Sescoop/RS.
Além da visita ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a programação contou com um encontro na Fecoergs, onde foram apresentados o planejamento estratégico, os procedimentos e a capacitação de técnicos do ramo Infraestrutura. A comitiva paulista conheceu também uma escola de treinamento da Federação, em Teutônia. (Ocesp com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS).
Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação em cooperativismo da Fundação Pedro Leopoldo e da PUC Minas.
O MBA Gestão de Cooperativas da Fundação Pedro Leopoldo tem como objetivo desenvolver profissionais para atuar de forma competente e inovadora junto às sociedades cooperativas. A partir de uma proposta pedagógica avançada, o curso oferece aos participantes ferramentas eficazes para o desenvolvimento econômico e social do empreendimento cooperativo.
Diante dos atuais desafios do mercado, o MBA Gestão de Cooperativas, baseado em valores e princípios cooperativistas, traz como foco a profissionalização da gestão a fim de projetar as cooperativas no cenário nacional.
Mais informações podem ser obtidas pelos emails:
Na PUC Minas, a Especialização em Gestão Estratégica em Sociedades Cooperativas possibilita aos participantes a compreensão e análise da gestão das sociedades cooperativas, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico quanto à práxis cooperativa.
A proposta é capacitar profissionais para atuarem com competência e de forma inovadora. O curso divide-se em três áreas de pesquisa: na primeira etapa serão abordadas as disciplinas em ciências sociais aplicadas; na segunda as disciplinas técnicas legais e na última, as disciplinas de gestão.
Podem participar profissionais com atuação no movimento cooperativista e que, de forma direta ou indireta, fazem parte da engrenagem da cooperação mútua. Mais informações podem ser obtidas no site do IEC PUC Minas: www.pucminas.br.
As duas iniciativas são apoiadas pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG.
(Fonte: Ocemg-Sescoop/MG)
A produção leiteira é uma alternativa de renda aos agricultores da região de Campos Novos (SC) e o melhoramento genético é constante. Nas pastagens os avanços acompanham o desenvolvimento de todo o setor que produz um dos alimentos mais consumidos no mundo.
E para demonstrar a evolução das pastagens para nutrição animal, a Copercampos possui uma área destinada especialmente para apresentar novidades do setor aos produtores.
No 16º Dia de Campo Copercampos, que neste ano será realizado de 1º a 3 de março, no Campo Demonstrativo da cooperativa, novas variedades de pastagens serão apresentadas, além de produtos já cultivados como tifton, trevo e milheto trarão diferenciais de adubação e plantio, buscando sempre o maior rendimento dos materiais.
De acordo com o coordenador do Campo Demonstrativo, Engenheiro Agrônomo Fabrício Jardim Hennigen, a área destinada a pastagens no campo demonstrativo também contará com exposição e venda de animais destinados a produção leiteira e também de gado de corte.
Novas baias para os animais foram construídas. O produtor rural poderá conferir também, lançamentos em ordenhadeiras e outros produtos para que o leite de sua propriedade tenha a melhor qualidade possível.
(Fonte: Copercampos)
A liderança da Cotrijal esteve reunida na manhã desta segunda-feira (31/01). Este foi o primeiro encontro oficial dos líderes de núcleo no ano e teve como pauta a apresentação de dados do balanço referente ao exercício de 2010, e também a elaboração do cronograma para o ciclo de reuniões de núcleo que antecede a Assembléia Geral Ordinária marcada para o dia 02 de fevereiro.
A reunião aconteceu no auditório central do parque da Expodireto Cotrijal e contou com a participação do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, do vice-presidente, Jairo Marcos Kohlrausch; do gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder; dos conselheiros representantes de núcleos: Iloni Maria de Quadros (Região Sede), Francisco Feiten Schreiner (Região Um) e Paulo Castelar Alflen (Região Dois), além dos gerentes das unidades, gerentes de negócios, e demais líderes de núcleo.
O presidente da Cotrijal Nei César Mânica, avaliou a reunião como positiva destacando o envolvimento e o crescimento da liderança no que diz respeito aos assuntos da cooperativa. "Preparamos a Liderança para as reuniões de núcleo, apresentamos o balanço e saímos fortalecidos em torno do nosso objetivo comum que é o nosso produtor. Agora nesse mês de fevereiro vamos realizar as reuniões, e após levar para a assembleia esses assuntos, consolidar o balanço passado e trabalhar para um futuro que é muito promissor".
Serão realizadas 12 reuniões, envolvendo todos os núcleos que fazem parte da área de abrangência da cooperativa. O primeiro encontro acontecerá no dia 8 de fevereiro em Colorado, a partir das 20 horas. (Fonte: Cotrijal)
Cumprindo com seu compromisso de prestar apoio técnico aos seus associados, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) monitora a incidência de doenças da soja com estação de alerta da BASF instalada na propriedade rural de um de seus associados.
O trabalho está em reconhecer o melhor momento para a possível aplicação de fungicidas preventivos na soja, através do monitoramento das variáveis climáticas e, com isso, obter um comparativo para ver se a temperatura e a umidade do ar estão propícias para o desenvolvimento de doenças.
Através desses dados, traça-se um coeficiente de risco para instalação de ferrugem na plantação. De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano do Nascimento, essa estação auxilia os técnicos principalmente na prevenção e detecção de possíveis doenças da soja. “ Estamos monitorando nossas plantações visto que a partir da floração, a soja fica mais propícia para a instalação da ferrugem asiática.”, explicou.(Fonte: Ocesc)
"Uma reunião técnica sobre mudanças na legislação e os impactos financeiros no fornecimento de energia foi realizada nesta quinta-feira (28/01), na cooperativa Agrária, em Guarapuava (PR).
Estiveram presentes 37 profissionais, entre técnicos da área operacional de 16 cooperativas e representantes da Copel e da Ocepar. Foram debatidas as principais alterações instituídas por meio da Resolução 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica - (ANEEL), que estabelece novas condições gerais de fornecimento de energia elétrica.
Os reflexos da resolução serão sentidos nos novos contratos de fornecimento de energia quando eles forem renovados. "O principal impacto no setor agropecuário será a perda da demanda escalonada de energia, passando para demanda única, aumentando significativamente os custos operacionais no setor", explica o engenheiro agrônomo da Ocepar, Silvio Krinski, que participou da reunião. (Fonte: Ocepar)
"
O ritmo da indústria caiu no fim do ano passado, de acordo com a sondagem de dezembro divulgada nesta quinta-feira (27/1) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em uma escala em que valores acima de 50 pontos indicam crescimento, a evolução da produção industrial no mês ficou em 44,7 pontos - 5,3 pontos abaixo da linha divisória.
Em novembro, o indicador havia registrado 52,7 pontos.A última vez em que o indicador mensal havia apurado desaceleração na atividade foi em janeiro de 2010, quando ficou em 49,2 pontos.
No documento divulgado, a CNI afirma que "a produção cresceu de forma moderada em outubro e novembro e recuou em dezembro mais que o esperado".
Perspectiva
Para 2011, a tendência é de um crescimento a um ritmo menor, segundo o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI, Renato da Fonseca. "Os dados mostram que a indústria perdeu ritmo no último trimestre. E a tendência para 2011 é essa, de um crescimento em ritmo menor", disse.
Quando questionados sobre as expectativas para os próximos seis meses, os empresários disseram acreditar que a demanda continuará crescente. O componente que mede as projeções para a demanda do próximo semestre ficou em 58,1 pontos em janeiro, ante 55,2 pontos em dezembro.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria ficou abaixo do usual para os meses de dezembro, de acordo com a CNI. Na escala em que 50 pontos correspondem ao desempenho esperado para o período, a UCI ficou em 48,2 pontos em dezembro, o menor resultado do ano de 2010. Em novembro, o indicador registrou 50,4 pontos.
De acordo com a CNI, o porcentual médio de utilização da capacidade no quarto trimestre do ano passado foi de 77%, um ponto porcentual acima do registrado no terceiro trimestre de 2010, mas idêntico ao apurado no quarto trimestre de 2009.
Os estoques na indústria ficaram praticamente conforme o nível planejado pelos empresários, com indicador de 50,1 pontos. Isso, segundo a CNI, "denota que não há excesso ou falta de estoques".
No quarto trimestre do ano, o indicador registrou média de 49,2 pontos, ou seja, um recuo em relação ao trimestre anterior. O número de empregados na indústria cresceu pelo sexto trimestre consecutivo, com o indicador em 52,2 pontos no último trimestre de 2010. O ritmo de crescimento, no entanto, caiu em relação aos cinco trimestres anteriores.
(Fonte:Ocepar)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos habilitados na etapa de prova escrita do Processo Seletivo nº 06/2010, cargo/função Técnico de Nível Médio - Motoristas, para os exames práticos. Os mesmos ocorrerão no próximo dia 30 de janeiro, conforme especificado neste documento.
Ainda referente ao Processo Seletivo nº 06/2010, o Sescoop convoca os aprovados na etapa de prova escrita dos demais cargos para realização de entrevistas técnicas, que acontecerão de acordo com o explicitado neste arquivo.
O processo, destinado ao preenchimento de 13 funções de níveis médio e superior, é realizado pelo Instituto Nacional de Educação Cetro (INEC), com a coordenação da Assessoria de Gestão de Pessoas da unidade nacional do Sescoop.
O cooperativismo gaúcho tem uma nova Central: no dia 25 de janeiro, o ramo Transporte constituiu uma cooperativa de segundo grau, chamada Central Rede Transporte. “O objetivo é organizar o setor nas áreas técnica, contábil, jurídica e comercial”, explica o presidente da Câmara Temática de Transporte Internacional da Ocergs (CTTI), Abel Paré, um dos idealizadores do projeto. Segundo ele, a Central terá a função de organizar o potencial econômico e comercial do ramo, que presta serviços que abrangem toda a cadeia logística. “As atividades do setor vão de transporte de cargas e pessoas a entregas feitas por motoboys”, exemplifica. “Em vez de competir, podemos nos unir e fortalecer”, completa o presidente da Cotramar, de Marau, José Luiz Santin.
De acordo com Paré, os planos de criar uma Central começaram em 2004. Em julho de 2010 criou-se a Comissão de Constituição da Central de Cooperativas de Transporte – Rede Transporte, coordenada por Luiz Helio Girotto, da Cooperlogin, e secretariada pelo pedagogo e administrador Paulo Campos. A Comissão visitou Centrais de três ramos. “A Ocergs proporcionou visitas às Centrais da Unimed, Sicredi e Fecoergs. Portanto, estamos trabalhando em cima de uma ideia que sabemos que já deu certo em outros ramos”, destaca Girotto.
A reunião do dia 25 aprovou o estatuto social da Central e a adesão das cooperativas singulares para filiação, além de eleger o Conselho de Administração, cuja composição é: Abel Moreira Paré como presidente; Luiz Helio Girotto na vice- vice-presidência; Roberto Brezolin, presidente da Cotraibi, como diretor administrativo-financeiro; José Luis Santin na função de diretor Operacional, de Desenvolvimento e Educação; e Astrogildo Frederico Saballa dos Santos, integrante do Conselho de Administração da Coomabel, como secretário. (Fonte: Ocergs)